Andrea Olympio de Mello Machado Lopes Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4190876502496708
  • Última atualização do currículo em 20/10/2016


Possui Graduação em Com. Social - Hab. Publicidade e Propaganda pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (2003) e Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora do curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Armando Álvares Penteado e também do Curso de Extensão em Comunicação e Mídias Sociais e da Pós-Graduação em Gestão da Comunicação e Marketing Digital. É integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Arte do PPGCOM-ESPM. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, semiótica, semiótica da cultura, escrita e semiosfera. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andrea Olympio de Mello Machado Lopes Carvalho
Nome em citações bibliográficas
MELLO, Andrea

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Armando Álvares Penteado, Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado.
Rua Alagoas, 903 (Prédio 4)
Higienópolis
01242902 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 36627062
URL da Homepage: http://www.faap.br/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Escrita alfabética, suporte, comunicação e linguagens possíveis,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Lucrécia D'Alessio Ferrara.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: cultura; escrita; mídia; semiótica; signo alfabético.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1999 - 2003
Graduação em Com. Social - Hab. Publicidade e Propaganda.
Centro de Ensino Unificado de Teresina, CEUT, Brasil.
Título: Os Sete Pecados Capitais na Publicidade e Propaganda.
Orientador: Maria das Graças Targino.
2000 interrompida
Graduação interrompida em 2001 em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Ano de interrupção: 2001




Formação Complementar


2013 - 2013
Gestão de Negócios. (Carga horária: 39h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
2010 - 2010
Empretec. (Carga horária: 60h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2008 - 2008
Fundamentos do Planejamento Estratégico. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2008 - 2008
O Pensamento Estratégico. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2008 - 2008
Curso Brief de Criação. (Carga horária: 8h).
Grupo de Planejamento de São Paulo, GP, Brasil.
2004 - 2005
? Directors? Course in Motion Picture Production. (Carga horária: 96h).
Brighton Film School, BRIGHTON FILM SC, Grã-Bretanha.
2001 - 2001
Projeto Gráfico: Teoria e Prática da Diagramação. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2001 - 2001
Workshop de Criatividade Profissional. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Desenho Artistico.
Centro de Ensino Unificado de Teresina, CEUT, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Gestão da Comunicação e Marketing Digital, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Mídia Digital
08/2009 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação e Criação Publicitária I
Redação e Criação Publicitária III
Redação e Criação Publicitária IV
Redação e Criação Publicitária - Projeto
06/2010 - 11/2013
Extensão universitária , Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do curso de extensão Comunicação em Mídias Sociais: Estratégias e Tendências, juntamente com o professor Eric Messa..

Plano 1, PLANO 1, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Diretora de Criação e Planejamento, Carga horária: 40


Nhooc!, NHOOC!, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio-proprietário, Carga horária: 50


Publicis Brasil, PUBLICIS BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Supervisora de Palenajemento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Innova Group, INNOVA GROUP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Supervisora de Palenajemento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


PLANO1 Comunicação, PLANO1, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Redatora Plena, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2007 - 04/2008
Serviços técnicos especializados , Departamento de Criação, .

Serviço realizado
Redação de textos publicitários, promocionais e desenvolvimento de roteiros para evento..

DPZ Propaganda, DPZ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2002 - 08/2002
Estágios .

Estágio realizado
Área de Criação Publicitária.

AMC Publicidade, AMC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Redatora Publicitária e Atendimento, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Redatora Publicitária, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Redação de textos publicitários.
02/2001 - 02/2003
Estágios .

Estágio realizado
Redação Publicitária.

Centro de Ensino Unificado de Teresina, CEUT, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora de Fotografia

Atividades

11/2001 - 01/2002
Outras atividades técnico-científicas .

Atividade realizada
Monitoria da Disciplina Fotografia.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Arte
Descrição: Investigar as práticas de consumo em obras artísticas (literárias, cinematográficas, musicais etc.) e sua interface com fenômenos comunicacionais. Analisar discursos midiáticos e sua produção de sentido voltada para o consumo, a partir de sua relação com as matrizes artísticas. Desenvolver reflexões teóricas sobre comunicação, consumo e arte, em perspectiva diacrônica e sincrônica. Estudar a ficcionalidade de discursos midiáticos e os elementos de sua poética e estética. Pesquisar as lógicas produtivas da indústria criativa e artística..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Mídia, consumo e envelhecimento na contemporaneidade
Descrição: Filiado à linha ?Estratégias de comunicação e produção de mensagens midiáticas voltadas às práticas de consumo? do PPGCOM ESPM, este Grupo de Pesquisa tem como objetivo investigar as interconexões comunicação-consumo sob o viés da produção de subjetividades. Parte-se de uma concepção ampla da Comunicação, tomando-a em sua dimensão de vínculo social. Considera-se, neste recorte, a centralidade das lógicas de consumo no contemporâneo. Com base nesses pressupostos o Grupo tem como objetivo refletir sobre os modos de ser e de viver promovidos pelas diversas instâncias de produção midiática atuais, incluindo o novíssimo campo das redes de comunicação, sociabilidade e negócios, as chamadas redes sociais digitais, constituindo um arcabouço teórico-metodológico que contribua para fundamentar os debates no campo. Para dar conta destes objetivos, o Grupo está estruturado em duas linhas de pesquisa, sendo a) Comunicação, Consumo e Envelhecimento, e b) Sociabilidade e Consumo na Cultura Digital..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Andrea Olympio de Mello Machado Lopes Carvalho - Integrante / Gisela Grangeiro da Silva Castro - Coordenador / Vicente Martin Mastrocola - Integrante / Tatiana de Oliveira Amendola Sanches - Integrante / Kareen Regina Terenzzo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Bronze na categoria Melhor Uso de Marketing Direto Nacional, Ampro Globes Awards.
2007
Ouro na categoria Melhor Campanha de Baixo Investimento, Ampro Globes Awards.
2007
Cristal na categoria Ação de Produtos Vinculados à Saúde, Cosmética e Estética Corporal, FIP (Festival Iberoamericano de Promociones & Eventos).
2007
Ouro na categoria Melhor Promoção Itinerante, FIP (Festival Iberoamericano de Promociones & Eventos).
2007
Bronze na categoria Melhor Evento Corporativo, FIP (Festival Iberoamericano de Promociones & Eventos).
2003
Láurea Acadêmica, Centro de Ensino Unificado de Teresina.
2001
Primeiro lugar na Campanha Publicitária de Divulgação da Segunda Semana Cultural do CEUT, Centro de Ensino Unificado de Teresina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELLO, Andrea2010MELLO, Andrea. A escrita alfabética na internet: suporte e linguagem. FACOM (FAAP), v. 1, p. 25, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHA, D. ; RAMOS, A. ; NAKAGAWA, F. S. ; PEREIRA, F. ; CAMINNI, R. ; NAKAGAWA, R. ; MELLO, Andrea . Semiosfera: exploração conceitual nos estudos semióticos da cultura. In: Irene Machado. (Org.). Semiótica da cultura e semiosfera. 1ed.São Paulo: Annablume, 2007, v. 1, p. 22-44.

Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, Andrea. UM CARTAZ COM HIV E SUAS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE SEMIÓTICA: DUAS ESTRADAS RUMO AO MESMO LUGAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MELLO, Andrea. A signagem da escrita no suporte da televisão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MELLO, Andrea. |AS DIFERENTES LINGUAGENS NO SIGNO ESCRITO ALFABÉTICO|. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
MELLO, Andrea; ELLER, M. . Inutiligramas. 2007. Instalação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MELLO, Andrea. Revista A Cachola. 2007 (Editorial).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Elenice Rampazzo; MELLO, Andrea. Participação em banca de Amanda Hasson, Beatriz Nogueira, Isabella Zanini.Café Pelé. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Fundação Armando Álvares Penteado.

2.
Elenice Rampazzo; MELLO, Andrea. Participação em banca de Raphael Vidgal, Maria Angélica Pupo, Rodrigo Reis.Valrhona. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Fundação Armando Álvares Penteado.

3.
Alexandre Bellon; Ariel Legmann; Gabriel Untura; José Luis Datena Jr.; MELLO, Andrea. Participação em banca de Alexandre Bellon.CQC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Fundação Armando Álvares Penteado.

4.
FERRIANI, Nara; KENJI, Erick; MICHELONI, Renata; MARINS, Bárbara; BARRETO, Thaís; ZAKIA, Paula; FREITAS, Thaléia; FREIRE, Juliana; MELLO, Andrea. Participação em banca de Nara Ferriani.Ermenegildo Zegna. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Fundação Armando Álvares Penteado.

5.
MATIUSSI, Giovanna; TAVEIRA, José Antônio; FONTOURA, Karen; BERGONZONI, Marcelo; GODOY, Renata; NICOLETTO, Atila; MELLO, Andrea. Participação em banca de Giovanna Matiussi.Hopi Hari. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Fundação Armando Álvares Penteado.

6.
MELO, Isabela; PERES, Mariane; QUEIROZ, Mirella; MAMEDE, Natália; CARVALHO, Patrícia; MILANI, Raissa; MELLO, Andrea. Participação em banca de Isabela Melo.Houston Bike. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Fundação Armando Álvares Penteado.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COMUNICON ? Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. 2016. (Congresso).

2.
COMUNICON ? Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. 2015. (Congresso).

3.
32a Semana da Comunicação.Afinal o que é BTL e marketing cenográfico?. 2009. (Outra).

4.
TOP Planejamento Estratégico. 2008. (Seminário).

5.
I Encontro Internacional para o Estudo da Semiosfera. 2005. (Encontro).

6.
II Congresso de Comunicação e Marketing do Piauí. 2001. (Congresso).

7.
I Congresso de Comunicação e Marketing do Piauí. 2000. (Congresso).

8.
II Encontro Bi-regional Norte/Nordeste de Estudantes de Comunicação Social. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, Irene de Araújo ; MELLO, Andrea . I Encontro Internacional para o Estudo da Semiosfera. 2005. (Outro).



Outras informações relevantes


Participação no grupo de pesquisa Oktiabr da PUC/SP de 2005 a 2007.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 10:34:45