Valdir Pedro Berti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4747536069617382
  • Última atualização do currículo em 22/03/2018


Mestrado em Ensino de Ciências - Modalidade Química pela Universidade de São Paulo - USP (2007), em Currículo Integrado, especificamente em Interdisciplinaridade, com conhecimento em Intradisciplinaridade, Multidisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Valdir Pedro Berti
Nome em citações bibliográficas
BERTI, V. P.

Endereço


Endereço Profissional
Diretoria de Ensino da Região de Tupã.
Praça da Bandeira, 900
Centro
17600000 - Tupa, SP - Brasil
Telefone: (14) 30043126
URL da Homepage: http://www.detupa.com.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Interdisciplinaridade: um conceito polissêmico,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Carmen Fernandez.
Bolsista do(a): Bolsa Mestrado da Secretaria de Educação, SEE/SP, Brasil.
1984 - 1990
Graduação em Ciências Licenciatura Plena Habilitação Química.
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.




Formação Complementar


2001 - 2001
Ciências Naturais, Tecnologia e Impacto Ambiental. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1998 - 2000
Ensino de Química no Contexto: Multiplicadores. (Carga horária: 184h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1999 - 1999
Ensino de Química no Contexto: Química Orgânica. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 1998
Atualização no Ensino de Química módulo II. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 1998
Atualização no Ensino de Química módulo I. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 1998
Atualização no Ensino de Química módulo III. (Carga horária: 50h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã, FACCAT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador e professor da pós-graduação

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 14


Diretoria de Ensino - Região Tupã, DE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico Pedagógico - ATP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atua na formação de professores do Ciclo II (Ensino Fundamental) e Ensino Médio.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisa com o Grupo PEQUIM.

Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 16
Outras informações
Membro do PEQUIM (Pesquisa em Ensino de Química), com interesse na formação e pratica docente.


Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupa, FAFIT, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências, Carga horária: 8


Centro Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério, CEFAM, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério, Carga horária: 25



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química/Especialidade: Formação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BERTI, V. P.2006 BERTI, V. P.; FERNANDEZ, C. . A concepção de Interdisciplinaridade dos Professores Universitários da Área de Ensino de Ciência. Revista da Sociedade Brasileira de Química, v. 1, p. 01-09, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
BERTI, V. P.. Interdisciplinaridade: um conceito polissêmico. In: Silvio Stessuk e Luciana Ferreira Leal. (Org.). Da última flor do Lácio: capítulos de literatura, linguistica e educação. Petrópolis: Porto Literário, 2011, v. II, p. 101-126.

Artigos aceitos para publicação
1.
BERTI, V. P.; FERNANDEZ, C. . O caráter dual do termo interdisciplinaridade na literatura, nos documentos educacionais oficiais e nos professores de química. Alexandria (UFSC), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
BERTI, V. P.; FERNANDEZ, C. . INTERDISCIPLINARIDADE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DIVERGENTES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BERTI, V. P.; FERNANDEZ, C. . Interdisciplinaridade: um conceito polissêmico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BERTI, V. P.. PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL EM 2017. 2017.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
BERTI, V. P.. ELABORAÇÃO DE QUESTÕES DE MULTIPLAS ESCOLHA. 2017. .

2.
BERTI, V. P.. CONSELHO EDITORIAL. 2017. (Editoração/Outra).

3.
BERTI, V. P.. Situações-problema no Ensino de Ciências. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BERTI, V. P.. Ensino de Ciências para Alunos Surdos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
BERTI, V. P.. A Construção do Cenário nas Avaliações Institucionais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BERTI, V. P.. O Ensino e a Aprendizagem das Ciências da Natureza em Debate. 2010. .

7.
BERTI, V. P.; FERNANDEZ, C. . O Novo Ensino Médio. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BERTI, V. P.; FERNANDEZ, C. . O Novo Ensino Médio, 2004. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação Contínua de Professores).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SEMINÁRIO DA REDE PROTETIVA.COORDENADOR DAS SEÇÕES. 2017. (Seminário).

2.
I SEMINÁRIO DA REDE PROTETIVA.COORDENADOR DAS SEÇÕES. 2016. (Seminário).

3.
XIX SEMANA DA EDUCAÇÃO DE TUPÃ.AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO: uma análise formativa do erro.. 2016. (Encontro).

4.
XIX SEMANA DA EDUCAÇÃO- II DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA.Coordenador. 2016. (Encontro).

5.
XIII SEMANA DA EDUCAÇÃO DE TUPÃ.INTERDISCIPLINARIDADE: Concepções e Práticas Divergentes. 2014. (Encontro).

6.
XIII SEMANA DA EDUCAÇÃO- I DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA.COORDENADOR. 2014. (Simpósio).

7.
III ENCONTRO GEPEQ DE ENSINO DE QUÍMICA.MESA REDONDA "IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR NO ESTADO DE SÃO PAULO". 2010. (Encontro).

8.
Ensino de Quimica -GEPEQ-USP.Curriculo do Ensino de Quimica. 2009. (Encontro).

9.
30º SBQ.Interdisciplinaridade: um conceito polissêmico. 2007. (Encontro).

10.
IV ENCONTRO PAULISTA DE PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA-EPPEQ.INTERDISCIPLINARIDADE: um conceito polissêmico. 2007. (Encontro).

11.
VI ENPEC.Interdisciplinaridade sob Olhares Distintos. 2007. (Encontro).

12.
VI ENPEC - Encntro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Interdisciplinaridade sob diversos olhares. 2007. (Congresso).

13.
A Concepção de Interdisciplinaridade dos Professores Universitários da Área de Ensino de Ciência.XIII Encontro Nacional de Ensino de Química. 2006. (Encontro).

14.
I Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.Interdisciplinaridade: um conceito polissêmico. 2006. (Encontro).

15.
XIII ENEQ.CURRÍCULO E CULTURA ESCOLAR. 2006. (Encontro).

16.
II EPPEQ.II Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. 2005. (Encontro).

17.
V ENPEC.ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERTI, V. P.. II SEMINÁRIO DA REDE PROTETIVA. 2017. (Outro).

2.
BERTI, V. P.. I SEMINÁRIO DA REDE PROTETIVA. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Telma Cristina B. Amaral. Concepções sobre Avaliação. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
NEIDE APARECIDA SIMÕES GIMENES. GESTÃO DE CONFLITOS NO CONTEXTO ESCOLAR. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Valdir Pedro Berti.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LAILA CRISTINA AMÂNCIO. O BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Valdir Pedro Berti.

2.
VANESSA DE OLIVEIRA SOUSA. O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL SEGUNDO O CONSTRUTIVISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Valdir Pedro Berti.

3.
Rosana Porto e Silva. A FORMAÇÃO DO LEITOR FLUENTE NOS ANOS INICIAIS: Estratégias de Leitura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Valdir Pedro Berti.

4.
Tatiane Mantuanelli Ferreira. A AVALIAÇÃO DIANTE DA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Valdir Pedro Berti.

5.
Patrícia José da Silva. A INFLUÊNCIA DA FAMILIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DA CRIANÇA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Valdir Pedro Berti.

6.
Gislaine Pereira de Lima. A Evolução da Escrita no Processo de Alfabetização. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Valdir Pedro Berti.

7.
Caroline Toledo Silva. As Situações-Problema como forma de Avaliação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Valdir Pedro Berti.

8.
Suzilene Ramos. Avaliações e Avaliação de Larga Escala. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Valdir Pedro Berti.

9.
Carla Maiara Tátaro Brito. O construtivismo na alfabetização das séries iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Valdir Pedro Berti.

10.
LAURA SEVERO LOIOLA. O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Valdir Pedro Berti.

11.
DÉBORA KARINA REINALDO. A IMPORTÂNCIA DOS PROBLEMAS NÃO-CONVENCIONAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Valdir Pedro Berti.

12.
VANESSA ELIUDES DE OLIVEIRA. O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS SÉRIES INICIAIS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Valdir Pedro Berti.

13.
TELMA CRISTINA DUTRA AMARAL. A AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Valdir Pedro Berti.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
BERTI, V. P.; FERNANDEZ, C. . O caráter dual do termo interdisciplinaridade na literatura, nos documentos educacionais oficiais e nos professores de química. Alexandria (UFSC), 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
BERTI, V. P.; FERNANDEZ, C. . INTERDISCIPLINARIDADE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DIVERGENTES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BERTI, V. P.. Situações-problema no Ensino de Ciências. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BERTI, V. P.. ELABORAÇÃO DE QUESTÕES DE MULTIPLAS ESCOLHA. 2017. .

3.
BERTI, V. P.. Ensino de Ciências para Alunos Surdos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERTI, V. P.. II SEMINÁRIO DA REDE PROTETIVA. 2017. (Outro).

2.
BERTI, V. P.. I SEMINÁRIO DA REDE PROTETIVA. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Atua na formação de professores e com projetos interdisciplinares.


Participação na validação da matriz de referência para o SARESP - 2008 (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) Modalidade Química.

Ministrou o Curso de Extensão Cultural "O NOVO ENSINO MÉDIO", realizado na cidade de Tupã, no período de 04 a 07/2004 (carga horária de 40h) da Diretoria de Ensino Região de Tupã-SEE/SP.

Participação na reelaboração dos Cadernos do Aluno - 2012 do Ensino de Química da Secretaria da Educação do Estado de São SEE/SP - CGEB.

Formação de professores de Química do Estado de São Paulo - 2010. Curso: "Currículo e Prática Docente" pela FUNDAP/SEE/SP.

Avaliador da I Feira de Ciências das Escolas de Ensino Integral - 2013.

Coordenador da pós-graduação da psicopedagogia empresarial das Faculdades FACCAT-2016.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 9:00:49