Lívia Morais Garcia Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0770868279222613
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP . Realizou estágio de pesquisa doutoral pela Universidade Pontifícia de Salamanca - Espanha, como bolsista BEPE - FAPESP (2013 - 2014). Possui mestrado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e é graduada em Turismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É pesquisadora do GEPHOM - Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória (EACH-USP). Atualmente é docente do Programa de Mestrado em Educação do Unisal - Americana/SP e Pós - Doutoranda pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não formal, ações socioeducativas, patrimônio, gerontologia e lazer. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lívia Morais Garcia Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, L.M.G.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Salesiano São Paulo.
Avenida de Cillo - de 3041/3042 ao fim
Parque Universitário
13467600 - Americana, SP - Brasil
Telefone: (19) 34719700
URL da Homepage: www.unisal.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Turismo cultural e educação não formal em fazendas históricas paulistas: uma abordagem inovadora no campo do patrimônio histórico-cultural, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Olga Rodrigues de Moraes von Simson.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Turismo cultural; Educação Patrimonial; Educação não - formal; História Oral.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação não-formal.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação não-formal / Especialidade: Patrimônio.
2013 - 2014
Doutorado em Educação Social.
Universidad Pontificia de Salamanca, UPSAL, Espanha.
com período sanduíche em Universidad Pontificia de Salamanca (Orientador: Victor Ventosa).
Título: Animação turística e História Oral: experiências Brasil ? Espanha e Portugal, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Olga Rodrigues de Moraes von Simson.
Coorientador: Victor Ventosa.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2008 - 2010
Mestrado em Gerontologia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: TURISMO, CULTURA E VELHICE BEM-SUCEDIDA: contribuições para a elaboração de atividades turístico-culturais para idosos no contexto de fazendas históricas paulistas.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Olga Rodrigues de Moraes von Simson.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Envelhecimento; Turismo cultural; Educação Patrimonial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gerontologia Social.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2003 - 2007
Graduação em Turismo.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A memória submersa e as atividades atuais da população ribeirinha residente em Bataguassu e Presidente Epitácio na Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.
Orientador: Claudia Côrrea Almeida de Moraes.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2016 - 2017
Capacitação de Docente na semana de Planejamento. (Carga horária: 16h).
Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
2014 - 2014
Animação Sociocultural. (Carga horária: 64h).
Universidad Pontificia de Salamanca, UPSAL, Espanha.
2013 - 2013
Pedagogia do Ócio. (Carga horária: 64h).
Universidade Pontifícia de Salamanca, UPSA, Espanha.
2011 - 2011
Como publicar artigo em periódicos internacionais. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Memória, história oral e empoderamento. (Carga horária: 4h).
Centro de Memória UNICAMP, CMU, Brasil.
2011 - 2011
Estudos da Memória: Teorias e Técnicas. (Carga horária: 32h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Elaboração de resumos e definição de descritores. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Oralidades, entrevistas e transcrição. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2010 - 2010
Políticas e planejamento em turismo. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Comunicação Oral e Escrita.
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Recreação e Lazer no Turismo. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente em nível de Pós Graduação, Carga horária: 40
Outras informações
Ministro as disciplinas no mestrado em Educação: Memória e Oralidade, Seminário de Pesquisa - Metodologia de Pesquisa Científica, Educação e Sociedade e Educação como Cultura.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente em nível de Graduação
Outras informações
Disciplinas ministradas na curso de graduação em Pedagogia: Ensino de Geografia; Educação Não Formal. Disciplina ministrada no curso de graduação em Psicologia: Ética; Multiculturalismo; Metodologia de Pesquisa.

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado em Educação, .


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Aluna de Doutorado em Educação, Enquadramento Funcional: Bolsista Doutorado da FAPESP, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Doutoranda em Educação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Doutoranda em Educação. Integrante do GEPEDISC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina:Educação e Antropologia, Carga horária: 12
Outras informações
Participação do Programa de Estágio Docente - PED, no Grupo B, sem dotação. Referente a atividades de docência parcial com dedicação de 12 horas semanais (Proporção da carga didática: 50%), nas atividades da disciplina EP142 A - Educação e Antropologia Cultural, sob a supervisão da Professora Doutorada Helena Sampaio Andery, da Faculdade de Educação da Unicamp.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina:Educação e Antropologia, Carga horária: 8
Outras informações
Participação do Programa de Estágio Docente - PED, no Grupo C, com dotação. Referente a atividades de docência parcial com dedicação de 12 horas semanais (Proporção da carga didática: 25%), nas atividades da disciplina EP142 A - Educação e Antropologia Cultural, sob a supervisão da Professora Doutorada Helena Sampaio Andery, da Faculdade de Educação da Unicamp.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina: Educação não-formal, Carga horária: 12
Outras informações
Participação do Programa de Estágio Docente - PED, no Grupo B, sem dotação. Referente a atividades de docência parcial com dedicação de 12 horas semanais (Proporção da carga didática: 50%), nas atividades da disciplina EP887 A - Educação não-formal, sob a supervisão da Professora Doutorada Elisa Angotti Kossovitch, da Faculdade de Educação da Unicamp.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado da FAPESP, Regime: Dedicação exclusiva.


Unidade Diferenciada de Rosana, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 16
Outras informações
OBJETIVOS GERAIS: Coletar relatos de história de vida de habitantes às margens do Rio Paraná, em 18 municípios de São Paulo (Rosana, Teodoro Sampaio, Presidente Epitácio, Pres. Venceslau, Paulicéia, S. José do Pau d Alho, Sta. Mercedes, Caiuá, Ouro Verde, Nova Guataporanga, Nova Independência e Castilho) e Mato Grosso do Sul (Bataguassu, Anaurilândia, Brasilândia, Sta. Rita do Pardo e Três Lagoas). Produzir documentos e identificar objetos que sejam suportes tanto ao conhecimento histórico da região quanto à constituição de uma memória da comunidade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Levantamento histórico das condições humanas de ocupação do Pontal do Paranapanema e suas diversas relações com o ambiente natural. Levantamento histórico das formas de trabalho e de vida rural da comunidade local e regional; Identificação e análise da cultura material (práticas de trabalho) e da tradição oral dos municípios considerados pela pesquisa. Coletar relatos de história de vida de habitantes às margens do Rio Paraná, com destaque às informações sobre: origem e migração; moradia e vida doméstica; características da localidade; meio ambiente natural; lazer; religião; trabalho; represa; condições atuais de vida e perspectivas de futuro. Identificar documentos (escritos ou áudio-visuais) e objetos que sejam suportes para o conhecimento histórico das relações do homem com o meio ambiente, no processo de ocupação da região do Pontal do Paranapanema (ou próximas, tanto do Paraná e quanto do Mato Grosso do Sul). Audição e transcrição do áudio-visual; higienização e acondicionamento de material; identificação do material coletado. METODOLOGIA: Levantamento bibliográfico com consulta a estudos sobre comunidade rurais, história do período, da região e eventos relativos à questão da expansão ferroviária, da implantação do sistema hidroelétrico e da terra. Levantamento documental com consulta a arquivos locais (civis e paroquiais), periódicos, anais do legislativo municipal.


Museu de Arqueologia e Etnologia, MAE/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 16
Outras informações
Funções: Visita monitorada às Exposições Procedimentos básicos de museologia e museografia Elaboração do Programa de Ação Educativa junto às Exposições


Pássus Júnior - Assessoria e Consultoria em Turismo - UNESP- BRASIL., PÁSSUS JR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Membro fundador, Enquadramento Funcional: Diretora de Projetos, Carga horária: 16


Fundação Pró - Memória de Indaiatuba / Escola do Patrimônio, IPR/UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Docente das oficinas de aperfeiçoamento: Atividades Educacionais no Ambiente Rural e Memória, História Oral e Patrimônio Cultural.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Docente convidada para ministrar a disciplina: Turismo e Transporte, no curso de graduação em Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH / USP


Rede Ibero Americana de Animação Sociocultural, RIA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Vice - Presidente, Carga horária: 4
Outras informações
Membro Fundador do Nodo no Brasil. Rede de pessoas e instituições públicas e privadas interessadas na animação sociocultural ou em seus âmbitos, como a educação popular, educação para o tempo livre, desenvolvimento comunitário, etc.


Centro de Pesquisa e Formação - SESC, CPF - SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Docente convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Docente do curso Patrimônio Educativo: a cidade e o campo.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Palestrante convidado, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 3
Outras informações
Realizou como docente, curso sobre turismo e sua relação com a educação não formal e a animação sociocultural.


Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 5
Outras informações
Docente do curso de formação «Idosos e o museu: possibilidades educativas» 5a edição organizado pelo Programa Meu Museu, do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo, ministrando a aula Processos de envelhecimento, velhice e memória.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Docente do curso de formação " Idosos e o museu: possibilidades educativas"

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Docente convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Docente do curso Idosos e o museu: possibilidades educativas do Programa Meu Museu do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Participei como docente do curso Idosos e o museu: possibilidades educativas, do projeto Meu Museu do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo, ministrando a aula: Patrimônio, velhice e cultura: diálogos possíveis.


Universidad Pontificia de Salamanca, UPSAL, Espanha.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Estágio de Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, sob a co-orientação do professor doutor Victor Ventosa.


Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia, ministrando a disciplina: Metodologia Científica

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia, ministrando a disciplina: Pequisa Gerontológica.



Linhas de pesquisa


1.
Análise histórica da práxis educativa nas experiências sociocomunitárias e institucionais


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Educação não formal e os movimentos culturais no espaço urbano: o caso do distrito de Barão Geraldo, em Campinas/SP
Descrição: A emergência de iniciativas em torno do campo educativo, e as problemáticas voltadas para o aprendizado que vai além da educação escolar na pesquisa acadêmica brasileira, materializadas em publicações especializadas e encontros científicos ocorridos na última década, sinaliza para a necessidade de uma reflexão sobre o assunto. Entendendo que a cidade é um espaço educativo por si só e que a educação não formal nasce das práticas culturais (urbanas ou não), este estudo visa avançar no debate sobre a trajetória da educação não formal no Brasil a partir da ocupação de espaços de acesso público no meio urbano, especificamente no distrito de Barão Geraldo ? Campinas/SP - com iniciativas coletivas de difusão, fruição e construção de cultura. Será feito um levantamento do que se tem encontrado no espaço de Barão Geraldo, a partir dos anos 2000, nos âmbitos teatral, musical, e performático, para fazer uma seleção de casos a serem estudados por meio da metodologia da história oral. Utilizando o método biográfico, pretendemos documentar e analisar os depoimentos orais para obter informações e o testemunho do entrevistado. A rede de entrevistados privilegiará o relato de experiências individuais que tenham adquirido relevância coletiva no campo da educação não formal em Barão Geraldo, como os movimentos atuais de ocupação cultural do espaço urbano, que se tem visto em vários lugares no Brasil, sob a óptica política, cultural e artística, ambiental, de lazer ? de ocupação cultural do espaço urbano, entendendo a cidade como patrimônio educativo, logo, como entende Trilla (2009) uma cidade educativa, nas três dimensões: aprender a cidade, na cidade, da cidade. A análise das narrativas será feita em diálogo com reflexões teóricas e conceituais sobre educação não formal e a compreensão de seu papel em espaços públicos urbanos e com as reflexões feitas no GEPHOM/USP. Finalmente, visa-se descrever e analisar o movimento recente em torno da ocupação dos espaços no distrito, identificando e problematizando as condições que favorecem seu surgimento e analisando suas possibilidades de consolidação e momentos de socialização que se operam nos grupos sociais, centramos em abordar o que vem sendo denominado por Educação não formal. Essa proposta nasce como uma continuidade dos estudos de Doutorado recém-concluído em setembro de 2015, financiado pela FAPESP (2011/18336-0)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Memória de educadores no contexto sociocomunitário e salesiano
Descrição: Reconstrução das memórias dos educadores sociocomunitários e salesianos a partir de metodologias histórias que consideram, sobretudo, as experiências dos sujeitos nas relações educacionais. Consideram-se as experiências destes educadores inclusive como educandos, bem como suas formações inicial e continuada. Destacam-se a participação na elaboração de projetos educacionais, na constituição de instituições, na gestão destes projetos e instituições e nas práticas de ensino-aprendizagem...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Lívia Morais Garcia Lima - Integrante / Francisco Evangelista - Coordenador / Renato Kraide Soffner - Integrante.
2012 - 2014
Patrimônio Cultural: memória, preservação e gestão sustentável / Linha: Patrimônio Imaterial
Descrição: Busca desenvolver e aperfeiçoar metodologias para realizar levantamentos, oral e documental, fazer análise, descrição e apresentação textual, sonora, imagética e de outras formas de inventariar as memórias e lembranças de lugares, fatos, acontecimentos, objetos e histórias que possam expressar festejos e comemorações, práticas medicinais e culinárias e manifestações culturais que caracterizem o Patrimônio Imaterial de uma determinada fazenda, município ou região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Lívia Morais Garcia Lima - Integrante / Olga Rodrigues de Moraes Von Simson - Coordenador / Milene Rosa de Almeida - Integrante / Andre Graziano - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
CRITÉRIOS E METODOLOGIAS PARA REALIZAÇÃO DE INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL RURAL PAULISTA
Descrição: O principal objetivo desse projeto é estabelecer critérios fundamentados, teórico e metodologicamente, que permitam a identificação, caracterização, análise e representação textual, imagética, sonora, dentre outras possibilidades, do patrimônio cultural, e que possam resultar em práticas de inventários das fazendas históricas paulistas, situadas na região de São Carlos, centro do Estado de São Paulo. Busca-se com isso atender a diversidade cultural e a natureza imaterial e material desse patrimônio, tomando por base o projeto de políticas públicas Patrimônio Cultural Rural Paulista: espaço privilegiado para pesquisa, educação e turismo (PCRP) , financiado pela FAPESP e coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Tognon..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Lívia Morais Garcia Lima - Coordenador / Olga Rodrigues de Moraes Von Simson - Integrante / Marcos Tognon - Integrante / Luzia Sigoli Fernandes Costa - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2013 - 2013
XI Ciência e Arte nas férias - UNICAMP
Descrição: A metodologia da história oral foi utilizada como estratégia para reconstruir o patrimônio imaterial das fazendas históricas campineiras junto aos alunos de escolas públicas do município de Campinas selecionados..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Lívia Morais Garcia Lima - Integrante / Olga Rodrigues de Moraes Von Simson - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista de Ciências da Educação
2015 - Atual
Periódico: Boletim Campineiro de Geografia


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO
2018 - Atual
Periódico: HISTÓRIA ORAL
2018 - Atual
Periódico: Psicologia USP (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação não-formal.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Gerontologia Social.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Moção de Congratulações pelo lançamento do livro "Turismo e Lazer para Pessoa Idosa", Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERNANDES, R. S.2017FERNANDES, R. S. ; LIMA, L.M.G. ; MIRANDA, A. C. . Abordagens teórico-metodológicas em educação não formal e animação sociocultural. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS, v. 22, p. 497, 2017.

2.
LIMA, L.M.G.2017LIMA, L.M.G.; BRANDAO, K. B. ; COHON, J. C. K. . A Big Band CMS/Conservatório Municipal de Socorro: a prática musical no campo da educação não formal (p. 67-84). REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, p. 67-84, 2017.

3.
LIMA, L.M.G.2016LIMA, L.M.G.. Patrimônio turístico educacional: uma modalidade da animação sociocultural com fazendas históricas paulistas. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, v. 2, p. 96-108, 2016.

4.
LIMA, L.M.G.2015LIMA, L.M.G.. Turismo cultural e o campo da educação não formal no meio rural paulista. Cultur: Revista de Cultura e Turismo, v. 02, p. 73-91, 2015.

5.
LIMA, L.M.G.2015LIMA, L.M.G.. Patrimônio cultural rural paulista: diálogos entre o turismo e a educação não formal. RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura, v. 23, p. 43-56, 2015.

6.
LIMA, L.M.G.2015LIMA, L.M.G.. Turismo, história oral e velhice: o contexto do patrimônio cultural rural paulista. Turismo e Sociedade, v. 8, p. 162-180, 2015.

7.
LIMA, L.M.G.2014LIMA, L.M.G.. Educação não formal e animação sociocultural: lazer e turismo no contexto do patrimônio cultural rural no estado de São Paulo. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v. 1, p. 119-134, 2014.

8.
LIMA, L.M.G.2011LIMA, L.M.G.; SIMSON, O. R. M. V. . Educação não-formal e Turismo Educacional: o patrimônio cultural rural em fazendas históricas paulistas. Revista de Ciências da Educação, v. 25, p. 121-138, 2011.

9.
LIMA, L.M.G.2010 LIMA, L.M.G.; SIMSON, O. R. M. V. . Turismo e idosos: o patrimônio imaterial como fator de atração para o turismo cultural no espaço rural. Revista Turismo em Análise, v. 21, p. 517, 2010.

10.
LIMA, L.M.G.2010 LIMA, L.M.G.; SIMSON, O. R. M. V. . TURISMO, CULTURA E VELHICE BEM-SUCEDIDA: contribuições para a elaboração de atividades turístico-culturais para idosos no contexto de fazendas históricas paulistas.. Resgate (UNICAMP), v. 18, p. 97-110, 2010.

11.
LIMA, L.M.G.2010LIMA, L.M.G.. Velhice e Turismo: atualidade e perspectivas da educação patrimonial não-formal em fazendas históricas paulistas. Cadernos CERU (USP), v. 21, p. 94-120, 2010.

12.
LIMA, L.M.G.2007LIMA, L.M.G.; MORAES, C. . A memória submersa e as atividades atuais da população ribeirinha residente em Bataguassu (MS) e Presidente Epitácio (SP) na Festa Nosa Senhora dos Navegantes. Dialogando no turismo (UNESP. Rosana), v. 1, p. 76-87, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, L.M.G.. História oral e educação não formal: o patrimônio cultural nas fazendas históricas paulistas. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 245p .

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, L.M.G.. Formação de educadores sociais: o contexto Brasil e Espanha no ensino superior. In: Juliana Pedreschi Rodrigues; Valéria Aroeira Garcia. (Org.). Educação social: ambientalismo, movimentos sociais, profissionalização. 164ed.Holambra - SP: Editora Setembro, 2017, v. 1, p. 1-155.

2.
FERNANDES, R. S. ; LIMA, L.M.G. . A metodologia da história oral ou da história falada na pesquisa em educação não formal ou sociocomunitária. In: Maria Luiza Bissotto; Antonio Carlos Miranda. (Org.). Metodologia em Educação Sociocomunitária. 1ed.Jundiaí: Paco Editora, 2016, v. 1, p. 1-21.

3.
LIMA, L.M.G.. Animação Sociocultural e turismo: o patrimônio cultural rural no estado de São Paulo. In: José Dantas Lima Perereira; Marcelino de Sousa Lopes; Marina Maltez. (Org.). Animação Sociocultural: turismo, patrimônio, cultura e desenvolvimento local. 1ed.Chaves: Intervenção, 2014, v. 1, p. 85-94.

4.
LIMA, L.M.G.. A educação patrimonial e o turismo cultural como ações educativas não-formais no contexto de fazendas históricas paulistas. In: FERNANDES, R.S; GROPPO, L.A; PARK, M.B. (Org.). Cidade: Patrimônio Educativo. Jundiaí - SP: Paco Editorial, 2012, v. 1, p. 159-177.

5.
SOLHA, K. ; MENDES, B.C. ; LIMA, L.M.G. . A produção científica sobre turismo e idoso no Brasil.. In: Doris van de Meene Ruschmann; Karina Toledo Solha. (Org.). Turismo e Lazer para a pessoa idosa.. 1ed.Barueri - SP: Manole, 2012, v. 1, p. 171-189.

6.
LIMA, L.M.G.; SIMSON, O. R. M. V. . Idosos, turismo e gerontologia: diálogos possíveis. In: Doris van de Meene Ruschmann; Karina Toledo Solha. (Org.). Turismo e Lazer para a pessoa idosa. 1ed.Barueri - SP: Manole, 2012, v. 1, p. -.

7.
CAMARGO, ; JUSTO, A.M ; LIMA, L.M.G. ; RABELO,D.F ; NERI, A.L . Representações Sociais de Felicidade. In: NERI, A.L ; GUARIENTO, M.E. (Org.). Fragilidade, Saúde e Bem-estar em Idosos: dados do estudo FIBRA Campinas. 1ed.Campinas - SP: Alínea, 2011, v. 1, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, R. S. ; LIMA, L.M.G. . História oral e a pesquisa em educação não formal: experiências sociocomunitárias no município educador. In: XIV Encontro Nacional de História Oral. Testemunhar por imagens: história oral e o registro audiovisual, 2018, Campinas. XIV Encontro Nacional de História Oral. Campinas: Anais do XIV Encontro Nacional de História Oral, 2018. v. 1. p. 1-15.

2.
LIMA, L.M.G.. Educação Patrimonial não-formal: o patrimônio imaterial em fazendas históricas paulistas. In: VII Seminário Nacional do Centro de Memória da UNICAMP, 2012, Campinas - SP. Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades. Campinas - SP: Centro de Memória UNICAMP, 2012. v. 1. p. 1-18.

3.
LIMA, L.M.G.. HISTÓRIA ORAL Y PATRIMONIO CULTURAL: EL CONTEXTO DE HACIENDAS HISTÓRICAS EN EL ESTADO DE SÃO PAULO ? SP (Brasil). In: 17° International Oral History Conference, 2012, Buenos Aires. The challenges of oral history in the 21st century: diversity, inaquality and identity construction. Buenos Aires - Argentina: International Oral History Association, 2012. v. 1. p. 1-17.

4.
LIMA, L.M.G.. Patrimônio e Memória Familiar: o contexto rural no estado de São Paulo. In: 1º Simpósio Internacional de História Pública: a história e seus públicos, 2012, São Paulo. 1º Simpósio Internacional de História Pública: a história e seus públicos. São Paulo: Rede Brasileira de História Pública (RBHP), 2012. v. 1. p. 627-634.

5.
LIMA, L.M.G.. Educação patrimonial não-formal e o contexto rural paulista. In: III Seminário sobre Educação Sociocomunitária: educação, conhecimento e cultura, 2012, Americana - SP. III Seminário sobre Educação Sociocomunitária: educação, conhecimento e cultura. Americana - SP: UNISAL, 2012. v. 1.

6.
LIMA, L.M.G.. Ações educacionais não-formais e o patrimônio cultural rural paulista. In: II Seminário Nacional sobre Educação Sociocomunitária: questões socioculturais da Educação na escola e para além dela., 2011, Campinas - SP. II Seminário Nacional sobre Educação Sociocomunitária. Campinas - SP: UNISAL, 2011. v. 1. p. 1-17.

7.
LIMA, L.M.G.; SIMSON, O. R. M. V. . Memória familiar e fazendas históricas paulistas: relações entre história oral e turismo cultural. In: IX Encontro Regional Sudeste de História Oral, 2011, São Paulo. IX Encontro Regional Sudeste de História Oral - Diversidade e Diálogo. São Paulo: Universidade de São Paulo - USP, 2011. v. 1. p. 490-495.

8.
LIMA, L.M.G.. O turismo cultural em fazendas históricas paulistas como estratégia na busca da qualidade de vida na terceira idade. In: VII Congresso Nacional de Turismo Rural, 2010, Presidente Prudente - SP. O turismo rural e as territorialidades na perspectiva do campo e da cidade, 2010. p. 1-21.

9.
LIMA, L.M.G.; SIMSON, O. R. M. V. . Turismo Cultural no Espaço Rural e Qualidade de Vida na Velhice: diálogos entre o patrimônio imaterial e a gerontologia. In: 2° Seminário de Patrimônio Agroindustrial - Lugares de Memória, 2010, São Carlos - SP. Anais do 2° Seminário de Patrimônio Agroindustrial ? Lugares de Memória. São Carlos - SP: SAP/EESC/USP, 2010. v. 1. p. 1-17.

10.
LIMA, L.M.G.; CUNHA, Janaína Schleich Rodrigues da ; OLIVEIRA, Eduardo Romero de . O turismo como instrumento da valorização cultural.. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE TURISMO COM BASE LOCAL, 2004, Curitiba. Anais do evento, 2004. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, R. S. ; LIMA, L.M.G. . Educação não formal e o município educador: algumas experiências sociocomunitárias. In: VII Seminário de Educação Sociocomunitári, 2016, Americana - SP. VII Seminário de Educação Sociocomunitári. Americana - SP: 978-85-89964-18-0, 2016. v. 1. p. 122-124.

2.
LIMA, L.M.G.. Educação não formal, oralidade e memória: o contexto do patrimônio cultural rural paulista.. In: GRUPO GRIÔ: Culturas Populares, Ancestralidade Africana e Educação, 2014, Salvador. GRUPO GRIÔ: Culturas Populares, Ancestralidade Africana e Educação. Salvador: PPGE ? Faculdade de Educação da UFBA, 2014. v. 1. p. 53-54.

3.
LIMA, L.M.G.; SIMSON, O. R. M. V. . EDUCAÇÃO E TURISMO: abrangência e efetividade de práticas turístico-educacionais não-formais em fazendas históricas paulistas. In: II Simpósio sobre Formação e Atuação Profissional em Turismo, Lazer e Hospitalidade, 2011, São Paulo. II Simpósio sobre Formação e Atuação Profissional em Turismo, Lazer e Hospitalidade. São Paulo: EACH/USP, 2011. v. 1.

4.
LIMA, L.M.G.. Velhice e Turismo: atualidade e perspectivas da educação patrimonial não - formal em fazendas históricas paulistas. In: 37 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos, 2010, São Paulo. CERU. São Paulo: Humanitas, 2010. v. 1. p. 50-51.

5.
LIMA, L.M.G.. Educação intergeracional e patrimônio histórico cultural rural: um desafio contemporâneo. In: 36° Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos, 2009, São Paulo. 36° Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos. São Paulo: Humanitas, 2009. v. 1. p. 124-125.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, L.M.G.. Educação Patrimonial não-formal: o patrimônio imaterial em fazendas históricas paulistas. In: VII Seminário Nacional do Centro de Memória da UNICAMP, 2012, Campinas - SP. Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades, 2012. v. 1. p. 181-181.

2.
LIMA, L.M.G.. Educação não-formal e o patrimônio cultural rural paulista. In: VIII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento. A formação na pós-graduação em Educação: contestação necessária, 2012, Campinas - SP. A formação na pós-graduação em Educação: contestação necessária. Campinas - SP: Faculdade de Educação - UNICAMP, 2012. v. 1. p. 91-92.

3.
LIMA, L.M.G.; SIMSON, O. R. M. V. . Memória familiar e fazendas históricas paulistas: relações entre história oral e turismo cultural. In: IX Encontro Regional Sudeste de História Oral, 2011, São Paulo. Diversidade e Diálogo. São Paulo: Associação Brasileira de História Oral / GEPHOM - Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral, 2011. v. 1. p. 65-65.

4.
LIMA, L.M.G.. Turismo Cultural e Educação Patrimonial em fazendas históricas paulistas: diálogos com a Gerontologia. In: VI Seminário Nacional do Centro de Memória - UNICAMP, 2009, Campinas - SP. VI Seminário Nacional do Centro de Memória -UNICAMP - Patrimônio e Memória. Campinas - SP: Centro de Memória UNICAMP, 2009. v. 1. p. 116-116.

5.
LIMA, L.M.G.. Envelhecimento, Turismo Rural e Educação Patrimonial: a criação de oportunidades de fruição do patrimônio cultural rural pelos grupos de terceira idade. In: III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, 2009, São Paulo. Revista Kairós. São Paulo: EDUC, 2009. v. 5. p. 65-65.

6.
LIMA, L.M.G.. A memória submersa e as atividades atuais da população ribeirinha residente em Bataguassu (MS) e Presidente Epitácio (SP) na Festa Nossa Senhora dos Navegantes. In: V Seminário MEMÓRIIA, CIÊNCIA E ARTE : razão e sensibilidade na produção do conhecimento., 2007, Campinas - SP. V Seminário MEMÓRIIA, CIÊNCIA E ARTE : razão e sensibilidade na produção do conhecimento.. Campinas - SP: UNICAMP, 2007. v. 1. p. 115-116.

7.
LIMA, L.M.G.; MORAES, C. . Estudo da aplicação da verba compensatória em projetos turísticos nos municípios lindeiros do Rio Paraná: Ilha Solteira e Rosana. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2006, Bauru - SP. XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2006.

8.
LIMA, L.M.G.. Festa do Saci: Turismo e Patrimônio Cultural. In: XXIII - Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina. Caderno de Resumos, 2005. p. 528-528.

Artigos aceitos para publicação
1.
LIMA, L.M.G.; FERNANDES, R. S. . Educação não formal e o município educador: algumas experiências sociocomunitárias. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, R. S. ; LIMA, L.M.G. . História oral e a pesquisa em educação não formal: experiências sociocomunitárias no município educador. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CILLO, W. C. N. ; LIMA, L.M.G. . Memória e educação não formal: A corporação musical Banda União Operária na cidade de Piracicaba - SP. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
LIMA, L.M.G.. História Oral e Educação Não Formal: o patrimônio cultural rural paulista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
BRANDAO, K. B. ; LIMA, L.M.G. . Município educador e a musicalidade no distrito de Barão Geraldo, Campinas - SP. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LIMA, L.M.G.. A metodologia da História Oral no campo da saúde e das ciências sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LIMA, L.M.G.; BRANDAO, K. B. ; COHON, J. C. K. . Educação não formal no campo da prática musical. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, L.M.G.. A velhice e a educação não formal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FERNANDES, R. S. ; LIMA, L.M.G. . Educação não formal e o município educador: algumas experiências sociocomunitárias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
LIMA, L.M.G.. Metamorfoses do rural contemporâneo: turismo cultural e educação não formal em fazendas históricas paulistas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
LIMA, L.M.G.. Educação Não Formal, Oralidade e Memória: o contexto do patrimônio cultural rural paulista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
LIMA, L.M.G.; VENTOSA, V. . Ensinar a participar: a animação sociocultural como didática da participação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
LIMA, L.M.G.. O turismo cultural como propulsor da educação não formal no meio rural paulista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
FERNANDES, R. S. ; LIMA, L.M.G. . Sociologia da vida cotidiana e história oral: metodologias de investigação em educação não formal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
LIMA, L.M.G.. Educação Patrimonial não-formal: o patrimônio imaterial em fazendas históricas paulistas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
LIMA, L.M.G.. Patrimônio e Memória Familiar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
LIMA, L.M.G.. HISTÓRIA ORAL Y PATRIMONIO CULTURAL: EL CONTEXTO DE HACIENDAS HISTÓRICAS EN EL ESTADO DE SÃO PAULO ? SP (Brasil). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
LIMA, L.M.G.. Educação patrimonial não-formal e o contexto rural paulista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
LIMA, L.M.G.. Educação não-formal e o patrimônio cultural rural paulista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
LIMA, L.M.G.; SIMSON, O. R. M. V. . Educação e Turismo: abrangência e efetividade de práticas turístico-educacionais não-formais em fazendas históricas paulistas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
LIMA, L.M.G.. Ações educacionais não-formais e o patrimônio cultural rural paulista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LIMA, L.M.G.. Velhice e Turismo: atualidade e perspectivas da educação patrimonial não - formal em fazendas históricas paulistas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
LIMA, L.M.G.. Educação intergeracional e patrimônio histórico cultural rural: um desafio contemporâneo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
LIMA, L.M.G.. Qualidade de vida na velhice e turismo cultural em fazendas históricas paulistas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
LIMA, L.M.G.. Turismo Cultural e Educação Patrimonial em fazendas históricas paulistas: diálogos com a Gerontologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
LIMA, L.M.G.. Envelhecimento, Turismo Rural e Educação Patrimonial: a criação de oportunidades de fruição do patrimônio histórico cultural rural pelos grupos de terceira idade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
LIMA, L.M.G.; SIMSON, O. R. M. V. . Envelhecimento, Patrimônio Histórico e Turismo Cultural em Fazendas Históricas Paulistas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
LIMA, L.M.G.. A memória submersa e as atividades atuais da população ribeirinha residente em Bataguassu (MS) e Presidente Epitácio (SP) na Festa Nossa Senhora dos Navegantes.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
LIMA, L.M.G.; MORAES, C. . Estudo da aplicação da verba compensatória em projétos turísticos nos municípios lindeiros do rio Paraná: Ilha Solteira e Rosana.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
LIMA, L.M.G.; OLIVEIRA, Eduardo Romero de . Memórias do brincar: estudo dos contos e jogos tradicionais infantis de São Luiz do Paraitinga.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
LIMA, L.M.G.; OLIVEIRA, Eduardo Romero de . Festa do Saci: Turismo e Patrimônio Cultural.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
LIMA, L.M.G.; CUNHA, Janaína Schleich Rodrigues da ; OLIVEIRA, Eduardo Romero de . O Turismo como instrumento da valorização cultural.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, L.M.G.; FERNANDES, R. S. . Educação não formal: abordagens teórico-conceituais e práticas sociais e comunitárias. Americana - SP, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FERNANDES, R. S. ; LIMA, L.M.G. . História Oral e Educação não formal. 2018.

2.
LIMA, L.M.G.. 4º Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública e da 5ª Conferência Anual da Federação Internacional de História Públic. 2018.

3.
LIMA, L.M.G.. VII Seminário de Extensão: Extensão Universitária e Políticas Públicas. 2018.

4.
LIMA, L.M.G.; FERNANDES, R. S. ; RODRIGUES, J. P. ; QUADRAT, S. . Memória Social, Educação Não Formal e Turismo Cultural. 2018.

5.
LIMA, L.M.G.; FERNANDES, R. S. . História Oral e Educação. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, L.M.G.. O rural na memória afetiva de idosos. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, L.M.G.. História oral e interdisciplinaridade: caminhos de pesquisa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, L.M.G.. Educação não formal: múltiplos olhares. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LIMA, L.M.G.. O impacto da Iniciação Científica na Formação Profissional. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOFFNER, R. K. ; LIMA, L.M.G. . Grupo de Pesquisa HIPE e CAIPE. 2017. (Grupo de Pesquisa).

5.
LIMA, L.M.G.. Estratégias de formação de Educadores Sociais. 2017. (Coordenação).

6.
LIMA, L.M.G.. Cultura, Sociedade e Ações Educativas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
LIMA, L.M.G.. Gerontologia Social. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
RODRIGUES, J. P. ; LIMA, L.M.G. . Reflexões sobre educação não formal, animação sociocultural e história oral. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
LIMA, L.M.G.. Educação não formal e animação sociocultural: o contexto Brasil - Espanha. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
LIMA, L.M.G.. Turismo, educação não formal e animação sociocultural: diálogos possíveis.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
LIMA, L.M.G.. Memória, Turismo e Educação Patrimonial Não Formal. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
LIMA, L.M.G.. Culturas, Turismo e Lazer. 2013. (Coordenação).

13.
LIMA, L.M.G.. O estado da educação não formal e a pedagogia do ócio no Brasil. 2013. (Palestra).

14.
LIMA, L.M.G.. Turismo e Patrimônio Cultural. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
LIMA, L.M.G.. Turismo e Patrimônio Cultural Rural Paulista. 2012. (Palestra).

16.
LIMA, L.M.G.. Produtividade, atividade e velhice saudável. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
LIMA, L.M.G.. II Seminário Nacional sobre Educação Sociocomunitária. 2011. (Coordenação).

18.
LIMA, L.M.G.. ENVELHECIMENTO E TURISMO: O TURISMO CULTURAL EM FAZENDAS HISTÓRICAS PAULISTAS COMO ESTRATÉGIA NA BUSCA DA QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE. 2010. (Relatório de pesquisa).

19.
LIMA, L.M.G.; Fontenelle, M. ; Lima, Cristina . Gerontologia em Debate - Relações sociais na velhice. 2009. (Palestra).

20.
LIMA, L.M.G.. Bases, recursos e tecnologias na educação continuada. 2009. (III Congresso Ibero - americano de Psicogerontologia).

21.
LIMA, L.M.G.. A Hidrovia Tietê ? Paraná e os desafios do turismo. 2008. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BISSOTO, M. L. A. C.; TAKEITI, B. A.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Flavio Marcos de Souza. A Educação Sociocomunitária e a Fisioterapia: pela humanização da comunicação profissional x paciente.. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

2.
CARO, S. M. P.; SANTIAGO, G. L.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Márcia Maria Candida Ramos. Educação informal das crianças de 4 à 6 anos de idade: o papel dos avós. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

3.
TRIGO, L. G. G.; MAGALHAES, V.; RODRIGUES, J. P.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Luiz Felipe Mendes de Oliveira. Puxada do Mastro de São Sebastião em Olivença (Ilhéus - BA): perspectivas de educação não formal no âmbito do patrimônio e do turismo. 2018. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Universidade de São Paulo.

4.
BISSOTO, M. L. A. C.; LIMA, L.M.G.; ANTUNES, M. C. P.. Participação em banca de Ana Carolina Stefanini Leone. Um estudo do GAM (Grupo de Animação Missionária) como intervenção sociocomunitária: superando pensamentos Abissais?. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

5.
BISSOTO, M. L. A. C.; LIMA, L.M.G.; CASTILHO, E. D.. Participação em banca de Anderson Bizarria da Costa. A ressignificação do discurso oficial da pastoral da juventude na vivência sociocomunitária de seus membros. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

6.
SANTHIAGO, R.; MAGALHAES, V.; ROVAI, M. G. O.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Marcela Bonetti. A memória de moradores da Vila Padre Manoel da Nóbrega sobre as manifestações culturais afro-brasileiras: a presença negra na Vila.. 2016. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

7.
PARK, M. B.; FERNANDES, R. S.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Matilde Maria de Magalhães Arena Corrêa. Escola de Samba e Projetos de Trabalho com crianças: relações entre educação, arte e cultura. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

8.
SOFFNER, R. K.; LIMA, L.M.G.; DIAS, M. C.. Participação em banca de Saray Azenha Rosa. O potencial educativo das novas tecnologias na educação básica: uma revisão bibliográfica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

9.
MIRANDA, A. C.; LIMA, L.M.G.; BRAGA, A. J. P.. Participação em banca de Márcia Cristina Victorio. Educação para o Trabalho: aspectos relativos à formação técnica na cidade de Americana/SP e sua relação com o mercado de trabalho local.. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

10.
SOFFNER, R. K.; LIMA, L.M.G.; HORNICH, D.. Participação em banca de Anderson Mendes da Silva. Avaliando a Percepção da Tecnologia Digital na Educação por professores: um estudo exploratório. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Teses de doutorado
1.
SIMSON, O. R. M. V.; TOGNON, M.; LIMA, L.M.G.; ARANHA, C. S. G.; CASTANHO, S. E. M.. Participação em banca de Aglay Sanches Fronza Martins. Da magia à sedução: ações educativas com universitários em museus paulistas. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
LIMA, L.M.G.; CARO, S. M. P.; SANTIAGO, G. L.. Participação em banca de Márcia Maria Candida. Educação informal das crianças de 4 à 6 anos de idade: o papel dos avós. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

2.
LIMA, L.M.G.; SOFFNER, R. K.; CARO, S. M. P.. Participação em banca de Iria Izabel Mattana. A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Sociocomunitária: sobre o Estado da Arte. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

3.
BISSOTO, M. L. A. C.; SOUSA, A. M. V.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Stella Maris Flores Cucatti. Ensino Jurídico, justiça restaurativa e organização comunitária: à procura de uma educação para a justiça social. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

4.
LIMA, L.M.G.; FERNANDES, R. S.; PENTEADO, M. G.. Participação em banca de Fernanda Fugolin Argentin. A memória de idosos e as atividades matemáticas em espaços de educação não formal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

5.
LIMA, L.M.G.; RODRIGUES, J. P.; MIRANDA, A. C.. Participação em banca de Leila de Francisco Fernandes. Educação informal no ambiente corporativo: estudo de caso em uma micro empresa na cidade de Campinas - SP. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

6.
BISSOTO, M. L. A. C.; TAKEITI, B. A.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Flavio Marcos de Souza. A intervenção e a Educação Sociocomunitária em saúde e a humanização da comunicação profissional X paciente: um estudo no campo da Fisioterapia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

7.
LIMA, L.M.G.; FERNANDES, R. S.; HILKNER, R. A. R.. Participação em banca de Jéssica Pereira Gravino. Direitos Humanos, Letramento e Educação Sociocomunitária: a atuação dos alunos no Centro Universitário de São Paulo em Engenheiro Coelho - SP. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

8.
LIMA, L.M.G.; EVANGELISTA, F.; SOFFNER, R. K.. Participação em banca de Daiane Aparecida Souza Araújo. Identidade afro-brasileira e representatividade étnica de jovens discentes da ETEC de Hortolândia - SP. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

9.
FERNANDES, R. S.; PARK, M. B.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Matilde Maria de Magalhães Arena Corrêa. A Escola de Samba e os Projetos de Trabalho: contribuições à educação infantil. 2016.

10.
SOFFNER, R. K.; MIRANDA, A. C.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Saray Azenha Rosa. Avaliação do Impacto das Tecnologias Digitais nos Processos Pedagógicos na Educação Básica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

11.
MIRANDA, A. C.; LIMA, L.M.G.; BARBOSA, S. A. M.. Participação em banca de Márcia Cristina Victorio. Educação para o trabalho: aspectos relativos à formação técnica de alunos egressos de uma instituição educacional de ensino técnico/profissional, localizada na cidade de Americana/SP, e sua relação com o mercado de trabalho. 2016.

12.
BISSOTO, M. L. A. C.; LIMA, L.M.G.; ANTUNES, M. C. P.. Participação em banca de Ana Carolina Stefanini Leone. Um estudo do GAM (Grupo de Animação Missionária) como intervenção sociocomunitária: superando pensamentos Abissais?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

13.
LIMA, L.M.G.; FERNANDES, R. S.; MIRANDA, A. C.. Participação em banca de Jane Gerodo Garcia. Os velhos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos: um olhar e uma escuta contemporâneos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

14.
SOFFNER, R. K.; LIMA, L.M.G.; CARO, S. M. P.. Participação em banca de Anderson Mendes da Silva. Avaliando a percepção da tecnologia na educação por professores: um estudo exploratório. 2016.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BRAGA, P. M. V.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Maria das Graças Moreira Geraseev. A Gerontologia, a Sociedade e a Família. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerontologia) - Universidade do Vale do Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, L.M.G.; CORREA, C. H. W.; RODRIGUES, J. P.. Participação em banca de Jessica Ramos de Latorre.O colorido na Cidade Cinza - O Grafite como possível atrativo turístico na cidade de São Paulo.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

2.
MAGALHAES, V.; RODRIGUES, J. P.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Aline Campos dos Reis.Rostos femininos nas migrações internas: mulheres baianas universitárias em São Paulo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

3.
FERREIRA, C.; ANTONIETTO, P.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Phâmela Thaiana Souza Lopes Amaral.A perspectiva do idoso do Centro de Convivência da Melhor Idade "Tia Lídia" na cidade de Paulínia - SP.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

4.
RODRIGUES, J. P.; PACHECO, R.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Tatiani Ribeiro.Ocupação escolar e práticas não formais de educação: uma discussão mais que necessária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

5.
RODRIGUES, J. P.; CORREA, C. H. W.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Marcelo Cordeiro de Oliveira.Educação formal e não formal: sobre o diálogo entre escolas, patrimônio e centros culturais da cidade de Girona, Espanha.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

6.
MAGALHAES, V.; LIMA, L.M.G.; UVINHA, R. R.. Participação em banca de Natália de Souza Carlos Gonçalves.Ilê axé: o lazer associado às práticas do rito nagô. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

7.
DIAS, A. F.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Tayne Amabile Cichelli.Orientação profissional: do autoconhecimento à escolha. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

8.
DIAS, A. F.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Jaqueline Noscima.Orientação profissional com alunos de uma escola pública na cidade de Nova Odessa - SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

9.
RODRIGUES, J. P.; YASOSHIMA, J. R.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Mariana de Morais Fernandes.MAGIC CUPCAKE FOOD TRUCK PLANO DE NEGÓCIO SOBRE A VIABILIDADE DO INVESTIMENTO EM UM FOOD TRUCK DE CUPCAKES EM SÃO PAULO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

10.
RODRIGUES, J. P.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Nívia Zanato Velloso.Turismo em Santo Antônio do Pinhal: investigando a possibilidade de criação de um cluster.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

11.
MAGALHAES, V.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de STEPHANNIE TIE AOKI BEZERRA.O conceito omotenashi para diferentes gerações de nikkeis em São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

12.
MAGALHAES, V.; ALDRIGUI, M.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Ellen Inaba.As atividades de lazer e consumo cultural dos brasileiros no Japão e no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

13.
SIMSON, O. R. M. V.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Mariana de Sousa Lima.Oralidade e visualidade na reconstrução sócio histórica de um espaço educacional da Unicamp: a trajetória do PRODECAD. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
CORREA, C. H. W.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Maiara Lucia dos Reis.Divulgação de destinos turísticos via Pinterest: Análise comparativa dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo no perfil do MTur.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

15.
MAGALHAES, V.; RAIMUNDO, S.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Deise de Oliveira Chibante.Transformações nos casamentos na cidade de São Paulo, no período entre 1955 a 2013. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

16.
OLIVEIRA, Eduardo Romero de; RIBEIRO, R. M.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Nathália Nogueira Scoriza.Expresso turístico Luz-Mogi das Cruzes: estudo sobre a valorização da viagem num trem turístico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

17.
MAGALHAES, V.; CORREA, C. H. W.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Mariana Lotério Roberto.A acessibilidade em museus para os portadores de deficiência visual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

18.
RODRIGUES, J. P.; LIMA, L.M.G.; PACHECO, R.. Participação em banca de Luiza Akemi Takemoto; Ingridy Margot Pereira da Rocha.Digressões sobre os Centros Históricos das cidades do Porto e de São Paulo: memórias e possíveis diálogos entre o antigo e o novo.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

19.
MAGALHAES, V.; LIMA, L.M.G.; ARAUJO, J. R. C.. Participação em banca de Raissa Requeña dos Santos.O lazer de jovens imigrantes brasileiros de segunda geração no Sul da Flórida. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

20.
RODRIGUES, J. P.; CORREA, C. H. W.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Erik Takamoto Susuki.O Festival do Japão: um evento nipo-brasileiro como atrativo cultural na cidade de São Paulo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

21.
CORREA, C. H. W.; RODRIGUES, J. P.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Camila Siqueira Kitano.Gamificação no turismo: análise do jogo Brasil Quest. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

22.
MAGALHAES, V.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Felipe Lah.Lazer e Turismo de Coreanos em São Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

23.
CORREA, C. H. W.; LIMA, L.M.G.. Participação em banca de Gabriela Martins San Juan.Turismo de Sol e Praia no Estado de São Paulo: Promoção online das Estâncias Balneárias.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

24.
MAGALHAES, V.; LIMA, L.M.G.; RODRIGUES, J. P.. Participação em banca de Jéssica Aparecida da Costa.Migração Nordestina para São Paulo, música regional e histórias de vida: o forró Pé de Serra na memória de trios nordestinos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

25.
MAGALHAES, V.; LIMA, L.M.G.; SARTI, A. C.. Participação em banca de Emilly Franchini Silva.Memória dos imigrantes holandeses no município de Holambra: reflexos no lazer e turismo da cidade.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

26.
MAGALHAES, V.; LIMA, L.M.G.; CORREA, C. H. W.. Participação em banca de Maria Carolina de Andrade José.Memória de relacionamentos amorosos: velhice e gênero. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
FERNANDES, R. S.; LIMA, L.M.G.; MIRANDA, A. C.; SOFFNER, R. K.. Processo seletivo de docente permanente para Programa de Mestrado em Educação. 2018. Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Outras participações
1.
LIMA, L.M.G.; SANTE, F. R. S.. Processo seletivo de ingressantes discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado. 2018. Centro Universitário Salesiano São Paulo.

2.
LIMA, L.M.G.. XIV Mostra de Responsabilidade Social: Universidade e Biodiversidade e a Defesa da Vida. 2017.

3.
LIMA, L.M.G.. Problem Based Learning and Activing Learning Methodologies. 2016. Universidade de São Paulo.

4.
DIAS, A. F.; LIMA, L.M.G.. Conclusão de Estágio Supervisionado Profissionalizante em Psicologia Escolar. 2016. Centro Universitário Salesiano São Paulo.

5.
DIAS, M. A. M.; LIMA, L.M.G.. Conclusão de Estágio Supervisionado Básico do curso de Psicologia. 2016. Centro Universitário Salesiano São Paulo.

6.
SOFFNER, R. K.; LIMA, L.M.G.; MIRANDA, A. C.. Seleção de ingresso para discentes no mestrado em Educação - UNISAL. 2016. Centro Universitário Salesiano São Paulo.

7.
LIMA, L.M.G.; CORREA, C. H. W.. 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - Siicusp. 2015. Universidade de São Paulo.

8.
LIMA, L.M.G.. XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. 2011. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública.História Oral e Educação Não Formal: o patrimônio cultural rural paulista. 2018. (Simpósio).

2.
XIV Encontro Nacional de História Oral. Testemunhar por imagens: história oral e o registro audiovisual.História oral e a pesquisa em educação não formal: experiências sociocomunitárias no município educador. 2018. (Encontro).

3.
Fórum Direito à Cidade: desafios para uma agenda metropolitana. 2017. (Outra).

4.
Pedagogia Socialista. 2017. (Outra).

5.
VIII Seminário Educação Sociocomunitária: Processos educativos e culturais contra hegemônicos.Educação não formal no campo da prática musical. 2017. (Seminário).

6.
XII Encontro Regional Sudeste de História Oral.História Oral e Educação. 2017. (Encontro).

7.
XIX Congresso Mundial de Educadores e Educadoras Sociais. Estratégias de Formação de Educadores Sociais. 2017. (Congresso).

8.
VII Seminário sobre Educação Sociocomunitárias: Cultura, Sociedade e Ações Educativas.Educação não formal e o município educador: algumas experiências sociocomunitárias. 2016. (Seminário).

9.
Fórum ABRATUR - 15: Internacionalização da pesquisa em Turismo nono Brasil.Metamorfoses do rural contemporâneo: turismo cultural e educação não formal em fazendas históricas paulistas. 2015. (Outra).

10.
I Encontro Latino Americano de Educadores e Educadoras Sociais.Comunidades e Culturas Tradicionais. 2015. (Encontro).

11.
Narrativas e História Oral como Perspectivas Qualitativas de Pesquisa. 2015. (Seminário).

12.
Animação Sociocultural : turismo, patrimônio, cultura e desenvolvimento local. Animação Sociocultural e turismo: o patrimônio cultural rural no estado de São Paulo. 2014. (Congresso).

13.
I Seminário Griô: Culturas Populares e Educação.Educação Não Formal, Oralidade e Memória: o contexto do patrimônio cultural rural paulista. 2014. (Seminário).

14.
I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação.O turismo cultural como propulsor da educação não formal no meio rural paulista. 2013. (Outra).

15.
17° International Oral History Conference. HISTÓRIA ORAL Y PATRIMONIO CULTURAL: EL CONTEXTO DE HACIENDAS HISTÓRICAS EN EL ESTADO DE SÃO PAULO ? SP (Brasil). 2012. (Congresso).

16.
Simpósio Internacional de História Pública - a história e seus públicos.Patrimônio e Memória Familiar. 2012. (Simpósio).

17.
VII Seminário Nacional do Centro de Memória UNICAMP.Educação Patrimonial não-formal: o patrimônio imaterial em fazendas históricas paulistas. 2012. (Seminário).

18.
A Educação não-formal em campo: uma possível genealogia. 2011. (Outra).

19.
Desafios do Patrimônio: Debates entre o nacional e o internacional. 2011. (Outra).

20.
Encontro Museus de Arte na Atualidade: Propósitos e Proposições (UNICAMP). 2011. (Encontro).

21.
Fórum: Juventude e Emprego: educar para qual trabalho? (UNICAMP). 2011. (Outra).

22.
II Seminário Nacional sobre Educação Sociocomunitária: questões socioculturais da Educação na escola e para além dela..Ações educacionais não-formais e o patrimônio cultural rural paulista. 2011. (Seminário).

23.
II Simpósio de Formação e Atuação Profissional em Turismo, Lazer e Hospitalidade.Educação e Turismo: abrangência e efetividade de práticas turístico-educacionais não-formais em fazendas históricas paulistas. 2011. (Simpósio).

24.
IX Encontro Regional Sudeste de História Oral - Diversidade e Diálogo.Memória familiar e fazendas históricas paulistas: relações entre história oral e turismo cultural. 2011. (Encontro).

25.
Seminário "Ciências Sociais na Educação": A contribuição intelectual de Liliana Segnini, Márcia Leite e Olga von Simson..A contribuição intelectual de Olga von Simson. 2011. (Seminário).

26.
Seminário Internacional de Educação Social e Educação não-formal. 2011. (Seminário).

27.
2° Seminário de Patrimônio Agroindustrial - Lugares de Memória.Turismo Cultural no Espaço Rural e Qualidade de Vida na Velhice: diálogos entre o patrimônio imaterial e a gerontologia. 2010. (Seminário).

28.
37 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos.Velhice e Turismo: atualidade e perspectivas da educação patrimonial não - formal em fazendas históricas paulistas. 2010. (Encontro).

29.
III Seminário de Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural - UNICAMP. 2010. (Seminário).

30.
I Seminário Memória e Fotografia. 2010. (Seminário).

31.
VII Congresso Nacional de Turismo Rural. O turismo cultural em fazendas históricas paulistas como estratégia na busca da qualidade de vida na terceira idade. 2010. (Congresso).

32.
Workshop "Inventário e Catalogação"- ICMC - USP. 2010. (Outra).

33.
Workshop "O IPHAN e a Chancela da Paisagem Cultural Brasileira" - UNICAMP. 2010. (Outra).

34.
36° Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos.Educação intergeracional e patrimônio histórico cultural rural: um desafio contemporâneo. 2009. (Encontro).

35.
III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia. Envelhecimento, Turismo Rural e Educação Patrimonial: a criação de oportunidades de fruição do patrimônio histórico cultural rural pelos grupos de terceira idade. 2009. (Congresso).

36.
Seminário Envelhecimento Masculino. 2009. (Seminário).

37.
VI Seminário Nacional do Centro de Memória - UNICAMP "Patrimônio e Memória".Turismo Cultural e Educação Patrimonial em fazendas históricas paulistas: diálogos com a Gerontologia. 2009. (Seminário).

38.
V Seminário de Gerontologia e Geriatria UNICAMP / SESC.Qualidade de vida na velhice e turismo cultural em Fazendas Históricas Paulistas. 2009. (Seminário).

39.
3º Encontro Anual do Núcleo de Estudos em História Oral ? ?Desafios e Perspectivas? - USP.Envelhecimento, Patrimônio Histórico e Turismo Cultural em Fazendas Históricas Paulistas. 2008. (Encontro).

40.
IV Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria - UNICAMP/SESC. 2008. (Seminário).

41.
Ações Educativas em Museus de Ciências ? UNICAMP. 2007. (Outra).

42.
Community Science Celebrations ? a community approach to turning children on to science in British Columbia, Canadá.. 2007. (Seminário).

43.
III Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria ? UNICAMP/SESC. 2007. (Seminário).

44.
Seminário Paisagens Culturais: Conceitos e Critérios de Intervenção - CONDEPHAAT. 2007. (Seminário).

45.
V Seminário MEMÓRIIA, CIÊNCIA E ARTE : razão e sensibilidade na produção do conhecimento..A memória submersa e as atividades atuais da população ribeirinha residente em Bataguassu (MS) e Presidente Epitácio (SP) na Festa Nossa Senhora dos Navegantes. 2007. (Seminário).

46.
II Salão do Turismo - Roteiros do Brasil. Eventos Turísticos como fator de estímulo a regionalização do turismo. 2006. (Outra).

47.
XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Estudo da aplicação da verba compensatória em projetos turísticos nos municípios lindeiros do Rio Paraná: Ilha Solteira e Rosana. 2006. (Congresso).

48.
V Semana dos Museus da Universidade de São Paulo ? USP. 2005. (Outra).

49.
XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Memórias do brincar: estudo dos contos e jogos tradicionais infantis de São Luiz do Paraitinga.. 2005. (Congresso).

50.
1º Forum de Desenvolvimento Sócio-Econômico de Rosana. 2004. (Outra).

51.
VIII ENCONTRO NACIONAL DE TURISMO COM BASE LOCAL.O turismo como instrumento da valorização cultural. 2004. (Encontro).

52.
4º Congresso Brasileiro de Turismo Rural.. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTHIAGO, R. ; MAGALHAES, V. ; LIMA, L.M.G. . 4º Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública. 2018. (Outro).

2.
LIMA, L.M.G.; FERNANDES, R. S. ; POLEZI, R. A. . Cine Debate: "Olhares em diálogo: visibilidades e possibilidades no encontro com imagens produzidas por indígenas". 2017. (Outro).

3.
FERNANDES, R. S. ; POLEZI, R. A. ; LIMA, L.M.G. ; SANTE, F. R. S. ; VASCONCELOS, V. O. . Cine Debate: "Escola Sem Partido". 2017. (Outro).

4.
FERNANDES, R. S. ; LIMA, L.M.G. ; SANTE, F. R. S. . VIII Seminário de Educação Sociocomunitária: Processos educativos e culturais contra hegemônicos. 2017. (Outro).

5.
FERNANDES, R. S. ; LIMA, L.M.G. ; POLEZI, R. A. ; SCHNEIDER, B. V. . Cine Debate: 100 anos Revolução Russa. 2017. (Outro).

6.
SOFFNER, R. K. ; LIMA, L.M.G. . VII Seminário sobre Educação Sociocomunitária: Cultura, Sociedade e Ações Educativas. 2016. (Outro).

7.
FERNANDES, R. S. ; EVANGELISTA, F. ; LIMA, L.M.G. . III Seminário sobre Educação Sociocomunitária: educação, conhecimento e cultura. 2012. (Congresso).

8.
GARCIA, V.A ; MORAES, N. ; LIMA, L.M.G. . Seminário Internacional de Educação Social e Educação não-formal. 2011. (Outro).

9.
LIMA, L.M.G.. Seminário "Ciências Sociais e Educação": A contribuição intelectual de Liliana Segnini, Márcia Leite e Olga von Simson. 2011. (Outro).

10.
LIMA, L.M.G.. V Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria UNICAMP / SESC. 2009. (Outro).

11.
LIMA, L.M.G.. I Semana Cultural da UNESP de Rosana. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Wana Carcagnolo Narval Cillo. A Corporação Musical Banda União Operária e o campo da educação musical não formal ao longo de um século na cidade Piracicaba - SP. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo. (Orientador).

2.
Fernanda Fugolin Argentin. A memória de idosos em espaços de educação matemática não formais. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo. (Orientador).

3.
Patricia Cristina Antonietto. Educação não formal e história oral: o serviço de proteção e atendimento integral à família em Americana-SP. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Leila de Francisco Fernandes. Educação informal no ambiente corporativo em uma microempresa na cidade de Campinas - SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo, . Orientador: Lívia Morais Garcia Lima.

2.
Daiane Aparecida Souza Araújo. Identidade Afro-brasileira e representatividade étnica de jovens discentes da ETEC de Hortolândia - SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo, . Orientador: Lívia Morais Garcia Lima.

3.
Iria Izabel Mattana. A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Sociocomunitária: sobre o estado da arte. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo, . Orientador: Lívia Morais Garcia Lima.

4.
Jéssica Pereira Gravino. Ações sociocomunitárias e contribuições à Educação em Direitos Humanos e a formação cidadã de alunos de 9° ano do ensino fundamental do UNASP, campus Engenheiro Coelho-SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo, . Orientador: Lívia Morais Garcia Lima.

5.
Jane Gerodo Garcia. História de vida das velhas e velhos da Educação de Jovens e Adultos - EJA - em Campinas - SP: um olhar e uma escuta contemporâneos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo, . Orientador: Lívia Morais Garcia Lima.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Janaina Bento. A importância do treino cognitivo para idosos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerontologia) - Universidade do Vale do Paraíba. Orientador: Lívia Morais Garcia Lima.

Iniciação científica
1.
Mirelle Giovana Iwamoto. Influenciadores digitais: as redes sociais e o hiperconsumo. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Moda) - Centro Universitário Salesiano São Paulo, Programa de bolsa de iniciação científica - UNISAL. Orientador: Lívia Morais Garcia Lima.

2.
MANTOVANI, F; MELLO, K. C; SANTOS,N. E. A importância dos trens turísticos parapreservação do patrimônio cultural e ações para recuperação e reconstrução da história esquecida no tempo.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo. Orientador: Lívia Morais Garcia Lima.

3.
SANTOS, I. H; OLIVEIRA, M. C; CROZARA, R.C; FREDERICO, V. G.. Análise do trem da Vale: importância da mobilidade como atrativo turístico. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo. Orientador: Lívia Morais Garcia Lima.

4.
PIMENTEL, E; PRADO, E.. A alma de Santa Teresa: uma análise do bonde como patrimônio material e imaterial do bairro carioca.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo. Orientador: Lívia Morais Garcia Lima.

5.
HORVAT, C. S; MATOS, P. R.. Ferrovias turísticas no Brasil e sua importância na preservação do patrimônio cultural: um estudo de caso sobre a viação férrea Campinas - Jaguariúna.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo. Orientador: Lívia Morais Garcia Lima.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 14:13:02