Flavio Richeti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5914837089327266
  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Sao Judas Tadeu (1995), Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2006) e Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2011). Atualmente é Professor de Medicina Molecular na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo atuando principalmente nos seguintes temas: PCR, qPCR, sequenciamento automático, genotipagem e MLPA. É membro do Comitê de Ética em pesquisa Humana da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , sendo um dos responsáveis pela avaliação e aprovação ética de projetos envolvendo pesquisa humana. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flavio Richeti
Nome em citações bibliográficas
RICHETI, Flavio;RICHETI, F.;RICHETTI, F;RICHETTI, FLAVIO

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho.
Rua Cesário Motta Júnior 61 ; Depto. Ciências Fisiológicas
Vila Buarque
01221020 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 32220628
Fax: (11) 32220628
URL da Homepage: http://favc.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Ciências da Saúde.
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP, Brasil.
Título: Determinação da expressão do gene do receptor androgênico em mulheres com alopecia androgenética, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Cristiane Kochi.
Bolsista do(a): Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, FAVC, Brasil.
Palavras-chave: alopecia; Receptor Androgênico; repetições CAG.
Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.
2003 - 2006
Mestrado em Ciências da Saúde.
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP, Brasil.
Título: Avaliação dos polimorfismos AC(n) e C(-106)T do gene da aldose redutase em pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1 e suscetibilidade ao desenvolvimento de retinopatia diabética,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Mônica Barbosa de Melo.
Palavras-chave: aldose redutase; retinopatia diabética; Diabetes mellitus.
1992 - 1995
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1995 - 2016
Vínculo: Biotecnico, Enquadramento Funcional: Biotécnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A partir de 01 de maio de 2016, promoção a Professor Assistente na instituição.

Atividades

05/2016 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Medicina Molecular
1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Fisiológicas, .

1995 - Atual
Serviços técnicos especializados , Departamento de Ciências Fisiológicas, .

Serviço realizado
Biologia Molecular.

Instituto Biológico, IB, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Alterações moleculares das doenças endócrinas

Objetivo: Objetivo: A linha tem como objetivos descrever os principais mecanismos envolvidos na gênese das doenças endocrinometabólicas e os marcadores úteis no reconhecimento do risco evolutivo dos distúrbios hormonais. O grupo é composto de pesquisadores, professores e alunos vinculados à disciplina de endocrinologia pediátrica e geral, bem como pesquisadores de áreas básicas. Os projetos estão relacionados aos mecanismos básicos envolvidos nas doenças endocrinometabólicas de pacientes acompanhados na Instituição. O foco principal das investigações está dirigido ao estudo das doenças adrenais, gonadais, tireoideanas e diabetes mellitus. Descrevemos recentemente mutações novas do gene da subunidade alfa da inibina, relacionadas à tumorigênese adrenal, bem como testes funcionais e variáveis moleculares relacionados à sensibilidade periférica aos glicocorticóides... Palavras-chave: Síndrome de Turner; PCR em tempo real; Metilação do Cromossomo X; Tumor adrenocortical..


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Desenvolvimento de curvas padrão com aplicabilidade na análise de expressão do RNA mensageiro de genes da superfamilia dos receptores nucleares
Descrição: Vários métodos têm sido desenvolvidos com o propósito de quantificar a expressão gênica. Técnicas de amplificação de fragmentos como a reação da polimerase em cadeia em tempo real (rtPCR) são utilizadas, permitindo a quantificação de RNA mensageiro (RNAm) e reconhecimento de seu caráter tecido-específico. A quantificação do RNAm através da rtPCR exige critérios restritos para garantir a reprodutibilidade dos resultados. Um dos critérios é a utilização de curva padrão oriunda de células que expressem quantidades significantes e estáveis da sequência a ser analisada, resultando em quantificação absoluta da expressão do gene de interesse. No caso dos receptores nucleares, existem limitações no estabelecimento de um único tipo celular que permita a obtenção adequada de RNAm dos receptores androgênico, glicocorticóide e estrogênico. Isto requer uma origem celular diferente para cada tipo de receptor, o que introduz uma variabilidade não desejável entre as curvas padrão, e menor reprodutibilidade dos resultados ao longo do tempo e em diferentes laboratórios. Neste estudo, o objetivo é amplificar quantidades suficientes de cDNA contendo as sequências-alvo de interesse, subsequentemente estocadas em alíquotas a serem utilizadas como curvas-padrão de referência para análise dos genes do receptor androgênico, receptor glicocorticóide (isoformas alfa e beta), receptor estrogênico (isoformas alfa e beta),e o gene normalizador BCR (Breakpoint Cluster Region)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Flavio Richeti - Coordenador / Mylene Neves Rocha - Integrante / Carlos Alberto Longui - Integrante / Elisangela Oliveira da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2013 - 2015
Expressão do gene do receptor androgênico em mucosa uretral de pacientes com hipospádias antes e depois de uretroplastia reparadora
Descrição: Anormalidades no receptor androgênico (RA) podem causar alterações da diferenciação genital, determinando deficiente masculinização que pode se manifestar como hipospádias. As mutações do gene que codifica o RA estão presentes em apenas alguns pacientes com hipospádias, sugerindo que menor quantidade de receptores ou fenômenos pós-receptores possam estar envolvidos na gênese do quadro. Com o objetivo de identificar os mecanismos associados às hipospádias, este estudo foi desenhado para investigar a expressão do RA em tecido de neo-uretra que se desenvolve após uretroplastia corretiva, possibilitando a inclusão nesta avaliação de casos previamente operados. A análise do RA será feita por reação em cadeia da polimerase em tempo real (rt-PCR), utilizando ensaio previamente padronizado de quantificação do RNAm do RA em células provenientes do tecido genital (mucosa uretral). A quantificação do RNAm do RA nas hipospádias pode ser potencialmente útil no diagnóstico e prognóstico desta anormalidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Estudo piloto para detecção neonatal da síndrome de Turner

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mylene Neves Rocha em 18/01/2016.
Descrição: A síndrome de Turner (ST) é caracterizada citogeneticamente pela perda total ou parcial do segundo cromossomo sexual e atinge aproximadamente 1 em cada 2500 meninas nascidas vivas. O reconhecimento precoce da ST permite a terapia adequada para a baixa estatura e indução puberal na idade habitual. O diagnóstico neonatal permitiria ampliar a investigação para as malformações congênitas, minimizando ou evitando sequelas. Até o momento não existem métodos diagnósticos adequados com custo viável para a triagem neonatal em larga escala. Este estudo visa desenvolver um programa piloto utilizando metodologia molecular para a detecção neonatal da síndrome de Turner. Utilizando técnica de PCR em tempo real quantitativa para amplificação de gene localizado no cromossomo X (ARSE) presente em duas cópias em mulheres normais é possível identificar a redução numérica do cromossomo X e portanto diagnosticar a ST em DNA proveniente de amostras armazenadas em papel filtro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
QUANTIFICAÇÃO DO mRNA DE RECEPTORES PARA ESTRÓGENO NA MUCOSA NASAL DE MULHERES USUÁRIAS DE ANTICONCEPCIONAIS HORMONAIS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Alberto Longui em 19/01/2016.
Descrição: Tem sido postulado que a mucosa nasal, como outros tecidos humanos, é afetada por uma rede complexa interativa de neuropeptideos, mediadores alérgicos e inflamatórios e hormônios, tais como o estrógeno, onde, associações entre sintomas como obstrução nasal e coriza, e variações hormonais decorrentes da gravidez, uso de contraceptivos hormonais orais e variações no ciclo menstrual são observados. O objetivo desse estudo é avaliar a quantificação de receptores específicos para estrógeno (tipos alfa e beta) na mucosa de conchas nasais inferiores de mulheres em uso de contraceptivos hormonais. Amostras de epitélio de conchas nasais inferiores serão removidas de mulheres em uso de contraceptivos hormonais para se determinar a quantificação de mRNA de receptores de estrógeno tipos alfa e beta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica/Especialidade: Biologia Molecular.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:12
Total de citações:49
Fator H:4
Richeti, Flavio  Data: 11/01/2016

SCOPUS
Total de trabalhos:10
Total de citações:67
Richeti, Flavio  Data: 11/01/2016

Outras
Total de trabalhos:22
Total de citações:94
Richeti, Flavio  Data: 11/01/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORRÊA, S.C.2014CORRÊA, S.C. ; ROCHA, M.N. ; RICHETI, F. ; KOCHI, C. ; SILVA E LIMA, L.A. ; MAGALHÃES, M. ; LONGUI, C.A. . Neonatal detection of Turner syndrome by real-time PCR gene quantification of the ARSE and MAGEH1 genes. Genetics and Molecular Research, v. 13, p. 9068-9076, 2014.

2.
RICHETI, F.2013 RICHETI, F.; KOCHI C ; ROCHA MN ; CORREA, CS ; LAZZARINI R ; GUAZZELLI RM ; MENDONÇA RF ; MELO MR ; LONGUI CA . Increased androgen receptor messenger RNA in frontal-parietal hair follicles of women with androgenetic alopecia. Genetics and Molecular Research, v. 12, p. 1834-1840, 2013.

3.
SILVA, T.2013SILVA, T. ; RICHETI, F. ; CUNHA, D.P.P. ; AMARANTE, A.C. ; DE SOUZA LEÃO, J. ; LONGUI, C. . Androgen Receptor mRNA Measured by Quantitative Real Time PCR is Decreased in the Urethral Mucosa of Patients with Middle Idiopathic Hypospadias. Hormone and Metabolic Research, v. 45, p. 495-500, 2013.

4.
CASTRO, R.B.2012CASTRO, R.B. ; LONGUI, C.A. ; FARIA, C.D.C. ; SILVA, T.S. ; RICHETI, F. ; ROCHA, M.N. ; MELO, M.R. ; PEREIRA, W.L. ; CHAMLIAN, E.G. ; RIVETTI, L.A. . Tissue-specific adaptive levels of glucocorticoid receptor alpha mRNA and their relationship with insulin resistance. Genetics and Molecular Research, v. 11, p. 3975-3987, 2012.

5.
KASAHARA N2011KASAHARA N ; UMBELINO, C. C. ; PAOLERA, M. D. ; ROCHA MN ; RICHETI, Flavio ; DE VASCONCELOS JP ; COHEN R ; COSTA VP ; LONGUI CA ; MELO MR ; DE MELO MB . Myocilin mt.1 gene promoter single nucleotide polymorphism (-1000C>G) in Brazilian patients with primary open angle glaucoma. Ophthalmic Genetics (Online), v. 32, p. 18-23, 2011.

6.
Silva, Tatiane Sousa e2011Silva, Tatiane Sousa e ; RICHETTI, FLAVIO ; CUNHA, DANIELA PATRICIA PALMEIRA SANTOS ; AMARANTE, ANTONIO CARLOS MOREIRA ; LEÃO, JOVELINO QUINTINO DE SOUZA ; LONGUI, CARLOS ALBERTO . Absolute measurement of androgen receptor mRNA in peripheral blood mononuclear, preputial skin and urethral mucosa cells of control individuals with phimosis using qRT-PCR. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia (Impresso), v. 55, p. 665-668, 2011.

7.
RICHETI, Flavio;RICHETI, F.;RICHETTI, F;RICHETTI, FLAVIO2011RICHETI, Flavio; C. KOCHI ; T. Silva ; R. Guazzelli ; MENDONÇA, R.F. ; R. LAZZARINI ; C. LONGUI . CAG Repeats of Androgen Receptor (AR) and Gene Expression in Women with Alopecia. Hormone Research in Paediatrics, v. 76, p. 27-27, 2011.

8.
PAOLERA, M. D.2010PAOLERA, M. D. ; DE VASCONCELOS JP ; UMBELINO, C. C. ; KASAHARA N ; ROCHA MN ; RICHETI, Flavio ; COSTA VP ; TAVARES, A. ; DE MELO MB . CYP1B1 Gene Analysis in Primary Congenital Glaucoma Brazilian Patients. Journal of Glaucoma, v. 19, p. 176-182, 2010.

9.
ROCHA MN2010 ROCHA MN ; LONGUI CA ; CORREA, C. S. ; FARIA CD ; RICHETI, Flavio ; MELO MR . Applicability of Real-Time PCR Methodology in the Neonatal Detection of Turner Syndrome. Hormone and Metabolic Research, v. 42, p. 677-681, 2010.

10.
UMBELINO, C. C.2009UMBELINO, C. C. ; DE VASCONCELOS JP ; COSTA VP ; KASAHARA N ; PAOLERA, M. D. ; ALMEIDA GV ; COHEN R ; MANDIA C Jr ; ROCHA MN ; RICHETI, Flavio ; LONGUI CA ; DE MELO MB . Lack of Association Between Optineurin Gene Variants T34T, E50K, M98K, 691_692insAG and R545Q and Primary Open Angle Glaucoma in Brazilian Patients. Ophthalmic Genetics (Online), v. 30, p. 13-18, 2009.

11.
FIGUEIREDO CC2008 FIGUEIREDO CC ; KOCHI C ; LONGUI CA ; ROCHA MN ; RICHETI, Flavio ; EVANGELISTA NM ; CALLIARI, L. E. P. ; MONTE O . Size of the exon 1-CAG repeats of the androgen receptor gene employed as a molecular marker in the diagnosis of Turner syndrome in girls with short stature. Genetics and Molecular Research, v. 22, p. 43-49, 2008.

12.
RICHETI, Flavio2006 RICHETI, Flavio; NORONHA RM ; WAETGE RT ; DE VASCONCELOS JP ; SOUZA, O. F. ; KNEIPP B ; ASSIS N ; ROCHA MN ; CALLIARI, L. E. P. ; LONGUI CA ; MONTE O ; DE MELO MB . Evaluation of AC(n) and C(-106)T polymorphisms of the aldose reductase gene in Brazilian patients with DM1 and susceptibility to diabetic retinopathy. Molecular Vision, v. 13, p. 740-745, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BATISTA, A. H. R. ; ASSUMPCAO, M. G. ; KOCHI C ; RICHETI, F. ; CORRÊA, S.C. ; LONGUI, C. A. ; ROCHA MN . Evaluation of Second Sexual Chromosome Presence in Turner Syndrome 45,X on Different Embryonic Origins Tissues. In: Endocrine Society's 96th Annual Meeting and Expo, June 21?24, 2014 - Chicago, 2014, Chicago. Endocrine Society's 96th Annual Meeting and Expo, June 21?24, 2014 - Chicago, 2014.

2.
ASSUMPCAO, M. G. ; BATISTA, A. H. R. ; ROCHA MN ; KOCHI C ; RICHETI, F. ; CORREA, CS ; LONGUI, C. A. . Análise do gene SRY na síndrome de Turner 45,X em tecidos de origens embrionárias diferentes.. In: XXX Congresso Médico Acadêmico da Santa Casa de São Paulo e 31a Jornada de Prêmios Manoel de Abreu e Emílio Athié, 2013, São Paulo, 2013, São Paulo. XXX COMASC - Congresso Médico Acadêmico da Santa Casa de São Paulo, 2013. p. 9-9., 2013. p. 9-9.

3.
SILVA, T.S. ; CESAR, I. R. ; ISHIGAI, D. H. ; TATENO, D. A. ; DEMARTINO, G. ; DIZ, G. C. ; KAYANO, Y. ; EIJI, A. ; RICHETI, F. ; MELO, M.R. ; LONGUI, C. A. . The Influence of Glucocorticoid Receptor Gene Variants on Glucocorticoid Sensitivity. In: XXII Anual Meeting SLEP Montevideo Uruguay, 2012, Montevideo. Horm Res Paediatr, 2012. v. 78. p. 1-67.

4.
SILVA, T. ; LONGUI, C. A. ; RICHETI, Flavio ; PALMEIRA, D. ; MOREIRA, A. ; QUINTINO, J. . Reduction of the Androgen Receptor (AR) mRNA in Urethral Mucosa Cells of Patients with Penile Grade-I Hypospadias. In: XXII Annual Meeting of the Sociedad Latino-Americana de Endocrinología Pediátrica (SLEP). Cartagena de Indias, Colombia. September 7-10, 2011., 2011, Cartagena. Abstracts of the XXII Annual Meeting of the Sociedad Latino-Americana de Endocrinología Pediátrica (SLEP). Cartagena de Indias, Colombia. September 7-10, 2011., 2011. v. 76. p. 1-31.

5.
RICHETI, F.; KOCHI C ; SILVA, T. ; GUAZZELLI RM ; MENDONÇA RF ; LAZZARINI R ; LONGUI CA . CAG Repeats of Androgen Receptor (AR) and Gene Expression in Women with Alopecia. In: XXII Annual Meeting of the Sociedad Latino-Americana de Endocrinología Pediátrica (SLEP). Cartagena de Indias, Colombia. September 7-10, 2011., 2011, Cartagena. Abstracts of the XXII Annual Meeting of the Sociedad Latino-Americana de Endocrinología Pediátrica (SLEP). Cartagena de Indias, Colombia. September 7-10, 2011., 2011. v. 76. p. 1-31.

6.
ROCHA MN ; LONGUI CA ; CORRÊA, S.C. ; FARIA CD ; CRUVINEL, H. ; MELO, M. R. ; KOCHI C ; RICHETI, Flavio . Applicability of real time pcr metodology in the neonatal detection of Turner syndrome. In: 7th International and Latin American Congress, 2009, Cancun, 2009, Cancum. Revista de Investigación Clinica, 2009, 2009. v. v. 61. p. 27-28.

7.
ROCHA MN ; LONGUI, C. A. ; CORREA, CS ; FARIA CD ; RICHETI, F. ; CRUVINEL, H. ; MELO, M. R. ; KOCHI C . Aplicabiliade da PCR em tempo real na triagem da síndrome de Turner.. In: 8º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia, 2009, São Paulo, SP., 2009. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, 2009, 2009. v. 53. p. s66-s66.

8.
KASAHARA N ; UMBELINO, C. C. ; PAOLERA, M. D. ; ROCHA MN ; RICHETI, F. ; DE VASCONCELOS JP ; COSTA VP ; LONGUI CA ; MELO MR ; DE MELO MB . Rastreamento do polimorfismo TIGR/MYOC mt.1 (-1000C>G) em pacientes brasileiros com glaucoma primário de ângulo aberto e correlação com o risco e a gravidade da doença. In: XVI Simpósio Internacional de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, 2009, São Paulo. XVI Simpósio Internacional de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, 2009.

9.
DE MELO MB ; PAOLERA, M. D. ; UMBELINO, C. C. ; KASAHARA N ; ROCHA MN ; RICHETI, F. ; LONGUI CA ; ALMEIDA GV ; COSTA VP ; DE VASCONCELOS JP . Molecular analysis of the CYP1B1 gene in congenital glaucoma Brazilian patients. In: Association for Research in Vision and Ophthalmology (ARVO), 2008. - Annual Meeting, 2008, Fort Lauderdale. Program Summary Book, 2008., 2008.

10.
KASAHARA N ; UMBELINO, C. C. ; DE VASCONCELOS JP ; MELO, M. R. ; PAOLERA, M. D. ; RICHETI, Flavio ; ROCHA MN ; COSTA VP ; LONGUI, C. A. ; DE MELO MB . Myocilin Mt.1 gene promoter single nucleotide polymorphism in brazilian patients wit primary open angle glaucoma.. In: Association for Research in Vision and Ophthalmology (ARVO), 2008. Program Summary Book, 2008., 2008.

11.
ROCHA MN ; LONGUI CA ; CORREA, CS ; RICHETI, F. ; MELO MR ; FARIA CD ; KOCHI C . Aplicabilidade da PCR em Tempo-Real na triagem diagnóstica da Síndrome de Turner.. In: XI São Paulo Research Conferences - Medicina Molecular e Farmacogenética, 2008, São Paulo, 2008. XI São Paulo Research Conferences - Programa & Resumos., 2008. p. 40-41.

12.
DE MELO MB ; PAOLERA, M. D. ; UMBELINO, C. C. ; KASAHARA N ; ROCHA MN ; RICHETI, F. ; LONGUI, C. A. ; ALMEIDA GV ; COHEN R ; MANDIA C Jr ; COSTA VP ; DE VASCONCELOS JP . Molecular analysis of the CYP1B1 gene in congenital glaucoma Brazilian patients.. In: : 57ª Annual Meeting of the American Society of Human Genetics (ASHG), 2007, San Diego., 2007. 57ª Annual Meeting of the American Society of Human Genetics (ASHG) - Abstracts, 2007, 2007. p. 485-485.

13.
DE MELO MB ; RICHETI, Flavio ; NORONHA RM ; WAETGE RT ; CALLIARI, L. E. P. ; SOUZA, O. F. ; ROCHA MN ; LONGUI CA ; DE VASCONCELOS JP . AC(n) and C(-106)T polymorphisms of the aldose reductase gene and susceptibility to diabetic retinopathy in Brazilian patients with type 1 diabetes mellitus.. In: Annual Meeting of the Association for Research in Vision and Ophthalmology, 2006,, 2006, Fort Lauderdale. Program Summary Book, 2006. p. 156., 2006. p. 156.

14.
RICHETI, F.; NORONHA RM ; WAETGE RT ; CALLIARI, L. E. P. ; SOUZA, O. F. ; KNEIPP B ; ASSIS N ; ROCHA MN ; MONTE O ; MELO, M. R. . Avaliação dos polimorfismos C-106T e (AC)n no gene ALR2 e suscetibilidade ao desenvolvimento de Retinopatia Diabetica em pacientes com diabetes tipo 1. In: World Ophtahlmology Congress, 2006, São Paulp. World Ophthalmology Congress, 2006., 2006.

15.
DE MELO MB ; DE VASCONCELOS JP ; Cella WP ; KNEIPP B ; ROCHA MN ; RICHETI, Flavio ; LONGUI CA ; COSTA VP . Axefeld-Rieger syndrome: coexistence of mutation in the FOXC1 and GJA1 genes.. In: World Ophthalmology Congress, 2006, 2006, São Paulo. World Ophthalmology Congress 2006, 2006.

16.
UMBELINO, C. C. ; DE VASCONCELOS JP ; PAOLERA, M. D. ; KASAHARA N ; ALMEIDA GV ; COHEN R ; ROCHA MN ; RICHETI, F. ; COSTA VP ; DE MELO MB . Investigação das Alterações E50K e T34T no exon 4 do gene OPTN em pacientes com Glaucoma primário de ângulo aberto. In: World Ophtahlmology Congress, 2006,, 2006, São Paulo. World Ophthalmology Congress, 2006, 2006.

17.
DE VASCONCELOS JP ; DE MELO MB ; Cella WP ; KNEIPP B ; ROCHA MN ; RICHETI, F. ; LONGUI CA ; COSTA VP . Mutation screening of FOXC1 and PITX2 gene in Brazilian patients with Axenfeld Rieger malformations. In: World Ophtahlmology Congress, 2006, 2006, São Paulo. . World Oplhthalmology Congress, 2006., 2006.

18.
ROCHA MN ; LONGUI, C.A. ; MELO MR ; FIGUEIREDO CC ; DE MELO MB ; FARIA CD ; RICHETI, F. ; MONTE O . Triagem neonatal para Síndrome de Turner 45,X por meio de teste molecular em 3 passos. In: Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente - 2006, 2006, Ribeirão Preto. Centro de Convenções Ribeirão Preto, 2006.

19.
DE MELO MB ; DE VASCONCELOS JP ; Cella WP ; KNEIPP B ; ROCHA MN ; RICHETI, Flavio ; LONGUI CA ; COSTA VP . Axenfeld-Rieger Syndrome: coexistence of mutations in the FOXC1 and GJA1 genes. In: Association for Research in Vision and Ophthalmology, 2005, Fort Lauderdale. Anais do Evento, 2005.

20.
DE VASCONCELOS JP ; DE MELO MB ; Cella WP ; KNEIPP B ; ROCHA MN ; RICHETI, Flavio ; LONGUI CA ; COSTA VP . Mutation screening of FOXC1 and PITX2 genes in Brazilian patients with Axenfeld-Rieger malformations. In: Association for Research in Vision and Ophthalmology, 2005, Fort Lauderdale. Anais do Evento, 2005.

21.
ROCHA MN ; LONGUI, C. A. ; FIGUEIREDO CC ; RICHETI, Flavio ; DE MELO MB . Neonatal screening of 45,X turner's syndrome: development of a molecular method employing DNA obtained from dried blood spots. In: XVII encontro da Sociedade Latino Americana de Endocrinologia Pediátrica, 2004, Angra dos Reis. Journal of Pediatric Endocrinology & Metabolism, 2004. v. 17. p. 1337-1337.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RICHETTI, F. Relatórios mensais na avaliação de projetos na Comissão de Ética em Pesquisa em seres humanos da ISCMSP. 2016.

2.
RICHETI, F.. Relatórios mensais de avaliação de projetos na Comissão de Ética em Pesquisa em seres humanos da ISCMSP. 2015.

3.
RICHETI, F.. Relatórios mensais na avaliação de projetos na Comissão de Ética em Pesquisa em seres humanos da ISCMSP. 2014.

4.
RICHETI, F.. Relatórios mensais de avaliação de projetos na Comissão de Ética em Pesquisa em seres humanos da ISCMSP. 2013.

5.
RICHETI, F.. Relatórios mensais de avaliação de projetos na Comissão de Ética em Pesquisa em seres humanos da ISCMSP. 2012.

6.
RICHETI, F.. Relatórios mensais de avaliação de projetos na Comissão de Ética em Pesquisa em seres humanos da ISCMSP. 2011.

7.
RICHETI, F.. Relatórios mensais de avaliação de projetos na Comissão de Ética em Pesquisa em seres humanos da ISCMSP. 2010.

8.
RICHETI, F.. Relatórios mensais de avaliação de projetos na Comissão de Ética em Pesquisa em seres humanos da ISCMSP. 2009.

9.
RICHETI, F.. Relatórios mensais de avaliação de projetos na Comissão de Ética em Pesquisa em seres humanos da ISCMSP. 2008.

10.
RICHETI, F.. Relatórios mensais de avaliação de projetos na Comissão de Ética em Pesquisa em seres humanos da ISCMSP. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
RICHETI, F.. Projeto de Pesquisa em Seres Humanos: aspectos Éticos e Regulamentares. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RICHETI, F.. Pós Graduação - Aula - Estrutura e replicação dos Acidos Nucléicos - Medicina Molecular. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RICHETI, Flavio. Poá Graduação - Aula - Técnicas Moleculares - Teórico Prática. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
RICHETI, F.. Projeto de pesquisa em seres humanos - Aspectos éticos e regulamentares. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
RICHETI, F.. Graduação - Aula - Práticas em Biologia Molecular. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
RICHETI, F.. Aula - Graduação - Fonoaudiologia - DNA/RNA Estrutura e Função. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
RICHETI, F.. Aula - Graduação - Enfermagem - Soluções, Biologia Molecular e DNA/RNA Estrutura e Função. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
RICHETI, F.. Aula - Graduação - Fonoaudiologia - DNA mitocondrial, Biologia Molecular e Técnicas aplicadas em biologia molecular. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
RICHETI, F.. Graduação - Aula - Práticas em Biologia Molecular. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
RICHETI, F.. Projeto de pesquisa em seres Humanos - Aspectos éticos e regulamentares - Avaliação e comentários sobre projetos de pesquisa apresentados. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
RICHETI, F.. Pós Graduação - Atividades laboratoriais em medicina molecular. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
RICHETI, F.. Graduação - Aula - Práticas em Biologia Molecular (Extração DNA, PCR e Eletroforese. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
RICHETI, F.. Projeto de pesquisa em seres humanos - Aspectos éticos e regulamentares. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
RICHETI, F.. Bioética e regulamentação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
RICHETI, F.. Graduação - Aula - Estrutura e replicação dos ácidos nucléicos e DNA mitocondrial. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
RICHETI, F.. Disciplina Optativa - Planejamento de projetos e Ferramentas de Bioinformática em Laboratório de Medicina Molecular I -. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
RICHETI, F.. Disciplina Optativa - Princípios Técnicos em Laboratório de Medicina Molecular e Desenvolvimento de Projeto - Laboratório de Medicina Molecular II. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
RICHETI, F.. Disciplina Optativa - Desenvolvimento de Projeto - Laboratório de Medicina molecular IV. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
RICHETI, F.. Disciplina Optativa - Princípios Técnicos em Laboratório de Medicina Molecular Laboratório de Medicina Molecular III -. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
RICHETI, F.. Disciplina Optativa - Planejamento de projetos em Laboratório de Medicina Molecular Laboratório de Medicina Molecular I -. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
RICHETI, F.. Disciplina Optativa - Ferramentas de Bioinformática em Laboratório de Medicina Molecular - Laboratório de Medicina Molecular II. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
RICHETI, F.. Projeto de pesquisa em seres humanos - Aspectos éticos e regulamentares - Moderador de discussão/analise de trabalhos apresentados pelos discentes.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
RICHETI, F.. Graduação - Aula - Estrutura, replicação e DNA mitocondrial. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
RICHETI, F.. Graduação - Aula - Práticas em Medicina Molecular. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
RICHETI, F.. Graduação - Aula - Mutações Gênicas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
RICHETI, F.. Pós Graduação - Aula - Sequenciamento, genotipagem e PCR em tempo real - Medicina Molecular. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
RICHETI, F.. Graduação Enfermagem - Aula - Mutações. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
RICHETI, F.. Graduação - Aula - Mutações Gênicas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
RICHETI, F.. Graduação - Aula - Estrutura e replicação e reparo dos ácidos nucléicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
RICHETI, F.. Pós Graduação - Aula - Bioinformática - Medicina Molecular. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
RICHETI, F.. Pós Graduação - Aula - Extração de DNA, quantificação, eletroforese e digestão enzimática - Medicina Molecular. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
RICHETI, F.. Pós Graduação - Aula - Genotipagem e sequenciamento - Medicina Molecular. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
RICHETI, F.. Pós Graduação - Aula - Modelos de estudo - Medicina Molecular. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
RICHETI, F.. Pós Graduação - Aula - Sequenciamento, genotipagem e PCR em tempo real. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
RICHETI, F.. Pós Graduação - Aula - Genotipagem e sequenciamento - Medicina Molecular. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

36.
RICHETI, F.. Pós Graduação - Aula - Bioinformática - Medicina Molecular. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

37.
RICHETI, F.. Graduação - Aula - Extração de DNA, PCR e RFLP. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

38.
RICHETI, F.. Pós graduação - Aula - Eletroforese e digestão - Medicina Molecular. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

39.
RICHETI, F.. Pós Graduação - Aula - Extração de DNA e quantificação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

40.
RICHETI, F.. Pós Graduação - Aula - Analise / otimização - PCR; eletroforese; digestão. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

41.
RICHETI, F.. Pós Graduação - Aula - Extração de DNA; quantificação; PCR - Medicina Molecular. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

42.
RICHETI, F.. Graduação Medicina - Aula prática - Extração de DNA, eletroforese e PCR. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

43.
RICHETI, F.. Pós Graduação - Aula - Trascrição e expressão Gênica- Medicina Molecular. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

44.
RICHETI, F.. Pós Graduação - Aula - Replicação- Medicina Molecular. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BRITO, V. N.; GOES JUNIOR, M. A.; MONTE O; RICHETI, Flavio. Participação em banca de Flavia Cerize Vallerini. Expressão do Receptor Androgênico em células do folículo piloso de pacientes com pubarca precoce idiopática. 2014.

Qualificações de Mestrado
1.
RIBEIRO, K. C. B.; ARAUJO, A. J.; MENEZES, M. B.; RICHETI, Flavio. Participação em banca de Adriana Ávila de Almeida. Perfil Tabágico e Dependência Nicotínica em Pacientes com Cancer de Cabeça e Pescoço.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina (Cirurgia)) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

2.
RIBEIRO, K. C. B.; MENEZES, M. B.; MELO, M. R.; RICHETI, Flavio. Participação em banca de Celso Muller Bandeira. Polimorfismo Genético de CYP2A6, Cancer e Carcinoma Espinocelular de Cavidade Oral Faringe e Laringe, uma revisão Bibliográfica.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina (Cirurgia)) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OPKO Biologics' Investigators Meeting is South America - Buenos Aires, Argentina.A PHASE 3, OPEN-LABEL, RANDOMIZED, MULTICENTER, 12 MONTHS, EFFICACY AND SAFETY STUDY OF WEEKLY MOD-4023 COMPARED TO DAILY GENOTROPIN - THERAPY IN PRE-PUBERAL CHILDREN WITH GROWTH HORMONE DEFICIENCY. 2017. (Encontro).

2.
IV Curso de Ética em Pesquisa.IV Curso de Ética em Pesquisa. 2013. (Outra).

3.
III Curso de Ética em Pesquisa.III Curso de Ética em Pesquisa. 2012. (Outra).

4.
II Curso de Ética em Pesquisa.2 Curso de Ética em Pesquisa. 2011. (Outra).

5.
Treinamento em expressão gênica - ABI Prism 7500 Real Time PCR Systems.Treinamento em expressão gênica - ABI Prism 7500 Real Time PCR Systems. 2005. (Outra).

6.
Treinamento avançados dos softwares Genescan e Genotyper para análise de microsatélites no ABI PRISM 310.Treinamento avançado dos softwares Genescan e Genotyper para análise de microsatélites no ABI PRISM 310. 2003. (Outra).

7.
Treinamento básico de sequenciamento de DNA na plataforma ABI PRISM 2003( Treinamento).Treinamento básico de sequenciamento de DNA na plataforma ABI PRISM 2003( Treinamento). 2003. (Outra).

8.
Técnicas Básicas em Medicina Molecular. 2002. (Outra).

9.
Investigação de paternidade por DNA e identificação Forense.Investigação de paternidade por DNA e identificação Forense.. 1998. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Elisangela Oliveira da Silva. Desenvolvimento de curvas-padrão com aplicabilidade na análise de expressão do RNA mensageiro de genes da superfamília dos receptores nucleares.. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Flavio Richeti.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 13:44:16