Kátia Cristina Novaes Leite

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3634839905107734
  • Última atualização do currículo em 11/04/2018


Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Universidade do Estado da Bahia (1996). Especialização em Educação Especial - UESC e Avaliação Educacional - UNEB. Mestrado em Educação e Diversidade - UNEB. Atualmente é professora da APAE de Jacobina e sócia ABPEE - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Tem experiência na área de Educação e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática Pedagógica, Artes Visuais, Deficiência Intelectual e Educação Especial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kátia Cristina Novaes Leite
Nome em citações bibliográficas
LEITE, Kátia Cristina N.

Endereço


Endereço Profissional
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE JACOBINA - BAHIA.
Trav. Alberto Torres, 188
Índios
44700-000 - Jacobina, BA - Brasil
Telefone: (74) 36214174
URL da Homepage: www.apaejacobina.com


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação e Diversidade.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: ARTES VISUAIS E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ARTE-EDUCAÇÃO, UM ESTUDO DE CASO NA APAE DE JACOBINA - BA, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Juliana Cristina Salvadori.
Palavras-chave: Artes Visuais; Deficiencia intelectual; Aprendizagem; Inclusão social; Teoria Sócio-Histórica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2002
Especialização em Avaliação. (Carga Horária: 460h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: A Prova, O Portfólio e a Observação: Diálogo com a Avaliação da Aprendizagem.
Orientador: Ana Lêda Vieira Barreto.
1997 - 1999
Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 435h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Título: Projeto para Criação dos CAP - Centro de Apoio Pedagógico.
Orientador: Josefina Castro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1993 - 1996
Graduação em Letras - Licenciatura Plena.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
A Inclusão de Crianças Portadoras de Síndrome de Down. (Carga horária: 120h).
Educaline Treinamento Profissional, EDUCALINE, Brasil.
2016 - 2016
Dificuldades de Aprendizagem no Processo de Leitura e Escrita. (Carga horária: 120h).
Educaline Treinamento Profissional, EDUCALINE, Brasil.
2015 - 2015
Formação de Professores para Atuação em Educação Inclusiva. (Carga horária: 120h).
Educaline Treinamento Profissional, EDUCALINE, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em Ataulização em Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em Atualização em Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 120h).
Associação de Apoio à Pesquisa - UnB, AAP, Brasil.
2009 - 2009
Acesso a Direitos e Equiparação de Oportunidades. (Carga horária: 60h).
PRESIDENCIA DA REPÚBLICA - CORDE NACIONAL, CORDE - NACIONAL, Brasil.
2008 - 2008
CURSO DE CAPACITAÇÃO NO ATENDIMENTO A ALUNOS COM A. (Carga horária: 24h).
FEDERAÇÃO ESTADUAL DAS APAE'S - BAHIA, FEAPAE, Brasil.
2001 - 2003
Programa de Educação e Treinamento. (Carga horária: 86h).
REDE PITÁGORAS, PITÁGORAS, Brasil.
2000 - 2000
Encontro de Meadiadores do PEI. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2000 - 2000
Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI. (Carga horária: 70h).
INSTITUTO PIERON DE PSICOLOGIA APLICADA, PIERON, Brasil.
1999 - 1999
LIBRAS. (Carga horária: 25h).
Federação Nacional das APAES, FENAPAES, Brasil.
1999 - 1999
Como as Crianças Brincam. (Carga horária: 8h).
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE JACOBINA, APAE - JACOBINA, Brasil.
1999 - 1999
Aperfeiçoamento Educ. Esp. Pré-profissionalizante. (Carga horária: 80h).
INSTITUTO ANÍSIO TEIXEIRA, IAT, Brasil.
1997 - 1997
Método VOE de Estimulação da Linguagem. (Carga horária: 40h).
CENTRO ESPECIALIZADO DE FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA, CEFAC, Brasil.
1996 - 1996
Estimulação Precoce. (Carga horária: 24h).
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE JACOBINA, APAE - JACOBINA, Brasil.
1996 - 1996
Terapia de Integração Sensorial. (Carga horária: 24h).
PROJETO VERDESER, VERDESER, Brasil.
1996 - 1996
Método Hanen de Estimulação da Linguagem. (Carga horária: 12h).
NÚCLEO DE TERAPIA NEURO-EVOLUTIVA, NTE, Brasil.
1995 - 1995
Como trabalhar o defieciente mental severo. (Carga horária: 32h).
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE ITABUNA - BAHIA, APAE, Brasil.
1995 - 1995
Capacitação para Professores da Pré-escola. (Carga horária: 88h).
INSTITUTO ANÍSIO TEIXEIRA, IAT, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em A Linguagem em Clarice Lispector. (Carga horária: 2h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Literatura Portuguesa Contemporânea. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
1994 - 1994
Construtivismo com Portadeores de Deficiência Ment. (Carga horária: 20h).
FEDERAÇÃO ESTADUAL DAS APAE'S - BAHIA, FEAPAE, Brasil.
1994 - 1994
Educação Construtivista para DEficientes Mentais. (Carga horária: 24h).
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS - ITAMARAJU, APAE - ITAMARAJU, Brasil.
1993 - 1993
Curso sobre Construtivismo. (Carga horária: 16h).
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE JACOBINA, APAE DE JACOBINA, Brasil.


Atuação Profissional



ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS - JACOBINA/BA, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Acumula a função de Coordenadora Pedagógica, por ser Especialista em Educação Especial, a pedido da Diretoria Executiva.

Vínculo institucional

1993 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora/coordenadora

Atividades

1993 - 2001
Direção e administração, Coordenação Pedagógica, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 15
Outras informações
Integrante do TIPEMSE - Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação . Atuação como pesquisador participante na mobilização social pela educação na capital e municípios do interior baiano. Tendo como linhas de pesquisa a Mobilização Social pela Educação e a Educação Inclusiva

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas lecionadas: 2011.2 : LE0109 - NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES II 2011.1 : ED0084 - NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES I 2012.1 : ED0005 - ESTUDOS EPISTEMOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM 2012.2 : LE0127 - POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO 2012.1F : LE0127 - POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO 2012.1 : ED0084 - NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES I 2013.1 : ED0084 - NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES I 2013.1 : LE0129 - NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES V

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Prática Pedagógica I (2010.2), Prática Pedagógica II (2011.1), Prática Pedagógica III (2012.2), Prática Pedagógica IV (2009.2, 2010.1, 2013.1), Seminário Interdisciplinar de Pesquisa III (2010.2), Seminário Interdisciplinar de Pesquisa Seminário Interdisciplinar de Pesquisa IV (2011.1, 2012,1), Seminário Interdisciplinar de Pesquisa V (2012.2)Seminário Interdisciplinar de Pesquisa VI (2012.1, 2013.1), Seminário Interdisciplinar de Pesquisa Seminário Interdisciplinar de Pesquisa VII (2009.2), Aspectos Sócio Psicológicos da Educação Especial ((2013.1), Psicologia e Educação (2010.1)

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Estágio em Letras

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Área - SIPE


Instituto Superior de Educação Capimgrossense, ISEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Contrato com tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 12

Atividades

2006 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva
História da Educação

Ministério da Educação e Cultura, PAFOR/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Coord. Curso Licenciatura em História PARFOR, Carga horária: 12


UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO/IESDE, UCB/IESDE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Contrato com tempo determinado, Enquadramento Funcional: Tutora de Especialização, Carga horária: 12


COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA FELICIDADE DE JESUS MAGALHÃES, CEPFJM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40


COLÉGIO YOLANDA DIAS ROCHA, CYDR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1987 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 40


Faculdade de Ciências Educacionais, FACE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Docência em Cursos de Extensão com duração especificada em contratos.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Educação inclusiva e educação especial: formação continuada no Piemonte da Diamantina
Descrição: Promover estratégias efetivas de educação inclusiva por meio de atividades de formação continuada (ciclo de debates, grupo de estudos, oficinas e minicursos), centrando-se na formação de docentes da educação básica, egressos das licenciaturas, e alunos ainda em formação. Para tanto, este projeto pretende monitorar e considerar o impacto efetivo das políticas públicas de inclusão nas esferas federal, estadual e municipal, de modo a reformulá-las à luz dos direitos humanos, percebendo a deficiência e alocando-a não nos sujeitos mas nas estruturas e políticas e, logo, apontando a necessidade de seu redimensionamento para, de fato, tornar a educação inclusiva possível. Pensamos que este preparo para a educação inclusiva deve se levar em conta os saberes da educação especial e pensar estes outros lugares, como a APAE, como espaços de produção de inclusão a atuar como Centro de Atendimento Especializado provendo acompanhamento e formação continuada para os professores em sala por meio de convênios e projetos com organizações não-governamentais, Universidade e redes municipais de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Kátia Cristina Novaes Leite - Integrante / Juliana Cristina Salvadori - Integrante / Crizeide Miranda Freire - Integrante / Ana Lúcia Freitas de Carvalho - Integrante / Fabiana Almeida Moura - Integrante / Luciana Pereira de Jesus - Integrante / Adevanucia Nere Santos - Coordenador / Daniel Neves dos Santos neto - Integrante / Lucineide Oliveira Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Grupo de estudos em Educação Inclusiva e Especial (GEEDICE)
Descrição: Grupo de estudos em Educação Inclusiva e Especial (GEEDICE), atuando como núcleo de discussão sobre educação inclusiva e especial a partir da perspectiva posta pela diversidade como concebida pelo multiculturalismo crítico, é braço do grupo de pesquisa Diversidade, formação, educação básica e discursos (DIFEBA), atuando na região do Piemonte da Diamantina, especificamente na região de Jacobina/BA. Em interseção com o DIFEBA e o Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED) da UNEB, Departamento de Ciências Humanas ? UNEB Campus IV, Jacobina, o GEEDICE se propõe, também, como espaço de escuta e acolhida das diversas experiências para construção de propostas de intervenção e formação que atendam à demanda da inclusão na região, considerando o professor da rede regular em diálogo com os saberes teóricos e práticos de sua formação em sala e dos professores especializados bem como da educação especial. Para tanto, a proposta se funda na proposta de coensino, também conhecida como ensino colaborativo, que pensa a inclusão e o educar do e para a diversidade uma corresponsabilidade, um co-labor (laborar com) compartilhado pelos mais diversos profissionais implicados na educação básica. Segundo esta proposta, que parte da avaliação feita do modelo de inclusão largamente adotado e recomendado, é preciso, de fato, monitorar e considerar o impacto efetivo das políticas públicas de inclusão nas esferas federal, estadual e municipal, de modo a reformulá-las à luz dos direitos humanos, percebendo a deficiência e alocando-a não nos sujeitos mas nas estruturas e políticas e, logo, apontando a necessidade de seu redimensionamento para, de fato, tornar a educação inclusiva possível. A proposta inicial (de mapeamento, construção e diálogo dos e com os referenciais relativos à área) está prevista para os semestres 2015.1 e 2015.2 por meio de encontros quinzenais (conforme cronograma em anexo, de 17h30 as 19h30, no Departamento de Ciências Humanas/ UNEB / Jacobina), em formato de seminário, em que cada pesquisador assume para si os textos e coordena os diálogos. O grupo é aberto para professores e gestores da educação básica, docentes e discentes do MPED e do DCH IV, membros de grupos de pesquisa com temáticas afins, bem como demais interessados..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Kátia Cristina Novaes Leite - Coordenador / Juliana Cristina Salvadori - Integrante / Crizeide Miranda Freire - Integrante / Ana Lúcia Freitas de Carvalho - Integrante / Fabiana Almeida Moura - Integrante / Luciana Pereira de Jesus - Integrante / Adevanucia Nere Santos - Integrante.
2014 - Atual
INCLUIR: REDE COLABORATIVA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Descrição: Fomentar a criação do trabalho/estudo em rede com professores, pesquisadores e especialistas em educação especial/inclusiva, através da exploração do potencial das tecnologias digitais, utilizando blog, redes sociais e outras possibilidades da WEB 2.0 como estruturantes desta ação, com vistas a (in) formação de professores à educação de estudantes com deficiência. Para atingir tal objetivo lançamos mão da pesquisaação como abordagem metodologica, cuja dinâmica específica de pesquisa, implica em uma atuação que é demandada com vista a interferir na situação problema numa perspectiva de contribuir com mudanças. E, neste caso, pretendese interferir no modelo educacional, com reflexo direto na prática pedagógica, através de um processo que busca uma ação participativa entre os demandantes da ação e os pesquisadores que nesse processo atuarão. Esperase que o blog e as redes sociais amplie o debate, a aprendizagem e o contato entre profissionais e professores que se interessem pelo tema da educação inclusiva, propiciando ações em rede. Esperase também possibilitar feedback em relação as ações de mobilização social pela educação desenvolvidas pela rede, bem como, ampliação da quantidade e qualidade dos colaboradores e possíveis novos mobilizadores em prol da melhoria da qualidade da educação das pessoas com deficiência..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Kátia Cristina Novaes Leite - Integrante / Valnice Sousa Paiva - Integrante / Osimara da Silva Barros - Integrante / Najara dos Santos Oliveira - Integrante / Luciane Ferreira Bomfim - Coordenador.
2012 - 2013
As contribuições da literatura infanto-juvenil para a formação da identidade de alunos com deficiência Intelectual
Descrição: O projeto almeja discutir quais as contribuições da literatura infanto-juvenil para a formação da identidade de alunos com deficiência intelectual. Particularmente, como a Literatura Infanto-juvenil enquanto estimuladora da imaginação, do pensamento da formulação de ideias, pode auxiliar na construção da identidade de alunos com deficiência intelectual, entendendo identidade como a construção do significado existencial da pessoa e consequentemente de seu grupo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Kátia Cristina Novaes Leite - Coordenador / Leandro Matos - Integrante / Michele Cavalcante - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
LEITE, Kátia Cristina N.; HOLANDA, Neto (Org.) ; MARTINS, Filipe, A. (Org.) ; COSTA, Rebeca Lima (Org.) ; REIS, Luiza C. (Org.) . Nossas Histórias. 01. ed. Jacobina: Criart, 1997. v. 100. 40p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEITE, Kátia Cristina N.; SALVADORI, J. C. ; CARVALHO, A. L. F. ; FREIRE, C. M. ; MOURA, F. A. . DEFICIÊNCIA INTELCTUAL: PERCEPÇÕES REVELADAS NO PROCESSO CRIATIVO A PARTIR DAS ARTES VISUAIS. In: VII CONGRESO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2016, SÃO CARLOS. ANAIS DO VII CBEE. SÃO CARLOS: UFSCAR, 2016.

2.
MOURA, F. A. ; SALVADORI, J. C. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; FREIRE, C. M. ; JESUS, L. P. . INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO REGULAR, FUNDAMENTAL I: ESTUDO DE CASO. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2016, SÃO CARLOS. ANAIS DO VII CBEE. SÃO CARLOS: UFSCAR, 2016.

3.
CARVALHO, A. L. F. ; SALVADORI, J. C. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; MOURA, F. A. ; FREIRE, C. M. . Educação inclusiva e seus impactos nas práticas pedagógicas na rede municipal de Jacobina/BA: estudo colaborativo. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2016, SÃO CARLOS. ANAIS DO VII CBEE. SÃO CARLOS: UFSCAR, 2016.

4.
LEITE, Kátia Cristina N.; MACHADO, M. D. F. ; SILVA, E. . MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE JACOBINA. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva - CINTEDI e a II Jornada Chilena Brasileira sobre Educação Inclusiva, 2016, CAMPINA GRANDE. Anais II CINTEDI. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2016. v. 1.

5.
MACHADO, M. D. F. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; SILVA, E. . O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ROTINA DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva - CINTEDI e a II Jornada Chilena Brasileira sobre Educação Inclusiva, 2016, CAMPINA GRANDE. Anais II CINTEDI. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2016. v. 1.

6.
LEITE, Kátia Cristina N.; BARROS, O. S. ; OLIVEIRA, N. S. ; BOMFIM, L. F. ; MIRANDA, A. T. P. ; PAIVA, V. S. ; CARVALHO, J. L. . ARTE E RECRIAÇÃO NA ESCOLA: O TRANSFORMAR E O TRANSFORMAR-SE EM DIREÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL E DO RESPEITO À DIVERSIDADE. In: VIII World Congress on Communication and Arts - WCCA?2015, 2015, Salvador. VIII World Congress on Communication and Arts - WCCA?2015, 2015. p. 26-27.

7.
LEITE, Kátia Cristina N.; BRITO, E. S. N. ; OLIVEIRA, N. S. ; PAIVA, Valnice S. . O Brincar como forma de Inclusão e garantia dos direitos humanos das pessoa com deficiência em ações de MSE. In: IV Congresso Baiano de Educação Inclusiva e II Simpósio Brasileiro de Educação Especial, 2014, Salvador. Educação Inclusiva: Uma abordagem multidisciplinar. Salvador: FACED/UFBA, 2014.

8.
LEITE, Kátia Cristina N.. A CULTURA DO BRINCAR COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. In: Encontro Cultura Visual Educação e Linguagens, 2014, Jacobina. Anais Eletrônicos do Encontro Cultura Visual Educação e Linguagens, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LEITE, Kátia Cristina N.; OLIVEIRA, N. S. ; PAIVA, Valnice S. . Direito do Brincar à criança com deficiência: uma demanda para mobilização social da educação. In: VIII Simpósio Nacional Estado e Poder, 2014, Juazeiro-Ba. Caderno de Programa e Resumos Simpósio Memória (Auto)biografia e Documentação Narrativa. Juazeiro-Ba, 2014. p. 28-28.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BOMFIM, L. F. ; MELLO, D. M. ; BARROS, O. S. ; OLIVEIRA, N. S. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; PAIVA, Valnice S. ; CARVALHO, J. L. . INCLUIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ATRAVÉS DE COMUNIDADE DE PRÁTICA E WEB 2.0.. In: World Congress of Communication and Arts, 2015, 2015, Salvador. BOOK OF ABSTRACTS ? VIII World Congress on Communication and Arts. April 19-22, 2015, 2015. p. 26-27.

2.
OLIVEIRA, N. S. ; BARROS, O. S. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; BOMFIM, L. F. ; MIRANDA, A. T. P. ; PAIVA, Valnice S. ; CARVALHO, J. L. . REMOSS - REDE DE MOBILIZADORES SOCIAIS SOTEROPOLITANOS PELA EDUCAÇÃO: A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRUTURANTE NA PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO FAMILIA-ESCOLA-COMUNIDADE. In: World Congress of Communication and Arts, 2015, 2015, Salvador. BOOK OF ABSTRACTS ? VIII World Congress on Communication and Arts. April 19-22, 2015, 2015. p. 26-27.

Apresentações de Trabalho
1.
LEITE, Kátia Cristina N.; SALVADORI, J. C. ; CARVALHO, A. L. F. ; FREIRE, C. M. ; MOURA, F. A. . DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PERCEPÇÕES REVELADAS NO PROCESSO CRIATIVO A PARTIR DAS ARTES VISUAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARVALHO, A. L. F. ; SALVADORI, J. C. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; MOURA, F. A. ; FREIRE, C. M. . Educação inclusiva e seus impactos nas práticas pedagógicas na rede municipal de Jacobina/BA: estudo colaborativo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LEITE, Kátia Cristina N.; MACHADO, M. D. F. ; SILVA, E. . MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE JACOBINA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MACHADO, M. D. F. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; SILVA, E. . O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ROTINA DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOURA, F. A. ; SALVADORI, J. C. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; FREIRE, C. M. ; JESUS, L. P. . INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO REGULAR, FUNDAMENTAL I: ESTUDO DE CASO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LEITE, Kátia Cristina N.. LITERATURA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LEITE, Kátia Cristina N.; LEITE, Karine. C. N. . PROJETO RECRIANDO DA APAE DE JACOBINA: RELATOS DO PROCESSO CRIATIVO E CULMINÂNCIA DO TRABALHO COM A OBRA A CUCA, DE TARSILA DO AMARAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LEITE, Kátia Cristina N.; BARROS, O. S. ; OLIVEIRA, N. S. ; PAIVA, Valnice S. ; MIRANDA, A. T. P. ; BOMFIM, L. F. ; CARVALHO, J. L. . ARTE E RECRIAÇÃO NA ESCOLA: O TRANSFORMAR E O TRANSFORMAR-SE EM DIREÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL E DO RESPEITO À DIVERSIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BOMFIM, L. F. ; MELLO, D. M. ; BARROS, O. S. ; OLIVEIRA, N. S. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; PAIVA, Valnice S. ; CARVALHO, J. L. . INCLUIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ATRAVÉS DE COMUNIDADE DE PRÁTICA E WEB 2.0.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BARROS, O. S. ; OLIVEIRA, N. S. ; BOMFIM, L. F. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; PAIVA, Valnice S. ; CARVALHO, J. L. ; MIRANDA, A. T. P. . REMOSS - REDE DE MOBILIZADORES SOCIAIS SOTEROPOLITANOS PELA EDUCAÇÃO: A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRUTURANTE NA PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO FAMILIA-ESCOLA-COMUNIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LEITE, Kátia Cristina N.; OLIVEIRA, N. S. ; PAIVA, Valnice S. ; BRITO, E. S. N. . O BRINCAR COMO FORMA DE INCLUSÃO E GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM AÇÕES DE MSE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LEITE, Kátia Cristina N.; OLIVEIRA, N. S. ; PAIVA, Valnice S. . OFICINA BRINCAR PARA TODOS: LUDICIDADE E INCLUSÃO NA AÇÃO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO EM SÃO CAETANO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
LEITE, Kátia Cristina N.. A CULTURA DO BRINCAR COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LEITE, Kátia Cristina N.; OLIVEIRA, N. S. . Brincar para todos: uma experiência na fabricação e utilização de brinquedos acessíveis que possibilitam o trabalho com a diversidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LEITE, Kátia Cristina N.. Docência no Ensino Médio - Consciência Histórica e Prática Pedagógica para a Aprendizagem na Contemporaneidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
LEITE, Kátia Cristina N.. Contribuições da literatura infanto-juvenil para a formação da identidade da pessoa com deficiencia intelectual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LEITE, Kátia Cristina N.. A importancia da literatura infanto-juvenil para a formação do leitor com deficiência intelectual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MOREIRA, Lília Maria A. ; CASTRO, Josefina ; SANT'ANA, Maria Daniela M. ; LEITE, Kátia Cristina N. . Diversidade na Escola. Ilhéus - Ba: Editus, 2004 (Colaboração).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARVALHO, A. L. F. ; SALVADORI, J. C. ; LEITE, Kátia Cristina N. . Diálogos sobre Diferença, Diversidade e Inclusão social da Pessoa com Deficiência.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
LEITE, Kátia Cristina N.; LEITE, Karine. C. N. . Reencenando a feira livre, provocando o imaginário.... 2016; Tema: Inclusão Social através da Arte. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
LEITE, Kátia Cristina N.; CARVALHO, A. L. F. ; SALVADORI, J. C. ; LEITE, K. C. N. . Deficiência Intelectual: De que estamos falando?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LEITE, Kátia Cristina N.; LEITE, Karine. C. N. . EDUCANDO O OLHAR PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ARTE. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LEITE, Kátia Cristina N.. LITERATURA INFANTO JUVENIL E FORMAÇÃO DO LEITOR COM DEFICIENCIA INTELECTUAL. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
LEITE, K. C. N.; LEITE, Kátia Cristina N. . Folclore de Todos os Tempos, Cores e Cantos. 2008. Diversas.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LEITE, Kátia Cristina N.; OLIVEIRA, N. S.. Participação em banca de ANA LÚCIA DE MENEZES SOUZA. A PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE À INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FILADÉLFIA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia.

2.
LEITE, Kátia Cristina N.; OLIVEIRA, N. S.. Participação em banca de JAILZA SOUZA GOMES CERQUEIRA. PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTO CORPORAL E AUTONOMIA DA CRIANÇA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia.

3.
LEITE, Kátia Cristina N.; Gomes, Antenor Rita; MAIA, José Roberto L.. Participação em banca de Lucicleide Miranda Gonçalves Jatobá. Desmistificando a Leitura através de um Olhar Psicopedagógico. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco.

4.
LEITE, Kátia Cristina N.; Gomes, Antenor Rita; MAIA, José Roberto L.. Participação em banca de Adenilde Lopes, Edileide Santos, Maria da Glória Brandão. Dificuldades de aprendizagem da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco.

5.
LEITE, Kátia Cristina N.; Gomes, Antenor Rita; MAIA, José Roberto L.. Participação em banca de Gêsia do Carmo, Milton César, Maria Conceição Pereira. Fracasso Escolar: O discente como protagonista. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco.

6.
LEITE, Kátia Cristina N.; Gomes, Antenor Rita; MAIA, José Roberto L.. Participação em banca de Ana Patrícia Souto Almeida. Inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais: Uma questão de Cidadania. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco.

7.
LEITE, Kátia Cristina N.; Gomes, Antenor Rita; MAIA, José Roberto L.. Participação em banca de Cardíria Monte da Cruz, Maria Cristina Rodrigues Oliveira. A Interferência da Afetividade na Relação Professor e Aluno. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco.

8.
LEITE, Kátia Cristina N.; Gomes, Antenor Rita; MAIA, José Roberto L.. Participação em banca de Maria Augusta Mota Miranda, Ocione Silva Tínel. Aprendizagem por Meio das Inteligência Múltiplas. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco.

9.
LEITE, Kátia Cristina N.; Gomes, Antenor Rita; MAIA, José Roberto L.. Participação em banca de Marileuza Ferreira de Lima, Mariza Lopes Lima. Avaliação da Aprendizagem no Contexto Escolar. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco.

10.
LEITE, Kátia Cristina N.; Gomes, Antenor Rita; Freita, Zilda O.. Participação em banca de Danila Araújo, Jaqueline Pinto. A Criança e a Brincadeira: Um estudo de como se processa no desenvolvimento da criança as brincadeiras infantis. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Castelo Branco.

11.
LEITE, Kátia Cristina N.; Gomes, Antenor Rita; Freita, Zilda O.. Participação em banca de Lenise da Silva Marques, Madyr Louise Miranda Lima. A Influência da Mídia na Educação Infantil. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Castelo Branco.

12.
LEITE, Kátia Cristina N.; Gomes, Antenor Rita; Freita, Zilda O.. Participação em banca de Maristela Alves Santos Marques. Brincadeira tem Hora! É sério.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Castelo Branco.

13.
LEITE, Kátia Cristina N.; Gomes, Antenor Rita; Freita, Zilda O.. Participação em banca de Gilka Eliana Lima da Silva. A Creche e a Construção da Cidadania. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Castelo Branco.

14.
LEITE, Kátia Cristina N.; Gomes, Antenor Rita; Freita, Zilda O.. Participação em banca de Fábia Alves de Lima, Kelly Cristina Novaes Leite. A Importância da Brincadeira nas Relações Emocionais, Afetivas e Intelectuais da Criança a Luz de Alguns Teóricos. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Castelo Branco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LEITE, Kátia Cristina N.. Participação em banca de Maria Aparecida P. Feitosa e Lívia Alves Pereira.Concepções de Linguagem e o Ensino de Gramática: Análise das relações entre Teoria Linguistica e a Prática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Licenciatura Plena) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
LEITE, Kátia Cristina N.. Participação em banca de Elenísia Pereira Couto e Kátia Gama dos Reis.Variação Linguistica: Análise dos Livros Didáticos de Português 6° e 9° Ano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Licenciatura Plena) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
LEITE, Kátia Cristina N.. Participação em banca de Silvia Souza da Mota e Sirlei Pereira Bastos Rocha.O negro e as ideologias subjacentes aos textos literários do livro didático: desconstrução de estigmas na escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Licenciatura Plena) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
LEITE, Kátia Cristina N.. Participação em banca de Ester Oliveira Barreto.Uma análise da produção escrita em L2 por alunos surdos da Escola Tenente Wilson. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Licenciatura Plena) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
LEITE, Kátia Cristina N.; ALENCAR, V.; BARBOSA, Ana Carina Freire. Participação em banca de Mírian Souza da silva e Railda Reis Archanjo.Os Desafios da Educação Inclusiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Ciências Biológicas, Exatas e Sociais.

6.
LEITE, Kátia Cristina N.; ALENCAR, V.; BARBOSA, Ana Carina Freire. Participação em banca de Éden Santos de Castro.Reflexão sobre a dicotomia entre o real e o ensino fundamental do Centro Educacional Edvaldo Lopes do município de Quixabeira, e o ideal proposto pela educação para o século XXI em relação ao perfil que a escola tem que formar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Ciências Biológicas, Exatas e Sociais.

7.
LEITE, Kátia Cristina N.; ALENCAR, V.; CASTRO, Cátia Silene G. de. Participação em banca de Virgínia Carla Dias Rocha.Por uma Alfabetização Inovadora. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Ciências Biológicas, Exatas e Sociais.

8.
LEITE, Kátia Cristina N.; ALENCAR, V.; CASTRO, Cátia Silene G. de. Participação em banca de Luiza T. Vilaronga, Jamielson G. Rios e Teodicea S. R. Ferre.A Avaliação no Processo Educativo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Ciências Biológicas, Exatas e Sociais.

9.
LEITE, Kátia Cristina N.; ALENCAR, V.; CASTRO, Cátia Silene G. de. Participação em banca de Elizângela B. Carneiro, Neumária G. Silva e Patrícia Freitas.Deficiência na Leitura: Como detectar, como atuar?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Ciências Biológicas, Exatas e Sociais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LEITE, Kátia Cristina N.; Cláudio Meira. Banca Examinadora para seleção de professores temporários da Plataforma Freire. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

2.
LEITE, Kátia Cristina N.; Cláudio Meira; SOUZA, Guilhermina. Banca Examinadora para seleção de professores temporário da Plataforma Freire. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

3.
CORREIRA, M. C. A.; BASTOS, M. F. S. A.; LEITE, Kátia Cristina N.. Seleção Pública Para Admissão de Professor Substituto - Edital 036/2010. 2010. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GEPRAXIS - V Seminário Nacional e I Seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional.Alfabetizar e Letrar criança com Autismo por meio de Comunicação Alternativa: Estudo de Caso. 2117. (Seminário).

2.
26° Congresso Nacional das Apaes 2017. PROJETO RECRIANDO: INCLUSÃO SOCIAL PELA ARTE-EDUCAÇÃO DA APAE DE JACOBINA. 2017. (Congresso).

3.
26° Congresso Nacional das Apaes 2017. 2017. (Congresso).

4.
XXI EBEL - ENCONTRO BAIANO DE ESTUDANTES DE LETRAS.?ROTEIRO PARA O OLHAR ? INCLUIR COM ARTE?. 2017. (Encontro).

5.
Ateliê de Pesquisa.Observação e o uso de outras linguagens. 2016. (Seminário).

6.
JORNADA ACADÊMICA DO MPED 2016.MESA TEMÁTICA ? O MPED EM FOCO: OLHARES CALEIDOSCÓPIOS, HISTÓRICO E RAIO DE ATUAÇÃO. 2016. (Seminário).

7.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PERCEPÇÕES REVELADAS NO PROCESSO CRIATIVO A PARTIR DAS ARTES VISUAIS. 2016. (Congresso).

8.
II Workshop DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE - Avaliação Capes/Plataforma Sucupira: desafios e perspectivas.. 2015. (Outra).

9.
JORNADA ACADÊMICA do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação e Diversidade - PPED. 2015. (Encontro).

10.
World Congress of Communication and Arts, 2015. ARTE E RECRIAÇÃO NA ESCOLA: O TRANSFORMAR E O TRANSFORMAR-SE EM DIREÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL E DO RESPEITO À DIVERSIDADE. 2015. (Congresso).

11.
Conferência Municipal de Educação.PNE e Educação Especial. 2013. (Encontro).

12.
II Jornada Pedagógica do IFBA.Docência no Ensino Médio - Consciência Histórica e Prática Pedagógica para a Aprendizagem na Contemporaneidade. 2013. (Encontro).

13.
Encontro Internacional de Cultura Visual, Educação e Linguagens.Contribuições da literatura infanto-juvenil para a formação da identidade da pessoa com deficiencia intelectual. 2012. (Encontro).

14.
XVI - EBEL - Encontro Baiano dos Estudantes de Letras.A importancia da literatura infanto-juvenil para a formação do leitor com deficiência intelectual. 2012. (Encontro).

15.
Jornada Pedagógica de Irecê Bahia.Avaliação na Educação Inclusiva. 2009. (Seminário).

16.
Jornada Pedagógica de São Gabriel Bahia.Sensibilizando dos professores da Rede Municipal para a Educação Inclusiva. 2009. (Seminário).

17.
Jornada Pedagógica de Saúde Bahia.O Perfil do Professora na Educação Inclusiva. 2009. (Oficina).

18.
Jornada Pedagógica Municipal de Jacobina.O Perfil do Professor na Educação Inclusiva. 2009. (Seminário).

19.
V Seminário para Fromação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva.Autismo e Educação Inclusiva. 2008. (Seminário).

20.
Jornada Pedagógica de Caém.Avaliação da Aprendizagem: Conceitos e Tipos. 2006. (Encontro).

21.
Jornada Pedagógica de Morro do Chapéu.Inclusão: Amar é possível, incluir é consequência.... 2006. (Encontro).

22.
5ª Jornada Internacional de Educação da Bahia. 2005. (Congresso).

23.
Fórum Estadual de Leitura do Estado da Bahia.Leitura e Cidadania. 2005. (Encontro).

24.
Primeiro Encontro para Formadores de Gestores em Inclusão.Amar é possível, incluir é consequência.... 2005. (Seminário).

25.
4ª Jornada Internacional de Educação da Bahia. 2004. (Congresso).

26.
Congresso Nacional de Educação. 2004. (Congresso).

27.
Seminário Temático Rede UNEB 2000.Educação Inclusiva: Amar é Possível, incluir é consequência.... 2004. (Seminário).

28.
Seminário Temático - Rede UNEB 2000.Educação Inclusiva: Amar é Possível, incluir é consequência.... 2004. (Seminário).

29.
3º Jornada Internacional de Educação da Bahia. 2003. (Congresso).

30.
Aprender - Congresso Internacional de Educação. 2002. (Congresso).

31.
Encontro Pedagógico - DIREC/16.Oficina sobre Pedagogia de Projetos. 2002. (Oficina).

32.
Programa de Formação Continuada Docente - Semana Pedagógica.A Prova, O Portfólio e a Observação: Diálogo com a Avaliação da Aprendizagem. 2002. (Seminário).

33.
VII CONGRESSO ESTADUAL DAS APAE'S. O Mundo do Trabalho e suas Exigências. 2002. (Congresso).

34.
Jornada Pedagógica 2001 - DIREC/16.A Ética na Vida Escolar. 2001. (Encontro).

35.
Encontro de Mediadores do PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental. 2000. (Encontro).

36.
19º Congresso Nacional das APAE's. 1999. (Congresso).

37.
19º Congresso Nacional das APAEs. 1999. (Congresso).

38.
1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO.Inclusão: Educação de Qualidade para Todos. 1999. (Seminário).

39.
5º Congresso Estadual das APAE's. 1998. (Congresso).

40.
Curso de Extensão Inclusão: Educação de Qualidade para Todos.Inclusão: Educação de Qualidade para Todos. 1998. (Seminário).

41.
V Congresso Estadual das APAEs. 1998. (Congresso).

42.
IV Congresso Estadual das APAEs da Bahia. 1996. (Congresso).

43.
17º Congresso Nacional das APAEs. 1995. (Congresso).

44.
XVII Congresso Nacional das APAE's. 1995. (Congresso).

45.
A Linguagem e Clarice Lispector. 1994. (Oficina).

46.
Semana Interdisciplinar da FFPJ. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SALVADORI, J. C. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; FREIRE, C. M. . I ciclo de Formação APAE - GEEDICE: Autismo e Síndrome de Down. 2017. (Outro).

2.
CARVALHO, A. L. F. ; MOURA, F. A. ; JESUS, L. P. ; LEITE, Kátia Cristina N. ; SALVADORI, J. C. ; FREIRE, C. M. . Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Multipla. 2016. (Outro).

3.
LEITE, Kátia Cristina N.; Vasti Xavier ; Meire Lúcia da Silva Lopes ; Gomes, Antenor Rita ; Ana Lúcia Gomes . Fórum Regional de Educação. 2005. (Congresso).

4.
LEITE, Kátia Cristina N.; RODRIGUES, Patrícia R. . Curso de Extensão Inclusão: Educação de Qualidade para Todos. 1998. (Outro).

5.
LEITE, Kátia Cristina N.; Gomes, Antenor Rita ; Carlos Augusto Moreira ; MARQUES, Izanete . Primeira Semana de Letras da UNEB. 1997. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANA LÚCIA DE MENEZES SOUZA. A PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE À INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FILADÉLFIA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

2.
JAILZA SOUZA GOMES CERQUEIRA. PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTO CORPORAL E AUTONOMIA DA CRIANÇA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

3.
ELISMAR SANTOS CARVALHO. EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO DE CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: DIFICULDADES EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPO FORMOSO-BA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

4.
NEILA DA SILVA GAMA. CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO COM A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

5.
ELISMAR SANTOS CARVALHO. INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: RELATOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAMPO FORMOSO - BA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

6.
Adenilde e Euleide Lopes, Edilene Santos, Mª da Glória B.. Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

7.
Gêsia do Carmo, Milton C. e Mª Conceição P.. Fracasso Escolar: O discente como protagonista. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

8.
Lucicleide Miranda Gonçalves Jatobá. Desmistificando a Leitura através de um Olhar Psicopedagógico. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

9.
Cardíria Monte da Cruz, Maria Cristina Nodrigues Oliveira. A Interferência da Afetividade na Relação Professor e Aluno. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

10.
Maria Augusta Mota Miranda, Ocione Silva Tínel. Aprendizagem por Meio das Inteligências Múltiplas. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

11.
Ana Patrícia Souto Almeida. Inclusão dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais: Uma questão de cidadania. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

12.
Marieluza Ferreira de Lima, Mariza Lopes Lima. Avaliação da Aprendizagem no Contexto Escolar. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

13.
Maristela Alves Santos Marques. Brincadeira tem hora! É sério.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

14.
Danila Araújo e Jaqueline Pinto. A Criança e a Brincadeira: Um estudo de como se processa no desenvolvimento da criança, as brincadeirasa infantis.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

15.
Lenise da Silva Marques e Madyr Louise Miranda Lima. A Influência da Mídia na Educação Infantil. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cléa Pires Vieira. Bullying: Baixa autoestima e o comprometimento da produção e interpretação textual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

2.
Letícia Miranda Dourado e Suzete Moreira da Silva. Inclusão Social na Educação da Sede de João Dourado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Licenciatura Plena) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

3.
Eliabe Batista de Souza. Educação Especial: Inclusão ou integração do aluno com necessidades educativas em sala de aula regular na Escola Municipal José Francisco Nunes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

4.
Ester Oliveira Barreto. Uma análise da produção escrita em L2 por alunos surdos da Escola Tenente Wilson. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Licenciatura Plena) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

5.
Aline L. Souza, Lucidalva Queiroz, Juscivânia dos Santos. AS PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA: Um estudo sobre as práticas docentes frente às diversidades e dificuldades de leitura dos alunos das séries iniciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Capimgrossense. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

6.
Elizângela B. Carneiro, Neumária g. da Silva, Patrícia Anjos. Deficiência na Leitura: Como detectar, como atuar?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Capimgrossense. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

7.
Virgínia Carla Dias Rocha. Por uma Alfabetização Inovadora. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Ciências Biológicas, Exatas e Sociais. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

8.
Mirian Souza da Silva e Railda Reis Archanjo. Os Desafios da Educação Inclusiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Ciências Biológicas, Exatas e Sociais. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

9.
Luiza T. Vilaronga, Jamielson G. Rios e Teodicea S. R. Ferre. A Avaliação no Processo Educativo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Ciências Biológicas, Exatas e Sociais. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

10.
Edna Evangelista Neves Barreto e Leidiane Evangelista Silva. Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais em Salas Regulares do núcleo Severiano Gonçalves de Souza no Município de Queimadas - Bahia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Capimgrossense. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

Orientações de outra natureza
1.
Elivânia Nunes Teixeira e Valquíria Machado Oliveira. Contribuições da Coleção ?Meu amigo Down? para Inclusão social da pessoa com Síndrome de Down. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

2.
Leandro de Matos Rodrigues e Michelle Cavalcante Rocha. A LITERATURA INFANTO-JUVENIL E O LEITOR COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: A FALA DOS PROFESSORES. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.

3.
Leandro Matos e Michele Cavalcante. Literatura e ensino de alunos com deficiência Intelctual. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Kátia Cristina Novaes Leite.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LEITE, Kátia Cristina N.; OLIVEIRA, N. S. ; PAIVA, Valnice S. ; BRITO, E. S. N. . O BRINCAR COMO FORMA DE INCLUSÃO E GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM AÇÕES DE MSE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LEITE, Kátia Cristina N.. LITERATURA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LEITE, Kátia Cristina N.; LEITE, Karine. C. N. . PROJETO RECRIANDO DA APAE DE JACOBINA: RELATOS DO PROCESSO CRIATIVO E CULMINÂNCIA DO TRABALHO COM A OBRA A CUCA, DE TARSILA DO AMARAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LEITE, Kátia Cristina N.; BARROS, O. S. ; OLIVEIRA, N. S. ; PAIVA, Valnice S. ; MIRANDA, A. T. P. ; BOMFIM, L. F. ; CARVALHO, J. L. . ARTE E RECRIAÇÃO NA ESCOLA: O TRANSFORMAR E O TRANSFORMAR-SE EM DIREÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL E DO RESPEITO À DIVERSIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 23:57:58