Thomaz Chagas de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2896616810810253
  • Última atualização do currículo em 26/11/2013


Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Fundação Hermínio Ometto (2006). Desenvolveu trabalhos na área de Biologia da Conservação, com ênfase em Restauração Florestal, Ecologia de Paisagem e Modelagem de Biodiversidade (2004-2012). Atualmente é o coordenador de Geoprocessamento da Prefeitura Municipal de Limeira, onde realiza integração e estatística de dados socioambientais para análises de vulnerabilidade, planejamento urbano e governança. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thomaz Chagas de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, T. C.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Limeira, Secretaria de Planejamento e Urbanismo.
Rua: Dr Alberto Ferreira, 179
Centro
12960000 - Limeira, SP - Brasil - Caixa-postal: 47
Telefone: (19) 34049600


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura).
Fundação Hermínio Ometto.




Formação Complementar


2008 - 2008
Extensão universitária em Modelagem de Biodiversidade. (Carga horária: 24h).
Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ, Brasil.
2008 - 2008
RAD através de Técnicas de Nucleção. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
2006 - 2006
Extensão universitária em Gsp de Navegação. (Carga horária: 8h).
Coordenadoria de Assistência Técnica Integral.
2006 - 2006
Extensão universitária em Atualização em RAD. (Carga horária: 16h).
Instituto de Botânica.
2006 - 2006
Extensão universitária em SIG para Profissionais de Biologia da Conservação. (Carga horária: 30h).
Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Sensoriamento Remoto. (Carga horária: 30h).
Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Mutâgenese e Carcinogênese Ambiental. (Carga horária: 8h).
Fundação Hermínio Ometto.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Limeira, PML, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Geoprocessamento, Carga horária: 40
Outras informações
Integração e estatística de dados socioambientais para análises de vulnerabilidade, planejamento urbano e governança


Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios PCJ, CBH-PCJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Secretário da CT-RN, Carga horária: 4
Outras informações
Atividades: Organização de conteúdo técnico para reuniões bimestrais; assistência técnica para os membros da CT-RN (A CT-RN possui 78 membros, entre representantes de prefeituras, empresas e organizações da sociedade civil) visando elaboração e execução de projetos na área socioambiental com recursos financeiros geridos pelo Comitê PCJ; desenvolvimento e estruturação do Plano Diretor de Restauração Florestal para todos os municípios (71) das Bacias PCJ.


Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Atividades: Projeto Nascentes Verdes - Rios Vivos: Restaurando a paisagem para conservar a água Função: Coordenador Executivo Atividades: Mapeamento de áreas prioritárias para a restauração florestal para os principais tributários do Reservatório do Rio Atibainha no Sistema Cantareira; produção de mudas de espécies arbustivo-arbóreas; facilitação da restauração de áreas ciliares com plantio de pelo menos 60 mil mudas de árvores nativas; realização de fóruns participativos; veiculação de informações entre pesquisadores e tomadores de decisão e divulgação das ações do projeto às comunidades do município e região. Projeto Áreas Protegidas do contínuo da Cantareira: Serras do Itaberaba e Itapetinga Função: Pesquisador Atividades: Mapeamento e caracterização da vegetação. Projetos Serviços Ecossistêmicos Função: Coordenador Executivo Atividades: Gestão técnico-financeira; mapeamento de uso e ocupação do solo; caracterização da estrutura e dinâmica da paisagem das bacias do Rio Atibainha e Cachoeira no Sistema Cantareira. Orientação Larissa Campos. Análise da fragmentação florestal e conectividade estrutural da paisagem na Bacia do Rio Atibainha, Sistema Cantareira, Brasil. Função: Orientador Atividades: Estágio de conclusão de graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de São Carlos Ana Carolina Devides Castello. Desempenho de semeadura direta em restauração ecológica. Função: Orientador Atividades: Estágio de conclusão de graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de São Carlos Assistente técnico (monitor) em cursos de capacitação oferecidos pelo IPÊ: Sensoriamento Remoto e SIG (ERDAS/ARCGIS) para profissionais de Biologia da Conservação Modelagem de Biodiversidade


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenador de Campo do LERF/ESALQ
Outras informações
Coordenador de campo nos projetos do Grupo de Adequação Ambiental de Áreas de Produção Agrícola do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal, Departamento de Ciências Biológicas, Esalq- USP


Fundação Hermínio Ometto, UNIARARAS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 16
Outras informações
Projeto de Inciação Científica


Associação de Educação do Homem de Amanhã de Araras, AEHDA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio Técnico no Centro Ambiental da AEHDA.



Projetos de extensão


2007 - 2009
Nascenes Verdes - Rios Vivos: Restaurando a paisagem para conservar a água.
Descrição: A região de Nazaré Paulista é prioritária para o estabelecimento de ações de conservação ambiental e de restauração de Mata Atlântica por se localizar na cabeceira da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba e por abrigar o reservatório de água do Rio Atibainha que, junto aos reservatórios Cachoeira e Jaguari-Jacareí, compõem o Sistema Cantareira. Deste sistema depende o abastecimento de água de cerca de 12 milhões de pessoas. Diversos dos remanescentes de Mata Atlântica dessa região, além de abrigarem espécies da fauna e da flora em níveis variados de ameaça de extinção, proporcionam um dos serviços ecossistêmicos mais importantes para o homem: a proteção dos mananciais. As ações do projeto compreendem: diagnóstico de áreas prioritárias para o reflorestamento; facilitação na recuperação de áreas ciliares com plantio de pelo menos 60 mil mudas de árvores nativas; realização de fóruns participativos e atividades de educação ambiental; veiculação de informações entre pesquisadores e tomadores de decisão e divulgação das ações do projeto às comunidades do município e região. O projeto destaca-se entre outras iniciativas de recuperação de matas ciliares pelo fato de que o planejamento das atividades de restauração florestal, além de ter como foco principal a conservação de recursos hídricos, incorpora as oportunidades de proporcionar co-benefícios, como a conservação da biodiversidade. Por isso, está prevista a atividade de levantamento de mamíferos que servirá para revelar áreas ciliares prioritárias..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia Vegetal.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Recuperação de Areas Degradadas.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sensoriamento Remoto.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Geoprocessamento.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RAYMUNDO JR, O.2007 RAYMUNDO JR, O. ; ALMEIDA, T. C. ; BISNETO, R. T . Uso e ocupação do solo na microbacia do Ribeirão de Furnas em área de manancial no município de Araras, SP.. OLAM (Rio Claro), v. 7, p. 262-275, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PERUCHI, F. ; COELHO, G. ; SILVA, A. M. ; ALMEIDA, T. C. . Qualidade de água e caracterização do estado de conservação das nascentes no Município de Cordeirópolis - SP. In: Experiências em Gestão de Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica, 2007, São Pedro. Experiências em Gestão de Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica., 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, T. C.; BISNETO, R.T. ; RAYMUNDO JR, O. . Diagnóstico preliminar das condições ambientais da área de manancial do município de Araras - SP.. In: 19ª Reunidão Anual do Instituto Biológico, 2006, São Paulo. O Biológico, 2006. v. 68.

2.
ALMEIDA, T. C.. Conflitos relacionados á degradação do solo em uma comunidade rural de Nazareno (MG). In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria. Anais da XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, T. C.; RAYMUNDO JR, O. ; PERUCHI, F. . Análise do Uso Conflitivo do Solo em Áreas de Preservação Permanente da Barragem Hermínio Ometto, Araras/SP.. In: 14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2006, Piracicaba. Anais do 14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2006.

2.
ALMEIDA, T. C.; HEYDMAN, F. ; RAYMUNDO JR, O. . Diagnóstico das áreas de preservação permanente nas áreas de mananciais das microbacias dos Ribeirões das Furnas e Araras, Araras,SP. . In: 17º Encontro de Biólogos do CRBio-1, 2006, Santos. Anais do 17º Encontro de Biólogos do CRBio-1, 2006.

3.
RAYMUNDO JR, O. SAYEG, H.S. ALMEIDA, T.C. GRILO,R. ; ALMEIDA, T. C. . Diagnóstico Preliminar da Mata Ciliar na Microbacia do Ribeirão das Furnas.. In: 3ª Jornada Integrada Uniararas, 2005, Araras. Anais da III Jornada Integrada Uniararas, 2005.

4.
RAYMUNDO JR, O. ; BISNETO, R.T. ; ALMEIDA, T. C. . Avaliação da Qualidade de Água nas Cabeceiras do Ribeirão das Furnas. In: 3ª Jornada Integrada Uniararas, 2005, Araras. Anais da III Jornada Integrada Uniararas, 2005.

5.
ALMEIDA, T. C.; SANTOS, K.J.A. . Ecopedagogia: Considerações sobre um novo paradigma. In: 2ª Jornada Integrada Uniararas, 2004, Araras. Anais da II Jornada Integrada da Uniararas, 2004.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RODRIGUES, R. R ; NAVE, A. G. ; ISERNHAGEN, I ; ALMEIDA, T. C. . Programa de Adequação Ambiental da Usina São João S/A. 2007.

2.
RODRIGUES, R. R ; NAVE, A. G. ; ALMEIDA, T. C. . Projeto de Recuperação de Matas Ciliares. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, T. C.. Diagnótico preliminar como subsídio à implantação do projeto Lucas do Rio Verde Legal. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

2.
ALMEIDA, T. C.. Sistemas de Informação Geográfica em Recuperação de Áreas Degradadas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/01/2019 às 22:44:33