Carolina Bassi de Moura

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1344038745304969
  • Última atualização do currículo em 11/08/2017


Carolina Bassi de Moura é Doutora e Mestre pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Artes e Comunicação (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Professora substituta de Cenografia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no curso de Artes Cênicas. Professora convidada do curso de pós graduação em Cenografia e Figurinos e em Direção de Arte da Faculdade Belas Artes e professora nos cursos de formação técnica em Direção de Arte e em Direção da Academia Internacional de Cinema, ambos em São Paulo. Cenógrafa e Figurinista do Grupo Tecelagem de Teatro. Em sua pesquisa de mestrado "A Construção Plástica do Personagem Cinematográfico" investigou a importância dos recursos plásticos, especialmente cenografia e figurino, para a construção do personagem cinematográfico a partir da obra do diretor de cinema italiano Federico Fellini. Na pesquisa de doutorado estudou o papel da Direção de Arte a partir da obra de Luiz Fernando Carvalho - especificamente: o longa metragem "Lavoura Arcaica", quatro minisséries "Os Maias", "Hoje é dia de Maria", "Capitu" e Afinal o que querem as mulheres?" e a novela, "Meu pedacinho de chão". Seu principal interesse é a construção da poesia visual nos diversos meios: cinema, teatro, televisão, literatura, fotografia, artes visuais, e em qualquer formato que possibilite a integração das linguagens próprias destes diversos meios. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção de Arte, Cenografia e Figurino, atuando principalmente em Cinema e Teatro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina Bassi de Moura
Nome em citações bibliográficas
MOURA, Carolina Bassi de


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Artes Cênicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Direção e a Direção de Arte - construções poéticas da imagem em Luiz Fernando Carvalho, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Fausto Roberto Poço Viana.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Direção de Arte; Direção; Luiz Fernando Carvalho; Cenografia; Figurino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Direção de Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Cenografia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
2008 - 2010
Mestrado em Artes Cenicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Construção Plástica dos Personagens Cinematográficos: Uma investigação feita a partir da obra de Federico Fellini,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Fausto Roberto Poço Viana.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Construção de Personagem; Figurino; Cenografia; Direção Cinematográfica; Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
Setores de atividade: Outros.
1999 - 2002
Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Rádio e Tv.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Duoelo - Video instalação.
Orientador: Ana Silvia Davi Médola.




Formação Complementar


2015 - 2015
Guimarães Rosa / Corpo de Baile. (Carga horária: 26h).
Atelier Paulista, ATELIER PAULISTA, Brasil.
2013 - 2013
O Corpo Musical no Teatro. (Carga horária: 9h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Clown. (Carga horária: 15h).
B_arco Cultural, B_ARCO CULTURAL, Brasil.
2010 - 2010
Técnicas de Expressão Vocal. (Carga horária: 48h).
SP Escola de Teatro, SP ESCOLA DE TEA, Brasil.
2010 - 2010
Direção - "As melhores canções de nossas vidas". (Carga horária: 20h).
SP Escola de Teatro, SP ESCOLA DE TEA, Brasil.
2009 - 2009
Ilustração. (Carga horária: 48h).
Instituto Tomie Ohtake, TOMIE OHTAKE, Brasil.
2007 - 2007
Desenho Perspectiva. (Carga horária: 30h).
Quanta Academia de Artes, QUANTA, Brasil.
2007 - 2007
VectorWorks 2D/3D. (Carga horária: 60h).
VectorPro, VECTORPRO, Brasil.
2005 - 2005
Assistência de Direção e Continuidade. (Carga horária: 20h).
Raíz Produções Cinematográficas, RAIZ PRODUÇÕES, Brasil.
2005 - 2005
Direção Cinematográfica. (Carga horária: 28h).
Stein Produções, STEIN PRODUÇÕES, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Seminário de Roteiro Audiovisual. (Carga horária: 48h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Seminário de Animação. (Carga horária: 28h).
Associação Cultural Educação e Cinema, EDUCINE, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Seminário de Dramaturgia. (Carga horária: 48h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2002
Fotografia II. (Carga horária: 64h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2001 - 2001
Estética e História da Arte. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Roteiro para Vídeo. (Carga horária: 14h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
1996 - 2000
Inglês.
Wizard Idiomas, WIZARD IDIOMAS, Brasil.
1999 - 1999
Do Verso ao Vídeo. (Carga horária: 16h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
1999 - 1999
Fotografia III. (Carga horária: 64h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Substituto em Cenografia da Universidade Federal de Ouro Preto, curso de Artes Cênicas. Resultado divulgado dia 05 de outubro no Diário Oficial da União. Ministrou as disciplinas de Cenografia I; Cenografia II; Caracterização.


Faculdade de Belas Artes de São Paulo, BELAS ARTES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: professor não contratado, Enquadramento Funcional: professor não contratado
Outras informações
Docente das disciplinas de "Composição Estética de Figurinos", "Processos Artísticos e Cenografia" e "Cenografia em Cinema", nos cursos de especialização em "Cenografia e Figurinos" e "Direção de Arte em Comunicação".

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Direção de Arte em Comunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Moda, Figurino e Cultura
08/2011 - Atual
Ensino, Cenografia e Figurino, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Composição Estética de Figurinos
Processos Criativos em Cenografia
Cenografia em Cinema

Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Ministrou aulas no curso intensivo de formação técnica em Direção de Arte e no curso de formação técnica em direção: "Film works".


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Aulas de Cenografia, de Produção de Arte, de Produção de Objetos e de Figurino ministrada na disciplina de Direção de Arte do curso de Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) como professora convidada.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Aluna Regular da Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento
Outras informações
Desenvolveu na universidade a pesquisa de doutorado sobre o papel do Diretor de Arte no nos meios audiovisuais utilizando como objeto de estudo algumas das obras do diretor Luiz Fernando Carvalho.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Aluna Regular da Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2008 - 08/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas.

Linhas de pesquisa
TEXTO E CENA

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

08/2011 - 06/2012
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de Arte
História da Arte (Arte e Cultura)
02/2011 - 06/2012
Ensino, Rádio, Tv e Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de Arte
Direção de Atores
História da Arte (Arte e Cultura)
Locução e Interpretação para TV
02/2011 - 06/2011
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte (Arte e Cultura)

Tbr Produções, TBR PRODUÇÕES, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estagiária de Produção, Enquadramento Funcional: Assist. em roteiros publicitários e produção, Carga horária: 20
Outras informações
Assistência para roteiros publicitários e produção dos comerciais produzidos pela TBR do período explicitado.

Atividades

8/2002 - 10/2002
Estágios , Particular, Bauru.

Estágio realizado
Roterização de Vídeos Publicitários.

Rádio Unesp, RÁDIO UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Estagiária de Produção, Enquadramento Funcional: Realização de roteiros e programação musical, Carga horária: 20
Outras informações
Realização de roteiros e programação musical dos programas: "Esse tal de Rock´n Roll", "Jazz in Concert" e "Estação Blues"

Atividades

8/2001 - 12/2001
Estágios , Pública, Unesp Bauru.

Estágio realizado
Roterização e Programação de três programas musicais da Rádio.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do curso de Cenografia da Escola de Teatro, do Centro de Letras e Artes da UNIRIO. Ministra as disciplinas de Representação Manual de Figurino; Representação Digital de Figurino; Moulagem; Fundamentos da Cenografia e da Indumentária; Projeto Integrado Cenografia e Indumentária II.



Linhas de pesquisa


1.
TEXTO E CENA

Objetivo: Estudos sobre como se dá o desenho da cena em determinada obra a partir de uma encenação e de um texto..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Direção de Arte.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
Palavras-chave: Cinema; Teatro; Televisão; Vídeo.


Projetos de pesquisa


2012 - 2015
Direção e direção de arte - construções poéticas da imagem em Luiz Fernando Carvalho
Descrição: A tese de doutorado é a primeira no país a investigar o papel do diretor de arte no cinema e no audiovisual. Como objeto de estudo a pesquisadora escolheu a obra do diretor Luiz Fernando Carvalho, por seu trabalho no cinema e na televisão, de resultado altamente plástico e poético, de altíssima qualidade. O trabalho comporta entrevistas com a equipe de trabalho do diretor e com o próprio diretor, a fim de esclarecer todas as questões pretendidas. Inclui também uma revisão da bibliografia estrangeira acerca do tema e faz um contraponto com os modos de produção no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Carolina Bassi de Moura - Coordenador.
2008 - 2010
A Construção Plástica dos Personagens Cinematográficos: Uma investigação feita a partir da obra de Federico Fellini
Descrição: A Construção Plástica dos Personagens Cinematográficos: Uma investigação feita a partir da obra de Federico Fellini, verifica o caráter fundamental de figurino e cenário como recursos plásticos, ainda que muitos outros sejam fundamentais na composição de personagens inseridos nessa linguagem. Verifica, portanto, a importância de uma direção de arte mais livre na escolha das formas, cores, texturas, proporções, composições, que seja mais fiel a idéias que pretende-se transmitir do que a reproduções realistas. Como ponto de partida, escolhe o diretor de cinema Federico Fellini, mestre nesta composição desprendida do realismo e criador de um processo de construção de personagens muito particular, ao começar pela realização de desenhos que já definiam entre outras coisas figurino e cenografia, na maioria dos casos. Será levada em consideração toda a obra do diretor, mas, especificamente, como amostragem de estudo, os filmes La Strada (1954), Julieta dos Espíritos (1965) e Toby Dammit (1967), por serem emblemáticos desta construção plástica fortemente elaborada e a serem analisados estruturalmente nas suas seqüências de maior destaque. A produção acadêmica e comercial no que se refere à produção de pesquisas sobre figurino de cinema ainda é escassa no país, e por esta razão, esta pesquisa faz-se necessária a todos aqueles que trabalham com cinema, em sua realização ou crítica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carolina Bassi de Moura - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Direção de Arte.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Cenografia.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Indumentária.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Melhor artigo do GT Traje de Cena, do 9o. Colóquio de Moda, ABEPEM, Editora Estação das Letras e Cores, Colóquio de Moda.
2003
Menção Especial para o Programa de TV: Os Crimes do Era Uma Vez, INTERCOM / EXPOCOM.
2003
1º Lugar - Concurso de Fotografia "Mulher em Foco", Secretaria de Cultura da Cidade de Ourinhos / SP.
2003
Menção especial -Categoria Literatura - Conto, Mapa Cultural Paulista.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOURA, Carolina Bassi de2014MOURA, Carolina Bassi de. Capitu: a televisão vestida em camadas. Dobras (Barueri, SP), v. 7, p. 99-107, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOURA, Carolina Bassi de; VIANA, F. (Org.) . Traje de cena, traje de folguedo. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014. v. 1. 351p .

2.
MOURA, Carolina Bassi de; VIANA, F. (Org.) . Diário dos Futuros Pesquisadores - Cenografia (I e II). 1. ed. São Paulo: Departamento de artes Cênicas, 2013. v. 2. 507p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOURA, Carolina Bassi de. De tudo fica um pouco na pele do personagem - a costura do imaginário em Meu Pedacinho de Chão. In: Isabel Cristina Italiano; João Paulo Marciano; Júlia Baruque Ramos; Maria Silvia de Barros de Held; Regina Aparecida Sanches; Fernando Moreira da Silva. (Org.). Pesquisas em design, gestão e tecnologia de Têxtil e Moda: 1o. semestre de 2014. 22ed.Sào Paulo: Universidade de São Paulo, 2014, v. , p. 17-24.

2.
MOURA, Carolina Bassi de. O figurino dos sonhos na construção do personagem cinematográfico. In: Fausto Viana; Rosane Muniz. (Org.). Diário de Pesquisadores: Traje de Cena. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012, v. , p. 1-303.

3.
MOURA, Carolina Bassi de. O figurino da telenovela brasileira. In: Fausto Viana. (Org.). Diário das Escolas - Cenografia PQ 11. 1ed.São Paulo: Funarte, 2011, v. , p. 1-225.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOURA, Carolina Bassi de. Capitu: a televisão vestida em camadas. Dobras, p. 99 - 107, 01 mar. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOURA, Carolina Bassi de. Uma mulher vestida de sol abre passagem para as futuras experimentações televisivas. In: Colóquio de Moda, 2015, Curitiba. Anais do Colóquio de Moda 2015, 2015.

2.
MOURA, Carolina Bassi de. Direção de Arte em Lavoura Arcaica - o figurino. In: CIMODE - Congresso Internacional de Moda e Design, 2014, Milão. Anais do CIMODE 2014, 2014.

3.
MOURA, Carolina Bassi de. As tessituras da memória em Os Maias, de Luiz Fernando Carvalho. In: Colóquio de Moda, 2014, Caxias do Sul. Anais do Colóquio de Moda 2014, 2014.

4.
MOURA, Carolina Bassi de. A televisão vestida para aproximar-se da literatura, do teatro, do cinema e das artes visuais. In: 9o. Colóquio de Moda, 2013, Fortaleza. Anais do 9o. Colóquio de Moda, 2013.

5.
MOURA, Carolina Bassi de. A Multiplicidade em 'Afinal o que querem as mulheres?'. In: 8o. Colóquio de Moda, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 8º Colóquio de Moda - Rio de Janeiro, 2012.

6.
MOURA, Carolina Bassi de. Adaptação do filme 'Oito e Meio', de Federico Fellini para 'Nine', de Rob Marshall. In: 6o. Colóquio de Moda, 2010, São Paulo. Anais do 6º Colóquio de Moda - São Paulo, 2010.

7.
MOURA, Carolina Bassi de. A Construção Plástica dos Personagens Cinematográficos - uma abordagem feita a partir da obra de Federico Fellini. In: 5º Colóquio de Moda, 2009, Recife. Anais do 5º Colóquio de Moda - Recife, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
MOURA, Carolina Bassi de. Uma mulher vestida de sol abre passagem para as futuras experimentações televisivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MOURA, Carolina Bassi de. Aula Produção de Arte e Produção de Objetos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MOURA, Carolina Bassi de. As tessituras da memória em 'Os Maias', de Luiz Fernando Carvalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MOURA, Carolina Bassi de. Direção de arte em 'Lavoura Arcaica'- o figurino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MOURA, Carolina Bassi de. Aula Cenografia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MOURA, Carolina Bassi de. Aula Produção de Arte e Objetos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MOURA, Carolina Bassi de. Aula de Figurino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MOURA, Carolina Bassi de. A televisão vestida para aproximar-se da literatura, do teatro, do cinema e das artes visuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MOURA, Carolina Bassi de. Direção de Arte em Audiovisual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MOURA, Carolina Bassi de. A multiplicidade em 'Afinal o que querem as mulheres?'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MOURA, Carolina Bassi de. A construção plástica dos personagens cinematográficos - 'La Strada', de Federico Fellini. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MOURA, Carolina Bassi de. Adaptação do filme 'Oito e Meio', de Federico Fellini para 'Nine', de Rob Marshall. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MOURA, Carolina Bassi de. A Construção Plástica dos personagens cinematográficos em 'Julieta dos Espíritos', de Federico Fellini. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MOURA, Carolina Bassi de. O Figurino na Telenovela brasileira. SÃO PAULO: FUNARTE, 2011 (Diário das Escolas - Cenografia PQ11 Quadrienal de Praga).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOURA, Carolina Bassi de; MACHADO, D. ; CONTI, A. J. ; FURLAN, F. ; RABELO, I. . A Literatura pela ótica do Cinema. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MOURA, Carolina Bassi de; MUNIZ, R. ; MONTEIRO, K. ; SALLES, M. . Entrevista com Marie Salles e Karla Monteiro. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MOURA, Carolina Bassi de. Os Crimes do Era uma Vez. 2002.

4.
MOURA, Carolina Bassi de. Pau a Pixel. 2002.

5.
MOURA, Carolina Bassi de. Documentário Musical: A tropicália e os Sons Psicodélicos dos Anos 60. 2001.

6.
MOURA, Carolina Bassi de. De Papo no Bar. 2001.

Redes sociais, websites e blogs
1.
MOURA, Carolina Bassi de. ARTMISTA. 2007; Tema: Artes. (Blog).

2.
MOURA, Carolina Bassi de. Artmista. 2007; Tema: Direção de Arte, Cenografia, Figurino, Literatura e Artes Visuais. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOURA, Carolina Bassi de. Direção de Arte - a construção poética das imagens. 2015. .

2.
MOURA, Carolina Bassi de. Produção de Arte e Objetos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MOURA, Carolina Bassi de. Cenografia e Figurino. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MOURA, Carolina Bassi de. Direção de Arte em Audiovisual. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MOURA, Carolina Bassi de. Figurino. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MOURA, Carolina Bassi de. Cenografia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MOURA, Carolina Bassi de. Produção de Arte e Objetos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MOURA, Carolina Bassi de. Oficina de Figurinos para Personagens. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MOURA, Carolina Bassi de. Direção de Arte. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MOURA, Carolina Bassi de. Construção Plástica de Personagens. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MOURA, Carolina Bassi de; MORAIS, Clissia . Produção de Arte e Objetos. 2011. .

12.
CARNEIRO, Bruno ; MOURA, Carolina Bassi de . "Educação vale a pena". 2010. (Chamadas/Programetes).

13.
CARNEIRO, Bruno ; MOURA, Carolina Bassi de . Família Logan. 2010. (Publicidade).

14.
ANDRADE, Francisco de ; MORAIS, Clissia ; MOURA, Carolina Bassi de . Limiano. 2008. (Publicidade).

15.
ANDRADE, Francisco de ; MORAIS, Clissia ; MOURA, Carolina Bassi de . O que que é isso?. 2008. (Minissérie para TV).

16.
ANDRADE, Francisco de ; MORAIS, Clissia ; MOURA, Carolina Bassi de . KELLOG´S. 2008. (Publicidade).

17.
LOPES, V. ; MORAIS, Clissia ; MOURA, Carolina Bassi de . Os Caçadores de Emoção. 2007. (Publicidade).

18.
LOPES, V. ; MOURA, Carolina Bassi de ; MORAIS, Clissia . Loucos por Cinema. 2007. (Exposição).

19.
ANDRADE, Francisco de ; MORAIS, Clissia ; MOURA, Carolina Bassi de . Douradinhos. 2007. (Publicidade).

20.
HAMBURGER, Vera ; MORAIS, Clissia ; MOURA, Carolina Bassi de . Banco Real. 2007. (Publicidade).

21.
FORONI, Frederico ; MOURA, Carolina Bassi de . Concerto de Piano - Willy Corrêa de Oliveira. 2006. (Evento).

22.
MOURA, Carolina Bassi de. Fátima. 2004. (Curta Metragem).

23.
MOURA, Carolina Bassi de. O Homem que não era francês. 2004. (Curta Metragem).

24.
MOURA, Carolina Bassi de. Jesus Maria José. 2002. (Curta Metragem).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MOURA, Carolina Bassi de. Almarrotadas. 2016. Teatral.

2.
MOURA, Carolina Bassi de; WILLIAMS, P. . Travessia. 2015. Teatral.

3.
MOURA, Carolina Bassi de. Nonada. 2015. Teatral.

4.
MOURA, Carolina Bassi de. Fio de Histórias. 2014. Teatral.

5.
MOURA, Carolina Bassi de. Direito de Cantar. 2012. Teatral.

6.
VÉDIA, Mauro ; CARVALHO, Guta ; DEZEUXIS, Frank ; MOURA, Carolina Bassi de . Ligações Perigosas. 2010. Teatral.

7.
FORONI, Frederico ; MOURA, Carolina Bassi de . Morrer pra ter dinheiro. 2010. Teatral.

8.
BARROS, Manoel de ; FORONI, Frederico ; MOURA, Carolina Bassi de . Ruas de Barros. 2009. Teatral.

9.
AINOUZ, Karin ; MACHADO, Sérgio ; FARIA, Márcia ; MORAIS, Clissia ; MOURA, Carolina Bassi de . Alice. 2007. Audiovisual.

10.
CORTEZ, Leonardo ; FORONI, Frederico ; MOURA, Carolina Bassi de . Escombros. 2005. Teatral.

Música
1.
MOURA, Carolina Bassi de. Dolor de Cotovelo. 2009. Interpretação.

Artes Visuais
1.
MOURA, Carolina Bassi de. Tudo bom, tudo bem. 2015. Filme.

2.
DHALIA, H. ; MOURA, Carolina Bassi de ; MORAIS, Clissia . Serra Pelada. 2012. Filme.

3.
TAPAJÓS, Renato ; MOURA, Carolina Bassi de . Corte Seco. 2010. Filme.

4.
FORONI, Frederico ; MOURA, Carolina Bassi de . Máquina de Pinball. 2010. Filme.

5.
RICELLI, Carlos Alberto ; PINTO, F. ; MORAIS, Clissia ; MOURA, Carolina Bassi de . Onde está a felicidade. 2010. Filme.

6.
BARRETO, Fábio ; CLÓVIS, Bueno ; MORAIS, Clissia ; MOURA, Carolina Bassi de . Lula, o filho do Brasil. 2009. Filme.

7.
VANZOLINI, Antônio Vanzolini ; Pinto, Fred ; MORAIS, Clissia ; MOURA, Carolina Bassi de . Eu e meu guarda-chuva. 2008. Filme.

8.
CARNEIRO, Bruno ; MOURA, Carolina Bassi de . Rec, Pause. 2008. Filme.

9.
CARVALHO, Sérgio de ; MOURA, Carolina Bassi de . Entre o Céu e Terra. 2008. Vídeo.

10.
REICHENBACH, Carlos ; LOPES, V. ; MORAIS, Clissia ; MOURA, Carolina Bassi de . Falsa Loura. 2006. Filme.

11.
PENA, Hermano ; ANDRADE, Francisco de ; MOURA, Carolina Bassi de . Olho de Boi. 2006. Filme.

12.
FORONI, Frederico ; MOURA, Carolina Bassi de . Quando a festa acaba. 2006. Filme.

13.
BRUNO, Barreto ; LEBLANC, J. L. ; MORAIS, Clissia ; MOURA, Carolina Bassi de . Caixa Dois. 2006. Filme.

14.
MELO, L. ; MOURA, Carolina Bassi de . Aurora. 2006. Filme.

15.
CHAMIE, Lina ; ABREU, Ana Mara ; MOURA, Carolina Bassi de . A Via Láctea. 2005. Filme.

16.
MOURA, Carolina Bassi de. (sem título) para concurso de fotografia: 'Mulher em foco'. 2003. Fotografia.

17.
MOURA, Carolina Bassi de. Duoelo. 2002. Instalação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ITALIANO, I. C.; GARCIA, C.; CASTILHO, K.; MOURA, Carolina Bassi de. Participação em banca de Fausto Roberto Poço Viana. Fontes Documentais para o estudo da história da moda e da indumentária: o caso James Laver e novas perspectivas. 2015. Dissertação (Mestrado em TÊXTIL E MODA) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
VIANA, F.; ITALIANO, I. C.; MOURA, Carolina Bassi de; CASTILHO, K.; HELD, M. S.. Participação em banca de Rosane Muniz Rocha. Um panorama do traje teatral brasileiro na Quadrienal de Praga (1967-2015). 2016. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MOURA, Carolina Bassi de; BRITO, Emerson. Participação em banca de Aline Barnabé. Direção de Arte em um Ballet de Repertório - O Quebra Nozes. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte em Comunicação) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

2.
BRITO, E.; MOURA, Carolina Bassi de. Participação em banca de Maria Laura Cunha Mendes. Processos criativos - estudo sobre criatividade e os mecanismos associados ao processo criativo focado em cenografia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

3.
MOURA, Carolina Bassi de; MUNIZ, R.. Participação em banca de Adriana Dias Alexandre da Fonseca. A visualidade do teatro musical no Brasil: reprodução, recriação e concepção. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

4.
MOURA, Carolina Bassi de; MUNIZ, R.. Participação em banca de Felipe Lima. A essência dos musicais - percebendo emoções por meio da cenografia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

5.
MOURA, Carolina Bassi de; MUNIZ, R.. Participação em banca de Marcelo Camargo. Cabaret - dos palcos para a avenida do samba- a evolução histórica e representativa das. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

6.
MOURA, Carolina Bassi de; PALAZZO, M.. Participação em banca de Mayara Quirino de Andrade. Meia-noite roubada - a metamorfose de culturas através da direção de arte. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

7.
MUNIZ, R.; MOURA, Carolina Bassi de. Participação em banca de Natália Muniz Barrotti. As influências das telenovelas na sociedade de consumo brasileira - "Caminho das Índias" - um estudo de caso. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

8.
MUNIZ, R.; MOURA, Carolina Bassi de. Participação em banca de Danielle Fernandes Francisco. Pina Bausch: O Tanztheatre Wuppertal e sua influência na arte cênica. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

9.
PALLAZZO, M. P.; MOURA, Carolina Bassi de. Participação em banca de Caroline Rocha Silveira Falasca. Direção de Arte do Musical: "Era uma vez uma noite santa". 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOURA, Carolina Bassi de; DIAZ, R.. Participação em banca de Cláudia Marafelli.Ruído de Passos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Anhembi Morumbi.

2.
YUTAKA, C.; MATSUZAWA, R.; MOURA, Carolina Bassi de. Participação em banca de Esther Andrade Ribeiro Venites.Uma busca pela identidade artística da fotografia: um estudo com base nas obras de David LaChapelle.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Universidade Anhembi Morumbi.

3.
TAVARES, R.; MOURA, Carolina Bassi de; ESPOSITO, M.. Participação em banca de Ana Paula Peghinelli, Vanessa Maximiano.Web Série. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Universidade Anhembi Morumbi.

4.
SILVA, W. S.; MOURA, Carolina Bassi de. Participação em banca de Francinny Anzai.As multifaces de Kurosawa: transpondo experiências para o cinema. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo (Rádio e Tv)) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

5.
MATSUZAWA, R.; MOURA, Carolina Bassi de; VERDE, C. D.. Participação em banca de Lilás Nogueira, Thamires Lorusso, Aimée Morais, Mathias Eis.Art in cena. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Universidade Anhembi Morumbi.

6.
VIAN, Renato Domingues; SENE, Joel La Laina; SCAVONE, Fernando P. Rocco; SILVA, Wagner Souza e; MOURA, Carolina Bassi de. Participação em banca de Renato Domingues Vian.Santa Chuva: a fotografia na construção de um universo fantástico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11o. Colóquio de Moda. Uma mulher vestida de sol abre passagem para as futuras experimentações televisivas. 2015. (Congresso).

2.
FLOU - 1a. Feira Literária de Ourinhos. Cinema e Literatura - A literatura pela ótica do cinema. 2015. (Feira).

3.
SOCINE. 2015. (Congresso).

4.
10o. Colóquio de Moda. As tessituras da memória em "Os Maias, de Luiz Fernando Carvalho. 2014. (Congresso).

5.
3o. Seminário Internacional de Traje de Cena. 2014. (Seminário).

6.
CIMODE. Direção de arte em "Lavoura Arcaica"- o figurino. 2014. (Congresso).

7.
MULTIPLICIDADE. 2014. (Outra).

8.
2o. Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Figurinos. 2013. (Seminário).

9.
2o. Seminário Internacional de Traje de Cena. 2013. (Seminário).

10.
8a. Mostra de curtas metragens de Ourinhos.Palestra sobre Análise de Filmes e Oficina de Direção de Arte. 2013. (Outra).

11.
9o. Colóquio de Moda. A televisão vestida para aproximar-se da literatura, do teatro, do cinema e das artes visuais. 2013. (Congresso).

12.
1o. Seminário Internacional de Traje de Cena. 2012. (Seminário).

13.
8o. Colóquio de Moda. A multiplicidade em "Afinal o que querem as mulheres?". 2012. (Congresso).

14.
7º Festival de Curtas Metragens de Ourinhos.Juri. 2011. (Outra).

15.
Quadrienal Internacional de Praga. O Figurino na Telenovela brasileira. 2011. (Congresso).

16.
6º Colóquio de Moda. Adaptação do filme Oito e Meio, de Fellini, para Nine, de Rob Marshall. 2010. (Congresso).

17.
SOCINE. 2010. (Congresso).

18.
5º Colóquio de Moda.A Construção Plástica dos Personagens Cinematográficos - uma abordagem feita a partir da obra de Federico Fellini. 2009. (Outra).

19.
IV Semana de Moda UEM.Figurino em cena. 2009. (Encontro).

20.
XIII Encontro Internacional da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. 2009. (Encontro).

21.
Prática de Coro Adulto.Prática de Coro Adulto. 2004. (Outra).

22.
Regência.Regência. 2004. (Oficina).

23.
3ª Conferência Internacional do Documentário. 2003. (Outra).

24.
CURSO DE CINEMATOGRAFIA - MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO.CURSO DE CINEMATOGRAFIA. 2003. (Outra).

25.
Interdesigners 2001- 7ª Semana de Designers. 2001. (Congresso).

26.
3ª Jornada Multidisciplinar- O Futuro: Continuidade/Ruptura. 2000. (Outra).

27.
Seminário Rádio Universitária. 2000. (Seminário).

28.
Fórum Regional em Defesa da Escola Pública. 1999. (Outra).

29.
Palestra: Falando sobre o amor. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIANA, F. ; ITALIANO, I. C. ; MOURA, Carolina Bassi de ; ROGERIO, D. . 3o. Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Figurinos. 2014. (Outro).

2.
VIANA, F. ; MUNIZ, R. ; MOURA, Carolina Bassi de ; ROGERIO, D. . 2o. Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Figurinos. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Diogo Martins. A direção de arte na adaptação literária. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

2.
Fernanda Salloum. A luz como cenografia no cinema. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

3.
Thais Parmezani. A Direção de Arte e o tempero dos programas gastronômicos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Direção de Arte Meios Audioviovisua) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

4.
Rafael Terozi. WEBSÉRIE ALTERNATIVA PARA CRIAÇÕES AUDIOVISUAIS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Direção de Arte Meios Audioviovisua) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

5.
Tarsila Maia. A INTERIORIZAÇÃO IMAGÉTICA DO SUJEITO E SEUS RESULTADOS NO VESTIR-SE: SUJEITOS E IMAGENS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Direção de Arte Meios Audioviovisua) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

6.
Nathalia Akemi Habiro. A CRIAÇÃO DE CONCEPTS DE PERSONAGEM DE BRITTNEY LEE PARA O FILME DE ANIMAÇÃO FROZEN. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte em Comunicação) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

7.
Renata Di Masi. Cenários e figurinos de O Castelo Rá-Tim-Bum ? Por uma dramaturgia visual.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte em Comunicação) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

8.
Erika Bona. O PERSONAGEM: INTERELAÇÕES ENTRE FICÇÃO E REALIDADE, O TRAJE COMO FORMA DE EXPRESSÃO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

9.
Isadora Fontes Fabian. A Comunicação poética na construção de imagens verbais e não-verbais. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte em Comunicação) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

10.
Marcelle Cássia Ferrari. O figurino de Great Gatsby ao longo dos anos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte em Comunicação) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

11.
Camila Schvaitzer. ORGANIZAÇÃO DO DELÍRIO: PESQUISA E PROPOSTA DE FIGURINO PARA OS BABILAQUES. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte em Comunicação) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

12.
Carla Vichi. Nelson Rodrigues e Pedro Almodóvar ? a visceralidade dos artistas na representação do feminino. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

13.
Thais Lacerda Franco. A POÉTICA VISUAL DA LITERATURA DE CORDEL: UMA PROPOSTA VIDEOGRÁFICA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

14.
Beatriz Netto. BERTOLT BRECHT E A ÓPERA DOS TRÊS VINTÉNS ANÁLISE E COMPOSIÇÃO DE FIGURINO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

15.
Francinny Anzai. Akira Kurosawa, um artista visual: a construção plástica de Rashomon e Sonhos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

16.
Dalila Viana. O DESPERTAR DOS SENTIDOS ATRAVÉS DA ESTÉTICA DOS ESPAÇOS CENOGRÁFICOS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

17.
Patrícia Foresti. A CIDADE COMO CENÁRIO UMA REFLEXÃO SOBRE PAISAGEM, PERCEPÇÃO E MEMÓRIA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

18.
Carla Vezulli. Atmosferas em Feliz Aniversário - uma proposta de direção de arte para o conto de Clarice Lispector. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

19.
Luísa Dias de Souza Ferreira. Desenvolvimento de uma linguagem audiovisual a partir da leitura do poema de Viviane Mosé. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

20.
Gislaine da Silva Oliveira. A estética dos figurinos em O Senhor dos Anéis. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cenografia e Figurino) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rodrigo Zerbetto Chehda. Nina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Carolina Bassi de Moura.

2.
Bruna Lessa. Lembranças de Maura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Carolina Bassi de Moura.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MOURA, Carolina Bassi de2014MOURA, Carolina Bassi de. Capitu: a televisão vestida em camadas. Dobras (Barueri, SP), v. 7, p. 99-107, 2014.


Livros e capítulos
1.
MOURA, Carolina Bassi de; VIANA, F. (Org.) . Traje de cena, traje de folguedo. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014. v. 1. 351p .

2.
MOURA, Carolina Bassi de; VIANA, F. (Org.) . Diário dos Futuros Pesquisadores - Cenografia (I e II). 1. ed. São Paulo: Departamento de artes Cênicas, 2013. v. 2. 507p .

1.
MOURA, Carolina Bassi de. O figurino dos sonhos na construção do personagem cinematográfico. In: Fausto Viana; Rosane Muniz. (Org.). Diário de Pesquisadores: Traje de Cena. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012, v. , p. 1-303.

2.
MOURA, Carolina Bassi de. O figurino da telenovela brasileira. In: Fausto Viana. (Org.). Diário das Escolas - Cenografia PQ 11. 1ed.São Paulo: Funarte, 2011, v. , p. 1-225.


Apresentações de Trabalho
1.
MOURA, Carolina Bassi de. A Construção Plástica dos personagens cinematográficos em 'Julieta dos Espíritos', de Federico Fellini. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MOURA, Carolina Bassi de. Adaptação do filme 'Oito e Meio', de Federico Fellini para 'Nine', de Rob Marshall. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MOURA, Carolina Bassi de. A multiplicidade em 'Afinal o que querem as mulheres?'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MOURA, Carolina Bassi de. A construção plástica dos personagens cinematográficos - 'La Strada', de Federico Fellini. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MOURA, Carolina Bassi de. A televisão vestida para aproximar-se da literatura, do teatro, do cinema e das artes visuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MOURA, Carolina Bassi de. Direção de Arte em Audiovisual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MOURA, Carolina Bassi de. As tessituras da memória em 'Os Maias', de Luiz Fernando Carvalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MOURA, Carolina Bassi de. Direção de arte em 'Lavoura Arcaica'- o figurino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MOURA, Carolina Bassi de. Aula Cenografia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MOURA, Carolina Bassi de. Aula Produção de Arte e Objetos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MOURA, Carolina Bassi de. Aula de Figurino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MOURA, Carolina Bassi de. Uma mulher vestida de sol abre passagem para as futuras experimentações televisivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MOURA, Carolina Bassi de. Aula Produção de Arte e Produção de Objetos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MOURA, Carolina Bassi de. Direção de Arte - a construção poética das imagens. 2015. .

2.
MOURA, Carolina Bassi de. Direção de Arte. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MOURA, Carolina Bassi de. Direção de Arte em Audiovisual. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MOURA, Carolina Bassi de. Produção de Arte e Objetos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MOURA, Carolina Bassi de. Figurino. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MOURA, Carolina Bassi de. Produção de Arte e Objetos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MOURA, Carolina Bassi de. Construção Plástica de Personagens. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOURA, Carolina Bassi de; MACHADO, D. ; CONTI, A. J. ; FURLAN, F. ; RABELO, I. . A Literatura pela ótica do Cinema. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIANA, F. ; MUNIZ, R. ; MOURA, Carolina Bassi de ; ROGERIO, D. . 2o. Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Figurinos. 2013. (Outro).

2.
VIANA, F. ; ITALIANO, I. C. ; MOURA, Carolina Bassi de ; ROGERIO, D. . 3o. Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Figurinos. 2014. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MOURA, Carolina Bassi de. ARTMISTA. 2007; Tema: Artes. (Blog).


Artes Cênicas
1.
MOURA, Carolina Bassi de. Fio de Histórias. 2014. Teatral.



Outras informações relevantes


Carolina Bassi de Moura é doutora e mestre pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Artes e Comunicação (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Professora Substituta do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, para o cargo de Professor de Cenografia e Caracterização. Professora Convidada da pós graduação da Faculdade Belas Artes nos cursos de Cenografia e Figurinos e de Direção de Arte. Professora dos cursos de formação técnica em Direção de arte e em Direção (Film works) da Academia Internacional de Cinema, ambos em São Paulo.

É membro do Grupo Tecelagem de Teatro, como Cenógrafa e Figurinista, tendo realizado 3 espetáculos com a equipe. Acaba de estrear novo trabalho, o espetáculo "Almarrotadas", adaptação de contos do escritor Mia Couto, 3 de março de 2015, em Suzano e Jacareí-SP.

Sua pesquisa de mestrado "A Construção Plástica do Personagem Cinematográfico" investiga a importância dos recursos plásticos (especificamente cenografia e indumentária) para a construção do personagem cinematográfico e recorre a três filmes do diretor de cinema italiano Federico Fellini como objetos de estudo, escolhidos devido ao seu cunho estético fortemente elaborado.

Sua tese investiga o papel do Diretor de Arte ao analisar a Direção de Arte na obra de Luiz Fernando Carvalho - especificamente: o longa metragem "Lavoura Arcaica", as quatro minisséries "Os Maias", "Hoje é dia de Maria", "Capitu" e Afinal o que querem as mulheres?" e a novela, "Meu pedacinho de Chão".

Seu principal interesse é a construção da poesia visual nos diversos meios: cinema, teatro, televisão, literatura, fotografia, artes visuais, e em qualquer formato que possibilite a integração das linguagens próprias destes diversos meios.

Foi segunda colocada em concurso para Professor Efetivo na Universidade Federal de São João Del-rey no segundo semestre de 2015.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 14:37:54