Irina Marinho Factori

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8244999013724349
  • Última atualização do currículo em 31/01/2018


Doutora pelo programa de Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC (UFABC) com o projeto sob o título:"Obtenção e Caracterização de Nanocompósitos de Poli(Álcool Vinílico) com Nanotubos de Titanato por Eletrofiação". Mestre em Engenharia de Materiais - Polímeros pela Escola Politécnica (USP-SP) em 2009 e graduada em Bacharelado em Ciências - Habilitação em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz (1988), atuando principalmente nos seguintes temas: obtenção e estudo de propriedades de compósitos de poliamida com vidro reciclado. Além de estudos de técnicas de caracterização da degradação de polímeros em especial, poliamidas. Vinte anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento na indústria de polímeros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Irina Marinho Factori
Nome em citações bibliográficas
FACTORI, I. M.;FACTORI, IRINA M.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Mestrado em Engenharia Metalúrgica e Materiais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Processamento e propriedades de compósitos de poliamida 6.6 reforçada com partículas de vidro reciclado,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Prof. Dr. Samuel Marcio Toffoli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Poliamidas; propriedades mecânicas; vidro reciclado; compósitos.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Polímeros e Colóides.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Fabricação de produtos de borracha e de material plástico; Fabricação de produtos químicos.
1985 - 1988
Graduação em Química.
Faculdades Oswaldo Cruz, FOC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda em Nanociências e Mat. Avançados, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Linhas de pesquisa
Nanocompósitos Poliméricos

Rhodia S/A, RHODIA, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisas e Desenvolvimento, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Quinze anos dedicados à área de Plásticos de Engenharia, realizando atividades de caracterização através das técnicas instrumentais: DSC, TGA, TMA, MEV, FTIR e Reometria Capilar. - Experiência em processamento de materiais, especialmente Poliamidas 6, 6.6 e PBT. - Experiência em soluções de problemas de clientes. - Responsável pelos processos de homologação técnica de novas matérias-primas e/ou novos fornecedores. - Enquanto responsável pela área de desenvolvimento de produtos da Atividade Plásticos de Engenharia tive como principais missões: desenvolver produtos, dar suporte técnico a áreas de fabricação, qualidade e assistência técnica a clientes. - Gerenciamento de equipes de desenvolvimento de produto e controle de qualidade na Rhodia Poliamida ? Plásticos de Engenharia e da equipe de desenvolvimento de produto e inovação da Braskem S.A- Unidade de Vinílicos. - Formação em auditor interna ISO/ QS - 9000 - Fui responsável pela Implantação de uma equipe multifuncional entre os laboratórios de desenvolvimento e controle de qualidade e pelo estabelecimento de intercâmbio entre a Rhodia Brasil e todas as outras unidades do grupo. - Fui membro do grupo de análises da Rhodia mundial como representante do Brasil sendo agraciada com o prêmio "INNOVATION" em 2003.


Braskem São Paulo, BSP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: contrato de trabalho, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Centro de Tecnologia PVC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Aliança Francesa do Grande ABC, ALFGABC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor de Francês, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Nanocompósitos Poliméricos


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KOGIKOSKI, SERGIO2017 KOGIKOSKI, SERGIO ; LIBERATO, MICHELLE S. ; FACTORI, IRINA M. ; DA SILVA, EMERSON R. ; OLIVEIRA, CRISTIANO L. P. ; ANDO, RÔMULO A. ; ALVES, WENDEL A. . Polycaprolactone-Polyaniline Blend: Effects of the Addition of Cysteine on the Structural and Molecular Properties. Journal of Physical Chemistry C, v. 121, p. 863-877, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
FACTORI, I. M.; SILVA, E. R. ; CIPRIANO, T. C. ; SOUZA, M. I. ; ALVES, W. A. . Nanoestruturas Peptídicas: Estrutura, Propriedades e Aplicações. In: Adilson Beatriz. (Org.). Química Supramolecular e Nanotecnologia. 1ed.Belo Horizonte: Atheneu, 2014, v. 10, p. 91-109.

Apresentações de Trabalho
1.
FACTORI, I. M.; SOUZA, J. S. ; KOGIKOSKI JR, S. ; LIBERATO, M. S. ; SILVA, E. R. ; ALVES, W. A. . Thermal behavior of electrospun polyvinyl alchool/titanate nanotube composites.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º CBPol. Determinação de Molibdênio em Poliamidas. 2003. (Congresso).

2.
6º Seminário das Comissões Técnicas da ABPol.Caracterização de Degradação de PA 6.6 por Viscosidade Intrínseca. 2002. (Seminário).



Outras informações relevantes


Qualificações e Experiência Profissional:
?Três anos de atuação como instrutora de francês na Aliança Francesa do Grande ABC
?Dois anos de atuação na área de PVC no Centro de Tecnologia e Inovação da Unidade Vinílicos da Braskem S.A. 
?Vinte anos de experiência em áreas de pesquisa, desenvolvimento de novos produtos e novas aplicações em diferentes segmentos da Rhodia Brasil.
?Destes vinte anos, os últimos quinze anos foram dedicados à área de Plásticos de Engenharia, realizando atividades de caracterização através das técnicas instrumentais: DSC, TGA, TMA, MEV, FTIR e Reometria Capilar.
?Experiência em processamento de materiais, especialmente Poliamidas 6, 6.6 e PBT.
?Experiência em soluções de problemas de clientes.
?Responsável pelos processos de homologação técnica de novas matérias-primas e/ou novos fornecedores
?Enquanto responsável pela área de desenvolvimento de produtos da Atividade Plásticos de Engenharia tive como principais missões: desenvolver produtos, dar suporte técnico a áreas de fabricação, qualidade e assistência técnica a clientes.
?Gerenciamento de equipes de desenvolvimento de produto e controle de qualidade na Rhodia Poliamida ? Plásticos de Engenharia e da equipe de desenvolvimento de produto e inovação da Braskem S.A- Unidade de Vinílicos.
?Formação em auditor interna ISO/ QS - 9000
	
   Responsável pela implantação de nova estrutura dos laboratórios de desenvolvimento e aplicação do Centro de Tecnologia e Inovação na Unidade Vinílicos da Braskem em São Paulo.
	Responsável pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos em todas as áreas que atuei.
	Responsável pelo orçamento dos laboratórios nos quais atuei.
	Obtenção de ganhos (financeiros) em negociações de aquisição de equipamentos e de novos fornecedores de matérias-primas.
	Implantação de uma equipe multifuncional entre os laboratórios de desenvolvimento e controle de qualidade.
	Estabelecimento de intercâmbio entre



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 3:47:21