Cristiane Fernandes Tavares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2707972432028207
  • Última atualização do currículo em 02/05/2018


Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP (2005) atualmente coordena o curso de Pós-Graduação "Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica", no Instituto Vera Cruz - SP, é professora da disciplina "O livro para crianças: especificidades e abordagens" no curso de Pedagogia da Faculdade Messiânica ? Fundação Mokiti Okada e formadora na equipe de Língua Portuguesa da CE-CEDAC. Escreve sobre literatura destinada às crianças para diversos meios, como Revista Emília e Revista 451. Integra a Rede Iberoamericana do Laboratório Emília. Atuou como jurada em diferentes prêmios literários, dentre eles, Barco a Vapor-Editora SM, Revista Crescer, Destaques Emília e Mapa Cultural-SP. Participou do Programa Super-Libris, TV-SESC, apresentando livros infantojuvenis. Como assessora pedagógica, realiza assessorias, cursos e oficinas em redes pública e particular de ensino. Já atuou junto a instituições como COGEAE, Cenpec, Instituto Natura, Instituto Avisa Lá, A Taba, Centro de Formação Sesc e Escola da Vila. Autora de Quintais (2007) e Aos olhos do mar (2015). Áreas de pesquisa: literatura - crítica literária - leitura - infância - educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristiane Fernandes Tavares
Nome em citações bibliográficas
TAVARES, C. F.


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2005
Mestrado em Literatura e Crítica Literária.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP, Brasil.
Título: Adélia Prado: uma poética de religação,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Vera Bastazin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1996 - 2000
Especialização em Literatura.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP, Brasil.
1991 - 1994
Graduação em Jonalismo.
Fundação Cásper Líbero, FCB, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Vera Cruz, ISE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Coordenador/Professor contrata, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pós-Graduação
Outras informações
Coordenadora do curso de Pós-Graduação "Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica".


Comunidade Educativa CEDAC, CE- CEDAC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Formadora
Outras informações
Formadora na equipe de Língua Portuguesa - Projeto Práticas de Leitura e Escrita - Catas Altas - MG


Instituto Natura, IN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Prestadora de serviços
Outras informações
Criação, em parceria, do curso EAD - TRILHAS


Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços
Outras informações
Oficineira na Olimpíada da Língua Portuguesa


COGEAE - PUCSP, COGEAE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços
Outras informações
Professora do curso de extensão "O conto de fadas na Educação Infantil"


Escola da Vila, EV, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Professora 1ªsérie, Enquadramento Funcional: Professora 1ªsérie


Revista Quatro Cinco Um, REVISTA 451, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora


Fundação Mokiti Okada - Matriz, FMO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor


SESC Ipiranga, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Assessora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Colaboradora


Leitura em rede - A Taba, A TABA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Prestadora de serviços
Outras informações
Membro do Conselho Consultivo e colaboradora


Editora Melhoramentos, MELHORAMENTOS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços
Outras informações
Coordenadora do Planeta Leitura - Guia do Professor


EDITORA SCHWARCZ LTDA., ES_FORN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços
Outras informações
Formação literária para divulgadores dos livros da editora


Associação Vaga Lume, ASSOC. VAGA LUME, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Assessora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica


Associação Crescer Sempre, CRESCER SEMPRE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços
Outras informações
Coordenadora dos Projetos Leitura e Escrita e Sala de Leitura nas escolas estaduais atendidas pela instituição na comunidade Paraisópolis


Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, PREF. S.C.S, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica
Outras informações
Assessora Pedagógica de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental I


Centro de Estudos da Escola da Vila, CEEV, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Capacitadora de professores, Enquadramento Funcional: Capacitadora de Professores


Fundação Bradesco, FB, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1998
Vínculo: Professora 1ªsérie, Enquadramento Funcional: Professora !ªsérie


Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil, CISBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2016
Vínculo: Autora, Enquadramento Funcional: Autora
Outras informações
Autora de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para as séries iniciais do Ensino fundamental (1ª a 4ª).


Revista Cultura! Brasileiros, CULTURA!, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços
Outras informações
Colaboradora permanente da revista Cultura! Brasileiros - literatura infantojuvenil



Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Emília


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TAVARES, C. F.2008TAVARES, C. F.. A literatura como patrimônio. Comunicação & Educação, v. Ano XIII, p. 117, 2008.

2.
TAVARES, C. F.2008TAVARES, C. F.. Quando eu era pequena: o vasto campo da memória dilatado em palavra poética. VÍNCULO (UNIMONTES), v. 8, p. 291-297, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TAVARES, C. F.. Aos olhos do mar. 1. ed. São Paulo: MOV Palavras, 2015. 64p .

2.
TAVARES, C. F.. Guia Nós na sala de aula - Dez temas fundamentais para a prática pedagógica. 1. ed. SP: Ática e Scipione, 2012. 115p .

3.
TAVARES, C. F.; TAVARES, A. P. A. ; PEREIRA, C. T. C. . Língua Portuguesa - alfabetização. 1. ed. Brasília: Salesiana - CIB (Cisbrasil), 2003. v. 1. 224p .

4.
TAVARES, C. F.; PEREIRA, C. T. C. . Língua Portuguesa - 1ªsérie. 1. ed. Brasília: Salesiana - CIB (Cisbrasil), 2003. v. 1.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TAVARES, C. F.. Faremos Palmares de novo. Revista 451, São Paulo, , v. 47p., p. 38 - 38, 01 abr. 2018.

2.
TAVARES, C. F.. Mitopoéticas ancestrais. Revista 451, São Paulo, , v. 79p., p. 47 - 47, 01 jan. 2018.

3.
TAVARES, C. F.. A transgressão das crianças e dos poetas. Revista Blooks, São Paulo, 13 jun. 2016.

4.
TAVARES, C. F.. Diferentes e não desiguais. Revista Emília, 10 maio 2016.

5.
TAVARES, C. F.. Histórias de resistência. Revista Cultura! Brasileiros, 04 abr. 2016.

6.
TAVARES, C. F.. Os lugares incomuns. Revista Emília, 10 jul. 2014.

7.
TAVARES, C. F.. Famílias. Revista Emília, 20 mar. 2014.

8.
TAVARES, C. F.. Livro ilustrado: um concerto polifônico para o deleite do leitor. Revista E! SESC, 20 ago. 2013.

9.
TAVARES, C. F.. Literatura infantil é, antes de tudo, literatura. Revista Emília, 14 set. 2011.

10.
TAVARES, C. F.. A literatura como patrimônio. Comunicação e Educação ECA-USP - Ano XIII - no. 3, São Paulo, 18 set. 2008.

11.
TAVARES, C. F.. Igualdade, diversidade, diversão. Revista Cultura! Brasileiros.

12.
TAVARES, C. F.. Imagens que contam histórias. Revista Cultura! Brasileiros.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TAVARES, C. F.. Formação leitora. 2018.

2.
TAVARES, C. F.. Práticas de leitura e escrita. 2017.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TAVARES, C. F.. Livros que disparam boas conversas em sala de aula. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
TAVARES, C. F.; ROSA, A. ; MAYER, B. S. ; DSALETE, M. ; LIMA, H. P. . Representatividades negras na literatura infantojuvenil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
TAVARES, C. F.. No dia das crianças, uma seleção de livros infantis sem papas na língua. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MIGUEL, A. ; CORSALETTI, F. ; MORAES, O. ; TAVARES, C. F. . Os desafios de escrever, ilustrar e editar poesia para crianças. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
TAVARES, C. F.. Super Libris. 2014.

Redes sociais, websites e blogs
1.
TAVARES, C. F.. Ler e(é) resistir. 2017. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
TAVARES, C. F.. O poético no livro-álbum. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TAVARES, C. F.. Instantâneos poéticos - CLIPE - Módulo Poesia. 2017. .

3.
TAVARES, C. F.. Escrever sobre os livros na escola. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
TAVARES, C. F.. Conversar sobre livros com as crianças: o que abordar e como?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
TAVARES, C. F.; BREIM, M. ; SOUB, M. E. P. . Planeta Leitura. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didático).

6.
TAVARES, C. F.; VIOTTO, D. G. . Projeto Trilhas - Instituto Natura. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didático).

7.
TAVARES, C. F.; PRADES, D. ; Sandra Medrano . O livro ilustrado. 2013. .

8.
TAVARES, C. F.; BREIM, M. ; SOUB, M. E. P. . Magia de Ler - Guias do Professor - Editora Melhoramentos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didático).

9.
TAVARES, C. F.; Geruza Zelnys ; Cibele Lopresti . O conto de fadas na Educação Infantil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
TAVARES, C. F.. Os procedimentos do escritor. 2004. .

11.
TAVARES, C. F.. Oficina de Literatura - Haicais. 2004. .

12.
TAVARES, C. F.; BREIM, M. . 'Pensar, sentir, ver e ouvir: caminhos da literatura'. 2002. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TAVARES, C. F.; José Carlos Souza. Participação em banca de Gabriela Baltazar Luder.Formação de leitores na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

2.
TAVARES, C. F.; LUIZE, A.. Participação em banca de Maria Cristina da Silva.O olhar do professor sobre a leitura de contos de fadas na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Exposição Contaminações - Sesc Santana. Formação literária para a equipe do Educativo. 2017. (Exposição).

2.
Olimpíada da Língua Portuguesa. Oficina para professores - Gênero: Artigo de Opinião. 2017. (Olimpíada).

3.
Jornadas Internacionales - Maestría en Escritura y Alfabetización. 2016. (Congresso).

4.
Bienal do Livro. Mediadora do Espaço Imaginário - encontro com autores infantojuvenis. 2014. (Feira).

5.
Conversas ao Pé da Página.?O que os jovens estão lendo??. 2014. (Seminário).

6.
Conversas ao Pé da Página.?A leitura dentro dos muros da escola?. 2013. (Seminário).

7.
Conversas ao Pé da Página.?Ser poeta: saraus de poesia?. 2012. (Seminário).

8.
Congresso Internacional Lectura 2011 - Para leer el XXI. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Camila Crissiúma de Figueiredo Moura. A importância das intervenções do professor nas situações de reescrita de contos clássicos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizagem) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Orientador: Cristiane Fernandes Tavares.

2.
Viviane de Barros Pastoreli. Como e por que ler livros-álbum que abordam temas considerados 'tabus' para a infância. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizagem) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Orientador: Cristiane Fernandes Tavares.

3.
Silvia Helena Queiroz de Moraes Silveira. Os livros álbum de Anthony Browne: a mediação e a co-autoria do leitor. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizagem) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Orientador: Cristiane Fernandes Tavares.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 20:11:19