Karla Angélica Silva do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5267121220942302
  • Última atualização do currículo em 28/10/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2000), Especialização em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará (2002). Mestre em Educação (Formação de Professores), linha de pesquisa em Tecnologias digitais em educação pela Universidade Estadual do Ceará (2007). Doutora em Educação Brasileira, linha de pesquisa em Tecnologia na Educação pela Universidade Federal do Ceará (2016). Participou do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) coordenado pela Universidade Federal do Ceará. Foi professora de EaD em cursos de graduação pela Universidade Aberta do Brasil UECE e UFC. Atua como professora em cursos presenciais de graduação e pós-graduação. Possui experiência na área de Educação e Tecnologia, com ênfase em formação docente, atuando principalmente nas seguintes linhas: Mobile Learning, dispositivos móveis, software educativo livre, educação a distância, aprendizagem colaborativa móvel e recursos educacionais digitais. Recentemente selecionada para compor o quadro de avaliadores do INEP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karla Angélica Silva do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, Karla A. S. Do;DO NASCIMENTO, KARLA ANGÉLICA SILVA;NASCIMENTO, KARLA ANGÉLICA S.;NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: MC-LEARNING: PRÁTICAS COLABORATIVAS NA ESCOLA COM O SUPORTE DA TECNOLOGIA MÓVEL, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: José Aires de Castro Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem Colaborativa; Aprendizagem móvel; Dispositivos móveis; Prática docente.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: Formação Continuada de Professores do 5º Ano: contribuição de um software educativo livre para o ensino de Geometria,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: João Batista Carvalho Nunes.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Formação de professores; Ensino de Geometria; Software educativo livre.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2001
Especialização em Informática na Educação. (Carga Horária: 406h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: As Dimensões Técnica, Pedagógica e de Conteúdo na Formação de Professores no Uso do Computador para o Ensino da Matemática.
Orientador: José Aires de Castro Filho.
1995 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A Influência da informática na prontidão para alfabetização.
Orientador: Nicolino Trompieri Filho.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2012 - 2012
Formação Inicial de Tutores. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2010
Formação Brasil do Projeto Um Computador por Aluno. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Formação de Professores em EAD. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2007 - 2007
Tutoria a Distância. (Carga horária: 60h).
Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, FGF, Brasil.
1999 - 2000
Curso de Webdesigner. (Carga horária: 60h).
Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, IDT, Brasil.
1995 - 1996
Informática Intermediária. (Carga horária: 120h).
Escola Técnica Em Informática, DATA CONTROL, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Christus, UNICHRISTUS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas ministradas: Metodologia da pesquisa; Introdução a Educação a Distância

Atividades

04/2017 - Atual
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia científica
Introdução a Educação a Distância

Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Pesquisa e desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Professora do Projeto Luzes para Aprender, Carga horária: 8
Outras informações
Formação docente para os professores da rede pública dos municípios de Quixadá e Aquiraz.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora-colaboradora responsável pelo acompanhamento pedagógico sistemático da aprendizagem dos professores cursistas e pela qualidade dos conteúdos pedagógicos utilizados na Formação Brasil do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.


Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Especialização em Ensino de Matemática Disciplina ministrada Laboratório de Matemática I

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora-Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Computação UAB/UECE Disciplinas ministradas Introdução a educação a distância Filosofia e sociologia Introdução a informática

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Curso Mestrado Profissional de Computação Disciplina ministrada Software de Autoria e Multimídia: tecnologia na educação com ênfase em sistemas de multimídia.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Especialização em Metodologia e Docência em EAD. Disciplina de Utilização Pedagógica das Tecnologias Interativas on-line.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 5
Outras informações
Curso de Especialização em Ensino de Matemática Disciplina de tecnologia na educação com ênfase em matemática básica.


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Avaliadora institucional Portaria nº 483/2018


Centro Universitário Farias Brito, FB UNI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplinas ministradas: Metodologia da pesquisa; Comunicação empresarial

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
Comunicação empresarial

Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, FGF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas ministradas Tecnologia na educação, Introdução a informática, Didática, Tecnologia de Informação e Comunicação, Prática Docente, Introdução a Educação a Distância. Ministrar aulas e atuar como coordenadora e formadora de professores na área de Educação a Distância, utilizando ambiente virtual de aprendizagem para o acompanhamento das aulas presenciais nos cursos de graduação.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Coordenadora de curso, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessoria Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Capacitar os docentes no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Superior.

Atividades

01/2008 - Atual
Treinamentos ministrados , Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, .

Treinamentos ministrados
Formação docente para uso das ferramentas pedagógicas interativas on line
Tecnologia de Informação Aplicada à Educação
Salas Virtuais: Ferramentas de Apoio ao Ensino
A Importância das Novas Tecnologias no Ensino Superior
02/2007 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia na saúde
01/2007 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Informática
01/2007 - 06/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a informática

Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, FGF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora-Tutora, Carga horária: 4
Outras informações
Módulos ministrados: Prática Docente Introdução a Educação a Distância Didática Geral Novas Tecnologias em Educação


Faculdade do Vale do Jaguaribe, FVJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Especialização em Metodologia e Docência em EAD. Disciplina de Utilização Pedagógica das Tecnologias Interativas on-line


Instituto Antônio Mesquita Parente, IAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ministrou a disciplina de Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias.


Serviço Social da Industria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Supervisão e acompanhamento docente na escola.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Informática Educativa, Carga horária: 20
Outras informações
Participação na elaboração do Projeto Leitura, Comunicação e Inclusão Digital.

Atividades

03/2005 - 10/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, SESI Serviço Social da Industria, .

Cargo ou função
Consultora de Tecnologia Educacional.
4/2004 - 10/2005
Serviços técnicos especializados , SESI Serviço Social da Industria, .

Serviço realizado
Supervisora Educacional.
4/2004 - 10/2005
Treinamentos ministrados , SESI Serviço Social da Industria, .

Treinamentos ministrados
Formação de professores
Internet para Educação de Jovens e Adultos
Novas tecnologias na educação
Software Educativo

Colégio Santa Isabel, CSI, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: institucional, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Informática Educativa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/1997 - 4/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Informática na educação
1/1997 - 4/2004
Treinamentos ministrados , Colégio Santa Isabel, .

Treinamentos ministrados
Formação de professores
O uso das novas tecnologias na educação
O computador para o ensino da matemática
Avalaição de software educativo


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Tecnologias de Informação e Comunicação e Aprendizagem Móvel para o Ensino na Saúde.
Descrição: A aprendizagem móvel (m-learning) tem sido evidenciada em diferentes áreas, inclusive na saúde, visto que é considerada uma forma eficaz para apoiar a aprendizagem, tornando-a mais flexível, personalizada e colaborativa. M-Learning é a troca contínua de conhecimento, com o mundo externo e seus artefatos, com outros e também consigo mesmo. Portanto, os estudos nesse campo de interesse buscam o conhecimento sobre como as tecnologias informação e comunicação e os dispositivos móveis podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, recursos digitais variados compreendendo plataformas on-line, jogos educacionais, aplicativos móveis, gamificação, cada vez mais, ganham espaço no cotidiano dos cursos de formação. Nossa linha de pesquisa visa formar profissionais da saúde para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa científica com foco em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que auxiliam a Aprendizagem Móvel na Saúde. Além disso, se propõe a aplicar e a investigar tecnologias baseadas nas áreas do conhecimento das ciências da saúde e da informática, produzindo conhecimento, principalmente no estudo de inovações tecnológicas, tendo a aprendizagem móvel como subsídio essencial. Trata-se da aplicação de metodologias aliando teoria e prática, bem como nas concepções de tecnologias em saúde, dispositivos e aplicativos móveis aplicados à saúde. Espera-se que os conhecimentos suscitados com esta pesquisa possam subsidiar a disseminação da aprendizagem móvel e o uso das TIC para auxiliar formação na área da saúde, fundamentado na parceria pesquisadores-professores-alunos, para contextos em âmbito local ou nacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Karla Angélica Silva do Nascimento - Coordenador / Tereza de Jesus Pinheiro Gomes Bandeira - Integrante / Danilo Lopes Ferreira Lima - Integrante / Hermano Alexandre Lima Rocha - Integrante.
2015 - Atual
MC-Learning: Práticas colaborativas com o suporte da tecnologia móvel na escola
Descrição: O presente projeto pretende fomentar e investigar práticas colaborativas com uso de dispositivos móveis para que alunos e professores possam desenvolver atividades de aprendizagem. O projeto surge dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação, Interação e aprendizagem da Universidade Federal do Ceará. Os avanços da tecnologia digital se aceleram e, de alguma forma, acabam atingindo a educação. Dispositivos móveis como laptops, laptops e smartphones começam a ser incorporados em práticas na escola. Tais equipamentos ensejam a realização de pesquisas sobre sua incorporação de forma inovadora na escola. O projeto adotará métodos mistos de pesquisa, focados na experimentação nas escolas (estudo empírico) e na implementação de aplicativos para dispositivos móveis para apoiar práticas colaborativas(estudo de desenvolvimento). A metodologia adotada no estudo empírico se dará em colaboração com os gestores, professores e alunos, a partir da realidade de cada escola. Será conduzida uma formação dos professores das escolas. Uma série de possibilidades desse trabalho será vivenciada pelos professores, como a criação colaborativa de textos ou contos digitais e investigações colaborativas em Matemática envolvendo dados gerados pelos alunos. Os instrumentos da pesquisa constarão de questionários, entrevistas, diários de campo e outros artefatos gerados durante a pesquisa. O método para análise dos dados empíricos escolhidos baseia-se no método de comparação constante. A metodologia adotada no estudo de desenvolvimento dos aplicativos colaborativos baseia-se nas práticas modernas de Engenharia de Software, conhecidas como metodologias ágeis. A metodologia adotada comportará três etapas: 1) estudo das ferramentas colaborativas para dispositivos móveis; 2) levantamento de requisitos para ferramentas colaborativas em Linguagem e Matemática; 3) processo de desenvolvimento das ferramentas colaborativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Raquel Santiago Freire - Integrante / Maria de Fátima Costa de Souza - Integrante / Maria Bernadete Oriá de Melo - Integrante / Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante - Integrante / Juliana Silva Arruda - Integrante.
2014 - 2015
Formação de professores dos Sistemas Municipais de Ensino de Barreira, Fortaleza, Sobral e Maracanaú, para o uso pedagógico do laptop educacional no âmbito do PROUCA
Descrição: Na direção da inserção de tecnologias nas escolas públicas pelo MEC, o esforço atual é acrescido do desafio de disseminar e promover o uso pedagógico do laptop educacional, estabelecido no Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), o qual possui ações que não só se inserem no PDE como também se integram ao Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) do Ministério da Educação. Aproveitando as iniciativas e bases existentes de gestão e formação estruturadas nos sistemas Núcleos estaduais e municipais de Tecnologia Educacional ? NTE/M, descentralizados e distribuídos geograficamente e se beneficiando das redes de formação de professores e dos núcleos de pesquisa em instituições de ensino superior. O presente Projeto visa destacar as principais ações a serem desenvolvidas em quatro municípios do estado do Ceará participantes do PROUCA. Desenvolver programa de capacitação voltado ao uso pedagógico do laptop educacional, organizado em ações que envolvem: o Ministério da Educação; a Universidade Federal do Ceará; as Secretarias Municipais de Educação de Fortaleza, Barreira, e Sobral, A Secretaria de Educação do Estado do Ceará e as escolas participantes do PROUCA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / Maria Auricélia da Silva - Integrante / Denny Leite Maia - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Mixilene Sales Santos Lima - Integrante / JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO - Integrante.
2014 - 2015
PROUCA - Formação de professores dos Sistemas Municipais de Ensino para uso do laptop educacional
Descrição: Desenvolver programa de capacitação voltado ao uso pedagógico do laptop educacional, organizado em ações que envolvem: o Ministério da Educação; a Universidade Federal do Ceará; as Secretarias Municipais de Educação de Fortaleza, Maracanaú, Barreira e Sobral, A Secretaria de Educação do Estado do Ceará e as escolas participantes do PROUCA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / Maria Auricélia da Silva - Integrante / Denny Leite Maia - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Jaiane Ramos Barbosa - Integrante / LIMA, MIXILENE S. S. - Integrante / Juliana Silva Arruda - Integrante / JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO - Integrante / Lavina Lúcia Vieira Lima - Integrante.
2008 - 2009
Inclusão Digital para Deficientes Auditivos
Descrição: O projeto em execução realiza a produção de vídeo-aula em hipermídia utilizando as mais modernas Tecnologias da Comunicação e Informação - TICs aplicada à educação de pessoas com necessidades especiais na linguagem brasileira de sinais LIBRAS. A pretensão maior da proposta é aliar a FGF aos esforços das instituições públicas e privadas de ensino, propiciando a essa clientela especial oportunidades de inserção no mercado de trabalho no uso das tecnologias e conseqüentemente contribuir no aprimoramento dos níveis de qualidade educacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karla Angélica Silva do Nascimento - Coordenador / Alexandre Carneiro de Souza - Integrante.Financiador(es): Centro de Educação Universitário e Desenvolvimento Profissional Ltda - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2009
Software Livre no Ensino de Matemática: desenvolvimento e formação de professores (SOLEM)
Descrição: Este projeto procurará responder a seguinte questão: Como o uso de softwares livres, particularmente softwares educativos livres, poderá contribuir na melhoria da prática pedagógica de professores de temática dos anos iniciais do ensino fundamental? Essa questão foi traduzida nos seguintes objetivos gerais: realizar o estudo, o desenvolvimento e a avaliação de softwares educativos livres para a área da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental; investigar a formação de professores de 1o ao 5o ano o ensino fundamental para as áreas de Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação; estimular a inclusão digital através do oferecimento de soluções livres para implantação nos laboratórios de informática as escolas públicas. Trata-se de projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que pretende congregar os estudos desenvolvidos pelos coordenadores, como também aqueles desenvolvidos em nível de iniciação científica e pós-graduação. Isto implica a necessidade de um flexível delineamento da pesquisa, distribuído m múltiplas etapas inter-relacionadas, que permitam contemplar os objetivos propostos e as especificidades os subprojetos e dos diferentes estudos originários destes. Adotou-se, no geral, o que tem sido denominado na literatura como modelo misto de pesquisa (mixed model research), ao procurar integrar procedimentos quantitativos e qualitativos dentro e ao longo dos estágios da investigação. Distintos métodos técnicas de coleta e análise de dados estarão sendo empregados para dar conta dos objetivos explicitados ou deles decorrentes. O tempo estimado para realização da pesquisa é quatro anos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / João Batista Carvalho Nunes - Coordenador / Maria Lucimara R. da Silva - Integrante / Denny Leite Maia - Integrante / Joserlene Lima Pinheiro - Integrante / Raimunda Olímpia de Aguiar Gomes - Integrante / Marluce Torquato Lima Gonçalves - Integrante / Marcilia Chagas Barreto - Integrante / Luisa Xavier de Oliveira - Integrante / Gláucia Miriam de Oliveira Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2006 - 2008
Software Livre na Educação: desenvolvimento, avaliação e formação de professores (SLE)
Descrição: Este projeto, aprovado em Edital MCT/CNPq 02/2006-Universal e Edital FUNCAP nº 03/2006, dá continuidade ao projeto anterior "Software Livre e Educação", apresentando os seguintes objetivos gerais: Consolidar o Laboratório de Tecnologia Educacional e Software Livre (LATES) na UECE; Realizar o estudo, o desenvolvimento e a avaliação de softwares educativos livres; Investigar a formação de professores para o uso pedagógico dos softwares livres desenvolvidos pelo projeto, de outros softwares livres (OpenOffice.org/BrOffice.org, Bluefish etc.) e de outras tecnologias, como a internet, a partir de ferramentas livres (Firefox, Mozilla Suite etc.); Estimular a inclusão digital através do oferecimento de soluções livres para implantação nos laboratórios de informática das escolas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / João Batista Carvalho Nunes - Coordenador / Maria Lucimara R. da Silva - Integrante / Denny Leite Maia - Integrante / Joserlene Lima Pinheiro - Integrante / Raimunda Olímpia de Aguiar Gomes - Integrante / Marluce Torquato Lima Gonçalves - Integrante / Luisa Xavier de Oliveira - Integrante / Gláucia Miriam de Oliveira Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2005 - 2007
Software livre e educação
Descrição: Este projeto conta com o apoio da DELL Inc. e tem por objetivos: * Criar o Laboratório de Tecnologia Educacional e Software Livre (LATES) na UECE; * Realizar o estudo, a avaliação e o desenvolvimento de softwares educacionais livres desde uma abordagem construcionista, principalmente na área de Matemática; * Investigar a formação de professores para o uso pedagógico dos softwares livres desenvolvidos pelo projeto, de outros softwares livres (OpenOffice.org, Bluefish etc.) e de outras tecnologias, como a Internet, a partir de ferramentas livres (Firefox, Mozilla Suíte etc.); * Estimular a inclusão digital através do oferecimento de soluções livres para implantação nos laboratórios de informática das escolas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / João Batista Carvalho Nunes - Coordenador / Maria Auricélia da Silva - Integrante / Denny Leite Maia - Integrante / Joserlene Lima Pinheiro - Integrante.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2004 - 2011
Cooperação em Informática Educativa para formação de professores e acompanhamento pedagógico dos Laboratórios de Informática Educativa
Descrição: Estabelecer colaboração entre uma equipe de profissionais vinculados a SME, Distritos de Educação e Centro de Referência do Professor (CRP), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e uma equipe de professores e alunos de graduação e pós-graduação da UFC no desenvolvimento de atividades que propiciem a melhoria do programa de informática educativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza e a melhoria das oportunidades de ensino, pesquisa e extensão para professores e alunos da Graduação e Pós-graduação da UFC na área de Informática Educativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Raquel Santiago Freire - Integrante / Alisandra Cavalcante Fernandes - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Edigital
Descrição: O Projeto EDigital promove a formação de professores e alunos-monitores das escolas públicas participantes, visando, principalmente, a inclusão digital, através do desenvolvimento de ações voltadas ao uso pedagógico do computador na rotina escolar. O EDigital tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Coelce e Instituto UFC Virtual, unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará (UFC) encarregada da formação de professores que juntos buscam disseminar a cultura digital no ambiente educacional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Maria Bernadete Oriá de Melo - Integrante / Juliana Silva Arruda - Integrante.
2015 - 2016
Luzes para aprender: formação em tecnologias digitais na educação
Descrição: O curso de Formação em Tecnologias Digitais na Educação tem como objetivo principal qualificar professores para o uso das tecnologias digitais. Este é pautado na adesão dos grupos de trabalho com ações de continuidade nas comunidades escolares das unidades participantes do Programa Luzes para Aprender, gerido pela ENDESA BRASIL em parceria com a Organização dos Estados Interamericanos e a Universidade Federal do Ceará. As metas estabelecidas serão cumpridas, consistindo na apropriação da tecnologia mínima dos professores, a fim de que eles vivenciem experiências multidisciplinares usando as tecnologias digitais. Esta formação servirá de subsídio e base para um debate acerca do uso das tecnologias digitais na educação, permitindo aos professores conhecer ferramentas tecnológicas que deverão facilitar o processo de ensino e aprendizagem. O curso possibilitará a troca de experiências entre pares permitindo uma reflexão mais aprofundada acerca do tema central em estudo Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola. Esta ação possibilitará aos cursistas o entendimento necessário para uma nova postura a ser assumida nos planos de curso de cada escola, tendo como resultante aulas com o uso de recursos tecnológicos na prática pedagógica cotidiana..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) .
Integrantes: Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Maria Bernadete Oriá de Melo - Integrante / Mixilene Sales Santos Lima - Integrante / Juliana Silva Arruda - Integrante.
2014 - Atual
PROUCA - Formação de professores dos Sistemas Municipais de Ensino para uso do laptop educacional
Descrição: Desenvolver programa de capacitação voltado ao uso pedagógico do laptop educacional, organizado em ações que envolvem: o Ministério da Educação; a Universidade Federal do Ceará; as Secretarias Municipais de Educação de Fortaleza, Maracanaú, Barreira e Sobral, A Secretaria de Educação do Estado do Ceará e as escolas participantes do PROUCA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (4) .
Integrantes: Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / Maria Auricélia da Silva - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Maria Bernadete Oriá de Melo - Integrante / Jaiane Ramos Barbosa - Integrante / LIMA, MIXILENE S. S. - Integrante / Juliana Silva Arruda - Integrante / JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO - Integrante / Lavina Lúcia Vieira Lima - Integrante / Rodrigo Lacerda Carvalho - Integrante.
2014 - Atual
Formação de professores dos Sistemas Municipais de Ensino de Barreira, Fortaleza, Sobral e Maracanaú, para o uso pedagógico do laptop educacional no âmbito do PROUCA
Descrição: Na direção da inserção de tecnologias nas escolas públicas pelo MEC, o esforço atual é acrescido do desafio de disseminar e promover o uso pedagógico do laptop educacional, estabelecido no Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), o qual possui ações que não só se inserem no PDE como também se integram ao Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) do Ministério da Educação. Aproveitando as iniciativas e bases existentes de gestão e formação estruturadas nos sistemas Núcleos estaduais e municipais de Tecnologia Educacional NTE/M, descentralizados e distribuídos geograficamente e se beneficiando das redes de formação de professores e dos núcleos de pesquisa em instituições de ensino superior. O presente Projeto visa destacar as principais ações a serem desenvolvidas em quatro municípios do estado do Ceará participantes do PROUCA. Desenvolver programa de capacitação voltado ao uso pedagógico do laptop educacional, organizado em ações que envolvem: o Ministério da Educação; a Universidade Federal do Ceará; as Secretarias Municipais de Educação de Fortaleza, Barreira, e Sobral, A Secretaria de Educação do Estado do Ceará e as escolas participantes do PROUCA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / Dennys Leite Maia - Integrante / Maria Auricélia da Silva - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Mixilene Sales Santos Lima - Integrante.
2010 - 2013
Projeto Um Computador por Aluno
Descrição: O Programa Um Computador por Aluno (UCA) é uma ação do governo brasileiro que tem como finalidade criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. No Ceará, o programa é coordenado pelo Instituto UFC Virtual, unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará, encarregado pelo Ministério da Educação para implantação do programa em nove escolas do Estado, como também pela formação das equipes das Universidades responsáveis pelo Programa no Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, sob a coordenação geral e pedagógica dos respectivos professores: Mauro Cavalcante Pequeno e José Aires de Castro Filho. O Projeto de Formação tem suas ações planejadas por um período de 9 meses, e irá envolver professores, gestores e alunos das escolas selecionadas em áreas urbanas e rurais pelo Programa UCA. A formação abordará a utilização de recursos digitais que estimulem a integração do laptop às práticas pedagógicas dos professores. Além disso, irá formar os gestores das escolas para a revisão dos projetos políticos pedagógicos de modo a integrar a tecnologia, em especial os laptops em seu cotidiano. Esta fase será estabelecida em função do conhecimento que já se tem de que mudanças e inovações na escola são processos longos, complexos e que necessitam de acompanhamento continuado. Durante o período de um ano os educadores se capacitarão e serão acompanhados pela equipe de formação para trabalhar pedagogicamente com os recursos digitais integrando-os ao currículo escolar. Além da continuidade da formação, será necessário também formar os professores que porventura ingressarem nas escolas participantes durante o ano de 2013, os quais deverão ter a formação nos módulos UCA. Além disso, será realizado o acompanhamento de todos os professores e gestores para apoiar a implementação efetiva das aulas e garantir a continuidade do programa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (3) .
Integrantes: Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / Maria Auricélia da Silva - Integrante / Denny Leite Maia - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Raquel Santiago Freire - Integrante / Maria de Fátima Costa de Souza - Integrante / Maria Bernadete Oriá de Melo - Integrante.
2004 - 2011
Cooperação em Informática Educativa para formação de professores e acompanhamento pedagógico dos Laboratórios de Informática Educativa
Descrição: Estabelecer colaboração entre uma equipe de profissionais vinculados a SME, Distritos de Educação e Centro de Referência do Professor (CRP), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e uma equipe de professores e alunos de graduação e pós-graduação da UFC no desenvolvimento de atividades que propiciem a melhoria do programa de informática educativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza e a melhoria das oportunidades de ensino, pesquisa e extensão para professores e alunos da Graduação e Pós-graduação da UFC na área de Informática Educativa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Raquel Santiago Freire - Integrante / Alisandra Cavalcante Fernandes - Integrante.
2004 - 2011
Cooperação em Informática Educativa para formação de professores e acompanhamento pedagógico dos Laboratórios de Informática Educativa
Descrição: Estabelecer colaboração entre uma equipe de profissionais vinculados a SME, Distritos de Educação e Centro de Referência do Professor (CRP), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e uma equipe de professores e alunos de graduação e pós-graduação da UFC no desenvolvimento de atividades que propiciem a melhoria do programa de informática educativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza e a melhoria das oportunidades de ensino, pesquisa e extensão para professores e alunos da Graduação e Pós-graduação da UFC na área de Informática Educativa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Karla Angélica Silva do Nascimento - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Raquel Santiago Freire - Integrante / Alisandra Cavalcante Fernandes - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2001 - 2002
A.TIV.A. - AmbienTes InteratiVos de Aprendizagem
Descrição: O Projeto visava a finalização de aplicativos auxiliares na passagem do pensamento aritmético ao pensamento algébrico. O fundamento para esse desenvolvimento é que os alunos apresentam dificuldades em compreender os conceitos fundamentais da álgebra, em particular as idéias de equações e incógnitas. Os ambientes visavam fornecer aos alunos contextos para que essas idéias pudessem ser desenvolvidas.. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2010 - Atual
Um Computador por Aluno - UCA
Descrição: O UCA - Um Computador por Aluno é ?um programa de inclusão digital pedagógica nas escolas, com repercussão na família, baseado em um laptop de baixo custo, apto ao enlace de conectividade sem fio (em rede mesh ou wireless), objetivando o conhecimento e tecnologias que oportunizam a inovação pedagógica nas escolas públicas? (Proposta de Avaliação UCA, 2010). O projeto é desenvolvido em sintonia com o Plano de Desenvolvimento da Educação ? PDE e com os propósitos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional ? ProInfo, o Projeto UCA pretende criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. A implantação desse projeto, em escala mais ampla, pressupõe a formação de recursos humanos que serão, paulatinamente, envolvidos em sua operacionalização para disseminar a proposta e dinamizar a inovação na escola por meio de práticas educacionais que possibilitem novas e ricas aprendizagens aos estudantes, aos professores e aos gestores escolares..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2004 - 2005
Projeto Leitura, Comunicação e Inclusão Digital
Descrição: Desenvolver as competências e habilidades básicas em leitura, comunicação (inclusive a digital), com vistas à melhoria e ampliação dos níveis de compreensão (literal, interpretativo e crítico) do leitor, à inclusão digital e ao aperfeiçoamento técnico-profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de comitê de assessoramento


2010 - 2018
Agência de fomento: Faculdade Integrada da Grande Fortaleza


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Formação de Professores.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
3º Lugar do Painel na Área de Ciências Humanas do X Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade de Fortaleza - UNIFOR.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:13
Total de citações:37
Karla Angélica Silva do Nascimento  Data: 15/11/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, Mixilene Sales Santos2018 LIMA, Mixilene Sales Santos ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; CASTRO FILHO, J. A. ; NETO, CLODOMIR SILVA LIMA . Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: o uso de aplicativo colaborativo no Ensino Fundamental. Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, p. 43-63, 2018.

2.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do2017NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, J. A. . APRENDIZAGEM MÓVEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 12, p. 264/27-276, 2017.

3.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do2017 NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, J. A. . ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL. HOLOS (NATAL. ONLINE), v. 8, p. 191-204, 2017.

4.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do2016NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, J. A. . UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquiseduca, v. 8, p. 121-135, 2016.

5.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do2015NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; NUNES, João Batista Carvalho . SOFTWARE EDUCATIVO LIVRE, ENSINO DE GEOMETRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 8, p. 71-97, 2015.

6.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do2014NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, J. A. . DISPOSITIVOS MÓVEIS EM ATIVIDADES COLABORATIVAS. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, v. 2, p. 20-35, 2014.

7.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do2012NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, J. A. . Desafios para Utilização de Atividades Colaborativas em Sala de Aula: um exemplo com o Google Maps. Jornada de Atualização em Informática na educação, v. 1, p. 121-141, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. Introdução à educação a distância. 1. ed. Fortaleza: Unichristus, 2018. 44p .

2.
SOUSA, G. V. (Org.) ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do (Org.) ; RICARTE, M. (Org.) . Orientação a objetos com Java. 1. ed. Fortaleza: EdUnichristus, 2017. v. 1. 76p .

3.
NUNES, P. C. M. (Org.) ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do (Org.) ; RICARTE, M. (Org.) . Ferramentas do Google para Escritório. 1. ed. Fortaleza: EdUnichristus, 2017. v. 1. 64p .

4.
MARCAL, E. (Org.) ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do (Org.) ; RICARTE, M. (Org.) . Criação de aplicativos de celular para não programadores. 1. ed. Fortaleza: EdUnichristus, 2017. v. 1. 52p .

5.
SOUSA FILHO, M. J. (Org.) ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do (Org.) ; RICARTE, M. (Org.) . Reforma da Pevidência. 1. ed. Fortaleza: EdUnichristus, 2017. v. 1. 72p .

6.
SÁ, J. O. V. de (Org.) ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do (Org.) . Fundamentos da Psicologia. 1. ed. Fortaleza: FGF, 2014. v. 1. 82p .

7.
SÁ, J. O. V. de (Org.) ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do (Org.) . Leitura e produção de texto. 1. ed. Fortaleza: FGF, 2014. v. 1. 90p .

8.
SÁ, J. O. V. de (Org.) ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do (Org.) . História da Educação. 1. ed. Fortaleza: FGF, 2014. v. 1. 92p .

Capítulos de livros publicados
1.
RICARTE, M. ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do . O uso do Whatsapp Messenger como ferramenta auxiliar do processo de ensino. In: Erbênia Maria G. Ricarte; Flávio Muniz Chaves; Maria Saraiva da Silva; Estanilau Ferreira Bié; Henrique Cunha Júnior; Edivar Barbosa dos Santos; Solange Lima Simão Bié. (Org.). Educação como forma de socialização: a inserção da educação na diversidade contemporânea. 1ed.Porto Alegre, RS: Fi, 2018, v. 1, p. 63-.

2.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, J. A. . Uma Revisão da Literatura sobre Aprendizagem Móvel no Ensino Fundamental. In: DIAS, Ana Maria Iório; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes. (Org.). A Aprendizagem como Razão do Ensino. 1ed.Fortaleza: Imprece, 2016, v. , p. 69-90.

3.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, J. A. . Atividades Colaborativas: o uso do Google Maps na escola. In: José Aires de Castro Filho; Maria Auricélia Silva; Dennys Leite Maia. (Org.). Lições do Projeto um Computador por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. 1, p. 51-89.

4.
Silva, Maria Auricélia da ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; MAIA, Dennys Leite ; CARVALHO, R. L. . O Laptop Educacional e o Software Educativo Livre Geogebra no Ensino de Matemática. In: José Aires de Castro Filho; Maria Auricélia da Silva; Dennys Leite Maia. (Org.). Lições do Projeto Um Computador por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. 1, p. 193-2017.

5.
LIMA, MIXILENE S. S. ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; OSMUNDO, M. L. F. ; MENDES, W. M. F. ; CASTRO FILHO, J. A. . Trabalho Colaborativo: a produção de aplicativo colaborativo educacional. In: Francisco Ari de Andrade; Carlos Augusto Viana; Filipe Jesuino; Renata Aquino. (Org.). Educação Brasileira: conceitos e contextos. 1ed.Fortaleza: UFC, 2014, v. , p. 286-306.

6.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; NUNES, João Batista Carvalho . Formar é preciso: software educativo livre para o ensino de Geometria. In: João Batista Carvalho Nunes; Luisa Xavier de Oliveira. (Org.). Formação de professores para as tecnologias digitais: software livre e educação a distância. 1ed.Brasília: Liber Livro, 2013, v. 2, p. 05-136.

7.
PONTES, Renata Lopes Jaguaribe ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; VIANA, Katyúscia Mota ; CASTRO FILHO, J. A. . Atividades com o Laptop Educacional e a Formação em Serviço. In: TOMMASIELLO, Maria Guiomar Carneiro; MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido; CARVALHO, Luiz Marcelo de; FUSARI, José Cherchi. (Org.). DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA REALIDADE ESCOLAR CONTEMPORÂNEA: CONSTATAÇÕES, ANÁLISES E PROPOSIÇÕES. 1ed.Campinas-SP: Junqueira&Marin Editores, 2012, v. 3, p. 4416-4427.

8.
Silva, Maria Auricélia da ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; MORAIS, Marcia O. ; CASTRO FILHO, J. A. . Ensinando e Aprendendo Trigonometria com o Suporte do Laptop Educacional. In: TOMMASIELLO, Maria Guiomar Carneiro; MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido; CARVALHO, Luiz Marcelo de; FUSARI, José Cherchi. (Org.). Didática e Práticas de Ensino na Realidade Escolar Contemporânea: constatações, análises e proposições. 1ed.Campinas-SP: Junqueira&Marin Editores, 2012, v. 3, p. 4428-4438.

9.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; PONTES, Renata Lopes Jaguaribe ; VIANA, Katyúscia Mota ; CASTRO FILHO, J. A. . Formação e Prática Docente com o Laptop Educacional. In: LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido; GOMES, Marineide de Oliveira; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. (Org.). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE PROFESSORES. 1ed.Campinas-SP: Junqueira&Marin Editores, 2012, v. 2, p. 4702-4710.

10.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; MAIA, Dennys Leite . Formação Docente: novas perspectivas no uso de software livre na educação. Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. 1ed.Campinas-SP: UNICAMP, 2008, v. 1, p. 1023-1031.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; RICARTE, M. . Whatsapp Messenger como recurso de aprendizagem no Ensino Superior. In: XXII Congreso Internacional de Informática Educativa - TISE, 2017, Fortaleza. Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago, Chile: Universidad de Chile, Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas, 2017. v. 13. p. 160-169.

2.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; FILHO, JOSÉ AIRES DE CASTRO . Dispositivos móveis na educação: ensinando e aprendendo em diferentes contextos. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia, 2016. p. 1225-1234.

3.
LIMA, Mixilene Sales Santos ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; NETO, CLODOMIR SILVA LIMA ; FILHO, JOSÉ AIRES DE CASTRO . Aplicativo de Desenho do Google Drive: uma análise com foco na aprendizagem colaborativa com suporte computacional. In: XXII Workshop de Informática na Escola, 2016, Uberlandia. org.crossref.xschema._1.Title@14864012, 2016. p. 387-396.

4.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, J. A. . Aprendizagem Móvel e suas Tecnologias: uma revisão sistemática da literatura. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2015, Maceió. Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Maceió: UFAL, 2015. p. 721-730.

5.
PONTES, Renata Lopes Jaguaribe ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; LIMA, Mixilene Sales Santos . Web 2.0 e Docência: Formação e Práticas Pedagógicas com o Uso do Laptop Educacional. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. XVII ENDIPEA Didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade. Fortaleza: UECE, 2014. v. 17.

6.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CORREIA, Antônio Luiz Cardoso . Trabalho Colaborativo na Escola: aprendendo com o laptop educacional. In: II Encontro da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino, 2014, Fortaleza. II ENLECE - Políticas Educacionais e os novos contextos de educação, currículo e ensino. Fortaleza: UFC, 2014. v. II.

7.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; MELO, Maria Bernadete Oriá de ; LIMA, Mixilene Sales Santos . Recursos Digitais na Prática Docente com o Laptop Educacional. In: II Encontro da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino, 2014, Fortaleza. II ENLECE - Políticas Educacionais e os novos contextos de educação, currículo e ensino. Fortaleza: UFC, 2014. v. II.

8.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, J. A. . Aprendizagem Colaborativa com Suporte de Dispositivos Móveis no Projeto UCA. In: TISE - XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2014, Fortaleza. clNuevas Ideas en Informática Educativa. Chile: Universidad de Chile, Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas, 2014. v. 10. p. 940-946.

9.
OLIVEIRA, MARIA TATIANE LIMA DE ; DO NASCIMENTO, KARLA ANGÉLICA SILVA ; FILHO, JOSÉ AIRES DE CASTRO . OS IMPACTOS AMBIENTAIS DA PONTA SERRA REGISTRO DAS ATIVIDADES COM O AUXÍLIO DO LAPTOP EDUCACIONAL. In: Worshops do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013, Campinas, 2013.

10.
DE MELO, MARIA BERNADETE O. ; LIMA, MIXILENE S. S. ; NASCIMENTO, KARLA ANGÉLICA S. ; FILHO, JOSÉ AIRES DE CASTRO . Tecnologia Móvel: Relato de Experiência na Formação de Gestores. In: Worshops do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013, Campinas. Campinas: Unicamp, 2013.

11.
Silva, Maria Auricélia da ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; CASTRO FILHO, J. A. ; SANTOS, Luciano Ribeiro . Aprendendo Trigonometria com o Laptop Educacional e o Software Geogebra. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Fortaleza. Matemática, Cultura e Tecnologia. Fortaleza: UFC, 2012. v. 3. p. 2016-2026.

12.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; PONTES, Renata Lopes Jaguaribe ; VIANA, Katyúscia Mota ; CASTRO FILHO, J. A. . UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE COM O LAPTOP EDUCACIONAL. In: XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. Campinas-SP: UNICAMP, 2012. v. XVI.

13.
Silva, Maria Auricélia da ; NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; MORAIS, Marcia O. ; CASTRO FILHO, J. A. . ENSINANDO E APRENDENDO TRIGONOMETRIA COM O SUPORTE DO LAPTOP EDUCACIONAL. In: XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas-SP. DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. Campinas-SP: UNICAMP, 2012. v. XVI. p. 004428-004438.

14.
PONTES, Renata Lopes Jaguaribe ; NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; CAVALCANTE, Andréa Pinheiro Paiva ; VIANA, Katyúscia Mota ; CASTRO FILHO, J. A. . ATIVIDADES COM O LAPTOP EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO. In: XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas-SP. DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. Campinas-SP: UNICAMP, 2012. v. XVI. p. 004416-004426.

15.
PONTES, Renata Lopes Jaguaribe ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; CORREIA, Antônio Luiz Cardoso ; CASTRO FILHO, J. A. . Utilização do Laptop Educacional no Projeto Investigando Doenças. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. v. 1. p. 1437-1447.

16.
Silva, Maria Auricélia da ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; SANTOS, Luciano Ribeiro ; CASTRO FILHO, J. A. . O Laptop Educacional no Ensino de Trigonometria. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. v. 1. p. 1563-1573.

17.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; SEGUNDO, Geny Lúcia Salgueiro ; SALES, Selma Bessa ; CASTRO FILHO, J. A. . Um Olhar sobre a Formação Docente do Programa UCA em uma Escola Municipal de Fortaleza. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola, 2011, Sergipe. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sergipe: UFAL, 2011. v. 1. p. 1448-1457.

18.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; Silva, Maria Auricélia da ; MELO, Maria Bernadete Oriá de ; BARBOSA, Jaiane Ramos ; CASTRO FILHO, J. A. . Programa UCA no Estado do Ceará: Caminhos Percorridos, Lições Aprendidas. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola, 2011, Sergipe-Aracaju. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sergipe-Aracaju: UFAL, 2011. v. 1. p. 1207-1215.

19.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; LIMA, Mixilene Sales Santos ; FREIRE, Raquel Santiago ; CASTRO FILHO, J. A. . Um olhar sobre as atividades dos Laboratórios de informática das escolas municipais de Fortaleza. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola, 2011, Sergipe-Aracaju. Informática na Educação para a Democratização do Conhecimento. Sergipe-Aracaju: UFAL, 2011. v. 1. p. 1507-1515.

20.
PONTES, Renata Lopes Jaguaribe ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; CASTRO FILHO, J. A. ; VIANA, Katyúscia Mota . Reflexões sobre a formação docente do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) em uma escola estadual de Fortaleza. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 1º Workshop sobre formação e experiências educacionais no projeto Um Computador por Aluno (UCA), 2011, Sergipe-Aracaju. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sergipe-Aracaju: UFAL, 2011. v. 1. p. 1310-1320.

21.
Silva, Maria Auricélia da ; NASCIMENTO, Karla A. S. Do . SOFTWARE LIVRE, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. XV.

22.
Silva, Maria Auricélia da ; NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; NUNES, João Batista Carvalho . Formação e prática docente em software livre. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. p. 1-13.

23.
MAIA, Dennys Leite ; NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; PINHEIRO, Joserlene Lima . Levantamento de softwares educativos livres para a Matemática: o que há para Educação Básica?. In: X Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor - Mundo Unifor, 2010, Fortaleza. X Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor - Mundo Unifor, 2010.

24.
SOUZA, G. M. O. ; Silva, Maria Auricélia da ; NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; GOMES, Raimunda Olímpia de Aguiar . Ensino semi-presencial e formação de professores para o uso de softwares educativos livres. In: 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa, 2009, João Pessoa. 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009.

25.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; SOUZA, G. M. O. ; GOMES, Raimunda Olímpia de Aguiar ; SILVA . Inclusão digital como política pública: a experiência da adoção do software livre no município de Fortaleza. In: 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009.

26.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; MAIA, Dennys Leite . FORMAÇÃO DOCENTE: NOVAS PERSPECTIVAS NO USO DE SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO. In: XIV ENDIPE, 2008, PORTO ALEGRE. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas.. PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2008.

27.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do. Matemática e Ludicidade: uma alternativa de mediação através de jogos. In: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação. Maceió: UFAL, 2007.

28.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do. Formação docente e tecnologias educacionais. In: 18º EPENN, 2007, Maceió. Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação. Maceió: UFAL, 2007.

29.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do. Software Educativo Livre como Recurso Pedagógico. In: 18º EPENN, 2007, Maceió. 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Maceió: UFAL, 2007.

30.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; MAIA, Dennys Leite ; NUNES, João Batista Carvalho . Avaliação de software educativo livre de geometria para o ensino fundamental na perspectiva de futuros professores. In: III Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2006, Fortaleza. Da sala de aula à instituição: conflitos e emancipação. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 23-227.

31.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; NUNES, João Batista Carvalho . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL LIVRE. In: Encontro Regional sobre Formação e Praticas Docentes, 2005, Fortaleza. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL LIVRE, 2005. v. 1. p. 01-08.

32.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. Balança Interativa: um software para auxiliar o desenvolvimento do raciocínio algébrico. In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2001, Florianópolis. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2001.

33.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. A Influência da informática na prontidão para alfabetização. In: Iniciação Científica, 1998, Fortaleza. Iniciação Científica, 1998. v. 20.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTE, Andréa Pinheiro Paiva ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; CASTRO FILHO, J. A. . Utilização do Laptop Educacional: discutindo as práticas pedagógicas. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola, 2011, Sergipe-Aracaju. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sergipe-Aracaju: UFAL, 2011. v. 1. p. 16023-1633.

2.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; NUNES, João Batista Carvalho . Contribuições de um software livre para a formação docente. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza. Tecnologia e Educação para todos. Porto Alegre: SBC, 2008.

3.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; MAIA, Dennys Leite . O uso de software educativo livre na formação inicial de professores. In: Mundo Unifor - VI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2007, Fortaleza. Mundo Unifor - VI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Fortaleza: Unifor, 2007.

4.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; NUNES, João Batista Carvalho . Formação de professores na utilização de software educativo livre. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; MAIA, Dennys Leite ; PINHEIRO, Joserlene Lima . TECNOLOGIAS ON LINE: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. In: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

2.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; MAIA, Dennys Leite ; NUNES, João Batista Carvalho . Software educativo livre Dr. Geo: um desafio para a formação inicial de professores. In: Semana Universitária, 2006, Fortaleza. Anais da Semana Universitária, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
LIMA, Mixilene Sales Santos ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; NETO, CLODOMIR SILVA LIMA ; CASTRO FILHO, J. A. . Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: o uso de aplicativo de desenho no Ensino Fundamental. Educação e Cultura Contemporânea, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; RICARTE, M. . Whatsapp Messenger como recurso de aprendizagem no Ensino Superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. Google Maps para criação de mapas colaborativos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do. A função do Laboratório de Informática na Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do. Ferramentas da Web 2.0 como recursos de pesquisa científica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PONTES, Renata Lopes Jaguaribe ; NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; CORREIA, Antônio Luiz Cardoso ; CASTRO FILHO, J. A. . Utilização do Laptop Educacional no Projeto Investigando Doenças. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Silva, Maria Auricélia da ; NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; SANTOS, Luciano Ribeiro ; CASTRO FILHO, J. A. . O Laptop Educacional no Ensino de Trigonometria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CAVALCANTE, Andréa Pinheiro Paiva ; NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; CASTRO FILHO, J. A. . Utilização do Laptop Educacional: discutindo as práticas pedagógicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; SEGUNDO, Geny Lúcia Salgueiro ; SALES, Selma Bessa ; CASTRO FILHO, J. A. . Um Olhar sobre a Formação Docente do Programa UCA em uma Escola Municipal de Fortaleza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; LIMA, Mixilene Sales Santos ; FREIRE, Raquel Santiago ; CASTRO FILHO, J. A. . Um olhar sobre as atividades dos Laboratórios de informática das escolas municipais de Fortaleza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
PONTES, Renata Lopes Jaguaribe ; NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; VIANA, Katyúscia Mota ; CASTRO FILHO, J. A. . Reflexões sobre a formação docente do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) em uma escola estadual de Fortaleza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; LIMA, Mixilene Sales Santos ; CASTRO FILHO, J. A. ; FREIRE, Raquel Santiago . Um olhar sobre as atividades dos Laboratórios de Informática Educativa das escolas municipais de Fortaleza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; Silva, Maria Auricélia da ; MELO, Maria Bernadete Oriá de ; BARBOSA, Jaiane Ramos ; CASTRO FILHO, J. A. . Programa UCA no Estado do Ceará: Caminhos Percorridos, Lições Aprendidas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do. Caminhos da Pesquisa e Formação Profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do. SEMI-PRESENCIALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: alguns resultados dessa modalidade na FGF. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; SOUZA, G. M. O. ; SILVA . FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DE SOFTWARE EDUCATIVO LIVRE COMO RECURSO PEDAGÓGICO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do. Matemática e Ludicidade: uma alternativa de mediação através de jogos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; GOMES, Raimunda Olímpia de Aguiar . Formação docente e tecnologias educacionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. As Dimensões Técnica, Pedagógica e de Conteúdo na Formação de Professores no Uso do Computador para o Ensino da Matemática.. Fortaleza: UFC, 2002 (Monografia de conclusão de curso de especialização).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; REIS, R. M. V. . CD Multimídia dos Anais do Encontro Regional sobre Formação e Práticas Docentes. 2005.

Produtos tecnológicos
1.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; REIS, R. M. V. . Anais do Encontro Regional sobre Formação e Práticas Docentes. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. II Encontro da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino. 2014.

2.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. 3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FURTADO, I. P. B. ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; SEGUNDO, Geny Lúcia Salgueiro ; CASTRO FILHO, J. A. . Programa CASa Aberta Rádio Universitária FM 107,9. 2018.

2.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; CAVALCANTE, Andréa Pinheiro Paiva ; CARVALHO, Maria Dilma de . Programa Um Computador por Aluno. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, C. A. S. ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do . Metodologia do trabalho científico. 2018. (Editoração/Livro).

2.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. Introdução a Educação a Distância. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).

3.
MARCAL, E. ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; RICARTE, M. . Criação de aplicativos para celular. 2017. (Editoração/Livro).

4.
NUNES, P. C. M. ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; RICARTE, M. . Ferramentas Google para escritório. 2017. (Editoração/Livro).

5.
SOUSA FILHO, M. J. ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; RICARTE, M. . Reforma Previdenciária. 2017. (Editoração/Livro).

6.
SOUSA, G. V. ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do ; RICARTE, M. . Orientação a objetos com Java. 2017. (Editoração/Livro).

7.
SÁ, J. O. V. de ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do . Fundamentos da Psicologia. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

8.
SÁ, J. O. V. de ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do . Alfabetização e letramento. 2014. (Editoração/Livro).

9.
SÁ, J. O. V. de ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do . Fundamentos da Psicologia. 2014. (Editoração/Livro).

10.
SÁ, J. O. V. de ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do . Leitura e Produção de texto. 2014. (Editoração/Livro).

11.
SÁ, J. O. V. de ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do . História na educação. 2014. (Editoração/Livro).

12.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; CASTRO FILHO, J. A. . Desafios para Utilização de Atividades Colaborativas em Sala de Aula: um exemplo com o Google Maps. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do. Objetos de Aprendizagem. 2011. .

14.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do. Plataforma Lattes. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do. Salas Virtuais: Ferramentas de Apoio ao Ensino Presencial. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
PONTES, Renata Lopes Jaguaribe ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do . Transformando a Educação no Ceará. 2013. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LOUREIRO, C. V.; MAGALHÃES, Elisângela B.; NASCIMENTO, Karla A. S. Do; MOTA, Bruna G. N.. Participação em banca de Samira Silva Leão. Práticas pedagógicas da educação inclusiva: possibilidades a partir do olhar docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade) - Instituto Antônio Mesquita Parente.

2.
MAGALHÃES, Elisângela B.; NASCIMENTO, Karla A. S. Do; MOTA, Bruna G. N.. Participação em banca de Guiomar Francisca de Araújo Cardoso. Avaliação da Aprendizagem Escolar: uma ação mediadora na construção do conhecimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade) - Instituto Antônio Mesquita Parente.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, L. G. L.; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; SARTORI, E. O. F.. Participação em banca de MARIA DA CONCEIÇÃO ANASTÁCIO PIMENTEL. A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM-CE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Aberta do Brasil.

2.
OLIVEIRA, L. G. L.; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; SARTORI, E. O. F.. Participação em banca de JAÍNE LARA DA ROCHA. O DESAFIO DE LICITAR MERENDA ESCOLAR POR MEIO DA AGRICULTURA FAMILIAR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Aberta do Brasil.

3.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; Silva, Maria Auricélia da. Participação em banca de Débora Aldyane Barbosa Carvalho. Televisão e Internet como Recurso Pedagógico no Ensino Fundamental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias da Educação) - Instituto UFC Virtual.

4.
Silva, Maria Auricélia da; NASCIMENTO, Karla A. S. Do; MAIA, Dennys Leite. Participação em banca de JOÃO DE FREITAS GADELHA NETO. Gestão da Inclusão Digital dos Docentes do Senai Ceará. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Estadual do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; CASTRO FILHO, J. A.. Comissão Científica do V Workshop Sobre Tecnologias Móveis Na Educação (CBIE 2017 - WTME). 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; CASTRO FILHO, J. A.. Comissão científica da Mostra de Práticas em Informática na Educação (WIE 2017 - MPIE). 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
CASTRO FILHO, J. A.; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; MAIA, Dennys Leite; FREIRE, Raquel Santiago. XXIII WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE). 2017. Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre.

4.
CASTRO FILHO, J. A.; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; MAIA, Dennys Leite; FREIRE, Raquel Santiago. CBIE 2017 - Mostra de Práticas em Informática na Educação (WIE 2017 - MPIE). 2017. Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre.

5.
NUNES, João Batista Carvalho; MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; NASCIMENTO, Karla A. S. Do. Processo seletivo do programa de Pós-Graduação em Educação de Mestrado e Doutorado. 2016. Universidade Estadual do Ceará.

6.
CASTRO FILHO, J. A.; NASCIMENTO, Karla A. S. Do; MAIA, Dennys Leite; BARBOSA, Jaiane Ramos. Comissão científica de avaliação de trabalhos do IV Workshop Sobre Tecnologias Móveis Na Educação. 2016. Universidade Federal de Uberlândia.

7.
MAGALHÃES, Elisângela B.; NASCIMENTO, Karla A. S. Do; LIMA, Mixilene Sales Santos. Comissão científica do II Encontro da Linha Educação, Currículo e ensino. 2014. Universidade Federal do Ceará.

8.
CASTRO FILHO, J. A.; NASCIMENTO, Karla A. S. Do. Comissão Científica da avaliação do 3º Simpósio Internacional de Pesquiisa em Educação Matemática. 2012. Universidade Federal do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXII Workshop de Informática na Escola. Aplicativo de Desenho do Google Drive: uma análise com foco na aprendizagem colaborativa com suporte computacional. 2016. (Congresso).

2.
XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Dispositivos móveis na educação: ensinando e aprendendo em diferentes contextos. 2016. (Simpósio).

3.
II Encontro da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino.Trabalho Colaborativo na Escola: aprendendo com o laptop educacional. 2014. (Encontro).

4.
TISE - XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação.Free Collabrified Apps for iOS & Android Devices: Supporting Synchronous Collaboration in Education. 2014. (Oficina).

5.
XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Formação Docente e Tecnologias Móveis: inovações na prática pedagógica. 2014. (Encontro).

6.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Desafio para Utilização de Atividades Colaborativas em Sala de Aula: um exemplo com o Google Maps. 2012. (Congresso).

7.
22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola.Um olhar sobre as atividades dos Laboratórios de informática das escolas municipais de Fortaleza. 2011. (Seminário).

8.
22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola.Um Olhar sobre a Formação Docente do Programa UCA em uma Escola Municipal de Fortaleza. 2011. (Simpósio).

9.
22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 1º Workshop sobre formação e experiências educacionais no projeto Um Computador por Aluno (UCA).Programa UCA no Estado do Ceará: Caminhos Percorridos, Lições Aprendidas. 2011. (Seminário).

10.
22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 1º Workshop sobre formação e experiências educacionais no projeto Um Computador por Aluno (UCA).Reflexões sobre a formação docente do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) em uma escola estadual de Fortaleza. 2011. (Seminário).

11.
I Encontro de Iniciação Científica.Tecnologias de Informação e Sistemas de Apoio à Pesquisa. 2010. (Encontro).

12.
I Encontro de Iniciação Científica.Caminhos da Pesquisa e Formação Profissional: quais os desafios?. 2010. (Encontro).

13.
I Encontro de Iniciação Ciêntífica da FGF.Plataforma Lattes: por que utilizar?. 2010. (Encontro).

14.
15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.. SEMI-PRESENCIALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: alguns resultados dessa modalidade na FGF. 2009. (Congresso).

15.
VI Semana Acadêmica da FGF.A Importância das Novas Tecnologias no Ensino Superior. 2007. (Oficina).

16.
13 Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.?Formação de professores na utilização de software educativo livre. 2006. (Encontro).

17.
Encontro Norte Nordeste dos Estudantes de Pedagogia.Explorando Software Educativo Livre para Emancipação do Professor. 2006. (Encontro).

18.
Semana Universitária - Universidade Estadual do Ceará.Software educativo livre Dr. Geo: um desafio para a formação inicial de professores.. 2006. (Outra).

19.
Encontro Regional sobre Formação e Práticas Docentes.FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL LIVRE. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO FILHO, J. A. ; NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; MAIA, Dennys Leite ; Silva, Maria Auricélia da ; MELO, Maria Bernadete Oriá de . III Seminário UCA Ceará - Experiências com Laptop educacional no Ceará.. 2014. (Outro).

2.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; LIMA, Mixilene Sales Santos ; DIAS, Sandra Soeiro . II Encontro da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino. 2014. (Outro).

3.
CASTRO FILHO, J. A. ; NASCIMENTO, Karla A. S. Do ; MELO, Maria Bernadete Oriá de ; Silva, Maria Auricélia da ; MAIA, Dennys Leite . II Seminário UCA Ceará - Experiências com Laptop educacional no Ceará.. 2013. (Outro).

4.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do. I Seminário Um Computador por Aluno. 2012. (Outro).

5.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do. I Encontro de Iniciação Científica da FGF. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
George Medeiros De Lima. ARBITRAGEM: CONCEITUAÇÃO E VANTAGENS NA ESCOLHA DO MÉTODO ADEQUADO PARA SOLUÇÃO DE CONFLITOS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Perícia e Auditoria Contábil) - Centro Universitário Christus. Orientador: Karla Angélica Silva do Nascimento.

2.
Francisca Angelica Carvalho De Oliveira. Educação a Distância: Experiência na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Orientador: Karla Angélica Silva do Nascimento.

3.
Laís Regina Oliveira Alves. Gestão Pedagógica do Laboratório Educacional de Informática. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Karla Angélica Silva do Nascimento.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SOUSA, G. V. (Org.) ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do (Org.) ; RICARTE, M. (Org.) . Orientação a objetos com Java. 1. ed. Fortaleza: EdUnichristus, 2017. v. 1. 76p .

2.
NUNES, P. C. M. (Org.) ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do (Org.) ; RICARTE, M. (Org.) . Ferramentas do Google para Escritório. 1. ed. Fortaleza: EdUnichristus, 2017. v. 1. 64p .

3.
MARCAL, E. (Org.) ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do (Org.) ; RICARTE, M. (Org.) . Criação de aplicativos de celular para não programadores. 1. ed. Fortaleza: EdUnichristus, 2017. v. 1. 52p .

4.
SOUSA FILHO, M. J. (Org.) ; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do (Org.) ; RICARTE, M. (Org.) . Reforma da Pevidência. 1. ed. Fortaleza: EdUnichristus, 2017. v. 1. 72p .


Cursos de curta duração ministrados
1.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do; CASTRO FILHO, J. A. . Desafios para Utilização de Atividades Colaborativas em Sala de Aula: um exemplo com o Google Maps. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NASCIMENTO, Karla A. S. Do. Salas Virtuais: Ferramentas de Apoio ao Ensino Presencial. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 19:02:00