Karoll Haussler Carneiro Ramos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5981443802221449
  • Última atualização do currículo em 18/08/2018


É Doutora e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília com habilitação em Administração Pública. Pesquisa sobre gestão e governança de TIC, arquitetura corporativa, gestão de processos e gestão de projetos. Possui experiência em projetos em instituições públicas e em empresas privadas. Coordenou os Cursos Tecnológicos em Gestão de Recursos Humanos, em Gestão de Finanças, em Gestão Pública e em Gestão Comercial do Centro Universitário IESB - Campus Norte. Autora do livro Gestão de Tecnologia da Informação: Governança de TI - Arquitetura e Alinhamento entre Sistemas de Informação e o Negócio, segundo lugar no Prêmio Jabuti, no segmento de Tecnologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karoll Haussler Carneiro Ramos
Nome em citações bibliográficas
RAMOS, K.H.C.;RAMOS, KAROLL HAUSSLER CARNEIRO


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: ANÁLISE MULTIVARIADA DE FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO EM GOVERNANÇA DE TI NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL À LUZ DOS DADOS DE CONTROLE EXTERNO, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Rafael Timóteo de Sousa Júnior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Governança de Tecnologias da Informação; Fatores Críticos de Sucesso; Análise Multivariada; Análise de Componentes Principais; Administração Pública Federal.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Gestão de Processos.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
2007 - 2009
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: GOVERNANÇA E GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: DECOMPONDO A ORGANIZAÇÃO EM COMPONENTES COM BASE EM ARQUITETURA ORGANIZACIONAL ORIENTADA A SERVIÇOS,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Luis Fernando Ramos Molinaro.
Palavras-chave: arquitetura organizacional; processos de negócio.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Correio e Telecomunicações.
2002 - 2009
Graduação em Administração Pública.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DA ARQUITETURA ORGANIZACIONAL.
Orientador: Annibal Affonso Neto.
2002 - 2006
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: ESTUDO SOBRE MODELOS DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO.
Orientador: Annibal Affonso Neto / Luís Fernando Ramos Molinaro.




Formação Complementar


2010 - 2010
Introdução à Arquitetura Corporativa. (Carga horária: 32h).
Gnosis - Soluções em Tecnologia Educacional, GNOSIS, Brasil.
2010 - 2010
Certified in The Open Group Architecture Framework.
The Open Group, THE OPEN GROUP, Estados Unidos.
2009 - 2009
Modelagem de Arquiteturas Organizacionais de TI. (Carga horária: 4h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Fundamentos de Sistemas de Telecomunicações V. 02. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2008 - 2008
Arquitetura Organizacional e Gestão de Processos. (Carga horária: 8h).
Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual, INSADI, Brasil.
2007 - 2007
Formação de Gestores de Processos. (Carga horária: 40h).
Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual, INSADI, Brasil.
2007 - 2007
Programa de Formação de Gestores de Processos. (Carga horária: 40h).
Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual, INSADI, Brasil.
2006 - 2006
Formação de Gestores de Processos. (Carga horária: 40h).
Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual, INSADI, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades desenvolvidas 1: Coordenação do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos; coordenação do Curso de Tecnologia em Gestão Pública; coordenação do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial; coordenação do Curso de Tecnologia em Gestão Financeira. Fevereiro de 2013 a agosto de 2013. Atividades desenvolvidas 2: Coordenação do Centro de Inovação com o objetivo de desenvolver talentos por meio de experiência profissional em diferentes negócios e estímulo à inovação em soluções; formação de parcerias; e elaboração e gestão de eventos. Fevereiro de 2013 a outubro de 2013. Atividades desenvolvidas 3: Projeto interno de mapeamento e implementação do processo de matrícula.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta - Campus Norte, Carga horária: 6
Outras informações
Atividade desenvolvida: Professora da disciplina Gerenciamento de Projetos.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta I - Campus Oeste, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades desenvolvidas: Modelos de Gestão (primeiro semestre), Sistemas de Informação em Recursos Humanos (terceiro semestre), Tecnologia da Informação Comunicação e Inovação (oitavo semestre),

Atividades

01/2012 - 12/2013
Ensino, Administração (11030), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gerenciamento de Projetos - Prática
Tecnologias de Informação, Comunicação e Sistemas de Inteligência
02/2013 - 10/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Learn to Manager - L2M, .

08/2012 - 12/2012
Ensino, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelos de Gestão
08/2012 - 12/2012
Ensino, Superior em Tecnologia em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelos de Gestão
08/2012 - 12/2012
Ensino, Superior de Tecnologia em Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelos de Gestão
01/2012 - 12/2012
Ensino, Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelos de Gestão
01/2012 - 02/2012
Ensino, Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelos de Gestão
Sistemas de Informação em Recursos Humanos

Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 20
Outras informações
Atividade desenvolvida 1: Mapeamento de processos em notação EPC para o Banco Regional de Brasília (BRB). Ano 2011.


Instituto de Pesquisa e Tecnologia Gerencial, IPTG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora em Processos de Negócio, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades desenvolvidas 1: Projeto de gestão de processos em linguagem BPMN para Furnas Centrais Elétricas. Ano 2007. Atividades desenvolvidas 2: Projeto de gestão de processos em linguagem BPMN para Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Ano 2008. Atividades desenvolvidas 3: Projeto de gestão de processos em linguagem BPMN para Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (ADASA). Ano 2008. Atividades desenvolvidas 4: Projeto de gestão de processos em linguagem BPMN para a Central de Pagamentos da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi). Ano 2011.


SENAI - Centro de Tecnologia da Informação, SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Técnico de treinamento, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades desenvolvidas 1: Treinamento de técnico em indicadores de desempenho para a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Ano 2011


Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual, INSADI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Negociação de projetos com governo federal.


Análise, Diretrizes e Métodos Consultoria Jr., AD&M, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Analista Júnior, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades desenvolvidas 1: Elaboração de pesquisa quantitativa, levantamento e tabulação de dados e confecção de relatório. Atividades desenvolvidas 2: Treinamento em gerenciamento de projetos com ênfase no PMBok, líder de projeto de consultoria para uma micro empresa. Atividades desenvolvidas 3: Líder de equipe no Treinamento de Pesquisa e Marketing, auxiliando os participantes no manuseio do SPSS e na elaboração de Pesquisas Quantitativas. Atividades desenvolvidas 4: Configuração do manual metodológico da área de Organização e Processos. Suporte em TI. Consultoria em processos organizacionais (mapeamento dos processos, elaboração de indicadores, redesenho e elaboração de manual normativo) para o Núcleo de Multimídia e Internet (NMI). Ano 2006. Atividades desenvolvidas 5: Treinamento sobre gerenciamento de processos de negócios para trainees. Atividades desenvolvidas 6: Coordenação, elaboração, implementação, monitoramento e gestão do processo de negócio da AD&M. Inclui: elaborar metodologia de diagnóstico empresarial, padronizar e promover melhorias do portfólio de serviços, gerenciamento estratégico de objetivo estratégico, elaboração e ministração de treinamento, dinâmica de sistemas, capacitação de consultores de negócios. Atividades desenvolvidas 7: Diagnóstico empresarial para a Rede Tókio de Supermercados. Ano 2007.

Atividades

03/2010 - 04/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Análise, Diretrizes e Métodos Consultoria Jr., .

Cargo ou função
Avaliação do relatório de qualidade conforme as normas da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)..
02/2009 - 03/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Análise, Diretrizes e Métodos Consultoria Jr., .

Cargo ou função
Avaliação do relatório de qualidade conforme as normas da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)..
02/2008 - 03/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Análise, Diretrizes e Métodos Consultoria Jr., .

Cargo ou função
Avaliação do relatório de qualidade conforme as normas da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Câmara dos Deputados, CÂMARA FEDERAL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora Parlamentar, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação das atividades do escritório político e de gabinete parlamentar. Coordenação das equipes: de comunicação e de mídias impressas e eletrônicas; de equipes de rua, planejamento e controle do processo de distribuição de informativos sobre a atividade parlamentar; de equipes de atendimento ao cidadão, planejamento e controle do processo e dos sistemas de atendimento ao cidadão; de equipes de atendimento aos pré-candidatos e a sociedade. Planejamento, coordenação de eventos de pequeno, médio e grande porte (7 mil pessoas).


Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Analista II, Administração e Suprimentos, Carga horária: 40
Outras informações
Atividades desenvolvidas 1: Estruturação da Metodologia de Gestão de Processos.Mapeamento (AS IS) e Redesenho (TO BE) dos processos do SEBRAE NACIONAL em notação BPMN 2.0. Capacitação em Gestão de Processos. Desenvolvimento de arquitetura de repositório dos Processos.


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Professora voluntária do Departamento de Administração. Disciplina Comunicação e Negociação. Ano: 2010 e 2011. Professora colaboradora do Departamento de Administração. Disciplinas: Análise Organizacional, Métodos e Sistemas. Ano: 2016 ? 2º semestre; 2017 ? 1º semestre | Gestão de Processos. Ano: 2017 ? verão (janeiro e fevereiro) | Gestão de Projetos. Ano: 2017 ? 2º semestre | Estudos e Pesquisa em Administração. Ano: 2016 ? 2º semestre a atual.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora no Latitude/FT, Carga horária: 30
Outras informações
Atividades desenvolvidas 1. Pesquisa para Secretaria de Orçamento Federal (SOF/MP) em gestão estratégica da informação: definiu a metodologia de processos de negócio e as melhores práticas relativas a Business Process Management (BPM); Estruturou estratégias de negócio e tecnologia da informação; Mapeou processos gerenciais, táticos e operacionais; Analisou e Diagnosticou os processos de negócio; Redesenhou processos de negócios; Definiu Modelo de Gestão Integrada; Ajustou a Estrutura Organizacional da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTEC); Analisou e elaborou o manual para treinar usuários e implantar a nova forma de gestão; Realizou estudo e revisões para aplicar a prática de melhoria contínua; Contribuiu na gestão de processos de capacitação: levantou dados por meio de entrevistas com os responsáveis, além de pesquisa bibliométrica para elaboração de manual de treinamento de usuários; Implantou gestão por competências. Atividades desenvolvidas 2. Capacitação dos servidores do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão e executivos de TIC dos órgãos participantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Elaboração das apostilas do curso ? Fundamento de Governança de TIC.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Instrutora no CDT, Carga horária: 4
Outras informações
Instrutoria no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT): Atividades desenvolvidas 1. Ministração do módulo Plano de Marketing e de Competências Empreendedoras da disciplina Iniciação à Atividade Empresarial, parceria do CDT com Sebrae. Atividades desenvolvidas 2. Membro da Banca Avaliadora da Feira de Empreendedorismo.

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora no NMI/CCOM/FT, Carga horária: 30
Outras informações
Pesquisas realizadas junto ao Centro de Estudos de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília ? CCOM / Núcleo de Multimídia e Internet ? NMI: Atividades desenvolvidas 1. Gestão de projeto de mapeamento dos processos de negócio e de apoio de laboratório de pesquisa, elaboração de normas internas administrativas, definição e gerenciamento de controles dos processos de apoio. Atividades desenvolvidas 2.Desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão; elaboração e gestão de cursos de extensão e de pós-graduação em conjunto com as fundações FINATEC, FUBRA, CDT e FAP- DF. Atividades desenvolvidas 3. Elaboração das apostilas do programa de certificação da área de tecnologia da informação do Banco do Brasil. Ano 2008. Atividades desenvolvidas 4. Desenvolvimento da cadeia de valor para a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Ano 2011.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria, Psicologia Social e do Trabalho, Carga horária: 4
Outras informações
Atividades desenvolvidas 1. Elaboração do plano de aulas, auxílio na elaboração das provas e ministração de aulas da disciplina Psicologia Aplicada à Administração.

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Organizacional, Métodos e Sistemas
Gestão de Processos
Gestão de Projetos
05/2015 - 07/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Latitude, .

01/2016 - 01/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Latitude, .

01/2011 - 06/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Multimídia e Internet (NMI), .

03/2010 - 06/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Multimídia e Internet (NMI), .

08/2010 - 02/2011
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Negociação
01/2007 - 01/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Multimídia e Internet (NMI), .

01/2009 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Multimídia e Internet (NMI), .

01/2008 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Multimídia e Internet (NMI), .

09/2007 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Multimídia e Internet (NMI), .

03/2006 - 11/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Multimídia e Internet (NMI), .

02/2003 - 11/2004
Outras atividades técnico-científicas , Psicologia Social e do Trabalho, Instituto de Psicologia, Psicologia Social e do Trabalho, Instituto de Psicologia.

Atividade realizada
Monitoria na disciplina Psicologia Aplicada à Administração..

Instituto Euvaldo Lodi - DF, IEL/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Especialização em MBA, Carga horária: 4
Outras informações
Ensino no curso de Especialização em MBA em Gestão Industrial, disciplina Gestão de Projetos.


UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Ensino nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Inovação e Design Thinking, MBA Inovação e Futurismo, MBA Empreendedorismo e Gestão de Pessoas, e MBA Empreendedorismo em E-Business, disciplina Desenvolvimento Sustentável.



Linhas de pesquisa


1.
Gestão e execução do projeto: Learn to Manager (L2M) para promoção da geração, desenvolvimento, estudos, formação e aproveitamento de tecnologias voltadas para projetos de interesse educacional e social.
2.
Gest/a
3.
Gestão e execução do Projeto: Pesquisa em identificação e mapeamento de cadeia de valor, de processos de negócio, de relacionamentos; análise de processos; elaboração de planejamento estratégico; definição controles; implementação de mudanças. (FUBRA).
4.
Gestão e execução do projeto: Pesquisa e desenvolvimento do Curso de Mestrado Profissionalizante em Engenharia Elétrica firmado entre a FUB/CDT e Brasil Telecom. (CDT).
5.
Gestão e execução do projeto: Pesquisa e desenvolvimento dos Cursos de capacitação técnica e científica para Agência Nacional de Telecomunicação. (CDT).
6.
Gestão e execução do projeto: Pesquisa e desenvolvimento MPRO (Modelo de Projetos para Serviços de TI) visando melhoria / desenvolvimento de processos necessários para melhor utilização dos recursos na operacionalização de serviços de TI. (FAPDF)
7.
Gestão e execução do projeto: apostila preparatória para a prova de certificação em Tecnologia da Informação para o Banco do Brasil. (FUBRA).
8.
Execução de pesquisa para Curso de ?Especialização em Gestão Integrada em Saneamento? - Hydroaid. (FUBRA).
9.
Gestão e execução referente a governança de TI do projeto: Reavaliação da gestão estratégica da informação, instrumentos e infraestrutura, no contexto da implementação assistida e validação da revisão do PDTI da SOF.
10.
Pesquisa e desenvolvimento referente ao projeto: Capacitação dos servidores do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e órgãos diversos da administração pública federal e participação na elaboração do conteúdo do curso. (CDT).
11.
Gestão e execução do projeto: Arquitetura do Negócio Aplicada a ENAP. (CDT).


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Pesquisa de Gestão Integrada Colaborativa
Descrição: Gestão integrada das informações organizacionais alinhadas ao desempenho da gestão convencional com a gestão horizontal orientada à processos e competências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Karoll Haussler Carneiro Ramos - Integrante / Lana Montezano - Integrante / Andressa Oliveira Pinheiro - Integrante / JÚNIOR, ROGÉRIO LEAL - Integrante / Evaldo César Cavalcante Rodrigues - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Network and Service Management


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Gestão de Processos.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Segundo lugar tecnologia: Prêmio Jabuti, Câmara Brasileira do Livro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENELAU, S.2017MENELAU, S. ; BOARETTO, C. D. ; RAMOS, K.H.C. ; CARVALHO, P. L. . Virtual Bank Service Contracting: Aspects About Professional Skills. SODEBRÁS, v. 12, p. 28-34, 2017.

2.
RAMOS, K.H.C.;RAMOS, KAROLL HAUSSLER CARNEIRO2016RAMOS, K.H.C.; SOUSA JUNIOR, R. T. ; COSTA, J. P. C. L. ; VIEIRA, T. P. V. . Discovering Critical Success Factors for Information Technologies Governance through Bibliometric Analysis of Research Publications in This Domain. Information (Yamaguchi), v. 18, p. 501-520, 2016.

3.
RAMOS, K.H.C.;RAMOS, KAROLL HAUSSLER CARNEIRO2016RAMOS, K.H.C.; MENELAU, S. . Gestão de Processos de Negócio e Configuração de Valor para Consultoria de Alto Desempenho. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 7, p. 100, 2016.

4.
RAMOS, K.H.C.;RAMOS, KAROLL HAUSSLER CARNEIRO2015RAMOS, K.H.C.; SOUSA JUNIOR, R. T. . Bibliometric Analysis of Enterprise Architecture in the Public Administration. Information (Yamaguchi), v. 18, p. 501-520, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. . Gestão e Governança de TI: Arquitetura e Alinhamento entre Sistemas de Informação e o Negócio. Rio de Janeiro: LTC, 2010. v. 3000.

Capítulos de livros publicados
1.
RAMOS, K.H.C.. Advances in Business and Management. In: William D. Nelson. (Org.). A Methodological Process to the Identification and the Verification of the Critical Success Factors in IT Governance on the Public Administration. 1ed.New York: Nova Science Publishers, 2017, v. 13, p. 39-75.

2.
RAMOS, K.H.C.; LIMA, J. F. ; DEUS, F. E. ; MOLINARO, L. F. R. . Analysis of social media in administration: epistemological and practical considerations. In: Maria Manuela Cruz Cunha; Patrícia Gonçalvez; Nuno Lopes; Eva Maria Miranda; Goran D. Putnik. (Org.). Handbook of Research on Business Social Networking: Organizational, Managerial and Technological Dimensions. : , 2011, v. 1, p. -.

3.
RAMOS, K.H.C.; MOLINARO, L. F. R. ; ROCHA, A. S. ; Maranhão, A.C.K. ; DEUS, F. E. . Enterprise Architecture Applied Towards Sustainable IT Governance. In: Teuteberg. (Org.). Corporate Environmental Management Information System. 1ed.: Igi Global, 2010, v. 1, p. -375.

4.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; ABDALLA JUNIOR, H. ; AFFONSO NETO, A. ; SILVA, J. M. ; DEUS, F. E. . Governance and Management of Information Technology: Decomposing the Enterprise in Modular Building Blocks Based on Enterprise Architecture and Business Oriented Services. In: Cruz-Cunha (Polytechnic Institute of Cavado and Ave, Portugal); Joao Varajao (University of Tras-os-Montes e Alto Duoro, Portugal). (Org.). Enterprise Information Systems Design, Implementation and Management: Organizational Applications. : IGI Global, 2010, v. 1, p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; LIMA, J. F. . Mudanças no Perfil Cobiçado do Profissional de TI e Telecom.. Information Week, 10 nov. 2008.

2.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; CASTRO, M. . O currículo do super profissional de TI e Telecom na era do conhecimento. TI INSIDE, 11 set. 2008.

3.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; CASTRO, M. . O novo profissional de TI e telecom na era do conhecimento. TI INSIDE.

4.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; CASTRO, M. . Modelos de gestão na era do conhecimento. TI INSIDE.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEAL JUNIOR, R. ; PINHEIRO, O. A. ; RAMOS, K.H.C. . Gestão de Processos de Negócio e Configuração de Valor para Consultoria de Alto Desempenho. In: XXXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ENEGEP 2017), 2017, Joinville. XXXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2017.

2.
PINHEIRO, O. A. ; RAMOS, K.H.C. ; LEAL JUNIOR, R. . Análise Bibliométrica da Literatura sobre Business Process Management. In: XXXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ENEGEP 2017), 2017, Joinville. XXXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2017.

3.
PINHEIRO, ANDRESSA OLIVEIRA ; RAMOS, KAROLL HAUSSLER CARNEIRO ; BRANDÃO, RAMON GOMES ; JÚNIOR, ROGÉRIO LEAL . CONTRIBUTIONS OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT AND RESEARCH WITH ICT USERS FOR RESTRUCTURING THE ICT SUBSYSTEM IN THE SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL. In: 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2017, São Paulo, 2017. p. 3887.

4.
RAMOS, K.H.C.. Fatores Críticos de Sucesso Propulsores de Alto Desempenho em Governança de TI na Administração Pública. In: VI Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2016, Ponta Grossa. Anais CONBREPRO 2016, 2016.

5.
RAMOS, K.H.C.. Visão por Processos na Governança de TIC: Um Método para Esclarecer os Maus Entendidos deste Conceito pelos Diversos Agentes. In: VI Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2016, Ponta Grossa. Anais CONBREPRO 2016, 2016.

6.
RAMOS, K.H.C.; VIEIRA, T. P. V. ; COSTA, J. P. C. L. ; SOUSA JUNIOR, R. T. . Análise Multidimensional de Fatores Críticos de Sucesso em Governança de TI na Administração Pública Federal à Luz dos Dados de Controle Externo. In: CONTECSI, 2015, São Paulo. 12ª Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação e Gestão de Tecnologia, 2015.

7.
RAMOS, K.H.C.; VIEIRA, T. P. V. ; COSTA, J. P. C. L. ; SOUSA JUNIOR, R. T. . Identifying Relevant It Governance Critical Success Factors By Means Of Bibliometric Analysis. In: The Seventh International Conference on Information, 2015, Taiwan. The Seventh International Conference on Information, 2015.

8.
CASTRO, M. ; RAMOS, K.H.C. ; MOLINARO, L. F. R. . Information and Communications Technology?s Professionals Profile; Executives? Perceptions Analysis. In: European Conference on Information Management and Evaluation, 2010, Lisboa. The 4 th European Conference on Information Management and Evaluation, 2010.

9.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; SOUTO, Guilherme Pereira . Modelo de Maturidade para Arquitetura Corporativa de TI. In: 5ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información, 2010, Santiago de Compostela. 5ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información, 2010.

10.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; Orlandi, Tomás Roberto Cotta ; ABDALLA JUNIOR, H. . Enterprise Architecture to IT Governance: An Approach based on Component Business Model and Performance Levels. In: CENTERIS?2010 - Conference on ENTERprise Information Systems ? aligning technology, organizations and peo, 2010, Viana do Castelo. CENTERIS?2010 - Conference on ENTERprise Information Systems ? aligning technology, organizations and peo, 2010.

11.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; ABDALLA JUNIOR, H. ; SILVA, J. M. ; DEUS, F. E. ; AFFONSO NETO, A. . Governance and Management of Information Technology: Decomposing the Enterprise in Modular Building Blocks Based on Enterprise Architecture and Business Oriented Services. In: Conference on Enterprise Information Systems, 2009, Porto. Conference on ENTERprise Information Systems ? aligning technology, organizations and people, 2009.

12.
LIMA, J. F. ; ABDALLA JUNIOR, H. ; RAMOS, K.H.C. . Estratégias para Melhorar a Qualidade dos Serviços de Tecnologia da Informação prestados por um Núcleo Acadêmico. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2008, São Paulo. XXXVI COBENGE, 2008, 2008.

13.
LIMA, J. F. ; AMARAL, A.O. ; MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; ABDALLA JUNIOR, H. . Dinâmica de Sistemas na Gestão de Projetos: Aplicação do Ponto de Inflexão. In: Conferencia IADIS Ibero Americano, 2008, Lisboa. Conferencia IADIS Ibero Americano WWW/INTERNET 2008, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, K.H.C.; VIEIRA, T. P. V. ; COSTA, J. P. C. L. ; SOUSA JUNIOR, R. T. . Análise Multidimensional de Fatores Críticos de Sucesso em Governança de TI na Administração Pública Federal à Luz dos Dados de Controle Externo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; Orlandi, Tomás Roberto Cotta ; ABDALLA JUNIOR, H. . Enterprise Architecture to IT Governance: An Approach based on Component Business Model and Performance Levels. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; ABDALLA JUNIOR, H. ; SILVA, J. M. ; DEUS, F. E. ; AFFONSO NETO, A. . Governance and Management of IT: Decomposing the Enterprise in Modular Building Blocks Based on Enterprise Architecture and Business Oriented Services. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BULAT, M. ; RAMOS, K.H.C. ; LEAL, A. . Mapeamento do processo Matrícula para IESB. 2013.

2.
RAMOS, K.H.C.; MONTEZANO, Lana . Relatório de mapeamento e redesenho da Central de Pagamentos da CASSI (Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil). 2010.

3.
RAMOS, K.H.C.. Gerenciamento dos processos da Divisão de Recursos Humanos do TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal). 2008.

4.
RAMOS, K.H.C.. Modelagem, Mapeamento e Quantificação de Processos da ADASA (Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal). 2008.

5.
RAMOS, K.H.C.. Mapeamento de Processos para Furnas Centrais Elétricas. 2007.

6.
RAMOS, K.H.C.. Definição do Modelo de Consultoria e Metodologia da (AD&M) Análise Diretrizes e Métodos. 2007.

7.
RAMOS, K.H.C.. Diagnóstico Empresarial para a Rede Tokio de Supermercados. 2007.

8.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. . Gerenciamento de Processos para o Núcleo de Multimídia e Internet da Universidade de Brasília. 2006.

9.
RAMOS, K.H.C.. Pesquisa de Mercado para Núcleo de Multimídia e Internet da Universidade de Brasília. 2005.

Processos ou técnicas
1.
RAMOS, K.H.C.. Modelo de Processos de Negócio de Consultoria em Administração. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
RAMOS, K.H.C.. Banca Examinadora do Prêmio Nacional da Qualidade. 2008.

2.
RAMOS, K.H.C.. Avaliação de Relatório de Gestão da AD&M. 2008.

3.
RAMOS, K.H.C.. Banca Examinadora do Prêmio Nacional de Qualidade. 2007.

4.
RAMOS, K.H.C.. Relatório de Boas Práticas. 2007.

5.
RAMOS, K.H.C.. Avaliação do Relatório de Gestão da AD&M. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA JUNIOR, R. T. ; RAMOS, K.H.C. ; CANEDO, D.E. ; DRUMMOND, C.A. ; GEORGES, A. D. . Fundamentos de Governança de TI. Módulo I: Visão geral da organização. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso).

2.
SOUSA JUNIOR, R. T. ; RAMOS, K.H.C. ; CANEDO, D.E. ; DRUMMOND, C.A. ; GEORGES, A. D. . Fundamentos de Governança de TI. Módulo III: Visão geral da organização de TI. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso).

3.
SOUSA JUNIOR, R. T. ; RAMOS, K.H.C. ; CANEDO, D.E. ; DRUMMOND, C.A. ; GEORGES, A. D. . Fundamentos de Governança de TI. Módulo IV: Governança de TI. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso).

4.
SOUSA JUNIOR, R. T. ; RAMOS, K.H.C. ; CANEDO, D.E. ; DRUMMOND, C.A. ; GEORGES, A. D. ; SANTOS, E.L. . Fundamentos de Governança de TI. Módulo V: Boas práticas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso).

5.
SOUSA JUNIOR, R. T. ; RAMOS, K.H.C. ; CANEDO, D.E. ; DRUMMOND, C.A. ; GEORGES, A. D. . Fundamentos de Governança de TI. Módulo II: Governança corporativa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso).

6.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; CASTRO, M. . Tópicos em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação: entendendo e gereciando áreas de TI. 2008. (Desenvolvimento de apostila didática ou instrucional - CD-ROM).

7.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; CASTRO, M. . Tópicos em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação: governança e direcionamento em áreas de TI. 2008. (Desenvolvimento de apostila didática - CD ROM).

8.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; CASTRO, M. . Tópicos em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação: governança e entrega em áreas de TI. 2008. (Desenvolvimento de apostila didática - CD ROM).

9.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; CASTRO, M. . Tópicos em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação: visão funcional e base de conhecimento em áreas de TI. 2008. (Desenvolvimento de apostila didática - CD ROM).

10.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; CASTRO, M. . Tópicos de Gestão e Graduação de Tecnologia da Informação: visão geral das principais coleções de melhores práticas aplicadas às áreas de TI: BSC®, COBIT®, ISO 17799, PMBOK®, ITIL® e CMMI®. 2008. (Desenvolcimento de apostila didática - CD ROM).

11.
MOLINARO, L. F. R. ; RAMOS, K.H.C. ; CASTRO, M. . Tópicos em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação: governança e desenvolvimento em áreas de TI. 2008. (Desenvolvimento de apostila didática - CD ROM).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, E. C. C.; SILVA, R. B.; GUIMARAES, T. A.; RAMOS, K.H.C.. Participação em banca de Érico Lima Maureira Costa.Análise da Logística de Distribuição nas Empresas. 2017.

2.
ESMERALDO, L.A.; RAMOS, K.H.C.. Participação em banca de Sara Maciel Bezerra Diniz.Planejamento Estratégico de Marketing como Ferramenta para Melhorar os Resultados da AIESEC. 2013.

3.
ESMERALDO, L.A.; RAMOS, K.H.C.. Participação em banca de Bernado Nascimento Vale.Patrocínio Esportivo como Ferramenta de Comunicação em Grandes Eventos. 2013.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FORECI - Fórum Regional dos Profissionais Corretores de Imóveis.Como utilizar bem e obter resultados na WEB. 2011. (Outra).

2.
CENTERIS'2009 - Conference on ENTERprise Information Systems ? aligning technology, organizations and people. Governance and Management of IT: Decomposing the Enterprise in Modular Building Blocks Based on Enterprise Architecture and Business Oriented Service. 2009. (Congresso).

3.
V Simposio Brasileiro de Sistemas de Informação. 2009. (Simpósio).

4.
Congresso Nacional de Profissionais de Administração e Gestão. 2008. (Congresso).

5.
Junior Emterprise World Conference. Enterprise Diagnosis. 2008. (Congresso).

6.
Junior Enterprises World Conference 2008. High Impact Diagnosis. 2008. (Congresso).

7.
Congresso Nacional de Profissionais de Administração e Gestão. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LI, L. ; KUO, T. ; RAMOS, K.H.C. . Seventh International Conference on Information. 2015. (Congresso).

2.
RAMOS, K.H.C.. V Feira de Negócios e Inovação. 2014. .

3.
RAMOS, K.H.C.; LEAL, A. ; BULAT, M. ; RODRIGUES, Ana Luiza . Copa das Confederações / Staff dos seis camarotes Business Seat. 2013. (Outro).

4.
RAMOS, K.H.C.. Brasília Youth to Business Fórum. 2013. (Outro).

5.
RAMOS, K.H.C.. Feira Empresarial. 2013. .

6.
BAYER, A. ; RAMOS, K.H.C. . I Semana do Gestor Empreendedor. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Laura Beatriz Assis Pereira. Sugestões para Complementação no Projeto Pedagógico do Curso de Estética Sob a Ótica do Bem Estar. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Karoll Haussler Carneiro Ramos.

2.
Ronaldo Pires da Rocha. A Prática Esportiva como Ferramenta para um Melhor Aproveitamento Acadêmico. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Karoll Haussler Carneiro Ramos.

3.
Walkyria Gomes de Sousa. A Importância da Família no Desenvolvimento da Educação Infantil no Brasil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Karoll Haussler Carneiro Ramos.

4.
Súliva Rúbia Libardi Rodrigues Chaves. Entendendo criança com TDAH no contexto escolar. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Karoll Haussler Carneiro Ramos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leila Fernandes dos Sandos. Estudo Comparativo do Uso das Mídias Sociais em Processo Seletivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Karoll Haussler Carneiro Ramos.

2.
Thiago de Magalhães Ferreira. Análise da Metodologia de Gestão de Processos da Área de Publicidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Karoll Haussler Carneiro Ramos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 7:50:18