Kleber Nogueira Carrilho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9244146384855395
  • Última atualização do currículo em 14/10/2018


Pós-doutor em Sociologia pela Université de Paris V - Descartes, doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero, graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é diretor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, coordenador da pós-graduação lato sensu EAD em Marketing Político e Campanhas eleitorais, professor do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo e do curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão em Comunicação e Marketing da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kleber Nogueira Carrilho
Nome em citações bibliográficas
CARRILHO, K.;CARRILHO, K. N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Comunicação.
RUA DO SACRAMENTO, 230
RUDGE RAMOS
09640000 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (11) 43665860
URL da Homepage: www.metodista.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental : transformações culturais na mensagem publicitária, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: José Salvador Faro.
2003 - 2004
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: A legitimação da ditadura: imprensa e propaganda na eleição e posse do presidente Médici,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Adolpho Carlos Françoso Queiroz.
Palavras-chave: imprensa; Médici; propaganda política; regime militar; totalitarismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração / Especialidade: Teoria e Ética do Jornalismo.
2001 - 2002
Especialização em Marketing e Comunicação. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
1996 - 2000
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2015
Pós-Doutorado.
Université Paris Descartes, Paris V, França.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.


Formação Complementar


2012 - 2012
Diário Digital. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2011 - 2011
Moodle básico. (Carga horária: 3h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2010 - 2010
Panorama do Ensino Superior e avaliação. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2009 - 2009
A interdisciplinaridade e interprofissionalismo. (Carga horária: 2h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Elaboração de Aulas Semipresenciais. (Carga horária: 8h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2007 - 2007
BOVESPA Master. (Carga horária: 6h).
Bolsa de Valores de São Paulo, BOVESPA, Brasil.
2007 - 2007
Novo SIGA. (Carga horária: 4h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2003 - 2003
Criatividade para cursos a distância. (Carga horária: 4h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2003 - 2003
Introdução a docência em ensino a distância. (Carga horária: 60h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Direção e administração, Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, .

Cargo ou função
Diretor.
06/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante.
03/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Publicidade e Propaganda.
02/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo, .

Cargo ou função
Membro da comissão do Projeto Pedagógico do Curso de Publicidade e Propaganda.
06/2004 - Atual
Ensino, Planejamento Estratégico de Comunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ética Profissional
08/2003 - Atual
Ensino, Comunicação Mercadológica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Promocional - Arte e Redação
Arte e Redação Promocional
Projetos Experimentais em Comunicação Mercadológica
02/2002 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração em Publicidade e Propaganda
Criação Publicitária II
Criação Publicitária I
Criação e Redação Publicitária I
Criação e Redação Publicitária II
Criação Publicitária e Redação Publicitária III
Projetos Experimentais em Publicidade e Propaganda
Redação Publicitária
02/2009 - 06/2009
Direção e administração, Faculdade de Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenador do Projeto Integrado do 5 semestre de Publicidade e Propaganda.
02/2007 - 06/2007
Direção e administração, Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo, .

Cargo ou função
Coordenador do Projeto Integrado do 4º semestre de Publicidade e Propaganda.
02/2005 - 01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Publicidade e Propaganda.
02/2005 - 01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Comunicação Mercadológica.
02/2005 - 06/2005
Direção e administração, Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo, .

Cargo ou função
Coordenador do Projeto Integrado do 3º semestre de Publicidade e Propaganda.
02/2003 - 01/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Publicidade e Propaganda.
02/2003 - 06/2004
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Publicitária
Produção de Textos Publicitários
08/2003 - 12/2003
Direção e administração, Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo, .

Cargo ou função
Coordenador do Projeto Integrado do 6º semestre de Publicidade e Propaganda.
06/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo, .

Cargo ou função
Membro da comissão do Projeto Pedagógico do Curso de Publicidade e Propaganda.

Escola de Comunicações e Artes (USP), ECA/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado



Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Comunicação & Sociedade
2008 - Atual
Periódico: Politicom - Revista Brasileira de Marketing Político


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Patrono da turma de Publicidade e Propaganda (matutino) 2013, Universidade Metodista de São Paulo.
2012
Paraninfo da turma de 2012 (noturno) de Publicidade e Propaganda, Universidade Metodista de São Paulo.
2011
Professor Homenageado - Turma 2010 Publicidade e Propaganda, Universidade Metodista de São Paulo.
2008
Professor Paraninfo da turma de Publicidade e Propaganda, Universidade Metodista de São Paulo.
2006
Professor Paraninfo da turma do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo.
2006
Orientador do trabalho 2º colocado Produto Gráfico - Pizza Hut - Pizza Cone Boníssima, Expocom.
2005
Orientador da Melhor Campanha de Promoção - Miss Daisy Caliente - Sadia, Expocom.
2004
Professor Homenageado pelos Bacharelandos do Curso de Publicidade e Propaganda - período matutino, Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo da Universidade Metodista de São Paulo.
2004
Professor Homenageado pelos Bacharelandos do Curso de Publicidade e Propaganda - período noturno, Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo da Universidade Metodista de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARRILHO, K. N.2016CARRILHO, K. N.. Petites histoires d'une journée à São Paulo. Les Cahiers Européens de L'Imaginaire, v. 8, p. 222-225, 2016.

2.
CARRILHO, K. N.2014CARRILHO, K. N.; MARKUS, K. . Narrativas na construção de marcas: storytelling e a comunicação de marketing. Revista Organicom, v. 11, p. 128-136, 2014.

3.
CARRILHO, K.2010CARRILHO, K.. Novos consumidores, novos eleitores. Politicom - Revista Brasileira de Marketing Político, v. 4, p. 19-19, 2010.

4.
CARRILHO, K.;CARRILHO, K. N.2007 CARRILHO, K.. A opção por fazer pensando. Estudos de Jornalismo e Relações Públicas, v. ano 5, p. 141-145, 2007.

5.
CARRILHO, K.;CARRILHO, K. N.2004 CARRILHO, K.. Unescom mostra os desafios da pesquisa em propaganda política na Umesp. Comunicação & Sociedade, v. 42, p. 205-208, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
YANAZE, M. H. (Org.) ; CARRILHO, K. (Org.) ; YANAZE, L. L. Y. (Org.) . Estudos e tendências de Marketing e Comunicação. 1. ed. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo, 2018. 190p .

2.
ALMEIDA, F. F. ; CARRILHO, K. ; BASTOS, R. . Realidades e perspectivas do ensino de Comunicação no Brasil. 1. ed. São Paulo: Intercom, 2017. v. 1.

3.
YANAZE, M. H. ; MARKUS, K. ; CARRILHO, K. . Marketing Fácil. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. v. 1. 166p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARRILHO, K.. Emílio G. Médici: a sedução dos espectadores. In: Adolpho Queiroz. (Org.). No espaço cênico da propaganda política: mídia, comunicação e marketing político nas campanhas presidenciais brasileiras. Taubaté: Papel Brasil, 2011, v. , p. 251-266.

2.
CARRILHO, K.. Ética na comunicação e no marketing. In: Mitsuru H. Yanaze. (Org.). Gestão de Marketing e Comunicação : avanços e aplicações. 2ed.São Paulo: Saraiva, 2011, v. , p. 378-390.

3.
CARRILHO, K.. Relatório do setor bancário. In: Mitisuru H. Yanaze; Otávio Freire; Diego Senise. (Org.). Retorno de Investimentos em Comunicação. São Paulo: Difusão, 2011, v. , p. 218-232.

4.
CARRILHO, K.. Relatório do setor turístico. In: Mitsuru Yanaza; Otávio Freire; Diego Senise. (Org.). Retorno de Investimentos em Comunicação. 1ed.São Paulo: Difusão, 2011, v. , p. 318-324.

5.
CARRILHO, K.. JW Thompson. In: Adolpho Carlos Françoso Queiroz. (Org.). HIstória de Propaganda. : , 2005, v. , p. -.

6.
QUEIROZ, A. ; CARRILHO, K. . As eleições presidenciais de 2002 nas entrelinhas das revistas. In: Adolpho Queiroz. (Org.). Marketing Político Brasileiro - Ensino, pesquisa e mídia. Piracicaba: Edição do coordenador, 2005, v. , p. 109-130.

7.
CARRILHO, K.. Comunicação Política: os estudos seminais de Gaudêncio Torquato. In: José Marques de Melo; Maria Cristina Gobbi. (Org.). Pensamento Comunicacional Latino-americano: da pesquisa-denúncia ao pragmatismo utópico. São Bernardo do Campo: UMESP/Cátedra Unesco para o Desenvolvimento Regional, 2003, v. , p. 275-282.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CARRILHO, K.. Vale a pena explorar quem representa a sua marca?. O ABC da Comunicação, São Bernardo do Campo, p. 74 - 74, 01 jun. 2014.

2.
CARRILHO, K.. Novos projetos, novas oportunidades. O ABC da Comunicação, São Bernardo do Campo, p. 54 - 54, 15 dez. 2013.

3.
CARRILHO, K.. Por um mundo com planejamentos de verdade. O ABC da Comunicação, São Bernardo do Campo, p. 54 - 54, 31 mar. 2013.

4.
CARRILHO, K.. Publicidade na web. Revista www.com.br, São Paulo, p. 30 - 31, 01 dez. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARRILHO, K. N.. O discurso da sustentabilidade e as empresas ?militantes?. In: XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2012, Montevideo. XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2012.

2.
CARRILHO, K. N.. Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: as práticas e a mensagem publicitária. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Comunicação - Intercom, 2011, Recife - Pernambuco. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Comunicação, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
CARRILHO, K. N.. O discurso da sustentabilidade e as empresas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARRILHO, K. N.. Artigo avaliado para a Comunicação & Sociedade - Universidade Metodista de São Paulo. 2018.

2.
CARRILHO, K. N.. Artigo avaliado para a Comunicação & Sociedade - Universidade Metodista de São Paulo. 2017.

3.
CARRILHO, K. N.. Artigo avaliado para a Comunicação & Sociedade - Universidade Metodista de São Paulo. 2016.

4.
CARRILHO, K. N.. Artigo avaliado para a Comunicação & Sociedade - Universidade Metodista de São Paulo. 2015.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
J.S. Faro; QUEIROZ, A. C. F.; SANTOS, R. E.; SANTOS, M.; CARRILHO, K.. Participação em banca de Bruna Vieira Guimarães. A cultura caiçara do litoral norte paulista mostrada na revista Beach&Co. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CARRILHO, K.; MATSUDA, C.; NASCIMENTO, E. C.. Participação em banca de San Devid Marinho Silveira. Pré-campanha: um estudo de caso da importância do período pré-eleitoral nas eleições de 2016 na cidade de Barra do Costa (MA). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Marketing Político e Propaganda Eleitoral) - Escola de Comunicações e Artes (USP).

2.
CARRILHO, K.; ZAGALLO, R.; Sandano, C.. Participação em banca de Jorge Paixão de Macedo. O impacto do twitter para o eleitor. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Político e Propaganda Eleitoral) - Universidade de São Paulo.

3.
CARRILHO, K.; HASWANI, M.; FARIAS, L. A. B.. Participação em banca de Frederico Gualberto de Souza. Campanhas proporcionais na TV. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Político e Propaganda Eleitoral) - Universidade de São Paulo.

4.
AZEVEDO, A. B.; GONÇALVES, E. G.; CARRILHO, K.. Participação em banca de Aline Fernander. Comunicação e qualidade: uma dupla eficaz na gestão empresarial - o caso Sabesp. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico de Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo.

5.
AZEVEDO, A. B.; GONÇALVES, E. G.; CARRILHO, K.. Participação em banca de Gustavo Tikao. Desenvolvimento de materiais multimídia para EAD: aliança consoante entre elementos técnico-pedagógicos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico de Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo.

6.
AZEVEDO, A. B.; GONÇALVES, E. G.; CARRILHO, K.. Participação em banca de Bruno Fares. O planejamento estratégico de comunicação nas entidades assistenciais: caso FEASA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico de Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo.

7.
CARRILHO, K.. Participação em banca de Priscila Pompeu Piva. A importância do planejamento estratégico para uma assessoria de imprensa. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico de Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo.

8.
CARRILHO, K.. Participação em banca de Anésia Andrade. Shop Tour: A primeira vitrine viva de produtos da televisão brasileira. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico de Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo.

9.
CARRILHO, K.; FARDO, J. A. D.; GALLÃO, E. V.. Participação em banca de Guilherme Mendes. Skol - Publicidade, Humor e Preconceito. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico de Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo.

10.
CARRILHO, K.; AZEVEDO, A.; GOBBI, M. C.. Participação em banca de LUIS ANTONIO CASTANHA. Festival de inverno de Paranapiacaba : o uso do marketing e comunicação turística como ferramentas de desenvolvimento para a cidade. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico de Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo.

11.
CARRILHO, K.; AZEVEDO, A. B.. Participação em banca de Daniel Gonçalvez Morelo. O Dia D - O mercado institucional de Vitória e os eventos culturais da Cidade Sol. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico de Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo.

12.
CARRILHO, K.. Participação em banca de Eliane Maria Mariucci. A comunicação no processo de mudança organizacional - Estudo de caso CIESP. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico de Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo.

13.
CARRILHO, K.. Participação em banca de Demétrio de Almeida Leite. Desafios da Divulgação Cultural: Um estudo de caso para uma proposta de utilização de Comunicação Integrada na unidade SESC em São Caetano do Sul. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico de Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo.

14.
CARRILHO, K.. Participação em banca de Tatiane Leonardo Barini. Imagem Empresarial: A comunicação interna na formação e manutenção da imagem da empresa. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico de Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo.

15.
CARRILHO, K.. Participação em banca de Talita Emília Tofanelli. A cultura se constrói com comunicação - Um estudo sobre a comunicação interna empresarial e sua influência na transformação da cultura organizacional de uma empresa privatizada: o caso Comgás. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico de Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARRILHO, K.; GALINDO, D.; JUGUE, M.. Participação em banca de Amanda Jordão Zanco.Comunicação e dança (nome provisório). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
AZEVEDO, A.; CARRILHO, K.. Participação em banca de André Andrade.De consumidores a produtores de conteúdo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
CARRILHO, K.. Participação em banca de Comunique, Kamona, Dedo di Moça, Central de Ideias, B2UP, H3.TCC - Projeto Experimental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Mercadológica) - Universidade Metodista de São Paulo.

4.
CARRILHO, K.; GALLÃO, E. V.. Participação em banca de Adazu, Buzz, Cafeína, Chroma, Market Brasil, Merengue, Raion.Projeto Integrado - A Eficiências da Publicidade no Varejo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

5.
CARRILHO, K.; CIRILLO, M.A.. Participação em banca de All In, Ius, Koi, Nang e Namoos.A Eficiência da Publicidade para o Varejo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

6.
CARRILHO, K.; GONÇALVES, E. G.; SCHENEIDER, A.. Participação em banca de Cláudia Cristiane Mascarenhas da Silva.A publicidade voltada ao público infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

7.
CARRILHO, K.; CIRILLO, M.A.. Participação em banca de Gelo Limão, Sax e Flow.Projeto Experimental - Publicidade e Propaganda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

8.
CARRILHO, K.; AZEVEDO, A.. Participação em banca de Graziele Arruda Pimentel.Ética e Responsabilidade Social na Publicidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

9.
FARDO, J. A. D.; CARRILHO, K.; AZEVEDO, A. B.. Participação em banca de Paula Brandoliz Ferreira.Comunicação do SESC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

10.
CARRILHO, K.; AZEVEDO, A. B.; GALVAO, A. S.. Participação em banca de Andressa Emidio Cera.Publicidade e responsabilidade social. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

11.
MARKUS, K.; CARRILHO, K.; SCHWARTZ, L. R.. Participação em banca de Rafael de Freitas Ferreira.Criação Publicitária e Comportamento do Consumidor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

12.
STRACCIA, C.; CARRILHO, K.; QUEIROZ, A. C. F.. Participação em banca de Paula Monteiro.Propaganda política em São Bernardo do Campo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

13.
CARRILHO, K.. Participação em banca de Andre Schiavon Malaman e outros.XXVIII Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda / XVII PROJEX. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de Piracicaba.

14.
CARRILHO, K.; AZEVEDO, A. B.; GONÇALVES, E. G.. Participação em banca de Roberta Mioni Coltro.Música e propaganda. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

15.
CARRILHO, K.. Participação em banca de Karina Pereira Meyer.Publicidade e Propaganda - Propaganda Política. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

16.
CARRILHO, K.. Participação em banca de Priscila Moraes Garcia.Publicidade e Propagada - Propaganda Política. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CARRILHO, K.. XX Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação ? EXPOCOM. 2013. Universidade Federal do Amazonas.

2.
CARRILHO, K.. XX Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação ? EXPOCOM. 2013. Universidade Federal do Amazonas.

3.
CARRILHO, K.; MANHANELI, C.; LEÃO, S.. I Festival de Jingles Eleitorais - Herivelto Martins. 2011. Politicom - Revista Brasileira de Marketing Político.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Democracia e Cidadania num Mundo em Transição.Democracia e Cidadania num Mundo em Transição. 2018. (Seminário).

2.
Intercom Regional Nordeste. Empregabilidade na Comunicação. 2017. (Congresso).

3.
Trends Day 2017.Marketing Digital: Tendências do futuro agora?. 2017. (Encontro).

4.
Festival Psy de Paris - Névroses d'un début de siècle - La psychanalyse à l'épreuve de la postmodernité. 2015. (Seminário).

5.
II Congresso Internacional de Net-Ativismo. 2015. (Congresso).

6.
Introduction - Discours et représentations : comment aborder les peurs sociales ?. 2015. (Seminário).

7.
L'Émergence des fashion films. 2015. (Outra).

8.
Le pétrole : quelle production pour quel prix ?. 2015. (Outra).

9.
Mythes et realités de la Democratie Sociale. 2015. (Seminário).

10.
Negociations climatiques pour la COP21 - Politeia. 2015. (Outra).

11.
Novembre 2015. Dix ans après les émeutes.. 2015. (Seminário).

12.
Quelles solutions pour la COP21 ? Regards croisés étudiants-entreprises. 2015. (Seminário).

13.
Rencontre sur la postmodernité - Michel Maffesoli et Zygmunt Bauman. 2015. (Encontro).

14.
Seminari di alti studi sulla sostenibilittà.Marketing e sustentabilidade. 2015. (Seminário).

15.
ALAIC 2014 - XII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. Marcas e slogans nas manifestações de junho de 2013. 2014. (Congresso).

16.
Ciclo de Seminários "Comunicação e Democracia no Brasil: 50 anos do Golpe de 64".Discurso e Iconografia da Conspiração Conservadora de 64. 2014. (Seminário).

17.
ALAIC 2012 - XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. O discurso da sustentabilidade e as empresas ?militantes?. 2012. (Congresso).

18.
II Congresso Internacional de Comunicação, Cognição e Media: Discurso POlítico e Económico. Sustentabilidade, Gestão e Comunicação - por um novo modelo de avaliação. 2012. (Congresso).

19.
XVI Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunica;'ao. Das Letras aos estudos em Comunicação e Linguagem: a produção intelectual de Elizabeth Moraes Gonçalves. 2012. (Congresso).

20.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A mensagem publicitária além da sustentabilidade: a campanha de lançamento da nova embalagem da água mineral Crystal. 2012. (Congresso).

21.
Fondements et orientations de la penseé écologique contemporaine.Transformações culturais e mensagem publicitária. 2011. (Seminário).

22.
II Pró-Pesq, Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 2011. (Encontro).

23.
O governo Dilma, o marketing político e as repercussões na imprensa.O governo Dilma, o marketing político e as repercussões na imprensa. 2011. (Outra).

24.
O governo Dilma, o marketing político e as repercussões na imprensa.O governo Dilma, o marketing político e as repercussões na imprensa. 2011. (Outra).

25.
XXXIV Congresso Brasileiro de Comunicação - Intercom. Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: as práticas e a mensagem publicitária. 2011. (Congresso).

26.
2º Mix de Comunicação.A nova classe média brasileira. 2010. (Encontro).

27.
Eleições 2010 - A importância do Marketing Político e da Imprensa.Eleições 2010 - A importância do Marketing Político e da Imprensa. 2010. (Outra).

28.
Fórum de Debates APP - Mídias Sociais: o começo ou o fim da mídia. 2010. (Encontro).

29.
XIII Congresso de Iniciação e Produção Científica. XII Seminário de Extensão da Metodista. 2010. (Congresso).

30.
XII COngresso de Iniciação e Produção Científica. XI Seminário de Extensão da Metodista. 2009. (Congresso).

31.
XIV Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional - Regiocom. GT6 - Publicidade e Propaganda. 2009. (Congresso).

32.
6th Conference on Media, Religion and Culture - Dialogs in Diversity. 2008. (Outra).

33.
Fórum ABC 2008 - Colégio Arbos.Publicidade e Propaganda. 2008. (Outra).

34.
VI Feira de Profissões - Colégio São José.Publicidade e Propaganda. 2008. (Outra).

35.
2º Workshop das Profissões - ETE Lauro Gomes.Publicidade e Propaganda/Comunicação Mercadológica. 2007. (Outra).

36.
3º Promocom - Mix de Promoção - Universidade Metodista de São Paulo.Novas Perspectivas do Marketing Promocional. 2007. (Seminário).

37.
3º Seminário de Informação Profissional.Publicidade e Propaganda. 2007. (Outra).

38.
4º Feira de Profissões - Colégio Pueri Domus.Publicidade e Propagada. 2007. (Outra).

39.
5º Feira de Universidades e Profissões.Publicidade e Propaganda. 2007. (Outra).

40.
A Aventura Pedagógica no Ensino Superior. 2007. (Oficina).

41.
Comunicación, culturas y espiritualidades - WACC (Asociación Mundial para la Comunicación Cristiana - América Latina). 2007. (Seminário).

42.
II Fórum Interno de Profissões - Colégio Arquidiocesano.Publicidade e Propaganda. 2007. (Outra).

43.
Práticas Diferenciadas de Ensino. 2007. (Oficina).

44.
Projeto Experimental VII semestre.Prospect Portal Terra. 2007. (Outra).

45.
Projeto Integrado IV semestre.Propaganda para marcas de luxo. 2007. (Outra).

46.
Projeto Integrado VI semestre.A eficiência da publicidade no varejo. 2007. (Outra).

47.
Projeto Integrado V semestre - Publicidade e Propaganda.Administração de marcas através do marketing promocional. 2007. (Outra).

48.
Projetos Experimentais do Curso de Comunicação Mercadológica - Universidade Metodista de São Paulo.Projetos Experimentais. 2007. (Outra).

49.
Projetos Experimentais VIII semestre - Publicidade e Propaganda.Campanhas Publicitárias. 2007. (Outra).

50.
Projetos Experimentais VII semestre.Comunicação Mercadológica. 2007. (Outra).

51.
Trabalhos por projetos integrados na Comunicação. 2007. (Oficina).

52.
V Fórum das Profissões - Colégio Passionista São Paulo da Cruz.Publicidade e Propaganda. 2007. (Outra).

53.
9º Congresso de Iniciação e Produção Científica - Universidade Metodista de São Paulo. Sessão 51. 2006. (Congresso).

54.
Projeto Integrado 4º semestre de Publicidade e Propaganda - Universidade Metodista de São Paulo.Comunicação para marcas de luxo. 2006. (Outra).

55.
Projeto Integrado 6º semestre de Publicidade e Propaganda - Universidade Metodista de São Paulo.Publicidade para o Varejo. 2006. (Outra).

56.
1º PROMOCOM.Ética e Legislação Promocional. 2005. (Outra).

57.
3º Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho - ALCAR.JW Thompson: pioneirismo e modernidade na publicidade brasileira. 2005. (Encontro).

58.
8º Congresso de Iniciação e Produção Científica - Universidade Metodista de São Paulo. Sessão 72. 2005. (Congresso).

59.
8º Congresso de Iniciação e Produção Científica - Universidade Metodista de São Paulo. Sessão 188. 2005. (Congresso).

60.
8º Congresso de Iniciação e Produção Científica - Universidade Metodista de São Paulo. Sessão 180. 2005. (Congresso).

61.
IV Politicom - Seminário Brasileiro de Marketing Político.Revisitando o Golpe Militar de 64 na Ótica da Propaganda Política. 2005. (Seminário).

62.
XXII Feira do Vestibular - Fevest.Publicidade e Propaganda. 2005. (Outra).

63.
I Seminário de Divulgação do Grupo Comunicacional de São Bernardo - UNESCOM.Propaganda Política. 2004. (Seminário).

64.
2ª Jornada de Iniciação Científica e 5º Seminário de Extensão - Universidade Metodista de São Paulo.Comunicação e poder: origens e tendências da propaganda política. 2003. (Seminário).

65.
II Seminário de Propaganda Política - UNESCO/Metodista. 2003. (Seminário).

66.
Projeto Integrado IV semestre - Comunicação Mercadológica.Marketing esportivo. 2003. (Outra).

67.
Projeto integrado VI semestre - Publicidade e Propaganda.Publicidade no varejo. 2003. (Outra).

68.
V Fórum Informativo das Universidades e Profissões - Colégio Marista Arquidiocesano.Publicidade e Propganda. 2003. (Outra).

69.
VII Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação - CELACOM. 2003. (Congresso).

70.
VII Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação - CELACOM.A trajetória intelectual de Gaudêncio Torquato nos estudos de comunicação política. 2003. (Outra).

71.
XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. Eleições Presidenciais no Brasil em 2002: Uma leitura de Propaganda Ideológica nas Revistas Veja e Isto É. 2003. (Congresso).

72.
XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. 2003. (Congresso).

73.
1º Interprogramas de Pós-graduação em comunicação para mestrandos - Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. 2002. (Congresso).

74.
1º Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação para Mestrandos - Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Qual é a cor da mudança? O discurso da mudança e tentativa de construção do lugar de fala do candidato José Serra. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda Jordão Zanco. Comunicvação e dança. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
San Devid Marinho Silveira. Pré-campanha: um estudo de caso da importância do período pré-eleitoral nas eleições de 2016 na cidade de Barra do Costa (MA). 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Marketing Político e Propaganda Eleitoral) - Escola de Comunicações e Artes (USP). Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

2.
Fernando Scarmelloti. As mudanças na propaganda política após a nova legislação eleitoral. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico de Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

3.
Gabriela Souza de Paula. A comunicação da Universidade Corporativa: o caso SECOVI-SP. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico de Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

4.
Guilherme Mendes. Skol - Publicidade, Humor e Preconceito. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico de Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

5.
Luis Antonio Castanha. Festival de Inverno de Paranapiacaba : O uso do marketing e comunicação turística como ferramentas de desenvolvimento para a cidade. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Estratégico de Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paula Brandoliz Ferreira. Comunicação do SESC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

2.
Andressa Emidio Cera. Publicidade e Responsabilidade Social. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

3.
Roberta Mioni Coltro. Música e propaganda. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

Iniciação científica
1.
Bruno Gomes Bento Ferreira e outros. Campanha de Produto Ford Ranger: Escolha seu destino, trilhe seu caminho. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

2.
Ana Florice Prado Ishiki e outros. Goóc. Você pode ser igual. Ou ser diferente.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

3.
Amanda Brencys Carbonato e outros. Swarovski. Cristais e o Luxo no Brasil. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

4.
Mariana Haddad Marques Paula e outros. Projeto Integrado: projeto de criação de agência - Agência Full Service. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

5.
Camila Gazzano e outros. Projeto Integrado: Criação da Agência Vértigo/AMP. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

6.
Bruno Pereira de Paula e outros. Agência RG Marketing Direto. O desafio do mercado publicitário. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

7.
Thais Martins Lopes e outros. Projeto integrado: Projeto de criação da agência Raça Comunicação. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

8.
Lígia Bittar Monteiro Praça e outros. Projeto Integrado: criação da agência de publicidade Stand Out Comunicação. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

9.
Estela Chung e outros. Projeto Integrado: projeto de criação da agência 19 Comunicação. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.

10.
Bruno Polvere. Introdução de uma agência de comunicação na região do Vale do Itajaí. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kleber Nogueira Carrilho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 7:18:31