David de Almeida Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6834627042562535
  • Última atualização do currículo em 24/11/2008


Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo União Educacional de Brasília(2002). Atualmente é Arquiteto de Software do Banco do Nordeste do Brasil S/A. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
David de Almeida Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, D. A.

Endereço


Endereço Profissional
Banco do Nordeste do Brasil S/A, Ambiente de Sistemas de Informação, Célula de Arquitetura de Sistemas.
Av. Paranjana, 5.700
Passaré
60740-000 - Fortaleza, CE - Brasil
URL da Homepage: http://www.bnb.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2007
Especialização em andamento em Eng. de Software com Ênfase em Padrões de Software. (Carga Horária: 450h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: Padrões de Projetos de Software para Jogos.
Orientador: Prof. Dr. Cidcley Teixeira de Souza.
1999 - 2002
Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados.
União Educacional de Brasília, UNEB, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
DEVELOPING EJBS w IBM RAD v6. (Carga horária: 40h).
Fóton Informática, FOTON, Brasil.
2008 - 2008
DEV452 MASTERING WEB APP DEV w RAD v6. (Carga horária: 40h).
Fóton Informática, FOTON, Brasil.
2008 - 2008
Intermediate Web Services with IBM RAD v6. (Carga horária: 24h).
Fóton Informática, FOTON, Brasil.
2008 - 2008
WORKSHOP SOA EM SYSATEM Z. (Carga horária: 16h).
IBM Brasil - Indústria Máquinas e Serviços (SP), IBM, Brasil.
2007 - 2007
Mastering Requirements Management with Uses Cases. (Carga horária: 24h).
OGEDA IT Solutions, OGEDA, Brasil.
2007 - 2007
Essentials of Rational Unified Process -ERUP. (Carga horária: 16h).
OGEDA IT Solutions, OGEDA, Brasil.
2007 - 2007
Mastering Object-Oriented Analysis and Design UML. (Carga horária: 32h).
OGEDA IT Solutions, OGEDA, Brasil.
2007 - 2007
Essentials of Rational Software Architect. (Carga horária: 8h).
OGEDA IT Solutions, OGEDA, Brasil.
2007 - 2007
Impl. Websphere business Monitor w/ Process Server. (Carga horária: 40h).
IBM Brasil - Indústria Máquinas e Serviços, IBM BRASIL, Brasil.
2004 - 2004
Integrando Java e Banco de Dados. (Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2002 - 2002
Curso básico de Java Programmer. (Carga horária: 120h).
USINA - Centro de Tecnologia e Design, USINA, Brasil.


Atuação Profissional



Banco do Nordeste do Brasil S/A, BNB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Arquiteto de Software, Carga horária: 30
Outras informações
Atuo na Célula de Arquitetura do Banco do Nordeste do Brasil, realizando atividades relacionadas a: -Prospecção de Tecnologias e Ferramentas; -Padronização e definição para Tecnologia Java; -Customização de Ferramentas e Softwares (Java e PHP); -Criação de Componentes de Serviços (Webservices);

Atividades

06/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Ambiente de Sistemas de Informação, Célula de Arquitetura de Sistemas.

02/2008 - 08/2008
Outras atividades técnico-científicas , Ambiente de Sistemas de Informação, Célula de Arquitetura de Sistemas.

Atividade realizada
Elaboração de Guias Técnicos, com o objetivo de repasse de conhecimento para os arquitetos e desenvolvedores java..

Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, DATAPREV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40

Atividades

12/2006 - 01/2007
Treinamentos ministrados , UDCE - Unidade de Desenvolvimento Ceará, .

Treinamentos ministrados
Desenvolvimento J2EE
Desenvolvimento de Sistemas com JDeveloper
Arquitetura de Referência da Dataprev
12/2006 - 1/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, UDCE - Unidade de Desenvolvimento Ceará, .

Cargo ou função
Grupo de Arquitetura de Sistemas.

Secretaria de Administração do Estado, SEAD, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

Atividades

06/2005 - 10/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Administração de Dados, .


CTIS Tecnologia S.A, CTIS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Pleno, Carga horária: 40


União Educacional de Brasília, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Atividades

08/2000 - 01/2001
Estágios .

Estágio realizado
Desenvolvimento de Softwares em Delphi e Oracle/Forms for Web.


Linhas de pesquisa


1.
Interoperabilidade
2.
Ferramenta de Modelagem
3.
Frameworks Java para Web
4.
Produtividade em Java
5.
Sistema de Controle de Versão
6.
Gerência de Configuração
7.
Software Livre
8.
WebServices
9.
Segurança
10.
Orientação a Objetos
11.
Designer Patterns
12.
IBM WebSphere Application Server
13.
WebServices
14.
SOA


Projetos de desenvolvimento


2006 - Atual
Desenvolvimento do novo modulo do framework GSW focado no uso do framework Struts
Descrição: Com a evolução e o fortalecimento do struts no desenvolvimento de sistemas em java, ficou claro que ele era a base do desenvolvimento padrão, porém o framework struts, possuía uma série de inconvenientes os quais tornavam o desenvolvimento cansativo e não muito prático. Para sanar este problema o framework GSW foi reformulado para poder trabalhar em conjunto com o struts, dando maior ênfase na camada de negocio e na cama de visão..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: David de Almeida Ferreira - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia/Especialidade: TV Digital.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA, D. A.; BARBOSA NETO, M. E. . Games made in Ceará. O Povo, Fortaleza, p. 25 - 25, 12 maio 2008.
Palavras-chave: Jogos Eletrônicos; Arquitetura de Sistemas; Mercado de Jogos; GDJCE - Grupo de Desenvolvedores de Jogos do Ceará.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Setores de atividade: Informática; Desenvolvimento de programas (software).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Data de publicação: 12/05/2008.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, D. A.. Desenvolvimento de Jogos Livres. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Simple Directmedia Layer; Desenvolvimento Multiplataforma; Jogos Eletrônicos; Software Livre; Arte Gráfica 2D e 3D; GameDesign.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFC - Universidade Federal do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: Semana do Software Livre - UFC; Inst. promotora/financiadora: Grupo de Estudo de Linux e Software Livre.

2.
FERREIRA, D. A.. SpaceShooter: Anatomia de um Jogo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Simple Directmedia Layer; Jogos Eletrônicos; Desenvolvimento Multiplataforma; Orientação a Objetos; C/Cpp; Software Livre.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: FIC - Faculdade Integrada do Ceará; Cidade: Fortaleza; Evento: Semana de Tecnologia da FIC; Inst. promotora/financiadora: FIC - Faculdade Integrada do Ceará.

3.
FERREIRA, D. A.. Sistema de Controle de Versão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Desenvolvimento de Software; Software Livre; SVN - SubVersion; Desenvolvimento Multiplataforma.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Desenvolvimento de programas (software).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor - Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: 3º Fórum Cearense de Software Livre; Inst. promotora/financiadora: Projeto de Software Livre Ceará.

4.
FERREIRA, D. A.. Conceitos para Criação de Jogos 2D. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: C/Cpp; Jogos Eletrônicos; Desenvolvimento Multiplataforma; Simple Directmedia Layer; Computação Gráfica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de Sistemas.
Setores de atividade: Informática; Desenvolvimento de programas (software).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unifor - Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Evento: 2º Fórum Cearense de Software Livre; Inst. promotora/financiadora: Projeto de Software Livre Ceará.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
FERREIRA, D. A.. CDLivre. 2008.
Palavras-chave: Software Livre; Desenvolvimento de Software; Arte Gráfica 2D e 3D; Banco de Dados; Jogos Eletrônicos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Desenvolvimento de programas (software); Informática.
Referências adicionais: Brasil/; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://cdlivre.wordpress.com/; Finalidade: O CDLivre é um CD contendo diversos programas de computadores que podem ser copiados e distribuídos livremente, dentro das normais da Lei.; Plataforma: MS-Windows; Ambiente: Desktop; Disponibilidade: Irrestrita.
Para pessoas que necessitam usar programas de computador(softwares) de forma legalizada, O CDLivre é uma coletânea de softwares livres, isto é que permitem qualquer pessoa utilizá-los de forma gratuita e distribui-los dentro da lei. O CD Livre vem provar que softwares livres podem e devem ser opção de escolha para o usuário no dia a dia..

2.
FERREIRA, D. A.. F2IBuilder - Font to Image Builder. 2008.
Palavras-chave: Software Livre; Desenvolvimento Multiplataforma; Jogos Eletrônicos; Orientação a Objetos; Java.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Informática; Desenvolvimento de programas (software).
Referências adicionais: Brasil/; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://f2ibuilder.sourceforge.net/; Finalidade: F2IBuilder, é uma ferramenta para geração de imagens contendo os caracteres de uma fonte (letra).; Plataforma: GNU/Linux e MS-Windows; Ambiente: Desktop; Disponibilidade: Irrestrita.
F2IBuilder, é um gerador de fontes bitmap, opensource e multiplataforma, desenvolvido em linguagem java, de acordo com a licença GPL..

3.
FERREIRA, D. A.; Cidcley Teixeira de Souza . Tuga SDK. 2008.
Palavras-chave: Designer Patterns; Jogos Eletrônicos; TV Digital; Java; SDK; Games.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e Desenvolvimento; Atividades de Informática e Conexas.
Referências adicionais: Brasil/; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://tuga-sdk.googlecode.com; Finalidade: Middleware para Jogos em TV Digital; Plataforma: Java; Ambiente: TVDigital; Disponibilidade: Irrestrita.

4.
FERREIRA, D. A.. FZPong. 2007.
Palavras-chave: C/Cpp; Jogos Eletrônicos; Software Livre; Simple Directmedia Layer; Desenvolvimento Multiplataforma.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Referências adicionais: Brasil/; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://pjmoo.wiki.sourceforge.net/FZPong; Plataforma: GNU/Linux e MS-Windows; Ambiente: Desktop - Game; Disponibilidade: Irrestrita.
FZPong, é um jogo que retorna aos primórdios dos jogos eletrônicos, baseai-se no famoso Pong (No Brasil foi conhecido como Tele-Jogo), onde o jogador deve enfrentar um grande desafio e provar que é capaz de vencer a máquina em um dos mais antigos esportes, o ping-pong. .

5.
FERREIRA, D. A.. GBF - Gamework's Brazilian Framework. 2005.
Palavras-chave: Desenvolvimento de Software; Desenvolvimento Multiplataforma; Orientação a Objetos; Software Livre; C/Cpp; Designer Patterns.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Desenvolvimento de programas (software).
Referências adicionais: Brasil/; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://pjmoo.wiki.sourceforge.net/GBF; Finalidade: Permitir o Desenvolvimento de Jogos Multiplataforma; Plataforma: GNU/Linux e MS-Windows; Ambiente: C++ e Simple Directmedia Layer; Disponibilidade: Irrestrita.

6.
FERREIRA, D. A.. GSW Framework. 2004.
Palavras-chave: Designer Patterns; Orientação a Objetos; Web -Internet e Intranet; Java.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Banco de Dados.
Setores de atividade: Desenvolvimento de programas (software); Atividades de banco de dados.
Referências adicionais: Brasil/; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Framework para Desenvolvimento de Sistemas Web; Plataforma: S.O com algum Java Application Server; Ambiente: Java (J2EE); Disponibilidade: Irrestrita.
Framework para criação de Sistema Web em Java, simplificando assim o trabalho mais repetitivo, implementa por default questões como: Segurança, Aplicações em MVC model 2, Desenvolvimento Rápido de novos módulos.

Trabalhos técnicos
1.
FERREIRA, D. A.; Cidcley Teixeira de Souza . TuGA - Jogos para TV Digital - Uma Proposta de Middleware. 2008.
Palavras-chave: Arquitetura de Sistemas; Computação Gráfica; Desenvolvimento Multiplataforma; Designer Patterns; GameDev; Games.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Atividades de Informática e Conexas; Educação; Pesquisa e Desenvolvimento.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Homepage: http://tuga-sdk.googlecode.com/; Finalidade: Conhecer e propor uma plataforma para desenvolvimento de jogos em ambiente da TV Digital Brasileira; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 3; Nº páginas: 6; Cidade: Fortaleza.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA, D. A.. Viva Fortaleza: Jogos digitais, o Ceará tem disso sim!. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Jogos Eletrônicos; Arte Gráfica 2D e 3D; GameDesign.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Jogos Digitais; Duração do evento: 5; Data de apresentação: 17/06/2008; Emissora: TV O Povo; Cidade: Fortaleza.

2.
FERREIRA, D. A.. Jangadeiro : Mercado de Games no Ceará. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Arquitetura de Sistemas; Computação Gráfica; Desenvolvimento Multiplataforma; GameDev; Games; GDJCE - Grupo de Desenvolvedores de Jogos do Ceará.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Atividades de Informática e Conexas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Games; Duração do evento: 5; Data de apresentação: 26/10/2008; Emissora: TV Jangadeiro - SBT; Cidade: Fortaleza.
Gravação realizada durante a FADEJE..

3.
FERREIRA, D. A.. Caderno 3 : Jogos Cearenses. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Palavras-chave: Computação Gráfica; Desenvolvimento Multiplataforma; Designer Patterns; TV Digital; Java; Jogos Eletrônicos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Atividades de Informática e Conexas; Pesquisa e Desenvolvimento; Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Desenvolvimento de Jogos; Duração do evento: 5; Data de apresentação: 18/07/2008; Emissora: TV Diário; Cidade: Fortaleza.
Entrevista para o programa Caderno 3 da TV Diário.

4.
FERREIRA, D. A.. Programa Enter : FADEJE. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Palavras-chave: GameDesign; GameDev; Games; GDJCE - Grupo de Desenvolvedores de Jogos do Ceará; Jogos Eletrônicos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Atividades de Informática e Conexas; Pesquisa e Desenvolvimento.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: FADEJE - Feira de Apresentação e Demonstração de Jogos Eletronicos; Duração do evento: 2; Data de apresentação: 01/11/2008; Emissora: TV Cidade - Bandeirantes; Cidade: Fortaleza.
Gravação realizada durante a FADEJE..


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, D. A.. Programação de Jogos com SDL. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Desenvolvimento de Software; Jogos Eletrônicos; Software Livre; Simple Directmedia Layer; Desenvolvimento Multiplataforma.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: dias;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 3; Local: Faculdade Lorenço Filho - FLF; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Faculdade Lorenço Filho - FLF.
Desenvolvimento de Jogos com SDL em Software Livre. Este curso objetiva montar um simples jogo de avião utilizando apenas ferramentas de software livre (SDL, Codeblocks, GCC). Como linguagem adotaremos C/C++ para desenvolvimento multiplataforma..

2.
FERREIRA, D. A.. Introdução a programação Java e a Orientação a Objetos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Java; Web -Internet e Intranet; Banco de Dados; Orientação a Objetos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Desenvolvimento de programas (software); Atividades de banco de dados.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: semanas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Secretaria de Administração do Estado do Ceará - SEAD; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora: Secretaria de Administração do Estado do Ceará - SEAD.
Java Conceitos e Histórico - Orientação a Objetos - IDE Eclipse - Java na Prática - Tecnologia de Acesso a Dados JDBC - Java para Web.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2 EDJC - Encontro de Desenvolvedores de Jogos do Ceará.TuGA - Jogos para TV Digital - Uma Proposta de Middleware. 2008. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://gdjce.wordpress.com/.

2.
FLISOL - Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre.1º Encontro de Desenvolvedores de Jogos do Ceará. 2008. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

3.
Semana de Tecnologia da FIC.TuGA - Jogos para TV Digital - Uma Proposta de Middleware. 2008. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://davidferreirafz.wordpress.com/palestras/.

4.
FLISOL - Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre.Sistema de Controle de Versão. 2007. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://davidferreirafz.wordpress.com/palestras/.

5.
FLISOL - Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre.WorkShop de Desenvolvimento de Jogos Livres. 2007. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

6.
II Semana de Atualização Tecnológica da FIC.SpaceShooter: Anatomia de um Jogo. 2007. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://davidferreirafz.wordpress.com/palestras/.

7.
Semana do Software Livre - UFC.Desenvolvimento de Jogos Livres. 2007. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://davidferreirafz.wordpress.com/palestras/.

8.
3º Fórum Cearense de Software Livre.WorkShop de Desenvolvimento de Jogos Livres. 2006. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

9.
3º Fórum Cearense de Software Livre.Sistema de Controle de Versão. 2006. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://davidferreirafz.wordpress.com/palestras/.

10.
FLISOL - Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre.Desenvolvimento de Jogos Livres. 2006. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

11.
2º Fórum Cearense de Software Livre.Workshop de Desenvolvimento de Jogos Livres. 2005. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

12.
FLISOL - Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre.Desenvolvimento de Jogos Livres. 2005. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

13.
1º Fórum Cearense de Software Livre. 2004. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

14.
III Semana de Tecnologia da Unifor. 2004. (Oficina).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

15.
TCO Redução de Custos Adotando Tecnologia Open Source (Evolução & Novell). 2004. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, D. A.. FLISOL - Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre. 2008. (Festival).
Palavras-chave: Desenvolvimento de Software; Software Livre; Jogos Eletrônicos; Desenvolvimento Multiplataforma.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Banco de Dados.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Sim; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Faculdade Evolução; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Projeto de Software Livre Ceará.

2.
FERREIRA, D. A.. 1º Encontro de Desenvolvedores de Jogos do Ceará. 2008. (Exposição).
Palavras-chave: Jogos Eletrônicos; Software Livre; Simple Directmedia Layer; C/Cpp; GameDesign; Arte Gráfica 2D e 3D.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Faculdade Evolução; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: GDJCE - Grupo Desenvolvedores de Jogos do Ceará.

3.
FERREIRA, D. A.; TRINTA, F. A. M. . 2º Encontro de Desenvolvedores de Jogos do Ceará. 2008. (Exposição).
Palavras-chave: Jogos Eletrônicos; TV Digital; Desenvolvimento Multiplataforma; GameDesign.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Unifor - Universidade de Fortaleza; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: GDJCE - Grupo Desenvolvedores de Jogos do Ceará.

4.
FERREIRA, D. A.. 3º Encontro de Desenvolvedores de Jogos do Ceará. 2008. (Exposição).
Palavras-chave: Arte Gráfica 2D e 3D; Análise e Projeto; Computação Gráfica; Desenvolvimento de Software; Designer Patterns; GameDesign.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Faculdade 7 de Setembro - FA7; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: GDJCE - Grupo Desenvolvedores de Jogos do Ceará.

5.
BARBOSA NETO, M. E. ; FERREIRA, D. A. . 5º Encontro de Desenvolvedores de Jogos do Ceará. 2008. (Exposição).
Palavras-chave: Allegro; Computação Gráfica; GameDev; GameDesign; Games; Jogos Eletrônicos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: FIC - Faculdade Integrada do Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: GDJCE - Grupo Desenvolvedores de Jogos do Ceará.

6.
FERREIRA, D. A.; NEIL ARMSTRONG REZENDE . 6º Encontro de Desenvolvedores de Jogos do Ceará. 2008. (Exposição).
Palavras-chave: Arte Gráfica 2D e 3D; Blender; Computação Gráfica; GameDesign; GameDev; Games.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Faculdade Christus; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: GDJCE - Grupo Desenvolvedores de Jogos do Ceará.

7.
FERREIRA, D. A.. FLISOL - Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre. 2007. (Festival).
Palavras-chave: Desenvolvimento de Software; Software Livre; Linux; Jogos Eletrônicos; Banco de Dados; Java.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Sim; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: FIC - Faculdade Integrada do Ceará; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Projeto de Software Livre Ceará.

8.
FERREIRA, D. A.; ALENCAR, A. C ; PINHEIRO, Erlon Sousa . III Fórum Cearense de Software Livre. 2006. (Congresso).
Palavras-chave: Linux; Software Livre; Jogos Eletrônicos; Desenvolvimento de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Banco de Dados.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia.
Setores de atividade: Desenvolvimento de programas (software); Informática; Outras atividades de prestação de serviços em informática.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Sim; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Unifor; Cidade: Fortaleza; Inst. promotora/financiadora: Projeto de Software Livre Ceará.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 2:30:31