Elisangela Maria da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2429538153672867
  • Última atualização do currículo em 05/11/2018


Graduada em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL, Especialização no Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Vitória de Santo Antão - FAINTVISA, Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte - PITÁGORAS, Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Atualmente é professora do Centro Universitário Joaquim Nabuco - UNINABUCO. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística aplicada e ao ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Osman Lins - FACOL. Formadora na área de Leitura, produção e interpretação textual pela Editora IMEPHE. Professora Alfabetizadora pela Secretaria de Educação do Ipojuca. Tem experiência na área de Linguística com ênfase na área de Psicanálise, atuando em Aquisição da Linguagem. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa: O Bebê pelo Núcleo de Estudos Psicanalíticos - NINAR/IPB-Recife. Dedica-se principalmente aos seguintes temas de estudo: a voz na relação mãe-bebê e a voz infantil e a linguagem poética. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisangela Maria da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, E. M.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Joaquim Nabuco, Curso de Pedagogia.
Avenida Guararapes
Santo Antônio
50010000 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21215999


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ciências da Linguagem.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Orientador: GLÓRIA MARIA CARVALHO.
Coorientador: MARIA DE FÁTIMA VILAR DE MELO.
2008 - 2010
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: Olimpíada de Llíngua Portuguesa: Um diagnóstico com foco nos alunos,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar.
Palavras-chave: Narrativa, Memória literária, Sequência didática.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Especialização em Pós-Graduação em Gestão Escolar. (Carga Horária: 480h).
Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, PITÁGORAS FACULD, Brasil.
Título: Estudo de caso do Sistema de Gestão Integrado no Grupo Escolar Muncipal Joaquim do Rêgo Cavalcanti do Município de Ipojuca.
Orientador: Marilisa Fonseca.
Bolsista do(a): SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO IPOJUCA, SEDUC, Brasil.
2004 - 2005
Especialização em Pós-Graduação no Ensino de Língua Portuguesa. (Carga Horária: 390h).
Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, FAINTVISA, Brasil.
Título: Leitura e (Re)escritura de Textos.
Orientador: Ricardo Paes Barreto.
Bolsista do(a): SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO IPOJUCA, SEDUC, Brasil.
2000 - 2003
Graduação em Letras.
Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul, FFPMASUL, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
CURSO DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA PARA AVALIAÇÃO DE REDAÇÕES DO ENEM 2017. (Carga horária: 90h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
CURSO DE QUALIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE AVALIADORES DO ENEM. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Atualização e Qualificação de Avaliadores das Redações do ENEM. (Carga horária: 120h).
UNIVERSIDADE DE BASÍLIA, UNB, Brasil.
2014 - 2014
AVALIADORES DAS REDAÇÕES DO ENEM. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
AVALIADORES DAS REDAÇÕES DO ENEM-2012. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
AVALIADORES DAS REDAÇÕES DO ENEM. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Joaquim Nabuco, FJN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2011 - Atual
Ensino, LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
Língua Portuguesa I e II
Ensino de Língua Portuguesa: conteúdo e metodologia
Alfabetização Teoria e Prática I e II

Secretaria de Educação de Ipojuca, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

03/2001 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alfabetizadora
02/2010 - 12/2012
Direção e administração, Secretaria de Educação, .

Cargo ou função
Supervisora Escolar.

Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa e literatura

Atividades

02/2007 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Porutugesa e Inglesa
03/2005 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
LÍNGUA PORTUGUESA
LITERATURA

Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Formador

Atividades

01/2014 - 08/2014
Ensino, PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES -PROGEP, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES ESCOLARES NA MODALIDADE EAD
07/2012 - 08/2012
Ensino, Programa de Formação de Gestores Educacionais de P, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Professro Formador

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, CESPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor pedagógico
Outras informações
Atividade desenvolvida - Consultor pedagógico na área de Língua Portuguesa na avaliação das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Atividades

2009 - 2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Seleção e de promoção de Eventos, .

Cargo ou função
Consultor Pedagógico na correção das redações do ENEM.

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: ASSOCIADA, Enquadramento Funcional: Assessor
Outras informações
Atividade desenvolvida - Acompanhamento e assessoria no trabalho com Língua Portuguesa com foco nos gêneros textuais.

Atividades

2009 - 2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM.

Cargo ou função
Assessor no atendimento individualizado a professores do 5 ano.

Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor executor, Enquadramento Funcional: Professor temporário

Atividades

05/2010 - 09/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professora Executora (EAD) da disciplina análise e interpretação de textos

Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas, FAJOLCA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

08/2006 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional e Gestão Educacional

Faculdade Escritor Osman da Costa Lins, FACOL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 30
Outras informações
Ministrou aulas da disciplina Literatura Infanto-Juvenil Brasileira, no Curso de Especialização "lato sensu" em Ensino de Língua Portuguesa com Ênfase em Literatura.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 30
Outras informações
Ministrou aulas na disciplina Letramento: Iniciação à leitura e produção textual, no Curso de Especialização "lato senso" em Ensino de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Texto.


Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Membro do grupo de pesquisa, Carga horária: 8
Outras informações
Membro do grupo de pesquisa em AQUISIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM EM SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES, coordenado pela professora Drª. Maria de Fátima Vilar


Intersecção Psicanalítica do Brasil, IPB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Membro do grupo de Estudo e Pesquisa, Carga horária: 8
Outras informações
Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa: O BEBÊ E O CAMPO PULSIONAL que tem o objetivo de estudar a voz e sua incidência na constituição subjetiva e na clínica psicanalítica, coordenado poe SEVERINA SILVIA FERREIRA


MÍDIA EXPRESS COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES, MÍDIA EXPRESS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: FORMADORA
Outras informações
O curso Leitura, produção e interpretação textual foi ministrado para os educadores do município de Caruaru e teve carga horária de 500 horas.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, M. W. P. L. ; SILVA, E. M. . O JORNAL ESCOLAR COMO LUGAR DE PRÁTICAS DISCURSIVAS E SOCIAIS: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O GÊNERO EDITORIAL. In: IV SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS, 2017, CAMPINA GRANDE. Anais IV SINALGE, 2017. v. 1.

2.
SILVA, E. M.; CARVALHO, M. W. P. L. . RUAS LITERÁRIAS DO RECIFE: ENTRE O LER E O NAVEGAR, EIS A QUESTÃO. In: IV SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS, 2017, CAMPINA GRANDE. Anais IV SINALGE, 2017. v. 1.

3.
PEREIRA, J. M. S. ; MATTA, M. C. ; SILVA, E. M. . FERRAMENTA COMPUTACIONAL NO AUXÍLIO DA INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL. In: XIV CONGRESSO EDUCACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 2016, OLINDA. Anais do 14º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2016.

4.
SILVA, E. M.. A LINGUAGEM NA INFÂNCIA E O ENLAÇAMENTO POÉTICO. In: XXVI JORNADA NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE, 2016, RECIFE. XXVI JORNADA GELNE, 2016. v. 2.

5.
SILVA, E. M.. OS ENCANTOS DA MÚSICA E A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM PELA CRIANÇA FRQUENTADORA DE CRECHE. In: GELNE, 2015, GARANHUNS. Ensino de Língua, Literaturas e Outros Diálogos Possíveis. Recife: Pipa Comunicações, 2015. p. 1-46.

6.
SILVA, E. M.. MEMÓRIAS: UM ESPELHO DA CULTURA E DA HISTÓRIA. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2009, JOÃO PESSOA. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN -, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. M.. TEORIA DOS ATOS DE FALA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. In: VI SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA, 2009, CAMPINA GRANDE. VI SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA, 2009.

2.
SILVA, E. M.. MEMÓRIA: UM GÊNERO PLANTADO PELA SEMENTE DA ORALIDADE. In: COLÓQUIO DE ANÁLISE DO DISCURSO, 2008, RECIFE. COLÓQUIO DE ANÁLISE DO DISCURSO: MARCOS TEÓRICOS E RELAÇÕES MULTIDISCIPLINARES, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. M.; CARVALHO, M. W. P. L. . ?RUAS LITERÁRIAS DO RECIFE?: ENTRE O LER E O NAVEGAR, EIS A QUESTÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARVALHO, M. W. P. L. ; SILVA, E. M. . O JORNAL ESCOLAR COMO LUGAR DE PRÁTICAS DISCURSIVAS E SOCIAIS: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O GÊNERO EDITORIAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, E. M.. A POESIA E A LINGUAGEM NA INFÂNCIA: UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, E. M.. Construindo a Pesquisa Científica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SILVA, E. M.. A LINGUAGEM NA INFÂNCIA E O ENLAÇAMENTO POÉTICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, E. M.. 8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, E. M.. OS ENCANTOS DA MÚSICA E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELA CRIANÇA FRQUENTADORA DE CRECHE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, E. M.. LINGUAGEM E SEUS CÓDIGOS: UMA NOVA ABORDAGEM NA BNCC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SILVA, E. M.. JOGOS PARA ESTIMULAR A INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SILVA, E. M.. CAMINHOS DA ORTOGRAFIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SILVA, E. M.. A ÁFRICA ESTÁ EM NÓS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SILVA, E. M.; AGUIAR, M. A. M. . TEORIA DOS ATOS DE FALA NO ENSNINO DE LÍNGUA MATERNA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, E. M.; AGUIAR, M. A. M. . MEMÓRIAS: UM ESPELHO DA CULTURA E DA HISTÓRIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, E. M.. MEMÓRIA: UM GÊNERO PLANTADO PELA SEMENTE DA ORALIDADE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, E. M.. Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e da Escrita. 2009.

2.
SILVA, E. M.. GÊNEROS TEXTUAIS UM TRABALHO MULTIDISCIPLINAR. 2009.

3.
SILVA, E. M.. Escrever para quê? A funcionalidade da escrita para o aluno. 2009.

4.
SILVA, E. M.. NOVAS PRÁTICAS DOCENTES EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2008.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, E. M.; CARVALHO, M. W. P. L. . HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, E. M.; BERGAMO, F. . PRODUÇÃO TEXTUAL. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SILVA, E. M.. MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SILVA, E. M.. ANÁLISE DO DISCURSO. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, E. M.. LITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
SILVA, E. M.. LETRAMENTO: INICIAÇÃO À LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
SILVA, E. M.. CONSTRUINDO A PESQUISA CIENTÍFICA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, E. M.. FORMAÇÃO DO LEITOR E ESTRATÉGIAS DE LEITURA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVA, E. M.. PRODUÇÃO DE TEXTOS: UMA ATIVIDADE SOCIAL. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SILVA, E. M.. Estratégias para o trabalho com literatura com alunos dos anos finais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ppt).

7.
SILVA, E. M.. Caminhos da Ortografia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SILVA, E. M.. O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS. 2009. (ATENDIMENTO ESPECIALIZADO).

9.
SILVA, E. M.. FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SILVA, E. M.. GESTÃO EDUCACIONAL. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, E. M.; TAVORA, E. G.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de VIVIANE MONTENEGRO DE OLIVIERA E VIVIANE PAULA DE SÁ LEITÃO.O PAPEL SOCIAL E PEDAGÓGICO DA CRECHE NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO, SEGUNDO O OLHAR DOS EDUCADORES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

2.
SILVA, E. M.; TAVORA, E. G.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de MARIADA DA CONCEIÇÃO P. BARBOSA E NATHALIA JESSICA M CASTRO.JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERCALÇOS DOS ALUNOS DE UMA TURMA DO NÍVEL II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

3.
SILVA, E. M.; ALVES, S. A. C.; TAVORA, E. G.. Participação em banca de MARINGA QUEIROZ DE SOUZA E SANDRA M. C. DE FIGUEIRA BRAGA.A IMPORTANCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

4.
SILVA, E. M.; ALVES, S. A. C.; TAVORA, E. G.. Participação em banca de CELI JOSE DOS SANTOS E RAFAELA P. SILVA.A IMPORTANCIA DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL SEGUNDO O OLHAR DOCENTE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

5.
SILVA, E. M.; ALVES, S. A. C.; TAVORA, E. G.. Participação em banca de JULIANE FIDELIS SILVADE FRANÇA E LUANA F. T. C. ALVES.A RELAÇÃO DA INDISCIPLINA NA SALA DE AULA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

6.
SILVA, E. M.; ALVES, S. A. C.; TAVORA, E. G.. Participação em banca de ELEXSANDRA MENDES DOS SANTOS E ROSANGELA M. DE LIRA.A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PENSAM OS PROFESSORES. 2015.

7.
SILVA, E. M.; ALVES, S. A. C.; TAVORA, E. G.. Participação em banca de ISABELY MARIA DA SILVA E KEILE RENATA BARRETO.A VISÃO DO EDUCADOR SOBRE A IMPORTANCIA DO LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

8.
SILVA, E. M.; ALVES, S. A. C.; TAVORA, E. G.. Participação em banca de IARA RIBEIRO NERI E JOELICE MARIA DA SILVA.CONCEPÇÕES DE LEITURA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO DO 3º ANO DOS ANOS FINAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

9.
SILVA, E. M.; SILVA, E. G.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de MARIA EDJANE DE SOUZA SILVA E PÁTRIA RÉGEA DA SILVA.A PRÁTICA DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE LEITURA DO GRUPO V NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

10.
SILVA, E. M.; SILVA, E. G.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de JOEMAR MOURA DE MATOS E REGINALDO DA SILVA ALVES.ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E LEITURA: A LUDICIDADE COMO AÇÃO MOBILIZADORA NO 3º ANO DOS ANOS FINAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

11.
SILVA, E. M.; SILVA, E. G.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de LADJANE MARQUES SILVA E MARIA DANIELE MOURA DA SILVA.AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE ESCRITA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

12.
SILVA, E. M.; SILVA, E. G.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de EVELINE BARKOKEBAS E MARCILIA SANTANA FERREIRA.A FAMILIA COMO MEDIADORA DA LEITURA NA PRIMEIRA INFANCIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

13.
SILVA, E. M.. Participação em banca de BETÂNIA CLEMENTINO FERNANDESGERLANE RAMOS CHAGAS.A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

14.
SILVA, E. M.. Participação em banca de ALESSANDRA DE LIMA CARVALHO SILVA/CRISTIANA D. DE OLIVEIRA.A PRÁTICA DA LEITURA E ESCRITA NO 5º ANO DO ENSiNO FUNDAMENTAL NA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE RECIFE - PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

15.
SILVA, E. M.. Participação em banca de GISELY MARIA NERY/MARLI CAVALCANTI DA SILVA.O USO DA MÍDIAS COMO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

16.
SILVA, E. M.. Participação em banca de ELIETE NUNES DE A. ALBUQUERQUE CUNHA/LÚCIA REJANE C. DIAS.A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS CONTOS DE FADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

17.
SILVA, E. M.; ALVES, S. A. C.; RAMOS, P. B. B.. Participação em banca de elisangela Alves Barbosa.Produção textual no 5º ano: estratégias na ordem do narrar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

18.
SILVA, E. M.; ALVES, S. A. C.; RAMOS, P. B. B.. Participação em banca de Aneevane Santos Foneca da Silva e Joelma C. de Oliveira.Práticas Pedagógicas de leitura na creche. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

19.
SILVA, E. M.; TAVORA, E. G.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de JULIANA MARTINS E THAIANA SIQUEIRA.A importância da leitura nos anos iniciais: uma garantia à criticidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

20.
SILVA, E. M.; TAVORA, E. G.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de CLAUDEMIR VITALIANO CAMPOS E ERNANE SERGIO F. DO NASCIMENTO.PNAIC: UM OLHAR NAS PRÁTICAS DE LEITURA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

21.
SILVA, E. M.; TAVORA, E. G.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de ÉRICA LILIAN SILVA DE CARVALHO E PATRÍCIA MARIA DA SILVA.CONTOS DE FADA COMO INCENTIVO À LEITURA NOS ANOS INICIAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

22.
SILVA, E. M.; TAVORA, E. G.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de HAMILTON SEVERINO ALVES JÚNIOR E MARIA DAS GRAÇAS R. MACIEL.O BRINCAR E A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DESENVOLVIMENTO CULTURAL E DE SOCIALIZAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

23.
ALVES, S. A. C.; SILVA, E. M.; RAMOS, P. B. B.. Participação em banca de Deyze Maria do Nascimento.Contribuições do ato de contar histórias na educação infantil para a formação de futuros leitores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

24.
ALVES, S. A. C.; SILVA, E. M.; TAVORA, E. G.. Participação em banca de Cristiane Bernardo de Sena.A importância da ludicidade na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

25.
ALVES, S. A. C.; SILVA, E. M.; TAVORA, E. G.. Participação em banca de Dayane Alves Pergetiano e Giselle da Silva Ramos.Disgrafia características e possibilidades de superação das dificuldades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

26.
ALVES, S. A. C.; TAVORA, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Giovana B. Oliveira e Maria Lurdália Bezerra.Práticas de leitura no 1º ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

27.
ALVES, S. A. C.; TAVORA, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Ladjane Bezerra da S. Ribeiro e Lucijane Martins de Morais.Contação de história na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

28.
PEREIRA, C. C. V. N.; SILVA, E. M.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de Débora Maria de N. P. de Lima e Wyliane Lacerda B. da Silva.Pedagogo empresarial: ênfase no treinamento e desenvolvimento de pessoas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

29.
TAVORA, E. G.; SILVA, E. M.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de Janaina Rodriguesa dos Santos e Jeneise Gomes de Santana.A importância do lúdico na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

30.
TAVORA, E. G.; SILVA, E. M.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de Mércia de Oliveira Queiroz e Valéria Alves de Paula.Alfabetização infantil: um estudo sobre o processo de leitura em estudantes do 2º ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

31.
TAVORA, E. G.; SILVA, E. M.; ALVES, S. A. C.. Participação em banca de Arizza Graziela F. de Goes e Valdenice M. da Silva Cruz.Contos de fada na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

32.
SILVA, E. G.; TAVORA, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Rafaela Neves de Oliveira e Raquel Luiza da Silva.A criança e a Construção da leitura no 1º ano do enisno fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

33.
TAVORA, E. G.; SILVA, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Jaqueline silva dos Santos e Michelle Nunes do Amaral.A aprendizagem da leitura e escrita no 2º ano do ensino fundamental: uma perspectiva sócio construtivista e interacionista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

34.
SILVA, E. G.; TAVORA, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Gisely Maria Nery e Marli Cavalcanti da Silva.O uso das mídias no ensino fundamental e seus impactos no letramento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

35.
SILVA, E. G.; TAVORA, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Eliete Nunes de Andrade A. Cunha e Lúcia Rejane C. T. Dias.A importância da leitura nos contos de fadas na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

36.
SILVA, E. G.; TAVORA, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Eliadian Inácio da Silva e Rosana Alves e Lima.Práticas de alfabetização e letramento no 1º ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.

37.
SILVA, E. G.; TAVORA, E. G.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Ednalva Maria da Silva.A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA E NA VIDA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Latinoamericano Sobre Autismo: Dialogando em torno do TEA na Clínica e na Escola. 2018. (Encontro).

2.
V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. UMA DISCUSSÃO SOBRE LEITURA, NAVEGAÇÃO E MULTIMODALIDADE NO APLICATIVO RUAS LITERÁRIAS DO RECIFE. 2018. (Congresso).

3.
CAFÉ LINGUÍSTICO - COMO LEVAR A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM ATIVA PARA A AULA DE GRAMÁTICA. 2017. (Encontro).

4.
IV SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS. 2017. (Simpósio).

5.
IV SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS.RUAS LITERÁRIAS DO RECIFE: ENTRE O LER E O NAVEGAR, EIS A QUESTÃO. 2017. (Simpósio).

6.
IV SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS.O JORNAL ESCOLAR COMO LUGAR DE PRÁTICAS DISCURSIVAS E SOCIAIS: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O GÊNERO EDITORIAL. 2017. (Simpósio).

7.
XX SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS.A POESIA E A LINGUAGEM NA INFÂNCIA: UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL. 2017. (Encontro).

8.
A VOZ E SUAS INCIDÊNCIAS NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA E NA CLÍNICA PSICANALÍTICA. 2016. (Seminário).

9.
GELNE. 2015. (Encontro).

10.
GELNE.OS ENCANTOS DA MÚSICA E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELA CRIANÇA FRQUENTADORA DE CRECHE. 2015. (Encontro).

11.
I CONFERÊNCIA DO PROGRAMA VIA ESCOLA: UM PACTO PELA EDUCAÇÃO. 2012. (Outra).

12.
III ENCONTRO ACADÊMICO GÊNEROS NA LINGUÍSTICA E NA LITERATURA. 2012. (Encontro).

13.
CARAVANA DA EDUCAÇÃO. 2011. (Congresso).

14.
I EXPOEDUCAÇÃO IPOJUCA.A ÁFRICA ESTÁ EM NÓS. 2011. (Seminário).

15.
IX JORNADA DO ALUNO QUE APRENDE.Caminhos da Ortografia. 2011. (Oficina).

16.
LÉXICO E GRAMÁTICA. 2011. (Outra).

17.
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. MEMÓRIAS: UM ESPELHO DA CULTURA E DA HISTÓRIA. 2009. (Congresso).

18.
VI SELIMEL.TEORIA DOS ATOS DE FALA E O ESNINO DE LÍNGUA MATERNA. 2009. (Seminário).

19.
VI SELIMEL.TEORIA DOS ATOS DE FALA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2009. (Seminário).

20.
`Colóquio de Análise do Discurso.MEMÓRIA: UM GÊNERO PLANTADO PELA SEMENTE DA ORALIDADE. 2008. (Outra).

21.
COLÓQUIO DE ANÁLISE DO DISCURSO.MEMÓRIA: UM GÊNERO PLANTADO PELA SEMENTE DA ORALIDADE. 2008. (Outra).

22.
OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - ESCREVENDO O FUTURO. 2008. (Oficina).

23.
TEXTO E CONTEXTO UMA RELAÇÃO SOCIOCOGNITIVA. 2008. (Outra).

24.
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN XIX INSTITUTO DE LINGUÍSTICA. MEMÓRIAS: UM ESPELHO DA CULRUA E DA HISTÓRIA. 2008. (Congresso).

25.
IV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2006. (Congresso).

26.
55ª Reunião Anual da SBPC. 2003. (Encontro).

27.
Repasse Crítico da Gramática Portuguesa. 2002. (Encontro).

28.
Vi Congresso Nacional de Linguistica e Filologia. 2002. (Congresso).

29.
I Encontro Cultural do Agreste Pernambucano: Da Comunicação Gestual à Expressividade da Palavra. 2001. (Encontro).

30.
I Encontro sobre Gramática do Português. 2001. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cristiane Arruda Lira da Silva. OS GÊNEROS ORAIS: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR DOS ANOS FINAIS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

2.
Andrea Vanessa Aguiar de Oliveira. Dificuldades e desafios na formação do leitor Crítico no ensino fundamental anos finais. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

3.
Cláudia Barbosa de Góis Silva. Preconceito linguístico: o direito à fala. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

4.
Conceição Rimunda Barbosa França. Cláudia Barbosa de Góis Silva. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

5.
Cristiane Arruda Lira da Silva. Os gêneros orais: um olhar sobre a prática do professor dos anos finais. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

6.
Edna Silva Marques Feitosa. A construção do ethos no discurso de posse de michel temer como presidente da república. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

7.
Falberto Leandro do Rego. A literatura de cordel no ensino médio: Uma parceria na formação do leitor. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

8.
Francilane Leal Barbosa. Estratégias de leitura: uma discussão sobre a prática docente na era digital. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

9.
Janikeles Barbosa da Silva. Gênero contos de fada: um olhar sobre as estratégias de leitura. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

10.
Jaqueline Maria dos Santos. O letramento na educação de jovens e adultos: uma discussão sobre os desafios da prática docente. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

11.
Lúcia de Fátima Leandro do Rego. Preconceito na linguagem padrão e linguagem não padrão. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
VIVIANE MONTENEGRO DE OLIVIERA E VIVIANE PAULA DE SÁ LEITÃO. O PAPEL SOCIAL E PEDAGÓGICO DA CRECHE NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO, SEGUNDO O OLHAR DOS EDUCADORES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

2.
MARIA DA CONCEIÇÃO P. BARBOSA E NATHALIA JESSICA M. CASTRO. JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERCALÇOS DOS ALUNOS DE UMA TURMA DO NÍVEL II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

3.
JANAINA JUSTINA DA SILVA E LEIDE ERIKA. ORALIDADE COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

4.
DANÚBIA JOSÉ DE SANTANA SANTIAGO E LEILYANE SILVA. A POESIA NA SALA DE ALFABETIZAÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

5.
SILVANIA RENATA DE BRITO. CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

6.
ANEEVANE SANTOS FONSECA DA SILVA/JOELMA CRISTINA DE OLIVEIRA. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA NA CRECHE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

7.
JAQUELINE DA SILVA MENDES/ LUCIJANE GOMES DOS SANTOS. LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR NA PRÁTICA DO PROFESSOR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

8.
ELISANGELA ALVES BARBOSA. PRODUÇÃO TEXTUAL NO 5º ANO: ESTRATÉGIAS NA ORDEM DO NARRAR-FÁBULA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

9.
ÉRICA LILIAN SILVA DE CARVALHO E PATRÍCIA MARIA DA SILVA. CONTOS DE FADA COMO INCENTIVO À LEITURA NOS ANOS INICIAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

10.
CLAUDEMIR VITALIANO CAMPOS E ERNANE SERGIO F. DO NASCIMENTO. PNAIC: UM OLHAR NAS PRÁTICAS DE LEITURA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

11.
JULIANA MARTINS E THAIANA SIQUEIRA. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

12.
HAMILTON SEVERINO ALVES JÚNIOR E MARIA DAS GRAÇAS R. MACIEL. O BRINCAR E A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DESENVOLVIMENTO CULTURAL E DE SOCIALIZAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Elisangela Maria da Silva.

13.
LUCINEIDE MARQUES SILVINO/MICHELA CORREIA DE S. DE ANDRADE. ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DE DUAS PROFESSORAS DO 1º ANO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Elisangela Maria da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. M.. 8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, E. M.. CONSTRUINDO A PESQUISA CIENTÍFICA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, E. M.. LITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
SILVA, E. M.. LETRAMENTO: INICIAÇÃO À LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Outras informações relevantes


Trabalho com formação de professores dos Ensino Fundamental e Médio. Além de palestras e seminários.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:26:44