Fernando Antonio de Mello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3549908336933458
  • Última atualização do currículo em 17/08/2018


Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e especialização em Design de Multimídia pela Universidade de Franca. Atualmente é professor do Centro Universitário Moura Lacerda, Coordenador de Comunicação do Centro Universitário Moura Lacerda, Membro do conselho editorial da publicação Primeiros Passos (Ribeirão Preto) e Revista Montagem (Ribeirão Preto), Designer e Diretor de Arte de produções editoriais. Atua como coordenador de Redes Sociais da Carochinha Editora. Tem experiência na área de Comunicação, Design e Fotografia, com ênfase em Rádio e Televisão, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade,fotografia, televisão, trilha musical, rádio, áudio, cinema e design gráfico e mídias digitais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando Antonio de Mello
Nome em citações bibliográficas
MELLO, F. A.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Moura Lacerda.
Rua Padre Euclides, 995
Campos Elíseos
14085-420 - Ribeirao Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 21011010
URL da Homepage: www.mouralacerda.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 interrompida
Especialização interrompida em 2009 em MBA - Administração de Marketing. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Título: -.
Orientador: -.
Ano de interrupção: 2009
2003 - 2003
Especialização em Design de Multimídia. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Título: Educação e Tecnologia: uma proposta de aplicação de multimídia para o ensino de produção audiovisual.
Orientador: Profa. Dra. Franceli Guaraldo.
1998 - 2001
Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Imagem e Som.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Níveis de interferência da trilha musical no cinema.
Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo de Moraes Dias.
1994 - 1996
Ensino Médio (2º grau).
Colégio São José de Batatais, CJSB, Brasil.
1985 - 1993
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual de Primeiro Grau Monsenhor Joaquim Alves Ferreira, EEPG MONJAFE, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Atualização em Gestão Acadêmica e Administrativa. (Carga horária: 57h).
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em audiovisual. (Carga horária: 420h).
Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP- São Carlos, CDCC, Brasil.


Atuação Profissional



Escolha Marketing e Comunicação, ESCOLHA MKT, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Criação e Produção, Carga horária: 12

Atividades

01/2005 - 01/2008
Direção e administração, Escolha Marketing e Comunicação, .

Cargo ou função
Diretor de Criação e Produção.

Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2002 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental II
Produção Publicitária IV
Produção Publicitária III
Produção Publicitária II
Produção Publicitária I
02/2004 - 06/2004
Ensino, Estratégias em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Publitária I

Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, UNIFEG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

02/2005 - 07/2006
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Cultura Popular
Estética e Cultura de Massa
Novas Tecnologias em Comunicação
Propaganda Visual


Membro de corpo editorial


2006 - Atual
Periódico: Revista Primeiros Passos
2005 - Atual
Periódico: Montagem (Ribeirão Preto)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Ouro Universitário (1º Lugar) - FestVídeo, Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto.
2014
3º Lugar - Décimo terceiro Festin, Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto.
2012
1º Lugar - Concurso "Incentivo à doação de órgãos e tecidos", Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto.
2011
2º Lugar - Concurso "Incentivo à doação de Sangue", Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, F. A.. Marketing Digital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MELLO, F. A.; OLCESE, E. M. ; RAGGIOTTI, N. . Consultoria no livro 'Os Direitos dos Consumidores'. Editora Melhoramentos. 2011.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
BORGES, T. ; MELLO, F. A. . Portal Moura Lacerda. 2010; Tema: Portal institucional da Instituição Universitária Moura Lacerda. (Site).

2.
MELLO, F. A.; BORGES, T. ; MATTOS, M. C. ; SANTOS, D. M. L. . Fanpage Moura Lacerda. 2010; Tema: Fanpage do Centro Universitário Moura Lacerda. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
MELLO, F. A.. Capa do livro 'A Cidade e as Serras'. 2012. (Capa de livro).

2.
MELLO, F. A.. Capa do livro 'As aventuras de Tom Sawyer'. 2012. (Capa de livro).

3.
MELLO, F. A.; RAGGIOTTI, N. ; RODRIGUES, D. ; SUMYK, D. . Capa do livro 'Viagens na minha terra'. 2012. (Capa de livro).

4.
MELLO, F. A.. Capa do livro 'O Cortiço'. 2011. (Capa de livro).

5.
MELLO, F. A.. Capa do livro 'Dom Casmurro'. 2011. (Capa de livro).

6.
MELLO, F. A.. Capa dos livros da coleção 'Sherlock Holmes'. 2011. (Capa de livro).

7.
MELLO, F. A.. Ilustração e capa para o livro 'Guia prático - Pais e bebês'. 2011. (Ilustrações e capa de livro).

8.
MELLO, F. A.. Capa do livro 'Pronto-socorro da costura'. 2011. (Capa de livro).

9.
MELLO, F. A.. Curso de Photoshop Básico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MELLO, F. A.. Oficina de Trilha Sonora e Sonoplastia para Cinema e Teatro. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MELLO, F. A.. Oficina de Animação com escolas da rede pública. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
MELLO, F. A.. Oficina de Animação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
MELLO, F. A.. Oficina de Som e Vinhetas - SESC São Carlos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
MELLO, F. A.. Oficina de Som e Vinhetas - SESC Ribeirão Preto. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
MELLO, F. A.. Crônicas de um Zumbi Adolescente. 2002. Audiovisual.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MELLO, F. A.. Para chegar até a lua. 2005.

2.
MELLO, F. A.. Subindo pelas paredes. 2004 (Trilha sonora para ambiente).

3.
MELLO, F. A.; TOPPA, R. ; MELO, T. . A Traça Teca. 2002.

Demais trabalhos
1.
MELLO, F. A.; CAETANO, R. L. ; GALLO, F. ; MADEIRA, R. C. . FABAN - Seu lugar é aqui. 2005 (Campanha Publicitária) .

2.
MELLO, F. A.. Oficina de Som e Vinhetas - SESC São Carlos. 2005 (Oficina) .

3.
MELLO, F. A.; CAETANO, R. L. ; MADEIRA, R. C. ; GALLO, F. . UNIFEG - Crescendo com você. 2005 (Campanha Publicitária) .

4.
MELLO, F. A.; CAETANO, R. L. ; MADEIRA, R. C. ; GALLO, F. . UNIFEG - É pra lá que eu vou. 2004 (Campanha Publicitária) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDES, C. A.; CAETANO, R. L.; MELLO, F. A.. Participação em banca de Daniele Tamires Baioco.A linguagem dos quadrinhos e o universo onírico de Sandman. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

2.
FERNANDES, C. A.; MELLO, F. A.; JUSTO, C. S. P. B.. Participação em banca de Maria Fabiana C. Tavares.O Marketing e o Consumidor da Era Digital. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda.

3.
FERNANDES, C. A.; FERNANDES, J. M. M.; MELLO, F. A.. Participação em banca de Leonardo Oliveira dos Santos.Mindflow: Um exemplo de Marketing musical. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda.

4.
FERNANDES, C. A.; PETENUSCI, C.; MELLO, F. A.. Participação em banca de Felix O. P. Benito.Maus: A realidade do Nazismo em quadrinhos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda.

5.
FERNANDES, C. A.; MELLO, F. A.; JUSTO, C. S. P. B.. Participação em banca de Daniel Reginato Braga.A publicidade em redes sociais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda.

6.
MELLO, F. A.; NOGUEIRA, S.; FERNANDES, C. A.. Participação em banca de Darliane Oliveira Cruz.O filme "Clube da Luta". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda.

7.
FERNANDES, J. M. M.; MELLO, F. A.; FERNANDES, C. A.. Participação em banca de Marília Andressa da Cruz.A influência da telenovela na Sociedade Brasileira. Estudo de caso da novela "Paraíso Tropical". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda.

8.
MELLO, F. A.; GALLO, F.; FERREIRA, A. M.. Participação em banca de Cláudia Renata Alcides.A evolução do comportamento masculino em relação à estética e ao uso de cosméticos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda.

9.
FERREIRA, A. M.; MELLO, F. A.; CAETANO, R. L.. Participação em banca de Fabiana Carvalho Martins.Análise de caso da marca Le Lis Blanc. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda.

10.
MELLO, F. A.; NOGUEIRA, S.; FERNANDES, C. A.. Participação em banca de Elisana Santos de Oliveira.Mulheres na sociedade de consumo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda.

11.
MELLO, F. A.; NOGUEIRA, S.; FERNANDES, C. A.. Participação em banca de Rafael da Silva Afonso.Crítica à produção artística musical. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda.

12.
MELLO, F. A.; FERNANDES, C. A.; NOGUEIRA, S.. Participação em banca de Suzana Borges de Oliveira.Café e desenvolvimento em Ribeirão Preto. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda.

13.
MELLO, F. A.; NOGUEIRA, S.; FERNANDES, C. A.. Participação em banca de Priscila Leite Souza.Cinema - A Arte do Cineclube Cauim. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda.

14.
MELLO, F. A.; FERNANDES, C. A.; NOGUEIRA, S.. Participação em banca de Jacqueline Serafim.Hip Hop: movimento cultural de contestação ao racismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda.

15.
MELLO, F. A.; FERNANDES, C. A.; NOGUEIRA, S.. Participação em banca de Thiago Rubião Vieira.A mercantilização de música eletrônica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

16.
MELLO, F. A.; MOREIRA, J.; BRAGA, L. M.. Participação em banca de Juliana Cristina Siena.O percurso da direção de arte na propaganda impressa brasileira do século XXI. Um olhar sobre o livro Brasil - 100 anos de propaganda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

17.
MELLO, F. A.; BRAGA, L. M.. Participação em banca de Luciano Lima.A Mensagem Subliminar nos Programas Intanfis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

18.
MELLO, F. A.; GALLO, F.; MADEIRA, R. C.. Participação em banca de Emilia Ribeiro Borges.Merchandising em Telenovela : O Caso Celebridade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

19.
MELLO, F. A.; BRAGA, L. M.; GALLO, F.. Participação em banca de Samanta Neres Borba.Emoções Transmitidas através da Imagem Fotográfica tendo a Luz como Principal Influenciador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

20.
MELLO, F. A.; MADEIRA, R. C.; FERNANDES, J. M. M.. Participação em banca de Sergio Dias Filho.O Investimento Publicitário no Veículo Rádio em Ribeiráo Preto. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11º Festin - Festival Universitário de Propaganda do Interior.Podemos conversar?. 2012. (Outra).

2.
II Feira de Conhecimentos Liceu Albert Sabin Ensino Médio.Jurado dos trabalho da área de Humanas. 2012. (Outra).

3.
10º Festin - Festival Universitário de Propaganda do Interior.Dê o sangue, doe sangue!. 2011. (Outra).

4.
7o Festin - Festival Universitário de Propaganda do Interior. 2008. (Outra).

5.
Feira Profissão e Sucesso.Bate-papo com o profissional de Publicidade e Propaganda. 2008. (Outra).

6.
Palestra Conjuntura Econômica e Pesuisa de Mercado. 2008. (Seminário).

7.
Palestra Marketing Educacional. 2008. (Seminário).

8.
6o Festin - Festival Universitário de Propaganda do Interior. 2007. (Outra).

9.
Oficina deCriação Novas Trilhas Sonoras. 2007. (Oficina).

10.
5o Festival de Cinema de Ribeirão Preto.Corpo de jurados do Festival. 2006. (Outra).

11.
4o Festin - Festival Universitário de Propaganda do Interior. 2005. (Outra).

12.
Fórum de Estágio Supervisionado Unifeg.Fórum de Estágio Supervisionado Unifeg. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMOLESE, Eliana ; MELLO, F. A. ; JUSTO, Carmen . Forum Regional da Coleta Seletiva à Cidadania. 2010. (Outro).

2.
MELLO, F. A.. 9a Semana de Comunicação e Artes. 2007. (Outro).

3.
SANCHEZ, Jorge Donizeti ; DUTRA, Reanata Maria Soares ; MELLO, F. A. . IV Semana do Meio Ambiente e III Encontro de Formadores e Educadores Ambientais de Ribeirão Preto e Região. 2007. (Outro).

4.
MELLO, F. A.. 8a Semana de Comunicação e Artes. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Silva Reis. A ilustração de livros infantis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Fernando Antonio de Mello.

2.
Bruna Murtha Oliveira. O Cinema e o Merchandising. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Fernando Antonio de Mello.

3.
Caio Gonzalez e Gonzalez. Fotografia jornalística e publicitária: ponstos consonantes e dissonantes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Fernando Antonio de Mello.

4.
Giovanna Cibele Gonzales. TV Digital - discussões sobre a produção de conteúdo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Fernando Antonio de Mello.

5.
Alexssandra Fachin. A importância da embalagem no contexto do Marketing e do posicionamento de produtos. Análise das embalagens das batatas Catita, Yokitos e Ruffles. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Fernando Antonio de Mello.

6.
Ricardo Nascimento da Silva. TV Digital - Aspectos tecnológicos e possíveis reflexos na produção de conteúdo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Fernando Antonio de Mello.

7.
Marcela Domingos Plínia. Fotografia publicitária e fotografia jornalística: modos de concepção e produção. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Fernando Antonio de Mello.

8.
Marina Bombonatti de Picoli. A influência da linguagem cinematográfica na criação de filmes publicitários da atualiadade: o filme Gladiador e o filme publicitário da Pepsi. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Fernando Antonio de Mello.

9.
Carla Bartoli de Oliveira. Fotografia digital: possibilidades, mudanças e impactos sobre a produção de imagens. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Fernando Antonio de Mello.

10.
Alexandre Juliano Martinussi. A interação entre música e imagem nas peças publicitárias para TV. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Fernando Antonio de Mello.

11.
Estevan Poli Soares. A articulação de música no cinema e sua importância como elemento narrativo. Uma análise da trilha sonora do filme Matrix I. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Fernando Antonio de Mello.

12.
Amanda da Silva Ozório. Uma análise das principais peças publicitárias da Volkswagen para a TV em 50 anos da empresa no Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Fernando Antonio de Mello.

13.
Silvio Luis Pinotti. O jingle no mercado publicitário de Ribeirão Preto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Fernando Antonio de Mello.

14.
Michael Cadamuro. Breve histórico e aplicação do jingle na publicidade radiofônica brasileira. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Fernando Antonio de Mello.

15.
Leandra Sanches de Souza. O papel da música e da trilha musical nas mensagens publicitárias brasileiras.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Fernando Antonio de Mello.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, F. A.. Marketing Digital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 7:26:15