Luiza Helena Guimarães Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0742575946946921
  • Última atualização do currículo em 01/05/2018


Pesquisadora-artista de comunicação, midiarte, performance e tecnologias da inteligência e subjetividade. Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação - ECO/UFRJ - (2005-2007); Doutora pelo Núcleo de Subjetividade da PUC - SP, com estágios financiados pela CAPES na Facultad de Educación Visual y Plástica y Comunicación Audiovisual Nenhum laboratório de mídia interativa, ambos da Universidade de Barcelona - ES (2008-2012); Pós­​-​doutora em Comunicação e Cultura pela UERJ (2015-2017). Pesquisadora do CIBERIDEA - ECO-UFRJ (2007 - 2014); pesquisadora do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais - LABOGAD - UNIRIO - RJ (2018-); pesquisadora do TransObjetO - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) - PUC-SP (2018-). Membro da comissão organizadora e científica do I Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio2018, coordenadora do Eixo de Artes de Expressões Digitais e curadora da exposição DizVirtual - RV (do LAA- Museu do Amanhã /no Centro Cultural da FGV) desse mesmo congresso. Realizo trabalhos de interferências arquitetônica e urbana, vídeo, som, web arte, performance, telepresença, live cinema, entre outros. Criei e dirigi a realização das instalações de expanded cinema: - EntangledNET, 2006; - Sagradas Torres, filmado nas Torres do Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona - ES, 2011 (apoio da equipe do Hangar-BCN, música J. Torello, gravação e edição J. Jordana); - #EntrancedEarth_Panorama que reúne, data sciencee a crise ambiental mundial, 2016 (apoio do Media LAB / UFG, GEGRADI / UFPel, da empresa de Inteligência Computacional TWIST, com música eletroacústica de Ricardo Dal Farra da Concordia University). Sou sócia fundadora e diretora da empresa MediArt.LIVE. Site: http://luizaguimaraes.art.br Vimeo: vimeo.com/luizahguimaraes (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiza Helena Guimarães Ferreira
Nome em citações bibliográficas
GUIMARÃES, Luiza. H. F.;GUIMARÃES, Luiza. H.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em Universitat de Barcelona (Orientador: Antoni Mercader Capellá).
Título: CINEMA VIVO: para além dos desejos con-sagrados, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Suely Belinha Rolnik.
Coorientador: Antoni Mercader Capellà.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Subjetividade; cinema; Performance.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2005 - 2007
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Laboratório Entanglednet: Dispositivos Comunicacionais com a Marca do Desejo,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Henrique Antoun.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
1990 - 1990
Especialização em Ciência dos Alimentos. (Carga Horária: 162h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O aproveitamento dos subprodutos da tecnologia de laticínios pode servir como medida preventiva de doenças nutricionais?.
1982 - 1982
Especialização em Metodologia do Ensino para a Área de Ciências. (Carga Horária: 360h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: A vivência da criação de sementeiras em escolas pode ser um método de ensino que se reflita na melhora do estado nutricional e da aprendizagem de crianças em idade de alfabetização?.
1978 - 1981
Graduação em Nutrição.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ARTEMÍDIA.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Atuação Profissional



Faculdade de Comunicação Social, FCS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Covidado, Carga horária: 6
Outras informações
Docente convidada para assumir a Disciplina de Teoria da Comunicação I - Faculdade de Comunicação Social - Universidade Estadual do Rio de janeiro- UERJ

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Pós-doutorado, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
O projeto "MIDIARTE E JOGO DESEJANTE: criação de uma arquitetura e de tecnologias para construção de um Panorama, imersivo e interativo, e os processos de subjetivação implicados", refere-se à criação de um Panorama, caracterizado por ser um dispositivo de multimídia de grande dimensão física, em 360º, 3D, imersivo e interativo, possivelmente capaz de instaurar um jogo estético, ético e político. Interessa-nos as teorias e práticas relativas a utilização e desenvolvimento de tecnologias, como: softwares e hardwares de captura e projeção de imagens em superfícies circulares e em 3D, mineração e visualização de dados, inteligência computacional, música eletroacústica, entre outros. Em relação às pesquisas em subjetividade o enfoque recai sobre os criadores de midiarte que acrescentam à poética de seus trabalhos a dimensão científica e política da realidade. Trabalhos assim, pretendem ser capazes de provocar um tensionamento entre as linhas de força do real visível e dizível e do real invisível e indizível. No contexto da midiarte, para distinguir estes dois modos de ativação do desejo venho definindo o termo "jogo desejante". Tendo como supervisor de Pós-doutorado o Prof. Dr. Erick Felinto, uma nova luz está sendo lançada sob esta designação. Já em relação a produção prática e a difusão do Panorama, estamos trabalhando em redes de parcerias nacionais e internacionais. Contamos com os centros de pesquisas e produção de mídias, como o Media LAB / UFG, dirigido pelo Prof. Dr. Cleomar Rocha, o GEGRADI / UFPel, representado pela Profa. Dra. Adriane Borda, também com a empresa de Inteligência Computacional TWIST e com a empresa MediArte.LIVE da qual sou sócia fundadora. No exterior, com as redes, já consolidadas, de eventos internacionais como a Conferência Balance-Unbalance e o Projeto Understanding Visual Music, dirigidos pelo professor da Concordia University, Dr. Ricardo Dal Farra.



Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE), CAPES - Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2010
Programa Estágio de Curta Duração Capes/Fundação Carolina, Programa Capes/Fundação Carolina.
2008
Bolsa de Doutorado em Psicologia Clínica- Núcleo de Subjetividade-PUC-SP, CAPES.
2005
Bolsa de Mestrado em Comunicação e Cultura ECO-UFRJ, CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.2011GUIMARÃES, Luiza. H. F.. O QUE ESTÁ ACONTECENDO?. Polêm!ca, v. 10, p. 1, 2011.

2.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.2009GUIMARÃES, Luiza. H. F.. A Força Bruta da Fragilidade. Bibliocom (São Paulo), v. 2, p. 1, 2009.

3.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.2008GUIMARÃES, Luiza. H. F.. O Cinema Interativo e o Jogo: Brincar entre as superfícies sensíveis das imagens e do mundo mediado pelas tecnologias de comunicação. #10.art, v. 7, p. 1-12, 2008.

4.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.2008GUIMARÃES, Luiza. H. F.. A Força Bruta da Fragilidade. Contemporanea (UFBA. Online), v. 6, p. 1-4, 2008.

5.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.2006GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Enredar: ?A arte de organizar encontros?. BOCC. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, v. 10, p. 1-11, 2006.

6.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.2006GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Entangled: dispositivo panorâmico artístico-ativista em rede de comunicação e cooperação. UNIrevista (UNISINOS), v. 10, p. 1-12, 2006.

7.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.2006GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Entangled: dispositivo panorâmico artístico-ativista em rede de comunicação e cooperação. Razón y Palabra, v. 56, p. 1-12, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. O Cinema Interativo e o Jogo: brincadeira entre as superfícies sensíveis das imagens e do mundo mediado pelas tecnologias de comunicação. In: Suzete Venturelli. (Org.). Arte e Tecnologia: para compreender o momento atual e pensar o contexto futuro da arte. 1ed.Brasília-DF: UNB, 2009, v. 1, p. 146-152.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUIMARÃES, Luiza. H.. Luiza Guimarães - Sagradas Torres / Sacred Towers. VISUAL MUSIC: INTERAÇÕES MÚSICA IMAGEM, UNB- Brasília - DF, p. 18 - 20, 02 jan. 2016.

2.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Enredar:' A Arte de Organizar Encontros'. Revista ECO-PÓS, http://www.pos.eco.ufrj.br, p. 01 - 12, 29 jun. 2005.

3.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. A Força Bruta da Fragilidade. Contemporanea (Salvador. Impresso), p. 1 - 4.

4.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Enredar: 'A Arte de Organizar Encontros'. Recensio- Revista de Recensões de Comunicação e Cultura & Labcom: Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-Line, UBI (Univ. da Beira Interior), p. 1 - 11.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÃES, Luiza. H.. DESLOCAMENTOS ENTRE LATITUDES E LONGITUDES1. In: 15° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#15.ART): arte, ação e participação, 2017, Brasília - DF. Mutações, Confluências e Experimentações na Arte e Tecnologia, 2016.

2.
GUIMARÃES, Luiza. H.. Jogo Desejante e Dinâmicas entre Visibilidades e Invisibilidades de Dados Informacionais. In: SIIMI - Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas, 2016, Goiânia- GO. SIIMI. Goiás: MediaLab da UFG, 2016.

3.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. O Cinema Interativo e o Jogo: Brincar entre as superfícies sensíveis das imagens e do mundo mediado pelas tecnologias de comunicação. In: 7° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: para compreender o momento atual e pensar o contexto futuro da arte, 2008, Brasília - DF. 7° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2008.

4.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Desejos X Cibernética X Internet. In: ALAIC - Associación Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2008, México, D.F. México. IX Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2008.

5.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Desdobramentos do Projeto Experimental Entanglednet. In: CONECO 1º Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação do Rio de Janeiro - Coordenação dos Programas de Pós-graduação em Comunicação-RJ, 2006, Rio de Janeiro-RJ. I CONECO-RIO, 2006.

6.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Entangled: Dispositivo panorâmico artístico-ativista em rede de comunicação e cooperação. In: VIII Congresso Latino-americano de Ciências da Comunicação (ALAIC), 2006, São Leopoldo - RS. VIII Congresso Latino-americano de Ciências da Comunicação (ALAIC), 2006.

7.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Enredar: A Arte de Organizar Encontros. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005, Rio de Janeiro-RJ. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. A Marca do Desejo nos Dispositivos Comunicacionais Contemporâneos.. In: Semana de Informática 2007 - Universidade Estácio de Sá, 2007, Rio de Janeiro-RJ. Semana de Informática 2007, 2007.

2.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Dispositivo Panorâmico Ativista Mediado por Computador. In: II Encontro de História da Arte Teoria e História da Arte - FCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Unicamp, 2006, Campinas - SP. II ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IFCH/UNICAMP, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARÃES, Luiza. H.. MIDIARTE E CIÊNCIA DE DADOS Produção de Imaginários e Processos de Subjetivação Contemporâneos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GUIMARÃES, Luiza. H.. Jogo Desejante e Dinâmicas entre Visibilidades e Invisibilidades de Dados Informacionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GUIMARÃES, Luiza. H.. Deslocamentos entre Latitudes e Longitudes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
GUIMARÃES, Luiza. H.. Deslocamentos entre Latitudes e Longitudes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CARVALHO, A. A. ; GUIMARÃES, Luiza. H. F. . Universidade das Culturas: percursos entre saberes, fazeres e desejos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. O que está acontecendo?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.; Costa, L. C. da ; MATTOS, D. . Políticas de Subjetivação e os Dispositivos Artísticos e Tecnológicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. O Cinema Interativo e o Jogo: Brincar entre as superfícies sensíveis das imagens e do mundo mediado pelas tecnologias de comunicação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Dinâmica dos desejos: Dispositivo Panorâmico Entanglednet, Rizoma e Internet. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. A Marca do Desejo nos Dispositivos Comunicacionais Contemporâneos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Entangled: Dispositivo panorâmico artístico-ativista em rede de comunicação e cooperação.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Desdobramentos do Projeto Experimental Entanglednet. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Dinâmicas do Processo de Constituição da Linguagem e da Vida Tecnologicamente Expandida.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Arte Perfomática e Redes de Comunicação na Contemporaneidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Enredar: A Arte de Organizar Encontros.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Processos e Produção em Performance e Mídia-Arte de Luiza Helena Guimarães. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
GUIMARÃES, Luiza. H.. Performance Mente que Mente. In: Jardim das delícia: Performance em Questão. Edição Bilingue. Rio de Janeiro: Museu da República, 2013 (Fotografia de Performance artística em livro de exposições(Arte Contemporânea no Museu da República)).

2.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. As Economias da Cooperação on-line por Peter Kollock. Rio de Janeiro: Revista ECO-Pós, 2005. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.; Ferreira, Fernando G. . www.entanglednet.org (site). 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Coletivo, J.E. ; GUIMARÃES, Luiza. H. F. ; COSTA, Mauro. S. R. ; LABRA, D. ; MOREIRA, M. ; CARACOL, B. . Jogos de Escuta / Enredar͗r: 'A Arte de Organizar Encontros'. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.; Ferreira, Fernando G. . http://luizaguimaraes.art.br/. 2014; Tema: Site de exposição de trabalho Live Cinema, Expanded Cinema, Intalaçãos, performance, telepresença, vídeo, som, interferência arquitetônica e urbana... Cada trabalho vem acompanhado de textos, comentários, histórico das realizações e links pertinentes. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
GUIMARÃES, Luiza. H.. #EntrancedEarth_PANORAMA. 2016. (Instalação de cinema interativo, imersivo e com data minning em tempo real.).

2.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.; JORDANA, J. M. ; POSADA, A. ; HARAS, M. A. ; TORELLO, J. . Sagradas Torres. 2011. (Dispositivo de Live Cinema).

3.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Projeto experimental e de pesquisa para plataforma digital e tecnologia audiovisual: ENTANGLEDNET / tudeseja. 2009. (Platoformas Digitais).

4.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.; Ferreira, Fernando G. ; BORGES, Fabiane ; MARIANA, Mariana . http://www.nucleodesubjetividade.net/. 2009. (Participação de equipe de criadores da rede digital de inserção de conteúdos).

5.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. ENTREFACES. 2009. (Vídeo).

6.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. www.entanglednet.org - Dispositivo Panorâmico Ativista Mediado por Computador. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Painel).

7.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.; FERREIRA, F. G. (colaborador) ; FERREIRA, J. C. P. . urgiapontocom. 2004. (Blog).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Entranced Earth Panorama - Balance Unbalance (#EntrancedEarth_PANORAMA). 2016. Instalação.

2.
GUIMARÃES, Luiza. H.. Entranced Earth Panorama - Festival de la Imagen (EntrancedEarth_PANORAMA). 2016. Instalação.

3.
GUIMARÃES, Luiza. H.. ‪#‎EntrancedEarth_Panorama‬‬ ‬‬‬. 2016. Instalação.

4.
GUIMARÃES, Luiza. H.. Tertulia Indignats. 2016. Vídeo.

5.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Sagradas Torres - CCBB - DF. 2015. Instalação.

6.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Branco sobre Branco. 2013. Performance.

7.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Tertúlia INDIGNATS. 2011. Vídeo.

8.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Sagradas Torres. 2011. Instalação.

9.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Making off de Sagradas Torres. 2011. Vídeo.

10.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. INTERFACES TO INTRABODIES e Deriva Sagradas Torres. 2011. WebArt.

11.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. entreFACES. 2009. Vídeo.

12.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. ASSIM É SE LHE PARECE. 2009. Outra.

13.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. MENTE QUE MENTE (vídeo). 2007. Vídeo.

14.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. MENTE QUE MENTE. 2007. Performance.

15.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. MAGNÉTICOS. 2005. Vídeo.

16.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. CATEDRAL DE CÉREBROS (Interferência Arquitetônica). 2004. Instalação.

17.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. MAGNÉTICOS (Performance). 2004. Performance.

18.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. IDAS E VINDAS. 2003. Fotografia.

19.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. RETROTRANSFORMAÇÕES. 2003. Vídeo.

20.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. ESCATOLÓGICO (SOM- CD). 2003. Outra.

21.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. IHMSTC - Instalação Hospitalar Móvel que Segue a Tropa em Combate -. 2003. Vídeo.

22.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. NÓS SABEMOS. 2003. Vídeo.

23.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.; LEANDRO, A. . WEBFIRE. 2003. Vídeo.

24.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. FLUXO//ELO - TRASPASSAGEM (Performance). 2003. Performance.

25.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. TERTÚLIA ONLINE - Rio/NY (Vivência; performance; telepresença). 2003. WebArt.

26.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. GRAVIDEZ NO PHODER. 2002. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Nós Sabemos - Banca Federal (Performance). 2008 (Performance e Vídeo).

2.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. www.entanglednet.org - Dispositivo Panorâmico Ativista Mediado por Computador. 2006.

3.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. www.entanglednet.org (site). 2006.

4.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. www.entanglednet.org (site). 2006.

5.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. IHMSTC - RETROTRANSFORMAÇÕES (Vídeo). 2005.

6.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Coletânea de Vídeos. 2005.

7.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Coletânea de Vídeos. 2005.

8.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Participação radiofônica via IP. 2005.

9.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. PARANGOLENÇOS (Performance). 2005.

10.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. TERTÚLIA Rios- França (Performance). 2005.

11.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. ESCATOLÓGICO (Som). 2003.

12.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. IHMSTC - Instalação Hospitalar Móvel que Segue a Tropa em Combate - (Vídeo). 2003.

13.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. arteVIDEZ. 2003.

14.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. TERTÚLIA (Vivência; Performance). 2003 (Performance- Vivência).

15.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.; PATTACINE, C. . GRAVIDEZ NO PHODER (Performance). 2002 (Performance).

16.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. IHMSTC - Instalação Hospitalar Móvel que Segue a Tropa em Combate - (Performance). 2002.

17.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. EU TROCAREI TU... (Performance). 2002 (Performance).

18.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. RETROTRANSFORMAÇÕES (Performance). 2002.

19.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.; PATTACINE, C. . NÓS SABEMOS (Performance). 2002.

20.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. SENHA-TEULIMITE (Interferência Arquitetônica). 2002.

21.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. SUBVERSÂO (Pintura). 2002.

22.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. TEULIMITE (Instalação). 2002.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#15.ART): arte, ação e participação.DESLOCAMENTOS ENTRE LATITUDES E LONGITUDES: Rastros sensíveis e digitais da temporalidade dos corpos, da midiarte e das redes. 2016. (Encontro).

2.
15° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#15.ART): arte, ação e participação. Tertulia Indignats. 2016. (Exposição).

3.
Balance unBalance:. EARTH CRISIS PANORAMA: Art Panorama and Climate Crisis as Micropolitics of Desires. 2016. (Congresso).

4.
IV Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas. Jogo Desejante e Dinâmicas entre Visibilidades e Invisibilidades de Dados Informacionais. 2016. (Congresso).

5.
Understanding Visual Music - UVM 2015 SYMPOSIUM.Exposição do Dispositivo de Cinema Expandido. 2015. (Simpósio).

6.
Seminário Exploratório Transdisciplinar - EBA - UFRJ.Arte Viva / Cinema Vivo. 2014. (Seminário).

7.
I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura - Pesquisa e produção do conhecimento para além da universidade.Universidade das Culturas: percursos entre saberes, fazeres e desejos.. 2013. (Encontro).

8.
INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação) - XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O que está acontecendo?. 2010. (Congresso).

9.
IV Simpósio ABCiber.Políticas de Subjetivação e os Dispositivos Artísticos e Tecnológicos (Coordenação de Mesa Temática). 2010. (Simpósio).

10.
III Simpósio ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.ENTREFACES. 2009. (Simpósio).

11.
1º ReVer Flusser - Simpósio Internacional sobre Vilém Flusser.Jogo: ?Atividade que tem fim em si mesma.?. 2008. (Simpósio).

12.
4º Congresso Internacional de Comunicação, Cultura e Mídia - coMcult. Jogo: ?Atividade que tem fim em si mesma.?. 2008. (Congresso).

13.
7° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: para compreender o momento atual e pensar o contexto futuro da arte.O Cinema Interativo e o Jogo: Brincar entre as superfícies sensíveis das imagens e do mundo mediado pelas tecnologias de comunicação. 2008. (Encontro).

14.
Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). Desejos X Cibernética X Internet. 2008. (Congresso).

15.
II Simpósio Nacional da ABCIBER - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBECULTURA.Dinâmica dos desejos: Dispositivo Panorâmico Entanglednet, Rizoma e Internet. 2008. (Simpósio).

16.
PRIMER CONGRESO INTERNACIONAL DEL DEPARTAMENTO DE ARTES: ARTES EN CRUCE: PROBLEMÁTICAS TEÓRICAS ACTUALES.O cinema interativo e o jogo: Brincadeira entre as superfícies sensíveis das imagens e do mundo mediado pelas tecnologias de comunicação. 2008. (Simpósio).

17.
Semana de Informática 2007 - Universidade Estácio de Sá.A Marca do Desejo nos Dispositivos Comunicacionais Contemporâneos.. 2007. (Seminário).

18.
CONECO 1º Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação do Rio de Janeiro - Coordenação dos Programas de Pós-graduação em Comunicação-RJ. Desdobramentos do Projeto Experimental Entanglednet. 2006. (Congresso).

19.
II Encontro de História da Arte Teoria e História da Arte - FCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Unicamp.Dispositivo Panorâmico Ativista Mediado por Computador. 2006. (Encontro).

20.
Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação -Tecnologias da Informação e da Comunicação - Universidade de Brasília Faculdade de Comunicação. Dinâmicas do Processo de Constituição da Linguagem e da Vida Tecnologicamente Expandida. 2006. (Congresso).

21.
VIII Congresso Latino-americano de Ciências da Comunicação (ALAIC) UNISINOS - Universidade Do Vale do Rio dos Sinos. Entangled: Dispositivo panorâmico artístico-ativista em rede de comunicação e cooperação. 2006. (Congresso).

22.
Arte Perfomática e Redes de Comunicação na Contemporaneidade -ESMAC - Escola Superior Madre Celeste -Belém - PA.workshop. 2005. (Outra).

23.
Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Enredar: A Arte de Organizar Encontros. 2005. (Congresso).

24.
Seminário Arte, Rito, Rua, Güera - NUAR/UFPA - Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará.A Obra de Arte na Era de sua Conectividade Tecnológica. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUIMARÃES, Luiza. H.. Humanidades Digitais. 2018. (Congresso).

2.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. DizVirtual - RV (do LAA- Museu do Amanhã /no Centro Cultural da FGV). 2018. (Exposição).

3.
GUIMARÃES, Luiza. H.. Transdisciplinary thinking: From BIG DATA to ECO ACTION - Palestra de Ricardo Dal Farra. 2016. (Outro).

4.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Sagradas Torres. 2011. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.2011GUIMARÃES, Luiza. H. F.. O QUE ESTÁ ACONTECENDO?. Polêm!ca, v. 10, p. 1, 2011.

2.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.2006GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Enredar: ?A arte de organizar encontros?. BOCC. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, v. 10, p. 1-11, 2006.

3.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.2006GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Entangled: dispositivo panorâmico artístico-ativista em rede de comunicação e cooperação. UNIrevista (UNISINOS), v. 10, p. 1-12, 2006.

4.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.2006GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Entangled: dispositivo panorâmico artístico-ativista em rede de comunicação e cooperação. Razón y Palabra, v. 56, p. 1-12, 2006.

5.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.2009GUIMARÃES, Luiza. H. F.. A Força Bruta da Fragilidade. Bibliocom (São Paulo), v. 2, p. 1, 2009.

6.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.2008GUIMARÃES, Luiza. H. F.. O Cinema Interativo e o Jogo: Brincar entre as superfícies sensíveis das imagens e do mundo mediado pelas tecnologias de comunicação. #10.art, v. 7, p. 1-12, 2008.

7.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.2008GUIMARÃES, Luiza. H. F.. A Força Bruta da Fragilidade. Contemporanea (UFBA. Online), v. 6, p. 1-4, 2008.


Livros e capítulos
1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. O Cinema Interativo e o Jogo: brincadeira entre as superfícies sensíveis das imagens e do mundo mediado pelas tecnologias de comunicação. In: Suzete Venturelli. (Org.). Arte e Tecnologia: para compreender o momento atual e pensar o contexto futuro da arte. 1ed.Brasília-DF: UNB, 2009, v. 1, p. 146-152.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. A Força Bruta da Fragilidade. Contemporanea (Salvador. Impresso), p. 1 - 4.

2.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Enredar: 'A Arte de Organizar Encontros'. Recensio- Revista de Recensões de Comunicação e Cultura & Labcom: Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-Line, UBI (Univ. da Beira Interior), p. 1 - 11.

3.
GUIMARÃES, Luiza. H.. Luiza Guimarães - Sagradas Torres / Sacred Towers. VISUAL MUSIC: INTERAÇÕES MÚSICA IMAGEM, UNB- Brasília - DF, p. 18 - 20, 02 jan. 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Arte Perfomática e Redes de Comunicação na Contemporaneidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Enredar: A Arte de Organizar Encontros.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Processos e Produção em Performance e Mídia-Arte de Luiza Helena Guimarães. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Entangled: Dispositivo panorâmico artístico-ativista em rede de comunicação e cooperação.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Desdobramentos do Projeto Experimental Entanglednet. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Dinâmicas do Processo de Constituição da Linguagem e da Vida Tecnologicamente Expandida.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. O Cinema Interativo e o Jogo: Brincar entre as superfícies sensíveis das imagens e do mundo mediado pelas tecnologias de comunicação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. O que está acontecendo?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.; Costa, L. C. da ; MATTOS, D. . Políticas de Subjetivação e os Dispositivos Artísticos e Tecnológicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
CARVALHO, A. A. ; GUIMARÃES, Luiza. H. F. . Universidade das Culturas: percursos entre saberes, fazeres e desejos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
GUIMARÃES, Luiza. H.. Jogo Desejante e Dinâmicas entre Visibilidades e Invisibilidades de Dados Informacionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
GUIMARÃES, Luiza. H.. Deslocamentos entre Latitudes e Longitudes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
GUIMARÃES, Luiza. H.. Deslocamentos entre Latitudes e Longitudes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
GUIMARÃES, Luiza. H.. MIDIARTE E CIÊNCIA DE DADOS Produção de Imaginários e Processos de Subjetivação Contemporâneos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.; Ferreira, Fernando G. . www.entanglednet.org (site). 2006.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Coletivo, J.E. ; GUIMARÃES, Luiza. H. F. ; COSTA, Mauro. S. R. ; LABRA, D. ; MOREIRA, M. ; CARACOL, B. . Jogos de Escuta / Enredar͗r: 'A Arte de Organizar Encontros'. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUIMARÃES, Luiza. H.. Humanidades Digitais. 2018. (Congresso).

2.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. DizVirtual - RV (do LAA- Museu do Amanhã /no Centro Cultural da FGV). 2018. (Exposição).


Redes sociais, websites e blogs
1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.; Ferreira, Fernando G. . http://luizaguimaraes.art.br/. 2014; Tema: Site de exposição de trabalho Live Cinema, Expanded Cinema, Intalaçãos, performance, telepresença, vídeo, som, interferência arquitetônica e urbana... Cada trabalho vem acompanhado de textos, comentários, histórico das realizações e links pertinentes. (Site).


Artes Visuais
1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Tertúlia INDIGNATS. 2011. Vídeo.

1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Sagradas Torres. 2011. Instalação.

1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Making off de Sagradas Torres. 2011. Vídeo.

1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Entranced Earth Panorama - Balance Unbalance (#EntrancedEarth_PANORAMA). 2016. Instalação.

1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. Sagradas Torres - CCBB - DF. 2015. Instalação.

1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. INTERFACES TO INTRABODIES e Deriva Sagradas Torres. 2011. WebArt.

1.
GUIMARÃES, Luiza. H.. Entranced Earth Panorama - Festival de la Imagen (EntrancedEarth_PANORAMA). 2016. Instalação.

1.
GUIMARÃES, Luiza. H.. ‪#‎EntrancedEarth_Panorama‬‬ ‬‬‬. 2016. Instalação.

1.
GUIMARÃES, Luiza. H. F.. TERTÚLIA ONLINE - Rio/NY (Vivência; performance; telepresença). 2003. WebArt.



Outras informações relevantes


MediArt.LIVE LTDA - Produção e Pós-produção em Midiarte: 
Decorrente de trabalhos anteriores, no final de 2015 fundei a empresa MediArt.LIVE, da qual sou sócia diretora. Ela ​busca atender a demanda crescente por parte de artistas para a produção e pós-produção de ​obras que têm a possibilidade de reinventar o espaço das tecnologias e ​da arte ao se hibridizarem com as novas mídias, campo da chamada midiarte. A Mediart.LIVE possui uma estrutura em rede distribuída, estando, deste modo, de acordo com o mundo da informação e da comunicação globalizadas. É formada por equipe transdisciplinar de áreas afins que se reúne em prol de viabilizar projetos que necessitem de conhecimentos específicos de som, imagem, hardware e software para sua criação​. A partir da rede parceria, projetos e protótipos de dispositivos de mediarte podem ser criados, produzidos e pós-produzidos. Estes, encontrando visibilidade, ​como contrapartida, tensionam e fomentam a produção e circulação da arte brasileira inclusive para além de nossas fronteiras geopolíticas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 24:00:12