Gabriel Godinho Capistrano

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7131823934721906
  • Última atualização do currículo em 23/05/2017


Possui graduação em Geologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), com a monografia abordando a Geoquímica de rochas metamórficas. Tem o título de Mestre em Ciências, mais especificamente na área de Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense em 2012. Trabalhou 1 ano como estagiário e consultor técnico do software QuimioEstrat e dois anos no projeto REPSOL/UFF, na parte de interpretação sísmica de depósitos de mar profundo (contorníticos mais especificamente). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriel Godinho Capistrano
Nome em citações bibliográficas
CAPISTRANO, G. G.;CAPISTRANO, G.G.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Depósitos de Deriva Sedimentar dos Canais Vema e São Paulo,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Cleverson Guizan Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Bacia de Santos; Contornitos; Correntes de contorno; Sismoestratigrafia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.
2003 - 2008
Graduação em Geologia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Petrografía e geoquímica dos paragnaisses neoproterozóicos do Grupo Palmital na região de Saquarema (RJ) e suas implicações tectônicas no Terreno Cabo Frio.
Orientador: Renata da Silva Schmitt.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista de mestrado, Enquadramento Funcional: Geólogo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Auxiliei na interpretação sísmica das Bacias de Santos e Pelotas, mais especificamente na identificação de depósitos de contornitos, na região de mar profundo, no projeto Processos Sedimentares e Evolução dos Depósitos de Mar Ultra-Profundo ? Bacias de Santos e Pelotas - REPSOL/UFF. Também ajudei na confecção de um relatório final sobre as atividades realizadas durante o projeto.


K2FS Sistemas e Projetos, K2FS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Geólogo, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Eu comecei como estagiário em março de 2008, auxiliando o geólogo Dean Pereira de Melo na confecção do software de Estratigrafia Química QuimioEstrat. Em dezembro de 2008, com a saída desse geólogo, eu assumi a vaga de consultor técnico desse software até março de 2009.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - CNPq/PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Descrição das atividades: Estudo da evolução tectônica Cambro-Ordoviciana da porção sudeste da Faixa Ribeira (SE Brasil) e da porção sul do cinturão Kaoko (SW Africa) através da descrição de amostras petrográficas a olho nu e microscópio.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - FAPERJ, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto: Estudo geológico dos paragnaisses e ortognaisses da região das Serras da Sapiatiba e Sapiatiba Mirim - Litoral leste do Rio de Janeiro. Atividades: Descrição macroscópica e microscópica das amostras de campo.



Projetos de pesquisa


2008 - 2010
Processos Sedimentares e Evolução dos Depósitos de Mar Ultra-Profundo/Bacias de Santos e Pelotas
Descrição: O principal objetivo do projeto é caracterizar os processos sedimentares de mar profundo e os depósitos sedimentares resultantes ao longo da evolução geológica da Bacia de Pelotas e sul da Bacia de Santos. Como objetivos específicos o projeto visa: ? Mapear as principais seqüências sedimentares da parte profunda das bacias (talude médio, elevação continental, platô de São Paulo e bacia oceânica); ? Caracterizar as fácies sísmicas dentro das seqüências mapeadas; ? Associar as fácies sísmicas a processos e depósitos sedimentares, principalmente buscando discernir com base na sísmica multicanal os depósitos turbidíticos e contorníticos; ? Compilar dados sedimentológicos e oceanográficos para caracterizar a circulação oceânica profunda atual e a evolução paleoceanográfica nestas bacias; ? Associar a evolução paleoceanográfica às variações de processos sedimentares e aos depósitos correlativos; ? Comparar as bacias de Pelotas e sul da Bacia de Santos, com respeito à evolução sedimentar e tectônica, em associação com as mudanças paleoceanográficas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geoquímica.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAPISTRANO, G.G.2017CAPISTRANO, G.G.; SCHMITT, R.S. ; MEDEIROS, S.R. ; FERNANDES, G.L.F. . Evidence of a Neoproterozoic active continental margin - Geochemistry and isotope geology of high-grade paragneiss from the Ribeira Orogen, SE Brazil. JOURNAL OF SOUTH AMERICAN EARTH SCIENCES, v. 77, p. 170-184, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAPISTRANO, G. G.. CARACTERIZAÇÃO PETROGRÁFICA DE GRANITOS DA FAIXA KAOKO (SW DA ÁFRICA). In: 15º Semana de Iniciação Científica/UERJ, 2006, Rio de Janeiro. Livro de Resumos/ 15ª Semana de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: Gráfica UERJ, 2006. p. 210-210.

2.
CAPISTRANO, G. G.; Gabriela M.F. Machado . Caracterização petrográfica dos plútons ígneos da região sul da Faixa Kaoko, SW da África. In: 14º Semana de Iniciação Científica/UERJ, 2005, Rio de Janeiro. Livro de Resumos/ 14ª Semana de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: Gráfica UERJ, 2005. v. 3. p. 150-150.

3.
CAPISTRANO, G. G.; Glauce Ibraim Menino ; Joana de Oliveira Ramalho . Atualização das Cartas Geológicas 1:50.000 do Estado do Rio de Janeiro e formação de um banco de dados geológicos - Faculdade de Geologia - UERJ e DRM-RJ. In: Semana de Iniciação Científica UERJ, 2004, Rio de Janeiro. 13º Semic, 2004. p. 157-157.

Apresentações de Trabalho
1.
MELO, D. P. ; MELONI, R. B. S. ; CAPISTRANO, G. G. . Quantitative Chemostratigraphy: a new approach for processing and analysis of geochemical data. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Imperial Barrel Award - Latin America Region.UNIVERSIDAD FEDERAL FLUMINENSE - BRAZIL. 2011. (Outra).

2.
AAPG International Conference & Exhibition - Rio de Janeiro 2009. Quantitative Chemostratigraphy: a new approach for processing and analysis of geochemical data. 2009. (Congresso).



Outras informações relevantes


Em 2009 participei do curso ?Aspectos Tectônicos de Interesse à Exploração de Petróleo nas Bacias da Margem Sudeste Brasileira?, ministrado pelo professor doutor Délzio de Lima Machado Jr. e promovido pela Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo (ABGP).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 4:31:17