Alex de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0421690015459093
  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


Professor de Teatro (IFSC - Campus Florianópolis/Centro), Doutorando em Teatro (PPGT/UDESC), Mestre em Teatro (PPGT/UDESC - 2011) e graduado em Artes Cênicas (CEART/UDESC - 2007), com pesquisas acerca da animação de bonecos à vista do público. Experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação, Direção Teatral, Iluminação e Palhaçaria. Integrante da Cia. Cênica Espiral. Formação Técnica em Eletrônica (CEFET/SC - 2002). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alex de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, Alex de


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Teatro.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Animação à vista do público no Teatro de Objetos,
Orientador: Milton de Andrade Leal Jr..
Palavras-chave: Teatro de Animação; Animação à vista do Público; Teatro de Objetos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2009 - 2011
Mestrado em Teatro.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Só, Mas Bem Acompanhado: Atuação Solo e Animação de Bonecos à Vista do Público,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Valmor Beltrame.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Animação à vista do Público; Teatro de Animação; Atuação Solo; Teatro de Bonecos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2002 - 2007
Graduação em Licenciatura em Ed. Artística - Hab. Artes Cênicas.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: O que é aquilo atrás do boneco?! Um estudo sobre a animação de bonecos à vista do público..
Orientador: Valmor Beltrame.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2000 - 2002
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina, CEFET/SC, Brasil.
1999 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina, CEFET/SC, Brasil.
1990 - 1998
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Estadual Bela Vista, CEBV, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Oficina de Manipulação e Interpretação de Boneco de Luva. (Carga horária: 6h).
Coordenação de Cultura de Canelinha, CCC, Brasil.
2016 - 2016
Residência Artística com Federica Ferrari (Teatro Gioco Vita). (Carga horária: 28h).
Festival Internacional de Teatro de Sombras, FIS, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em A voz em estado de escuta na ambiência da cena. (Carga horária: 9h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2014 - 2014
Payaseando la esistencia (Ivan Prado). (Carga horária: 12h).
Traço Cia. de Teatro, TRAÇO, Brasil.
2012 - 2014
Ensino de língua Italiana. (Carga horária: 288h).
Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina, CIB/SC, Brasil.
2013 - 2013
Movimiento Secuenciado y Marionetas. (Carga horária: 40h).
Universidad del Pais Vasco, EHU, Espanha.
2013 - 2013
Poética de la Sombra. (Carga horária: 21h).
Universidad del Pais Vasco, EHU, Espanha.
2013 - 2013
Desdobramentos do Corpo - Técnicas ilusionais. (Carga horária: 63h).
Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, CAIXA DO ELEFANT, Brasil.
2013 - 2013
La Marioneta y el objeto: medium y mediador. (Carga horária: 20h).
Universidad del Pais Vasco, EHU, Espanha.
2011 - 2012
Com a Mão na Luva - Of. de constr. e manipulação. (Carga horária: 192h).
Cia. Mútua Teatro de Animação, MÚTUA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Além do Teatro Dramático (Hans-Thies Lehmann). (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2010 - 2010
Mergulho na menor máscara do mundo (Ésio Magalhães. (Carga horária: 20h).
Traço Cia. de Teatro, TRAÇO, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Os seres ficcionais: identidade e alteridade. (Carga horária: 12h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Coreografias de combate para a cena teatral: intro. (Carga horária: 21h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2009 - 2009
Atelier de reflexão transversal (Beatrice Picon-Va. (Carga horária: 4h).
Centro Internacional de Formação e Pesquisa em Artes Cênicas, ECUM, Brasil.
2009 - 2009
A Teatralidade do Movimento (Claire Heggen). (Carga horária: 36h).
Centro Internacional de Formação e Pesquisa em Artes Cênicas, ECUM, Brasil.
2009 - 2009
Manipulação de Fios (Jordi Bertran). (Carga horária: 12h).
Festival Internacinal de Teatro de Animação de Florianópolis, FITA FLORIPA, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Palhaçaria com Loco Brusca. (Carga horária: 12h).
Anjos do Picadeiro - Encontro Internacional de Palhaços, ANJOS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Paisajes Interiores: la escena como lugar del inco. (Carga horária: 320h).
Universidad Nacional de General San Martín, UNSAM, Argentina.
2008 - 2008
Projeto de Capacitação de Técnicos de Espetáculos. (Carga horária: 180h).
Fundação Catarinense de Cultura, FFC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Interpretação e Ação Física (Valentin Templiakov). (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2005 - 2005
Oficina de Circo-Teatro. (Carga horária: 4h).
SESC - Agência Regional de Santa Catarina, SESC/SC, Brasil.
2003 - 2003
Univ. e ling. do teatro de bonecos pop. e erudito. (Carga horária: 10h).
SESC - Agência Regional de Santa Catarina, SESC/SC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Acrobacia Aérea e Violência Cênica. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2001 - 2001
Fórum das Artes. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
1998 - 1998
Curso Básico de Computação. (Carga horária: 60h).
Treeinfo Treinamento Em Informática, TREEINFO, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Artes Cênicas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Concurso Público nº 42/2014 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Nomeação publicada no DOU 21/01/2015, Seção 2, p. 23. Empossado e exercício iniciado em 11/02/2015.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso FIC, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador do Curso de Formação Inicial em Teatro de Animação (DALTEC), empossado dia 23/02/2017, em atividade até o dia 05/02/2018, conforme definido na 247ª Reunião Extraordinária do Colegiado do Campus Florianópolis no dia 20/12/2016.

Atividades

04/2017 - Atual
Extensão universitária , IFSC - Campus Florianópolis, .

Atividade de extensão realizada
Grupo Teatral Boca de Siri - 22 anos.
03/2017 - Atual
Ensino, Formação Inicial em Teatro de Animação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
História, Estética e Suporte Cênico no Teatro de Animação
Elaboração e Construção de Formas Animadas
Técnicas de Atuação e Animação
Montagem Cênica
11/2016 - Atual
Direção e administração, IFSC - Campus Florianópolis, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso FIC Formação Inicial em Teatro de Animação.
11/2016 - Atual
Extensão universitária , IFSC - Campus Florianópolis, .

Atividade de extensão realizada
LaTO - Laboratório de Teatro de Objetos.
02/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes-Teatro (Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio)
02/2016 - 12/2016
Extensão universitária , IFSC - Campus Florianópolis, .

Atividade de extensão realizada
Grupo Teatral Boca de Siri - IFSC.
04/2016 - 08/2016
Extensão universitária , IFSC - Campus Florianópolis, .

Atividade de extensão realizada
Laboratório de Teatro de Objetos.
02/2015 - 07/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador 1 (Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio)
02/2015 - 12/2015
Extensão universitária , IFSC - Campus Florianópolis, .

Atividade de extensão realizada
14º Didascálico - Mostra de Arte e Cultura IFSC.
02/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSC - Campus Florianópolis, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Organizadora do 14º Didascálico - Mostra de Arte e Cultura IFSC.

Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Regime Especial, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações
Disciplina Ministrada: Técnicas de Iluminação Carga Horária Total: 30h Curso: Licenciatura em Artes Cênicas (Campus Joaçaba) Ano/Semestre: 2014/2


Cia. Cênica Espiral, ESPIRAL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Voluntário (NÃO REMUNERADO), Carga horária: 4
Outras informações
- ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS - Ator-Animador no espetáculo "Ivan Titerenovich e Os Males do Tabaco"

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 20
Outras informações
- ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS - Ator-Animador no espetáculo "Ivan Titerenovich e Os Males do Tabaco"

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Tesoureiro, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Secretário, Carga horária: 20
Outras informações
- ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS - Ator-Animador no espetáculo "Ivan Titerenovich e Os Males do Tabaco" - Diretor no espetáculo "Só Serei Flor Quando Tu Flores"


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 3
Outras informações
A disciplina Laboratório de Pesquisa Dramática II compreende o estudo teórico e prático acerca do Teatro de Bonecos, com carga horária total de 60h, oferecida no Curso de Teatro do CEART/UDESC. Neste período a disciplina foi ministrada pela Profª. Ma. Maria de Fátima de Souza Moretti.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 3
Outras informações
A disciplina Laboratório de Pesquisa Dramática III compreende o estudo teórico e prático acerca do Teatro de Sombras, com carga horária total de 60h, oferecida no Curso de Teatro do CEART/UDESC. Neste período a disciplina foi ministrada pelo Prof. Dr. Valmor Beltrame.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Discente, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador discente no projeto: Resgate das memórias e avaliação do processo de inserção intencional da temática educação sexual na formação de educadores na UDESC de 1988 à 2005. Coordenado pela Profª Drª Sonia Maria Martins de Melo. Bolsa PIBIC/CNPQ.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Monitor no evento: IV Jornada Acadêmica de Produção Científica sobre Criança e Adolescente, realizado nos dias 24 e 25/10/2005, totalizando 20h.


O'ctus Cia. de Atos, O'ctus Cia. de A, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Secretário, Carga horária: 20
Outras informações
- Intérprete-Criador dos espetáculos "Sofia", "Frágil" e "A Sagração da Primavera" - Contra-regra dos espetáculos "Vácuo" e "Gizela" - Operador de Som dos espetáculos "Vácuo" e "Gizela" - Operador de Iluminação do espetáculo "Vácuo" - Desenvolvedor de material gráfico (cartazes, banner, panfletos e programas) para os espetáculos "Sofia", "Frágil" e "A Sagração da Primavera" - Editor de Áudio para sonoplastia dos espetáculos "Vácuo", "Gizela", "Sofia", "Frágil" e "A Sagração da Primavera"



Projetos de extensão


2017 - 2017
Grupo Teatral Boca de Siri - 22 anos
Descrição: O IFSC é uma instituição com 106 anos de tradição no ensino técnico público e gratuito para a comunidade catarinense. Por se tratar de uma instituição cuja ênfase está na formação e capacitação técnica e tecnológica, não pode deixar de lado a formação humana e social por meio do desenvolvimento artístico-cultural. Possui em seus diversos campi grupos que desenvolvem atividades artísticas, sendo uma delas o Grupo Teatral Boca de Siri, atuante no Câmpus Florianópolis há 21 anos. O Grupo possibilita aos alunos, técnicos, professores e comunidade a vivência do conhecimento e do fazer artístico, que pode desenvolver uma postura criativa, crítica e produtiva frente ao mundo e que, ao mesmo tempo como cidadãos-artistas, compreendam e assumam a responsabilidade social de sua atividade. Deseja-se estimular a produção cênica com os estudantes e comunidade externa. O objetivo não é formar artistas, mas estimular o interesse, oferecer a oportunidade e possibilitar a experimentação de diferentes práticas teatrais. Estimular a leitura da literatura e da dramaturgia, trabalhar com a arte cênica por meio da interpretação e a partir desta iniciativa produzir conhecimento. É importante lembrar que a participação no grupo proporciona aos estudantes conhecimentos e experiências artístico-culturais por meio da arte-educação que dá ênfase ao processo, à vivência e ao contato com as estéticas artísticas. Este projeto propõe-se a desenvolver a criatividade estimulando a desinibição, a expressão corporal e a produção de pequenas esquetes com o estilo de dramaturgia escolhido pelo grupo e pelo diretor artístico, além de espetáculos teatrais mais completos tecnicamente. As artes cênicas, de um modo geral, estão distantes das pessoas devido principalmente à falta de conhecimento adquirido e acesso restrito de acordo com o poder aquisitivo. Por fim, a realização deste projeto é uma das estratégias possíveis para a formação de público e também para aproximar as pessoas das artes cênicas por meio do fazer artístico. O Grupo Teatral Boca de Siri ? IFSC foi fundado no dia 13 de março de 1995 com a proposta de estudar autores que trabalham com literatura e dramaturgia e, a partir disso, fazer a sua representação cênica. Nessas duas décadas o grupo cumpriu e ainda cumpre com o seu papel artístico. Com o seu desenvolvimento artístico e pedagógico, desde 1999 o grupo desdobra-se em uma Oficina de Teatro para Iniciantes, com o objetivo de iniciar os participantes às artes cênicas, preparando-os para posteriormente integrarem o grupo principal. Seguindo num processo de constante aprendizado pela prática teatral, há inclusive diversos participantes que tiveram o primeiro contato com as artes cênicas no Grupo Teatral Boca de Siri e optaram por seguir uma carreira profissional ligada às artes sendo atores/atrizes, diretores(as), técnicos(as), pesquisadores(as) e professores(as). Projeto registrado sob nº PJ007-2017/PROEX/IFSC Carga horária: 417h.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alex de Souza - Coordenador / Tania Denise da Silva Meyer - Integrante / Antônio Marcos Diniz - Integrante / Amanda Camuzato de Quadros - Integrante / Leonardo Armando Magalhães - Integrante / Rafaela Barreto Sandrini - Integrante.
2016 - 2017
LaTO - Laboratório de Teatro de Objetos
Descrição: Este projeto visa ampliar a formação artística, cultural, social e crítica por meio da atuação cênica nas atividades de um Laboratório de Teatro de Objetos. O Teatro de Objetos é uma das modalidades do Teatro de Animação (que agrega também o Teatro de Bonecos, de Sombras e de Máscaras), surgido na década de 1980 na França e que rapidamente se difundiu por inúmeros países. Sua principal característica é o uso de objetos manufaturados industrialmente, mas deslocados de sua função utilitária, transformados em personagens por meio de figuras de linguagem como a metáfora e a metonímia. O Laboratório atenderá diretamente 30 participantes, gratuitamente, entre servidores e discentes do IFSC (de qualquer curso ou nível), assim como estudantes de outras instituições, artistas (profissionais ou amadores), grupos de ação comunitária e interessados em geral - com ou sem experiência teatral - acima de 13 anos de idade. Por meio das atividades busca-se proporcionar educação teatral à comunidade interna e externa ao IFSC; investigar e praticar Teatro de Objetos; produzir e apresentar cenas de Teatro de Objetos; elaborar produtos acadêmicos a partir dos resultados obtidos no Laboratório; democratizar o acesso à produção e fruição de trabalhos artísticos; estimular a formação de público. Registrado sob nº 205/2016 Orientação de discente bolsista: Nathalia Reginaldo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Alex de Souza - Coordenador / Juliano Valdir de Souza - Integrante / MAria de Fátima de Souza Moretti - Integrante / Paulo César Balardim Borges - Integrante / Tania Denise da Silva Meyer - Integrante / Gizely Cesconetto - Integrante / Fabiana Lazzari de Oliveira - Integrante / Priscila Costa - Integrante / Nathalia Reginaldo - Integrante.
2016 - 2016
Grupo Teatral Boca de Siri - IFSC
Descrição: O IFSC é uma instituição com 106 anos de tradição no ensino técnico público e gratuito para a comunidade catarinense. Por se tratar de uma instituição cuja ênfase está na formação e capacitação técnica e tecnológica, não pode deixar de lado a formação humana e social por meio do desenvolvimento artístico-cultural. Possui em seus diversos campi grupos que desenvolvem atividades artísticas, sendo uma delas o Grupo Teatral Boca de Siri, atuante no Câmpus Florianópolis há 21 anos. O Grupo possibilita aos alunos, técnicos, professores e comunidade a vivência do conhecimento e do fazer artístico, que pode desenvolver uma postura criativa, crítica e produtiva frente ao mundo e que, ao mesmo tempo como cidadãos-artistas, compreendam e assumam a responsabilidade social de sua atividade. Deseja-se estimular a produção cênica com os estudantes e comunidade externa. O objetivo não é formar artistas, mas estimular o interesse, oferecer a oportunidade e possibilitar a experimentação de diferentes práticas teatrais. Estimular a leitura da literatura e da dramaturgia, trabalhar com a arte cênica por meio da interpretação e a partir desta iniciativa produzir conhecimento. É importante lembrar que a participação no grupo proporciona aos estudantes conhecimentos e experiências artístico-culturais por meio da arte-educação que dá ênfase ao processo, à vivência e ao contato com as estéticas artísticas. Este projeto propõe-se a desenvolver a criatividade estimulando a desinibição, a expressão corporal e a produção de pequenas esquetes com o estilo de dramaturgia escolhido pelo grupo e pelo diretor artístico, além de espetáculos teatrais mais completos tecnicamente. As artes cênicas, de um modo geral, estão distantes das pessoas devido principalmente à falta de conhecimento adquirido e acesso restrito de acordo com o poder aquisitivo. Por fim, a realização deste projeto é uma das estratégias possíveis para a formação de público e também para aproximar as pessoas das artes cênicas por meio do fazer artístico. O Grupo Teatral Boca de Siri ? IFSC foi fundado no dia 13 de março de 1995 com a proposta de estudar autores que trabalham com literatura e dramaturgia e, a partir disso, fazer a sua representação cênica. Nessas duas décadas o grupo cumpriu e ainda cumpre com o seu papel artístico. Com o seu desenvolvimento artístico e pedagógico, desde 1999 o grupo desdobra-se em uma Oficina de Teatro para Iniciantes, com o objetivo de iniciar os participantes às artes cênicas, preparando-os para posteriormente integrarem o grupo principal. Seguindo num processo de constante aprendizado pela prática teatral, há inclusive diversos participantes que tiveram o primeiro contato com as artes cênicas no Grupo Teatral Boca de Siri e optaram por seguir uma carreira profissional ligada às artes sendo atores/atrizes, diretores(as), técnicos(as), pesquisadores(as) e professores(as). Projeto registrado sob nº 94/2016/PROEX/IFSC. Orientação aos discentes bolsistas: Alexsander Rodrigo V. de Oliveira, Jeane Bachi Ferreira e Milena Salgado C. dos Santos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alex de Souza - Coordenador / Tania Denise da Silva Meyer - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Santa Catarina - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2016 - 2016
Física em Cena
Descrição: Projeto de adaptação teatral do livro "O Mágico dos Quarks". Registrado sob nº 131/2016. CH: 40h..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Laboratório de Teatro de Objetos
Descrição: Este projeto visa ampliar a formação artística, cultural, social e crítica por meio da atuação cênica nas atividades de um Laboratório de Teatro de Objetos. O Teatro de Objetos é uma das modalidades do Teatro de Animação (que agrega também o Teatro de Bonecos, de Sombras e de Máscaras), surgido na década de 1980 na França e que rapidamente se difundiu por inúmeros países. Sua principal característica é o uso de objetos manufaturados industrialmente, mas deslocados de sua função utilitária, transformados em personagens por meio de figuras de linguagem como a metáfora e a metonímia. O Laboratório atenderá diretamente 30 participantes, gratuitamente, entre servidores e discentes do IFSC (de qualquer curso ou nível), assim como estudantes de outras instituições, artistas (profissionais ou amadores), grupos de ação comunitária e interessados em geral - com ou sem experiência teatral - acima de 13 anos de idade. Por meio das atividades busca-se proporcionar educação teatral à comunidade interna e externa ao IFSC; investigar e praticar Teatro de Objetos; produzir e apresentar cenas de Teatro de Objetos; elaborar produtos acadêmicos a partir dos resultados obtidos no Laboratório; democratizar o acesso à produção e fruição de trabalhos artísticos; estimular a formação de público; e contribuir para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM). Registrado sob nº 49/2016 Orientação aos discentes bolsistas: Jorge Lucas Vieira e Guilherme Engelhardt Stange.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Laboratório de Iniciação Teatral
Descrição: O Grupo Teatral Boca de Siri - IFSC foi fundado em 1995 e completa 20 anos de atuação ininterrupta. Tem-se como proposta comemorar incentivando a iniciação teatral, fazendo uma corrente de multiplicadores de artes cênicas dentro e fora do IFSC, ofertando gratuitamente aos alunos, servidores, professores e comunidade externa a oportunidade de fazer teatro, também formando público. Projeto aprovado pelo Edital APROEX - Nº 01/2015 - IFSC. Registrado sob nº 323/2015..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Laboratório de Iniciação Teatral
Descrição: O Grupo Teatral Boca de Siri - IFSC foi fundado em 1995 e completa 20 anos de atuação ininterrupta. Tem-se como proposta comemorar incentivando a iniciação teatral, fazendo uma corrente de multiplicadores de artes cênicas dentro e fora do IFSC, ofertando gratuitamente aos alunos, servidores, professores e comunidade externa a oportunidade de fazer teatro, também formando público. Projeto aprovado pelo Edital APROEX - Nº 03/2016 - IFSC. 312h..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Alex de Souza - Integrante / Tania Denise da Silva Meyer - Coordenador / Jorge Lucas Vieira - Integrante.
2015 - 2015
14º Didascálico - Mostra de Arte e Cultura - IFSC
Descrição: Desde 2001 o Didascálico ? Mostra de Arte e Cultura ? IFSC promove o encontro do público, comunidade interna e externa do Instituto Federal de Santa Catarina, com as expressões artísticas/culturais dentro de uma instituição que tem como objetivo principal a formação técnica. A aparente contradição no sucesso e permanência de um evento artístico-cultural que chega à sua 14ª edição no IFSC é explicada pela necessidade humana de expressar-se e relacionar-se com os outros, com o mundo que o cerca e consigo mesmo. A cada ano o Didascálico ? Mostra de Arte e Cultura ? IFSC parte de um tema provocativo para ampliar as discussões artístico-culturais. Para este ano o tema escolhido é Corpo e Movimento. A escolha deste tema relaciona-se com a comemoração dos 20 anos do Grupo Teatral Boca de Siri ? IFSC, que pelo viés das artes cênicas tem possibilitado aos seus participantes (a maioria alunos de cursos técnicos) ampliarem as suas percepções sobre seus corpos e movimentos para além das necessidades laborais, enriquecendo suas relações humanas com o mundo. Através do teatro, as pessoas podem ver a si mesmas de outras formas, permitem-se novas possibilidades e ganham uma nova consciência de seus corpos ? porque sem corpo não há sequer pensamento. Tendo em vista esta temática a realização deste evento promoverá a reflexão e debate acerca do corpo e as relações que estabelece com outros corpos e com os espaços que ocupa (sociais, culturais, profissionais, políticos, etc.), assim como do movimento enquanto ação do/sobre/com o corpo. Auxiliados pelas exposições de fotografias, pelas oficinas de formação e apresentações de arte e cultura, o público, artistas e fazedores de cultura poderão apurar suas percepções, vivendo neste encontro verdadeiros momentos de transformação. O evento contará com a participação de oficineiros convidados das áreas de arte e cultura da nossa região e demais localidades do nosso país. Todas as atividades serão compartilhadas em redes sociais para que possamos atingir e sensibilizar ainda mais pessoas. Como de costume ?O Cortejo? anunciará a chegada do Didascálico na sexta-feira anterior ao evento. A abertura, tradicionalmente, contará com a participação do Coral e da Orquestra Experimental do IFSC, entoando músicas do repertório usual. O Grupo Teatral Boca de Siri e a Oficina de Teatro para Iniciantes desenvolverão intervenções cênicas pautadas pelo tema da mostra. Este ano realizar-se-á dentro da programação da mostra o 1º Encontro de Professores das Artes do IFSC, com o intuito de reunir os docentes desta área que atuam nos diferentes campi do IFSC pelo estado para trocar experiências de trabalho e aprofundar os debates acerca do papel das artes na instituição. O Didascálico está na sua décima quarta edição e institucionalizado porque envolve a comunidade interna e externa, soma mais de 800 horas de produção, pois desenvolve um processo democrático de construção, diferenciando-o de um evento de produção cultural comercial. É notoriamente um lugar de formação integral de todos que participam desde sua criação até sua plena execução. E quando um ?Didas? acaba outro surge. Cíclico e contínuo como a vida. Conta com um público fidelizado perto de 5.000 pessoas e a cada ano toca e envolve mais e mais pessoas. Projeto registrado sob nº 126/15/PROEX/IFSC. Orientação aos discentes-bolstas Clara Quentel de Loyola, Marcos Lichtenfels e Jeane Bachi Ferreira. Carga horária: 600h.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alex de Souza - Coordenador / Tania Denise da Silva Meyer - Integrante / Andresa Soares - Integrante / Angela Kirchner - Integrante / Angela Regiuna Poletto - Integrante / Conceição Garcia Martins - Integrante / Eduardo Gonçalves - Integrante / Gizely Cesconetto - Integrante / Janderson Dornelles - Integrante / Stella Rivello - Integrante / Thiego Vieira Coan - Integrante / Alexandre Silveira de Souza - Integrante / Jeferson Vieira - Integrante / Verônica Voss - Integrante / Clara Quentel de Loyola - Integrante / Marcos Lichtenfels - Integrante / Douglas Padilha Tomazini - Integrante / Luiza Ferreira Lunelli - Integrante / Milena Salgado Cardoso dos Santos - Integrante.
2015 - 2015
Incentivo à Iniciação Teatral
Descrição: O Grupo Teatral Boca de Siri - IFSC foi fundado em 1995 e completa 20 anos de atuação ininterrupta. Tem-se como proposta comemorar incentivando a iniciação teatral, fazendo uma corrente de multiplicadores de artes cênicas dentro e fora do IFSC, ofertando gratuitamente aos alunos, servidores, professores e comunidade externa a oportunidade de fazer teatro, também formando público. Projeto aprovado pelo Edital APROEX - Nº 03/2015 - IFSC. Registrado sob nº 54/2015..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Alex de Souza - Integrante / Tania Denise da Silva Meyer - Coordenador / Douglas Padilha Tomazini - Integrante / Antônio Marcos Diniz - Integrante.
2015 - 2015
Grupo Teatral Boca de Siri - IFSC
Descrição: O IFSC é uma instituição com 106 anos de tradição no ensino técnico público e gratuito para a comunidade catarinense. Por se tratar de uma instituição cuja ênfase está na formação e capacitação técnica e tecnológica, não pode deixar de lado a formação humana e social por meio do desenvolvimento artístico-cultural. Possui em seus diversos campi grupos que desenvolvem atividades artísticas, sendo uma delas o Grupo Teatral Boca de Siri, atuante no Câmpus Florianópolis há 20 anos. O Grupo possibilita aos alunos, técnicos, professores e comunidade a vivência do conhecimento e do fazer artístico, que pode desenvolver uma postura criativa, crítica e produtiva frente ao mundo e que, ao mesmo tempo como cidadãos-artistas, compreendam e assumam a responsabilidade social de sua atividade. Deseja-se estimular a produção cênica com os estudantes e comunidade externa. O objetivo não é formar artistas, mas estimular o interesse, oferecer a oportunidade e possibilitar a experimentação de diferentes práticas teatrais. Estimular a leitura da literatura e da dramaturgia, trabalhar com a arte cênica por meio da interpretação e a partir desta iniciativa produzir conhecimento. É importante lembrar que a participação no grupo proporciona aos estudantes conhecimentos e experiências artístico-culturais por meio da arte-educação que dá ênfase ao processo, à vivência e ao contato com as estéticas artísticas. Este projeto propõe-se a desenvolver a criatividade estimulando a desinibição, a expressão corporal e a produção de pequenas esquetes com o estilo de dramaturgia escolhido pelo grupo e pelo diretor artístico, além de espetáculos teatrais mais completos tecnicamente. As artes cênicas, de um modo geral, estão distantes das pessoas devido principalmente à falta de conhecimento adquirido e acesso restrito de acordo com o poder aquisitivo. Por fim, a realização deste projeto é uma das estratégias possíveis para a formação de público e também para aproximar as pessoas das artes cênicas por meio do fazer artístico. O Grupo Teatral Boca de Siri ? IFSC foi fundado no dia 13 de março de 1995 com a proposta de estudar autores que trabalham com literatura e dramaturgia e, a partir disso, fazer a sua representação cênica. Nessas duas décadas o grupo cumpriu e ainda cumpre com o seu papel artístico. Para comemorar essa data histórica de 20 anos ininterruptos de trabalho, será produzido um documentário com duração de 20 minutos registrando com imagens de arquivos e depoimentos a história do Boca de Siri com as pessoas que contribuíram para efetivação das artes cênicas no Instituto Federal de Santa Catarina. Com o seu desenvolvimento artístico e pedagógico, desde 1999 o grupo desdobra-se em uma Oficina de Teatro para Iniciantes, com o objetivo de iniciar os participantes às artes cênicas, preparando-os para posteriormente integrarem o grupo principal. Seguindo num processo de constante aprendizado pela prática teatral, há inclusive diversos participantes que tiveram o primeiro contato com as artes cênicas no Grupo Teatral Boca de Siri e optaram por seguir uma carreira profissional ligada às artes sendo atores/atrizes, diretores(as), técnicos(as), pesquisadores(as) e professores(as). Projeto registrado sob nº 128/15/PROEX/IFSC Carga horária: 180h.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Programa de Formação Profissional no Teatro Catarinense
Descrição: O Programa Formação Profissional no Teatro Catarinense realizará três grandes ações: 12º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas; Publicação das Revistas Móin-Móin n°14 e nº15; 15º Festival de Teatro de Formas Animadas de Jaraguá do Sul. A sua realização contribuirá para o crescimento artístico, técnico e crítico dos grupos de Teatro de Santa Catarina, como também para a formação profissional dos alunos do CEART/UDESC e, sobretudo, contribuirá para que a população de Santa Catarina tenha acesso a bens culturais e artísticos. O caráter formativo do Programa possibilitará a atuação em parceria com outras instituições, tais como a SCAR ? Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul, na realização do 12º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, na publicação das 14ª e 15ª Revistas Móin-Móin e na realização do 15º Festival de Teatro de Formas Animadas. Estas atividades envolverão alunos de graduação, mestrado e doutorado em Teatro do CEART/UDESC, e contará ainda com a colaboração de especialistas e pesquisadores acadêmicos do Brasil, caracterizando as conexões com as atividades de ensino e pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (42) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Alex de Souza - Integrante / Valmor Beltrame - Integrante / Aline Porto Quites - Integrante / Paulo César Balardim Borges - Coordenador / José Ronaldo Faleiro - Integrante / Isabella Azevedo Irlandini - Integrante / Marina Medeiros de Oliveira - Integrante / Fabiana Lazzari de Oliveira - Integrante / Mirian Rose Tolentino Pinho Portinho - Integrante / Tassiana Leivas Bastos - Integrante / Ana Paula Moretti Pavanello - Integrante / Willian Sieverdt - Integrante.
2012 - 2012
Programa de Formação Profissional no Teatro Catarinense 2012

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Valmor Beltrame em 09/05/2018.
Descrição: O Programa Formação Profissional no Teatro Catarinense realiza três grandes ações: 9º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas; Publicação da Revista Móin-Móin n°9 e 12º Festival de Teatro de Formas Animadas de Jaraguá do Sul. A sua realização contribui para o crescimento artístico, técnico e crítico dos grupos de Teatro de Santa Catarina, como também para a formação profissional dos alunos do CEART/UDESC e, sobretudo, contribui para que a população de Santa Catarina tenha acesso a bens culturais e artísticos. O caráter formativo do Programa possibilita a atuação em parceria com outras instituições: como a SCAR ? Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul na realização do 9º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, a publicação da 9ª Revista Móin-Móin e o 12º Festival de Teatro de Formas Animadas. Estas atividades envolvem alunos de graduação, mestrado e doutorado em Teatro do CEART/UDESC, e conta ainda com a colaboração de especialistas e pesquisadores acadêmicos do Brasil, caracterizando as conexões com as atividades de ensino e pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Alex de Souza - Integrante / Valmor Beltrame - Coordenador / Fabiana Lazzari - Integrante / Aline Porto Quites - Integrante / Rhaisa Muniz - Integrante / Paulo César Balardim Borges - Integrante / Roberto Gorgati - Integrante / José Ronaldo Faleiro - Integrante / Isabella Azevedo Irlandini - Integrante / Marina Medeiros de Oliveira - Integrante / Mirian Rose Tolentino Pinho Portinho - Integrante / Ana Paula Moretti Pavanello - Integrante / Willian Sieverdt - Integrante / Izabela Ouriques Quint - Integrante / Maria Eduarda Schappo - Integrante / Paulo Soares - Integrante.


Outros Projetos


2016 - 2016
Ação de Extensão: Feira de Trocas Inusitadas
Descrição: A ?Feira de Trocas Inusitadas? é uma ação de extensão do Grupo Teatral Boca de Siri com o intuito de pesquisar materiais cênicos para a construção de seu novo espetáculo. Em cada ponto da FEIRA será proposta uma forma de TROCA por coisas INUSITADAS. Nesta feira, o objetivo não é comprar e vender, mas trocar. Trocar objetos por outros objetos, histórias por desenhos, segredos por abraços e tudo aquilo que uma pessoa tiver de sobra e que possa servir à outra pessoa. No fundo, o importante é a experiência da troca. Ninguém sai com menos do que chegou. Ao trazer uma caneta, pode levar embora a mesma caneta acrescida de uma história, experiência ou conselho. Nesta feira pode tudo, só não pode qualquer coisa! Quem se dispõe a trocar, se dispõe a ceder algo que lhe foi importante e significativo e ganha de volta algo igualmente importante e significativo. Realizado dia 31/08/2016, sob registro nº 536/2016..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: MÓIN-MÓIN (UDESC)
2017 - Atual
Periódico: Urdimento (UDESC)
2016 - 2016
Periódico: REVISTA NUPEART


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística/Especialidade: Artes Cênicas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Iluminação Teatral.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende PoucoLê Pouco.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura - FCC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, Alex de2017 SOUZA, Alex de. Corpos que se encontram:reflexões a partir do corpo do animador à vista do público. MÓIN-MÓIN (UDESC), v. 17, p. 88-106, 2017.

2.
SOUZA, Alex de2014SOUZA, Alex de. A Expressão das Emoções em Objetos Animados. DAPesquisa, v. 1, p. 11-20, 2014.

3.
SOUZA, Alex de2014 SOUZA, Alex de. Uma luz no Teatro de Sombras: relato de uma oficina de construção de equipamentos artesanais para iluminação cênica. Urdimento (UDESC), v. 2, p. 6-16, 2014.

4.
SOUZA, Alex de2011SOUZA, Alex de. Teatro De Animação: Relações Didáticas e Pedagógicas. DAPesquisa, v. 1, p. 1-11, 2011.

5.
SOUZA, Alex de2010SOUZA, Alex de. Possível diálogo entre o Teatro de Mamulengo e o Teatro de Revista. DAPesquisa, v. 1, p. 16-24, 2010.

6.
BELTRAME, V.2009BELTRAME, V. ; SOUZA, Alex de . As Influências do Teatro de Bonecos Japonês na animação à vista do público. DAPesquisa, v. 3, p. 1-6, 2009.

7.
BELTRAME, V.2008BELTRAME, V. ; SOUZA, Alex de . Teatro de Bonecos e animação à vista do público. DAPesquisa, v. 1, p. 01, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, Alex de. Reflexões sobre a animação à vista do público. In: Valmor Níni Beltrame. (Org.). Teatro de Bonecos: Distintos Olhares sobre Teoria e Prática. 1ed.Florianópolis: UDESC, 2008, v. 1, p. 80-90.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Alex de. Fitando um festival - FITA Floripa da 1ª à 4ª edição. In: I Colóquio Internacional FITA, 2014, Florianópolis. I Colóquio Internacional FITA - Anais. Florianópolis: UFSC/CCE, 2014. v. 1. p. 9-20.

2.
SOUZA, Alex de; BELTRAME, V. . Breve Resgate Histórico da Animação de bonecos à Vista do Publico no Brasil. In: II Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais, 2009, Florianópolis. Experimentalismos e Identidades, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, Alex de; LEAL JR., M. A. . Modos de objetos em cena e suas relações com os atuadores no Teatro de Objetos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, Alex de. Intervenções da máscara na relação entre ator e espaço cênico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, Alex de. Desenvolvimento de luminárias para o teatro de sombras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SOUZA, Alex de. Fontes de Luz. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA, Alex de; PARIS, A. A. . Narrativas do Corpo no Teatro de Sombras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SOUZA, Alex de; BELTRAME, V. . Misturas e Modalidades no Teatro de Bonecos Brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SOUZA, Alex de. Implicações da Animação à Vista do Público na Dramaturgia do Teatro De Bonecos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, Alex de; BELTRAME, V. . Implicações da Animação à Vista do Público no Teatro de Bonecos no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SOUZA, Alex de; BELTRAME, V. . Breve resgate histórico da animação de bonecos à vista do público no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MELO, Sonia Maria Martins de ; SOUZA, Alex de . Resgate das memórias e avaliação do processo de inserção intencional da temática educação sexual na formação de educadores da UDESC. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MELO, Sonia M M de ; SOUZA, Alex de ; FREITAS, Marcia de . Novos rumos para a educação da sexualidade? Resgate das memórias e avaliação do processo de inserção intencional da temática educação sexual na formação de educadores da UDESC. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MELO, Sonia M M de ; SOUZA, Alex de . Contribuições para a Formação de Educadores e a Educação Sexual de Crianças e Adolescentes: A produção Científica do Curso de Especialização em Educação Sexual FAED/UDESC. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
SOUZA, Alex de. Lanterna LED 3/10 watts dimerizada. 2014.

2.
SOUZA, Alex de. Bloqueador de luz eletrônico para projetores. 2013.

3.
SOUZA, Alex de. Sistema miniaturizado de iluminação cênica. 2013.

4.
SOUZA, Alex de. Focos de Luz Dimerizáveis 12V para Teatro de Sombras. 2012.

5.
SOUZA, Alex de. Focos de Luz dimerizáveis com LED para Teatro de Sombras. 2012.

6.
SOUZA, Alex de. Focos de Luz dimerizáveis para Teatro de Sombras. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
LOUREIRO, M. C. A. G. ; SOUZA, Alex de ; HUHN, A. ; LENZI, E. J. ; RIBEIRO, G. ; MARTINS, L. C. ; LINHARES, L. ; LIMA, P. R. R. ; NAKAZIMA, T. T. B. . Comissão de mobilização de combate ao mosquito Aedes Aegypit. 2016.

2.
SOUZA, Alex de; MEYER, T. D. S. ; CESCONETTO, G. . Projeto Pedagógico de Curso FIC 'Formação Inicial em Teatro de Animação'. 2016.

3.
SOUZA, Alex de. Elaboração de questões para Concurso Público - Edital 32/2015 IFSC. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SOUZA, Alex de; MEYER, T. D. S. . Teatro no IFSC - Campus Florianópolis. 2016; Tema: Teatro. (Blog).

2.
SOUZA, Alex de; RIBEIRO, E. P. ; SOUZA, J. V. . Cia. Cênica Espiral - Site. 2010; Tema: Site para divulgação dos trabalhos da Cia. Cênica Espiral. (Site).

3.
SOUZA, Alex de; RIBEIRO, E. P. ; SOUZA, J. V. . Cia. Cênica Espiral - Perfil no Facebook. 2010; Tema: Perfil de divulgação dos trabalhos da Cia. Cênica Espiral. (Rede social).

4.
SOUZA, Alex de; RIBEIRO, E. P. ; SOUZA, J. V. . Cia. Cênica Espiral - Blog. 2009; Tema: Blog para divulgação dos trabalhos da Cia. Cênica Espiral. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, Alex de. Oficina de Iniciação ao Teatro de Objetos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUZA, Alex de. OBJET(AÇÃO)! - Interações com objetos para a cena. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUZA, Alex de. Workshop: Gambiarra - soluções improvisacionais com materiais alternativos não convencionais para iluminação cênica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOUZA, Alex de. Construção de luminárias para teatro de sombras. 2017. (Assistência Cenotécnica).

5.
SOUZA, Alex de; MELO, I. L. ; QUADROS, A. C. ; BORGES, N. ; SANDRINI, R. B. . Concerto Ecos da américa Latina. 2017. (Iluminador).

6.
SOUZA, Alex de; QUADROS, A. C. . Concerto Jovens Solistas - 6ª edição. 2017. (Iluminador).

7.
SOUZA, Alex de. Oficina: Iluminação Criativa para o Teatro. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SOUZA, Alex de; MELO, I. L. ; MEYER, T. D. S. . 15 Anos da Orquestra do IFSC. 2016. (Iluminador).

9.
SOUZA, Alex de; MELO, I. L. . Concerto Jovens Solistas V. 2016. (Iluminador).

10.
SOUZA, Alex de. Técnicas de Iluminação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SOUZA, Alex de. Construção de Luminárias LED Dimerizáveis. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SOUZA, Alex de. 11º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas (Técnico). 2014. (Responsável Técnico).

13.
SOUZA, Alex de. Oficina Cena Dividida: O ator e o boneco. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SOUZA, Alex de; PARIS, A. A. . Oficina Narrativas do Corpo no Teatro de Sombras. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
SOUZA, Alex de; SOUZA, J. V. . Oficina Cena Dividida: O ator e o boneco. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
SOUZA, Alex de; PARIS, A. A. . Narrativas do Corpo no Teatro de Sombras. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
SOUZA, Alex de. Curso de Iluminação: Uma Luz para o Teatro de Sombras - Construção artesanal de focos e mesa de luz para teatro de sombras e afins. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
SOUZA, Alex de; SOUZA, J. V. . Oficina de Teatro de Sombras. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
SOUZA, Alex de. Em constante (Adaptação de ventiladores para espetáculo). 2012. (Assistência Cenotécnica).

20.
SOUZA, Alex de; SOUZA, J. V. ; MUNIZ, Rhaisa . Cena dividida: O Ator e O Boneco. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
SOUZA, Alex de; ARRUDA, K. ; HABER, V. C. ; OLIVEIRA, M. A. ; LAZZARI, F. . Oficina de Teatro de Sombras - Caçadores de Sombras. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
SOUZA, Alex de. Curso de Iluminação: Uma Luz no Teatro de Sombras - Construção de focos e mesa de luz artesanais.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
SOUZA, Alex de. Improvisação e composição de dança contemporânea. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
SEGTOWICH, Vanclléa ; GIZELA, Sabrina ; SIMÃO, Charlene ; BREHSAN, Nastaja ; KLANN, Marcos ; SOUZA, Alex de . O Corpo que Cai. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SOUZA, Alex de; MEYER, T. D. S. . Em cada casa, um caso. 2017. Teatral.

2.
SEIDLER JR., E. H. ; MATOS, D. ; Miotello, Greice ; FARIAS, Paula Bittencourt ; SOUZA, Alex de ; PRESTES, K. ; GRIGOLI, Ana Paula ; MOMESO, Márcio ; MUNIZ, Rhaisa ; LEITE, Gabriela ; SPIGOLON, Isabella ; OLIVEIRA, M. A. . O Abismo. 2016. Teatral.

3.
SOUZA, Alex de; MEYER, T. D. S. . Incorpóreo. 2016. Teatral.

4.
PARIS, A. A. ; SOUZA, Alex de ; SANTOS, A. P. . O Menino do Tambor. 2016. Teatral.

5.
SOUZA, Alex de. Tá na Cara.... 2015. Teatral.

6.
SOUZA, Alex de; RIBEIRO, E. P. ; FERREIRA, L. B. . Famigeradas. 2014. Teatral.

7.
SOUZA, Alex de; PEREIRA, Luana Mara ; PEIXOTO, Guilherme ; LONGO, Mônica . Mãos ao Alto - Um assalto ao riso. 2012. Teatral.

8.
SOUZA, Alex de; SOUZA, J. V. . Ivan Titerenovich e Os Males do Tabaco. 2012. Teatral.

9.
SOUZA, Alex de; SEIDLER JR., E. H. ; MATOS, D. ; Miotello, Greice ; FARIAS, Paula Bittencourt ; GRIGOLI, Ana Paula ; PRESTES, K. ; MOMESO, Márcio ; VEDANA, Cassiano ; LEITE, Gabriela ; MUNIZ, Rhaisa ; OLIVEIRA, M. A. . (A)Gentes do Riso. 2011. Circense.

10.
SOUZA, Alex de; SOUZA, J. V. ; RIBEIRO, E. P. . Palestra de Hoje: Os males do tabaco. 2010. Teatral.

11.
SOUZA, J. V. ; SOUZA, Alex de . Palestra de Hoje:. 2008. Teatral.

12.
SOUZA, Alex de; CAVALCANTI, C. M. H. ; MUNIZ, Rhaisa ; ALVES, J. C. ; RIBEIRO, E. P. . Só Serei Flor Quando Tu Flores. 2008. Teatral.

13.
SEGTOWICH, Vanclléa ; SOUZA, Alex de ; GIZELA, Sabrina ; SIMÃO, Charlene ; Marcelo Fernando de Souza . A Sagração da Primavera. 2007. Coreográfica.

14.
SEGTOWICH, Vanclléa ; SOUZA, Alex de ; GIZELA, Sabrina . Frágil. 2006. Coreográfica.

15.
LEAL JR., M. A. ; MORAES, A. ; SOUZA, Alex de ; BISCARO, B. . Urbanoscópio. 2006. Teatral.

16.
SEGTOWICH, Vanclléa ; SOUZA, Alex de ; GIZELA, Sabrina ; Marcelo Fernando de Souza . Sofia. 2005. Coreográfica.

17.
SOUZA, Alex de; SIMÃO, Charlene . Só Serei Flor Quando Tu Flores. 2004. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SOUZA, Alex de. Oficina: Improvisação e composição de dança contemporânea. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SEGTOWICH, Vanclléa ; GIZELA, Sabrina ; SIMÃO, Charlene ; BREHSAN, Nastaja ; SOUZA, Alex de ; KLANN, Marcos . Oficina: O Corpo que Cai. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUZA, Alex de; BORGES, P. C. B. ; GARCIA, C. ; BALLENTI, M. ; VELLOSO, S. L. . Que Direito É Esse?. 2012 (Audiovisual).

4.
PRADO, Luciana ; SOUZA, Alex de . Comercial Supermercados BISTEK. 2011 (Audiovisual).

5.
SANTAELLA, Davi ; SOUZA, Alex de ; PRADO, Luciana . Comercial SESC 65 Anos. 2011 (Audiovisual).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, F. L.; FALEIRO, J. R.; SOUZA, Alex de. Participação em banca de Rafael Reüs Meira.Máscaras para o Novo Ator: A máscara como ferramenta de iniciação de técnicas teatrais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
FRANZONI, T. M.; VIDOR, H. B.; SOUZA, Alex de. Participação em banca de Tassiana Leivas Bastos.O teatro na formação profissional em cursos técnicos integrados ao ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
MORETTI, M. F. S.; CARLI, Elisana de; SOUZA, Alex de. Participação em banca de Alexandro Cesar Lima de Oliveira.O uso do teatro de bonecos por meio de ma abordagem triangular: um estudo aplicado na disciplina de Artes do Ensino Fundamental II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
SOUZA, Alex de; WANDSCHEER, M. F.; ROVER, A.. Participação em banca de Sabrina Aparecida Dadalt.As linguagens do teatro de animação no processo educativo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SOUZA, Alex de; COSTA, R. A.; CESCONETTO, G.. Banca de Processo Seletivo para Professor Substituto - IFSC. 2017. Instituto Federal de Santa Catarina.

2.
SCARAVELLI, Ananda; FRANZONI, T. M.; SOUZA, Alex de. Banca de Qualificação de TCC - Tuany Fagundes Rausch. 2016. Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
SOUZA, Alex de. Corpo de pareceristas da Revista NUPEART nº 15. 2016. Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
LAZZARI, F.; BELTRAME, V.; SOUZA, Alex de; ROBLES, R.; GODOY, S.. Comissão Científica do 1º Seminário Sobre Teatro de Sombras. 2015.

5.
SOUZA, Alex de. Apresentações dos Projetos de Pesquisa e Extensão 2014-2015. 2015. Instituto Federal de Santa Catarina.

6.
SOUZA, Alex de. Corpo de Pareceristas - Revista DAPesquisa nº14. 2015. Universidade do Estado de Santa Catarina.

7.
SOUZA, Alex de; MIRANDA, C.; EMIDIO, J.; FERNANDES, M. V.; SANTOS, F. F.; GOMES, G. A. S.; BIANCHI, P.. Comissão Científica do IV Seminário de Pesquisa em Artes Cênicas. 2014. Universidade do Estado de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Seminário de Teatro de Animação de Joinville.Gestão e produção dos grupos teatrais de Santa Catarina e Políticas Culturais em Santa Catarina. 2018. (Seminário).

2.
1º Seminário de Teatro de Animação de Joinville. 2018. (Seminário).

3.
III Colóquio Internacional FITA.Caixa organizadora: separando, identificando, reunindo e classificando objetos industrializados colocados em cena. 2018. (Seminário).

4.
VIII Seminário de Pesquisa em Artes Cênicas - SPAC (12h).2º Eixo de Comunicações: Artistas e Visualidades. 2018. (Seminário).

5.
A Luz em Cena - 7ª Edição. A Sombra da Luz como Cena: Formas Animadas. 2017. (Congresso).

6.
III Cartão Postal: A docência como obra de arte.A docência como obra de arte. 2016. (Seminário).

7.
III Cartão Postal: A docência como obra de arte.Ivan Titerenovich - Cia. Cênica Espiral. 2016. (Seminário).

8.
III FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras.Espetáculos do III FIS. 2016. (Outra).

9.
II Semana do Meio Ambiente IFSC Palhoça-Bilíngue.Apresentação do espetáculo de máscaras "Tá na Cara, Tá na Rua". 2016. (Outra).

10.
Seminário Carlos Grisalt Sensei e Senseis Convidados. 2016. (Seminário).

11.
VI Seminário de pesquisa em Artes Cênicas.Modos de objetos em cena e suas relações com os atuadores no Teatro de Objetos. 2016. (Seminário).

12.
14º Didascálico - Mostra de Arte e Cultura IFSC.Equipe Executora - 86h. 2015. (Outra).

13.
14º Didascálico - Mostra de Arte e Cultura IFSC.Apresentação Teatral - Ivan Titerenovich. 2015. (Outra).

14.
1º Seminário Sobre Teatro de Sombras.Debate das conferências. 2015. (Seminário).

15.
1º Seminário Sobre Teatro de Sombras. 2015. (Seminário).

16.
II Cena Emergente.Diálogos Emergentes: O Ovo. 2015. (Outra).

17.
II Colóquio Internacional FITA.A tecnologia LED no Teatro de Animação. 2015. (Simpósio).

18.
11º Seminário de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas. 2014. (Seminário).

19.
Colóquio Pensar a Cena Contemporânea - 2014. 2014. (Encontro).

20.
I Colóquio Internacional FITA.Fitando um festival - FITA Floripa da 1ª a 4ª edição. 2014. (Simpósio).

21.
Invasão Teatral - Mostra Cênica de Desterro.Ivan Titerenovich. 2014. (Outra).

22.
VII Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais. 2014. (Seminário).

23.
10º Seminário de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas. 2013. (Seminário).

24.
Jornada SESC de Artes Cênicas.Espetáculo: Ivan Titerenovich e Os males do tabaco. 2013. (Outra).

25.
SE LUZ - Seminário de Estudos em Luz Cênica. 2013. (Seminário).

26.
SESC Mais Teatro - Formas Animadas.Espetáculo: Ivan Titerenovich e Os males do tabaco. 2013. (Outra).

27.
11º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Brasília.Ivan Titerenovich e Os Males do Tabaco. 2012. (Outra).

28.
2ª Maratona Cultural de Florianópolis.Palestra de Hoje: Os Males do Tabaco. 2012. (Outra).

29.
2º Festival de Comédia Tecendo o Riso.Palestra de Hoje: Os Males do Tabaco. 2012. (Outra).

30.
6º FITA Floripa - Festival Internacional de Teatro de Animação.Ivan Titerenovich e Os Males do Tabaco. 2012. (Outra).

31.
9º Seminário de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas - Ensino e Formação Artística no Teatro de Formas Animadas. 2012. (Seminário).

32.
Taller Retiro 2012 - 5 Principios para un comienzo (Sergio Mercurio).De Onde Eu Venho?. 2012. (Oficina).

33.
A LUZ em Cena! - III encontro Catarinense de Iluminação Cênica. 2011. (Encontro).

34.
7º Seminário de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas - Cenários da criação no Teatro de Formas Animadas brasileiro. 2010. (Seminário).

35.
III Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais.Implicações da Animação à Vista do Público na Dramaturgia do Teatro de Bonecos. 2010. (Seminário).

36.
Seminário Teórico: Além do Teatro Dramático - Prof. Hans-Thies Lehmann (8h). 2010. (Seminário).

37.
3º FITA Floripa - Festival Internacional de Teatro de Animação.Só Serei Flor Quando Tu Flores. 2009. (Outra).

38.
6º Seminário de Pesquisa Sobre Teatro de Formas Animadas - formação Profissional no Teatro de Formas Animadas. 2009. (Seminário).

39.
ECUM 2009: Atelier de Reflexão Transversal - Prof. Jean-François Dusigne e Beatrice Picon-Vallin (4h). 2009. (Seminário).

40.
Mostra Cultural UDESC.Espetáculo "Palestra de Hoje: Os males do tabaco". 2009. (Outra).

41.
8º Festival de Formas Animadas de Jaraguá do Sul.Palestra de Hoje: Os Males do Tabaco. 2008. (Outra).

42.
Floripa Teatro - 15º Festival Isnard Azevedo.Palestra de Hoje: Os Males do Tabaco. 2008. (Outra).

43.
V Seminário de Pesquisa Sobre Teatro de Formas Animadas - Interface com outras Artes. 2008. (Seminário).

44.
4º Seminário de Pesquisa sobre Teatro de Formas Animadas. 2007. (Seminário).

45.
III Encontro de Monitoria da UDESC. 2007. (Encontro).

46.
Semana de Monitoria. 2007. (Encontro).

47.
13ª Mostra de Dança de Florianópolis.Frágil (Atuação - O'ctus Cia. de Atos). 2006. (Outra).

48.
6º Festival de Formas Animadas de Jaraguá do Sul.Sofia (Atuação - O'ctus Cia. de Atos). 2006. (Outra).

49.
I Semana de Estudos sobre Teatro de Animação - de 24 à 28/10.Oficina: Fundamentos do Teatro de Animação (Luiz André Cherubini - Grupo Sobrevento/SP, 12h). 2006. (Simpósio).

50.
Conexão Sul - Encontro de Artistas Contemporâneos de Dança da Região Sul.Frágil (Atuação - O'ctus Cia. de Atos). 2005. (Encontro).

51.
IV Jornada Acadêmica de Produção Científica sobre Criança e Adolescente e I Seminário Nacional sobre Sociabilidades, Redes e Políticas para a Criança e o Adolescente..Participação como Monitor do evento. 2005. (Seminário).

52.
II Mostra Cariri das Artes e VI Mostra SESC Cariri de Teatro.Vácuo / Gizela (Técnico - O'ctus Cia. de Atos). 2004. (Outra).

53.
IX Jornada Acadêmica e XIV Seminário de Iniciação Científica. 2004. (Seminário).

54.
Mostra de Teatro Caiuá.Vácuo / Gizela (Técnico - O'ctus Cia. de Atos). 2004. (Outra).

55.
Projeto EMCENACATARINA.Vácuo / Gizela (Técnico - O'ctus Cia. de Atos). 2004. (Outra).

56.
V Mostra de Teatro-Educação (30h).Oficina: A Plasticidade da Fala na Expressão da Palavra (Profª Teresa Alice Pesenti, 30h). 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, Alex de; MEYER, T. D. S. . Teatro de máscaras: Tá na Cara, Tá na Rua - II Semana do Meio ambiente. 2016. (Outro).

2.
COSTA, R. A. ; CESCONETTO, G. ; SOUZA, Alex de ; MEYER, T. D. S. ; MELO, I. L. ; BRESOLIN, F. . CompartilhARTE. 2016. (Festival).

3.
SOUZA, Alex de; CESCONETTO, G. ; MEYER, T. D. S. . 14º Didascálico - Mostra de Arte e Cultura IFSC. 2015. (Festival).

4.
BELTRAME, V. ; LAZZARI, F. ; SOUZA, Alex de . 11º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas - Visualidades no teatro de formas animadas. 2014. (Outro).

5.
FRANZONI, T. ; SOUZA, Alex de ; EMIDIO, J. R. ; BIANCHI, P. ; PEREIRA JR., J. E. ; FERNANDES, M. V. S. ; SANTOS, F. F. ; MATOS, L. T. ; DUENHA, M. L. ; COSTA, F. M. ; MIRANDA, C. F. ; PURPER, R. ; LAURITZEN, C. ; GOMES, G. A. S. ; LUCIANI, N. M. ; ROSA, P. E. P. ; SANCHEZ, C. . IV Seminário de Pesquisa em Artes Cênicas - Procedimentos e dilemas do trabalho acadêmico. 2014. (Outro).

6.
SOUZA, Alex de; BELTRAME, V. ; LAZZARI, F. ; BORGES, P. C. B. ; FALEIRO, J. R. . 10º Seminário de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas - Crises e transformações no teatro de títeres na América Latina. 2013. (Outro).

7.
BELTRAME, V. ; LAZZARI, F. ; SOUZA, Alex de ; BORGES, P. C. B. ; GORGATI, R. ; FALEIRO, J. R. . 9º Seminário de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas - Ensino e Formação Artística no Teatro de Formas Animadas. 2012. (Outro).

8.
MORETTI, M. F. S. ; Sabino, Zélia ; SOUZA, Alex de ; RODRIGUES, E. S. . 6º FITA Floripa. 2012. (Festival).

9.
BELTRAME, V. ; LAZZARI, F. ; SOUZA, Alex de ; ARRUDA, K. ; MUNIZ, Rhaisa . 8º Seminário de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas - Dramaturgias no Teatro de Formas Animadas. 2011. (Outro).

10.
MORETTI, M. F. S. ; Sabino, Zélia ; SOUZA, Alex de . 5º FITAFloripa - Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis. 2011. (Festival).

11.
BELTRAME, V. ; LAZZARI, F. ; SOUZA, Alex de ; MUNIZ, Rhaisa ; QUITES, A. P. ; SOUZA, J. V. . 7º Seminário de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas. 2010. (Outro).

12.
MORETTI, M. F. S. ; Sabino, Zélia ; SOUZA, Alex de . 4º FITAFloripa - Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis. 2010. (Festival).

13.
BELTRAME, V. ; LAZZARI, F. ; MUNIZ, Rhaisa ; SOUZA, Alex de ; RIBEIRO, E. P. ; QUITES, A. P. ; MEDEIROS, F. H. N. ; SOUZA, J. V. . 6º Seminário de Pesquisa Sobre Teatro de Formas Animadas - Formação Profissional no Teatro de Formas Animadas. 2009. (Outro).

14.
SOUZA, Alex de; MEYER, T. D. S. ; ROCHA, Felipe Otero . 2º Didascálico - Mostra de Teatro. 2002. (Festival).

15.
SOUZA, Alex de; MEYER, T. D. S. ; ROCHA, Felipe Otero . 1º Didascálico - Mostra de Teatro. 2001. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliano Valdir de Souza. O cinema como possibilidade cenográfica para o teatro de bonecos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ed. Artística - Hab. Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex de Souza.

2.
Elisza Peressoni Ribeiro. O Papel do Diretor no Teatro de Bonecos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ed. Artística - Hab. Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Alex de Souza.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, Alex de. Fontes de Luz. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


- 3º colocado no Concurso Público nº 099/DDPP/2011 - Universidade Federal de Santa Catarina (Cargo: OPERADOR DE LUZ). Homologação publicada no DOU 22/07/2011, Seção 3, p.p.72-76. Nomeado ao cargo em 10/07/2013 - DOU 12/07/2013, Seção 2, p. 38.

- 3º colocado no Concurso Público nº 026/2014 - Universidade Federal de Sergipe (Cargo: DOCENTE - Práticas Cênicas). Homologação pela Portaria 929 publicada no DOU 25/05/2015, Seção 1, p.15. Retificado pela Portaria 1.825 publicada no DOU 09/12/2015, Seção 1, p.43. Nomeado ao cargo em 27/01/2016 - DOU 29/01/2016, Seção 2, p.21.

- Coordenador do Curso de Formação Inicial em Teatro de Animação - FINTA. DALTEC / IFSC - Campus Florianópolis. Portaria nº 330 de 25/11/2016.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 9:47:27