Érika Amâncio Caetano

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9446917037096108
  • Última atualização do currículo em 02/08/2018


Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), especialização em ensino de língua inglesa (2007) e é mestre, doutora e pós-doutoranda em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2014/2017). Atualmente é professora no curso de Letras da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Trabalhou como professora no curso de Letras do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), tendo atuado também na rede básica de ensino no Colégio São Paulo (ensino médio - EM), no SEB (ensino fundamental II - EF II - e EM) e no Colégio Bernoulli (EF II e EM). Trabalhou como professora substituta de língua inglesa na Faculdade de Letras da UFMG (2016). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento crítico, ensino de língua inglesa, formação de professores de inglês e linguística aplicada. Trabalhou no Ingrede, curso de inglês instrumental oferecido pela FALE/UFMG (2012-14) e no curso de especialização em ensino de inglês (CEI) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2016 - 2018), com a professora Dra. Andrea Mattos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Érika Amâncio Caetano
Nome em citações bibliográficas
SOARES, E. A. C.;CAETANO, E. A.;CAETANO, ÉRIKA AMÂNCIO


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: LETRAMENTOS CRÍTICOS E O USO DA LÍNGUA ALVO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR AUTOETNOGRÁFICO, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.
Palavras-chave: letramento crítico; Formação de professores; Ensino de língua inglesa; Uso da língua-alvo.
2012 - 2014
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O letramento crítico no ensino de língua inglesa: identidades, práticas e percepções na formação do aluno cidadão,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Língua Inglesa; letramento crítico; rede pública de ensino; OCEM.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Formação de professores de língua estrangeira.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2007
Especialização em Ensino de Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: First things first - Lesson 3: Can you spell it please?.
Orientador: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva.
2004 - 2006
Graduação em Letras - Português.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em Letras - Inglês.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1993 - 1997
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Santo Antônio, CSA*, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Formação de professores de língua estrangeira.


Formação Complementar


2013 - 2013
Curso de capacitação para professores de PLA. (Carga horária: 10h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2008 - 2009
In-service Certificate in ELT.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2008 - 2008
Language Development.
Hampstead School of English, HSE, Inglaterra.
2005 - 2005
Certificate of Proficiency in English.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2005 - 2005
Access Certificate in English Language Teaching.
City & Guilds, C&G, Inglaterra.
2002 - 2002
First Certificate in English.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2002 - 2002
Certificate in Advanced English.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.


Atuação Profissional



Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora universitária curso de Letras, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Universitário de Belo Horizonte, UNIBH, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica escola de idiomas UNI, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2013 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora universitária curso de Letras, Carga horária: 12
Outras informações
Professora integrante do departamento de língua inglesa do curso de Letras. Disciplinas lecionadas até o presente momento: - Língua Inglesa: Fonética e Fonologia; - Língua Inglesa: Morfologia; - Língua Inglesa: Sintaxe; - Semântica e Pragmática da Língua Portuguesa; - Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa; - Projeto de pesquisa linguística; - Trabalho Interdisciplinar de Graduação; - Comunicação Oral e Escrita em Língua Inglesa; - Competência Auditiva em Língua Inglesa; - Produção Escrita em Língua Inglesa; - Seminário de Leitura em Língua Inglesa; - Introdução à Língua Inglesa; - Língua Inglesa Elementar.

Atividades

9/2016 - 7/2018
Extensão universitária , Departamento de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação da escola de idiomas.
2/2013 - 7/2018
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de pesquisa linguística, Linguística aplicada ao ensino de língua inglesa, Trabalho interdisciplinar de graduação (TIG), Introdução aos estudos de língua inglesa, Produção escrita em língua inglesa
2/2013 - 7/2018
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de regência em língua inglesa, Estágio de observação em língua inglesa, Língua inglesa: Fonética, Língua inglesa: morfologia, Compreensão auditiva em língua inglesa, Seminários de leitura em língua inglesa, Língua inglesa: sintaxe

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora assistente CEI (Espec. Inglês), Carga horária: 15
Outras informações
Ensino, Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, Nível: Especialização Disciplinas ministradas: -Abordagens Contemporâneas para o Ensino da Língua Inglesa -Pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Doutorado, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 8
Outras informações
Ensino, Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Estudos Temáticos de Língua Inglesa: Introdução aos Estudos da Língua Inglesa

Atividades

2/2015 - 2/2018
Ensino, Letras, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Abordagens Contemporâneas para o Ensino da Língua Inglesa, Pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira
4/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Habilidades integradas I, Habilidades integradas III, Produção de texto em língua inglesa
2/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Temáticos de Língua Inglesa: Introdução aos Estudos da Língua Inglesa

Colégio Bernoulli, BERNOULLI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de inglês para o ensino fundamental 2 e ensino médio.


Colégio Unimaster Buritis, SEB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de inglês EF, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do programa bilíngue HIGH SCHOOL, Carga horária: 6


Colégio São Paulo, CSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de inglês EM, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 16


INSTITUTO PADRE MACHADO, IPM_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 13


Instituto Avaliar, AVALIAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de inglês - todos os níveis

Atividades

2/2004 - 5/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Greenwich Schools, GREENWICH, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de inglês - todos os níveis Experiência como professora de português para estrangeiros no ano de 2003.

Atividades

8/2002 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
Português

Cory Intensive English School, CORY, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de inglês intensivo - todos os níveis

Atividades

2/2000 - 8/2002
Ensino, Inglês, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Inglês


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Memória, Pós-Memória e Narrativas na Educação Crítica em Língua Estrangeira e na Formação Crítica de Professores de LE
Descrição: Narrativas e histórias de experiências de professores em formação inicial e continuada são comumente usadas para compreensão das identidades de professores de línguas, já que estas tendem a ser influenciadas pelas experiências de vida desses professores e são armazenadas em sua memória. Por sua vez, o conceito de pós-memória surgiu mais recentemente e parece ainda não ter sido utilizado na formação de professores de línguas. Assim, este projeto de pesquisa pretende compreender as possibilidades de uso do conceito de pós-memória na formação de professores de línguas, por meio de narrativas de suas experiências de vida. Este projeto interessa-se, pois, em explorar mais a fundo as influências de eventos históricos traumáticos, como o Regime Militar Brasileiro, nas identidades e na formação inicial e continuada dos professores de inglês no Brasil por meio de narrativas e histórias de suas experiências. O objetivo principal deste projeto é, então, analisar as relações e interrelações entre memória, pós-memória e experiências de vida e identidades de professores de inglês em formação, principalmente no que se referem às experiências relacionadas às influências do período militar brasileiro na educação e no ensino de línguas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
LETRAMENTOS CRÍTICOS E O USO DA LÍNGUA ALVO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR AUTOETNOGRÁFICO
Descrição: Tese apresentada ao programa de Doutorado em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG como requisito parcial à obtenção do título de Doutora em Estudos Linguísticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Núcleo de Estudos Críticos sobre Linguagem, Letramentos e Educação (NECLLE)
Descrição: Grupo de estudos da Faculdade de Letras da UFMG com enfoque em letramentos críticos, novos letramentos e multiletramentos no ensino de línguas estrangeiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação
Descrição: O grupo contribui de forma significativa para a formação de mestres e doutores nas áreas de Letramentos em Língua Materna e Língua Estrangeira, Novos Letramentos, Multiletramentos e Letramento Crítico. Os pesquisadores do grupo frequentam os principais eventos acadêmicos relevantes da área e têm apresentado trabalhos no exterior regularmente, gerando publicações dentro e fora do país e ampliando a interação com a comunidade acadêmica internacional. O grupo criou o NECLLE (Núcleo de Estudo sobre Linguagens, Letramentos e Educação) e todos os seus membros possuem projetos de pesquisa em andamento, contribuindo assim para o avanço do conhecimento científico na área. Os membros do grupo participam de grupos de pesquisa em âmbito nacional e internacional, e mantém estreita interação com outros grupos de pesquisa através da participação conjunta em eventos e publicações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Érika Amâncio Caetano - Integrante / Andrea Machado de Almeida Mattos - Coordenador / Adriane Teresinha Sartori - Integrante / Gláucia Maria dos Santos Jorge - Integrante / Joel Austin Windle - Integrante / Leandro Rodrigues Alves Diniz - Integrante / Leina Cláudia Viana Jucá - Integrante / Míriam Lúcia dos Santos Jorge - Integrante / Patrícia Mara de Carvalho Costa - Integrante / Valdeni da Silva Reis - Integrante.
2012 - 2014
O LETRAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: IDENTIDADES, PRÁTICAS E PERCEPÇÕES NA FORMAÇÃO DO ALUNO-CIDADÃO
Descrição: Dissertação apresentada ao programa de Mestrado em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Linguística Aplicada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Escola de idiomas UniBH
Descrição: Coordenadora da escola de idiomas do UniBH, composta por alunos de Letras, curso que integro como professora e membro do departamento de linguística e linguística aplicada - inglês..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Érika Amâncio Caetano - Coordenador.
2012 - 2014
INGREDE
Descrição: Curso de inglês instrumental da Faculdade de Letras da UFMG..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Instituto Avaliar
Descrição: Elaboração de questões para o banco de questões de educação básica do Estado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Revista REVELE - FALE/UFMG
2015 - Atual
Periódico: Revista Docência do Ensino Superior
2018 - Atual
Periódico: TREM DE LETRAS
2018 - Atual
Periódico: Revista Eixo
2018 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Linguística Aplicada


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de língua estrangeira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Formação de professores de língua estrangeira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Português como Língua Adicional.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Aplicada.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Paraninfa da turma de formandos do curso de Letras 2017/1, Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH.
2015
Paraninfa da turma de formandos de 2015/1 do curso de Letras, Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES, E. A. C.2018 SOARES, E. A. C.; PINTO, P. H. P. C. . Letramento crítico e cidadania: possibilidades para o uso da Constituição brasileira em aulas de inglês da escola regular. Calidoscópio, v. 16, p. 103-113, 2018.

2.
SOARES, E. A. C.2015 SOARES, E. A. C.. O LETRAMENTO VISUAL EM AULAS DE INGLÊS INSTRUMENTAL: INTERPRETANDO LINGUAGENS NO FILME CRASH. E-Hum Revista Científica do Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes do UNI-BH, v. 8, p. 33-41, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
SOARES, E. A. C.; MATTOS, A. M. A. . Senses in Language teacher education: the power of narratives. In: Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira; Junia de Carvalho Fidelis Braga. (Org.). Inspiring Insights from an English Teaching Scene. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2017, v. , p. 26-43.

2.
SOUZA. G. R. de ; SOARES, E. A. C. . Letramento crítico, multimodalidade e oralidade no ensino de inglês: o que há para as crianças. In: RUBENS LACERDA DE SÁ; ESTER MARIA DE FIGUEIREDO SOUZA; JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO. (Org.). LETRAMENTO CRÍTICO, ORALIDADE E MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE INGLÊS: O QUE HÁ PARA AS CRIANÇAS?. 1ed.São Paulo: Pontes, 2016, v. 1, p. 120-138.

3.
SOARES, E. A. C.. Teaching Young Learners. In: Ana Lúcia Pitanguy Sureus Marques. (Org.). Teaching Essentials: steps across the threshold of Cultura classes. 1ed.BELO HORIZONTE: Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, 2011, v. , p. 64-68.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, E. A. C.. O educador crítico no ensino de Língua inglesa: desafi os e perspectivas na formação do aluno-cidadão. In: 1º Congresso Internacional de Letras Artes e Cultura, 2013, São João Del Rei. Anais CLAC 2013, 2013.

2.
SOARES, E. A. C.; BRUM, M. C. ; GAROFALO, S. C. ; SOUZA. G. R. de . Do virtual para o real: o uso potencial do Second Life como ambiente virtual de aprendizagem de línguas estrangeiras. In: V Seminário Internacional de Educação a Distância:Meios, Atores e Processos, 2013, Belo Horizonte. Anais do V Seminário Internacional de Educação a Distância:Meios, Atores e Processos, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, E. A. C.; SOUZA. G. R. de . A multimodalidade e o letramento crítico no ensino de inglês: o que há para as crianças?. In: IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas - CLAFPL - 2013, 2013, Brasília. IV CLAFPL 2013 Caderno de resumos versão final 19.06.2013, 2013.

2.
SOARES, E. A. C.; HERMONT, T. B. V. ; SOUZA. G. R. de . A comunidade Livemocha : uma an álise sob o prisma das orientações de WENGER, WHITE e SMITH. In: V Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Tecnologias Digitais, Educação e Compromisso Social, 2013, Vitória, ES. Livro de Resumos, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
MATTOS, A. M. A. ; SOARES, E. A. C. . Memory, Postmemory and Critical Language Teacher Education. Analecta Política, 2018.. Revista Analecta Política, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MATTOS, A. M. A. ; SOARES, E. A. C. . MATTOS, A. M. A.; CAETANO, E. A. . Memory, Senses and narratives of language teaching experiences. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOARES, E. A. C.. O LETRAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO SOBRE O USO DA LÍNGUA ALVO EM AULAS DA ESCOLA REGULAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOARES, E. A. C.. O LETRAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PROPONDO ATIVIDADES CRITICAMENTE EMBASADAS PARA A ESCOLA REGULAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SOARES, E. A. C.. O LETRAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DAS ESCOLAS REGULARES: REPENSANDO O USO DA LÍNGUA ALVO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SOARES, E. A. C.. OFICINA: CRITICAL LITERACY AND CLASSROOM MATERIAL DESIGN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SOARES, E. A. C.. O letramento crítico em PLA: uma análise das tarefas do CELPE-Bras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOARES, E. A. C.; BRUM, M. C. ; GAROFALO, S. C. ; SOUZA. G. R. de . ´Do virtual para o real: o uso potencal do Second Life como ambiente virtual de aprendizagem de línguas esrangeiras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOARES, E. A. C.. Perspectivas críticas para o ensino de língua inglesa na escola regular: a formação do aluno-cidadão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOARES, E. A. C.; SOUZA. G. R. de . A multimodalidade e o letramento crítico no ensino de inglês: o que há para as crianças?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOARES, E. A. C.; SOUZA. G. R. de ; HERMONT, T. B. V. . A comunidade Livemocha: uma análise sob o prisma das orientações de Wenger, White e Smith. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOARES, E. A. C.. O educador crítico no ensino de Língua inglesa: desafi os e perspectivas na formação do aluno-cidadão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOARES, E. A. C.. O letramento crítico na formação do aluno-cidadão - o papel do professor de língua inglesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CAETANO, E. A.. A autoetnografia no ensino de língua inglesa: repensando o crítico enquanto ferramenta de formação na escola regular. Belo Horizonte: Paco, 2018 (Capítulo de livro).

2.
SOARES, E. A. C.. O Letramento Visual em aulas de língua inglesa: representações e ideologias na série Breaking Bad. Belo Horizonte: UFMG, 2018 (Capítulo de livro).

3.
SOARES, E. A. C.; CAETANO, E. A. . Presente. São Paulo: Vivara, 2017 (Antologia de poemas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MATTOS, A. M. A.; Patrícia Costa; SOARES, E. A. C.. Participação em banca de Mariana Tavares Silva. Contribuições pedagógicas da rede social Youtube para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
JUCÁ, L. C. V.; NEVES, M. S.; SOARES, E. A. C.. Participação em banca de Lilian Aparecida Vimieiro Pascoal. Avaliações escritas de Língua Inglesa e Letramento Crítico: Possíveis relações em contextos de extensão e formação inicial. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MATTOS, A. M. A.; JUCÁ, L. C. V.; SOARES, E. A. C.; Jorge, M. L. S.. Participação em banca de Ludmila Correa Pinto Rodrigues. Ensino e aprendizagem de língua inglesa e o Exame Nacional do Ensino Médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOARES, E. A. C.. Participação em banca de Camila Cristina Franco Nicolau.Letramentos, multimodalidades e hipertextos: um olhar da neuropsicolinguística sobre a leitura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Belo Horizonte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficinas de capacitação Projeto Zanmi - Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados.Palestra: Formação de professores de línguas para a justiça social/Oficina: critically-oriented material design. 2017. (Outra).

2.
VI CLAFPL (Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas) ? 2016, Universidade Estadual de Londrina, PR. O Letramento Crítico no Ensino de Língua Inglesa: Um Estudo Autoetnográfico Sobre o Uso da Língua-alvo em Aulas da Escola Regular. 2016. (Congresso).

3.
? SETED (Seminário de Teses e Dissertações) ? 2015, FALE, UFMG.O Letramento Crítico na formação de professores de língua inglesa das escolas regulares: repensando o uso da língua-alvo. 2015. (Seminário).

4.
JORNADA DE LÍNGUA INGLESA ? 2015, FALE, UFMG.Oficina: Critical literacy and classroom material design. 2015. (Oficina).

5.
X SIMPOED ? 2015, ICH Universidade Federal de Ouro Preto, MG.O Letramento Crítico no ensino de língua inglesa: propondo atividades criticamente embasadas para a escola regular. 2015. (Simpósio).

6.
Virada Educacional UNIBH.Palestra: Letramento crítico e formação de professores para a justiça social. 2014. (Outra).

7.
1o CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, ARTES E CULTURA 2013 ? Universidade Federal de São João Del Rei, MG. O educador crítico no ensino de língua inglesa: desafios e perspectivas na formação do aluno-cidadão. 2013. (Congresso).

8.
IV CLAFPL (Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas) 2013 ? UNB, Brasília, DF. O letramento crítico e a multimodalidade no ensino de inglês: o que há para as crianças?. 2013. (Congresso).

9.
IX SEVFALE (Semana de Eventos da Faculdade de Letras) 2013 ? FALE/UFMG.Perspectivas críticas para o ensino de língua inglesa na escola regular: a formação do aluno-cidadão (Mesa redonda do Núcleo de Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação ? NECLLE). 2013. (Outra).

10.
V ENCONTRO NACIONAL DA ABEHTE (Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional) 2013 ? UFES, Vitória, ES.A comunidade Livemocha: uma análise sob o prisma das orientações de WENGER, WHITE e SMITH. 2013. (Encontro).

11.
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 2013 ? CAED/UFMG.Do virtual para o real: o uso potencial do Second Life como ambiente virtual de aprendizagem de línguas estrangeiras. 2013. (Seminário).

12.
X CONSIPLE (Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira) 2013 ? Universidade Federal da Bahia, Salvador. O Letramento Crítico em PLA: uma análise das tarefas do CELPE-Bras. 2013. (Congresso).

13.
Encontro Internacional de Novos Letramentos 2012 ? FALE/UFMG.O letramento crítico na formação do aluno-cidadão: o papel do professor de língua inglesa. 2012. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabrício Moura. Trilinguismo: o inglês para surdos no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Érika Amâncio Caetano.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOARES, E. A. C.2015 SOARES, E. A. C.. O LETRAMENTO VISUAL EM AULAS DE INGLÊS INSTRUMENTAL: INTERPRETANDO LINGUAGENS NO FILME CRASH. E-Hum Revista Científica do Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes do UNI-BH, v. 8, p. 33-41, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, E. A. C.. O letramento crítico na formação do aluno-cidadão - o papel do professor de língua inglesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Coordenadora pedagógica do curso de idiomas do UniBH de setembro/2016 a julho de 2018.

Capítulos de livro no prelo:

CAETANO, E. A. O Letramento Visual em aulas de língua inglesa: representações e ideologias na série Breaking Bad. In: MATTOS, A. M. A.; FERRAZ, D. M. Letramentos visuais e formação de professores de línguas. Belo Horizonte: Editora UFMG. Previsão de publicação: 2018.

CAETANO, E. A. A autoetnografia no ensino de língua inglesa: repensando o crítico enquanto ferramenta de formação na escola regular. In: LEITE, P. M. C. et al. (Org.) A Linguística Aplicada e seus desdobramentos: um panorama das pesquisas em língua inglesa nos Poslin. Belo Horizonte: Paco. Previsão de publicação: 2018.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 7:53:59