Claudia Marquez Simões

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5015628585088649
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Possui graduação pela Faculdade de Medicina da Fundação ABC (2001), residência médica em anestesiologia no Hospital das Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2002-2004) e doutorado pelo programa de anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é a coordenadora do programa de residência em anestesiologia do Hospital Sírio-Libanês, supervisora do serviço de anestesiologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo HC - FMUSP. Diretora científica da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo - SAESP e membro da Comissão examinadora do Título Superior de Anestesiologia da Sociedade Brasileira de Anestesiologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Marquez Simões
Nome em citações bibliográficas
SIMÕES, C M;Simões, Claudia Marquez;Simoes, C;Simões, Claudia Marques;SIMÕES, CLAUDIA M.;SIMOES, CLAUDIA MARQUES

Endereço


Endereço Profissional
Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Instituto Central.
Enéas Carvalho de Aguiar,255
Cerqueira César
05403000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38933617


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Anestesiologia.
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP, Brasil.
Título: Avaliação dos fatores de risco para morbimortalidade após cirurgia abdominal em pacientes oncológicos, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Maria José Carvalho Carmona.
Palavras-chave: complicações; risco; escore; prognóstico; mortalidade; pós-operatório.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
2002 - 2004
Especialização - Residência médica.
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP, Brasil. Residência médica em: Anestesiologia
Número do registro: .
Bolsista do(a): Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia.
2013 - 2014
Especialização em Gestão de Saúde. (Carga Horária: 504h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Estudo sobre avaliação da mortalidade cirúrgica no Sistema HC-FMUSP: avaliação dos dados de 2013 no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.
Orientador: Maria Laiz Zanardo.
1996 - 2001
Graduação.
Faculdade de Medicina da Fundação ABC, FMABC, Brasil.
1993 - 1995
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Visconde de Porto Seguro, CVPS, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2005
Extensão universitária em Especialização em anestesia pediátrica.
Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, HC FMUSP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - FMUSP, ICESP - FMUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Serviço de Anestesiologia, Carga horária: 40


Hospital Sírio-Libanês, SIRIO-LIBANÊS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: médico anestesiologista, Carga horária: 24

Atividades

01/2006 - Atual
Ensino, Residência médica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
fisiologia, farmacologia, especialidades cirúrgicas, terapia intensiva, dor

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HC FMUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 36


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico anestesiologista, Carga horária: 24

Atividades

2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .

Linhas de pesquisa
Hipertermia Maligna

Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, ICR - HCFMUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Médico anestesiologista, Carga horária: 20

Atividades

2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .



Linhas de pesquisa


1.
Hipertermia Maligna
2.
agonistas alfa 2 adrenérgicos
3.
Medicação pré-anestésica


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Monitorização e manejo hemodinâmico em pacientes submetidos a cirurgia de alto risco: uma pesquisa entre anestesiologistas brasileiros
Descrição: Apresentação do Projeto: A literatura mundial discute intervenções e processos que podem auxiliar a redução da mortalidade cirúrgica, principalmente nos pacientes de alto risco e a anestesia tem um papel primordial neste contexto, uma vez que tem contato com o paciente desde seu preparo para o procedimento até muitas vezes seu cuidado pós-cirúrgico. No entanto, a medida quantitativa de como a anestesia pode influenciar na mortalidade ainda é muito frágil, mas aponta que o nível de cuidados intraoperatórios possui impacto positivo. Tendo em vista as informações apresentadas, é de fundamental importância entender como estão as práticas para uso da otimização perioperatória por anestesiologistas brasileiros. As sociedades americana e européia de anestesiologia conduziram um estudo com o envio de um questionário estruturado a seus membros para tentar compreender as práticas adotadas nos diferentes países. Objetivo da Pesquisa: -Avaliar e relatar as práticas atuais de manejo hemodinâmico em pacientes submetidos a cirurgia de alto risco no Brasil, utilizando uma pesquisa enviada pela internet para todos os sócios da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.-Avaliação comparativa das práticas atuais de manejo hemodinâmico em pacientes submetidos a cirurgia de alto risco entre Brasil, Estados Unidos e Europa, permitindo a análise de um benchmarking internacional. Avaliação dos Riscos e Benefícios: Riscos:Não existem riscos envolvidos pois os questionários não serão identificados e os autores se comprometem em garantir o sigilo das informações.Benefícios:Este estudo permitirá identificar entre os anestesiologistas brasileiros como está sendo utilizado o conceito da otimização hemodinâmica perioperatória e fazer um comparativo internacional com Europa e Estados Unidos. Desta forma, traçar um plano educacional direcionado pelas Sociedades regionais e nacional para melhoria continuada da assistência ao paciente cirúrgico, focando no aumento da segurança e redução de complicações perioperatórias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Claudia Marquez Simões - Coordenador / Silva, Enis Donizetti - Integrante / Marcelo Abramides Torres - Integrante.
2010 - 2018
Modelo para predição de morbi-mortalidade e de necessidade de UTI pós-operatória em pacientes cirúrgicos oncológicos
Descrição: INTRODUÇÃO: Há uma escassez de modelos prognósticos mais específicos que os tradicionais como o ASA para pacientes cirúrgicos quando se percorre a literatura médica. No que se refere a pacientes oncológicos, é mais difícil ainda de se encontrar uma avaliação considerando se a maior fragilidade imunológica destes pacientes, desnutrição latente, e outras co-morbidades, que podem ter impacto negativo na sobrevida pós cirúrgica, quando comparados a população cirúrgica geral. A avaliação de risco cirúrgico tem por objetivo estratificar condições clínicas relacionadas a potenciais complicações pós-operatórias visando minimizá-las. No entanto muitas vezes estas avaliações do risco cirúrgico são realizadas de maneira até mesmo subjetiva, sem considerar fatores do intra-operatório, inclusive usa-se subjetividade quando se considera a necessidade de se requisitar vagas para UTI no pós-operatório. OBJETIVOS: O objetivo primário deste estudo é identificar fatores demográficos, clínicos e laboratoriais pré-operatórios associados a variáveis cirúrgicas e à técnica anestésica, que possam predizer com maior especificidade os resultados pós-operatórios em curto prazo (até 30 dias no pós-operatório). Em uma outra etapa, validando-se o escore proposto neste estudo, seria instituir medidas profiláticas no sentido de interferir na morbi-mortalidade observada e reservas de leito de UTI. Para isto nesta etapa o objetivo do estudo é cotejar os dados obtidos no pré e intra-operatório de pacientes programados para cirurgia oncológica por meio do escore de POSSUM (Physiological and Operative Severity Score for the enumeration of mortality and morbidity), com os desfechos pós operatórios; morbi-mortalidade imediata, tardia (30 dias) qualidade de vida (30 dias) , tempo de internação e real necessidade de suporte intensivo pós-operatório.Ressalta-se que não existem estudos utilizando-se POSSUM específicos a cirurgia oncológica. Como objetivo secundário os casos que necessitarem de suporte i.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Claudia Marquez Simões - Coordenador / José Otávio C. Auler Jr - Integrante / Maria José Carvalho Carmona - Integrante / Ludhmila Abrahão Hajjar - Integrante / Tatiana Barboza Kronemberger - Integrante.
Financiador(es): Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - FMUSP - Outra.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2013
Fatores de risco para morbi-mortalidade e necessidade de UTI pós-operatória em pacientes cirúrgicos oncológicos submetidos à cirurgia abdominal
Descrição: INTRODUÇÃO: Há diversas escala propostas para estratificação do risco de pacientes cirúrgicos, no entanto todas focam riscos específicos como respiratório ou cardiovascular. Há uma escassez de modelos para estratificação de pacientes cirúrgicos de alto risco de maneira geral. A avaliação de risco cirúrgico estratifica riscos e identifica potenciais complicações pós-operatórias visando minimizá-las, no entanto muitas vezes de maneira específica, como por exemplo baseada apenas no risco cardiovascular. O objetivo primário deste estudo é identificar fatores demográficos, clínicos e laboratoriais pré-operatórios associados à variáveis cirúrgicas e à técnica anestésica, que possam predizer adequadamente os resultados cirúrgicos de curto prazo como mais de uma disfunção orgânica e mortalidade perioperatória (até 30 dias no pós-operatório) de pacientes cirúrgicos oncológicos submetidos a cirurgia abdominal. Como desfecho secundário serão avaliados os fatores que se correlacionam com a necessidade de suporte intensivo e reoperação. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Após aprovação pela CAPPesq, serão acompanhados 426 pacientes submetidos a cirurgias abdominais eletivas e de urgência no ICESP desde a avaliação de risco cirúrgico incluindo os fatores do escore POSSUM (Physiological and Operative Severity Score for the enumeration of mortality and morbidity), estado físico pela classificação da Sociedade Americana de Anestesiologia, estado performance, qualidade de vida e necessidade de UTI pós-operatória, bem como sua evolução e tempo de internação hospitalar. As variáveis classificatórias serão analisadas com o teste qui-quadrado ou exato de Fischer. As variáveis quantitativas serão analisadas com o teste t de Student ou teste de Mann-Whitney. Será utilizada regressão logística múltipla. Os valores de p < 0,005 serão considerados significantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Claudia Marquez Simões - Coordenador / José Otávio C. Auler Jr - Integrante / Maria José Carvalho Carmona - Integrante / Ludhmila Abrahão Hajjar - Integrante / Celso Tutyia - Integrante.


Revisor de periódico


2007 - 2007
Periódico: Paediatric Anesthesia
2018 - Atual
Periódico: CLINICS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Anestesiologia.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: terapia intensiva.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Título de Especialista em Terapia Intensiva, Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB.
2006
Título Superior de Anestesiologia, Sociedade Brasileira de Anestesiologia.
2005
Título de Especialista em Anestesiologia, Sociedade Brasileira de Anestesiologia.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:22
Total de citações:77
Fator H:3
Simões, Claudia M  Data: 04/09/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SIMÕES, CLAUDIA M.2018SIMÕES, CLAUDIA M.; CARMONA, MARIA J. C. ; HAJJAR, LUDHMILA A. ; VINCENT, JEAN-LOUIS ; LANDONI, GIOVANNI ; BELLETTI, ALESSANDRO ; VIEIRA, JOAQUIM E. ; DE ALMEIDA, JULIANO P. ; DE ALMEIDA, ELISANGELA P. ; RIBEIRO, ULYSSES ; KAULING, ANA L. ; TUTYIA, CELSO ; TAMAOKI, LIE ; FUKUSHIMA, JULIA T. ; AULER, JOSÉ O. C. . Predictors of major complications after elective abdominal surgery in cancer patients. BMC Anesthesiology, v. 18, p. 49, 2018.

2.
GERENT, ALINE REJANE MULLER2018GERENT, ALINE REJANE MULLER ; ALMEIDA, JULIANO PINHEIRO ; FOMINSKIY, EVGENY ; LANDONI, GIOVANNI ; DE OLIVEIRA, GISELE QUEIROZ ; RIZK, STEPHANIE ITALA ; FUKUSHIMA, JULIA TIZUE ; SIMOES, CLAUDIA MARQUES ; RIBEIRO, ULYSSES ; PARK, CLARICE LEE ; NAKAMURA, ROSANA ELY ; FRANCO, RAFAEL ALVES ; CÂNDIDO, PATRICIA INÊS ; TAVARES, CINTIA ROSA ; CAMARA, LIGIA ; DOS SANTOS ROCHA FERREIRA, GRAZIELA ; DE ALMEIDA, ELISANGELA PINTO MARINHO ; FILHO, ROBERTO KALIL ; GALAS, FILOMENA REGINA BARBOSA GOMES ; HAJJAR, LUDHMILA ABRAHÃO . Effect of postoperative goal-directed therapy in cancer patients undergoing high-risk surgery: a randomized clinical trial and meta-analysis. CRITICAL CARE (LONDON. PRINT), v. 22, p. 1-11, 2018.

3.
MATSUMOTO, MARCIO2018MATSUMOTO, MARCIO ; FLORES, EVA M. ; KIMACHI, PEDRO P. ; GOUVEIA, FLAVIA V. ; KUROKI, MAYRA A. ; BARROS, ALFREDO C. S. D. ; SAMPAIO, MARCELO M. C. ; ANDRADE, FELIPE E. M. ; VALVERDE, JOÃO ; ABRANTES, EDUARDO F. ; SIMÕES, CLAUDIA M. ; PAGANO, ROSANA L. ; MARTINEZ, RAQUEL C. R. . Benefits in radical mastectomy protocol: a randomized trial evaluating the use of regional anesthesia. Scientific Reports, v. 8, p. 1-9, 2018.

4.
PEREIRA, SÉRGIO M.2018PEREIRA, SÉRGIO M. ; TUCCI, MAURO R. ; MORAIS, CAIO C. A. ; SIMÕES, CLAUDIA M. ; TONELOTTO, BRUNO F. F. ; POMPEO, MICHEL S. ; KAY, FERNANDO U. ; PELOSI, PAOLO ; VIEIRA, JOAQUIM E. ; AMATO, MARCELO B. P. . Individual Positive End-expiratory Pressure Settings Optimize Intraoperative Mechanical Ventilation and Reduce Postoperative Atelectasis. ANESTHESIOLOGY, v. 129, p. 1, 2018.

5.
MALBOUISSON, LUIZ MARCELO SÁ2017MALBOUISSON, LUIZ MARCELO SÁ ; SILVA, JOÃO MANOEL ; CARMONA, MARIA JOSÉ CARVALHO ; LOPES, MARCEL REZENDE ; ASSUNÇÃO, MURILO SANTUCCI ; VALIATTI, JORGE LUÍS DOS SANTOS ; Simões, Claudia Marques ; AULER, JOSÉ OTAVIO COSTA . A pragmatic multi-center trial of goal-directed fluid management based on pulse pressure variation monitoring during high-risk surgery. BMC Anesthesiology, v. 17, p. 70, 2017.

6.
Silva, Enis Donizetti2016Silva, Enis Donizetti ; PERRINO, ALBERT CARL ; TERUYA, ALEXANDRE ; SWEITZER, BOBBIE JEAN ; GATTO, CHIARA SCAGLIONI TESSMER ; Simões, Claudia Marques ; REZENDE, EDERLON ALVES CARVALHO ; GALAS, FILOMENA REGINA BARBOSA GOMES ; LOBO, FRANCISCO RICARDO ; SILVA, JOÃO MANOEL DA ; TANIGUCHI, LEANDRO ULTINO ; AZEVEDO, LUCIANO CESAR PONTES DE ; HAJJAR, LUDHMILA ABRAHÃO ; MONDADORI, LUIZ ANTÔNIO ; ABREU, MARCELO GAMA DE ; PEREZ, MARCELO VAZ ; DIB, REGINA EL ; NASCIMENTO, PAULO DO ; RODRIGUES, ROSENY DOS REIS ; LOBO, SUZANA MARGARETH ; NUNES, ROGEAN RODRIGUES ; ASSUNÇÃO, MURILLO SANTUCCI CESAR DE . Consenso brasileiro sobre terapia hemodinâmica perioperatória guiada por objetivos em pacientes submetidos a cirurgias não cardíacas: estratégia de gerenciamento de fluidos - Produzido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp). Revista Brasileira de Anestesiologia (Impresso), v. 66, p. 557-571, 2016.

7.
NUNES, ROGEAN RODRIGUES2015NUNES, ROGEAN RODRIGUES ; FONSECA, NEUBER MARTINS ; Simões, Claudia Marques ; ROSA, DEISE MARTINS ; Silva, Enis Donizete ; CAVALCANTE, SARA LÚCIA ; LOPES, CRISTIANE GURGEL ; STEFANI, LUCIANA CADORE . Brazilian consensus on anesthetic depth monitoring. Brazilian Journal of Anesthesiology, v. 65, p. 427-436, 2015.

8.
MENEZES, CÁSSIO CAMPELO DE2012MENEZES, CÁSSIO CAMPELO DE ; PECEGUINI, LILIAN AKEMI MOORE ; Silva, Enis Donizetti ; Simões, Claudia Marquez . Uso de sugamadex após reversão incompleta com neostigmine do bloqueio neuromuscular induzido por rocurônio. Revista Brasileira de Anestesiologia (Impresso), v. 62, p. 545-547, 2012.

9.
Fernandes, CR2011Fernandes, CR ; Fonseca, NM ; Rosa, DM ; SIMÕES, C M ; Duarte, NMC . Brazilian Society of Anesthesiology recommendations for safety in regional anesthesia.. Revista Brasileira de Anestesiologia (Impresso), v. 61, p. 668-694, 2011.

10.
Silva, Alexander Alves da2010Silva, Alexander Alves da ; Silva, Enis Donizete ; Segurado, Arthur Vitor Rosenti ; Kimachi, Pedro Paulo ; Simões, Claudia Marquez . Mudança de conduta cirúrgica motivada pela ecocardiografia transesofágica intraoperatória. Revista Brasileira de Anestesiologia (Impresso), v. 60, p. 192-194, 2010.

11.
Soubhie, Angel2010Soubhie, Angel ; Silva, Enis Donizetti ; Simões, Claudia Marquez ; Gregory, Fábio Henrique ; Segurado, Arthur Vitor ; Menezes, Cássio Campello de . Avaliação das modalidades ventilatórias no período transoperatório por meio de questionário. Revista Brasileira de Anestesiologia (Impresso), v. 60, p. 418-421, 2010.

12.
Silva, Alexander Alves da2009Silva, Alexander Alves da ; Silva, Enis Donizetti ; Segurado, Arthur Vitor Rosenti ; Kimachi, Pedro Paulo ; SIMÕES, C M . Ecocardiografia transesofágica e diagnóstico intraoperatório de veia cava superior esquerda persistente. Revista Brasileira de Anestesiologia (Impresso), v. 59, p. 751-755, 2009.

13.
PANOSSIAN, C.2008 PANOSSIAN, C. ; SIMÕES, C M ; MILANI, W. R. O. ; BARANAUSKAS, M. B. ; MARGARIDO, C. B. . O Uso de Manta Termica no Intra-Operatorio de Pacientes Submetidos a Prostatectomia Radical Esta Relacionado com a Diminuicao do Tempo de Recuperacao Pos-Anestesica. Revista Brasileira de Anestesiologia, v. 58, p. 220-226, 2008.

14.
André P. Schmidt2007 André P. Schmidt ; Emilia A. Valinetti ; Denise Bandeira ; Maria F. Bertacchi ; SIMÕES, C M ; José Otávio C. Auler Jr . Effects of preanesthetic administration of midazolam, clonidine, or dexmedetomidine on postoperative pain and anxiety in children. Paediatric Anaesthesia, v. 17, p. 667-674, 2007.

15.
SIMÕES, C M;Simões, Claudia Marquez;Simoes, C;Simões, Claudia Marques;SIMÕES, CLAUDIA M.;SIMOES, CLAUDIA MARQUES2003 SIMÕES, C M; Koishi GN ; Rozatti M ; Amaral JLG . Estamos preparados para diagnosticar e conduzir um episódio de hipertermia maligna?. Revista Brasileira de Anestesiologia, v. 53, p. 248-257, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
CARMONA, M. J. C. ; SIMÕES, C M . Avaliação anestésica pré-operatória de pacientes submetidos a cirurgias de cabeça e pescoço. In: Vergilius José Furtado de Araujo Filho; Claudio Roberto Cernea; Lenine Garcia Brandão. (Org.). Manual do residente de cirurgia de cabeça e pescoço. 2aed.São Paulo: Manole, 2014, v. , p. 37-43.

2.
TAVARES, A. C. ; SIMÕES, C M ; MACHADO, L. M. ; KULCKSAR, M. A. V. ; BAZAN, M. . Cuidados em pacientes com via aérea difícil. Manual de Reabilitação em Oncologia do ICESP. 1ed.São Paulo: Manole, 2014, v. , p. 252-264.

3.
PEREIRA, S. M. ; RAMALHO, A. S. ; KOHARA, M. T. ; SIMÕES, C M . Via aérea no paciente oncológico. Via aérea no paciente oncológico. 1ed.São Paulo: Manole, 2013, v. , p. 366-380.

4.
CARMONA, M. J. C. ; SIMÕES, C M ; VANE, M. F. . Dispositivos ópticos para intubação traqueal. Dispositivos ópticos para intubação traqueal. 1ed.São Paulo: Manole, 2013, v. , p. 165-179.

5.
SIMÕES, C M; SILVA, E. D. . Hipertermia Maligna. In: Guilherme Schettino; Luiz Francisco Cardoso; Jorge Mattar Jr; Fernando Ganem. (Org.). Paciente critico: diagnóstico e tratamento. 2ed.São Paulo: , 2012, v. , p. 911-921.

6.
SIMÕES, C M; FERNANDES, A. . Via aérea difícil. In: Guilherme Schettino; Luiz Francisco Cardoso; Jorge Mattar Jr; Fernando Ganem. (Org.). Paciente critico: diagnóstico e tratamento. 2ed.São Paulo: Manole, 2012, v. , p. 123-131.

7.
SIMÕES, C M; MALBOUISSON, L. M. S. . Via aérea difícil. In: Carlos R. R. Carvalho. (Org.). Situações extremas em terapia intensiva. 1ed.São Paulo: Editora Manole Ltda., 2010, v. , p. 450-463.

8.
Simões, Claudia Marquez; MALBOUISSON, L. M. S. . Hipertermia Maligna. In: Carlos R. R. Carvalho. (Org.). Situações extremas em terapia intensiva: o que é necessário saber quando o risco é máximo. São Paulo: Manole, 2010, v. , p. -.

9.
SIMÕES, C M. Uso de Anestésicos em Idosos: Retrospectiva e Aspectos Atuais. Uso de Anestésicos em Idosos: Retrospectiva e Aspectos Atuais. 1ed.São Paulo: Artes Médicas, 2009, v. , p. 243-.

10.
SIMÕES, C M; TERUYA, S. B. P. M. ; LAURENTI, E. . Anestesia para otorrinolaringologia. In: José Otávio Costa Auler Jr, Rosana dos Santos Machado Jacob, Suzana Brabosa de Miranda Teruya, Emília Aparecida Valinetti. (Org.). Anestesia Pediátrica. 1a.ed.São Paulo: Atheneu, 2008, v. , p. -.

11.
SILVA, E. D. ; SIMÕES, C M ; MARGARIDO, C. B. . Reposição volêmica. In: Luiz Antonio Vane; Ismar Lima Cavalcanti; João Aurílio Rodrigues Estrela. (Org.). Manual de Algoritmos e Fórmulas Úteis em Anestesiologia. 1a.ed.Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Anestesiologia, 2007, v. 1, p. -.

12.
SIMÕES, C M. Hipertermia Maligna. In: Luiz Marciano Cangiani; Irimar de Paula Posso; Glória Maria Braga Potério; Celso Schmalfuiss Nogueira. (Org.). Tratado de Anestesiologia - SAESP. 6aed.São Paulo: Atheneu, 2006, v. 2, p. 1979-1988.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SIMÕES, C M; Emilia A. Valinetti ; CARDIERI, F. ; YUKIE, K. ; Ichimura, M. . Manejo anestésico da ressecção de feocromocitoma adrenal bilateral na infância. In: 2o. Congresso Paulista de Anestesiologia, 2005, São Paulo. Sao Paulo Medical Journal. São Paulo: Associação Paulista de Medicina, 2005. v. 123. p. 44-44.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Tonelotto, B. F. F. ; SIMÕES, C M ; MALLAVAZZI, M. ; CRUZ, A. . hCase Report: The Use of Intra - Operative Hemodialysis in Pediatric Liver Transplant. In: 2014 Joint Internacional Congress ILTS, 2014, Londres. Liver Transplantation - Supplement, 2014. v. 20. p. p491-p491.

2.
Simoes, C; Gallas, F. R. B. ; Hajjar, L. A. ; Fukushima, J T ; CARMONA, M. J. C. . In-hospital mortality prediction by American Society of Anesthesiology and POSSUM score in patients with cancer undergoing abdominal surgery. In: World Congress Of Anaesthesiologists, 2012, Buenos Aires. Br. J. Anaesth, 2012. v. 108. p. ii215-ii277.

3.
Castro, F. P. ; Ribeiro, M. ; SIMÕES, C M ; Souza, D. B. F. . Sedação para procedimentos endoscópicos: os endoscopistas estão habilitados? Quando os anestesiologistas são indispensáveis?. In: 9o. Congresso Paulista de Anestesiologia, 2012, São Paulo. São Paulo Med J. São Paulo, 2012. v. 130. p. 42-42.

4.
Tonelotto, B. F. F. ; SILVA, E. D. ; SIMÕES, C M ; Borges, C. . Tribo Zoé: experiência de anestesia em condições remotas e inóspitas. In: 9o. Congresso Paulista de Anestesiologia, 2012, São Paulo. São Paulo Med J. São Paulo, 2012. v. 130. p. 64.

5.
Vilhena, T. Y. ; Ribeiro, M. ; SIMÕES, C M ; PANOSSIAN, C. . náuseas e vômitos na sala de recuperação pós-anestésica: perfil de incidência e manejo no perioperatório em um hospital privado terciário. In: 9o. Congresso Paulista de Anestesiologia, 2012, São Paulo. São Paulo Med J. São Paulo, 2012. v. 130. p. 95.

6.
Kronemberger, T. B. ; POSE, R. ; SIMÕES, C M ; José Otávio C. Auler Jr . Estudo para predição de morbimortalidade em cirurgia oncológica e necessidade de UTI: avaliação preliminar. In: 8o. Congresso Paulista de Anestesiologia, 2011, São Paulo. São Paulo Medical Journal (Impresso). São Paulo: Associação Paulista de Medicina, 2011. v. 129. p. 36-36.

7.
SIMÕES, C M; Hajjar, L ; CARMONA, M. J. C. ; Gallas, F. R. B. ; José Otávio C. Auler Jr . Perioperative scores to predict mortality in surgical oncologic patients: a review of 1,362 cases. In: 30th International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine, 2010, Brussels. Critical Care, 2010. v. 14. p. 250-250.

8.
Galas, F ; Hajjar, L ; Simoes, C ; Vieira, S ; Kalil Filho, R ; Auler, J . Effects of Ringer's lactate or Ringerfundin resuscitation on the acid base status and serum electrolytes in septic oncologic patients. In: 29th International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine ., 2009, Brussels. Critical Care, 2009. v. 13. p. 446.

9.
Filho, R Kalil ; Hajjar, L ; Carmona, M ; Vieira, S ; Galas, F ; Simoes, C ; Auler, J . Outcome and prognostic factors in critically ill cancer patients with diagnosis of sepsis in the ICU. In: 29th International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine, 2009, Brussels. Critical Care, 2009. v. 13. p. 489.

10.
PANOSSIAN, C. ; OLIVETTI, G. T. ; MARGARIDO, C. B. ; SIMÕES, C M . A presença de plantonista na sala de recuperação pós-anestésica está associada 'a diminuição do tempo de permanência dos pacientes na unidade. In: 54p. Congresso Brasileiro de Anestesiologia, 2007, Natal. Revista de Anestesiologia do Rio Grande do Norte. Natal: Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Norte, 2007. v. 1. p. 2.

11.
Emilia A. Valinetti ; SIMÕES, C M . Dexmedetomidina como medicação pré-anestésica via oral em pacientes pediátricos. In: 2o. Congresso Paulista de Anestesiologia, 2005, São Paulo. São Paulo Medical Journal. São Paulo: Associação Paulista de Medicina, 2005. v. 123. p. 27.

Apresentações de Trabalho
1.
Simões, Claudia Marquez. Evaluation of the airways and Pitfalls. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SIMÕES, C M. Discussão de casos clínicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SIMÕES, C M. Particularidades da Via Aérea Difícil em pediatria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SIMÕES, C M. Acesso à via aérea em pediatria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SIMÕES, C M. Sedação e intercorrências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SIMÕES, C M. Prática laboratório hands-on. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SIMÕES, C M. Mesa: Acerto em outras especialidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SIMÕES, C M. Manuseio básico de vias aéreas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SIMÕES, C M. Jejum perioperatório e quebra do jejum. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SIMÕES, C M. Painel: Reposição volêmica - mudança de paradigma. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SIMÕES, C M. Aprendendo a aprender: meta-cognição e estratégias de aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SIMÕES, C M. Monitorização da profundidade anestésica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SIMÕES, C M. Workshop de Anestesiologia do XXXV Congresso Médico Universitário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SIMÕES, C M. Devo me preocupar com controle de temperatura no transoperatório?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SIMÕES, C M. Monitorização da profundidade anestésica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
SIMÕES, C M; Gallas, F. R. B. ; Hajjar, L. A. ; Fukushima, J T ; CARMONA, M. J. C. . In-hospital mortality prediction by American Society of Anesthesiology and POSSUM score in patients with cancer undergoing abdominal surgery. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SILVA, E. D. ; SIMÕES, C M ; Cumino, DO ; Giusti, AC ; Risso, RC ; GOEHLER, F. D. . O uso do BIS na endarterectomia de carótida com bloqueio regional: relato de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
Frederico, TN ; Leite, CM ; PECEGUINI, L. A. M. ; SIMÕES, C M ; Leme, CA ; Mattos, PMD . Relato de caso: Vômito e aspiração durante anestesia geral balanceada em uso de máscara perilaríngea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
Vieira, VG ; Frederico, TN ; GOEHLER, F. D. ; SIMÕES, C M ; PECEGUINI, L. A. M. ; Mattos, PMD . Parada cardíaca induzida por adenosina para correção de aneurisma de aorta torácica - relato de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
LORENZET, A. ; BARANAUSKAS, M. B. ; MENEZES, C. C. ; SILVA, E. D. ; SIMÕES, C M ; Leite, CM . Variação do volume sistólico como preditor da responsividade a volume em cirurgias de grande porte - avaliação da experiência em hospital privado no ano de 2007. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
RISSO, R. C. ; SILVA, E. D. ; SIMÕES, C M ; SILVA, A. A. . Acesso venoso central guiado por ultrassonografia: curva de aprendizado de médicos em especialização em voluntários. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
VILANOVA, B. ; LORENZET, A. ; SIMÕES, C M ; OLIVETTI, G. T. . Anestesia intravenosa regional em gestante no primeiro trimestre: relato de caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SEGURADO, A. V. ; OLIVETTI, G. T. ; GUEDES, L. B. ; CAGNO FILHO, R. ; PECEGUINI, L. A. M. ; SIMÕES, C M . Alteração eletrocardiográfica como sinal inicial de pneumotórax durante broncoscopia em neonato. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SEGURADO, A. V. ; SILVA, E. D. ; CAGNO FILHO, R. ; LISAK, S. ; SIMÕES, C M ; SILVA, A. A. . Análise retrospectiva do uso da monitorização de pressão liquórica na prevenção da isquemia medular em aneurismectomias de aorta tóraco-abdominal. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SEGURADO, A. V. ; SILVA, E. D. ; CAMPANELLA, M. A. ; CAGNO FILHO, R. ; LISAK, S. ; SIMÕES, C M . Bloqueio cervical superficial e profundo em endarterectomia da carótida: análise retrospectiva de resultados e complicações. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
VALINETTI, E. A. ; SIMÕES, C M ; JACOB, R. M. S. ; TERUYA, S. B. P. M. ; OHIRA, H. ; CARVALHO, M. . Dexmedetomidina como medicação pré-anestésica via oral em pacientes pediátricos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
SIMÕES, C M; VALINETTI, E. A. ; CARDIERI, F. ; FALCHETO, A. M. ; YUKIE, K. ; Ichimura, M. . Manejo anestésico da ressecção de feocromocitoma adrenal bilateral na infância. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
André P. Schmidt ; Maria F. Bertacchi ; SIMÕES, C M ; VALINETTI, E. A. . Efeitos da administração pré-anestésica de midazolam, clonidina ou dexmedetomidina sobre a dor e ansiedade pós-operatórias em crianças. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
VALINETTI, E. A. ; SIMÕES, C M ; JACOB, R. M. S. ; CARVALHO, M. . Hepatectomia esquerda para transplante hepático com doadores vivos inter relacionados - Experiência do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
PIRES, L. D. A. ; SIMÕES, C M ; OLIVEIRA, R. F. ; Amaral JLG . Anestesia em paciente com síndrome de Moebius. Relato de caso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
VALINETTI, E. A. ; SIMÕES, C M ; CARVALHO, M. ; OHIRA, H. . Variações hemodinâmicas associadas a dexmedetomidina via oral como medicação pré-anestésica em pacientes pediátricos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
VALINETTI, E. A. ; SIMÕES, C M ; OHIRA, H. ; CARLOS, R. V. . Extubação e recuperação pós-operatória após administração de dexmedetomidina via oral como medicação pré-anestésica em pacientes pediátricos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
VALINETTI, E. A. ; SIMÕES, C M ; TERUYA, S. B. P. M. ; CARLOS, R. V. . Transplante hepático pediátrico com doadores vivos inter relacionados - Experiência do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas FMUSP. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
VALINETTI, E. A. ; SIMÕES, C M ; TERUYA, S. B. P. M. ; JACOB, R. M. S. . Eficácia da dexmedetomidina via oral como medicação pré-anestésica em pacientes pediátricos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
CUNHA JR, W. ; HAMAJI, A. ; KURIKI, W. ; SIMÕES, C M . Abordagem lateral dos nervos tibial e fibular na região poplítea em paciente portadora de osteomalácia hipofosfatêmica com múltiplas fraturas e deformidades. Relato de caso.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
SIMÕES, C M; Koishi GN ; Rozatti M ; Amaral JLG . Are we prepared to Diagnose and Deal with Malignant Hyperthermia in Brazil?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
SIMÕES, C M; Amaral JLG ; Koishi GN ; Rozatti M . Estamos preparados para diagnosticar e conduzir um caso de hipertermia maligna?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

38.
RUIZ NETO, P. P. ; SIMÕES, C M ; BARCO, M. C. ; Rozatti M ; VITORELI, M. V. . Cisatracúrio: Farmacodinâmica, farmacocinética e uso clínico. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
SIMÕES, C M; Koishi GN ; Rozatti M ; Amaral JLG . Disponibilidade de dantrolene sódico no estado de São Paulo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Logar S ; Torres MLA ; Almeida AV ; Nicolettti R ; Simoes, C . Alívio da dor: um alerta sobre a saúde mental dos anestesiologistas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SIMÕES, C M. Interview with Dr. Claudia Marquez Simoes. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SIMÕES, C M; Tonelotto, B. F. F. ; DIAS, R. X. ; MOURA, G. ; OTTOBONI, A. L. ; VALVERDE FILHO, J. ; SEGURADO, A. V. . Serviços Médicos de Anestesia Ltda. 2017; Tema: Página oficial do Serviço Médico de Anestesia (SMA). (Site).

2.
SIMÕES, C M. Núcleo de Via aérea difícil HC FMUSP. 2013; Tema: Fan page do Núcleo de via aérea difícil HC FMUSP. (Rede social).

3.
José Otávio C. Auler Jr ; CARMONA, M. J. C. ; SIMÕES, C M ; HAMAJI, A. ; Torres, M. L. A. ; Mizumoto, N. . ANESTESIOLOGIA USP 2014. 2013; Tema: Anestesiologia - página de divulgação de evento científico. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
SIMÕES, C M. Moodle SMA. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plataforma de educação à distância).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
ASHMAWI, H. A.; KIM, S. M.; VIEIRA, J. E.; GARCIA, L. V.; PEREZ, M. V.; SAKATA, R. K.; SIMÕES, C M; UTIYAMA, E. M.; POSSO, I. P.; ROCHA FILHO, J. A.. Participação em banca de HELGA BEZERRA GOMES DA SILVA. Avaliação de fatores preditivos para náusea e vômito no pós-operatório de pacientes oncológicos. 2015. Tese (Doutorado em Anestesiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
VIEIRA, J. E.; GARCIA, L. V.; SIMÕES, C M. Participação em banca de Luciana Chaves de Morais. Avaliação do efeito da palonasetrona e a associação palonasetrona/aprepitanto na incidência de náuseas e vômitos pós-operatórios em pacientes oncológicos de alto risco pela escala de Apfel. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Anestesiologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, E. D.; MENEZES, C. C.; SIMÕES, C M. Comissão Julgadora do Processo Seletivo dos candidatos ao Programa de Residência Médica em anestesiologia. 2012. Hospital Sírio-Libanês.

2.
SILVA, E. D.; MENEZES, C. C.; SIMÕES, C M. Comissão Julgadora do Processo Seletivo dos candidatos ao Programa de Residência Médica em anestesiologia. 2011. Hospital Sírio-Libanês.

3.
SILVA, E. D.; MENEZES, C. C.; SIMÕES, C M. Comissão Julgadora do Processo Seletivo dos candidatos ao Programa de Residência Médica em anestesiologia. 2010.

4.
SILVA, E. D.; MENEZES, C. C.; SIMÕES, C M. Comissão Julgadora do Processo Seletivo dos candidatos ao Programa de Residência Médica em anestesiologia. 2009. Hospital Sírio-Libanês.

5.
SILVA, E. D.; MENEZES, C. C.; SIMÕES, C M. Comissão Julgadora do Processo Seletivo dos candidatos ao Programa de Residência Médica em anestesiologia. 2008.

6.
SIMÕES, C M; SILVA, E. D.; MENEZES, C. C.. Comissão Julgadora do Processo Seletivo dos candidatos ao Programa de Residência Médica em anestesiologia. 2007. Hospital Sírio-Libanês.

7.
SIMÕES, C M; SILVA, E. D.; GOEHLER, F. D.. Comissão Julgadora do Processo Seletivo dos candidatos ao Programa de Residência Médica em anestesiologia. 2006. Hospital Sírio-Libanês.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Paulista de Anestesiologia. ERAS e cirurgia de grande porte: é possível falar em otimização e redução do tempo de internação?. 2018. (Congresso).

2.
Euroanesthesia. Evaluation of the "Amsterdam preoperative anxiety and information scale (APAIS)" and anxiety in patients in the pre-operative period in a private hospital os São Paulo. 2018. (Congresso).

3.
ASA Annual Meeting. 2017. (Congresso).

4.
Congresso Paulista de Anestesiologia. Ressecções extensas: preparação e desafios - sacrectomias e hemicorporectomias. 2017. (Congresso).

5.
Congresso Paulista de Anestesiologia. Anestesia no paciente oncológico: Controvérsias. 2017. (Congresso).

6.
Congresso Paulista de Anestesiologia. Residência Médica, Pesquisa e Ensino em Anestesiologia. 2017. (Congresso).

7.
Congresso Paulista de Anestesiologia. Critérios de qualidade para um programa de residência em anestesiologia. 2017. (Congresso).

8.
Euroanesthesia. 2017. (Congresso).

9.
Euroanesthesia. Evaluation of the airways and pitfalls. 2017. (Congresso).

10.
Josulbra.Monitorização cerebral e anestesia venosa total. 2017. (Outra).

11.
47a JABC.Devo me preocupar com controle de temperatura no transoperatório?. 2016. (Outra).

12.
ASA Annual Meeting. ULTRASONOGRAPHY OF USE FOR PEEP DIAGNOSIS WITH SMALLER ALVEOLAR COLLAPSE IN OBESE PATIENTS SUBMITTED THYROIDECTOMY. 2016. (Congresso).

13.
ASA Annual Meeting. Perioperative anaphylaxis reaction to latex: cross-reaction to banana. 2016. (Congresso).

14.
ASA Annual Meeting. The Evaluation of Dyspnea With Lung Ultrasound. 2016. (Congresso).

15.
ASA Annual Meeting. Serratus anterior plane block for post-minithoracotomy analgesia. 2016. (Congresso).

16.
Euroanesthesia. Airway assessment and head and neck surgery. 2016. (Congresso).

17.
Euroanesthesia. 2015. (Congresso).

18.
2o Curso preparatório para o TSA.Comorbidades. 2014. (Outra).

19.
61o Congresso Brasileiro de Anestesiologia. Simulação como ferramenta de ensino no Brasil. 2014. (Congresso).

20.
61o Congresso Brasileiro de Anestesiologia. Complicações do manejo da via aérea difícil: como evitar e diagnosticar. 2014. (Congresso).

21.
7o Curso FIDIVA de Control Integral de la Via Aérea.Es realmente útil en la práctica cotiiana la videolaringoscopia? Pro. 2014. (Simpósio).

22.
ACLS Provider - Suporte Avançado de Vida em Cardiologia. 2014. (Outra).

23.
1o Curso preparatório para o TSA.Comorbidades. 2013. (Outra).

24.
47a Jornada Paulista de Anestesiologia.Acesso vascular, sistemas de aquecimento e líquidos de reposição. 2013. (Outra).

25.
47a Jornada Paulista de Anestesiologia.Monitorização hemodinâmica e biológica: impactos da reposição volêmica nos desfechos perioperatórios - estamos no caminho certo?. 2013. (Outra).

26.
I Simpósio de Anestesia e Dor no paciente com câncer.Desafios no Acesso a Via Aérea no Câncer de Cabeça e Pescoço. 2013. (Simpósio).

27.
I Simpósio de Anestesia e Dor no paciente com câncer.Avaliação do Risco Perioperatório. É Possível Melhorar a Sobrevida do Paciente com Câncer?. 2013. (Simpósio).

28.
Rodada de Anestesiologia do Interior do Estado de São Paulo.Via aérea difícil. 2013. (Outra).

29.
XV Curso de via aérea difícil: abordagem teórico-prática.Diagnóstico em via aérea difícil. 2013. (Outra).

30.
37a. Jornada de Anestesiologia do Estado do Rio de janeiro.Abordagem Anestésica dos Simuladores. 2012. (Outra).

31.
37a. Jornada de Anestesiologia do Rio de Janeiro. Hipertermia Maligna: novos guidelines de tratamento. 2012. (Congresso).

32.
38. Simpanest.Hipertermia maligna. 2012. (Simpósio).

33.
38. Simpanest.Técnica anestésica e desfecho a longo prazo. 2012. (Simpósio).

34.
38. Simpanest.Prova oral: Dicas para realização. 2012. (Simpósio).

35.
38. Simpanest.Complicações e morbi-mortalidade em anestesia. 2012. (Outra).

36.
46a. Jornada Paulista de Anestesiologia.Reposição volêmica em situações especiais: em cirurgias de cólon. 2012. (Outra).

37.
46a. Jornada Paulista de Anestesiologia.Workshop: Acesso Vascular, Sistemas de Aquecimento e Líquidos de Reposição. 2012. (Outra).

38.
46a. Jornada Paulista de Anestesiologia.Monitorização Hemodinâmica e Biológica: Impactos da reposição volêmica nos desfechos perioperatórios Estamos no caminho certo?. 2012. (Outra).

39.
46a. Jornada Paulista de Anestesiologia.Reposição Volêmica: Cristalóides. 2012. (Outra).

40.
59o. Congresso Brasileiro de Anestesiologia. Reanimação do paciente com Hipertermia Maligna. 2012. (Congresso).

41.
59o. Congresso Brasileiro de Anestesiologia. VIA AÉREA NO TRAUMA: COMO PRESERVAR A COLUNA CERVICAL E GARANTIR A VA RÁPIDA E EFICAZMENTE. 2012. (Congresso).

42.
9o. Congresso Paulista de Anestesiologia. Agentes anestésicos e oncogênese. 2012. (Congresso).

43.
9o Congresso Paulista de Anestesiologia. Workshop de via aérea difícil. 2012. (Congresso).

44.
9o Congresso Paulista de Anestesiologia. Anestesia e oncogênese. 2012. (Congresso).

45.
Global Conference on Perioperative Medicine: Care of the Elderly and the Cancer Patient. 2012. (Congresso).

46.
Imagine 2012 - III Congresso Paulista de Ultrassonografia. Analgesia, sedação e anestesia. 2012. (Congresso).

47.
Jornada de Anestesiologia do Rio de Janeiro.Abordagem anestésica dos simuladores. 2012. (Outra).

48.
World Congress of Anesthesiologists. In-hospital mortality prediction by American Society of Anesthesiology and POSSUM score in patients with cancer undergoing abdominal surgery. 2012. (Congresso).

49.
58o Congresso Brasileiro de Anestesiologia. Principais mudanças nas diretrizes da PCR. 2011. (Congresso).

50.
58o Congresso Brasileiro de Anestesiologia. Condução das complicações em cirurgias urológicas - bacteremia intra-operatória. 2011. (Congresso).

51.
58o Congresso Brasileiro de Anestesiologia. Ensino médico em situações de crise e intercorrências em laboratório de habilidades médicas e ambientes de simulação realística. 2011. (Congresso).

52.
58o Congresso Brasileiro de Anestesiologia. Temas livres orais. 2011. (Congresso).

53.
58o Congresso Brasileiro de Anestesiologia. A realidade atual do treinamento em ambientes de simulação realística. 2011. (Congresso).

54.
8o. Congresso Paulista de Anestesiologia. Inibidores da angiogênese:o que é importante para o anestesiologista?. 2011. (Congresso).

55.
Abordagem da urgência em doente crítico com doenças infecciosas.Doente crítico com vias aéreas difíceis. 2011. (Outra).

56.
Cursos de técnicas de redação científica. 2011. (Outra).

57.
Seminários científicos dos Laboratórios de Investigação médica HC FMUSP.Anestesia no paciente oncológico. 2011. (Seminário).

58.
57o. Congresso Brasileiro de Anestesiologia. 2010. (Congresso).

59.
Euroanesthesia. 2010. (Congresso).

60.
III Curso do Núcleo de Via aérea difícil - HC FMUSP.Estação prática: pediatria. 2008. (Outra).

61.
1o Congresso Paulista de Anestesiologia Pediátrica. Assistência ventilatória trans-operatória. Como aproveitar ao máximo os recursos dos respiradores atuais?. 2007. (Congresso).

62.
4o. Congresso Paulista de Anestesiologia. Curso teórico-prático de Hipertermia Maligna. 2007. (Congresso).

63.
4o. Congresso Paulista de Anestesiologia. Recomendações SAESP: Hipertermia Maligna. 2007. (Congresso).

64.
54o Congresso Brasileiro de Anestesiologia. 2007. (Congresso).

65.
5o Congresso Paulista de Anestesiologia. 2007. (Congresso).

66.
Atualização em cuidados no posicionamento de pacientes no período intra-operatório - Hospital Sírio LIbanês. 2007. (Simpósio).

67.
II Curso de via aérea difícil HC-FMUSP. Abordagem teórico prática.Estação prática: pediatria. 2007. (Outra).

68.
II Curso Teórico-Prático de Ventilação Mecânica em Pediatria - HSL-HMIMJ.Via aérea difícil na criança: como abordar e o que há de novo. 2007. (Outra).

69.
1o. Curso de Educação Continuada em Anestesiologia do Estado de São Paulo - CECAESP.Anestesia venosa total em pediatria. 2006. (Outra).

70.
I Encontro de Enfermagem Perioperatória - INCOR HC FMUSP.Anestesia para videocirurgias e repercussões hemodinâmicas. 2006. (Encontro).

71.
7o. Encontro Regional em Anestesiologia - ERA.Hipertermia Maligna. 2005. (Encontro).

72.
II Simpósio Integração Anestesia - Cirurgia do Instituto da Criança - HC FMUSP.Bloqueios anestésicos neuroaxiais e periféricos: como eu faço?. 2005. (Simpósio).

73.
Manejo da Via aérea difícil - Hospital Sírio Libanês.Via aérea cirúrgica. 2005. (Outra).

74.
5o. Encontro Regional em Anestesia - ERA.Hipertermia Maligna. 2004. (Encontro).

75.
I Simpósio Integração Anestesia - Cirurgia do Instituto da Criança - HC FMUSP. 2004. (Simpósio).

76.
37a. Jornada Paulista de Anestesiologia. 2003. (Outra).

77.
9o. Teoria e Prática da Anestesia Regional e do Controle da Dor - LASRA. 2002. (Encontro).

78.
Jornada de Anestesia Pediátrica - HC FMUSP. 2002. (Outra).

79.
VI Simpósio Internacional de Anestesiologia e Terapia Intensiva - Hospital Sírio Libanês. 2002. (Simpósio).

80.
Simpósio de Atualização em Terapêutica da Dor - HC FMUSP. 2001. (Simpósio).

81.
V Simpósio Internacional de Anestesiologia, Terapia Intensiva, Enfermagem em UTI e Centro Cirúrgico, Fisioterapia e Nutrição - Hospital Sírio Libanês. 2001. (Simpósio).

82.
I Curso de Nefrologia Intensiva - Hospital Israelita Albert Einstein. 2000. (Outra).

83.
III Simpósio Brasileiro de Hipertermia Maligna. 2000. (Simpósio).

84.
IV Simpósio Internacional de Anestesiologia e Terapia Intensiva - Hospital Sírio Libanês. 2000. (Simpósio).

85.
33a. Jornada Paulista de Anestesiologia.Alerta! Acho que meu paciente está apresentando uma crise de Hipertermia Maligna. Simulação de consultas à Hotline. 1999. (Outra).

86.
I Congresso Paulista de Política Médica. 1999. (Congresso).

87.
39a. Mini-rodada de anestesiologia do interior do Estado de São Paulo. 1998. (Encontro).

88.
II Simpósio Brasileiro de Hipertermia Maligna. 1998. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Torres, M. L. A. ; Bastos, C. O. ; CARMONA, MARIA JOSÉ CARVALHO ; SIMÕES, C M ; HELFENSTEIN, E. ; CARLOS, R. V. ; Rodrigues, R. C. R. ; SANTOS JUNIOR, V. ; LARA, F. S. T. ; ZAMPER, R. R. P. C. ; LIMA, L. H. N. E. ; MARUBAYASHI, L. Y. ; CAPUTO, A. M. ; PEREZ, M. V. ; MATSUMOTO, M. ; FALCAO, L. F. . Congresso Paulista de Anestesiologia. 2017. (Congresso).

2.
TORRES, M. L. A. ; Bastos, C. O. ; CARMONA, M. J. C. ; FALCAO, L. F. ; HELFENSTEIN, E. ; ZAMPER, R. P. ; LIMA, L. H. N. E. ; PEREZ, M. V. ; MATSUMOTO, M. ; LARA, F. S. T. ; CARLOS, R. V. ; RODRIGUES, R. C. ; MARUBAYASHI, L. Y. ; SANTOS JUNIOR, V. ; CAPUTO, A. M. ; SIMÕES, C M . Congresso Paulista de Anestesiologia. 2017. (Congresso).

3.
TORRES, M. L. A. ; Bastos, C. O. ; CARMONA, M. J. C. ; FALCAO, L. F. ; CARLOS, R. V. ; SIMÕES, C M ; HELFENSTEIN, E. ; SANTOS JUNIOR, V. ; LARA, F. S. T. ; RODRIGUES, R. C. ; ZAMPER, R. R. P. C. ; LIMA, L. H. N. E. ; MARUBAYASHI, L. Y. ; CAPUTO, A. M. ; PEREZ, M. V. ; MATSUMOTO, M. . Congresso Paulista de Anestesiologia. 2016. (Congresso).

4.
TORRES, M. L. A. ; Bastos, C. O. ; CARMONA, M. J. C. ; FALCAO, L. F. ; SANTOS JUNIOR, V. ; MARUBAYASHI, L. Y. ; PEREZ, M. V. ; CARLOS, R. V. ; LIMA, L. H. N. E. ; MATSUMOTO, M. ; HELFENSTEIN, E. ; LARA, F. S. T. ; ZAMPER, R. P. ; CAPUTO, A. M. ; SIMÕES, C M . Congresso Paulista de Anestesiologia. 2016. (Congresso).

5.
José Otávio C. Auler Jr ; Pêgo, Paulo ; CARMONA, M. J. C. ; Minamoto, Hélio ; Ferraz, JL ; NANI, F. S. ; Simões, Claudia Marquez . XIX Curso de via aérea difícil:abordagem teórico prática. 2015. (Outro).

6.
SILVA, E. D. ; Bastos, C. O. ; TORRES, M. L. A. ; CARMONA, M. J. C. ; SANTOS JUNIOR, V. ; SIMÕES, C M . Congresso Paulista de Anestesiologia. 2015. (Congresso).

7.
Silva, Enis Donizetti ; Torres, M. L. A. ; Bastos, C. O. ; CARMONA, M. J. C. ; SIMÕES, C M ; Rodrigues, R. C. R. ; MAY, D. M. ; GOMES, J. M. L. ; BARRETO, L. C. B. ; SANTOS JUNIOR, V. ; HELFENSTEIN, E. ; CANGIANI, L. H. . 11o. Congresso Paulista de Anestesiologia. 2014. (Congresso).

8.
Silva, Enis Donizetti ; FERNANDES, H. ; SIMÕES, C M . Crew Resource Management (CRM):Gestão do fator humano na área da saúde. 2014. (Outro).

9.
SILVA, E. D. ; TORRES, M. L. A. ; SANTOS JUNIOR, V. ; Bastos, C. O. ; RODRIGUES, R. C. ; CARMONA, M. J. C. ; SIMÕES, C M . Congresso Paulista de Anestesiologia. 2014. (Congresso).

10.
Kazuo Uemura ; Machado, R. C. ; SILVA, E. D. ; Bastos, C. O. ; Duarte, L. T. D. D. ; Torres, M. L. A. ; Rodrigues, R. C. R. ; OLIVETTI, G. T. ; Carvalho, E. M. ; SIMÕES, C M . Congresso Paulista de Anestesiologia. 2013. (Congresso).

11.
Ferraz, JL ; SIMÕES, C M . XIII Curso de Via aérea difícil HC FMUSP: abordagem teórico prática. 2013. (Outro).

12.
José Otávio C. Auler Jr ; CARMONA, M. J. C. ; Ferraz, JL ; SIMÕES, C M . XV Curso de via aérea difícil: abordagem teórico prática. 2013. (Outro).

13.
José Otávio C. Auler Jr ; CARMONA, M. J. C. ; Ferraz, JL ; NANI, F. S. ; SIMÕES, C M . XIV Curso de Via aérea difícil HC FMUSP: abordagem teórico prática. 2013. (Outro).

14.
SIMÕES, C M. Workshop de via aérea difícil - 9o Congresso Paulista de Anestesiologia. 2012. (Outro).

15.
Kazuo Uemura ; Machado, R. C. ; Torres, M. L. A. ; Rodrigues, R. C. R. ; Duarte, L. T. D. D. ; OLIVETTI, G. T. ; Salgado, P. F. S. ; Garcia, J. M. ; SILVA, E. D. ; Bastos, C. O. ; Carvalho, E. M. ; SIMÕES, C M . 9. Congresso Paulista de Anestesiologia. 2012. (Congresso).

16.
SIMÕES, C M. Workshop de via aérea difícil - 9o. Congresso Paulista de Anestesiologia. 2012. (Outro).

17.
Ferraz, JL ; SIMÕES, C M ; Rodrigues, A. . XII Curso de Via aérea difícil - Núcleo de Via aérea difícil ICHC. 2012. (Outro).

18.
AVANCINI, J. R. ; SIMÕES, C M ; SILVA, E. D. . Workshop de monitorização hemodinâmica. 2011. (Outro).

19.
AVANCINI, J. R. ; SILVA, E. D. ; Simões, Claudia Marquez ; CARMONA, M. J. C. . Workshop de monitorização hemodinâmica. 2010. (Outro).

20.
SIMÕES, C M; SILVA, E. D. ; LISAK, S. . Conheça os novos dispositivos e amplie seus horizontes no gerenciamento da via aérea difícil. 2008. (Outro).

21.
SILVA, E. D. ; SIMÕES, C M . Atualização em cuidados no posicionamento de pacientes no período intra-operatório - Hospital Sírio LIbanês. 2007. (Outro).

22.
KAHLIL, B. ; SIMÕES, C M ; VAINZOFF, M. ; SCHMIDT, B. . Curso teórico-prático de Hipertermia Maligna. 2007. (Outro).

23.
Amaral JLG ; KAHLIL, B. ; SILVA, A. A. ; SIMÕES, C M . Curso teórico-prático de Hipertermia Maligna. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Iara Neves Rodrigues. Eventos adversos em anestesia na área diagnóstica. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em anestesiologia) - Hospital Sírio-Libanês. (Orientador).

2.
Fernando Unterpetinger. Hipoternia acidental no perioperatório: prevenção, diagnóstico e tratamento - perspectiva nacional.. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência médica em anestesiologia) - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. (Orientador).

3.
Thiago Cid Palmeira Cavalcante. Avaliação de pacientes de alto risco cirúrgico através do escore de risco modificado do Hospital Sirio Libanes. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em anestesiologia) - Hospital Sírio-Libanês. (Orientador).

4.
Rafael Nálio Grossi. AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE DISCRIMINAÇÃO DA RESPONSIVIDADE VOLÊMICA POR APLICATIVO MÓVEL. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência médica em anestesiologia) - Hospital Sírio-Libanês. (Orientador).

5.
Maia Nogueira Crown Guimarães. AVALIAÇÃO DA COLAPSIBILIDADE DA VEIA CAVA INFERIOR E RESPONSIVIDADE VOLÊMICA EM PACIENTES NA SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência médica em anestesiologia) - Hospital Sírio-Libanês. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
BRAYNER D. L. M. IORIO. USO DE ERITROPOIETINA E ANÁLGOS NO NEUROTRAUMA ? REVISÃO SISTEMÁTICA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência médica em anestesiologia) - Hospital Sírio-Libanês. Orientador: Claudia Marquez Simões.

2.
Cristian Pieper. Uso de buprenorfina em pacientes com osteoartrite: Uma revisão Sistemática. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência médica em anestesiologia) - Hospital Sírio-Libanês. Orientador: Claudia Marquez Simões.

3.
Gustavo Battochio. O ácido tranexâmico aumenta o risco tromboembólico em pacientes submetidos a artroplastatia de quadril ou joelho? Revisão sistemática.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência médica em anestesiologia) - Hospital Sírio-Libanês. Orientador: Claudia Marquez Simões.

4.
Rodrigo Pereira Regis. Modelo de baixo custo para simulação de punção venosa guiada por ultrassonografia. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência médica em anestesiologia) - Hospital Sírio-Libanês. Orientador: Claudia Marquez Simões.

5.
Felipe Bello Torres. Avaliação ?in vitro? de Métodos Gravitacionais para Aumento de Fluxo em Cateteres Venosos Periféricos. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em anestesiologia) - Hospital Sírio-Libanês. Orientador: Claudia Marquez Simões.

6.
ISABEL BARROS CHAGAS DE OLIVEIRA. IMPACTO DO USO INTRAOPERATÓRIO DA DEXMEDETOMIDINA NA AGITAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA EM PACIENTES DE ZERO A QUATORZE ANOS SUBMETIDOS A ANESTESIA GERAL PARA CIRURGIA OTORRINOLARINGOLÓGICA: REVISÃO SISTEMÁTICA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência médica em anestesiologia) - Hospital Sírio-Libanês. Orientador: Claudia Marquez Simões.

7.
Lucas Lopes Coelho. Modelo de baixo custo para simulação e treinamento do bloqueio do plano transverso abdominal guiado por ultrasonografia. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em anestesiologia) - Hospital Sírio-Libanês. Orientador: Claudia Marquez Simões.

8.
André Luis Silvany Sales. Análise descritiva do serviço de tratamento de dor em um hospital privado terciário. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em anestesiologia) - Hospital Sírio-Libanês. Orientador: Claudia Marquez Simões.

9.
Enock Ferreira dos Santos Neto. A MONITORIZAÇÃO DA OXIMETRIA CEREBRAL NA ENDARTERECTOMIA DE CARÓTIDA - REVISÃO SISTEMÁTICA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência médica em anestesiologia) - Hospital Sírio-Libanês. Orientador: Claudia Marquez Simões.

10.
Angel Soubhie. Avaliação das modalidades ventilatórias no período transoperatório através de questionário. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em anestesiologia) - Hospital Sírio-Libanês. Orientador: Claudia Marquez Simões.

11.
Murilo Awada Campanella. Simulação de bloqueios periféricos guiados por ultra-som: curva de aprendizado dos residentes de anestesiologia do CET-SMA/HSL. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em anestesiologia) - Hospital Sírio-Libanês. Orientador: Claudia Marquez Simões.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Silva, Enis Donizetti2016Silva, Enis Donizetti ; PERRINO, ALBERT CARL ; TERUYA, ALEXANDRE ; SWEITZER, BOBBIE JEAN ; GATTO, CHIARA SCAGLIONI TESSMER ; Simões, Claudia Marques ; REZENDE, EDERLON ALVES CARVALHO ; GALAS, FILOMENA REGINA BARBOSA GOMES ; LOBO, FRANCISCO RICARDO ; SILVA, JOÃO MANOEL DA ; TANIGUCHI, LEANDRO ULTINO ; AZEVEDO, LUCIANO CESAR PONTES DE ; HAJJAR, LUDHMILA ABRAHÃO ; MONDADORI, LUIZ ANTÔNIO ; ABREU, MARCELO GAMA DE ; PEREZ, MARCELO VAZ ; DIB, REGINA EL ; NASCIMENTO, PAULO DO ; RODRIGUES, ROSENY DOS REIS ; LOBO, SUZANA MARGARETH ; NUNES, ROGEAN RODRIGUES ; ASSUNÇÃO, MURILLO SANTUCCI CESAR DE . Consenso brasileiro sobre terapia hemodinâmica perioperatória guiada por objetivos em pacientes submetidos a cirurgias não cardíacas: estratégia de gerenciamento de fluidos - Produzido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp). Revista Brasileira de Anestesiologia (Impresso), v. 66, p. 557-571, 2016.

2.
PEREIRA, SÉRGIO M.2018PEREIRA, SÉRGIO M. ; TUCCI, MAURO R. ; MORAIS, CAIO C. A. ; SIMÕES, CLAUDIA M. ; TONELOTTO, BRUNO F. F. ; POMPEO, MICHEL S. ; KAY, FERNANDO U. ; PELOSI, PAOLO ; VIEIRA, JOAQUIM E. ; AMATO, MARCELO B. P. . Individual Positive End-expiratory Pressure Settings Optimize Intraoperative Mechanical Ventilation and Reduce Postoperative Atelectasis. ANESTHESIOLOGY, v. 129, p. 1, 2018.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SIMÕES, C M. Moodle SMA. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plataforma de educação à distância).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SIMÕES, C M. Interview with Dr. Claudia Marquez Simoes. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Logar S ; Torres MLA ; Almeida AV ; Nicolettti R ; Simoes, C . Alívio da dor: um alerta sobre a saúde mental dos anestesiologistas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Kazuo Uemura ; Machado, R. C. ; SILVA, E. D. ; Bastos, C. O. ; Duarte, L. T. D. D. ; Torres, M. L. A. ; Rodrigues, R. C. R. ; OLIVETTI, G. T. ; Carvalho, E. M. ; SIMÕES, C M . Congresso Paulista de Anestesiologia. 2013. (Congresso).

2.
Ferraz, JL ; SIMÕES, C M . XIII Curso de Via aérea difícil HC FMUSP: abordagem teórico prática. 2013. (Outro).

3.
SILVA, E. D. ; TORRES, M. L. A. ; SANTOS JUNIOR, V. ; Bastos, C. O. ; RODRIGUES, R. C. ; CARMONA, M. J. C. ; SIMÕES, C M . Congresso Paulista de Anestesiologia. 2014. (Congresso).

4.
SILVA, E. D. ; Bastos, C. O. ; TORRES, M. L. A. ; CARMONA, M. J. C. ; SANTOS JUNIOR, V. ; SIMÕES, C M . Congresso Paulista de Anestesiologia. 2015. (Congresso).

5.
TORRES, M. L. A. ; Bastos, C. O. ; CARMONA, M. J. C. ; FALCAO, L. F. ; SANTOS JUNIOR, V. ; MARUBAYASHI, L. Y. ; PEREZ, M. V. ; CARLOS, R. V. ; LIMA, L. H. N. E. ; MATSUMOTO, M. ; HELFENSTEIN, E. ; LARA, F. S. T. ; ZAMPER, R. P. ; CAPUTO, A. M. ; SIMÕES, C M . Congresso Paulista de Anestesiologia. 2016. (Congresso).

6.
TORRES, M. L. A. ; Bastos, C. O. ; CARMONA, M. J. C. ; FALCAO, L. F. ; HELFENSTEIN, E. ; ZAMPER, R. P. ; LIMA, L. H. N. E. ; PEREZ, M. V. ; MATSUMOTO, M. ; LARA, F. S. T. ; CARLOS, R. V. ; RODRIGUES, R. C. ; MARUBAYASHI, L. Y. ; SANTOS JUNIOR, V. ; CAPUTO, A. M. ; SIMÕES, C M . Congresso Paulista de Anestesiologia. 2017. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SIMÕES, C M. Núcleo de Via aérea difícil HC FMUSP. 2013; Tema: Fan page do Núcleo de via aérea difícil HC FMUSP. (Rede social).

2.
José Otávio C. Auler Jr ; CARMONA, M. J. C. ; SIMÕES, C M ; HAMAJI, A. ; Torres, M. L. A. ; Mizumoto, N. . ANESTESIOLOGIA USP 2014. 2013; Tema: Anestesiologia - página de divulgação de evento científico. (Rede social).



Outras informações relevantes


Membro da Comissão de ensino e treinamento da Sociedade Brasileira de Anestesiologia - 2013 a 1015.
Diretora de eventos da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo - 2014 e 2015.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 2:30:42