Júlio César Dinoá do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7645288816324244
  • Última atualização do currículo em 06/04/2018


Possui Graduação em Licenciatura em Letras : habilitação em Francês pela Universidade Federal do Pará (2001), Graduação em Licenciatura em Letras: habilitação em Português pela Universidade Federal do Pará (1997), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Pará (2003) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atua nas seguintes áreas de interesse: Descrição e Análise Linguística, Gêneros discursivos e suas aplicações, Leitura e Produção Textual e Literatura e suas Interfaces. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Júlio César Dinoá do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, J. C. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central- FECLESC.
Rua José de Queiroz Pessoa
Planalto Universitário
63902098 - Quixadá, CE - Brasil
Telefone: (088) 34451039


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Marcadores Discursivos na norma oral popular de Fortaleza, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Márcia Teixeira Nogueira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação Superior.
2000 - 2003
Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Constituintes extra-frases: uma questão de gênero?,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Profª Drª Célia Maria Coêlho Brito.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: pragmática.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Educação.
2001 - 2001
Aperfeiçoamento em II ème RENCONTRE DES PROFESSEURS DE FRANÇAIS DU PA.
Associação dos professores de Francês, APFP, Brasil. Ano de finalização: 2001.
2001 - 2001
Aperfeiçoamento em stage intensif de perfectionnement linguistique.
Université Marc Bloch, MARC BLOCH, França. Ano de finalização: 2001.
Bolsista do(a): institut international ´D' Etudes françaises, INSTITUT ETUDES, França.
1996 - 2000
Aperfeiçoamento em Língua Francesa: Método Tempo.
alliance Françaises de Belém, AFB, Brasil. Ano de finalização: 2000.
1999 - 1999
Aperfeiçoamento em I oficina de produção Textual do Curso de Letras.
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil. Ano de finalização: 1999.
1999 - 1999
Aperfeiçoamento em Capacitação de Língua Portuguesa-5ª a 8ª série.
Prefeitura Municipal de Açailândia, PM/Açailândia, Brasil. Ano de finalização: 1999.
1991 - 2001
Graduação em licenciatura em letras : habilitação em Francês.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1991 - 1997
Graduação em licenciatura em letras: habilitação em Português.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Semântica Gramatical: Objeto de Teoria e Ensino. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2015 - 2015
O componente contextual numa Gramática discursivo-funcional do diálogo. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Ciências e Letras do Sertão Central, .

Atividade de extensão realizada
Um convite a Reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa na Rede Pública do Município de Quixadá-CE.
10/2013 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias Linguísticas, Psicolinguística, Semântica e Pragmática, Fonética e Fonologia, Metodologia da pesquisa e Tópicos em Língua Portuguesa
05/2016 - 06/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias Linguísticas

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2012 - 06/2012
Ensino, Engenharia de Energias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual II
08/2011 - 11/2011
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
08/2011 - 11/2011
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II
08/2011 - 11/2011
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II

Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

03/2011 - 08/2011
Ensino, Tecnologia Agroindustrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
03/2011 - 08/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual
03/2011 - 08/2011
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual
03/2011 - 08/2011
Ensino, Letras Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Linguísticos
Redação Técnica

Faculdade Integrada Brasil Amazônia, FIBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

02/2011 - 08/2011
Ensino, Geografia Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura e suas Interfaces
02/2011 - 08/2011
Ensino, Letras Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura e suas Interfaces
02/2011 - 08/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura e suas Interfaces
02/2011 - 08/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura e suas Interfaces

Faculdade Ipiranga, FIP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: coordenador, Enquadramento Funcional: coordenador
Outras informações
Coordenador do curso de Especialização Estudos Avançados em Textos, Discurso e Ensino

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60

Atividades

04/2011 - Atual
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA, UNINTA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Docente do Curso de Nivelamento da Língua portuguesa- Carga horária 90h-, ministrando a disciplina Português Instrumental nos cursos de Enfermagem e Nutrição.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor de Português Instrumental dos cursos de Teologia, Pedagogia e Enfermagem.

Atividades

08/2010 - 11/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
04/2010 - 07/2010
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
04/2010 - 07/2010
Ensino, Teologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
01/2010 - 01/2010
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental

Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

01/2005 - 10/2008
Ensino, Pedagogia em Regime Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Produção de Textos I, II, III O Desenvolvimento da Leitura no Ensino Fudamental, Prática de Leitura I, II, III, Linguagens e meios de comunicação, Conhecimento, Cultura e Linguagens.
01/2004 - 10/2004
Ensino, Pedagogia em Regime Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Leitura II e III; Prática de Produção de Textos I, II e III; Visão de conjunto de Gramática.

Instituto Bom Pastor, BOM PASTOR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR

Atividades

01/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Francesa

Escola Estadual de ensino fundamental e médio Almirante Tamandaré, EEFMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR

Atividades

01/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Francesa

Grupo Educacional Ideal, GEI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 25

Atividades

08/2003 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação

Escola Superior Madre Celeste, ESMAC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60

Atividades

02/2004 - 03/2004
Ensino, Letras Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe

Escola de Ensino Fundamental e Médio Duque de Caxias, DC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR

Atividades

01/2001 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa e francesa

Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: PROFESSOR
Outras informações
Ministrei a disciplina Leitura e Produção TextualI cuja carga horária era correspondente a 40h

Atividades

07/2003 - 08/2003
Ensino, Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Lingüística textual

Escola Municipal Darcy Ribeiro, EM DARCY RIBEIRO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Sociedade Civil Madre Celeste, MC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR

Atividades

08/1995 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Redação


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Propriedades formais e funcionais dos marcadores discursivos na norma oral popular da cidade de Quixadá-CE
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Júlio César Dinoá do Nascimento - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Um convite a Reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa na Rede Pública do município de Quixadá-CE
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Júlio César Dinoá do Nascimento - Coordenador / Adele Cristina Braga Araújo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, J. C. D.. Uma análise sobre as variáveis: articulação do segmento do discurso e orientação da interação em marcadores discursivos da norma oral popular de Fortaleza. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
NASCIMENTO, J. C. D.. A língua Portuguesa e a Língua caboverdiana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SOUSA, Benedita Maria ; NASCIMENTO, J. C. D. . A Língua portuguesa e a situação linguística caboverdiana- sessão de comunicação coordenada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NASCIMENTO, J. C. D.. Membro da Comissão Assessora de Área Letras-Português - ENADE- 2017. 2017.

2.
ARISTIDES, P. J. ; DIAS, J. W. ; NASCIMENTO, J. C. D. . Avaliação de Relatório Acadêmico de Atividades Acadêmicas de Doutorado. 2016.

3.
NASCIMENTO, J. C. D.. Comissão Avaliação de atividades Acadêmicas dos alunos do curso de Licenciatura em Letras. 2015.

4.
NASCIMENTO, J. C. D.. Comissões de Avaliação das atividades Acadêmicas dos alunos do curso de Licenciatura em Letras. 2014.

5.
NASCIMENTO, J. C. D.; ELOISIO, X. E. ; SILVA,M. V. . Comissão de Avaliação de Desempenho Acadêmico. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
SOUSA, R. S. N. ; NASCIMENTO, J. C. D. . A perspectiva sistêmico-funcional para o trabalho com redação escolar. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PRATA, N.P.P. ; NASCIMENTO, J. C. D. . Marcadores Discursivos na Norma Oral Popular de Fortaleza. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
TORRES, F.F ; SILVA, I.L.L. ; CARIOCA, C.R. ; NASCIMENTO, J. C. D. . A Língua portuguesa e a Situação Linguística Cabo-Verdiana. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, J. C. D.; FERNANDES, J.S. ; MAIA, A.R.P. . Constituintes Pragmáticos e Marcadores discursivos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NASCIMENTO, J. C. D.. Minicurso Constituintes pragmáticos extraoracionais e/ou marcadores discursivos,. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
NASCIMENTO, J. C. D.. Constituintes Pragmáticos extraoracionais e Marcadores Discursivos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Santos, Maria L. F. dos; NASCIMENTO, J. C. D.; MOURA, Alice de Fátima N.. Participação em banca de Renata Pessoa de Lima. .?Fatores que contribuem para o desinteresse da crianças, pela Leitura nas séries inicias?. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

2.
Santos, Maria L. F. dos; NASCIMENTO, J. C. D.; MOURA, Alice de Fátima N.. Participação em banca de Adelson de Jesus Nascimento e Benedita Costa Teixeira. ?A importância da leitura na 8ª série do Ensino Fundamental de uma Escola da cidade de Belém?. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

3.
Santos, Maria L. F. dos; NASCIMENTO, J. C. D.; MOURA, Alice de Fátima N.. Participação em banca de Selma maria Monteiro Lisboa. ?Aconstrução do conhecimento através do brincar?. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

4.
Santos, Maria L. F. dos; NASCIMENTO, J. C. D.; MOURA, Alice de Fátima N.. Participação em banca de Roseane Cecília Souza de Oliveira;. ?Orientaçãoes Metodológicas do Ensino da Leitura para alunos da 5ª série do Ensino Fundamental?-. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

5.
Santos, Maria L. F. dos; NASCIMENTO, J. C. D.; MOURA, Alice de Fátima N.. Participação em banca de Eliete de Almeida Belém e Dulcilia Gonçalves da Silva;. ?A coerência e a coesão em produções textuais realizadas por alunos do Ensino Fundamental?-. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

6.
Santos, Maria L. F. dos; NASCIMENTO, J. C. D.; MOURA, Alice de Fátima N.. Participação em banca de Nely Guaracio do Nacimento e Roberto Carlos da Silva Soares;. ?O desenvolvimento da escrita através do Lúdico em sua fase inicial?. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

7.
Santos, Maria L. F. dos; NASCIMENTO, J. C. D.; MOURA, Alice de Fátima N.. Participação em banca de Maria Paiva da Silva.. ?Dificuldades ortográficas observadas em produções textuais escritas por alunos da 8ª série do Ensino Fundamental?-. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NASCIMENTO, J. C. D.; LEAL, A. P. B.; NASCIMENTO, S. S. O.. Professor Substituto de Língua Portuguesa. 2015. Universidade Estadual do Ceará.

2.
NASCIMENTO, J. C. D.; TORRES, F.F; MENDES, M.D.N. Professor Classe Assistente de Linguística. 2015. Universidade Estadual do Ceará.

3.
ARISTIDES, P. J.; ELOISIO, X. E.; NASCIMENTO, J. C. D.. Professor substituto de Língua Portuguesa. 2014. Universidade Estadual do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Congresso Internacional da ABRALIN. 2017. (Congresso).

2.
III Simpósio Internacional de Linguística Funcional. 2015. (Simpósio).

3.
I Jornada de Ensino de Língua portuguesa da FECLESC-CE. 2015. (Outra).

4.
X Jornada Nacional de Língua Portuguesa.A Língua Portuguesa e a Situação Linguística cabo-verdiana,. 2015. (Outra).

5.
XIV° Congrés Brésilien des Professeurs de Français. 2003. (Congresso).

6.
II'eme Rencontre des Professeurs de Français du Pará. 2001. (Encontro).

7.
I Seminário de Língua e Literatura. 2001. (Seminário).

8.
V Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. 2000. (Outra).

9.
XX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2000. (Encontro).

10.
Capacitação de Língua Portuguesa. 1999. (Oficina).

11.
I Oficina de Produção Textual do Curso de Letras. 1999. (Oficina).

12.
19º Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 1998. (Encontro).

13.
VI Seminário de Iniciação Científica. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO, J. C. D.; ELOISIO, X. E. . X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alexsandra de Sousa da Silva. O Ensino de Gramática no Município de Senador Pompeu ? CE: Um olhar comparativo entre o ensino fundamental público e privado. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará. (Orientador).

2.
Salviano Paulino de Morais Neto. A oralidade no ensino de Língua Portuguesa a partir de narrativas populares de Quixeramobim-CE. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará. (Orientador).

3.
Ana Cristina Honório Abreu. Gêneros orais e o ensino de Língua Portuguesa no Município de Quixadá-CE. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará. (Orientador).

4.
Antônio Paulo César Lopes Júnior. O processo ensino-aprendizagem do aluno surdo, em turma regular, na Escola de Ensino Médio Liceu de Banabuiú J. N. de Oliveira Benevides.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Antônio Carlos Braga Silva. ?A Língua Escrita nas salas de bate papo da INTERNET?.. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Júlio César Dinoá do Nascimento.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Antonia Raiane Pinheiro Maia. O Ensino das Classes Gramaticais à luz do Funcionalismo Linguístico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Júlio César Dinoá do Nascimento.

2.
Jonathas da Silva Fernandes. O Uso da agente da passiva em textos jornalísticos no Sertão Central. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Júlio César Dinoá do Nascimento.

3.
Eliane Martins da Silva. A Produção Textual nos livros didáticos do Ensino Médio: quais a implicações para o desenvolvimento das competências linguística e comunicativa dos alunos?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Júlio César Dinoá do Nascimento.

4.
Clayton Pinheiro do Ó. Uma análise linguística em produções do Ensino Médio segundo os critérios do ENEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Júlio César Dinoá do Nascimento.

5.
Francineuda de Sousa Feitosa. A Escrita utilizada nas redes sociais e sua interferência na escrita tradicional de alunos de Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Júlio César Dinoá do Nascimento.

Iniciação científica
1.
Priscila Kelly de Lima. Proriedades Formais e Funcionais dos Marcadores Discursivos na Norma oral popular de Fortaleza. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Júlio César Dinoá do Nascimento.

Orientações de outra natureza
1.
Rayane Fernandes da Silva. Monitoria Acadêmica- Disciplina de Teorias Linguísticas. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Júlio César Dinoá do Nascimento.

2.
José Maria Fernandes Filho. Monitoria Acadêmica- Disciplina Teorias Linguística. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Júlio César Dinoá do Nascimento.



Outras informações relevantes


Participei por duas vezes da Banca Corretora de Língua Portuguesa do Processo Seletivo 2002 e 2003 da Universidade Federal do Pará.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 10:30:22