Tatiana da Motta Lima Ramos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6549122750769528
  • Última atualização do currículo em 05/04/2018


Possui graduação em Artes Cênicas pela UNIRIO (1991) e em Comunicação Social pela UFRJ (1990). Possui doutorado no Programa de Pós Graduação Em Artes Cênicas (PPGAC) pela UNIRIO (2008), com bolsa sanduíche concedida pela CAPES (2005-2006) na Paris VIII/MSH sob supervisão do Prof. Dr.Jean-Marie Pradier. Sua tese recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2008 e, em 2012, foi editada, na Coleção Estudos, pela Editora Perspectiva, com o nome Palavras Praticadas, o percurso artístico de Jerzy Grotowski (1959-1974). Desde 1994, é professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) atuando na graduação e na pós graduação (PPGAC). Professora colaboradora do programa de pós-graduação em Artes da Cena - UNICAMP - e da Escola Superior de Artes Célia Helena. Coordenou, por 14 anos, o projeto de extensão permanente - Núcleo de Pesquisa do Ator - que organizou eventos e oficinas e, em 2009, produziu o Seminário Internacional Grotowski 2009. É atriz e diretora de teatro bissexta, tendo dirigido, entre os anos de 2016 e 2017, o Grupo Hanimais Hestranhos. A investigação do grupo se deu a partir e através de textos de Beckett e Pessoa. Tem experiência na área de Artes, Teatro, com ênfase em Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: processo criativo do ator, atuação, pedagogia do ator, teatro e subjetividade, atuação e modos de subjetivação, atuação e atenção/escuta, ação física, grotowski, workcenter of jerzy grotowski and thomas richards. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tatiana da Motta Lima Ramos
Nome em citações bibliográficas
MOTTA LIMA, T.;LIMA, Tatiana Motta;LIMA, T.M.;MOTTA-LIMA, Tatiana;MOTTA LIMA, Tatiana

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, Departamento de Interpretação.
Av. Pasteur, 436 - fundos
Urca
22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22952548
Ramal: 31
URL da Homepage: http://www.unirio.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2008
Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Teatro (PPGT).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
com período sanduíche em Maison des Science de L´Homme-Paris (Orientador: Dr. Jean Marie Pradier).
Título: Les mots pratiqués: relação entre terminologia e prática no percurso artístico de Jerzy Grotowski entre os anos 1959 e 1974", Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Dr Luiz Camillo Osório de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Grotowski; Thomas Richards; Teatro Laboratório; parateatro; ator; espectador.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Pedagogia Teatral.
1987 - 1991
Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Prática de Montagem Teatral.
Orientador: vários.
1986 - 1990
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Publicitários e Jornalistas.
Orientador: Ilana Strozemberg.




Formação Complementar


2017 - 2017
Crianças no Círculo - trabalho sobre o Círculo Neutro com François Kahn. (Carga horária: 25h).
Teatro da camera, TEATRO DA CAMERA, França.
2017 - 2017
Faíscas, com Eduardo Landim do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Ric. (Carga horária: 20h).
Na Casa, NA CASA, Brasil.
2015 - 2015
Comportamento Orgânico, ministrado pr Alejandro Tomás Rodriguez. (Carga horária: 20h).
AMOK TEATRO, AMOK TEATRO, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Seminário Voz e Ritual. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Ação Intencional. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2012 - 2012
O Ator Artesão. (Carga horária: 20h).
Cia Ziripitó de Teatro, CIA. ZIRIPITÓ, Brasil.
2011 - 2011
Silêncio: memórias inventadas - François Kahn. (Carga horária: 40h).
AMOK TEATRO, AMOK TEATRO, Brasil.
2011 - 2011
Contato. Atenção. Impulso. - Thomas Richards. (Carga horária: 48h).
Encontro Mundial das Artes Cênicas, ECUM, Brasil.
2004 - 2004
O Treinamento do Ator. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2004 - 2004
Curso com Cacá Carvalho. A poética do ator criativ. (Carga horária: 60h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
1995 - 2002
Formação Continuada Através de Encontros Anuais Co. (Carga horária: 1500h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2001 - 2001
Oficina Internacional Yoshi Oida. (Carga horária: 20h).
Instituto Municipal de Arte e Cultura, RIOARTE, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Treinamento Corporal Permanente do Teatro da Passa. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Teatro da Passagem. (Carga horária: 288h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1999 - 1999
Curso com Maud Robart. (Carga horária: 40h).
Las Téouléres, LAS TÉOULÉRES, França.
1999 - 1999
Curso com Jim Sloviak e Jairo Cuesta. (Carga horária: 120h).
Las Téouléres, LAS TÉOULÉRES, França.
1999 - 1999
Curso com Zigmunt Molik. (Carga horária: 140h).
Association, AFDAS, França.
1993 - 1998
Curso Básico Completo.
Aliança Francesa, ALLIANCEFRANÇAIS, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Beckett Movimentos D'alma. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1997 - 1997
Stage Du Printemps Avec A Mnouchkine. (Carga horária: 90h).
Théâtre Du Soleil, THEATREDUSOLEIL, França.
1996 - 1996
Extensão universitária em Projeto Pedagógico Crianças na Rua Principal. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1996 - 1996
Descobrindo Seu Próprio Clonw Gabriel Guimard. (Carga horária: 8h).
Instituto Municipal de Arte e Cultura, RIOARTE, Brasil.
1995 - 1995
Seminário Pontes Sobre o Vento Iben Nagel Rasmusse. (Carga horária: 100h).
Encontro Internacional de Investigação Teatral, EIIT, Brasil.
1980 - 1986
Curso Regular Completo de Inglês.
Instituto Brasil Estados Unidos, IBEU, Brasil.


Atuação Profissional



UNIRIO, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Escola Superior de Artes Célia Helena, ESCH, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Atividades

2012 - 2013
Ensino, pós graduação lato senso em direção teatral, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Grotowski, diretor

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: professor colaborador, Enquadramento Funcional: Programa de Pós Graduação em Artes


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Bacharelado em Atuação Cênica, .

Cargo ou função
Membro Integrante do Núcleo Docente Estruturante - NDE.
2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PPGAC - UNIRIO, .

3/1994 - Atual
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interpretação II
Interpretação IV
Prática de Montagem Teatral
Técnicas paralelas (disciplina optativa) - O processo criativo do ator
Técnicas paralelas (disciplina optativa) - Um olhar sobre a trajetória de Jerzy Grotowski
Práticas de Cena
3/1994 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Artes, Departamento de Interpretação.

Cargo ou função
participação no Conselho do Departamento de Interpretação.
2012 - 2016
Pesquisa e desenvolvimento , PPGEAC - Programa de pós gradução em Ensino de Artes Cênicas, .

1/2001 - 12/2015
Extensão universitária , Centro de Letras e Artes, Departamento de Interpretação.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto de extensão permanente ?Núcleo de Pesquisa do Ator?..
1/2001 - 1/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Artes, Departamento de Interpretação.

Cargo ou função
representante no Conselho da Escola de Teatro.
04/2002 - 11/2008
Pesquisa e desenvolvimento , PPGT, .

3/2002 - 6/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Artes, Departamento de Interpretação.

Cargo ou função
professor colaborador em laboratório (FINEP).
1/2001 - 1/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Artes, Departamento de Interpretação.

Cargo ou função
representante no Conselho do Centro de Letras e Artes.
6/1996 - 12/2000
Extensão universitária , Centro de Letras e Artes, Departamento de Interpretação.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto de extensão permanente "Ateliê do Ator": núcleo de ação, formação, reciclagem e reflexão sobre a arte do ator..

Faculdade da Cidade, FACULDADEDACIDAD, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: professor nível médio, Enquadramento Funcional: Professor do curso técnico de teatro, Carga horária: 0

Atividades

1/1993 - 1/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Interpretação Teatral
Teatro Contemporâneo

Liceu de Artes e Ofícios, LAO, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1993
Vínculo: professor de nível médio, Enquadramento Funcional: Outro - professor de ensino médio, Carga horária: 20

Atividades

3/1991 - 2/1993
Direção e administração, Curso Técnico de Publicidade e Propaganda, .

Cargo ou função
Supervisora Geral do curso técnico de Publicidade e Propaganda.
3/1991 - 2/1993
Outras atividades técnico-científicas , Curso Técnico de Publicidade e Propaganda, Curso Técnico de Publicidade e Propaganda.

Atividade realizada
Coordenação Geral do Seminário Anual de Publicidade e Propaganda (SEPPRO).
6/1990 - 2/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Criação em Publicidade e Propaganda
Planejamento em Publicidade e Propaganda


Linhas de pesquisa


1.
PROCESSOS FORMATIVOS E EDUCACIONAIS

Objetivo: A Linha de Pesquisa Processos Formativos e Educacionais integra pesquisadores que investigam diferentes concepções, procedimentos e metodologias relacionados ao artista cênico, com enfoque especial na prática laboratorial como lugar privilegiado de análise e ainda as artes cênicas nas suas relações com os saberes, processos e práticas da Educação em contextos formais e informais de ensino..
2.
PROCESSOS CÊNICOS EM EDUCAÇÃO
3.
Teorias e Técnicas - pesquisa: Les Mots Pratiqués:uma interpretação da trajetória artística de Jerzy Grotowski através de um estudo de sua terminologia


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Grotowski pós-teatral: parateatro, teatro das fontes, objective drama e arte como veículo
Descrição: Neste projeto trienal (2017/2020), gostaria de fazer um trabalho historiográfico sobre as fases do parateatro, teatro das fontes, objective drama e arte como veículo do percurso artístico de Grotowski. Buscarei ainda analisar os conceitos chaves (que chamei, na tese, de ?palavras praticadas?, para reforçar o caráter laboratorial da terminologia de Grotowski) do artista, noperíodo após 1974 e até a Arte como Veículo, última fase de seu trabalho. Como foco inicial, pretendo olhar para as noções de sagrado que se constroem nestas investigações e também para o binômio modos de fazer/modos de subjetivação construído nas diferentes fases. As perguntas principais são: Quais as noções de sagrado trabalhadas nestas fases e quais as noções de sujeito (e de corpo) se depreendem das (e, ao mesmo tempo, criam as) ações artísticas ? procedimentos, exercícios, etc - desenvolvidas neste período..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Ator: presença e vacância. Beckett e Pessoa como pedagogos do ator
Descrição: Nesse projeto trienal, pretendo continuar a refletir sobre os conceitos de presença, e de vacância (ausência) no trabalho do ator, e na pedagogia voltada para a formação do ator, a partir de algumas matrizes poéticas e estéticas. Nos três anos dessa pesquisa pretendo 1) continuar o levantamento bibliográfico sobre o conceito de presença e de vacância/ausência na sua relação com a atuação. Para isso, determinados termos do campo teatral como escuta, atenção e contato, entre outros, serão estudados. Também o conceito de ?via negativa? de Grotowski será estudado e oferecerá um ponto de vista para reflexão sobre pedagogia do ator; 2) realizar cruzamentos teórico-conceituais entre esses termos da atuação e uma certa vertente filosófica que se dedica a refletir sobre a produção de diferentes modos de subjetivação (ou dessubjetivação), entendendo, então, o trabalho do ator e suas escolhas artesanais como processos de subjetivação/dessubjetivação 3) trabalhar sobre textos de Samuel Beckett e Fernando Pessoa, lendo-os como possíveis produtores de um método ? ou, talvez, um anti-método ? para a formação de atores que leve em consideração os conceitos trabalhados acima. 4) continuar a pesquisa laboratorial ? Hentre hos animais hestranhos heu hescolho hos humanos ? sobre estes mesmos autores e textos. Os produtos da investigação serão tanto artigos a serem publicados em revistas científicas como fragmentos de cenas a serem apresentados, já que a pesquisa tem caráter teórico e laboratorial. Além disso, ministrei no primeiro semestre de 2017, um curso temático no PPGAC/UNIRIO ? Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas - versando sobre esta investigação. O projeto tem duas bolsistas de IC.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2015
Grotowski: percurso, influências e desdobramentos
Descrição: Essa é uma pesquisa trienal. No primeiro momento, buscar-se-á analisar o percurso de Grotowski entre os anos 1976 e 1999, utilizando o mesmo approche de confronto/colaboração entre a terminologia e a prática do artista que utilizei em minha tese de doutorado. Aqui perseguirei tanto as noções de 'sagrado', quanto a própria relação (ou relações) entre a arte e o sagrado inscritas no trabalho de Grotowski. Na tese, embora me concentrasse nos anos 1959-1974/75, entendia que certos termos se explicitavam melhor quando em contato com outros termos ou procedimentos realizados em anos posteriores e, por isso, teci inúmeras relações entre aquele momento do percurso de Grotowski e, principalmente, a fase da arte como veículo (1986-1999). Nessa nova pesquisa seguirei o caminho inverso. Analisando textos e procedimentos realizados por Grotowski nas fases do Teatro das Fontes (1976-1982), do Objective Drama (1982-1985) da arte como veículo (1986-1999) e as possíveis noções de sagrado que dali se depreenderam, pretendo poder clarear ? por oposição ou colaboração ? também noções da fase dita teatral e parateatral do artista e voltar a investigar termos como ator santo, ato total, teu Homem, encontro e organicidade, entre outros. Tanto o período entre 1976 e 1985 quanto a própria questão do 'sagrado' não foram muito exploradas até agora na obra de Grotowski. Salvo alguns trabalhos importantes, mas que dizem respeito principalmente à fase nomeada de 'arte como veículo' (1985-1999), ainda não se investigou a contento as transformações operadas no 'Teatro das Fontes' e no 'Objective Drama'. A bibliografia não é muito grande, mas creio que confrontando-a com depoimentos e trabalhos internacionais ainda não publicados ? teses e dissertações ? poder-se-á começar a analisar essas fases bem como as noções de sagrado, e as relações entre arte e sagrado, daí advindas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Tatiana da Motta Lima Ramos - Coordenador.Número de orientações: 2
2010 - 2015
Modos de fazer, modos de ensinar, modos de subjetivação?: análise de noções de ator e de atuação resultantes de diferentes pedagogias, estratégias e processos criativos?
Descrição: No projeto tenho por objetivo examinar as noções de ator e de atuação e as práticas pedagógicas de atuação a partir e através do conceito de modos de subjetivação, desenvolvido pelo filósofo Michel Foucault. Dessa perspectiva, as artesanias teatrais não são vistas por mim apenas como técnicas (no sentido moderno da palavra), mas como lugares de produção de subjetividades e, portanto, em alguns casos, de um possível ?trabalho sobre si?, como preconizavam Stanislavski e Grotowski. Isso nos permite pensar os deslizamentos entre teatro e vida de maneira rigorosa, uma vez que eles estão diretamente vinculados ao artesanato atoral e às maneiras de fazer e de ensinar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2008
Les Mots Pratiqués:uma interpretação da trajetória artística de Jerzy Grotowski através de um estudo de sua terminologia
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1996 - 1997
"O Método das Ações Físicas de Stanislavski e sua retomada no trabalho de Grotowski
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1996
O Trabalho do Ator, a experiência do concreto: As ações físicas de Stanislavski e a relação do ator com o objeto no Teatro de tadeusz Kantor
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2001 - 2015
Núcleo de Pesquisa do Ator
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
1996 - 2000
Ateliê do Ator
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista PesquisAtor (ECA/USP)
2012 - Atual
Periódico: Revista do Lume (UNICAMP)
2012 - Atual
Periódico: Revue Culture Kairos
2012 - Atual
Periódico: Mimesis Journal Books


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO]


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Pedagogia Teatral.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Italiano
Compreende BemLê Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Prêmios e títulos


2013
Bolsa Santander Universidade de Mobilidade Acadêmica,, Banco Santander/UNIRIO.
2011
Prêmio de Teatro Myriam Muniz de Circulação com o espetáculo "3 Horizontes", FUNARTE.
2010
menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2008, Capes.
1998
Programme Courants - Séjour Culture, Maison des Cultures du Monde/Alliance Française/Ministère de la Culture.
1997
DELF - Diplôme d'Études en Langue Française, Ministere de L'Education Nationale.
1997
DALF - Diplôme Approfondi de Langue Française - unités B1 e B2, Ministere de L'Education Nationale.
1995
Melhor atriz coadjuvante no V Festival de Novos Talentos do Teatro, RIOARTE.
1990
Shell (juntamente com o grupo Mergulho no Trágico), Shell.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOTTA-LIMA, Tatiana2016MOTTA-LIMA, Tatiana. Beckett, pedagogo do ator: práticas de esgotamento. Revista Sala Preta, v. 16, p. 5-23, 2016.

2.
MOTTA-LIMA, Tatiana2014MOTTA-LIMA, Tatiana. Considerações sobre The Action. Performatus, v. ano 2, p. s/n, 2014.

3.
MOTTA-LIMA, Tatiana2013MOTTA-LIMA, Tatiana. Para reler Grotowski. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 2, p. 6-19, 2013.

4.
MOTTA-LIMA, Tatiana2013MOTTA-LIMA, Tatiana. ?Cantem, pode acontecer alguma coisa?: em torno dos cantos e do cantar nas investigações do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 3, p. 220-240, 2013.

5.
MOTTA LIMA, T.2012MOTTA LIMA, T.. A noção de escuta: afetos, exemplos e reflexões. Revista do Lume (UNICAMP), v. 2, p. 1, 2012.

6.
MOTTA LIMA, T.2010 MOTTA LIMA, T.. Experimentar a memória, ou experimentar-se na memória: apontamentos sobre a noção de memória no percurso artístico de Jerzy Grotowski a partir de reflexões sobre ?O Príncipe constante?, espetáculo de 1965, e ?The Letter?, Action do Workcenter iniciada em 2005.. Sala Preta (USP), v. 9, p. 159, 2010.

7.
MOTTA LIMA, T.2010MOTTA LIMA, T.. Atenção, porosidade e vetorização: Por onde anda o ator contemporâneo?. Subtexto (Belo Horizonte), v. 6, p. 27, 2010.

8.
MOTTA LIMA, T.2005MOTTA LIMA, T.. Conter o incontível: apontamentos sobre os conceitos de 'estrutura' e 'espontaneidade' em Grotowski. Sala Preta (USP), v. 5, p. 47-67, 2005.

9.
MOTTA LIMA, T.1999MOTTA LIMA, T.. A arte como veículo. Revista do Lume (UNICAMP), Campinas, SP, v. 02, p. 10, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOTTA LIMA, T.. Palavras Praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski (1959 - 1974). 1. ed. Rio de janeiro: Perspectiva, 2012. 480p .

Capítulos de livros publicados
1.
PRADIER, J. M. ; AUTANT-MATHIEU, M. C. ; ICLE, G. ; MOTTA-LIMA, Tatiana . Chantez,il pourra se passer quelque chose. In: Jean-Marie Pradier. (Org.). La Croyance et le corps. 1ed.Pessac: Presses Universitaires de Bordeaux, 2015, v. 1, p. 181-190.

2.
MOTTA-LIMA, Tatiana. ?Trabalho sobre si em Grotowski e no Workcenter: novas formas de subjetividade, novos corpos?. In: Nara Keiserman; Joana Ribeiro. (Org.). O Corpo Cênico: entre a dança e o teatro. 1ed.São Paulo: AnnaBlume, 2013, v. , p. 181-196.

3.
MOTTA-LIMA, Tatiana. Investigate the memory or investigate oneself through the memory. In: Antonio Attisani. (Org.). Jerzy Grotowski: L?Eredità Vivente.. 1ed.Torino: Academia University Press, 2013, v. , p. 55-70.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOTTA LIMA, T.. Reflexão de Grotowski vai além do teatro para alcançar temas complexos da filosofia e da arte. JornalEstado de Minas, Belo Horizonte e webpage, 30 abr. 2011.

2.
MOTTA LIMA, T.. Arte como veículo. Jornal Ato Ação, Rio de Janeiro, , v. 6, 01 jul. 2005.

3.
MOTTA LIMA, T.. A pesquisa prática do ator: reflexões de palco e sala de aula. Cênica - revista de teatro, Campinas, SP, , v. 2, p. 6 - 9, 01 nov. 2002.

4.
MOTTA LIMA, T.. Em questão: o espetáculo insônia. Jornal Ato Ação, Rio de Janeiro, , v. 8, 02 abr. 2001.

5.
MOTTA LIMA, T.. Em Busca (e à espreita) de uma pedagogia para o ator. Revista RESET - publicação seriada do projeto RESET (reflexões sobre o ensino do teatro), Campinas, SP, , v. 1, p. 51 - 63.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOTTA LIMA, T.. O Canto e o Cantar no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. In: VII Congresso da ABRACE, 2012, Porto Alegre. VII Congresso da ABRACE, 2012.

2.
MOTTA LIMA, T.. The Living Room: convidados na 'sala' da arte como veículo. In: VI Reunião Científica da ABRACE, 2011, Porto Alegre. VI Reunião Científica da ABRACE, 2011.

3.
MOTTA LIMA, T.. Grotowski: arte, espiritualidade e subjetividade. In: VI Congresso da ABRACE, 2010, Sâo Paulo. Anais do VI Congresso ABRACE, 2010.

4.
MOTTA LIMA, T.; GOMES, R.C. ; Borba, Patrícia de . A noção de organicidade no percurso investigativo de Jerzy Grotowski. In: VI Colóquio Internacional de Etnocenologia, 2009, Belo Horizonte. Anais do VI Colóquio Internacional de Etnocenologia, 2009.

5.
MOTTA LIMA, T.. Ler Grotowski: entre textos e práticas, História e histórias. In: V Congresso Abrace, 2008, Belo Horizonte. Anais do V Congresso - Crítica e Reflexão Crítica, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOTTA-LIMA, Tatiana. Quanto a mim vai ser alegre que ainda não foi dado estabelecer com o menor grau de precisão o que sou? ou Os textos de Beckett como mapas para uma atuação outra. In: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2014, Belo Horizonte. VIII Congresso da ABRACE, 2014.

2.
MOTTA LIMA, T.. Em Busca (e à espreita) de uma pedagogia para o ator. In: XV CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil, 2004, Rio de Janeiro. ainda em preparação, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
MOTTA-LIMA, Tatiana. O Stanislavski de Grotowski. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MOTTA-LIMA, Tatiana; MENCARELLI, F. ; RIBEIRO, Monica ; GOMES, R. . ?Beckett Pedagogo: Práticas de Esgotamento para o Ator?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MOTTA-LIMA, Tatiana. Organicidade em Grotowski: De que ?vida? se trata?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MOTTA-LIMA, Tatiana; FERRACINI, R. ; GOMES, R. . Ensino e pesquisa em Educação - Beckett, metodólogo do ator. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MOTTA-LIMA, Tatiana. Os textos de Beckett como mapas para uma atuação 'outra'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MOTTA-LIMA, Tatiana; MATERNO, A. ; FERREIRA, G. . O Ensino da Arte e a Formação do Artista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MOTTA-LIMA, Tatiana; METZLER, M. . Grotowski e o trabalho sobre si. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MOTTA LIMA, T.. Trabalho sobre si em Grotowski e no Workcenter: novas formas de subjetividade, novos corpos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MOTTA LIMA, T.. Le travail du Workcenter. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
MOTTA LIMA, T.. A noção de Organicidade no Percurso Investigativo de Jerzy Grotowski". 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MOTTA LIMA, T.. "O Príncipe Constante ea 'aceitação' da natureza-corpo-fisiologia no Teatro laboratório de Jerzy Grotowski". 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MOTTA LIMA, T.. O percurso de Ludwik Flaszen. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MOTTA LIMA, T.. Por um Grotowski 'pesquisador': uma provocação a nossa necessidade de mitos e de métodos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MOTTA LIMA, T.. Questões de ator a partir da obra de J. Grotowski. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MOTTA LIMA, T.. Organicidade em Grotowski: o percurso de uma investigação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MOTTA LIMA, T.. Ler Grotowski: entre textos e práticas, História e histórias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MOTTA LIMA, T.; ATTISANI, A. ; MARINIS, M. ; ALLAIN, P. . « Dans le croissement entre l?art et la vie: les ?mots pratiqués? de Grotowski et l?enseigner/apprendre au Workcenter ». 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MOTTA LIMA, T.. Del Teatro-Laboratorio al Workcenter de Grotowski. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MOTTA LIMA, T.. Temporalidade e processo criativo (participação na mesa redonda: O Tempo na Obra de Ficção. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MOTTA LIMA, T.. Do Teatro Laboratório ao Workcenter: um olhar sobre a trajetória de Jerzy Grotowski. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
MOTTA LIMA, T.. Em Busca (e à espreita) de uma pedagogia para o ator. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MOTTA LIMA, T.. Deslizamentos entre arte e vida: uma questão contemporânea. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
MOTTA LIMA, T.. Deslizamentos entre arte e vida na investigação de Jerzy Grotowski. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
MOTTA LIMA, T.. A Investigação teatral de J. Grotowski à frente do Teatro-Laboratório. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
MOTTA LIMA, T.. Hibridismo no processo de montagem (na Mesa Redonda: Linguagens Híbridas na Cena Contemporânea). 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MOTTA LIMA, T.. Jerzy Grotowski e o trabalho do ator. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
MOTTA LIMA, T.. Em Busca do Mínimo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
MOTTA LIMA, T.. Jerzy Grotowski: uma trajetória. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
MOTTA LIMA, T.. Teatro e Ritual - reflexões sobre o trabalho atual do Workcenter de Grotowski e Thomas Richards. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
MOTTA LIMA, T.. Consideraciones sobre The Action. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MOTTA-LIMA, Tatiana; Kahn, François . Jardinier Silencieux. Turim, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
MOTTA-LIMA, Tatiana. LEER A GROTOWSKI, ENTRE TEXTOS Y PRÁCTICAS, HISTORIA E HISTORIAS 2015 (Texto publicado no site do Grupo Teatral mexicano "Rabinal").

3.
QUILICI, C. ; MOTTA-LIMA, Tatiana . Prefácio. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
Richards, Thomas ; Wolford,L. ; Salata, K. ; MOTTA LIMA, T. . As an Unbroken Stream (no livro The Heart of Practice). Nova Iorque: Routledge, 2008 (entrevistadora de Thomas Richards).

5.
OLLIVIER, A. ; GARCIA, S. ; VANUCCI, A. ; MOTTA LIMA, T. . Grotowski: uma história mais rica que o mito. Rio de Janeiro: Revista Folhetim n.26 - Editora Teatro Pequeno Gesto, 2007 (Resenha do livro "O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski - 1959 - 1969" - Perspectiva/SESC/SP).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MOTTA-LIMA, Tatiana. Revisão técnica do livro 'Ryszard Cieslak Ator-símbolo dos Anos Sessenta'. 2015.

2.
MOTTA LIMA, T.. Revisão técnica do livro: Trabalho de Voz e Corpo de Zygmunt Molik (978-85-8033-084-7), publicado pela É Realizações. 2012.

3.
MOTTA LIMA, T.. Revisão Técnica do livro: Jerzy Grotowski (Routledge Performance Practitioners),pela Editora É Realizações. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
MOTTA-LIMA, Tatiana; LIMA, C. A. . Experimentos de si:o corpo como espaço de travessia, oficina realizada no 48 Festival de Inverno da UFMG. 2016. .

2.
MOTTA-LIMA, Tatiana. Curso teórico/prático de 40horas: 'Quanto a mim vai ser alegre...': Beckett e Pessoa. 2014. .

3.
MOTTA LIMA, T.. Curso teórico/prático de 40horas: 'Quanto a mim vai ser alegre...': Beckett e Pessoa. 2012. .

4.
MOTTA LIMA, T.. Experimento I: Beckett/Pessoa - 20 horas. 2012. .

5.
MOTTA LIMA, T.; CINELLI, C. E. ; REATEGUI, R. . Oficina Teatral: Entre o teatro e a narração - Cuiabá. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MOTTA LIMA, T.; CINELLI, C. E. ; REATEGUI, R. . Oficina Teatral: Entre o teatro e a narração - João Pessoa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MOTTA LIMA, T.; CINELLI, C. E. ; REATEGUI, R. . Oficina Teatral: Entre o teatro e a narração - Florianópolis. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Cinelli, C ; REATEGUI, R. ; MOTTA LIMA, T. . Oficina Teatral: Entre o teatro e a narração - Uberlândia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MOTTA LIMA, T.. Palavras praticadas: ler (ou reler) Grotowski. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MOTTA LIMA, T.; MARFUZ, L.C.A . Corpo fora do lugar: Movimento, fluxo e desordem no percurso entre treinamento psicofísico e construção cênica pela via das ações físicas. 2011. (qualificação de mestrado).

11.
OLIVEIRA, Érico José ; MOTTA LIMA, T. . Estudo sobre o surgimento da noção de organicidade a partir do entendimento do corpo do ator nas práticas teatrais de Jerzy Grotowski entre os anos 1959-1969. 2011. (qualificação de mestrado).

12.
COSTA, J. ; MOTTA LIMA, T. ; Scheneider, A . A organicidade na ação cômica como resistência. 2010. (qualificação de mestrado).

13.
Keiserman,Nara ; COSTA, J. ; MOTTA LIMA, T. . O Príncipe constante de Ryszard Cieslak e Jerzy Grotowski: transgressãoe processos de construção como possibilidades do político na arte. 2010. (qualificação de mestrado).

14.
Keiserman,Nara ; Bento, E. ; MOTTA LIMA, T. . Treinamento. 2010. (qualificação de mestrado).

15.
MOTTA LIMA, T.; Ribeiro, M. ; MENDONÇA, L. . A Imaginação no "Método das Ações Físicas de K. Stanislavski: uma investigação da concretude da imaginação no corpo do ator". 2010. (qualificação de mestrado).

16.
COSTA, J. ; Virgolino, Walder ; MOTTA LIMA, T. . A Companhia Ueinzz e a profanação da cena teatral. 2009. (qualificação de mestrado).

17.
Virgolino, Walder ; MOTTA LIMA, T. . O ator na cena contemporânea brasileira: Imagens referencializantes - unidade na multiplicidade.. 2007. (qualificação de mestrado).

18.
ATTISANI, A. ; ALLAIN, P. ; MOTTA LIMA, T. ; MARINIS, M. . participante do "documentation team" do projeto "Traicing Roads Across" do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. 2006. (documentação de trabalho artístico).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MOTTA-LIMA, Tatiana; TRINDADE, B. ; ZELMA, J. ; SAMARINO, L. ; ASATO, R. . Experimento Cênico (III) Hentre hos hanimais hestranhos heu hescolho hos humanos. 2017. Teatral.

2.
MOTTA-LIMA, Tatiana; ZELMA, J. ; TRINDADE, B. ; ASATO, R. ; SAMARINO, L. . Experimento Cênico (IV) Hentre hos hanimais hestranhos heu hescolho hos humanos. 2017. Teatral.

3.
MOTTA-LIMA, Tatiana; ZELMA, J. ; ASATO, R. ; SAMARINO, L. ; TRINDADE, B. . Experimento Cênico (V) ?Hentre hos hanimais hestranhos heu hescolho hos humanos: em torno de ?O Inominável?, de Beckett? no Seminário CRIA 2016 - Corpo e Cena: para além da técnica, realizado na Escola de Belas Artes da UFMG, entre os dias 23 e 25 de maio de 2016.. 2017. Teatral.

4.
MOTTA-LIMA, Tatiana; ZELMA, J. ; ASATO, R. ; TRINDADE, B. ; SAMARINO, L. ; Caldas, carolina ; Dantas, Duanny . Leitura integral, ininterrupta e coletiva do romance ?O Inominável? de Samuel Beckett, apresentação da performance que teve duração de 7 horas no evento Maratona Beckett na UNIRIO.. 2017. Performática.

5.
MOTTA-LIMA, Tatiana; COSTA, M. G. ; ZELMA, J. ; SAMARINO, L. . Experimento Cênico (I) ?Hentre hos hanimais hestranhos heu hescolho hos humanos: em torno de ?O Inominável?, de Beckett? no Seminário CRIA 2016 - Corpo e Cena: para além da técnica, realizado na Escola de Belas Artes da UFMG, entre os dias 23 e 25 de maio de 2016.. 2016. Teatral.

6.
MOTTA-LIMA, Tatiana; COSTA, M. G. ; SAMARINO, L. ; ZELMA, J. . Experimento Cênico (II) 'Hentre hos hanimais hestranhos heu hescolho hos humanos', vinculado à pesquisa institucional 'Ator: presença e vacância'. 2016. Teatral.

7.
MOTTA LIMA, T.; CINELLI, C. E. ; REATEGUI, R. ; CONTENTE, Helena ; ALMEIDA, A. . Espetáculo 3 Horizontes - Circulação - João Pessoa. 2011. Teatral.

8.
MOTTA LIMA, T.; CINELLI, C. E. ; REATEGUI, R. ; ALMEIDA, A. ; CONTENTE, Helena . Espetáculo 3 Horizontes - Circulação - Florianópolis. 2011. Teatral.

9.
MOTTA LIMA, T.; CINELLI, C. E. ; REATEGUI, R. ; CONTENTE, Helena ; ALMEIDA, A. . Espetáculo 3 Horizontes - Circulação - Cuiabá. 2011. Teatral.

10.
Cinelli, C ; REATEGUI, R. ; CONTENTE, Helena ; ALMEIDA, A. ; MOTTA LIMA, T. . Espetáculo 3 Horizontes - Circulação - Uberlândia. 2011. Teatral.

11.
CINELLI, C. E. ; MOTTA LIMA, T. ; REATEGUI, R. ; CONTENTE, Helena ; ALMEIDA, A. . 3 Horizontes - Teatro do Jóquei. 2010. Teatral.

12.
CINELLI, C. E. ; MOTTA LIMA, T. . 3 Horizontes - Teatro da Caixa no Rio de Janeiro e em Salvador. 2010. Teatral.

13.
MOTTA LIMA, T.; HAMMAM, T. ; CINELLI, C. E. ; REATEGUI, R. ; GOULARD, W. . Insônia - espetáculo baseado em O livro do Desassossego de Feranado Pessoa. 2002. Teatral.

14.
MOTTA LIMA, T.; GUERRA, N. . espetáculo teatral - Complexiótica Hermética - nível I. 2001. Teatral.

15.
MOTTA LIMA, T.; CINELLI, C. E. ; GOULARD, W. . espetáculo teatral O Balão e a Canoa. 2000. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MOTTA LIMA, T.. O Processo Criativo do Ator: o lugar da instabilidade ou entre a espontaneidade e a disciplina. 2004. .

2.
MOTTA LIMA, T.. O Processo Criativo do Ator: o lugar da instabilidade ou como seguir o que se transforma. 2004. .

3.
MOTTA LIMA, T.. El lugar de la instabilidad: el trabajo del artista escénico hoy. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MOTTA LIMA, T.. O Processo Craitivo do Ator: o lugar da instabilidade ou como seguir o que se transforma. 2004. .

5.
MOTTA LIMA, T.. Processos Criativos do 'Atuante': o lugar da instabilidade ou como seguir o que se transforma. 2002. .

6.
MOTTA LIMA, T.. Workshop para atores. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MOTTA LIMA, T.. Workshop para atores. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MOTTA LIMA, T.. Workshop para atores. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MOTTA LIMA, T.. Teatro da Passagem - cia teatral iniciada em 2000. 2000 (Cia de teatro).

10.
MOTTA LIMA, T.; COSTA, J. ; MELLO, A. ; FREITAS, N. ; LEME, A. P. . Cia teatral Mergulho no Trágico. 1986 (Cia de teatro).

Demais trabalhos
1.
MOTTA LIMA, T.. assessoria ao espetáculo " 3 Horizontes" do Grupo "Tapetes Contadores de Histórias". 2010 (Assessoria) .

2.
MOTTA LIMA, T.. assessoria ao espetáculo "Rosa dos Tempos" da turma de formandos de 2009 do Palácio das Artes, dirigido por Cristiano Peixoto. 2009 (Assessoria) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOTTA-LIMA, Tatiana; KAISERMAN, N. W.; PLÁ. D.R; QUILICI, C.. Participação em banca de Maria Luiza Tavares Cavalcanti. Habitar-se no silêncio: uma experiência da atenção plena na pedagogia do ator. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - PPGAC UNIRIO.

2.
Lignelli, César; Hartmann, Luciana; MOTTA-LIMA, Tatiana. Participação em banca de Jessiara Menezes Lorena. Aboio: Ressonâncias do contato de uma atriz. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília.

3.
FEITOSA, C.; COLLA, A. C.; MOTTA-LIMA, Tatiana. Participação em banca de Tânia Tiemi Ikeoka. Travessias Ético-Políticas do Corpo. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - PPGAC UNIRIO.

4.
MATESCO, V.; COPELIOVITCH, A.; MOTTA-LIMA, Tatiana. Participação em banca de Leonardo Samarino Lages. Outra vez um corpo. Onde nenhum: O Teatro de Samuel Beckett. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense.

5.
MOTTA-LIMA, Tatiana; THAIS, M.; JANUZELLI, A. L. D.. Participação em banca de Caio Augusto Paduan. Aprendizagem nas palavras:um caminho possível do homem ao ator. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

6.
MOTTA-LIMA, Tatiana; MENCARELLI, F.; KAISERMAN, N. W.. Participação em banca de Luciano Matricardi de Freitas Pinto. O Performer de Grotowski: ritual, tradição e subjetividade. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - UNIRIO.

7.
MOTTA-LIMA, Tatiana; GUBERFAIN, J. C.; BENTO, M. E. R. N.; BERNAT, I. G.. Participação em banca de Letícia Carvalho. ?Um Canto que é escuta: uma investigação da unidade corpo/voz no ator que canta?. 2014. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - PPGAC UNIRIO.

8.
MOTTA-LIMA, Tatiana; SOARES, A.L.M.; ICLE, G.. Participação em banca de Helena Maria Varvaki Rados. Ator: um artesão de si mesmo no exercício da sua arte. 2013. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - UNIRIO.

9.
MOTTA-LIMA, Tatiana; THAIS, M.; LOPES, B.. Participação em banca de Natacha Dias. As relações entre corpo e memória de Stanislavski a Grotowski: um olhar de filiação artística. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

10.
MOTTA-LIMA, Tatiana; QUILICI, C.; SOARES, A.L.M.. Participação em banca de André Luiza Rodrigues Ferreira. Palhaço e Transgressão: Percursos, Atravessamentos e Reflexões. 2013. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - PPGAC UNIRIO.

11.
BONFITTO,Matteo; MOTTA LIMA, T.; MENCARELLI, F.; QUILICI, C.. Participação em banca de Lidia Olinto do Valle Silva. A Precisão Psicofísica: um estudocomparativo entre os espetáculos Akropolis, O Príncipe constante e Apocalypsis cum Figuris de Jerzy Grotowski. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de pós Graduação em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
MOTTA-LIMA, Tatiana; BRANTES, E.; COELHO, J. L. L.. Participação em banca de Tatiana France. Errâncias Urbanas - Homem-Produto e Poéticas de um Andarilho. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - PPGAC UNIRIO.

13.
Keiserman,Nara; THAIS, M.; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de Tuini dos Santos Bitencourt. O Príncipe constante de Ryszard Cieslak e Jerzy Grotowski: Transgressão e Processos de Construção como possibilidades do político na arte. 2011. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - PPGAC UNIRIO.

14.
MARFUZ, L.C.A; Silva, Hebe; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de Leonel Henckes. Corpo fora do lugar: Movimento,fluxo e desordem no percurso entre treinamento psicofísico e construção cênica pela via das ações físicas. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

15.
VERSIANI, Daniela; CARDOSO, Marília; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de Priscila Danni Ferreira Correia. Fios de Memória, redes de afetos e pontos de intersecção: uma experiência teatral auto-reflexiva. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

16.
OLIVEIRA, Érico José; MARFUZ, L.C.A; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de Francisco Farabundo López Sivira. 'Corpo' e 'Organicidade' em Práticas Grotowskianas:das primeiras encenaçôes ao Príncipe constante. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

17.
COPELIOVITCH, Andréa; CERBINO, Beatriz; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de Michele Almeida Zaltron. Imaginação e Desconstrução em K.Stanislavski. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

18.
MENCARELLI, F.; ROCHA, Maurílio; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de Cristiano Peixoto Gonçalves. A perspectiva orgânica da ação vocal no trabalho de Stanislavski, Grotowski e Brook. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

19.
COSTA, J.; COCCO, G.; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de André Luiz Lopes Magela. A Companhia Ueinzz e a profanação da cena teatral. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

20.
COSTA, J.; FERRACINI, R.; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de Henrique Viana Escobar. Considerações ao Palhaço Contemporâneo: o aqui-agora e o ser-no-mundo na análise dos solos de Ricardo Puccetti, Marcio Libar e Gardi Hutter. 2010. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - PPGAC UNIRIO.

21.
FERRACINI, R.; MOTTA LIMA, T.; SPERBER, S. F.. Participação em banca de Brisa de Oliveira Viana. "O Saber que tem força das Fontes". 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de pós Graduação em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
SCHOLLHAMMER, K. E.; KIFFER, A. P. V.; COUTINHO, A. M. B.; COSTA, J.; QUILICI, C.; MOTTA-LIMA, Tatiana. Participação em banca de Vitor Manuel Carneiro Lemos. Drama e Subjetividade na atuação contemporânea: uma apropriação das ações físicas de Stanislavski. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
MOTTA-LIMA, Tatiana; ANDRADE, E. M. F.; BRITO, M. C. S.; VASSINA, E.; COPELIOVITCH, A.. Participação em banca de Michele Almeida Zaltron. O Trabalho do Ator sobre si mesmo segundo o "sistema" de K. Stanislavski. 2016. Tese (Doutorado em PPGAC - UNIRIO) - PPGAC UNIRIO.

3.
COSTA, J.; MOTTA-LIMA, Tatiana; MERISIO, P. R.; FLORENTINO, A.; KASTRUP, V.. Participação em banca de André Luiz Lopes Magela. Produção de Subjetividade em Dimensões Teatrais: Composições, Propostas e Apostas para uma Educação Teatral. 2015. Tese (Doutorado em PPGAC - UNIRIO) - PPGAC UNIRIO.

4.
MOTTA LIMA, T.; FISCHER, R. M. B.; TRAVERSINI, C. S.; LULKIN, S. A.; PEREIRA, M. A.. Participação em banca de Celina Nunes Alcantara. Formação Teatral como criação: narrativas sobre modos de ficcionar a si mesmo. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
LOPES, Sara; BONFITTO,Matteo; FEIX, T. A. C.; MOTTA LIMA, T.; SANTANA,Mario Alberto de. Participação em banca de Daniel reis Plá. Sobre Cavalgar o Vento: contribuições da meditação budista no processo de formação do ator. 2012. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
MENCARELLI, F.; ROCHA, M. A.; ANDRE, A.; COSTA, M. J. S. R.; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de Mauro Rodrigues. Performance, Corpo e Ação na Composição Musical. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes) - Unversidade Federal de Minas Gerais.

7.
COSTA, J.; Kosovski, L.; MEYER, S.; FABIAO, E.; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de Thereza Cristina Rocha Cardoso. Por uma Escrita de Processo: conversas de dança do espetáculo 3Mulheres e um Café. 2012. Tese (Doutorado em PPGAC - UNIRIO) - UNIRIO.

8.
MENCARELLI, F.; QUILICI, C.; MOTTA-LIMA, Tatiana; CECCARELLI, P. R.; MANDIL, R. A.. Participação em banca de Andréa Silva Lima. Corpo, Pulsão e Vazio: uma poética da corporeidade. 2012. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
COSTA, J.; SCHNEIDER, A.; BELTRAME, V. N.; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de Mario Ferreira Piragibe. Manipulações: Entendimentos e Usos da Presença e da Subjetividade do Ator em Práticas Contemporâneas de Teatro de Animação no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em PPGAC - UNIRIO) - UNIRIO.

10.
SPERBER, S. F.; FERRACINI, R.; MENCARELLI, F.; MOTTA LIMA, T.; QUILICI, C.. Participação em banca de Luiz Fernando Nothlich de Andrade. A liminaridade na profissão do ator: a experiência do LUME-UNICAMP. 2010. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
FERNANDES, S.; RAMOS, L. F.; QUILICI, C.; FERRACINI, R.; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de Paula Alves Barbosa Coelho. A Experiência da Alteridade em Grotowski. 2009. Tese (Doutorado em Programa de pós Graduação da ECA) - Universidade de São Paulo.

12.
RESENDE, B.V.; WERNECK, M.H; GOMES, R.C.; MOTTA LIMA, T.; SANTOS, S.R.C.. Participação em banca de Maria de Fátima da Silva Assunção. "Sábato magaldi e as Heresias do Teatro". 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Teatro (PPGT)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

13.
SUSSEKIND, F.; MOTTA LIMA, T.; ANDRADE, E.; CARDOSO, I.. Participação em banca de Larissa Cardoso Feres Elias. "Está á Venda o jardim das Cerejeiras - Peter Brook via Anton Tchekhov". 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Teatro (PPGT)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
Keiserman,Nara; QUILICI, C.; Martins, Helena; MOTTA-LIMA, Tatiana. Participação em banca de Diana de Hollanda cavalcanti. A Dramaturgia do Insight e a Prática Textual da Atenção Plena. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em PPGAC - UNIRIO) - PPGAC UNIRIO.

2.
MOTTA-LIMA, Tatiana; COSTA, J.; SCHNEIDER, A.; SOARES, A.L.M.. Participação em banca de André Luiz Rodrigues Ferreira. Leo Bassi: Bufonaria, Política e Performatividade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em PPGAC - UNIRIO) - PPGAC UNIRIO.

3.
MENCARELLI, F.; GOMES, R.C.; MOTTA-LIMA, Tatiana. Participação em banca de Máximo José Gomez. Entrenaniento mas allá de la tecnica, El Trabajo del Actor sobre si mismo en Tucumán: Bozeo y Performence como modos de construccion de conocimiento. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Artes) - Unversidade Federal de Minas Gerais.

4.
TROTTA, R.; KIFFER, A. P. V.; BERNSTEIN, A.; MOTTA-LIMA, Tatiana. Participação em banca de Caio Arnizaut Riscado. Trans-sensibilidade: marcas da abjeção na performance e no teatro performativo.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em PPGAC - UNIRIO) - PPGAC UNIRIO.

5.
COSTA, J.; KASTRUP, V.; MOTTA-LIMA, Tatiana. Participação em banca de André Luiz Lopes Magela. Produção de Subjetividade e Autonomia em Dimensões de Teatralidade: composições e propostas para uma Educação Teatral. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em PPGAC - UNIRIO) - PPGAC UNIRIO.

6.
SCHOLLHAMMER, K. E.; COUTINHO, A. M. B.; MOTTA-LIMA, Tatiana. Participação em banca de Vitor Manuel Carneiro Lemos. Um Ator na Multidão: Apropriações das Ações Físicas para uma Perspectiva Política da Atuação na Contenmporaneidade. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
KOSOVSKI, R.; SOUZA, W. G. V.; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de Eduardo Ferreira Chaves Vaccari. A relação entre Encenação e Pedagogia a partir de Experiências Desenvolvidas pelo Théâtre du Soleil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em PPGAC - UNIRIO) - UNIRIO.

8.
MENCARELLI, F.; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de Carla Andréa Silva Lima. Corpo, Pulsão e Vazio: um estudo de corporeidade na cena contemporânea. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
MENCARELLI, F.; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de Mauro Rodrigues. Performance, Corpo e Imaginário na Composição Musical. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
COSTA, J.; Kosovski, L.; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de Thereza Cristina Rocha Cardoso. Por uma (des) ontologia da Dança em sua (eterna) Contemporaneidada: Uma conferência dançada com o pensamento em Pina Bausch. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em PPGAC - UNIRIO) - UNIRIO.

11.
COSTA, J.; Kosovski, L.; MOTTA LIMA, T.. Participação em banca de Mario Ferreira Piragibe. Potencialidades do corpo humano no teatro de animação brasileiro: desdobramentos e diálogos a partir do emprego consciente do anmador aparente. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Teatro (PPGT)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

12.
COSTA, J.; Kosovski, L.; MOTTA LIMA, T.; VELLINHO, M.. Participação em banca de Mario Ferreira Piragibe. Sobre a função e a importância do ator no teatro de animação contemporâneo: possibilidades a partir do emprego do animador aparente. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em PPGAC - UNIRIO) - UNIRIO.

Qualificações de Mestrado
1.
MOTTA-LIMA, Tatiana; TROTTA, R.; MUNK, L.. Participação em banca de Marcela Andrade Rodrigues. Memórias e subjetividades em Processos Formativos e Cênicos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PPGAC) - PPGAC UNIRIO.

2.
MOTTA-LIMA, Tatiana; Keiserman,Nara; MUNK, L.. Participação em banca de Liége Beatriz Muller. Objective Drama de Jerzy Grotowski: uma investigação sobre o impacto preciso dos elementos performativos de rituais no trabalho do ator. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PPGAC) - PPGAC UNIRIO.

3.
MOTTA-LIMA, Tatiana; QUILICI, C.; THAIS, M.. Participação em banca de Daniele Sampaio da Silva. Produção sem Objeto: os modos de produção do Workcenter of Jerzy Grotowski, 1986 a 1990. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós Graduação em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
Monteiro, Mariana; Machado, Vinícius Torres; MOTTA-LIMA, Tatiana. Participação em banca de Ilda Maria de Andrade. Grotowski no Collège de France. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista.

5.
K, Alice; FERNANDES, S.; MOTTA-LIMA, Tatiana. Participação em banca de Renan Dias Santos. Curar-se de si mesmo: doença, autodestruição e teatro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

6.
MOTTA-LIMA, Tatiana; SUSSEKIND, M. L.; SOARES, A.L.M.. Participação em banca de Matheus Gomes da Costa. O Coro e a Formação do Ator. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PPGAC) - PPGAC UNIRIO.

7.
MOTTA-LIMA, Tatiana; PLÁ. D.R; MENCARELLI, F.; KAISERMAN, N. W.. Participação em banca de Maria Luiza Tavares Cavalcanti. Habitar-se no Silêncio: uma experiência da atenção plena na Pedagogia do Ator. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PPGAC) - PPGAC UNIRIO.

8.
HELLER, S.; MATERNO, A.; MOTTA-LIMA, Tatiana. Participação em banca de Ricardo de Araújo Vianna Soares. Técnica, Estética e Política na Criação Cinematográfica de João Miguel e Irandhir Santos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PPGAC) - PPGAC UNIRIO.

9.
MATESCO, V.; RIBEIRO, M. M.; MOTTA-LIMA, Tatiana. Participação em banca de Leonardo Samarino Lages. Outra Vez um corpo. Onde Nenhum: O teatro de Samuel Beckett. 2015.

10.
MOTTA-LIMA, Tatiana; FEIX, T. A. C.; KAISERMAN, N. W.. Participação em banca de Luciano Matricardi de Freitas Pinto. O Trabalho do Performer em Grotowski: Ritual, Tradição e Subjetividade. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PPGAC) - PPGAC UNIRIO.

11.
SOARES, A.L.M.; MOTTA LIMA, T.; SOUZA, W. G. V.. Participação em banca de Andre Rodrigues. A transgressão na máscara do palhaço. 2013.

12.
THAIS, M.; MOTTA LIMA, T.; LOPES, B.. Participação em banca de Natacha Dias. Memória e Corpo em Stanislavski e Grotowski. 2012.

13.
MOTTA LIMA, T.; COSTA, J.; FEIX, T. A. C.. Participação em banca de Tatiana France. Homem Produto: uma pesquisa teórico-prática em Intervenção Urbana sobre o Fazer do Performer. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em PPGAC) - PPGAC UNIRIO.

14.
MOTTA LIMA, T.; RIBEIRO, M. M.. Participação em banca de Michele Almeida Zaltron. Imaginação e Desconstrução em K.Stanislavski. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOTTA-LIMA, Tatiana; KAISERMAN, N. W.; Mundim, Liliane. Participação em banca de Jaiderson dos Santos Gonçalves.Por uma metodologia do ajuste: processos de formação do ator e do professor de ator a partir de algumas "palavras praticadas" de Grotowski. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ensino do Teatro) - UNIRIO.

2.
MOTTA-LIMA, Tatiana; Coutinho, M.H.. Participação em banca de Letícia de Almeida Teixeira.Linguagem e Subjetividade do Ator: as oficinas de despressurização do Grupo Tána Rua. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ensino do Teatro) - UNIRIO.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Keiserman,Nara; BITTENCOURT, E. S.; SOUZA, M. I. G.; MONTEIRO, A. B.; MOTTA LIMA, T.. Concurso público de títulos e provas para a classe de professor assistente na área de Dança e Expressão Corporal. 2011. UNIRIO.

2.
Coutinho, E.T.; Araújo, A. C.; Marocco, I.A.; D'Agostini, N.; MOTTA LIMA, T.. concurso para provimento de um cargo de professor doutor na área de Improvisação. 2010. Universidade de São Paulo.

3.
MARTINS, J. B. D. F.; THAIS, M.; BOGEA, I.; STRAZACAPPA, M.; MOTTA LIMA, T.. concurso para provimento do cargo de professor efetivo da disciplina "Corpo e Movimento". 2009. Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
MOTTA LIMA, T.. seleção discente - prova prática para entrada nos cursos de Licenciatura e Interpretaçã. 2012. UNIRIO.

2.
MOTTA LIMA, T.. seleção discente - prova prática para entrada nos cursos de Licenciatura e Interpretaçã. 2011. UNIRIO.

3.
MOTTA LIMA, T.. seleção discente - prova prática para entrada nos cursos de Licenciatura e Interpretaçã. 2010. UNIRIO.

4.
MOTTA LIMA, T.. seleção discente - prova prática para entrada nos cursos de Licenciatura e Interpretaçã. 2009. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
MOTTA LIMA, T.. seleção discente - prova prática para entrada nos cursos de Licenciatura e Interpretação. 2008. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
MOTTA LIMA, T.. seleção discente - prova prática para os cursos de Interpretação e Licenciatura. 2004. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
MOTTA LIMA, T.. seleção discente - prova prática para entrada nos cursos de Licenciatura e Interpretação. 2003. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
MOTTA LIMA, T.. seleção discente - prova prática para entrada nos cursos de Licenciatura e Interpretação. 2002. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso IFTR. Beckett and Pessoa: a pedagogy (or an alter-pedagogy) for the actor. 2017. (Congresso).

2.
Corpo e Palavra.O texto e a canção como chamado para outras vozes: ecos do si e do fora de si. 2017. (Seminário).

3.
Encontro de Artes Performáticas e (Neuro) Ciências.Para além do ator, o homem. Para além do homem, o vivente: a investigação da organicidade em Jerzy Grotowski. 2017. (Encontro).

4.
I Jornada Internacioonal Voz, Cena e Sujeito.Voz, corpo e trabalho sobre si. 2017. (Encontro).

5.
Pré-conferência Gr. de Pesq.Embodied Research no IFTR. 2017. (Encontro).

6.
Verão Arte Contemporânea VAC 11.O parateatro e o Teatro das Fontes de Jerzy Grotowski/apresentação de Le jardin (livro de François Kahn sobre suas experiências com Grotowski). 2017. (Outra).

7.
I Encontro de Pesquisa Artes do Movimento. Apresentações de trabalhos dos participantes do Grupo de Pesquisa Homônimo do Cnpq.Comunicação Oral: Beckett, pedagogo do ator. 2016. (Encontro).

8.
IX Congresso da Abrace. Saberes artesanais: o encontro entre o Open Program e a Casa de Mãe Dango no GT de Etnocenologia. 2016. (Congresso).

9.
IX Congresso da Abrace. Mesa Redonda com Ricardo Gomes e Daniel Plá. Apresentei o trabalho: Beckett e Pessoa: pedagogos (ou anti pedagogos) do ator. 2016. (Congresso).

10.
Seminário Bosque - Fragmentos Beckett - Departamento de Letras - Curso de Artes C~enênicas - PUC. 2016. (Seminário).

11.
Seminário CRIA 2016 - Corpo e Cena: para além da técnica, realizado na Escola de Belas Artes da UFMG, entre os dias 23 e 25 de maio de 2016,.?Beckett Pedagogo: Práticas de Esgotamento para o Ator?. 2016. (Seminário).

12.
Balagan ? sobre os processos criativos - em torno da Cia balagan, de Sçao Paulo, patrocínio SESC/RIO.Balagan ? sobre os processos criativos. 2015. (Encontro).

13.
Ciclo Ato Criador 4 Encontro do Ciclo Ato Criador (série de conferências com convidados brasileiros e estrangeiros sobre a cultura)Ciclo realizado pela Oi, pela Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Governo do Rio de Janeiro.?Ato Criador: Tradição e Contemporaneidade?. 2015. (Encontro).

14.
II Seminário de Pesquisa do PPGAC/IFAC/UFOP - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas.Mesa Redonda Ensino e Pesquisa em Atuação. Mesa formda por mim e pelo Prof. Dr. Renato Ferracini. 2015. (Seminário).

15.
Ciclo de Debates - FITU.O Ensino da Arte e a Formação do Artista. 2014. (Encontro).

16.
VIII Congresso da ABRACE. Os textos de Beckett como mapas para uma atuação 'outra'. 2014. (Congresso).

17.
7e Colloque International d´ethnoscénologie. Chantez, il pourra se passer quelque chose: Autour des chants et de l?acte de chanter dans les recherches du Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. 2013. (Congresso).

18.
Residências Provisórias.Curso teórico/prático de 40horas: "Quanto a mim vai ser alegre...": Beckett e Pessoa. 2012. (Oficina).

19.
Seminário Artes e Subjetividades.Artes e Subjetividades:primeiro tempo. 2012. (Seminário).

20.
Simpósio Internacional O Corpo em Arte: Reflexões Cênicas Contemporâneas.O Corpo do Atuador: afetos, exemplos e reflexões sobre a noção de escuta. 2012. (Simpósio).

21.
VII Congresso da ABRACE. participação na mesa temática: estratégias de criação e as transformações do sujeito. 2012. (Congresso).

22.
ECUM - Encontro Mundial para as artes cênicas - Teatros da Radicalidade. Trabalho sobre si: subjetividade(s) e liberdade nas investigações de Grotowski e do Workcenter of Jerzy Grotowski anda Thomas Richards. 2011. (Congresso).

23.
I Seminário Internacional Corpo Cênico: Linguagens e pedaagogias.Encontro de Pesquisadores. 2011. (Seminário).

24.
Rencontres autour du Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards.Workcenter et les 'techniques de soi'. 2011. (Encontro).

25.
VI Reunião Científica da ABRACE.The Living Room: convidados na 'sala' da arte como veículo. 2011. (Outra).

26.
Jerzy Grotowski: uma vida maior do que o mito no Calouste Gulbenkian.Jerzy Grotowski: uma vida maior do que o mito. 2010. (Encontro).

27.
Semana Jerzy Grotowski - UFSM.?Questões do Corpo e da subjetividade em Grotowski?. 2010. (Encontro).

28.
VI Congresso da ABRACE. Grotowski: arte, espiritualidade e subjetividade. 2010. (Congresso).

29.
XIII Colóquio do PPGAC - 2010.Mediadora da Mesa de Comunicações das Linhas de Pesquisa PCI e PMC. 2010. (Simpósio).

30.
XIII Colóquio do PPGAC - 2010 UNIRIO.mesa redonda: Pesquisador:profissão artista. 2010. (Simpósio).

31.
I Seminário da Revista Subtexto do Galpão Cine Horto.participação na mesa redonda: A Relação do Dramático com o real. 2009. (Seminário).

32.
palestra "Aspectos Históricos e Culturais da Sincronicidade" - Dr. Joe Cambray. 2009. (Encontro).

33.
Pensa Comigo - encontros na UNIVERCIDADE."Uma atuação sensível: a questão da escuta no trabalho do ator". 2009. (Encontro).

34.
VI Colóquio Internacional de Etnocenologia - A voz do corpo, o corpo da voz: artes e ciências do espetáculo. Coordenação do GT Orientes. 2009. (Congresso).

35.
V Congresso Abrace. Ler Grotowski: entre textos e práticas, História e histórias. 2008. (Congresso).

36.
Closing International Symposium:.Dans le croissement entre l art et la vie: les mots pratiqués de Grotowski et l enseigner/apprendre au Workcenter .. 2006. (Simpósio).

37.
IX Colóquio do PPGT- UNIRIO.Mediou a mesa "Atuação/Processos de Criação Cênica". 2006. (Simpósio).

38.
IX Colóquio do PPGT- UNIRIO.Para um estudo da terminologia de Jerzy Grotowski: reflexão metodológica e exemplos. 2006. (Simpósio).

39.
Jerzy Grotowski: past and present of a research. First act: The Teatr Laboratorium from Opole to wroclaw 1959-1969. 2001. (Simpósio).

40.
Seminário Nacional Teatro e Cultura - Tradições Cômicas: História e Performance. 2000. (Seminário).

41.
VI Congreso Internacional de Estudiosos del Teatro: Presencia de Grotowski. VI Congreso Internacional de Estudiosos del Teatro: Presencia de Grotowski. 2000. (Congresso).

42.
Workcenter International Meeting. 1999. (Encontro).

43.
ISTA.XI International Session of ISTA - International School of Theatre Anthropology. 1998. (Seminário).

44.
Encontro com Jerzy Grotowski. 1996. (Encontro).

45.
Simpósio Internacional Arte como Veículo. 1996. (Simpósio).

46.
ISTA.VIII Sessão da ISTA - International School of Theatre Anthropology. 1994. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOTTA-LIMA, Tatiana; SAMARINO, L. ; ZELMA, J. ; TRINDADE, B. ; ASATO, R. ; Coelho, Maria Clara . Seminário Em Cia de Samuel Beckett. 2017. (Festival).

2.
QUILICI, C. ; PLÁ. D.R ; Keiserman,Nara ; MOTTA-LIMA, Tatiana ; MENCARELLI, F. . Artes da Cena e Práticas contemplativas. 2016. (Outro).

3.
BONFITTO,Matteo ; FERRACINI, R. ; OLINTO, L. ; MOTTA-LIMA, Tatiana . I Encontro Internacional Repensando Mitos Contemporâneos: Simpósio Grotowski, organizado pelo PPG Artes da Cena e pelo Lume, com verba da Fapesp. 2015. (Congresso).

4.
MOTTA-LIMA, Tatiana; MATRICARDI, L. . PARTILHA DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO WORKCENTER OF JERZY GROTOWSKI AND THOMAS RICHARDS, por Luciano Matricardi - workshop e palestra. 2015. (Outro).

5.
MOTTA-LIMA, Tatiana; SENA, G. . Partilha de experiência com Graziele Sena Atriz mineira que, desde 2012, participa do Open Program: grupo coordenado por Mario Biagini, no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards -oficina e palestra com mostra de vídeos. 2014. (Outro).

6.
MOTTA LIMA, T.; RAMOS, L. F. ; ALVIM, R. . Seminário Arte e Subjetividades ano II organizado pelo PPGAC UNIRiO, pelo Projeto de Extensão Núcleo de Pesquisa do Ator e pelo Grupo de Pesquisa Artes do Movimento, com a presença de Luiz Fernando Ramos e Roberto Alvim. 2013. (Outro).

7.
MOTTA-LIMA, Tatiana; SERRAT, S. . Partilha de experiência Suellen Serrat, atriz participante do Open Program: grupo coordenado por Mario Biagini, no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards - oficina e palestra com mostra de vídeo. 2013. (Outro).

8.
MOTTA-LIMA, Tatiana; MATRICARDI, L. . Encontros Semanais de Estudo: Grotowski.Sexta, coordenado por Luciano Matricardi com supervisão de Tatiana Motta Lima. 2013. (Outro).

9.
MOTTA-LIMA, Tatiana. Encontro de Pesquisadores no II Seminário Internacional Corpo Cênico. 2013. (Outro).

10.
MOTTA-LIMA, Tatiana. Encontro de Pesquisadores "De que Corpo se Trata"? no II Seminário Internacional Corpo Cênico - Tradição e Contemporaneidade. 2013. (Congresso).

11.
MOTTA LIMA, T.; COSTA, J. ; QUILICI, C. ; FERRACINI, R. ; FEIX, T. A. C. . Seminário Arte e Subjetividades ano I. 2012. (Outro).

12.
MOTTA LIMA, T.. Grotowski, esboço de um retrato - vídeo e palestra. 2011. (Outro).

13.
MOTTA LIMA, T.. O Príncipe constante - filme e palestra. 2011. (Outro).

14.
MOTTA LIMA, T.; PLÁ. D.R ; THAIS, M. ; GOMES, R.C. ; MENCARELLI, F. . Seminário Internacional Grotowski 2009: uma vida maior do que o mito. 2009. (Congresso).

15.
MOTTA LIMA, T.. Demonstração de trabalho e oficina com o grupo LUME. 2002. (Outro).

16.
MOTTA LIMA, T.. oficina de utilização de máscaras ministrada por Enrico Bonavera do Picollo Teatro de Milão. 2002. (Outro).

17.
MOTTA LIMA, T.. Evento: Vídeo e Convidados. 2001. (Outro).

18.
MOTTA LIMA, T.. palestra com Massoud Saidpour: Imaginação ativa - o trabalho do performer. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marcela Andrade Rodrigues. Memórias e subjetividades em Processos formativos e cênicos. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - PPGAC UNIRIO, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Liége Beatriz Muller. Uma Investigação Sobre a Técnica e o Artesanato nas Pesquisas de Jerzy Grotowski no Objective Drama. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em PPGAC) - PPGAC UNIRIO. (Orientador).

3.
Daniele Sampaio da Silva. Produção e Tradução de Mundos: a ação de Carla Pollastrelli na produção e difusão dos trabalhos de Jerzy Grotowski entre 1986 e 1999. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de pós Graduação em Artes) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Luciano Matricardi. Tensões entre teoria e prática, ou porque estudar Grotowski?. Início: 2017. Tese (Doutorado em PPGAC - UNIRIO) - PPGAC UNIRIO. (Orientador).

2.
RAPHAEL VIANNA COUTINHO. CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS LABORATORIAIS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA DESENVOLVIDAS EM WATERMILL CENTER NA PERSPECTIVA DO ATOR E PERFORMER. Início: 2016. Tese (Doutorado em PPGAC - UNIRIO) - PPGAC UNIRIO. (Orientador).

3.
André Luiz Rodrigues Ferreira. Leo Bassi: comicidade, política e performatividade.. Início: 2014. Tese (Doutorado em PPGAC - UNIRIO) - PPGAC UNIRIO, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Bruna Trindade. Este corpo: meio oca, meio oco.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Atuação Cênica) - UNIRIO, UNIRIO. (Orientador).

2.
Duanny Dantas. A possibilidade da ampliação da noção de ator a partir da leitura de Jerzy Grotowski. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Licenciatira) - UNIRIO, UNIRIO. (Orientador).

3.
Carolina Caldas Nunes. O silêncio vacante em Beckett e Pessoa. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro) - UNIRIO, UNIRIO. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Matheus Gomes da Costa. A prática do coro no treinamento e na formação do ator. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - UNIRIO, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

2.
Maria Luiza Tavares Cavalcanti. Habitar-se no silêncio: uma experiência da atenção plena na pedagogia do ator. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - UNIRIO, . Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

3.
Letícia Carvalho. ?Um Canto que é escuta: uma investigação da unidade corpo/voz no ator que canta?. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - UNIRIO, . Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

4.
Luciano Matricardi de Freitas Pinto. O Performes de Grotowski: ritual, tradição e subjetividade. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - UNIRIO, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

5.
Helena Varvaki. ATOR: UM ARTESÃO DE SI MESMO. 2011. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - PPGAC UNIRIO, . Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

6.
André Rodrigues. Palhaço e Transgressão:Percursos, Atravessamentos e Reflexões. 2011. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - PPGAC UNIRIO, . Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

7.
Lídia Olinto do Valle Silva. A noção de precisão em nível psicofísico: um estudo comparativo entre Jerzy Grotowski e Peter Brook sob a ótica do binômio reprodutibilidade/organicidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós Graduação em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, . Coorientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

8.
Tatiana France. Errâncias Urbanas - Homem Produto e Poéticas de um Andarilho. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

Tese de doutorado
1.
Michele Almeida Zaltron. O Trabalho do Ator Sobre Si Mesmo segundo o "Sistema" de K. Stanislavski. 2016. Tese (Doutorado em PPGAC - UNIRIO) - PPGAC UNIRIO, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

2.
VITOR MANUEL CARNEIRO LEMOS. Drama e subjetividade na atuação contemporânea: uma apropriação das ações físicas de Stanslavski. 2016. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Coorientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

3.
Lidia Olinto do Valle Silva. Conjuctio oppositorum: análise da relação precisão-espontaneidade no desempenho cênico dentro da trajetória artística de Jerzy Grotowski (1970-1999). 2016. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Claudia Pucci Abrahão. Romeu e Julieta em recorte: a poesia posta em cena (relatos de uma pesquisa). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em direção teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Letícia de Almeida Teixeira. Linguagem e Subjetividade do Ator: as oficinas de despressurização do Grupo tá na Rua. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Interpretação) - UNIRIO. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

Iniciação científica
1.
Tatiane Santoro. Diferentes Experimentos para uma Formação de Ator: no centro da sala, as noções de ?escuta?, ?presença? e ?fluxo?. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Interpretação) - UNIRIO, UNIRIO. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

2.
Laura Becker. ESTUDO SOBRE A NOÇÃO DE AÇÃO FÍSICA NOS ESCRITOS E PRÁTICAS RELACIONADOS AO WORKCENTER OF JERZY GROTOWSKI AND THOMAS RICHARDS, EM ESPECIAL NO LIVRO ?AT WORK WITH GROTOWSKI ON PHYSICAL ACTIONS?. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Interpretação) - UNIRIO. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

3.
Rodrigo Abreu. CATÁLOGO GROTOWSKI ?POR ESCRITO? NO BRASIL, CONTINUAÇÃO, APROFUNDAMENTO E ANÁLISE. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Interpretação) - UNIRIO, UNIRIO. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

4.
Laura Becker. A ?arte como veículo? vista a partir e através do livro ? Heart of Practice? de Thomas Richards.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

5.
Rodrigo Abreu. Grotowski ?por escrito? no Brasil: levantamento e balanço preliminar dos escritos de e sobre Grotowski publicados em jornais e revistas brasileiras entre os anos de 1960 e 1999.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

6.
Clarisse Monteiro. Grotowski ?por escrito? no Brasil: levantamento e balanço preliminar dos escritos produzidos sobre Grotowski ? teses, dissertações, ementas, artigos em revistas universitárias - nas Universidades Brasileiras entre os anos de 1960 e 1999.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

Orientações de outra natureza
1.
Marcela Andrade. bolsa de extensão do Nucleo de Pesquisa do Ator. 2010. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

2.
Ana Paula Penna. Projeto de monitoria para o componente curricular Interpretação IV. 2010. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

3.
Tatiane Santoro. monitoria para o componente curricular Interpretação IV. 2010. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Interpretação) - UNIRIO, UNIRIO. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

4.
Marcela Andrade. Proejto de Monitoria para o componente curricular Interpretação V. 2009. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Direção Teatral) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

5.
Marcela Andrade. Projeto de monitoria para o componente curricular Interpretação IV. 2008. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Direção Teatral) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

6.
André Magella et alli. Pesquisa prática do ator. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

7.
Cristine Agape et alli. O Corpo como princípio ativo da cena. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

8.
Helena Contente. ações desenvolvidas pelo projeto de extensão Núcleo de Pesquisa do Ator. 2001. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

9.
Aline Benevides Magiolli. projeto de extensão: ações desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa do Ator. 2001. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.

10.
Daniela Fossaluza. (Daniela Fossaluza) orientação de bolsa de extensão. 1997. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tatiana da Motta Lima Ramos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 15:26:28