Valéria Campos Muniz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0545275712631875
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Doutora em Língua Portuguesa (2013) e mestre Língua Portuguesa, (1997) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi bolsista da CAPES durante o Doutorado. Atualmente é professora adjunta de Língua Portuguesa como L2 - 40 horas com dedicação exclusiva - do INES. Tem experiência na área de Letras e atua principalmente nas seguintes áreas: leitura, aquisição da língua escrita, língua portuguesa como L2, gramática e ensino. Foi professora na Universidade Estácio de Sá no curso presencial e a distância , tendo ocupado o cargo de coordenadora do curso de Letras no campus de Nova Friburgo. Participa do grupo de pesquisa Linguagem e Sociedade, UERJ. Possui publicação em anais de eventos nacionais, internacionais, e em revistas. Área de interesse: linguística textual, estudos do letramento e língua portuguesa como L2. Membro (pesquisador) do Grupo de Pesquisa Linguagem & Sociedade (FFP/UERJ-CNPq) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Valéria Campos Muniz
Nome em citações bibliográficas
MUNIZ, V. C.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Letras.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Troca da vírgula pelo ponto e do ponto pela vírgula em redações de vestibular, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Helênio Fonseca de Oliveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: gramática, pontuação, linguistica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1993 - 1997
Mestrado em Letras.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A Linguagem dos Contos de Fadas na obra de Marina Colasanti,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Maria Teresa Gonçalves Pereira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2007 - 2009
Especialização em educação ambiental. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Educação ambiental empresarial em cantagalo - a insipiente e pontual atuação da indústria cimenteira.
Orientador: Bernadete Ângelo de Almeida.




Formação Complementar


2016 - 2017
LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA. (Carga horária: 150h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Imagens Surdas: literatura, cinema, artes plásticas e representação da surd. (Carga horária: 3h).
MUSEU DE ARTE DO RIO, MAR, Brasil.
2016 - 2016
USO DO PREZI E OUTROS RECURSOS. (Carga horária: 2h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2015 - 2015
GÊNEROS DIGITAIS, NOVOS MULTILETRAMENTOS E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Libras- socializando Libras: o dito pelo não dito. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual do Rio de Janeiro, FFPUERJ, Brasil.
2011 - 2011
MULTILETRAMENTOS NA CONTEMPORANEIDADE E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTU. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
TRABALHANDO A LEITURA EM SALA DE AULA. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
ASPECTOS DA LINGUÍSTICA COGNITIVA. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Rio de Janeiro, FFPUERJ, Brasil.
2009 - 2009
FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Rio de Janeiro, FFPUERJ, Brasil.
2007 - 2008
educação ambiental. (Carga horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
1996 - 1996
CONTOS DE FADAS E OUTRAS HISTÓRIAS. (Carga horária: 12h).
Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
1995 - 1995
DINAMIZAÇÃO DE ACERVOS. (Carga horária: 24h).
Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
1994 - 1994
ATUALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA PROFESSORES DO SEGUNDO GRAU. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Rio de Janeiro, FFPUERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Nacional de Educação de Surdos, .


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: coordenadora, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2001 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora assistente, Carga horária: 30

Atividades

07/2011 - 11/2014
Direção e administração, Faculdade Estácio de Sá de Nova Friburgo, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Letras.
07/2004 - 01/2007
Direção e administração, Faculdade Estácio de Sá de Nova Friburgo, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de Letras.

Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor auxiliar


Sociedade brasileira de educação- colégio Anchieta, SBE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora


Sistema PH ensino ltda, PH, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora


PAN AMERICAN WORLD AIRWAYS, PAN AM, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: comissária de bordo, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
GRUPO DE PESQUISA LINGUAGEM & SOCIEDADE; LINHA DE PESQUISA:Linguagem, sociedade e ensino na perspectiva dos Novos Estudos do Letramento FFP/UERJ/INES - CNPQ


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Estudos de Língua Portuguesa como L2
Descrição: Este grupo pesquisa sobre ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos, metodologia e formulação de documento que ampare a construção de orientações para o ensino de língua portuguesa no ensino regular. Além disso, elabora material didático para o ensino de LPL2 por níveis de aprendizado. As pesquisadoras desenvolvem pesquisas na área de criação de sinais acadêmicos para surdos, metodologia multimodal, letramento visual, participando de congressos, com vários artigos publicados. É um grupo interinstitucional: INES (DESU/DEBASI) e UFRJ. Pretende-se com esta pequisa, oferecer contribuições para o ensino de Língua Portuguesa para surdos, na perspectiva de uma educação bilíngue de surdos (Libras/Língua Portuguesa)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Valéria Campos Muniz - Coordenador / Maria Inês de Castro de Azevedo - Integrante / Wilma Favorito - Integrante / Lia Abrantes - Integrante / Danielle lins - Integrante.
2014 - Atual
GRUPO DE ESTUDOS LINGUAGEM E SOCIEDADE
Descrição: Grupo de Estudos "Linguagem e Sociedade - FFP/UERJ O Grupo de Estudos "Linguagem e Sociedade" criado em 2014 pela iniciativa dos professores Marcos Luiz Wiedemer, Victória Wilson da Costa Coelho e Marcia Lisbôa Costa de Oliveira. Reuniões: Sala 309, na Faculdade de Formação de Professores/Universidade Estadual do Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Valéria Campos Muniz - Integrante / Marcia Lisbôa Costa de Oliveira - Integrante / Marcos Luiz Weidemer - Integrante / Victória Wilson da Costa Coelho - Coordenador / Danielle Mendes Pereira - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 Contribuições teórico-metodológicas para o trabalho com alunos surdos na rede regular de ensino no município do Rio de Janeiro
Descrição: Em virtude de a apropriação do sistema alfabético ocorrer por intermédio de elementos semióticos de natureza visual e de aspectos fônicos/fonológicos, almeja-se, nesta pesquisa, refletir sobre o planejamento de atividades que concorram para o letramento do aluno surdo, que utiliza Libras como L1. Sua língua materna é responsável pelo seu desenvolvimento linguístico, cognitivo e social, elemento fundador de sua subjetividade e identidade na constituição de sentidos sobre o mundo e no acesso ao conhecimento. Ao assegurar o conteúdo semântico, a aprendizagem significativa será decorrente da função atribuída à Língua Portuguesa, segunda língua, nas relações cotidianas do aluno, não sendo fruto de imposição proveniente de uma proposta curricular. Apesar de as diferentes abordagens educacionais implementadas ao longo da história terem como foco o domínio da Língua Portuguesa, as estratégias metodológicas utilizadas no processo de letramento para alunos surdos não consideram as especificidades de sua diferença, pressupondo a oralidade e a audição como requisitos fundamentais à apropriação da leitura e da escrita. Diante dessa lacuna teórico-metodológica, vários autores sustentam que os surdos seguem excluídos do processo educacional e acabam encontrando na Língua Portuguesa o principal condicionante do seu processo de exclusão/inclusão escolar e social. Assim, tendo em vista os baixos índices de letramento alcançados pelas crianças e adolescentes brasileiros com deficiência auditiva, pretendemos investigar estratégias de ensino de língua portuguesa e apresentar propostas pedagógicas para a superação da defasagem de escrita dos estudantes surdos, a fim de que estes se beneficiem de um material de apoio auxiliar para o aprendizado da língua, instrumento de sua inclusão social..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Valéria Campos Muniz - Coordenador.
2014 - Atual
Letramentos em Língua Portuguesa para alunos surdos
Descrição: A pesquisa prevê a integração entre pesquisa teórica e práxis reflexiva, com vistas à atuação transformadora. Investiga-se os processos de letramentos e de ensino de literatura para alunos surdos e com baixa audição. A partir do aparato teórico dos Novos Estudos de Letramentos bem como dos estudos sobre multimodalidade e multiletramentos, estuda-se elementos que possam ser solidários às práticas de ensino e aprendizagem que envolvam alunos surdos, sobretudo no tocante às dinâmicas de leitura literária...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Valéria Campos Muniz - Integrante / Danielle Mendes Pereira - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Olh@res - Revista Eletrônica do Departamento de Educação da UNIFESP


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua portuguesa como L2.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Fala Pouco, Lê Bem.


Prêmios e títulos


2014
Aprovação e classificação em 1o lugar em concurso público para Professor Adjunto de Língua Portuguesa como L2, INES.
2014
Programa de remuneração variável pela atuação como coordenadora do curso de Letras, Universidade Estácio de Sá.
2013
Programa de remuneração variável pela atuação como coordenadora do curso de Letras, Universidade Estácio de Sá.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MUNIZ, V. C.2018MUNIZ, V. C.; PEREIRA, D. C. M. . Abordagens intersemióticas e ensino de literatura e língua portuguesa para graduandos surdos. Revista Práticas de Linguagem, v. 8, p. 615-624, 2018.

2.
PEREIRA, D. C. M.2016PEREIRA, D. C. M. ; MUNIZ, V. C. . O universitário surdo: questões de letramento e de autorrepresentação. REVISTA ESCRITA (PUCRJ. ONLINE), v. 22, p. 1-13, 2016.

3.
MUNIZ, V. C.2016MUNIZ, V. C.. Pontuação: uma questão prosódica, sintática, discursiva e semântica. Pensares em revista, v. 8, p. 1-23, 2016.

4.
PEREIRA, D. M.2015PEREIRA, D. M. ; MUNIZ, V. C. . SURDOS NA UNIVERSIDADE: QUESTÕES DE LETRAMENTOS, CULTURA E IDENTIDADE. Pensares em Revista, v. 6, p. 51-69, 2015.

5.
PEREIRA, D. M.2015PEREIRA, D. M. ; MUNIZ, V. C. . Ensino de Surdos e Novas Práticas de Letramentos. Passages de Paris (APEB-Fr). Passages de Paris (APEB-Fr), v. 11, p. 458-459, 2015.

6.
XAVIER, A. C.2015XAVIER, A. C. ; MUNIZ, V. C. . Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua no Ensino Superior. ARQUEIRO (RIO DE JANEIRO), v. 32, p. 14-20, 2015.

7.
PEREIRA, D. M.2015PEREIRA, D. M. ; MUNIZ, V. C. . Surdos em um Mundo Multimodal: um olhar sobre os elos entre ensino de língua portuguesa e novos gêneros textuais. Democratizar (Faetec), v. VIII, p. 13-24, 2015.

8.
OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de2014OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de ; MUNIZ, V. C. . LEITURA E LETRAMENTO DO PROFESSOR. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 24, p. 3275, 2014.

9.
OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de2014OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de ; MUNIZ, V. C. . CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E METODOLOGIA DO ENSINO DE ORTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades (UnB), v. 28, p. 183, 2014.

10.
MUNIZ, V. C.2011 MUNIZ, V. C.. A implicatura da tríplice funcionalidade no ensino da pontuação. Palimpsesto (Rio de Janeiro. Online), v. 13, p. 1, 2011.

11.
MUNIZ, V. C.2010MUNIZ, V. C.; FARIA, T. V. B. . Coesão, coerência e pontuação: fatores de textualidade em redações de vestibular. Leitura (UFAL), v. 1, p. 185-202, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MUNIZ, V. C.. Implicações da troca do ponto pela vírgula e da vírgula pelo ponto. 1. ed. Alemanha: Novas Edições acadêmicas, 2015. v. 1. 180p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, D. C. M. ; MUNIZ, V. C. . Letramentos em L2 na educação superior de surdos: diálogos multimodais. In: BARROS, A.L.E.C; CALIXTO, H.R.S; NEGREIROS, K.A.. (Org.). Libras em diálogo: interfaces com o ensino. 1ed.CAMPINAS: PONTES, 2018, v. , p. 25-40.

2.
MUNIZ, V. C.; XAVIER, A. C. . Literatura infantil no desenvolvimento cultural da criança surda. In: MARTINS, A.L.M.R.P.; CORREIA, C.M.C. (Org.). Coletânea de comunicações sobre o verbal e o não verbal. 1ed.Rio de Janeiro: DIALOGARTS, 2016, v. 1, p. 166-181.

3.
MUNIZ, V. C.. Marina Colassanti e os contos de fadas. In: Maria Teresa Gonçlaves Pereira. (Org.). Produção acadêmica. 1ed.Rio de Janeiro: Eduerj, 1999, v. 1, p. 1-56.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de ; MUNIZ, V. C. . Práticas sociais de escrita e variação linguística na aquisição do sistema alfabético. Pesquisas em discurso pedagógico, Rio de Janeiro, p. 1 - 18, 01 dez. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MUNIZ, V. C.; OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de . ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E SURDEZ: PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS E CULTURAIS NO ENSINO SUPERIOR. In: II Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2015, Recife. Anais do II Conbalf: políticas públicas de alfabetização, 2015.

2.
OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de ; MUNIZ, V. C. . Letramentos e identidades sociais: comunidades e Discursos. In: 5o. COLÓQUIO INTERNACIONAL LETRAMENTO E CULTURA ESCRITA, 2014, Belo Horizonte. 5o. COLÓQUIO INTERNACIONAL LETRAMENTO E CULTURA ESCRITA- CEALE, 2014. v. 01. p. não paginado.

3.
OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de ; MUNIZ, V. C. . CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E HIPÓTESES ORTOGRÁFICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: I CONBAlf - CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, 2013, Belo Horizonte. I CONBAlf - CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, 2013. p. não paginado.

4.
MUNIZ, V. C.. Pontuação uma questão de ensino. In: Anais do X Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ, 2011, Rio de Janeiro. X Fórum de estudos linguísticos da UERJ-Língua Portuguesa, descrição, ensino e diálogos. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011.

5.
MUNIZ, V. C.. A pontuação no universo escolar. In: VI Siget, Simpósio internacional de estudos e gêneros textuais, 2011, Rio grande do norte. VI Siget, Simpósio internacional de estudos e gêneros textuais. Rio Grande do Norte: UFRN, 2011. p. 1-11.

6.
MUNIZ, V. C.. A iconicidade lexical na obra de Marina Colasanti. In: III Colóquio de semiótica, 2010, Rio de Janeiro. Diálogos intersemióticos II. Rio de Janeiro: dialogarts, 2010.

7.
MUNIZ, V. C.. A pontuação numa visão diacrônica. In: 1º.CIELLI.Colóquio internacional de estudos linguísticos.4º. CIELLI.Colóquio de estudos linguísticos e literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: UEM, 2010.

8.
MUNIZ, V. C.. Carta dos leitores e interpretação de texto. In: II Fórum Internacional de Análise do Discurso, 2010, Rio de Janeiro. Anais do II Fórum Internacional de Análise do Discurso: Discurso, texto e enunciação. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. p. 1039-1046.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de ; MUNIZ, V. C. . LEITURA E LETRAMENTO DO PROFESSOR. In: 19o. Congresso de Leitura do Brasil, 2014, Campinas. 19o. COLE Caderno de Atividades e resumos. Campinas: Campinas: FE/UNICAM/ALB, 2014. v. 01. p. 285.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, D. C. M. ; MUNIZ, V. C. . A LITERATURA SURDA NA CENA ESTÉTICA DA CONTEMPORANEIDADE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, D. C. M. ; MUNIZ, V. C. . Multimodalidade e leitura de língua portuguesa como L2 na formação do professor surdo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MUNIZ, V. C.; PEREIRA, D. C. M. . ABORDAGENS INTERSEMIÓTICAS E ENSINO DE LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA PARA GRADUANDOS SURDOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEREIRA, D. C. M. ; MUNIZ, V. C. . Práticas discursivas na construção da identidade e aquisição da Língua Portuguesa como L2. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEREIRA, D. C. M. ; MUNIZ, V. C. . Multiculturalism and Literacies: a critical view to the deaf´s High Education. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, D. C. M. ; MUNIZ, V. C. . Uso de materiais multissemióticos no ensino de língua portuguesa como L2 para surdos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MUNIZ, V. C.; XAVIER, A. C. . GT Língua Portuguesa como L2: Língua e Literatura para surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MUNIZ, V. C.; OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de . Alfabetização, letramento e surdez: perspectivas linguísticas e culturais no ensino superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MUNIZ, V. C.; PEREIRA, D. C. M. ; PINTOR, N. A. M. . Letramentos e alfabetização na perspectiva inclusiva: desafios e propostas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MUNIZ, V. C.. Ensino Superior de surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MUNIZ, V. C.; XAVIER, A. C. . Literatura infantil no desenvolvimento cultural da criança surda. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MUNIZ, V. C.; XAVIER, A. C. . A educação de surdos no ensino superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MUNIZ, V. C.; OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de . Letramentos e Identidades Sociais: Comunidades e Discursos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de ; MUNIZ, V. C. . LEITURA E LETRAMENTO DO PROFESSOR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MUNIZ, V. C.; OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de . Conhecimento Linguístico e Hipótese Ortográficas No Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MUNIZ, V. C.; OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de . Conhecimento Linguístico e Metodologia do Ensino de Ortografia na Formação de Docentes para o Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MUNIZ, V. C.. Semiótica e Ensino em Adélia Prado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MUNIZ, V. C.. Carta dos Leitores e Interpretação de Textos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MUNIZ, V. C.. A pontuação no contexto escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MUNIZ, V. C.; FARIA, T. V. B. . Uma análise das transformações da língua em um conto de Luandino Vieira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MUNIZ, V. C.. A pontuação no contexto escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MUNIZ, V. C.. O ensino da Língua Portuguesa na atualidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MUNIZ, V. C.. Ensino da Gramática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MUNIZ, V. C.. Língua e literatura brasileira na atualidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MUNIZ, V. C.. Leitura: Fonte de Prazer. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEREIRA, D. C. M. ; XAVIER, A. C. ; ABRAHAO, B. ; CARMEM, M. ; MUNIZ, V. C. . Literatura, ensino e formação do leitor surdo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MUNIZ, V. C.; FERNANDES, S. ; BAALBAKI, A. . Práticas de letramento e produção de material didático para o ensino de Língua Portuguesa. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MUNIZ, V. C.. INNOVATIONS AND EPISTEMOLOGICAL CHALLENGES IN APPLIED LINGUISTICS. 2017. (REVISÃO DE RESUMOS).

2.
MUNIZ, V. C.; XAVIER, A. C. . A educação do olhar: algumas reflexões. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MUNIZ, V. C.. A troca do Ponto e da Vírgula e vice-versa em redações de vestibular. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MUNIZ, V. C.. Análise Sintática na poesia de Gregório de Matos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MUNIZ, V. C.. Revisora do 18o Congresso Mundial de Linguística Aplicada (AILA). 2016 (Revisora do 18o Congresso Mundial de Linguística Aplicada (AILA)).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ABREU, K. N. M.; COELHO, V. W. C.; MUNIZ, V. C.. Participação em banca de Luciana de Oliveira Frade. Do planejamento à autorrevisão: experiências de escrita processual na educação de jovens e adultos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro/FFP.

2.
MACHADO, B. C.; STAROSKY, P.; FERNANDES, E. M.; MAGALHAES, C.; ALMEIDA, H. C. C. C.; MUNIZ, V. C.. Participação em banca de Luciana Dantas Ruiz. Desenvolvimento de Material Didático para Formação Integrada de Profissionais das Áreas de Saúde e Educação: Orientação a Famílias de Crianças Surdas em uma visão Socioantropológica. 2017. Dissertação (Mestrado em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

3.
MACHADO, B. C.; FERNANDES, E. M.; MUNIZ, V. C.; FERRREIRA, C. M. P.; STAROSKY, P.; ALMEIDA, H. C. C. C.. Participação em banca de Luciana Dantas Ruiz. Desenvolvimento de Material Didático para Formação Integrada de Profissionais das Áreas de Saúde e Educação: Orientação a familiares de criança surdas em uma visão socioantropológica. 2017. Dissertação (Mestrado em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

4.
OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de; MUNIZ, V. C.; COELHO, V. W. C.. Participação em banca de Gabriela Medela Silva. Reflexões sobre a formação de professores, teorias e práticas de alfabetização na perspectiva do letramento e na aquisição do sistema de escrita alfabética. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

5.
OLIVEIRA, P. C. S.; OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de; MUNIZ, V. C.. Participação em banca de Marlene Maria de Oliveira de Andrade. Letramento e alfabetização do aluno com deficiência intelectual:desafios para a formação de professores. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

6.
COELHO, V. W. C.; OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de; MUNIZ, V. C.. Participação em banca de Daniela Berbet Braga. Revisão e reescrita em produção de textos de alunos do nono ano: uma perspectiva dialógica. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
COELHO, V. W. C.; MUNIZ, V. C.; SCALIABRITTA, C.; OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de. Participação em banca de Andreia Ramos. Letramento escolar, letramento não escolar: uma conexão possível - experiência e conhecimento na escola. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro/FFP.

2.
OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de; COELHO, V. W. C.; MUNIZ, V. C.. Participação em banca de Lucia da Conceição Soares Alberigi. Dizer a sua palavra?: argumentação, autoria e identidade no trabalho com a linguagem em uma escola militar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro/FFP.

3.
ABREU, K. N. M.; COELHO, V. W. C.; MUNIZ, V. C.. Participação em banca de Luciana de Oliveira Frade. Revisão autônoma e orientada na EJA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro/FFP.

4.
OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de; MUNIZ, V. C.; COELHO, V. W. C.. Participação em banca de Gabriela Medela da Silva. Q com O faz CO você não sabia? Uma experiência de reinvenção da alfabetização na escola pública. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MUNIZ, V. C.. Participação em banca de Regina Pires da Costa.O ensino da língua portuguesa com base na leitura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

2.
MUNIZ, V. C.. Participação em banca de Michele Rocha da Cunha.Despertar o interessa pela leitura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de; MUNIZ, V. C.; PEREIRA, D. M.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO NA ÁREA DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA. 2015. Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Livre docência
1.
MUNIZ, V. C.. Seleção de docente para o curso de Letras. 2014. Universidade Estácio de Sá.

Outras participações
1.
MUNIZ, V. C.; CRUZ, O. S.; AZEVEDO, M. I. C.; MORAIS, F. B. C.; XAVIER, A. C.; RIBEIRO, T. S.. comissão de pós-graduação de Língua Portuguesa: Leitura e escrita no ensino de surdos. 2018. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

2.
MUNIZ, V. C.. 27 UERJ SEM MUROS- Projetos de extensão. 2017. Universidade Estadual do Rio de Janeiro/FFP.

3.
MUNIZ, V. C.; MORAIS, F. B. C.; RIBEIRO, T. S.; XAVIER, A. C.; CRUZ, O. M. S. E. S.; AZEVEDO, M. I. C.. Processo seletivo ao curso de Pedagogia/licenciatura - DESU. 2017. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

4.
OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de; MUNIZ, V. C.. Concurso de redação. 2017. Departamento de ações Pró-sustentabilidade.

5.
OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de; COELHO, V. W. C.; MUNIZ, V. C.. Reflexões sobre formação de professores, teorias e práticas de alfabetização na perspectiva do letramento e na aquisição do sistema de escrita alfabética. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
MUNIZ, V. C.; XAVIER, A. C.; MORAIS, F. B. C.; RIBEIRO, T. S.; CRUZ, O. M. S. E. S.; AZEVEDO, M. I. C.. Vestibular. 2016. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

7.
MUNIZ, V. C.. Projeto ANA 2014. 2014. Fundação Cesgranrio.

8.
MUNIZ, V. C.. Concurso vestibular. 2011. Universidade Estácio de Sá.

9.
MUNIZ, V. C.. Concurso Vestibular. 2010. Universidade Estácio de Sá.

10.
MUNIZ, V. C.. Concurso vestibular. 2009. Universidade Estácio de Sá.

11.
MUNIZ, V. C.. Concurso vestibular da Universidade Estácio de Sá. 2008. Universidade Estácio de Sá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV SIAD.Práticas discursivas na construção da identidade e aquisição da Língua Portuguesa como L2. 2016. (Simpósio).

2.
Congresso do INES. Ensino de Língua Portuguesa no L2 no Ensino Superior. 2015. (Congresso).

3.
IICongresso Brasileiro de Alfabetização. Alfabetização, letramento e surdez: perspectivas linguísticas e culturais no ensino superiror. 2015. (Congresso).

4.
Semana de Letras Libras. Ensino de Língua Portuguesa como L2. 2015. (Congresso).

5.
VIII SIGET.CONEXÕES ENTRE SURDEZ, NOVAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E GÊNEROS TEXTUAIS. 2015. (Simpósio).

6.
VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Letramentos, comunidades de práticas e gêneros textuais: interseções possíveis na formação de professores. 2015. (Simpósio).

7.
VI SEMANA PEDAGÓGICA DO INES. 2015. (Outra).

8.
XIV Congresso Internacional do INES / XX Seminário Internacional do INES. Língua Portuguesa como L2 no ensino superior. 2015. (Congresso).

9.
19o. Congresso de Leitura do Brasil. . LETRAMENTO E COMPETÊNCIA LEITORA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIAGNÓSTICO E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O TRABALHO COM ALUNOS EM DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM. 2014. (Congresso).

10.
5o. COLÓQUIO INTERNACIONAL LETRAMENTO E CULTURA ESCRITA. Letramentos e identidades sociais: comunidades e Discursos. 2014. (Congresso).

11.
I Seminário do Grupo de Pesquisa Linguagem & Sociedade FFP/UERJ - CNPQ. Língua Portuguesa e surdez. 2014. (Congresso).

12.
V Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. Prática, autoria e experiência: desafios contemporâneos no campo da formação de professores de língua e literatura. 2014. (Congresso).

13.
V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Representações de Licenciandos em Letras sobre estágio supervisionado e profissionalização docente. 2014. (Congresso).

14.
VIII JEL JORNADAS DE ESTUDOS DA LINGUAGEM.O papel de uma escola especial em relação ao ensino da língua portuguesa para alunos surdos no ensino fundamental. 2014. (Outra).

15.
19 InPLA 5 SIL.Conhecimento Linguístico e Metodologia do Ensino de Ortografia na Formação de Docentes para o Ensino Fundamental. 2013. (Outra).

16.
I CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO. CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E HIPÓTESES ORTOGRÁFICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. (Congresso).

17.
II SIHELE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA.Métodos e material didático na história do ensino inicial de leitura e escrita no Brasil. 2013. (Simpósio).

18.
4 Colóquio Internacional de Semiótica.Semiótica e Ensino em Adélia Prado. 2012. (Outra).

19.
ALUNOS EM DESTAQUE. 2012. (Outra).

20.
III jornada de estudos de linguagens: fronteiras e interface. 2012. (Encontro).

21.
Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais.A pontuação no ensino da língua. 2011. (Simpósio).

22.
I CIELLI- Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literarios. A pontuação numa visão diacrônica. 2010. (Congresso).

23.
II fórum Internacional de Análise do Discurso.Cartas dos leitores e interpretação de textos. 2010. (Outra).

24.
III Colóquio de Semiótica. A iconicidade lexical na obra de Marina Colasanti. 2010. (Congresso).

25.
II Encontro de Hispanidade do CEFET/ RJ. Uma análise das trasformações da língua em um conto de Luandino Vieira. 2009. (Congresso).

26.
II Semana de oficinas.Análise sintática na poesia de Gregório de Matos. 2009. (Oficina).

27.
I Jornada de Letras, Pedagogia e Rh; O Homem e sua multiculturalidade.Língua e literatura na atualidade. 2009. (Encontro).

28.
V Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa. 2009. (Seminário).

29.
X Fórum de Estudos Linguísticos. A pontuação no contexto escolar. 2009. (Congresso).

30.
Jornada de Letras.O ensino da língua portuguesa na atualidade. 2007. (Encontro).

31.
Pensando em Letras.Ensino de gramática. 2006. (Encontro).

32.
III Seminário Integrado de Pesquisa em Língua portuguesa. 2004. (Seminário).

33.
I FÓRUM DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS. 1996. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MUNIZ, V. C.; CRUZ, O. S. ; XAVIER, A. C. ; RIBEIRO, T. S. ; FAVORITO, W. . Pós-Graduação em Língua Portuguesa: leitura e escrita no ensino de surdos. 2018. (Concurso).

2.
MUNIZ, V. C.; CRUZ, O. M. S. E. S. . II SIMPÓSIO SOBRE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS. 2018. (Outro).

3.
MUNIZ, V. C.. IX COLÓQUIO DE SURDOS "EMANCIPAÇÃO, LUTA, RESPEITO AOS SURDOS. 2017. (Outro).

4.
MUNIZ, V. C.; CRUZ, O. S. . I Simpósio sobre Ensino de Língua Portuguesa para Surdos. 2017. (Congresso).

5.
CRUZ, O. S. ; MUNIZ, V. C. . Comissão organizadora na comissão de avaliação de pôsteres no XVI Congresso Internacional do INES. 2017. (Congresso).

6.
MUNIZ, V. C.. A educação do olhar: algumas reflexões. 2016. (Outro).

7.
MUNIZ, V. C.. Língua portuguesa como L2: Língua e Literatura para surdos. 2016. (Outro).

8.
MUNIZ, V. C.; OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de ; PEREIRA, D. M. . Letramentos, comunidades de práticas e gêneros textuais: interseções possíveis na formação de professores. 2015. (Congresso).

9.
PRADO, R. ; MUNIZ, V. C. . SEMANA PEDAGÓGICA. 2015. (Outro).

10.
OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa de ; MUNIZ, V. C. . V CLAFPL - Sessão de comunicações coordenadas : Prática, utoria e experiência: desafios contemporâneosno campo da formação de professores de língua e literatura. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eliane de Moraes Possolo Correia. Estrangeirismos no cotidiano da língua portuguesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

2.
Lucimar Pinheiro. Intertextualidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

3.
Rosiara Campos Knupp. Práticas de Leitura e escrita: uma abordagem da fruição crítica dos textos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

4.
Marcia Cristina da Silva Diniz. A importância da contação de histórias na educação infantil: desafio para a formação do leitor competente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

5.
Viviane dos Santos Ventura. Alfabetização aos seis anos de idade: modernização qualitativa ou quantitativa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

6.
Eliane de Souza Santos Thurler. Um olhar sobre a modernização de Monteiro Lobato na Literatura infant-juvenil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

7.
Luciana de Latorre Lopes. Formação de leitores através da literatura infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

8.
Kedma Ladeira Mendonça Pinto. A música: fator motivador para as turmas de educação de jovens e adultos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

9.
Marcia Pinho Martins. Monteiro Lobato na Literatura- ideias de Jeca Tatu. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

10.
Joserleide Cardoso Vital Bessa. A relação do surgimento do sujeito com a leitura silenciosa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

11.
Andréa de Jesus do Amaral. A influência da África através do candomblé sobre al influência da literatura regionalista de Jorge Amado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

12.
Carla Marciane Nogueira Peixoto. Para além de os Sertões: concepções plurissignificativas da obra Euclidiana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

13.
Gilberto Lourenço Farias. Jorge Luis Borges: O homem no labirinto ad infinitum: Nunca precisei da realidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

14.
Gisele de Azevedo Guimarães. A prioridade do texto em sala de aula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

15.
Glaucia Martins Rosa. A valorização da Língua falada pelos brasileiros e a gramática tradicional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

16.
Graciela de Oliveira Gonçalves. Á relação entre o processo de alfabetização e o ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

17.
Lúcia de Fátima Wermelinger Lengruber. Da evolução da escrita ao erro ortográfico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

18.
Maria da Piedade Pereira Vieira. O prazer da leitura para toda a vida. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

19.
Maria da Piedade Pereira Vieira. O prazer da leitura para toda a vida. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

20.
Nathália Moura Pereira da Silva. Literatura Infanto Juvenil: O mundo maravilhoso dos contos de fadas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

21.
Sabrina Azevedo Bom. Brasil de África em busca de uma identidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

22.
Schana Schenck Barros. A Semântica dos Conectivos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

23.
Taynã Carvalho da Silva Nacif. Repensando o ensino da Língua Portuguesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

24.
Valdenir Fortes. O ensino da Lïngua Portuguesa na escola de hoje. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.

25.
Gilsandra Neves. Gramática- ser ou não ser?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras português e literaturas) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Valéria Campos Muniz.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PEREIRA, D. M.2015PEREIRA, D. M. ; MUNIZ, V. C. . Surdos em um Mundo Multimodal: um olhar sobre os elos entre ensino de língua portuguesa e novos gêneros textuais. Democratizar (Faetec), v. VIII, p. 13-24, 2015.



Outras informações relevantes


Projeto de assessoria educacional para as prefeituras da região serrana.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 3:29:24