Nilva Nunes Campina

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5080995669276921
  • Última atualização do currículo em 02/05/2018


Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (Faculdade de Medicina) (2009). Possui graduação em Biologia pela Universidade Católica de Santos (1989) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Don Domênico (1999). Atualmente é Pesquisadora e Coordenadora da área de Educação Ambiental do INAIRA (Instituto Nacional de Análise integrada do Risco Ambiental - Edital 15/2009 INCT -CNPQ - ) e do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP -Universidade de São Paulo. Pesquisadora do CEDEC (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea). Professor titular - Secretaria de Educação do município de Santos, atuando como Chefe da Seção de Programas Ambientais na Secretaria do Meio Ambiente de Santos. Pesquisadora colaboradora da Universidade Católica de Santos - Mestrado em Saúde Coletiva. Coordenadora do curso de Ciências Biológicas e professora Titular da Universidade Paulista (UNIP). Tem como interesse principal os estudos sobre Meio Ambiente, Educação, Educação Ambiental e poluição ambiental (ar, água e solo) e seus efeitos sobre a saúde. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nilva Nunes Campina
Nome em citações bibliográficas
CAMPINA, N. N.;CAMPINA, NILVA NUNES


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Ciências.
Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina, FMUSP, Brasil.
Título: Projeto Coração Roxo de Biomonitoramento e Educação Ambiental: Análise de uma experiência com alunos de uma escola pública de Cubatão - São Paulo, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Luiz Alberto Amador Pereira.
Palavras-chave: educação ambiental; biomonitoramento; meio ambiente; Tradescantia pallida; pesquisa qualitativa.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
1998 - 1999
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Don Domênico, FDOND, Brasil.
1986 - 1989
Graduação em Licenciatura Em Biologia.
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2010
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação ambiental.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: saúde ambiental.


Formação Complementar


2004 - 2004
Curso de Metodologia Científica Aplicada aos Serv. (Carga horária: 40h).
Ministério da Saúde, MS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 10


Centro de Estudos de Cultura Contemporânea, CEDEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: pesquisadora, Enquadramento Funcional: colaborador


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Ciências Biológicas

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Docente dos cursos: Pedagogia - disciplinas ministradas: Educação Ambiental, Metodologia de Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso, Problemas Sociais e Educação, metodologia e prática do Ensino de Ciências, Filosofia, Comunicação e Ética. Orientação de Trabalhos Monográficos. Lider da disciplina de Educação Ambiental. Ciências Biológicas - disciplinas ministradas: Educação Ambiental, Psicologia do desenvolvimento e Aprendizagem, Estética e Cosmética - Atual Coordenadora Pedagógica. Disciplinas ministradas: Bioética e Legislação, Desenvolvimento sustentável, saúde coletiva Carga horária: 20 aulas e 10 horas atividades de coordenação e 10 de atividades. Regime de Trabalho - Integral.

Atividades

08/2009 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental, metodologia do Ensino de Ciências, metodos e pesquisa, Trabalho de conclusão de curso,

Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador


Prefeitura Municipal de Santos, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Titular, Carga horária: 20
Outras informações
Atuando a partir de fevereiro de 2015 como Chefe da Seção de Educação Ambiental do Departamento de Parques Ambientais

Atividades

02/1995 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências Físicas e Biológicas
02/2004 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Programa Municipal DST/Aids/Hepatites, .

10/1999 - 12/2008
Treinamentos ministrados , Programa Municipal DST/Aids/Hepatites, .

Treinamentos ministrados
Formação de Professores em Sexualidade/DST/Aids

Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEEESP, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular

Atividades

08/2005 - Atual
Treinamentos ministrados , Diretoria de Ensino de Santos, .

Treinamentos ministrados
Formação para professores em educação ambiental, biomonitoramento e epidemiologia ambiental, visando projetos na escola
02/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Ensino de Santos, .

4/1987 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências, Físicas e Biológicas
Biologia

Gruhbas Projetos Educacionais, GRUHBAS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 8
Outras informações
Gruhbas - Projetos Educacionais e Culturais é uma instituição sem fins lucrativos especializada em formação permanente de professores, envolvida e preocupada com a educação pública. Existe desde 1993, atuando a princípio na formação permanente de professores de História, na Baixada Santista. Desde seu início, desenvolveu projetos em parceria com a antiga Divisão Regional de Ensino do Litoral, Delegacias de Ensino, instituições ligadas à área de preservação do patrimônio histórico e também com algumas editoras. A partir do segundo semestre de 1996, o GRUHBAS ampliou seu campo de atuação, desenvolvendo atividades não só em História mas também em outras áreas do conhecimento. Nessa nova fase, começou a contar com um grupo de profissionais da educação, com sólida experiência em currículo, educação continuada e avaliação do rendimento escolar. Passou a desenvolver projetos voltados para a formação de professores e para a coordenação e implementação de trabalhos coletivos nas escolas, com foco na reversão do quadro de evasão escolar.



Linhas de pesquisa


1.
Meio Ambiente, Educação e Saúde
2.
Pesquisa de Comportamento, Práticas e Atitudes em Sexualidade dos Alunos da escolas Públicas de Santos


Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Identificação precoce de déficits de linguagem e dificuldades comportamentais para intervenção psicoeducativa como política pública de educação
Descrição: Tem por objetivo detectar e intervir precocemente nas dificuldades de linguagem e de comportamento em crianças de três e quatro anos, frequentando escolas de educação infantil da Rede Municipal de Santos de forma a sinalizar potenciais problemas na aquisição de competências acadêmicas e sociais que poderão trazer prejuízos no ensino fundamental. Em um primeiro momento, 180 crianças participarão do projeto e serão avaliadas em vocabulário expressivo e receptivo e processamento auditivo central. Essas crianças serão reavaliadas em processamento auditivo central aos quatro anos e avaliadas em comportamentos. Das 180 crianças avaliadas, 90 constituirão um grupo experimental e serão submetidas à intervenção para o desenvolvimento e aprimoramento de linguagem e manejo de comportamentos-problema, por meio de atividades desenvolvidas em aplicativos para uso em tablets e orientações fornecidas a seus pais e professores por uma equipe de profissionais composta por fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos. As outras 90 crianças restantes farão parte do grupo controle. Ao final da intervenção, que terá a duração de três meses, todas as 180 crianças serão reavaliadas em vocabulário receptivo e expressivo, processamento auditivo e comportamentos. Ao final, e a partir da verificação da eficácia do programa de intervenção utilizado, haverá a possibilidade de adoção desse programa como uma política pública de educação do município de Santos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
INTEGRAÇÃO DE SABERES: Diálogo entre a Universidade e a Escola - O Risco da Exposição ao Bisfenol A para a Saúde Humana.
Descrição: A divulgação da ciência como ferramenta educacional e aprimoramento do conhecimento é importante e fundamental. Promover esta divulgação e encontrar o ponto mediador entre a linguagem científica e a sociedade, são desafios a que nos propomos. Esse projeto visa educar e informar a população através da : ? Elaboração e produção de dois vídeos educativos com abordagem pedagógica da problemática da exposição humana ao Bisfenol A. ? Inserção da Campanha: ?Diga não ao Bisfenol A, a vida não tem plano B? nas escolas ? Elaboração e produção de cartilhas educativas ? Instrumentalizar professores e educadores para trabalhos pedagógicos acerca dos riscos da exposição humana ao Bisfenol A e maneiras simples de evitar a exposição, ? Retomar com os grupos de professores já participantes do curso de educação ambiental ?Rede Ambiência? os conceitos dos riscos ambientais em relação ao BIsfenol A Visamos ainda atender a missão do INAIRA em termos de educação: a) aumentar a densidade de pessoas capacitadas interessadas em saúde ambiental; b) incorporar as ciências ambientais na educação de crianças e adolescentes; c) estabelecer estratégias responsáveis para comunicar o risco ambiental para a população em geral. De acordo com os dados gerados pelo grupo de pesquisa Endócrino e a parceria com a equipe de educação buscaremos a difusão desse conhecimento para os diferentes níveis de ensino.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nilva Nunes Campina - Coordenador / Paulo Hilário do Nascimento Saldiva - Integrante / Luciana Oliveira SANTOS - Integrante / Elaine Maria Frade Costa - Integrante / Flavia Roberta Retameiro da Silva - Integrante.
2009 - 2015
Instituto Nacional de Análise Integrada de Risco Ambiental
Descrição: Instituto Nacional de Análise Integrada de Risco Ambiental- INAIRA propões-se a: 1) Pesquisa: * utilizar as alterações induzidas pela exposição a poluentes atmosféricos como uma oportunidade para compreender a biologia humana; * incorporar a saúde humana no processo de definição das fontes de energia, no planejamento industrial e nas políticas de transportes; * avaliar o impacto básico do uso de combustíveis sobre a saúde 2) Educação: * implantar uma rede de aprendizagem on-line com objetivo de formar professores do ensino básico para desenvolver projetos de investigação ambiental por meio de métodos de biomonitoramento; * Instrumentalizar os professores para realizarem em conjunto com os alunos o monitoramento ambiental nas localidades estudadas; * Traçar e disponibilizar um panorama ambiental dessas localidades; * analisar as possibilidades e limites de atuação em Educação Ambiental e Comunicação Pública da Ciência através da formação de uma rede comunicativa onde se busque estimular a percepção de risco ambiental. Políticas públicas: * gerar informação para a incorporação da saúde ambiental nos processos decisórios nas áreas de energia, indústria e transportes. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nilva Nunes Campina - Integrante / Alfésio Luiz Ferreira Braga - Integrante / Luiz Alberto Amador Pereira - Integrante / Paulo Hilário do Nascimento Saldiva - Coordenador / Luiz Paulo Geraldo - Integrante / Thaís Mauad - Integrante / Marisa Dolhnikoff - Integrante / Sandra Helena Poliselli Farsky - Integrante / Ubiratan de Paula Santos - Integrante / Sandra Elisabete Vieira - Integrante / Rossana Pulcineli Vieira Francisco - Integrante / Elaine Maria Frade Costa - Integrante / Tânia Mascarenhas Tavares - Integrante / Guilherme Franco Netto - Integrante / Claudia Ramos Rhoden - Integrante / Maria de Fátima Andrade - Integrante / Luiz Antonio Rodrigo de Freitas - Integrante / Petros Koutrakis - Integrante / Joel Schwarts - Integrante / David Pimen.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2015
Rede de aprendizagem On Line em Educação Ambiental e Comunicação Pública da Ciência
Descrição: Esta proposta surgiu a partir do interesse do Instituto Nacional de Análise do Risco Ambiental em aumentar a proximidade com a comunidade não acadêmica. A escola básica é um local atraente e promissor para o propósito da divulgação científica, especialmente dentro desta área do conhecimento, pois se constitui em um local de construção de novas aprendizagens, de sensibilização e conscientização dos indivíduos. Esse projeto propõe, por meio de um curso, implantar uma rede de aprendizagem on-line com objetivo de formar professores do ensino básico para desenvolverem projetos de investigação/educação ambiental e desta forma alcançar um número significativo e constante de pessoas sensibilizadas e responsáveis pelo ambiente em que vivem. Visamos instrumentalizar os professores para realizarem, em conjunto com os alunos, o biomonitoramento ambiental nas seguintes localidades: * Camaçari/BA; * Tangará da Serra/MT; * Barcarena/PA; * Candiota/RS; * São Paulo/SP. A partir deste estudo esperamos traçar um panorama ambiental dessas localidades e disponibilizá-lo à comunidade. Visamos também analisar as possibilidades e limites da formação em Educação Ambiental e da Comunicação Pública da Ciência mediadas por tecnologias, buscando estimular a percepção de risco ambiental. Esse estudo é um subprojeto do INAIRA (Instituto Nacional de Análise Integrada do Risco Ambiental) que propões-se a: 1) Pesquisa: * utilizar as alterações induzidas pela exposição a poluentes atmosféricos como uma oportunidade para compreender a biologia humana; * incorporar a saúde humana no processo de definição das fontes de energia, no planejamento industrial e nas políticas de transportes; * avaliar o impacto básico do uso de combustíveis sobre a saúde 2) Educação: * implantar uma rede de aprendizagem on-line com objetivo de formar professores do ensino básico para desenvolver projetos de investigação ambiental por mei.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nilva Nunes Campina - Coordenador / Luiz Alberto Amador Pereira - Integrante / Monica Lupião Lobarinhas - Integrante / Vania Borges Bernal - Integrante / Fernanda Nogueira Dantas de Souza - Integrante / Gabriel Nunes Campina - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio fin - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2005 - 2009
Estudo Epidemiológico na População Residente na Baixada Santista - Estuário de Santos: Avaliação de indicadores de Efeito e de Exposição a Contaminantes Ambientais
Descrição: Descrição: Projetos principais: 1) estudo de pesquisa de metais em moluscos - neste trabalho pretende-se avaliar de forma quantitativa, o nível de contaminação por metais pesados(U, Hg, Cd, Pb, Cr, Cu, Zn) na bacia do Rio Cubatão e no Sistema Estuarino de Santos/São Vicente, utilizando como indicadores moluscos bivalves (Mytella falcata), águas e sedimentos; 2) estudo transversal dos efeitos da exposição aos metais, organoclorados e dioxinas e furanos sobre a saúde da população residente no estuário de Santos e São Vicente - estudo para determinar indicadores de exposição e de efeitos na populações adjacentes às áreas mais contaminadas de acordo com o relatório da CETESB para o estuário de Santos e Cubatão. Neste estudo serão aplicados questionários para obtenção de dados demográficos e de saúde, para avaliação cognitiva das crianças e adolescentes e coleta de material biológico (cabelo, urina e leite materno) para dosagem de metais, organoclorados e dioxinas e furanos em 5000 domicílios (em quatro áreas contaminadas e uma área não contaminada). Os dados serão analisados para determinação de coeficientes padronizados de ocorrência de doenças e de modo a explorar a distribuição espacial e suas correlações intra-urbanas; 3) análise de séries históricas de ocorrência de prematuridade, baixo peso, gemelaridade, taxa de fertilidade e câncer nas cidades da região do estuário - estes estudo utilizará dados secundários, fornecidos por sistemas de informação já instalados, como o DATASUS, SINASC, SIM, e INCA. Serão analisados os comportamentos dos desfechos, suas sazonalidades específicas e sua correlação com fatores sociodemográficos que ocorreram na região ao longo das últimas décadas. A análise também levará em conta a distribuição dos eventos por distritos censitários...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Projeto de Intervenção Educativa em DST/Aids
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Caracterização da Mortalidade Neonatanal e Perinatal na Região Metropolitana da Baixada Santista.
Descrição: A presente pesquisa tem como foco realizar uma investigação detalhada da mortalidade peri e neonatal na RMBS, com ênfase no município de Cubatão. A realização de um minucioso estudo descritivo certamente contribuirá tanto para o levantamento de hipóteses a serem confirmadas com outros desenhos de estudo quanto será um instrumento importante para a execução de políticas públicas que tenham como objetivo modificar a situação da mortalidade neonatal e perinatal na região. Os objetivos são: a) Caracterizar os óbitos peri e neonatais da RMBS, especialmente do ponto de vista espacial e das diferenciações intra-urbanas existentes; b) Caracterizar as ações de cuidado à gestante, incluindo o momento do parto, e o atendimento ao Recém Nascido doente existentes na região; c) Avaliar a associação entre poluentes atmosféricos e mortes fetais tardias em Cubatão; d) Investigar a associação das duas principais causas de óbitos fetais tardios (malformações congênitas e hipóxia) e poluentes atmosféricos em Cubatão; e) Investigar a associação entre baixo peso ao nascer e malformações congênitas em nascidos vivos e poluentes atmosféricos em Cubatão; f) Delinear gradientes de exposição à poluição atmosférica, utilizando as estações de monitoramento como referencias geográficas de exposição em Cubatão; g) Realizar oficinas com gestores, profissionais da área, bem como com representantes das instituições envolvidas como forma de divulgar os resultados obtidos e garantir a difusão dos conhecimentos obtidos. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2008
Projeto Coração Roxo de biomonitoramento e educação ambiental
Descrição: Realizado com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. José da Costa em Cubatão, pesquisaram por meio do biomonitoramento a poluição atmosférica na cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Nilva Nunes Campina - Coordenador / Luiz Alberto Amador Pereira - Integrante.Financiador(es): Petrobras - Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Educação e Pesquisa (USP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação ambiental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências/Biologia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: meio ambiente e saúde.
6.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: epidemiologia ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2004
Medalha Afonso Schimidt, Câmara Municipal de Cubatão.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Nascimento ALS2018Nascimento ALS ; Goulart GS ; CAMPINA, N. N. . Jovens Pesquisadores, a Educação Ambiental sob a perspectiva de educandos da rede municipal de ensino, Santos?SPs. UNISANTA BIOSCIENCE, v. 07, p. 20-27, 2018.

2.
VARANDA, CRISTINA DE ANDRADE2015VARANDA, CRISTINA DE ANDRADE ; MENDES, EVA CRISTINA DE CARVALHO SOUZA ; CAMPINA, NILVA NUNES ; DE MARCOS CRESCENTI AULICINO, MARIA DA GRAÇA GIORDANO ; NASCIMENTO, RITA DE CÁSSIA GOTTARDI VAN OPSTAL ; MARCZAK, CLÁUDIA MARIA FERNANDES ; GRILO, KARLA REGINA DE JESUS ; DIOGO, ELAINE CRISTINA ; MELLO, FERNANDA ; CORRÊA, RENATA CRISTINA BORGES ; FERNANDES, FERNANDA DREUX MIRANDA . The Relation of Externalizing Behavior and Central Auditory Processing Deficits in 4-Year-Old Children. Psychology, v. 06, p. 1589-1593, 2015.

3.
VARANDA, C. A.2015VARANDA, C. A. ; MENDES, E. C. C. S. ; CAMPINA, N. N. ; AULICINO, M. G. G. M. C. ; Van Opstal R C G ; Marczak C M F ; Grilo K R J ; Diogo E C ; Mello F ; Correa R C B ; FERNANDES, F. D. M. . Aplicativos para tablets sensíveis ao toque para melhorar vocabulário, processamento auditivo central e habilidades de interação social entre pré-escolares. Psicopedagogia (São Paulo), v. 32, p. 136, 2015.

4.
CARVALHO, DANIELE FERNANDES PENA2015CARVALHO, DANIELE FERNANDES PENA ; GUIMARÃES, M. T. ; RIBEIRO, T. S. ; CAMPINA, N. N. ; LOBARINHAS, M. R. ; LOPES, A. L. J ; CUNHA, M. G. ; SOUZA, I. B. ; OLIVEIRA, V. L. F. ; BRAGA E BRAGA, L. ; MARTINS, L. C. ; GOMES, A. ; PEREIRA, L. A. A. ; BRAGA, A. L. F. . Prevalence of liver diseases as referred by people living in the Santos and São Vicente Estuary. Environmetal Science and Pollution Research International (Internet), v. 22, p. 14579-14588, 2015.

5.
Silva, RLF2011Silva, RLF ; CAMPINA, N. N. . Concepções de educação ambiental na mídia e em práticas escolares: contribuições de uma tipologia. Pesquisa em Educação Ambiental (Online), v. 6, p. jan-jun/2011, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAMPINA, N. N.. Cubatão e Poluição- preocupação constante. Jornal da Cidade, Cubatão, p. 3 - 3, 30 abr. 2005.

2.
CAMPINA, N. N.. Educação Ambiental: condição necessária. Jornal da Cidade, Cubatão, p. 3 - 3, 09 abr. 2005.

3.
CAMPINA, N. N.. Biomonitoramento da poluiçao. Que novidade é essa?. Jornal da Cidade, Cubatão, p. 3 - 3, 23 mar. 2005.

4.
CAMPINA, N. N.. A poluição ainda não perdeu o fôlego. Jornal da Cidade, Cubatão, p. 2 - 2, 05 mar. 2005.

5.
CAMPINA, N. N.; Lobarinhas, M.L. . Ciência - Ensino Fundamental I e II. Subsídio, Santos/SP, p. 4 - 8, 10 out. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Bernal VB ; Pataca EM ; CAMPINA, N. N. . CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA: A OPÇÃO PELA CONCEPÇÃO, SUA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. In: VI Encontro ?Pesquisa em Educação Ambiental? (EPEA), 2011, Ribeirão Preto. Anais do VI Encontro ?Pesquisa em Educação Ambiental? (EPEA), 2011.

2.
Silva, RLF ; CAMPINA, N. N. . Tipologia de análise de concepções de educação ambiental: possibilidades e limites para o reconhecimento da pluralidade da área. In: V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2009, São Carlos - São Paulo. Anais do V EPEA, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPINA, N. N.; Marandino, M. ; SALDIVA, P. H. N. ; PEREIRA, L. A. A. . Purple heart of biomonitoring and environmental education project: Analysis of an experience with students of a public school in Cubatão - SP. In: 5ht World Environmental Education Congress, 2009, Montreal. Abstract Book, 2009.

2.
LAVORATO, R. ; PEREIRA, L. A. A. ; CAMPINA, N. N. ; BRAGA, A. L. ; DROGUETTI, N. C. ; MARTINSI, L. C. . Associação entre poluição atmosférica e baixo peso ao nascer na cidade de Cubatão - SP. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, VII Congresso Brasileiro, 2008, Porto Alegre. Livro de resumos, 2008.

3.
PEREIRA, L. A. A. ; CAMPINA, N. N. ; BRAGA, A. L. . Male sex ratio in an industrial city.. In: International Conference on Environmental Epidemiology and Exposure, 2006, Paris. International Conference on Environmental Epidemiology and Exposure - Abstract Book., 2006. v. AFSSET. p. 164-164.

4.
CAMPINA, N. N.; Lobarinhas, M.L. . FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES MULTIPLICADORES EM QUESTÕES AMBIENTAIS: EXPERIÊNCIA DA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2003, Feira de Santana. I Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste do Brasil, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPINA, N. N.; Bernal VB ; Lobarinhas, M.L. . ONLINE LEARNING NETWORK FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION AND PUBLIC COMMUNICATION OF SCIENCE IN FIVE CITIES IN BRAZIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Bernal VB ; Pataca EM ; CAMPINA, N. N. . Caminhos para a educação ambiental crítica na escola: a opção pela concepção, sua fundamnetação teórica e a questão da formação dos professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTOS L O ; CAMPINA, N. N. . LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE MATERIAIS EDUCATIVOS UTILIZADOS PARA PREVENÇÃO DA DENGUE NA CIDADE DE SANTOS E SUAS PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CAMPINA, N. N.; Bernal VB ; Lobarinhas, M.L. ; Mendes RS . Comparative study of environmental perception of primary school teachers from two rural towns in Brazil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CAMPINA, N. N.; Marandino, M. ; SALDIVA, P. H. N. ; PEREIRA, L. A. A. . Purple heart of biomonitoring and environmental education project: Analysis of an experience with students of a public school in Cubatão - SP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Silva, RLF ; CAMPINA, N. N. . Tipologia de análise de concepções de educação ambiental: possibilidades e limites para o reconhecimento da pluralidade da áre. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPINA, N. N.; Nascimento F M . Educação Ambiental. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Texto).

2.
BRAGA, A. L. ; PEREIRA, L. A. A. ; CAMPINA, N. N. ; Lobarinhas, M.L. ; MARTINSI, L. C. . RELATÓRIO TÉCNICO FINAL ?Estudo Epidemiológico na População residente na Baixada Santista ? Estuário de Santos: avaliação de indicadores de efeito e de exposição. 2009. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARRELLA, W.; GUIMARAES, J. P.; CAMPINA, N. N.. Participação em banca de Vitória Arantes Arruda Azevedo. Influência da Estrutura Urbana no Microclima da Cidade de Bertioga - SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos) - Universidade Santa Cecília.

2.
BARRELLA, W.; GIORDANO, F.; CAMPINA, N. N.. Participação em banca de Nathália Zantut Troncoso Orlandi. Diagnóstico AMbiental de uma escola Técnica Estadual de acordo com o Programa Eco Escolas. 2016. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos) - Universidade Santa Cecília.

3.
GIORDANO, F.; MAGENTA, M.; CAMPINA, N. N.. Participação em banca de Marcos Fernando Prandi. Crescimento de propágulos de mangue-vermelho (Rizophora mangle) em tratamentos experimentais com diferentes substratos de cultivo. 2016. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos) - Universidade Santa Cecília.

4.
BARRELLA, W.; RAMIRES, M.; CAMPINA, N. N.. Participação em banca de Cristiane Ramon Sampaio. Desempenho Ambiental de dus Escolas Estaduais de São Vicente. 2016. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos) - Universidade Santa Cecília.

5.
BRAGA, A. L.; PEREIRA, L. A. A.; CAMPINA, N. N.. Participação em banca de VIviane Valéria de Caldas Guedes Garcia. Percepção dos agentes de trânsito sobre a exposição solar, o envelhecimento, e a importância do uso do protetor solar. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Católica de Santos.

6.
MARTINSI, L. C.; BRAGA, A. L.; CAMPINA, N. N.. Participação em banca de Patricia Martins Pinheiro. Avaliação do projeto de intervenção Educação em Saúde em uma escola do município de Santos. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Católica de Santos.

7.
BOUSQUAT, A.; MARTIN, D.; CAMPINA, N. N.. Participação em banca de Tania Vieira Lomas. Gestação na Adolescência nos Municípios da Baixada Santista. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Católica de Santos.

8.
PEREIRA, L. A. A.; MARTIN, D.; CAMPINA, N. N.. Participação em banca de Ivy Beritelli José de Souza. Avaliação de Indicadores de Efeito e de Exposição a Contaminantes Ambientais na população residente no Estuário de Santos - São Vicente – Avaliação Cognitiva em crianças e jovens”. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Católica de Santos.

Teses de doutorado
1.
BRAGA, A. L.; CARVALHO, DANIELE FERNANDES PENA; MARTINSI, L. C.; PEREIRA, L. A. A.; CAMPINA, N. N.. Participação em banca de Dionize Montanha. Análise Espacial e Temporal do Câncer de Mama na Região Metropolitana s Baixada Santista e sua relação com Áreas Contaminadass. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Católica de Santos.

Qualificações de Doutorado
1.
TAMBOURGI, E. B.; CAMPINA, N. N.. Participação em banca de Viviane AMaral Ferreira. Gerenciamento dos resíduos Urbanos baseado no novo Plano Nacional de Resíduos Sólidoss. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
BRAGA, A. L.; MARTINSI, L. C.; CAMPINA, N. N.. Participação em banca de André Leandro da Silva Nascimento. Investigação dos efeitos de fatores socioeconomicos e ambinetais sobre a saúde de popul~ções residentes na Baixada Santista: uma abordagem ecológica. 2018.

2.
BARRELLA, W.; GIORDANO, F.; CAMPINA, N. N.. Participação em banca de Nathália Zantut Troncoso Orlandi. Diagnóstico Ambiental de uma Escola Técnica EStadual de Acordo com o Programa Eco Escolas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos) - Universidade Santa Cecília.

3.
BARRELLA, W.; RAMIRES, M.; CAMPINA, N. N.. Participação em banca de Cristiane Ramon Sampaio. Desempenho AMbiental de dus Escolas Estaduais de São Vicente. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos) - Universidade Santa Cecília.

4.
PEREIRA, L. A. A.; BRAGA, A. L.; CAMPINA, N. N.. Participação em banca de Viviane Valéria de Caldas Guedes Garcia. Percepção dos agentes de trânsito sobre a exposição solar, o envelhecimento, e a importância do uso do protetor solar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Católica de Santos.

5.
MARTINSI, L. C.; BRAGA, A. L.; CAMPINA, N. N.. Participação em banca de Patricia Martins Pinheiro. Avaliação do projeto de intervenção Educação em Saúde em uma escola do município de Santos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Católica de Santos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
"A dialogicidade na elaboração de material pedagógico". 2012. (Oficina).

2.
6th World Environmental Education Congress. Online learning network in environmental education and public science communication. 2011. (Congresso).

3.
CONIC - CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO BRASIL. LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE MATERIAIS EDUCATIVOS UTILIZADOS PARA PREVENÇÃO DA DENGUE NA CIDADE DE SANTOS E SUAS PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2011. (Congresso).

4.
Vl Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.Caminhos para a educação ambiental crítica na escola: a opção pela concepção, sua fundamnetação teórica e a questão da formação dos professores. 2011. (Encontro).

5.
5th World Environmental Education Congress. Purple heart of biomonitoring and environmental education project: Analysis of an experience with students of a public school in Cubatão - SP. 2009. (Congresso).

6.
V Encontro de Pesquisa em Educação Ambienta.Tipologia de análise de concepções de educação ambiental: possibilidades e limites para o reconhecimento da pluralidade da áre. 2009. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Larissa Moreira Silveira. Estudo sobre a utilização do livro didático em uma escola da rede pública de Santos- SP. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Paulista. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Flávia R. Retameiro da Silva. Transposição Didática do Saber Sábio ao Saber Ensinavel - Bisfenol A ?DESREGULADOR Endócrino. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Nilva Nunes Campina.

2.
Cassia Marques Ferreira. ANÁLISE DO CONTEÚDO DE ASTRONOMIA EM LIVROS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Nilva Nunes Campina.

3.
Karlla Paul de Aguiar. Desmitificando o Ensino da Matemática por meio das Histórias em quadrinhos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Nilva Nunes Campina.

4.
Luciana Oliveira Santos. LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE MATERIAIS EDUCATIVOS UTILIZADOS PARA PREVENÇÃO DA DENGUE NA CIDADE DE SANTOS E SUAS PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Nilva Nunes Campina.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VARANDA, CRISTINA DE ANDRADE2015VARANDA, CRISTINA DE ANDRADE ; MENDES, EVA CRISTINA DE CARVALHO SOUZA ; CAMPINA, NILVA NUNES ; DE MARCOS CRESCENTI AULICINO, MARIA DA GRAÇA GIORDANO ; NASCIMENTO, RITA DE CÁSSIA GOTTARDI VAN OPSTAL ; MARCZAK, CLÁUDIA MARIA FERNANDES ; GRILO, KARLA REGINA DE JESUS ; DIOGO, ELAINE CRISTINA ; MELLO, FERNANDA ; CORRÊA, RENATA CRISTINA BORGES ; FERNANDES, FERNANDA DREUX MIRANDA . The Relation of Externalizing Behavior and Central Auditory Processing Deficits in 4-Year-Old Children. Psychology, v. 06, p. 1589-1593, 2015.

2.
VARANDA, C. A.2015VARANDA, C. A. ; MENDES, E. C. C. S. ; CAMPINA, N. N. ; AULICINO, M. G. G. M. C. ; Van Opstal R C G ; Marczak C M F ; Grilo K R J ; Diogo E C ; Mello F ; Correa R C B ; FERNANDES, F. D. M. . Aplicativos para tablets sensíveis ao toque para melhorar vocabulário, processamento auditivo central e habilidades de interação social entre pré-escolares. Psicopedagogia (São Paulo), v. 32, p. 136, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 7:29:19