Ana Paula Martinez Duboc

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8933339247096718
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo e Doutorado pelo mesmo programa com período sanduíche na University of Manitoba, Winnipeg, Canadá. Atualmente é docente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sendo responsável pela disciplina Metodologia do Ensino de Inglês. No Programa de Pós-Graduação da FEUSP, atua na área temática "Educação, Linguagem e Psicologia". Tem interesse nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, avaliação da aprendizagem de línguas, letramento(s), multiletramentos, letramento crítico, formação de professores de línguas, teorias pós-modernas e pós-coloniais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Martinez Duboc
Nome em citações bibliográficas
DUBOC, A. P. M.;DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.
Avenida da Universidade, 308
Cidade Universitária
05508040 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30918302
URL da Homepage: http://www4.fe.usp.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em University of Manitoba (Orientador: Dr. Diana Brydon).
Título: Atitude curricular: letramentos críticos nas brechas da formação do professor de inglês, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Profa. Dra. Walkyria MonteMór.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ensino de língua estrangeira; formação de professores; letramento crítico; pós-modernidade; atitude curricular.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2007
Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A questão da avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as teorias de letramentos,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Profa. Dra. Walkyria Montemor.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: avaliação da aprendizagem; ensino de língua estrangeira; novas teorias de letramento; multiletramentos; letramento crítico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
Setores de atividade: Educação.
1997 - 2002
Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português e Inglês.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Ensino Crítico de Língua Inglesa. (Carga horária: 12h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.
2013 - 2013
Letramentos: Reconstruindo Sentidos Educacionais. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Linguagem e Sociedade. (Carga horária: 12h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH-USP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Avaliação na visão sócio-cultural. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Educação - USP, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor em RDIDP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Inglês II
08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Multiletramentos e Mídias Digitais: Implicações para o Ensino de Línguas
06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - FEUSP, .

Cargo ou função
Representante Titular do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada na Comissão de Cultura e Extensão Universitária.
05/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - FEUSP, .

Cargo ou função
Representante Titular do Departamento de Metodologia e Educação Comparada na Comissão de Cultura e Extensão.
01/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - FEUSP, .

Cargo ou função
Representante Titular do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada na Comissão de Estágio.
03/2014 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação - FEUSP, .

Cargo ou função
Coordenação do INCO -Inglês para alunos da graduação da USP.
09/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação - FEUSP, .

02/2018 - 06/2018
Ensino, Licenciatura em Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Inglês I
02/2018 - 06/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Línguas Estrangeiras para Crianças
08/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Inglês II
03/2017 - 06/2017
Ensino, Programa de Pós Graduação da FEUSP, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Education: an international debate
3/2017 - 6/2017
Ensino, Programa de Pós Graduação da FEUSP, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagens, Mídias Sociais e Globalização: Questões Éticas e Estéticas
02/2017 - 06/2017
Ensino, Licenciatura em Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Inglês
06/2015 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - FEUSP, .

Cargo ou função
Representante Suplente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada na Comissão de Cultura e Extensão Universitária.
05/2015 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - FEUSP, .

Cargo ou função
Representante Suplente dos professores doutores junto ao Conselho do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Inglês II
01/2016 - 06/2016
Ensino, Licenciatura em Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Inglês I
08/2015 - 12/2015
Ensino, Licenciatura em Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Inglês II
03/2014 - 03/2015
Extensão universitária , Faculdade de Educação - FEUSP, .

Atividade de extensão realizada
Programa Ensinar com Pesquisa.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura em Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Inglês II
02/2014 - 06/2014
Ensino, Licenciatura em Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Inglês I
09/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Inglês II

University of Manitoba, UM, Canadá.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Não há


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor do Setor de Língua Inglesa do NELE
Outras informações
NELE - Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão

Atividades

03/2008 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês II
Inglês VI
Inglês VII
Inglês VIII
Inglês Instrumental
Escrita Acadêmica

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40

Atividades

10/2002 - 07/2004
Ensino, Licenciatura Plena em Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental para Ciência da Computação
Inglês Instrumental para Matemáticos
Língua Inglesa I
Língua Inglesa II
Língua Inglesa III
Produção Oral em Inglês

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor-Bolsista do Centro de Línguas, Carga horária: 15

Atividades

09/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso de conversação em inglês para funcionários da Reitoria da USP
Curso regular de inglês para funcionários do Instituto de Física

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 16

Atividades

08/2011 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura e Civilização Anglo-Saxônica
Estudos Literários em Língua Inglesa
Literatura Inglesa
Literatura Norte-Americana
Metodologia e Prática de Ensino de Língua Inglesa
Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa
Prática de Tradução Acadêmica
Prática de Tradução Literária
Prática Pedagógica: Escola e Currículo
Teoria da Tradução II
Teoria da Tradução III

Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente do Programa de Pós-Graduação, Carga horária: 8

Atividades

09/2010 - 12/2010
Ensino, Estudos Linguisticos e Literários em Inglês, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Oral em Língua Inglesa: desenvolvendo habilidades
Estudos Linguisticos e Literários e o Ensino de Inglês

Seven Instituto de Idiomas, SEVEN, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa

Atividades

2002 - 2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental para o Ensino Médio
Inglês para o Ensino Fundamental
Inglês para turmas regulares dos cursos livres
2002 - 2004
Treinamentos ministrados , Seven Instituto de Idiomas, .

Treinamentos ministrados
The importance of evaluation in the teaching process
A importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem

Upper English Instituto de Idiomas de São Carlos SC Ltda, UPPER ENGLISH, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 20

Atividades

1998 - 2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Língua Inglesa na empresa Faber-Castell, em sistema in-company
Professora de Língua Inglesa do Ensino Fundamental em instituição privada, em sistema de parceria pedagógica
Professora de Língua Inglesa de turmas regulares
Monitora do CALL - Computer Assisted Language Learning


Linhas de pesquisa


1.
ensino de línguas estrangeiras
2.
formação de professores de línguas
3.
multiletramentos, novos letramentos, letramento crítico
4.
avaliação da aprendizagem de línguas
5.
currículo


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Linguagens, letramentos e políticas educacionais: desafios da contemporaneidade
Descrição: Este projeto visa criar um núcleo de estudos voltado para a investigação e produção científica sobre as atuais pesquisas sobre linguagens e letramentos e sua relação com as políticas educacionais vigentes. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre os letramentos, imprimindo ênfase ao discurso da colonialidade/pensamento decolonial e aos recentes estudos sobre práticas pluri/translingues. De caráter exploratório, o projeto prevê, de um modo geral, um mapeamento das pesquisas comprometidas com uma perspectiva crítica para o ensino de línguas estrangeiras, a problematização do lugar e dos rumos de tais pesquisas em face das políticas neoconservadoras atualmente postas no Brasil e em outras partes do mundo e, finalmente, os impactos para a formação profissional do professor de línguas estrangeiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Paula Martinez Duboc - Coordenador / Danilo Solera - Integrante / Olivia Fortes - Integrante / Claudia Viegas Saraiva - Integrante / Thais Blasio - Integrante / Gabriela Rosa - Integrante / Fabiana Lais Gomes de Souza - Integrante.
2015 - Atual
Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia
Descrição: O Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia dá continuidade ao Projeto Nacional de Formação de Professores: Novos Letramentos, Multiletramentos e Ensino de Línguas, indicado em 2015 como um dos cinco projetos mais relevantes do Departamento de Letras Modernas, FFLCH, USP, para a CAPES. Prevê o desenvolvimento de um plano de atividades voltado para estudos, pesquisas e a promoção de formação de professores de línguas, focalizando questões, perspectivas e conceitos condizentes aos propósitos do projeto: culturais (pluralidade, diversidade; hibridismo; heterogeneidade etc); sociais (conceitos de sociedades e comunidades, de indivíduos/cidadãos, mobilidade social, superdiversidade e outros); (formas diferentes de se promover educação); linguísticas (concepções de língua; multimodalidade na comunicação, na interação; letramentos críticos); tecnológicas (uso de tecnologias; mudanças epistemológicas e ontológicas relacionadas à tecnologia digital).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2015
Novos letramentos, multiletramentos e o ensino de línguas estrangeiras
Descrição: o Projeto Nacional constituiu um trabalho colaborativo entre 22 universidades públicas de diferentes regiões do país, tendo como principal objetivo observar os diversos contextos onde o inglês é ensinado, para, então, planejar, implementar e acompanhar novos programas locais que visem ao ensino crítico de língua inglesa. Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo grupo destacam-se: debates sobre políticas públicas de ensino de línguas; revisão nos programas universitários de formação docente; cursos de formação para professores em serviço; funcionamento de uma rede de intercâmbio de estudos e pesquisas; abertura de convênios e intercâmbios internacionais com universidades estrangeiras, com trocas acadêmicas e estágios para pós-graduandos e pós-doutorado. Até o presente momento, o grupo realizou cerca de 60 eventos nacionais e internacionais. Anualmente, os coordenadores de cada núcleo se reúnem no núcleo-sede (USP) para a difusão de pesquisas locais e o necessário redirecionamento de ações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Laboratórios de linguagem: práticas sociais de leitura e escrita na Escola de Aplicação da FE-USP
Descrição: Este projeto visa à formação continuada dos alunos bolsistas, por meio do estudo teórico e das práticas pedagógicas. Tais práticas e o estudo têm como pressuposto a integração entre a comunidade interna e externa à Escola de Aplicação da Faculdade de Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Projeto LEM ? Línguas Estrangeiras Modernas na Escola de Aplicação
Descrição: O projeto tem por objetivo oferecer aos futuros profissionais da área de ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras modernas (LEM) uma oportunidade de vivência prática das várias situações do cotidiano escolar, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento plurilíngue dos educandos da Escola de Aplicação da FEUSP, contemplando as línguas espanhola, francesa e inglesa. Além de oportunizar uma participação efetiva no planejamento e execução de várias ações pedagógicas, o projeto também visa ao aprimoramento e ao enriquecimento do repertório individual dos bolsistas, gerando reflexões sobre as práticas vividas e suas possíveis alternativas de realização..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Jeito Rede Municipal de SP de Ensinar Inglês
Descrição: Como desdobramento do trabalho de assessoria junto à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP) na elaboração do novo currículo do componente curricular Língua Inglesa, este projeto visa estreitar a relação entre universidade e escola por meio da criação de um grupo de estudos voltado para os professores parceiros participantes desse desenho curricular, com ênfase para a discussão e aprofundamento dos seguintes temas: inglês como língua franca, descolonização, interculturalidade, multiletramentos, profissionalismo docente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Do papel à tela: repensando instrumentos de avaliação impressos e digitais no programa INCO-CEPEL ? Inglês para a Comunidade de Graduação da USP
Descrição: Dando continuidade ao projeto "O uso de ambientes virtuais de aprendizagem em cursos de línguas: a experiência do INCO-CEPEL - Inglês para a Comunidade de Graduação da USP ", este novo projeto, do Programa Aprender com Cultura e Extensão, se volta para a análise e melhoria de práticas avaliativas utilizadas nos cursos do INCO, com ênfase para o desenvolvimento e implementação de instrumentos de avaliação em mídias digitais (além das ferramentas já disponibilizadas na plataforma Moodle-Stoa)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
O uso de ambientes virtuais de aprendizagem em cursos de línguas: a experiência do INCO-CEPEL - Inglês para a Comunidade de Graduação da USP
Descrição: O projeto busca aprimorar o uso das ferramentas da plataforma Moodle-Stoa de forma a transformar o curso de inglês do INCO em modalidade de ensino semi-presencial. Atualmente, o uso de novas tecnologias na educação se torna cada vez mais expressivo e necessário, instigando o aluno a aprender sob a nova lógica da colaboração e da autonomia sem a necessidade de ater-se ao espaço físico e a formas textuais estritamente tipográficas. Com o processo de internacionalização da Universidade, tal lógica é desejável, propiciando a capacitação desse aluno no uso independente da língua inglesa com mais agilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Paula Martinez Duboc - Coordenador / Adriana Ranelli Weigel Borges - Integrante / Fagner de Oliveira Villas Boas - Integrante.
2013 - 2014
Programa Preparatório para o Vestibular da USP - PPVUSP
Descrição: Com o objetivo de aumentar as possibilidades de bons alunos da rede pública ingressarem na Universidade, a USP criou, em julho de 2013, o Programa Preparatório para o Vestibular da USP (PPVUSP). Trata-se de curso pré-vestibular ministrado por alunos de Licenciatura da USP sob supervisão de docentes e pós-graduandos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Ana Paula Martinez Duboc - Integrante / Lívia Araújo Donnini Rodrigues - Coordenador / Fernando Pardo - Integrante.


Outros Projetos


2018 - Atual
Cenários linguísticos e práticas de letramento em contextos escolares multilíngues
Descrição: Este projeto, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) se volta para a compreensão dos cenários linguísticos e das práticas de letramento desenvolvidas por migrantes que hoje vivem na cidade de São Paulo como reflexo dos recentes fluxos migratórios, incluindo os atuais deslocamentos em larga-escala ou migração forçada (Goodwin, 2010). Nesse sentido, visa contribuir para o desenho de políticas linguísticas e educacionais que apontem para a transformação de projetos político-pedagógicos afeitos a acolher a diversidade em todas as heterogeneidades possíveis a fim de redefinir o sentido de qualidade na educação. Nesse esteio, o projeto visa romper com a visão monolítica que por vezes permeia o imaginário docente no que diz respeito à escola, comunidade, sujeito, sociedade e conhecimento, focalizando especificamente o mito do monolinguismo e da monoculturalidade, com vistas a propiciar a expansão de perspectivas do aluno-bolsista e de sua constituição identitária como professor em uma orientação plurilíngue e intercultural. Para tanto, o trabalho se desenrolará em um contexto escolar no qual a diversidade linguística esteja evidenciada na presença de estudantes migrantes. O projeto será desenvolvido em escolas na cidade de São Paulo onde se constata uma expressiva presença de migrantes, fruto dos recentes fluxos migratórios que vem ocorrendo em diversas partes do globo. O trabalho será fundamentado pelo conceito de cenário ou paisagem linguística (Gorter, 2006), pelas recentes pesquisas sobre multi/translinguismo (Khubchandani, 1998; Canagarajah e Wurr, 2011) e metrolinguismo (Otsuji e Pennycook, 2010) em sua interface com o debate sobre direitos humanos e educação multicultural (Andreotti, 2013; Biesta, 2006; Candau, 2008; García, 2008; Todd, 2007). No que diz respeito à formação docente, alinha-se com as discussões de Goodwin (2010) e Kumaravadivelu (2012) sobre saberes e qualidade da formação de professores de línguas na contemporaneidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Ana Paula Martinez Duboc - Coordenador / Lívia Araújo Donnini Rodrigues - Integrante.
2012 - 2016
Laboratórios Integrados para Produção e Difusão de Conteúdos e Práticas Educativas - LABEDUC
Descrição: Os Laboratórios Integrados para a Produção e Difusão de Conteúdos e Práticas Educativas (LABEDUC) têm o objetivo de promover a interação entre os Laboratórios Didáticos constituídos na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, bem como a interação desses Laboratórios com centros de pesquisa e de ensino de Instituições brasileiras e estrangeiras. Dado o caráter interdisciplinar próprio ao campo da educação, processos inovadores se produzem das contínuas atuações sobre as fronteiras que definem os limites entre disciplinas, de que resulta que a produção de conhecimentos se faz de modo tanto mais inovador quanto mais se possam diversificar os modos de aproximação e integração das identidades disciplinares que formam esse campo, de que resultam novas formas de definição de temas, objetos e procedimentos. Nesse sentido, é necessária a contínua elaboração e aperfeiçoamento de recursos que promovam ações em parceria entre docentes de diferentes áreas, grupos de pesquisa e instituições que possam ter a educação e seus avanços como denominador comum..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso)


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Revista X
2011 - 2011
Periódico: Revista X
2012 - 2012
Periódico: Contexturas
2013 - 2013
Periódico: Contexturas
2014 - 2014
Periódico: Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura
2014 - 2014
Periódico: Polifonia (UFMT)
2016 - 2016
Periódico: Revista Bem Legal
2016 - 2016
Periódico: Revista Bem Legal
2016 - 2016
Periódico: Revista Bem Legal
2014 - 2014
Periódico: Revista Bem Legal
2014 - 2014
Periódico: Signum: Estudos da Linguagem
2014 - 2014
Periódico: Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP
2014 - 2014
Periódico: Contexturas
2014 - 2014
Periódico: Revista Leitura
2014 - 2014
Periódico: Scitis Revista Científica
2014 - 2014
Periódico: Revista Entornos e Contornos
2016 - 2016
Periódico: Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
2015 - 2015
Periódico: Revista Bem Legal
2018 - 2018
Periódico: Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso)
2017 - 2017
Periódico: Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso)
2016 - 2016
Periódico: Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso)
2016 - 2016
Periódico: Estudos em Avaliação Educacional (Impresso)
2017 - 2017
Periódico: ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO)
2017 - 2017
Periódico: ILHA DO DESTERRO (UFSC)
2017 - 2017
Periódico: A COR DAS LETRAS (UEFS)
2017 - 2017
Periódico: CALIDOSCÓPIO (UNISINOS)
2017 - 2017
Periódico: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Bolsa Auxílio Doutorado, CAPES.
2009
ELAP - Emerging Leaders in the Americas Program Scholarship, Canadian Bureau for International Education / University of Manitoba, Winnipeg.
2005
Bolsa Auxílio Mestrado, CAPES.
2002
Certificate of Proficiency in English, The University of Michigan.
2000
Certificates in Communicative Skills in English - CCSE - Writing and Listening, University of Cambridge.
1999
Certificates in Communicative Skills in English - CCSE - Reading and Oral Interaction, University of Cambridge.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Ana Paula Martinez Duboc  Data: 30/11/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
DUBOC, A. P. M.2018DUBOC, A. P. M.; Ferraz . Reading Ourselves: Placing Critical Literacies in Contemporary Language Education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, p. 227-254, 2018.

2.
DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ2015 DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ. Avaliação da aprendizagem de línguas e os multiletramentos. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 26, p. 664-687, 2015.

3.
DUBOC, A. P. M.;DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ2013DUBOC, A. P. M.. Teaching with an Attitude: Finding Ways to the Conundrum of a Postmodern Curriculum. Creative Education, v. 4, p. 58-65, 2013.

4.
DUBOC, A. P. M.;DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ2011 DUBOC, A. P. M.. Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), v. 11, p. 727-745, 2011.

5.
DUBOC, A. P. M.;DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ2011 DUBOC, A. P. M.; FERRAZ, D. M. . Letramentos críticos e formação de professores de inglês: currículos e perspectivas em expansão. Revista X, v. 1, p. 19-32, 2011.

6.
DUBOC, A. P. M.;DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ2011DUBOC, A. P. M.. O ?novo? nos novos letramentos: implicações para o ensino de línguas estrangeiras. Contexturas, v. 18, p. 9-28, 2011.

7.
DUBOC, A. P. M.;DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ2009 DUBOC, A. P. M.. Language Assessment from the Perspective of the New Literacy Studies.. Lenguaje (Universidad del Valle), v. 36, p. 159-178, 2009.

8.
DUBOC, A. P. M.;DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ2008DUBOC, A. P. M.. A avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as novas teorias de letramento. Fragmentos (UFSC), v. 33, p. 263-277, 2008.

9.
DUBOC, A. P. M.;DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ2007DUBOC, A. P. M.. Um olhar sobre o conceito de letramento do PISA e suas possíveis implicações para o ensino de línguas. Crop (FFLCH/USP) (Cessou em 2006), v. 12, p. 241-262, 2007.

10.
DUBOC, A. P. M.;DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ2007DUBOC, A. P. M.. A avaliação da aprendizagem de língua inglesa no contexto do letramento crítico. Entretextos (UEL), v. 7, p. 189-203, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DUBOC, A. P. M.. Atitude Curricular: Letramentos Críticos nas Brechas da Sala de Aula de Línguas Estrangeiras. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. v. 1. 304p .

Capítulos de livros publicados
1.
DUBOC, A. P. M.. The ELF teacher education: contributions from postmodern perspectives. In: Telma Gimenez, Michelle Salles El Kadri, Luciana Cabrini Simões Calvo. (Org.). English as a lingua franca in teacher education: a Brazilian perspective. 1ed.Berlin/Boston: De Gruyter, 2018, v. 10, p. 159-188.

2.
DUBOC, A. P. M.. Lendo a mim mesma enquanto aprendo com e ensino o outro. In: Rosane Rocha Pessoa, Viviane Pires Viana Silvestre, Walkyria Monte Mór. (Org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. 1ed.São Paulo: Pá de Palavra, 2018, v. 1, p. 13-26.

3.
DUBOC, A. P. M.. Gentilezas brutas acolá... e aqui! Por uma pedagogia da interrupção na formação docente. In: Clarissa Menezes Jordão, Juliana Zeggio Martinez, Walkyria Monte Mór. (Org.). Letramentos em Prática na Formação Inicial de Professores de Inglês. 1ed.Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 51-81.

4.
DUBOC, A. P. M.; GARCIA, B. ; RODRIGUES, L. A. D. . Collaborative Curriculum Design under an ELF Perspective: An Innovative Experience in Southern Brazil Municipal Schools. In: Xavier Martin-Rubió. (Org.). Contextualising English as a Lingua Franca: From Data to Insights. 1ed.Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2018, v. 1, p. 229-250.

5.
DUBOC, A. P. M.. A avaliação da aprendizagem de línguas e o letramento crítico: uma proposta. In: JESUS, D. M.; CARBONIERI, D.. (Org.). Práticas de multiletramentos e letramento crítico: novos sentidos para sala de aula de línguas. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 57-80.

6.
DUBOC, A. P. M.; PAULA, S. R. B. G. . Letramentos e línguas estrangeiras: definições, desafios e possibilidades em curso. In: FERRARETO, R.; LUCAS, P. O.. (Org.). Temas e Rumos nas Pesquisas em Linguística (Aplicada): Questões empíricas, éticas e práticas. 1ed.Campinas: Pontes, 2015, v. 1, p. 245-280.

7.
DUBOC, A. P. M.. Ensino e avaliação de línguas estrangeiras: tendências em curso. In: Katia Bruginski Mulik; Miriam Sester Retorta. (Org.). Avaliação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diálogos, pesquisas e reflexões. 1ed.Campinas: Pontes, 2014, v. 1, p. 21-47.

8.
DUBOC, A. P. M.. Letramento crítico nas brechas da sala de aula de línguas estrangeiras. In: Nara Takaki; Ruberval Maciel. (Org.). Novos letramentos em terra de Paulo Freire. 1ed.São Paulo: Pontes, 2014, v. 1, p. 209-229.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DUBOC, A. P. M.. A questão da avaliação da aprendizagem à luz das teorias de letramento. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte - MG. Anais, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DUBOC, A. P. M.; JUCA, L. ; MATTOS, A. M. A. ; VALERIO, K. . Pós-estruturalismo, letramento crítico e ensino de línguas: entrelaçando teorias e práticas na formação de professores. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada ? CBLA, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada - Linguística Aplicada e Sociedade, 2011. v. 1. p. 38-38.

2.
DUBOC, A. P. M.; Maciel, R. F. ; SOUSA, R. M. R. Q. . Diálogos entre o global e o local em projetos colaborativos na formação de professores de língua inglesa. In: : III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2010, Taubaté. III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas - Livro de Resumos. Taubaté - SP: Editora Casa Cultura, 2010. v. 1. p. 95-96.

3.
DUBOC, A. P. M.. A questão da avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as teorias de letramentos. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos.

4.
DUBOC, A. P. M.. Avaliação em cursos de formação de professores: a prática atual e a pedagogia crítica. In: 53° Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos, 2005, São Carlos - SP. Resumos, 2005.

5.
DUBOC, A. P. M.. Avaliação e prática crítico-reflexiva: relato de uma experiência em um curso de formação de professores. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2004, São Paulo. Programa e Resumos, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
DUBOC, A. P. M.. BNCC e seus desdobramentos no ensino-aprendizagem de línguas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DUBOC, A. P. M.. BNCC e o componente curricular Língua Inglesa: dilemas e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DUBOC, A. P. M.; VIDAL, D. G. . Learning with an accent: letramentos acadêmicos na pós-graduação da FEUSP como fomento à internacionalização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DUBOC, A. P. M.. Agency and critique in Brazilian teacher education: looking back, going beyond?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DUBOC, A. P. M.. Perspectivas para a linha de pesquisa Oralidade, Alfabetização, Multiletramentos e Arte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DUBOC, A. P. M.. Letramentos Críticos: como educar sem doutrinar?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DUBOC, A. P. M.. O movimento multi-pluri-inter-trans e as atuais políticas neoconservadoras: repensando os rumos da pesquisa e educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
DUBOC, A. P. M.. Agência, crítica e responsabilidade na sala de aula de línguas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
DUBOC, A. P. M.. Reforma do Ensino Médio e as Línguas Estrangeiras: por um lugar ao sol. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
DUBOC, A. P. M.. Impactos da MP nos componentes curriculares: Língua Estrangeira Moderna. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
DUBOC, A. P. M.. A MP 746/16 e o lugar das Línguas estrangeiras no Ensino Médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
DUBOC, A. P. M.; RODRIGUES, L. A. D. ; GARCIA, B. . Decolonizing the English classroom under an ELF perspective: an innovative experience in Southern Brazil municipal schools. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DUBOC, A. P. M.. Decolonizing Pedagogies: Lessons from Critical Literacy Studies. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DUBOC, A. P. M.. Repensando a formação profissional do professor de línguas em sociedades multiletradas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
DUBOC, A. P. M.. Ética e estética nas dimensões avaliativas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
DUBOC, A. P. M.. BNCC e Letramentos: encontros ou contrapontos?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
DUBOC, A. P. M.. O discurso do direito em educação e os letramentos: encontros e contrapontos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
DUBOC, A. P. M.; RODRIGUES, L. A. D. . A formação do professor de inglês na contemporaneidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
DUBOC, A. P. M.. Revisitando o lugar da cultura nas aulas de línguas estrangeiras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
DUBOC, A. P. M.. Ética, resposta e crítica na formação do professor de línguas: (perturb)ações em curso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
DUBOC, A. P. M.. Studying English with an Attitude: letramentos críticos nas aulas de línguas estrangeiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
DUBOC, A. P. M.; MATTOS, A. M. A. . Minicurso 'Novos Letramentos e o ensino de Língua Inglesa'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
DUBOC, A. P. M.; FERRAZ, D. M. ; Maciel, R. F. . Novos letramentos na escola: formas de ensinar, aprender e avaliar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
DUBOC, A. P. M.; MATTOS, A. M. A. ; JUCA, L. ; VALERIO, K. . Pós-estruturalismo, letramento crítico e ensino de línguas: entrelaçando teorias e práticas na formação de professores.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
DUBOC, A. P. M.. Formando o profissional de Letras da contemporaneidade: teorias e práticas em curso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
DUBOC, A. P. M.; FERRAZ, D. M. . Os novos letramentos e a prática pedagógica (Oficina). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
DUBOC, A. P. M.. O ensino de línguas estrangeiras na contemporaneidade: teorias em prática (oficina). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
DUBOC, A. P. M.. Reflexões teóricas acerca da formação universitária de professores de língua inglesa sob a ótica dos novos letramentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
DUBOC, A. P. M.. Atitude curricular: contribuições pós-estruturalistas para a formação do professor de línguas no século XXI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
DUBOC, A. P. M.. O currículo universitário do professor de inglês na contemporaneidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
DUBOC, A. P. M.. Questões globais, demandas locais e os novos letramentos na formação universitária dos professores de língua inglesa do século xxi. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
DUBOC, A. P. M.. Language Assessment from the perspective of the New Literacy Studies. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
DUBOC, A. P. M.. Capacitação docente em língua inglesa no contexto do ensino público: espaço para os novos debates das teorias de letramento?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
DUBOC, A. P. M.; FERRAZ, D. M. ; Maciel, R. F. . Orientações Curriculares para o Ensino Médio: da teoria à implementação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
DUBOC, A. P. M.; Ferraz, D. ; Maciel, R. F. . Orientações Curriculares para o Ensino Médio: da teoria à implementação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
DUBOC, A. P. M.. A avaliação da aprendizagem de língua inglesa no contexto do letramento crítico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
DUBOC, A. P. M.. A questão da avaliação da aprendizagem à luz das teorias de letramento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
DUBOC, A. P. M.. Vislumbrando os rumos da avaliação da aprendizagem na perspectiva crítica do ensino de línguas: um olhar sobre os cursos de formação de professores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
DUBOC, A. P. M.. Avaliação em Cursos de Formação de Professores: a Prática Atual e a Pedagogia Crítica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
DUBOC, A. P. M.. Avaliação em cursos de formação de professores: reflexão sobre a prática atual à luz da pedagogia crítica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
DUBOC, A. P. M.. Avaliação e Prática Crítico-Reflexiva: Relato de uma Experiência em um Curso de Formação de Professores. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
DUBOC, A. P. M.. Leitura na Aula de Inglês: Alguns Conceitos e Exercícios para Tornar a Aula mais Motivadora. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
DUBOC, A. P. M.. Leitura na aula de inglês: exercícios e dicas para tornar a aula mais motivadora. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

44.
DUBOC, A. P. M.. Working on Transversal Themes by Correlating Fairy Tales and Movies: a more motivating way to deal with reading in the classroom. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CABELLO, J. ; LINS, H. A. M. ; DUBOC, A. P. M. . Mídias, infâncias e diferenças. Campinas, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DUBOC, A. P. M.; RODRIGUES, L. A. D. ; GARCIA, B. . Elaboração de documento curricular do componente Língua Inglesa para os ciclos interdisciplinar e autoral. 2016.

2.
DUBOC, A. P. M.. Consultoria na elaboração de material didático para ensino de inglês. 2012.

3.
DUBOC, A. P. M.. Consultoria na elaboração de materiais didáticos para ensino de inglês. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
DUBOC, A. P. M.. Parecer de reconhecimento de diploma. 2018.

2.
DUBOC, A. P. M.. Parecer de Recredenciamento CERT para o EDA. 2018.

3.
DUBOC, A. P. M.. Parecer de projetos de pesquisa do Programa Institucional e Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI). 2017.

4.
DUBOC, A. P. M.. Parecer de reconhecimento de diploma. 2017.

5.
DUBOC, A. P. M.. Parecer de Projeto de Pós-Doutoramento. 2017.

6.
DUBOC, A. P. M.. Parecer de projeto submetido ao Programa USP/COFECUB. 2016.

7.
DUBOC, A. P. M.. Parecer crítico da 3ª Versão Base Nacional Comum Curricular para a área de Língua Estrangeira Moderna. 2016.

8.
DUBOC, A. P. M.. Parecer de livro da área de línguas estrangeiras. 2016.

9.
DUBOC, A. P. M.. Parecer de projeto de pesquisa do Programa Institucional e Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI). 2016.

10.
DUBOC, A. P. M.. Parecer de reconhecimento de diploma. 2014.

11.
DUBOC, A. P. M.. Parecer de reconhecimento de diploma. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DUBOC, A. P. M.; HALU, R. ; TAGATA, W. ; TAKAKI, N. . IV Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts (debatedora). 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
DUBOC, A. P. M.; TAKAKI, N. . Novos letramentos e ensino crítico de língua inglesa: da teoria à implementação. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
DUBOC, A. P. M.; Maciel, R. F. ; MELO, D. . O Novo nos Novos Letramentos: Implicações para a Prática Avaliativa. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
DUBOC, A. P. M.; VIANA, N. ; CONSOLO, D. . Ensino, Avaliação e Letramento Crítico: Possíveis Abordagens. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
DUBOC, A. P. M.; Maciel, R. F. . Novos letramentos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
DUBOC, A. P. M.. A hora e a vez da diversidade na aula de língua inglesa. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
MOLINA ; MOTTA ; DUBOC, A. P. M. . A importância do inglês. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
DUBOC, A. P. M.. Manual do Professor. 2012. (Elaboração de Material Didático).

2.
DUBOC, A. P. M.. Ressignificando o ensino de línguas estrangeiras em tempos digitais e globais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DUBOC, A. P. M.. Letramento crítico e o ensino de língua inglesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
DUBOC, A. P. M.. Caderno de Questões - Inglês. 2011. (Elaboração de Material Didático).

5.
DUBOC, A. P. M.. Parecerista de Coleção Didática - Língua Inglesa para o Ensino Fundamental. 2011. (Parecerista de Coleção Didática).

6.
DUBOC, A. P. M.. Capacitação Docente em Língua Inglesa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
DUBOC, A. P. M.. Parecerista de Coleção Didática - Língua Inglesa para o Ensino Médio. 2009. (Parecerista de Coleção Didática).

8.
DUBOC, A. P. M.. Curso de Inglês. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
DUBOC, A. P. M.. English Language Teaching: reflecting on current practices and shaping future ones. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
DUBOC, A. P. M.. O ensino de língua inglesa nas séries finais: análise de realidades e perspectivas futuras. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
DUBOC, A. P. M.. Teste de Nivelamento de Inglês. 2008. (Teste de Nivelamento).

12.
DUBOC, A. P. M.. Curso de Inglês. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERRAZ, D. M.; DUBOC, A. P. M.; VIDON, L. N.. Participação em banca de Camila Oliveira Fonseca. A educação crítica em língua inglesa em uma comunidade desfavorecida do Espírito Santo: eu, o outro e o outro eu. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
MONTE MOR; DUBOC, A. P. M.; Menezes de Souza; PAULA, S. R. B. G.. Participação em banca de Sandro Silva Rocha. Investigando uma alternativa do ensino de língua inglesa em um contexto local de escola pública paulista de Educação Básica. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

3.
DUBOC, A. P. M.; Menezes de Souza; MARTINEZ, J. Z.; SOUZA, M. J. M.. Participação em banca de Nathália Horvath Simões. A (re)construção do discurso oficial sobre o livro didático de inglês nos editais do PNLD para os anos finais do ensino fundamental. 2017 - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

4.
DUBOC, A. P. M.; PESSOA, R. R.; FIGUEREDO, C. J.. Participação em banca de Maria José Lacerda Rodrigues Hoelzle. Desestabilizando sociabilidades em uma sala de aula de Língua Inglesa de uma escola pública. 2016 - Universidade Federal de Goiás.

5.
DUBOC, A. P. M.; YOKOTA, R.; PAULA, S. R. B. G.. Participação em banca de Emily de Carvalho Pinto. Reflexões a partir da perspectiva dos Letramentos Críticos: a experiência em aulas de Língua Espanhola no CEL-SP. 2016 - Universidade Federal de São Carlos.

6.
PAULA, S. R. B. G.; DUBOC, A. P. M.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Gabriel Maldonado Fabbro Sarturato. Letramentos e cultura no ensino de inglês na escola pública: posicionamentos de professores sobre os cadernos didáticos utilizados. 2014 - Universidade Federal de São Carlos.

7.
JORDAO, C. M.; DUBOC, A. P. M.; BRAHIM, A.. Participação em banca de Anderson Nalevaiko Marques. O PNLD-LEM 2012 sob a perspectiva do letramento crítico. 2014 - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
PIETRI, E.; DUBOC, A. P. M.; FINCO, D.; FERNANDEZ, C. C. G.; OLIVEIRA, F.. Participação em banca de Priscila da Silva Santos. Narrativa silenciosas: identidade e imigração na educação infantil. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da USP.

2.
JOVANOVIC, V. A.; DUBOC, A. P. M.; CHIA, H. Y.; BEZERRA, D. S.; DAMIAO, S. M.. Participação em banca de Luiz Maximiliano Santin Gardenal. O professor de japonês: reflexões a partir da prática na formação inicial. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da USP.

3.
MONTE MOR; DUBOC, A. P. M.; ROCHA, C. H.; MIZAN, S.. Participação em banca de Fernando da Silva Pardo. Ensino de línguas, letramentos e desenvolvimento crítico na escola pública: observações e auto-observações. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

4.
DUBOC, A. P. M.; LUNA, J. M. F.; ANDREOTTI, V. O.; GESSER, V.. Participação em banca de Eliana Santiago Gonçalves Edmundo. Cartografia dos imaginários de progresso de estudantes brasileiros: subsídios para um (re)pensar necessário da episteme moderna/colonial na educação básica. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

5.
DUBOC, A. P. M.; CATANI, A. M.; BRITO, L. P.; AZEVEDO, M. L. N.; Monte Mór. Participação em banca de Rosângela Aparecida Alves Basso. Um estudo de transformações educacionais e sociais em contextos amazônicos sob a égide da Universidade Aberta do Brasil: Breves e São Sebastião da Boa Vista ? um mundo não tão à parte. 2017 - Faculdade de Educação da USP.

6.
DUBOC, A. P. M.; PAULA, S. R. B. G.; Ferraz; YOKOTA, R.; SILVA, V. L. T.. Participação em banca de Elisa Borges de Alcântara Alencar. Formação com professores da rede pública e letramento crítico: uma proposta para ensinar e aprender língua inglesa no Tocantins. 2017 - Universidade Federal de São Carlos.

7.
DUBOC, A. P. M.; MONTE MOR; Menezes de Souza; JORDAO, C. M.; MATTOS, A. M. A.. Participação em banca de Lívia Fortes Silva Zenóbio. Ser ou não ser: questões sobre subjetividade e o ensino de inglês na escola pública. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

8.
DUBOC, A. P. M.; CARMAGNANI, A. M. G.; MONTE MOR; Menezes de Souza; LOPES, C. R.. Participação em banca de Jaime Cará Junior. O conceito de interação no discurso publicitário sobre a aula de inglês'. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

9.
DUBOC, A. P. M.; BARZOTTO, V. H.; LEMKE, C. K.; JUNG, N. M.; SALVADORI, M. A. B.. Participação em banca de Milan Puh. Folclore como ação educativa na constituição de políticas linguísticas em e para comunidades rurais de origem ucraniana na Croácia e no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

10.
DUBOC, A. P. M.; MONTE MOR; GRIGOLETTO, M.; BERTOLDO, E. S.; ECKERT-HOFF, B. M.. Participação em banca de Inês Confuorto. O efeito-sujeito professor de inglês à deriva: discurso educacional-pedagógico e implicações para uma formação com professores. 2016 - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

11.
DUBOC, A. P. M.; PIETRI, E.; MACHADO, N. J.; MATTAR NETO, J. A.; ALVES, L. R. G.. Participação em banca de Aline Akemi Nagata. Esse jogo daria um ótimo livro: uma análise da literatura gamer e da constituição de práticas de leitura em narrativas transmidiáticas. 2016 - Faculdade de Educação - USP.

12.
JORDAO, C. M.; ANDREOTTI, V. O.; FOGACA, F. C.; DUBOC, A. P. M.; FERREIRA, A. J.. Participação em banca de Édina Cabral Bührer. Identidade e hibridismo: discutindo a condição de aluno-professor no estágio supervisionado em língua inglesa. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
Monte Mór; DUBOC, A. P. M.; SIQUEIRA, D. S. P.. Participação em banca de Denise Silva Paes Landim. Agência de professores de língua inglesa em formação e em serviço. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

2.
LUNA, J. M. F.; DUBOC, A. P. M.; ANDREOTTI, V. O.; GESSER, V.. Participação em banca de Eliana Santiago Gonçalves Edmundo. Cartografias do progresso no imaginário de estudantes brasileiros do ensino médio: conceitos, representações e concepções. 2018 - Universidade do Vale do Itajaí.

3.
DUBOC, A. P. M.; SANTOS, M. G.; RAMOS, M. G.. Participação em banca de Nicole Glock Maceno. Os processos avaliativos e o ensino de Química: planejamento e desenvolvimento em ambientes escolares. 2017 - Faculdade de Educação da USP.

4.
DUBOC, A. P. M.; CARMAGNANI, A. M. G.; Monte Mór. Participação em banca de Luiz Otávio Costa Marques. O ensino e aprendizagem de inglês no contexto de uma escola pública no Vale do Jequitinhonha - MG. 2017 - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

5.
DUBOC, A. P. M.; BARZOTTO, V. H.; SALVADORI, M. A. B.. Participação em banca de Milan Puh. Comunidade Ucraniana no Brasil: a educação e a constituição de politicas linguísticas na ação de grupos folclóricos. 2016 - Faculdade de Educação - USP.

6.
DUBOC, A. P. M.; JOVANOVIC, V. A.; PIASECKA-TILL, A.. Participação em banca de Luiz Maximiliano Santin Gardenal. Reflexões a partir da formação inicial do professor de japonês. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Faculdade de Educação - USP.

7.
DUBOC, A. P. M.; PIETRI, E.; BARZOTTO, V. H.. Participação em banca de Priscila da Silva. Narrativas Silenciosas: identidades linguísticas em contexto de migração. 2016 - Faculdade de Educação - USP.

8.
DUBOC, A. P. M.; Menezes de Souza; MONTE MOR. Participação em banca de Lívia Fortes Silva Zenobio. Ser ou não ser: questões sobre subjetividade e o ensino de inglês na escola pública. 2015 - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

9.
JOVANOVIC, V. A.; DUBOC, A. P. M.; FISCHER, C. R.. Participação em banca de Erica de Cássia Modesto Coutrim. Internet em sala de aula: o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças e adolescentes em ambiente virtual. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
DUBOC, A. P. M.; AZZARI, E.; MIZAN, S.; COTRIM, A.. Participação em banca de Danilo da Silva Solera. O (não) lugar da literatura nas aulas de língua estrangeira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Faculdade de Educação da USP.

2.
DUBOC, A. P. M.; FERRAZ, D. M.; MONTE MOR. Participação em banca de Olívia Bueno Silva Fortes. Os sentidos de crítica no imaginário docente e nas práticas educacionais brasileiras. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação da FEUSP) - Faculdade de Educação - USP.

3.
DUBOC, A. P. M.; MACHADO, N. J.; MACEDO, L.. Participação em banca de Luciara Batista Avelino. Dialética entre Razão e Sentimento no Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Dimensões Psicanalíticas do Processo. 2018 - Faculdade de Educação da USP.

4.
DUBOC, A. P. M.; FERRAZ, D. M.; SCHIFFLER, M. F.. Participação em banca de Camila Oliveira Fonseca. Educação crítica em inglês em uma comunidade carente do Espírito Santo. 2017 - Universidade Federal do Espírito Santo.

5.
DUBOC, A. P. M.; NEIRA, M. G.; BOSSLE, F.. Participação em banca de Jorge Luiz de Oliveira Junior. As representações dos alunos sobre o currículo cultural da Educação Física. 2016 - Faculdade de Educação - USP.

6.
DUBOC, A. P. M.; NEIRA, M. G.; LIMA, A. L. G.. Participação em banca de Marcos Ribeiro das Neves. O currículo cultural de Educação Física em ação e seus possíveis efeitos na representação. 2016 - Faculdade de Educação - USP.

7.
DUBOC, A. P. M.; JORDAO, C. M.; FOGACA, F. C.. Participação em banca de Anderson Nalevaiko Marques. O PNLD-LEM 2012 sob a perspectiva do letramento crítico. 2013 - Universidade Federal do Paraná.

8.
FOGACA, F. C.; DUBOC, A. P. M.; JORDAO, C. M.. Participação em banca de Alice Helen Grigolo. O material didático de língua inglesa e o letramento crítico. 2013 - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DUBOC, A. P. M.; MONTE MOR; SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M.. Participação em banca de Gabriela da Costa Rosa.Sitcoms Na Sala De Aula De Língua Inglesa: Possibilidades Para Um Trabalho De Letramento Crítico. 2015 - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

2.
DUBOC, A. P. M.; MONTE MOR; SOUZA-PINHEIRO-PASSOS, D. M.. Participação em banca de Fernanda Teodósio Pereira.Dos documentos à sala de aula: uma análise discursiva da noção de criticidade nos materiais Caderno do Aluno e do Professor. 2015 - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

3.
DUBOC, A. P. M.; CAMPOS, J.; MARQUES, T. B. I.. Participação em banca de Laura de Oliveira Bueno.O adolescente na aula de língua estrangeira: subjetividade e pensamento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DUBOC, A. P. M.; GARCIA, R. A. N.; WEISSHEIMER, J.. Concurso Público de Títulos e Provas - Professor Adjunto. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Outras participações
1.
DUBOC, A. P. M.; ARAUJO JUNIOR, B. J.; CELADA, M. T.. Processo Seletivo para contratação de professor temporário. 2017. Faculdade de Educação da USP.

2.
DUBOC, A. P. M.; ALONSO, M. C. G. P.; ARAUJO JUNIOR, B. J.. Processo Seletivo para contratação de professor temporário. 2017. Faculdade de Educação da USP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6th International Conference on Multicultural Discourses. Reading Ourselves: Placing Critical Literacy in Contemporary Language Education. 2018. (Congresso).

2.
Encontro com os alunos de Letras da UNIP.Educação Crítica em Tempos Neoliberais. 2018. (Encontro).

3.
I FICLLA ? Fórum Internacional de Cultura, Literatura e Linguística Aplicada.Formação de Professores de Línguas Estrangeiras Hoje no Brasil. 2018. (Outra).

4.
Researcher Connect. 2018. (Oficina).

5.
Semana da Educação 2018.Debate Ensino de línguas para crianças. 2018. (Encontro).

6.
Semana de Educação 2018.Oficina Ensino de línguas para crianças. 2018. (Encontro).

7.
VII CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Por uma formação docente menos logocêntrica e, hopefully, mais horizontal. 2018. (Congresso).

8.
11ª Feira de Profissões da USP. 2017. (Feira).

9.
18° Congresso Mundial de Linguística Aplicada - AILA. Micropolitics in Education: changing directions or symbolic resistances?. 2017. (Congresso).

10.
3º Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo. A formação profissional do professor contemporâneo: a experiência formativa da Metodologia do Ensino de Inglês da FEUSP. 2017. (Congresso).

11.
BNCC e seus desdobramentos no ensino-aprendizagem de línguas.BNCC e o componente curricular Língua Inglesa: dilemas e desafios. 2017. (Outra).

12.
Brazilian education: issues and theoretical contributions.Agency and critique in Brazilian teacher education: looking back, going beyond?. 2017. (Encontro).

13.
Debate sobre a BNCC.BNCC e o componente Língua Inglesa: dilemas e desafios. 2017. (Encontro).

14.
I Ciclo de Palestras do GEEC-LE, Grupo de Estudos sobre Educação Crítica ? Línguas Estrangeiras,.Letramentos Críticos: como educar sem doutrinar?. 2017. (Encontro).

15.
III Seminário de Internacionalização da FEUSP.Learning with an accent: letramentos acadêmicos na pós-graduação da FEUSP como fomento à internacionalização. 2017. (Seminário).

16.
IV ENEALL - Identidades Docentes.Políticas de ensino de línguas estrangeiras no Brasil e formação de identidades docentes. 2017. (Encontro).

17.
Programa de Formação Docente Continuada.Transdisciplinaridade, pesquisa e educação. 2017. (Encontro).

18.
V CONALI Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. Reformas educacionais no Ensino Médio e o ensino de Línguas Estrangeiras. 2017. (Congresso).

19.
World Englishes: Pluralizing Policy, Pedagogy and Proficiency,. 2017. (Seminário).

20.
XIII Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação e I EIAELPSI ? Encontro Internacional da área Linguagem, Psicologia e Educação. 2017. (Encontro).

21.
I Encontro do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia.BNCC e Letramentos: encontros ou contrapontos?. 2016. (Encontro).

22.
II Fórum e I Seminário de Estágio Supervisionado - Reflexões sobre o curso de Letras/UEMS - Unidade de Jardim.Repensando a formação profissional do professor de línguas em sociedades multiletradas. 2016. (Seminário).

23.
III Congresso de Ensino em Língua Inglesa. Ética e Estética nas Dimensões Avaliativas. 2016. (Congresso).

24.
Plenária A MP 746/16 e o lugar das Línguas Estrangeiras no Ensino Médio.A língua inglesa e a Reforma do Ensino Médio. 2016. (Outra).

25.
Reforma do Ensino Médio: impactos do fim da obrigatoriedade de Arte, Educação Física, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira Moderna.Impactos da MP nos componentes curriculares: Língua Estrangeira Moderna. 2016. (Outra).

26.
Researcher Connect Course. 2016. (Oficina).

27.
The 5th International Conference on Multicultural Discourses. 2016. (Congresso).

28.
The 5th International Conference on Multicultural Discourses. Decolonizing Pedagogies: Lessons from Critical literacy studies. 2016. (Congresso).

29.
The 9th International Conference of English as a Lingua Franca. Towards an ELF Pedagogy in light of Posmodern principles: on weakness, imperfection, and interruption. 2016. (Congresso).

30.
The 9th International Conference of English as a Lingua Franca. Decolonizing the English classroom under an ELF perspective: an innovative experience in Southern Brazil municipal schools. 2016. (Congresso).

31.
XII Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação.Perspectivas para a linha de pesquisa Oralidade, Multiletramentos e Arte. 2016. (Encontro).

32.
APLIESP Talks.Avaliação da aprendizagem de línguas: tendências em curso. 2015. (Encontro).

33.
I Seminário do GEEC-LE ? Grupo de Estudos sobre Educação Crítica ? Linguas Estrangeiras.O agir nas brechas do currículo de LE: prática solitária ou ação coletiva?. 2015. (Seminário).

34.
I Seminário do GEEC-LE ? Grupo de Estudos sobre Educação Crítica ? Linguas Estrangeiras.O discurso do direito em educação e os letramentos: encontros e contrapontos. 2015. (Seminário).

35.
Pensa CNA - Programa de Ensino e Aprendizagem.(Novos) (Multi) Letramentos e a Sala de Aula de Línguas Estrangeiras na Pós-Modernidade. 2015. (Encontro).

36.
XII Semana de Educação FAFE e Secretaria Municipal de Educação da Estância Balneária de Ubatuba..Multimodalidade, novas tecnologias e leitura. 2015. (Encontro).

37.
XVII EAGILE ? Encontro de Alunos de Graduação de Inglês como Língua Estrangeira.A formação do professor de inglês na contemporaneidade. 2015. (Encontro).

38.
II JELT - Jornada de Ensimo de Língua e Tecnologia.Debatedor da Sessão de Posteres. 2014. (Outra).

39.
INEI - International Network of Educational Institutions. 2014. (Encontro).

40.
Semana Intercursos da FMU.A nova onda dos direitos humanos em educação: implicações para o professor de línguas estrangeiras. 2014. (Encontro).

41.
V Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts.Direitos Humanos em Educação e Letramento Crítico. 2014. (Seminário).

42.
I Jornada de Práticas de Ensino.Aspectos culturais na aula de línguas estrangeiras: teorias em prática. 2013. (Outra).

43.
X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Ética, resposta e crítica na formação do professor de línguas: (perturb)ações em curso. 2013. (Congresso).

44.
XXI CELLIP ? Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.Língua Estrangeira e Contemporaneidade: desafios que se configuram para o profissional de Letras. 2013. (Encontro).

45.
IV Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts.Debatedor da mesa-redonda "Que epistemologias são identificadas no ensino de línguas nas escolas das regiões investigadas?. 2012. (Encontro).

46.
I Encontro Línguas Estrangeiras, Novos Letramentos e Transculturalidade/V Jornada Linguagem e Diversidade.Novos letramentos e as práticas pedagógicas. 2011. (Oficina).

47.
III Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2011. (Encontro).

48.
IX CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Pós-estruturalismo, letramento crítico e ensino de línguas: entrelaçando teorias e práticas na formação de professores. 2011. (Congresso).

49.
V EPLIMS ? Encontro dos Professores de Língua Inglesa do Mato Grosso do Sul.Novos letramentos e ensino crítico de língua inglesa: da teoria à implementação. 2011. (Encontro).

50.
V EPLIMS - Encontro dos Professores de Língua Inglesa do Mato Grosso do Sul.O ensino de línguas estrangeiras na contemporaneidade: teorias em prática. 2011. (Oficina).

51.
XXVII JELI ? Jornada de Ensino de Língua Inglesa.Novos letramentos na escola: formas de ensinar, aprender e avaliar. 2011. (Oficina).

52.
XXVII JELI ? Jornada de Ensino de Língua Inglesa.Ensino, Avaliação e Letramento Crítico: Possíveis Abordagens. 2011. (Encontro).

53.
XXVII JELI ? Jornada de Ensino de Língua Inglesa.O Novo nos Novos Letramentos: Implicações para a Prática Avaliativa. 2011. (Encontro).

54.
I CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguisticos e Literários. Reflexões sobre a formação universitária de professores de língua inglesa e os novos estudos de letramento. 2010. (Congresso).

55.
III CLAFPL: Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Questões globais, demandas locais e os novos letramentos na formação universitária de professores de língua inglesa no século XXI. 2010. (Congresso).

56.
III Jornada Linguagem e Diversidade.A hora e a vez da diversidade na sala de aula de língua estrangeira. 2010. (Encontro).

57.
III Jornada Linguagem e Diversidade.Sessões coordenadas com graduandos e pós-graduandos do DL-UFSCar. 2010. (Encontro).

58.
II Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. O currículo universitário do professor de inglês na contemporaneidade. 2010. (Congresso).

59.
V EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP.Atitude curricular: contribuições pós-estruturalistas para a formação do professor de línguas no século XXI. 2010. (Encontro).

60.
37th Annual TESL Ontario Conference. Language Assessment from the perspective of the New Literacy Studies. 2009. (Congresso).

61.
Developing New Literacies in Cross-cultural contexts ? I Annual Meeting.Orientações Curriculares do Ensino Médio: da teoria à implementação. 2009. (Encontro).

62.
II Congresso Internacional da ABRAPUI. Capacitação docente em língua inglesa no contexto do ensino público: espaço para os novos debates das teorias de letramento?. 2009. (Congresso).

63.
I Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2009. (Encontro).

64.
XXV JELI ? Jornada de Ensino de Língua Inglesa.Orientações Curriculares para o Ensino Médio: da teoria à implementação. 2009. (Encontro).

65.
Colóquio sobre Novos Letramentos e Multiletramentos. 2008. (Encontro).

66.
Third Apirs Summer Course.A avaliação da aprendizagem de língua inglesa no contexto do letramento crítico. 2008. (Encontro).

67.
I Congresso Internacional da ABRAPUI. A questão da avaliação da aprendizagem à luz das teorias de letramentos. 2007. (Congresso).

68.
I Fórum Internacional de Diversidade Lingüística. 2007. (Encontro).

69.
Oficinas de Ensino e Aprendizagem de Línguas Modernas. 2007. (Oficina).

70.
Oficinas de Ensino e Aprendizagem de Línguas Modernas. 2007. (Oficina).

71.
IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária ? Desenvolvimento profissional docente e desempenho dos alunos. 2006. (Seminário).

72.
Iº Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (Iº EPOG).Vislumbrando os rumos da avaliação da aprendizagem na perspectiva crítica do ensino de línguas: um olhar sobre os cursos de formação de professores. 2006. (Encontro).

73.
3º Congresso Internacional sobre Avaliação e Educação. 2005. (Congresso).

74.
53o. GEL - Grupos de Estudos Lingüísticos.Avaliação em Cursos de Formação de Professores: a Prática Atual e a Pedagogia Crítica. 2005. (Seminário).

75.
VIII Colóquio de Pós-Graduação do Programa de Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês.Avaliação em cursos de formação de professores: a prática atual e a Pedagogia Crítica. 2005. (Outra).

76.
14º Inpla ? Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. 2004. (Encontro).

77.
4º Seminário Internacional de Educação. 2004. (Seminário).

78.
Encontro de Formação Contínua "Avaliação por uma práxis transformadora. 2004. (Encontro).

79.
VII CBLA ? Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Avaliação e Prática Crítico-Reflexiva: relato de uma experiência em um curso de formação de professores. 2004. (Congresso).

80.
Projeto Construir Pontes.Leitura na Aula de Inglês. 2003. (Oficina).

81.
XIX JELI - Jornada do Ensino de Língua Inglesa.Leitura na Aula de Inglês. 2003. (Encontro).

82.
The 4th Laurels Teacher Education and Development Conference. 2002. (Outra).

83.
XVIII JELI - Jornada do Ensino de Língua Inglesa.Working on Transversal Themes by Correlating Fairy Tales and Movies: a more motivating way to deal with reading in the classroom. 2002. (Outra).

84.
7th National Convention - Braz Tesol. 2000. (Outra).

85.
IV Jornada de Letras. 2000. (Encontro).

86.
6th Laurels International Conference. 1999. (Outra).

87.
I Encontro de Leitura e Redação Instrumental em Inglês. 1998. (Encontro).

88.
II Jornada de Letras. 1998. (Encontro).

89.
XII Spring Conference. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUBOC, A. P. M.; MARINELLI, V. ; ALVES, F. . Planejamento Didático no Ensino de Lìnguas estrangeiras. 2016. (Outro).

2.
DUBOC, A. P. M.. O Inglês na BNCC: de que bases precisamos? Reflexões sobre currículo, formação de professores e qualidade da educação. 2016. (Outro).

3.
DUBOC, A. P. M.; RODRIGUES, L. A. D. ; MARINELLI, V. ; ALVES, F. . Socialização de Experiências formativas. 2016. (Outro).

4.
DUBOC, A. P. M.; SALOKANGAS, M. ; ARELARO, L. ; KRUPPA, S. . AVALIAÇÃO EM DEBATE. 2014. (Outro).

5.
DUBOC, A. P. M.; Menezes de Souza ; BARTLETT, L. . FREIRE E PESQUISAS EM LETRAMENTO E EDUCAÇÃO: UMA VISÃO DE FORA. 2014. (Outro).

6.
DUBOC, A. P. M.. I EAPLE - ENCONTRO DE ALUNOS E PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2014. (Outro).

7.
DUBOC, A. P. M.; SALOKANGAS, M. ; PERONI, V. ; ARELARO, L. ; KRUPPA, S. . O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO. 2014. (Outro).

8.
Menezes de Souza ; Monte Mór ; DUBOC, A. P. M. . IV SEMINAR DEVELOPING NEW LITERACIES IN CROSS-CULTURAL CONTEXTS. 2012. (Outro).

9.
DUBOC, A. P. M.; FERRAZ, D. M. ; MONTE MOR ; SOUZA . III SEMINAR DEVELOPING NEW LITERACIES IN CROSS-CULTURAL CONTEXTS. 2011. (Congresso).

10.
DUBOC, A. P. M.. II SEMINAR DEVELOPING NEW LITERACIES IN CROSS-CULTURAL CONTEXTS. 2010. (Congresso).

11.
DUBOC, A. P. M.. I SEMINAR DEVELOPING NEW LITERACIES IN CROSS-CULTURAL CONTEXTS. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gabriela da Costa Rosa. Inglês como língua internacional: alternativa para um ensino crítico de pronúncia. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da USP. (Orientador).

2.
Danilo da Silva Solera. O ensino de escrita criativa nas aulas de língua estrangeira do ensino médio. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da FEUSP) - Faculdade de Educação - USP. (Orientador).

3.
Olívia Bueno Fortes. Letramento crítico na contemporaneidade: mídias digitais e os imperativos atuais da educação. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da FEUSP) - Faculdade de Educação - USP. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Thais Blasio Martins. Inglês para crianças: uma proposta curricular colaborativa para Rede Municipal da cidade de São Paulo. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da USP. (Orientador).

2.
Claudia Viegas Saraiva. Plurilinguismo nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da FEUSP. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da FEUSP) - Faculdade de Educação - USP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Michel Marcelo Monteiro dos Santos. Línguas Estrangeiras e o Mundo Contemporâneo: uma Pesquisa sobre o Centro de Estudo de Línguas (CEL) Albino César. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras) - Universidade de São Paulo, Programa de Graduação da USP. Orientador: Ana Paula Martinez Duboc.



Outras informações relevantes


Membro da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil), da ABRAPUI (Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês) e da APLIESP (Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 20:42:45