Francine Lopes Pinhão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1540643594989797
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Possui graduação em Ciência Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde (NUTES/UFRJ). Atuou como Professora de Ciências na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2009-2010), Professora Assistente da Universidade Federal Fluminense (2010-2015) e, atualmente, é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Coordenadora Adjunta e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS), Faculdade de Formação de Professores, UERJ. Principal interesse: ensino de ciências e cidadania, análise de discurso e currículo, saúde e ambiente, materiais didáticos e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francine Lopes Pinhão
Nome em citações bibliográficas
PINHÃO, F. L.;PINHÃO, FRANCINE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo.
Rua Francisco Portela
Patronato
24435005 - São Gonçalo, RJ - Brasil
Telefone: (21) 37052227


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Educação em Ciências e Saúde.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O "muro transparente": o ensino de ciências e as demandas de formação para a cidadania nos anos iniciais do ensino fundamental, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Isabel G. R. Martins.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2010
Mestrado em Educação em Ciências e Saúde.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Tema Saúde e Ambiente no Livro Didático de Ciências: Uma Abordagem Discursiva,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Isabel Martins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: saúde e ambiente, livro didático, discurso.
2004 - 2008
Graduação em Ciência Biológicas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2010 - 04/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências naturais: Conteúdo e Método I 2010-2; 2013-1; 2013-2; 2014-1; 2015-1
Introdução ao Trabalho Acadêmico 2011-2; 2012-1
Pesquisa e Prática Pedagógica II 2011-2; 2013-1
Ciências naturais: Conteúdo e Método II 2011-1
Tópicos Especiais em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 2014-1
Pesquisa e Prática Pedagógica I 2011-2; 2012-1; 2012-2; 2013-1
03/2013 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de educação de Angra dos Reis, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de pedagogogia da UFF-IEAR.
06/2011 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de educação de Angra dos Reis, .

Cargo ou função
Membro efetivo do colegiado do curso de pedagogia.
09/2010 - 10/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de educação de Angra dos Reis, .

Cargo ou função
Representante do Comitê Científico da Samana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (VII SNCTi; VIII SNCTi; IX SNCTi; X SNCTi).

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SME-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária da Revista "RBPEC"


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas (2015-1) Estágio supervisionado III Ciência, tecnologia e Sociedade Disciplinas Ministradas (2015-2) Estágio supervisionado III Laboratório de ensino I: saúde, ambiente e sexualidade Disciplinas Ministradas (2016-1) Estágio supervisionado III Laboratório de ensino I: saúde, ambiente e sexualidade Laboratório de Ensino II:

Atividades

05/2016 - Atual
Ensino, Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PGEAS), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Biologia: conhecimentos e práticas
08/2015 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de ensino I (FFP02-09148)
04/2015 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III
09/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Ensino II (FFP02-09156)
04/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade

Associação Brasileira de Ensino de Biologia, SBENBIO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Secretária da Diretoria Regional RJ/ES



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
os discursos sobre saúde e ambiente em diferentes textos\contextos do ensino de ciências e biologia.
Descrição: Tendo em vista que o ensino de ciências na atualidade enuncia a sua preocupação em formar sujeitos ativos na sociedade e, em especial, pesquisadores latino americanos advogam em favor de uma formação cientifica que rompa com a ordem social vigente, cabe nos perguntarmos: como conceitos caros à nossa sociedade e ao campo da biologia, a saber, saúde e ambiente, têm sido recontextualizados nos diversos textos que circulam nas práticas de ensino de ciências?Diante deste problema os objetivos do projeto são: caracterizar os discursos sobre saúde e ambiente no ensino de ciências e biologia desenvolvido na contemporaneidade; Identificar os atores sociais presentes e ausentes nos eventos discursivos;Identificar as atividades sociais relacionadas aos diferentes atores; Mapear as partes do mundo, os temas, que são apresentados nos eventos sociais; Identificar as crenças e valores sociais que estão representados nos discursos sobre a saúde e ambiente. Reconhecer processos de reprodução e mudança discursiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Francine Lopes Pinhão - Coordenador.Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
2012 - 2015
Political literacy as a component of science teacher training: opportunities and challenges for practice

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Isabel Gomes Rodrigues Martins em 11/02/2014.
Descrição: Trata-se de um projeto de cooperação internacional em que estão envolvidas cinco instituições: Instituto de Educação da Universidade de Londres, UnB, UFRJ, UFF e Unesp - Rio Claro. A pesquisa problematiza questões relacionadas à participação democrática, à cidadania e ao letramento científico nas políticas curriculares e na literatura de pesquisa para o ensino de ciências no Brasil e na Inglaterra. Tem como objetivo da pesquisa é analisar como professores negociam sua concepção curricular de ciências com os procedimentos organizacionais da escola e analisar como o seu compromisso político e autoconsciência favorece ou dificulta o seu desempenho no ensino de ciências. Desenvolve-se por meio de análises documentais e entrevistas gerando discussões e reflexões sobre relações entre letramento político e letramento científico em termos teóricos e práticos...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2015
kidsINNscience - Inovações no Ensino de Ciências
Descrição: projeto "KidsINNscience: Inovação na Educação em Ciências Promovendo a vocação científica de Jovens" é uma ação colaborativa desenvolvida por um consórcio composto por oito universidades européias e duas latinoamericanas financiado pelo Programa Quadro 7 (FP7) da União Européia. Este projeto visa promover a inovação curricular por meio da identificação, adaptação, implementação e avaliação de propostas e projetos de ensino nos países envolvidos e, desta forma, facilitar a atuação de educadores em diferentes posições no sistema de ensino (professores, dirigentes escolares, decisores políticos e administradores) no sentido de promover um ensino mais ativo, inclusivo e contextualizado. O projeto considera diferenças culturais como fundamentais para o estudo da implementação de inovações educacionais e investe na criação de comunidades de pesquisadores, professores e desenvolvedores de materiais didáticos para trabalharem em conjunto. As etapas de trabalho envolvem a definição de um conjunto inicial de indicadores para descrever e comparar currículos e metodologias de ensino e estratégias de aprendizagem em C&T em escolas primárias e secundárias nos países participantes, que servirá de ponto de partida do projeto e as bases para um levantamento sobre currículos e metodologias C&T. O levantamento gerará uma descrição do estado da arte da inovação no ensino-aprendizagem de C&T nos países participantes e, por meio de sua análise a partir do conjunto de indicadores elaborado coletivamente, permitirá estabelecer conexões entre as características do ensino de C&T e a formulação de planos viáveis para o desenvolvimento de inovações. No Brasil, os resultados do levantamento internacional serão discutidos em um curso de formação continuada de professores da educação básica ação com respeito aos princípios e práticas que podem nortear sua recontextualização para a realidade de ensino brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Francine Lopes Pinhão - Integrante / Isabel Gomes Rodrigues Martins - Coordenador.
2008 - 2010
Saúde no Livro Didático
Descrição: Neste projeto, que envolve pesquisadores e discentes dos Programas de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde (UFRJ), Ensino de Ciências Interunidades (USP) e Ensino Filosofia e História das Ciências (UFBa), analisamos como o tema saúde é abordado em livros didáticos utilizados na educação básica brasileira a partir da confluência de diferentes abordagens teórico-metodológicas, a saber, conceitual, epistemológica, discursiva, pedagógica e de promoção da saúde. O objetivo é construir uma matriz analítica que articule diferentes dimensões do conceito de saúde e permita caracterizar quais visões deste conceito permeiam o livro didático...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Francine Lopes Pinhão - Integrante / Isabel Gomes Rodrigues Martins - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2004 - 2006
Textos, sujeitos e discursos: apropriação de textos relacionados ao discurso científico em espaços escolares e extra escolares
Descrição: Este projeto (registrado no Grupo de Pesquisa Linguagens e Mediações na Educação - Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa CNPq) insere-se no campo da Educação em Ciências e tem como questão geral de pesquisa o entendimento da variedade de textos relacionados ao discurso científico que perpassa o espaço escolar, buscando compreender quais e como diferentes sentidos são construídos e expressos por diferentes sujeitos da comunidade escolar a partir de suas leituras, relacionando-os às condições de produção dos textos, às características dos contextos e ambientes de interações e destacando, neste processo, o papel das mediações introduzidas por estes sujeitos. Esta questão possui importantes implicações do ponto de vista teórico e aplicado no contexto de recomendações curriculares recentes, que favorecem uma visão na qual aprender ciências envolve compreender e comunicar idéias em linguagens apropriadas (científica, matemática, etc.) (LEMKE, 2001) ampliando assim as possibilidades dos cidadãos de participar em diferentes comunidades discursivas e tomar decisões informadas (CUMMING & WYATT-SMITH, 2001). A relevância deste trabalho se traduz pela potencial contribuição de seus resultados. São objetivos do projeto: 1.Caracterizar uma variedade de gêneros de textos relacionados ao discurso científico que circulam no espaço escolar. 2.Analisar diferentes processos de mediação envolvidos na apropriação discursiva de textos relacionados ao discurso científico que circulam no espaço escolar.3. Desenvolver formas e metodologia de divulgar resultados inerentes à caracterização de textos e das análises dos processos de mediação junto a grupos de educadores em ciências. A equipe de pesquisadores é formada de professores e pesquisadores de universidades brasileiras, contando com a participação de uma pesquisadora estrangeira, alunos de pós-graduação e alunos de iniciação científica oriundos de cursos de Licenciatura e professores das escolas parceiras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2014
POC - Projeto Oficina de Ciências
Descrição: Este projeto de extensão objetiva ser um espaço de interlocução entre universidade e escola, a fim de discutir práticas de ensino ?aprendizagem de ciências para as séries iniciais. Para além do formato tradicional de formação, no qual professores e alunos possuem fronteiras demarcadas, a ideia é criar um espaço de co-autoria, onde buscamos contribuir para a formação continuada, a formação inicial de professores da escola básica, bem como a formação dos formadores de professores. Cabe ressaltar que o fato de nos localizarmos em Angra dos Reis - região marcada por conflitos ambientais, os quais são acima de tudo sociais e políticos ? que abriga remanescentes de Mata Atlântica; duas usinas nucleares (Angra I e Angra II) e diversas frentes de ação da Petrobrás (ex: TEBIG, pré-sal, terminal aquaviário), torna ainda mais urgente a necessidade de se criar possibilidades de discussão sobre o papel das ciências e das novas tecnologias na configuração da sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
Conversas com a Ciência: promovendo um diálogo entre a universidade e as cidades no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro.
Descrição: Neste projeto, os docentes do Departamento de Ciências da FFP propõem ações extensionistas educativas que considerem o papel social da Ciência em uma sociedade desigual. Essas ações se darão por meio de: 1) produção de vídeos didáticos; 2) construção de modelos didáticos; 3) palestras; 4) oficinas e 5) exposições. Tais atividades serão realizadas: 1) em escolas públicas da região: 2) em eventos de perfil mais acadêmico promovidos pela FFP, como: Semana do Meio Ambiente, Semana de Biologia e Simpósio Ambiental do Leste Metropolitano; e 3) em eventos acadêmicos de ampla participação popular, como: UERJ Sem Muros, FFP Para Todos, Sábados no Paraíso e Bio na Rua, onde a comunidade externa é chamada a participar de atividades educativas dentro e fora da unidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Francine Lopes Pinhão - Coordenador / Tatiana Galieta Nascimento - Integrante / Luiz Fernando Dorvillé - Integrante / Ricardo Tadeus Santori - Integrante / Fabio Vieira Araújo - Integrante / Luís Felipe Skinner - Integrante / Maria Cristina Ferreira Santos - Integrante / Ana Cléa Moreira Ayres - Integrante / Wagner Gonçalves Bastos - Integrante / Maria Cristina Doglio Behrsin - Integrante / Rosana Souza-Lima - Integrante / Andreia Oliveira - Integrante / Flavia Venâncio - Integrante / Rogerio Carlos Novais - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2006 - 2010
Ciência em Tela
Descrição: A revista eletrônica Ciência em Tela tem por objetivos principais: contribuir para estreitar as relações entre os espaços educativos formais e não formais, divulgar ciência e tecnologia na sociedade com ética e eficiência, de forma a contribuir para a melhoria da educação científica e para a ampliação das possibilidades de participação cidadã, estimulando o desenvolvimento de ações responsáveis e comprometidas com o bem estar coletivo em nível local e global. Sua proposta vai ao encontro da reconhecida necessidade de estreitar as relações e de integrar ações desenvolvidas pelos espaços educativos formais e não formais tais como universidade, escola, museus, centros de ciência, mídia, organizações não governamentais etc. Considera o papel essencial da escola e de suas articulações com os espaços não formais na promoção do letramento científico da população e concebe o professor como um agente de experiências que promovem a ampliação do horizonte cultural dos alunos aproveitando recursos disponíveis na sociedade. Estimula submissões de cientistas, pesquisadores em ensino, divulgadores de ciência e de professores da escola básica e educadores que atuam em espaços não formais visando a integrar um corpo de textos, cuja contribuição se traduz: (i) na atualização dos professores e no enriquecimento das práticas de educação e divulgação científica; (ii) na elaboração de conhecimentos importantes para cientistas e divulgadores acerca das necessidades, percepções, interesses e expectativas de um público escolar, incluindo aí as necessidades formativas dos professores; (iii) em elementos que informem o desenvolvimento e avaliação de ações em espaços não formais; (iv) no desenvolvimento de ações que favoreçam o aumento da motivação e interesse dos estudantes pela ciência. Espera-se fomentar a troca de experiências entre professores, escolas, museus, centros de ciências e universidade; promover a difusão, visibilidade e análise de ações no campo da divulgação científica e; cont.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Ciência em Tela
2015 - Atual
Periódico: Ciência e Educação (UNESP. Impresso)
2015 - Atual
Periódico: REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR
2017 - Atual
Periódico: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOREIRA, MARIA CRISTINA DO AMARAL2018MOREIRA, MARIA CRISTINA DO AMARAL ; PINHÃO, FRANCINE . REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA DE MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 20, p. 1-22, 2018.

2.
PINHÃO, F. L.2017PINHÃO, F. L.; MOREIRA, M. C. A. . Representations of laboratory activity, experimental activity and practical activity constructed by master?s degree students. CONEXÃO CIÊNCIA (ONLINE), v. 12, p. 271-277, 2017.

3.
MARTINS, ISABEL2017MARTINS, ISABEL ; PINHÃO, FRANCINE ; VILANOVA, RITA . The interplay between structure and agency in the enactment of STEM policy. CULTURAL STUDIES OF SCIENCE EDUCATION (PRINT), v. 12, p. 863-871, 2017.

4.
PINHÃO, FRANCINE2016PINHÃO, FRANCINE; MARTINS, ISABEL . CIDADANIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES PARA O DEBATE. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 18, p. 9-29, 2016.

5.
PINHÃO, F. L.2016PINHÃO, F. L.. ENSINO DE CIÊNCIAS E CIDADANIA NA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS CONTEMPORÂNEA. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 6202-6212, 2016.

6.
PINHÃO, F. L.;PINHÃO, FRANCINE2013PINHÃO, F. L.; MARTINS, I. G. R. . Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente. Trabalho, Educação e Saúde (Online), v. 11, p. 73-91, 2013.

7.
PINHÃO, F. L.;PINHÃO, FRANCINE2013 PINHÃO, F. L.; MARTINS, I. G. R. . Enseñanza de ciencias y ciudadanía en los primeros años de la educación básica brasileña. Archivos de ciencias de la educación, v. 7, p. 1-17, 2013.

8.
PINHÃO, F. L.;PINHÃO, FRANCINE2012 PINHÃO, F. L.; MARTINS, I. G. R. . O discurso sobre saúde e ambiente no livro didático de ciências brasileiro.. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, p. 342-364, 2012.

9.
PINHÃO, F. L.;PINHÃO, FRANCINE2012PINHÃO, F. L.; MARTINS, I. G. R. . Diferentes abordagens sobre o tema saúde e ambiente: desafios para o ensino de ciências. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 18, p. 819-836, 2012.

10.
PINHÃO, F. L.;PINHÃO, FRANCINE2010PINHÃO, F. L.; MARTINS, I. G. R. . A intertextualidade no livro de ciências: analisando o tema saúde e ambiente.. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, p. 2-14, 2010.

11.
MARTINS, I. G. R.2007 MARTINS, I. G. R. ; MOEBUS, R. ; PINHÃO, F. L. ; LIMA, A. . A pesquisa em educação em ciências e o cotidiano docente: leituras e apropriações. Contexto & Educação, v. 22, p. 111-139, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
PINHÃO, F. L.. Hibridismo e livro didático: analisando o tema saúde e ambiente. In: Isabel G.R. Martins; Guaracira Gouvêa; Rita Vilanova. (Org.). Olivro didátio de ciências: contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e usos em sala de aula. Rio de Janeiro: Oficina de livros, 2012, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, M. C. A. ; PINHÃO, F. L. . Os termos ?atividade de laboratório? , ?atividade experimental? e ?atividade prática? nos enunciados de mestrandos em ensino de ciências. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2017.

2.
VIEIRA, A. T. ; DUTRA JUNIO, D. D. L. S. ; NATARIO, G. S. A. ; PINHÃO, F. L. ; AYRES, A. C. M. . SEXUALI4ADE: O JOGO. In: VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2017, Rio de Janeiro. VIII EREBIO RJ/ES Aqui também tem currículo., 2017.

3.
SOARES, A. P. C. ; MAIA, B. M. S. ; CARVALHO, L. S. A. ; FARIAS, W. B. ; PINHÃO, F. L. ; AYRES, A. C. M. . ?MUDE SEU CLIMA?: MATERIAL DIDÁTICO SOBRE A TEMÁTICA MUDANÇA CLIMÁTICA. In: VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES, 2017, Rio de Janeiro. VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES: Aqui também tem currículo! com a palavra, os professores de Ciências e Biologia, 2017.

4.
DORVILLE, L. F. ; HENRIQUES, A. E. L. ; PINHÃO, F. L. ; NASCIMENTO, T. G. . A 'Sociedade' no enfoque CTS: ressignificações sobre as atividades científicas e tecnológicas. In: XI Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, 2016, Curitiba. Caderno de Resumos do XI ESOCITE, 2016.

5.
PINHÃO, F. L.; LIMA, A. ; MARTINS, I. . A recontextualização de práticas de ensino de ciências inovadoras por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.

6.
ALVES LOBO, M. ; PINHÃO, F. L. ; MARTINS, I. G. R. . CONTINUING EDUCATION COURSE FOR TEACHERS OF HOSPITAL CLASSES: PROBLEMATIZING DISCUSSION OF HEALTH ISSUES IN SCIENCE CLASSES. In: International Organization for Science and Technology Education, 2012, Tunis. The XIV IOSTE International Symposium on SOCIO-CULTURAL AND HUMAN VALUES IN SCIENCE AND TECHNOLOGY EDUCATION, 2012.

7.
PINHÃO, F. L.. PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE O USO DE ESPAÇOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Prática Pedagógica, 2012, Campinas. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, 2012.

8.
PINHÃO, F. L.; MARTINS, I. G. R. . A formação de professores para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: traçando um panorama da pesquisa nacional.. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) - I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias (CIEC), 2011, Campinas. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) - I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias (CIEC), 2011.

9.
PINHÃO, F. L.; MARTINS, I. G. R. . A relação saúde-ambiente no livro didático de ciências: uma análise preliminar. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Atas do XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.

10.
PINHÃO, F. L.; MARTINS, I. G. R. . A análise do discurso e a pesquisa em ensino de ciências no Brasil: um levantamento da produção em periódicos entre 1998 e 2008.. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010. Atas do XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.

11.
PINHÃO, F. L.; MARTINS, I. G. R. . A análise do discurso e a pesquisa em ensino de ciências no Brasil: um levantamento da produção em periódicos entre 1998 e 2008.. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009. ATAS do VII ENPEC, 2009.

12.
MARTINS, I. G. R. ; MOEBUS, R. ; PINHÃO, F. L. ; LIMA, A. . Caracterização das posições enunciativas de autores de textos submetidos à revista ciência em tela: uma análise preliminar. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2007, Florianópolis. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PINHÃO, F. L.; MOREIRA, M. C. A. . Representations of ?laboratory activity?, ?experimental activity? and ?practical activity? constructed by master?s degree students. In: XVII International Organization for Science and Technology Education Symposium, 2016, Porto. Proceedings of XVII International Organization for Science and Technology Education Symposium, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, A. ; PINHÃO, F. L. . Revista Ciência em Tela: Um Estudo Piloto para Construção de Fichas de Arbitragem. In: XXXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. XXXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2007.

2.
PINHÃO, F. L.; LIMA, A. ; MARTINS, I. G. R. . A construção da revista ciência em tela. In: 4º Congresso de Extensão da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. 4º Congresso de Extensão da UFRJ, 2007.

3.
PINHÃO, F. L.; MOEBUS, R. ; MARTINS, I. G. R. . Impressões de Professores da Escola Básica Sobre Resultados de Pesquisa em Ensino de Ciências.. In:  XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro.  XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006.

4.
MOEBUS, R. ; PINHÃO, F. L. ; MARTINS, I. G. R. . A Pesquisa em Educação em Ciências e o Cotidiano Docente: Análise de uma Experiência.. In:  XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro.  XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006.

5.
BARBOSA,V. ; PINHÃO, F. L. . Effects and Mechanisms of Action of Miltefosine Against Trypanosoma cruzi: Studies in Vitro and in Vivo.. In: XXI Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia, 2005, Caxambu. Anais do XXI Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia, 2005.

6.
PINHÃO, F. L.; BARBOSA,V. . Efeito da 1-0- Hexadecilfosfocolina (Miltefosina) sobre a Atividade Na+,K+- ATPase de Formas Epimastigotas do Trypanosoma cruzi.. In:  XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2005, Rio de Janeiro. XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, A. ; PINHÃO, F. L. . PROPAGANDAS DE TV COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O TRATAMENTO DE QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PINHÃO, F. L.. Cidadania e educação em ciências e saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PINHÃO, F. L.. A linguagem no ensino de ciências para os anos iniciais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PINHÃO, F. L.. O Ensino de ciências na formação do pedagogo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PINHÃO, F. L.. A formação de professores para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: traçando um panorama da pesquisa nacional.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PINHÃO, F. L.; MARTINS, I. G. R. . A Relação Saúde-Ambiente no Livro Didático De Ciências: uma análise preliminar da coleção didática Projeto Araribá. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
VALLA, D. F. ; PINHÃO, F. L. ; OLIVEIRA, L. L. ; MOREIRA, L.C. ; LEAL, R. N. ; OLIVEIRA, T. ; MOREIRA, L. ; VILELA, M. L. ; FERREIRA, M. S. . Construindo um modelo de ouvido para a 8a. série do Colégio de Aplicação da UFRJ.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MARTINS, I. G. R. ; PINHÃO, F. L. ; LIMA, A. ; MOEBUS, R. . Caracterizando posições enunciativas em textos submetidos à revista Ciência em Tela. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PINHÃO, F. L.. VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2. 2017.

2.
PINHÃO, F. L.. VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia/VIII EREBIO Regional 3. 2016.

3.
PINHÃO, F. L.. Parecerista da 67ª. Reunião Anual da SBPC. 2015.

4.
PINHÃO, F. L.. Parecerista do V Encontro Nacional de Ensino de Biologia\II Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PINHÃO, F. L.; PEREIRA, M. M. ; MORAES, T. S. V. . Ensino de Ciências. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PINHÃO, F. L.; COSTA,V. ALVES da ; MEINARD, E. . Cidadania e Educação em Ciências e Saúde. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, A. ; PINHÃO, F. L. . Propagandas como recursos didáticosno tratamento de questões socioambientais.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PINHÃO, F. L.. A autoria de materiais didáticos na formação de professores de ciências. In: Mariana Lima Vilela; Simone Salomão. (Org.). Trabalhando Ciências na Educação Infantil e anos iniciais: um acervo de ideias e produções.. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

3.
GARCIA, A. ; PINHÃO, F. L. . Gestão democrática e políticas públicas para a educação.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PINHÃO, F. L.. Ensino de Ciências para os anos iniciais: discutindo práticas e objetivos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PINHÃO, F. L.. Inovações no ensino de ciências. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PINHÃO, F. L.; TEIXEIRA, P. P.; DORVILLE, L. F.. Participação em banca de Ariel Pereira Fernandes do Nascimento. A influência das diferentes culturas nas visões dos alunos da EJA-Manguinhos na discussão do tema sexualidade e gênero. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SOUSA, G. G.; PINHÃO, F. L.; MARTINS, I. G. R.. Participação em banca de Livia dos Reis Mantuano. CRÍTICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
MOREIRA, M. C. A.; PINHÃO, F. L.; NUNES, W. V.. Participação em banca de ANDRÉA CRISTINA COSTA DE FREITAS. A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NUMA PERSPECTIVA DA MATEMÁTICA CRÍTICA: o consumo como uma questão sociocientífica no ensino médio. 2018 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
ALVARENGA, M. S.; RUMMERT, S. M.; OLIVEIRA, E. F. R.; PINHÃO, F. L.. Participação em banca de Sandro dos Santos Pinto. Política de formação para jovens e adultos trabalhadores: o currículo do programa Nova EJA para o ensino de física no estado do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
MACHADO, M. A. D.; BERNARDO,J.R. da R.; PINHÃO, F. L.; MARTINS, I. G. R.. Participação em banca de JOÃO PAULO FERNANDES. AS PERCEPÇÕES E APROPRIAÇÕES DA PERSPECTIVA CTS E DA ABORDAGEM DE QSC NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PINHÃO, F. L.. Participação em banca de EDGAR MIRANDA DA SILVA. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA POLÍTICA DEMOCRÁTICA: Um estudo sobre o processo de recontextualização de elementos de formação política na prática do ensino de ciências nas séries iniciais. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
PINHÃO, F. L.; AMORIM, C. C.; COSENZA, A.. Participação em banca de Alva Rosa Lana Vieira. Territórios Etnoeducacionais e sua implementação nos sistemas de ensino do estado do Amazonas. 2017.

2.
PINHÃO, F. L.; COSENZA, A.; AMORIM, C. C.. Participação em banca de Jéssica Francine de Carvalho Fonseca. Análise do Projeto de extensão "Anatomia Humana - Apoio ao ensino fundamental e médio": desafios e possibilidades. 2017 - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
PINHÃO, F. L.; AMORIM, C. C.; COSENZA, A.. Participação em banca de Fernanda Antunes Spolaor. O que fazer da educação ambiental em contextos escolares; um processo de ressignificação de sentidos e saberes na construção de projetossocioambientais. 2017.

4.
GALIETA, T.; FONSECA, L. C. S.; PINHÃO, F. L.; SILVA, E. P. Q.. Participação em banca de Karen Christina de Almeida Batista Ramos. Ser um Corpo mais Humano: a visão de Professores sobre o Ser Humano no Ensino de Ciências e Biologia. 2016.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PINHÃO, F. L.; VALLA, D. F.. Participação em banca de Luis Gustavo dos Santos.A interação Verbal-social no contexto escolar: imagens construídas por alunos no âmbito do ensino de ciências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em ciências biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
PINHÃO, F. L.; LIMA, A.; DORVILLE, L. F.. Participação em banca de Amanda Soares Ribeiro da Silva.Ciência, tecnologia e Sociedade (CTS): uma análise das visões de estudantes do 7o. ano de uma escola pública de Niterói.. 2016.

3.
PINHÃO, F. L.; LIMA, A.; DORVILLE, L. F.. Participação em banca de Diego Augusto Bessa.Visões de ciência de alunos de licenciatura em ciências biológicas. 2016 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
PINHÃO, FRANCINE; SANTOS, M. C. F.; DORVILLE, L. F.. Participação em banca de Roberto Venturi Gava Júnior.O ensino de evolução na perspectiva dos professores de biologia religiosos no município de Magé. 2016.

5.
PINHÃO, F. L.; MENDES, R.. Participação em banca de Luana Lima Borges.Levantamento das atividades pedagógicas relacionadas á gravidez na adolescência em escolas públicas do bairro jardim catarina - SG. 2016 - CETREINA UERJ.

6.
PINHÃO, F. L.. Participação em banca de MANOEL FRANCISCO DE MELO DIAS.ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A INSERÇÃO DOS CADERNOS DE APOIO PEDAGÓGICO DE CIÊNCIAS NA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (consórcio CEDERJ).



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FREITAS, A. V.; PINHÃO, F. L.; LOPES JUNIOR, W. M.; MORAES, T. S. V.. Concurso público de provas e títulos para ingresso na carreira do Magistério Superior, Professor Adjunto A, Ensino de Ciência. 2016. Universidade Federal Fluminense.

2.
PINHÃO, F. L.. Concurso de Seleção Simplificada para Professor Temporário, Classe Assistente, Área Ciências Sociais. 2015. Universidade Federal Fluminense.

3.
PINHÃO, F. L.. Concurso de Seleção Simplificada para Professor Temporário, Classe Assistente, Área Metodologia Científica. 2015. Universidade Federal Fluminense.

4.
PINHÃO, F. L.; FREITAS, A. V.; COSENZA, A.; VILELA, M. L.. Concurso público de provas e títulos para ingresso na carreira do Magistério Superior, Professor Adjunto A, Ensino de Ciência. 2015. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
PINHÃO, F. L.. Avaliador da XIV Semana de Monitoria da Universidade federal Fluminense. 2013.

2.
LIMA, A. C. G. E.; COSTA, C. F.; PINHÃO, F. L.. Concurso para Professor Temporário de Educação Matemática. 2012. Universidade Federal Fluminense.

3.
PINHÃO, F. L.; SILVA, A. C. L.. Concurso de Seleção Pública Simplificada para Professor Temporário, Classe de Assistente, no Regime de 40 horas. 2011.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Jornada de Pós-Graduação NUTES-UFRJ. 2012. (Outra).

2.
III Jornada de Pós-Graduação NUTES-UFRJ.Ensino de Ciências nos anos iniciais: quais os temas de interesse da pesquisa nacional?. 2011. (Outra).

3.
2o. Seminário Imagem: Documento e Informação. 2008. (Seminário).

4.
II Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura escrita. 2008. (Outra).

5.
Projeto Fundão 25 anos. 2008. (Encontro).

6.
IV Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional RJ/ES (monitor). 2007. (Encontro).

7.
Encontro Consultivo do projeto ?Textos, sujeitos e discursos: apropriações do discurso científico por professores de ciências no espaço escolar e extra-escolar?.A Pesquisa em Educação em Ciências e o Cotidiano Docente: leitura e apropriações. 2006. (Encontro).

8.
Fórum Mundial de Educação. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PINHÃO, F. L.. VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2. 2017. (Congresso).

2.
FREITAS, A. V. ; PINHÃO, F. L. . Ciclo de Palestras: Práticas curriculares nas aulas de Ciências e Matemática do IEAR.. 2015. (Outro).

3.
PEREIRA, Andre A. ; PINHÃO, F. L. ; SOUZA, M. A. . III Semana Acadêmica e Cultural do IEAR. 2013. (Outro).

4.
GARCIA, A. ; PEREIRA, Andre A. ; PINHÃO, F. L. . II Semana Acadêmica e Cultural do IEAR. 2012. (Outro).

5.
PINHÃO, F. L.. XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2012. (Outro).

6.
PEREIRA, Andre A. ; PINHÃO, F. L. . I Semana Acadêmica e Cultural do Instituto de educação de Angra dos Reis. 2011. (Outro).

7.
PINHÃO, F. L.. VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2011. (Outro).

8.
PINHÃO, F. L.. VII Semana nacional de Ciência e Tecnologia. 2010. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Bruna Patti. Sexualidade em livros didáticos de ciências. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PGEAS)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Franciane Castelhano. Ciclo de Conferências Conversas com a Ciência. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. CETREINA UERJ. (Orientador).

2.
Aluana Vieira. Monitoria de Laboratório de Ensino I. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Melissa Costa Reis. O ProEMI no contexto da prática: um estudo de caso em uma escola pública situada em Niterói - RJ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Francine Lopes Pinhão.

2.
Marise Paulina da Silva A. Cunha. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS: AS PRÁTICAS E OS DESAFIOS DE UMA EDUCADORA AMBIENTAL.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense- Instituto de Educação de Angra dos Reis. Orientador: Francine Lopes Pinhão.

3.
Luizianny Albuquerque. Educação ambiental e mídia: as propagandas como aporte para a educação ambiental crítica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (consórcio CEDERJ). Orientador: Francine Lopes Pinhão.

4.
Suéle Máximo. Inovações no ensino de ciências: reflexões sobre a prática docente nos anos iniciais.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (consórcio CEDERJ). Orientador: Francine Lopes Pinhão.

5.
Michele Máximo. Percepções dos agentes de saúde sobre o tema saúde. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Francine Lopes Pinhão.

Orientações de outra natureza
1.
Aline Rodrigues. Ciclo de Conferências Conversas com a Ciência. 2016. Orientação de outra natureza - CETREINA UERJ, CETREINA UERJ. Orientador: Francine Lopes Pinhão.

2.
Bruna Patti. Monitoria de laboratório de Ensino I. 2015. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA UERJ. Orientador: Francine Lopes Pinhão.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PINHÃO, F. L.. Cidadania e educação em ciências e saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PINHÃO, F. L.. VII Semana nacional de Ciência e Tecnologia. 2010. (Exposição).

2.
PINHÃO, F. L.. VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2011. (Outro).

3.
PINHÃO, F. L.. XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2012. (Outro).

4.
FREITAS, A. V. ; PINHÃO, F. L. . Ciclo de Palestras: Práticas curriculares nas aulas de Ciências e Matemática do IEAR.. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 16:04:06