Roberto Soares da Cruz Hastenreiter

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7714359088611369
  • Última atualização do currículo em 11/07/2018


Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995). Mestrado em Ensino de Física pelo CEFET-RJ. Doutorado em Ensino de Física na Universidade de São Paulo(USP). Estágio doutoral realizado em Paris (2013-2014) no laboratório de História e Filosofia da Ciências - SPHERE - na Université de Paris VII Diderot, sob a orientação do prof. Michel Paty. Foi professor de Física da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Ensino Médio, assim como da rede particular, desempenhando paralelamente cargo de gestor pedagógico (2003-2010). Atualmente é professor do quadro de efetivos do Instututo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e trabalha na formação continuada de professores, atuando no Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física da Unirio. Atua no comitê internacional do IOSTE (International Organization for Science and Technology Education) como representante da América do Sul. Os principais temas de pesquisa de seu interesse têm sido, no Ensino de Física: Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, História e Epistemologia da Ciência, Reformulação Curricular, Atividades experimentais; em Ensino-Aprendizagem: Teoria Sociocultural de Vygotsky, Semiótica, Uso da Analogias no Ensino de Ciencias, A Aprendizagem Significativa, Ensino por Investigação; e em Filosofia: A Filosofia das Formas Simbólicas de Ernst Cassirer. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberto Soares da Cruz Hastenreiter
Nome em citações bibliográficas
CRUZ, R. S.;CRUZ-HASTENREITER, R.S

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Campus Rio de Janeiro.
Rua Senador Furtado
Maracanã
20270021 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 39785918
URL da Homepage: http://www.ifrj.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Doutorado Interunidades em Ensino de Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Université Paris Diderot (Orientador: Michel Paty).
Título: Das Palavras aos Quanta: Analogia como Elemento do Pensamentoe Ferramenta Didática em Aulas de Física Quântica na Educação Básica, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Ivã Gurgel.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Filosofia das Formas Simbólicas; Vigotski; Física Moderna e Contemporânea; Ensino de Física; Uso de Analogias no Ensino de Ciências.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2009
Mestrado profissional em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Título: TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO FUNDAMENTAL- A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MOVIMENTO DE ARISTÓTELES A EINSTEIN, Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: ANDREIA GUERRA.
2004
Especialização em andamento em Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciências Mod. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2018
Graduação em andamento em Abi - Filosofia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1992 - 1995
Graduação em Lincenciatura Em Física.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2003
Extensão universitária em Oficinas Didáticas de Ciências. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em III Escola do Cbpf. (Carga horária: 84h).
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em II Escola do Cbpf. (Carga horária: 53h).
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento Para Profesores de Física. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Nivelamento Para o Mestrado.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação como Coordenador da Física de 03/2008 a 04/2012. Atuação como Vice-coordenador de Área - Ciências da Natureza e Matemática - no período supracitado.

Atividades

05/2017 - Atual
Direção e administração, Campus Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Coordenação da Física - IFRJ - Campus Rio de Janeiro.
08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFRJ, .


Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16

Atividades

2/1998 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor da disciplina de Fundamentos de Aprendizagem no Programa Nacional de Pós-Graduação em Ensino de Física da SBF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNEPEF)


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física, .

Linhas de pesquisa
Inovação Curricular


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Física - Desenvolvimento de atividades experimentais - Ensino por Investigação

Objetivo: Busca-se a partir de reflexões da Epistemologia da Ciência, fundamentalmente do conceito de Natureza da Ciência presente na literatura especializada na área do Ensino de Ciências, desenvolver atividades didáticas experimentais que incluam, além da dimensão conceitual, a dimensão epistemológica e e a dimensão social. A abordagem didática do Ensino por Investigação norteia tento a elaboração quanto a implementação das referidas atividades..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Palavras-chave: Ensino de Física; Ensino por Investigação; Epistemologia da Ciência; Atividades Experimentais.
2.
Inovação Curricular


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O USO DE SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA INTERFACE ENTRE A FÍSICA E A MATEMÁTICA, NO CAMPO DA ÓPTICA GEOMÉTRICA
Descrição: O presente projeto ressalta o potencial didático das Transformações Geométricas, aliadas às tecnologias disponíveis nos softwares em Geometria Dinâmica (GD), na abordagem de tópicos de Física e Matemática do ensino médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS CIENTIFICOS COM ABORDAGENS QUE ENVOLVEM O DEBATE SOBRE A NATUREZA DA CIENCIA
Descrição: O presente projeto visa desenvolver experimentos que promovam o debate e a reflexão da atividade experimental à luz da história e filosofia da ciência, construindo um processo de ensino-aprendizagem mais atual do ponto de vista pedagógico e epistemológico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Roberto Soares da Cruz Hastenreiter - Integrante / Kaíza Martins Porto de Hollanda Cavalcanti - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Café com Ciência
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Café com Ciência
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
II Seminário de História e Filosofia da Ciência
Descrição: O presente projeto visa integrar à ciência questões das áreas de filosofia, história da ciência assim como questões sociocientîficas.´Um dos objetivos dessa atividade de extensão é criar um espaço de debates a fim de reunir pesquisadores, professores e alunos que se interessem por tais questões. Nesta segunda edição, além de palestras e mesas redondas, contamos com apresentação de trabalhos na modalidade "Apresentação Oral"..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
I seminário de História e Filosofia da Ciência e o Ensino de Ciências
Descrição: Seminário realizado no campus Rio de Janeiro que visava a aproximação das áreas de história e filosofia da ciência com o ensino de Ciências. O evento foi realizado no dia 10 de março de 2016 e contou com a presença de mais de 100 participantes. O seminário teve a duração de um dia com apresentação de palestras e mesas redondas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRUZ-HASTENREITER, R.S2015CRUZ-HASTENREITER, R.S. Analogies in High School Classes on Quantum Physics. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 167, p. 38-43, 2015.

2.
CRUZ-HASTENREITER, R.S2013CRUZ-HASTENREITER, R.S; GUERRA, A. . Textos de História e Filosofia da Ciência: atividades de leitura de textos como atividades de estudo, uma avaliação da apropriação de alguns conceitos de movimento. Enseñanza de las Ciencias, v. 31, p. 883-888, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAILBOLT, B. ; CRUZ-HASTENREITER, R.S ; RODRIGUES, F. N. . ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.

2.
CRUZ-HASTENREITER, R.S; LOPES, R. F. ; KWASINSKI, J. R. M. . O uso de software de Geometria Dinâmica como ferramenta didática na interface entre a Física e a Matemática, no campo da Óptica Geométrica. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.

3.
CRUZ-HASTENREITER, R.S; GURGEL, I. . DAS PALAVRAS AOS QUANTA: ANALOGIAS EM AULAS DE FÍSICA QUÂNTICA. In: X ENPEC, 2015, Águas de Lindoia. Anais do X ENPEC, 2015.

4.
CRUZ-HASTENREITER, R.S. Analogies in High School Classes on Quantum Physics. In: The International Conference on Physics Education, 2014, Prague. The XVI International Organisation for Science and Technology Education Symposium (IOSTE Borneo 2014), 2013.

5.
CRUZ-HASTENREITER, R.S; GUERRA, A. . Textos de História e Filosofia da Ciência. In: IX Investigacion en Didáctica de las Ciencias, 2013, Girona. IX Investigacion en Didáctica de las Ciencias, 2013.

6.
CRUZ, R. S.; GUERRA, A. . TÓPICOS DE FÍSCA MODERNA NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória - ES. Atas do XVIII SNEF, 2009., 2009, Vitória - ES. Anais do XVIII SNEF, 2009., 2009.

7.
CRUZ, R. S.; GUERRA, A. . Física Moderna para uma turma de 9o ano do Ensino Fundamental - A evolução do conceito de Movimento - De Arquimedes a Einstein. In: X Conferencia Inter Americana de Educacíon en Física, 2009, Medellín. Anais da X CIAEF, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ-HASTENREITER, R.S; CAVALCANTI, K. M. P. H. ; SILVEIRA JUNIOR, R. N. ; SALES, P. S. ; OLIVEIRA, J. S. . Incluindo reflexões da filosofia da ciência em atividades experimentais ? Instrumentos de medidas como elementos manipuladores da realidade.. In: II Seminário de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências, 2017, Rio de Janeiro. Livro de Resumos do II Seminário de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, R. S.; LAGO, L. ; MATTOS, C. . A view of integrated non-chronological Physics: from the micro to the macro, from the macro to the micro - linking the dimensions.. In: The World Conference on Physics Education, 2012, Istambul. The World Conference on Physics Education - Book of abstracts, 2012.

2.
CRUZ, R. S.; GUERRA, A. . THE HISTORY AND PHILOSOPHY OF SCIENCE - AN ELEMENT POSSIBLE MOTIVATING IN THE STUDY OF PHYSICS (A PROPOSED DIFFERENTIATED APPROACHED IN THE 9TH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL IN STUDY PHYSICS). In: 11th International IHPST and 6th Greek History, Philosophy and Science Teaching, 2011, Tessaloniki. THE HISTORY AND PHILOSOPHY OF SCIENCE - AN ELEMENT POSSIBLE MOTIVATING IN THE STUDY OF PHYSICS (A PROPOSED DIFFERENTIATED APPROACHED IN THE 9TH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL IN STUDY PHYSICS), 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
CRUZ-HASTENREITER, R.S; CAVALCANTI, K. M. P. H. ; OLIVEIRA, J. S. ; SALES, P. S. ; SILVEIRA JUNIOR, R. N. . Discussões a respeito da Natureza da Ciência em atividades experimentais ? A ?materialidade? das linhas de campo elétrico e das superfícies equipotenciais.. Ensenanza de Las Ciencias, 2017.

2.
RAILBOLT, B. ; CRUZ-HASTENREITER, R.S . Problematização como base para construção de atividades Experimentais em aulas de Ciências no Ensino Fundamental I ? Conceitos Iniciais de Hidrostática.. Ensenanza de Las Ciencias, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ-HASTENREITER, R.S. Analogias como elementos presentes no ato comunicativo nas aulas (de ciências). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CRUZ-HASTENREITER, R.S; KWASINSKI, J. R. M. ; LOPES, R. F. . O uso de software de Geometria Dinâmica como ferramenta didática na interface entre a Física e a Matemática, no campo da Óptica Geométrica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RAILBOLT, B. ; CRUZ-HASTENREITER, R.S . ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CRUZ, R. S.. Use Of Analogies In Modern Physics Classes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CRUZ-HASTENREITER, R.S; MATTOS, C. . Representations as tools of appropriation, creating meaning through activities. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CRUZ, R. S.; GUERRA, A. . Textos de História e Filosofia da Ciência: atividades de leitura de textos como atividades de estudo, uma avaliação da apropriação de alguns conceitos de movimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
BARRETO, C. L. ; CRUZ-HASTENREITER, R.S ; STUDART, N. . Mestrados Profissionais em Ensino de Física: Características Fundamentais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CRUZ, R. S.; MATTOS, C. ; LAGO, L. . A VIEW OF INTEGRATED NON-CHRONOLOGICAL PHYSICS: From the micro to the macro, from the macro to the micro - linking the dimensions. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CRUZ, R. S.; TATO, A. L. . TRANSPOSICIÓN DIDÁCTICA, LA UTILIZACIÓN DE ''TEACHINGLEARNING SEQUENCES (TLS) " COMO HERRAMIENTA DE OPTIMIZACIÓN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CRUZ, R. S.; GUERRA, A. . A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MOVIMENTO - A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO EIXO CONDUTOR NUMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DIFERENCIADA DA FÍSICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CRUZ, R. S.; GUERRA, A. . The History and Philosophy of Science - A possible motivating element in the study of Physics (A different proposal of Approach in the 9th grade of elementary school for Physics). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CRUZ, R. S.; Ricardo . Teaching-Learning Sequences ''(Tls)": Discussing the Didactical Transposition in the Development Stage of a Sequence. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CRUZ, R. S.; GUERRA, A. . TEMAS DE FISICA MODERNA E COMTEMPORANEA NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
CRUZ, R. S.; GUERRA, A. . TÓPICOS DE FÍSCA MODERNA E CONTEMPORANEA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
VIEIRA, R. ; CRUZ-HASTENREITER, R.S ; RODRIGUES, F. N. . ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE LABORATÓRIO ABERTO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA QUE FAVORECE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CRUZ-HASTENREITER, R.S; STUDART, N. ; BARRETO, C. L. . Mestrados Profissionais em Ensino de Física: Características Fundamentais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GUERRA, A.; CATARINO, G. F. C.; CRUZ-HASTENREITER, R.S; MOURA, B. A.. Participação em banca de Bruno Jorge Barboza da Silva. Um olhar sobre a relação ciência, tecnologia e sociedade em Laranja Mecânica: um caminho para problematizar a ciência a partir do cinema. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Teses de doutorado
1.
CAMARGO, E. P.; CRUZ-HASTENREITER, R.S; PAGAN, A. A.; GURGEL, I.; LIMA, M. C.; MATTOS, C.; COZENDEY, S. G.; SOFIATO, C. G.; LEITE, C.; RODRIGUES, A. M.. Participação em banca de Andre Luis Tato Luciano dos Santos. Atividades multissensoriais para o ensino de física. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIANNA, D. M.; PEREIRA, M. M.; CRUZ-HASTENREITER, R.S. Participação em banca de Lucas Rosário dos Santos.JINFIX: uma proposta de jogo didático associado à experimentação para o ensino do conceito de equilíbrio na Estática e na Hidrostática.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PEREIRA,M.V.; CRUZ, R. S.. Professor efetivo do IFRJ. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
CRUZ, R. S.; PEREIRA,M.V.; BATISTA, C. L.. Banca para seleção de Professor Substituto de Física - Edital 023/2009.. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
CRUZ, R. S.; PICONNE, C.A.; PEREIRA,M.V.. Banca para seleção de Professor Substituto de Física - Edital 022/2008.. 2008. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
PICONNE, C.A.; PEREIRA,M.V.; CRUZ, R. S.. Banca para seleção de Professor Substituto de Física - Edital 047/2006.. 2006. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
CRUZ-HASTENREITER, R.S. XI Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica, no VI Fórum de Inovação, Tecnologia e Educação e na I Jornada de Pós-Graduação. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
CRUZ-HASTENREITER, R.S. I JIEX ? I Jornada Interna de Extensão da PROEX. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
CRUZ-HASTENREITER, R.S. XXXV Semana da Química no campus Rio de Janeiro. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
CRUZ, R. S.. Avaliação de Projetos Discentes da XXVII Semana da Química do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - Unidade Maracanã. 2007. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ensontro de Ensino de Ciências por Investigação - EnECI. 2017. (Encontro).

2.
SNEF.O USO DE SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA INTERFACE ENTRE A FÍSICA E A MATEMÁTICA, NO CAMPO DA ÓPTICA GEOMÉTRICA. 2017. (Simpósio).

3.
XVII IOSTE. From Words to Quanta: Analogies on Quantum Physics Class. 2016. (Congresso).

4.
X ENPEC. Das Palavras aos Quanta: analogias em aulas de Física Quântica. 2015. (Congresso).

5.
XVI IOSTE. Analogies in High School Classes on Quantum Physics. 2014. (Congresso).

6.
IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS. Textos de História e Filosofia da Ciência: atividades de leitura de textos como atividades de estudo, uma avaliação da apropriação de alguns conceitos de movimento. 2013. (Congresso).

7.
The International Conference in Physics Education. Use Of Analogies In Modern Physics Classes. 2013. (Congresso).

8.
The International Conference in Physics Education. Representations as tools of appropriation, creating meaning through activities. 2013. (Congresso).

9.
XX SNEF.Mestrados Profissionais em Ensino de Física: Características Fundamentais. 2013. (Simpósio).

10.
International Symposium - XV IOSTE.A view of integrated non-chronological Physics: from the micro to the macro, from the macro to the micro - linking the dimensions.. 2012. (Simpósio).

11.
WCPE - The World Conference on Physics Education. A view of integrated non-chronological Physics: from the micro to the macro, from the macro to the micro - linking the dimensions.. 2012. (Congresso).

12.
11th International IHPST and 6th Greek History, Philosophy and Science Teaching Joint Conference. The History and Philosophy of Science - A possible motivating element in the study of Physics (A different proposal of Approach in the 9th grade of elementary school for Physics). 2011. (Congresso).

13.
International Conference on Physics Education. Teaching-Learning Sequences ''(Tls)": Discussing the Didactical Transposition in the Development Stage of a Sequence. 2011. (Congresso).

14.
Pedagogia 2011- Encuentro por la unidad de los educadores. TRANSPOSICIÓN DIDÁCTICA, LA UTILIZACIÓN DE ''TEACHINGLEARNING SEQUENCES (TLS) " COMO HERRAMIENTA DE OPTIMIZACIÓN. 2011. (Congresso).

15.
XIX SNEF.A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MOVIMENTO - A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO EIXO CONDUTOR NUMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DIFERENCIADA DA FÍSICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. (Simpósio).

16.
XIV IOSTE SYMPOSIUM. 2010. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Brenner Railbolt. PROBLEMATIZAÇÃO COMO BASE PARA CONTRUÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Robson Vieira. ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE LABORATÓRIO ABERTO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA QUE FAVORECE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Juliana Kelly Ribeiro Gomes. O uso de software de Geometria Dinâmica como ferramenta didática na interface entre a Física e a Matemática, no campo da Óptica Geométrica. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Técnico em Farmácia Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Soares da Cruz Hastenreiter.

2.
Maria Carolina Goulart. O uso de software de Geometria Dinâmica como ferramenta didática na interface entre a Física e a Matemática, no campo da Óptica Geométrica. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Soares da Cruz Hastenreiter.

3.
Gabriela Calafate Ferreira. DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ABORDAGENS QUE ENVOLVEM O DEBATE SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Soares da Cruz Hastenreiter.

4.
João Marcos Barbosa dos Santos Cunha. DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ABORDAGENS QUE ENVOLVEM O DEBATE SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Soares da Cruz Hastenreiter.



Inovação



Processos ou técnicas
1.
VIEIRA, R. ; CRUZ-HASTENREITER, R.S ; RODRIGUES, F. N. . ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE LABORATÓRIO ABERTO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA QUE FAVORECE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA. 2016.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 6:39:14