Carmen Cristina Rodrigues Schffer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4854432267249815
  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


Graduada em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura. Especialista em Psicologia Educacional, pela PUC-MG. Mestre em Tecnologia, na área de Educação Tecnológica, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade FUMEC a partir de 1/7/2017. Professora e supervisora de estágios na área educacional e social, desde 1990. Tem participação em diversas comissões para elaboração de projetos pedagógicos para o Curso de Psicologia. Coordenou o Curso de Psicologia da Universidade FUMEC, de 2008 a 2011 e implantou novo currículo. Coordenou o Curso de Pós-Graduação em Psicoterapia Humanista, de 2009 a 2015 . Coordenou o Setor de Extensão da Universidade FUMEC, de fevereiro de 2012 a junho de 2013. Foi membro da Comissão Própria de Avaliação da Universidade (CPA) de agosto de 2013 a agosto 2017. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Psicologia. Representante docente dos professores adjuntos na Congregação. Desde 1991 desenvolve projetos de extensão na área de educação e psicologia social. Tem experiência na área de Psicologia Social, Educação e Intervenções junto a Grupos e Instituições, com ênfase na abordagem sócio-histórica, dinâmica de grupo e grupo operativo. Orienta trabalhos de conclusão de curso na graduação e monografia na pós-graduação. Principais temas estudados: identidade, consciência atividade, representação social, ensino-aprendizagem, intervenção psicossocial, grupo operativo e oficinas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carmen Cristina Rodrigues Schffer
Nome em citações bibliográficas
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues

Endereço


Endereço Profissional
Universidade FUMEC, Faculdade de Ciências Humanas.
Rua do Cobre,200
Cruzeiro
30310190 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 32283099
URL da Homepage: http://www.fumec.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2001
Mestrado em Tecnologia.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Título: Verificando a apropriação da teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo usando tecnologia computacional: estudo de caso na formação de psicólogos.,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Sérgio Roman Palavecino.
Palavras-chave: formação psicólogo; site; desenvolvimento cognitivo; hipertexto.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Superior.
1992 - 1994
Especialização em Psicologia Educacional. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1985 - 1989
Graduação em Psicologia.
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Professor Tempo iItegral, Enquadramento Funcional: Assistente IV, Carga horária: 40
Outras informações
- Professora representante do Corpo docente da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH) na Comissão Própria de a Avaliação (CPA) . - Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Psicologia . - Membro da Congregação da Universidade FUMEC (representante dos professores adjuntos da FCH)

Atividades

8/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Prórpia de Avaliação- CPA.
2/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante -NDE- do Curso de Psicologia.
2/2007 - Atual
Estágios , Faculdade de Ciências da Saúde - Universidade FUMEC, .

Estágio realizado
Estágio de psicologia social - Comunidade da Serra.
2/1991 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro de comissões de elaboração e implantação de currículo do curso de Psicologia.
5/1990 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dinãmica de Grupo
Grupo Operativo
Intervenção Psicossocial
Psicologia Comunitária
Psicologia Social
Psicopatologia Prática
Processos Grupais e Instituições
8/2014 - 6/2015
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Atuação da psicologia na comunidade Vila Sumaré.
2/2012 - 6/2013
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências Humanas, .

Serviço realizado
Coordenação do Setor de Extensão da Universidade FUMEC.
2/2008 - 12/2011
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências Humanas, .

Serviço realizado
Coordenação do Curso de Psicologia.
8/2006 - 12/2007
Ensino, Ciências Aeronáuticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do trabalho
3/1991 - 12/2003
Estágios , Faculdade de Ciências da Saúde - Universidade FUMEC, .

Estágio realizado
Estágio em Psicologia Comunitária no Alto Vera Cruz.
2/1993 - 12/1996
Estágios , Faculdade de Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Intervenção Psicossocial em Escola Pública.


Projetos de pesquisa


2008 - 2008
As contribuições e limitações dos grupos de terceira para a inclusão social dos idosos
Descrição: Nas últimas décadas, tem-se registrado um crescimento mundial no índice demográfico de envelhecimento, em conseqüência da redução das taxas de natalidade e do aumento na expectativa de vida (García-Sanz & Saco, 1995; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], 2002). No Brasil, segundo dados do IBGE (2004) verifica-se, que o número de idosos na população vem crescendo ao longo dos anos, superando o crescimento da população total. O percentual de idosos corresponde a 9,6% da população, o que equivale, na atualidade, a mais de 15 milhões de idosos (PNAD - 2003). Segundo as estimativas -IBGE; Ministério da Saúde, 2001- para os próximos 20 anos quase 13% da população brasileira será constituída por idosos. Segundo as projeções da Organização Mundial da Saúde, no ano 2025, o Brasil será o sexto país com o maior número de pessoas com 60 anos ou mais. O aumento na expectativa de vida tem provocado mudanças, sendo, portanto, necessário que os gestores de políticas públicas e privadas implementem diversas modalidades de serviços voltados para essa população a fim de criarem oportunidades não apenas para que as pessoas vivam mais anos, mas também para melhorar a qualidade de vida desses anos. Em pesquisa que estamos realizando para identificar as representações sociais da velhice com idosos de uma Universidade aberta á terceira idade e um centro de convivência, tendo como objetivo analisar em que as práticas vivenciadas nesses grupos possibilitam o desenvolvimento psicossocial do idoso, temos deparado com algumas divergências. O objetivo das duas instituições citadas acima tem sido promover a qualidade de vida, contribuindo para a autonomia e possibilitando uma melhor socialização do idoso. Nas entrevistas realizadas verificamos que esses objetivos são desenvolvidos dentro dos grupos promovidos pela instituição, mas o idoso apresenta resistências em participar de outros grupos e até mesmo em desvincular das atividades que participa. Diante desses dados começ.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Estudo das representações sociais da velhice com idosos de uma Universidade aberta á terceira idade e um centro de convivência
Descrição: Atualmente, verifica-se, no cenário brasileiro, como em outros países, o envelhecimento gradual da população, com uma notável redução da proporção entre jovens e crianças. O percentual de idosos corresponde a 9,6% da população total, o que equivale, na atualidade, a mais de 15 milhões de idosos ( PNAD - 2003). A partir do século XIX a degradação social da velhice começou a ser, lentamente, engendrada formando uma ideologia que valoriza o novo, o ágil, o habilitado a produzir e a consumir. Esta ideologia capitalista é reproduzida pelas instituições sociais como estratégia de formar indivíduos capazes de internalizarem, inconscientemente, os valores desta sociedade. No Brasil a importância social do idoso decresceu em função da industrialização, sendo destinado aos velhos os papéis de baixo status social. O envelhecimento passa a ser associado a perdas de habilidades, á diminuição da força física e da capacidade de manter-se ativo. Diante desse contexto, ?a representação social da pessoa idosa sofre diversas alterações ao longo da história da sociedade, pois esta impõe suas formas e regras para encarar esta fase da vida? (Beauvoir, 1970 apud Kachar, 2003:28). Essas idéias, percepções, significados, à medida que circulam, transformam-se de forma diferente de acordo com a época, contexto e grupo social. Com o aumento no número de idosos, os gestores de políticas públicas e privadas têm implementado diversas modalidades de serviços voltados para essa população a fim de conquistarem a longevidade com qualidade de vida, segundo suas necessidades, características e interesses. Esta situação nos leva a refletir sobre uma nova experiência do envelhecimento que é desenvolvida desde 1991 pelo Núcleo de Estudos e Escola da Terceira Idade (NEETI) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. O NEETI vem ampliando os espaços sociais e as conquistas científicas na busca de uma nova experiência do envelhecer, proporcionando aos idosos a possibilidade de desempenhare.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Atuação da Psicologia na Comunidade Vila Sumaré (Creche Vila Sumaré)
Descrição: O objetivo do projeto tem sido desenvolver atuações psicossociais junto aos diretores, corpo docente, administrativo e funcional da creche, bem como, as crianças e seus pais/familiares, visando promover o desenvolvimento saudável, a construção da cidadania, a melhoria nas relações e na qualidade de vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Carmen Cristina Rodrigues Schffer - Coordenador.
2015 - 2016
Comunidade Vila Sumaré: estimulando o desenvolvimento da criança para alcançar, junto as famílias, a melhora da qualidade de vida
Descrição: No projeto atual visamos dar continuidade aos atendimentos em grupo com as crianças, que entraram na creche e as que ainda não concluíram o ciclo do pré-escolar e as professoras. E, também, promover práticas de grupo com o corpo administrativo da creche, visando uma administração participativa entre creche e comunidade e com os pais, oficinas informativas e orientações sobre as dificuldades enfrentadas na educação dos filhos e demais conflitos psicossociais enfrentados pelas famílias vulneráveis sócio-economicamente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Carmen Cristina Rodrigues Schffer - Coordenador.
2015 - 2016
Psicologia e Arte se solidarizam na construção da cidadania de crianças e adolescentes carentes.
Descrição: O projeto desenvolverá atuações psicossociais com crianças e adolescentes de baixa renda, que participam, no contra turno escolar, de aulas de musicalização, dança de rua e folclórica, canto coral, criação musical e instrumentos (violão, piano, flauta e outros instrumentos), trabalhos manuais e ginástica livre no Programa Cariúnas. Estenderemos, também, as atuações aos pais dos alunos. Temos como objetivo desenvolver grupos operativos com crianças, adolescentes e pais visando possibilitar a construção e reestruturação de suas identidades, ampliação da consciência de suas atividades e potencialidades, fomentando-os para que se tornem cidadão críticos e responsáveis. A metodologia utilizada será grupos operativos nas perspectivas ensino-aprendizagem, comunitários e terapêuticos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Carmen Cristina Rodrigues Schffer - Coordenador.
2014 - 2015
Atuação psicossocial no Programa Cariúnas
Descrição: O projeto desenvolve atuações psicossociais com crianças e adolescentes de baixa renda, que participam, no contra turno escolar, de aulas de musicalização, dança de rua e folclórica, canto coral, criação musical e instrumentos (violão, piano, flauta e outros instrumentos), trabalhos manuais e ginástica livre no Programa Cariúnas. Estenderemos, também, as atuações aos pais dos alunos. Temos como objetivo desenvolver grupos operativos com crianças, adolescentes e pais visando possibilitar a construção e reestruturação de suas identidades, ampliação da consciência de suas atividades e potencialidades, fomentando-os para que se tornem cidadão críticos e responsáveis. A metodologia utilizada será grupos operativos nas perspectivas ensino-aprendizagem, comunitários e terapêuticos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Carmen Cristina Rodrigues Schffer - Coordenador.
2014 - 2015
Potencialização do desenvolvimento de crianças e educadoras em uma creche comunitária
Descrição: O projeto dá prosseguimento às atividades iniciadas no segundo semestre de 2013, junto a Comunidade da Vila Sumaré. As oficinas de grupo operativo e orientações serão realizadas com a equipe da creche, visando capacitá-los para resolverem as dificuldades de forma autogestiva e participativa. Com os pais e os demais familiares as oficinas terão como objetivo a mobilização destes para que assumam um papel mais ativo na vida escolar da criança. Também procuraremos orientá-los diante das dificuldades enfrentadas na educação dos filhos. Com as crianças serão desenvolvidas oficinas com objetivo de promover a melhoria no desenvolvimento cognitivo, afetivo, sexual e social e, quando necessário, realizaremos acompanhamento individualizado. A metodologia utilizada será oficinas de grupo operativo e dinâmica de grupo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Carmen Cristina Rodrigues Schffer - Coordenador.
2013 - 2014
Universidade FUMEC e Jornada Solidária visando à melhoria da qualidade de funcionamento das creches
Descrição: O projeto de extensão foi desenvolvido junto a duas Creches Comunitárias da periferia de Belo Horizonte. Incialmente foi feito estudo sobre a função social das creches ao longo da história, levantamento de dados sobre a comunidade e diagnóstico do funcionamento da creche. Realizamos atuação em grupo com as crianças na faixa etária de 3 a 5 anos; reuniões e orientações aos pais; oficinas de grupo operativo e orientações às professoras, ás coordenações pedagógica e administrativa, tendo como finalidade melhorar os serviços prestados pelas creches e auxiliá-los a resolver as dificuldades enfrentadas.Os resultados obtidos com as crianças foram: internalização de valores e normas sociais, redução do nível de agressividade, ampliação do limiar de frustração, redução dos conflitos, melhoria na noção de esquema corporal, preocupação e cuidado com o colega, redução de condutas sexualizadas inadequadas á idade, motivação para as atividades realizadas, demonstração de afetividade de forma mais organizada e melhoria na verbalização. Em relação às professoras verificamos: melhoria na relação com as crianças, ampliação da compreensão sobre o desenvolvimento cognitivo-psico-sexual-afetivo e social das crianças, redução do nível de estresse e maior tranquilidade para enfrentar os desafios da sala de aula. Estamos em fase de implementação de reuniões periódicas com toda equipe da creche e com a família das crianças. Consideramos que toda atuação desenvolvida no projeto precisam de continuidade para serem consolidadas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Carmen Cristina Rodrigues Schffer - Coordenador.
2013 - 2014
Programa Carúnas
Descrição: O projeto de extensão junto ao Programa Cariúnas, iniciou-se a partir de uma parceria com a Universidade FUMEC, na qual a coordenação do programa solicitou atuação de professores e estagiários do Curso de Psicologia, junto ás crianças e adolescentes participantes do programa. A atuação desenvolvida através de oficinas de dinâmica de grupo de crianças e adolescentes visou romper com a ideia de patologização da pobreza e a responsabilização das crianças e adolescentes pelos conflitos de origem familiar ou mesmo sociais. Ao final do tempo de realização do projeto, os estagiários constavam que as crianças e adolescentes participantes das oficinas de grupos estavam menos agitadas e agressivas; respeitavam as normas estabelecidas e compreendiam a importância das mesmas; não ironizavam e ridicularizavam o colega pelo fato de apresentar características diferentes da sua; manifestavam os diferentes sentimentos de forma organizada e adequada a situação vivenciada; apresentavam autoestima mais elevada e resolviam os conflitos através do dialogo. Era necessário, também, expandir a atuação para todas as crianças e adolescentes beneficiados pelo Programa; maior participação de diretores, professores e pais no Programa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Carmen Cristina Rodrigues Schffer - Coordenador.
2012 - 2013
Atuação da psicologia no programa asas visando o empoderamento da comunidade
Descrição: O projeto consistiu na atuação de alunos do curso de psicologia no Programa de Artesanato Solidário do Aglomerado da Serra (ASAS), visando contribuir para a promoção e consolidação de tecnologias sociais reaplicáveis de geração de renda, a fim de que as beneficiárias pudessem se ver como cidadãs e melhorassem a qualidade de vida. A metodologia utilizada foi oficinas de grupo operativo. Apresentamos as necessidades de realinhamento do projeto em função da saída da professora coordenadora do programa e o realinhamento das propostas devido a regressão do grupo e, também, a emergência de duas lideranças autocráticas. Através do que foi trabalhado nos atendimentos individuais com as duas líderes foi possível à reestruturação do grupo e a produção de uma nova coleção..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Carmen Cristina Rodrigues Schffer - Coordenador.
2011 - 2012
Atuação da Psicologia no Programa ASAS aglomeradas, ASAS modalage, ASAS bambu
Descrição: Em 2010 a equipe do Programa Artesanato Solidário do Aglomerado da Serra (ASAS) avaliou a necessidade de incluir o Curso de Psicologia, a fim minimizar as dificuldades enfrentadas, tais como: participação reduzida de beneficiários da comunidade, conflitos entre os membros do grupo, auto-estima baixa dos participantes, dificuldades de estabelecerem metas e alcançá-las, dificuldades na organização do grupo para obterem a produção desejada, organização de uma cooperativa, dentre outras. Em 2011 a parceria entre os cursos se efetivou. O objetivo foi trabalhar as questões intra e intersubjetiva, somar nosso conhecimento científico ao saber da comunidade, visando promover e consolidar tecnologias sociais reaplicáveis de geração de renda aos beneficiários, para que esses venham a ter condições de se emanciparem como cidadãos e usufruírem de melhores condições de vida.Desta forma, nos inserimos no Programa tendo como objetivo trabalhar as questões intra e intersubjetiva, somar nosso conhecimento científico ao saber da comunidade, visando promover e consolidar tecnologias sociais reaplicáveis de geração de renda aos beneficiários, para que esses venham a ter condições de se emanciparem como cidadãos e usufruírem de melhores condições de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2006
Dificuldades de aprendizagem: contribuições da psicologia e pedagogia
Descrição: O projeto foi desenvolvido em uma escola da rede pública municipal, inserida no Programa Escola Plural, situada no bairro Taquaril, região leste de Belo Horizonte. A escola possui 1.622 alunos e atende nos turnos da manhã, tarde e noite. Conta com 105 funcionários, sendo 68 professores, 13 funcionários da secretaria e biblioteca, 8 cantineiros, 10 auxiliares de serviços, 03 porteiros e 03 vigilantes. Apenas 2 professores possuem o curso de magistério, os outros possuem curso superior, sendo 8 formados em Pedagogia, 34 possuem pós-graduação, e um está cursando o mestrado. Tivemos como objetivos: Desenvolver atividades pedagógicas e psicológicas junto aos adolescentes avaliados pela escola como portadores de dificuldades de aprendizagem, visando promover intervenções no âmbito cognitivo, afetivo e escolar. ?Conhecer e problematizar a realidade da escola e da comunidade; ?Conhecer as características dos estudantes que apresentam dificuldades na apropriação da leitura e da escrita; ?Desenvolver, nos grupos, temáticas que possibilitem trabalhar os aspectos definidos na caracterização dos estudantes (traços de insegurança, medo, ansiedade, auto-estima baixa), visando a reestruturação da identidade. ?Elaborar atividades de leitura e escrita na perspectiva do letramento; ?Manter um diálogo com os professores da escola, visando a troca de experiências e a realização de modificações nas estratégias pedagógicas e psicológicas se necessário; ?Elaborar atividades integradas entre pedagogia e psicologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - 2005
Universidade a Serviço da comunidade
Descrição: A Universidade FUMEC tem um perfil diferente das Universidades públicas ou privadas, não foi criada e não é garantida pelo poder estatal nem está estritamente ligada aos interesses empresariais particulares. Desta forma, seu perfil se enquadra na definição de Universidade Comunitária proposto no Estatuto da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e no artigo 20 da LDB, que define as instituições privadas de ensino, consideradas como comunitárias "as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas de professores e alunos que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade". E o Estatuto da Abruc, no artigo 7º, segue, a mesma linha da LDB. A partir da análise desses documentos fica evidente a real identidade da Universidade FUMEC. Para uma Universidade ser definida como Comunitária ela deve atender a alguns pressupostos: - que ela seja, verdadeiramente, Universidade, ou seja, deve primar pelo padrão de competência; - que em seus ordenamentos jurídicos, especialmente no Estatuto e no Regimento Geral figurem o ideal e o ideário comunitário com toda a clareza e precisão possível; - que o enfoque dado às suas pesquisas e, conseqüentemente, à sua produção técnico-científica, caracterizada pela tendência permanente de estudar, interpretar e transformar a sociedade local e regional. Consideramos a Universidade FUMEC atende a todos os pressupostos expostos acima. Porém, constatamos através de do Projeto de Extensão Universitária (ainda em andamento), que a Universidade não desenvolve práticas efetivas junto à comunidade residente no entorno do campus I (Bairro Cruzeiro). Diante dessa constatação e da experiência em implementação de trabalhos comunitários, que temos desenvolvido há quinze anos na Faculdade de Ciências Humanas ? FUMEC, propomos um projeto de pesquisa-ação comunitário interdisciplinar. Através dessa metodologia, que tem como objetivo pesquisar e intervir.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2004 - 2004
Intervenção psicopedagógica na Escola Municipal George Salum
Descrição: A Direção da Escola Municipal George Salun, situada no Bairro Taquaril, procurou a coordenação de Estágio da FCH-FUMEC visando estabelecer parceria com os cursos de Psicologia e Pedagogia para subsidiar trabalhos que vem desenvolvendo junto à comunidade. A população atendida pela escola consiste em crianças, adolescentes e adultos que cursam o Ensino Fundamental (1º ciclo e modalidade de Educação de Jovens e Adultos). É possível perceber nessa população uma identidade marcada por traços de insegurança, medo, ansiedade, auto-estima baixa devido ao contexto de exclusão em que vivem, todos esses fatores têm acarretado dificuldades de aprendizagem na apropriação da leitura e da escrita, pouco aproveitamento do ensino e conseqüentemente limitações nas possibilidades de inserção social via trabalho. Portanto, faz-se necessário, uma intervenção psicopedagógica que possibilite a esses sujeitos um processo de reestruturação de sua identidade a fim de que tenham consciência de suas atividades e potencialidades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2003 - 2007
Psicologia Comunitária: a experiência no Alto Vera Cruz
Descrição: Inicialmente foi realizado diagnostico psicossocial da comunidade do bairro Alto Vera Cruz e devolvido a liderança comunitária. Em seguida definido o tipo de atuação e locais para realiza-las. As atividades foram centralizadas no Centro Integrado de Atendimento ao Menor (CIAME ? Flamengo) que acolhe todas as demandas da comunidade. As atuações na área de psicologia comunitária tiveram como objetivo: resgatar a identidade dos moradores, promover cidadania, fortalecer vínculos familiares, desenvolver hábitos saudáveis e promover a socialização, incentivar o potencial artístico e cultural dos moradores, promover a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Carmen Cristina Rodrigues Schffer - Coordenador.
2003 - 2005
Programa Fênix - Secretaria Municipal de Assistência Social
Descrição: O projeto visou atender crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social e suas famílias. As ações desenvolvidas visaram: mobilizar e incentivar a participação da família na vida da comunidade; viabilizar o retorno e frequência escolar das crianças e adolescentes; fomentar grupos de geração de renda familiar, priorizando a (re) qualificação profissional dos pais e dos adolescentes; desenvolver trabalho participativo e educativo favorecendo as culturas locais, explorando a capacidade criativa e as possibilidades das famílias gerirem seus recursos, maximizando suas habilidades; fomentar assessoria ao Conselho tutelar; mobilizar e fomentar grupos com familiares com o objetivo de possibilitar reflexão conjunta sobre temas emergentes de sua realidade; incentivar e promover oficinas psicopedagógicos e psicossociais com as crianças e adolescentes; encaminhar, quando possível, adolescentes a cursos profissionalizantes e mercado de trabalho formal e atender as demandas de atendimento psicológico á crianças e adolescentes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Carmen Cristina Rodrigues Schffer - Coordenador.
2003 - 2003
Intervenção psicopedagógica na Escola Municipal Israel Pinheiro
Descrição: A Direção da Escola Municipal George Salun, situada no Bairro Taquaril, procurou a coordenação de Estágio da FCH-FUMEC visando estabelecer parceria com os cursos de Psicologia e Pedagogia para subsidiar trabalhos que vem desenvolvendo junto à comunidade. A população atendida pela escola consiste em crianças, adolescentes e adultos que cursam o Ensino Fundamental (1º ciclo e modalidade de Educação de Jovens e Adultos). É possível perceber nessa população uma identidade marcada por traços de insegurança, medo, ansiedade, auto-estima baixa devido ao contexto de exclusão em que vivem, todos esses fatores têm acarretado dificuldades de aprendizagem na apropriação da leitura e da escrita, pouco aproveitamento do ensino e conseqüentemente limitações nas possibilidades de inserção social via trabalho. Portanto, faz-se necessário, uma intervenção psicopedagógica que possibilite a esses sujeitos um processo de reestruturação de sua identidade a fim de que tenham consciência de suas atividades e potencialidades. O objetivo do projeto foi desenvolver atividades psicopedagógicas com crianças, adolescentes e adultos que cursam o Ensino fundamental (1º ciclo e modalidade de Educação de Jovens e Adultos), visando intervenções no âmbito cognitivo, afetivo, social e cultural, possibilitando a reestruturação de suas identidades, ampliação da consciência de suas atividades e potencialidades, tornando-os assim sujeitos de sua própria história..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
1994 - 1996
Atendimento Comunitário junto ao menor de rua na cidade de Betim
Descrição: O programa de atendimento comunitário junto ao menor de rua oi estruturado e desenvolvido a partir da demanda da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social da prefeitura de Betim. As propostas desenvolvidas foram atuar junto ao Conselho Tutelar (estudos de casos; encaminhamentos a autoridade jurídica; atendimentos individuais e a família; assessoria ao Conselho nos fatos relacionados á vida da criança e do adolescente na escola, na família e na rua; reforçar e incentivar a mobilização das famílias na solução dos problemas enfrentados com os filhos; promover iniciativas assessorar iniciativas de socialização, lazer, esportes, atividades culturais e de formação; promover oficinas de dinâmicas de grupo; atuar junto ao educador de rua; orientações breves e focais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Carmen Cristina Rodrigues Schffer - Coordenador.
1991 - 2012
Atuação no Centro Comunitário Metodista do bairro São Gabriel
Descrição: Incialmente foi realizado levantamento psicossocial da comunidade residente na comunidade Beira Linha e no Bairro São Gabriel para verificar as principais demandas e necessidades a serem atendidas. Após análise dos dados e devolução aos coordenadores do centro comunitário e liderança comunitária optamos por desenvolver atividades em grupo e atendimento individual, quando necessário. Foram desenvolvidas grupos com crianças, através de recursos lúdicos; grupos de orientações a pais/responsáveis; dinâmicas de grupo com a terceira idade; orientações diretivas e atendimentos em grupoterapia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Carmen Cristina Rodrigues Schffer - Coordenador.


Outros Projetos


2010 - 2011
Seleção de estagiários do curso de comunicação social para intercambio em uma Universidade de Portugal
Descrição: Levantamento diagnóstico das características pessoais dos alunos do curso de comunicação social da Universidade FUMEC para intercâmbio com uma Universidade em Portugal. O objetivo do projeto foi avaliar: capacidade de expressão verbal e não verbal; atitude e mudanças de atitudes; capacidade de resolução de conflitos; limiar de frustração, grau de cooperação; capacidade de integração; grau de socialização; percepção visual e percepção social; grau de sensibilidade; abertura para o novo; nível de preconceitos e discriminação; reações frente a autoridade; capacidade de cumprimento e respeito ás normas sociais; formas de enfrentar desafios e grau de independência e autonomia. Após analise elaboração de laudo e devolução aos alunos e coordenação do programa de intercambio da Universidade FUMEC..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carmen Cristina Rodrigues Schffer - Integrante / SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Psicologia Comunitária.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva/Especialidade: Teoria Piagetiana.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva/Especialidade: Teoria Sócio Histórica.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Diploma de participação no Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério 20 @ edição - 2012/2013 - FUMEC Inclusiva, Associação Brasileira de Mantenedoras de ensino Superior - ABMES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues2002 SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Fundamentos da teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo. Paideia (Ribeirao Preto), Belo Horizonte, v. 1, p. 15-37, 2002.

2.
4SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues2001SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Matriz conceitual de representações sociais. Oficina (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 14, p. 10-17, 2001.

3.
3SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues2001 SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Análise do curta metragem AIlha da Fores a partir da temática das analogias, metafóras e representações sociais.. Oficina (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 15, p. 27-36, 2001.

4.
2SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues2001 SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. A inserção da tecnologia computacional na formação do psicólogo. Revista Plural (Rio de Janeiro), Belo Horizonte, v. 16, p. 5-16, 2001.

5.
5SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues1998 SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Intervenção em um estabelecimento escolar. Oficina (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 6, p. 19-29, 1998.

6.
6SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues1993SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. A redescoberta da comunidade. Oficina (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 1, p. 23-24, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Tecnologia Computacional e desenvolvimento Cognitivo. 1ª. ed. São Paulo: Annablume, 2001. v. 1. 171p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Programa Carúnas. In: Seminário de Extensão e Pesquisa, 2014, Belo Horizonte. Caderno de Extensão. Belo Horizonte: Universidade FUMEC, 2014.

2.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Universidade Fumec e Jornada Solidária visando à melhoria da qualidade de funcionamento das creches. In: Seminário de extensão e Pesquisa, 2013, Belo Horizonte. Caderno de Extensão, 2013.

3.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Atuação da psicologia no programa asas visando o empoderamento da comunidade. In: Seminário de Extensão e Pesquisa, 2013, Belo Horizonte. Caderno de Extensão 2013. Belo Horizonte: Universidade FUMEC, 2013.

4.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Ações de Extensão da Universidade FUMEC-1/2012. In: Seminário de extensão e pesquisa, 2012. Caderno de Extensão. Belo Horizonte: Universidade FUMEC, 2012. p. 10-15.

5.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Atuação da Psicologia no Programa ASAS Aglomeradas, ASAS Modalaje e Asas Bambu. In: Seminário de extensão e pesquisa, 2012, Belo Horizonte. Caderno de Extensão. Belo Horizonte: Universidade FUMEC, 2012. p. 36-41.

6.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues; Resende, Valéria B. . Superando Dificuldades de Aprendizagem no Processo de Apropriação da Leitura e da Escrita. In: Alfabetização, leitura e escrita, 2007, Belo Horizonte. Língua Escrita (UFMG), 2007. v. v.3. p. 1-11.

7.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues; Resende, Valéria B. . Dificuldades de aprendizagem: contribuições da Psicologia e da Pedagogia. In: Seminário de Extensão da Universidade FUMEC, 2006, Belo Horizonte. 4º Seminário de Extensão da Universidade Fumec. Belo Horizonte: Universidade FUMEC, 2006. p. 51-57.

8.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Universidade a serviço da comunidade. In: 3º Seminário de Extensão da Universidade Fumec, 2006, Belo Horizonte. Caderno de Artigos. Belo Horizonte: Universidade Fumec, 2005. p. 110-112.

9.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues; Resende, Valéria B. . Dificuldades de aprendizagem: contribuições da Psicologia e da Pedagogia. In: 3º Seminário de Extensão da Universidade Fumec, 2005, Belo Horizonte. Caderno de artigos. Belo Horizonte: Universidade FUMEC, 2005. v. v. III. p. 43-47.

10.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues; Resende, Valéria B. . Intervenção psicopedagógica na Escola Municipal Israel Pinheiro. In: 2º Seminário de Extensão da Universidade Fumec, 2004, Belo Horizonte. 2º Seminário de Extensão da Universidade Fumec,, 2005. p. 44-49.

11.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Intervenção em um estabelecimento escolar. In: Encontro das quatro escolas de psicologia, 1998, Belo Horizonte. Oficina. Belo Horizonte: FCH-FUMEC, 1998. p. 19-29.

12.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Atendimento á população custo zero. In: VII Congresso Mineiro de Psicologia Social, 1994, Belo Horizonte. Congresso Mineiro de Psicologia Social. Belo horizonte: ABRAPSO, 1994. p. 5-11.

13.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Atendimento á população custo zero. In: 1º Congresso Brasileiro de Psicologia Comunitária e Trabalho Social, 1992, Belo horizonte. ANAIS- TOMO 2, 1992. p. 2005-2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Carmen Cristina Rodrigues Schffer ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . Atuação psicossocial no Programa Cariúnas. In: Seminário de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, 2015, Belo Horizonte. Seminário de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - anais 2015. Belo Horizonte: Universidade FUMEC, 2015.

2.
Carmen Cristina Rodrigues Schffer ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . Potencialização do desenvolvimento de crianças e educadoras em uma creche comunitária. In: Seminário de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, 2015, Belo Horizonte. Seminário de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - anais 2015. Belo Horizonte: Universidade FUMEC, 2015.

3.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Atuação do psicólogo visando à melhoria da qualidade de funcionamento de creches comunitárias. In: 5ªCONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA 5ª Conferencia Internacional de Psicología Comunitaria, 2014, Fortaleza. Anais 5ªCONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Atuação do psicólogo visando à melhoria da qualidade de funcionamento de creches comunitárias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Atividades lúdicas e projetivas com crianças e adolescentes no parque. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Análise Institucional do Curso de Psicologia da Universidade FUMEC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Atividades lúdicas e projetivas com crianças e adolescentes no parque. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. A infância hoje. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Novos olhares possibilitam a construção de novas práticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. A infância hoje. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Atuação do psicólogo em psicologia comunitária: possibilidades e limites.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Dificuldades de aprendizagem : contribuições da Pedagogia e Psicologia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Verificando a apropriação da teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo usando a tecnologia computacional. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem: do positivismo ao construtivismo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. A tecnologia computacional na formação do psicólogo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Ilha das Flores: uma visão crítica de uma analogia política. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Representações sociais e suas relações com analogias e metáforas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Representações sociais e suas relações com analogias e metáforas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Intervenção em uma escola pública de Belo Horizonte. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Atuação do psicólogo junto á população de baixa renda. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Psicologia escolar: formação práxis e perspectivas. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Atendimento á população custo zero. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Desafios da atuação do psicólogo social. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. A influência do processo de produção na escola. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Experiências do trabalho comunitário em extensão universitária. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Novas possibilidades de atuação do psicólogo social. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Atuação do psicólogo social. 1991. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MOREIRA, A. ; TRINDADE, G. S. ; SA, A. L. ; COSTA, A. R. P. ; RODRIGUES, M. G. ; MENDONCA FILHO, J. B. ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . Comissão para Acompanhamento de Protocolo de Compromisso Curso Pedagogia - MEC. 2016.

2.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues; LISBOA, I. C. D. A. ; SILVA, H. R. ; GUIMARAES, M. H. ; COSTA, L. M. ; SOUZA, M. S. ; CARVALHO, M. R. D. C. ; SILVA, R. M.ROSIANE MAURICIA SILVA ; RODRIGUES, L. . Comissão Própria de Avaliação da Universidade FUMEC. 2012.

3.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues; LAIA, S. ; SADI, H. ; LEITE, W. ; SAMPAIO, T. . Núcleo Docente Estruturante - Curso Psicologia. 2011.

4.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Reformulação e Implantação de Novo Currículo Curso de Psicologia. 2008.

5.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Comissões de reforma de currículo do Curso de Psicologia - Universidade FUMEC. 1999.

6.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues; MENDONCA FILHO, J. B. ; SILVA, M. A. ; AMARAL, C. S. ; VIEIRA, G. A. ; NOGUEIRA, T. . Comissões de reforma de currículo do Curso de Psicologia - Universidade FUMEC. 1997.

7.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Comissões de reforma de currículo do Curso de Psicologia - Universidade FUMEC. 1994.

Programas de computador sem registro
1.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. A teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo. 2001.

Produtos tecnológicos
1.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo. 2001.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Carmen Cristina Rodrigues Schffer ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . ENEM 2017- Foco na reta final - Por que afinal, ainda existem atrasos?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Enterrado corpo de menina esquecida dentro de carro em BH. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Mãe esquece filha dentro de carro em Belo Horizonte. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Em defesa das boas relações. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Comece a fazer o bem. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Jornada Solidária do EM promove trote para beneficiar crianças. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. FUMEC orienta a comunidade no Dia da Responsabilidade Social. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Jornada Solidária. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

9.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. TECNOLOGIA COMPUTACIONAL E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. 'Ronaldomaia' invade escolinhas minmeiras. 1993. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Participação em banca de Flávia Mello;Jéssica Costa;Luciana Silva;M.Aparecida Zandona. Contribuições da Psicopedagogia para a análise das dificuldades de leitura e escrita de uma adolescente. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em psicopedagogia) - Universidade FUMEC.

2.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Participação em banca de Daniela Ribeiro; Neuza do Carmo; Carolina Oliveira. Dificuldades escolares e suas interfaces: dilemas e desafios.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em psicopedagogia) - Universidade FUMEC.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Participação em banca de Luiza Nolasco André Moreira.Dificuldades das instituições educacionais na orientação sexual nas séries iniciais do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

2.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Participação em banca de Camilla Godinho; Christiane Evangelistas;Dulcilene Pinto.A implantação do projeto de inclusão de crianças com deficiência em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

3.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Participação em banca de Luciana Leite; Renata Ribeiro;Valéria Severino.A inserção do deficiente no mercado de trabalho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

4.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Participação em banca de Isabel Christine Brun Castro de Linhares.O papel do agente penitenciário nas medidas sócio-educativas de internação provisória: os desafios de garantir a segurança e educar.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

5.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Participação em banca de Elny Ferreira; Juliana Silva;Rejane Moraes;Wendria Melo.O brincar como estratégia de ensino-aprendizagem na educação infantil em séries iniciais do ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

6.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Participação em banca de Alana Nunes; Laila Amaral;Lucimara Magalhães; Márcia Marque.Inclusão de alunos com Síndrome de Down no ensino regular: realidade ou utopia?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

7.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Participação em banca de Michelle Luana Freitas; Roberto Corrêa Torquato.Estudos sobre a relação professor X tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

8.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Participação em banca de Adarleia Moreira Costa.O professor como mediador da motivação no processo de ensino-aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.

9.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Participação em banca de Adelaide A dos Santos;Elza M dos Santos;Jaqueline T. Pinto.A hiperatividade e a inclusão escolar de crianças do 1º ciclo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Concurso Público Magistério Superior Unimontes. 2002. Universidade Estadual de Montes Claros.

Outras participações
1.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. PROJETO DE EXTENSÃO JÁ É! QUADRINHO DO MORRO. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Representações socais sobre violência e criminalidade a partir da ótica de jovens usuários e gestores do Programa Fica Vivo. 2011. Centro Universitário Newton Paiva.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2 Casos Clínicos, 6 abordagens psicoterápicas- Diagnósticos e Tratamentos.O caso Kim e sua persistência na anorexia. 2019. (Seminário).

2.
1º Seminário interno de Extensão da Universidade FUMEC. Atuação Psicossocial no Programa Cariúnas. 2016. (Exposição).

3.
1º Seminário Interno de Extensão da Universidade FUMEC. Atuação da Psicologia na Comunidade Vila Sumaré. 2016. (Exposição).

4.
2º Seminário nós e a Rede. 2015. (Seminário).

5.
Debate Violência contra a Mulher.A construção histórico social da violência contra a mulher e a atuação do psicologo. 2015. (Seminário).

6.
III Mostra Mineira de Práticas de Psicologia: A psicologia e seus fazeres. Atuação psicossocial no Programa Cariúnas. 2015. (Exposição).

7.
III Mostra Mineira de Práticas de Psicologia: A psicologia e seus fazeres. Atuação do psicólogo visando á melhoria de qualidade de funcionamento de creches comunitárias.. 2015. (Exposição).

8.
5ªCONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA. Atuação do psicólogo visando à melhoria da qualidade de funcionamento de creches comunitárias. 2014. (Congresso).

9.
Politicas públicas para pessoa com autismo e os direitos das pessoas com deficiência. 2013. (Encontro).

10.
Sindrome de Down: muito além dos desafios. 2013. (Encontro).

11.
5º Festival Andando de Bem com a Vida.Psicologia e promoção humana. 2012. (Oficina).

12.
Cpatação de Recursos para Projetos de Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento e Inovação. 2012. (Outra).

13.
III Conferência Municipal dos direitos das pessoas com deficiência. 2012. (Encontro).

14.
XIII Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa das IES Particulares e VII Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares-FOREXP.Relato de Experiências. 2012. (Seminário).

15.
XIII Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa das IES particulares e VII Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES particularesp. 2012. (Seminário).

16.
Empreendedorismo: implementação e execução de novas idéias. 2011. (Encontro).

17.
Formação Pedagógica para elaboração de material didático em Educação á Distância. 2011. (Encontro).

18.
Pesquisa científica e as possibilidades - FAPEMIG. 2011. (Encontro).

19.
Ciclo de palestras. 2009. (Simpósio).

20.
Calculos e aspectos jurídicos relacionados aos índices: IDD, CPC e IGC. 2008. (Seminário).

21.
Seminário dos Coordenadores de Cursos de Psicologia. 2007. (Seminário).

22.
1º Seminário mineiro de formação em psicologia. 2005. (Seminário).

23.
VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2005. (Congresso).

24.
1º Seminário de inciação cioentífica da FUMEC - Inciação científica e razões formativas. 2003. (Seminário).

25.
VI Congresso de Psicologia Escolar e Educacional. 2003. (Congresso).

26.
XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2003. (Seminário).

27.
II seminário Avaliação do processo ensino aprendizagem: novos paradigmas - elaboração de itensi. 2001. (Outra).

28.
I seminário Avaliação do processo ensino aprendizagem: novos paradigmas - elaboração de itensi. 2001. (Outra).

29.
I Simpósio mineiro sobre Psicologia e Internet. 2000. (Simpósio).

30.
A gestão da sala de aula. 1999. (Outra).

31.
I Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. 1999. (Congresso).

32.
Prática Clínica. 1999. (Encontro).

33.
Gestão da sala de aula. 1998. (Outra).

34.
Metodologia da pesquisa - módulo I. 1998. (Outra).

35.
Pedagogia em debate. 1997. (Encontro).

36.
I Congresso Nacional de Educação - CONEd. 1996. (Congresso).

37.
I Encontro Nacional de Psicologia Comunitária. 1995. (Congresso).

38.
1º Congresso Mineiro de Trabalho Comunitário e Social. 1993. (Congresso).

39.
1º Encontro Mineiro de Trabalho Comunitário e Social. 1993. (Encontro).

40.
O papel do psicólogo na comunidade. 1993. (Encontro).

41.
Autores pós-freudianos. 1992. (Outra).

42.
I fórum de debates da FCH-FUMEC.Áreas de atuação do psicólogo. 1991. (Simpósio).

43.
Introdução a obra de Melanie Klein. 1991. (Outra).

44.
Introdução á psicopatologia psicanálitica. 1991. (Outra).

45.
Discussão introdutória á psicopatologia. 1990. (Outra).

46.
Introdução aos conceitos psicanalíticos. 1990. (Outra).

47.
O Inconsciente. 1990. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS, R. H. F. ; CRUZ, R. N. ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . História da Psicologia: passado, presente no futuro. 2018. (Outro).

2.
VASCONCELLOS, A. C. ; BATISTA, A. S. ; STERNICK, M. V. C. ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . Como ser mulher na Contemporaneidade. 2018. (Outro).

3.
CAMPOS, R. H. F. ; CRUZ, R. N. ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . Aula Inaugural do Curso de Psicologia ?História da Psicologia: passado presente no futuro. 2018. (Outro).

4.
SILVA, N. R. ; Carmen Cristina Rodrigues ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . Curso: Elaboração e Interpretação de Documentos jurídicos pelo profissional da psicologia. 2018. (Outro).

5.
BARBOSA, M. A. ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . Curso: Elaboração de Documentos Psicológicos. 2018. (Outro).

6.
MOURA, A. M. ; BOTINHA, M. ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues ; BRITO, G. . Workshop: ?Um passeio pelos modelos teóricos de Freud, Klein, Winnicott e Bion?. - teoria e técnica - matriz clínica - fragmentos clínicos. 2018. (Outro).

7.
AKERMAN, J. ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . Minicurso - PSICANALISE E CORPO: a contribuição de Whilhelm Reich. 2018. (Outro).

8.
TAVARES, G. R. ; COSTA, M. Q. L. ; CAMPOLINA, .. R. ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . Dia do Psicólogo- Pensamento Sistêmico: novo paradigmático e suas implicações práticas. 2018. (Outro).

9.
MIRANDA, K. ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . Mini Curso ? Introdução ao Psicodrama Teoria e aplicabilidade. 2017. (Outro).

10.
LIBANIO, F. ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . O SUS e o cuidado em Rede ? Rede de atenção ao adolescente. 2017. (Outro).

11.
GARCIA, D. ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . Possibilidades de atendimento clinico: a surdez reconhecida pela diferença linguística. 2017. (Outro).

12.
MAGNABOSCO, M. M. ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . Lançamento do livro " Outras palavras em Psicopatologia". 2017. (Outro).

13.
AGUIAR, M. A. F. ; TAVARES, G. R. ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . Roda de conversa sobre suicídio. 2017. (Outro).

14.
DRAWIN, C. ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . A Psicologia e a Questão da Liberdade. 2017. (Outro).

15.
GOMES, I. ; TAVARES, G. R. ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . Psicologia de Emergências e Desastres. 2017. (Outro).

16.
DIB, L. R. T. ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . Interfaces entre a Psicologia e a Ecoterapia. 2017. (Outro).

17.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues; FERNANDES, A. ; FERRAO, D. ; FAVERO, S. ; ABDALA, V. . Psicologia no enfrentamento da LGBT fobia. 2015. (Outro).

18.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência da PBH. 2012. (Outro).

19.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Trote Solidário. 2012. (Outro).

20.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Semana Acadêmica do Curso de Psicologia. 2011. (Exposição).

21.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Seminário de pós-graduação, pesquisa e extensão 2012. 2011. (Exposição).

22.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Dia da responsabilidade social. 2011. .

23.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Semana Acadêmica do Curso de Psicologia. 2010. (Exposição).

24.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Seminário Internacional sobre Autismo. 2010. (Congresso).

25.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Debate sobre "Ato Médico". 2010. (Exposição).

26.
Carmen Cristina Rodrigues Schffer ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . I Semana Interdisciplinar dos cursos de Psicologia e Pedagogia. 2009. (Exposição).

27.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. A mídia e o movimento GLBT. 2009. (Exposição).

28.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Seminário Psicoterapia: ciência, prática e conexões socias. 2009. (Exposição).

29.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Psicologia, hipnose e subjetividadre. 2009. (Exposição).

30.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Terceiro Setor. 2009. (Outro).

31.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. XI Semana da Psicologia. 2008. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carolina A.Oliveira;Daniela G.Ribeiro;Denise R.Gomes; Margar. - Dificuldades escolares e suas interfaces: dilemas e desafios. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em psicopedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elizabete Martins Carneiro Nunes1. O Estado na Proteção Social, Cuidado e Educação para a Primeira Infância Vulnerável.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

2.
Maria Auxiliadora Gonçalves Dias. OS IMPACTOS DO TRABALHO NA SUBJETIVIDADE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

3.
Mayara Ávila Magalhães. A RESSOCIALIZAÇÃO DO EGRESSO DO SISTEMA PRISIONAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

4.
SARA CUNHA DE SOUZA. O PAPEL DO PSICÓLOGO EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

5.
Dríade Silva Magno. ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

6.
Laura Libânio Rodrigues. AS INFLUÊNCIAS SOCIOECONÔMICAS QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE TRÊS A CINCO ANOS MORADORAS DE COMUNIDADES CARENTES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

7.
Eliane Dos Santos. AS CONSEQUÊNCIAS SUBJETIVAS DA VULNERABILIDADE SOCIAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

8.
Danielle de Oliveira Fernandes. A IMPORTÂNCIA DA FIGURA DE LIDERANÇA DENTRO DOS GRUPOS A Dinâmica Grupal, seus tipos de Líder e seus processos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

9.
HELOÍSA ALVES OLIVEIRA. FATORES DETERMINANTES DA MORADIA VOLUNTÁRIA NAS RUAS NA CIDADE DE BELO HORIZONTE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

10.
RAFAELA HEMANUELY DE AVILA. ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: PADRÕES DISFUNCIONAIS DE INTERAÇÃO FAMILIAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

11.
HAYSSA SOARES GAMARANO. - DETERMINANTES PSICOSSOCIAIS PARA O COMETIMENTO DO ATO INFRACIONAL NA ADOLESCÊNCIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

12.
Priscila Carla Bruno Spósito. PROCESSO DE ENVELHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SOCIAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

13.
CAROLINA DIAS E MACIEL. SÍNDROME DE DOWN O papel dos pais no desenvolvimento dos filhos com Síndrome de Down. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

14.
Stephanie Ferreira Mascarenhas. Pichação e Cultura Urbana: O Papel Social Da Pichação Nas Grandes Cidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

15.
Kelly Simões da Silva Peixoto. O fenômeno bullying no ambiente escolar em relação aos pré-adolescentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

16.
KELLY SIMÕES DA SILVA PEIXOTO. O FENÔMENO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR EM RELAÇÃO AOS PRÉ-ADOLESCENTES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

17.
Marília A.l Vitral; Consuelo Ghedeni Helo;Heloisa Pais. Afetividade e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

18.
Fernanda S. Cambo;Luciana M.Pereira; Roberta L. Bertolini. A importância do brincar na aprendizagem de crianças na educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

19.
Héricka C.Monteiro;Cláudia M.Guimarães;Miriam FPereira. A inclusão de alunos com deficiência auditiva em uma escola do ensino regular de BH. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.

20.
Jaciane L.R. Silva; Márcia de S. Santos. A hiperatividade em crianças do primeiro ciclo da escola básica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Carmen Cristina Rodrigues Schffer.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Em defesa das boas relações. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Comece a fazer o bem. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. 'Ronaldomaia' invade escolinhas minmeiras. 1993. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
Carmen Cristina Rodrigues Schffer ; SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues . ENEM 2017- Foco na reta final - Por que afinal, ainda existem atrasos?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Mãe esquece filha dentro de carro em Belo Horizonte. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Jornada Solidária. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 15:08:03