José Carlos Meca Vital

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2380868773209047
  • Última atualização do currículo em 03/01/2019


Mestrando em Engenharia da Produção em andamento, Pós-Graduação em Administração na Área de Planejamento e Gestão de Negócios, Graduação em Administração. Na área Educacional como professor dos cursos de: Logística, Gestão Empresarial, Administração de Empresa, Ciência Contábil, RH e orientação de trabalhos de Conclusão de Curso. Experiência e vivencia de quatorze anos como docente do ensino superior, ministrando as disciplinas: Sistema de Movimentação e Transporte, Fundamento e Importância da Logística, Centro de Distribuição: Estratégias Localização, Logística Integrada: Produção e Comercio; Planejamento e Gestão Estratégica, Administração da Produção I e II, Administração de Materiais; Gestão da Qualidade e Produtividade; Formação de Novos Gestores; Empreendedorismo, Sistema Integrado de Comercio; Contabilidade Social e Ambiental; Higiene e Segurança e Qualidade de Vida, Acordos e Barreiras Comerciais; Comercio Exterior e Logística Internacional e Gestão de Equipes. Consultor com vivência profissional no segmento Industrial e Treinamento, nas áreas de Gestão da Produção, Logística (PCP, PCM e Almoxarifado), Suprimentos, Inventários, TPM (Manutenção Produtiva Total), OEE (Eficiência Global de Equipamento), Lean Manufacturing e Informática (pacote office) e Gestão de Projetos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Carlos Meca Vital
Nome em citações bibliográficas
VITAL;JOSÉ CARLOS MECA;VITAL, J. C. M.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Network.
Avenida Ampélio Gazetta, 200
Centro
13170160 - Nova Odessa, SP - Brasil
Telefone: (019) 34767676
URL da Homepage: http://www.nwk.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Metodista de Sta. Bárbara d'Oeste, UNIMEP, Brasil.
Título: TPM E O IMPACTO DE CADA PILAR IMPLEMENTADO NA MÉTRICA DE OEE,Orientador: Carlos Roberto Camello Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: OEE; TPM; INJEÇÃO PLÁTICA.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2002
Especialização em Universidade São Francisco - Campinas. (Carga Horária: 540h).
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
Título: Análise do Ponto de Equilíbrio de uma Empresa do Ramo Alimentício: Frigorífico na Cidade de Campinas - SP.
Orientador: Prof. Ms. Hector Edmundo Huanay Escobar.
2000 - 2001
Aperfeiçoamento em Extensão em Logística. (Carga Horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Logística de Distribuição. Ano de finalização: 2001.
Orientador: Orlando Fontes Lima Junior.
1982 - 1985
Graduação.
2.Escola Superior em Administração de Negócios, ESAN, Brasil.
1977 - 1979
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Contabilidade.
Escola Reordenada de 2º Grau Santos Dumont de Centenário do Sul - PR, SANTOS DUMONT, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Oficina Recursos do Moodle. (Carga horária: 20h).
FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza?, FATEC, Brasil.
2015 - 2015
Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2015 - 2015
AC - Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2015 - 2015
MEG na Avaliação da Gestão de Negócios. (Carga horária: 12h).
Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, SEBRAE/DF, Brasil.
2013 - 2013
GQVE - Gestão da Qualidade: Visão Estratégica. (Carga horária: 20h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2013 - 2013
AE Aprendendo a Empreender. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2013 - 2013
PCP Master. (Carga horária: 12h).
EGA Engenharia e Automação, EGA, Brasil.
2011 - 2011
THL - Treinamento de Habilidades de Liberação. (Carga horária: 24h).
Mabe Itu Eletrodoméstico S/A, MABE, Brasil.
2009 - 2009
Kaizen - Fluxo de Operações e Fluxo de Materiais. (Carga horária: 40h).
Empresa Mabe S/A, MABE, Brasil.
2008 - 2008
Planejamento e Gerenciamento de Projetos com ênfas. (Carga horária: 40h).
Impacta Tecnologia, IMPACTA, Brasil.
2008 - 2008
Gestão de Pessoas sob o Enfoque do Assédio Moral. (Carga horária: 8h).
Mabe Itu Eletrodoméstico S/A, MABE, Brasil.
2006 - 2006
Excel Avançado. (Carga horária: 20h).
Mabe Itu Eletrodoméstico S/A, MABE, Brasil.
2006 - 2006
Kaizen Zero. (Carga horária: 16h).
Mabe Itu Eletrodoméstico S/A, MABE, Brasil.
2005 - 2005
Teleduc - Ambiente de Ensino a Distância. (Carga horária: 8h).
Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré, UNOPEC, Brasil.
2005 - 2005
Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação Profissional para Melhoria da Qualidade e Produtividade. (Carga horária: 96h).
Escola SENAI Ítalo Bologna, SENAI, Brasil.
2004 - 2004
Iniciando um Pequeno Grande Negócio. (Carga horária: 30h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2003 - 2003
Treinamento do DDl (Direct Data Link). (Carga horária: 8h).
MGR - E_Technoçogies, MGR, Brasil.
2001 - 2001
Liderança de Reuniões. (Carga horária: 8h).
Potencial Recursos Humanos, POTENCIAL, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Extensão em Logística. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1999 - 1999
Criando Valor Através do Supply Chain Management. (Carga horária: 8h).
3M Inovação, 3M INOVAÇÃO, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Expressão Verbal. (Carga horária: 16h).
Reinaldo Polito, REINALDO POLITO, Brasil.
1996 - 1996
Logística, Distribuição e Transporte. (Carga horária: 16h).
IMAM ? Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais, IMAM, Brasil.
1996 - 1996
Kan Ban - Sistema de Manufatura. (Carga horária: 8h).
IMAM ? Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais, IMAM, Brasil.
1996 - 1996
Logística Integrada. (Carga horária: 16h).
IMAM ? Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais, IMAM, Brasil.
1995 - 1995
Gerenciamento de Projetos EDI Mercantis. (Carga horária: 16h).
EAN Associação Brasileira de Automação Comercaial, EAN, Brasil.
1994 - 1994
ISO 9000. (Carga horária: 8h).
PM Analysis, PM ANALYSIS, Brasil.
1993 - 1993
Matemática Financeira - Para Aplicações Comerciais. (Carga horária: 32h).
IOPEC Instituto de Orientação Profissional e Extensão, IOPEC, Brasil.
1991 - 1991
Administração de Materiais. (Carga horária: 16h).
IMAM ? Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais, IMAM, Brasil.
1990 - 1990
Técnicas de Armazenagem e Movimentação de Materiais. (Carga horária: 16h).
Chermont Engenharia e Consultoria, CHERMONT, Brasil.


Atuação Profissional



FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana, FATEC AMERICANA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 24
Outras informações
Experiência e vivência, como Docente do Ensino Superior de Tecnologia em Logística, Gestão Empresarial, ADS - Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação, EaD Ensino a Distância.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modalidade e Intermodalidade
Projeto Interdisciplinar V
Estágio Supervisionado
08/2018 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Empresarial em Tecnologia da Informação
01/2017 - 07/2017
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Equipes
Inovação e Empreendedorismo
Projeto Interdisciplinar de Logística IV
Sistemas de Movimentação e Transporte
01/2017 - 07/2017
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Equipes
08/2016 - 07/2017
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - EaD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Logística
08/2015 - 07/2017
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento e Gestão Estratégica
08/2016 - 12/2016
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Movimentação e Transporte
Inovação e Empreendedorismo
Comércio Exterior e Logística Internacional
01/2016 - 07/2016
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Movimentação e Transporte
Inovação e Empreendedorismo
Projeto Interdisciplinar de Logística IV
08/2015 - 12/2015
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Movimentação e Transporte
Logística

Associação Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo - ASSUPERO, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 6
Outras informações
Experiência e vivência, como Docente do Ensino Superior de Tecnologia em Logística, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos.

Atividades

01/2019 - Atual
Ensino, Curso Superior Tecnológico de Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Movimentação e Armazenagem
08/2018 - 12/2018
Ensino, Curso Superior Tecnológico de Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Operação Categoria Produto
01/2018 - 07/2018
Ensino, Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação de Desempenho
08/2017 - 12/2017
Ensino, Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gerenciamento de Pessoas
01/2017 - 07/2017
Ensino, Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
08/2016 - 12/2016
Ensino, Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Estratégico
01/2016 - 07/2016
Ensino, Curso Superior Tecnológico em Gestão da Qualidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
08/2015 - 12/2015
Ensino, Curso Superior Tecnológico em Gestão da Qualidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Logística Integrada: Produção e Comercio
01/2015 - 07/2015
Ensino, Curso Superior Tecnológico de Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Centro de Distribuição: Estratégias Localização
08/2014 - 12/2014
Ensino, Curso Superior Tecnológico de Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamento e Importância da Logística

Colégio Net Work S/S LTDA, NWK, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 9
Outras informações
Experiência e vivência, como Docente do Ensino Superior de Administração.

Atividades

01/2019 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Estratégica de Serviço
Administração de Recursos Materiais
08/2018 - 12/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Qualidade
Gestão em Logística
Gestão Estratégica de Serviço
01/2018 - 07/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração da Produção (I e II)
Gestão em Logística
08/2017 - 12/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração da Produção II
Gestão Estratégica de Serviço
Empreendedorismo
01/2017 - 07/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração da Produção I
08/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração da Produção II
Gestão em Logística
01/2016 - 07/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração da Produção I
08/2015 - 12/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração da Produção II
01/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração da Produção I
08/2014 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração da Produção II
01/2014 - 07/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração da Produção I
11/2013 - 12/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração da Produção II

Consultoria, CONSULTORIA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Prestação Serviço_Consultoria, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço - Consultoria Industrial, Carga horária: 40
Outras informações
Implantação nas Áreas de: . PCP (Planejamento e Controle de Produção); . Logística (Planejamento dos Itens: Internos e Externos; Recebimento, Almoxarifado, abastecimento e Inventario). . 5S; . OEE (Eficiência Global de Equipamento); . Melhoria no Fluxo Produtivo; . Distribuição dos Produtos Acabados.


Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré, UNOPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 20
Outras informações
Experiência e vivência, como Docente do Ensino Superior de Administração, Ciências Contábil, Recursos Humanos, Comercio Exterior.

Atividades

03/2003 - 07/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração da Produção e Operações (nome anterior - Administração da Produção II)
Administração de Materiais
Empreendedorismo
Formação de Novos Gestores
Gestão da Qualidade e Produtividade
Gestão de Logística e Produção (nome anterior - Administração da Produção I)
Sistema Integrado de Comercio
03/2003 - 07/2016
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contabilidade Social e Ambiental
03/2003 - 07/2016
Ensino, Comercio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Acordos e Barreiras Comerciais
Fundamentos do Comercio Exterior
03/2003 - 07/2016
Ensino, Recurso Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contabilidade Social e Ambiental

Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré, OPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Administração, Carga horária: 12
Outras informações
Vivência na Coordenação, realizando as atividades acadêmicas, motivando a equipe e atuando em projetos interdisciplinares.

Atividades

01/2008 - 06/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Vivência na Coordenação, realizando as atividades acadêmicas, motivando a equipe e atuando em projetos interdisciplinares.

Mabe Itu Eletrodoméstico S/A, MABE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Produção de Plástico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
. Multinacional de eletrodoméstico, capital Mexicano e Americano, Unidade Brasil. . Fabrica de Plástico, Total de 250 colaboradores (distribuídos na produção do plástico; matéria prima, almoxarifado, logística interna, PCP?s). . Compõem a Gerencia as Áreas: Produtiva da Fabrica de Plastico, Logística Interna, PCM (Planejamento e Controle de Materiais; . Gerente de Produção - Fabrica de Plástico, sendo responsável pela Gestão de Pessoas, PCP (carga maquina, planejamento da produção, apontamento, acompanhamento do forecasting e indicadores), PCM (planejamento das matérias primas, acompanhamento das entregas, logística reversa com o reaproveitamento das matérias primas), processos produtivos, fluxo de material (abastecimento das injetoras, armazenagem e abastecimento das Fabricas de Refrigeração e Lavadora), Almoxarifado e Inventario. Tendo como resultado a redução de parada de linha de produção e a variação de inventario passando de negativo de R$ (1.890.000,00), para o valor positivo de R$ 48.000,00. . Domínio e experiência na elaboração e implementação do Indicador de OEE (Eficiência Global de Equipamento), para medir a produtividade dos Equipamentos; através do Sistema EGA (PCPMaster) e também o desenvolvimento o indicador através de planilha Excel; controlando a ?disponibilidade; eficiência e Qualidade?. Obtendo como resultado o acréscimo no indicador em 10%; passando de 70% para 80%. . Experiência no planejamento e execução de eventos de Lean Manufacturing (TPM, SMED e Manutenção Autônoma), visando o aumento de produtividade e eliminação de desperdícios. Resultado no evento de SMED passando de 01:40 minutos para 50 minutos. . Conhecimentos e vivencia das ferramentas; tais como: PDCA; Gráfico de Pareto; Ishikawa; Poka Yoke; 5W2H.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Projeto, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
. Multinacional de eletrodoméstico, capital Mexicano e Americano, Unidade Brasil. . Acumulado as Gerencias de Produção e Projeto. . Experiência na elaboração e implementação de Código de Barra, para coleta de apontamentos da produção realizada, integrando os dados coletados automaticamente com o Sistema de ERP (SAP), para realizar as baixas das matérias prima, componentes e processar a entrada do produto ou item produzido no estoque contábil. Com resultado a redução na divergência de COGI de R$ 130.000,00 para R$ 5.000,00. . Experiência na elaboração e implementação de Sistema de ERP como Key User, Líder do Processo Industrial, sendo responsável em estratificar o desenho do estado atual e propor o desenho do estado futuro das atividades, elaborando cronograma de implantação das atividades e treinamento aos usuários referente às funcionalidades do sistema e a nova metodologia das atividades desenvolvidas. Participei de 5 implantação de sistema. . Automatização do Indicador de OEE (Eficiência Global de Equipamento), para medir a produtividade dos Equipamentos; através do Sistema EGA (PCPMaster), coletando as informações via sinal dos equipamentos.

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de PCP - Planejamento Cont. Produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
. Multinacional de eletrodoméstico, capital Mexicano e Americano, Unidade Brasil. . Gerente de PCP das Fabricas: Plástico, Lavadora e Refrigeração. . Gerente de Produção - Fabrica de Plástico, sendo responsável pela Gestão de Pessoas, PCP (carga maquina, planejamento da produção, apontamento, acompanhamento do forecasting e indicadores), PCM (planejamento das matérias primas, acompanhamento das entregas, logística reversa com o reaproveitamento das matérias primas), processos produtivos, fluxo de material (abastecimento das injetoras, armazenagem e abastecimento das Fabricas de Refrigeração e Lavadora), Almoxarifado e Inventario. Tendo como resultado a redução de parada de linha de produção e a variação de inventario passando de negativo de R$ (1.890.000,00), para o valor positivo de R$ 48.000,00. . Domínio e experiência na elaboração e implementação do Indicador de OEE (Eficiência Global de Equipamento), para medir a produtividade dos Equipamentos; através do Sistema EGA (PCPMaster) e também o desenvolvimento o indicador através de planilha Excel; controlando a ?disponibilidade; eficiência e Qualidade?. Obtendo como resultado o acréscimo no indicador em 10%; passando de 70% para 80%. . Experiência no planejamento e execução de eventos de Lean Manufacturing (TPM, SMED e Manutenção Autônoma), visando o aumento de produtividade e eliminação de desperdícios. Resultado no evento de SMED passando de 01:40 minutos para 50 minutos. . Conhecimentos e vivencia das ferramentas; tais como: PDCA; Gráfico de Pareto; Ishikawa; Poka Yoke; 5W2H.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador PCP - Planejamento Cont. Produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
. Multinacional de eletrodoméstico, capital Mexicano e Americano, Unidade Brasil. . Experiência no planejamento e execução de eventos de 5S, visando à organização dos equipamentos, ferramentas e a qualidade do ambiente de trabalho, resultando na eliminação de desperdício de matérias primas e ganhando tempo nas atividades dos colaboradores. Resultados nos eventos realizados; ganho de área, áreas e ferramentas limpas, organizada e a permanência da cultura. . Vivencia como membro na implementação e padronização dos procedimentos; nos padrões da ISO 9000. Participei de 3 implantação.


Giannini S/A, GIANNINI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor PCP - Planejamento Cont. Produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Empresa de Instrumentos Musicais, atendendo o Mercado Interno e Externo, capital Nacional, 01 Fabrica em Salto-SP. ? Usuário chave na implantação do Sistema Mega. ? Analise e ações diárias da carteira de venda, para o Mercado Nacional e Exportação. ? Planejamento semanal da Produção com objetivo de atender a carteira e a tendência de venda. ? Responsável pela Implantação da ISSO 9000 no Depto de Logística e Assistência Técnica. ? Responsável pela Implantação do Processo Logístico, Manufatura, Assistência Técnica e Custos (módulos: MPS, CRP, MRP II, Suprimentos, Almoxarifado, Recebimento, Inventario Cíclico, Mensal e Anual, Custos e Assistência Técnica). ? Responsável pela Formação dos Custos em conjunto com o Depto Financeiro.


BSH Continental 2001 S/A Utilidades Domésticas, BSH CONTINENTAL, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2001
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente PCP e Planejamento e Log de Material, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
. Multinacional de eletrodoméstico, capital alemão (antes capital nacional), 05 fábricas no Brasil e 02 no Peru e México, cuja gestão é feita pela Regional do Brasil. 1. Planejar Atendimentos às Necessidades da Cadeia de Suprimentos, ajustando os interesses das áreas envolvidas aos Objetivos e Metas da Empresa; resultado: Implantação do Processo de Redução de Estoques mensal via Consignação e Ferramentas de Planejamento de Materiais (Kan ban, JIT), com economia de 26% sobre o Imobilizado de Estoques de MP e componentes; 2. Coordenar Atividades das suas áreas e áreas clientes, visando às Metas do seu Departamento e dos Departamentos interligados; Resultado: Implantação da Programação dos Componentes manufaturados através de Ordem de Produção; 3. Gerenciar desenvolvimento de Informática, Sistemas Integrados e Códigos de Barra na Logística e Manufatura, otimizando Custos, Acuracidade dos Estoques de Produtos Acabados e Componentes, e Faturamento para os Cientes; Resultado: 3. Implantação do Código de Barra na Embalagem, em Hortolândia, redução da MOD (40%); Acuracidade dos Estoques de MP e componentes, Produtos Acabados; Agilização o Faturamento e a Expedição. 4. Participar da Gestão de Atividades de Administração/Negociação de Contratos de Terceirizados, Comodatos; Implantação de Sistemas da Qualidade; Elaboração e Acompanhamento do Budget; 5. Manter equipe motivada, qualificada, com alto nível de desempenho e comprometimento com as Metas da Área e Objetivos Organizacionais. 6. Elaborar Plano Mestre de Produção, analisando capacidade produtiva e gargalos da Manufatura; 7. Gerenciar as atividades de Conferência, Armazenamento das matérias primas e abastecimento das mesmas na linha de Produção; 8. Coordenar com os Fornecedores, com base no MRPII, entregas diretas no Ponto de Aplicação, planejando e reprogramando, conforme Necessidades e fazendo Follow UP da MP e Compras.


Brastemp S/A, BRASTEMP, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista do Processo de Compras, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
. Multinacional de eletrodoméstico, capital Americano e Nacional. ? Coordenar aquisição de Produtos Acabados, Peças de Reposição, além do Fluxo de Informações de Pessoal das empresas coligadas (Cônsul-Semer) e de Fornecedor de Microondas (National). ? Cuidar do desenvolvimento da área de Informática na área de Suprimentos; ? Elaborar Relatórios Gerenciais referentes à Área de Suprimentos; ? Assessorar áreas internas no desenvolvimento de Programas de Informática, visando racionalizar atividades.


Metalfrio S/A, METALFRIO, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente PCP, Almoxarifado e Adm. de Compras, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
. Multinacional de eletrodoméstico, capital Nacional. ? Planejar Atendimentos às Necessidades da Cadeia de Suprimentos, ajustando os interesses das áreas envolvidas aos Objetivos e Metas da Empresa; ? Coordenar Atividades das suas áreas e áreas clientes, visando às Metas do seu Departamento e dos Departamentos interligados; ? Gerenciar desenvolvimento de Informática, Sistemas Integrados e Códigos de Barra na Logística e Manufatura, otimizando Custos, Acuracidade dos Estoques de Produtos Acabados e Componentes, e Faturamento para os Cientes; ? Participar da Gestão de Atividades de Administração/Negociação de Contratos de Terceirizados, Comodatos; Implantação de Sistemas da Qualidade; Elaboração e Acompanhamento do Budget; ? Elaborar Plano Mestre de Produção, analisando capacidade produtiva e gargalos da Manufatura; ? Gerenciar as atividades de Conferência, Armazenamento das matérias primas e abastecimento das mesmas na linha de Produção;


Unibanco - União de Bancos Brasileiros S/A, UNIBANCO, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1987
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Custos e Rentabilidade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
. Elaboração dos Custos Gráficos; . Atividades de analise de Produtividade das Agencias;



Projetos de extensão


2004 - 2010
Projeto EUS - Empreender Unidade Sumare
Descrição: Projeto interdisciplinar, desenvolvido pelos Alunos dos 5° e 6° Termo do Curso de Administração de Empresa (projeto com duração de um ano, devendo utilizar todo o aprendizado obtido até o 6º Termo e também a vivencia profissional), onde é criado uma empresa e um produto, que será comercializado, estruturando a empresa com todos os departamentos para sua funcionalidade..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .

Integrantes: José Carlos Meca Vital - Coordenador / Nelson Luís de Souza Corrêa - Integrante / Cesar Carneiro Fontes - Integrante / Matheus Berto da Silva - Integrante / Maria Agnes Pérez Gibert - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2012 - 2013
Projeto EGA - OEE ? Eficiência Global de Equipamento
Descrição: Implementação do Indicador de OEE (Eficiência Global de Equipamento), para medir a produtividade dos Equipamentos; através do Sistema EGA (PCPMaster) e também o desenvolvimento o indicador através de planilha Excel; controlando a ?disponibilidade; eficiência e Qualidade?. E Obtendo como resultado o acréscimo no indicador em 10%..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: José Carlos Meca Vital - Coordenador.
2012 - 2012
Projeto Código de Barra
Descrição: Implementação de Código de Barra, para coleta de apontamentos da produção realizada, integrando os dados coletados automaticamente com o Sistema de ERP (SAP), para realizar as baixas das matérias prima, componentes e processar a entrada do produto ou item produzido no estoque contábil e realizar inventario oficial e rotativo..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: José Carlos Meca Vital - Coordenador.
2007 - 2009
Projeto Genoma - Implantação EPR Baan Ln
Descrição: Implementação do Sistema de ERP Baan LN, com objetivo de integrar todas as áreas da empresa, reduzindo as re digitações, velocidade nas informações (processamento diário e do fechamento mensal), oportunidade para as Diretorias estratificarem o desenho do estado atual dos processos e propor o desenho do estado futuro dos processos e das atividades, elaborando cronograma de implantação das atividades e treinamento aos usuários referente às funcionalidades do sistema e a nova metodologia das atividades desenvolvidas..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: José Carlos Meca Vital - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: FatecLog Americana


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão de Produção e Logística.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: OEE ? Eficiência Global de Equipamento.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Lean Manufacturing.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Qualidade.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VITAL2017VITAL; GUILHERME GABRIEL DA SILVA . A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE RISCOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS. A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE RISCOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS, v. 1, p. 1-10, 2017.

2.
VITAL2017VITAL; MACIEL GONÇALVES DO PRADO . Tipos de operações em Centro de Distribuição com foco na metodologia Cross-docking. Tipos de operações em Centro de Distribuição com foco na metodologia Cross-docking, v. 1, p. 1-10, 2017.

3.
VITAL2017VITAL; THAÍNE ALVES DA SILVA . O PAPEL DOS SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL NO CONTROLE DE ESTOQUES. O PAPEL DOS SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL NO CONTROLE DE ESTOQUES, v. 1, p. 1-10, 2017.

4.
VITAL2017VITAL; MARCELLO FELIPE FLORENTNO DE NOVAIS . O IMPACTO NO MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DO DESCARTE INCORRETO DE MEDICAMENTOS. O IMPACTO NO MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DO DESCARTE INCORRETO DE MEDICAMENTOS, v. 1, p. 1-10, 2017.

5.
Roseli Urbano2016Roseli Urbano ; VITAL, J. C. M. . SEPARAÇÃO DE PEDIDOS - PICKING: COMPARAÇÃO DE TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO SETOR DE ALIMENTOS. Anais FatecLog Americana, v. 1, p. 1-10, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VITAL, J. C. M.; LIMA, C. R. C. . Evolução do Kan Ban Físico para o Kan Ban Eletrônico. In: XXV SIMPEP - Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Processos de Negócios, 2018, Bauru - SP. XXV Simpósio de Engenharia de Produção, 2018.

2.
VITAL, J. C. M.; FERREIRA, T. H. D. ; LIMA, C. R. C. ; HELLENO, A. L. . Multicritérios para Priorização dos Pilares de Implementação do TPM. In: XXV SIMPEP - Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Processos de Negócios, 2018, Bauru - SP. XXV Simpósio de Engenharia de Produção, 2018.

3.
VITAL, J. C. M.; LIMA, C. R. C. . TPM e o Impacto de Cada Pilar Implementado na Métrica de OEE. In: 16ª Mostra Acadêmica UNIMEP - Inovação e Democracia: O Papel da Universidade, 2018, Piracicaba. 16ª Mostra Acadêmica UNIMEP - Inovação e Democracia: O Papel da Universidade, 2018.

4.
VITAL, J. C. M.; MELO, R. ; CORREA, N. L. S. ; ZORZO, A. . Incidência de Erros na Separação - Estudo de Caso em um Centro de Distribuição Supermercadista. In: 9º Fateclog 2018 - Congresso Internacional de Logística, 2018, Santos - SP. VII Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 2018.

5.
GUILHERME GABRIEL DA SILVA ; VITAL, J. C. M. . A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE RISCOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS. In: VIII CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA, 2017, São Paulo SP. Fatec Zona Leste, 2017. v. 1. p. 1-10.

6.
MACIEL GONÇALVES DO PRADO ; VITAL, J. C. M. . Tipos de operações em Centro de Distribuição com foco na metodologia Cross-docking. In: VIII CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA, 2017, São Paulo SP. Fatec Zona Leste, 2017. v. 1. p. 1-10.

7.
MARCELLO FELIPE FLORENTNO DE NOVAIS ; VITAL, J. C. M. . O IMPACTO NO MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DO DESCARTE INCORRETO DE MEDICAMENTOS. In: VIII CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA, 2017, São Paulo SP. Fatec Zona Leste, 2017. v. 1. p. 1-10.

8.
THAÍNE ALVES DA SILVA ; VITAL, J. C. M. . O PAPEL DOS SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL NO CONTROLE DE ESTOQUES. In: VIII CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA, 2017, São Paulo SP. Fatec Zona Leste, 2017. v. 1. p. 1-10.

9.
VITAL, J. C. M.; LIMA, C. R. C. . COMPARATIVO DE DISPONIBILIDADE PRODUTIVA ENTRE EMPRESAS COM E SEM IMPLANTAÇÂO DO TPM ? TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE. In: 15ª Mostra Acadêmica, Cidadania como Patrimônio Coletivo da Sociedade, 2017, Americana - SP. 15º Congresso de Pós-Graduação. Piracicaba - SP: Editora UNIMEP, 2017. v. Único. p. 1-814.

10.
Roseli Urbano ; VITAL, J. C. M. . SEPARAÇÃO DE PEDIDOS - PICKING: COMPARAÇÃO DE TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO SETOR DE ALIMENTOS. In: VII CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA, 2016, Americana - SP. Fatec Americana, 2016. v. 1. p. 1-10.

11.
FREITAS, A. C. ; VITAL, J. C. M. . CONCEITOS E IMPACTOS DA LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS. In: VII CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA, 2016, Americana - SP. VII CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA, 2016. v. 1. p. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
VITAL, J. C. M.. Administração Eficaz no Tempo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VITAL, J. C. M.. O Substituto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VITAL, J. C. M.. Estoque de Líderes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VITAL. Estoque de Lideres. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VITAL, J. C. M.. Administração do Tempo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
VITAL. OEE - Eficiência Global de Equipamento. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
SOARES, G. S. ; ESTO, L. A. F. ; BOTASSIN, R. C. ; VITAL ; SCHLUTER, M. R. . Internacionalização de uma Cervejaria, Crazy Beer. 2016.

2.
SBORCHIA, E. F. ; BERTOLO, F. H. R. ; OLIVEIRA, N. ; PEREIRA, N. G. ; QUEIROZ, F. P. ; SCHLUTER, M. R. ; VITAL . Armazém de Algodão. 2016.

3.
RODRIGUES, D. A. ; SANTO, C. V. ; LOPES, A. R. ; SILVEIRA, G. ; MOTTA, P. C. ; SCHLUTER, M. R. ; QUEIROZ, F. P. ; VITAL . PIDAL - Distribuição de Alimentos. 2016.

4.
TEDESCO, D. C. ; BATISTA FILHO, J. L. ; TREVISAN, R. ; PORTE, V. H. R. ; QUEIROZ, F. P. ; SCHLUTER, M. R. ; VITAL . Armazenamento da Cerveja Brahma no Centro de Distribuição DIA Brasil. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
VITAL. Apostila de Aula. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Acadêmica de Aula).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VITAL, J. C. M.; QUEIROZ, F. P.. Participação em banca de Fábio Pereira de Queiróz.Projeto Interdisciplinar de Logística PIL III. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Logística) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana.

2.
VITAL, J. C. M.; PENAYO, E. A.. Participação em banca de Fernanda Aparecida Botão.Projeto Integrador Multidisciplinar IV. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Recurso Humanos) - Universidade Paulista.

3.
VITAL, J. C. M.; PENAYO, E. A.. Participação em banca de Gilberto José de Araujo Junior.Mania de Verão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Recurso Humanos) - Universidade Paulista.

4.
VITAL, J. C. M.; PENAYO, E. A.. Participação em banca de Lucas Gabriel Macedo Diniz.Starplast Industria e Comercio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Recurso Humanos) - Universidade Paulista.

5.
VITAL, J. C. M.; PENAYO, E. A.. Participação em banca de Bruna Aparecida de Souza.Projeto Integrador Multidisciplinar II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Recurso Humanos) - Universidade Paulista.

6.
VITAL, J. C. M.; PENAYO, E. A.. Participação em banca de Fernanda Rodrigues de Oliveira.Fidelity. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Recurso Humanos) - Universidade Paulista.

7.
VITAL, J. C. M.. Participação em banca de Diego Catharino Tonucci; Fabricio Almeida Silva; João Victor.Livro Bilíngue. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Network.

8.
VITAL, J. C. M.. Participação em banca de Antônia das Mercedes Reis da Silva; Denise Gonçalves Lima; S.Perfil do graduando em administração das faculdades Network. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Network.

9.
VITAL, J. C. M.. Participação em banca de Mariane Cristina de Oliveira Silva; Odair Germano Santos; Pa.Projeto C-ONG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Network.

10.
VITAL, J. C. M.. Participação em banca de Alessandra Williani de Souza Alves.Controle de estoque eficaz para empresas de manutenção e assistência de equipamentos hidráulicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Network.

11.
VITAL, J. C. M.. Participação em banca de Bruno Giatti Ferraz.O alto preço de uma contratação errada: importância de planejamento estratégico e analise de perfil em recrutamento e seleção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Network.

12.
VITAL, J. C. M.. Participação em banca de Claudia Martin Perez.Otimização dos processos de venda: um estudo sobre digitação de pedidos através do portal integrando em uma empresa do ramo têxtil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Network.

13.
VITAL, J. C. M.. Participação em banca de Debora Cordenonssi.O controle da qualidade na fabricação de geotêxteis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Network.

14.
VITAL, J. C. M.. Participação em banca de Gilmar Correa Lara Junior.Os instrumentos da qualidade aplicados pela empresa "x" na RMC - SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Network.

15.
VITAL, J. C. M.. Participação em banca de Debora Cristina dos Santos.Capacidade de melhorias no departamento comercial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Network.

16.
VITAL, J. C. M.. Participação em banca de Edilson Alves de Lima.Análise da implementação de ERP para controle de estoque no apl têxtil na região metropolitana de Campinas (RMC) - SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Network.

17.
VITAL, J. C. M.. Participação em banca de Marcos Benedito Cabral.Análise dos benefícios da implantação de auditoria de processos operacionais para a gestão de perdas em uma rede varejista de supermercado atavés do estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Network.

18.
VITAL; ARCE, E. V.; MONTEIRO, E. V.. Participação em banca de Carlos Eduardo Landim.Estudo para identificar qual é a relação do gestor com a equipe de trabalho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana.

19.
VITAL; ANDRE, D. T.; DIAS, M. C.. Participação em banca de Mateus Soares Mantovani.E-commerce como gestão estratégica negocios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana.

20.
VITAL; ANTONIOLLI, P. D.; CABRINI, S. L.. Participação em banca de Marcos Vinicius Troiano Santana.Marketing Verde aliado as praticas sustentáveis de negocios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana.

21.
VITAL; MONTEIRO, E. V.; DIAS, M. C.. Participação em banca de Rafaela Consulin.Gestão de Micros e Pequenas Empresas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana.

22.
VITAL; GARCIA, C. H. M.; SILVA, J. L. D.. Participação em banca de Célia Regina Meneghel Andrioli.Desindustrialização do Setor Têxtil da Cidade de Americana e região. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana.

23.
VITAL; FIGUEIREDO, J. E. R.; FONTANA, R.. Participação em banca de Fabiano Gaciloto.Navegação de Transporte de Cabotagem no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LOGÍSTICA) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana.

24.
VITAL; FIGUEIREDO, J. E. R.; FONTANA, R.. Participação em banca de Suzani Danfielle Amarante de Farias.Mobilidade Urbana - A Importância do Uso do Corredor pelos Motociclistas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LOGÍSTICA) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana.

25.
VITAL; ARCE, E. V.; GARBERO, R. F.. Participação em banca de Adriano Lozano Garcia.Melhoria de Processos - Business Process Management (BPM) - Aplicado na Central de Polícia Sudiciária de Americana - São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana.

26.
VITAL; FIGUEIREDO, J. E. R.; FONTANA, R.. Participação em banca de Eduardo Naohero Abe.A Importância do Modal Ferroviário no Transporte de Açucar no Trecho entre Sumaré a Santos - SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LOGÍSTICA) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana.

27.
VITAL; LOPES, J. R. S.; GARBERO, R. F.. Participação em banca de Verônica Marinho Pereira.Resultado das Vendas em Função do Atendimento - Segmento de Porta a Porta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana.

28.
VITAL; SOUZA, C. F.. Participação em banca de Flavia, Géssica, Inês, Janaina, Priscila, Simone.Plano de Negócios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré.

29.
VITAL; SOUZA, C. F.. Participação em banca de Aline, Antônio, Eduardo, Grasieli, Jaqueline.Plano de Negócios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré.

30.
VITAL; SILVA, M. B.; KOKOL, A. F.. Participação em banca de João C. Silva, Keller O. Lacerda, Evilin V. Biondo.Motivação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresa) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré.

31.
VITAL; FERNANDES, O. C.. Participação em banca de Glaucimone Aparecida Sebastião, Suzana Rosa Dias e Talita Si.Desmotivação dos Profissionais de Hoje. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresa) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré.

32.
VITAL; SILVA, M. B.. Participação em banca de Erivelton M. Santos, Marcio D. Pereira, Reginaldo D. Fahl.Gestão Administrativa: modelo de gestão para resolução de problemas imediatos e definitivos no processo produtivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresa) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré.

33.
VITAL; ZANINI, E.. Participação em banca de Rodrigo Dedone Canto Menezes.O desafio da transição do desemprego a tecnologia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresa) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré.

34.
VITAL; SOLDERA, A.. Participação em banca de Elizabeth Aparecida Referino.Desvio de Função. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresa) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16ª Mostra Acadêmica UNIMEP - Inovação e Democracia: O Papel da Universidade. TPM E O IMPACTO DE CADA PILAR IMPLEMENTADO NA MÉTRICA DE OEE. 2018. (Congresso).

2.
Semana Integrada de Curso (Encontro) de CST em Logística e Rh. 2018. (Encontro).

3.
VII Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do C Centro Paula Souza. Incidência de Erros na Separação - Estudo de Caso em um Centro de Distribuição Supermercadista. 2018. (Congresso).

4.
XXV SIMPEP - Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Processos de Negócios. Utilização de Método Multicritérios para Priorização dos Pilares de Implementação do TPM. 2018. (Congresso).

5.
XXV SIMPEP - Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Processos de Negócios. Evolução do Kan Ban Físico para o Kan Ban Eletrônico. 2018. (Congresso).

6.
15ª MOSTRA ACADÊMICA UNIMEP. COMPARATIVO DE DISPONIBILIDADE PRODUTIVA ENTRE EMPRESAS COM E SEM IMPLANTAÇÂO DO TPM ? TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE. 2017. (Congresso).

7.
VIII CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA. Tipos de operações em Centro de Distribuição com foco na metodologia Cross-docking. 2017. (Congresso).

8.
VIII CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA. O IMPACTO NO MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DO DESCARTE INCORRETO DE MEDICAMENTOS. 2017. (Congresso).

9.
VIII CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA. A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE RISCOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS. 2017. (Congresso).

10.
VIII CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA. O PAPEL DOS SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL NO CONTROLE DE ESTOQUES. 2017. (Congresso).

11.
VII CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA. SEPARAÇÃO DE PEDIDOS - PICKING: COMPARAÇÃO DE TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO SETOR DE ALIMENTOS. 2016. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VITAL, J. C. M.. Semana Integrada de Curso (Encontro) de CST em Logística e Rh. 2018. (Congresso).

2.
VITAL, J. C. M.. FATECLOG VII Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza. 2016. (Congresso).

3.
VITAL, J. C. M.. Eventos Científicos da 18ª Semana da Educação. 2013. (Outro).

4.
BRAVO, I. ; VITAL, J. C. M. ; GIBERT, M. A. P. . 1ª Edupec. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fabrício F. P. Silva, Josiele T. Souza, Natalia R. Carmo. Importância do Trabalho em Equipe nas Organizações. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - FECGS Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré. Orientador: José Carlos Meca Vital.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gustavo Lopes Comitre. A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE RISCO NO MODAL RODOVIÁRIO ? CASE: TRANSPORTE DE UMA FÁBRICA DE PNEUS PARA UMA MONTADORA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LOGÍSTICA) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana. Orientador: José Carlos Meca Vital.

2.
Marcello Felipe Florentino de Novais. O impacto no meio ambiente através do descarte incorreto de medicamentos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LOGÍSTICA) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana. Orientador: José Carlos Meca Vital.

3.
Lucas Boian Martinelli. A MELHORIA CONTÍNUA DOS PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO DE UMA LOJA ESPECIALIZADA NA VENDA DE ELETRÔNICOS NA CIDADE DE SANTA BÁRBARA DO OESTE - SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LOGÍSTICA) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana. Orientador: José Carlos Meca Vital.

4.
Helouise Bueno de Mattos. Transporte de Flores de Corte: Estudo de Caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LOGÍSTICA) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana. Orientador: José Carlos Meca Vital.

5.
Thaíne Alves da Silva. O papel dos sistemas de gestão empresarial no controle de estoques. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LOGÍSTICA) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana. Orientador: José Carlos Meca Vital.

6.
Guilherme Gabriel da Silva. A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE RISCOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LOGÍSTICA) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana. Orientador: José Carlos Meca Vital.

7.
Maciel Gonçalves do Prado. Tipos de operações em Centro de Distribuição com foco na metodologia Cross-docking. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LOGÍSTICA) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana. Orientador: José Carlos Meca Vital.

8.
Bruno Galassi Fragiorge. Implantação do Milk Run em um centro de distribuição de cosméticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LOGÍSTICA) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana. Orientador: José Carlos Meca Vital.

9.
Eulina Santiago da Silva. Transporte de Medicamentos Termolábeis de uma Empresa Fabricante no Segmento Farmacêutico até um Centro de Distribuição. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LOGÍSTICA) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana. Orientador: José Carlos Meca Vital.

10.
Veronica Marinho Ferreira. O IMPACTO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE PARA O AUMENTO DAS VENDAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Empresarial) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza?. Orientador: José Carlos Meca Vital.

11.
Roseli Urbano. Separação de pedidos - Picking: Comparação de tecnologias utilizadas no setor de alimentos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LOGÍSTICA) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana. Orientador: José Carlos Meca Vital.

12.
Eduardo Naohiro Abe. A importancia da ferrovia no transporte de açucar no trecho Sumaré - Santos SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LOGÍSTICA) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana. Orientador: José Carlos Meca Vital.

13.
Carlos Eduardo Lamdim. Estudo para Identificar qual é a relação do gestor com a equipe de trabalho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Empresarial) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana. Orientador: José Carlos Meca Vital.

14.
Mateus Soares Mantovani. E-Commerce com gestão estratégica de negocios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Empresarial) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana. Orientador: José Carlos Meca Vital.

15.
Marcos Vinicius Troiano Santana. Marketing Verde aliado as praticas sustentáveis de negocios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Empresarial) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana. Orientador: José Carlos Meca Vital.

16.
Eduardo Naohero Abe. A Importância do Modal Ferroviário no Transporte de Açucar no Treche entre Sumaré a Santos - SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LOGÍSTICA) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana. Orientador: José Carlos Meca Vital.

17.
Verônica Marinho Pereira. Resultado das Vendas em Função do Atendimento - Segmento de Porta a Porta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Empresarial) - FATEC ? Centro Estadual de Educação Tecnológico ?Paula Souza? Americana. Orientador: José Carlos Meca Vital.

18.
Fabricio; Josiele; Natalia; Noemi. Trabalho em Grupos e Equipes nas Empresas como Ferramenta Propulsora para a Competitividade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Administração de Empresa) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré. Orientador: José Carlos Meca Vital.

19.
Andréa R. Leite, Caio C. A. Souza, Cecilia F. R. Wasconcelos. Benefícios dos Incentivos Fiscais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré. Orientador: José Carlos Meca Vital.

20.
Janaina, Pamela, Marcela, Rodrigo. Motivação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Administração de Empresa) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré. Orientador: José Carlos Meca Vital.

21.
Andréa R. Leite, Caio C. A. Souza, Cecilia F. R. Wasconcelos. Benefícios dos Incentivos Fiscais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré. Orientador: José Carlos Meca Vital.

22.
João C. da Silva, Keller de O. Lacerda, Evilin V. Biondo. Motivação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Administração de Empresa) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré. Orientador: José Carlos Meca Vital.

23.
Himberto Cassoni, Joyce V. Almeida, Elizandra R. Monteiro. Mercado PET. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Administração de Empresa) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré. Orientador: José Carlos Meca Vital.

24.
Daniela da Silva Lima e Jaciane Oliveira. GED - Controle na Gestão Empresarial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Administração de Empresa) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré. Orientador: José Carlos Meca Vital.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
VITAL. OEE - Eficiência Global de Equipamento. 2012.


Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VITAL, J. C. M.. Administração do Tempo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VITAL, J. C. M.. O Substituto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VITAL, J. C. M.. Administração Eficaz no Tempo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
VITAL. Apostila de Aula. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Acadêmica de Aula).



Outras informações relevantes


Qualificações:
. Gestor da Fabrica de Plástico, sendo responsável pela Gestão de Pessoas, PCP (carga maquina, planejamento da produção, apontamento, acompanhamento do forecasting e indicadores), PCM (planejamento das matérias primas, acompanhamento das entregas, logística reversa com o reaproveitamento das matérias primas), processos produtivos, fluxo de material (abastecimento das injetoras, armazenagem e abastecimento das Fabricas de Refrigeração e Lavadora), Almoxarifado e Inventario. Tendo como resultado a redução de parada de linha de produção e a variação de inventario passando de negativo de R$ (1.890.000,00), para o valor positivo de R$ 48.000,00.
. Experiência e Vivencia na Área de PCP (Planejamento e Controle da Produção), participando da elaboração de Budget e posterior o acompanhamento do forecasting, conforme planejado, visando à satisfação dos clientes e o cumprimento das metas de faturamento e os resultados planejados.
. Vivencia como membro na reunião de S&OP (Vendas e Planejamento das Operações), representando o PCP, analisando a carga maquina e os gargalos de produção, para realizar a produção do mix de produção solicitado.
. Experiência e Vivencia na Área de PCM (Planejamento e Controle de Materiais), analisando os resultados do calculo do MRPII e disponibilizando os pedidos aos Fornecedores e posterior o acompanhamento das entregas. Uso da Ferramenta Milk Run, para o recebimento dos Itens ?A? e Kan Ban.
. Experiência no planejamento e execução de eventos de 5S, visando à organização dos equipamentos, ferramentas e a qualidade do ambiente de trabalho, resultando na eliminação de desperdício de matérias primas e ganhando tempo nas atividades dos colaboradores.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 9:54:37