Karen Amaral Sacconi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6073933555776831
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Possui graduação em Letras Português/Grego pela Universidade de São Paulo (2007) e mestrado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2012). Atuou como professora de grego antigo no Centro de Línguas - FFLCH/USP e monitora de grego antigo no projeto Minimus. Atualmente é professora substituta de literatura grega na UNESP-Araraquara, tradutora e doutoranda do programa de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP, na área de comédia antiga. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karen Amaral Sacconi
Nome em citações bibliográficas
SACCONI, K. A.


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Letras Clássicas e Vernáculas.
FFLCH-USP, FFLCH-USP, Brasil.
Título: Tradução e estudo dos fragmentos atribuídos a Aristófanes,
Orientador: Adriane da Silva Duarte.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Comédia; Aristófanes; fragmentos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2008 - 2012
Mestrado em Letras (Letras Clássicas).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estudo e Tradução da Electra de Eurípides,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Adriane da Silva Duarte.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: matricídio; tragédia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.
2003 - 2007
Graduação em Letras Português/Grego.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O escravo nas comédias de Aristófanes.
Orientador: Adriane da Silva Duarte.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Atuação Profissional



Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro de Línguas - FFLCH/USP, CL - FFLCH?USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de grego antigo, Carga horária: 8


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de grego antigo no projeto Minimus, Carga horária: 2


Prefeitura de São Bernardo do Campo, PREF. DE SBC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Contemplada em edital público, Enquadramento Funcional: Coordenadora


Museu de Arte Sacra de São Paulo, MAS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Trabalhador temporário, Enquadramento Funcional: Arte-educador, Carga horária: 30


UNESP - Campus de Araraquara, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 12
Outras informações
Professora substituta do departamento de linguística, ministrando as seguintes disciplinas para o curso de graduação: "Literatura grega VIII - Retórica", "Literatura grega II - Poesia Épica" e "O herói na literatura grega".



Projetos de extensão


2014 - 2014
Projeto Minimus: Grego e Latim no Ensino Fundamental
Descrição: O projeto visa introduzir, durante o período experimental de um ano, o estudo do latim e do grego, respectivamente no 6º e 4º ano do Ensino Fundamental, na grade curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima. Pesquisas realizadas desde 1920 nos EEUU comprovam a eficácia do estudo do latim e do grego como forma de aperfeiçoar a proficiência dos alunos na língua materna, de facilitar a aprendizagem de outras línguas estrangeiras e de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997). Além disso, notou-se uma melhoria na auto-estima e motivação desses alunos, provavelmente devido ao melhor desempenho nas matérias básicas (no caso, em inglês e matemática) e por causa da adquisição de noções de cultura clássica, às quais não tinham acesso. Dois métodos de ensino, largamente empregados na Inglaterra e EEUU ("Athenaze", Oxford University Press, 2011; "Minimus", Cambridge University Press, 1999) e criados especificamente para alunos dessas faixas etárias, serão traduzidos e adaptados pelos discentes que ministrarão as aulas de língua. Portanto, o Projeto Minimus visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo, de modo a verificar em que medida, na EMEF Desembargador Amorim Lima, após um ano de estudo, verifica-se (ou não) um melhor desempenho acadêmico dos alunos quanto à leitura, à compreensão da gramática e à resolução de problemas, e se esses métodos são eficazes em nosso contexto. Além das aulas de língua, o Projeto inclui aulas "especiais" no final de cada mês, ministradas por 16 professores doutores da FFLCH, sobre mitos para o 4o ano e, para o 6o ano, aulas sobre o teatro, a filosofia, a historiografia, a épica e a lírica da antiguidade clássica. Essas aulas oferecerão aos alunos uma introdução à mitologia e aos diversos gêneros literários, aos autores e às obras clássicas, ampliando os seus horizontes culturais e, ao mesmo tempo, motivando a aprendizagem do grego e do latim..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - 2014
Projeto Lendo os Gregos
Descrição: O projeto Lendo os Gregos foi premiado pelo Edital VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) da Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo e visa a formação de leitores das obras clássicas gregas através de (a) um ciclo de palestras sobre os textos clássicos, que ocorrerá em uma das bibliotecas públicas da cidade, e (b) doação à biblioteca de material de incentivo à leitura das obras, como painéis temáticos que ficarão em exposição no seu espaço de circulação, bem como exemplares das obras tratadas nas palestras..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2013
Curso livre de teatro grego
Descrição: Ciclo de quatro palestras sobre teatro grego, abordando a tragédia, a comédia e a Poética de Aristóteles. O curso é voltado para o público em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SACCONI, K. A.2017SACCONI, K. A.. O banquete poético em Geritades, de Aristófanes. Phaos - Revista de Estudos Clássicos, v. 17, p. 269-288, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
SACCONI, K. A.. Heraîa: casamento e fertilidade na Electra de Eurípides. In: Adriane da Silva Duarte; Zélia de Almeida Cardoso. (Org.). A representação dos deuses e do sagrado no teatro greco-latino. 1ed.São Pauo: Humanitas, 2013, v. , p. 97-107.

Apresentações de Trabalho
1.
SACCONI, K. A.. Os Convivas, de Aristófanes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SACCONI, K. A.. Geritades de Aristófanes: um banquete de versos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SACCONI, K. A.. Geritades, de Aristófanes: um banquete de versos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SACCONI, K. A.. Geritades, de Aristófanes, e o banquete de versos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SACCONI, K. A.. As fontes dos fragmentos de Aristófanes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SACCONI, K. A.. As fontes dos fragmentos de Aristófanes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SACCONI, K. A.. Heraia: casamento e fertilidade na Electra de Eurípides. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SACCONI, K. A.. A amizade na Electra de Eurípides. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas.Héracles e Convivas de Aristófanes. 2018. (Seminário).

2.
V Congreso Internacional de Estudios Clásicos en Mexico. Geritades de Aristófanes: um banquete de versos. 2017. (Congresso).

3.
XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Os Convivas, de Aristófanes. 2017. (Congresso).

4.
XXII Seminário de Teses em Andamento (SETA).Geritades, de Aristófanes: um banquete de versos. 2016. (Seminário).

5.
XXV Semana de Estudos Clássicos da UFRJ.Geritades, de Aristófanes, e o banquete de versos. 2016. (Seminário).

6.
VII Seminário de Pós-graduação de Letras Clássicas da USP.As fontes dos fragmentos de Aristófanes. 2015. (Seminário).

7.
XX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. As fontes dos fragmentos de Aristófanes. 2015. (Congresso).

8.
V Colóquio do Grupo de Pesquisa Estudos sobre o Teatro Antigo:A narrativa no Drama. 2014. (Outra).

9.
17th Annual Seminar Course on Ancient Greek Literature and Culture. 2011. (Seminário).

10.
III Colóquio do Grupo de Pesquisa "Estudos sobre o Teatro Antigo".Heraia: casamento e fertilidade na Electra de Eurípides. 2010. (Outra).

11.
Encontro de Pós-graduandos da FFLCH/USP.A amizade na Electra de Eurípides. 2009. (Encontro).

12.
Seminário de Filosofia Antiga "Les fonctions ontologiques des catégories aristotéliciennes". 2008. (Seminário).

13.
13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.O escravo em Aristófanes: uma análise da cena inicial de As Rãs. 2005. (Simpósio).

14.
VI Congresso da SBEC / XV Ciclo de debates em História Antiga. 2005. (Congresso).

15.
XII Congresso da Federação Internacional de Estudos Clássicos. 2004. (Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovada em quarto lugar no concurso para professor substituto de grego da UFRJ, edital n. 303, de 09/06/2017, publicado no DOU de 5 de julho de 2017, seção 3, p. 73. Aprovada em quarto lugar no concurso para professor assistente do depto. de Letras da UFJF, edital n. 19/2014-PRORH, publicado no DOU de 14/04/2014, p. 3. Membro do grupo de pesquisa Estudos sobre o Teatro Antigo, certificado no site do CNPq.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 5:20:07