Newton Kara José Junior

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3124956313466586
  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


Possui graduação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1995), Residencia Médica em Oftalmologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998), Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP (2003) e Livre-Docência pela Faculdade de Medicina da USP (2008). Atualmente é Médico Assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Professor Colaborador da Faculdade de Medicina da USP, Professor de Pós-graduação (doutorado) da Faculdade de Medicina da USP. Foi Editor-Chefe do periódico científico: Revista Brasileira de Oftalmologia até 2014; Atual Editor Associado dos periódicos científicos: Clinics; Arquivos Brasileiros de Oftalmologia e Revista Brasileira de Oftalmologia. Revisor dos periódicos: Journal of Cataract and Refractive Surgery e Journal of Refractive Surgery. Membro da Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa do Hospital das Clínicas da USP (CAPPesq). Membro eleito do Conselho de Diretrizes e Gestão do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Diretor de Publicações da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares. Professor Tutor de alunos da graduação da FMUSP. Índice H - Web of Science: 11 Scopus: 15. Bolsa Produtividade em Pesquisa PQ-CNPQ (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Newton Kara José Junior
Nome em citações bibliográficas
Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Medicina da USP.
Rua Dona Adma Jafet n74 cj 86
Cerqueira César
05403-000 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 35146025


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2003
Doutorado em Oftalmologia.
Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
Título: Cirurgia de catarata: aspectos sócioeconômicos, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Milton Ruiz Alves.
1996 - 1999
Especialização - Residência médica.
Universidade de Campinas, UNICAMP, Brasil. Residência médica em:
Número do registro: .
1998 - 1998
Especialização em Oftalmologia.
Associação Médica Brasileira, AMB, Brasil.
1990 - 1995
Graduação em Medicina.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Livre-docência


2008
Livre-docência.
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP, Brasil.
Título: Cirurgia de catarata: aspectos sociais e eficiencia de duas tecnicas cirurgicas no sistema publico de saude brasileiro, Ano de obtenção: 2008.
Palavras-chave: Catarata; Economia; Eficiencia.
Grande área: Ciências da Saúde


Atuação Profissional



Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

Atividades

01/1999 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Hospital das Clínicas da FM da USP, .


Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, HCFMUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Médico Assistente, Enquadramento Funcional: Médico Assistente, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Médico Colaborador, Enquadramento Funcional: Médico Colaborador, Carga horária: 20


Fundação Faculdade de Medicina, FFM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Médico Contratado, Enquadramento Funcional: Médico Contratado



Linhas de pesquisa


1.
"Fatores biomecânicos aplicados ao diagnóstico da função visual e a correção da refração ocular" (?Óptica Cirúrgica?)

Objetivo: A acuidade visual, tradicionalmente, é mensurada por meio de testes psicofísicos, como, por exemplo, a discriminação de optotipos em tabelas de alto contraste. Atualmente testes mais sensíveis, que consideram a sensibilidade ao contraste ou computadorizados, permitem o diagnóstico mais preciso do sistema óptico ocular humano, possibilitando a avaliação quantitativa e qualitativa do potencial visual. Exemplos destes exames subjetivos e objetivos são os aberrômetros, topógrafos, tomógrafos e testes de sensibilidade ao contraste. Considerando que a percepção visual resulta da composição do sistema óptico com o sistema sensorial humano, e que este ultimo, influenciado pela neuroadaptação, é capaz de melhorar naturalmente o desempenho visual, torna-se necessário caracterizar os reais benefícios de novos materiais, particularmente lentes intraoculares, desenhados para oferecer o benefício adicional de promover melhorara no desempenho visual por meio da redução de aberrações do sistema óptico ocular, em especial após a cirurgia de catarata..
Grande área: Ciências da Saúde
Palavras-chave: Catarata; Intra ocular lens; Optical correction; Percepão Visual.
2.
"Fatores biopsicossociais e econômicos na prevenção da cegueira por catarata"

Objetivo: Estudar os fatores epidemiológicos, sociais, econômicos e psicológicos relativos à prevenção da cegueira particularmente por distúrbios do segmento anterior do globo ocular, em especial a catarata..
Palavras-chave: Catarata; Cataract Surgery; Economia; Emotional Factors; Satisfação.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Avaliação morfogeométrica da tomografia corneana para a detecção do ceratocone
Descrição: 1. RESUMO Introdução: A detecção do ceratocone em seu estágio inicial constitui a mais importante contra-indicação para cirurgia refrativa da córnea. Sabe-se que a ausência de deterioração da acuidade visual (AV) torna a identificação dos casos patológicos um desafio na prática clínica oftalmológica, principalmente em olhos com topografias corneanas duvidosas. A otimização dos diferentes métodos e tecnologias têm sido o alvo dos estudos atuais nesta área. Uma nova alternativa para a detecção das alterações ectásicas iniciais é proposta neste projeto, visando o auxílio no âmbito de diagnóstico precoce e o preciso manejo oftalmológico na prática clínica. Até o momento, não há estudos que demonstrem a eficácia desta análise morfogeométrica personalizada da córnea humana aplicada aos estágios incipientes ou subclínicos do ceratocone. Métodos: Trata-se de um estudo prospectivo analítico com um total de 286 olhos (149 olhos com ceratocone incipiente sem limitação visual e 137 olhos normais) atendidos no Hospital Vissum, na cidade de Alicante, Espanha. Passará por aprovação do Comitê de Ética da Faculdade de Medicina de São Paulo. Será realizada uma reconstrução morfogeométrica da córnea com um modelo virtual personalizado em 3D através dos dados brutos obtidos das superfícies corneanas anterior e posterior pelo tomógrafo Sirius. Somente um olho de cada paciente será incluído na análise. O tratamento estatístico será realizado através do programa SPSS, assim como curvas de Receiver Operating Characteristics (ROC) serão aplicadas para todas as variáveis extraídas de cada modelo corneano. Perspectivas: Como o ceratocone é uma causa importante de limitação visual e frequentemente encontrado na prática clínica entre os candidatos à cirurgia refrativa, há necessidade de diagnosticar precocemente com a mais alta precisão possível a fim de proporcionar o adequado manejo oftalmológico. Visto que até o momento não há relato de detecção precoce do ceratocone incipiente através de análise morfogeométrica personalizada da córnea, torna-se relevante a realização deste projeto. Além disso, a partir desta pesquisa, poderemos avaliar se as variáveis extraídas deste modelo corneano poderão ser beneficamente incoporadas em diferentes tecnologias atualmente disponíveis e utilizadas no diagnóstico de ceratocone. Desta forma, esclarecer à comunidade científica, aos cirurgiões refrativos e aos oftalmologistas, em geral, a fim de detectarem de forma mais eficaz este grupo de pacientes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Newton Kara José Junior - Integrante / Newton Kara-Junior - Coordenador / MAURO CEZAR TIVERON JUNIOR - Integrante.
2016 - Atual
Quantificação da Opacidade de Cápsula Posterior pela análise de software comparando lentes intra-oculares Hidrofílicas versus Hidrofóbicas em pacientes com catarata pediátrica.
Descrição: 1. RESUMO Introdução: O implante primário de lentes intra oculares (LIOs) em crianças com mais de dois anos de idade se consolidou entre os cirurgiões. É esperado no pós operatório de cataratas pediátricas (CP) mais complicações quando comparamos com adultos, sendo a busca por diminuição das complicações, o alvo dos estudos atuais em CP. Sabe-se que a opacidade de cápsula posterior (OCP) é a complicação mais freqüente. Alguns materiais de LIOs tem disso implantados com bons resultados, entre eles os materiais acrílicos hidrofóbico e o hidrofílico. Até o momento não há estudos que quantifiquem a OCP entre estes materiais. Métodos: Trata-se de um Ensaio Clínico Randomizado cego com mascaração com 18 olhos com pacientes entre 3 e 12 anos de idade no Hospital Humberto Castro Lima, na cidade de Salvador, com indicação cirúrgica de catarata. Passará por aprovação do Comitê de Ética da Faculdade de Medicina de São Paulo. Os pacientes serão randomizados, um grupo receberá implante primário de LIO hidrofóbica esférica dobrável (AcrySof SA60AT, Alcon) e o outro grupo implante primário LIO hidrofílica esférica dobrável (Akreos Adapt, Bausch e Lomb). Uma cirurgia padrão será realizada por um único cirurgião. A fotodocumentação da cápsula posterior será realizada com 30, 90, 180 e 360 dias de pós operatório com máquina fotográfica Canon EOS 5D acoplado à lâmpada de fenda Huvitz com adaptador Canon SLR/D-SLR. A quantificação da opacidade de cápsula posterior será através do software Epco 2000. O tratamento estatístico será realizado através do programa SPSS. Perspectivas: Já que ambos materiais acrílicos tem sido amplamente implantados, há necessidade de conhecer e documentar estatisticamente vantagens e desvantagens de cada material com o objetivo de diminuir complicações pós operatório de CP. Visto que até o momento não há quantificação da OCP nesta faixa etária comparando acrílico hidrofóbico e acrílico hidrofílico, torna-se relevante a realização deste projeto. Além disso, a partir desta pesquisa, poderemos conhecer o perfil de pacientes pediátricos com catarata em um serviço importante de Oftalmologia no Nordeste do Brasil. Com dados de custos será possível avaliar qual dos acrílicos tem melhor custo-benefício e a partir de dados demográficos coletados nessa pesquisa, será possível traçar o perfil epidemiológico dessa população. Desta forma, esclarecer à comunidade científica, aos cirurgiões de catarata, aos oftalmologistas pediátricos, em geral, afim de tratarem de forma mais adequada este grupo de pacientes, bem como conhecer as dificuldades e complicações encontradas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Newton Kara José Junior - Coordenador / Camila Koch - Integrante / Sergio Moraes - Integrante.Número de orientações: 1
2014 - Atual
Incidência de opacificação de cáspula posterior em LIOs
Descrição: Bolsa CNPQ NÚMERO DO PROCESSO LINHA DE FOMENTO/CHAMADA 446093/2014-9 Apoio a Projetos de Pesquisa / MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Faixa B - até R$ 60.000,00.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Newton Kara José Junior - Coordenador / Pricilla Jorge - Integrante.
2011 - Atual
Incidência de opacificação tardia de lentes intraoculares acrílicas hidrofílicas e características associadas
Descrição: As lentes intraoculares (LIOs) utilizadas na cirurgia de catarata são desenvolvidas a partir dos seguintes materiais: polimetilmetacrilato, silicone e acrílico. As LIOs mais modernas são feitas em acrílico, devido à benefícios intra e pós-operatórios. Existem dois tipos de material acrílico, o hidrofóbico e o hidrofílico. Foram relatados casos de opacificação de algumas LIOs confeccionadas em acrílico hidrofílico, alguns anos após a cirurgia. Desenho: Estudo prospectivo e randomizado Objetivo: Avaliar a incidência, características e fatores associados à opacificação tardia de lente intraocular (LIO) acrílica hidrofílica de câmara posterior.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Newton Kara José Junior - Integrante / Newton Kara-Junior - Coordenador / Pricilla Jorge - Integrante.
2010 - Atual
Avalição da influência de lentes intraoculares asféricas no resultado de exames diagnósticos que envolvam percepção visual de contraste
Descrição: As lentes intraoculares (LIO) asféricas foram desenhadas para aumentar a acuidade visual para a distância, por meio da melhora na sensibilidade ao contraste, principalmente em situações de baixa iluminação. Muitos aparelhos diagnósticos em oftalmologia, especialmente na área de glaucoma, baseiam sua avaliação na percepção de contraste. Objetivo: avaliar a influência de LIOs asféricas na resposta a exames diagnósticos que dependam da visão de contraste. Desenho: Estudo prospectivo, intraindivíduo, duplo-mascarado e randomizado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Newton Kara José Junior - Integrante / Newton Kara-Junior - Coordenador / Espíndola, Rodrigo França de - Integrante / Santhiago, Marcony R - Integrante.
2010 - Atual
Alterações oftalmológicas em pacientes portadores de esclerose sistêmica
Descrição: O objetivo deste estudo transversal foi avaliar a espessura central da córnea em pacientes com esclerose sistêmica e comparar com grupo controle. O grupo de estudo foi formado por 53 pacientes consecutivos com diagnóstico de esclerose sistêmica, baseado nos critérios do Colégio Americano de Reumatologia e provenientes do ambulatório de Reumatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. O grupo controle foi composto de 23 indivíduos saudáveis, provenientes do ambulatório de oftalmologia, e pareado para sexo e idade. A espessura central da córnea foi aferida através de paquimetria ultrassônica. O nível de significância estatística adotado foi o de 5% (p < 0,05). No grupo esclerose sistêmica, a média da espessura corneana no olho direito foi 538,3 ± 37,7 µm e foi 538,3 ± 36,3 µm no olho esquerdo. No grupo controle, foi 533,0 ± 32,9 µm no olho direito e foi 533,1± 33,6 µm no olho esquerdo. Não houve diferença estatisticamente significativa entre o grupo esclerose sistêmica e o grupo controle (P=0,54). Não foi encontrada relação entre a espessura central da córnea e o subtipo da esclerose sistêmica, bem como não houve correlação linear com a idade ao diagnóstico ou duração da doença. Concluiu-se que pacientes com esclerose sistêmica não apresentam diferença significativa na espessura central da córnea, quando comparados a indivíduos saudáveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Newton Kara José Junior - Integrante / Newton Kara-Junior - Integrante / Beatriz Fiuza Gomes - Integrante / Santhiago, Marcony R. - Integrante / Haroldo V. Moraes - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 6
2009 - Atual
Avaliação da eficácia clínica da utilização da substância viscoelástica Discovisc para proteção endotelial corneana durante a cirurgia de catarata por facoemulsificação
Descrição: Estudo randomizado e comparativo para avaliar, por meio da recuperação da acuidade visual, da paquimetria e da microscopia especular de córnea, a proteção às células do endotélio corneano em pacientes submetidos à cirurgia de extração da catarata por facoemulsificação, utilizando-se duas substâncias viscoelásticas para proteção endotelial: Discovisc (hialuronato de sódio a 1,6% associado a sulfato de condroitina a 4,0%) e Hidroxipropilmetilcelulose 2%. Foram também mensurados a velocidade de remoção do viscoelástico do olho após o implante da LIO e a pressão intraocular no período pós-operatório imediato..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Newton Kara José Junior - Integrante / Newton Kara-Junior - Coordenador / Santhiago, Marcony Rodrigues de - Integrante / Rodrigo França de Espíndola - Integrante.
2007 - Atual
Análise de qualidade óptica e desempenho visual em olhos submetidos à cirurgia de catarata com implante de lentes intraoculares asféricas para correção da aberração óptica ocular esférica
Descrição: O cristalino e a córnea são os principais componentes do sistema óptico humano, responsável pela focalização da luz incidente na retina, para que o estímulo visual possa seguir em direção ao córtex cerebral onde a percepção visual será formada. Após a cirurgia de catarata, o cristalino opacificado é substituído pela lente intraocular (LIO). Para a avaliação precisa da qualidade do sistema óptico visual humano são utilizados exames específicos, como o teste de sensibilidade ao contraste e a aberrometria. A córnea, por ser mais plana na periferia, comporta-se como uma lente asférica e induz aberrações ópticas. Visando melhorar o desempenho do sistema óptico humano, foram desenvolvidas LIOs anesféricas (asféricas) que, teoricamente, compensariam a aberração esférica corneana, melhorando o desempenho visual para distância. Porém, é possível que a neutralização da aberração esférica da córnea, acarrete em prejuízo à profundidade de foco, com diminuição da acuidade visual para perto e para distancia intermediaria. Objetivo primário: Determinar, qualitativamente e quantitativamente, se o implante de diferentes modalidades de LIOs asféricas, com distintos potenciais de atenuação da aberração esférica corneana, resulta em redução das aberrações oculares e melhora da sensibilidade ao contraste após a cirurgia de catarata, sem que ocorra redução critica da profundidade de foco. Objetivo secundário: Determinar o índice de aberração esférica corneana residual ideal para se potencializar a acuidade visual para distância sem que ocorra prejuízo significativo à acuidade visual para perto e para distancia intermediaria. Desenho: Estudo prospectivo, duplo-mascarado e aleatorizado (randomizado). Métodos: Estudo intraindividuo com 100 sujeitos, portadores de catarata bilateral. Vinte e cinco indivíduos serão randomizados para compor os quatro grupos de LIOs asféricas a serem estudadas. Uma LIO asférica será implantada em um olho e uma LIO esférica no olho contralateral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Newton Kara José Junior - Coordenador / Santhiago, Marcony Rodrigues de - Integrante / Rodrigo França de Espíndola - Integrante / Wilson Hida - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 3
2007 - Atual
Análise de qualidade óptica e desempenho visual em olhos submetidos à cirurgia de catarata com implante de lentes intraoculares para correção da presbiopia
Descrição: É grande a expectativa da população e da própria comunidade oftalmológica pela correção cirúrgica da presbiopia. A cirurgia de catarata com implante de lente intraocular (LIO) multifocal, bifocal ou acomodativa, é uma alternativa com potencial para minimizar a dependência de lentes corretoras. Porém, a utilização desta recente tecnologia pode também determinar limitações visuais. Objetivo: Determinar, qualitativamente e quantitativamente, se o implante de diferentes modalidades de lentes intraoculares para correção da presbiopia (multifocais e bifocais) resulta em redução da dependência de lentes corretoras para perto, intermediário e longe, sem que haja comprometimento significativo da qualidade da acuidade visual e da sensibilidade ao contraste, após a cirurgia de catarata. Desenho: Estudo prospectivo, duplo-mascarado e randomizado. Métodos: Estudo intra e interindividuo, com 100 sujeitos, portadores de catarata bilateral. Vinte e cinco indivíduos serão randomizados para compor os quatro grupos de LIOs multifocais e bifocais a serem estudados. Serão avaliados parâmetros objetivos e subjetivos de qualidade óptica, como aberrometria, profundidade de foco e sensibilidade ao contraste, em olhos operados de catarata com LIOs multifocais e bificais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Newton Kara José Junior - Coordenador / Wilson Takashi Hida - Integrante / Santhiago, Marcony Rodrigues de - Integrante / Rodrigo França de Espíndola - Integrante.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 2
2005 - 2010
Avaliação da viabilidade, otimização e desempenho de centro cirúrgico ambulatorial para cirurgia de catarata em hospital universitário: assistência e ensino
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Newton Kara José Junior - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 5
2004 - 2012
Avalição da influência de lente intraocular com pigmentação amarela na: qualidade visual, nos exames diagnósticos que envolvam percepção de contraste, e na proteção retiniana
Descrição: Tradicionalmente as lentes intraoculares (LIOs) oferecem proteção contra os raios solares ultravioletas. Estudos in-vitro sugerem que o espectro azul da luz visível também pode ser prejudicial para os fotorreceptores da retina, podendo acelerar a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Assim, uma LIO com pigmentação amarela, que filtra a luz azul, foi desenvolvida para, teoricamente, conferir proteção adicional à retina. Objetivo: avaliar a influência da LIO com pigmentação amarela, na acuidade visual e na resposta a exames que dependam da visão de contraste, além de estimar o efeito protetor retiniano em longo prazo. Desenho: Estudo prospectivo, intraindivíduo, duplo-cego, randomizado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Newton Kara José Junior - Coordenador / Juliana Lopes Jardim - Integrante / Marcony Santyago - Integrante / Rodrigo França Espíndola - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2004 - 2012
Avaliação dos gastos financeiros diretos e indiretos da cirurgia de catarata em hospital universitário de país em desenvolvimento
Descrição: Objetivo: Estimar o custo financeiro da cirurgia de catarata, pela técnica de facoemulsificação, comparado à técnica de extração extra-capsular, para os pacientes, para o Governo e para a Sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Newton Kara José Junior - Coordenador / Santhiago, Marcony Rodrigues de - Integrante / Carvalho, Regina de Souza - Integrante / Espíndola, Rodrigo França de - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2004 - Atual
Cirurgia de catarata: opiniões, expectativas e reações emocionais de pacientes com visão mono e binocular
Descrição: Objetivos: Identificar percepções e significados referentes à perda visual de pacientes que apresentavam diagnóstico de catarata, com indicação cirúrgica, por comprometimento visual significativo. Métodos: Estudo qualitativo, por meio de entrevistas abertas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Newton Kara José Junior - Coordenador / E R TEMPORINI - Integrante / Roberta F. Marback - Integrante / Kara-José, Newton - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5
2001 - 2010
Avaliação das características do atendimento de urgências oftalmológicas em hospitais universitários
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Newton Kara José Junior - Coordenador / Carvalho, Regina de Souza - Integrante / Kara-José, Newton - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8
2001 - 2004
Avaliação da viabilidade econômica da cirurgia de catarata por facoemulsificação em hospital universitário de país em desenvolvimento
Descrição: Objetivo: Avaliar a exequibilidade econômica da cirurgia de catarata, em hospital universitário, pela técnica de facoemulsificação, que implica em gastos maiores do que a técnica convencional de extração extra-capsular do cristalino, porém está associada a benefícios clínicos para os pacientes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Newton Kara José Junior - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3
1996 - Atual
Aspectos sociais da prevenção da cegueira por catarata em um país em desenvolvimento
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Newton Kara José Junior - Integrante / Carvalho, Regina de Souza - Integrante / Temporini, Edméa Rita - Integrante / Kara-José, Newton - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 15


Outros Projetos


2011 - Atual
Disciplina de Pós-graduação ?Revisão Sistemática da Literatura e Indexadores?
Descrição: Carga Horária:Total: 45h - Semanal: Teórica: 8h; Prática: 3h Estudos: 4h Créditos: 3 Duração: 3 semanas Objetivos: Fornecer informações sobre as opções de pesquisa e análise crítica de obras de referência e outras bases de dados físicas e informatizadas, bem como sua utilização prática para elaboração de trabalhos científicos e atualização na área médica, com enfoque especial em oftalmologia. Justificativa: Ensinar a pesquisa bibliográfica, avaliar a produção disponível nas diversas bases de dados, e conhecer os critérios de qualidade das publicações existentes. PROGRAMA 2013 03/6 (segunda-feira) 19h às 22h00 ? anfiteatro da oftalmologia 1- Introdução: Prof. Dr. Newton Kara Junior, Prof. Dr. Alberto Jorge Betinjane; Dr. Yoshitaka Nakashima 2- Indicadores bibliométricos e a estratégia de comunicação científica: Rogério Mugnaini (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - ECA/USP) 3- Fator de Impacto dos períodicos (Sistema QUALIS e Journal Citation Reports / ISI) ? como é calculado e para que serve?: Prof. Dr. Newton Kara-Junior 4- Como escolher o tema do estudo científico baseado no fator de impacto do periódico desejado: Prof. Dr. Newton Kara-Junior 5- Como utilizar a pesquisa bibliográfica para aprimorar o tema do estudo científico: Prof. Dr. Newton Kara-Junior 6- Ferramentas para pesquisa bibliográfica: Prof. Dr. Alberto Jorge Betinjane 04/6 (terça-feira) 08h30 às 12h30 ? biblioteca central da FMUSP (sala de treinamento) Central. Pesquisa em bases de dados (teoria e prática): Valéria Vilhena 14h às 18h ? biblioteca da FMUSP Exercícios de pesquisa bibliográfica (estudo não presencial) 19h às 22h00 ? anfiteatro da oftalmologia 1- Índice H: como é calculado e para que serve?: Prof. Dr. Rubens Brito 2- Tipos de estudos científicos e seus níveis de evidência: Prof. Dr. Paulo Schor 3- Principais erros metodológicos: Prof. Dr. Paulo Schor 4- Aleatoriedade em estudos científicos: Prof. Dr. Wallace Chamon 5- Padrão de qualidade dos periódicos nacionais: Prof. Dr. Wallace Chamon 6- Funções e responsabilidades do Editor Cientifico: Prof. Dr. Newton Kara-Junior e Prof. Dr. Wallace Chamon 7- Retratação de publicações: Prof. Dr. Newton Kara-Junior e Prof. Dr. Wallace Chamon 8- Exercícios de pesquisa bibliográfica (temas para estudo não presencial) 05/6 (quarta-feira) 08h30 às 12h30 ? laboratório de informática do Departamento de Medicina Preventiva no 2o. andar da FM EndNote Web; Web of Science; Derwent Innovations Index; Journal Citation Reports: Deborah Dias (Thomson-Reuters) 14h às 17h ? biblioteca da FMUSP Exercícios de pesquisa bibliográfica (estudo não presencial) 18h às 21h00 ? anfiteatro da oftalmologia 1- Revistas de elevado Fator de Impacto garantem a boa metodologia científica de seus artigos?: Dr Marco Arap 2- Influência da literatura científica nas decisões clínicas: evidências versus outros fatores: Prof. Dr. Raul Cutait 3- Como estimar a confiabilidade da publicação pela avaliação da metodologia empregada: Prof. Dr. Marco Martins Amatuzzi 4- Reflexões sobre a importância de escolher uma referência profissional a ser seguida: Dr. Sérgio Hototian 5- Exercícios de pesquisa bibliográfica (discussão): Prof. Dr. Newton Kara Junior, Prof. Dr. Alberto Jorge Betinjane; Dr. Yoshitaka Nakashima 11/6 (terça-feira) 19h às 22h00? anfiteatro da oftalmologia 1- O Fator de Impacto das Revistas e os Programas de Pós-graduação: Prof. Dr. Mário Luis Ribeiro Monteiro 2- Risco de viés: como avaliar se os resultados de um estudo são confiáveis?: Dr. Rui Imamura 3- Da revisão sistemática à meta-análise: conceitos básicos para escrita e interpretação: Dr. Rui Imamura 4- Exercícios de pesquisa bibliográfica (discussão): Prof. Dr. Newton Kara Junior, Prof. Dr. Alberto Jorge Betinjane; Dr. Yoshitaka Nakashima 12/6 (quarta-feira) 08h às 18h ? biblioteca da FMUSP Exercícios de pesquisa bibliográfica (estudo não presencial) 19h00 às 22h00 ? anfiteatro da oftalmologia.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso)
2007 - Atual
Periódico: Clinics (São Paulo)


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso)
2007 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso)
2006 - Atual
Periódico: Clinics
2013 - Atual
Periódico: Journal of Cataract and Refractive Surgery
2015 - Atual
Periódico: Journal of Refractive Surgery (1995)


Revisor de projeto de fomento


2013 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: OFTALMOLOGIA.


Prêmios e títulos


2011
Premio Emyr Soares, pelo melhor artigo científico de catarata publicado na Revista Brasileira de Oftalmologia em 2010, com o títul, Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa.
2010
Premio Prevenção da Cegueira pelo trabalho ?Expectativas e Conhecimento Entre Pacientes com Indicação de Transplante de Córnea?, apresentado como Tema Livre no XIX Congresso Brasileiro de Prevenção da, Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
2010
Premio Educação em Saúde Ocular pelo trabalho ?Cirurgia de Catarata: Custos Para os Pacientes no Período Pós-Operatório?, apresentado como Tema Livre no XIX Congresso Brasileiro de Prevenção da Ceguei, Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
2004
Prêmio pelo melhor tema livre apresentado no XXIX Simpósio da Associação Paranaense de Oftalmologia, com o Tema ?Detecção e Uso de Correção Óptica entre Oftalmologistas?, Associação Paranaense de Oftalmologia.
2004
Prêmio pelo melhor trabalho científico apresentado no III Congresso de Reciclagem da USP, com o tema ?Complicações de Cirurgias de Catarata Realizadas por Re, Disciplina de Oftalmologia da FMUSP.
2000
Prêmio pela melhor aula ministrada no Congresso da Associação Paranaense de Oftalmologia, proferindo o tema ?Substâncias Viscoelásticas?, Associação Paranaense de Oftalmologia.
1998
Prêmio Jovem Pesquisador, com o trabalho ?Aspectos Médico e Sociais do Atendimento Oftalmológico de Urgência?, durante VI Simpósio Internacional de Catarata e Lente Intraocular, Disciplina de Oftalmologia da UNICAMP.
1994
Prêmio Prof. Rubens Guimarães Montenegro, pela realização do trabalho: ?Acidentes Oculares Ocupacionais ? Ocorrência em Botucatu, SP ? no período de 1988 a 1992?, apresentado no III Congresso Médico-A, Centro Acadêmico da FM de Botucatu - UNESP.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
1GOMES, BEATRIZ FIUZA2018GOMES, BEATRIZ FIUZA ; Santhiago, Marcony R. ; Kara-Junior, Newton ; MORAES, HAROLDO VIEIRA . Evaluation of Corneal Parameters with Dual Scheimpflug Imaging in Patients with Systemic Sclerosis. CURRENT EYE RESEARCH, v. 1, p. 1-4, 2018.

2.
2Kara-Junior, Newton2018Kara-Junior, Newton ; KOCH, CAMILA RIBEIRO ; Santhiago, Marcony Rodrigues de ; FORNARI, LUCIANA ; CARAMELLI, BRUNO . Anticoagulants and antiplatelet drugs during cataract surgery. ARQUIVOS BRASILEIROS DE OFTALMOLOGIA, v. 81, p. 348-353, 2018.

3.
3Kara-Junior, Newton2018Kara-Junior, Newton . Technology, teaching, and the future of ophthalmology and the ophthalmologist. ARQUIVOS BRASILEIROS DE OFTALMOLOGIA, v. 81, p. V-VI, 2018.

4.
8Kara-Junior, Newton2017Kara-Junior, Newton ; ALMEIDA, HIRLANA GOMES ; JORGE, PRISCILLA DE ALMEIDA ; CARRICONDO, PEDRO CARLOS ; Kara-José, Newton . Consequences of cataract surgery public policies run by private contractors. ARQUIVOS BRASILEIROS DE OFTALMOLOGIA, v. 80, p. 5-6, 2017.

5.
7TIVERON JR., MAURO C.2017TIVERON JR., MAURO C. ; PENA, CAMILA RIBEIRO KOCH ; HIDA, RICHARD YUDI ; MOREIRA, LUCIANE BUGMANN ; BRANCO, FELIPE ROBERTO EXTERHOTTER ; Kara-Junior, Newton . Topographic outcomes after corneal collagen crosslinking in progressive keratoconus: 1-year follow-up. ARQUIVOS BRASILEIROS DE OFTALMOLOGIA, v. 80, p. 93-96, 2017.

6.
5TIVERON, MAURO C.2017TIVERON, MAURO C. ; ALIÓ DEL BARRIO, JORGE L. ; Kara-Junior, Newton ; PLAZA-PUCHE, ANA BELÉN ; ABU-MUSTAFA, SABAT K. ; ZEIN, GHASSAN ; ALIÓ, JORGE L. . Outcomes of Toric Iris-Claw Phakic Intraocular Lens Implantation After Deep Anterior Lamellar Keratoplasty for Keratoconus. JOURNAL OF REFRACTIVE SURGERY, v. 33, p. 538-544, 2017.

7.
6JORGE, PA2017JORGE, PA ; KOCH, CR ; JORGE, D ; KARA, J . Long-term efficiency of cataract surgery with hydrophilic acrylic Ioflex intraocular lens. Clinics, v. 72, p. 543-546, 2017.

8.
4GOMES, BEATRIZ FIUZA2017GOMES, BEATRIZ FIUZA ; SOUZA, REBECA ; VALADÃO, THIAGO ; Kara-Junior, Newton ; MORAES, HAROLDO VIEIRA ; Santhiago, Marcony R. . Is there an association between glaucoma and capillaroscopy in patients with systemic sclerosis?. INTERNATIONAL OPHTHALMOLOGY, v. 38, p. 251-256, 2017.

9.
14ALMEIDA, HIRLANA GOMES2016ALMEIDA, HIRLANA GOMES ; FERNANDES, VIVIANE BANDEIRA ; LUCENA, ANA CAROLINA VIEIRA PEIXOTO E ; Kara-Junior, Newton . Evaluation of ophthalmic emergencies in a public reference hospital in Pernambuco, Brazil. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 75, p. 18-20, 2016.

10.
15LODUCA, VAGNER2016LODUCA, VAGNER ; REHDER, JOSÉ RICARDO ; SOBRAL NETO, HALMELIO ; DAHER, GUILHERME ; GRACIA, MARINA ; JORGE, PRISCILLA A. ; Kara-Junior, Newton . Evaluation of efficacy, efficiency and effectiveness of community projects of visual health in the population of the amazon riversides. Medical Express, v. 3, p. 1-5, 2016.

11.
13Kara-Junior, N2016Kara-Junior, N; JOSÉ, NK . The occurrences of consecutive infections after cataract surgeries: random events or a product of mistaken public politics?. Clinics, v. 71, p. 295-296, 2016.

12.
11Santhiago, Marcony R.2016Santhiago, Marcony R. ; Ventura, Bruna V. ; Ghanem, Ramon C. ; Kara-Junior, Newton ; Moraes, Haroldo V. ; GHANEM, EMIR . Predictability and Vector Analysis of Laser In Situ Keratomileusis for Residual Errors in Eyes Implanted With Different Multifocal Intraocular Lenses. CORNEA, v. x, p. 1, 2016.

13.
10GOMES, BEATRIZ F.2016GOMES, BEATRIZ F. ; Santhiago, Marcony R. ; GOMES, SILVIA FIUZA ; Kara-Junior, Newton ; Moraes, Haroldo V. . Longitudinal Evaluation of Central Corneal Thickness in Patients With Systemic Sclerosis. CORNEA, v. x, p. 1, 2016.

14.
12ALMEIDA, HG2016ALMEIDA, HG ; HIDA, RY ; Kara-Junior, N . Review of developments in corneal transplantation in the regions of Brazil - Evaluation of corneal transplants in Brazil. Clinics, v. 71, p. 537-543, 2016.

15.
9GIACOMIN, NATALIA T.2016GIACOMIN, NATALIA T. ; Mello, Glauco R. ; MEDEIROS, CARLA S. ; KILIÇ, ALYIN ; SERPE, CRISTINE C. ; ALMEIDA, HIRLANA G. ; Kara-Junior, Newton ; Santhiago, Marcony R. . Intracorneal Ring Segments Implantation for Corneal Ectasia. JOURNAL OF REFRACTIVE SURGERY, v. 32, p. 829-839, 2016.

16.
21HUSSEIN, RENATA PROTA2015HUSSEIN, RENATA PROTA ; RANGEL, FLAVIA LUCIA BERALDI ; ALMEIDA, HIRLANA GOMES ; GRACIA, MARINA ; REHDER, JOSE RICARDO ; Kara-Junior, Newton . Evaluation of the care characteristics of ophthalmic emergencies in a public hospital in greater São Paulo. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 74, p. 89-91, 2015.

17.
22CARRICONDO, PEDRO C.2015CARRICONDO, PEDRO C. ; ABALEM, MARIA FERNANDA ; MACHADO, CLEIDE GUIMARÃES ; Kara-Junior, Newton . Prophylaxis and treatment of cystoid macular edema after cataract surgery. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 74, p. 113-118, 2015.

18.
23PENA, CAMILA RIBEIRO KOCH2015PENA, CAMILA RIBEIRO KOCH ; JORGE, PRISCILLA ALMEIDA ; Kara-Junior, Newton . Intraocular lenses and clinical treatment in paediatric cataract. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 74, p. x-x, 2015.

19.
17GOMES, BEATRIZ A. F.2015GOMES, BEATRIZ A. F. ; Santhiago, Marcony R. ; JORGE, PRISCILLA ALMEIDA ; Kara-José, Newton ; Moraes, Haroldo V. ; Kara-Junior, Newton . Corneal Involvement in Systemic Inflammatory Diseases. Eye & Contact Lens, v. 41, p. 141-144, 2015.

20.
18Kara-Junior, N2015Kara-Junior, N; ESPINDOLA, RF ; VALVERDE FILHO, J ; ROSA, CP ; OTTOBONI, A ; SILVA, ED . Ocular risk management in patients undergoing general anesthesia: an analysis of 39,431 surgeries. Clinics (USP. Impresso), v. 70, p. 541-543, 2015.

21.
19Kara-Junior, Newton2015Kara-Junior, Newton ; Santhiago, Marcony R. ; ALMEIDA, HIRLANA GOMES ; RAIZA, ANA CAROLINA . Safety of warfarin therapy during cataract surgery under topical anesthesia. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), v. 78, p. 154-157, 2015.

22.
20Kara-Junior, Newton2015Kara-Junior, Newton . A review of -cataract surgery teaching-. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), v. 78, p. 392-392, 2015.

23.
16GOMES, BEATRIZ A. F.2015GOMES, BEATRIZ A. F. ; Santhiago, Marcony R. ; Kara-Junior, Newton ; DE AZEVEDO, MÁRIO NEWTON L. ; Moraes, Haroldo V. . Assessment of Central Corneal Thickness in Different Subtypes of Systemic Sclerosis. Ocular Immunology and Inflammation, v. 24, p. 1-6, 2015.

24.
27Kara-Junior, N2014Kara-Junior, N; AMBROSIO JR, R ; CHAMON, W ; LEME, LE . The challenge for -multilingual- scientists in Brazil. Clinics (USP. Impresso), v. 69, p. 306-307, 2014.

25.
24Santhiago, Marcony R.2014Santhiago, Marcony R. ; Kara-Junior, Newton ; WARING, GEORGE O. . Microkeratome versus femtosecond flaps. Current Opinion in Ophthalmology, v. 25, p. 270-274, 2014.

26.
34LIRA, RODRIGO PESSOA CAVALCANTI2014LIRA, RODRIGO PESSOA CAVALCANTI ; AMORIM, FERNANDO HENRIQUE RAMOS ; GONÇALVES, FAUZE ABDULMASSIH ; ARIETA, CARLOS EDUARDO LEITE ; Kara-Junior, Newton . Comparison of the citation characteristics between the case reports/cases series versus other study designs in the articles published in brazilian journals of Ophthalmology. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 73, p. x-x, 2014.

27.
38Kara-Junior, Newton2014Kara-Junior, Newton . Medicina baseada em evidências. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 73, p. x-x, 2014.

28.
40Kara-Junior, Newton2014Kara-Junior, Newton . Teaching standardization in ophthalmology. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 73, p. 1, 2014.

29.
32Kara-Junior, Newton2014Kara-Junior, Newton ; MOURAD, PAULA C. ; MORAES, RENATA L. B. ; PIVA, CAROLINE ; SANTHIAGO, MARCONY RODRIGUES . Analysis of ocular cyclotorsion in lying position after peribulbar block and topical anesthesia. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 73, p. 2, 2014.

30.
37Kara-Junior, Newton2014Kara-Junior, Newton . How to measure the precision of clinical study results. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 73, p. 1, 2014.

31.
35MACHADO, MARIA CECILIA2014MACHADO, MARIA CECILIA ; SILVESTRE, ROSANE CASTRO ; Kara-José, Newton ; Kara-Júnior, Newton . Evaluation of job satisfaction of employees of a public hospital care recognized effectiveness. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 73, p. 3, 2014.

32.
36Kara-Junior, Newton2014Kara-Junior, Newton . Definition of population and randomization of sample in clinic surveys. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 73, p. 1, 2014.

33.
29JORGE, PRISCILLA DE ALMEIDA2014JORGE, PRISCILLA DE ALMEIDA ; JORGE, DELANO ; VENTURA, CAMILA VIEIRA ; VENTURA, BRUNA VIEIRA ; LIRA, WAGNER ; VENTURA, MARCELO CARVALHO ; SANTHIAGO, MARCONY RODRIGUES ; Kara-Junior, Newton . Incidence of posterior capsule opacification following the implantation of a foldable hydrophilic acrylic intraocular lens: a 4 year follow-up study. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), v. 77, p. 4, 2014.

34.
26Kara-Junior, N.2014Kara-Junior, N. . June consultation #7. Journal of Cataract & Refractive Surgery, v. 40, p. 1053, 2014.

35.
30Espíndola, Rodrigo França de2014Espíndola, Rodrigo França de ; Santhiago, Marcony R. ; MONTEIRO, MÁRIO LUIZ RIBEIRO ; Kara-Junior, Newton . Influence of aspheric intraocular lens on frequency doubling technology and contrast sensitivity: a fellow eye study. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), v. 77, p. 373-376, 2014.

36.
31QUAGLIATO, LUCAS BARASNEVICIUS2014QUAGLIATO, LUCAS BARASNEVICIUS ; DOMINGUES, CAROLINA ; QUAGLIATO, ELIZABETH MARIA A. B. ; ABREU, ELVIRA BARBOSA DE ; Kara-Junior, Newton . Applications of visual evoked potentials and Fourier-domain optical coherence tomography in Parkinson?s disease: a controlled study. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), v. 77, p. 238-242, 2014.

37.
39Kara-Junior, Newton2014Kara-Junior, Newton . Structure, style and writing of a scientific paper: the way in which researchers acknowledge their peers. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 73, p. 257-259, 2014.

38.
33CASTRO, EMERSON FERNANDES DE SOUSA E2014CASTRO, EMERSON FERNANDES DE SOUSA E ; OKUDA, ERIKA ARAKI ; AMATTO, VINÍCIUS BALBI ; ALMEIDA, HIRLANA GOMES ; GRACIA, MARINA ; Kara-Junior, Newton . Preemptive analgesia of nepafenac 0.1% in retinal photocoagulation. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 73, p. 269-272, 2014.

39.
25GOMES, BEATRIZ FIUZA2014GOMES, BEATRIZ FIUZA ; MORAES, HAROLDO VIEIRA ; Kara-Junior, Newton ; DE AZEVEDO, MÁRIO NEWTON L. ; FONYAT DE LIMA, FERNANDA BINA ; Santhiago, Marcony R. . Intraocular pressure in chronic users of low-dose oral corticosteroids for connective tissue disease. Canadian Journal of Ophthalmology, v. 49, p. 363-366, 2014.

40.
28JORGE, PRISCILLA DE ALMEIDA2014JORGE, PRISCILLA DE ALMEIDA ; JORGE, DELANO ; Santhiago, Marcony R ; Kara Júnior, Newton . Case-control study for clinical findings on intraocular lens opacity. Medical Express, v. 1, p. 356-358, 2014.

41.
41JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA2014JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA. Conducting and publishing clinical research. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 73, p. 321-322, 2014.

42.
42DE ALMEIDA JORGE, PRISCILLA2013DE ALMEIDA JORGE, PRISCILLA ; JORGE, DELANO ; VENTURA, CAMILA VIEIRA ; VENTURA, BRUNA VIEIRA ; LIRA, WAGNER ; VENTURA, MARCELO CARVALHO ; WERNER, LILIANA ; Kara-Junior, Newton . Late opacification in hydrophilic acrylic intraocular lenses: Analysis of 87 eyes in a random sample of 102 patients. Journal of Cataract and Refractive Surgery, v. 39, p. 1, 2013.

43.
45Kara-Junior, Newton2013Kara-Junior, Newton . A democratização do conhecimento médico e seus desafios. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 72, p. 5-7, 2013.

44.
46Kara-Junior, Newton2013Kara-Junior, Newton . A escolha adequada do tema de um estudo científico para publicação. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 72, p. 83-84, 2013.

45.
47Kara-Junior, Newton2013Kara-Junior, Newton . A importância da diversidade de idéias nas comissões de ética para análise de projetos de pesquisa. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 72, p. 285-286, 2013.

46.
49Kara-Junior, Newton2013Kara-Junior, Newton . A política científica nacional e o desafio para revistas, editores e pesquisadores. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 72, p. 217-218, 2013.

47.
50Kara-Junior, Newton2013Kara-Junior, Newton . O valor da análise crítica da literatura para a atualização médica continuada. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 72, p. 155-156, 2013.

48.
43Hida, Wilson Takashi2013Hida, Wilson Takashi ; Nakano, Celso Takashi ; YAMANE, IRIS SOUZA ; MOTTA, ANTONIO FRANCISCO PIMENTA ; TZELIKS, PATRICK FRENZEL ; ALENCAR, LUCIANA MALTA DE ; OSHIKA, TETSURO ; NETTO, MARCELO VIEIRA ; VENTURA, DORA FIX ; Kara-Junior, Newton . Desempenho visual dos pacientes pseudofácicos com diferentes lentes intraoculares. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 72, p. 287-293, 2013.

49.
48Kara-Junior, Newton2013Kara-Junior, Newton . A influência da ética, da moral e do bom senso nas controvérsias da medicina. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 72, p. 359-360, 2013.

50.
44Hida, Wilson Takashi2013Hida, Wilson Takashi ; Nakano, Celso Takashi ; YAMANE, IRIS ; MOTTA, ANTONIO FRANCISCO PIMENTA ; TZELIKS, PATRICK FRENZEL ; GUIMARAES, ALINE SILVA ; ALENCAR, LUCIANA MALTA DE ; VENTURA, DORA SELMA FIX ; ALVES, MILTON RUIZ ; JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA . Elaboração e validação do questionário de satisfação dos pacientes pseudofácicos em português. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 72, p. 388-395, 2013.

51.
57Kara-Junior, Newton2012Kara-Junior, Newton ; Santhiago, Marcony Rodrigues de ; Espindola, Rodrigo França de . Facoemulsificação versus extração extracapsular no sistema público de saúde: análise de custos para o hospital, para o governo e para a sociedade. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 71, p. 115-124, 2012.

52.
59Kara-Junior, Newton2012Kara-Junior, Newton . A situação da pós-graduação strictu sensu no Brasil: instituição, docente e aluno. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 71, p. 5-7, 2012.

53.
53LIMA, F. B. F.2012LIMA, F. B. F. ; ABALEM, M. F. ; RUIZ, D. G. ; GOMES, B. A. F. ; AZEVEDO, M. N. L. ; MORAES, H. V. ; YESKEL, A. S. ; Kara-Junior, Newton . Prevalence of eye disease in Brazilian patients with psoriatic arthritis. Clinics, v. 67, p. 249-53, 2012.

54.
51Santhiago, Marcony R.2012Santhiago, Marcony R. ; Wilson, Steven E. ; Netto, Marcelo V. ; Ghanen, Ramon C. ; Monteiro, Mario Luis R. ; Bechara, Samir J. ; Espana, Edgar M. ; Mello, Glauco R. ; Kara-Junior, Newton . Modulation transfer function and optical quality after bilateral implantation of a +3.00 D versus a +4.00 D multifocal intraocular lens. Journal of Cataract and Refractive Surgery, v. 40, p. 120-220, 2012.

55.
52Ventura, Bruna V.2012Ventura, Bruna V. ; Moraes, Haroldo V. ; Kara-Junior, Newton ; Santhiago, Marcony R. . Role of Optical Coherence Tomography on Corneal Surface Laser Ablation. Journal of Ophthalmology, v. 2012, p. 1-6, 2012.

56.
58Marback, Roberta Ferrari2012Marback, Roberta Ferrari ; Espíndola, Rodrigo França de ; Santhiago, Marcony Rodrigues de ; Temporini, Edméa Rita ; Kara-Junior, Newton . Cataract surgery: emotional reactions of patients with monocular versus binocular vision. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 71, p. 385-389, 2012.

57.
54ESPINDOLA, RF2012ESPINDOLA, RF ; CASTRO, EF ; SANTHIAGO, MR ; Kara-Junior, N . A clinical comparison between DisCoVisc and 2% hydroxypropylmethylcellulose in phacoemulsification: a fellow eye study. Clinics (USP. Impresso), v. 67, p. 1059-1062, 2012.

58.
55Espíndola, Rodrigo França de2012Espíndola, Rodrigo França de ; Santhiago, Marcony Rodrigues de ; Kara-Júnior, Newton . Effect of aspherical and yellow tinted intraocular lens on blue-on-yellow perimetry. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), v. 75, p. 316-319, 2012.

59.
56MAGRI, MICHELI PATRÍCIA DE FÁTIMA2012MAGRI, MICHELI PATRÍCIA DE FÁTIMA ; Espíndola, Rodrigo França de ; Santhiago, Marcony Rodrigues de ; MERCADANTE, ELISABETH FROLICH ; Kara Júnior, Newton . Cancelamento de cirurgias de catarata em um hospital público de referência. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), v. 75, p. 333-336, 2012.

60.
63Gomes, Beatriz de A. F2011Gomes, Beatriz de A. F ; Santhiago, Marcony R ; Magalhães, Priscilla ; Kara-Junior, Newton ; Azevedo, Mário N. L. de ; Moraes Jr, Haroldo V . Ocular findings in patients with systemic sclerosis. Clinics (USP. Impresso), v. 66, p. 379-385, 2011.

61.
67Kara-Junior, Newton2011Kara-Junior, Newton . Importância do centro cirúrgico ambulatorial para a realização de cirurgias de catarata em larga escala. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 70, p. 75-76, 2011.

62.
62de AF Gomes, Beatriz2011de AF Gomes, Beatriz ; Santhiago, Marcony R ; Kara-Junior, Newton ; Noé, Rosângela AM ; de Azevedo, Mário NL ; Moraes, Haroldo V . Central Corneal Thickness in Patients With Systemic Sclerosis: A Controlled Study. Cornea, p. 1-1, 2011.

63.
61Santhiago, Marcony R.2011Santhiago, Marcony R. ; Wilson, Steven E. ; Netto, Marcelo V. ; Espíndola, Rodrigo F. ; Shah, Ravindra A. ; Ghanem, Ramon C. ; Bechara, Samir J. ; Kara-Junior, Newton . Visual Performance of an Apodized Diffractive Multifocal Intraocular Lens With +3.00-D Addition: 1-year Follow-up. Journal of Refractive Surgery (1995), v. x, p. x-x, 2011.

64.
66Kara-Junior, Newton2011Kara-Junior, Newton ; Mourad, Paula de Camargo Abou ; de Espíndola, Rodrigo França ; AbilRuss, Heloisa Helena . Expectativas e conhecimento entre pacientes com indicação de transplante de córnea. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 70, p. 230-234, 2011.

65.
60Kara-Junior, Newton2011Kara-Junior, Newton ; Espindola, Rodrigo F. ; Gomes, Beatriz A.F. ; Ventura, Bruna ; Smadja, David ; Santhiago, Marcony R. . Effects of blue light filtering intraocular lenses on the macula, contrast sensitivity, and color vision after a long-term follow-up. Journal of Cataract and Refractive Surgery, v. 37, p. 2115-2119, 2011.

66.
65Kara-Junior, Newton2011Kara-Junior, Newton . A situação do ensino da facoemulsificação no Brasil. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 70, p. 275-277, 2011.

67.
64Kara-Júnior, Newton2011Kara-Júnior, Newton; Dellapi Jr, Roberto ; Espíndola, Rodrigo França de . Dificuldades de acesso ao tratamento de pacientes com indicação de cirurgia de catarata nos Sistemas de Saúde Público e Privado. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), v. 74, p. 323-325, 2011.

68.
68Santhiago, Marcony R.2010 Santhiago, Marcony R. ; Netto, Marcelo V. ; Barreto Jr., Jackson ; Gomes, Beatriz A.F. ; Mukai, Adriana ; Guermandi, Ana Paula Calil ; Kara-Junior, N. . Wavefront Analysis, Contrast Sensitivity, and Depth of Focus After Cataract Surgery With Aspherical Intraocular Lens Implantation. American Journal of Ophthalmology, v. 149, p. 383-389.e2, 2010.

69.
71Santhiago M2010Santhiago M ; Netto, Marcelo V. ; Barreto Jr., Jackson ; GOMES, B. F. ; SCHAEFER A ; Kara-Junior, Newton . Wavefront analysis and modulation transfer function of three multifocal intraocular lenses. Indian Journal of Ophthalmology (Bombay), v. 58, p. 109-113, 2010.

70.
72Kara-Junior, Newton2010Kara-Junior, Newton ; Mazurek, Maysa Godoy Gomes ; Santhiago, Marcony R. ; Parede, Taís Ribeira ; ESPINDOLA, R. F. ; Carvalho, RS . Phacoemulsification versus extracapsular extraction: governmental costs. Clinics (USP. Impresso), v. 65, p. 4, 2010.

71.
73Kara-Junior, Newton2010Kara-Junior, Newton ; Parede, Tais Renata Ribeira ; Santiago, Marcony Rodrigues ; Espindola, Rodrigo França ; Mazurek, Maysa Godoy Gomes ; Carvalho, Regina de Souza . Custo social de duas técnicas de cirurgia de catarata no Brasil. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso), p. 3, 2010.

72.
69Santhiago, Marcony R.2010 Santhiago, Marcony R. ; Netto, Marcelo V. ; Espindola, Rodrigo F. ; Mazurek, Maysa G. ; Gomes, Beatriz de A.F. ; Parede, Tais R.R. ; Harooni, Hooman ; Kara-Junior, Newton . Comparison of reading performance after bilateral implantation of multifocal intraocular lenses with +3.00 or +4.00 diopter addition. Journal of Cataract and Refractive Surgery, v. 36, p. 1874-1879, 2010.

73.
79Barreto Junior, Jackson2010Barreto Junior, Jackson ; Primiano Junior, Helio ; Espíndola, Rodrigo França de ; Germano, Renato Antunes Schiave ; Kara-Junior, Newton . Cirurgia de catarata realizada por residentes: avaliação dos riscos. Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso), v. 69, p. 301-305, 2010.

74.
74Marback, Roberta Ferrari2010Marback, Roberta Ferrari ; Temporini, Edméa Rita ; Kara Júnior, Newton . Cirurgia de catarata: características e opiniões de pacientes com visão mono versus binocular. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), v. 73, p. 399-404, 2010.

75.
78Carvalho, Regina de Souza2010Carvalho, Regina de Souza ; Kara-José, Newton ; Kara-Junior, Newton . Post-visit at ophthalmology emergency service: frequency and perception of the doctors on duty and users. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), v. 73, p. 423-427, 2010.

76.
75Kara-Junior, Newton2010Kara-Junior, Newton ; Espindola, Rodrigo F. . Evolução e viabilização de um centro cirúrgico ambulatorial para cirurgias de catarata em larga escala em um hospital universitário. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), v. 73, p. 494-496, 2010.

77.
76Kara-Junior, Newton2010Kara-Junior, Newton . Influência da correção cirúrgica da catarata na percepção laborativa. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), v. 73, p. 491-493, 2010.

78.
77Germano, Jorge Estefano2010Germano, Jorge Estefano ; Hida, Wilson Takashi ; Brasil, Alexandre Almeida ; Germano, Renato Antunes Schiave ; Yamane, Iris de Souza ; Reis, Alexandre ; Fujita, Reinaldo ; Schaefer, Arthur ; Kara-Junior, Newton José ; Avakian, Amaryllis ; Nakano, Celso Takashi . Lente intraocular multifocal refrativa: a performance visual e qualidade de vida em implantes bilaterais versus unilaterais. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 69, p. 372-377, 2010.

79.
70Santhiago, Marcony R.2010Santhiago, Marcony R. ; Netto, Marcelo V. ; Barreto, Jackson ; Gomes, Beatriz A.F. ; Oliveira, Cristiane D. ; Kara-Junior, Newton . Optical Quality in Eyes Implanted with Aspheric and Spherical Intraocular Lenses Assessed by NIDEK OPD-Scan: A Randomized, Bilateral, Clinical Trial. Journal of Refractive Surgery (1995), p. 287-292, 2010.

80.
80Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J2009Kara-Junior, N.; Santhiago M ; Kawakami A ; Carricondo, P., C. ; HIDA, W. T. . Mini-rhexis for white intumescent cataracts. Clinics (USP. Impresso), v. 64, p. 309-312, 2009.

81.
86NAKANO, C. T.2009NAKANO, C. T. ; HIDA, W. T. ; Kara-Junior, N. ; MOTTA, A. P. ; Reis A ; Pamplona M ; Fujita R ; YAMANE, I. S. ; Holzchuh R ; AVAKIAN, A. . Comparison of central cornea edema and visual recovery between liquefaction and conventional phacoemulsification in soft cataracts. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 68, p. 7-12, 2009.

82.
84Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J2009Kara-Junior, N.; HIDA, W. T. ; Santhiago M ; YAMANE, I. S. ; Carricondo, P., C. ; KARA-JOSE, N. . Alterações na tela de Amsler entre pacientes com catarata senil. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 68, p. 18-21, 2009.

83.
87Santhiago M2009Santhiago M ; GOMES, B. F. ; Kara-Junior, N. ; SILVA, N. P. ; NAVARRETE, C. P. ; CREMA, A. S. ; YAMANE, Y. ; MEIRELLES, S. H. . Facectomia na infância: quem são nossos pacientes?. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 68, p. 134-137, 2009.

84.
88Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J2009Kara-Junior, N.; Santhiago M . Lentes asféricas: avaliação da indicação clínica e das opções de lentes. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 68, p. 175-179, 2009.

85.
82Carvalho, RS2009Carvalho, RS ; KARA-JOSE, N. ; TEMPORINI, E. R. ; Kara-Junior, N. ; Noma, R K . Self-medication: the first attempt in patients seen in an ophthalmologic emergency room. Clinics (USP. Impresso), v. 64, p. 735-741, 2009.

86.
83HIDA, W. T.2009HIDA, W. T. ; MOTTA, A. P. ; Kara-Junior, N. ; ALVES, E. ; TADEU, M. ; Cordeiro L ; NAKANO, C. T. . Comparison between OPD-Scan results and visual outcomes of monofocal and multifocal intraocular lenses. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), v. 72, p. 526-532, 2009.

87.
89Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J2009Kara-Junior, N.. Novidades na cirurgia de catarata: lentes intra-oculares asféricas. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 68, p. 195-196, 2009.

88.
85NAKANO, C. T.2009NAKANO, C. T. ; HIDA, W. T. ; Kara-Junior, N. ; MOTTA, A. P. ; FANTE, D. ; MASSON, V. F. ; REIS, A ; PAMPLONA, M ; YAMANE, I. S. ; HOFFMAN, R. F. ; AVAKIAN, A. . Comparison between OPD-scan results and contrast sensitivity of three intraocular lenses: spheric acrysof SN60AT, asferic acrysof SN60WF and multifocal acrysof restor lens. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 68, p. 216-222, 2009.

89.
91Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J2009Kara-Junior, N.; Santhiago M . Opções de capsulorrexe na catarata intumescente com hipertensão endossacular. Oftalmologia em Foco, v. 123, p. 53-54, 2009.

90.
81Santhiago M2009Santhiago M ; NETTO MV ; BARRETO jr J ; GOMES, B. F. ; SCHAEFER A ; Kara-Junior, N. . A contralateral eye study comparing apodized diffrative and full difrative lenses: wavefront analysis and distance and near uncorrected visual acuity. Clinics (USP. Impresso), v. 64, p. 953-60, 2009.

91.
90Santhiago, Marcony Rodrigues de2009Santhiago, Marcony Rodrigues de ; Monica, Luiz Alberto Molina ; Kara-Junior, Newton ; Gomes, Beatriz de Abreu Fiúza ; Bertino, Pedro Moreira ; Mazurek, Maysa Godoy Gomes ; Yamane, Yoshifume ; Meirelles, Sergio Henrique Sampaio . Perfil do paciente com ceratopatia bolhosa pós-facectomia atendidos em hospital público. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 68, p. 201-205, 2009.

92.
92HIDA, W. T.2008 HIDA, W. T. ; Kara-Junior, N. ; NAKANO, C. T. . Comparison of wavefront analysis between monofocal and multifocal posterior chamber implants. Canadian Journal of Ophthalmology, v. 43, p. 248-249, 2008.

93.
94HIDA, W. T.2008HIDA, W. T. ; MOTTA, A. P. ; INOMATA, D. L. ; JALES, M. Q. M. ; FASCIO JUNIOR, A. ; Kara-Junior, N. ; NAKANO, C. T. . Incisões relaxantes limbares ou incisões no meridiano mais curvo associadas a facoemulsificação com implante de lente intra-ocular multifocal. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), v. 71, p. 273-277, 2008.

94.
96KARA-JOSE, N.2008KARA-JOSE, N. ; Noma, R K ; Carvalho, RS ; CHINAGLIA, M. Z. ; Kara-Junior, N. . Investimento e Satisfação em Curso de Curta Duração: Modelo de Avaliação. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 67, p. 7-11, 2008.

95.
93HIDA, W. T.2008HIDA, W. T. ; YAMANE, I. S. ; MOTTA, A. P. ; SILVA, M. T. ; ALVES, E. ; Kara-Junior, N. ; NAKANO, C. T. . Comparação da Análise de Frente de Onda e da Sensibilidade ao Contraste em Olhos Pseudofácicos com Implante de Lentes Intra-oculares Esférica Asférica. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 67, p. 119-124, 2008.

96.
98Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J2008Kara-Junior, N.. O Jovem Oftalmologista e seus Desafios no Mercado de Trabalho. Oftalmologia em Foco, v. 117, p. 18-19, 2008.

97.
95HIDA, W. T.2008HIDA, W. T. ; MOTTA, A. P. ; Kara-Junior, N. ; Costa H ; TOKUNAGA, C. K. ; Cordeiro L ; Gemperli D ; NAKANO, C. T. . Estudo comparativo do desempenho visual e análise de frente de onda entre as lentes intra-oculares multifocais difrativas Tecnis ZM900 e Acrysof Restor SN60D3. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), v. 71, p. 788-792, 2008.

98.
97Kleiner JA2008Kleiner JA ; Kara-Junior, N. . Uso de diferentes lentes acrílicas dobráveis após cirurgia de catarata por meio da facoemulsificação em cães. MEDVEP. Revista Cientifica de Medicina Veterinaria, v. 6, p. 259-267, 2008.

99.
100Carvalho, RS2007Carvalho, RS ; KARA-JOSE, N. ; TEMPORINI, E. R. ; Kara-Junior, N. . Patterns of Detection and Optical Correction among Ophthalmolgists. Clinics (USP. Impresso), v. 62, p. 11-16, 2007.

100.
101MARBACK, R.F.2007MARBACK, R.F. ; TEMPORINI, E. R. ; MAIA JR, O. ; Kara-Junior, N. . Significações Atribuidas por Portadores de Visão Monocular `a Perda Visual e Cirurgia de Catarata. Medicina (Ribeirão Preto), v. 40, p. 576-581, 2007.

101.
99MARBACK, R.F.2007MARBACK, R.F. ; TEMPORINI, E. R. ; Kara-Junior, N. . Emotional factors prior to cataract surgery. Clinics (USP. Impresso), v. 62, p. 433-438, 2007.

102.
102Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J2006 Kara-Junior, N.; JARDIM, J. L. ; LEME, E. O. ; DALLCOLL, M. ; SUSANNA JUNIOR, R. . Effect of the Acrysof Natural Intraocular Lens on Blue-Yellow Perimetry. Journal of Cataract and Refractive Surgery, v. 32, p. 1328-1330, 2006.

103.
103Bonanomi, M.T.B.2006Bonanomi, M.T.B. ; NICOLETTI, A.G.B. ; Carricondo, P., C. ; Buzalaf, F. ; Kara-Junior, N. ; Gomes, A., M., V. ; Nakashima, Y. . Retinal thickness assessed by optical coherence tomography (OCT) in pseudophakic macular edema. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), v. 69, p. 539-544, 2006.

104.
104MARBACK, R.F.2005MARBACK, R.F. ; TEMPORINI, E. R. ; MAIA JR, O. ; SCHAEFER T. ; Kara-Junior, N. ; KARA-JOSE, N. . Atividade Ocupacional e Catarata Senil. Opinião de Pacientes de Hospital Universitário. Medicina Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - SP, v. 38, p. 301-309, 2005.

105.
105Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J2004Kara-Junior, N.; CURSINO, M. ; WHITAKER, E. . Cirurgia de catarata: otimização de centro cirúrugico com utilização de pacote cirúrgico pré-montado.. Arquivo Brasileiro de Oftalmologia, v. 67, p. 305-309, 2004.

106.
106Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J2004 Kara-Junior, N.; AVAKIAN, A. ; LOWER, L. M. T. ; ROCHA, A. M. ; CURSINO, M. ; ALVES, M. R. . Facoemulsificação versus extração manual do cristalino: análise de custos.. Arquivo Brasileiro de Oftalmologia, v. 67, p. 481, 2004.

107.
107TEMPORINI, E. R.2002TEMPORINI, E. R. ; Kara-Junior, N. ; HOLZCHUH, N. ; KARA-JOSE, N. . Popular beliefs regarding the treatment of senile cataract.. Revista de Saúde Pública, v. 36, n.3, p. 343-349, 2002.

108.
109Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J2001Kara-Junior, N.; ZANATO, M. C. ; VILACA, V. ; KARA-JOSE, N. . Aspectos médicos e sociais no atendimento oftalmológico de urgência. Arquivo Brasileiro de Oftalmologia, v. 64, p. 39-43, 2001.

109.
108Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J2001Kara-Junior, N.; TEMPORINI, E. R. ; KARA-JOSE, N. . Cataract surgery: expectations of patients assisted during a community project in São Paulo, State of São Paulo, Brazil.. Revista do Hospital das Clínicas da Faculade de Medicina da USP, v. 56, n.6, p. 163-168, 2001.

110.
111Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J2000Kara-Junior, N.. Prevenção da infecção no consultório. Sinopse de Oftalmologia, v. Ano 2, n.1, p. 29-31, 2000.

111.
110Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J2000Kara-Junior, N.; RUSS, H. H. A. ; KARA-JOSE, N. . Patologias oftalmológicas. Revisão para Clínicos e Pediatras. Medical Master - Anais de Atualização Médica, v. 4, p. 9, 2000.

112.
112Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J1999Kara-Junior, N.. Olho seco. Sinopse de Oftalmologia, v. Ano 1, n.2, p. 59-60, 1999.

113.
113TEMPORINI, E. R.1997TEMPORINI, E. R. ; KARA-JOSE, N. ; Kara-Junior, N. . Catarata senil: características e percepções de pacientes atendidos em projeto comunitário de reabilitação visual. Arquivo Brasileiro de Oftalmologia, v. 60, n.1, p. 79-83, 1997.

114.
114OLIVEIRA, R. S. C. S.1996OLIVEIRA, R. S. C. S. ; KARA-JOSE, N. ; Kara-Junior, N. . Avaliação do uso de lentes de contato descartáveis em 100 pacientes. Arquivo Brasileiro de Oftalmologia, v. 59, n.3, p. 272-278, 1996.

115.
115Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J1996Kara-Junior, N.; SCHELLINI, S. A. ; SILVA, M. R. B. M. ; BRUNI, L. F. ; ALMEIDA, A. G. C. . Projeto catarata - Qual a sua importância para a comunidade?. Arquivo Brasileiro de Oftalmologia, v. 59, n.5, p. 490-496, 1996.

116.
116Kara-Junior, N.;Kara-Junior, Newton;Kara-José Junior, N;Kara Júnior, Newton;Kara-Junior, Newton José;Kara-Júnior, Newton;Kara-Junior, N;JOSÉ JÚNIOR, NEWTON KARA;JOSÉ JUNIOR, NEWTON KARA;KARA, J1994Kara-Junior, N.; OLIVEIRA NETO, J. C. ; SILVA, A. L. B. ; SCHELLINI, S. A. . Acidentes oculares ocupacionais - ocorrência em Botucatu - SP, no período de 1988 a 1992. Arquivo Brasileiro de Oftalmologia, São Paulo, v. 57, n.6, p. 389-389, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Kara-Junior, N. Iniciação à Pesquisa Clínica: guia com reflexões para jovens pesquisadores. 1. ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2015. v. 1. 140p .

Capítulos de livros publicados
1.
Kara-Junior, N; SANTYAGO, M. ; GOMES, BEATRIZ FIUZA . Bases da Terapêutica Ocular. In: Antônio Carlos Zanini e Seizi Oga. (Org.). Farmacologia Aplicada. 6ed.São Paulo: Ateneu, 2018, v. 1, p. 653-658.

2.
Kara-Junior, N; SANTYAGO, M. . Lentes Intra-oculares Asfericas. In: Marcony Santiago. (Org.). Cirurgia Refrativa. 1ed.Cultura Medica: Rio de Janeiro, 2017, v. 1, p. 351-353.

3.
Kara Júnior, Newton. Lenticonus. In: Frazao MA, Mello PAS. (Org.). Diagnóstico em Oftalmologia. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Medica, 2017, v. 1, p. 92-93.

4.
Kara-Júnior, Newton; SANTYAGO, M. . Queimadura da incisão: causas. Como evitar? Como contornar a complicação?. In: Marco Antônio Rey de Faria; Walton Nosé. (Org.). Catarata. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2015, v. 1, p. 213-215.

5.
Kara-Júnior, Newton. Substâncias Viscoelásticas. In: Armando Crema; Renato Ambrosio Jr. (Org.). Tratado Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2014, v. 1, p. 232-.

6.
Kara-Júnior, Newton. Dinâmica dos Fluídos. In: Marcos Ávila; Augusto Paranhos Jr. (Org.). Farmaceutica e Terapia Ocular. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2013, v. 1, p. 17-18.

7.
Kara-Júnior, Newton. Sustâncias Viscoelásticas - mantendo espaços e protegendo estruturas. In: Carlos Eduardo Leite Arieta; Marco Antônio Rey de Faria. (Org.). Cristalino e Catarata. 3ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2013, v. , p. 97-99.

8.
Kara-Júnior, Newton; TAKASAKA, I. . Descolamento de Coróide. In: Rodrigo Lira; Valdir Balarin. (Org.). Retina em Questões. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2012, v. 1, p. 387-392.

9.
Kara-Junior, Newton . Avanços na Técnologia: Substâncias Viscoelásticas. In: Milton Ruiz Alves. (Org.). Cirurgia Ocular. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2012, v. 1, p. 219-221.

10.
Kara-Júnior, Newton; COTI, G. C. . Hipertrofia do Epitélio Pigmentado da Retina. In: Fábio Guilherme C M de Campos. (Org.). Polipose. 1ed.São Paulo: Yendis, 2011, v. , p. 187-191.

11.
ABIB, F. C. ; BOTEON, J. E. ; MOLINARI, L. C. ; Kara-Junior, N. ; BARRETO jr J ; SOUSA, S. J. F. E. . Farmacologia. In: Adalmir Morterá Dantas. (Org.). Essencial em Oftalmologia. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2010, v. , p. 75-112.

12.
Kara-Junior, N.; AVAKIAN, A. . Doenças do Cristalino. In: Martins MA, Carrilho FJ, Alves VAF, Castilho EA, Cerri GG, Wen CL. (Org.). Clínica Médica. 1ed.São Paulo: Manole, 2009, v. 1, p. 58-61.

13.
Kara-Junior, N.. Situação da cegueira por catarata no Brasil e no mundo. In: Kara-José N; Rodrigues MLV. (Org.). Saúde ocular e prevenção da cegueira. 1ed.São Paulo: Cultura Médica, 2009, v. 1, p. 88-93.

14.
Kara-Junior, N.. Conselhos para os jovens oftalmologistas. In: Kara-José N; Rodrigue MLV. (Org.). Saúde ocular e prevenção da cegueira. 1ed.São Paulo: Cultura Médica, 2009, v. 1, p. 398-404.

15.
Kara-Junior, N.. Cegueira econômica. In: Kara-José N; Rodrigues MLV. (Org.). Saúde ocular e prevenção da cegueira. 1ed.São Paulo: Cultura Médica, 2009, v. 1, p. 24-31.

16.
KARA-JOSE, N. ; Carvalho, RS ; RODRIGUES MLV ; Kara-Junior, N. . Política de saúde ocular. In: kara-José N; Rodrigues MLV. (Org.). Saúde ocular e prevenção da cegueira. 1ed.São Paulo: Cultura Médica, 2009, v. 1, p. 242-243.

17.
Kara-Junior, N.. Substâncias viscoelásticas - mantendo espaços e protegendo estruturas. In: Arieta CL; Padilha MA; Bechara SJ. (Org.). Cristalino e Catarata. 1ed.São Paulo: Cultura Médica, 2008, v. 1, p. 105-115.

18.
TAIAR A ; KARA-JOSE, N. ; Kara-Junior, N. . Síndrome da erosão recorrente. In: Kara-José N; Freitas D; Moreira H; Boteon JE. (Org.). Doenças da córnea e da conjuntiva. 1ed.São Paulo: Cultura Médica, 2007, v. 1, p. 331-333.

19.
Kara-Junior, N.; Moreira H . Trauma Corneano. In: Kara-José N; Freitas D; Moreira H; Boteon JE. (Org.). Doenças da córnea e da conjuntiva. 1ed.São Paulo: Cultura Médica, 2007, v. 1, p. 413-415.

20.
CASTRO, E. S. ; Kara-Junior, N. ; KARA-JOSE, N. . Emergências em oftalmologia. In: poggetti R; Fontes B; Birolini D. (Org.). Cirurgia do trauma. 1ed.São Paulo: Roca, 2007, v. 1, p. 179-181.

21.
Kara-Junior, N.. Custos em cirurgia de catarata. In: Virgílio Centurion; Carlos Nicoli; Jorge Villar-Kuri. (Org.). El Libro del Cristalino de las Américas. 1ed.São Paulo: Santos, 2006, v. 1, p. 907-922.

22.
KARA-JOSE, N. ; CASTRO, E. S. ; Kara-Junior, N. . Trauma ocular. In: Moraes IN. (Org.). Tratado de clínica cirúrgica. 1ed.São Paulo: Roca, 2005, v. 1, p. 605-612.

23.
Kara-Junior, N.. Aparelhos-pontas. In: FREITAS, L L. (Org.). Cristalino e Catarata. São Paulo: Santos, 2004, v. , p. 121-121.

24.
Kara-Junior, N.. Técnicas cirúrgicas-emulsificação. In: FREITAS, L L. (Org.). Cristalino e Catarata. São Paulo: Santos, 2004, v. , p. 121-121.

25.
Kara-Junior, N.. Solução viscoelástica. In: FREITAS, L L. (Org.). Cristalino e Catarata. São Paulo: Santos, 2004, v. , p. 159-159.

26.
Kara-Junior, N.. Incisões. In: FREITAS, L L. (Org.). Catarata. São Paulo: Santos, 2004, v. , p. 210-210.

27.
CASTRO, E. S. ; KARA-JOSE, N. ; Kara-Junior, N. . Trauma ocular no esporte. In: AMATUZZI, M M; CARAZZATO, J G. (Org.). Medicina do Esporte. São Paulo: Roca, 2004, v. , p. 278-278.

28.
ELIEZER-NETO, M. ; Kara-Junior, N. ; ELIEZER, R. N. ; TAKAHASHI, B. S. . O paciente com dor ocular. In: VELASCO, I T. (Org.). Propedêutica na Emergência. São Paulo: Atheneu, 2003, v. , p. 187-187.

29.
Kara-Junior, N.. A dinâmica dos fluídos e a física da facoemulsificação. In: PADILHA, M. (Org.). Catarata. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2003, v. , p. 205-205.

30.
Kara-Junior, N.; MILANI, J. A. A. . Substâncias viscoelásticas. In: PADILHA, M. (Org.). Catarata. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2003, v. , p. 281-281.

31.
Kara-Junior, N.. A lente de contato e o filme lacrimal. In: CORAL-GHANEM, C; KARA-JOSE, N. (Org.). Lentes de Contato. São Paulo: Santos, 2003, v. , p. 69-69.

32.
Kara-Junior, N.; CORAL-GHANEM, C. ; SCHAFER, J. . The routine contact lens examination. In: MANNIS, M J; ZADNIK, K; CORAL-GHANEM, C; KARA-JOSE, N. (Org.). Contact Lenses in Ophthalmic Practice. New York: Springer, 2003, v. , p. 17-17.

33.
Kara-Junior, N.. Substâncias viscoelásticas. Mantendo espaços e protegendo estruturas.. In: ARIETA, C E L. (Org.). Cristalino e Catarata. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2002, v. , p. 103-103.

34.
Kara-Junior, N.. Substâncias viscoelásticas. In: ABIB, F C. (Org.). Terapêutica Farmacológica em Oftalmologia. Cultura Médica: Rio de Janeiro, 2002, v. , p. 441-441.

35.
Kara-Junior, N.; CASTRO, E. S. . Albinismo. In: Lavinsky J. (Org.). Doenças prevalentes da retina e vítreo. 1ed.São Paulo: Cultura Médica, 2002, v. 1, p. 1-2.

36.
COSSERMELLI, W. ; Kara-Junior, N. ; HOFFMAN, R. F. . Síndrome de Behcet. In: COSSERMELLI, W. (Org.). Vasculites. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Reumatologia, 2002, v. , p. 363-363.

37.
Kara-Junior, N.. Substância viscoelásticas em oftalmologia. In: RODRIGUES, M L V. (Org.). Oftalmologia Clínica. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2001, v. , p. 667-667.

38.
Kara-Junior, N.; ARIETA, C. E. L. . Catarata senil. In: KARA-JOSE, N; ALMEIDA, G V. (Org.). Senilidade Ocular. São Paulo: Roca, 2001, v. , p. 99-99.

39.
Kara-Junior, N.. Urgências em oftalmologia. In: OLIVEIRA, RCS; KARA-JOSE, N.. (Org.). Auxiliar de Oftalmologia. São Paulo: Roca, 2000, v. , p. 179-179.

40.
Kara-Junior, N.. Evitando infecção no consultório. In: OLIVEIRA, R C S; KARA-JOSE, N.. (Org.). Auxiliar de Oftalmologia. São Paulo: Roca, 2000, v. , p. 389-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Kara-Junior, N.. Effects of blue light protective IOL on contrast sensivity and color vision. In: American Society of Cataract and Refractive Surgery, 2004. American Society of Cataract and Refractive Surgery, 2004.

2.
Kara-Junior, N.. Catarata senil: características e percepções de pacientes atendidos em projeto comunitário de reabilitação visual. In: XXI Congresso Panamericano de Oftalmologia, 1997, Cancun. XXI Congresso Panamericano de Oftalmologia, 1997.


Demais tipos de produção técnica
1.
Kara-Júnior, Newton. Transferência de Habilidades em Facoemulsificação. 2013. .

2.
Kara-Júnior, Newton. Congresso Brasileiro de Oftalmologia. 2012. .

3.
Kara-Júnior, Newton. Participação em Congressos Nacionais. 2012. .

4.
Kara-Júnior, Newton. Congresso de Oftalmologia da USP. 2009. .



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 Kara-Junior, Newton ; SCHERER, R. . Dispositivo Móvel para Diagnostico de Catarata. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020170238423, título: "Dispositivo Móvel para Diagnostico de Catarata" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 06/11/2017



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Kara-Junior, N. Participação em banca de Eduardo Scaldini Buscacio. Qualidade de visão em pacientes com baixo astigmatismo submetidos a facoemulsificação com lente intra-ocular tórica. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Cirúrgicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
Kara-Junior, Newton; MERCADANTE, E. F.; SILVEIRA, N. D. R.. Participação em banca de Micheli Patrícia de Fátima Magri. Avaliação da Suspenção de Cirurgia de Catarata em Idosos Através de Indicadores de Qualidade e Entrevistas. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
MORAES, A. V.; Kara-Junior, Newton. Participação em banca de Beatriz de Abreu Fiuza Gomes. Alterações Oculares em Pacientes Portadores de Esclerose Sistemica. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Cirúrgicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
Kara-Junior, N.. Participação em banca de Marcelo Jordão Lopes da Silva. Prevenção e controle de glaucoma: conhecimento de pacientes de unidade hospitalar. 2004 - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual.

Teses de doutorado
1.
Kara-Junior, N. Participação em banca de Natalia Torres giacomin. Analise da eficácia e segurança do crosslinking corneano em pacientes com ceratocone avançado. 2018. Tese (Doutorado em Oftalmologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

2.
Kara-Junior, N.. Participação em banca de Bruno de Freitas Valbon. Estudo sobre a deformação da córnea utilizando o sistema de tonometria de não contato integrado a uma câmera de Scheimpflug em olhos saudáveis. 2016. Tese (Doutorado em Oftalmologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

3.
Kara-Junior, N.. Participação em banca de Luiz Angelo Rossato. Acurácia da biosia incisional por trépano de 2mm nos tumores palpebrais: estudo comparativo entre um e dois sítio. 2016.

4.
Kara-Junior, N. Participação em banca de Flavio Fernandes Villela. Rastreamento visual e refrativo em crianças pré-escolares de 4 a 6 anos de idade. 2016 - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

5.
Kara-Junior, N. Participação em banca de André Carvalho Kreuz. Eletrorretinograma de padrão reverso macular e multifical e tomografia de coerência óptica em olhos suspeitos de glaucoma e glaucomatosos com perda de hemicampo. 2016 - Faculdade de Medicina da USP.

6.
Kara-Junior, Newton. Participação em banca de Mário Henrique Camargo de Lima. Avaliação da função visual de pacientes submetidos a transplante de córnea lamelar anterior profundo utilizando dissecção com fio. 2015. Tese (Doutorado em Medicina Humana) - Faculdade de Medicina da USP.

7.
Gomes, Beatriz de Abreu Fiúza; Kara-Junior, N.. Participação em banca de Beatriz de Abreu Fiuza Gomes. Espessura central da córnea em portadores de esclerose sistêmica. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Cirúrgicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
Kara-Júnior, Newton. Participação em banca de Vanessa G. Vidotti Pimenta. Sensibilidade e Especificidade de Sistemas de Aprendizagem de Máquina e da Tomografia de Coerência Óptica de Domínio Espectral para o Diagnóstico de Glaucoma. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
Kara-Júnior, Newton. Participação em banca de Luciana de Matos. Contribuições para a produção de lentes de contato personalizadas: simulações computacionais e experimentos. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.

10.
Kara-Júnior, Newton. Participação em banca de Gabriela Unchalo Eckert. Desenvolvimento de um escore capaz de prever a ocorrência da retinopatia da prematuridade em prematuros de muito baixo peso de nascimento. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.

11.
Kara-Júnior, Newton. Participação em banca de Guilherme Goulart Quinto. Comparação entre líquido amniótico e soro autólogo humanos para tratamento de olho seco induzido em modelo animal. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.

12.
Kara-Junior, Newton. Participação em banca de Fernanda Cremasco. Variabilidade de Medidas de Espessura da Camada de Fibras Nervosas Peripapilar Utilizando Spectral Domain OCT. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
Kara-Júnior, Newton. Participação em banca de Bruno de Albuquerque Furlani. Novos conceitos em cromovitrectomi: técnicas cirúrgicas inovadoras para buraco macular e membrana epirretiniana. 2013. Tese (Doutorado em Medicina (Oftalmologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

14.
CAMPOS, M.; CARVALHO, L. A. V.; FREITAS, D.; SCHOR, P.; Kara-Junior, Newton José. Participação em banca de Airton Leite Kronbauer. Proposição Conceitual de Medida da Visão central em Candelas com Método Psicofísico de Mínima Intensidade Luminosa com Desenvolvimento de Equipamento Digital. 2012. Tese (Doutorado em Medicina (Oftalmologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

15.
CHAMON, W.; Kara-Júnior, Newton. Participação em banca de Katia Mantovani Bottós. Avaliação Estrutural e Novas Formuações na Promoção de Ligações Covalentes (cross-linking) na Córnea. 2012. Tese (Doutorado em Medicina (Oftalmologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

16.
Kara-Júnior, Newton. Participação em banca de Carla Albertina Martins Almeida. Avaliação ultra-estrutural dos vasos da íris, corpo ciliar e retina em ratos diabéticos aloxânicos. 2008. Tese (Doutorado em Oftalmologia) - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.

17.
Kara-Junior, N.; TEMPORINI, E. R.; GASPARETO, M. E.; BETINJANE, A. J.; Melo Filho, P.A.. Participação em banca de Roberta Ferrari Marback. Cirurgia de catarata: opiniões, expectativas e reações emocionais de pacientes com visão mono versus binocular. 2007. Tese (Doutorado em Oftalmologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

18.
Kara-Junior, N.. Participação em banca de Firmami Mello Bento de Senne. Capsulotomia posterior unilateral: alterções de função e capacidade visual na vida diaria. 2006. Tese (Doutorado em Oftalmologia) - Faculdade de Ciencias Medicas da Unicamp.

19.
Kara-Junior, N.. Participação em banca de Renato Ambrósio Junior. Estudo laboratorial da cicatrização de córneas humanas após debridamento epitelial. 2005. Tese (Doutorado em Oftalmologia) - Faculdade de Medicina da USP.

20.
Kara-Junior, N.. Participação em banca de Mauricio Abujanra Nascimento. Teste pre-operatorios sistemicos na cirurgia de catarata ambulatorial em adultos: estudo do impacto sobre a acuidade visual pos-operatoria e sobre as complicações cirurgicas oculares. 2005. Tese (Doutorado em Oftalmologia) - Faculdade de Ciencias Medicas da Unicamp.

21.
Kara-Junior, N.. Participação em banca de Leda Mine Takei Lower. Recuperação da perda visual por catarata: percepção de pacientes em relação à influência da afecção ocular e do ato cirúrgico na qualidade de vida: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 2003. 2004. Tese (Doutorado em Oftalmologia) - Faculdade de Medicina da USP.

22.
Kara-Junior, N.. Participação em banca de Mario José Carvalho. Avaliação da correção do astigmatismo corneano com incisão relaxante limbar na cirurgia extracapsular da catarata pelo método da facoemulsificação. 2004. Tese (Doutorado em Medicina (Oftalmologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

23.
Kara-Junior, N.. Participação em banca de Antonio Carlos Lottelli Rodrigues. Coroidopatia diabetica- estudo ultra-estrutural de coroide de ratos normais e diabeticos aloxanicos tratados e não tratados. 2004. Tese (Doutorado em Oftalmologia) - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.

Qualificações de Doutorado
1.
Kara-Junior, Newton. Participação em banca de Crislaine Caroline serpe. Influencia óptica dos fatores corneanos na performance visual de pacientes com ceratocone após implante de anel intraestromal. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Humana) - Faculdade de Medicina da USP.

2.
Kara-Junior, N.. Participação em banca de Nicolas Cesário Pereira. Evolução da Ceratopatia Lamelar Posterior no Tratamento das Endoteliopatias da Cornea. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências visuais) - Universidade Federal de São Paulo.

3.
Kara-Junior, N. Participação em banca de Reinaldo Fávio da Costa Ramalho. Qualidade de vida visual em pacientes com degeneração macular relacionada à idade neovascular tratados com antiangiogêncios. 2017.

4.
Kara-Junior, N. Participação em banca de Carla Santos Medeiros Conti. Impacto da correção visual com excimer laser em córneas de coelhos. 2017 - Faculdade de Medicina da USP.

5.
Kara-Júnior, Newton. Participação em banca de Claudio Lovagio Cançado Trindade. Ampliação da profundidade de foco de lente intraocular monofocal através do implante de dispositivo suplementar de pequena abertura no sulco cilar. 2017 - Faculdade de Medicina da USP.

6.
Kara-Junior, N. Participação em banca de Natália Torres Giacomin. Análise da eficácia e segurança do crosslinking corneano em pacientes com ceratocone avançado. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Humana) - Faculdade de Medicina da USP.

7.
Kara-Junior, N. Participação em banca de Gustavo Kupper Marino. Correlação entre a integridade da membrana basal epitelial e a geração, persistência e desaparecimento da opacidade corneana tardia após injuria corneana. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Oftalmologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

8.
Kara-Junior, N. Participação em banca de Guinther Girioldo Badessa. Avaliação dos fatores de risco para alterações da função visual no pós-operatório em idosos submetidos a cirurgia não cardíaca. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em anestesiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

9.
Kara-Junior, N.. Participação em banca de Clara Lima Afonso. edema de papila e OCT?. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Oftalmologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

10.
Kara-Júnior, Newton. Participação em banca de Clara Lima Afonso. Quantificação da perda neural no papiledema crônico pela tomografia de coerência óptica e eletrorretinograma de padrão reverso. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Humana) - Faculdade de Medicina da USP.

11.
KARA-JUNIOR, N.; SANTO, R.; ALVES, M. R.; Kara-Junior, N.. Participação em banca de André Augusto Miranda Torricelli. Efeitos de diferentes níveis de poluição atmosférica sobre a superfície ocular de controladores de tráfego e taxistas na cidade de São Paulo. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Oftalmologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Livre docência
1.
Kara Júnior, Newton. Ivan Maynard Tavares. 2017. Universidade Federal de São Paulo.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Rafael Scherer. Avaliação da eficácia de um dispositivo portátil de baixo custo para diagnóstico de catarata com indicação cirúrgica. Início: 2018. Tese (Doutorado em Oftalmologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Camila Koch. Quantificação da Opacidade de Cápsula Posterior pela análise de software comparando lentes intra-oculares Hidrofílicas versus Hidrofóbicas em pacientes com catarata pediátrica.. Início: 2016. Tese (Doutorado em Oftalmologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
MAURO CEZAR TIVERON JUNIOR. Análise morfogeométrica da córnea na detecção precoce de pacientes portadores de ceratocone com visão normal. Início: 2016. Tese (Doutorado em Medicina Humana) - Faculdade de Medicina da USP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Hirlana Gomes Almeida. Transplante de córnea no Brasil: progresso e dificuldades em 16 anos. 2018. Tese (Doutorado em Medicina Humana) - Faculdade de Medicina da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Newton Kara José Junior.

2.
Priscilla de Almeida Jorge. Incidência e características clínicas de lentes intraoculares acrílicas hidrofílicas opacificadas. 2016. Tese (Doutorado em Medicina Humana) - Faculdade de Medicina da USP, . Orientador: Newton Kara José Junior.

3.
Priscila Jorge. Avaliação de lentes intraoculares. 2016. Tese (Doutorado em Medicina Humana) - Faculdade de Medicina da USP, . Orientador: Newton Kara José Junior.

4.
Rodrigo França de Espíndola. Comparação prospectiva e randomizada entre Discovisc e hidroxipropilmetilcelulose 2% durante a facoemulsificação. 2015. Tese (Doutorado em Medicina Humana) - Faculdade de Medicina da USP, . Orientador: Newton Kara José Junior.

5.
Marcony Rodrigues Santhiago. Performance visual de lentes intraoculares asféricas e esféricas. 2012. Tese (Doutorado em Oftalmologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Newton Kara José Junior.

6.
Wilson Hida. Estudo dos efeitos visuais de lentes intra-oculares multifocais após cirurgia de catarata. 2008. Tese (Doutorado em Medicina Humana) - Faculdade de Medicina da USP, . Orientador: Newton Kara José Junior.

7.
Roberta Ferrari Marback. Cirurgia de catarata: opiniões, expectativas de reações emocionais de pacientes com visão mono versus binicular. 2007. Tese (Doutorado em Oftalmologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, . Orientador: Newton Kara José Junior.

Iniciação científica
1.
Marina Gracia. Avaliação da segurança da anestesia tópica em cirurgias de catarata no único olho funcional. 2015. Iniciação Científica - Faculdade de Medicina da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Newton Kara José Junior.

2.
Renato Germano. Avaliação da qualidade visual com lentes intraoculares multifocais. 2011. Iniciação Científica - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Newton Kara José Junior.

3.
Roberto Delapi Jr. Avaliação das dificuldades de acesso de portadores de catarata a cirurgia corretiva. 2007. Iniciação Científica - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Newton Kara José Junior.



Inovação



Patente
1.
 Kara-Junior, Newton ; SCHERER, R. . Dispositivo Móvel para Diagnostico de Catarata. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020170238423, título: "Dispositivo Móvel para Diagnostico de Catarata" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 06/11/2017


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
59Kara-Junior, Newton2012Kara-Junior, Newton . A situação da pós-graduação strictu sensu no Brasil: instituição, docente e aluno. Revista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 71, p. 5-7, 2012.

2.
53LIMA, F. B. F.2012LIMA, F. B. F. ; ABALEM, M. F. ; RUIZ, D. G. ; GOMES, B. A. F. ; AZEVEDO, M. N. L. ; MORAES, H. V. ; YESKEL, A. S. ; Kara-Junior, Newton . Prevalence of eye disease in Brazilian patients with psoriatic arthritis. Clinics, v. 67, p. 249-53, 2012.


Livros e capítulos
1.
Kara-Júnior, Newton; TAKASAKA, I. . Descolamento de Coróide. In: Rodrigo Lira; Valdir Balarin. (Org.). Retina em Questões. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2012, v. 1, p. 387-392.

2.
Kara-Júnior, Newton; COTI, G. C. . Hipertrofia do Epitélio Pigmentado da Retina. In: Fábio Guilherme C M de Campos. (Org.). Polipose. 1ed.São Paulo: Yendis, 2011, v. , p. 187-191.

3.
Kara-Junior, Newton . Avanços na Técnologia: Substâncias Viscoelásticas. In: Milton Ruiz Alves. (Org.). Cirurgia Ocular. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2012, v. 1, p. 219-221.



Outras informações relevantes


Participação no desenvolvimento, na organização e na coordenação do Setor de Catarata da Disciplina de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo realizava anualmente, até 1998, 836 cirurgias de catarata. Em 1999, foi inaugurado, pelo Professor Newton Kara José, o Centro Cirúrgico Ambulatorial, destinado à realização de cirurgias de catarata. Naquele ano foram realizadas 2.361 cirurgias e no ano seguinte, 2.996 cirurgias de catarata. Em 2001, foi criado o Setor de Catarata, sob a coordenação dos Drs. Newton Kara José Junior e Amaryllis Avakian, com o objetivo de estruturar o treinamento do tratamento de catarata, desenvolver protocolos de pesquisa e promover cursos de aperfeiçoamento e atualização para a comunidade médica. Neste mesmo ano de 2001, foram realizadas 3.438 cirurgias de catarata e em 2002, 4.149 cirurgias, graças a características de gerenciamento do Serviço e à colaboração de residentes, estagiários, assistentes e docentes da Clínica Oftalmológica.
Estimulou-se a produtividade dos médicos e do pessoal auxiliar envolvidos no atendimento, otimizou-se o centro cirúrgico e facilitou-se oacesso da população necessitada ao hospital, por meio de mutirões continuados, para triagem (Projeto-Catarata).
No ano de 2007, foram realizadas 6.092 fecectomias. O Setor de Catarata, até 2009, era responsável, anualmente, pelo treinamento de 42 médicos residentes e cerca de 20 estagiários.
Por tudo isso, o Setor de Catarata do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, é o maior centro brasileiro em realização de cirurgias, treinamento de residentes, estagiários e médicos já em prática, destacando-se, de maneira cada vez mais notória, no desenvolvimento de pesquisas cientificas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 7:41:33