Rodrigo Dalla Vecchia

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  • Última atualização do currículo em 08/04/2018


Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2002) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) de Rio Claro defendendo a tese intitulada "Modelagem Matemática e a Realidade do Mundo Cibernético". Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no curso de Licenciatura em Matemática. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Ambientes Matemáticos de Aprendizagem com a Inclusão da Informática na Sociedade (AMAIIS). Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Big Data, IoT e Construção de Jogos Eletrônicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Dalla Vecchia
Nome em citações bibliográficas
DALLA VECCHIA, Rodrigo;VECCHIA, RODRIGO DALLA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Luterana do Brasil.
Av Farroupilha, 8001
São José
92425-900 - Canoas, RS - Brasil
Telefone: (51) 4774000
URL da Homepage: http://www.ulbra.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Modelagem Matemática e a Realidade do Mundo Cibernético, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Marcus Vinicius Maltempi.
2003 - 2005
Mestrado em Matemática.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Sobre Anéis e Módulos Distributivos,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Alveri Alves Sant'Ana.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação Superior.
1997 - 2002
Graduação em Matemática Licenciatura Plena.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.




Atuação Profissional



Complexo Educacional de Ensino Superior de Cachoeirinha, CESUCA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: horista

Atividades

11/2007 - 12/2008
Ensino, Espelialização em Geometria Analítica e Espacial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Laboratório de Geometria

Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2016
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 40

Atividades

08/2015 - 12/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional II
Cálculo Avançado
02/2015 - 07/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional I
Cálculo I
Métodos Numéricos para Produção
02/2015 - 07/2015
Ensino, Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos avançados em Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Ciências e Matemática
Tópicos Avançados de Matemática - Cálculo e Modelagem
08/2014 - 12/2014
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional II
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Cálculo Numérico
02/2014 - 07/2014
Ensino, Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Perspectivas Atuais da Pesquisa em Educação Matemática II
01/2013 - 07/2014
Direção e administração, Unidade Universitária de Canoas, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
02/2014 - 06/2014
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional I
Álgebra Linear
08/2013 - 12/2013
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Opercional II
02/2013 - 07/2013
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional I
Métodos Numéricos para Produção
Laboratório de Matemática Aplicada
08/2012 - 12/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional II
Matemática Financeira
Cálculo Avançado
Cálculo Numérico
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Laboratório de Matemática Aplicada
08/2012 - 12/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional II
Matemática Financeira
Cálculo Avançado
Cálculo Numérico
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Laboratório de Matemática Aplicada
02/2012 - 07/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional I
Cálculo Avançado
Métodos Numéricos para Produção
Laboratório de Matemática Aplicada
02/2012 - 06/2012
Ensino, Especialização em Educação Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aplicações do Cálculo Diferencial e Integral
02/2011 - 07/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional I
Matemática Aplicada II
Laboratório de Matemática Aplicada
Matemática Aplicada IV
02/2011 - 07/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional I
Matemática Aplicada II
Laboratório de Matemática Aplicada
Matemática Aplicada IV
02/2011 - 07/2011
Ensino, Especialização em Educação Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria dos Números
08/2010 - 12/2010
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Matemática Aplicada
Lógica de Predicados
Pesquisa Operacional II
Matemática Aplicada
Matematica Aplicada III
02/2010 - 07/2010
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Matemática Aplicada
Pesquisa Operacional I
Matemática Aplicada II
Matemática Aplicada IV
08/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional I
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Matemática Aplicada IV
Laboratório de Matemática Aplicada
02/2009 - 07/2009
Ensino, Matemática Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Matemática Aplicada
Matemática Aplicada II
Matemática Aplicada IV
Matemática Discreta
03/2008 - 02/2009
Ensino, Matemática Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada III
Matemática Aplicada IV
Fundamentos de Matemática Aplicada
Laboratório de Matemática Aplicada
Matemática Instrumental
03/2007 - 02/2008
Ensino, Matemática Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Matemática Aplicada
Fundamentos de Matemática Aplicada
03/2006 - 02/2007
Ensino, Matemática Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Matemática Aplicada
Matemática Discreta
Matemática Aplicada IV
Métodos Matemáticos II
Cálculo II
03/2005 - 02/2006
Ensino, Matemática Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos Matemáticos II
Algebra II
Lógica de predicados
Matemática Aplicada
Cálculo II
Séries e Equações Diferenciais
5/2004 - 02/2005
Ensino, Matemática Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algebra I
Cálculo Avançado
Calculo II
Variáveis Complexas

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
MODELAGEM MATEMATICA E REALIDADE DO MUNDO CIBERNETICO: UM ENFOQUE NAS POTENCIALIDADES DO BIG DATA
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal investigar o processo de Modelagem Matemática quando as Tecnologias Digitais se fazem presentes. Em particular, procura-se compreender tanto aspectos relacionados à construção do conhecimento matemático e educacional quanto à compreensão do próprio processo de MM quando as situações trabalhadas estão associadas à análise e interpretação de grandes volumes de dados disponíveis na Internet. Em outras palavras, pretende-se buscar associações entre a MM e Big Data, visando o âmbito educacional. Desse modo, assume-se a seguinte questão como sendo orientadora do projeto: Como se mostra a Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática quando associada à análise e interpretação de grandes volumes de dados disponíveis na Internet?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem da matemática.
Descrição: Este projeto tem como objetivo discutir o processo de Modelagem Matemática quando as Tecnologias Digitais se fazem presentes e suas implicações para os processos de ensino e aprendizagem da matemática. Como principais referenciais, discute-se em termos teóricos e filosoficos ideias relacionadas ao Construcionismo, ao virtual, à realidade do mundo cibernético e ao problema e suas determinações, sempre relacionando à Modelagem Matemática. A metodologia é qualitativa e os sujeitos da pesquisa serão alunos e turmas de diferentes níveis de ensino. A produção de dados será dada por meio de filmagens e a análise se dará entrelaçando os discursos produzidos pelos alunos com o referencial, no intuito de buscar respostas que tangenciem o objetivo de pesquisa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA HIGH TECH: DA CYBERFORMAÇÃO DE PROFESSORES AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM O USO DE INTERFACES NATURAIS (TECNOLOGIAS BASEADAS EM GESTOS, SONS E TOQUE)
Descrição: Esse projeto de pesquisa objetiva investigar a formação de professores de matemática com o uso de tecnologias baseadas em gestos, sons e toque (interfaces naturais) de forma a analisar desde a formação inicial desse professor até sua formação em serviço, em que o ensino e a aprendizagem de seus alunos fazem parte do processo. Essas interfaces naturais, ou em inglês, natural user interface (NUI), são superfícies de contato, tradução, articulação entre dois espaços, ou entre espécies, entre realidades diferentes, códigos distintos (LÉVY, 2000b), de forma a criar uma experiência usando a tecnologia a partir da interação táctil, do multitoque, da captação de gestos, do reconhecimento de voz, entre outros. Assim, para nós, tal experiência pode estabelecer uma teia de relações entre a ?presença? e ?vivência? na ?pele? e no ?contexto matemático? a ser criado, imaginado e experienciado com o ambiente virtual. Devido a isso, entendemos que tanto a formação de professores, quanto os processos de ensino e aprendizagem de matemática vivenciados por eles e seus alunos podem sofrer transformações significativas a partir da interação homem-máquina com interfaces naturais. A construção de conceitos matemáticos com a Realidade Virtual e com a Realidade Aumentada talvez abra e/ou amplie as possibilidades de conjecturas e, consequentemente, de formação de profissionais que vivenciem esses conceitos a partir da sua prática com o meio virtual. Com isso, é possível questionar: Que possibilidades educacionais podem emergir no decorrer da formação de professores de matemática com interfaces naturais? Que possibilidades podem se mostrar, da mesma forma, no ensino e aprendizagem de tópicos do Cálculo Diferencial e Integral, por exemplo? Em que essas interfaces interferem no processo de construção de conceitos matemáticos do Cálculo? Quais são as possíveis transformações que o uso dessas interfaces naturais pode trazer à Educação Matemática?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOBILE: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM O USO DE SMARTPHONES
Descrição: Esse projeto de pesquisa tem por objetivo investigar o processo de formação continuada de professores de matemática com o uso de Smartphones. Pois, esses recursos são ?[...] smartphones com funções de iPod, câmera digital, internet, mensagens de texto, visual voicemail e conexão wi-fi local? (OLIVEIRA et. al., 2010, p. 2), o que, além de permitir um grande leque de possibilidades de informação, evidencia canais de comunicação e interação que se processam a qualquer hora (desde que o equipamento esteja ligado). Assim, os Smartphones podem permitir a comunicação entre sujeitos em diferentes locais a todo instante (mobilidade) e acesso à informação, de forma a vislumbrarmos grandes potencialidades de formação de professores de matemática. Acreditamos que entre as possibilidades de uso do Smartphone pode estar a de se estreitar a comunicação matemática na formação continuada, no sentido de permitir o retorno imediato de uma situação matemática independente do espaço e tempo em que os sujeitos (professores) se encontram. Também, o ato de potencializar a relação dos professores de matemática com a tecnologia em mediações pedagógicas é algo que procuramos investigar. Nessa perspectiva, visamos compreender como professores em processo de formação continuada estabelecem conexões matemáticas entre os pares, de forma que possam ser-com, pensar-com e saber-fazer-com tecnologia (ROSA, 2008), em específico, com o Smartphone ?plugado? ao professor em tempo real. Então, entendemos ser exequível vislumbrar o uso deste recurso no que tange a relação do professor com a matemática e suas potencialidades para com essa relação, além de evidenciar as relações com o outro e com o mundo em qualquer momento, utilizando uma tecnologia de ponta. Diante disso, é possível questionar: que dimensões educacionais podem ser mostradas no decorrer do uso dos Smartphones no processo de formação continuada de professores de Matemática? Em que os Smartphones podem interferir no processo de reflexão sobre.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Descrição: A tecnologia pode assumir a função de possibilitar a criação de ambientes onde o estudante seja chamado a resolver situações problemas a fim de, simultaneamente, desenvolver conteúdos, estratégias de ação e processos cognitivos proporcionados pelos ambientes virtuais. Com relação à Matemática, os ambientes tecnológicos podem provocar um ?pensar matematicamente? próprio, que não ocorre do mesmo modo em outros ambientes (LÉVY, 1993, 1996, 1999; BORBA e PENTEADO, 2001; BORBA e VILLARREAL, 2005). Entende-se, aqui, que não se trata apenas da inserção da tecnologia nos currículos escolares e na sala de aula, mas sim da alteração dos pressupostos do processo educativo de forma a possibilitar a construção e a elaboração de conhecimentos a partir das características específicas das tecnologias informáticas. O que se procura mostrar com esses argumentos é a natureza particular da realidade proporcionada pela informática frente ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Conforme Kaiber, Vecchia e Scapin (2010), em pesquisa realizada com calculadoras gráficas, as características específicas da realidade do mundo cibernético são fatores que podem contribuir para que determinados conceitos e conjecturas possam surgir, influenciando a construção do conhecimento matemático. Entretanto, o advento das tecnologias abre caminho para outro campo de discussão, que diz respeito à Modelagem Matemática (MM). O relacionamento da Modelagem Matemática com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é uma linha de investigação que vem se consolidando dentro do campo da Educação Matemática. No cenário brasileiro, pesquisas como as de Araújo (2002), Borba, Malheiros, Zulatto (2007), Dalla Vecchia e Maltempi (2009; 2010; 2012) e Javaroni (2007) mostram potencialidades dessa relação. Pelas características específicas das TIC (BICUDO; ROSA, 2010), e sua capacidade de transformação de problemas (BORBA; MALHEIROS; ZULATTO, 2007), foca-se a atenção à ideia na maneira como a situação p.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
CONTRIBUIÇÕES DA LOUSA DIGITAL PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
Descrição: Uma das características marcantes da atualidade é a rápida evolução que os recursos tecnológicos vêm sofrendo. A velocidade de introdução de novos meios faz com que novas perspectivas e potencialidades surjam constantemente. Nesse contexto, a tecnologia pode assumir a função de possibilitar a criação de ambientes onde o estudante seja chamado a resolver situações problemas a fim de, simultaneamente, desenvolver conteúdos, estratégias de ação e processos cognitivos proporcionados pelos ambientes virtuais. Com relação à Matemática, os ambientes tecnológicos podem provocar um ?pensar matematicamente? próprio, que não ocorre do mesmo modo em outros ambientes (LÉVY, 1993, 1996, 1999; BORBA e PENTEADO, 2001; BORBA e VILLARREAL, 2005). O que se procura evidenciar com esses argumentos é a natureza particular da realidade proporcionada pela informática frente ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Conforme Kaiber, Vecchia e Scapin (2010), em pesquisa realizada com calculadoras gráficas, as características específicas da realidade do mundo cibernético são fatores que podem contribuir para que determinados conceitos e conjecturas possam surgir, influenciando a construção do conhecimento matemático. Dentre o universo que se revela diante das possibilidades inerentes a esse campo e em conformidade com as pesquisas supracitadas, pretende-se focar o interesse investigativo frente à realidade criada pelo uso da lousa digital. Este recurso tecnológico vem gerando interesse de pesquisadores que defendem seu uso e apontam suas potencialidades. Autores como Kennewell (2001), Marquès-Graells (2005) e Goodison (2002), revelam, por meio de suas pesquisas, que a lousa digital pode proporcionar um ambiente que reúne vídeos, softwares, recursos computacionais específicos, além de todas as funcionalidades de uma lousa convencional. Assim, objetiva-se buscar indícios das potencialidades da utilização da lousa digital nos processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos,.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ONLINE E DESIGN INSTRUCIONAL: DESENVOLVENDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS INTERATIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Descrição: Esse projeto de pesquisa visa à investigação sobre o processo de design instrucional de Histórias em Quadrinhos (HQs) interativas que trabalhem conteúdos matemáticos. Tais histórias estão inseridas no conceito de narrativas digitais que segundo Murray (1997) são aquelas que possuem formatos digitais (não lineares) e que apresentam fronteiras indefinidas entre jogo e história, entre filmes e corridas, entre livros e teatro ou cinema, entre expectador e autor, entre ser humano e ser virtual. Assim, evidenciar o processo de elaboração desse tipo de material pedagógico na Educação Matemática, com suporte no ciberespaço, de forma a usufruir a combinação de texto, vídeo e espaço navegável sugerindo, possivelmente, um micromundo de base computacional, o qual pode ser moldado como um universo dinâmico ficcional, com personagens e eventos, é algo a ser explorado em termos educacionais. Isso, então, sugere uma investigação frente às formas de desenvolvimento de material lúdico-educativo e interativo que possibilitem a construção de conceitos matemáticos do Pré-Cálculo, no caso, funções, como apoio ás aulas presenciais, assim como, às aulas em ambientes online..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Descrição: As Tecnologias da Informação e Telecomunicação (TIC) são resultado de transformações econômicas, tecnológicas, culturais e sociais que estão abrangendo todo o mundo e reduzindo fronteiras e barreiras. Assim sendo, podem influenciar diferentes maneiras de construir relações, de criar espaços alternativos e novas visões de mundo. As profundas transformações tecnológicas representam novas organizações sociais, no que se refere a redes, ou seja, o movimento de imagens e mensagens cria novas formas de existências (SILVEIRA, 2004). O aparecimento da internet proporcionou uma mudança na relação homem-máquina, evoluindo de uma perspectiva um-para-um ? onde os usuários estavam sozinhos na frente de uma máquina ? para uma perspectiva de um-para-muitos, conectando o sujeito a milhões de outras pessoas. Nesse sentido, segundo Lévy (1993), o espaço cibernético constitui-se na instauração de uma rede de todas as memórias informatizadas e de todos os computadores, caracterizada pela interatividade, pelo desengate geográfico e temporal e pela atualização constante, sendo um sistema auto-organizante e hipercomplexo. As mudanças no comportamento social e cultural da sociedade provocada pela evolução de novos meios pode gerar potencialidades distintas para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Autores como Borba, Malheiros e Zulatto (2007) afirmam que deva ser dada uma atenção especial à pesquisa nessa área, pois acreditam que, com o advento desses recursos, diversas das atividades que hoje são apresentadas em sala de aula não se constituirão mais em reais situações de aprendizagem e apenas enfoques pedagógicos que valorizem a busca, a elaboração e a reflexão é que poderão sobreviver. Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa visa investigar potencialidades da utilização de recursos tecnológicos nas atividades acadêmicas do Curso de Licenciatura em Matemática, bem como avaliar o impacto da utilização da mesma no desempenho e aprendizagem dos alunos. A metodologia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
CYBERFORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A FORMAÇÃO DOCENTE PARA CURSOS À DISTÂNCIA
Descrição: Esse projeto de pesquisa visa à elaboração, implementação e análise de uma proposta pedagógica de formação de professores de matemática que desejam atuar em cursos que tomam a modalidade de Educação a Distância (EaD) Online como suporte. Para isso, a investigação sobre o ciberespaço como espaço de fluxos (CASTELLS, 2005) em relação à formação docente, precisa ser efetuada, de forma a considerar tal espaço como lócus específico de formação de professores de matemática. Assim, a formação de professores que visa à atuação desses em ambientes online requer compreensões sobre seus elementos, os quais são sobrepostos hipertextualmente em contextos dessa natureza (virtual). Entendemos, então, que as especificidades da Educação Matemática como região de inquérito, e como área de formação de profissionais que virão a lecionar matemática em cursos à distância, prevê conhecimentos e habilidades que envolvem aspectos da formação tecnológica, específica e pedagógica dos professores (RICHIT, 2005). Tais conhecimentos variam em um amplo espectro, o qual abrange a utilização de plataformas de comunicação à distância, o uso de tecnologias e metodologias de ensino cabíveis nesse espaço (jogos eletrônicos e virtuais (ROSA, 2008), narrativas digitais (MURRAY,1997), applets, ferramentas de busca, Web 2.0, outras tecnologias criadas para Internet e TV Digital etc.), a compreensão do conhecimento matemático a ser moldado por esse espaço, assim como, a postura e performance do professor frente a todos esses recursos tecnológicos. Logo, evidenciar a Educação Matemática quando realizada no ciberespaço, usufruindo a combinação de texto, vídeo e espaço navegável, e sugerindo, possivelmente, um micromundo de base computacional, o qual pode ser moldado como um universo dinâmico ficcional, com personagens e eventos, são aspectos a serem explorados em termos de formação de professores. Isso, então, sugere uma investigação frente à cyberformação de professores de matemática, ou seja, um estudo sobr.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ONLINE: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO POR MEIO DE NARRATIVAS DIGITAIS
Descrição: Esse projeto de pesquisa visa à elaboração, implementação e análise de uma proposta pedagógica de ensino e aprendizagem de matemática por meio de narrativas digitais. Tais narrativas são, segundo Murray (1997), aquelas que possuem formatos digitais (não lineares) e que apresentam fronteiras indefinidas entre jogo e história, entre filmes e corridas, entre livros e teatro ou cinema, entre expectador e autor, entre ser humano e ser virtual. Assim, evidenciar a Educação Matemática quando realizada no ciberespaço ou com suporte nesse espaço, de forma a usufruir a combinação de texto, vídeo e espaço navegável sugerindo, possivelmente, um micromundo de base computacional, o qual pode ser moldado como um universo dinâmico ficcional, com personagens e eventos, é algo a ser explorado em termos educacionais. Isso, então, sugere uma investigação frente ao ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos da Geometria Euclidiana e Não-Euclidiana, os quais estarão vinculados a ambientes virtuais de aprendizagem que tomem a ludicidade como premissa, além do caráter dinâmico do próprio ambiente virtual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2012
INOVANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
Descrição: Este projeto de pesquisa está associado ao convênio firmado entre a Universidade de La Laguna, em Tenerife com o grupo de Tecnologia Educacional e a Universidade Luterana do Brasil, com o Grupo de Estudos Curriculares em Educação Matemática, em 2005. O trabalho conjunto será dividido em três ações de pesquisa, assim distribuídas: 1. DIVERMATES: desenvolvimento das habilidades sociais, valores e autonomia das pessoas com necessidades especiais utilizando novas tecnologias e a resolução de problemas. Objetiva aplicar, analisar e avaliar, em escolas do Brasil, o software DIVERMATES para alunos com dificuldades de aprendizagem em conteúdos de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 2. Mapas Conceituais como diagnóstico individual na Educação Matemática, com o objetivo de implementar um processo informático que auxilie no planejamento da recuperação de conteúdos matemáticos, utilizando mapas conceituais e testes adaptativos, gerando o mapa individualizado das dificuldades dos alunos, esse processo deverá estar ligado a um hipertexto, que servirá para recuperar os conteúdos em que cada aluno apresenta dificuldades; 3. Modelagem de um ambiente/processo computacional para resolução de problemas em Matemática cujo objetivo geral é investigar uma modelagem de um ambiente computacional que identifique os erros cometidos durante a resolução de problemas matemáticos. A pesquisa será desenvolvida baseada no método qualitativo nos moldes de estudo de caso. Optou-se pela abordagem qualitativa, entendendo que nessa perspectiva é possível uma análise mais detalhada da situação pesquisada, possibilitando conhecer e entender as circunstâncias particulares em que o objeto de estudo se insere. O grupo GECEM e o grupo de Tecnologia Educacional reunir-se-ão, semanalmente, em suas Universidades de origem e terão reuniões virtuais, mensais, de análise do processo de investigação e avaliação dos resultados parciais, tendo previsto dois encontros de intercâmbio entre os pesquisad.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Ateliê De Matemática Para Universitários: Funções Reais
Descrição: O "Ateliê de Matemática para Universitários" consiste na ação de prática de Ensino da Matemática e faz parte da matriz curricular da disciplina MAT01072 - Laboratório III nos cursos de Lic. em Matemática e Lic. em Matemática Noturno na UFRGS. Tem por objetivo principal oportunizar aos estudantes da disciplina a vivência, prática e experiência no Ensino da Matemática, a saber, o ensino de funções reais de variável real para outros estudantes universitários..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)
2013 - Atual
Periódico: Acta Scientiae (ULBRA)
2013 - Atual
Periódico: Educação Matemática em Revista-RS


Revisor de periódico


2010 - 2010
Periódico: Anais do V Congresso Internacionacional de Ensino da Matemática
2010 - 2010
Periódico: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática
2012 - 2012
Periódico: Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática
2010 - Atual
Periódico: Educação Matemática em Revista (Nacional)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Grupos de Álgebra Não-Comutaviva.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WEINGARTEN, TIAGO2017 WEINGARTEN, TIAGO ; VECCHIA, RODRIGO DALLA . Problema, sentido e significado: a multiplicidade em Modelagem Matemática. Ciência e Educação (UNESP), v. 23, p. 219-235, 2017.

2.
GROENWALD, C. L. O.2017GROENWALD, C. L. O. ; FIGUEIREDO, F. F. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . DESIGN DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 7, p. 29, 2017.

3.
SAPIRAS, F. S.2016SAPIRAS, F. S. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . Literacia Digital e Educação Matemática: a habilidade de multitarefa. Revista Tecnologias na Educação, v. 17, p. 1, 2016.

4.
SIMOES, W. L.2015SIMOES, W. L. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; SILVA, M. G. . Proposição de um modelo de otimização para programação da produção em Sistema Flexível de Manufatura (FMS) com tempos de setup dependentes da sequência: a combinação de esforços em sequenciamento e tempos de preparação na indústria eletrônica. Produto & Produção (Online), v. 16, p. 81-99, 2015.

5.
DALLA VECCHIA, Rodrigo;VECCHIA, RODRIGO DALLA2015DALLA VECCHIA, Rodrigo. The relationship between Big Data and Mathematical Modeling: a discussion in a Mathematical Education scenario. Themes in Science and Technology Education, v. 8, p. 23, 2015.

6.
DALLA VECCHIA, Rodrigo;VECCHIA, RODRIGO DALLA2015DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V. . O construcionismo como pano de fundo para Modelagem Matemática na realidade do mundo cibernético. Revista Acta Scientiae, v. 17, p. 629-650, 2015.

7.
SÁPIRAS, F. S.2015SÁPIRAS, F. S. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; MALTEMPI, M.V . Utilização do Scratch em sala de aula. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 17, p. 843, 2015.

8.
SÁPIRAS, F. S.2015SÁPIRAS, F. S. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . Propostas de atividades utilizando Scratch para o ensino de matemática em sala de aula. Educação Matemática em Revista-RS, v. 2, p. 137 - 149, 2015.

9.
DALLA VECCHIA, Rodrigo;VECCHIA, RODRIGO DALLA2014DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V. . O Modelo na Modelagem Matemática da Realidade do Mundo Cibernético. Revista Acta Scientiae, v. 16, p. 199-213, 2014.

10.
DALLA VECCHIA, Rodrigo;VECCHIA, RODRIGO DALLA2013DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V. ; WEINGARTEN, T. . A Construção de Jogos Eletrônicos e a Modelagem Matemática na Realidade do Mundo Cibernético. Educação Matemática em Revista-RS, v. 2, p. 48-57, 2013.

11.
DALLA VECCHIA, Rodrigo;VECCHIA, RODRIGO DALLA2012 DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V. . Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 26, p. 191-218, 2012.

12.
DALLA VECCHIA, Rodrigo;VECCHIA, RODRIGO DALLA2012DALLA VECCHIA, Rodrigo; KAIBER, C. T. . Cálculo numérico e calculadoras gráficas: construindo conceitos relacionados ao Polinômio Interpolador de Lagrange. Acta Scientiae (ULBRA), v. 14, p. 40-50, 2012.

13.
DALLA VECCHIA, Rodrigo;VECCHIA, RODRIGO DALLA2012DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V. . Realidade do mundo cibernético e a Modelagem Matemática: um esboço teórico. Caderno Pedagógico (Lajeado. Online), v. 9, p. 39-49, 2012.

14.
KAIBER, C. T.2012KAIBER, C. T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . Potencialidades Mediativas da Lousa Digital Frente a Softwares no Ensino e Aprendizagem da Matemática. Educação Matemática em Revista-RS, v. 2, p. 25-34, 2012.

15.
KAIBER, C. T.2010KAIBER, C. T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; SCAPIN, D. K. . Contribuições da utilização de calculadoras gráficas na estruturação de conceitos relacionados a coordenadas polares.. Revista de Iniciação Científica da ULBRA, v. 1, p. 165-174, 2010.

16.
DALLA VECCHIA, Rodrigo;VECCHIA, RODRIGO DALLA2002DALLA VECCHIA, Rodrigo; TAUFER, Edite ; RIPOLL, Jaime Bruck ; RIPOLL, Cydara Cavedon ; NUNES, Giovanni da Silva ; GONÇALVES, Neda ; GARCIA, Jean Carlo Pech ; BAWER, Vera Regina ; ANDRADE NETO, Jayme . Números Irracionais, Transcendentes e Algébricos: a existência e a densidade dos números.. Acta Scientiae (ULBRA), v. 4, p. 85-89, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Absurdos Matemáticos. 1. ed. São Leopoldo: Editora Oikos Ltda, 2006. v. 2000. 92p .

Capítulos de livros publicados
1.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V. ; BORBA, M. C. . The Construction of Eletronic Games as an Environment for Mathematics Education. In: Tom Lowrie; Robyn Jorgensen. (Org.). Digital Games and Mathematics Learning. 1ed.Heidelberg: Springer, 2015, v. 1, p. 55-69.

2.
KAIBER, C. T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; SCAPIN, D. K. . A Incorporação de Calculadras Gráficas na Estruturação de Conceitos Realcionados à Coordenadas Polares e Equações Paramétricas. In: Claudia Lisete Oliveira Groenwald; Maurício Rosa. (Org.). Educação Matemática e Calculadors: teoria e prática. Canoas: Editora da ULBRA, 2010, v. , p. 15-43.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, J. M. M. ; KENNE, K. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . APRENDIZAGENS POR PROJETOS: O CASO DO LAB NEHYTA. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017, Canoas. anais do VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017.

2.
SÁPIRAS, F. S. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; GELLER, M. . MULTITAREFA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA UTILIZANDO O SCRATCH. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017, Canoas. anais do VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017.

3.
WEINGARTEN, T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . MODELAGEM MATEMÁTICA E PESQUISA OPERACIONAL: UMA POSSIBILIDADE. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. p. 1-12.

4.
SAPIRAS, F. S. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . O CONSTRUCIONISMO E O USO DO SCRATCH. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. p. 1-11.

5.
WEINGARTEN, T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . O SENTIDO E O SIGNIFICADO NO PROCESSO DE DETERMINAÇÃO DE PROBLEMAS NO ÂMBITO DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ENFOQUE NA MULTIPLICIDADE. In: IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2015, São Carlos. Anais da IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2015.

6.
WEINGARTEN, T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . Modelagem Matemática: Implicações do Desequilíbrio entre Sentido e Significado no Processo de Determinação do Problema. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015. p. 1-12.

7.
SEIBERT, L. G. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . A discussão e a produção de conhecimento matemático no âmbito cultural que envolve o jogo League of Legends. In: XIV CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2015, Tuxtla Gutiérrez. ANAIS DA XIV CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2015.

8.
WEINGARTEN, T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . O sentido e o significado no processo de determinação de problemas num contexto de Modelagem Matemática. In: XIV CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2015, Tuxtla Gutiérrez. ANAIS DA XIV CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2015.

9.
SAPIRAS, F. S. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . ATIVIDADES COM SCRATCH BASEADAS NAS IDEIAS CONSTRUCIONISTAS. In: VI Congreso Uruguayo de Educación Matemática, 2015, Montevideo. Anais do VI Congreso Uruguayo de Educación Matemática, 2015.

10.
LUMERTZ, R. ; SAPIRAS, F. S. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . AS POTENCIALIDADES DO USO DE SCRATCH EM SALA DE AULA: LITERACIA DIGITAL. In: VI Congreso Uruguayo de Educación Matemática, 2015, Montevideo. Anais do VI Congreso Uruguayo de Educación Matemática, 2015.

11.
SILVA, A. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . Professores em segunda formação: a licenciatura em matemática do parfor e seu contexto. In: XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2015, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2015. p. 1-8.

12.
LUMERTZ, R. ; SAPIRAS, F. S. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . As potencialidades do uso de scratch em sala de aula. In: XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2015, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2015. p. 1-8.

13.
SILVEIRA, G. M. ; SALDANHA, G. V. ; STEFFENS, D. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; SILVA, M. G. . Aplicação da programação linear para otimização de cortes de eixos na indústria automotiva. In: XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013, Salvador. Anais do XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013. p. 1-15.

14.
SIMOES, W. L. ; CAMPOS, J. L. ; STRACK, R. R. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; SILVA, M. G. . Um modelo de otimização para programação em Sistema Flexível de Manufatura (FMS) com tempo de setup dependente da sequência de produção. In: XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013, Salvador. Anais do XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013. p. 1-18.

15.
SIMOES, W. L. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; SILVA, M. G. . UM MODELO PARA PROGRAMAÇÃO DE CORTE DE ESTOQUE UNIDIMENSIONAL INTEIRO LIVRE DE PERDAS. In: XX Simpósio de Engenharia de Produção, 2013, Bauru. Anais do XX Simpósio de Engenharia de Produção, 2013.

16.
NEUHAUS, C. A. ; SILVA, M. G. ; LUZ, D. F. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . IMPACTO SOBRE A ORGANIZAÇÃO COM A IMPLEMENTAÇÃO DO MES (MANUFACTURING EXECUTION SYSTEM) SOB A ÓTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE. In: XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013, Salvador. Anais do XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013. p. 1-16.

17.
BARROSO, J. C. L. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: ANÁLISE DE PESQUISAS. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013. p. 1-12.

18.
SARAIVA, R. S. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . Uma proposta de investigação aos estudantes do Ensino Médio Politécnico. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013. p. 1-8.

19.
WEINGARTEN, T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ENFOQUE NA TRANSFORMAÇÃO DA DETERMINAÇÃO DO PROBLEMA. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013. p. 1-11.

20.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V. . A MODELAGEM MATEMÁTICA E A REALIDADE DO MUNDO CIBERNÉTICO: UM ENFOQUE NA REFERÊNCIA À REALIDADE. In: VIII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2013, Santa Maria. Anais da VIII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2013. p. 1-9.

21.
MALTEMPI, M. V. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . About Mathematical Modeling in the Reality of the Cybernetic World. In: Eighth Congress of European Research in Mathematics Education. In: Eighth Congress of European Research in Mathematics Education (CERME 8), 2013, Antalya. Proceedings of Eighth Congress of European Research in Mathematics Education (CERME 8), 2013.

22.
CARVALHO, F. B. ; SILVA, M. G. ; LUZ, D. F. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . Estudo de melhorias em um laboratório de biologia molecular baseado nos princípios do Lean Service. In: XX Simpósio de Engenharia de Produção, 2013, Bauru. Anais do XX Simpósio de Engenharia de Produção, 2013. p. 1-14.

23.
CAS, F. ; SILVA, M. G. ; LUZ, D. F. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . REDUÇÃO DO TEMPO DE SETUP ATRAVÉS DO SISTEMA DE TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTAS (TRF): ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA FARMACÊUTICA. In: XX Simpósio de Engenharia de Produção, 2013, Bauru. Anais do XX Simpósio de Engenharia de Produção, 2013. p. 1-15.

24.
KAIBER, C. T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . A Lousa Digital e o Uso do MAPLE no Cálculo Diferencial e Integral: Potencialidades Mediativas. In: XXVI Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa-RELME, 2013, Belo Horizonte. Anais da XXVI Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa-RELME, 2012. v. 26.

25.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V. . O Conceito de Problema em Modelagem Matemática na Realidade do Mundo Cibernético. In: V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Belo Horizonte. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012. p. 1-19.

26.
KAIBER, C. T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . Potencialidades mediativas da lousa digital frente a softwares gráficos no estudo do cálculo diferencial e integral. In: XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2012, Lajeado. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2012. p. 1026-1032.

27.
KAIBER, C. T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; RIBEIRO, Taiene Letícia Viana . Recursos e Potencialidades da Lousa Digital no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática. In: XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2012, Lajeado. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2012. p. 1061-1068.

28.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; KAIBER, C. T. . Calculo Numérico e Calculadoras Gráficas: construindo ideias e conceitos.. In: XIII Conferencia Interamericana de Educacion Matematica, 2011, Recife. Anais da XIII Conferencia Interamericana de Educacion Matematica, 2011. p. 1-8.

29.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V. . Tecnologias Digitais e Percepção da Realidade: contibuições para a Modelagem Matemática. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010. p. 1-10.

30.
KAIBER, C. T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; SCAPIN, D. K. . A Incorporação de Tecnologias Informáticas na Estruturação de Conceitos Relacionados às Coordenadas Polares. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010. p. 1-11.

31.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V. . A Realidade, o Problema e o Virtual: contextos teóricos para a Modelagem Matemática. In: XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande. Anais do XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2010. p. 1-20.

32.
GRAFF, C. I. ; KAIBER, C. T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . Utilização de Calculadoras Gráficas na Construção de Conceitos Matemáticos Relativos ao Cálculo Numérico. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010. p. 1-7.

33.
KAIBER, C. T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; SCAPIN, D. K. . CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS EM COORDENADAS POLARES COM O USO DA CALCULADORA HP 50g. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010. p. 1-6.

34.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V. . Ensaio sobre a Modelagem Matemática e o Virtual. In: XIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, Goiânia. ANAIS DO XIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009. p. 1-15.

35.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; SEIBERT, L. G. . A Relação entre Modelagem Matemática e Tecnologias Informáticas.. In: V ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, Lavras. ANAIS DO V ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009. p. 1-9.

36.
ROSA, M. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . A Construção de Narrativas Digitais: Contribuições à Educação Matemática. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, Taguatinga. ANAIS DO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009. p. 1-22.

37.
PEREZ, A. ; WEBER, R. F. ; TORRES, P. A. R. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . Wireless location and network security mechanism trought fingerprint, triangulation and dynamic obstacle identification.. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMMUNICTIONS AND MOBILE COMPUTING, 2009, Leipzig. ANAIS OF INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMMUNICTIONS AND MOBILE COMPUTING, 2009. p. 1459-1463.

38.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Construção de Jogos Eletrônicos em um Ambiente de Aprendizagem Baseado em Modelagem Matemática.. In: XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2008, Rio Claro. ANAIS DO XII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ? EBRAPEM. Rio Claro, 2008. p. 1-17.

39.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Números Irracionais, Transcendentes e Algébricos: a existência e a densidade dos números.. In: I Congresso Internacional de Matemática, 2001, Canoas, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FIGUEIREDO, F. F. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . Design de problemas com as tecnologias digitais e a formação inicial de professores de Matemática. In: XIV CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2015, Tuxtla Gutiérrez. anais da XIV CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2015.

2.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V. . The Model in Mathematical Modeling in the Reality of the Cybernetic World. In: 16th International Conference of the Teaching of Mathematical Modelling and Applications ICTMA 16, 2013, Blumenau. Proceedings of 16th International Conference of the Teaching of Mathematical Modelling and Applications ICTMA 16, 2013.

3.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; KAIBER, C. T. . O uso da Lousa Digital no Ensino de Cálculo Diferencial e Integral: zoom e translação de imagens. In: XXVI Reunión Latinoamericana de Matemática educativa, 2012, Belo Horizonte. Anais da XXVI Reunión Latinoamericana de Matemática educativa, 2012.

4.
KAIBER, C. T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . A lousa digital e o uso do Maple no cálculo diferencial e integral: potencialidades mediativas. In: XXVI Reunión Latinoamericana de Matemática educativa, 2012, Belo Horizonte. Anais da XXVI Reunión Latinoamericana de Matemática educativa, 2012.

5.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Modelagem Matemática e a Realidade do Mundo Cibernético. In: I Forum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a distância, 2012, Canoas. Anais do I Forum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a distância, 2012. p. 1-2.

6.
SEIBERT, L. G. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . Matemática e Tecnologia: desenvolvendo jogos eletrônicos utilizando o Scratch. In: III Congreso Uruguayo de Educacion Matematica, 2011, Montevidéu. Anais do III Congreso Uruguayo de Educacion Matematica, 2011. p. 1-5.

7.
HONORIO, Bruno Grilo ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; RIBEIRO, Taiene Letícia Viana ; SCHAEFFER, Neide Alvez . Modelagem Matemática e Calculo Numérico: uma experiência com o método dos mínimos quadrados. In: III Congreso Uruguayo de Educacion Matematica, 2011, Uruguai. Anais do III Congreso Uruguayo de Educacion Matematica, 2011. p. 1-8.

8.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V. . The Mathematical Modelling and the Virtual. In: 34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 34), 2010, Belo Horizonte. . Proceedings of the 34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2010. v. 4. p. 378-378.

9.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; ROSA, Vitor Sales Dias da . Scratch: Um Software para Construir Jogos Eletrônicos, Desenvolver Matemática e se Divertir.. In: X ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, Ijuí. ANAIS DO X ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009. p. 1-5.

10.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; SEIBERT, L. G. . A Construção de Jogos Eletrônicos e a Educação Matemática: Potencialidades do Scratch.. In: V ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, Lavras. ANAIS DO V ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009. p. 1-2.

11.
KAIBER, C. T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; SCAPIN, D. K. . A incorporação de Tecnologias Informáticas na Estruturação de Conceitos Relacionados à Equações Paramétricas, Cálculo Vetorial e Coordenadas Polares.. In: XV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IX FÓRUM DE PESQUISA, 2009, Canoas. Anais do XV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IX FÓRUM DE PESQUISA, 2009.

12.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Grupo de Pesquisa em ambientes-matemáticos de aprendizagem com inclusão da informática na sociedade (GP @+): possibilidades para a Educação Matemática. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ? SIPEMAT, 2008, Recife. Anais do Segundo SIPEMAT. Recife, 2008. p. 1-8.

13.
GROENWALD, C. L. O. ; KAIBER, C. T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; SEIBERT, T. E. ; LEYSER, M. ; FRANKE, R. F. ; ZOCK, L. . Inovando o Currículo de Matemática Através da Incorporação das Novas Tecnologias. In: VIII FÓRUM DE PESQUISA E XIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 2008, cANOAS. VIII FÓRUM DE PESQUISA E XIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. CANOAS, 2008. p. 1-1.

14.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; ROSA, Vitor Sales Dias da . Construção de Ambientes matemáticos de Aprendizagem por meio do Software Scratch. In: VIII FÓRUM DE PESQUISA E XIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 2008, Canoas. VII FÓRUM DE PESQUISA E XIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIA. CANOAS, 2008. p. 1-1.

15.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Modelagem Matemática com o Auxílio de Tecnologias Informáticas. In: IV Congresso Internacional do Ensino da Matemática, 2007, Canoas. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007.

16.
GROENWALD, C. L. O. ; KAIBER, C. T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; SEIBERT, T. E. ; ZOCK, L. ; RENZ, S. P. ; LEYSER, M. ; FRANKE, R. F. . GECEM: Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática. In: IV Congresso Internacional do Ensino da Matemática, 2007, Canoas. Anais do IV Congresso Internacional do Ensino da Matemática, 2007.

17.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; SEIBERT, L. G. . O Ensino e a Aprendizagem da Matemática Através da Construção de Jogos e Animações com os Softwares Scratch e Autodesk 3ds Max. In: IV Congresso Internacional do Ensino da Matemática, 2007, Canoas. Anais do IV Congresso Internacional do Ensino da Matemática, 2007.

18.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Absurdos Matemáticos. In: XVIII Encontro Regional de Educação Matemática, 2006, São Leopoldo. XVIII EREM, 2006.

19.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Cantando com os números. In: III Congresso Internacional de Educação Matemática, 2005, Canoas. Anais do III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
BURAK, D. ; SOUZA, E. G. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . Modelagem Matemática na Educação Matemática e o contexto escolar: aspectos recorrentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Modelagem Matemática, Big Data, Internet das Coisas e Machine Learning: conexões e potencialidades no âmbito da Educação Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V. . Modelagem Matemática e a Realidade do Mundo Cibernético. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Modelagem Matemática e a Realidade do Mundo Cibernético. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. A Modelagem Matemática e o Virtual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Grupo de pesquisa em Ambientes Matemáticos de Aprendizagem com inclusão da Informática na sociedade (GP @+): Possibilidades para a Educação Matemática.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Construção de Jogos Eletrônicos em um Ambiente de Aprendizagem Baseado em Modelagem matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MALTEMPI, M.V ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; ROSA, M. . TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Perspectivas da Modelagem Matemática. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Modelagem Matemática. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SÁPIRAS, F. S. ; VECCHIA, RODRIGO DALLA . O SCRATCH COMO UMA POSSIBILIDADE NA SALA DE AULA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Parecerista ADHOC da Revista BOLEMA. 2015. (Parecer).

3.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Parecerista ADHOC da Revista BOLEMA. 2014. (Parecer).

4.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Parecerista ADHOC da Revista BOLEMA. 2013. (Parecer).

5.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. A construção de jogos eletronicos por meio do software Scratch. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Café com Álgebra. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LOPES, L. A.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; DAL-FARRA, R. A.. Participação em banca de Isadora Luiz Lemes. Micromundos, artefatos, bricolagem e matética: a ciência de dados e seus possíveis caminhos no ensino de ciências e matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

2.
ECHEVESTE, M. E. S.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; RIBEIRO, J. L. D.. Participação em banca de Rodrigo da Luz Barcellos. Suporte à tomada de decisão estratégica no âmbito de eSports: o caso do League of Legends. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; BASSO, M. V. A.; LEIVAS, J. C. P.. Participação em banca de Anelise Pereira Baur. Investigação Matemática, Geogebra e Produção de Vídeos no Ensino e Aprendizagem de Quadriláteros e Triângulos. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGEM) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; LEIVAS, J. C. P.; BURIGO, E. Z.. Participação em banca de Camila Aliatti. Fábrica de Matemática: aprendizagem de Geometria via confeccção e manipulação de objetos digitais e não-digitais. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGEM) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
ROSA, M.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; SEIDEL, D. J.; SANTOS, R. P.. Participação em banca de Jão Paulo Silva Caldeira. CONEXÕES ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CYBERFORMAÇÃO MOBILE. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

6.
ROSA, M.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; BARBOSA, J. C.; VANINI, L.. Participação em banca de Douglas Martins Dantas. A CRIATIVIDADE TECNOLOGICA NA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CYBERFORMAÇÃO. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

7.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V.; BORBA, M. C.. Participação em banca de Laís Aparecida Romanello. Potencialidades do Uso do Celular na Sala de Aula: atividades investigativas para ensino de função. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
GROENWALD, C. L. O.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; KESSLER, M. C.; JUSTO, J. C. R.. Participação em banca de Bruno Grilo Honorio. OBSERVAR COM SENTIDO: um experimento com estudantes de Licenciatura em Matemática envolvendo a utilização do RPG. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

9.
BAYER, A.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; KAIBER, C. T.; VIALI, L.. Participação em banca de Camila da Silva Nunes. UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

10.
BAYER, A.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; SANTANA, M. F.; JUSTO, J. C. R.. Participação em banca de Lucia Holz Luz. MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma questão para o 7° ano. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

11.
BAYER, A.; ARAUJO, I. G.; KAIBER, C. T.; DALLA VECCHIA, Rodrigo. Participação em banca de Francisco Flávio Nogueira da Silva. A contextualização no Ensino de Trigonometria na Escola Estadual Professor Antônio Carlos da Silva Natalino de Boa Vista. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

12.
KAIBER, C. T.; GROENWALD, C. L. O.; BISOGNIN, E.; DALLA VECCHIA, Rodrigo. Participação em banca de Valmir Ninow. Projetos de Trabalho no Ensino Médio: uma possibilidade para o ensino e aprendizagem matemática. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

13.
BAYER, A.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; ARAUJO, I. G.; KAIBER, C. T.. Participação em banca de Francisco Flavio Nogueira da Silva. A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO CARLOS DA SILVA NATALINO DE BOA VISTA - RR. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

14.
BAYER, A.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; ANDRADE NETO, A. S.; MOREIRA, M. A.. Participação em banca de Norton Pizzi Manassi. A CALCULADORA HP17BII+ COMO APORTE TECNOLÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO PRONATEC: possibilidade para uma aprendizagem significativa. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

15.
KAIBER, C. T.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; GROENWALD, C. L. O.; BISOGNIN, E.. Participação em banca de Valmir Ninow. PROJETOS DE TRABALHO NO ENSINO MÉDIO: uma possibilidade para o ensino e aprendizagem da matemática. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

16.
ROSA, M.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; GROENWALD, C. L. O.; GIRALDO, V. A.. Participação em banca de Fabiana Alves Diniz de Moura. O DESIGN INSTRUCIONAL DE UM APLICATIVO M-LEARNING À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: focando o desenvolvimento de atividades referentes a funções trigonométricas com tecnologias móveis. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

17.
ANDRADE NETO, A. S.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; SANTOS, R. P.; SAAVEDRA FILHO, N. C.. Participação em banca de Fenando Colomby Pieper. UM ESTUDO DE CASO SOBRE A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO: a influência da hipercultura e mediação digital. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

18.
BAYER, A.; MOREIRA, M. A.; ANDRADE NETO, A. S.; DALLA VECCHIA, Rodrigo. Participação em banca de Norton Pizzi Manassi. A Calculadora HP17BII+ como Suporte Tecnológico no Ensino de Matemática Financeira no Pronatec:possibilidade para uma aprendizagem significativa. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

19.
GROENWALD, C. L. O.; ROSA, M.; VIALI, L.; DALLA VECCHIA, Rodrigo. Participação em banca de Karine Machado Fraga de Melo. A Estatística nos anos finais do ensino fundamental: uma experiência com o tema transversal. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

20.
KAIBER, C. T.; BISOGNIN, E.; JUSTO, J. C. R.; DALLA VECCHIA, Rodrigo. Participação em banca de Luciene da Silva Pereira. Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio: Significado da contextualização do conhecimento matemático. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Teses de doutorado
1.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; FRANCO, V. S.; LAHM, R. A.; MULLER, T. J.. Participação em banca de Rosana Maria Luvezute Kripka. Uso de Tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem de algebra linear na perspectiva das teorias da aprendizagem significativa e dos registros de representação semiótica. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; FARIAS, M. E.; KAIBER, C. T.; LIELL, C. C.. Participação em banca de Ney David Veloso. Educação Matemática e Educação Ambiental: concepções interdisciplinares na Formação inicial e na prática educacional de professores em matemática em Boa Vista. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

3.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; BARONE, D. A. C.; BAIRRAL, M. A.. Participação em banca de Melissa Meier. Dispositivos móveis com Tecnologia Touchscreen no Ensino da Geometria. 2017. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
ANDRADE NETO, A. S.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; MOREIRA, M. A.; SOUZA, B. C.; SAAVEDRA FILHO, N. C.; SANTOS, R. P.. Participação em banca de Jeferson Fernando de Souza Wolff. QUAL A MUDANÇA NA ESTRUTURA COGNITIVA DE EESTUDANTES APÓS O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS? Uma investigação da relação entre imagens mentais e aprendizagem significativa de conceitos no campo das colisões mecânicas em Física. 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

5.
GROENWALD, C. L. O.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; PIRES, C. M. C.; SILVA, M. A.; ROSA, M.; BAYER, A.. Participação em banca de Clarissa de Assis Olgin. CRITÉRIOS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TEMÁTICAS NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

6.
BAYER, A.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; MENDES, I. A.; GROENWALD, C. L. O.; KAIBER, C. T.; GERTZ, R. E.. Participação em banca de Malcus Cassiano Kuhn. O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS EVANGÉLICAS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL, DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

7.
ROSA, M.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; POWELL, A. B.; NACARATO, A. M.; KAIBER, C. T.; JUSTO, J. C. R.. Participação em banca de Vinicius Pazuch. CYBERFORMAÇÃO SEMIPRESENCIAL: a relação com o saber de professores que ensinam matemática. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

8.
ROSA, M.; CABRAL, T. B.; GELLER, M.; SANTOS, R. P.; BICUDO, M. A. V.; DALLA VECCHIA, Rodrigo. Participação em banca de Denilson Jose Seidel. O professor de matemática online se percebendo em cyberformação. 2013. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Qualificações de Doutorado
1.
ROSA, M.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; MISKULIN, R. G. S.; ANDRADE NETO, A. S.; GROENWALD, C. L. O.; WANDERER, F.. Participação em banca de Solange Mussato. CYBERFORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA: horizontes que emergem de diferentes contextos culturais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

2.
BAYER, A.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; GERTZ, R. E.; KAIBER, C. T.; GROENWALD, C. L. O.; MENDES, I. A.. Participação em banca de Malcus Cassiano Kuhn. O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS EVANGÉLICAS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL, DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

3.
GROENWALD, C. L. O.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; CAMPOS, T. M.; BISOGNIN, V.; SEIBERT, T. E.; KAIBER, C. T.. Participação em banca de Alexandre Branco Monteiro. ESTUDO DOS NÚMEROS RACIONAIS NO BRASIL E NO MÉXICO: um olhar na perspectiva da teoria socioepistemológica da matemática educativa. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

4.
SANTOS, C. A.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; BOEIRA, A. P.; OURIQUE, L. E.; VARGAS, R. M. F.. Participação em banca de César Rolando Nunura Nunura. MODELAGEM MATEMÁTICA DA TRANSFERÊNCIA DE CALOR NO ENSAIO JOMINY. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Tecnologia de Materiais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
ROSA, M.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; KAIBER, C. T.; JUSTO, J. C. R.; POWELL, A. B.; NACARATO, A. M.. Participação em banca de Vinicius Pazuch. CYBERFORMAÇÃO SEMIPRESENCIAL: a relação com o saber entre professores de matemática. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

6.
ROSA, M.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; CABRAL, T. B.; GELLER, M.; SANTOS, R. P.; BICUDO, M. A. V.. Participação em banca de Denilson Jose Seidel. O professor de matemática online se percebendo em cyberformação. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTOS, R. P.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; GELLER, M.; SCHLEMMER, E.. Participação em banca de Geovani Lopes Dias. Estudos de possíveis mudanças na literacia científica de discentes de ensino médio através do Big Data. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

2.
ROSA, M.; OLIVEIRA, A. T.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; GIRALDO, V.; ESQUINCALHA, A.. Participação em banca de LUCIANA MOREIRA REGO. A CONSTRUÇÃO DE CYBERPROBLEMAS ANALISANDO A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DO 6° ANO ACERCA DE ASPECTOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
BAYER, A.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; JUSTO, J. C. R.; FARIAS, M. E.. Participação em banca de Lucia Holz Luz. A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma questão para o 7° ano. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

4.
GROENWALD, C. L. O.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; KESSLER, M. C.; JUSTO, J. C. R.. Participação em banca de Bruno Grilo Honorio. OBSERVAR COM SENTIDO: um experimento com estudante de Licenciatura em Matemática. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SEIBERT, T. E.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; LEYSER, M.. Participação em banca de Zulma Elizabete de Freitas Madruga. Gincana de Matemática:uma pesquisa no terceiro ano do Ensino Médio. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VALADA, R.; DALLA VECCHIA, Rodrigo; GEHLEN, R.. Participação em banca de Anderson Parizotto Zaballa.GERENCIAMENTO DE ESTOQUES EM UMA INDÚSTRIA DO RAMO ELÉTRICO: estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil.

2.
SILVA, Rodrigo Nascentes da.; ROSA, M.; DALLA VECCHIA, Rodrigo. Participação em banca de Rodrigo Nascentes da Silva.Clickmath: editor matemático para o ambiente virtual de aprendizagem moodle. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada à Informática) - Universidade Luterana do Brasil.

3.
ALMEIDA, Michel Figueiredo; ROSA, M.; DALLA VECCHIA, Rodrigo. Participação em banca de Michael Figueiredo de Almeida.Desenvolvimento de um recurso tecnológico para o ensino de derivada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada à Informática) - Universidade Luterana do Brasil.

4.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Participação em banca de Wagner Fraga da Silva.Manipulação Digital de Ondas Sonoras Aplicada à Música. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada à Informática) - Universidade Luterana do Brasil.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. (Congresso).

2.
X Congresso Nacional de Modelagem na Educação Matemática. Modelagem Matemática na Educação Matemática e o contexto escolar: aspectos recorrentes. 2017. (Congresso).

3.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.MODELAGEM MATEMÁTICA E PESQUISA OPERACIONAL: UMA POSSIBILIDADE. 2016. (Encontro).

4.
VII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.O SENTIDO E O SIGNIFICADO NO PROCESSO DE DETERMINAÇÃO DE PROBLEMAS NO ÂMBITO DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ENFOQUE NA MULTIPLICIDADE. 2015. (Outra).

5.
VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Modelagem Matemática: Implicações do Desequilíbrio entre Sentido e Significado no Processo de Determinação do Problema. 2015. (Seminário).

6.
XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática.Desafios para a Educação Matemáticaem Novas Tecnologias e Modelagem Matemática. 2015. (Encontro).

7.
VI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemáticatica.A MODELAGEM MATEMÁTICA E A REALIDADE DO MUNDO CIBERNÉTICO: UM ENFOQUE NA REFERÊNCIA À REALIDADE. 2013. (Outra).

8.
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Modelagem Matemática e a Realidade do Mundo Cibernético. 2013. (Congresso).

9.
I Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância.Modelagem Matemática e a Realidade do Mundo Cibernético. 2012. (Outra).

10.
V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.O Conceito de Problema em Modelagem Matemática na Realidade do Mundo Cibernético. 2012. (Seminário).

11.
XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática.Modelagem Matemática. 2012. (Encontro).

12.
XXVI Reunión Latinoamericana de matemática educativa.Modelagem Matemática e a Realidade do Mundo Cibernético. 2012. (Outra).

13.
IV Encontro de Formação Docente Continuada. 2011. (Encontro).

14.
XIII Conferencia Interamericana de Educacion Matematica.Cálculo Numérico e Calculadoras Gráficas: construindo ideias e conceitos.. 2011. (Outra).

15.
I Fórum de Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática.GRUPO DE PESQUISA EM AMBIENTES-MATEMÁTICOS DE APRENDIZAGEM COM INCLUSÃO DA INFORMÁTICA NA SOCIEDADE (GP-@+): POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2010. (Outra).

16.
II Encontro de Formação Docente Continuada. 2010. (Encontro).

17.
III Encontro de Formação Docente Continuada. 2010. (Encontro).

18.
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Utilização de Calculadoras Gráficas na Construção de Conceitos Matemáticos Relativos ao Cálculo Nunmérico. 2010. (Congresso).

19.
X Encontro Nacional de Educação Matemática. Tecnologias Digitais e Percepção da Realidade: contribuições para a Modelagem Matemática. 2010. (Congresso).

20.
XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.A Realidade, o Problema e o Virtual: contextos teóricos para a Modelagem Matemática. 2010. (Encontro).

21.
Dia da Matemática.Absurdos Matemáticos. 2009. (Outra).

22.
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.A Construção de Narrativas Digitais: Contribuições à Educação Matemática.. 2009. (Seminário).

23.
V ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.A Relação entre Modelagem Matemática e Tecnologias Informáticas.. 2009. (Encontro).

24.
X ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Ensaio sobre a Modelagem Matemática e o Virtual. 2009. (Encontro).

25.
X ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Scratch: Um Software para Construir Jogos Eletrônicos, Desenvolver Matemática e se Divertir.. 2009. (Encontro).

26.
XV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IX FÓRUM DE PESQUISA.XV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IX FÓRUM DE PESQUISA. 2009. (Outra).

27.
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ? SIPEMAT.Grupo de Pesquisa em Ambientes-Matemáticos de Aprendizagem com Inclusão da Informática na Sociedade (@+): Possibilidades para Educação Matemática.. 2008. (Simpósio).

28.
PRIMER CONGRESO NACIONAL DE ESTUDIANTES NORMALISTAS DE MATEMÁTICAS. MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS: Pesquisas atuais e perspectivas futuras no Brasil.. 2008. (Congresso).

29.
VIII FÓRUM DE PESQUISA E XIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.INOVANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. 2008. (Outra).

30.
XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Construção de jogos Eletrônicos em um Ambiente de Aprendizagem Baseado em Modelagem Matemática.. 2008. (Encontro).

31.
XVIII Encontro Regional de Educação Matemática.Absurdos Matemáticos. 2006. (Oficina).

32.
III Congresso Internacional de Educação Matemática. Cantando com os Números. 2005. (Congresso).

33.
I Congresso Internacional de Educação Matemática. Numeros Irracionais, Transcendentes e Algébricos: a existência e a densidade dos números. 2001. (Congresso).

34.
VII Encontro Gaúcho de Educação Matemática. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GROENWALD, C. L. O. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; KAIBER, C. T. ; ROSA, M. ; SEIBERT, T. E. ; BAYER, A. ; JUSTO, J. C. R. ; HOMA, A. I. R. . VI Congresso Internacional de Ensina da Matemática. 2013. (Congresso).

2.
DALLA VECCHIA, Rodrigo; ROSA, M. . I Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância. 2012. (Outro).

3.
ROSA, M. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo . XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2012. (Outro).

4.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2010. (Congresso).

5.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2008. (Congresso).

6.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Alex da Silva. Reflexões acerca do Planejamento de Aulas de Matemática em Vivências de Estágio Curricular Supervisionado com Tecnologias Digitais: Uma Investigação na Licenciatura em Matemática do PARFOR. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, . Orientador: Rodrigo Dalla Vecchia.

2.
Ramon dos Santos Lummertz. As potencialidades do uso do software Scratch para a construção da literacia digital por meio do Pensamento Computacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, . Orientador: Rodrigo Dalla Vecchia.

3.
Tiago Weingarten. MODELAGEM MATEMÁTICA: um enfoque na transformação da determinação do problema. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rodrigo Dalla Vecchia.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Wagner da Silva Fernandes. OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DE ENTREGA DE OBJETOS NA EMPRESA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS (ETC) EM PERÍODO DE REDUÇÃO DE EFETIVO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Rodrigo Dalla Vecchia.

2.
Ana Paula Fraga da Silva. Jogos Eletrônicos Terapêuticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Rodrigo Dalla Vecchia.

3.
Jeciane Ribeiro de Oliveira. Criptografia para uma Interface de Comércio Eletrônico e Arquivos de Texto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Rodrigo Dalla Vecchia.

4.
Marcelo Auler. Modelagem Matemática: Fenômenos Oscilantes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada à Informática) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Rodrigo Dalla Vecchia.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DALLA VECCHIA, Rodrigo;VECCHIA, RODRIGO DALLA2012 DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V. . Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 26, p. 191-218, 2012.

2.
DALLA VECCHIA, Rodrigo;VECCHIA, RODRIGO DALLA2012DALLA VECCHIA, Rodrigo; KAIBER, C. T. . Cálculo numérico e calculadoras gráficas: construindo conceitos relacionados ao Polinômio Interpolador de Lagrange. Acta Scientiae (ULBRA), v. 14, p. 40-50, 2012.

3.
DALLA VECCHIA, Rodrigo;VECCHIA, RODRIGO DALLA2012DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, M. V. . Realidade do mundo cibernético e a Modelagem Matemática: um esboço teórico. Caderno Pedagógico (Lajeado. Online), v. 9, p. 39-49, 2012.

4.
KAIBER, C. T.2010KAIBER, C. T. ; DALLA VECCHIA, Rodrigo ; SCAPIN, D. K. . Contribuições da utilização de calculadoras gráficas na estruturação de conceitos relacionados a coordenadas polares.. Revista de Iniciação Científica da ULBRA, v. 1, p. 165-174, 2010.

5.
WEINGARTEN, TIAGO2017 WEINGARTEN, TIAGO ; VECCHIA, RODRIGO DALLA . Problema, sentido e significado: a multiplicidade em Modelagem Matemática. Ciência e Educação (UNESP), v. 23, p. 219-235, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Modelagem Matemática e a Realidade do Mundo Cibernético. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DALLA VECCHIA, Rodrigo. Modelagem Matemática. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




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