Alexandre Street de Aguiar

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6677797217339969
  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


é formado em Engenharia elétrica com ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão (Pesquisa Operacional) pela PUC-Rio. Obteve seu título de M.Sc. em novembro de 2004 e D.Sc. em fevereiro de 2008 em Engenharia Elétrica, na área de Métodos de Apoio à Decisão, pela mesma universidade. Durante o período 2006/2007 atuou como pesquisador visitante na universidade UCLM (Espanha) onde desenvolveu trabalhos relacionados à atuação em mercados energéticos competitivos. De 2003 a 2008 colaborou com o grupo de pesquisa da PSR Consultoria e participou de diversos projetos e estudos relacionados aos leilões de energia que ocorrem no Brasil desde 2004. Em março de 2008 ingressou na PUC-Rio como professor do quadro permanente do Departamento de Engenharia Elétrica, onde leciona economia da energia para a pós-graduação e estatística para a graduação e otimização tanto para alunos da graduação como da pós-graduação. Coordena o grupo de energia no Laboratory of Applied Mathematical Programming and Statistics (LAMPS), onde os seguintes temas de pesquisa se destacam: modelos de otimização robusta e estocástica para a operação e expansão ótima de sistemas elétricos de potência, modelos de decisão estratégica para a comercialização e investimento em energia renovável, análise de impactos de medidas regulatórias em mercados energéticos, estudos de integração gás-eletricidade e modelos de decisão sob incerteza. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Street de Aguiar
Nome em citações bibliográficas
STREET, A.;Alexandre Street;STREET, ALEXANDRE;A. Street

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Elétrica.
Rua Marquês de São Vicente, 225, 4o andar - departamento de Eng. Elétrica
Gávea
22453900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 88873440
URL da Homepage: www.ele.puc-rio.br/~street


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Castilla-La Mancha (Orientador: Javier Contreras Sanz).
Título: Equivalente Certo e Medidas de Risco em Problemas de Comercialização de Energia Elétrica, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Alvaro de Lima Veiga Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Risk Pricing; Power system economics; Energy Auction; Otimização Estocástica; Programação Linear.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional / Especialidade: Programação Linear, Não-Linear, Mista e Dinâmica.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica / Especialidade: Precificação de ativos.
2002 - 2004
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Estratégia de Oferta de Geradoras em Leilões de Contratação de Energia,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Alvaro de Lima Veiga Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Leilões de energia elétrica; Função Utilidade; Otimização Estocástica; Risco de contratação; Energy Auction.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica / Especialidade: Precificação de ativos.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional / Especialidade: Programação Linear, Não-Linear, Mista e Dinâmica.
1997 - 2002
Graduação em Engenharia Elétrica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.




Atuação Profissional



Central de Cursos de Extensão PUC-Rio, CCE PUC-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof. Coordenador de Curso, Carga horária: 3


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia Elétrica, .



Linhas de pesquisa


1.
Modelos de otimização robusta e estocástica para o planejamento da operação e expansão de sistemas elétricos de potência

Objetivo: Desenvolver modelos de otimização e metodologias de solução eficientes para problemas relevantes de sistemas de potência. Expansão da transmissão, planejamento da operação sob critérios de segurança e forte inserção renovável, análise de contingencia, tarifação do uso da rede, são alguns dos temas abordados pelas pesquisas desenvolvidas nessa linha. É importante mencionar o pioneirismo no desenvolvimento de modelos de otimização robusta aplicados à programação da operação de sistemas de potência, com o primeiro artigo publicado em um dos principais periódicos da área em 2011..
Palavras-chave: Otimização robusta; Otimização Estocástica; Planejamento da Transmissão; Planejamento da Operação; Unit commitment.
2.
Modelos de otimização para mercados de energia elétrica

Objetivo: Desenvolver novos modelos e metodologias de solução para problemas relevantes de mercados de energia elétrica. Estruturação de mecanismos de proteção físico-financeiras para empresas geradoras venderem energia de maneira mais competitiva é uma das principais contribuições objetivadas nesta linha. As principais contribuições desenvolvidas nesta linha estão focadas na comercialização de energia renovável..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Análise de Risco.
Palavras-chave: Energia Renovável; Otimização de Portfolios; Otimização Estocástica; Otimização robusta; Comercialização de Energia Elétrica; Contratos de Energia.
3.
Teoria de decisão e otimização

Objetivo: Desenvolver modelos e estudar propriedades relevantes da tomada de decisão dinâmica e estática. O principal foco desta linha é o desenvolvimento de modelos para a tomada de decisão que capturem propriedades desejadas como aversão a risco e consistência temporal..
Palavras-chave: Análise de Risco; Teoria de Decisão; Conditional Value-at-Risk; Time Consistency.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Modelos de Otimização Sob Incerteza para o Planejamento de Sistemas Elétricos de Potência Sob Alta Integração de Recursos Renováveis
Descrição: O planejamento e operação de sistemas elétricos de potência, assim como a comercialização de energia em sistemas com alta penetração de recursos renováveis são problemas de decisão dinâmica sob incerteza. Esses problemas são modelados e resolvidos como problemas de otimização de grande porte. O aproveitamento de fontes de geração renováveis intermitentes como a eólica, solar e hídrica, trás prós e contras para os sistemas elétricos. Se por um lado elas são vistas como recursos baratos, com custo operacional praticamente zero, por outro elas introduzem uma grande incerteza tanto no âmbito da operação, quanto no âmbito da sua comercialização. Assim sendo, a inserção dessas fontes no sistema cria um conjunto de desafios para os reguladores, operadores e investidores que exige uma equipe multidisciplinar de pesquisadores para aborda-los de maneira completa e eficiente. Podemos citar algumas áreas desse tema onde os pesquisadores contemplados nessa proposta se destacam: (i) planejamento da operação de sistemas elétricos, (ii) planejamento da expansão da transmissão e tarifação do uso da rede, (iii) modelagem da incerteza na disponibilidade de recursos renováveis, e (iv) comercialização de contratos de energia elétrica. Esse projeto tem dois objetivos: 1) equipar o laboratório de pesquisa interdepartamental da PUC-Rio, LAMPS1, coordenado pelos membros dessa proposta e 2) custear o deslocamento de pesquisadores do laboratório e seus colaboradores externos para o desenvolvimento dos temas de pesquisa relacionados a esta proposta em nível internacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (5) .
Integrantes: Alexandre Street de Aguiar - Coordenador / Álvaro Veiga Filho - Integrante / Davi Valladão - Integrante / Delberis Lima - Integrante / Cristiano Augusto Coelho Fernandes - Integrante.Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Robust and probabilistic models for electricity power systems operation and planning with significant renewable energy integration
Descrição: Decision-making under uncertainty plays a key role in the operation and planning of restructured power systems. Traditional power systems have been modeled with optimization problems to account for very little uncertainty sources as demand or Renewable Energy Sources (RES). Then, the conventional two-stage stochastic optimization problems have been enough to operate and plan power systems. However, increasing share of RES in the generation mix of power systems presents a big challenge in the efficient management, mainly due to the limited predictability and the high variability of renewable generation, features that make RES plants non-dispatchable. The evolution of electricity systems indicates an increasing integration of RES. This means more production volatility, forcing conventional generators to modify their productions according to the intermittence of the RES. A few economies, which have been recognized as leadership in incentives for RES, are now revising their RES target levels due to huge integration costs incurred in the last decade. Network reinforcements, due to deviations from optimal planning decisions, and preventive as well as corrective operative actions, due to the high level of reserves and redispatch of fast but expensive units needed to cope with RES intermittence are major causes for this tendency. Typically, the following guidelines are desired in power systems operation and planning decisions: (a) economic efficiency, so as to minimize the cost of providing power; (b) supply reliability criteria, where the energy reaches all clients with minimal service interruptions; (c) freedom of agents and transparency of processes and markets (mainly in liberalized markets); (d) increasing renewable energy sources; (e) optimal investment incentive based economic models resulting from liberalized markets (such as the spot market). Therefore, the main objective in this project is to design, develop and analyze alternative robust and probabilistic models in operational and planning framework, to incorporate the effect of RES under current security standards. To do that, the incorporation of tighter security criteria, such as the n-K criterion under the full network representation, as well as the renewable energy sources temporal and spatial uncertainty correlation is needed. This problem affects most of the world's electricity markets, including Brazil. The following novel features characterize these alternative procedures: a) Robust optimization models of unit commitment and transmission expansion planning (TEP) problems. b) Probabilistic optimization models of unit commitment and TEP problem. c) Extension of the traditional n-1 and n-2 security criteria. The new n-K security criterion considers up to K simultaneous contingencies. d) Consideration of renewable energy with high levels of integration. e) Development of decomposition techniques to improve the tractability of the proposed models. The proposed research effort will result in both better mathematical models and improvements in the required solution techniques. The development of these tools constitutes challenging research work. Moreover, the international power engineering scientific community is particularly interested in this research, as can be seen in major technical journals and conferences. Additionally, expected results are of high interest for the electric power industry..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexandre Street de Aguiar - Coordenador / Jose Manuel Arroyo - Integrante / Alexandre Moreira - Integrante / Arthur de Castro Brigatto - Integrante / Davi Pozzo - Integrante / Enzo Sauma - Integrante.
2014 - Atual
Planejamento da Operação de Sistemas Elétricos de Potência com Segurança e sob uma Forte Inserção da Energia Eólica
Descrição: Sistemas elétricos de potência são normalmente operados sob critérios de segurança n-1 ou n-2 para considerar a incerteza na disponibilidade de geradores e linhas de transmissão. Esses critérios são de difícil implementação prática, pois exigem que os modelos de despacho obtenham um ponto de operação viável para todos os possíveis estados pós-contingencia. Além disso, outras incertezas afetam a programação de curto prazo da operação. A geração hídrica já é contemplada nos modelos operativos, entretanto, a crescente inserção da energia eólica ainda não foi abordada. Se por um lado a variabilidade no curto prazo (horas) das vazões dos rios é baixa (em função da inércia desse fenômeno), a geração eólica apresenta um perfil altamente intermitente nessa escala temporal, podendo levar o operador a enfrentar grandes rampas de demanda líquida em certas barras do sistema em um curto intervalo de tempo. Neste projeto vamos estudar metodologias para definir a programação ótima de energia e reservas, de maneira conjunta (cootimizadas), considerando um critério de segurança n-K (geral) e uma forte inserção da energia eólica. Ressalta-se a importância do desenvolvimento dessas técnicas e estudos em função da completa falta de conhecimento do impacto de uma alta penetração dessa fonte na operação do sistema elétrico brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexandre Street de Aguiar - Coordenador / Bruno Fânzeres - Integrante / Arthur de Castro Brigatto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2013
Leilões de Contratos de Energia Elétrica
Descrição: Especificação do perfil de risco de empresas de geração para a criação de um modelo de oferta ótima em leilões de contratos. Através deste modelo, onde uma gama de perfis possam ser modelados, um esquema de simulação de leilões multiproduto de contratos de energia será construindo objetivando a estimação dos preços de equilíbrio de longo prazo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Alexandre Street de Aguiar - Coordenador.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2011
Mecanismos de Comercialização de Energia Renovável
Descrição: Estudo de estratégias de compra de fontes renováveis de energia sazonalmente complementares (co-geração a bagaço de cana - Biomassa, Pequenas centrais hidrelétricas - PCHs, e usinas eólicas), por parte de uma comercializadora, através de leilões de contratos. O projeto visa testar diferentes formatos de leilões e levantar os pontos altos e baixos de cada. Além disso, o resultado deste projeto visa determinação de uma curva de subsídio mínimo necessário para se garantir uma determinada participação de energia proveniente de centrais eólicas no portfolio adquirido pela comercializadora..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexandre Street de Aguiar - Coordenador / Delberis Lima - Integrante / Bruno Fânzeres - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
2009 - 2010
Contingency Constrained Unit Commitment via Robust Optimizatio em cooperação com a Universidad Castilla La-Mancha (UCLM)
Descrição: Artigo Científico para IEEE TPWRS.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexandre Street de Aguiar - Coordenador.Financiador(es): Universidade de Castilla-La Mancha - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Risk Averse Scheduling em cooperação com a Universidade Adolfo Ibañez (UAI), Santiago, Chile.
Descrição: Elaboração de artigo científico; Cooperação entre universidades: coorientação de tese de doutorado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexandre Street de Aguiar - Coordenador.Financiador(es): Universidad Adolfo Ibañez - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Curso de Programação Linear voltado para o Setor Elétrico para o ONS
Descrição: Curso de extensão CCE PUC-Rio para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Curso Introdutório de Programação Linear: modelagem, método simplex, teoria de dualidade, análise de sensibilidade e introdução à programação dinâmica (decomposição de Benders). Aplicações e exemplos em problemas do setor elétrico brasileiro: despacho de mínimo custo, energia firme, contratação sobre incerteza, construção da função de custo futuro, regressão quantílica e despacho hidrotérmico em dois estágios..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2017 - Atual
INCORPORANDO A INCERTEZA DE CONTINGÊNCIAS E DE VARIAÇÕES CLIMÁTICAS NA CONTRATAÇÃO ÓTIMA DO MUST EM REDES COM FORTE INSERÇÃO DE GD COM FORTE INSERÇÃO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA RENOVÁVEL
Descrição: Todo ano as distribuidoras devem realizar contratos de uso máximo do sistema de transmissão. A ideia geral é que a distribuidora deve prever a demanda que os seus consumidores exigirão ao longo do contrato (4 anos, reajustados anualmente) e pré-contratar o fluxo máximo (pico de consumo contabilizado em intervalos de 15 min) que importarão da rede de transmissão sob incerteza do que de fato vai acontecer. A lógica regulatória é que cada distribuidora sinalize com antecedência, através desses contrato de uso do sistema de transmissão, os reforços que serão necessários na transmissão. O problema é que além de ter que prever a demanda máxima que será importada, que em si já tem uma grande incerteza, algumas distribuidoras possuem geradores dentro das suas redes, a famosa geração distribuída. Esses geradores, no caso da Energisa, são em grande parte pequenas centrais hidrelétricas que, por não possuírem reservatórios com capacidade de armazenamento superior a alguns poucos dias, acabam produzindo exatamente o que chega de água. A incerteza das vazões é então somada à incerteza do consumo, uma vez que ela abate o consumo, e o que de fato é importado da rede de transmissão é o líquido entre a demanda dos consumidores menos a geração total interna. Em alguns casos dentro da empresa, a geração interna é da mesma ordem de grandeza do consumo total. Às vezes a distribuidora até exporta energia. Assim, os efeitos e ciclos climáticos produzem um grande nível de incerteza no cálculo do valor máximo do fluxo que será importado e, portanto, no valor ótimo a ser contratado. Em 2015, por exemplo, o pior El Nino que temos reportado nos históricos, fez com que os níveis de afluência caíssem vertiginosamente e, como efeito, a importação total de algumas empresas colocou muitos contratos em risco de violação. Por isso, temos que confeccionar modelos de simulação que recebam os sinais de tendência de modelos climáticos e que produzam milhares de cenários de possíveis níveis de geração e consumo internos à rede para poder descobrir um valor de contrato que não seja nem muito alto, fazendo com que a distribuidora pague o tempo todo o valor fixo do contrato, onerando o consumidor, e nem muito baixo, fazendo com que a distribuidora incorra em penalidades caríssimas que são arcadas pelo acionista quando o fluxo importado é superior ao contrato. Esse é o principal desafio do projeto: simular a importação total das distribuidoras do grupo Energisa para ajudar a criar uma política de contratação que leve em conta a incerteza da geração interna e a aversão ao risco do investidor. Assim, a ideia é permitir que a sociedade possa se beneficiar, não só na redução do consumo energético, mas também na redução de custo de infraestrutura de transmissão com a expansão da geração distribuída..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexandre Street de Aguiar - Coordenador / Cristiano Augusto Coelho Fernandes - Integrante / Érica Telles - Integrante / Raphael Saavedra - Integrante / Armando Leite da Silva - Integrante / Thuener Silva - Integrante / André Milhorance - Integrante / Guilherme Bodin - Integrante.Financiador(es): Energisa Mato Grosso - Distribuidora de Energia S/A - Outra.
2013 - 2016
ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE UM POOL MISTO DE ENERGIA RENOVÁVEL E CONVENCIONAL NO ACL: CRIAÇÃO DE NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS (P&D ANEEL PD-7625-0001/2013)
Descrição: O preço de curto prazo (conhecido como preço de liquidação de diferenças - PLD) é altamente sensível a uma série de incertezas não consideradas no seu processo de formação: incerteza na disponibilidade de combustível das termelétricas, atraso de obras, procedimentos operativos, etc.. Essa alta incerteza, não capturada nos modelos de simulação, introduz assim um fator de incerteza que agrava o risco na comercialização de contratos de quantidade lastreados em fontes de geração renovável. Assim sendo, a viabilização de empreendimentos de energia renovável (eólicas, pequenas centrais hidrelétricas e cogeração a bagaço de cana) no ambiente de contratação livre (ACL) representa um grande desafio. A criação de novas tecnologias e estruturas de negócios que permitam a migração segura dessas fontes para o ACL atrairia capital privado para financiar a expansão do sistema; aumenta a inserção das renováveis na matriz elétrica brasileira e promoveria a consolidação da cadeia produtiva por trás dessas fontes. No âmbito deste projeto de P&D, propomos uma nova abordagem para a criação de portfolio de geradores renováveis robusto a variações do PLD. Um modelo de otimização inovador para criar cenários de estresse endógenos de PLD é proposto. Essa tecnologia será inserida em modelos de otimização de portfolio a fim de gerar a maior adversidade financeira possível, respeitando as características típicas observadas dessa variável no tempo. Um portfolio de ativos físicos e financeiros robusto às variações do PLD é, então, a principal inovação do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Alexandre Street de Aguiar - Coordenador / Álvaro Veiga Filho - Integrante / Delberis Lima - Integrante / Lucas Freire - Integrante / Bruno Fânzeres - Integrante / Érica Telles - Integrante / Alexandre Moreira - Integrante / Joaquim Garcia - Integrante / Arthur de Castro Brigatto - Integrante / Bruna Guaranys - Integrante / Mario Souto - Integrante.Financiador(es): UTE Parnaíba Geração de Energia S/A - Outra.
2011 - 2013
AUMENTO DA COMPETITIVIDADE NA COMERCIALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE ENERGIA PROVENIENTE DE FONTES RENOVÁVEIS NO ACL (PD-0678-0310/2010)
Descrição: O presente projeto desenvolveu uma ferramenta capaz de simular cenários de recursos renováveis devidamente ajustados aos cenários de PLD. Para comprovar a eficácia da ferramenta produzida, realizamos um estudo de caso piloto em que foram simulados cenários de fator de capacidade de usinas eólicas e vazão de PCHs, ambos correlacionados com cenários de PLD produzidos pelo modelo de despacho. Essa ferramenta é a principal inovação do projeto, visto que a correlação entre as variáveis (geração/recursos renováveis e PLD), do ponto de vista estatístico, nunca foi abordada na literatura ou em trabalhos técnicos anteriores. Na prática de comercialização do setor elétrico, o nível de contratação (montante a contratar da oportunidade) do comercializador/gerador elétrico que sofre o risco de preço e quantidade é, via de regra, obtido através da resolução de um problema de programação estocástica. Nele, as incertezas do PLD e da produção das usinas são tratadas como cenários simulados, e o modelo decide quanto é aconselhável vender de energia a fim de maximizar o valor do fluxo de caixa estocástico futuro. Entretanto, o valor de um fluxo de caixa estocástico deve levar em conta um desconto pelo risco (prêmio de risco). O risco de preço e quantidade na comercialização de fontes renováveis depende intrinsicamente da relação ou dinâmica entre o PLD e a produção das renováveis. Assim, o modelo V&V torna-se a peça chave na criação de novas estratégias de comercialização no ACL lastreada em energia renovável. Contudo, essa prática não tem sido adotada pelo setor elétrico; portanto, a atual caracterização do risco de comercialização pode ser considerada inadequada, deixando o comercializador/gerador exposto a um risco desconsiderado. O modelo proposto para este projeto também pode ser aplicado para avaliar o benefício da energia eólica no mecanismo de realocação de energia (MRE) hídrico ou mesmo no estudo da criação de um MRE Renovável..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Alexandre Street de Aguiar - Coordenador / Álvaro Veiga Filho - Integrante / Delberis Lima - Integrante / Lucas Freire - Integrante / Bruno Fânzeres - Integrante / Alexandre Moreira - Integrante.Financiador(es): Usina Termelétrica Norte Fluminense - Outra.Número de orientações: 1


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Smart Grid
2011 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Power Systems


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Comercialização de Energia.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Energia/Especialidade: Mercados Energéticos Integrados (Eletricidade e Gás).
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional/Especialidade: Programação Linear, Não-Linear, Mista e Dinâmica.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Precificação de ativos.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos 2011, CREA-RJ.
2011
Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos 2011, CREA-RJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FANZERES, BRUNO2019FANZERES, BRUNO ; AHMED, SHABBIR ; STREET, ALEXANDRE . Robust strategic bidding in auction-based markets. EUROPEAN JOURNAL OF OPERATIONAL RESEARCH, v. 272, p. 1158-1172, 2019.

2.
HOELTGEBAUM, HENRIQUE2018HOELTGEBAUM, HENRIQUE ; STREET, ALEXANDRE ; FERNANDES, CRISTIANO . Generating Joint Scenarios for Renewable Generation: The Case for non-Gaussian Models with Time-Varying Parameters. IEEE TRANSACTIONS ON POWER SYSTEMS, v. 1, p. 1-1, 2018.

3.
FERNANDES, BETINA2018FERNANDES, BETINA ; FERNANDES, CRISTIANO ; STREET, ALEXANDRE ; VALLADÃO, DAVI . On an Adaptive Black-Litterman Investment Strategy using Conditional Fundamentalist Information: A Brazilian Case Study. Finance Research Letters, v. 1, p. 1-1, 2018.

4.
G. COBOS, NOEMI2018G. COBOS, NOEMI ; ARROYO, JOSÉ M. ; ALGUACIL, NATALIA ; STREET, ALEXANDRE . Network-constrained unit commitment under significant wind penetration: A multistage robust approach with non-fixed recourse. APPLIED ENERGY, v. 232, p. 489-503, 2018.

5.
MICHEL VALLADÃO, DAVI2017MICHEL VALLADÃO, DAVI ; VEIGA, ÁLVARO ; STREET, ALEXANDRE . A Linear Stochastic Programming Model for Optimal Leveraged Portfolio Selection. Computational Economics, v. 1, p. 1-12, 2017.

6.
STREET, A.2017STREET, A.; BRIGATTO, A. C. ; VALLADAO, D. . Co-optimization of Energy and Ancillary Services for Hydrothermal Operation Planning Under a General Security Criterion. IEEE TRANSACTIONS ON POWER SYSTEMS, p. 1-1, 2017.

7.
BRIGATTO, A. C.2017BRIGATTO, A. C. ; STREET, A. ; VALLADAO, D. . Assessing the Cost of Time-Inconsistent Operation Policies in Hydrothermal Power Systems. IEEE TRANSACTIONS ON POWER SYSTEMS, p. 1-1, 2017.

8.
MORENO, RODRIGO2017MORENO, RODRIGO ; STREET, ALEXANDRE ; ARROYO, JOSÉ M. ; MANCARELLA, PIERLUIGI . Planning low-carbon electricity systems under uncertainty considering operational flexibility and smart grid technologies. PHILOSOPHICAL TRANSACTIONS OF THE ROYAL SOCIETY A-MATHEMATICAL PHYSICAL AND ENGINEERING SCIENCES, v. 375, p. 20160305, 2017.

9.
MOREIRA, ALEXANDRE2017MOREIRA, ALEXANDRE ; STRBAC, GORAN ; MORENO, RODRIGO ; STREET, ALEXANDRE ; KONSTANTELOS, IOANNIS . A Five-Level MILP Model for Flexible Transmission Network Planning under Uncertainty: A Min-Max Regret Approach. IEEE TRANSACTIONS ON POWER SYSTEMS, v. pp, p. 1-1, 2017.

10.
SOARES, L. P.2017SOARES, L. P. ; BARINO, B. ; LAXE, L. ; STREET, A. . Fracture resistance of single rooted pulpless teeth using hybrid CAD/CAM blocks for post and core restoration. International Journal of Computerized Dentistry, v. 20, p. 287-301, 2017.

11.
SOARES, MURILO PEREIRA2017SOARES, MURILO PEREIRA ; STREET, ALEXANDRE ; VALLADÃO, DAVI MICHEL . On the solution variability reduction of Stochastic Dual Dynamic Programming applied to energy planning. European Journal of Operational Research, v. 258, p. 743-760, 2017.

12.
FERNANDES, BETINA2016FERNANDES, BETINA ; STREET, ALEXANDRE ; VALLADÃO, DAVI ; FERNANDES, CRISTIANO . An adaptive robust portfolio optimization model with loss constraints based on data-driven polyhedral uncertainty sets. European Journal of Operational Research, v. 255, p. 961-970, 2016.

13.
Sebastian Maier2016Sebastian Maier ; A. Street ; MCKINNON, K. I. M. . Risk-averse portfolio selection of renewable electricity generator investments in Brazil: An optimised multi-market commercialisation strategy. Energy (Oxford), v. 115, p. 1331-1343, 2016.

14.
CARDENAS, A. A.2016CARDENAS, A. A. ; CARRASCO, M. ; MANCILLA-DAVID, F. ; CARDENAS, R. ; A. Street . Experimental Parameter Extraction in the Single-Diode Photovoltaic Model via a Reduced-Space Search. IEEE Transactions on Industrial Electronics (1982. Print), v. PP, p. 1-1, 2016.

15.
COBOS, NOEMI G.2016COBOS, NOEMI G. ; ARROYO, JOSE M. ; STREET, ALEXANDRE . Least-Cost Reserve Offer Deliverability in Day-Ahead Generation Scheduling under Wind Uncertainty and Generation and Network Outages. IEEE Transactions on Smart Grid, v. 1, p. 1-1, 2016.

16.
PASSOS, A. C.2016PASSOS, A. C. ; STREET, A. ; BARROSO, L. A. . A Dynamic Real Option-Based Investment Model for Renewable Energy Portfolios. IEEE Transactions on Power Systems, p. 1-1, 2016.

17.
MOREIRA, ALEXANDRE2016MOREIRA, ALEXANDRE ; POZO, DAVID ; STREET, ALEXANDRE ; SAUMA, ENZO . Reliable Renewable Generation and Transmission Expansion Planning: Co-Optimizing System's Resources for Meeting Renewable Targets. IEEE TRANSACTIONS ON POWER SYSTEMS, v. 32, p. 1-1, 2016.

18.
FREIRE, L.2015FREIRE, L. ; STREET, A. ; Lima, D. ; BARROSO, L. A. . A Hybrid MILP and Benders Decomposition Approach to Find the Nucleolus Quota Allocation for a Renewable Energy Portfolio. IEEE Transactions on Power Systems, v. PP, p. 1-11, 2015.

19.
BRUNO, SERGIO2015BRUNO, SERGIO ; AHMED, SHABBIR ; SHAPIRO, ALEXANDER ; STREET, ALEXANDRE . Risk neutral and risk averse approaches to multistage renewable investment planning under uncertainty. European Journal of Operational Research, p. 979-989, 2015.

20.
MOREIRA, ALEXANDRE2015MOREIRA, ALEXANDRE ; STREET, ALEXANDRE ; ARROYO, JOSÉ M. . Energy and reserve scheduling under correlated nodal demand uncertainty: An adjustable robust optimization approach. International Journal of Electrical Power & Energy Systems, v. 72, p. 91-98, 2015.

21.
STREET, A.2014STREET, A.; MOREIRA, A. ; ARROYO, J. M. . Energy and Reserve Scheduling Under a Joint Generation and Transmission Security Criterion: An Adjustable Robust Optimization Approach. IEEE Transactions on Power Systems, v. 29, p. 3-14, 2014.

22.
B. Rudloff2014B. Rudloff ; STREET, A. ; VALLADAO, D. . Time consistency and risk averse dynamic decision models: Definition, interpretation and practical consequences. European Journal of Operational Research, v. 234, p. 743-750, 2014.

23.
AYALA, GUSTAVO2014AYALA, GUSTAVO ; STREET, ALEXANDRE . Energy and reserve scheduling with post-contingency transmission switching. Electric Power Systems Research (Print), v. 111, p. 133-140, 2014.

24.
MOREIRA, A.2014MOREIRA, A. ; STREET, A. ; ARROYO, J. M. . An Adjustable Robust Optimization Approach for Contingency-Constrained Transmission Expansion Planning. IEEE Transactions on Power Systems, v. PP, p. 1-10, 2014.

25.
B. Fanzeres2014B. Fanzeres ; STREET, A. ; BARROSO, LUIZ AUGUSTO . Contracting Strategies for Renewable Generators: A Hybrid Stochastic and Robust Optimization Approach. IEEE Transactions on Power Systems, v. PP, p. 1-13, 2014.

26.
TELLES, E.2013TELLES, E. ; Lima, D. ; STREET, A. ; Contreras, J. . Min-max long run marginal cost to allocate transmission tariffs for transmission users. Electric Power Systems Research (Print), v. 101, p. 25-35, 2013.

27.
L.P. Soares2012L.P. Soares ; K.R.H.C. Dias ; A.B. de Vasconcellos ; E.M. Sampaio ; STREET, A. . Effects of Different Pretreatments on the Bond Strength of a Dual-Cure Resin Core Material to Various Fiber-Reinforced Composite Posts. European Journal of Prosthodontics and Restorative Dentistry, v. 20, p. 41-47, 2012.

28.
STREET, A.2011 STREET, A.; OLIVEIRA, F. ; ARROYO, J. M. . Contingency-Constrained Unit Commitment with n-K Security Criterion: A Robust Optimization Approach. IEEE Transactions on Power Systems, v. 26, p. 1581-1590, 2011.

29.
Barroso, Luiz Augusto2011Barroso, Luiz Augusto ; Granville, Sergio ; STREET, ALEXANDRE ; Pereira, Mario Veiga . Offering Strategies and Simulation of Multi-Item Iterative Auctions of Energy Contracts. IEEE Transactions on Power Systems, v. 100, p. 1-15, 2011.

30.
STREET, A.2010 STREET, A.. On the Conditional Value-at-Risk Probability Dependent Utility Function. Theory and Decision, v. 68, p. 49-68, 2010.

31.
Ribas, Gabriela P.2010Ribas, Gabriela P. ; Hamacher, Silvio ; STREET, A. . Optimization under uncertainty of the integrated oil supply chain using stochastic and robust programming. International Transactions in Operational Research, v. 1, p. 1-20, 2010.

32.
STREET, A.2009STREET, A.; BARROSO, L. A. ; FLACH, B. C. ; PEREIRA, M. V. ; GRANVILLE, S. . Risk Constrained Portfolio Selection of Renewable Sources in Hydrothermal Electricity Markets. IEEE Transactions on Power Systems, v. 24, p. 1136-1144, 2009.

33.
STREET, A.2008STREET, A.; BARROSO, L. A. ; R. Chabar ; A. Mendes ; PEREIRA, M. V. . Pricing Flexible Natural Gas Supply Contracts Under Uncertainty in Hydrothermal Markets. IEEE Transactions on Power Systems, v. 23, p. 1009/9-1017, 2008.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
A. Street. A BEM-­VINDA REVISÃO DO MÉTODO DE CÁLCULO ?DO PREÇO? DA ENERGIA ELÉTRICA. Valor Econômico, 01 set. 2016.

2.
A. Street. Hora de rever a operação e expansão do setor elétrico. Valor Econômico, 27 nov. 2015.

3.
A. Street. A crise energética de 2015. Valor Econômico, 24 fev. 2015.

4.
A. Street. Um problema de gestão da água. O Globo, 14 out. 2014.

5.
STREET, A.; Lima, D. ; FANZERES, B. . Novos Negócios e Pesquisa em Produção de Energia Eólica no Brasil.. Valor Econômico, Brasil, 11 nov. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRIGATTO, A. C. ; STREET, A. ; VALLADAO, D. . Cootimização de Energia e Serviços Ancilares no Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos. In: XXIV SNPTEE, 2017, Curitiba. XXIV SNPTEE - SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, 2017.

2.
COBOS, NOEMI G. ; ARROYO, JOSE M. ; STREET, ALEXANDRE . Ensuring reserve deployment in network-constrained generation scheduling under uncertain nodal net power injections. In: 2016 Power Systems Computation Conference (PSCC), 2016, Genoa. 2016 Power Systems Computation Conference (PSCC), 2016. p. 1.

3.
SAAVEDRA, R. ; GARCIA, J. ; A. Street ; BRIGATTO, A. C. ; VEIGA FILHO, A. ; Lima, D. ; FREIRE, L. ; SOUTO, M. . Construção de Séries de Produção Eólica de Longo Prazo a Partir de um Curto Histórico Observado. In: XXIII SNPTEE, 2015, Foz do Iguaçu. XXIII SNPTEE, 2015.

4.
MOREIRA, A. ; STREET, A. ; ARROYO, J. M. . Energy and Reserve Scheduling under Correlated Nodal Demand Uncertainty: An Adjustable Robust Optimization Approach. In: 18th Power Systems Computation Conference (PSCC 2014), 2014, Wroclaw. Proceedings of the 18th Power Systems Computation Conference (PSCC), 2014.

5.
SOUTO, M. ; MOREIRA, A. ; VEIGA FILHO, A. ; STREET, A. ; GARCIA, J. ; EPPRECHT, C. . A high-dimensional VARX model to simulate monthly renewable energy supply. In: 18th Power Systems Computation Conference (PSCC 2014), 2014, Wroclaw. Proceedings of the 18th Power Systems Computation Conference (PSCC), 2014.

6.
PASSOS, A. C. ; STREET, A. ; FANZERES, B. ; BRUNO, S. V. B. . A Novel Framework to Define the Premium for Investment in Complementary Renewable Projects. In: 18th Power Systems Computation Conference (PSCC 2014), 2014, Wroclaw. Proceedings of the 18th Power Systems Computation Conference (PSCC), 2014.

7.
FANZERES, B. ; STREET, A. ; BARROSO, L. A. . Contracting Strategies for Generation Companies with Ambiguity Aversion on Spot Price Distribution. In: 18th Power Systems Computation Conference (PSCC 2014), 2014, Wroclaw. Proceedings of the 18th Power Systems Computation Conference (PSCC), 2014.

8.
SOARES, MURILO PEREIRA ; STREET, ALEXANDRE ; VALLADAO, DAVI MICHEL . On the solution variability reduction of stochastic dual dynamic programming applied to energy planning. In: 2014 IEEE Power & Energy Society General Meeting, 2014, National Harbor. 2014 IEEE PES General Meeting | Conference & Exposition, 2014. p. 1.

9.
STREET, A.; FANZERES, B. ; Lima, D. ; GARCIA, J. ; FREIRE, L. ; RAJAGOPAL, R. . Mecanismo de Realocação de Energia Renovável: Uma Nova Proposta para Fontes Alternativas. In: XXII SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA (SNPTEE 2013), 2013, Brasília. ANAIS DO XXII SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, 2013.

10.
STREET, A.; VEIGA FILHO, A. ; Lima, D. ; MOREIRA, A. ; FANZERES, B. ; GARCIA, J. . Simulação da Geração de Usinas Renováveis Coerentes com os Cenários de Operação do Sistema Elétrico Brasileiro. In: XXII SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA (SNPTEE 2013), 2013, Brasília. ANAIS DO XXII SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, 2013.

11.
FERNANDEZ, NICOLE ; STREET, ALEXANDRE ; MONTENON, ALARIC ; MAUSSION, PASCAL . A scheduling optimization model for sun tracking of an autonomous heliostat. In: 2013 IEEE Grenoble PowerTech, 2013, Grenoble. 2013 IEEE Grenoble Conference, 2013. p. 1.

12.
FANZERES, B. ; STREET, A. ; Lima, D. ; FREIRE, L. ; VEIGA FILHO, A. . Comercialização de Energia Eólica no Ambiente Livre: Desafios e Soluções Inovadoras. In: XII SIMPÓSIO DE ESPECIALISTAS EM PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO E EXPANSÃO ELÉTRICA, 2012, Rio de janeiro. ANAIS DO XII SIMPÓSIO DE ESPECIALISTAS EM PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO E EXPANSÃO ELÉTRICA, 2012.

13.
FERNANDES, E. ; FREIRE, L. ; PASSOS, A. C. ; STREET, A. . Solving the Non-linear Slab Stack Shuffling Problem Using Linear Binary Integer Programming. In: International Conference on Engineering Optimization: EngOpt 2012 3rd, 2012, Rio de Janeiro. International Conference on Engineering Optimization: EngOpt 2012 3rd, 2012.

14.
STREET, A.; LIMA, D. A. ; VEIGA, A. ; FANZERES, B. ; FREIRE, L. ; AMARAL, B. . Fostering wind power penetration into the Brazilian forward-contract market. In: 2012 IEEE Power & Energy Society General Meeting. New Energy Horizons Opportunities and Challenges, 2012, San Diego. 2012 IEEE Power and Energy Society General Meeting, 2012. p. 1-8.

15.
MAIER, S. ; STREET, A. . Model for the economic feasibility of energy recovery from municipal solid waste in Brazil. In: 2012 IEEE/PES Transmission & Distribution Conference & Exposition: Latin America, 2012, Montevideo. 2012 Sixth IEEE/PES Transmission and Distribution: Latin America Conference and Exposition (T&D-LA), 2012. p. 1.

16.
STREET, A.; ARROYO, J. M. ; OLIVEIRA, F. . ENERGY AND RESERVE SCHEDULING UNDER AN N-K SECURITY CRITERION VIA ROBUST OPTIMIZATION. In: 17th Power Systems Computation Conference (PSCC'11), 2011, Estocolmo. Proceedings of PSCC 2011, 2011.

17.
STREET, A.; Lima, D. ; Contreras, J. ; FREIRE, L. . Sharing Quotas of a Renewable Energy Hedge Pool: A Cooperative Game Theory Approach. In: IEEE PES Trondheim PowerTech 2011, 2011, Trondheim, Noruega. Proceedings of IEEE PES Trondheim PowerTech 2011, 2011.

18.
FANZERES, B. ; STREET, A. . Cálculo da Curva de Disposição a Contratar de Geradores Hidrelétricos: Uma Abordagem Robusta ao Preço de Curto-Prazo. In: XXI SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA (XXI SNPTEE)., 2011, Florianópolis. ANAIS DO XXI SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, 2011.

19.
STREET, A.; BARROSO, L. A. ; GRANVILLE, S. ; PEREIRA, M. V. . Bidding strategy under uncertainty for risk-averse generator companies in a long-term forward contract auction. In: Power & Energy Society General Meeting, 2009., 2009, Calgary. Power & Energy Society General Meeting, 2009. PES '09. IEEE. Calgary, Alberta, Canada.: IEEE, 2009. p. 1-8.

20.
BARROSO, L. A. ; STREET, A. ; GRANVILLE, S. ; Bernardo Bezerra . Bidding Strategies in Auctions for Long-Term Electricity Supply Contracts for New Capacity. In: IEEE - PES 2008 General Meeting, 2008, Pittsburgh, Pennsylvania, USA. IEEE - PES 2008 General Meeting, 2008. p. 1-8.

21.
STREET, A.; BARROSO, L. A. ; FLACH, B. C. ; PEREIRA, M. V. ; GRANVILLE, S. . Risk Constrained Portfolio Selection of Renewable Sources in Hydrothermal Electricity Markets. In: International Conference on Engineering Optimization, 2008, Rio de Janeiro, RJ. International Conference on Engineering Optimization, 2008.

22.
L. Soares ; STREET, A. ; P. Lino ; BARROSO, L. A. ; GRANVILLE, S. . Precificação e Seleção de Novos Empreendimentos de Geração no Setor Elétrico Brasileiro: Um Enfoque Risco Retorno. In: XIX Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - XIX SNPTEE, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XIX Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2007.

23.
A. Mendes ; STREET, A. ; BARROSO, L. A. ; R. Chabar ; PEREIRA, M. V. ; Bernardo Bezerra ; VEIGA FILHO, A. . Impactos Derivados da Criação de um Mercado Flexível de Gás Natural no Brasil. In: XIX Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - XIX SNPTEE, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XIX Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2007.

24.
Bernardo Bezerra ; BARROSO, L. A. ; GRANVILLE, S. ; André Guimarães ; STREET, A. ; PEREIRA, M. V. . Energy Call Options Auctions for Generation Adequacy in Brazil. In: IEEE - 2006 PES General Meeting, 2006, Montreìal, Queìbec Canada. 2006 PES General Meeting - Innovation and Reinvestment in Power Infrastructure, 2006.

25.
STREET, A.; VEIGA FILHO, A. ; BARROSO, L. A. ; PEREIRA, M. V. ; GRANVILLE, S. . ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO DE AGENTES GERADORES SOB INCERTEZA EM LEILÕES DE CONTRATOS DE ENERGIA ELÉTRICA. In: XVIII SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2005, Curitiba. Anais do XVIII SNPTEE, 2005.

26.
PORRUA, F. ; SCHUCH, G. ; BARROSO, L. A. ; STREET, A. ; Junqueira, M. ; GRANVILLE, S. . ASSESSMENT OF TRANSMISSION CONGESTION PRICE RISK AND HEDGING IN THE BRAZILIAN ELECTRICITY MARKET. In: 2nd CIGRE / IEEE PES International Symposium, 2005, San Antonio ? USA. Congestion Management in a Market Environment, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARROSO, L. A. ; STREET, A. ; GRANVILLE, S. ; PEREIRA, M. V. . Market models and monitoring: assessing new techniques for long-term PPA auctions to support long-run policy decisions in Brazil. In: 2005 IEEE General Meeting., 2005, San Francisco, USA. Power Engineering Society General Meeting, 2005. IEEE, 2005. v. Vol. 2. p. 2031-2033.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
A. Street; MOREIRA, A. ; ARROYO, JOSÉ M. . Energy and reserve scheduling under a joint GT n-K security criterion: An adjustable robust optimization approach. In: 21st International Symposium on Mathematical Programming, 2012, Berlin. 21st International Symposium on Mathematical Programming, 2012.

2.
PAGNONCELLI, B. ; FERNANDEZ, N. S. ; STREET, A. . Stochastic project scheduling: a financial viewpoint for the gate setting problem. In: 24th European Conference on Operational Research, 2010, Lisboa. Annals of the 24th European Conference on Operational Research, 2010.

3.
RIBEIRO, S. ; STREET, A. ; FERNANDES, C. A. C. . Optimal Pricing of Natural Gas Flexible Contracts. In: IAEE's Rio 2010 International Conference, 2010, Rio de Janeiro. IAEE's Rio 2010 International Conference, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
FANZERES, B. ; STREET, A. ; BARROSO, L. A. . Contracting Strategies for Generation Companies with Ambiguity Aversion on Spot Price Distribution. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
STREET, A.; MOREIRA, A. ; ARROYO, J. M. . Two-Stage Robust Optimization Models for Power System Operation and Planning under Joint Generation and Transmission Security Criteria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Alexandre Street; FANZERES, B. ; FREIRE, L. ; MOREIRA, A. ; VEIGA FILHO, A. ; GARCIA, J. ; Lima, D. . A Benders Decomposition Approach to find the Nucleolus Share of a Renewable Hedge Pool. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Alexandre Street; FANZERES, B. ; PASSOS, A. C. ; MOREIRA, A. ; VEIGA FILHO, A. . A Hybrid Stochastic-Robust Dynamic Investment Policy in Renewables: a Real Option Approach. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VALLADAO, D. ; STREET, A. ; B. Rudloff . Time consistency and risk averse dynamic decision models: Definition, interpretation and practical consequences. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MOREIRA, A. ; Alexandre Street ; ARROYO, J. M. . General Security Criterion and Demand Uncertainty in Energy and Reserve Scheduling Models: an Adjustable Robust Optimization Approach. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FANZERES, B. ; Alexandre Street ; Lima, D. ; MOREIRA, A. ; GARCIA, J. ; FREIRE, L. . Simulação da Geração de Usinas Renováveis Coerentes com os Cenários de Operação do Sistema Elétrico Brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
FANZERES, B. ; Alexandre Street ; Lima, D. ; GARCIA, J. ; FREIRE, L. ; RAJAGOPAL, R. . Mecanismo de Realocação de Energia Renovável: Uma Nova Proposta para Fontes Alternativas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
VALLADAO, D. ; STREET, A. ; B. Rudloff . Time consistency and risk averse dynamic decision models: Definition, interpretation and practical consequences. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Alexandre Street; FANZERES, B. ; PASSOS, A. C. ; MOREIRA, A. ; VEIGA FILHO, A. . Investing in Complementary Renewables Sources using Stochastic-Robust Optimization and Real Options. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
STREET, A.; Lima, D. ; VEIGA FILHO, A. ; FANZERES, B. ; FREIRE, L. . Comercialização de Energia Eólica no ACL Como a Pesquisa Pode Ajudar?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
STREET, A.; Lima, D. ; VEIGA FILHO, A. ; FANZERES, B. ; FREIRE, L. . Estratégias de Comercialização de Energia Eólica: Grandes Desafios e Soluções Inovadoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
VALLADAO, D. ; VEIGA FILHO, A. ; STREET, A. . Corporate Asset Liability Management (ALM) via Stochastic Programming. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
STREET, A.. On the Certainty Equivalent and Probability Dependent Utility Function of CVaR based Preferences. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
STREET, A.. On the Conditional Value-at-Risk Probability Dependent Utility Function: a relativistic pricing point of view. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
STREET, A.. Programação Linear com Ênfase no Setor Elétrico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
STREET, A.. Curso de Programação Linear. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Otimização - graduação e Pós-graduação).

3.
STREET, A.. Curso de Gestão de Riscos no Setor Elétrico Brasileiro. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
STREET, A.. Curso de Pesquisa Operacional II - Departamento de Engenharia Elétrica (PUC-Rio). 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Programação Linear Inteira).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Fonseca, F.; GRANVILLE, S.; STREET, A.; BARROSO, L. A.; VEIGA FILHO, A.. Participação em banca de Francisco R. Fonseca. ESTRATÉGIAS DE SAZONALIZAÇÃO DA GARANTIA FÍSICA DE PCHS EM PORTFOLIOS PCH E BIOMASSA. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
POGGI DE ARAGAO, M.; UCHOA, E.; STREET, A.. Participação em banca de Sanjay Dominil Jena. A Mixed Integer Programming approach for Sugar cane cultivation and harvest planning. 2009. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
L. Soares; Teixeira, José Paulo; STREET, A.; GRANVILLE, S.; Samanez, Carlo Patrício. Participação em banca de Leonardo Braga Soares. Seleção de Projetos de Investimento em Geração de Energia Elétrica. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
VEIGA FILHO, A.; STREET, A.; Lima, D.; Lima, A. G. G.; LIMA, L.; BARROSO, L. A.. Participação em banca de Eduardo Thomaz Faria. Análise dos Impactos do Mercado de Ajustes na Estratégia de Oferta de Agentes Hidrelétricos em Mercados de Curto Prazo. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
VEIGA FILHO, A.; POGGI DE ARAGAO, M.; STREET, A.; UCHOA, E.; VEIGA, G.; PORTO, O.. Participação em banca de Bruno da Costa Flach. Stochastic Programming with Endogenous Uncertainty: an Application in Humanitarian Logistics. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
VEIGA FILHO, A.; PEREIRA, M. V.; STREET, A.; FONTOURA FILHO, R. N.; VEIGA, G.; BINATO, S.. Participação em banca de Raphael Martins Chabar. Otimização Global da Localização, Topologia e Capacidade de uma Rede de Transmissão: Uma Abordagem de Programação Não-Linear Inteira Mista. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
TOMEI, C.; HAMED, S.; Bortolossi, H. J.; STREET, A.. Participação em banca de Bernardo Pagnoncelli. Sample average approximation for chance constrained programming. 2009. Tese (Doutorado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
Campos, V.; FEITOSA, R. Q.; SILVA, A. C.; STREET, A.; CONCI, A.; VELLOSO, M. L. F.; NUNES, R. A.. Participação em banca de Vanessa de Oliveira Campos. Segmentação Multicritério para Detecção de Nódulos Pulmonares em Imagens de Tomografia Computadorizada. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
STREET, A.; POGGI DE ARAGAO, M.; UCHOA, E.; MILIDIU, R. L.; OCHI, L. S.; MARTINHON, C. A. J.. Participação em banca de Lorenza Leão Oliveira Moreno. On Routing Problems with Splittable Demands. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências - Infomática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cuartas Jornadas de Economía de la Energía: El Rol de los Sistemas de Transmisión Eléctrica.Robust Transmission Expansion Planning: Modeling Security Criteria by Means of Robust Optimization. 2014. (Encontro).

2.
Cuartas Jornadas de Economía de la Energía: El Rol de los Sistemas de Transmisión Eléctrica.Robust Transmission Expansion Planning for Renewable-Dependent Systems. 2014. (Encontro).

3.
Pesquisador Visitante em Imperial College London.Workshop on Power System Optimisation and Network Pricing. 2013. (Outra).

4.
Pesquisador Visitante na Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM).Contingency-Constrained Unit Commitment with n-K Security Criterion: A Robust Optimization Approach. 2010. (Encontro).

5.
Pesquisador Visitante na Universidad Adolfo Ibáñez.Risk-Averse Bidding Strategy in Long-Term Forward Contract Auctions. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A. Street; VALLADAO, D. . Chair of the session: New trends in optimization methods. 2016. (Congresso).

2.
A. Street. Chair of the panel session: Emerging optimization models and concepts to design transmission networks in modern power systems. 2015. (Congresso).

3.
R. Moreno ; STREET, ALEXANDRE . Chair da Sessão: Robust and Stochastic Models for Electricity Systems. 2014. (Congresso).

4.
Alexandre Street. Workshop on Power System Optimisation and Network Pricing Control and Power Group. 2013. (Outro).

5.
STREET, ALEXANDRE; R. Moreno . Chair da Sessão: Optimization under uncertainty in energy systems. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gustavo Pires de Carvalho. Avaliação de instrumentos financeiros e seguros na comercialização de energia elétrica. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Roberto Pereira Garcia Junior. Sem título. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Raphael Augusto P. Rosa Saavedra. Sem título. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Alessandro Soares da Silva Junior. Sem título. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

5.
Joaquim Dias Garcia. Oferta estratégica avessa a risco de geradores hídricos em mercados elétricos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

6.
Eros Danilo Monteiro de Carvalho. Sem título. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Alexandre Velloso. Accounting for Uncertainty Dynamics via State-Space Structural Models in Robust Optimization Models for Power System Planning and Operation. Início: 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Marcelo Castiel Ruas. Scenario generation for non-Gaussian time-series via quantile regression. Início: 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
André Lawson. Fostering gas-to-wire thermelectric generation in hydrothermal power systems. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

2.
Andréa Micheli Alzuguir. Metodologia para a incorporação do risco de inadimplência no modelo de contratação de geradores renováveis no mercado brasileiro de energia. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

3.
Alexandre Moreira da Silva. Two-Stage Robust Optimization Models for Power System Operation and Planning under Joint Generation and Transmission Security Criteria. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

4.
Arthur de Castro Brigatto. Modelos de Otimizacao Robusta para Planejamento de Sistema de Potencia. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

5.
Bruno Fânzeres dos Santos. Hedging Renewable Energy Sales in the Brazilian Contract Market via Robust Optimization. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

6.
Carlos Alberto de Araújo Junior. Metodologia de Determinação dos Níveis Metas para as Futuras Condições de Operação do Sistema Interligado Nacional. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

7.
Edson Felipe Amado Fernandes. Uma Nova Proposta para o Problema de Remanejamento de Placas em um Pátio para Atendimento de uma Laminação. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

8.
Sebastian Maier. Optimal Investment and Commercialisation Strategy of a Risk-Averse Renewable Energy Generation Company in the Brazilian Contract Markets. 2013. Dissertação (Mestrado em School of Mathematics) - University of Edinburgh, . Coorientador: Alexandre Street de Aguiar.

9.
Thiago Correa César. Expansão da Geração via Leilões Considerando o Custo Marginal de Operação Obtido Levando em Conta Aversão a Risco. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

10.
Henrique Tardin Caixeiro. Planejamento Esportivo do Campeonato Brasileiro de Futebol. Dissertação. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

11.
Lilian Alves Martins. Dimensionamento de uma estocagem de gás natural sob incerteza de demanda e preço de GNL. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

12.
Sylvia Telles Ribeiro. Oferta Estratégica de Contratos Flexíveis de Gás Sob Incerteza. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

13.
Giuliana Cassara Siciliano. Leilão de Contratos de Energia Elétrica para Fontes de Geração Renováveis. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

14.
Gabriela Pinto Ribas. Modelo de Programação Estocástica para o Planejamento Estratégico da Cadeia Integrada de Petróleo. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

Tese de doutorado
1.
Sergio Vitor de Barros Bruno. Strategic risk management: A framework for renewable generation investment under uncertainty. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

2.
Murilo Pereira Soares. On the solution variability reduction of stochastic dual dynamic programming applied to energy planning. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

3.
Aderson Campos Passos. Modelo Decisório para Incentivar as Fontes Renováveis no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

4.
João Marco Braga da Cunha. Estimação de Redes Neurais Artificiais Através do Método Generalizado dos Momentos. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

5.
Gustavo Ayala. Security Constrained Unit Commitment Problems with Smart Switching. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

6.
Bruno Fânzeres dos Santos. Optimization models for risk and ambiguity averse energy trading strategies. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

7.
Lucas Freire. Modelo de Comercialização de Energia Renovável no Ambiente de Contratação Livre via Teoria de Jogos Cooperativos. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

8.
Davi Michel Valladão. Risk averse stochastic programming models: Practical consequences of theoretical concepts. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Coorientador: Alexandre Street de Aguiar.

9.
Eduardo Thomaz Faria. Análise dos Impactos do Mercado de Ajustes na Estratégia de Oferta de Agentes Hidrelétricos em Mercados de Curto Prazo. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Alexandre Street de Aguiar.

Iniciação científica
1.
Mathus Salomão. Inserção competitiva de fontes eólicas no Ambiente de Contratação Livre. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

2.
Alexandre Moreira da Silva. Introdução do critério de segurança n-K no planejamento da operação de sistemas elétricos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

3.
Bruno Fanzeres dos Santos. Uma Nova Abordagem de Cálculo da Curva de Disposição a Contratar Robusta ao Preço de Curto-Prazo. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Street de Aguiar.

4.
Karine Louzada. Estratégia de oferta ótima sob incerteza em leilões de fontes geradoras de energia eólica. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Street de Aguiar.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 23:46:00