Dario de Souza Mesquita Junior

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  • Última atualização do currículo em 20/01/2019


Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, possui mestrado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e graduação em Comunicação Social - Habilitação: Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (2006). Professor assistente da Universidade Federal de São Carlos. Editor executivo da Revista GEMInIS. Membro do GEMInIS - Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar; e do OBITEL - Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídias Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos digitais, design, comunicação, imersão, transmídia e interatividade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dario de Souza Mesquita Junior
Nome em citações bibliográficas
MESQUITA JUNIOR, D. S.;MESQUITA, DARIO


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Design.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: Design Transmídia - modelos de experiências multiplataformas de mídia,
Orientador: Sérgio Nesteriuk Gallo.
Palavras-chave: design; transmídia; Comunicação.
2009 - 2012
Mestrado em Imagem e Som.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: The Lost Experience: estratégias de imersão em jogos de realidade alternada,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. João Carlos Massarolo.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Jogos; transmídia; arg; jogos de realidade alternada; Imersão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional / Especialidade: Teoria dos Jogos.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Transmídia.
2007 - 2008
Especialização em Comunicação e Linguagens.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: PLUG IN: ANÁLISE DA IMERSÃO EM JOGOS ELETRÔNICOS.
Orientador: Maria das Graças Targino.
2002 - 2006
Graduação em Comunicação Social - Habilitação: Jornalismo.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: Jacking In: Videogames e as Dimensões de Interatividade na Era da Comunicação Digital.
Orientador: Paulo Fernando de Carvalho Lopes.




Formação Complementar


2009 - 2009
Efeitos Especiais para Cine Independente. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Montagem e Edição Cinematográfica. (Carga horária: 20h).
Fundação Cultural Monsenhor Chaves, FCMC, Brasil.
2008 - 2008
Laboratório de Cinema. (Carga horária: 120h).
Fundação Cultural Monsenhor Chaves, FCMC, Brasil.
2007 - 2007
Modelagem 3D. (Carga horária: 72h).
InfoArte- Centro de Treinamento, INFOARTE, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Atualização em Fund. Científicos da Comunicação. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Introdução à Análise de Discurso. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Oficina Pagemaker e Coreldraw. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2000 - 2000
Tec. em Manutenção e Montagem de Computadores. (Carga horária: 54h).
SENAI - Departamento Regional do Piauí, SENAI/DR/PI, Brasil.
1995 - 2000
Curso de Inglês.
Tomorrow - Curso de Inglês, TOMORROW, Brasil.
1998 - 1998
Hardware Básico. (Carga horária: 20h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Piauí, SEBRAE/PI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Atividades

03/2018 - 07/2018
Ensino, Imagem e Som, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação
Animação
Realização de Projeto (Orientação de TCC)
08/2017 - 12/2017
Ensino, Imagem e Som, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Audiovisual
Design Audiovisual
Veiculação de Projeto (Orientação de TCC)
03/2017 - 07/2017
Ensino, Imagem e Som, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação
Animação
Realização de Projeto (Orientação de TCC)
03/2017 - 04/2017
Ensino, Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gamificação e Design de Experiências Lúdicas em Multiplataformas
09/2016 - 02/2017
Ensino, Imagem e Som, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio em Audiovisual
Introdução á Hipermídia
Orientação TCC
10/2016 - 11/2016
Ensino, Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gamificação e Design de Experiências Lúdicas em Multiplataformas
03/2016 - 08/2016
Ensino, Imagem e Som, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação
Orientação TCC
Teorias da Comunicação
03/2015 - 12/2015
Ensino, Imagem e Som, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação
Design Audiovisual
Estágio em Audiovisual
Hipermídia I
Hipermídia II
Teorias da Comunicação
Orientação TCC
03/2014 - 12/2014
Ensino, Imagem e Som, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação
Criação e Produção de Multimídia
Fotografia Digital
Comunicação e Meios Audiovisuais
Estágio em Audiovisual
Introdução à Hipermídia
03/2013 - 12/2013
Ensino, Imagem e Som, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação
Animação 2D
Comunicação e Meios Audiovisuais
Criação e Produção em Multimídia
Estágio em Audiovisual

Centro Universitário Barão de Mauá, CBM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 8

Atividades

02/2012 - 03/2013
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design Editorial
Editoração Eletrônica
Empreendedorismo
02/2012 - 03/2013
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador - Programação de Jogos Digitais
Teoria dos Jogos Digitais
Produção de Jogos Digitais

Imax Games, IMAX, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção / Assessor de Imprensa, Carga horária: 30


Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 25


E. M. C. Cunha Gráfica e Editora, EMC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Jornalista/ Design Gráfico, Carga horária: 25



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Laboratório de pesquisa sobre a produção seriada audiovisual brasileira para plataformas transmídia
Descrição: Este projeto de pesquisa pretende oferecer as condições necessárias para a implementação do Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual Brasileira para Plataformas Transmídia, vinculado ao Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS/UFSCar), do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar). O objetivo central do laboratório consiste em oferecer suporte para as ações e propostas de pesquisa que se encontram em desenvolvimento pelos alunos/pesquisadores do Programa de Pós-Graduação. A criação do laboratório de pesquisa, possibilitará novos desdobramentos da temática de pesquisa que se encontra em desenvolvimento pelo grupo GEMInIS, contribuindo de forma significativa para que as atividades de intercâmbio e troca de experiência entre pesquisadores e profissionais do mercado sejam intensas e proveitosas, instaurando novos e importantes canais de comunicação entre a Universidade e o mercado audiovisual. Deste modo, o laboratório de pesquisa representa a abertura de novas perspectivas de estudo para grupo de pesquisadores e permite que sejam criadas novas frentes de pesquisa, se constituindo num valoroso instrumento de estimulo à inovação no campo da comunicação e do audiovisual, além de contribuir de forma significativa para o relevante trabalho desenvolvido atualmente pelos pesquisadores do grupo GEMInIS - que consiste no estudo do atual ambiente de produção audiovisual seriada no Brasil para televisão e internet. O laboratório de pesquisa pretende também integrar, unificar e fortalecer as diferentes ações realizadas pelos membros do grupo, somando esforços de pesquisa sobre o atual contexto midiático, que demanda um ambiente de inovação nas estratégias de produção, distribuição e consumo de narrativas seriadas brasileira para plataformas transmídia, a exemplos de novos espaços como o YouTube, onde surgem plataformas de web-série que desenvolvem novos modelos de negócios e interação com o público, tais como ?Parafernalha? e ?Porta dos Fundos?, para citarmos exemplos de sucesso. Tais tendências ganha importância no que diz respeito à presença midiática na formação dos hábitos e atitudes de consumo ficcional em nossa atualidade. A midiatização das estruturas que constroem o sentido social e cultural decorrentes desse processo, encontra nas narrativas transmídias (Jenkins, 2009) uma ferramenta promissora para a expansão e reconfiguração das narrativas seriadas nas plataformas. As narrativas transmídia estão presentes nas sociedades conectadas em rede, ?estimulando o compartilhamento de informações e o desenvolvimento de modelos de negócio baseados na cultura participatória, ou seja, priorizando o diálogo entre produtores e consumidores/fãs? (MASSAROLO, 2013, p. 338) e, consequentemente, desenvolvendo novas práticas de produção cultural. Nesta perspectiva, o Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual Brasileira para Plataformas Transmídia, visa mapear os processos de convergência midiática propiciados pela evolução tecnológica e cultural, que permitem o surgimento de um cenário de inovação no mercado audiovisual nacional, onde se multiplicam os canais de acesso aos conteúdos, e se enfatiza uma maior participação do público em interação com esses conteúdos que circulam em rede, entre sinergia de mídias. Para tanto, as pesquisa se dará nas seguintes etapas: a) Revisão Bibliográfica sobre os principais temas da pesquisa, tais como: cultura participativa, narrativa seriada audiovisual, complexidade narrativa, transmídia, comunidades online de fãs, mercado audiovisual, entre outros; b) Levantamento de séries televisivas e plataformas de web-série nacionais, com produção e exibição no biênio 2015/2016, e suas respectivas comunidades existentes nas redes sociais e extensões transmídia; c) Mapeamento dos centros de mídias, com suas produtoras, canais de exibição e plano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Dario de Souza Mesquita Junior - Integrante / João Carlos Massarolo - Coordenador / Analú Arab - Integrante / Naiá Sadi Câmara - Integrante / Gustavo Padovani - Integrante / Giovana Milaneto - Integrante / Cíntua Murta - Integrante / Gabriela Trombeta - Integrante / Lucas Procópio Caetano - Integrante / Sérgio Nesteriuk - Integrante / Maresssa Basso - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2016 - Atual
Curso de Especialização em "Produção de Conteúdos Audiovisuais para Multiplataformas"
Descrição: Apresentação e justificativas: 1. Apresentação e Justificativa A proposta do Curso de Especialização em "Produção de conteúdos audiovisuais para multiplataformas" faz parte das metas e objetivos do Programa de extensão GEMInIS UFSCar (Nº. Processo:23112.001701/2013-27). Conforme consta na justificativa deste Programa, "As atividades de pesquisa e extensão realizadas pelo grupo GEMInIS UFSCar envolvem basicamente os estudos sobre a produção de conteúdo audiovisual para diferentes plataformas de mídia (Cinema, Televisão social, Videogames, Mídias móveis: smartphones e tablets, ARGs, Internet, entre outras)." A proposta do Curso de Especialização também insere-se numa das linhas de pesquisa do grupo GEMInIS (http://www.geminis.ufscar.br/sobre-o-geminis/). A linha de pesquisa Estudos sobre Mídias Interativas - "compreende o estudo da produção de conteúdo audiovisual para multiplataformas, através de uma abordagem que privilegia diferentes formatos e linguagens empregados na feitura de produtos." Do mesmo modo, a linha de pesquisa Processos midiáticos, mercadológicos e tecnológicos em Imagem e Som - "privilegia a dinâmica dos processos midiáticos, com ênfase no desenvolvimento de aplicativos e a distribuição de conteúdo em multiplataformas". Resta destacar que o GEMInIS é um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar, na linha de pesquisa "Narrativa Audiovisual". Atualmente, o Grupo se dedica à publicação de uma revista eletrônica (Revista GEMInIS, Qualis B2 - Ciências Sociais Aplicadas), de periodicidade semestral (website: http://www.revistageminis.ufscar.br/). Além disso, são realizados eventos periódicos, como a "Rede de Debates GEMInIS", que traz convidados para debater temas pertinentes ao campo da convergência midiática e do audiovisual. E em 2014, entre os dias 13 e 15 de maio, o grupo também organizou a "I Jornada Internacional GEMInIS: Entretenimento Transmídia" (http://www.jig2014.com.br/), evento em que foram realizadas conferências, mesas-redondas, seminários temáticos e workshops. 1.2 Relevância acadêmica O sistema da produção audiovisual encontra-se diante de importantes mudanças no modo de criar, gerenciar e de distribuição do conteúdo para diferentes plataformas e redes de consumo, tendo em vista que o atual consumidor de conteúdo audiovisual transita entre diferentes plataformas de mídias, distribuídas por websites, redes socais, dispositivos móveis (tablets, smartphones), dentre outros meios. Na era da cultura da convergência, em que se insere o atual ambiente do entretenimento, o público não consome os produtos audiovisuais em apenas um único meio, mas por toda um ecossistema de mídias por onde os conteúdos circulam em rede. Henry Jenkins (2003) comenta que os consumidores tornaram-se caçadores e coletores de informações, tendo prazer em rastrear o background de personagens e pontos da trama, fazendo conexões entre diferentes textos dentro da mesma franquia. Através da prática da narrativa transmídia, em que os conteúdos são dispersos estrategicamente em várias mídias, cada vez mais as narrativas se transformam na arte de construção de universos, ou seja, os meios de comunicação e seus profissionais estão elaborando ambientes que não se esgotam em uma única obra ou mídia. O universo se torna maior que um filme ou seriado televisivo, ou mesmo de uma franquia midiática - "já que as especulações e elaborações dos fãs também expandem o universo em várias direções." (JENKINS, 2008, p. 158). 1.3 Relevância Social Nesse âmbito de convergências e de uma cultura participativa ? em que o público não apenas consome, mas também gera e distribui conteúdos pelas redes, a criação de um ambiente de histórias para multiplataformas dissolve as barreiras convencionais entre arte, comunicação e o entretenimento, pois requer parâmetros de análise que contemple..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Redes de Debates GEMInIS
Descrição: A "Rede de Debates GEMInIS" é uma atividade do Grupo de Estudos sobre mídias interativas em Imagem e Som - GEMInIS. O grupo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar, ao Departamento de Artes e Comunicação - DAC e ao Programa de Extensão GEMInIS/UFSCar. A finalidade da "Rede de Debates GEMInIS" é a transferência de conhecimento produzido pelo grupo GEMInIS/UFSCar para a comunidade em geral, por meio de um conjunto de atividades, realizadas mensalmente, tais como: debates, encontros, palestras, conferências e mesas redondas. Essas atividades buscam atingir o publico-alvo, promovendo a integração e a participação de estudantes, profissionais do mercado audiovisual, pesquisadores academicos e o publico em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Dario de Souza Mesquita Junior - Integrante / João Carlos Massarolo - Coordenador / Analú Arab - Integrante / Gustavo Padovani - Integrante / Giovana Milaneto - Integrante / Cíntua Murta - Integrante / Gabriela Trombeta - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro.
2005 - Atual
CineUFSCar
Descrição: No presente ano, o CineUFSCar completa seu oitavo ano de existência. Neste tempo, tornou nossa Universidade uma referência nacional no que se refere a exibições audiovisuais/cinematográficas com finalidades artísticas, culturais e educacionais. Tradicionalmente as sessões são realizadas às quartas-feiras a partir das 19h, no Teatro Florestan Fernandes. O ano de 2013 foi significativo em termos de realização de parcerias efetivas com a rede cineclubista da cidade de São Carlos, São Cines, e o grupo Fora do Eixo Sanca, no sentido de ampliar a escala de atuação do CineUFSCar na comunidade externa à Universidade. Um dos principais objetivos para o ano de 2014 é a consolidação destas parcerias e a busca por outras que nos apoiem na implementação de nossos projetos educacionais, como, por exemplo, a atuação direta em escolas da rede municipal e estadual, visando à modernização do projeto em termos técnicos, estruturais e metodológicos. Com isto, pretende-se intensificar o trabalho acadêmico ao qual o CineUFSCar se propõe, na qualidade de cinema universitário. Isto significa uma ampliação significativa na concepção e produção dos debates que estimulam a reflexão e produção de conhecimento a partir dos filmes exibidos, com uma presença cada vez maior de palestrantes e especialistas da área de produção audiovisual, cinema e educação em discussões, mesas-redondas e mini-cursos, além da apresentação dos realizadores dos filmes. No ano de 2013, iniciamos também exibições quinzenais que acontecem no horário do almoço, 12h40 às 13h40 para o campus São Carlos e das 13h às 14h para o campus Araras, com o objetivo de possibilitar a frequência ao Cinema de espectadores não contemplados pelas exibições no período das 19h, assim como estudantes de cursos noturnos e servidores técnico-administrativos. No ano de 2014 pretendemos manter e ampliar estas sessões especiais, fruto de parceria do CineUFSCar com Coordenadorias e Pró-Reitorias envolvidas no Programa Qualidade de Vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Dario de Souza Mesquita Junior - Coordenador / Alan Victor Pimenta - Integrante / Carlos Eduardo Magalhães - Integrante / Natascha Gacic - Integrante / Thais Heidrick - Integrante / Victor de la Rosa - Integrante / Ana Luiza Pereira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Revista GEMInIS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídias Digitais.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Jogos Digitais.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Transmídia.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Design.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Audiovisual.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MASSAROLO, JOÃO2017MASSAROLO, JOÃO ; MESQUITA, DARIO . CENTROS TRANSMÃ?DIA E STARTUP AUDIOVISUAL. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 3, p. 181-206, 2017.

2.
MASSAROLO, J. C.2016MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Design do mundo ficcional da série Game Of Thrones. Lumina (Juiz de Fora), v. 10, p. 1, 2016.

3.
MASSAROLO, J. C.2014MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Reflexões teóricas e metodológicas sobre as narrativas transmídia. Lumina (Juiz de Fora) (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1981-4070 Lumina (Juiz de Fora. Online)), v. 8, p. 1, 2014.

4.
MASSAROLO, J. C.2014 MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . ESTRATÉGIAS CONTEMPORÂNEAS DO STORYTELLING PARA MÚLTIPLAS TELAS. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 11, p. 48-57, 2014.

5.
MASSAROLO, J. C.2014 MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Imersão em realidades ficcionais. Contracampo, v. 2014, p. 46-64, 2014.

6.
MASSAROLO, J. C.2013MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Narrativa transmídia e a Educação: panorama e perspectivas. Ensino Superior Unicamp, v. 2013, p. 34-42, 2013.

7.
CORREIA, G. C.2012CORREIA, G. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Alternate Reality Games e Mercado: o caso Why so Serious?. REVISTA GEMInIS, v. 3, p. 154-164, 2012.

8.
MESQUITA JUNIOR, D. S.;MESQUITA, DARIO2010MESQUITA JUNIOR, D. S.. Realidade Ambígua: imersão em The Lost Experience. REVISTA GEMInIS, v. 1, p. 223-249, 2010.

9.
OLIVEIRA, J.2009OLIVEIRA, J. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; TOLEDO, G. . Level 0: Cracking. O processo de ?crackear? um jogo de videogame como prelúdio da experiência de jogo. RUA. Revista Universitária do Audiovisual, v. 5, p. 1, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; PADOVANI, Gustavo . Live Transmídia: as novas formas produção de conteúdo e engajamento em multiplataformas. In: João Martins Ladeira. (Org.). TELEVISAO E CINEMA: O AUDIOVISUAL CONTEMPORANEO EM MULTIPLAS VERTENTES. 1ed.Porto Alegre: Folio Digital, 2018, v. , p. 51-70.

2.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Arranjo produtivo local (APL Audiovisual): redes de criação e experimentação transmídia. In: João Carlos Massarolo; Lucia Santaella; Sergio Nesteriuk. (Org.). Desafios da Transmídia: processos e poéticas. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2018, v. , p. 166-197.

3.
MASSAROLO, J. C. ; TOLEDO, G. M. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . TeleVisões: Reflexões para além da TV. In: Ariane Holzbach; Mayka Castellano. (Org.). Autoprogramação e engajamento nas plataformas de vídeo sob demanda: uma análise da Netflix. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2018, v. , p. 43-65.

4.
MASSAROLO, JOÃO ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; PADOVANI, Gustavo ; CAMARA, N. S. ; REZENDE, C. R. ; ZAGO, J. P. ; TARDIVO, A. ; BARBOSA, S. H. . Práticas de binge-watching nas multiplataformas. In: Maria Immacolata Vassalo de Lopes. (Org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira II - práticas de fãs no ambiente da cultura participativa. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2017, v. , p. 249-287.

5.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . CENTROS TRANSMIDIÁTICOS E DE INOVAÇÃO AUDIOVISUAL. In: Márcio Carneiro dos Santos. (Org.). TECNOLOGIAS E NARRATIVAS DIGITAIS. 1ed.São Luis: UFMA, 2017, v. , p. 116-.

6.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Novas Plataformas audiovisuais de vídeo sob demanda. In: S. Squira. (Org.). CIBERTECs - Conceitos, Interações, Automações, Futurações. 1ed.São Luís: LabCom Digital, 2016, v. , p. 107-132.

7.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; CAMARA, N. S. ; ARAB, A. ; MILANETO, Giovana ; MARLET, R. Q. ; CAETANO, L. P. ; TROMBETA, Gabriela . Redes Discursivas de fãs da série Sessão de Terapia. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. 1ed.Porto Alegre-RS: Sulina, 2015, v. , p. 155-195.

8.
MASSAROLO, J. C. ; TRENTO, F. ; CORREIA, G. ; ROSSATO, M. ; SANCHES, A. ; GATTI, A. ; ARAB, A. ; ALVARENGA, M. ; TOLEDO, G. M. ; GREGOLIN, M. V. ; CAMARA, N. S. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Ficção seriada brasileira na TV paga em 2012. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Estratégias de Transmidiação na Ficção Televisiva Brasileira - Coleção Teledramaturgia. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2013, v. , p. 261-302.

9.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Imersão em realidades ficcionais. In: Erick Felinto. (Org.). Cibercultura em Tempos de Diversidade - Estética, Entretenimento e Política. 1ed.Guararema, SP: Anadarco Editora, 2013, v. , p. 147-165.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Fluxos sob demanda nas plataformas televisivas: um estudo do Globo Play. In: XXVI COMPÓS, 2017, São Paulo-SP. XXVI COMPÓS: SÃO PAULO/SP. São Paulo: Casper Libero, 2017. p. 01-21.

2.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . VÍDEO SOB DEMANDA: uma nova plataforma televisiva. In: 25º Encontro da Compós, 2016, Goiânia. XXV COMPÓS: GOIÂNIA/GO. Goiânia: UFG, 2016. p. 1-24.

3.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; MARLET, R. Q. . CENTROS DE MÍDIA E INOVAÇÃO: Um estudo sobre o mercado audiovisual brasileiro contemporâneo. In: XIV Congresso Internacional Ibercom 2015, 2015, São Paulo. Anais do XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2015: comunicação, cultura e mídias sociais. São Paulo: ECA-USP, 2015. p. 6074-6085.

4.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS SOBRE AS NARRATIVAS TRANSMÍDIA. In: 23º Encontro Anual da COMPÓS, 2014, Belém, PA. 23º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS). Belém, PA: UFPA, 2014.

5.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Estratégias contemporâneas do storytelling para múltiplas telas. In: XII Congreso Larinoamericano de Investigadores de la Comunicación (Alaic 2014), 2014, Lima, Peru. XII Congreso Larinoamericano de Investigadores de la Comunicación (Alaic 2014). Lima, Peru: PUC Lima, 2014.

6.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Imersão em Realidades Ficcionais. In: XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós 2013, 2013, Salvador. Compós 2013 - Anais. Slavador: UFBA, 2013.

7.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. A problemática do estudo dos gêneros de videogames. In: VI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2010, Salvador. VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas (Online). Salvador: UEBA, 2010.

8.
FEITOSA, D. F. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; TOLEDO, G. ; MASSAROLO, J. C. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; KERBAUY, M. T. . TV Digital: Um Meio de Recepção Aperfeiçoado ou Uma Tecnologia Emergente?. In: I Simpósio Internacional de Televisão Digital, 2009, BAURU-SP. I Simpósio Internacional de Televisão Digital. BAURU: UNESP, 2009. v. 1. p. 650-665.

9.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. O CORPO PLUGADO: INTERATIVIDADE NOS VIDEOGAMES. In: III Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: construindo novas trilhas, 2007, Campina Grande. III Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: construindo novas trilhas. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, 2007. p. 01-07.

10.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. JAKING-IN: DIMENSÕES DA INTERATIVIDA NOS VIDEOGAMES. In: III Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: construindo novas trilhas, 2007, Campina Grande. III Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: construindo novas trilhas. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, 2007. p. 01-07.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORREIA, G. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Narrativas Colaborativas: Um paralelo inicial entre ARGs e Narrativas Míticas. In: XI Seminário Internacional da Comunicação - Mídias locativas e transmídia: de que meios e mensagens estamos falando?, 2011, Porto Alegre - RS. XI Seminário Internacional da Comunicação - Mídias locativas e transmídia: de que meios e mensagens estamos falando?. Porto Alegre - RS: PUCRS, 2011. p. 186-186.

2.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. A Natureza Lúdica dos Jogos de Realidade Alternada. In: I Encontro Socine Estadual SP, 2011, São Carlos. I Encontro Socine Estadual SP. São Carlos: UFSCar, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Perspectivas Contemporâneas do Design para os Jogos Digitais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARBOSA, S. H. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . DOCUGAME: A GAMIFICAÇÃO DO CURTA-METRAGEM VALE DO RIO DE LAMA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SVARTMAN, R. ; MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; CAMARA, N. S. . Mesa-redonda: Comunicação Multiplataforma. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MESQUITA JUNIOR, D. S.; NESTERIUK, S. . TWICTHPLAYSPOKEMON: EXPERIMENTO COLABORATIVO DA CULTURA PARTICIPATIVA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MESQUITA JUNIOR, D. S.; NESTERIUK, S. . THE TENSION EXPERIENCE - PERFORMANCE EM REALIDADES ALTERNADAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Bate-papo séries, entretenimento e mundos ficcionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MESQUITA, DARIO. Design Transmídia - Modelos de Experiências em Multiplataformas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Design Transmídia - Modelos de Projetos em Multiplataformas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Gameficação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Perspectivas do Design Contemporâneo e os Jogos Digitais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Imersão em Realidades Ficcionais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; TRENTO, F. ; CORREIA, G. ; TOLEDO, G. . Afinal, o que é Transmídia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Gamificação da Educação: Elementos de jogos no ensino de Ciências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CORREIA, G. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Narrativas Colaborativas: Um paralelo inicial entre ARGs e Narrativas Míticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. A Natureza Lúdica dos Jogos de Realidade Alternada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Perplex City arquitetada: construção de mundos ficcionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Estratégias de Imersão em Jogos de Realidade Alternada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. A problemática do estudo dos gêneros de videogames. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Imersão em Jogos de Realidade Alternada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. EXPERIÊNCIA ALTERNADA: Alternate Reality Game na transmídia de Lost. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FEITOSA, D. F. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; TOLEDO, G. ; MASSAROLO, J. C. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; KERBAUY, M. T. . TV Digital: Um Meio de Recepção Aperfeiçoado ou Uma Tecnologia Emergente?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Submerso em Pixels: Imersão em Jogos Eletrônicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. JAKING-IN: DIMENSÕES DA INTERATIVIDA NOS VIDEOGAMES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. O CORPO PLUGADO: INTERATIVIDADE NOS VIDEOGAMES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Jogo de Realidade Alternada. Bauru-SP: UNESP, 2011 (Pau a Pixel: Investiga (gravação de verbete)).

2.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Imersão. Bauru-SP: UNESP, 2011 (Pau a Pixel: Investiga (gravação de verbete)).

3.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Prática Transmídia. Bauru-SP: UNESP, 2011 (Pau a Pixel: Investiga (gravação de verbete)).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Tauá Resort - Screensaver. 2012.

2.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Tauá Resort - Space Hockey. 2012.

3.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Tauá Resort - Quebra Cabeça. 2012.

4.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Tauá Resort - Pintura Interativa. 2012.

5.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Tauá Resort - Cabine Foto Interativa. 2012.

6.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Western Mini Shooter - Cowboy vs Aliens vs Ninjas. 2012.

7.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Amazing Spider Attack. 2012.

8.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Tauá Resort - Cyber Quiz. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Projeto Transmídia para Games. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Revista GEMInIS N. 1 (3). 2012. (Diagramação).

3.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Revista GEMInIS N. 2 (3). 2012. (Diagramação).

4.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Cooperativas de Catadores: Reflexões sobre Práticas. 2011. (Diagramação).

5.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Revista GEMInIS N. 1 (2). 2011. (Diagramação).

6.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Revista GEMInIS N. 2 (2). 2011. (Diagramação).

7.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Revista GEMInIS N. 1 (1). 2010. (Diagramação).

8.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Editoração Eletrônica do livro 'Comunicação: novo objeto, novas teorias?'. 2008. (Projeto Gráfico).

9.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Editoração Eletrônica do livro 'Mapas e Redes Conceituais: reestruturando concepções de ensinar e aprender. 2008. (Editoração Eletrônica).

10.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Práticas Pedagógicas em Ciências Naturais: Abordagens na Escola Fundamental. 2008. (Projeto Gráfico).

11.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Editoração Eletrônica do livro 'Formação e prática pedagógica: diferentes contextos de análise'. 2007. (Projeto Gráfico).

12.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Editoração Eletrônica do livro 'A Pesquisa como Mediação de Práticas Socioeducativas'. 2007. (Projeto Gráfico).

13.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Oficina de Page Maker e Corel Draw. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, Leonardo Antonio de; PINTO, A. L. G.; MESQUITA JUNIOR, D. S.. Participação em banca de Luís Yasouka, Mateus Bezerra, Victor de la Rosa.O Resgate de Artemis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
PINTO, A. L. G.; MESQUITA JUNIOR, D. S.. Participação em banca de Lucas Padilha.THAI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
MASSAROLO, J. C.; BARBUTO, Adriano; MESQUITA JUNIOR, D. S.. Participação em banca de Marina Azzi.Sofá. 2014.

4.
MASSAROLO, J. C.; BARBUTO, Adriano; MESQUITA JUNIOR, D. S.. Participação em banca de Leonardo Lima, Pedro Hernandes, Diana Ragnole.Lista de Espera. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Concurso Público para professor de Ensino Superior, na área de Conhecimento Ciências da Computação do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais. 2017. Faculdade de Tecnologia de Americana.

2.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Banca Concurso Público Professor ensino Superior FATEC Taquaritinga - Curso Tecnologia em Sistemas para Internet. 2016. Faculdade de Teologia e Ciências.

3.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Suplente da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para Professor Substituto em Imagem e Som. 2013. Universidade Federal de São Carlos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Jornada Internacional GEMInIS.THE TENSION EXPERIENCE - PERFORMANCE EM REALIDADES ALTERNADAS. 2018. (Outra).

2.
IX Seminário SOCICOM/Encontro de Editores/as de Revistas de Comunicação. 2018. (Seminário).

3.
XI Simpósio Nacional da ABCiber.Apresentação Oral. 2018. (Simpósio).

4.
XIII Encontro Científico e de Iniciação Científica.Design Transmídia - Modelos de Projetos em Multiplataformas. 2017. (Encontro).

5.
XXI SOCINE. Design Transmídia - Modelos de Experiências em Multiplataformas. 2017. (Congresso).

6.
XXI SOCINE. Narrativas seriadas. 2017. (Congresso).

7.
XXVI COMPÓS. VÍDEO SOB DEMANDA: uma nova plataforma televisiva. 2017. (Congresso).

8.
25º Encontro da Compós.VÍDEO SOB DEMANDA: uma nova plataforma televisiva. 2016. (Encontro).

9.
I SEMANA DE JOGOS DIGITAIS.Perspectivas do Design Contemporâneo e os Jogos Digitais. 2015. (Encontro).

10.
Jornada de Design Digital - 2015.Gameficação. 2015. (Encontro).

11.
Jornada de Design Digital - 2015.Gamificação. 2015. (Outra).

12.
XIV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM 2015. Centros de Mídia e Inovação: Um Estudo Sobre o Mercado Audiovisual Brasileiro Contemporâneo. 2015. (Congresso).

13.
XIX ENCONTRO DA SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Design Político do mundo de Game of Thrones. 2015. (Encontro).

14.
XIX SOCINE - CInemas em Rede.Design político do mundo de Game of Thrones. 2015. (Encontro).

15.
23º Encontro Anual da COMPÓS.REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS SOBRE AS NARRATIVAS TRANSMÍDIA. 2014. (Encontro).

16.
XII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Alaic 2014). Estratégias Contemporâneas do Storytelling para Múltiplas Telas. 2014. (Congresso).

17.
16ª Feira de Profissões.Curso de Graduação em Imagem e Som. 2013. (Outra).

18.
XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós 2013.Imersão em Realidades Ficcionais. 2013. (Encontro).

19.
VII Ciclo de Estudos em Design.Afinal, o que é Transmídia. 2012. (Outra).

20.
XII Simpósio sobre Avanços em Biologia (SABio).Gamificação da Educação: Elementos de jogos no ensino de Ciências. 2012. (Simpósio).

21.
I Encontro do Grupo de Pesquisa e Experimentação em Audiovisual e Jornalismo Corporativo.Estratégias de Imersão em Jogos de Realidade Alternada. 2011. (Encontro).

22.
m-Todos: tendências e oportunidades da mobilidade digital. 2011. (Seminário).

23.
XI Seminário Internacional da Comunicação - Mídias Locativas e Transmídia: de que meios e mensagens estamos falando.Narrativas Colaborativas: Um paralelo inicial entre ARGs e Narrativas Míticas. 2011. (Seminário).

24.
XV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine. Perplex City arquitetada: construção de mundos ficcionais. 2011. (Congresso).

25.
II Colóquio Internacional de Imagem e Som. Imersão em Jogos de Realidade Alternada. 2010. (Congresso).

26.
Seminário Internacional m-Todos: tendências e oportunidades da mobilidade digital. 2010. (Seminário).

27.
VI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.A problemática do estudo dos gêneros de videogames. 2010. (Seminário).

28.
V Seminário Internacional Obitel - Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva. 2010. (Seminário).

29.
XIV Encontro Internacional Socine. EXPERIÊNCIA ALTERNADA: Alternate Reality Game na transmídia de Lost. 2010. (Congresso).

30.
Fórum Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Estado de São Paulo. 2009. (Outra).

31.
I Simpósio Internacional de Televisão Digital.TV Digital: Um Meio de Recepção Aperfeiçoado ou Uma Tecnologia Emergente?. 2009. (Simpósio).

32.
XIII Encontro Internacional Socine. Submerso em Pixels: Imersão em Jogos Eletrônicos. 2009. (Congresso).

33.
III Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: construindo novas trilhas.Jacking In: Dimensões de Interatividade nos Videogames. 2007. (Seminário).

34.
A conjuntura Política Brasileira na Era do Jornalismo Digital. 2006. (Outra).

35.
Encontro Regional de Computação do Piauí. 2006. (Encontro).

36.
V Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação do Norte/Nordeste (ERECOM). 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MASSAROLO, J. C. ; PADOVANI, Gustavo ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . III Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2018). 2018. (Congresso).

2.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; PADOVANI, Gustavo ; MILANETO, Giovana ; MURTA, Cíntia ; CAMARA, N. S. . II Jornada Internacional GEMInIS. 2016. (Congresso).

3.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; PADOVANI, Gustavo ; MILANETO, Giovana ; ARAB, A. ; MURTA, Cíntia ; TROMBETA, Gabriela ; CAETANO, L. . Fórum Séries e Webséries Brasileiras - FSTV. 2015. (Outro).

4.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; ARAB, A. ; PADOVANI, Gustavo ; MILANETO, Giovana ; MURTA, Cíntia . I Jornada Internacional GEMInIS: Entretenimento Transmídia. 2014. (Congresso).

5.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. I Encontro Estadual Socine SP. 2011. (Congresso).

6.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. II Colóquio Internacional de Imagem e Som. 2010. (Congresso).

7.
MESQUITA JUNIOR, D. S.; ROCHA JÚNIOR, C. A. de F. . Semana de Comunicação - Mídia & Cultura: Fluxo e Reflexo. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
RODRIGO LARA PORTO BIANCALANA. SABICHUDOS. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplatas) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

2.
Fernando Reis.. ESTRATÉGIA DE MARKETING TRANSMÍDIA PARA A BVM LAR E CONSTRUÇÃO. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplatas) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

3.
Leon Mendonza. PROPOSTA DE PLATAFORMA TRANSMÍDIA FIGO. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplatas) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

4.
EDUARDO DA SILVA GRIPA. SABICHUDOS. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplatas) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

5.
LAÍS DA COSTA CASAUT. SABICHUDOS. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplatas) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALLAN RAZUK DE OLIVEIRA. PROPOSTA DE NARRATIVA TRANSMÍDIA PARA O UNIVERSO DE TORMENTA RPG. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplatas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Dario de Souza Mesquita Junior.

2.
JOÃO GUILHERME ALVES. PROPOSTA DE NARRATIVA TRANSMÍDIA PARA O UNIVERSO DE TORMENTA RPG. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplatas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Dario de Souza Mesquita Junior.

3.
Sílvio Henrique Vieira Barbosa. DOCUGAME: A gamificação do curta-metragem Vale do rio de lama. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplatas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Dario de Souza Mesquita Junior.

4.
THIAGO JESUS BELLINTANI MONTELLI. CAROL: PROCURA-SE PROJETO DE SÉRIE FICCIONAL MULTIPLATAFORMA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplatas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Dario de Souza Mesquita Junior.

5.
RODRIGO WALTER FERREIRA. Transmídia na infância: O caso da série Lala. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplatas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Dario de Souza Mesquita Junior.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MASSAROLO, J. C.2013MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. . Narrativa transmídia e a Educação: panorama e perspectivas. Ensino Superior Unicamp, v. 2013, p. 34-42, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; TRENTO, F. ; CORREIA, G. ; TOLEDO, G. . Afinal, o que é Transmídia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Gamificação da Educação: Elementos de jogos no ensino de Ciências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MESQUITA JUNIOR, D. S.. Projeto Transmídia para Games. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




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