Julio Cesar de Pontes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4572073364963892
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Engenheiro de Minas, Doutorado em Recursos Naturais, Mestrado em Lavra de Minas, Especialização latu sensu em Geologia de Jazida e Segurança do Trabalho, professor de Perfuração e Desmonte de Rocha e de Planejamento Ambiental e de Minas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na chefia, condução e responsabilidade técnica de projetos de mineração, para empresas privadas com ênfase em lavra a céu aberto, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de explosivos em desmonte de rocha, lavra, estudos de impactos (Licenciamento Ambiental, Elaboração de EIA/RIMA, RCA), segurança do trabalho e instrutor de curso de blaster em todo País. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Julio Cesar de Pontes
Nome em citações bibliográficas
PONTES.J.C.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, Mineração, Departamento de Ensino.
AV. SALGADO FILHO S/N
TIROL
59000000 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 40052640
Ramal: 640
Fax: (84) 40052640
URL da Homepage: http://portal.ifrn.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Recursos Naturais.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: IMPACTOS DE VIZINHANÇA PROPORCIONADOS PELO DESMONTE DE ROCHA COM USO DE EXPLOSIVOS: ESTUDO DE CASO NA MINERAÇÃO DANTAS GURGEL & CIA LTDA, CAICÓ-RN, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: VERA LÚCIA ANTUNES DE LIMA.
1996 - 1998
Mestrado em Engenharia de Minas.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: ESTUDO DA FRAGMENTAÇÃO EM DESMONTE COM EXPLOSIVOS,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: JOSÉ LINS ROLIM FILHO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: EXPLOSIVOS; FRAGMENTAÇÃO; ENERGIA; SEGURANÇA; ESTUDO.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Outros.
1989 - 1989
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. (Carga Horária: 705h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: SEGURANÇA NO USO DE EXPLOSIVOS.
Orientador: JOSÉ MARCOS AMARAL.
1989 - 1989
Especialização em Geologia de Jazidas. (Carga Horária: 555h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1982 - 1988
Graduação em Engenharia de Minas.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Dedicação Exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Ambiental
03/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Perfuração e Desmonte de rocha
09/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFRN Campus Central, .

Linhas de pesquisa
Pesquisa mineral
07/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFRN Campus Central, .

08/2015 - 12/2015
Ensino, Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias, Inovações e Gestão de Recursos Minerais
03/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Perfuração e Desmonte de Rocha
Planejamento e Lavra de mina
Recursos minerais do Rio Grande do Norte
Segurança da mineração
02/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Perfuração e Desmonte de rocha
Planejamento e Lavra de mina
Segurança da mineração
Recursos minerais do Rio Grande do Norte
03/2010 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Perfuração e desmonte de rocha
Planejamento e Lavra de mina
Segurança da mineração
Recursos minerais do Rio Grande do Norte

Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, CEFET/RN, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2008
Vínculo: PROFESSOR EFETIVO, Enquadramento Funcional: Dedicação exclusiva, Carga horária: 0

Atividades

9/1992 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
PLANEJAMENTO DE LAVRA DE MINAS
3/2005 - 3/2005
Treinamentos ministrados , Mineração, Ensino E Extensão.

Treinamentos ministrados
BLASTER

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mineração e Meio Ambiente ( 80 HA). Turma: 432.0008- Técnico de Médio em Mineração. Desmonte de Rocha ( 60 HA) . Turma. TIN 432.0010- Técnico de Médio em Mineração. Desmonte de Rocha ( 60 HA) . Turma.TSUB. 432.0010- Técnico de Médio em Mineração. Planejamento Ambiental ( 60HA) - Turma.TEC.304.0013.- Superior Mineração e Meio Ambiente (60 HA)- Turma. TSUB.434.0011- Técnico de Médio em Mineração.. Tecnologias, Inovações e Gestões de Recursos Minerais- Pós Graduação. Turma. 20152.1.01904.1D



Linhas de pesquisa


1.
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável do semi-árido.
2.
Pesquisa mineral


Projetos de pesquisa


2018 - 2018
PROPOSIÇÃO DE TÉCNICAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA PARA LAVRA DE ROCHAS ORNAMENTAIS DE PEDREIRAS DO RIO GRANDE DO NORTE RUMO À SUSTENTABILIDADE MINERAL
Descrição: Apesar do auge da discussão do tema ?sustentabilidade?, neste limiar de século, poucas contribuições científicas têm sido publicadas que visem propor e aplicar ferramentas de gestão ambiental, denominada ?Produção Mais Limpa?, para evitar a geração de resíduos sólidos e desperdícios de insumos no âmbito do processo produtivo mineral, em particular no contexto da lavra do granito ornamental. O objetivo geral do presente projeto será propor e aplicar técnicas de ?Produção Mais Limpa?, para evitar a geração de resíduos sólidos e desperdícios de insumos no âmbito do processo produtivo mineral, em particular no contexto da lavra do granito ornamental. Será realizado um estudo de caso, inicialmente, na Mineração Boa Vista, no Sítio Passagem do Tourão, zonal rural do Município de Patu-RN, e futuramente serão aplicadas em diversas pedreiras do Rio Grande do Norte e do Brasil, dando ênfase à aplicação de tecnologias para minimizar os impactos socioambientais. Para realização deste projeto espera-se obter os indicadores que levarão a uma Produção mais Limpa aplicada na atividade da lavra de rocha ornamental, os quais contribuirão para uma melhor gestão integrada e participativa nesta atividade. Serão realizadas pesquisas bibliográficas e levantamento de dados, pesquisa de campo e trabalhos de laboratório. Em decorrência da aplicação desse modelo de ferramenta de gestão ambiental, espera-se obter, melhoria nos aspectos socioambientais na atividade de lavra de rochas ornamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Julio Cesar de Pontes - Coordenador / João Vinicius Soares de Souza - Integrante / Ennya Kamila Fernandes dos Santos Gomes - Integrante / Valdenildo Pedro da SILVA - Integrante / Leonel Bittencourt Baima - Integrante / GERSON ROMANO DOS SANTOS JÚNIOR - Integrante.Número de orientações: 1
2016 - 2017
Identificação de técnicas de produção mais limpa para atividade da lavra de rocha ornamental, no sítio boa vista dos negros em Parelhas-RN.
Descrição: O consumo de recursos naturais tem aumentado ao longo dos anos. A mineração de rochas ornamentais é um setor que consome recursos naturais para produção de placas de revestimento de uso na construção civil. Esta atividade produz um volume considerável de resíduos que podem causar impactos ambientais negativos. O objetivo geral do presente projeto será identificar as principais fragilidades na gestão de resíduos sólidos na mineração de rochas ornamentais e propor ferramentas de Produção mais Limpa como oportunidade de melhorias ao meio ambiente. Será realizado um estudo de caso, no sítio Boa Vista dos Negros, no município de Parelhas/RN, dando ênfase à aplicação de tecnologias para minimizar os impactos socioambientais. Para realização deste projeto espera-se obter os indicadores que levarão a uma Produção mais Limpa aplicada na atividade da lavra de rocha ornamental, os quais contribuirão para uma melhor gestão integrada e participativa nesta atividade. Serão realizadas leituras e fichamentos de referenciais de suporte ao estudo, pesquisas exploratórias, levantamento de dados quali-quantitativos, acompanhamento das atividades de lavra no campo e registros equinográficos. Em decorrência da aplicação desse modelo de ferramenta de gestão ambiental, espera-se obter, melhoria nos aspectos socioambientais na atividade de lavra de rochas ornamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Julio Cesar de Pontes - Coordenador / Paulo Henrique Morais do Nascimento - Integrante / Gabriella Cristina de Figueiredo Freire - Integrante / Ranieri de Araújo Pereira - Integrante / João Vinicius Soares de Souza - Integrante / Valdenildo Pedro da SILVA - Integrante.
2015 - 2016
Impactos de vizinhança decorrente do desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na mineração Dantas Gurgel & cia Ltda?, Caicó-RN.
Descrição: A atividade de desmonte de rocha é um dos principais elos da cadeia produtiva da atividade de extração mineral, com influência direta nas etapas de carregamento, transporte, beneficiamento e, principalmente, no controle ambiental. O objetivo geral deste estudo foi o de avaliar os impactos gerados à população circunvizinha à mineração, proporcionados por desmontes de rocha com o uso de explosivo, realizados na pedreira urbana Mineração Dantas Gurgel & Cia Ltda ? Caicó-RN, dando ênfase à aplicação de tecnologias para minimizar os impactos à população e ao meio ambiente. Para a realização desta tese tomou-se, como referência, o Estudo de Impacto de Vizinhança, cuja principal meta é reduzir os efeitos adversos proporcionados pelo desenvolvimento de uma atividade econômica, ao proporcionar certa minimização de danos à qualidade de vida da população residente no entorno do empreendimento. Foram realizados leituras e fichamentos de referenciais de suporte ao estudo, pesquisas exploratórias, levantamento de dados qualiquantitativos e experimentos, através de ensaios sismográficos, por meio de fogos iniciados com o uso da espoleta eletrônica como um sistema de controle sobre todo o processo de desmonte. Esta técnica demonstrou inúmeros benefícios, a saber: redução do nível de vibração e ruído, operação mais segura, ótima adequação do sistema de temporização da sequência de saída dos furos e melhores resultados nos desmontes, ou seja, preservação do talude remanescente, lançamento excelente do material desmontado, fragmentação satisfatória do maciço rochoso e preservação da praça de lavra. Em suma, o estudo constatou que o uso de espoleta eletrônica além de mitigar os impactos à vizinhança, promove melhorias nas condições de segurança do entorno das pedreiras; logo, a atividade de desmonte de rocha que é realizada mediante o uso de explosivo em área urbana poderá evoluir consideravelmente em busca de uma adequação melhor do plano de fogo ao suplantar as tecnologias atualmente aplicadas. Em decorrência disto, melhores resultados serão perceptíveis quanto aos aspectos socioambientais, posto que se otimizarão as expectativas em relação à saúde e à sustentabilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Julio Cesar de Pontes - Coordenador / Vera Lucia Antunes de Lima - Integrante / Valdenildo Pedro da Silva - Integrante / Paulo Henrique Morais do Nascimento - Integrante / Gabriella Cristina de Figueiredo Freire - Integrante / Ranieri de Araújo Pereira - Integrante.Financiador(es): IFRN - Bolsa.
2015 - Atual
Biolixiviação: uma técnica microbiológica para recuperação da scheelita
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Julio Cesar de Pontes - Coordenador / Gabriella Cristina de Figueiredo Freire - Integrante / José Yvan Pereira Leite - Integrante.Número de orientações: 1
2014 - 2017
Impactos de vizinhança decorrente do desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na ?Mineração Dantas Gurgel & Cia ltda.?, Caicó-RN
Descrição: A atividade de desmonte de rocha é um dos principais elos da cadeia produtiva da atividade de extração mineral, com influência direta nas etapas de carregamento, transporte, beneficiamento e, principalmente, no controle ambiental. O objetivo geral da pesquisa será o de avaliar os impactos gerados à população circunvizinha à mineração, proporcionados por desmontes de rocha com o uso de explosivo, realizados na pedreira urbana Mineração Dantas Gurgel & Cia Ltda ? Caicó-RN, dando ênfase à aplicação de tecnologias para minimizar os impactos à população e ao meio ambiente. Para a realização da pesquisa tomar-se-á, como referência, o Estudo de Impacto de Vizinhança, cuja principal meta é reduzir os efeitos adversos proporcionados pelo desenvolvimento de uma atividade econômica, ao proporcionar certa minimização de danos à qualidade de vida da população residente no entorno do empreendimento. Serão realizados leituras e fichamentos de referenciais de suporte ao estudo, pesquisas exploratórias, levantamento de dados qualiquantitativos e experimentos, através de ensaios sismográficos, por meio de fogos iniciados com o uso da espoleta eletrônica como um sistema de controle sobre todo o processo de desmonte. Esta técnica demonstrará inúmeros benefícios, a saber: redução do nível de vibração e ruído, operação mais segura, ótima adequação do sistema de temporização da sequência de saída dos furos e melhores resultados nos desmontes, ou seja, preservação do talude remanescente, lançamento excelente do material desmontado, fragmentação satisfatória do maciço rochoso e preservação da praça de lavra. Em suma, o estudo constatará que o uso de espoleta eletrônica além de mitigar os impactos à vizinhança, promoverá melhorias nas condições de segurança do entorno das pedreiras; logo, a atividade de desmonte de rocha que é realizada mediante o uso de explosivo em área urbana poderá evoluir consideravelmente em busca de uma adequação melhor do plano de fogo ao suplantar as tecnologias atualmente aplicadas. Em decorrência disto, melhores resultados serão perceptíveis quanto aos aspectos socioambientais, posto que se otimizarão as expectativas em relação à saúde e à sustentabilidade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Julio Cesar de Pontes - Coordenador / Valdenildo Pedro da Silva - Integrante / Paulo Henrique Morais do Nascimento - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - 2015
A operação de desmonte com estratégias de produção mais limpa:uma colaboração a saúde e bem-estar do trabalhador e população circunvizinha.
Descrição: Adotar prática de produção mais limpa na atividade do desmonte de rocha, visando contribuir com a saúde do trabalhador e diminuir os impactos socioambientais da população do entorno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Julio Cesar de Pontes - Coordenador / Valdenildo Pedro da Silva - Integrante / Helder de moraes Souza - Integrante / Altamir Justino Victor - Integrante / Paulo Henrique Morais do Nascimento - Integrante / Mirely Modesto de Araújo - Integrante.
2014 - 2014
Identificação de áreas prováveis para a ocorrência de Tântalo em corpos pegmatíticos graníticos do RN
Descrição: Por se tratar de um elemento metálico de relativa raridade na crosta terrestre, mas de aplicabilidade expressiva na indústria, devido às suas características físico-químicas, dentre elas seu elevado ponto de fusão (2.996 C), sendo menor apenas que o Tungstênio (3.410 C) e o Rhênio (3.180 C), sua resistência à ataques químicos, especialmente aos ácidos, com excessão do sulfúrico, é que o Tântalo se apresenta como importante bem mineral a ser objeto de pesquisa por novas fontes. Por suas expressivas propriedades de inércia química, dureza, ductibilidade, resistência, além das propriedades elétricas, é que o oxido de Tântalo torna-se um insumo importante na fabricação de equipamentos com estrutura química de alta resistência à corrosão, de componentes eletrônicos, de fornos para altas temperaturas, contendores e canalizações para fluência de metais líquidos em reatores nucleares, placas e fios para uso em procedimentos cirúrgicos, etc. Na indústria eletrônica, o uso significativo do Tântalo está na fabricação de retificadores para converter correntes elétricas - alternada e contínua e de capacitores. É importante destacar que existem materiais e elementos substitutivos ao Tântalo, contudo a eficácia, geralmente, é menor (RODRIGUES, 2009,p.493 e 494). Por esta participação na Indústria, fica clara a grandeza econômica do Tântalo e a expressividade de pesquisar fontes no estado do Rio Grande do Norte. Segundo o Anuário Mineral Brasileiro, as reservas totais brasileiras são estimadas em 88.000t e representam cerca de 68% das reservas Mundiais. Na região Nordeste, as ocorrências de Tântalo estão associadas à Província Pegmatítica da Borborema situada em regiões pertencentes aos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará (AMB, 2006). Conforme Vidal e Neto (2005, p.68): Um pegmatito de composição granítica é constituído essencialmente por elementos como Si, Al, K, Na e Ca. Entretanto, certos elementos que estão dispersos nas rochas graníticas podem-se concentrar nos pegmatitos sob a forma de minerais particulares, tais como berilo (Be), ambligonita e espodumênio (Li), tantalita-columbita (Nb-Ta), apatita e monazita (P, terras raras, Zr, Th, U, etc.). A possibilidade de tais concentrações torna os pegmatitos fontes naturais importantes de elementos químicos aplicáveis a vários processos de beneficiamento industrial. Ainda sobre a importância do estudo dos pegmatitos graníticos como fonte de bens minerais destacam Luz et al. (2012, P.04): Pegmatitos-graníticos constituem a maior fonte, em termos mundiais, de alguns metais raros, particularmente tântalo, além de representarem importantes depósitos de berílio, estanho, lítio, mica, gemas coradas, feldspatos, caulim e quartzo. Portanto, a proposta deste trabalho é a pesquisa de corpos pegmatíticos graníticos, do estado do Rio Grande do Norte, como fontes prováveis de ocorrência de Tântalo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Julio Cesar de Pontes - Coordenador / Bruna Marcela Soares de Araújo - Integrante / Gabryela Mariane Costa e Silva - Integrante.
2013 - 2014
Impacto de vizinhança decorrente do desmonte de rocha: aspectos socioambientais
Descrição: . O objetivo geral deste projeto de extensão será de avaliar os impactos gerados à população circunvizinha à mineração, proporcionados por desmontes de rocha com o uso de explosivo, realizados na pedreira urbana Mineração Dantas Gurgel & Cia Ltda ? Caicó-RN, dando ênfase à aplicação de tecnologias para minimizar os impactos à população e ao meio ambiente. Para a realização deste projeto se toma como referência, o Estudo de Impacto de Vizinhança, cuja principal meta é reduzir os efeitos adversos proporcionados pelo desenvolvimento de uma atividade econômica, ao proporcionar certa minimização de danos à qualidade de vida da população residente no entorno do empreendimento. Serão realizadas leituras e fichamentos de referenciais de suporte ao estudo, pesquisas exploratórias, levantamento de dados qualiquantitativos e experimentos, através de ensaios sismográficos, por meio de plano de fogo iniciados com o uso da espoleta eletrônica como um sistema de controle sobre todo o processo de desmonte de rocha com uso de explosivos, objetivando alcançar melhores resultados quanto aos aspectos socioambientais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Desmonte de rocha à explosivo e os impactos na vizinhança
Descrição: Analisar os impacto ambientais advindo do desmonte de rocha na população do entorno da pedreira Dantas e Gurgel LTDA. Localizada no município de Caicó -RN..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Lavra/Especialidade: Lavra a Céu Aberto.


Prêmios e títulos


2015
Honra ao Mérito de um dos melhores trabalhos intitulado Aplicação da Ferramenta de Gestão Ambiental Produção Mais Limpa no Desmonte de Rocha Utilizando Substância Explosiva apresentado ao CONTEC 2015, Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia e 72° Semana de Engenharia e da Agronomia..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PONTES.J.C.2016 PONTES.J.C.; LIMA, V. L. A ; Silva, V. P. . Impactos ambientais do desmonte de rocha com uso de explosivos em pedreira de granito de Caicó-RN. GEOCIÊNCIAS (SÃO PAULO. ONLINE), v. 35, p. 267-276, 2016.

2.
PONTES.J.C.2013PONTES.J.C.; FARIAS, M. S. S. ; LIMA, V. L. A. . Mineração e seus reflexos socioambientais: Estudo de Impactos de Vizinhança (EIV) causados pelo desmonte de rochas com uso de explosivos. Revista Polêmica, v. 12, p. 77-90, 2013.

3.
PONTES.J.C.2013PONTES.J.C.; LIMA, V. L. A ; FARIAS, M. S. S. . Importância da aplicação do modelo de gestão ambiental no desmonte de rocha. Polêm!ca, v. 12, p. 294-305, 2013.

4.
PONTES.J.C.2012PONTES.J.C.; LIMA, V. L. A. ; FARIAS, M. S. S. ; LIRA, W. S. . Aplicação de técnicas de produção mais limpa no desmonte de rocha e sua contribuição para a saúde do trabalhador. ENGENHARIA AMBIENTAL (UNIPINHAL. IMPRESSO), v. 9, p. 174-189, 2012.

5.
PONTES.J.C.2012PONTES.J.C.; ROLIM FILHO, José Lins ; SILVA, J. A. L. ; MEDEIROS, M. C. S. ; LIMA, V. L. A. . Desmonte de rocha com técnicas de produção mais limpa: uma contribuição para a saúde do trabalhador. Estudos geológicos (UFPE), v. 22, p. 33-47, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PONTES.J.C.; VERISSIMO, E. . Espoleta Eletrônica Aplicada no Desmonte de Rocha em Mineração. 1. ed. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 92p .

2.
PEREIRA, R. A. ; PONTES.J.C. . Diagnóstico dos Resíduos Sólidos de uma Lavra de Rocha Ornamental. 1. ed. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 72p .

Capítulos de livros publicados
1.
PONTES.J.C.; LIMA, V. L. A. . Uso de espoleta eletrônica para otimização do desmonte de rochas com explosivos e mitigação dos impactos de vizinhança.. In: Gesinaldo Ataíde Cândido; Valdenildo Pedro da Silva. (Org.). Recursos naturais e questões socioeconômicas e políticas do Rio Grande do Norte. 1ed.Natal-RN: Editora IFRN, 2016, v. 1, p. 61-71.

2.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; SILVA, V. P. ; LIMA, V. L. A. . Aplicação da ferramenta de gestão ambiental produção mais limpa no desmonte de rocha utilizando substância explosiva. In: Paulo Roberto Megna Francisco; José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy; Dermeval Araújo Furtado. (Org.). Ciência, inovação e tecnologia: coletânea de publicações 2014/2015. 1ed.Campina Grande-PB: EPGRAF, 2016, v. 1, p. 160-164.

3.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; SILVA, V. P. ; LIMA, V. L. A . Application of environmental management tool for cleaner production in rock blasting using explosive substance. In: Brazilian Mining Association/Instituto Brasileiro de Mineração. (Org.). 24th World Mining Congress PROCEEDINGS ? SUSTAINABILITY IN MINING. 1ed.Rio de Janeiro: IBRAM, 2016, v. 1, p. 52-58.

4.
MEYER, M. F. ; PONTES.J.C. ; SILVA JUNIOR, V. C. . Environmental impacts generated by farms of quartzite in the region of Ouro Preto. In: Brazilian Mining Association/Instituto Brasileiro de Mineração. (Org.). 24th World Mining Congress PROCEEDINGS ? SUSTAINABILITY IN MINING. 1ed.Rio de Janeiro: IBRAM, 2016, v. 1, p. 163-167.

5.
PONTES.J.C.; LIRA, W. S. ; Lima, Vera Lúcia Antunes . Aplicação de técnicas de produção mais limpa no desmonte de rocha e sua contribuição para a saúde do trabalhador. In: Gesinaldo Ataíde Candido; Waleska Silveira Lira. (Org.). Gestão sustentável dos recursos naturais: uma abordagem participativa.. 1ed.Campina Grande: EDUEPB, 2013, v. 1, p. 233-250.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PONTES.J.C.. Como minimizar os impactos ambientais decorrentes do desmonte de rocha. Relatório de Gestão CREA-RN, Rio Grande do Norte, p. 34 - 37, 31 dez. 2012.

2.
PONTES.J.C.. Estudo da fragmentação em desmontes com explosivos na pedreira PEDRAQ (PB). MAGNUM JORNAL, Itauna - MG, p. 02 - 02, 01 jul. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PONTES.J.C.; Silva, V. P. ; LIMA, V. L. A ; NASCIMENTO, P. H. M. . Cleaner Production for Rock Quarrying 'Campel Construções e Máquinas Pesadas LTDA.. In: Advances in Cleaner Production: Proceeding of the 6 Inaternational Workshop, 2017, São Paulo. Advances in Cleaner Production: Proceeding of the 6 Inaternational Workshop. São Paulo: UNIP, 2017. v. 1. p. 1-6.

2.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; LIMA, V. L. A . Técnicas de produção mais limpa para pedreira rumo à sustentabilidade mineral. In: II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2017, Campina Grande - PB. Anais II CONIDIS. Campina Grande - PB: Realize Eventos Cientificos & Editora, 2017. v. 1. p. 1-9.

3.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; SILVA, V. P. ; LIMA, V. L. A. . Uso de espoleta eletrônica para otimizar o desmonte de rochas com explosivos e mitigar os impactos de vizinhança. In: I Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2016, Campina Grande-PB. Anais I CONIDIS. Campina Grande-PB: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1. p. 1-11.

4.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; Silva, V. P. ; LIMA, V. L. A. . Produção mais limpa para pedreira de desmonte de rocha com uso de explosivos. In: XIII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2016, Poços de Caldas-MG. Anais Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. Poços de Caldas: GSC EVENTOS ESPECIAIS, 2016. v. 8. p. 1-7.

5.
PONTES.J.C.; Silva, V. P. ; LIMA, V. L. A . Desmonte de rocha com uso de explosivos: da geração de resíduos sólidos à produção mais limpa. In: V Encontro Pernambucano de Resíduos Sólidos III Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, 2016, Recife. V Encontro Pernambucano de Resíduos Sólidos III Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos. Recife: UFRPE e GAMPE, 2016, 2016, Recife. V Encontro Pernambucano de Resíduos Sólidos III Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, 2016, Recife. V Encontro Pernambucano de Resíduos Sólidos III Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos. Recife: UFRPE e GAMPE, 2016. Recife: UFRPE e GAMPE, 2016. v. 1. p. 1-16.

6.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; Silva, V. P. ; PEREIRA, R. A. . Identificação de técnicas de produção mais limpa para a atividade da lavra de rocha ornamental, no sítio Boa Vista dos Negros em Parelhas-RN. In: XII Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2016, Parnamirim-RN. XII CONGIC - II SECITEX. Parnamirim-RN: Editora do IFRN, 2016. v. 1. p. 1-10.

7.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; Silva, V. P. . Impactos de vizinhança decorrente do desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na Mineração Dantas e Gurgel e Cia Ltda', Caicó-RN. In: XII Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2016, Parnamirim-RN. XII CONGIC - II SECITEX. Natal-RN: Editora do IFRN, 2016. v. 1. p. 1-7.

8.
PONTES.J.C.; SILVA, V. P. ; NASCIMENTO, P. H. M. ; SOUZA, H. M. ; ARAUJO, M. M. ; VICTOR, A. J. . Desmonte com estratégias de produção mais limpa uma colaboração para a saúde e bem-estar do trabalhador e populações circunvizinhas. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE DE POÇOS DE CALDAS, 2015, Poços de Caldas. Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2015. v. 7.

9.
PONTES.J.C.; SILVA, V. P. ; NASCIMENTO, P. H. M. ; SOUZA, H. M. ; ARAUJO, M. M. ; VICTOR, A. J. . Utilização da estratégia de produção mais limpa para minimizar os impactos ambientais decorrentes do desmonte de rochas ornamentais. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE DE POÇOS DE CALDAS, 2015, Poços de Caldas-MG. Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas., 2015. v. 7.

10.
PONTES.J.C.; LIMA, V. L. A. ; SILVA, V. P. . Impactos ambientais de desmonte de rochas em pedreiras de granito de Caicó-RN. In: XI Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2014, Poços de Caldas. XI Congresso Nacional de Meio Ambiente. Poços de Caldas: Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2014. v. 1.

11.
PONTES.J.C.; SOUZA, H. M. ; VICTOR, A. J. . Desmonte de rocha com estratégias de produção mais limpa: uma contribuição para saúde do trabalhador e população circunvizinha. In: Congresso Técnico Cientifico da Engenharia e da Agronomia, 2014, Teresina-PI. Inovação tecnológia para o desenvolvimento nacional, 2014.

12.
PONTES.J.C.; FARIAS, M. S. S. ; ANTUNES, V. L. L. ; ANDRADE, B. F. F. . Impactos de vizinhança (EIV) causados pelo desmonte de rochas com uso de explosivos. In: Congresso técnico científico da engenharia e da agronomia, 2014, Teresina-PI. Congresso técnico científico da engenharia e da agronomia, 2014.

13.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; ALMEIDA, L. E. S. ; MEYER, Mauro Froes . Como minimizar os impactos decorrentes do desmonte de rochas ornamentais. In: CONGIC- Congresso de iniciação científica do IFRN, 2014, Pau dos Ferros. Anais do 10º Congresso de Iniciação Científica do IFRN, CONGIC. Natal-RN: Editora do IFRN, 2014.

14.
PONTES.J.C.; SOUZA, H. M. ; VICTOR, A. J. . A operação de desmonte com estratégias de produção mais limpa: uma colaboração para saúde e bem-estar do trabalhador e população circunvizinha.. In: Congresso de iniciação científica do IFRN, 2014, Pau dos Ferros-RN. Anais do 10º Congresso de Iniciação Científica do IFRN, CONGIC. Natal-RN: Editora do IFRN, 2014.

15.
PONTES.J.C.; MEYER, Mauro Froes . Avaliação Am,biental Técnica e Econômica para a extração de Granito para Brita na Fazenda Gameleira, Município de Espirito Santo-RN. In: 57 Congresso Brasileiro de Cerâmica de 19 a 22 de Maio, 2013, Natal. 57 Congresso Brasileiro de Cerâmica de 19 a 22 de Maio, 2013. v. 1.

16.
MEYER, Mauro Froes ; PONTES.J.C. ; SOUZA, João Batista Monteiro de . Impactos ambientais gerados pelas explotações nos quartzitos na região de Ouro Preto. In: IX Simpósio de Geologia da Amazônia ? IX SGA, 2006, BELEM - PA. IX Simpósio de Geologia da Amazônia ? IX SGA, 2006.

17.
SOUZA, João Batista Monteiro de ; MEYER, Mauro Froes ; PONTES.J.C. . Granulometria de argila caulim primário dos pegmatitos nas regiões do Junco do Seridó (PB) e Equador (RN). In: III Congresso Brasileiro de Mina a céu aberto & III Congresso Brasileiro de Mina subterrânea,, 2004, Belo Horizonte - MG.. Granulometria de Argila Caulim Primário dos Pegmatitos nas Regiões do Junco do Seridó - PB e Equador - RN, 2004.

18.
PONTES.J.C.; ROLIM FILHO, José Lins . Estudos de fragmentação de rochas utilizando substâncias explosivas. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE MINA A CÉU ABERTO E MINA SUBTERRÂNEA, 2002, BELO HORIZONTE. ll Congresso Brasileiro de Mina a céu aberto & Il Congresso Brasileiro de Mina subterrânea, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; Silva, V. P. ; LIMA, V. L. A. . Oportunidades de produção mais limpa no desmonte de rocha com uso de explosivos. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, 2017, Belém-PA. Anais CONTECC. Belém: CONFEA, 2017. v. 1. p. 1-5.

2.
PONTES.J.C.; BAIMA, L. B. ; OLIVEIRA, A. L. . Diagnóstico ambiental para a atividade de lavra de rocha ornamental no sítio Mufumbo em Parelhas-RN. In: Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2017, Poços de Caldas - MG. Anais Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. Poços de Caldas - MG: Editora do Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2017. v. 9. p. 1-3.

3.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; SILVA, V. P. ; LIMA, V. L. A. . Espoleta eletrônica no desmonte de rocha: do uso da técnica à mitigação de impactos ambientais. In: Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2017, Poços de Caldas - MG. Anais Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. Poços de Caldas - MG: Editora do Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2017. v. 9. p. 1-3.

4.
SILVA, A. C. C. E. ; PONTES.J.C. ; REIS, L. M. M. ; SILVA, V. P. . Vulnerabilidade socioambiental de áreas em desertificação do Rio Grande do Norte. In: Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2017, Poços de Caldas - MG. Anais Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. Poços de Caldas - MG: Editora do Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2017. v. 9. p. 1-3.

5.
SILVA, V. P. ; FRANCA, G. L. S. ; PONTES.J.C. ; REIS, L. M. M. . Percepções de mudanças do clima, adaptações e mitigações de sertanejos potiguares. In: II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2017, Campina Grande - PB. Anais II CONIDIS. Campina Grande - PB: Realize Eventos Cientificos & Editora, 2017. v. 1. p. 1-5.

6.
SILVA, V. P. ; PONTES.J.C. ; SILVA, R. G. . Situação ambiental de cerâmica vermelha no semiárido potiguar rumo a aplicação de p+l. In: II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2017, Campina Grande - PB. Anais II CONIDIS. Campina Grande - PB: Realize Eventos Cientificos & Editora, 2017. v. 1. p. 1-6.

7.
BAIMA, L. B. ; PONTES.J.C. . Diagnóstico ambiental para a atividade de lavra de rocha ornamental no sítio Mufumbo em Parelhas-RN. In: II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2017, Campina Grande - PB. Anais II CONIDIS. Campina Grande - PB: Realize Eventos Cientificos & Editora, 2017. v. 1. p. 1-6.

8.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; SILVA, V. P. ; LIMA, V. L. A. . Utilização da estratégia de produção mais limpa para minimizar os impactos ambientais decorrentes do desmonte de rochas ornamentais. In: IV SIMPÓSIO DE MINERAIS INDUSTRIAIS DO NORDESTE, 2016, João Pessoa/PB. ANAIS DO IV SIMPÓSIO DE MINERAIS INDUSTRIAIS DO NORDESTE, 2016. v. 4. p. 1-10.

9.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; SILVA, V. P. ; LIMA, V. L. A. . Desmonte com estratégias de produção mais limpa: uma colaboração para a saúde e bem-estar do trabalhador e populações circunvizinhas. In: IV SIMPÓSIO DE MINERAIS INDUSTRIAIS DO NORDESTE, 2016, João Pessoa/PB. ANAIS DO IV SIMPÓSIO DE MINERAIS INDUSTRIAIS DO NORDESTE, 2016. v. 4. p. 11-19.

10.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; SILVA, V. P. ; LIMA, V. L. A. . Impactos ambientais decorrentes do uso de substâncias explosivas em pedreira de granito de Caicó-RN. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, 2016, Foz do Iguaçu-PR. Trabalhos aprovados de Geologia e Engenharia de Minas, 2016. v. 1. p. 1-5.

11.
BARCA, T. G. V. ; PONTES.J.C. ; BEZERRA, R. M. ; FERNANDES, D. L. . Análise de utilização de produção mais limpa na extração de rochas ornamentais em pedreiras do Rio Grande do Norte. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, 2016, Foz do Iguaçu-PR. Trabalhos aprovados de Geologia e Engenharia de Minas, 2016. v. 1. p. 6-10.

12.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; SILVA, V. P. ; LIMA, V. L. A . Aplicação da ferramenta de gestão ambiental produção mais limpa no desmonte de rocha utilizando substância explosiva. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, 2015, Fortaleza-CE. Trabalhos Premiados 2015, 2015. v. 1.

13.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; SILVA, V. P. ; LIMA, V. L. A. . Aplicação da produção mais limpa no desmonte de rochas ornamentais. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, 2015, Fortaleza-CE. 21 trabalhos dos aprovados no Contecc são da área de Geologia e Minas, 2015. v. 1.

14.
PONTES.J.C.; SILVA, V. P. ; NASCIMENTO, P. H. M. ; SOUZA, H. M. ; ARAUJO, M. M. ; VICTOR, A. J. . Desmonte de rocha versus produção mais limpa: um contributo para a saúde do trabalhador e população circunvizinha. In: 7° Encontro Nacional da ANPPAS, 2015, Brasília-DF. Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2015.

15.
NASCIMENTO, P. H. M. ; PONTES.J.C. ; SILVA, V. P. ; SOUZA, H. M. . Como minimizar os impactos ambientais decorrentes do desmonte de rochas ornamentais. In: 7° Encontro Nacional da ANPPAS, 2015, Brasília-DF. Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2015.

16.
NASCIMENTO, P. H. M. ; PONTES.J.C. ; SILVA, V. P. ; SOUZA, H. M. . Impactos de vizinhança decorrente do desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na ?Mineração Dantas Gurgel & Cia Ltda?, Caicó-RN. In: 7° Encontro Nacional da ANPPAS, 2015, Brasília-DF. Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2015.

17.
PONTES.J.C.; RIBEIRO NETO, D. V. . Impactos ambientais de desmonte de rocha em pedreira de granito de Caicó-RN. In: V Fórum Nacional de Ensino em Gestão Ambiental, 2014, Natal. V Fórum Nacional de Ensino em Gestão Ambiental, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREIRE, G. C. F. ; PONTES.J.C. . Proposta de produção mais limpa para uma mineradora de Scheelita em Currais Novos - RN. In: II ENCONTRO DE MEIO AMBIENTE DA DIAREN, 2016, Natal-RN. Anais de II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN. Natal-RN: Editora do IFRN, 2016. v. 2. p. 13-14.

2.
LIMA, T. P. ; PONTES.J.C. ; LIMA, V. N. ; FONTES, J. F. ; SOUZA, E. E. . Impactos ambientais no uso de explosivos na mineração. In: II ENCONTRO DE MEIO AMBIENTE DA DIAREN, 2016, Natal-RN. Anais de II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN. Natal-RN: Editora do IFRN, 2016. v. 2. p. 15-15.

3.
PEREIRA, R. A. ; PONTES.J.C. . A produção mais limpa na lavra de rocha ornamental do sítio Boa Vista dos Negros em Parelhas-RN. In: II ENCONTRO DE MEIO AMBIENTE DA DIAREN, 2016, Natal-RN. Anais de II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN. Natal-RN: Editora do IFRN, 2016. v. 2. p. 17-18.

4.
REIS, M. S. F. ; PONTES.J.C. ; ARRAIZ, M. N. ; SILVA, Y. C. A. ; SOARES, A. S. . A importância da mineração para a sociedade. In: II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN, 2016, Natal-RN. Anais de II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN. Natal-RN: Editora do IFRN, 2016. v. 2. p. 43-44.

5.
SILVA, D. N. ; PONTES.J.C. ; SALES, J. P. M. ; ALVES, F. F. ; ALENCAR, U. S. . Desmonte de rocha: o uso de explosivo e suas implicações ao meio ambiente. In: II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN, 2016, Natal-RN. Anais de II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN. Natal-RN: Editora do IFRN, 2016. v. 2. p. 49-50.

6.
SOUZA, J. V. S. ; PONTES.J.C. ; ROCHA, J. F. ; FELIX, J. R. B. ; GOMES, E. C. D. . A mineração dentro dos recursos ambientais. In: II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN, 2016, Natal-RN. Anais de II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN. Natal-RN: Editora do IFRN, 2016. v. 2. p. 51-52.

7.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; Silva, V. P. ; LIMA, V. L. A . Produção mais limpa para pedreiras de desmonte de rocha com uso de explosivos. In: II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN, 2016, Natal-RN. Anais de II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN. Natal-RN: Editora do IFRN, 2016. v. 2. p. 53-53.

8.
NASCIMENTO, L. C. S. ; BATISTA, T. R. A. ; LUCIO, H. M. O. ; SILVA, A. K. A. ; PONTES.J.C. . Análise de vibrações e ruídos resultantes do desmonte de rocha e aplicação de técnicas para minimização de impactos ambientais causados pelo uso dos explosivos. In: II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN, 2016, Natal-RN. Anais de II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN. Natal-RN: Editora do IFRN, 2016. v. 2. p. 54-55.

9.
DANTAS, J. S. M. ; PONTES.J.C. ; BARBOSA, D. F. ; SILVA, J. C. C. ; GOIS, M. P. B. . A mineração e suas correlações com o meio ambiente. In: II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN, 2016, Natal-RN. Anais de II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN. Natal-RN: Editora do IFRN, 2016. v. 2. p. 56-57.

10.
MORAIS, A. ; PONTES.J.C. ; RUIZ, L. ; HUGO, V. ; LIMA, V. . A reutilização dos rejeitos da mineração do minério de ferro na construção civil. In: II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN, 2016, Natal-RN. Anais de II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN. Natal-RN: Editora do IFRN, 2016. v. 2. p. 58-58.

11.
SILVA, A. ; OLIVEIRA, J. E. ; OLIVEIRA, L. C. A. ; FRANCA, R. S. ; PONTES.J.C. . Fosfogesso: destino e desafios. In: II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN, 2016, Natal-RN. Anais de II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN. Natal-RN: Editora do IFRN, 2016. v. 2. p. 45-46.

12.
FREIRE, G. C. F. ; LEITE, J. Y. P. ; TEIXEIRA, J. R. M. ; PONTES.J.C. . Biolixiviação: uma técnica microbiológica para recuperação da scheelita. In: IX Simpósio Brasileiro de Microbiologia Aplicada, 2016, Porto Alegre-RS. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Microbiologia Aplicada. Porto Alegre-RS: UFRGS, 2016. v. 1. p. 1-1.

13.
OLIVEIRA, A. S. ; PONTES.J.C. ; DANTAS, A. B. S. ; MACHADO, C. B. ; GOMES, E. K. F. S. . Mineração: benefícios e consequências. In: II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN, 2016, Natal-RN. Anais de II Encontro de Meio Ambiente da DIAREN. Natal-RN: Editora do IFRN, 2016. v. 2. p. 60-61.

14.
PONTES.J.C.; LIMA, Aarão de Andrade ; ROLIM FILHO, José Lins ; SOUZA, João Batista Monteiro de ; MEYER, Mauro Froes . Segurança no uso de explosivos industriais. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE MINA A CÉU ABERTO E MINA SUBTERRÂNEA, 2004, BELO HORIZONTE-MG. lll CONGRESSO BRASILEIRO DE MINA A CÉU ABERTO E MINA SUBTERRÂNEA, 2004.

15.
PONTES.J.C.; MEYER, Mauro Froes ; SOUZA, João Batista Monteiro de . Impactos ambientais gerados pelas explorações de quartzito na região de ouro preto (MG). In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE MINA A CÉU ABERTO E MINA SUBTERRÂNEA, 2004, BELO HORIZONTE-MG. III CONGRESSO BRASILEIRO DE MINA A CÉU ABERTO E MINA SUBTERRÂNEA, 2004.

16.
PONTES.J.C.; ROLIM FILHO, José Lins . Importância dos estudos das fraturas nos maciços rochosos, suas influências na fragmentação da rocha nos desmontes. In: SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 1998, NATAL. SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 1998.

17.
PONTES.J.C.; LIMA, Aarão de Andrade ; GOPINAT, Tumkur Rajarão ; ROLIM FILHO, José Lins . Importância do estudo das fraturas no maciço rochoso. In: XL CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1998, BELO HORIZONTE. XL CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
PONTES.J.C.; Silva, V. P. ; LIMA, V. L. A. ; NASCIMENTO, P. H. M. . Cleaner production for rock quarrying Campel Construções e Máquinas Pesadas Ltda. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; Silva, V. P. ; LIMA, V. L. A. . Oportunidades de produção mais limpa no desmonte de rocha com uso de explosivos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; Silva, V. P. ; LIMA, V. L. A . Espoleta eletrônica no desmonte de rocha: do uso da técnica à mitigação de impactos ambientais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PONTES.J.C.; BAMA, L. B. ; OLIVEIRA, A. L. . Diagnóstico ambiental para a atividade de lavra de rocha ornamental no sítio Mufumbo em Parelhas-RN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, A. C. C. E. ; PONTES.J.C. ; REIS, L. M. M. ; SILVA, V. P. . Vulnerabilidade socioambiental de áreas em desertificação do Rio Grande do Norte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BAIMA, L. B. ; PONTES.J.C. . Diagnóstico ambiental para a atividade de lavra de rocha ornamental no sítio Mufumbo em Parelhas-RN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVA, R. G. ; SILVA, V. P. ; PONTES.J.C. . Situação ambiental de cerâmica vermelha no semiárido potiguar ruma a aplicação de P+L. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; LIMA, V. L. A . Técnicas de produção mais limpa para pedreira rumo a sustentabilidade mineral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; Silva, V. P. ; LIMA, V. L. A . Aplicação de espoleta eletrônica para otimizar o desmonte de rochas com explosivos e mitigar os impactos de vizinhança. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, V. P. ; FRANCA, G. L. S. ; REIS, L. M. M. ; PONTES.J.C. . Percepções de mudanças do clima, adaptações e mitigações de sertanejos potiguares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PONTES.J.C.; SILVA, A. ; EDNALMA, J. ; OLIVEIRA, L. ; FRANCA, R. . Fosfogesso: destino e desafios.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; SILVA, V. P. ; LIMA, V. L. A. . Produção mais limpa para pedreiras de desmonte de rocha com uso de explosivos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
PONTES.J.C.; REIS, M. S. F. ; ARRAIZ, M. N. ; SILVA, Y. C. A. ; SOARES, A. S. . A importância da mineração para a sociedade.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
PONTES.J.C.; NUNES, D. ; MATIAS, J. P. ; FONTES, F. ; ALENCAR, U. . Desmonte de rocha: o uso de explosivo e suas implicações ao meio ambiente.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
PONTES.J.C.; SOUZA, J. V. S. ; ROCHA, J. F. ; FELIX, J. R. B. ; GOMES, E. C. D. . A mineração dentro dos recursos ambientais.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
PONTES.J.C.; LIMA, T. P. ; LIMA, V. N. ; FONTES, J. F. ; SOUZA, E. E. . Impactos ambientais no uso de explosivos na mineração.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
PONTES.J.C.; FREIRE, G. C. F. . Proposta de produção mais limpa para uma mineradora de scheelita em Currais Novos-RN.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
PONTES.J.C.; PEREIRA, R. A. . A produção mais limpa na lavra de rocha ornamental do Sítio Vista dos Negros em Parelhas-RN.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, L. C. ; AMORIM, T. ; LUCIO, H. ; ANDRADE, A. . Análise de vibrações e ruídos resultantes do desmonte de rocha e aplicação técnicas para minimização de impactos ambientais causados pelo uso de explosivo.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
PONTES.J.C.; DANTAS, J. S. M. ; BARBOSA, D. F. ; SILVA, J. C. C. ; GOIS, M. P. B. . A mineração e suas correlações com o meio ambiente.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
PONTES.J.C.; MORAIS, A. ; RUIZ, L. ; HUGO, V. ; LIMA, V. . A reutilização dos rejeitos da mineração do minério de ferro na Construção Civil.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
PONTES.J.C.; OLIVEIRA, A. S. ; DANTAS, A. B. S. ; MACHADO, C. B. ; GOMES, E. K. F. S. . Mineração: benefícios e consequências.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
PONTES.J.C.. Aplicação das substâncias explosivas de forma sustentável.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
PONTES.J.C.; ANDRADE, B. F. F. ; PONTES, E. D. M. . Principais explosivos empregados nas operações de canhoneio em poços petrolíferos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
PONTES.J.C.. Perfil do engenheiro de minas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
PONTES.J.C.; SILVA, V. P. ; LIMA, V. L. A . Desmonte de rocha com uso de explosivos; da geração de resíduos à produção mais limpa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
PONTES.J.C.; MEYER, Mauro Froes ; SILVA, P. A. S. ; SALES, L. R. ; LIMA, A. D. D. . Análise de cenarios envolvendo operações de carregamento e transporte em uma mina a céu aberto utilizando simulação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; SILVA, V. P. ; LIMA, V. L. A. . Produção mais limpa para pedreira de desmonte de rocha com uso de explosivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
ARAUJO, L. N. ; PONTES.J.C. ; BARBOSA, T. G. A. ; NOBREGA, L. F. P. M. ; FERNANDES, D. L. . Análise qualitativa e potencial dos cinturões verdes na Mineração Pedreira do Coelho ? Assú/RN. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; Silva, V. P. ; LIMA, V. L. A. . Application of environmental management tool for cleaner production in rock blasting using explosive substance. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
PONTES.J.C.; LIMA, V. L. A. ; NASCIMENTO, P. H. M. ; SILVA, V. P. . 'Uso de espoleta eletrônica para otimizar o desmonte de rochas com explosivos e mitigar os impactos de vizinhança. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
PONTES.J.C.; SILVA, V. P. ; NASCIMENTO, P. H. M. . Desmonte com estratégias de produção mais limpa: uma colaboração para a saúde e bem-estar do trabalhador e populações circunvizinhas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
PONTES.J.C.; SILVA, V. P. ; NASCIMENTO, P. H. M. . Utilização da estratégia de produção mais limpa para minimizar os impactos ambientais decorrentes do desmonte de rochas ornamentais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
PONTES.J.C.; SILVA, V. P. ; NASCIMENTO, P. H. M. . Como minimizar os impactos ambientais decorrentes do desmonte de rochas ornamentais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
PONTES.J.C.; SILVA, V. P. ; NASCIMENTO, P. H. M. . Desmonte de rocha com estratégias de produção mais limpa: uma contribuição para a saúde do trabalhador e população circunvizinha. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
PONTES.J.C.; SILVA, V. P. ; NASCIMENTO, P. H. M. . Impactos de vizinhança decorrente do desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na ?Mineração Dantas Gurgel & Cia Ltda?, Caicó-RN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; SILVA, V. P. ; LIMA, V. L. A. . Aplicação da ferramenta de gestão ambiental produção mais limpa no desmonte de rocha utilizando substância explosiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; SILVA, V. P. ; LIMA, V. L. A. . Aplicação da produção mais limpa no desmonte de rochas ornamentais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
PONTES.J.C.; RIBEIRO NETO, D. V. . Impactos ambientais de desmonte de rocha em pedreiras de granito de Caicó-RN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
MEYER, Mauro Froes ; PONTES.J.C. ; SOUZA, João Batista Monteiro de . Impactos ambientais gerados pelas explotações nos quartzito na região de Ouro Preto. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

41.
PONTES.J.C.; MEYER, M. F. . Impactos ambientais gerados pelas explotação de quartzito na região de Ouro Preto-MG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

42.
MEYER, Mauro Froes ; PONTES.J.C. ; SOUZA, João Batista Monteiro de . Impactos ambientais gerados pelas explotações de quartzito na região de Ouro Preto. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
PONTES.J.C.. Segurança no uso de explosivos undustriais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

44.
PONTES.J.C.. Estudos da fragmentação de rochas utilizando explosivos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
PONTES.J.C.; ROLIM FILHO, José Lins ; LIMA, Aarão de Andrade . Importance of discontinuities on fragmentation of rock masses using explosives. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PONTES.J.C.. Consultoria técnica para elaboração de laudo técnico referente a obra executada pela contratante, com uso de explosivos para desmonte de valas. 2016.

2.
PONTES.J.C.. Testemunha Arbitral no processo 122/14. 2015.

3.
PONTES.J.C.. Desmonte de rocha subterrânea na mineração terra branca. Parelhas-RN. 2014.

4.
PONTES.J.C.; RICHARDES, R. ; VIDAL, R. N. . Participação na elaboração do relatório impactos ambintal da pedreira Dantas e Gruge, solicitado pelo ministério público estadual do RN.l. 2014.

5.
PONTES.J.C.. Desmonte de rocha. 2013.

6.
PONTES.J.C.. Desmonte de rocha. 2013.

7.
PONTES.J.C.. Mineração a céu aberto Garantia minérios. 2013.

8.
PONTES.J.C.. Projeto de Tantalita. 2013.

9.
PONTES.J.C.. Planejamento de Mina. 2011.

10.
PONTES.J.C.. Desmonte de rocha. 2010.

11.
PONTES.J.C.. Desmonte de rocha. 2010.

12.
PONTES.J.C.. Empresa Mineração Terra Branca Ltda.. 2009.

13.
PONTES.J.C.. Empresa Dantas e Gurgel & Cia. Ltda-ME. 2009.

14.
PONTES.J.C.. Cojuminas - Cojuda Mineração Ltda.. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
PONTES.J.C.. Avaliação de um projeto de pesquisa submetido ao Edital nº 01/2018 (1º Chamada) - Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Inovação. 2018.

2.
PONTES.J.C.. Parecer de um projeto de pesquisa submetido ao Edital - 027/2018 ? Propi / IFMS - Iniciação Científica e Tecnológica. 2018.

3.
PONTES.J.C.. Parecer de um artigo submetido a Revista Diálogos da Extensão. 2018.

4.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão #520 do V Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos. 2018.

5.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão #602 do V Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos. 2018.

6.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão #612 do V Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos. 2018.

7.
PONTES.J.C.. Presidente da comissão técnico-científica do 3º Seminário Regional de Mineração.. 2018.

8.
PONTES.J.C.. Avaliação de um projeto de pesquisa submetido ao Edital nº 027/2018 - IFMS - Iniciação Científica e Tecnológica. 2018.

9.
PONTES.J.C.. Avaliação de um projeto de pesquisa submetido ao Edital nº 01/2018 (2º Chamada) - Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Inovação. 2018.

10.
PONTES.J.C.. Parecerista de 47 artigos de submissão do 3º Seminário Regional de Mineração.. 2018.

11.
PONTES.J.C.. Parecerista de 36 artigos apresentados para o 3º Seminário Regional de Mineração. 2018.

12.
PONTES.J.C.. Avaliador do artigo #236 apresentado em forma de banner no 16º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. 2018.

13.
PONTES.J.C.. Avaliador do artigo #241 apresentado em forma de banner no 16º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. 2018.

14.
PONTES.J.C.. Avaliador do artigo #242 apresentado em forma de banner no 16º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. 2018.

15.
PONTES.J.C.. Avaliador do artigo #248 apresentado em forma de banner no 16º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. 2018.

16.
PONTES.J.C.. Avaliador do artigo #249 apresentado em forma de banner no 16º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. 2018.

17.
PONTES.J.C.. Avaliador do artigo #256 apresentado em forma de banner no 16º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. 2018.

18.
PONTES.J.C.. Avaliador do artigo #266 apresentado em forma de banner no 16º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. 2018.

19.
PONTES.J.C.. Avaliador do artigo #270 apresentado em forma de banner no 16º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. 2018.

20.
PONTES.J.C.. Avaliador do artigo #276 apresentado em forma de banner no 16º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. 2018.

21.
PONTES.J.C.. Avaliador do artigo #277 apresentado em forma de banner no 16º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. 2018.

22.
PONTES.J.C.. Avaliador do artigo #278 apresentado em forma de banner no 16º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. 2018.

23.
PONTES.J.C.. Avaliador do artigo #280 apresentado em forma de banner no 16º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. 2018.

24.
PONTES.J.C.. Avaliador do artigo #285 apresentado em forma de banner no 16º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. 2018.

25.
PONTES.J.C.. Avaliador do artigo #287 apresentado em forma de banner no 16º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. 2018.

26.
PONTES.J.C.. Avaliação de um projeto de pesquisa para o Edital 04/2017 - Submissão de Projetos de Pesquisa com a Participação de Discente Bolsista no ano de 2017. 2017.

27.
PONTES.J.C.. Avaliação de um Projetos - Edital 01/2017-PROPI/IFRN-Fluxo Contínuo. 2017.

28.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Analise de uma amostra mineral através do uso da microscopia óptica. do CONTECC, Maio, 2017.. 2017.

29.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Difração de raios-x aplicados na caracterização de amostras de mineral de sodium/albite e silício sintético. do CONTECC, Maio, 2017.. 2017.

30.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Difração de raios-x aplicados na caracterização de uma amostra mineral. do CONTECC, Maio, 2017.. 2017.

31.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Reuso da água nos processos gravimétricos convencionais em unidades de beneficiamento mineral no nordeste brasileiro. do CONTECC, Maio, 2017.. 2017.

32.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Utilização dos métodos de análises termicas para caracterização de pirita. do CONTECC, Maio, 2017.. 2017.

33.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Difração de raios-x aplicados na caracterização de amostras de mineral de sodium/albite e silício sintético. do CONTECC, Maio, 2017.. 2017.

34.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: A influência de constituintes diagenéticos sobre a porosidade de reservatório siliciclástico da formação açu, cenomaniano superior da bacia Potiguar/RN. do CONTECC, Maio, 2017.. 2017.

35.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Análise à penetração através de prótotipos do solo piçarra proveniente do centro-sul do estado paranaense. do CONTECC, Maio, 2017.. 2017.

36.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Análise de porosidade aparente na fabricação de porcelanato utilizando resíduos de caulim e granito sinterizados a temperatura de 1250ºC. do CONTECC, Maio, 2017.. 2017.

37.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Caracterização tecnologica e estudo de potencial econômico de siltitos da jazida de Pirapora ? MG. do CONTECC, Maio, 2017.. 2017.

38.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Lavra de carvão pelo método câmaras e pilares em recuo ? estudo de caso. do CONTECC, Maio, 2017.. 2017.

39.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Estudo do potencial de terras raras no estado do Rio Grande do Norte. do CONTECC, Maio, 2017.. 2017.

40.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Aplicação de técnicas de produção mais limpa para a atividade da lavra de rocha ornamental. do CONTECC, Maio, 2017.. 2017.

41.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2017.

42.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2017.

43.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2017.

44.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2017.

45.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2017.

46.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2017.

47.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2017.

48.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2017.

49.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2017.

50.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2017.

51.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Uso de pegmatito homogêneo da formação seridó para obtenção de revestimento cerâmico. do CONTECC, Maio, 2017.. 2017.

52.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Utilização das cinzas provenientes de fornalhas sinterizadoras em formulações para revestimento cerâmico. do CONTECC, Maio, 2017.. 2017.

53.
PONTES.J.C.. Plano de aproveitamento econômico referente ao processo DNPM Nº 848.283/2014. 2017.

54.
PONTES.J.C.. Plano de aproveitamento econômico referente ao processo DNPM Nº 848.284/2014. 2017.

55.
PONTES.J.C.. Plano de aproveitamento econômico referente ao processo DNPM Nº 848.281/2011. 2017.

56.
PONTES.J.C.. Avaliador do trabalho intitulado 'Reuse of management and recycling construction materials: identification of the main waste and legal interpretation of the standards of reuse and recycling' apresentado no 6th Internacional Workshop Advances in Cleaner Prodution. 2017.

57.
PONTES.J.C.. Avaliador do trabalho intitulado 'The Artisan Recycling on UNIOESTE ? Foz do Iguaçu Campus' apresentado no 6th Internacional Workshop Advances in Cleaner Prodution. 2017.

58.
PONTES.J.C.. Avaliador do trabalho intitulado 'Adequacy of the food complex of the Goiás Engineering Club to Cleaner Production' apresentado no 6th Internacional Workshop Advances in Cleaner Prodution. 2017.

59.
PONTES.J.C.. Avaliador do trabalho intitulado 'The trash becomes profit for Brazilian Grocery Retail' apresentado no 6th Internacional Workshop Advances in Cleaner Prodution. 2017.

60.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão #603 .do IV Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, Junho. 2017.. 2017.

61.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão #611 .do IV Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, Junho. 2017.. 2017.

62.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão #604 .do IV Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, Junho. 2017.. 2017.

63.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão #620 .do IV Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, Junho. 2017.. 2017.

64.
PONTES.J.C.. Membro do Comitê Técnico-cientifico do IV congresso de Resíduos solidos. 2017.

65.
PONTES.J.C.. Requerimento de Guia de Utilização. 2017.

66.
PONTES.J.C.. Plano de aproveitamento econômico referente ao processo DNPM Nº 848.256/2015. 2017.

67.
PONTES.J.C.. Avaliador do trabalho apresentado em forma de banner 'Análise à penetração através de prótotipos do solo piçarra proveniente do centro-sul do estado paranaense' apresentado no Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia.. 2017.

68.
PONTES.J.C.. Avaliador do trabalho apresentado em forma de banner 'Análise de porosidade aparente na fabricação de porcelanato utilizando resíduos de caulim e granito sinterizados a temperatura de 1250ºc' apresentado no Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia.. 2017.

69.
PONTES.J.C.. Avaliador do trabalho apresentado em forma de banner 'A influência de constituintes diagenéticos sobre a porosidade de reservatório siliciclástico da formação açu, cenomaniano superior da Bacia Potiguar/RN' apresentado no Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia.. 2017.

70.
PONTES.J.C.. Avaliador do trabalho apresentado em forma de banner 'Estudo do potencial de terras raras no estado do Rio Grande do Norte' apresentado no Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia.. 2017.

71.
PONTES.J.C.. Avaliador do trabalho apresentado em forma de banner 'Análise comparativa das argilas coletadas em Arês/RN e Uruaçú/RN para a fabricação de revestimento cerâmico' apresentado no Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia.. 2017.

72.
PONTES.J.C.. Avaliador do trabalho apresentado em forma de banner 'Utilização das cinzas provenientes de fornalhas sinterizadoras em formulações para revestimento cerâmico' apresentado no Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia.. 2017.

73.
PONTES.J.C.. Presidente da comissão técnico - científica do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. 2017.

74.
PONTES.J.C.. Avaliador ad hoc no XIV Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas e II Simpósio de Águas Termais, Minerais e Naturais de Poços de Caldas, Setembro, 2017.. 2017.

75.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Aplicação de técnicas menos impactantes de agregados para a construção civil na empresa grupo Duarte. do CONTECC, Maio, 2017.. 2017.

76.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão #211 .do III Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, Maio. 2016.. 2016.

77.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão #218 .do III Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, Maio. 2016.. 2016.

78.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão #219 .do III Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, Maio. 2016.. 2016.

79.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão #220 .do III Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, Maio. 2016.. 2016.

80.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão #207 .do III Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, Maio. 2016.. 2016.

81.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão #208 .do III Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, Maio. 2016. 2016.

82.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão #404 .do III Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, Maio. 2016. 2016.

83.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão #848 .da Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, Junho. 2016.. 2016.

84.
PONTES.J.C.. Plano de Aproveitamento econômico processo DNPM 848.033/2014. 2016.

85.
PONTES.J.C.. Plano de aproveitamento econômico DNPM. 848.138/2014. 2016.

86.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Análise microestrutural de corpos cerâmicos com a adição de arenito açu. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

87.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Ensaios físicos de corpos cerâmicos com adição de arenito açu. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

88.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Ensaios da esfoliação térmica de vermiculita da Paraíba. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

89.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Uso de rejeito de brita na composição da massa para cerâmica branca. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

90.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Análise da solubilidade da sílica cristalina em meio a soluções de hidróxido de sódio. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

91.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Potencial da indústria cimenteira do Rio Grande do Norte. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

92.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Utilização de conchas marinhas na formulação de revestimento cerâmico. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

93.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Aproveitamento de resíduos de caulim e granito na formulação de massas cerâmicas para fabricação de grés porcelanato. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

94.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Análise da variação do nível da água em poços tubulares no campus da UFSM, RS. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

95.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Vulnerabilidade natural do aquífero à contaminação no município de Eldorado do Sul-RS. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

96.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Estimativa da vulnerabilidade intrínseca à contaminação do sasg em Palmeira das Missões - RS. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

97.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Reaproveitamento de Finos de Calcário Dolimitico Gerados no Processo de Produção de Areia Via úmido. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

98.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Identificação dos riscos na atividade de perfuração de rochas em pedreiras. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

99.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Implantação da unidade de britagem da empresa Galvão Engenharia para produção de brita para pavimentação do trecho da br 101 RN/divisa da PB. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

100.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: A importância da agua e suas diversas aplicações na mineração. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

101.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Recuperação de áreas degradadas - estudo de caso na Armil Mineração nordeste. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

102.
PONTES.J.C.. Parecerista de banner de submissão intitulado: Análise microestrutural de corpos cerâmicos com a adição de arenito açu. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

103.
PONTES.J.C.. Parecerista de banner de submissão intitulado: Ensaios físicos de corpos cerâmicos com adição de arenito açu. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

104.
PONTES.J.C.. Parecerista de banner de submissão intitulado: Aproveitamento de resíduos de caulim e granito na formulação de massas cerâmicas para fabricação de grés porcelanato. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

105.
PONTES.J.C.. Parecerista de banner de submissão intitulado: Utilização de conchas marinhas na formulação de revestimento cerâmico. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

106.
PONTES.J.C.. Parecerista de banner de submissão intitulado: Potencial da indústria cimenteira do Rio Grande do Norte. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

107.
PONTES.J.C.. Parecerista de banner de submissão intitulado: Identificação dos riscos na atividade de perfuração de rochas em pedreiras. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

108.
PONTES.J.C.. Parecerista de banner de submissão intitulado: Uso de rejeito de brita na composição da massa para cerâmica branca. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

109.
PONTES.J.C.. Parecerista de banner de submissão intitulado: Ensaios da esfoliação térmica de vermiculita da Paraíba. do III CONTECC, Julho, 2016.. 2016.

110.
PONTES.J.C.. Membro da comissão técnico - científica do V Encontro Pernambucano de Resíduos Sólidos e III Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos. 2016.

111.
PONTES.J.C.. Membro da comissão técnico - científica do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. 2016.

112.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de ; SILVA, A. ; OLIVEIRA, L. C. A. ; OLIVEIRA, J. E. ; FRANCA, R. S. . Desmonte de rocha: planejamento & desenvolvimento de mina. 2016.

113.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de ; SILVA, D. N. ; SALES, J. P. M. ; RIBEIRO, E. H. ; ALENCAR, U. S. ; ALVES, F. F. . Desmonte de rocha: Planejamento & desenvolvimento de mina. 2016.

114.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de ; SILVA, B. G. ; JESUS FILHO, J. E. ; TEIXEIRA, J. R. M. ; SOUZA, M. R. B. . Relatório de viagem técnica. 2016.

115.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de ; SILVA, A. K. A. ; LUCIO, H. M. O. ; NASCIMENTO, L. C. S. ; SILVA, M. L. ; BATISTA, T. R. A. . Relatório de viagem de campo. 2016.

116.
PONTES.J.C.. Avaliação sobre o mérito científico do edital 06/2016 IFRN. Campus Central. 2016.

117.
PONTES.J.C.; SILVA, J. V. A. . Relatório referente ao estágio técnico na empresa dinacon. 2016.

118.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo de submissão intitulado: Análise de cenários envolvendo operações de carregamento e transporte em uma mina a céu aberto utilizando simulação .do XII CONGIC, Novembro. 2016.. 2016.

119.
PONTES.J.C.. Plano de Aproveitamento Econômico do Processo DNPM Nº 848.001/2014. 2016.

120.
PONTES.J.C.. Plano de Aproveitamento Econômico Processo do DNPM Nº 848.033/2014. 2016.

121.
PONTES.J.C.. Plano de Aproveitamento Econômico do processo DNPM Nº 848.106/2014. 2016.

122.
PONTES.J.C.. Plano de Aproveitamento Econômico do processo DNPM Nº 848.138/2014. 2016.

123.
PONTES.J.C.. Plano de Aproveitamento Econômico do processo DNPM Nº 848.139/2014. 2016.

124.
PONTES.J.C.. Plano de Aproveitamento Econômico do processo DNPM Nº 848.433/2012. 2016.

125.
PONTES.J.C.. Requerimento de habilitação para pesquisa Processo DNPM Nº 848.044/2015. 2016.

126.
PONTES.J.C.. Requerimento de habilitação para pesquisa Processo DNPM Nº 848.130/2011. 2016.

127.
PONTES.J.C.. Requerimento de Pesquisa Processo DNPM Nº 848.078/2016. 2016.

128.
PONTES.J.C.. Requerimento de Pesquisa Processo DNPM Nº 848.079/2016. 2016.

129.
PONTES.J.C.. Requerimento de Pesquisa Processo DNPM Nº 848.085/2016. 2016.

130.
PONTES.J.C.. Requerimento de Pesquisa Processo DNPM Nº 848.086/2016. 2016.

131.
PONTES.J.C.. Requerimento de Pesquisa Processo DNPM Nº 848.110/2016. 2016.

132.
PONTES.J.C.. Requerimento de Pesquisa Processo DNPM Nº 848.164/2016. 2016.

133.
PONTES.J.C.. Plano de aproveitamento econômico do processos DNPM. 848.033/2014. 2016.

134.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo sobre Vassoura Ecológica de Garrafa Pet 2 Litros que Utiliza 98% de Derivados de Plástico Reciclável, Não utiliza Pregos Nem cabo de Madeira, Sendo Diferente das Vassouras do Mercado, por Possuir Apenas Materiais Recicláveis.. 2015.

135.
PONTES.J.C.. Avaliador de trabalhos no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. 2015.

136.
PONTES.J.C.. Parecerista de trabalhos submetidos ao X CONNEPI - Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação. 2015.

137.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo sobre ?A compreensão da crise ambiental contemporânea à luz do pensamento de Edgar Morin?.. 2015.

138.
PONTES.J.C.. Parecerista do artigo intitulado Casa sustentável. 2015.

139.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo sobre Irrigação por gotejamento e reuso da água na produção agroecológica em horta vertical. 2015.

140.
PONTES.J.C.. Parecerista de artigo intitulado ?Determinação dos sólidos totais e sólidos totais dissolvidos nos mananciais do Vale do Açu?. 2015.

141.
PONTES.J.C.. Parecerista do trabalho intitulado ?Oficinas didáticas nas escolas públicas do Vale do Açu sobre nitrogênio nas águas de abastecimento?. 2015.

142.
PONTES.J.C.. Parecerista do trabalho intitulado ?Ensaios tecnológicos de resíduos de pegmatitos para a utilização na produção de cerâmica branca?. 2015.

143.
PONTES.J.C.. Parecerista do trabalho intitulado ?Aspectos gerais da produção de gipsita na região do Araripe?. 2015.

144.
PONTES.J.C.. Parecerista do trabalho intitulado ?Resultado da alteração do quartzo pelo quartzito na formulação de massa para revestimento cerâmico?. 2015.

145.
PONTES.J.C.. Parecerista do trabalho intitulado ?Avaliação de viabilidade ambiental, técnica e econômica da atividade de extração de areia de aluvião no município de Ielmo Marinho-RN. 2015.

146.
PONTES.J.C.. Parecerista do trabalho intitulado ?Gestão do uso da água no setor mineral?. 2015.

147.
PONTES.J.C.. Parecerista do trabalho intitulado ?Implantação da unidade de britagem da empresa Galvão Engenharia para produção de brita para pavimentação do trecho da Br 101 RN/divisa da PB?. 2015.

148.
PONTES.J.C.. Parecerista do trabalho intitulado ?Os minerais e a nutrição?. 2015.

149.
PONTES.J.C.. Parecerista do trabalho intitulado ?Desmonte com estratégias de produção mais limpa: uma colaboração para a saúde e bem-estar do trabalhador e populações circunvizinhas?. 2015.

150.
PONTES.J.C.. Parecerista do trabalho intitulado ?Revitalização e implementação de rotinas de prevenção de acidentes para o laboratório de tratamento de minérios do curso de mineração do IFRN ? CNAT central?. 2015.

151.
PONTES.J.C.. Plano de Aproveitamento Econômico Processo DNPM Nº 848.642/2010. 2015.

152.
PONTES.J.C.. Plano de Aproveitamento Econômico. 2014.

153.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2014.

154.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2014.

155.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2013.

156.
PONTES.J.C.. Relatáorio Anual de Lavra. 2013.

157.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2013.

158.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2012.

159.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2012.

160.
PONTES.J.C.. Relatório Anual de Lavra. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PONTES.J.C.. Formação do curso de Blaster. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PONTES.J.C.. Resíduos Sólidos: tecnologias e boas práticas de economia circular. 2018. (Editoração/Livro).

2.
PONTES.J.C.. Resíduos Sólidos: impactos socioeconômicos e ambientais. 2018. (Editoração/Livro).

3.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PONTES.J.C.. Serviço relevante prestado a nação como conselheiro do CREA-RN. 2017. (Diretor Institucional do CREA-RN).

5.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
PONTES.J.C.. curso de blaster. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
PONTES.J.C.. Desmonte de rocha Sustentável. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de . Mineração e meio ambiente. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

13.
PONTES.J.C.. Relatório Final de Pesquisa. 2016. (Relatório de pesquisa).

14.
PONTES.J.C.; SILVA, V. P. ; Lima, Vera Lúcia Antunes . Avaliação sobre o mérito científico de 15 artigos apresentados no V Encontro Pernambucano de resíduos sólidos e III Congresso Brasileiro de resíduos sólidos. 2016. (VISITA TECNICA).

15.
PONTES.J.C.. Avaliação sobre o mérito científico de 29 artigos técnico apresentado no Congresso Técnico Científico. 2016. (VISITA TECNICA).

16.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de . Aula de Campo. 2016. (Visita técnica de campo).

17.
PONTES.J.C.. Perfil do engenheiro de minas. 2016. (Seminário).

18.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de . Aula de Campo. 2016. (visita técnica de campo).

19.
PONTES.J.C.. Curso de blaster. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
PONTES.J.C.. Utilização de substâncias explosivas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
PONTES.J.C.. Minicurso sobre tecnologias informacionais e a pesquisa: a aplicação do SPSS em estudos socioambientais.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
PONTES.J.C.; SILVA, V. P. ; NASCIMENTO, P. H. M. ; SOUZA, H. M. ; VICTOR, A. J. ; ARAUJO, M. M. . A operação de desmonte com estratégias de produção mais limpa: uma colaboração para a saúde e bem-estar do trabalhador e população circunvizinha: estudo de caso na ?minerações e construções Ltda?, Macaíba-RN. 2015. (Relatório de pesquisa).

25.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de . Aula de Campo. 2015. (Visita técnica de campo).

26.
PONTES.J.C.; RIBEIRO NETO, D. V. . Curso de Blaster. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
PONTES.J.C.; RIBEIRO NETO, D. V. . Curso de Blaster. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
PONTES.J.C.; MEYER, Mauro Froes . Curso Básico de Operação de Minas à céu Aberto. 2014. .

29.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
PONTES.J.C.; SANTOS, E. N. ; SOUZA, João Batista Monteiro de ; MEYER, Mauro Froes . Curso Básico de Operação de Minas à céu Aberto. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materia ldidático).

31.
PONTES.J.C.; RIBEIRO NETO, D. V. . Impacto de vizinhança decorrente do desmonte de rocha: aspectos socioambientais. 2014. (Relatório de pesquisa).

32.
PONTES.J.C.; SANTOS, E. N. . Visita técnica de campo na pedreira Dantas e Gurgel. 2014. (VISITA TÉCNICA DE CAMPO).

33.
PONTES.J.C.. visita técnica de aula de campo. 2014. (visita técnica de campo).

34.
PONTES.J.C.. Visita técnica de Campo. 2014. (Visita técnica de campo).

35.
PONTES.J.C.. Conselheiro do CREA-RN. 2014. (Conselheiro do CREA-RN).

36.
PONTES.J.C.. Diretor Intitucional. 2014. (Diretor Institucional do CREA-RN).

37.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

38.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

39.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

40.
PONTES.J.C.. Segurança no manuseio dos explosivos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

41.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

42.
PONTES.J.C.. Apostila do Curo de Blaster. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didatíco).

43.
PONTES.J.C.. Visita técnica de campo. 2013. (VISITA TECNICA).

44.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de . Aula de campo. 2013. (VISITA TÉCNICA).

45.
PONTES.J.C.. Visita técnica de campo. 2013. (VISITA TECNICA).

46.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

47.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

48.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

49.
PONTES.J.C.. Noções gerais sobre explosivos. 2012. .

50.
PONTES.J.C.. Utilização de explosivos industriais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

51.
PONTES.J.C.. Apostila de perfuração e desmonte de rocha. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didatica).

52.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de . Apostila de lavra de minas: Implantação, funcionamento e desativação de minas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

53.
PONTES.J.C.; MORAIS, G. A.Gabriel . Impactos de vizinhança proporcionados pelo desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na mineração Dantas & Gurgel. 2012. (Relatório de pesquisa).

54.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de . Aula de campo. 2012. (Visita técnica de campo).

55.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de . Aula de Campo. 2012. (Visita técnica de campo).

56.
PONTES.J.C.; MEYER, M. F. . Aula de campo. 2012. (Visita técnica de campo).

57.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de . Aula de Campo. 2012. (Visita técnica de campo).

58.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

59.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

60.
PONTES.J.C.. Segurança na Mineração. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

61.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

62.
PONTES.J.C.. Planejamento de Minas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

63.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

64.
PONTES.J.C.. Segurança no uso de substância explosiva. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

65.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2009. .

66.
PONTES.J.C.. Curso de Blaster. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PONTES.J.C.; CAVALCANTI NETO, M. T. O.; SOUZA, João Batista Monteiro de; ARAGAO, A. K. O.. Participação em banca de Leonel Bittencurt Baima. Diagnóstico ambiental e de processo da lavra de rocha ornamental com vistas a aplicação de técnicas de produção mais limpa. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

2.
PONTES.J.C.; SILVA, V. P.; GALDINO, J. N.; COLOMBO, C. R.. Participação em banca de Robson Garcia da Silva. Diagnóstico dos resíduos sólidos e desperdícios de uma cerâmica vermelha para implementação de técnicas de produção mais limpa.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

3.
PONTES.J.C.; LOPES, R. L.; TABOSA, W. F.. Participação em banca de Ranieri de Araújo Pereira. Diagnóstico dos resíduos sólidos da lavra de rocha ornamental da pedreira Granorte em Parelhas-RN para aplicação de técnicas de produção mais limpa. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

4.
PONTES.J.C.; CARVALHO, F. G.; BORGES, S. V. F.. Participação em banca de Gabriela Cristina de Figueredo Freire. Biolixiviação: uma rota biotecnológica para recuperação da sheeelita de mineradora em Currais Novos. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

5.
MORAES NETO, J. M.; LIMA, V. L. A.; PONTES.J.C.. Participação em banca de Sandra Carla Souto Vasconcelos. Estudo de impactos de vizinhança aplicado à mineração no entorno da zona urbana do município de Pedra Lavrada-PB. 2014. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Teses de doutorado
1.
PONTES.J.C.; SAMPAIO, C. H.; MILTZAREK, G. L.; PARANHOS, R. S.. Participação em banca de Moacir Medeiros Veras. Detecção de Minério Portador de Elementos Terras Raras de Depósito de Pitinga/AM, Brasil, Assistido por Tecnologia de Sensor-Based Sorting.. 2018. Tese (Doutorado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
PONTES.J.C.; CANDIDO, G. A.; ARAUJO, S. M. S.; LIRA, W. S.. Participação em banca de Heline Fernanda Silva de Assis Dantas. Contribuições da sustentabilidade da atividade mineral à sustentabilidade municipal: um estudo na região do Seridó Paraibano. 2018. Tese (Doutorado em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Campina Grande.

3.
PONTES.J.C.; ANTONIO GILSON BARBOSA; BARBOSA SOBRINHO, A. A.; LIMA, V. L. A.; TERCIO GRACIANO MACHADO. Participação em banca de JOÃO BATISTA MONTEIRO DE SOUSA. Aproveitamento de resíduos de caulim e granito na formulação de massas cerâmicas para fabricação de grés porcelanato. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia de Processos) - Universidade Federal de Campina Grande.

Qualificações de Doutorado
1.
PONTES.J.C.; BARBOSA SOBRINHO, A. A.. Participação em banca de João Batista Monteiro de Sousa. Aproveitamento de resíduos de caulim e granito na formulação de massas cerâmicas para fabricação de grés porcelanoto. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Processos) - Universidade Federal de Campina Grande.

2.
CANDIDO, G. A.; PONTES.J.C.; ARAUJO, S. M. S.; RAMALHO, A. M. C.; LIRA, W. S.; VIANA, M. B.; Freire, José Avelino. Participação em banca de Heline Fernanda Silva de Assis Dantas. Sistema de indicadores de sustentabilidade para atividade extrativa mineral do seridó paraibano. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Campina Grande.

3.
PONTES.J.C.; ANTUNES, V. L. L.; TERCIO GRACIANO MACHADO. Participação em banca de João Batista Monteiro de Sousa. Aproveitamento de residuos de caulim e granito na formulação de massas cerâmicas para fabricação de grés porcelanato. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Processos) - Universidade Federal de Campina Grande.

Qualificações de Mestrado
1.
PONTES.J.C.; CAVALCANTI NETO, M. T. O.; ARAÚJO, B. M. S.. Participação em banca de Cleydsa Suênia de Lima. Plano de recuperação ambiental de uma pedreira no município de Macaíba - RN. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

2.
PONTES.J.C.; CAVALCANTI NETO, M. T. O.; SOUZA, João Batista Monteiro de. Participação em banca de Leonel Bittencourt Baima. Diagnóstico ambiental para atividade de lavra de rocha ornamental no sítio Mufumbo em Parelhas-RN. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

3.
PONTES.J.C.; CAVALCANTI NETO, M. T. O.; LEITE, J. Y. P.; CUNHA, K. P. V.. Participação em banca de Gabriella Cristina de Figueiredo Freire. Proposta de produção mais limpa aplicada em uma empresa de beneficiamento de scheelita em Currais Novos-RN.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

4.
PONTES.J.C.; SILVA, V. P.; LEITE, J. Y. P.. Participação em banca de Ranieri de Araújo Pereira. Ferramentas de produção mais limpa na lavra de rocha ornamental do pegmatito do sítio Boa Vista dos Negros, Parelhas-RN.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

5.
PONTES.J.C.; SILVA, V. P.; COLOMBO, C. R.; GALDINO, J. N.. Participação em banca de Robson Garcia da Silva. Técnicas de produção mais limpa para uma indústria de cerâmica vermelha. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

6.
PONTES.J.C.; BARBOSA, M. P.; LIMA, V. L. A.; FERNANDES, M. F.; DUARTE, S. M. A.. Participação em banca de SANDRA CARLA SOUTO VASCONCELOS. Estudo do impacto de vizinhança aplicado a mineração em torno da zona urbana do município de Pedra Lavrada-PB. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PONTES.J.C.; ZAMORA, G. J. A.; INFANTE, M. A. R.. Participação em banca de Naiara Melaré Garcia. A análise de risco em relatórios de controle ambiental exigidos no processo de prévio licenciamento ambiental de petróleo e gás onshore.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em licenciamento ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PONTES.J.C.; MEYER, M. F.; SOUZA, João Batista Monteiro de; LOUREN, A. H. S.. Participação em banca de Arthur Hydember Lourenço dos Santos.Como minimizar os impactos ambientais decorrentes do desmonte de rochas ornamentais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Técnico em Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
PONTES.J.C.. Comissão especial de Avaliação para acesso a classe Titular da Carreira do Magistério Básico, Técnico e Tecnológico. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

2.
PONTES.J.C.; Freire, José Avelino; LIRA, B. B.; LUCENA, K. F. M.. Concurso de promoção funcional à classe E - professor titular. 2017. Universidade Federal de Campina Grande.

Concurso público
1.
PONTES.J.C.; SILVA, J. G. M.; LIMA, H. M.; RAMOS, K. S.. Concurso público para cargo de professor da carreira do magistério superior - classe assistente - Edital Nº 01/2018. 2018. Universidade Federal do Ceará.

2.
PONTES.J.C.. Concurso público para provimento do cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior - Classe A (Edital: Nº 130/2016).. 2016. Universidade Federal do Ceará.

3.
PONTES.J.C.; MEYER, M. F.. Concurso para cargo docente de mineração. Edital. 06/2015. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

4.
PONTES.J.C.; Freire, José Avelino. Concurso Público para Professor Efetivo da Disciplina Mineração. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Avaliação de cursos
1.
PONTES.J.C.; LEMOS, J. E. G.; MAIA, M. A. O.; SANTOS, E. N.; ROCHA, A. M. R.; CAVALCANTI NETO, M. T. O.; GUIMARAES, J. L. F.. Comissão responsável pela implantação do Curso Superior de Engenharia de Minas 2017.2, do Campus Natal-Central.. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
PONTES.J.C.; LEMOS, J. E. G.; SANTOS, E. N.; ROCHA, A. M. R.; CAVALCANTI NETO, M. T. O.; GUIMARAES, J. L. F.. Elaboração do projeto do curso superior de engenharia de minas do IFRN. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. Custos operacionais do desmonte de rocha com explosivos rumo a mineração sustentável. 2018. (Congresso).

2.
1º Explo Tech e Convenção Brasil 2018 ISEE. 2018. (Feira).

3.
2ª Reunião da Câmara de Geologia e Minas. 2018. (Outra).

4.
4º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto. Indústria de cerâmica vermelha e impactos socioambientais no Semiárido Potiguar. 2018. (Congresso).

5.
75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. 2018. (Outra).

6.
A conferência da Terra - Fórum Internacional do Meio Ambiente. Aplicação da Espoleta Eletrônica no Desmonte de Rochas com Explosivos Rumo a uma Lavra Mineral Sustentável. 2018. (Congresso).

7.
I SEMINÁRIO ESTADUAL DE CONSELHEIROS E INSPETORES DO CREA-RN. 2018. (Seminário).

8.
17º Congresso Brasileiro de Mineração. 2017. (Congresso).

9.
6th Internacional Workshop Advances in Cleaner Prodution.Cleaner production for rock quarrying Campel Construções e Máquinas Pesadas Ltda. 2017. (Outra).

10.
74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. 2017. (Outra).

11.
Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. Espoleta eletrônica no desmonte de rocha: do uso da técnica à mitigação de impactos ambientais. 2017. (Congresso).

12.
Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. Oportunidades de produção mais limpa no desmonte de rocha com uso de explosivos. 2017. (Congresso).

13.
II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. Técnicas de produção mais limpa para pedreira rumo a sustentabilidade mineral. 2017. (Congresso).

14.
Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema CONFEA-CREA. 2017. (Outra).

15.
Minicurso de introdução de gestão ambiental (EPERSOL). 2016. (Outra).

16.
V Encontro Pernambucano e III Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos. Desmonte com estratégias de produção mais limpa: uma colaboração para a saúde e bem-estar do trabalhador e populações circunvizinhas. 2016. (Congresso).

17.
4º Encontro de líderes representantes do sistema CONFEA/CREA e Mútua. 2015. (Encontro).

18.
7º Encontro Nacional da ANPPAS.Impactos de vizinhança decorrente do desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na ?Mineração Dantas Gurgel & Cia Ltda?, Caicó-RN. 2015. (Encontro).

19.
Congresso técnico científico da Engenharia e da Agronomia. Aplicação da ferramenta de gestão ambiental produção mais limpa no desmonte de rocha utilizando substância explosiva. 2015. (Congresso).

20.
Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. Aplicação da produção mais limpa no desmonte de rochas ornamentais. 2015. (Congresso).

21.
Encontro com a Comissão de Educação e Atribuição Profissional Regional. 2015. (Encontro).

22.
I Workshop sobre sustentabilidade, vulnerabilidade e modernização energética. 2015. (Outra).

23.
X CONNEPI. Aplicação da produção mais limpa no desmonte de rochas ornamentais. 2015. (Congresso).

24.
XI CONGIC. Utilização da estratégia de produção mais limpa para minimizar os impactos ambientais decorrentes do desmonte de rochas ornamentais. 2015. (Congresso).

25.
XI CONGIC. Identificação de áreas prováveis para ocorrência de tântalo em corpos pegmatíticos graníticos do RN. 2015. (Congresso).

26.
XI CONGIC. Impactos ambientais da extração da argila destinadas às indústrias de cerâmica vermelha na região do Seridó. 2015. (Congresso).

27.
XI CONGIC. Desmonte com estratégias de produção mais limpa: uma colaboração para a saúde e bem-estar do trabalhador e populações circunvizinhas. 2015. (Congresso).

28.
XII Congresso nacional de meio ambiente de Poços de Caldas. Utilização da estratégia de produção mais limpa para minimizar os impactos ambientais decorrentes do desmonte de rochas ornamentais. 2015. (Congresso).

29.
XII Congresso nacional de meio ambiente de Poços de Caldas. Desmonte com estratégias de produção mais limpa: uma colaboração para a saúde e bem-estar do trabalhador e populações circunvizinhas. 2015. (Congresso).

30.
58º Congresso brasileiro de cerâmica. Como minimizar os impactos ambientais decorrentes do desmonte de rocha. 2014. (Congresso).

31.
71 Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. 2014. (Outra).

32.
Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN - CIENTEC. Como minimizar os impactos ambientais decorrentes do desmonte de rochas ornamentais. 2014. (Congresso).

33.
Semana de ciência e tecnologia do IFRN campus São Gonçalo do Amarante. Como minimizar os impactos ambientais decorrentes do desmonte de rochas ornamentais. 2014. (Congresso).

34.
XII Simpósio de recursos hídricos do nordeste.Orla de Ponta Negra: Análise dos principais impactos ambientais e sociais. 2014. (Simpósio).

35.
Congresso brasileiro de Mineração. 2013. (Congresso).

36.
CURSO DE AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS DE MINERAÇÃO. 2013. (Outra).

37.
CURSO DE DESMONTE DE ROCHA COM EXLOSIVOS PARA OBRAS CIVIS. 2013. (Outra).

38.
EXPOSIBRAM. 2013. (Congresso).

39.
SEMANA DE ENGENHARIA. 2013. (Outra).

40.
IV Congresso brasileiro de rochas ornamentais. 2012. (Congresso).

41.
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE AGREGADOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL RA. 2011. (Seminário).

42.
45º Congresso brasileiro de geologia. Estudo da campanha de prospecção de esmeraldas das jazidas de Apoeirana e mina de Belmonte no município de Nova Era - MG. 2010. (Congresso).

43.
45º Congresso Brasileiro de Geologia. Impactos Ambientais Gerados Pelas Minerações de Quartzitos em Ouro Preto. 2010. (Congresso).

44.
67 SOEAA. 2010. (Outra).

45.
VIII Encontro regional para melhoria e uniformização da fiscalização do CREA-RO. 2010. (Encontro).

46.
Seminário geologia, mineração e meio ambiente. 2009. (Seminário).

47.
VI ENCONTRO REGIONAL DE AGENTES FISCAIS DO CRE-RO.FISCALIZAÇÃO NA MINERAÇÃO. 2009. (Encontro).

48.
3 CONGRESSO MUNDIAL DE ENGENHEIROS - WEC 2008. 2008. (Congresso).

49.
CURSO DE LEGISLAÇAO PROFISSONAL - SISTEMA CONFEA/CREA E MUTUA. 2008. (Outra).

50.
IV ENCONTRO REGIONAL DE AGENTES DE FISCALIZAÇÃO DO CREA -PI. 2008. (Encontro).

51.
V Congresso Brasileiro de Mina a céu aberto & V Congresso Brasileiro de Mina subterrânea,. 2008. (Congresso).

52.
12º Congresso Brasileiro de Mineração. 2007. (Congresso).

53.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES DE EMPRESAS MINERADORAS DE AGREGADOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL. 2006. (Outra).

54.
TECNOLOGIA DE DESMONTE DE ROCHAS A CEU ABERTO COM A UTILIZAÇÃO DE EXPLOSIVOS - TEORIA E PRÁTICA E NOVAS TENDENCIAS. 2005. (Outra).

55.
XI CONGRESSO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO. 2005. (Congresso).

56.
XIII ENCONTRO NACIONAL DE MINERADORES E CONSUMIDORES. 2005. (Encontro).

57.
XXI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa ? XXI ? ENTMME. 2005. (Encontro).

58.
III Congresso Brasileiro de Mina a céu aberto & III Congresso Brasileiro de Mina subterrânea,. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de ; SANTOS, E. N. ; MAIA, M. A. O. ; MEYER, Mauro Froes ; LEMOS, J. E. G. ; ROCHA, A. M. R. . I Seminário de arranjos produtivos locais de base mineral e recursos minerais do Rio Grande do Norte - caminhos para o desenvolvimento de APLs de base mineral no território potiguar. 2018. (Outro).

2.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de . Operações de mina. 2017. (Outro).

3.
PONTES.J.C.. Ética Profissional. 2017. (Outro).

4.
PONTES.J.C.. VIII Encontro Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade - ENANPPAS. 2017. (Congresso).

5.
PONTES.J.C.; VIANA, H. R. G. . I Seminário Brasileiro de Gestão de Ativos. 2017. (Outro).

6.
PONTES.J.C.; CAVALCANTI NETO, M. T. O. ; SOUZA, João Batista Monteiro de ; ARAÚJO, B. M. S. . I SEMINÁRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DO IFRN. 2016. (Outro).

7.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de . Curso de gestão de operação em mineração. 2016. (Outro).

8.
PONTES.J.C.. TREINAMENTO DE DESMONTE DE ROCHA POR EXPLOSIVOS. 2015. (Outro).

9.
PONTES.J.C.. Palestra Aproveitamento de resíduos de caulim e granito na formulação de massas cerâmicas para fabricação de grés porcelanato. 2015. (Outro).

10.
SOUZA, João Batista Monteiro de ; PONTES.J.C. . Palestra: Aproveitamento de resíduos de caulim e granito da formulação de massas cerâmicas para fabricação de grés porcelanato. 2015. (Outro).

11.
PONTES.J.C.. Palestra: Risco, vulnerabilidade e segurança na mineração. 2015. (Outro).

12.
PONTES.J.C.; SILVA, R. G. ; REBOUCAS, M. A. P. . V FORUM NACIONAL DE ENSINO EM GESTÃO AMBIENTAL. 2014. (Outro).

13.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de ; RIBEIRO NETO, D. V. ; SANTOS, E. N. . Jubileu de ouro do curso de mineração do ( IFRN). 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
GERSON ROMANO DOS SANTOS JÚNIOR. SUSTENTABILIDADE SOCIOECONÔMICA NO APROVEITAMENTO DO MINÉRIO CONCENTRADO DE TERRAS RARAS, IMPLICAÇÕES COM TÓRIO E URÂNIO. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Leonel Bittencourt Baima. Diagnóstico ambiental e de processo da lavra de rocha ornamental com vistas a aplicação de técnicas de produção mais limpa. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, . Orientador: Julio Cesar de Pontes.

2.
Ranieri de Araújo Pereira. Diagnóstico dos resíduos sólidos da lavra de rocha ornamental da pedreira Granorte em Parelhas-RN para aplicação de técnicas de produção mais limpa. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, . Orientador: Julio Cesar de Pontes.

3.
Gabriela Cristina de Figueredo Freire. Biolixiviação: uma rota biotecnológica para recuperação da scheelita de mineradora em Currais Novos-RN. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, . Orientador: Julio Cesar de Pontes.

4.
Gabriella Cristina de Figueiredo Freire. Biolixiviação: uma técnica microbiológica para recuperação da scheelita. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, . Orientador: Julio Cesar de Pontes.

5.
Ranieri de Araújo Pereira. Ferramenta de produção mais limpa na lavra de rocha ornamental do pegmatito do Sítio Boa Vista dos Negros, Parelhas-RN.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, . Orientador: Julio Cesar de Pontes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Leonardo do Nascimento Araújo. Análise qualitativa e potencial dos cinturões verdes na mineração pedreira do Coelho - Assú/RN. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

Iniciação científica
1.
Leonel Bittencourt Baima. Impactos de vizinhança decorrente do desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na mineração Dantas Gurgel & cia Ltda?, Caicó-RN. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

2.
Paulo Henrique Morais do Nascimento. Impactos de vizinhança decorrente do desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na mineração Dantas Gurgel & cia Ltda?, Caicó-RN.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

3.
Paulo Henrique Morais do Nascimento. IDENTIFICAÇÃO DE TÉCNICAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA PARA A ATIVIDADE DA LAVRA DE ROCHA ORNAMENTAL, NO SÍTIO BOA VISTA DOS NEGROS EM PARELHAS-RN. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

4.
João Vinícius Soares de Souza. IDENTIFICAÇÃO DE TÉCNICAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA PARA A ATIVIDADE DA LAVRA DE ROCHA ORNAMENTAL, NO SÍTIO BOA VISTA DOS NEGROS EM PARELHAS-RN. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

5.
Gabriella Cristina de Figueiredo Freire. IDENTIFICAÇÃO DE TÉCNICAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA PARA A ATIVIDADE DA LAVRA DE ROCHA ORNAMENTAL, NO SÍTIO BOA VISTA DOS NEGROS EM PARELHAS-RN. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

6.
Ranieri de Araújo Pereira. IDENTIFICAÇÃO DE TÉCNICAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA PARA A ATIVIDADE DA LAVRA DE ROCHA ORNAMENTAL, NO SÍTIO BOA VISTA DOS NEGROS EM PARELHAS-RN. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

7.
Ranieri de Araújo Pereira. Impactos de vizinhança decorrente do desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na mineração Dantas Gurgel & cia Ltda?, Caicó-RN. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

8.
Gabriella Cristina de Figueiredo Freire. Impactos de vizinhança decorrente do desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na mineração Dantas Gurgel & cia Ltda?, Caicó-RN. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

9.
Paulo Henrique Morais do Nascimento. A operação de desmonte com estratégias de produção mais limpa:uma colaboração a saúde e bem-estar do trabalhador e população circunvizinha.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

10.
Helder de Morais Souza. A operação de desmonte com estratégias de produção mais limpa: uma colaboração a saúde e bem-estar do trabalhador e população circunvizinha.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

11.
Altamir Justino Victor. A operação de desmonte com estratégias de produção mais limpa: uma colaboração a saúde e bem-estar do trabalhador e população circunvizinha.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

12.
Mirely Modesto de Araújo. A operação de desmonte com estratégias de produção mais limpa: uma colaboração a saúde e bem-estar do trabalhador e população circunvizinha.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

13.
Djalma Valério Ribeiro Neto. IMPACTO DE VIZINHANÇA DECORRENTE DO DESMONTE DE ROCHA: ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

14.
Paulo Ignácio da Costa Segundo. IMPACTO DE VIZINHANÇA DECORRENTE DO DESMONTE DE ROCHA: ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

15.
Paulo Henrique Morais do Nascimento. Impactos de vizinhança decorrente do desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na mineração Dantas Gurgel & cia Ltda?, Caicó-RN. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

16.
Helder de Morais Souza. Impactos de vizinhança decorrente do desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na mineração Dantas Gurgel & cia Ltda?, Caicó-RN. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

17.
Djalma Valério Ribeiro Neto. Impacto de vizinhança decorrente do desmonte de rocha: aspectos socioambientais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

18.
PAULO IGNACIO DA COSTA SEGUNDO. Impacto de vizinhança decorrente do desmonte de rocha: aspectos socioambientais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

19.
Lenine Marques De Castro Silva. Caracterização do processo de desmonte das minas de ferro Carajás, dando ênfase à perfuração e aos tipos de explosivos e acessórios utilizados. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

20.
Clenildo de Longe. Caracterização do processo de desmonte de rochas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

21.
Allana Azevedo do Nascimento. Estudo da pedreira Dantas Gurgel. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

22.
Bruna Marinho Rezende Silva. Estudo da pedreira Dantas Gurgel. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

23.
Carla Virgínia Lopes Araújo. Estudo da pedreira Dantas Gurgel. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

24.
Erika Suenya Gomes Cordeiro. Estudo da pedreira Dantas Gurgel. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

25.
Bruno de Lima Barbosa. Desmonte de rocha em Caicó. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

26.
Daniel de Araújo Costa Rodrigues. Desmonte de rocha em Caicó. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

27.
Kallil de Araujo Bezerra. Desmonte de rocha em Caicó. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

28.
Leonardo Silva Moreno. Desmonte de rocha em Caicó. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

29.
Amarildo Silva Damasceno Junior. Caracterização do processo de desmonte das minas de ferro, dando ênfase à perfuração e aos tipos de explosivos e acessórios utilizados. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

30.
Ícaro Sousa Damasceno. Processos de carregamento e transporte na mineração Boa Vista, Parelhas/RN. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

31.
Nailton Lima Teixeira. Processos de carregamento e transporte na mineração Boa Vista, Parelhas/RN. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

32.
Lucas Jayme Silva de Souza. Caracterização do processo de carregamento e transporte da mina de ferro Carajás. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

33.
Rodrigo Silva Tavares. Caracterização do processo de carregamento e transporte da mina de ferro Carajás. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

34.
Zandhor Cunha Simões. Desmonte de rocha em Caicó. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

Orientações de outra natureza
1.
Joseildo Gomes de França. Aspectos técnicos e exploratórios da lavra subterrânea da Bodó Mineração Ltda. 2017. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico em Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

2.
Paulo Henrique Morais do Nascimento. Técnicas de produção mais limpa para pedreira ruma a sustentabilidade mineral. 2017. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico em Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

3.
Mayra Maily Silva Araújo. Estágio supervisionado para conclusão de curso. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

4.
Cássio Wenndel da Silva Santos. Estágio supervisionado para conclusão de curso. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

5.
Jorge Vinicius de Andrade Silva. Estágio supervisionado para conclusão de curso. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

6.
Emiliano Domingos de Souza. Desmonte de Rocha utilizando substância explosiva. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

7.
Jalles Claudio Monteiro de Sena. Desmonte de Rocha utilizando substância explosiva. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

8.
Pierre Franklin Araújo Silva. Processo de cominuição nas minas da Ferbasa: utilização de britadores e moinhos.. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

9.
Rafael Felipe de Lima Miranda. Processo de cominuição nas minas da Ferbasa: utilização de britadores e moinhos. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

10.
Mateus Amorim Rocha. Mecanica das Rochas aplicada na mina de Ipueira da Ferbasa: lavra subterrânea. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

11.
Jefferson Rodrigo de Araujo Xavier. Processo de cominuição nas minas da Ferbasa: utilização de britadores e moinhos. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico de mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Julio Cesar de Pontes.

12.
MARCUS VINICIUS DANTAS DA SILVA. DIREITO AMBIENTAL: CRIMES AMBIENTAIS E AS RESPONSABILIDADES POR DANOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE. 2010. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Orientador: Julio Cesar de Pontes.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PONTES.J.C.; LIMA, V. L. A. . Uso de espoleta eletrônica para otimização do desmonte de rochas com explosivos e mitigação dos impactos de vizinhança.. In: Gesinaldo Ataíde Cândido; Valdenildo Pedro da Silva. (Org.). Recursos naturais e questões socioeconômicas e políticas do Rio Grande do Norte. 1ed.Natal-RN: Editora IFRN, 2016, v. 1, p. 61-71.

2.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; SILVA, V. P. ; LIMA, V. L. A . Application of environmental management tool for cleaner production in rock blasting using explosive substance. In: Brazilian Mining Association/Instituto Brasileiro de Mineração. (Org.). 24th World Mining Congress PROCEEDINGS ? SUSTAINABILITY IN MINING. 1ed.Rio de Janeiro: IBRAM, 2016, v. 1, p. 52-58.


Apresentações de Trabalho
1.
PONTES.J.C.; MEYER, M. F. . Impactos ambientais gerados pelas explotação de quartzito na região de Ouro Preto-MG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
PONTES.J.C.; SILVA, V. P. ; NASCIMENTO, P. H. M. . Como minimizar os impactos ambientais decorrentes do desmonte de rochas ornamentais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PONTES.J.C.; SILVA, V. P. ; NASCIMENTO, P. H. M. . Impactos de vizinhança decorrente do desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na ?Mineração Dantas Gurgel & Cia Ltda?, Caicó-RN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PONTES.J.C.; NASCIMENTO, P. H. M. ; Silva, V. P. ; LIMA, V. L. A. . Application of environmental management tool for cleaner production in rock blasting using explosive substance. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PONTES.J.C.; Silva, V. P. ; LIMA, V. L. A. ; NASCIMENTO, P. H. M. . Cleaner production for rock quarrying Campel Construções e Máquinas Pesadas Ltda. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de ; RIBEIRO NETO, D. V. ; SANTOS, E. N. . Jubileu de ouro do curso de mineração do ( IFRN). 2013. (Outro).

2.
PONTES.J.C.. TREINAMENTO DE DESMONTE DE ROCHA POR EXPLOSIVOS. 2015. (Outro).

3.
SOUZA, João Batista Monteiro de ; PONTES.J.C. . Palestra: Aproveitamento de resíduos de caulim e granito da formulação de massas cerâmicas para fabricação de grés porcelanato. 2015. (Outro).

4.
PONTES.J.C.. Palestra: Risco, vulnerabilidade e segurança na mineração. 2015. (Outro).

5.
PONTES.J.C.; SOUZA, João Batista Monteiro de . Operações de mina. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


Ministrante de Curso de Blaster para todas as regiões brasileiras
Conselheiro Federal do CONFEA
Conselheiro do CREA-RN
Diretor Institucional do CREA-RN
Presidente da Associação dos Engenheiros de Minas do Rio Grande do Norte AEMIRN



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 7:14:25