Márcio Pironel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9549398162195816
  • Última atualização do currículo em 27/09/2016


É mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro (2002). Sua linha de pesquisa é na Área de Ensino-aprendizagem-avaliação através de Resolução de Problemas, tem interesses também pelas área de Avaliação do Ensino da Matemática. Atualmente é Professor do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus de Formiga e aluno de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da UNESP - Rio Claro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcio Pironel
Nome em citações bibliográficas
PIRONEL, M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Minas Gerais, Instiuto Federal Minas Gerais - Campus Formiga.
Rua Padre Alberco
São Luís
37290000 - Formiga, MG - Brasil
Telefone: (37) 33214094
URL da Homepage: www.ifmg.edu.br/formiga


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: ERROS E ACERTOS DA AVALIAÇÃO: Uma análise comparativa entre a avaliação idealizada, o discurso de professores e a prática efetiva na sala de aula de matemática.,
Orientador: Lourdes de la Rosa Onuchic.
Palavras-chave: Avaliação; Resolução de Problemas; Ensino-aprendizagem-avaliação.
1999 - 2002
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A avaliação integrada ao processo de ensino-aprendizagem da matemática,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Lourdes de la Rosa Onuchic.
Palavras-chave: Avaliação; Ensino e aprendizagem da matemática; Processo ensino-aprendizagem; Resolução de Problemas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Outro.
1991 - 1994
Graduação em Ciências - Habilitação Plena em Matemática.
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
1987 - 1990
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química.
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.




Atuação Profissional



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Institucional do PIBIB, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Coordenador dos Cursos de Licenciaturas do IFMG - Campus Formiga desde 01/2009.

Atividades

06/2013 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação Matempática, Prática de Ensino III, Estágio Curricular Supervisionado III
01/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instiuto Federal Minas Gerais - Campus Formiga, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Matemática.
07/2011 - Atual
Extensão universitária , Instiuto Federal Minas Gerais - Campus Formiga, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação Institucional do PIBID.
07/2011 - Atual
Extensão universitária , Instiuto Federal Minas Gerais - Campus Formiga, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador Institucional do PIBID.
02/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instiuto Federal Minas Gerais - Campus Formiga, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNEE.
01/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instiuto Federal Minas Gerais - Campus Formiga, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante - Licenciatura em Matemática.
12/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instiuto Federal Minas Gerais - Campus Formiga, .

12/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instiuto Federal Minas Gerais - Campus Formiga, .

Linhas de pesquisa
Educação Matemática
12/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instiuto Federal Minas Gerais - Campus Formiga, .

Cargo ou função
Membro do Órgão Colegiado de Curso - Licenciatura em Matemática.
12/2012 - 05/2013
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação Matemática, Tendências Metodológicas do Ensino de Matemática, História da Matemática
07/2010 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instiuto Federal Minas Gerais - Campus Formiga, .

Cargo ou função
Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Matemática.
1/2009 - 12/2012
Direção e administração, Instiuto Federal Minas Gerais - Campus Formiga, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
01/2012 - 11/2012
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Euclidiana Espacial, Filosofia da Educação Matemática
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Integral e Diferencial I
08/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
01/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado II, Filosofia da Educação Matemática, História da Matemática, Prática de Ensino II
8/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
2/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Logaritmos e Exponenciais/Trigonometria
Tópicos Especiais de Resolução de Problemas
Filosofia da Educação Matemática
1/2010 - 1/2010
Extensão universitária , Instiuto Federal Minas Gerais - Campus Formiga, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação da Operação Centro-Nordeste Bahia, da cidade de Lamarão-BA do Proeto Rondon.
2/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Analise Combinatória e Probabilidade
Tendências Metodológicas do Ensino de Matemática
Filosofia da Educação Matemática

E.E. Otoniel Mota, OTONIEL, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 25

Atividades

09/1992 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

05/2004 - 07/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação
Educação Matemática - Conteúdo e Método
Filosofia da Educação
Investigação e Pesquisa em Anos Iniciais
Supervisão de Estágio em A.I.

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava, FFCLI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

02/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , F.F.C.L. de Ituverava, .

08/2005 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear I
História da Matemática
Matemática Financeira
Metodologia de Ensino da Matemática
Metodologia de Pesquisa
Prática de Ensino
08/2005 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação e estatística aplicada à educação
Fundamentos e Métodos de Ensino da Matemática
03/2007 - 12/2007
Ensino, Projeto Teia do Saber: Séries Iniciais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino de Matemática para as séries iniciais
02/2007 - 12/2007
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino da Matemática
02/2007 - 12/2007
Ensino, Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação na sala de aula de matemática
Resolução de Problemas e Investigações Matemáticas
Tendências em Educação Matemática
03/2006 - 12/2006
Ensino, Projeto Teia do Saber: Séries Iniciais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino de Matemática para as séries iniciais
02/2006 - 12/2006
Ensino, Proj. Teia do Saber: Ens. da Mat. p/o Ensino Médio, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino da Matemática para o Ensino Médio

Universidade Vale do Rio Doce, UNIVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

08/2003 - 02/2004
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatistica e Avaliação
08/2003 - 02/2004
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatistica
08/2003 - 02/2004
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Matemática
Metodologia de Ensino em Matemática

Centro Universitáiro Claretiano, CEUCLAR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor/tutor, Carga horária: 10

Atividades

03/2006 - 08/2006
Ensino, Pedagogia EaD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada à Educação I
Tecnologia Educacional para EaD

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, .



Linhas de pesquisa


1.
Etnomatemática

Objetivo: Descobrir a etnomatemática utilizada nos grupos sócio-culturais estudados..
Palavras-chave: etnomatemática.
2.
Investigações Matemáticas

Objetivo: Trabalhar na resolução de problemas abertos, utilizando as Investigações como apoio ao processo de ensino-aprendizagem da matemática..
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da matemática; Processo ensino-aprendizagem; Resolução de Problemas.
3.
Avaliação do Ensino na Sala de Aula de Matemática

Objetivo: Compreender os processos de avaliação da aprendizagem na sala de aula de Matemática e descobrir instrumentos de avaliação que possibilitem uma visão mais crítica dos processos educacionais..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Palavras-chave: Avaliação; Processo ensino-aprendizagem.
4.
Ensino-aprendizagem da Matemática via Resolução de Problemas

Objetivo: Explorar as técnicas e médotos do processo de Ensino e aprendizagem através da Resolução de Problemas.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da matemática; Resolução de Problemas; Processo ensino-aprendizagem.
5.
Avaliação na Sala de Aula de Matemática
6.
Educação Matemática
7.
Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas


Projetos de extensão


2014 - Atual
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID 2013
Descrição: Coordenador Institucional do PIBID do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG que inclui as licenciaturas de Matemática, Física, Geografia, Biologia e Informática e conta com a participação de 19 professores supervisores, das escolas da rede pública estadual e 211 alunos bolsistas das licenciaturas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .

Integrantes: Márcio Pironel - Coordenador / Niltom Vieira Junior - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
2012 - 2013
RENAFOR: Metodologias e Estratégias para a Sala de Aula de Matemática
Descrição: O Projeto pertencente à Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica (RENAFOR) teve por objetivo promover a formação continuada de professores que lecionam Matemática em escolas públicas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da cidade de Formiga (MG) e da região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Márcio Pironel - Coordenador / Niltom Vieira Junior - Integrante / Maria Elizabeth de Gouvêa - Integrante / Cirléia Pereira Barbosa - Integrante / Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - Integrante / Denise Ferreira Garcia Rezende - Integrante / Ivan Reinaldo Meneghini - Integrante.
2011 - 2013
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID 2011
Descrição: Coordenação Institucional do PIBID do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG que abrangia as Licenciaturas em Matemática, Física, Biologia e Geografia do IFMG..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .

Integrantes: Márcio Pironel - Coordenador / Niltom Vieira Junior - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIRONEL, M.2003 PIRONEL, M.; Onuchic, L. de la R. . A avaliação sob o ponto de vista legal. Revista de Educação Matemática, v. 8, p. 59-68, 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIRONEL, M.; Onuchic, L. de la R. . BUSCANDO PRINCÍPIOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA. In: XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Encontro Nacional de Educação Matemática (12: 2016: São Paulo) - Anais do 12º ENEM. São Paulo, 2016.

2.
RODRIGUES, Z. G. M. ; PIRONEL, M. . O COMPONENTE CURRICULAR PODERÁ CONTER AS GEOMETRIAS DITAS NÃO ?EUCLIDIANAS?. In: III Seminário de Histórias e Investigações de / em Aulas de Matemática, 2010, Campinas. Anais do III SHIAM. Campinas: Unicamp, 2010.

3.
PIRONEL, M.; ARAUJO, R. C. B. . A Etnomatemática e a sala de aula: Possibilidades e desafios. In: V Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2010, Canoas - RS. Anais do V CIEM. Canoas - RS: ULBRA, 2010.

4.
PIRONEL, M.. Distância entre ponto e reta: Ensinando e avaliando através de problemas. In: V Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2010, Canoas - RS. Anais do V CIEM. Canoas - RS: ULBRA, 2010.

5.
ARAUJO, R. C. B. ; PIRONEL, M. . Os saberes-fazeres culturais e pedagógicos na sala de aula. In: V EMEM - Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009, Lavras. Anais do V EMEM. Lavras: SBEM - MG, 2009.

6.
PIRONEL, M.. Reflexões sobre a Avaliação na Sala de Aula de Matemática. In: VI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2006, São Paulo. Anais do VIII EPEM. São Paulo: SBEM-SP, 2006.

7.
PIRONEL, M.. O princípio da avaliação na educação escolar. In: 2º Congresso de Iniciação Científica e 2º Congresso de Pesquisadores da Fundação Educacional de Ituverava, 2005, Ituverava. Anais do 2º CIC e 2º CP da FE Ituverava. Ituverava, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIRONEL, M.; Onuchic, L. de la R. . SEARCHING PRINCIPLES FOR THE ASSESSMENT OF MATHEMATICS LEARNING. In: XIII ICME - International Congress im Mathemathics Education, 2016, Hamburgo - Alemanha. XIII ICME. Hamburgo, 2016.

2.
PIRONEL, M.. Evasão no curso de licenciatura. In: V Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2010, Canoas - RS. Anais do V CIEM. Canoas - RS: ULBRA, 2010.

3.
PIRONEL, M.. Construindo a Avaliação em Matemática. In: III Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2003, Belo Horizonte. Anais do III ENEM. Belo Horizonte: SBEM - MG, 2003.

4.
PIRONEL, M.. Ensino, Aprendizagem e Avaliação. In: VI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2001, Catanduva. Anais do VI EPEM. Catanduva: SBEM-SP, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
PIRONEL, M.. Evasão no curso de Licenciatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PIRONEL, M.; ARAUJO, R. C. B. . A Etnomatemática e a sala de aula: Possibilidades e desafios. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PIRONEL, M.. Distância entre ponto e reta: Ensinando e avaliando através de problemas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ARAUJO, R. C. B. ; PIRONEL, M. . Os saberes-fazeres culturais e pedagógicos na sala de aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PIRONEL, M.. Matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PIRONEL, M.. Aspectos didáticos e metodológicos da Educação Matemática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PIRONEL, M.. Reflexões sobre a Avaliação na sala de aula de Matemática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PIRONEL, M.. O princípio da avaliação na educação escolar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PIRONEL, M.. Construindo a Avalição em Matemática. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PIRONEL, M.. Ensino, Aprendizagem e Avaliação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PIRONEL, M.. A avaliação integrada ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Rio Claro - SP: UNESP, 2002 (Dissertação de Mestrado).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIRONEL, M.. Fundamentos de Matemática. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Atividades EaD).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BATISTELA, G.; BRASSOLATI, J.; PIRONEL, M.. Participação em banca de Júlia Carrer.Estudo sobre o grau de felicidade dos alunos da F.F.C.L. de Ituverava. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.

2.
PIRONEL, M.; BRASSOLATI, J.; BATISTELA, G.. Participação em banca de Alessandro Costa de Souza.Matemática na Música. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.

3.
PIRONEL, M.; BATISTELA, G.; BRASSOLATI, J.. Participação em banca de Raquel Daniela dos Santos.A relação entre as Variáveis de uma População. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.

4.
PIRONEL, M.; BRASSOLATI, J.; ONOFRE, J. C. de J.. Participação em banca de Maria Aparecida Pereira dos Santos.Conhecendo e reconhecendo fractais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.

5.
UEHARA, M.; BRASSOLATI, J.; PIRONEL, M.. Participação em banca de Daniel Carlos de Andrade.Resolução de Problemas Matemáticos Através da Linguagem Materna. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.

6.
PIRONEL, M.; TEIXEIRA, G. da M.; BRASSOLATI, J.. Participação em banca de Jardel de Oliveira Rosa.A Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.

7.
PIRONEL, M.; BRASSOLATI, J.; BATISTELA, G.. Participação em banca de Karen Aparecida de Souza.A Informática na Educação Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.

8.
PIRONEL, M.; BRASSOLATI, J.; TEIXEIRA, G. da M.. Participação em banca de Veruska Mulina.Matemática Financeira: Conceitos Básicos e Aplicações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.

9.
PIRONEL, M.; BRASSOLATI, J.; BATISTELA, G.. Participação em banca de Ilzanir de Souza Sila.Interdisciplinaridade na Escolas e os Desafios da Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.

10.
PIRONEL, M.; BRASSOLATI, J.; TEIXEIRA, G. da M.. Participação em banca de Janaina Moreira Dias.Etnomatemática: Multiculturalismo e Educação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.

11.
ONOFRE, J. C. de J.; UEHARA, M.; PIRONEL, M.. Participação em banca de Vanessa Stroer.Conhecendo e reconhecendo os frectais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.

12.
PIRONEL, M.; RICCI, E.; ONOFRE, J. C. de J.. Participação em banca de Mirian Castejon.Introdução ao estudo da esfera. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.

13.
RICCI, E.; PIRONEL, M.; BRASSOLATI, J.. Participação em banca de César Moreira.A Importância da Matemática Financeira e Comercial no Cotidiano. 2005 - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PIRONEL, M.; BORGES, A. E. A.; Vieira Junior, N.. Participação em banca examinadora de concurso público de provas e títulos para professor substituto na área de matemática.. 2012. Instituto Federal Minas Gerais.

2.
Souto, R. M. A.; PIRONEL, M.; Vieira Junior, N.. Participação em banca examinadora de concurso público de provas e títulos para professor efetivo na área de ensino de matemática e didática.. 2011. Instituto Federal Minas Gerais.

3.
PEREIRA, G. K.; PIRONEL, M.; Vieira Junior, N.. Participação em banca examinadora de concurso público de provas e títulos para professor substituto na área de libras e tendências pedagógicas inclusivas.. 2011. Instituto Federal Minas Gerais.

4.
PIRONEL, M.; DETONI, A. R.; JULIO, R. S.; VARGAS, D. E. C.. Concurso Público para Professor da área de Ensino da Matemática. 2009. Instituto Federal Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Buscando princípios para a avaliação da aprendizagem de matemática na sala de aula. 2016. (Encontro).

2.
XIII ICME - International Congress im Mathemathics Education. SEARCHING PRINCIPLES FOR THE ASSESSMENT OF MATHEMATICS LEARNING. 2016. (Congresso).

3.
III Seminário em Resolução de Problemas - SERP (20horas). 2014. (Seminário).

4.
V Encontro Nacional de Licenciaturas e IV Seminário Nacional do PIBID (48 horas). 2014. (Seminário).

5.
II SERP - II Seminário em Resolução de Problemas (20 horas). 2011. (Seminário).

6.
V Congresso Internacional de Ensino de Matemática (40 horas). Evasão no curso de licenciatura. 2010. (Congresso).

7.
IV SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática(40 horas). 2009. (Seminário).

8.
V EMEM - Encontro Mineiro de Educação Matemática (20 horas).Os saberes-fazeres pedagógicos. 2009. (Encontro).

9.
I SERP - Seminário em Resolução de Problemas (20 horas). 2008. (Seminário).

10.
Colóquio Ubiratan D'Ambrósio. 2007. (Outra).

11.
III Semana Acadêmica Matemática, Pedagogia e Normal Superior: (30 horas). 2006. (Outra).

12.
IX Encontro Gaúcho de Educação Matemática (24 horas). 2006. (Congresso).

13.
V Colóquio de Integração Acadêmico-científico-comunitário (40 horas).Aspectos didáticos e metodológicos da Educação Matemática. 2006. (Outra).

14.
VIII Encontro Paulista de Educação Matemática (30 horas). Reflexões sobre a Avaliação na sala de aula de Matemática. 2006. (Congresso).

15.
1º Seminário Paulista de História e Educação Matemática: possibilidades de diálogos(20 horas). 2005. (Seminário).

16.
2º congresso de Iniciação Científica e 2º Congresso de Pesquisadores da Fundação Educacional de Ituverava(16 horas). O princípio da avaliação na educação escolar. 2005. (Congresso).

17.
III Encontro Mineiro de Educação de Educação Matemática: -(16 horas).Construindo a avaliação em Matemática. 2003. (Encontro).

18.
25ª Reunião Anual da ANPED (48 horas). 2002. (Outra).

19.
VI Encontro Paulista de educação Matemática - VI EPEM (32 horas).Ensino, aprendizagem e avaliação. 2001. (Encontro).

20.
22ª Reunião Anual da ANPED (48 horas). 1999. (Outra).

21.
III Seminário Nacional de História da Matemática (28 horas). 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIRONEL, M.. 12º Encontro Paulista de Educação Matemática. 2014. (Congresso).

2.
DRUMOND, F. N. ; OLIVEIRA, F. S. ; BARROS, P. R. ; PASSOS, V. ; PENA, G. ; CARVALHO JR, G. D. ; PINTO, E. S. ; PIRONEL, M. ; DINIZ, S. F. ; QUINTAO, V. M. . Seminário Nacional de Licenciaturas dos Institutos Federais. 2010. (Congresso).

3.
CARPIO, R. C. ; BITENCOURT, W. A. ; PIRONEL, M. ; RODRIGUES, A. R. ; OLIVEIRA, P. M. . I Semana de Educação Ciência e Tecnologia do IFMG - Formiga. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gláucia Barbosa. Dificuldades na Aprendizagem da Matemática. Início: 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. (Orientador).

2.
Veruska Mulina. sem título. Início: 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila dos Anjos de Oliveira. Ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais através de Resolução de Problemas. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. (Orientador).

2.
Rita de Cássia Bessa Araujo. Ubiratan D'Ambrósio e a etnomatemática. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rita de Cássia Bessa Araújo. Etnomatemática: Os saberes/fazeres culturais e pedagógicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Orientador: Márcio Pironel.

2.
ALESSANDRO COSTA DE SOUZA. Matemática na música. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Orientador: Márcio Pironel.

3.
Jardel de Oliveira Rosa. A Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Orientador: Márcio Pironel.

4.
Veruska Mulina. Matemática Financeira: Conceitos Básicos e Aplicações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Orientador: Márcio Pironel.

5.
Ilzanir de Souza Silva. Interdisciplinaridade na Escola e os Desafios na Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Orientador: Márcio Pironel.

6.
Janaina Moreira Dias. Etnomatemática: Multiculturalismo e Educação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Orientador: Márcio Pironel.

7.
Karen Aparecida de Souza. A informática na Educação Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Orientador: Márcio Pironel.



Outras informações relevantes


Elaboração e Coordenação Institucional do Projeto PIBID - 2011 do IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais.
Coordenação do Plano de Ação do Projeto Rondon - Operação Centro-Nordeste Bahia, na cidade de Lamarão - BA.
Aprovado no Concurso Público da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ, para o cargo de Professor Assistente, na área de Educação Matemática, em concurso homologado no dia 17/12/2003.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/02/2019 às 22:30:03