Gabriel Leopoldino dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 09/11/2018


Possui Licenciatura em Letras (habilitações: Português e Espanhol) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialização em Língua Brasileira de Sinais: Prática e Tradutor/Intérprete pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor da área de Letras - Português e Espanhol - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Hortolândia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica Histórica da Enunciação, Semântica do Acontecimento e História das Ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: designação, político, acontecimento enunciativo, política de línguas, relação entre línguas, argumentação, metáfora e espaço de enunciação. Além disso, tem experiência docente e de pesquisa em ensino de espanhol para brasileiros e de português para brasileiros e estrangeiros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriel Leopoldino dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, G. L.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Hortolândia.
Avenida Thereza Ana Cecon Breda
Vila São Pedro
13183250 - Hortolândia, SP - Brasil
Telefone: (19) 38658070


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: As divisões da língua portuguesa no espaço de enunciação uruguaio, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Eduardo Roberto Junqueira Guimarães.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Política de Línguas; Espaço de enunciação; Espaço de enunciação fronteiriço; relação entre línguas; Político.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica do Acontecimento.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: História das Ideias Linguísticas.
2009 - 2012
Mestrado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O tratamento enunciativo da metáfora no estudo da designação do nome "português" na América Latina: um trabalho com Política de Línguas,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Eduardo Roberto Junqueira Guimarães.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Acontecimento; metáfora; Política de Línguas; Político; Designação; relação entre línguas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica do Acontecimento.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: História das Ideias Linguísticas.
Setores de atividade: Educação.
2017 - 2018
Especialização em Libras: Prática e Tradução/Intérprete. (Carga Horária: 420h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Título: Uma crítica à noção de "sinal" no nome "língua (brasileira) de sinais".
Orientador: Danielle Aparecida Nascimento Santos.
2004 - 2008
Graduação em Letras (Licenciatura plena - Portugues e Espanhol).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Cultura e participação lingüística na relação entre Argentina e Brasil: um estudo sobre política de línguas.
Orientador: Dr. Valdemir Miotello.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica Histórica da Enunciação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: História das Ideias Linguísticas.


Formação Complementar


2018 - 2018
Expressão Corporal e Facial em Libras. (Carga horária: 10h).
Espaço Cultura Surda, ECS, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação a Distância para Avaliação de Redações do ENEM 2017. (Carga horária: 90h).
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em A Linguagem e a Criança na Psicanálise. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Teorias Semânticas. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Marcadores Discursivos. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Língua materna e língua estrangeira: reflexões.... (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Teoría de los estereotipos y refranes. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Conhecimento, Saber e Ciência. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Filosofia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Ferdinand de Saussure: estado da arte. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2010 - 2010
Semántica argumentativa e polifonía enunciativa.... (Carga horária: 30h).
Universidad Nacional del Sur, UNS, Argentina.
2010 - 2010
AD: a teoria de Pêcheux e os novos desafios.... (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
A redação no vestibular UNICAMP. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Teoria da Interpretação. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Ideologías Lingüísticas: La Tradición Discursiva. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Fontes de Informação em Estudos da Linguagem. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Espanhol na UFSCar. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
HQ's, charges e cartuns na aula de LE. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
Introdução à Psicanálise. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2007
Metodologia(s) da investigação em AD. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Lengua Española. (Carga horária: 60h).
Universidad Nacional de Entre Ríos, UNER, Argentina.
2006 - 2006
Introducción a la Filosofía. (Carga horária: 8h).
Universidad Nacional de Entre Ríos/ Universidad de Buenos Aires, UNER/UBA, Argentina.
2006 - 2006
El enfoque cognitivo/textual: uso de textos p.... (Carga horária: 4h).
Universidad Nacional de Entre Ríos, UNER, Argentina.
2006 - 2006
Metodología (de Enseñanza de Lengua Extranjera). (Carga horária: 60h).
Universidad Nacional de Entre Ríos, UNER, Argentina.
2006 - 2006
Estructuras Comparadas. (Carga horária: 30h).
Universidad Nacional de Entre Ríos, UNER, Argentina.
2005 - 2005
Escrever e reeescrever: o trabalho da escrita. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2005 - 2005
Uma introdução à temática étnico-racial brasileira. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Estímulo à Linguagem e Convivência de Afásicos. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Aquisição de linguagem e processos de subjetivação. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Autoria e Argumentação: a produção de textos.... (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de EBTT - Português e Espanhol, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

Atividades

09/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Câmpus Hortolândia, Câmpus Hortolândia.

Atividade realizada
Representante de câmpus da Assossoria de Relações Internacionais do IFSP.
08/2018 - Atual
Extensão universitária , Câmpus Hortolândia, .

Atividade de extensão realizada
Espanhol Intermediário II.
07/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, Interpretação e Produção de Textos II
Língua Brasileira de Sinais
07/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Libras (LIB)
Redação Técnica (RETG1)
01/2017 - Atual
Direção e administração, Câmpus Hortolândia, .

Cargo ou função
Coordenador de Apoio ao Ensino.
03/2018 - 07/2018
Extensão universitária , Câmpus Hortolândia, .

Atividade de extensão realizada
Espanhol Intermediário I.
02/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, Interpretação e Produção de Textos I
02/2018 - 07/2018
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
02/2018 - 07/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espanhol
10/2017 - 12/2017
Extensão universitária , Câmpus Hortolândia, .

Atividade de extensão realizada
Oficina de Espanhol Pré-Intermediário I.
07/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, Interpretação e Produção de Textos II
02/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literaturas (LPL) - 2º ano do Ensino Médio
02/2017 - 08/2017
Extensão universitária , Câmpus Hortolândia, .

Atividade de extensão realizada
Espanhol Básico II.
02/2017 - 06/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, Interpretação e Produção de Textos I
02/2017 - 06/2017
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão (CEEI1)
08/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Câmpus Hortolândia, .

Atividade de extensão realizada
Espanhol: língua e cultura (nível básico).
07/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literaturas (LPL) - 1º ano do Ensino Médio
Redação Técnica (RETG1)

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Bolsista de doutorado (CNPq), Enquadramento Funcional: Pesquisador discente (nível doutorado), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador discente (nível doutorado) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Pesquisador discente (nível mestrado), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador discente (nível mestrado) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Atividades

03/2009 - 08/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos da Linguagem, .

03/2016 - 06/2016
Extensão universitária , Centro de Ensino de Línguas, .

Atividade de extensão realizada
Espanhol Intermediário II.
08/2015 - 12/2015
Estágios , Centro de Ensino de Línguas, .

Estágio realizado
Estágio Docente (PED B) realizado nas disciplinas LA117 - A - Português para Estrangeiros I e LA167 - A - Português para Falantes de Espanhol I, sob a supervisão da professora Dra. Ana Cecília Cossi Bizon.
08/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Centro de Ensino de Línguas, .

Atividade de extensão realizada
Espanhol Intermediário I.
03/2015 - 06/2015
Extensão universitária , Centro de Ensino de Línguas, .

Atividade de extensão realizada
Espanhol Básico II.
08/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Centro de Ensino de Línguas, .

Atividade de extensão realizada
Espanhol Básico I.
08/2013 - 12/2013
Estágios , Instituto de Estudos da Linguagem, .

Estágio realizado
Estágio docente (PED C) na disciplina HL136-A - Estudos da Linguagem, sob a supervisão do professor Dr. Lauro José Siqueira Baldini.
03/2013 - 07/2013
Estágios , Instituto de Estudos da Linguagem, .

Estágio realizado
Estágio docente (PED C) realizado na disciplina HL330-A - Semântica Formal, sob a supervisão do Prof. Dr. Eduardo Roberto Junqueira Guimarães..
08/2012 - 12/2012
Estágios , Instituto de Estudos da Linguagem, .

Estágio realizado
Estágio docente (PED C) nas disciplinas LA601-A - Ensino do Português Segunda Língua/Língua Estrangeira e LA602-A - Pesquisa em Português Segunda Língua/Língua Estrangeira, sob a supervisão da Profa. Dra. Matilde Virgínia Ricardi Scaramucci.
08/2011 - 12/2011
Estágios , Centro de Ensino de Línguas, .

Estágio realizado
Estágio Docente (PED B) na disciplina LA 117 C - Português para Estrangeiros I, sob a supervisão da professora Ana Cecilia Cossi Bizon.
03/2010 - 07/2010
Estágios , Instituto de Estudos da Linguagem, .

Estágio realizado
Estágio Docente (PED C) na disciplina HL 330 - Semântica Formal, sob a supervisão do professores Eduardo Roberto Junqueira Guimarães e Mónica Graciela Zoppi Fontana.

Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Estagiário discente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio discente realizado no interior do acordo de cooperação internacional "Centro de Associados de Pós-Graduação Brasil/Argentina" 016-04, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Brasil) e a Secretaría de Políticas Universitarias (SPU/Argentina). Estão envolvidos nesse acordo os Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Univesidade de São Paulo (USP) e da Universidad de Buenos Aires (UBA).

Atividades

09/2010 - 10/2010
Estágios , Instituto de Lingüística/Facultad de Filosofía y Letras, .

Estágio realizado
Estágio discente realizado sob a supervisão/orientação da Profa. Dra. María Marta García Negroni.

Universidad Nacional de Entre Ríos, UNER, Argentina.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Discente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Este estágio, bem como a pesquisa que desenvolvi na UNER, foi financiado pelo Programa Escala Estudantil da Associação de Universidades "Grupo Montevidéu" (AUGM), parcialmente pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Atividades

08/2006 - 12/2006
Estágios , Facultad de Ciencias de la Administración, .

Estágio realizado
Estágio discente no curso de Profesorado en Portugués.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Orientando de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalhei na Unidade de Estudos Históricos, Políticos e Sociais da Linguagem, do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, como bolsista de Iniciação Científica. A professora-pesquisadora responsável pela UEHPOSOL é a Prof. Dra. Soeli Maria Schreiber da Silva.

Atividades

08/2006 - 07/2008
Pesquisa e desenvolvimento , CECH/Unidade de Estudos Históricos, Políticos e Sociais da Linguagem, .

08/2006 - 07/2008
Outras atividades técnico-científicas , CECH/Unidade de Estudos Históricos, Políticos e Sociais da Linguagem, CECH/Unidade de Estudos Históricos, Políticos e Sociais da Linguagem.

Atividade realizada
Bolsista de Iniciação Científica.


Linhas de pesquisa


1.
Linguagem e discurso: Semântica do Acontecimento e Semântica Histórica da Enunciação

Objetivo: O objetivo desta linha de pesquisa é estudar a relação entre línguas em diferentes espaços enunciativos, sendo o espaço enunciativo de São Carlos o principal foco de interesse dos pesquisadores desta linha, refletindo sobre o modo como as línguas são afetadas no seu funcionamento, os modos de representação e identificação..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica Histórica da Enunciação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica do Acontecimento.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior; Outro.
Palavras-chave: Enunciação; Cena Enunciativa; Argumentação; Político; relação entre línguas.
2.
Constituição das Teorias e Métodos Linguísticos

Objetivo: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo da história das teorias e métodos linguísticos e da epistemologia linguística. São projetos com ênfase na análise dos processos de constituição de conhecimento sobre a linguagem produzidos no decorrer da história do pensamento, independentemente da disciplina na qual tal conhecimento se produziu. Dedicam atenção específica ao domínio da linguística como disciplina que se particulariza na história da ciência. Priorizam-se as condições políticas e sociais em que tais conhecimentos foram produzidos, relacionados à constituição da própria língua..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica Histórica da Enunciação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica do Acontecimento.
Palavras-chave: História das ciências; História da Língua Portuguesa; História da Linguística; Língua Brasileira.
3.
Natureza e fatores da significação

Objetivo: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos dedicados ao estudo dos processos da significação linguística. Esta linha tem, então, como finalidades levar à descrição da significação de línguas diferentes, notadamente daquelas praticadas no Brasil, assim como levar a uma reflexão de nível teórico e metodológico que contribua para o desenvolvimento das disciplinas que se dedicam ao estudo do sentido..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica Histórica da Enunciação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica do Acontecimento.
Palavras-chave: Epistemologia linguística; sentido; Designação; Acontecimento enunciativo; Espaço de enunciação; Condições sócio-históricas de produção.
4.
Língua, sujeito, história

Objetivo: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo da constitutividade na relação entre sujeito, língua e história, mostrando que os sentidos são efeitos que se produzem ideologicamente. Os projetos inseridos nesta linha adotam a perspectiva discursiva materialista de análise. Rompem com as abordagens conteudísticas pelo descentramento da noção de sujeito, pelo reconhecimento da relação entre ideologia e inconsciente, pela relativização da autonomia da língua, e por conceber a história como prática social de constante demanda por sentidos no confronto com o real..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica Histórica da Enunciação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: História das Ideias Linguísticas.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ideologia; Historia; Sujeito; discurso; Enunciação; Língua.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A relação entre línguas no espaço de enunciação da surdez no Brasil
Descrição: Considerando o histórico embate entre as línguas áudio-orais, sobretudo aquelas que funcionam como línguas de Estado e que são fortemente gramatizadas (cf. AUROUX, 2009), como o português, e as línguas viso-espaciais, como a língua brasileira de sinais (Libras), línguas politicamente minoritárias e ainda pouco gramatizadas, objetiva-se nesta investigação analisar e compreender a política de línguas presente no espaço de enunciação da surdez no Brasil. Deste objetivo geral, deriva um objetivo específico, qual seja analisar a designação dos nomes ?língua portuguesa?/?português? e ?língua brasileira de sinais?/?Libras? nas enunciações de falantes surdos bilíngues, oralizados ou não, da língua brasileira de sinais. Nosso objeto de análise será, então, enunciados recortados destas enunciações, as quais serão registradas por meio de um trabalho de campo que envolverá gravações em áudio e vídeo de entrevistas feitas com falantes surdos que conheçam o português pelo menos em sua modalidade escrita. Para realizar as análises, será mobilizado o dispositivo teórico-metodológico da Semântica do Acontecimento, disciplina das ciências da linguagem cujo objetivo mais amplo é descrever como os acontecimentos enunciativos produzem sentidos num determinado espaço de enunciação. Deste dispositivo, os conceitos de acontecimento, designação, reescrituração, articulação, domínios semânticos de determinação e espaço de enunciação terão lugar central no trabalho de análise que se levará a cabo. Espera-se, com isto, que se compreenda, por um lado, que memoráveis são recortados pelos acontecimentos enunciativos produzidos pelos falantes surdos da Libras para construir a referência dos nomes ?língua portuguesa?/?português? e ?língua brasileira de sinais?/?Libras?, e, por outro, como tais sentidos apontam para uma compreensão dos contornos da política de línguas (normativa/prescritiva, inclusiva, exclusiva etc.) do/no espaço de enunciação da surdez no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2017
As divisões da língua portuguesa no espaço de enunciação uruguaio
Descrição: Este projeto de pesquisa propôs-se a apresentar análises que desvelassem os contornos da política de língua do/no Uruguai. O enfoque particular das análises feitas esteve nos processos simbólico-políticos que dividem o português e o distribuem desigualmente aos seus falantes no espaço de enunciação uruguaio. A partir do dispositivo teórico-metodológico da Semântica do Acontecimento, o fato de linguagem que se objetivou compreender foi o da designação do nome "português", ou do nome "língua portuguesa", nesse espaço enunciativo. O corpus de análise constituiu-se por enunciados recortados de documentos oficiais reguladores dos dois únicos cursos de formação docente em língua portuguesa no Uruguai durante o período de realização da pesquisa: o Professorado de Português do Centro Regional de Professores do Norte (CERP del Norte), localizado na cidade de Rivera, a qual faz fronteira com a cidade brasileira Santana do Livramento, e o Professorado de Português do Instituto de Professores Artigas (IPA), localizado na cidade de Montevidéu. As discussões empreendidas puseram em cena o batimento entre o real multilíngue que caracteriza o espaço de funcionamento das línguas no Uruguai e um imaginário monolíngue que, desde meados do século XIX, se constrói por meio de uma política de Estado que institui o espanhol como o idioma nacional e como expressão da identidade uruguaia. Pode-se dizer, ao mesmo tempo, que, com esses contornos, a política de línguas presente no espaço de enunciação uruguaio institui o português como uma língua que precisa ser administrada, isto é, uma língua regulada para que seu funcionamento não represente uma ameaça à soberania nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriel Leopoldino dos Santos - Integrante / Eduardo Roberto Junqueira Guimarães - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2009 - 2011
O tratamento enunciativo da metáfora do estudo da designação do nome português na América Latina: um trabalho com Política de Línguas
Descrição: O trabalho objetiva estudar a designação do nome ?português? numa região específica da América Latina: o espaço institucionalizado da Universidade Nacional de Entre Ríos (UNER), na cidade de Concórdia, província de Entre Ríos ? Argentina. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa acerca da designação de "português" tendo como hipótese que a metáfora, concebida enunciativamente como um lugar de fusão de sentidos (de enunciações) por meio de uma reescrituração por substituição sinonímica (cf. Guimarães, 2011, Uma hipótese sobre a metáfora), determina a constituição e o funcionamento da designação. Desse modo, nosso trabalho não toma a metáfora como um "desvio de sentido literal" nem como "comparação abreviada", tal como em algumas perspectivas da retórica. A partir das análises do funcionamento metafórico e do modo como esse funcionamento determina a designação do nome português nesse espaço de enunciação, empreendemos uma reflexão, por meio de uma discussão analítica, sobre o modo como as línguas se relacionam politicamente no espaço de enunciação argentino e, por conseguinte, no espaço de enunciação latino-americano. Nosso corpus de pesquisa consistia em entrevistas feitas a alunos e professores do curso de Professorado em Português da UNER. Assim, com esse estudo acerca da designação do nome "português", pudemos compreender de que modo o político, tal como pensado pela Semântica Histórica da Enunciação, determina a distribuição normativa e desigual das línguas nesse espaço de enunciação e como essa distribuição desigual convoca os sujeitos-falantes das línguas "excluídas" a afirmarem seu pertencimento a esse espaço de enunciação argentino (latino-americano)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriel Leopoldino dos Santos - Integrante / Eduardo Guimarães - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 42
2006 - 2008
A Argumentação no movimento de línguas no espaço de enunciação de São Carlos: o político no texto jurídico
Descrição: O projeto de Pesquisa ? A Argumentação no Movimento de Línguas no Espaço de Enunciação em São Carlos: o político no texto jurídico? visa estudar a argumentação e a relação entre línguas no espaço enunciativo de São Carlos, refletindo sobre o modo como as línguas são afetadas no seu funcionamento, os modos de representação e identificação. O modo de distribuição de línguas para os falantes e o espaço de enunciação é o modo de distribuir as línguas em relação. O espaço de enunciação é tenso e nele pode-se observar a divisão de línguas e de seus falantes e isso se dá numa orientação argumentativa. Vale ressaltar que, como bolsista de Iniciação Científica, o meu sub-projeto insere-se nesse projeto de pesquisa mais amplo, sob a coordenação e orientação da prof. Dra. Soeli Maria Schreiber da Silva, do Departamento de Letras (DL) da Universidade Federal de São Carlos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriel Leopoldino dos Santos - Integrante / Soeli Maria Schreiber da Silva - Coordenador / Cláudia Freitas Reis - Integrante / André Stefferson Martins Stahlhauer - Integrante / Luciana Montanheiro - Integrante / Maria Fernanda Faccipieri Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2006 - 2008
A Argumentação e o movimento entre línguas na Universidade Nacional de Entre Ríos - Argentina: o político e a política de línguas
Descrição: Este trabalho foi um sub-projeto de pesquisa desenvolvido no marco do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq/UFSCar). O projeto ao qual se filiou esse meu trabalho intitulava-se "A Argumentação no movimento entre línguas no espaço de enunciação em São Carlos: o político no texto jurídico", coordenado pelo professora Dra. Soeli Maria Schreiber da Silva, do Departamento de Letras (DL) da UFSCar. O objetivo desse sub-projeto consistia em produzir uma compreensão acerca das configurações tanto do movimento entre as línguas quanto da política de línguas esboçados num espaço de enunciação particular da região do Rio da Prata: o curso de Professorado em Português da Universidade Nacional de Entre Ríos, na Argentina. A escolha por esse espaço se deu pelo fato de i) eu ter tido a oportunidade de realizar um intercâmbio acadêmico nesta Universidade, como bolsista do Programa Escala Estudantil da Associação de Universidades "Grupo Montevidéu" (AUGM), e ii) ser um curso superior formador de professores de Português como Língua estrangeira na Argentina. Meus principais focos de interesse nessa pesquisa residia no debate acerca dos sentidos de língua portuguesa nesse espaço de enunciação e o que significava o seu ensino nas condições de produção das políticas linguísticas na Argentina. Entre os conceitos teórico-analíticos que mobilizei nas análises dos recortes selecionados estavam o de "Acontecimento", "Designação", "Referência" e "Político", apenas para citar alguns, todos tomados do dispositivo teórico da Semântica do Acontecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gabriel Leopoldino dos Santos - Integrante / Soeli Maria Schreiber da Silva - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 16


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica Histórica da Enunciação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica do Acontecimento.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: ANÁLISE DE DISCURSO.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: História das Ideias Linguísticas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2005
TKT - Teaching Knowledge Test - Language and background to language learning and teaching, University of Cambridge.
2005
TKT - Teaching Knowledge Test - Lesson Planning and use of resources for language teaching, University of Cambridge.
2005
TKT - Teaching Knowledge Test - Managing the teaching and learning process, University of Cambridge.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, G. L.2013SANTOS, G. L.. Enunciação, Designação e Metáfora: um estudo sobre o político na linguagem. Entremeios, v. 6, p. 1-8, 2013.

2.
RODRIGUES, E. A.2013RODRIGUES, E. A. ; SANTOS, G. L. . Sobre um gesto de interpretação. Língua e Instrumentos Linguísticos, v. 1, p. 155-159, 2013.

3.
SANTOS, G. L.2009SANTOS, G. L.. Da lingua política à política da língua: reflexões sobre o português no espaço de enunciação brasileiro. Versão Beta (UFSCar), v. 51, p. 5-20, 2009.

4.
SANTOS, G. L.2008SANTOS, G. L.. O político no espaço institucionalizado da escola no Brasil: materialidades e fronteiras. Versão Beta, v. 48, p. 34-45, 2008.

5.
SANTOS, G. L.2007SANTOS, G. L.. Intertextualidade e polifonia na sala de aula. Versão Beta, v. 44, p. 75-86, 2007.

6.
SANTOS, G. L.2007SANTOS, G. L.. O político e a política de línguas no estudo da relação entre o português e o espanhol: tópicos de semântica do acontecimento. Versão Beta (UFSCar), v. 46, p. 35-42, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, G. L.; RODRIGUES, E. A. (Org.) ; BRANCO, L. K. C. (Org.) . Análise de Discurso no Brasil: pensando o impensado sempre. Uma homenagem a Eni Orlandi. 1. ed. Campinas/SP: Editora RG, 2011. v. 1. 507p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, G. L.; SCHREIBER DA SILVA, S. M. . As textualizações do político: modos de inscrição da língua na história e no social - a cooficialização das línguas em São Gabriel da Cachoeira. In: Gabriel Leopoldino dos Santos; Eduardo Alves Rodrigues; Luiza Katia Andrade Castello Branco. (Org.). Análise de Discurso no Brasil: pensando o impensado sempre. Uma homenagem a Eni Orlandi. Campinas/SP: Editora RG, 2011, v. 1, p. 273-292.

2.
SANTOS, G. L.. "O processo enunciativo da designação no estudo da relação entre línguas". In: Soeli Maria Schreiber da Silva. (Org.). Argumentação e movimento de línguas. Espaço de enunciação em São Carlos, fronteira Brasil/Uruguai, Argentina. 1ed.São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2009, v. 1, p. 85-102.

3.
SANTOS, G. L.; OLIVEIRA, S. M. . "Paráfrase-polissemia e carnavalização do discurso: um breve estudo sobre a constituição dos sentidos". In: Roberto Leiser Baronas. (Org.). Análise do Discurso: problemáticas contemporâneas. 1ed.São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2009, v. 1, p. 193-206.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, G. L.. La política de lenguas en el espacio de enunciación latinoamericano. In: Congreso Internacional de Lengua y Literatura, 2010, Córdoba. Congreso Internacional de Lengua y Literatura "Voces y Letras de América Latina y del Caribe en el año del bicentenario". Córdoba: Facultad de Lenguas/UNC, 2010. v. 1.

2.
SANTOS, G. L.. Estudo enunciativo da designação da expressão "língua nacional" na obra de João Ribeiro: para uma História das Ideias Linguísticas no Brasil. In: I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (CIELLI) - IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (CELLI), 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: UEM-PLE, 2010. v. 1. p. 1-13.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, G. L.. A forma-sujeito do/no discurso no processo metafórico de construção de sentidos do nome "português" na Argentina. In: IV Seminário em Análise do Discurso, 2009, Porto Alegre/RS. IV Seminário em Análise do Discurso "1969-2009: memória e história na/da Análise do Discurso". Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Instituto de Letras da UFRGS, 2009. v. 1. p. 1-6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, G. L.. Uma abordagem materialista dos estereótipos em livros didáticos de Português Língua Estrangeira. In: II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR/II Encuentro Internacional de Asociaciones de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR, 2013, Buenos Aires. Libro de Resúmenes. Buenos Aires: UBA/Biblioteca Nacional/UNIPE/UNTREF, 2013. p. 630-631.

2.
SANTOS, G. L.. La nacionalización y la transnacionalización del portugués de Brasil: reflexiones sobre lengua, historia y política. In: Congreso Internacional de Idiomas, 2013, Mexicali. Programa del Congreso Internacional de Idiomas. Mexicali: Facultad de Idiomas de la Universidade Autónoma de Baja California, 2013. v. 1. p. 8-8.

3.
SANTOS, G. L.. Los conceptos 'lengua' e 'historia' en la constitución de la semántica histórica de la enunciación. In: II Jornadas de Jóvenes Lingüistas, 2013, Buenos Aires. Libro de Resúmenes. Buenos Aires: Instituto de Lingüística/FILO/UBA, 2013. p. 81-82.

4.
SANTOS, G. L.. O político e a contradição no estudo da designação do nome "português" na América Latina. In: 60o Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), 2012, São Paulo. Programação do 60o Seminário do GEL. São Paulo: GEL, 2012.

5.
SANTOS, G. L.. Ferdinand de Saussure y la inanidad de la cuestión sobre el origen del lenguaje. In: I Jornadas Internacionales de Historia de la Lingüística, 2012, Buenos Aires. Libro de Resúmenes. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2012. v. 1. p. 28-29.

6.
SANTOS, G. L.. La designación del nombre portugués en el espacio de enunciación argentino. In: I Jornadas de Jóvenes Lingüistas, 2011, Buenos Aires. Libro de Resúmenes. Buenos Aires: Instituto de Lingüística/Facultad de Filosofía y Letras, 2011. v. 1. p. 125-126.

7.
SANTOS, G. L.. A designação do nome "português" no espaço de enunciação argentino. In: I Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas, 2010, São Paulo. Caderno de Resumos do I PFOL - Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas. São Paulo, SP: USP-Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, 2010. p. 19-19.

8.
SANTOS, G. L.. Estudo enunciativo da designação da expressão "língua nacional" na obra de João Ribeiro: para um História das Ideias Linguísticas no Brasil. In: I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (CIELLI) - IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (CELLI), 2010, Maringá/PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá/PR: UEM-PLE, 2010. v. 1. p. 217-217.

9.
SANTOS, G. L.. A reescrituração e a metáfora no estudo da designação do nome "português" no espaço de enunciação argentino. In: Jornadas de Estudos da Linguagem VI, 2010, Rio de Janeiro/RJ. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro/RJ: Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguística), 2010. v. 1. p. 28-28.

10.
SANTOS, G. L.. Metáfora e enunciação: um estudo sobre política de línguas na América Latina. In: II Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2009, São Carlos. II CIAD Cólóquio Internacional de Análise do Discurso: apresentação, programação e resumos. São Carlos/SP: Universidade Federal de São Carlos, 2009. v. 1. p. 43-44.

11.
SANTOS, G. L.. O tratamento enunciativo da metáfora no estudo da designação do nome "português" na América Latina: um trabalho com política de línguas. In: XV Seminário de Teses em Andamento (SETA), 2009, Campinas/SP. XV SETA Caderno de Resumos. Campinas/SP: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP), 2009. v. 1. p. 112-114.

12.
SANTOS, G. L.; SCHREIBER DA SILVA, S. M. . A Argumentação e o movimento entre línguas na Universidade Nacional de Entre Ríos - Argentina: o político e a política de línguas. In: XVI Congresso de Iniciação Científica - Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 2008, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos: Pró-Reitoria de Pesquisa, 2008. v. 4. p. 688-688.

13.
SANTOS, G. L.; SCHREIBER DA SILVA, S. M. . A Argumentação e o movimento entre línguas na Universidade Nacional de Entre Rìos - Argentina: o político e a política de línguas. In: 16º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP), 2008, São Paulo. Anais do 16º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. São Paulo: Pró-Reitoria de Pesquisa, 2008.

14.
SANTOS, G. L.; SCHREIBER DA SILVA, S. M. . A argumentação e o movimento entre línguas na Universidade Nacional de Entre Ríos - Argentina: o político e a política de línguas. In: VII Jornada Científica da UFSCar - XV Congresso de Iniciação Científica, 2007, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos: Pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa (PROPG), 2007. v. 3. p. 600-600.

15.
SANTOS, G. L.; SCHREIBER DA SILVA, S. M. . A argumentação e o movimento entre línguas na Universidade Nacional de Entre Ríos - Argentina: o político e a política de línguas. In: 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP), 2007, São Paulo. Anais do 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - Área de Ciências Humanas e Humanidades. São Paulo: Pró-reitoria de Pesquisa, 2007.

16.
SANTOS, G. L.; SCHREIBER DA SILVA, S. M. . O Político e Política de Línguas no estudo da relação entre o português e o espanhol: tópicos de Semântica do Acontecimento. In: I Jornada de Semântica do Acontecimento, 2007, São Carlos. Caderno de Resumos da I Jornada de Semântica do Acontecimento. São Carlos: Programa de Pós-Graduação em Lingüística (PPGL), 2007. p. 13-13.

17.
SANTOS, G. L.. O processo de ensino-aprendizagem de língua materna na diversidade lingüístico-cultural das salas de aula. In: IV Congresso Nacional de Pesquisadores, 2005, São Carlos. Pesquisa: uma busca incansável, 2005. v. 1.

18.
SANTOS, G. L.; SIGNORI, Mônica Baltazar Diniz . O atual ensino de língua portuguesa e a sua relação com a norma padrão. In: IX Jornada de Letras da UFSCar, 2005, São Carlos. Caderno de Resumos, 2005. v. 1. p. 5-6.

19.
SANTOS, G. L.; GUEDES, Roberta de Oliveira . O papel do co-texto e contexto na compreensão de charges e editoriais. In: IX Jornada de Letras (2ª participação), 2005, São Carlos. Caderno de Resumos, 2005. v. 1. p. 2-3.

20.
SANTOS, G. L.; SIGNORI, Mônica Baltazar Diniz . Novas perspectivas no ensino de gramática em aulas de língua portuguesa. In: VI Jornada Científica da UFSCar - XIII Congresso de Inciação Científica, 2005, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos: Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPG), 2005. v. 1. p. 550-550.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, G. L.. Uma história da ideia de 'política linguística'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, G. L.. A formação do profissional em letras: perspectivas e desafios contemporâneos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, G. L.. Evaluación de Lenguas Extranjeras: Certificado de Proficiencia en Lengua Portuguesa para Extranjeros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, G. L.. Los conceptos 'lengua' e 'historia' en la constitución de la Semántica Histórica de la Enunciación. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, G. L.. Uma abordagem materialista dos estereótipos em livros didáticos de Português Língua Estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, G. L.. La nacionalización y la transnacionalización del portugués de Brasil: reflexiones sobre lengua, historia y política. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, G. L.. O português como língua nacional e língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, G. L.. O político e a contradição no estudo da designação do nome "português" na América Latina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, G. L.. Ferdinand de Saussure y la inanidad de la cuestión sobre el origen del lenguaje. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, G. L.. Enunciação, designação e metáfora: um estudo sobre o político na linguagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SANTOS, G. L.. O ensino de português como língua estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANTOS, G. L.. La designación del nombre portugués en el espacio de enunciación argentino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, G. L.. Sobre o conceito de espaço de enunciação na Semântica do Acontecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, G. L.; CARNEIRO, A. S. R. . Aula introdutória de português para estrangeiros aos alunos participantes do Programa TOP UK-Santander. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SANTOS, G. L.. Língua (d)e Estado: o político significado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SANTOS, G. L.. La política de lenguas en el espacio de enunciación latinoamericano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, G. L.. Estudo enunciativo da designação da expressão "língua nacional" na obra de João Ribeiro: para uma História das Ideias Linguísticas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS, G. L.. A política de línguas no espaço de enunciação latino-americano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
SANTOS, G. L.. A designação do nome "português" no espaço de enunciação argentino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANTOS, G. L.; RODRIGUES, E. A. ; BRANCO, L. K. C. . Fundamentos da Análise de Discurso: sentidos em disputa em "Terra à Vista!". 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SANTOS, G. L.. A reescrituração e a metáfora no estudo da designação do nome "português" no espaço de enunciação argentino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SANTOS, G. L.. O novo Acordo Ortográfico na perspectiva de uma Política Linguística. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SANTOS, G. L.. Da língua política à política da língua: reflexões sobre o "português" no espaço de enunciação brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SANTOS, G. L.. Notas sobre Semântica da Enunciação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SANTOS, G. L.. Metáfora e enunciação: um estudo sobre política de línguas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SANTOS, G. L.. A forma-sujeito do/no discurso no processo metafórico de construção de sentidos do nome "português" na Argentina. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
SANTOS, G. L.. Entre a metáfora e a designação: uma reflexão em Semântica da Enunciação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SANTOS, G. L.. O tratamento enunciativo da metáfora no estudo da designação do nome "português" na América Latina: um trabalho com política de línguas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SANTOS, G. L.. A Argumentação e o movimento entre línguas na Universidade Nacional de Entre Ríos - Argentina: o político e a política de línguas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SANTOS, G. L.; SCHREIBER DA SILVA, S. M. . A Argumentação e o movimento entre línguas na Universidade Nacional de Entre Ríos - Argentina: o político e a política de línguas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
SANTOS, G. L.. A argumentação e o movimento de línguas na Universidade Nacional de Entre Ríos - Argentina: o político e a política de línguas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SANTOS, G. L.. A argumentação e o movimento entre línguas na Universidade Nacional de Entre Ríos - Argentina: o político e a política de línguas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SANTOS, G. L.. O Político e a Política de Línguas no estudo da relação entre o português e o espanhol: tópicos de Semântica do Acontecimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SANTOS, G. L.. O processo enunciativo da Designação no estudo da relação entre línguas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SANTOS, G. L.; GUEDES, Roberta de Oliveira . O papel do co-texto e contexto na compreensão de charges. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SANTOS, G. L.. O processo de ensino-aprendizagem de língua materna na diversidade lingüístico-cultural das salas de aula. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
SANTOS, G. L.. Novas perspectivas no ensino de gramática em aulas de língua portuguesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
SANTOS, G. L.. O atual ensino de língua portuguesa e sua relação com a norma padrão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, G. L.. Apresentação. Campinas: Pontes, 2018. (Tradução/Outra).

2.
SANTOS, G. L.. Prólogo. Cidade do México, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
SANTOS, G. L.; BRANCO, L. K. C. . A elipse (falta necessária) e a incisa (acréscimo contingente). O estatuto da determinação na gramática e sua relação com a subjetividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2016. (Tradução/Artigo).

4.
SANTOS, G. L.; RODRIGUES, E. A. ; BRANCO, L. K. C. . Teoria e vida: gestos de interpretação. Campinas/SP, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
SANTOS, G. L.; RODRIGUES, E. A. ; BRANCO, L. K. C. . Prelúdio - Um percurso na Análise de Discurso no Brasil: uma história feita de encontros. Campinas/SP, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

6.
SANTOS, G. L.; RODRIGUES, E. A. . "Resenha: KRIEG-PLANQUE, Alice. A noção de "fórmula" em Análise do Discurso: quadro teórico e metodológico. Trad. Luciana S. Salgado e Sírio Possenti. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2010". In: Línguas e instrumentos linguísticos, 25. Campinas/SP: Projeto História das Ideias Linguísticas no Brasil/Editora RG, 2010 (Resenha publicada em periódico).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, G. L.. Assessor 'ad hoc' na avaliação de projeto de pesquisa submetido ao edital nº 733/2017 do Programa Institucional de Bolsas do IFSP, Câmpus Matão. 2017.

2.
SANTOS, G. L.. Parecerista 'ad hoc' na avaliação de trabalho submetido ao Volume 15, Número 1 (jul/dez 2017) da revista Entremeios. 2017.

3.
SANTOS, G. L.. Mostra de Trabalhos Científicos do IFSP Câmpus Hortolândia. 2016.

4.
SANTOS, G. L.; SCARAMUCCI, M. V. R. . Coleta de dados sobre o ensino de português para estrangeiros em universidades brasileiras. 2012.

5.
SANTOS, G. L.. O tratamento enunciativo da metáfora no estudo da designação do nome português na América Latina: um trabalho com Política de Línguas. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, G. L.; RAMOS, G. R. R. ; MARQUES, D. ; LUCCA, J. F. ; SILVA, C. Z. . Oficina de redação: os gêneros textuais solicitados pela Unicamp nos últimos anos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, G. L.; RAMOS, G. R. R. ; LUCCA, J. F. ; MARQUES, D. ; SILVA, C. Z. . Redação: o ENEM e o texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, G. L.. Lengua Portuguesa y Salud. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANTOS, G. L.; RAMOS, G. R. R. ; MARQUES, D. ; DELLA ROSA, S. F. P. . Oficina de redação para o ENEM. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SANTOS, G. L.. Língua portuguesa e cultura brasileira. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SANTOS, G. L.. Las relaciones entre la ética lingüística y la planificación lingüística. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SANTOS, G. L.; Aquino, J. E. . Formação do Professor de Línguas: Reflexões sobre Língua Materna e Língua Estrangeira. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SANTOS, G. L.. Los conceptos de lengua materna, lengua nacional y lengua extranjera en políticas de lengua y planificación lingüística. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SANTOS, G. L.. Los conceptos de 'lengua materna' y 'lengua extranjera' desde un punto de vista estructural. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SANTOS, G. L.. Espacio de enunciación, Multilingüismo y Relaciones entre Lenguas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SANTOS, G. L.; BERNARDIM, A. C. ; COSTA, A. V. ; FERNANDES, A. ; MESQUITA, A. C. ; GOMES, C. R. S. ; REIS, C. F. ; OLIVEIRA, D. R. ; BERTAGNOLI, D. L. ; SANTOS, I. C. R. ; SILVA, L. H. M. ; CALDEIRA, M. ; TEIXEIRA, M. C. ; BRANDÃO, R. ; LOPES, T. ; LIMA, V. B. ; CASTRO, V. M. ; FERREIRA, W. S. . Monitoria na II Jornada Internacional Semântica e Enunciação e no III Colóquio Internacional Marcadores Discursivos nas Línguas Românicas: um enfoque contrastivo. 2013. (Monitoria em Evento Científico).

12.
SANTOS, G. L.; GUIMARAES, E. . O tratamento enunciativo da metáfora no estudo da designação do nome português na América Latina: um trabalho com Política de Línguas (FAPESP MS-II). 2011. (Relatório de pesquisa).

13.
SANTOS, G. L.. Coordenação da mesa de trabalho "Análisis del Discurso (AD2)". 2011. (Coordenação de mesa de trabalho).

14.
SANTOS, G. L.. Política lingüística y espacio de enunciación latinoamericano. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
SANTOS, G. L.; GUIMARAES, E. . O tratamento enunciativo da metáfora no estudo da designação do nome português na América Latina: um trabalho com Política de Línguas (FAPESP MS-I). 2010. (Relatório de pesquisa).

16.
SILVA, A. V. ; MACHADO, C. P. ; REIS, C. F. ; SANTOS, G. L. ; Machado, I. L. . Caderno de Estudos Linguísticos 51 (1). 2009. (Editoração/Periódico).

17.
SANTOS, G. L.; SCHREIBER DA SILVA, S. M. . A Argumentação e o movimento entre línguas na Universidade Nacional de Entre Ríos - Argentina: o político e a política de línguas (período: ago/2007 - jul/2008). 2008. (Relatório de pesquisa).

18.
SANTOS, G. L.; SCHREIBER DA SILVA, S. M. . A Argumentação e o movimento entre línguas na Universidade Nacional de Entre Ríos - Argentina: o político e a politica de línguas (período: ago/2006 - jul/2007). 2007. (Relatório de pesquisa).

19.
SANTOS, G. L.. Designação e Referência: um estudo enunciativo de textos jornalísticos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
SANTOS, G. L.. Tópico em Semântica do Acontecimento: um estudo sobre a interdiscursividade nos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
SANTOS, G. L.; SIGNORI, Mônica Baltazar Diniz . Novas perspectivas no ensino de gramática em aulas de língua portuguesa. 2006. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
SANTOS, G. L.. Novas Perspectivas no Ensino de Gramática nas Aulas de Língua Portuguesa. 2006 (Iniciação Científica) .

2.
SANTOS, G. L.. Monitoria do 53º Seminários do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL). 2005 (Monitoria) .

3.
SANTOS, G. L.. Monitoria da disciplina "Gramática Normativa: Sintaxe". 2005 (Monitoria) .

4.
SANTOS, G. L.. Monitoria no Seminário Anual 2005 da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. 2005 (Monitoria) .

5.
SANTOS, G. L.. Universidade Aberta da UFSCar. 2005 (Monitoria) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, S. E.; SANTOS, G. L.; REIS, C. F.. Participação em banca de Eduardo Santos de Oliveira. Quando 'Geddel' é notícia: análise semântico-enunciativa de um nome próprio. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
SCHREIBER DA SILVA, S. M.; DIAS, L. F.; STAHLHAUER, A. S. M.; MACHADO, C. P.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Adriana da Silva. O funcionamento do Centro de Estudos de Línguas (CEL-SP) e o falante da língua portuguesa face ao multilinguismo. 2017. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Doutorado
1.
JOANILHO, M. P. G.; SANTOS, G. L.; STEIGENBERGER, F. F.. Participação em banca de Anderson Braga do Carmo. PEC 241: enunciação e político no funcionamento de sentidos de um nome. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
ZOPPI-FONTANA, M. G.; MACHADO, C. P.; SANTOS, G. L.. Participação em banca de Bianca Cavichia Desidério. Brasiguaio: as fronteiras na/da designação. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
MASSMANN, D. R. H.; SANTOS, G. L.; COSTA, G. C.. Participação em banca de Tatiana Barbosa de Sousa. Uma luz no fim do copo: a (des)associação da imagem da mulher nas enunciações sobre cerveja. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIAS DA LINGUAGEM) - Universidade do Vale do Sapucaí.

Qualificações de Mestrado
1.
OLIVEIRA, S. E.; SANTOS, G. L.; REIS, C. F.. Participação em banca de Eduardo Santos de Oliveira. Quem é criminoso? Um estudo sobre palavras que nomeiam sujeitos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, S. E.; SANTOS, G. L.; REIS, C. F.. Participação em banca de Marilia Rodrigues Leandro Ulliano.A representação da identidade do futebol paulista pela sua história. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
SANTOS, M. O.; SANTOS, G. L.; CANEIRO, C. R.. Participação em banca de Jefferson Coutinho; Elisa Souza; Raphael Pereira dos Santos.A determinação ideológica das propagandas de telecomunicação no espaço discursivo familiar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Paulista.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, G. L.; LIBA, F. R. T.; RAMOS, G. R. R.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto para a área de Letras: Português/Inglês do IFSP-Hortolândia. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Outras participações
1.
SANTOS, G. L.; RODRIGUES, M. S. A.; BIZON, A. C. C.. Aplicação do Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras/primeiro semestre) (Entrevistas da parte oral do exame). 2013. Universidade Estadual de Campinas.

2.
SANTOS, G. L.; RODRIGUES, M. S. A.. Aplicação do Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras/primeiro semestre) (Entrevistas da parte oral do exame). 2012. Universidade Estadual de Campinas.

3.
SANTOS, G. L.; PATROCÍNIO, E. M. F.; RODRIGUES, M. S. A.. Aplicação do Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras/segundo semestre) (Entrevistas da parte oral do exame). 2012. Universidade Estadual de Campinas.

4.
SANTOS, G. L.; PATROCÍNIO, E. M. F.. Aplicação do Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras) (entrevistas da parte oral do exame). 2011. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Jornada de Políticas Linguísticas.Uma história da ideia de "política linguística". 2018. (Encontro).

2.
Seminário Temático Semântico-Enunciativo, Acontecimento, Textualidade e Argumentação: a escravidão na Bahia ,no Mato Grosso do Sul e em São Carlos.Debatedor de trabalhos apresentados por participantes do evento. 2017. (Seminário).

3.
XXIII Seminário de Teses em Andamento.Debatedor de trabalhos acadêmicos na área de "Semântica e Pragmática". 2017. (Seminário).

4.
Congreso Internacional de Idiomas 2013. La nacionalización y la transnacionalización del portugués de Brasil: reflexiones sobre lengua, historia y política. 2013. (Congresso).

5.
II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR/II Encuentro Internacional de Asociaciones de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR. Uma abordagem materialista dos estereótipos em livros didáticos de Português Língua Estrangeira. 2013. (Congresso).

6.
II Jornada de Estudos Saussurianos. 2013. (Outra).

7.
II Jornadas de Jóvenes Lingüistas.Los conceptos "lengua" e "historia" en la constitución de la Semántica Histórica de la Enunciación. 2013. (Outra).

8.
I Jornada de Fonética e Fonologia para Estudo de Línguas Indígenas. 2013. (Outra).

9.
60o Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).O político e a contradição no estudo da designação do nome "português" na América Latina. 2012. (Seminário).

10.
III Ciclo de Seminários do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - Palestra: "À procura da língua universal entre a memória e a história", proferida pela Profa. Dra. Amanda Scherer. 2012. (Seminário).

11.
I Jornadas Internacionales de Historia de la Lingüística.Ferdinand de Saussure y la inanidad de la cuestión sobre el origen del lenguaje. 2012. (Outra).

12.
VII Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem "Cidade, Linguagem e Tecnologia". 2012. (Encontro).

13.
I Jornada Internacional Semântica e Enunciação. 2011. (Outra).

14.
I Jornadas de Jóvenes Lingüistas.La designación del nombre portugués en el espacio de enunciación argentino. 2011. (Outra).

15.
Jornada de Política de Línguas do Bacharelado e da Pós-Graduação em Linguística.Sobre o conceito de espaço de enunciação na Semântica do Acontecimento. 2011. (Outra).

16.
Seminário A cidade fala (organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp). 2011. (Seminário).

17.
XIV Jornada Internacional História das Ideias Linguísticas. 2011. (Encontro).

18.
"Acontecimento discursivo e documentário", promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos - Labeurb (Nudecri/Unicamp). 2010. (Outra).

19.
"Foucault, Deleuze, Derrida: pensamentos rebeldes e heranças cruzadas". Palestra proferida pela Prof. Dra. Elisabeth Roudinesco, da Universidade de Paris VII, no Espaço Cultural CPFL. 2010. (Seminário).

20.
Congreso Internacional de Lengua y Literatura. La política de lenguas en el espacio de enunciación latinoamericano. 2010. (Congresso).

21.
I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (CIELLI) - IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (CELLI).Estudo enunciativo da designação da expressão "língua nacional" na obra de João Ribeiro: para uma História das Ideias Linguísticas no Brasil. 2010. (Outra).

22.
I Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas.A designação do nome "português" no espaço de enunciação argentino. 2010. (Encontro).

23.
I Jornada de Estudos Saussurianos: Leituras de Saussure nas Ciências da Linguagem. 2010. (Outra).

24.
I Jornada E-Urbano: "espaço urbano/espaço digital: vias de circulação do sentido", promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos - Labeurb (Nudecri/Unicamp). 2010. (Outra).

25.
I Seminário Integrado de Monografias e Dissertações (SIMD).A política de línguas no espaço de enunciação latino-americano. 2010. (Seminário).

26.
Jornadas de Estudos da Linguagem VI.A reescrituração e a metáfora no estudo da designação do nome "português" no espaço de enunciação argentino. 2010. (Outra).

27.
"A construção da ideia de patrimônio artístico mundial", ministrado pelo Prof. Dr. Luciano Migliaccio, promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB/UNICAMP), no âmbito do projeto "As Políticas Públicas e as (re)divisões do espaço urbano". 2009. (Seminário).

28.
"Cratyle, la transparence de la langue et la pureté du corps", conferência ministrada pelo Prof. Dr. Patrick Sériot, da Universidade de Lausanne, Suiça. 2009. (Seminário).

29.
"La ?généralité? dans la tradition des ?grammaires générales? françaises (17e-19e siècles) : sémantique nominale et détermination", seminário ministrado pelo Prof. Dr. Jean-Marie Fournier, da Universidade de la Sorbonne Nouvelle-Paris III. 2009. (Seminário).

30.
"Langue et Nation: deux modèles", seminário ministrado pelo Prof. Dr. Patrick Sériot, da Universidade de Lausanne, Suiça. 2009. (Seminário).

31.
"Práticas de análise em diferentes materialidades significantes", Jornada de trabalho promovida pelo Laboratório de Estudos Urbanos - Labeurb (NUDECRI/UNICAMP). 2009. (Outra).

32.
Divulgação Científica e Novas Tecnologias de Linguagem - Fórum permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação. 2009. (Encontro).

33.
Fórum Permanente de Extensão Universitária: Fórum Intersetorialidade: como superar a fragmentação das políticas públicas. 2009. (Seminário).

34.
II Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Metáfora e enunciação: um estudo sobre política de línguas. 2009. (Outra).

35.
III Seminário do Centro de Pesquisas em Estudos Hispano-Americanos do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp). 2009. (Seminário).

36.
IV Seminário em Análise do Discurso.A forma-sujeito do/no discurso no processo metafórico de construção de sentidos do nome. 2009. (Seminário).

37.
La "généralité" dans la tradition des "grammaires générales" françaises (17-19 siècles): l'analyse des sons, seminário ministrado pelo prof. Dr. Jean-Marie Fournier, da Universidade da Sorbonne Nouvelle-Paris III. 2009. (Seminário).

38.
La "généralité" dans la tradition des "grammaires générales" françaises (17-19 siècles): l'analyse des temps du verbe, seminário ministrado pelo prof. Dr. Jean-Marie Fournier, da Universidade da Sorbonne Nouvelle-Paris III. 2009. (Seminário).

39.
Programa Journal Club - Os caminhos do Político: "Brasil, um país de todos", ministrado pela Profa. Dra. Eni Orlandi, promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos - LABEURB (Nudecri/Unicamp). 2009. (Outra).

40.
Retraduire Voloshinov (Bakhtine): les enjeux scientifiques, seminário ministrado pelo prof. Dr. Patrick Sériot, da Universidade de Lausanne, Suiça. 2009. (Seminário).

41.
VII Jornada Internacional Saber Urbano e Linguagem - As (Re)Divisões do Espaço Urbano, promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos - Labeurb (Nudecri/Unicamp). 2009. (Simpósio).

42.
XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística - II Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Entre a metáfora e a designação: uma reflexão em Semântica da Enunciação. 2009. (Simpósio).

43.
XV Seminário de Teses em Andamento (SETA).O tratamento enunciativo da metáfora no estudo da designação do nome. 2009. (Seminário).

44.
VI Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: "As políticas do consenso". 2008. (Encontro).

45.
XII Jornada de Letras da UFSCar. 2008. (Encontro).

46.
XI Jornada Internacional "História das Idéias Lingüísticas". 2008. (Congresso).

47.
X Seminário do LABOR "A representação do MST na mídia: discurso verbal e não-verbal", ministrado pela Profa. Dra. Freda Indursky. 2008. (Seminário).

48.
XVI Congresso de Iniciação Científica - Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica. A Argumentação e o movimento entre línguas na Universidade Nacional de Entre Ríos - Argentina: o político e a política de línguas. 2008. (Congresso).

49.
15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP).A argumentação e o movimento entre línguas na Universidade Nacional de Entre Ríos - Argentina: o político e a política de línguas. 2007. (Simpósio).

50.
II Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. 2007. (Congresso).

51.
III Seminário de Estudos em Análise do Discurso (SEAD) - "O discurso na contemporaneidade: materialidades e fronteiras".A argumentação e o movimento de línguas na Universidade Nacional de Entre Ríos - Argentina: o politico e a política de línguas. 2007. (Seminário).

52.
I Jornada de Semântica do Acontecimento.O Político e a Política de Línguas no estudo da relação entre o português e o espanhol: tópicos de semântica do acontecimento. 2007. (Encontro).

53.
VII Jornada Científica da UFSCar - XV Congresso de Iniciação Científica. A argumentação e o movimento entre línguas na Universidade Nacional de Entre Ríos - Argentina: o político e a política de línguas. 2007. (Congresso).

54.
XI Jornada de Letras da UFSCar.O processo enunciativo da Designação no estudo da relação entre línguas. 2007. (Encontro).

55.
Conferência "Construção discursiva de identidade no romance 'O vendedor de passados', do escritor angolono José Eduardo Agualusa, proferida pela profa. Dra. Maria Helena Araújo Carreira, da Universidade Paris 8.. 2006. (Outra).

56.
Formação da Poesia Brasileira Moderna - Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade. 2006. (Seminário).

57.
Formação da Poesia Brasileira Moderna - Pau-brasil, de Oswald de Andrade. 2006. (Seminário).

58.
Formação da Poesia Brasileira Moderna - Paulicéia Desvairada, de Mário de Andrade. 2006. (Seminário).

59.
Fórum de Debates com o escritor Milton Hatoum sobre um livro de sua autoria. 2006. (Outra).

60.
III Jornadas Internacionales de Educación Lingüística. 2006. (Congresso).

61.
IX Jornadas Internacionales de Educación. 2006. (Congresso).

62.
Literatura e Pesquisa. 2006. (Seminário).

63.
Primeira Jornada em Língua Portuguesa - "A influência africana na cultura brasileira". 2006. (Encontro).

64.
"Universidade Aberta" da UFSCar. 2005. (Encontro).

65.
I seminário de Argumentação e Movimento de Línguas no Espaço Enunciativo de São Carlos. 2005. (Seminário).

66.
IV Congresso Nacional de Pesquisadores. O processo de ensino-aprendizagem de língua materna na diversidade lingüístico-cultural das salas de aula. 2005. (Congresso).

67.
IX Jornada de Letras (2ª participação).O papel do co-texto e contexto na compreensão de charges e editoriais. 2005. (Simpósio).

68.
IX Jornada de Letras da UFSCar.O atual ensino de língua portuguesa e sua relação com a norma padrão. 2005. (Encontro).

69.
VI Construir Pontes. 2005. (Encontro).

70.
VIII Jornada Internacional História das Idéias LIngüísticas. 2005. (Outra).

71.
VI Jornada Científica da UFSCar - XIII Congresso de Inciação Científica. Novas perspectivas no ensino de gramática em aulas de língua portuguesa. 2005. (Congresso).

72.
Formas de Transposição dos PCN-LE às práticas de sala de aula. 2004. (Oficina).

73.
V Construir Pontes. 2004. (Encontro).

74.
V Construir Pontes. 2004. (Outra).

75.
VIII Jornada de Letras da UFSCar. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, G. L.. Resolução de conflitos nas relações interpessoais: o que nós, professores, temos a ver com isso?. 2017. (Outro).

2.
SANTOS, G. L.. II Encontro Internacional do Clube do Livro do IFSP-HTO. 2016. (Outro).

3.
GUIMARAES, E. ; OLIVEIRA, S. E. ; ZOPPI-FONTANA, M. G. ; JOANILHO, M. P. G. ; SANTOS, G. L. ; Machado, I. L. ; BERTAGNOLI, D. L. ; LOPES, T. ; BRANDÃO, R. ; CALDEIRA, M. ; REIS, C. F. ; MOCHIUTI, R. ; CASTRO, V. M. ; COSTA, A. V. ; SANTOS, I. C. R. . II Jornada Internacional Semântica e Enunciação / III Colóquio Internacional Marcadores Discursivos nas Línguas Românicas: um enfoque contrastivo. 2013. (Congresso).

4.
PEREIRA CASTRO, M. F. ; SILVEIRA, E. M. ; SANTOS, G. L. ; Aquino, J. E. ; SILVA, K.A. . II Jornada de Estudos Saussurianos. 2013. (Outro).

5.
GUIMARAES, E. ; ZOPPI-FONTANA, M. G. ; OLIVEIRA, S. E. ; SANTOS, G. L. ; Machado, I. L. ; CASTRO, V. M. ; CALDEIRA, M. . I Jornada Internacional Semântica e Enunciação. 2011. (Outro).

6.
PEREIRA CASTRO, M. F. ; RODRIGUES, E. A. ; BRANCO, L. K. C. ; MOURA, Tatiana F. de ; SANTOS, G. L. ; Aquino, J. E. ; CASTRO, V. M. . I Jornada de Estudos Saussurianos: Leituras de Saussure nas Ciências da Linguagem. 2010. (Outro).

7.
PEREIRA CASTRO, M. F. ; RODRIGUES, E. A. ; BRANCO, L. K. C. ; MOURA, Tatiana F. de ; SANTOS, G. L. ; Aquino, J. E. ; CASTRO, V. M. . Organização do minicurso "Ferdinand de Saussure: estado da arte", ministrado pela Profa. Dra. Eliane Mara Silveira, como desdobramento da I Jornada de Estudos Saussurianos - Leituras de Saussure nas Ciências da Linguagem. 2010. (Outro).

8.
SCHREIBER DA SILVA, S. M. ; GUIMARAES, E. ; ORLANDI, E. P. ; AUROUX, S. ; STAHLHAUER, A. S. M. ; SANTOS, G. L. ; MONTANHEIRO, L. ; REIS, C. F. ; NOGUEIRA, L. . XI Jornada Internacional "História das Idéias Lingüísticas". 2008. (Congresso).

9.
SCHREIBER DA SILVA, S. M. ; REIS, C. F. ; MONTANHEIRO, L. ; STAHLHAUER, A. S. M. ; SANTOS, G. L. ; SILVA, M. F. F. . I Jornada de Semântica do Acontecimento. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Gabriel Santos Almeida. Análises da designação de "ciência" no espaço de enunciação do IFSP-HTO. 2017. Iniciação Científica - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Gabriel Leopoldino dos Santos.




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