Fabiana Paula Bubniak

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3826679368470063
  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). É Mestre em Ciências da Linguagem na Universidade do Sul de Santa Catarina (2016) e Especialista em Comunicação Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003). Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiana Paula Bubniak
Nome em citações bibliográficas
BUBNIAK, Fabiana Paula;BUBNIAK, FABIANA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Palhoça Bilíngue.
Rua João Bernadino da Rosa
Cidade Universitária Pedra Branca
88137010 - Palhoça, SC - Brasil
Telefone: (48) 33419700
URL da Homepage: palhoca.ifsc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Orientador: Dilma Beatriz Rocha Juliano.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2016
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Cinema Surdo: uma poética pós-fonocêntrica,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Ramayana Lira de Sousa.
2002 - 2003
Especialização em Comunicação Audiovisual.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Burocracia Romântica: Prazeres e Desventuras na Produção de Curtas-Metragens com Recursos Alternativos.
Orientador: Celina do Rocio Paz Alvetti.
1997 - 2000
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Planejamento de Campanha - Aspromar.
Orientador: Queila Regina de Souza.
1993 - 1997
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
1984 - 1991
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio São José, CSJ, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2014
Capacitação em Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 120h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação em Formação Bilíngue. (Carga horária: 80h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atua como docente da área de Produção Audiovisual


Centro Universitário Positivo, UNICENP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplina de Produção Publicitária em TV no curso de Publicidade de Propaganda.

Atividades

2/2003 - 2/2005
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Publicitária em TV

Faculdade Paranaense, FAPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Ministrou a disciplina de Projeto Publicitário em Rádio, TV e Cinema


Art Frame, AF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Produção, Direção e Edição Audiovisual, Carga horária: 40


Rede Sagrado de Educação - Colégio Imaculada Conceição, CIC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Comunicação, Carga horária: 25



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Núcleo de Produção e Pesquisa em Audiovisual
Descrição: O Núcleo de Produção e Pesquisa em Audiovisual tem como ponto de partida a reflexão sobre temas do cotidiano contemporâneo aliada às teorias selecionadas e sugeridas pelos professores e alunos participantes. O núcleo desenvolve projetos audiovisuais e multimídia em uma perspectiva bilíngue. Também visa proporcionar a fruição das obras audiovisuais analisadas e produzidas, com exibições seguidas de debate sobre os temas estudados. A partir da definição de um tema e aporte teórico, são realizadas reuniões presenciais e também virtuais através do AVEA Moodle para a orientação de pesquisas bibliográficas e análises fílmicas. Também são realizadas sessões de cinema abertas à comunidade acadêmica com exibição dos filmes objetos de análise dos alunos voluntários. A partir das discussões e pesquisas, o grupo produz roteiros que serão transformados em filmes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Fabiana Paula Bubniak - Coordenador / Filliphe Klauberg Lopes - Integrante.
2015 - 2017
Ferramenta web colaborativa para a construção de um glossário na Língua Brasileira de Sinais
Descrição: Desenvolvimento uma ferramenta web colaborativa vinculada as mídias sociais voltada para a indexação, distribuição e compartilhamento de termos de um glossário de Libras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Atividade Física Relacionada à Saúde: Desenvolvimento de Multimídia Educacional Bilingue
Descrição: O projeto destina-se a criação de material didático bilíngue (em Libras com legendas em Português) com foco na área da Atividade Física e Saúde. Coordena a produção audiovisual do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabiana Paula Bubniak - Integrante / Saionara Figueiredo Santos - Integrante / Carmem Cristina Beck - Coordenador.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Cineclube Surdo
Descrição: O projeto pretende apresentar aos servidores e alunos do câmpus Palhoça Bilíngue, bem como a comunidade surda da grande Florianópolis e aos interessados nos aspectos que envolvem a cultura surda, produções cinematográficas realizadas por sujeitos surdos ou que representem a cultura dessa minoria linguística. O objetivo dessa proposta é apresentar e colocar em discussão as produções audiovisuais 'surdas' para melhor entender de que forma o sujeito surdo se apropria da linguagem cinematográfica e utiliza sua propensão à visualidade para representar sua cultura através do cinema.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Linguagem, Estética e História do Cinema
Descrição: O Curso de Linguagem, Estética e História do Cinema oferece um panorama sobre os principais acontecimentos da história do cinema em diversos países. Além da história, o curso tem como objetivo treinar o olhar do aluno para entender os códigos, estética, linguagem e técnicas do cinema. Por meio da contextualização histórica do cinema, suas principais correntes, aliado a trechos de filmes e estudo dos grandes diretores, ao final do curso, o aluno sai apto a ler filmes de diversos países e tendências e apontar suas qualidades estéticas e técnicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Produção Audiovisual.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Comunicação Visual.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Comunicação Cultural.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Roteiro e Direção Cinematográficos.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Videodifusão.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio Trabalho destaque na categoria Educação e Ensino - EXPRESSÃO ESTÉTICA E SUBJETIVIDADE EM FILMES SURDOS: UM ESTUDO DE CASO, 4º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.
1999
Melhor Vídeo - Festival VideVídeo, UFRJ.
1999
Rumos Visuais, Itaú Cultural.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BUBNIAK, Fabiana Paula;BUBNIAK, FABIANA2018BUBNIAK, Fabiana Paula; SANTOS, S. F. . Cineclube Surdo: Expressão estética e política de uma minoria linguística. CAMINHO ABERTO: REVISTA DE EXTENSÃO DO IFSC, v. 4, p. 30, 2018.

2.
SANTOS, S. F.2018SANTOS, S. F. ; BUBNIAK, Fabiana Paula ; VELLOSO, B. P. . Representações sociais e educa ção ambiental: surdos no filme A gangue. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 35, p. 76-91, 2018.

3.
SANTOS, S. F.2017SANTOS, S. F. ; BUBNIAK, Fabiana Paula ; SCANDOLARA, D. H. . POSSIBILIDADES DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS SURDAS USUÁRIAS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS DO PERÍODO PREPARATÓRIO, DA EDUCAÇÃO INFANTIL. INICIAÇÃO & FORMAÇÃO DOCENTE, v. 4, p. 159-174, 2017.

4.
BUBNIAK, Fabiana Paula2017BUBNIAK, Fabiana Paula; SANTOS, S. F. . O CINEMA PÓS-FONOCÊNTRICO E A SOBREVIVÊNCIA DO GESTO. ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), v. 15, p. 1-10, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
BUBNIAK, Fabiana Paula; SANTOS, S. F. . Experiências no ensino de produção audiovisual para surdos no Ensino Médio integrado do Instituto Federal de Santa Catarina.. In: Eliane Miranda Araújo; Bernard Arthur Silva da Silva; Jeremias Oliveira Santana. (Org.). Experiências no ensino de produção audiovisual para surdos no Ensino Médio integrado do Instituto Federal de Santa Catarina.. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2017, v. , p. 82-100.

2.
SANTOS, S. F. ; BUBNIAK, Fabiana Paula . Clube da Carta para alunos surdos: enlaces entre Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. In: Raimundo Expedito dos Santos Souza. (Org.). Clube da Carta para alunos surdos: enlaces entre Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. 1ed.Rio de Janeiro: Mares Editores, 2017, v. 1, p. 64-81.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BUBNIAK, Fabiana Paula; VELLOSO, B. P. ; SCANDOLARA, D. H. ; MORAES, L. M. ; SANTOS, S. F. . Film Production Teaching Methods for the Deaf: the Palhoça Bilingual campus experience. In: 11th annual International Technology, Education and Development Conference, 2017, Valencia. INTED2017 Proceedings. Valencia: IATED, 2017.

2.
MORAES, L. M. ; SCANDOLARA, D. H. ; VELLOSO, B. P. ; BUBNIAK, Fabiana Paula ; SANTOS, S. F. . INTERFACE DESIGN AND ACCESSIBILITY. In: 11th annual International Technology, Education and Development Conference, 2017, Valencia. INTED2017 Proceedings. Valencia: IATED, 2017.

3.
VELLOSO, B. P. ; BUBNIAK, Fabiana Paula ; MORAES, L. M. ; SCANDOLARA, D. H. ; SANTOS, S. F. . COMMUNITIES OF PRACTICE IN A BRAZILIAN SIGN LANGUAGE GLOSSARY: DESIGN OF AN ONLINE SYSTEM STRONGLY INTEGRATED WITH SOCIAL MEDIA. In: 11th annual International Technology, Education and Development Conference, 2017, Valencia. INTED2017 Proceedings, 2017.

4.
SCANDOLARA, D. H. ; VELLOSO, B. P. ; BUBNIAK, Fabiana Paula ; MORAES, L. M. ; SANTOS, S. F. . ACCESSIBILITY IN BILINGUAL VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS (BRAZILIAN SIGN LANGUAGE/PORTUGUESE) THROUGH VISUALITY AND SIGN LANGUAGE. In: 11th annual International Technology, Education and Development Conference, 2017, Valencia. INTED2017 Proceedings. Valencia: IATED, 2017.

5.
BUBNIAK, FABIANA. A relativização da fala no filme surdo ucraniano A Gangue. In: XX Socine, 2017, Curitiba. ANAIS DE TEXTOS COMPLETOS DO XX ENCONTRO DA SOCINE. São Paulo: Socine, 2017.

6.
SCANDOLARA, D. H. ; MORAES, L. M. ; BUBNIAK, Fabiana Paula ; VELLOSO, B. P. ; DOS SANTOS, SAIONARA . ACESSIBILIDADE EM INTERFACES: PESQUISA DE INTERAÇÃO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BILÍNGUE (LIBRAS/PORTUGUÊS). In: Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2017, Florianópolis. Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. São Paulo: Blucher, 2017. v. 3.

7.
VELLOSO, BRUNO ; BUBNIAK, FABIANA ; DOS SANTOS, SAIONARA ; MORAES, LAÍSE ; KAMINSKI, DOUGLAS . DEVELOPMENT OF ATTENTION METRICS AND EVALUATION OF VIRTUAL LEARNING OBJECTS IN A BILINGUAL CONTEXT (BRAZILIAN SIGN LANGUAGE / PORTUGUESE). In: International Technology, Education and Development Conference, 2016, Valencia. v. 1. p. 6723-6728.

8.
BUBNIAK, Fabiana Paula. CINEMA SURDO: POR UMA POÉTICA PÓS-FONOCÊNTRICA. In: 4º Encontro Rede Sul Letras, 2016, Palhoça. ENCONTRO DA REDE SUL LETRAS. Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2016.

9.
BUBNIAK, FABIANA; SANTOS, SAIONARA ; VELLOSO, BRUNO ; MORAES, LAÍSE ; KAMINSKI, DOUGLAS . DEAF FILM CLUB: AESTHETICS EXPRESSION AND SUBJECTIVITY IN DEAF FILMS. In: International Technology, Education and Development Conference, 2016, Valencia. v. 1. p. 6760-6767.

10.
VELLOSO, B. P. ; BUBNIAK, Fabiana Paula ; MORAES, L. M. ; SANTOS, S. F. ; BECK, C. C. ; KAMINSKI, D. . LEARNING OBJECTS LABORATORY: THE INSTRUCTIONAL DESIGN PROCESS AS A METHOD TO PRODUCE BILINGUAL LEARNING OBJECTS FOR THE DEAF. In: 9th International Technology, Education and Development Conference, 2015, Madri. INTED2015 Proceedings. Madri: IATED, 2015.

11.
VELLOSO, B. P. ; BUBNIAK, Fabiana Paula ; MORAES, L. M. ; BECK, C. ; SANTOS, S. F. ; KAMINSKI, D. . Processo de Design Instrucional no Desenvolvimento de Objetos de Ensino e Aprendizagem Bilíngues. In: 7º Conahpa, 2015, São Luís - MA. Hipermídia e Interdisciplinaridade na geração de conhecimento. Florianópolis: UFSC, 2015. v. 1.

12.
BUBNIAK, Fabiana Paula; SANTOS, S. F. ; VELLOSO, B. P. ; KAMINSKI, D. ; MORAES, L. M. . CINECLUBE SURDO: EXPRESSÃO ESTÉTICA E POLÍTICA DE UMA MINORIA LINGUÍSTICA. In: II Seminário Línguas em contato: Onde estão as fronteiras?, 2015, Pelotas, RS. II Seminário Línguas em contato: Onde estão as fronteiras?, 2015.

13.
SANTOS, S. F. ; BUBNIAK, Fabiana Paula ; VELLOSO, B. P. ; KAMINSKI, D. ; MORAES, L. M. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO FILME A GANGUE : REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE OS SURDOS. In: VII EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, 2015, Rio Grande, RS. VII EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, 2015.

14.
SANTOS, S. F. ; BUBNIAK, Fabiana Paula ; VELLOSO, B. P. ; MORAES, L. M. ; KAMINSKI, D. . EXPRESSÃO ESTÉTICA E SUBJETIVIDADE EM FILMES SURDOS: UM ESTUDO DE CASO. In: 4º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2015, Sombrio, SC. 4º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense., 2015.

15.
MORAES, L. M. ; BUBNIAK, Fabiana Paula ; VELLOSO, B. P. ; KAMINSKI, D. . Design de interface: análise de site bilíngue (Libras/Português). In: XIII Congresso Internacional do INES e XIX Seminário Nacional do INES, 2014, Rio de Janeiro, RJ. Instituições seculares de educação de surdos: trajetórias e atuais desafios. Rio de Janeiro, RJ: Instituto Nacional de Educação de Surdos ? INES, 2014. p. 195-205.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BUBNIAK, FABIANA. A relativização da fala no filme surdo ucraniano A Gangue. In: XX Socine, 2017, Curitiba. XX Socine Anais Digitais. São Paulo: Socine, 2016.

2.
BUBNIAK, Fabiana Paula. NÚCLEO DE PRODUÇÃO E PESQUISA AUDIOVISUAL. In: Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, 2017, Itajaí. Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC. Florianópolis: IFSC, 2017.

3.
BECK, C. C. ; BARBOSA, E. B. ; BUBNIAK, Fabiana Paula ; FAUSTINO, C. ; SANTOS, S. F. . Atividade física relacionada à saúde: multimídia educacional bilíngue. In: 4º Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, 2014, Gaspar, SC. Desenvolvimento Regional: desafios para a Ciência, Tecnologia e Inovação, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VELLOSO, B. P. ; BUBNIAK, Fabiana Paula ; MORAES, L. M. ; SANTOS, S. F. ; BECK, C. C. ; KAMINSKI, D. . LEARNING OBJECTS LABORATORY: THE INSTRUCTIONAL DESIGN PROCESS AS A METHOD TO PRODUCE BILINGUAL LEARNING OBJECTS FOR THE DEAF. In: 9th International Technology, Education and Development Conference, 2015, Madri. INTED2015 Abstracts. Madri: IATED, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SCANDOLARA, D. H. ; VELLOSO, B. P. ; BUBNIAK, Fabiana Paula ; MORAES, L. M. ; SANTOS, S. F. . COMMUNITIES OF PRACTICE IN A BRAZILIAN SIGN LANGUAGE GLOSSARY: DESIGN OF AN ONLINE SYSTEM STRONGLY INTEGRATED WITH SOCIAL MEDIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BUBNIAK, Fabiana Paula; MORAES, L. M. ; VELLOSO, B. P. ; SCANDOLARA, D. H. ; SANTOS, S. F. . FILM PRODUCTION TEACHING METHODOLOGIES FOR THE DEAF: THE PALHOÇA BILINGUAL CAMPUS EXPERIENCE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BUBNIAK, Fabiana Paula; SANTOS, S. F. ; VELLOSO, B. P. ; MORAES, L. M. ; KAMINSKI, D. . DEAF FILM CLUB: AESTHETICS EXPRESSION AND SUBJECTIVITY IN DEAF FILMS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VELLOSO, B. P. ; BUBNIAK, Fabiana Paula ; SANTOS, S. F. ; MORAES, L. M. ; KAMINSKI, D. . DEVELOPMENT OF ATTENTION METRICS AND EVALUATION OF VIRTUAL LEARNING OBJECTS IN A BILINGUAL CONTEXT (BRAZILIAN SIGN LANGUAGE / PORTUGUESE). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Cinema Surdo: POR UMA POÉTICA PÓS-FONOCÊNTRICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BUBNIAK, Fabiana Paula. A relativização da fala no filme surdo ucraniano A Gangue. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BUBNIAK, Fabiana Paula; MORAES, L. M. . Educação Online: Da Teoria à Prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BUBNIAK, Fabiana Paula. LEARNING OBJECTS LABORATORY: THE INSTRUCTIONAL DESIGN PROCESS AS A METHOD TO PRODUCE BILINGUAL LEARNING OBJECTS FOR THE DEAF. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BUBNIAK, Fabiana Paula; SANTOS, S. F. ; VELLOSO, B. P. ; KAMINSKI, D. ; MORAES, L. M. . CINECLUBE SURDO: EXPRESSÃO ESTÉTICA E POLÍTICA DE UMA MINORIA LINGUÍSTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Cinema Surdo: uma poética pós-fonocêntrica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
BUBNIAK, Fabiana Paula; VELLOSO, B. P. ; SANTOS, S. F. ; KAMINSKI, D. ; MORAES, L. M. . EXPRESSÃO ESTÉTICA E SUBJETIVIDADE EM FILMES SURDOS: UM ESTUDO DE CASO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
VELLOSO, B. P. ; BUBNIAK, Fabiana Paula ; MORAES, L. M. ; SANTOS, S. F. ; BECK, C. C. ; KAMINSKI, D. . Laboratório de material didático: o processo de design instrucional como método para produção de material didático bilíngue LIBRAS-PORTUGUÊS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Burocracia Romântica: Prazeres e Desventuras na Produção de Curtas-Metragens com Recursos Alternativos 2003 (Monografia).

2.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Planejamento de Campanha - Aspromar 2000 (Monografia).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
VELLOSO, B. P. ; SCANDOLARA, D. H. ; BUBNIAK, FABIANA ; MORAES, L. M. . Glossário Libras. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
BECK, C. ; VELLOSO, B. P. ; BUBNIAK, FABIANA . Atividade Física e Saúde. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade Física e Saúde).

2.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Produção de Material Didático Bilíngue. 2014. (Grupo de Trabalho).

3.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Tecnólogo em Produção Multimídia. 2013. (Grupo de Trabalho).

4.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Site Bilíngue. 2013. (Grupo de Trabalho).

5.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Cinema Digital. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Direção para vídeo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Animação Básica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Produção de Documentário. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Teoria e Prática do Vídeo Digital. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Multimídia. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Melhor Aqui. 2006. Vídeo.

2.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Aos Garotos de Aluguel. 2005. Vídeo.

3.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Burocracia Romântica. 2003. Filme.

4.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Cão Ótico. 2002. Filme.

5.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Roleta Russa. 1998. Filme.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BUBNIAK, Fabiana Paula; CANTARELA, R.. Professor Temporário de Português/Libras. 2014. Instituto Federal de Santa Catarina.

2.
BUBNIAK, Fabiana Paula; MACHADO, P. C.; SCANDOLARA, D. H.. Professor Temporário de Multimídia e Design. 2014. Instituto Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10th International Technology, Education and Development Conference. DEAF FILM CLUB: AESTHETICS EXPRESSION AND SUBJECTIVITY IN DEAF FILMS. 2016. (Congresso).

2.
4º Rede Sul Letras. Cinema Surdo: uma poética pós-fonocêntrica. 2016. (Congresso).

3.
9th International Technology, Education and Development Conference. LEARNING OBJECTS LABORATORY: THE INSTRUCTIONAL DESIGN PROCESS AS A METHOD TO PRODUCE BILINGUAL LEARNING OBJECTS FOR THE DEAF. 2015. (Congresso).

4.
A linha que desfaz a trama: as moiras da montagem cinematográfica brasileira. 2015. (Seminário).

5.
I Seminário Internacional Estéticas e Políticas Latino Americanas. 2015. (Seminário).

6.
O corpo feminino na videoinstalação: Espelho Diário de Rosângela Rennó. 2015. (Seminário).

7.
O jogo moderno de mesa: discussão acerca da sociabilidade e da experiência do jogo analógico na contemporaneidade. 2015. (Seminário).

8.
O real e o virtual como vertigem da linguagem: protestos de junho de 2013 como extensão da diferença. 2015. (Seminário).

9.
Análise do Discurso: a materialidade significante na história. 2014. (Outra).

10.
Defesa Pública de Dissertação A literatura de Carlos Rios: Fábrica de Realidade. 2014. (Outra).

11.
De onde vêm as palavras. 2014. (Outra).

12.
Georges Bataille: modos de usar. 2014. (Outra).

13.
Semana de Qualificação de Projetos de Dissertação matutino. 2014. (Outra).

14.
Semana de Qualificação de Projetos de Dissertação vespertino. 2014. (Outra).

15.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Cinema Digital. 2014. (Oficina).

16.
XIII Congresso Internacional e XIX Seminário Nacional do INES. Laboratório de material didático: o processo de design instrucional como método para produção de material didático bilíngue LIBRAS-PORTUGUÊS. 2014. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Oficina de empreendedorismo no setor têxtil. 2015. (Outro).

2.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Oficina de Avaliação de Glossário Científico em Libras. 2014. (Outro).

3.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Festival Tinidos de Música Independente. 2007. (Festival).

4.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Festival Tinidos de Música Independente. 2006. (Festival).

5.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Festival Tinidos de Música Independente. 2005. (Festival).

6.
BUBNIAK, Fabiana Paula. Mostra de Filmes Independentes. 2003. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Emilene Balbino Barbosa. Ferramenta web colaborativa para a construção de um glossário na Lingua Brasileira de Sinais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Multimídia) - Instituto Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabiana Paula Bubniak.

2.
Juliana dos Santos Kruger. Ferramenta web colaborativa para a construção de um glossário na Lingua Brasileira de Sinais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Multimídia) - Instituto Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabiana Paula Bubniak.

3.
Artur Simon. Ferramenta web colaborativa para a construção de um glossário na Lingua Brasileira de Sinais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Multimídia) - Instituto Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabiana Paula Bubniak.

Orientações de outra natureza
1.
Marcos Tozzi, Ana Paula Decanini, Caroline Bianco. Brava Gente Italiana no Paraná. 2003. Orientação de outra natureza. (Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Fabiana Paula Bubniak.



Inovação



Produto tecnológico
1.
VELLOSO, B. P. ; SCANDOLARA, D. H. ; BUBNIAK, FABIANA ; MORAES, L. M. . Glossário Libras. 2017.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BUBNIAK, Fabiana Paula; SANTOS, S. F. . Experiências no ensino de produção audiovisual para surdos no Ensino Médio integrado do Instituto Federal de Santa Catarina.. In: Eliane Miranda Araújo; Bernard Arthur Silva da Silva; Jeremias Oliveira Santana. (Org.). Experiências no ensino de produção audiovisual para surdos no Ensino Médio integrado do Instituto Federal de Santa Catarina.. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2017, v. , p. 82-100.



Outras informações relevantes


Aprovada em primeiro lugar no Concurso Público para professor de Produção Audiovisual do IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Palhoça Bilíngue, realizado em 2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 4:45:20