Marcele Xavier Torres

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3051703068855005
  • Última atualização do currículo em 05/06/2018


Possui graduação em História pelo Centro Universitário Fluminense - Licenciatura (2003) -, Especialização em História Moderna pelo Centro Universitário Fluminense (2005) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). É professora dos Cursos de Licenciatura do Centro Universitário Fluminense desde 2005, onde também atua como Procuradora Institucional junto ao MEC e Coordenadora Acadêmica. Desde 2011, é Diretora Pedagógica do Colégio João Paulo II. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcele Xavier Torres
Nome em citações bibliográficas
TORRES, Marcele Xavier

Endereço


Endereço Profissional
Colégio João Paulo II, Unidade I e II.
Av. Visconde de Itaboraí, n° 524
Parque Rosário
28053000 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27399765
Ramal: 22
URL da Homepage: http://www.webmail.ffc.com.br


Formação acadêmica/titulação


2010
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Disciplina Escolar História no contexto da Lei 10.639/2003: Uma história do tempo presente,
Orientador: Marcia Serra Ferreira.
Palavras-chave: História das Disciplinas Escolares; Ensino de História; Lei 10.639/2003.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Sentidos de Prática na Formação de Professores: Investigando a Reforma Curricular da Licenciatura em História da FAFIC, nos anos 2000.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Márcia Serra Ferreira.
Palavras-chave: História do Currículo; formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação Superior.
2004 - 2005
Especialização em História Moderna. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Fluminense, UNIFLU, Brasil.
Título: Construindo uma análise sobre o conceito de Modernidade e suas diferentes concepções didáticas.
Orientador: Everardo Paiva de Andrade.
Bolsista do(a): Prefeitura Municipal de São João da Barra, PMSJB, Brasil.
2000 - 2003
Graduação em História.
Centro Universitário Fluminense, UNIFLU, Brasil.
Título: Ensino de História: entre a teoria transformadora e a prática conservadora.
Orientador: Everardo Paiva de Andrade.




Formação Complementar


2008 - 2008
Extensão universitária em O Brasil no Mundo: Cinco Décadas da Política Exter. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de Professores Universitários de História, ANPUH, Brasil.
2006 - 2006
Metodologia da História - EF II e EM. (Carga horária: 8h).
Editora positivo, POSITIVO, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Os Livros Didáticos de História do PNLD 2004. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2004 - 2004
Oficinas da III Bienal do Livro de Campos dos Goyt. (Carga horária: 55h).
Fundação Cultural Jornalística Oswaldo Lima, FCJOL, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em História. (Carga horária: 35h).
Faculdade de Filosofia de Campos, FAFIC, Brasil.
2002 - 2002
Conservação Preventiva em Livro e Documento. (Carga horária: 20h).
Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, APERJ, Brasil.
2002 - 2002
PCN em Ação. (Carga horária: 80h).
MEC / SEMEC-SJB, SEMEC, Brasil.
2001 - 2001
Revisitando o Brasil Colonial. (Carga horária: 10h).
Faculdade de Filosofia de Campos, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Professora da Disciplina CURRÍCULO no Curso Licenciatura em Pedagogia - modalidade PARFOR - para as turmas do 4º período, no primeiro e no segundo semestres de 2012 e do primeiro semestre de 2014.

Atividades

03/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo
05/2014 - 10/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

08/2011 - 03/2012
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Educativas

Centro Universitário Fluminense, UNIFLU, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

03/2017 - Atual
Direção e administração, Centro Universitário Fluminense, .

Cargo ou função
Coordenadora Acadêmica do Centro Universitário Fluminense.
08/2016 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica III - Multiculturalismo e Educação
Prática Pedagógica IV - Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação
Sociologia da Educação
08/2016 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geopolítica do Mundo Contemporâneo
Prática Pedagógica I - Ensino e Profissão Docente
08/2015 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica I, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Prática pedagógica IV
04/2014 - Atual
Direção e administração, Centro Universitário Fluminense, .

Cargo ou função
Procurador Institucional do Centro Universitário Fluminense.
03/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro Universitário Fluminense, Centro Universitário Fluminense.

Atividade realizada
Procuradora Institucional.
2/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia de Campos, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Superior.
2005 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia de Campos, Faculdade de Filosofia de Campos.

Atividade realizada
Coordenadora do Estágio Curricular Supervisionado de Ensino do Curso de Licenciatura em História.
02/2016 - 07/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica II - Currículo
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Sociologia da Educação
01/2015 - 06/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedaógica I: Profissão Docente
Didática
01/2014 - 06/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica I: Profissão Docente
07/2012 - 12/2012
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil III
Prática Pedagóica: Laboratório de Ensino I
07/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedaógica III: Currículo, Multiculturalismo e Inclusão
01/2012 - 06/2012
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado de Ensino
História do Brasil II
Prática Pedagógica: Laboratório de Ensino I
07/2011 - 12/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil I
Prática Pedagógica: Laboratório de Ensino IV
Estágio Curricular Supervisionado de Ensino
01/2011 - 06/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica: Laboratório de Ensino IV
Estágio Curricular Supervisionado de Ensino
01/2011 - 06/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
01/2011 - 06/2011
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Pensamento Político
07/2010 - 12/2010
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estáio Curricular Supervisionado de Ensino
História do Brasil III
História do Pensamento Econômico
Prática Pedagógica: Laboratório de Ensino III
Prática Pedagógica: Laboratório de Ensino IV
2009 - 2009
Ensino, História do Brasil e África, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ensino de História: Conteúdos e Métodos
2009 - 2009
Ensino, Pedagogia Empresarial e Gestão de Pessoas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Currículo, Multiculturalismo e Cotidiano Escolar
2008 - 2008
Ensino, História do Brasil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ensino de História
2007 - 2008
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia de Campos, Faculdade de Filosofia de Campos.

Atividade realizada
Coordenadora do Curso de Especialização em História do Brasil.
2006 - 2007
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia de Campos, Faculdade de Filosofia de Campos.

Atividade realizada
Coordenadora do Curso de Especiaçização em História Contemporânea.
2005 - 2006
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia de Campos, Faculdade de Filosofia de Campos.

Atividade realizada
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em História do Brasil.
5/2005 - 5/2005
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia de Campos, .

Atividade de extensão realizada
Mini Curso.
2004 - 2005
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia de Campos, Faculdade de Filosofia de Campos.

Atividade realizada
Coordenadora do Curso de Especialização em História Moderna.

Colégio João Paulo II, CJPII, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio

Atividades

11/2011 - Atual
Direção e administração, Colégio, .

Cargo ou função
Diretora Adjunta.
02/2008 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História Geral e História do Brasil
08/2003 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de Pesquisa
Outras informações
Projeto de Pesquisa: Currículo de Ciências: iniciativas inovadoras nas décadas de 1950/60/70.


Faculdade de Filosofia de Campos, FAFIC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2008 - 2008
A sala de aula de História na perspectiva da formação docente (Construindo o LAPPEH - Laboratório de Práticas Pedagógicas em Ensino de História) / 2008
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Marcele Xavier Torres - Coordenador / Everardo Paiva de Andrade - Integrante.Financiador(es): Fundação Estadual Norte Fluminense - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2006 - 2007
O Livro Didático de História: Entre o discurso historiográfico e seus usos escolares / 2006-2007
Descrição: O presente trabalho trata das potencialidades do uso do livro didático para a formação de professores em nível superior, numa área específica e numa licenciatura particular ? o Curso de História da Faculdade de Filosofia de Campos. Interroga, como ponto de partida, se há lugar para o livro didático nesse curso de licenciatura, investigando, por um lado, a própria natureza do livro didático a partir dos conceitos de transposição didática (Chevalard, s/d), de cultura escolar (Forquin, 1992) e de disciplina escolar (Chervel, 1992); por outro lado, trata das formas pelas quais se poderia considerar sua presença mesma no currículo da licenciatura, seja nas disciplinas específicas de conteúdo, nos componentes de prática pedagógica ou em atividades de pesquisa, na iniciação científica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marcele Xavier Torres - Integrante / Everardo Paiva de Andrade - Coordenador / Dayane da Silva Santos - Integrante / Karine Amaral de Vasconcellos - Integrante / Marcella Outeiro Sardinha Costa - Integrante.Financiador(es): Faculdade de Filosofia de Campos - Auxílio financeiro / Fundação Estadual do Norte Fluminense - Bolsa.
2005 - Atual
Currículo de Ciências: iniciativas inovadoras nas décadas de 1950/60/70
Descrição: O projeto analisa as iniciativas curriculares inovadoras ocorridas no ensino das disciplinas escolares Ciências e Biologia, nas décadas de 1950/60/70, no Estado do Rio de Janeiro. Tomando como referência os movimentos inovadores no campo pedagógico e o movimento de renovação do ensino de Ciências ocorrido nesse período, focalizo especialmente a ação do Centro de Ciências do Estado da Guanabara (CECIGUA) na produção/adaptação de materiais didáticos, na formação continuada de professores e na constituição de uma área disciplinar específica. Apropriando-me das contribuições do campo do Currículo (em especial da História das Disciplinas Escolares), da História da Educação e da Historiografia, utilizo como fontes de estudo tanto depoimentos de professores que atuaram na instituição quanto documentos do currículo escrito. Partindo do pressuposto de que as disciplinas escolares possuem finalidades próprias e distintas dos campos científicos (Alice Lopes; Andre Chervel), e de que seus discursos e práticas não são consensualmente aceitos, mas testemunham as disputas entre diferentes subgrupos e tradições por status, recursos e território (Ivor Goodson), busco entender as tensões, ambigüidades e conflitos envolvidos na seleção e na organização dos conteúdos e métodos de ensino. Particularmente, interessa-me compreender como as ações do CECIGUA viabilizaram a constituição de uma comunidade disciplinar específica, que passou a produzir retóricas próprias acerca dessas disciplinas escolares, fornecendo padrões socialmente legítimos de atores (professores e alunos) e de processos educativos (temas e atividades) para o mercado da identidade social (Meyer & Rowan)...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Marcele Xavier Torres - Integrante / Márcia serra Ferreira - Coordenador / Cecília Santos Oliveira - Integrante / Letícia Terreri Serra Lima - Integrante / Daniela Fabrini Valla - Integrante / Maria Verônica Rodrigues da Fonseca - Integrante / Sandra Escovedo Selles - Integrante.
2003 - 2004
História da FAFIC ou Construindo a História do Ensino Superior em Campos
Descrição: Projeto de pesquisa interessado na compreensão do processo de emancipação do Ensino Superior em Campos dos Goytacazes tomando com referência a Faculdade de Filosofia de Campos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcele Xavier Torres - Integrante / Everardo Paiva de Andrade - Coordenador / Tatiane Carvalho Peçanha - Integrante.Financiador(es): Faculdade de Filosofia de Campos - Auxílio financeiro / Fundação Estadual do Norte Fluminense - Bolsa.
2000 - 2003
Redescobrindo a Modernidade
Descrição: Projeto de iniciação científica que analisou a Modernidade na perspectiva das artes. Tinha por objetivo geral compreender de que forma os movimentos das artes situados entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, no Brasil, imprimiu as visões de mundo da época e as espectativas para o século XX..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcele Xavier Torres - Integrante / Flávia Barreira Costa - Integrante / Humberto Alves Tougeiro - Integrante / Gisele Gomes Alves - Integrante / Rodrigo da Silva Caldas - Integrante / Eleonora Bravo - Integrante / José Fernando Rodrigues de Souza - Coordenador.
2000 - 2000
Análise da produção de livros didáticos e paradidáticos de História
Descrição: Análise da produção dos Livros Didáticos utilizados pelas escolas municipais de Campos dos Goytacazes tomando como referência o saber acadêmico-científico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcele Xavier Torres - Integrante / Gisele Gomes Alves - Integrante / Aline da Silva Ferreira Chagas - Integrante / Synthio Vieira de Almeida - Coordenador / Ester Miranda das Chagas - Integrante.Financiador(es): Faculdade de Filosofia de Campos - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Científica Multidisciplinar UNIFLU
2005 - 2006
Periódico: História & Ensino (Campos dos Goytacazes)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FONSECA, Aline Fernandes de Freitas2016FONSECA, Aline Fernandes de Freitas ; TORRES, Marcele Xavier . Pedagogia do Divã: educador e analista na emancipação do sujeito. REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR UNIFLU, v. 2, p. 133-145, 2016.

2.
FERREIRA, M. S.2013FERREIRA, M. S. ; TORRES, Marcele Xavier ; FONSECA, M. V. R. ; VILELA, C. L. . Panorama da produção brasileira em história do currículo e das disciplinas acadêmicas e escolares (2000-2010): entre a História da Educação e a Sociologia do Currículo. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 13, p. 193-225, 2013.

3.
TORRES, Marcele Xavier2005 TORRES, Marcele Xavier. Os saberes na constituição da prática docente. História & Ensino (Campos dos Goytacazes), v. 1, p. 103-114, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
TORRES, Marcele Xavier; FERREIRA, M. S. . Currículo de História: reflexões sobre a problemática da mudança a partir da Lei 10.639/2003. In: Ana Maria Monteiro, Carmen Teresa Gabriel, Cinthia Monteiro de Araújo e Warley da Costa. (Org.). Pesquisa em Ensino de História: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2014, v. , p. 83-98.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TORRES, Marcele Xavier. Curso de História da FAFIC faz uma pausa. Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, p. 05 - 05, 07 ago. 2013.

2.
TORRES, Marcele Xavier. PARA QUE SERVEM AS ESCOLAS?. Jornal Folha da Manhã, 17 set. 2012.

3.
TORRES, Marcele Xavier. REFLEXÕES SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE. Jornal Folha da Manhã, 13 fev. 2012.

4.
TORRES, Marcele Xavier. A LEI 10.639: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES DE HISTÓRIA. Jornal Folha da Manhã, 09 ago. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TORRES, Marcele Xavier. A LEI 10.639/03: PROBLEMATIZANDO ALGUNS INDICATIVOS ACERCA DO CUMPRIMENTO LEGAL. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ennino, 2012, Campinas. DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, 2012, Campinas. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. Araraquara: Junqueira e Martins Fontes, 2012. p. 1-11.

2.
TORRES, Marcele Xavier; VILELA, C. L. ; FERREIRA, M. S. ; FONSECA, M. V. R. . A pesquisa em história das disciplinas e história do currículo: investigando a recente produção brasileira.. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória. Tradição e Escritas da História da Educação no Brasil. Vitória - ES: UFES, 2011. p. 1-11.

3.
TORRES, Marcele Xavier. Reflexões sobre tradição e inovação disciplinar no Ensino de História. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Pós graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro, 2011. p. 1-6.

4.
TORRES, Marcele Xavier. Inovações e tradições: dialogando com a problemática da mudança para uma reflexão sobre o Ensino de História. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2010, Belo Horizonte. Anais do XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: UFMG, 2010. p. 1-11.

5.
TORRES, Marcele Xavier. Entre Tradições e Mudanças: Analisando o processo de reforma curricular na FAFIC. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas, 2008.

6.
TORRES, Marcele Xavier; ANDRADE, Everardo Paiva de ; SANTOS, D. S. . A sala de aula de História na perspectiva da formação docente (Analisando experiências realizadas pelo LAPPEH). In: VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do ensino de História: Metodologia e Novos Horizontes, 2008, São Paulo. VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do ensino de História: Metodologia e Novos Horizontes. São Paulo: FEUSP, 2008.

7.
NUNES, Nelia Ferraz Moreira. ; ANDRADE, Everardo Paiva de ; TORRES, Marcele Xavier . Uma experiência com a formação de professores em História (Produzindo concepções contextualizadas de escola e docência). In: VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do ensino de História: Metodologia e Novos Horizontes, 2008, São Paulo. VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do ensino de História: Metodologia e Novos Horizontes. São Paulo: FEUSP, 2008.

8.
ANDRADE, Everardo Paiva de ; TORRES, Marcele Xavier . Cidadelas invisíveis na formação docente (As licenciaturas nas FAFIs na segunda metade do século XX). In: V Congresso Brasileiro de História da Educação: O Ensino e a Pesquisa em História da Educação, 2008, Aracajú. V Congresso Brasileiro de História da Educação: O Ensino e a Pesquisa em História da Educação, 2008.

9.
FONSECA, M. V. R. ; TORRES, Marcele Xavier ; FERREIRA, M. S. . Teoria e prática na formação de professores: analisando a criação da Disciplina Integradora no currículo de Pedagogia da UFRJ na década de 1990. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação: O Ensino e a Pesquisa em História da Educação, 2008, Aracajú. V Congresso Brasileiro de História da Educação: O Ensino e a Pesquisa em História da Educação, 2008.

10.
TORRES, Marcele Xavier; ANDRADE, Everardo Paiva de . Escola e docência na formação de professores (O lugar do livro didático numa licenciatura em História). In: VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2007, Natal. VI Encontro Navional Perspectivas do Ensino de História: Múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: UDUFRN, 2007. v. único.

11.
ANDRADE, Everardo Paiva de ; NUNES, Nelia Ferraz Moreira. ; TORRES, Marcele Xavier . Formação e profissão docente (Diálogos necessários entre professores e professorandos de História). In: III Seminário de Educação - memória, histórias e formação de professores, 2007, São Gonçalo. III Seminário de Educação - memórias, histórias e formação de professores. São Gonçalo: FFP-UERJ, 2007. v. Único.

12.
ANDRADE, Everardo Paiva de ; TORRES, Marcele Xavier . Acolhendo respostas e aprendendo a perguntar (Há lugar para o livro didático numa licenciatura em História?). In: Seminário, 2007, Rio de Janeiro. Seminário. Rio de Janeiro: Grupo de Pesquisa Oficinas de História, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TORRES, Marcele Xavier. Interpretando Sentidos de Prática na formação de professores de História pela voz dos sujeitos formadores. In: XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA da ANPUH - História e Ética, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009.

2.
TORRES, Marcele Xavier. A Faculdade de Filosofia de Campos no Contexto da Reforma Curricular: Entre Mudanças e Tradições. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009.

3.
TORRES, Marcele Xavier. A problemática da mudança na formação de professores: refletindo sobre os sentidos de prática historicamente produzidos na área. In: VII Encontro Nacional Pesrpectivas do Ensino de História, 2009, Uberlândia. VII Encontro Nacional Pesrpectivas do Ensino de História, 2009.

4.
TORRES, Marcele Xavier. Em busca de um novo currículo para a formação de professores: produzindo novas práticas, reinventando tradições. In: VII Encontro Nacional Persperctivas do Ensino de História, 2009, Uberlândia. VII Encontro Nacional Persperctivas do Ensino de História, 2009.

5.
ANDRADE, Everardo Paiva de ; TORRES, Marcele Xavier ; NUNES, Nelia Ferraz Moreira. . O Canto do Cisne das Comunitárias: A formação de professores e as Faculdades de Filosofia do lugar. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009.

6.
ANDRADE, Everardo Paiva de ; TORRES, Marcele Xavier ; NUNES, Nelia Ferraz Moreira. . Cidadelas invisíveis na formação docente (As licenciaturas nas FAFIs na segunda metade do século XX). In: V Congresso Brasileiro de História da Educação: O Ensino e a Pesquisa em História da Educação, 2008, Aracajú. V Congresso Brasileiro de História da Educação: O Ensino e a Pesquisa em História da Educação, 2008.

7.
TORRES, Marcele Xavier. Entre Tradições e Mudanças: Analisando o processo de reforma curricular na FAFIC. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Metodologias e Novos Horizontes, 2008, Porto Alegre. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Trajetórias e Processor de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas, 2008.

8.
NUNES, Nelia Ferraz Moreira. ; ANDRADE, Everardo Paiva de ; TORRES, Marcele Xavier . Uma experiênci com a formação de professores em História (produzindo concepções contextualizadas de escola e docência). In: VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do ensino de História: Metodologias e Novos Horizontes, 2008, São Paulo. Pesquisadores do ensino de História: Metodologias e Novos Horizontes, 2008.

9.
FONSECA, M. V. R. ; TORRES, Marcele Xavier ; FERREIRA, M. S. . Teoria e prática na formação de professores: analisando a criação da Disciplina Integradora no currículo de Pedagogia da UFRJ na década de 1990.. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracajú. V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008.

10.
TORRES, Marcele Xavier; ANDRADE, Everardo Paiva de ; SANTOS, D. S. . A sala de aula de História na perspectiva da formação docente (Analisando experiências realizadas pelo LAPPEH). In: VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do ensino de História: Metodologias e Novos Horizontes, 2008, São Paulo. VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do ensino de História: Metodologias e Novos Horizontes, 2008.

11.
TORRES, Marcele Xavier; ANDRADE, Everardo Paiva de . Escola e Docência na Formação de Professores (O lugar do Livro Didático numa licenciatura em História). In: VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2007, Natal. VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: Múltiplos ensinos em múltiplos espaços, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
VILELA, C. L. ; TORRES, Marcele Xavier ; FONSECA, M. V. R. ; FERREIRA, M. S. . PRODUÇÃO BRASILEIRA EM HISTÓRIA DO CURRÍCULO E DAS DISCIPLINAS ACADÊMICAS E ESCOLARES (2000-2010): ENTRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E A SOCIOLOGIA DO CURRÍCULO.. Revista Brasileira de História da Educação, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
TORRES, Marcele Xavier. A História do Tempo Presente como possibilidade teórico-metodológica para uma História das Disciplinas Escolares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TORRES, Marcele Xavier. Ensino de História e História da África. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NUNES, Nelia Ferraz Moreira. ; ANDRADE, Everardo Paiva de ; TORRES, Marcele Xavier . Uma experiência com a formação de Professores em História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TORRES, Marcele Xavier; ANDRADE, Everardo Paiva de ; SANTOS, D. S. . A sala de aula de História na perspectiva da formação docente: analisando experiências realizadas pelo LAPPEH. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TORRES, Marcele Xavier. Entre Tradições e Mudanças: Análise do Processo de Reforma Curricular nas Licenciaturas da FAFIC. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TORRES, Marcele Xavier; ANDRADE, Everardo Paiva de . Escola e Docência na Formação de Professores (O lugar do livro didático numa licenciatura em História). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ANDRADE, Everardo Paiva de ; NUNES, Nelia Ferraz Moreira. ; TORRES, Marcele Xavier . Formação e profissão docente (diálogos necessários entre professores e professorandos de História). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TORRES, Marcele Xavier. O Rio de Janeiro na virada do século XIX. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TORRES, Marcele Xavier. (Re) Descobrindo a Modernidade. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do ensino de História: Metodologia e Novos Horizontes.A sala de aula de História na perspectiva da formação docente: analisando experiências realizadas pelo LAPPEH. 2008. (Encontro).

2.
VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do ensino de História: Metodologia e Novos Horizontes.Uma experiência com a formação de professores em História: produzindo concepções contextualizadas de História e Docência. 2008. (Encontro).

3.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Entre tradições e mudanças: Analisando o processo de reforma curricular na FAFIC. 2008. (Encontro).

4.
III Seminário de Educação - memória, histórias e formação de professores.Formação e profissão docente (Diálogos necessários entre professores e professorandos de História. 2007. (Seminário).

5.
Seminário do Grupo de Pesquisa Oficinas de História. 2007. (Seminário).

6.
VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.Escola e docência na formação de professores (O lugar do Livro Didático numa licenciatura em História). 2007. (Encontro).

7.
VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. 2007. (Encontro).

8.
VII Semana de História e VIII Encontro Norte-Fluminense de Ensino de História. 2007. (Seminário).

9.
X Fórum de Qualificação Profissional Estação Conhecimento: Múltiplas Dimensões do Saber. 2007. (Congresso).

10.
I Seminário de Iniciação Científica do UNIFLU/FAFIC.O Livro Didático de História. 2006. (Seminário).

11.
VI Semana de História e VII Encontro Norte-Fluminense de Ensino de História. 2006. (Seminário).

12.
V Semana de História e VI Encontro Norte-Fluminense de Ensino de História. 2005. (Seminário).

13.
IV Semana de História e V Encontro Norte Fluminense de Ensino de História. 2004. (Seminário).

14.
V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. 2004. (Encontro).

15.
VII Fórum de Qualificação Profissional. 2004. (Congresso).

16.
III Semana de História e IV Encontro Norte-Fluminense de Ensino de História. 2003. (Seminário).

17.
II Seminário Nacional sobre Educação Pública no Atual Contexto Mundial e Nacional: Concepções e Políticas. 2003. (Seminário).

18.
VI Fórum de Qualificação Profissional Rastreando (In)formação e Afetividade. 2003. (Seminário).

19.
II Semana de História e III Encontro Norte-Fluminense do Ensino de História. 2002. (Encontro).

20.
II Seminário de Educação. 2002. (Seminário).

21.
I Jornada do Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes. 2002. (Outra).

22.
V Fórum de Qualificação Profissional Planejamento, Avaliação e Qualidade. 2002. (Seminário).

23.
I Semana de História e II Encontro Norte-Fluminense de Ensino de História.(Re) Descobrindo a Modernidade. 2001. (Seminário).

24.
IV Fórum de Qualificação Profissional Portal para Avaliar e Gerar Competências. 2001. (Seminário).

25.
IV Seminário Nacional Perspectivas do Ensino de História. 2001. (Encontro).

26.
Seminário Arte, Comunicação e Avaliação: Novos Paradigmas. 2001. (Seminário).

27.
Seminário de História: "Mãos tecelãs no fazer da História. 2001. (Seminário).

28.
I Encontro Norte Fluminense de Ensino de História. 2000. (Encontro).

29.
III Fórum de Qualificação Profissional Despertando Talentos - Construindo Oportunidades. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TORRES, Marcele Xavier. Semana Acadêmica do Centro Universitário Fluminense. 2017. (Congresso).

2.
TORRES, Marcele Xavier. VII Semana de História e VIII Encontro Norte-Fluminense de Ensino de História. 2007. (Congresso).

3.
TORRES, Marcele Xavier. VI Semana de História e VII Encontro Norte-Fluminense de Ensino de História. 2006. (Congresso).

4.
TORRES, Marcele Xavier. V Semana de História e VI Encontro Norte-Fluminense de Ensino de História. 2005. (Congresso).

5.
TORRES, Marcele Xavier. IV Semana de História e V Encontro Norte-Fluminense de Ensino de História. 2004. (Congresso).

6.
TORRES, Marcele Xavier. III Semana de História e IV Encontro Norte-Fluminense de Ensino de História. 2003. (Congresso).

7.
TORRES, Marcele Xavier. II Semana de História e III Encontro Norte-Fluminense de Ensino de História. 2002. (Congresso).

8.
TORRES, Marcele Xavier. I Semana de História e II Encontro Norte-Fluminense de Ensino de História. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
CORRÊA, Nádia Batista & ALMEIDA, Gisele. "A Modernização da Sociedade Brasileira no Discurso Republicano e seus reflexos em Campos dos Goytacazes". 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Marcele Xavier Torres.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, Carolinne Ketelyn Viana. Interdisciplinaridade nas aulas de Literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Fluminense. Orientador: Marcele Xavier Torres.

2.
RODRIGUES, Thamires Abreu. Desmotivação em sala de Aula: um desafio dos educadores na contemporaneidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Fluminense. Orientador: Marcele Xavier Torres.

3.
DIAS, Cynthia Ferreira. "Análise do Projeto Curricular de Ensino do Curso de História do UNIFLU: A invenção de uma tradição". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Marcele Xavier Torres.

4.
SANTOS, Simoni Gomes dos.. "A História do nosso bairro: uma realidade em cena (Investigando uma iniciativa formativa". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Marcele Xavier Torres.

5.
SALLES, Débora Chagas de. "O ensino de História atravéz de projetos rumo à aprendizagem significativa: realidade ou utopia?". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Marcele Xavier Torres.

6.
VIANA, Marlon da Silva. "O papel do professor de História na formação do aluno cidadão". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Marcele Xavier Torres.

7.
COSTA, Liz da Silva. "O livro didático no ensino de História: Reflexões para uma prática diversificada". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Marcele Xavier Torres.

8.
ABREU, Fernanda da Silva. "O Ensino de História frente a uma aprendizagem significativa". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Marcele Xavier Torres.

9.
GALDINO, Kelly Rejane Barbosa. "O papel da afetividade na relação ensino-aprendizagem". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Marcele Xavier Torres.

10.
CAETANO, Ana Angélica de Oliveira Ferreira. "O uso de recursos didáticos para uma aprendizagem em História". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Marcele Xavier Torres.

11.
MANHÃES, Lucília de Fátima Escocard de Azevedo. "Trigo ou Joio? A dupla visão do livro didático". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Marcele Xavier Torres.

12.
CORRÊA, Nádia Batista. "Formação Docente e Estágio Escolar". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Centro Universitário Fluminense. Orientador: Marcele Xavier Torres.

13.
SANTOS, Dayane da Silva. "Ensino de História e Superlotação: Narrando uma experiência no Liceu de Humanidades de Campos". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Centro Universitário Fluminense. Orientador: Marcele Xavier Torres.

14.
COSTA, Marcella Outeiro Sardinha. "Projeto para o Ensino de História da África: a experiência do Colégio Estadual João Pessoa". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Centro Universitário Fluminense. Orientador: Marcele Xavier Torres.

15.
MENDONÇA, Cirlane Fonseca. "Ensino de História e Inclusão: analisando uma proposta de educação multicultural". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Centro Universitário Fluminense. Orientador: Marcele Xavier Torres.

16.
PESSANHA, Raphaela. "Conteúdos Escolares e Históriografia: uma análise da especificidade do saber histórico escolar". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Centro Universitário Fluminense. Orientador: Marcele Xavier Torres.

17.
MONTEIRO, Anamara Crespo. "O desafio de inovar: o uso de imagens e visitações a museus como motivadores no processo de ensino-aprendizagem". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Marcele Xavier Torres.

18.
PESSANHA, Francineiva da Silva. "Ensinando História a partir de um sistema de ensino: analisando a proposta curricular do Sistema de ensino Positivo". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Marcele Xavier Torres.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 4:15:28