Alessandra de Souza Avila Kabke

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4406473704274837
  • Última atualização do currículo em 03/06/2018


Possui graduação em Analise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (2002),Graduada em Português/Inglês pelo Claretiano-Pelotas. Mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2007). Atualmente é Professora da Rede Estadual de Ensino -contrato temporário da Escola Técnica Estadual João XXlll. , atuando principalmente nos cursos de Técnico em Contabilidade, Técnico em Administração e Técnico em Informática.E professora substituta do IFSUL no curso de Técnico em Telecomunicações. É coordenadora de Tutoria do Curso de Extensão ETEC idiomas Sem Fronteiras do IFSUL/Campus Pelotas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra de Souza Avila Kabke
Nome em citações bibliográficas
Kabke, A. S.A

Endereço


Endereço Profissional
Escola Técnica Estadual João XXIII.
Rua Sete de Setembro
Centro
96015300 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 32226966


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Mestrado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: A presença do professor no ensino a distância,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Prof.Dr. Vilson José Leffa.
Palavras-chave: Informática; educação; virtual; teoria da atividade.
2003 - 2004
Especialização em Informática na Educação -Ênfase em novos paradigma.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento em Atendimento educacional Especializado para Surdos. (Carga Horária: 180h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Atendimento Educacional Especializado para alunos Surdos. Ano de finalização: 2013.
2003 - 2003
Aperfeiçoamento em Programa especial de Formação Pedagógica.
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil. Ano de finalização: 2003.
2017 - 2018
Graduação em Pedagogia.
Uninter, UNINTER, Brasil.
2015 - 2016
Graduação em Letras -habilitação português/inglês.
Claretiano, CLARETIANO, Brasil.
1997 - 2002
Graduação em Analise de Sistemas.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Web 2.0. (Carga horária: 10h).
Next Generation center, INTEL, Brasil.
2009 - 2009
TI na Educação. (Carga horária: 10h).
Next Generation center, INTEL, Brasil.
2008 - 2008
l Congresso de Tecnologias na Educação. (Carga horária: 10h).
Grupo Blogs, Internet e Web na Educação, TECNOLOGIAS, Brasil.


Atuação Profissional



INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20


INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: PROFESSORA SUBSTITUTA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA SUBSTITUTA, Carga horária: 40
Outras informações
PROFESSORA DE INFORMÁTICA NO CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES. Ministrou disciplinas tais como: Redes de Computadores, Banco de dados,Lógica de Programação e Informática Básica.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: TUTORA, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 20
Outras informações
TUTORA do Curso de Especialização Mídias na Educação


Escola Estadual João XXlll, JOÃO XXLLL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Contrato Temporário, Carga horária: 18


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Pesquisadora do Curso de Letras-FPELE


Associação Educacional Santa Ana- Colégio Objetivo Pelotas, XX, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Coordenadora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora Pedagógica do Curso Técnico em Informática

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor - horista, Carga horária: 10


Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Tutoria, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora de Tutoria do Curso ETEC Idiomas do IFSUL Campus Pelotas


UFPEL UAB, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: temporária, Carga horária: 20
Outras informações
Turora EAD do curso de Graduação em Filosofia EAD da UFPEL


Ufpel, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pesquisadora voluntária, Enquadramento Funcional: pesquisadora voluntária, Carga horária: 4
Outras informações
Desenvolve atividades voluntárias de pesquisa para o projeto Clubes de Computação: uma rede de aprendizagem..." no Campus Cotada - Centro de Engenharias (CEng), sob orientação da professora Dra. Rosária Ilgenfritz Sperotto, com carga horária de quatro horas semanais, desde dezembro de 2017 até o presente período.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pesquisadora voluntária, Enquadramento Funcional: pesquisadora voluntária, Carga horária: 4
Outras informações
Desenvolve atividades voluntárias de pesquisa para o projeto Clubes de Computação: uma rede de aprendizagem..." no Campus Cotada - Centro de Engenharias (CEng), sob orientação da professora Dra. Rosária Ilgenfritz Sperotto, com carga horária de quatro horas semanais, desde dezembro de 2017 até o presente período.



Projetos de desenvolvimento


2006 - 2006
Curso Superior de Tecnologia na Área Profissional de Informática
Descrição: Integrante do Grupo de estudos sobre o Curso de Superior de Tecnologia na Área Profissional de Informática.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Kabke, A. S.A2005Kabke, A. S.A; SCHIMIDT, M. A. ; GARCIA, S. C. ; RODRIGUES, A. P. . Objetos de Aprendizagem: o ensino-aprendizagem de forma colaborativa. Revista Tema, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Kabke, A. S.A. Existe Interação através do Computador?. In: XIV Congresso de Iniciação Científica, 2005, Pelotas. Anais do XIV Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: EDUCAT, 2005. v. 1. p. 15-16.

2.
Kabke, A. S.A; RODRIGUES, A. P. ; SCHIMIDT, M. A. ; GARCIA, S. C. . Objetos de Aprendizagem: o ensino-aprendizagem de forma colaborativa. In: XIV Congresso de Iniciação Científica, 2005, Pelotas. Anais do XIV Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: EDUCAT, 2005. v. 1. p. 19-20.

3.
Kabke, A. S.A. A teoria da atividade como prática social no trabalho e na escola II. In: IV SENALE -seminário nacional sobre Linguagem e Ensino, 2005, Pelotas. Anais do IV SENALE. Pelotas: EDUCAT, 2005. v. 2.

4.
Kabke, A. S.A. A presença do Professor no ensino a distância. In: III Encontro Regional Sul de Informática Educativa, 2005, Pelotas. III Encontro Regional Sul de Informática Educativa, 2005. v. 1. p. 5-6.

5.
Kabke, A. S.A. Existe Interação através do computador?. In: IV SENALE -seminário nacional sobre Linguagem e Ensino, 2005, Pelotas. Anais do IV SENALE. Pelotas: EDUCAT, 2005. v. 2.

6.
Kabke, A. S.A. O Letramento Digital como elemento facilitador na elaboração de Atividades Didáticas. In: XIII Congresso de Iniciação Científica, 2004, Pelotas. Resumo. Pelotas: EDUCAT-UCPEL.

7.
Kabke, A. S.A. Inclusão Digital. In: XII Congresso de Iniciação Científica, 2003, Pelotas. Resumo. Pelotas: Educat-UCPEL, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
Kabke, A. S.A. II Seminário Diálogos com paulo Freire: Educação Popular, Formação Profissional e Movimentos Sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Kabke, A. S.A. XXIV Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Kabke, A. S.A; GARCIA, S. C. ; RODRIGUES, A. P. ; SCHIMIDT, M. A. ; SILVA, P. H. A. ; RODRIGUES, A. P. ; SOPENA, M. C. ; LOKCHIN, R. S. ; RODRIGUES, S. L. ; LACERDA, D. G. ; DILLI, R. M. ; NUNES, F. L. B. . Elaboração e Implementação do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas para Internet na Modalidade EAD: Experiências e Inovações do CEFET-RS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Kabke, A. S.A. Seminário Final do Curso de especialização em Informática na Educação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Kabke, A. S.A. Apostila de Microinformática. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
Kabke, A. S.A. Gestão de Recursos Humanos. 2013. .

2.
Kabke, A. S.A. Principios da Administração Pública e das Licitações. 2013. .

3.
Kabke, A. S.A. Saberes Docentes, Prática Escolar e o papel da Educação. 2013. .

4.
Kabke, A. S.A. Gestão de Ti. 2013. .

5.
Kabke, A. S.A. Políticas Públicas e Planejamento da Educação. 2013. .

6.
Kabke, A. S.A. Formação de Tutores em Educação a Distância. 2013. .

7.
Kabke, A. S.A. O papel do Coordenador Pedagógico na Educação infantil. 2013. .

8.
Kabke, A. S.A. Tutorial sobre o Hotpotatoes. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aprendizagem).

9.
Kabke, A. S.A. Tutorial sobre o Wiki Zoho. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aprendizagem).

10.
Kabke, A. S.A. Material Instrucional para a Disciplina Fundamentos de EADI. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - UFPEL/LETRAS).

11.
Kabke, A. S.A. Material Instrucional para a Disciplina Fundamentos de EADIII. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - UFPEL/LETRAS).

12.
Kabke, A. S.A. Material Instrucional para a Disciplina EAD Instrumental. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - UFPEL/LETRAS).

13.
Kabke, A. S.A. Curso de Especialização Mídias na Educação. 2011. (Curso de Especialização).

14.
Kabke, A. S.A. UAB -disicplina -Elaboração de Projetos de Informática. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - UAB -Universidade Aberta do brasil).

15.
Kabke, A. S.A. Informática Básica para servidores. 2006. .

16.
Kabke, A. S.A. Informática Básica para alunos da SME. 2005. .

17.
Kabke, A. S.A. Autoria em Ambiente Virtual. 2005. .

18.
Kabke, A. S.A. Orientação aObjetos e UML. 2005. .

19.
Kabke, A. S.A. Postgree Administração. 2005. .

Demais trabalhos
1.
Kabke, A. S.A. A presença do professor no ensino a distância. 2005 (Minicurso) .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Kabke, A. S.A. Assistente Administrativo. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

Outras participações
1.
Kabke, A. S.A. Professor Ensino Médio/profissional. 2004. 5ª Coordenadoria Regional de Educação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Colóquio de Educação e Novas Tecnologias. 2014. (Outra).

2.
III Colóquio de Educação e Novas Tecnologias.INTRODUÇÃO AOS GÊNEROS ACADÊMICOS: RESUMO, RESENHA, ARTIGO E PROJETO DE PESQUISA. 2014. (Outra).

3.
Seminário de Tecnologias Assistiva e Acessibilidade. 2014. (Seminário).

4.
Encontro regional de Práticas Educativas em Ciências. 2008. (Seminário).

5.
II Seminário de pesquisa: Políticas da Subjetividade e Práticas da Diferença. 2008. (Seminário).

6.
IV Ciclo de Estudos Filosofia e Educação: tem jogo nesse campo?. 2008. (Outra).

7.
SIGAM -Simpósio sobre Gênero, Arte e Memória. 2008. (Simpósio).

8.
III Encontro Regional Sul de Informática Educativa.III Encontro Regional Sul de Informática Educativa. 2005. (Encontro).

9.
IV Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.A presença do professor no encino a distância. 2005. (Seminário).

10.
SENALE -Seminário nacional sobre Linguagem e Ensino.IV SENALE -Seminário nacional sobre Linguagem e Ensino. 2005. (Outra).

11.
XIV Congresso de Iniciação Científica. Existe Interação através do Computador?. 2005. (Congresso).

12.
XIII Congresso de Iniciação Científica. O Letramento Digital como elemento facilitador na Elaboração de Atividades Didáticas. 2004. (Congresso).

13.
Seminário: O Proceso de Aprendência na escola Includente.O processo de Aprendência na Escola Includente. 2003. (Seminário).

14.
XII Congresso de Iniciação Científica. Objetos de Aprendizagem: o ensino-aprendizagem de forma colaborativa. 2003. (Congresso).

15.
XII Congresso de Iniciação Científica. Inclusão Digital. 2003. (Congresso).

16.
Curso sobre Microinformática.A Suplementação em Informática -Iniciação a área. 1995. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Kabke, A. S.A. COCID. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vanderlei Sebastião. A Importância da Língua Espanhola no Ensino Médio. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

2.
Valtair Martins de Oliveira. Redes Sociais e as Mídias em Língua Espanhola. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

3.
Sabrina Consuelo Ferreira. A Importância da Prática Auditiva nas Aulas de Espanhol. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

4.
Adenilson Ferreira de Abreu. Como Ensinar Língua Estrangeira Moderna ? LEM Espanhol para brasileiros. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

5.
Rosecler Maria Machado. ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DA MÚSICA. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

6.
Raquel Brito MArtins. O Uso das Tics como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

7.
Rejane Teresinha Strack Martins. Oralidade no ensino de língua estrangeira no caso Espanhol. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

8.
Traude Cibele Stein. IMPORTANCIA DA MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA LINGUA ESPANHOLA. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

9.
Viviane Lopes de Oliveira Passos. Atividades Lúdicas em Aprendizagens de Língua Estrangeira Espanhol. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).



Outras informações relevantes


Bolsista na Coordenação do Mestrado em Letras da UCPEL pelo período de setembro de 2004 a janeiro de 2005.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 18:46:48