Bruno de Sousa Monteiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7054573122944045
  • Última atualização do currículo em 24/03/2018


Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (2006), especialização em Análise de Testes de Software pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente trabalha como professor na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Computação Ubíqua, Testes de Software, Objetos de Aprendizagem, Computação Gráfica, Aplicações para Dispositivos Móveis e TV Digital. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno de Sousa Monteiro
Nome em citações bibliográficas
MONTEIRO, Bruno de Sousa;DE SOUSA MONTEIRO, BRUNO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Departamento de Ciências Exatas e Naturais da UFERSA.
Av. Francisco Mota, 572
Costa e Silva
59625900 - Mossoró, RN - Brasil
Telefone: (84) 33178398
URL da Homepage: https://ufersa.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Ambiente de aprendizado ubíquo Youubi: Design e Avaliação, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Alex Sandro Gomes.
Coorientador: Francisco Milton Mendes Neto.
2007 - 2009
Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Amadeus-TV: Portal Educacional na TV Digital Integrado a um Sistema de Gestão de Aprendizado,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Fernando da Fonseca de Souza.
2006 - 2007
Especialização em Análise de Testes de Software. (Carga Horária: 550h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Web ARAS - Web Activity and Resource Allocation System.
Orientador: Augusto César Alves Sampaio.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos Educacionais para Aparelhos Celulares.
Orientador: Liliane dos Santos Machado.




Formação Complementar


2010 - 2010
Business Analysis with Together. (Carga horária: 16h).
Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, DATAPREV, Brasil.
2010 - 2010
Managing Quality with Silk Central. (Carga horária: 16h).
Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, DATAPREV, Brasil.
2009 - 2009
Oratória. (Carga horária: 12h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de João Pessoa, SEBRAE/PB, Brasil.
2008 - 2008
Linguagem de programação Python. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2004 - 2005
Programa de Inglês - Pré Intermediário. (Carga horária: 170h).
Escola de Idiomas Yazigi, YAZIGI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor 3º grau (Adjunto I), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2011 - Atual
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compiladores
Estruturas de Dados I
Informática Aplicada
Introdução à Computação
Sistemas Multimídia

Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, DATAPREV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

Atividades

02/2010 - Atual
Serviços técnicos especializados , Unidade de Desenvolvimento - Paraíba, .

Serviço realizado
Gerência de configuração , Planejamento e execução de testes , Desenvolvimento de sistemas orientados a objeto.

Faculdade de Tecnologia, FATEC-PB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2010 - 07/2010
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Multimídia

Faculdade de Tecnologia de Pernambuco, FATEC-PE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2008 - 12/2008
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica
Programação Orientada a Objetos

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Aluno de mestrado, Enquadramento Funcional: Gerente de Projeto, Carga horária: 20
Outras informações
Gerência do Projeto Amadeus (http://amadeus.cin.ufpe.br)

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Aluno de mestrado, Enquadramento Funcional: Estágio Docencia, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio Docência (Sistemas Multimídia Distribuídos)

Atividades

01/2008 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Informática, Centro de Informática.

Atividade realizada
Gerência do Projeto Amadeus.
02/2008 - 07/2008
Treinamentos ministrados , Centro de Informática, .

Treinamentos ministrados
Estágio Docência (Sistemas Multimídia Distribuídos)

Universidade Federal de Pernambuco (em parceria com a Motorola Inc.), UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 20

Atividades

09/2006 - 04/2007
Serviços técnicos especializados , Centro de Informática, .

Serviço realizado
Testes de Software para Sistemas Embarcados.

Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Aluno de graduação, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Aluno de graduação, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria de Disciplina (Circuitos Lógicos)

Atividades

06/2004 - 05/2005
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I, Departamento de Informática.

Treinamentos ministrados
Monitoria de Disciplina (Circuitos Lógicos)


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Cenários de Aprendizagem Ubíqua com o Ambiente Youubi em Educação a Distância
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Bruno de Sousa Monteiro - Coordenador.
2017 - Atual
Integração de Hipermídias Baseada em Ontologia e Recomendação Ubíqua
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Bruno de Sousa Monteiro - Integrante / Francisco Milton Mendes Neto - Coordenador / Sidney Danilo Firmino Bezerra - Integrante.
2007 - 2009
Projeto Amadeus
Descrição: O Projeto Amadeus visa o desenvolvimento de um sistema de gestão da aprendizagem de segunda geração, baseado no conceito de blended learning. O Projeto permite extender as experiências adquiridas de usuários de educação a distância para diversas plataformas (Internet, desktop, celulares, PDAs, e futuramente TV Digital) de forma integrada e consistente. Com este Projeto de ambiente virtual de aprendizagem desejamos contribuir com o desenvolvimento social pela formação e educação para todas(os) e ao longo de toda vida e para além das fronteiras que separam os estados e as nações.http://amadeus.cin.ufpe.br, http://softwarepublico.gov.br.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Jogos Educacionais para Dispositivos Móveis
Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de ferramentas de ensino baseadas em jogos computacionais para celulares. Esta linha de pesquisa inclui aspectos pedagógicos, modelagem, inteligência e implementação de jogos educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Bruno de Sousa Monteiro - Integrante / Liliane dos Santos Machado - Coordenador.
2005 - 2006
Atlas Anatômico Baseado em Realidade Virtual
Descrição: Desde a criação do Laboratório de Tecnologias para Ensino Virtual e Estatísitica (LabTEVE) o grupo formou-se e atua em pesquisa para desenvolvimento de ferramentas e sistemas para auxílio ao ensino a distância e presencial, o que caracteriza o chamado ensino virtual. Os trabalhos desenvolvidos utilizam-se de tecnologias de baixo-custo, bem como de software livre, visando a aplicação de fato dos resultados. Desde sua criação, o grupo já publicou diversos trabalhos e divulga tecnologias. Como focos de pesquisa, o grupo utiliza conhecimentos multidisciplinares, como os da estatística, computação, matemática, medicina, geoprocessamento, dentre outras áreas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Bruno de Sousa Monteiro - Integrante / Liliane dos Santos Machado - Coordenador.
2005 - 2005
Algoritmos Exatos e Heurísticos para Problemas Combinatórios em Biologia Computacional
Descrição: Muitos dos problemas em Biologia Computacional envolvem a comparação de seqüências. Este processo de comparação possibilita determinar corretamente as similaridades e as diferenças que possam existir em duas ou mais seqüências, como por exemplo, duas seqüências de DNA. Apesar da sua simplicidade, esta operação esconde uma grande variedade de problemas distintos com formalizações diferentes, muitos deles exigindo algoritmos e estruturas de dados próprias para a sua execução eficiente. Este projeto de pesquisa está concentrado no estudo e desenvolvimento de algoritmos exatos e heurísticos para problemas de otimização combinatória oriundos da comparação de seqüências em Biologia Computacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Bruno de Sousa Monteiro - Integrante / Lucidio dos Anjos Formiga Cabral - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2005 - 2006
Fábrica Virtual de Objetos de Aprendizagem
Descrição: O projeto tem por objetivo o desenvolvimento de objetos de aprendizagem, que são aulas multimídias com alto grau de interação com os alunos. Serão desenvolvidos objetos para diferentes assuntos da disciplina de Física abordados no Ensino Médio...
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Bruno de Sousa Monteiro - Integrante / Lucidio dos Anjos Formiga Cabral - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Concurso de Teses de Doutorado (3o lugar), IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
2009
ISTQB - International Software Testing Qualifications Board (Certificação), ISEB Foundation Certificate in Software Testing.
2009
Concurso de Dissertações de Mestrado (3º lugar), XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Sociedade Brasileira de Computação).
2008
SCJP - Sun Certified Java Programmer for the Java 2 Platform, Standard Edition 5.0 (Certificação), Sun Microsystems.
2007
Concurso RIVED - Desenvolvimento de Objetos Digitais de Aprendizagem (A Física da Visão), SEED / MEC - Secretaria de Educação a Distância.
2006
Concurso RIVED - Desenvolvimento de Objetos Digitais de Aprendizagem (Conservação do Momento Angular), SEED / MEC - Secretaria de Educação a Distância - Ministério da Educação.
2005
Concurso RIVED - Desenvolvimento de Objetos Digitais de Aprendizagem (Efeito Fotoelétrico), SEED / MEC - Secretaria de Educação a Distância - Ministério da Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE SOUSA MONTEIRO, BRUNO2017DE SOUSA MONTEIRO, BRUNO; DE OLIVEIRA, EVERTON JALES ; Gomes, Alex Sandro ; MILTON MENDES NETO, FRANCISCO . Youubi: Ambiente de Aprendizagem Ub?qua. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 25, p. 94, 2017.

2.
DE SOUSA MONTEIRO, BRUNO2014 DE SOUSA MONTEIRO, BRUNO; Gomes, Alex Sandro ; MENDES NETO, FRANCISCO MILTON . Youubi: Open software for ubiquitous learning. COMPUTERS IN HUMAN BEHAVIOR, v. 55, p. 1145-1164, 2014.

3.
MONTEIRO, Bruno de Sousa;DE SOUSA MONTEIRO, BRUNO2010 MONTEIRO, Bruno de Sousa; Prota, Thiago Monteiro ; Gomes, Alex Sandro ; Souza, Fernando da Fonseca de . Amadeus TV: Portal Educacional na TV Digital Integrado a um Sistema de Gestão de Aprendizado. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 18, p. 05-16, 2010.

4.
Gomes, Alex Sandro2009Gomes, Alex Sandro ; MELO FILHO, I. J. ; ROLIM, A. L. S. ; MONTEIRO, Bruno de Sousa ; OLIVEIRA, G. R. S. . AMADEUS: Novo Modelo de Sistema de Gestão de Aprendizagem. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 8, p. 2, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MONTEIRO, Bruno de Sousa. Prática de Ensino I: Educação em Computação. 1. ed. Mossoró: EDUFERSA, 2013. 64p .

2.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; QUEIROZ, P. G. G. . Prática de Ensino III: Objetos Digitais de Educação. 1. ed. Mossoró: EDUFERSA, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
BRITO, JOSILENE ALMEIDA ; DE SOUSA MONTEIRO, BRUNO ; Gomes, Alex Sandro ; Amorim, Ricardo José Rocha ; da Rocha Seixas, Luma ; de Melo Filho, Ivanildo José . U-Learning: A Collaborative Experience in the Urban Context. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 40-48.

2.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; Gomes, Alex Sandro . Ubiquitous Technologies and the Emergence of New Learning Experiences. Technology Platform Innovations and Forthcoming Trends in Ubiquitous Learning. 1ed.: IGI Global, 2014, v. , p. 142-159.

3.
Gomes, Alex Sandro ; MONTEIRO, Bruno de Sousa ; MENDES NETO, FRANCISCO MILTON . Aprendizado Ubíquo. In: Hélio Roberto Hekis; Idelmárcia Dantas de Oliveira; Ione Rodrigues Diniz Morais; José Correia Torres Neto; Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo; Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim e Robinson Luís Souza Alves. (Org.). Inovação tecnológica em educação à distância: uma abordagem convergente. 1ed.Natal: EDUFRN, 2013, v. , p. 1-26.

4.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; ANDRADE, Mariel José Pimentel de ; CRUZ, Henry Pôncio ; GOUVEIA, Thiago ; PICADO, Karin ; RODRIGUES, Gil Luna ; TAVARES, Romero . Objetos de aprendizagem: Uma proposta de avaliação da aprendizagem significativa. In: Carme Lúcia Prata; Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento.. (Org.). Objetos de aprendizagem: Uma proposta de recurso pedagógico. 1ed.Brasília: SEED/MEC-Secretaria de Educação a Distância, 2007, v. 1, p. 123-133.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Gomes, Alex Sandro ; MONTEIRO, Bruno de Sousa ; MELO FILHO, I. J. ; ROLIM, A. L. S. ; OLIVEIRA, G. R. S. . Amadeus: Novas Formas de Interação para Educação a Distância. Ciência da Informação, p. 73 - 78, 01 nov. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, JOSILENE ALMEIDA ; MONTEIRO, Bruno de Sousa ; Gomes, Alex Sandro ; AMORIM, RICARDO ; SEIXAS, L. R. ; MELO FILHO, I. J. . U-Learning: A Collaborative Experience in the Urban Context. In: 23th International Conference on Collaboration and Technology (CRIWG 2017), 2017, Saskatoon. 23th International Conference on Collaboration and Technology (CRIWG 2017), 2017.

2.
BRITO, JOSILENE ALMEIDA ; AMORIM, RICARDO ; MONTEIRO, Bruno de Sousa ; MELO FILHO, I. J. ; Gomes, Alex Sandro ; SEIXAS, L. R. . Ubiquitous meaningful learning: Practices in the urban context. In: 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2017, Lisboa. 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2017.

3.
BRITO, JOSILENE ALMEIDA ; SEIXAS, L. R. ; MELO FILHO, I. J. ; Gomes, Alex Sandro ; MONTEIRO, Bruno de Sousa . Meaningful Learning in U-Learning Environments:An Experience in Vocational Education. In: 2nd International Conference on Smart Learning Ecosystems and Regional Development, 2017, Aveiro. 2nd International Conference on Smart Learning Ecosystems and Regional Development, 2017.

4.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; OLIVEIRA, EVERTON JALES DE ; Gomes, Alex Sandro ; NETO, FRANCISCO MENDES . Youubi: Ambiente de Aprendizagem Ubíqua. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió, 2015. p. 111.

5.
BRITO, JOSILENE ALMEIDA ; AMORIM, RICARDO ; DE SOUSA MONTEIRO, BRUNO ; Gomes, Alex Sandro ; DE MELO FILHO, IVANILDO JOSE . Effectiveness of practices with sensors in engaging in meaningful learning in higher education: Extending a framework of ubiquitous learning. In: 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2015, Camino Real El Paso. 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). p. 1.

6.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; Prota, Thiago Monteiro ; Gomes, Alex Sandro ; Souza, Fernando da Fonseca de . Estendendo a Experiência de Ensino a Distância para a Televisão Digital. In: X Fórum Internacional de Software Livre (Workshop de Software Livre), 2009, Porto Alegre. Anais do WSL 2009, 2009.

7.
Lobato, Luanna Lopes ; MONTEIRO, Bruno de Sousa ; Silva, Hugo Torres Calazans Ramos ; Luna, Fábio Caparica ; Gomes, Alex Sandro . Novos estilos de interação em Sistemas de Gestão de Aprendizagem. In: XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2008, Belém. XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Anais do WIE 2008, 2008.

8.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; Prota, Thiago Monteiro ; Souza, Fernando da Fonseca de ; Gomes, Alex Sandro . Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para TVDi. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza. XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008.

9.
Gomes, Alex Sandro ; MONTEIRO, Bruno de Sousa ; Melo, Cássio de Albuquerque ; Arcoverde, Daniel de França ; Alves, Carina Frota . Design da Interação de Novos Produtos para TVD: Abordagens Qualitativas. In: VIII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2008, Porto Alegre. VIII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2008.

10.
Lobato, Luanna Lopes ; MONTEIRO, Bruno de Sousa ; Nibon, Rogério Trévia ; Almeida, Isledna Rodrigues ; Christ, Cibele ; Gomes, Alex Sandro . Aspectos de Percepção como Instrumento de Acompanhamento e de Avaliação em Ambientes Virtuais. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007, São Paulo. XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Workshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais, 2007.

11.
Lobato, Luanna Lopes ; MONTEIRO, Bruno de Sousa ; Nibon, Rogério Trévia ; Silva, Bruno Leonardo Barros ; Luna, Fábio Caparica ; Almeida, Isledna Rodrigues ; Gomes, Alex Sandro . AMADeUs-MM: Rede educacional com integração de serviços multimídia. In: IV International Conference on Systems Integration, 2007, Brasília. IV International Conference on Systems Integration, 2007.

12.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; CUNHA, Ícaro Lins Leitão da ; OLIVEIRA, Milane Caroline de ; MACHADO, Liliane dos Santos . AnatomI 3D: Um Atlas Digital Baseado em Realidade Virtual para Ensino de Medicina. In: VIII Symposium on Virtual Reality, 2006, Belém. VIII Symposium on Virtual Reality, 2006. p. 3-14.

13.
CUNHA, Ícaro Lins Leitão da ; MONTEIRO, Bruno de Sousa ; MORAES, Ronei ; MACHADO, Liliane dos Santos . Compartilhamento de Dados em um Sistema de RV: Uma Aplicação no Sistema CyberMed. In: VIII Symposium on Virtual Reality, 2006, Belém. VIII Symposium on Virtual Reality, 2006. p. 421-432.

14.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; CRUZ, Henry Pôncio ; ANDRADE, Mariel ; GOUVEIA, Thiago ; TAVARES, Romero ; ANJOS, Lucídio F C dos . Metodologia de desenvolvimento de objetos de aprendizagem com foco na aprendizagem significativa. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, Brasília. XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; Melo, Cássio de Albuquerque ; Alves, Carina Frota ; Gomes, Alex Sandro . Uma proposta de rede social para adolescentes na televisão digital interativa. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2008, Porto Velho. XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2008.

2.
ANDRADE, Mariel José Pimentel de ; CRUZ, Henry Pôncio ; MONTEIRO, Bruno de Sousa ; SILVA, Thiago Gouveia da ; TAVARES, Romero ; CABRAL, Lucidio dos Anjos Formiga . O estudo das leis de Newton utilizando objetos digitais de aprendizagem. In: XIV Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2006, João Pessoa. XIV Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2006.

3.
CRUZ, Henry Pôncio ; ANDRADE, Mariel José Pimentel de ; MONTEIRO, Bruno de Sousa ; SILVA, Thiago Gouveia da ; TAVARES, Romero ; CABRAL, Lucidio dos Anjos Formiga . O Uso de Mapas Conceituais em Objetos Digitais de Aprendizagem. In: XIV Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2006, João Pessoa. XIV Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2006.

4.
ANDRADE, Mariel José Pimentel de ; TAVARES, Romero ; CRUZ, Henry Pôncio ; MONTEIRO, Bruno de Sousa ; GOUVEIA, Thiago . Uma abordagem ausubeliana na construção de Objetos de Aprendizagem. In: XIII Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2005, João Pessoa. XIII Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
MONTEIRO, Bruno de Sousa. Estendendo a Experiência de Ensino a Distância para a Televisão Digital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MONTEIRO, Bruno de Sousa. Amadeus-TV: Estendendo a Experiência de Ensino a Distância para a Televisão Digital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MONTEIRO, Bruno de Sousa. Amadeus-TV: Portal Educacional na TV Digital Integrado a um Sistema de Gestão de Aprendizado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MONTEIRO, Bruno de Sousa. Novos estilos de interação em Sistemas de Gestão de Aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MONTEIRO, Bruno de Sousa. Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para TVDi. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MONTEIRO, Bruno de Sousa. AMADeUs-MM: LMS com integração de serviços multimídia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MONTEIRO, Bruno de Sousa. Compartilhamento de Dados em um Sistema de RV: Uma Aplicação no Sistema CyberMed. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MONTEIRO, Bruno de Sousa. AnatomI 3D: Um Atlas Digital Baseado em Realidade Virtual para Ensino de Medicina. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MONTEIRO, Bruno de Sousa. Amadeus-TV: extensão do Amadeus-LMS para TVD. 2009.

2.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; GOUVEIA, Thiago ; ANDRADE, Mariel ; PONCIO, Henry ; TAVARES, Romero ; CABRAL, Lucidio dos Anjos Formiga . Objeto Digital de Aprendizagem: Energia - uma propriedade dos sistemas. 2008.

3.
LIMA, Franklin Ornilo ; MONTEIRO, Bruno de Sousa ; SILVA, Thiago Gouveia da ; ANDRADE, Mariel José Pimentel de ; CRUZ, Henry Pôncio . Objeto Digital de Aprendizagem: Fisica da Visao. 2007.

4.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; SILVA, Thiago Gouveia da ; ANDRADE, Mariel José Pimentel de ; CRUZ, Henry Pôncio ; CABRAL, Lucidio dos Anjos Formiga ; TAVARES, Romero . Objeto Digital de Aprendizagem: Conservacao do momento angular. 2006.

5.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; SILVA, Thiago Gouveia da ; ANDRADE, Mariel José Pimentel de ; CRUZ, Henry Pôncio ; CABRAL, Lucidio dos Anjos Formiga ; TAVARES, Romero . Objeto Digital de Aprendizagem: Hidrostatica. 2006.

6.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; SILVA, Thiago Gouveia da ; ANDRADE, Mariel José Pimentel de ; CRUZ, Henry Pôncio ; CABRAL, Lucidio dos Anjos Formiga ; TAVARES, Romero . Objeto Digital de Aprendizagem: Forças em Ação. 2006.

7.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; SILVA, Thiago Gouveia da ; ANDRADE, Mariel José Pimentel de ; CRUZ, Henry Pôncio ; CABRAL, Lucidio dos Anjos Formiga ; TAVARES, Romero . Objeto Digital de Aprendizagem: Forças no Plano Inclinado. 2006.

8.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; ANDRADE, Mariel José Pimentel de ; SILVA, Thiago Gouveia da ; CRUZ, Henry Pôncio ; CABRAL, Lucidio dos Anjos Formiga ; TAVARES, Romero . Objeto Digital de Aprendizagem: Efeito Fotoelétrico. 2005.



Patentes e registros



Programa de computador
1.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; Gomes, Alex Sandro ; MENDES NETO, F. M. ; OLIVEIRA, E. J. . Youubi. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512016001326-5, data de registro: 07/10/2016, título: "Youubi" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; AMORIM, RICARDO. Participação em banca de Pascoal Eron Santos de Souza. Surdos e a aquisição do português como segunda língua. 2017 - Universidade do Estado da Bahia.

Teses de doutorado
1.
MONTEIRO, Bruno de Sousa. Participação em banca de Josilene Almeida Brito. Aprendizagem Significativa Ubíqua: Práticas Educativas no Contexto Urbano. 2017 - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Qualificações de Mestrado
1.
MONTEIRO, Bruno de Sousa. Participação em banca de Sidney Danilo Firmino Bezerra. Integração de Hipermídias Baseadas em Recomendação Ubíqua do Ambiente de Aprendizagem Youubi. 2017 - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

2.
MONTEIRO, Bruno de Sousa. Participação em banca de Danilo Gomes Carlos. Integração do Youubi com o Moodle via Serviços Web Semânticos. 2017 - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASCIMENTO, J. C. A.; MONTEIRO, Bruno de Sousa. Participação em banca de José Carlos Araújo do Nascimento.Gerência do Projeto digimailing. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia.

2.
Silva, Rodrigo Riccardi; Silva, Rafael de Amorim; MONTEIRO, Bruno de Sousa. Participação em banca de Rodrigo Riccardi Silva.Um Estudo Sobre Identificação e Localização de Dispositivos em Redes WIMAX. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Tecnologia de Pernambuco.

3.
Bezerra, Eduardo Carlos; Silva, Rafael de Amorim; MONTEIRO, Bruno de Sousa. Participação em banca de Eduardo Carlos Bezerra.Estudo Sobre Automação Residencial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Tecnologia de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum de Tecnologia em Software Livre da Regional Recife.Amadeus-TV: Estendendo a Experiência de Ensino a Distância para a TV Digital. 2009. (Encontro).

2.
Seminário Nacional de Televisão Digital: Produção de Conteúdos no Ambiente da Convergência. 2009. (Seminário).

3.
X Fórum Internacional de Software Livre. Estendendo a Experiência de Ensino a Distância para a Televisão Digital. 2009. (Congresso).

4.
XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Amadeus-TV: Portal Educacional na TV Digital Integrado a um Sistema de Gestão de Aprendizado. 2009. (Simpósio).

5.
II Encontro de Software Livre de Pernambuco.AMADeUs-MM: LMS com integração de serviços multimídia. 2008. (Encontro).

6.
Seminário de Televisão Digital: Cenários, Modelos, Linguagem. 2008. (Seminário).

7.
XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para TVDi. 2008. (Simpósio).

8.
XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Novos estilos de interação em Sistemas de Gestão de Aprendizagem. 2008. (Congresso).

9.
. XXIV ENECOMP - Congresso Nacional dos Estudantes de Computação. 2006. (Congresso).

10.
.VIII SVR - Symposium on Virtual Reality. 2006. (Simpósio).

11.
I Encontro Técnico dos Programas Mídias na Educação e RIVED. 2006. (Encontro).

12.
VIII Symposium on Virtual Reality.AnatomI 3D: Um Atlas Digital Baseado em Realidade Virtual para Ensino de Medicina. 2006. (Simpósio).

13.
XXIV Congresso Nacional de Estudantes de Computação. 2006. (Congresso).

14.
.III SATI - Seminário de Atualização em Tecnologia da Informação. 2005. (Seminário).

15.
.XVIII SIBGRAPI - Simpósio Brasileiro de Computação Gráfico e Processamento de Imagem. 2005. (Simpósio).

16.
III Seminário de Atualização em Tecnologia da Informação. 2005. (Seminário).

17.
XVIII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. 2005. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Everton Jales de Oliveira. Youubi Gamer: desenvolvimento e avaliação de uma aplicação baseada em gamificação e geolocalização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Orientador: Bruno de Sousa Monteiro.

2.
José Wesley da Silva Gonçalve. Sistema Web de Monitoramento das interações de estudantes em um ambiente de aprendizagem ubíqua. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Orientador: Bruno de Sousa Monteiro.

3.
Yago Ravell Gonçalves Sousa. Melodiz - Uma solução em software para o desenvolvimento da percepção musical. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Orientador: Bruno de Sousa Monteiro.

4.
Thiago Monteiro Prota. Um Framework para Desenvolvimento de Aplicações Declarativas no SBTVD (Moondo). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Bruno de Sousa Monteiro.

5.
Phillip César Albuquerque Silva. Análise comparativa e prototipagem de soluções para extensão do uso de sistemas de gestão de aprendizagem para TVDi. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Bruno de Sousa Monteiro.

Iniciação científica
1.
Thiago Monteiro Prota. Uso de TV Digital em Sistemas Virtuais de Ensino. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Bruno de Sousa Monteiro.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; Gomes, Alex Sandro ; MENDES NETO, F. M. ; OLIVEIRA, E. J. . Youubi. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512016001326-5, data de registro: 07/10/2016, título: "Youubi" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MONTEIRO, Bruno de Sousa;DE SOUSA MONTEIRO, BRUNO2010 MONTEIRO, Bruno de Sousa; Prota, Thiago Monteiro ; Gomes, Alex Sandro ; Souza, Fernando da Fonseca de . Amadeus TV: Portal Educacional na TV Digital Integrado a um Sistema de Gestão de Aprendizado. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 18, p. 05-16, 2010.

2.
DE SOUSA MONTEIRO, BRUNO2014 DE SOUSA MONTEIRO, BRUNO; Gomes, Alex Sandro ; MENDES NETO, FRANCISCO MILTON . Youubi: Open software for ubiquitous learning. COMPUTERS IN HUMAN BEHAVIOR, v. 55, p. 1145-1164, 2014.


Livros e capítulos
1.
MONTEIRO, Bruno de Sousa. Prática de Ensino I: Educação em Computação. 1. ed. Mossoró: EDUFERSA, 2013. 64p .

2.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; QUEIROZ, P. G. G. . Prática de Ensino III: Objetos Digitais de Educação. 1. ed. Mossoró: EDUFERSA, 2013.

1.
Gomes, Alex Sandro ; MONTEIRO, Bruno de Sousa ; MENDES NETO, FRANCISCO MILTON . Aprendizado Ubíquo. In: Hélio Roberto Hekis; Idelmárcia Dantas de Oliveira; Ione Rodrigues Diniz Morais; José Correia Torres Neto; Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo; Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim e Robinson Luís Souza Alves. (Org.). Inovação tecnológica em educação à distância: uma abordagem convergente. 1ed.Natal: EDUFRN, 2013, v. , p. 1-26.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Gomes, Alex Sandro ; MONTEIRO, Bruno de Sousa ; MELO FILHO, I. J. ; ROLIM, A. L. S. ; OLIVEIRA, G. R. S. . Amadeus: Novas Formas de Interação para Educação a Distância. Ciência da Informação, p. 73 - 78, 01 nov. 2009.


Programa de Computador registrado
1.
MONTEIRO, Bruno de Sousa; Gomes, Alex Sandro ; MENDES NETO, F. M. ; OLIVEIRA, E. J. . Youubi. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512016001326-5, data de registro: 07/10/2016, título: "Youubi" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 8:45:28