Claudia Teresa Bento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8078716619222982
  • Última atualização do currículo em 02/08/2017


Possui Doutorado em Ciencias Nutricionais pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (2014) e Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Tem atuação na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: pneumonias, imunonutrição, nefrologia, leucemias, linfomas, avaliação do estado nutrional e nutrientes e micronutrientes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Teresa Bento
Nome em citações bibliográficas
BENTO, C. T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro.
Avenida Brigadeiro Trompovisky e Departamento de Nutrição e Dietética, sala 28
Ilha do Fundão
21941-590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 25626601


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Doutorado em Ciencias Nutricionais.
Instituto de Nutrição Josué de Castro, UFRJ, Brasil.
Título: ASSOCIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE VITAMINA A COM ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, ADIPOSIDADE CORPORAL, ESTRESSE OXIDATIVO E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM MULHERES COM INGESTÃO DIETÉTICA RECOMENDADA DE VITAMINA AASSOCIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE VITAMI, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Rejane Andrea Nunes Ramalho.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Alimentação.
1999 - 2000
Mestrado em Nutrição.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: .




Atuação Profissional



Instituto de Nutrição Josué de Castro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2007 - Atual
Ensino, Especialização em Nutrição Clínica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Imunonutrição.

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, HUCFF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor da Residência, Enquadramento Funcional: Professor Supervisor, Carga horária: 4
Outras informações
Atendimento e Supervisão dos Residentes no ambulatório do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho com nefropatas, desde abril de 2014, no período de 4 horas, uma vez por semana. Neste ambulatório são supervisionados alunos de graduação em nutrição do Instituto de Nutrição Josué de Castro, alunos de especialização em nutrição clínica e os alunos do Programa de Residência em Nutrição Clínica do HUCFF, sendo todas as Instituições da UFRJ.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA E SOBRE A AGREGAÇÃO PLAQUETÁRIA, ESTRESSE OXIDATIVO E PROCESSO INFLAMATÓRIO EM PACIENTES COM NEFROPATIA DIABÉTICA EM TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE
Descrição: A vitamina E, sendo uma potente antioxidante, apresentar ação anti-inflamatória e antitrombótica poderá retardar a progressão da perda da função renal em pacientes com Nefropatia Diabética que realizam tratamento de hemodiálise. Logo, é de suma importância a realização dessa pesquisa, pois a suplementação da vitamina E influenciará na melhorado estado inflamatório desses indivíduos, podendo ser usada futuramente por profissionais da área da saúde como um tratamento para esse tipo de patologia, melhorando, assim, o estado clínico e o prognóstico dos pacientes. Esse estudo também será útil como base teórica e prática para a realização de futuros trabalhos científicos sobre este tema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Claudia Teresa Bento - Coordenador / Alessandra de Fátima Ferreira Mariano - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2016 - 2016
QUALIDADE DE VIDA E PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES COM CÂNCER DO TRATO GASTROINTESTINAL INTERNADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO/HUCFF.
Descrição: O estado nutricional adequado proporciona ao paciente oncológico uma melhor sobrevida, além de favorecer a resposta ao tratamento e impacto positivo sobre a qualidade de vida. Portanto é importante avaliar o perfil nutricional desses pacientes e conhecer a qualidade de vida, visando à melhoria da qualidade do atendimento, visto que trata-se de uma doença crônica que causa alterações complexas no organismo humano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Perfil do estado nutricional e avaliação da qualidade de vida em pacientes com HIV internados no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF/RJ
Descrição: O estado nutricional adequado proporciona ao paciente com HIV uma melhor sobrevida, além de favorecer a resposta ao tratamento. Portanto é importante avaliar a qualidade de vida de pacientes com HIV, visando na melhoria de seu bem estar, visto que se trata de uma doença crônica que causa alterações agudas e crônicas no organismo humano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
IDENTIFICAR O MELHOR MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES EM HEMODIÁLISE PARA DIAGNOSTICAR A DESNUTRIÇÃO ENERGÉTICO PROTEICA
Descrição: Mudanças de ordem nutricional em pacientes hemodialisados devem ser precocemente diagnosticadas e corrigidas, visto que sua presença pode piorar a evolução clínica. A avaliação nutricional deve ser efetuada de modo regular em pacientes com DRC a fim de identificar os pacientes com risco de desnutrição. A padronização de métodos de avaliação pode ajudar no reconhecimento dos riscos nutricionais, além de utilizar múltiplos métodos para obtenção de dados mais confiáveis. Essa avaliação deve incluir antropometria, determinações bioquímicas e avaliação clínica.2 No contexto da DRC, os métodos compostos mais empregados na prática clínica quanto em estudos são a Avaliação Subjetiva Global (ASG) e o Malnutrition Inflammation Score (MIS). Eles fornecem um conjunto de informações sobre a condição e o grau de déficit nutricional.12 Assim, é de extrema importância conhecer e avaliar adequadamente o estado nutricional da população em diálise, para prevenir complicações clínicas que possam afetar sua qualidade de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Estado nutricional, depressivo e de compulsão alimentar em nefropatas em tratamento hemodialítico
Descrição: Avaliação e acompanhamento do estado nutricional e depressivo, além da compulsão alimentar e suas interferencias na adesão ao tratamento, na evolução clínica-nutricional, na condição de espera de um transplante renal e na qualidade e expectativa de vida de indivíduos com Insuficiência renal crônica submetidos a tratamento de hemodiálise..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Clínica.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Nefrológica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2005
Patronesse, InJC.
2004
Paraninfo, INJC.
2004
Paraninfo, INJC.
2003
Patronesse, INJC.
2001
Paraninfo, INJC.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
BENTO, C. T.. Dietoterapia-Uma Abordagem Prática. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. v. 1. 213p .

Capítulos de livros publicados
1.
BENTO, C. T.. Aspectos Nutricionais nas Doenças Hematológicas. In: Elisa Lacerda; Elizabeth Accioly. (Org.). Nutrição Materno-Infantil na Prática Clínica. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2003, v. 1, p. 405-418.

2.
BENTO, C. T.. Nutrição nas Infecções Respiratórias Agudas. In: Elizabeth Accioly, Claudia Saundres, Elisa Lacerda. (Org.). Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2003, v. 1, p. 383-390.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BENTO, C. T.. Associação entre obesidade e hipertensão. Boletim SOHERJ, Rio de Janeiro, p. 2 - 3, 08 ago. 2005.

Outras produções bibliográficas
1.
BENTO, C. T.. Manual de Avaliação do Estado Nutricional 2004 (Manual).

2.
BENTO, C. T.. Manual sobre Nutrientes Imunomoduladores 2004 (Manual).

3.
BENTO, C. T.. Manual de Nutrição em Nefrologia 2003 (Manual).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 11:50:45