Luciana Soares Luz do Amaral

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  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


é Professora Adjunta do Departamento de Demografia da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Cedeplar. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em Demografia pelo Cedeplar, Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e doutorado em Sociologia/Demografia pela Arizona State University (2014). Tem experiência na área de demografia social, atuando principalmente em demografia da educação, demografia da família e políticas públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Soares Luz do Amaral
Nome em citações bibliográficas
LUZ, Luciana;LUZ, LUCIANA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Ciências Econômicas.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34097100


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Sociologia.
Arizona State University, ASU, Estados Unidos.
Título: Investments in Children's Health and Schooling in Rural Southern Mozambique: the role of mothers' decision-making autonomy and father's labor migration, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Victor Agadjanian.
2006 - 2008
Mestrado em Demografia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O impacto da repetência na proficiência escolar: uma análise longitudinal do desempenho de repetentes em 2002-2003,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2002 - 2005
Graduação em Economia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Os determinantes do desempenho escolar: a estratificação educacional e o efeito valor adicionado.
Orientador: Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Assistente de Pesquisas, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisas

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Assistente de Pesquisas, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dinâmica Demográfica e Políticas Sociais
08/2017 - Atual
Ensino, Ciências Socioambientais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos Quantitativos
03/2017 - Atual
Ensino, Demografia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Modelos Lineares
02/2017 - Atual
Ensino, Demografia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Estatística
10/2016 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Ciências Econômicas, .

Cargo ou função
Membro Titular.
08/2016 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Ciências Econômicas, .

Cargo ou função
Membro titular do colegiado do Programa de Pós Graduação em Demografia.
08/2016 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Ciências Econômicas, .

Cargo ou função
Colegiado de Pós-Graduação em Demografia.
03/2016 - Atual
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
População e Políticas Públicas
03/2017 - 07/2017
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
População e políticas públicas
08/2016 - 02/2017
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Demografia
08/2016 - 02/2017
Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dinâmica Demográfica e Políticas Sociais
05/2016 - 07/2016
Ensino, Demografia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Demografia da Educação
03/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
População e Políticas Públicas
02/2016 - 02/2016
Ensino, Demografia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Estatística
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia do Setor Público
Economia do Bem Estar Social
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia do Setor Público
Economia do Bem Estar Social
03/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia do Bem Estar Social
Introdução à Economia
2007 - 2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Econômicas, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional.

Cargo ou função
Sub-representação discente junto ao Departamento de Demografia.

Arizona State University, ASU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PhD Candidate

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Research Assistant



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Proposta de Construção de Indicador de Desenvolvimento Educacional de Escolas e Municípios de Minas Gerais
Descrição: A proposta tem o objetivo principal de construir um indicador de ?desempenho? das escolas e municípios de Minas Gerais. Tal indicador possibilitaria o monitoramento ao longo do tempo, bem como comparações municipais e a avaliação de impactos de políticas e programas sobre resultados escolares, considerando a implementação das diversas estratégias alternativas. A concepção deste indicador parte da necessidade de incorporação de múltiplas dimensões na análise de desempenho escolar, que avancem em relação a uma consideração única das notas e do fluxo escolar, descontextualizada do ambiente escolar. Efeitos intervenientes ao nível da escola devem ser mensurados e incorporados no indicador, ou seja, o contexto escolar deve ser considerado de forma explícita no indicador. Neste sentido, um indicador multidimensional deve ser construído, que seja capaz de sintetizar e representar as desigualdades que se desejam avaliar, como um instrumento de mensuração para monitoramento, avaliação e planejamento das ações públicas, possibilitando mudanças efetivas em processos e resultados. Portanto, pré-condições e fatores associados devem ser identificados para focalização e ação, numa perspectiva de processos escolares onde é possível haver uma atuação efetiva. O desafio é construir um indicador agregado ao nível das escolas e dos municípios, decomponível em sub-dimensões, e que mantenha a parcimônia e a simplicidade necessárias para a sua devida comunicabilidade e utilização prática. Concretamente, é possível construir um indicador ampliado, que incorpore múltiplas dimensões, e versões resumidas das dimensões consideradas. Ademais, o indicador agregado, e em suas múltiplas dimensões, deve ser sensível a mudanças de curto, médio e longo prazos, decorrentes de objetivos adicionais de diversidade, equidade e participação. Outro desafio é a utilização de informações continuamente atualizadas em níveis espaciais comparáveis, além do nível municipal. Neste ponto, considera-se que o próprio município deve ser analisado em seu contexto espacial específico; assim como a escola no contexto municipal (ou seja, considerando características municipais). Nesta direção, se faz relevante pensar em tipologias ou categorias que relacionem os processos e fatores de escolas, em seus efeitos conjuntos, pressupondo que há um padrão de acumulação e combinação desses fatores dentro das escolas. O objetivo neste ponto é entender como esses fatores e processos interagem e em que intensidade isso ocorre dentro das escolas, para uma compreensão mais ampla do que acontece dentro das escolas que faz que algumas agreguem mais valor ao aprendizado dos alunos do que outras. A proposta é que o indicador incorpore dimensões de gestão escolar, de eficiência de implementação dos programas e políticas nas escolas (incluindo gastos), de infra-estrutura, complexidade e ambiente das escolas, de perfil dos diretores, professores e alunos, etc., como ponderadores de indicadores de desempenho ? proficiência e progressão - dos alunos. Tais dimensões devem ser mensuradas em termos de variações e níveis das variáveis selecionadas para representá-las, com também devem incluir medidas médias e de dispersão. Para cada nível de ensino (infantil, fundamental e médio), serão construídos indicadores específicos que contemplem as singularidades de cada etapa, nas dimensões de análise escolhidas, explicitamente balizadas por medidas de desempenho, equidade e qualidade...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
Avaliação de Impacto do Programa de Leite pela Vida
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Monitoramento e Avaliação dos Programas de Assistência Estudantil da FUMP
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luciana Soares Luz do Amaral - Coordenador / Cássio Maldonado Turra - Integrante / Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira - Integrante / Simone Wajnman - Integrante.
2014 - 2015
Revisão da Metodologia de Reajuste dos Prêmios de Planos Individuais no Brasil
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Childbearing Dynamics in a Setting of High HIV Prevalence and Massive ART Rollout
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Family Migration Context, Development and Early School Outcomes
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Fluxo, Matrícula e Avaliação de Projetos Educacionais nas Escolas Públicas Estaduais Mineiras
Descrição: Análise de Fluxo, Matrícula e Avaliação de Projetos Educacionais nas Escolas Públicas Estaduais Mineiras.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Luciana Soares Luz do Amaral - Integrante / Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto - Coordenador / Ana Maria Hermeto - Integrante / Ana Flávia Machado - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Avaliação de Políticas de Educação Pública em Minas Gerais
Descrição: O Cedeplar-UFMG e o Governo de Minas Gerais têm uma longa história de parceria visando o planejamento e a avaliação de políticas públicas no Estado de Minas Gerais. Recentemente, o Governo de Minas Gerais iniciou a implementação de novas políticas na área de educação com o objetivo de reduzir a repetência e a evasão dos alunos, além de melhorar a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos. Ainda não se sabe se tais programas atingirão os objetivos esperados. Tendo em vista a tradição do Cedeplar-UFMG no desenvolvimento de avaliações de impacto de políticas públicas para vários níveis de governo (exemplos: Planfor e Bolsa Família), o objetivo deste projeto é avaliar para o Governo de Minas Gerais, quatro dos novos programas na área de educação. São eles: Aceleração do Aprendizado nas Escolas ; Escola em Tempo Integral , Ensino Médio Profissionalizante e Poupança Jovem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana Soares Luz do Amaral - Integrante / Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto - Coordenador / Maria Elizete Gonçalves - Integrante / Cristine Campos de Xavier Pinto - Integrante / Cássio Maldonado Turra - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Planejamento do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2005 - 2006
Estatísticas Básicas para Avaliação do PNE: uma perspectiva regional
Descrição: Elaborar 5 diagnósticos regionais sobre a dinâmica dos indicadores educacionais; Elaborar planilha a nível municipal.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
Fatores Associados ao Desempenho Escolar
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Nova Economia (UFMG. Impresso)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DE POPULAÇÃO (IMPRESSO)


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMARAL, Pedro V. M.2017AMARAL, Pedro V. M. ; LUZ, Luciana ; CARDOSO, F. ; FREITAS, R. . Distribuição espacial de equipamentos de mamografia no Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS, v. 19, p. 326-341, 2017.

2.
AGADJANIAN, V.2015 AGADJANIAN, V. ; HAYFORD, S. ; LUZ, Luciana ; Yao, J. . Bridging the client and provider perspectives: family planning access and utilization in rural Mozambique. International Journal of Gynaecology and Obstetrics, v. 30, p. E47-E51, 2015.

3.
LUZ, LUCIANA2015 LUZ, LUCIANA; AGADJANIAN, VICTOR . Women’s decision-making autonomy and children’s schooling in rural Mozambique. Demographic Research, v. 32, p. 775-796, 2015.

4.
GLICK, JENNIFER E.2013 GLICK, JENNIFER E. ; WALKER, LAQUITTA ; LUZ, LUCIANA . Linguistic isolation in the home and community: Protection or risk for young children?. Social Science Research (Print), v. 42, p. 140-154, 2013.

5.
HAYFORD, SARAH R.2012 HAYFORD, SARAH R. ; AGADJANIAN, VICTOR ; LUZ, Luciana . Now or Never: Perceived HIV Status and Fertility Intentions in Rural Mozambique. Studies in Family Planning, v. 43, p. 191-199, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LUZ, Luciana; AGADJANIAN, V. . Father?s Migration and Health of Children Left-Behind in Rural Mozambique. In: XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2014, São Pedro. Anais, 2014.

2.
Amaral, Pedro Vasconcelos ; LUZ, Luciana ; CARDOSO, F. ; FREITAS, R. . Distribuição espacial de equipamentos de mamografia no Brasil. In: XVI Seminário sobre a economia mineira, 2014, Diamantina. Anais..., 2014.

3.
LUZ, LUCIANA; AGADJANIAN, VICTOR . Women?s Autonomy and Children?s Schooling in Rural Mozambique. In: Population Association of America 2012 Annual Meeting, 2012, San Francisco. Proceedings..., 2012.

4.
LUZ, LUCIANA; HAYFORD, SARAH R. ; AGADJANIAN, VICTOR . Perceived HIV Status and Fertility Intentions: Evidence from Rural Mozambique. In: A Collaborative Solution for Tropical Diseases: The Luso-American Response ? 2011 Conference on HIV/AIDS research, 2011, Lisboa. Proceedings..., 2011.

5.
Amaral, Pedro Vasconcelos ; Simões, Rodrigo ; LUZ, Luciana . Economia e Rede Urbana do Centro-Oeste Mineiro. In: XII Seminário sobre a Economia Mineira, 2006, Diamantina. Anais..., 2006.

6.
LUZ, Luciana. Os determinantes do desempenho escolar: a estratificação educacional e o efeito valor adicionado. In: XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais da ABEP, 2006, Caxambu - MG. Anais..., 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LUZ, Luciana. Mothers? Perceived HIV Status and Children?s Schooling in Rural Mozambique: The Role of Self-Rated Health. In: Population Association of America 2013 Anual Meeting, 2013, Nova Orleans. Population Association of America 2013 Anual Meeting Program, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
Amaral, Pedro Vasconcelos ; LUZ, LUCIANA ; CARDOSO, F. ; FREITAS, R. . Distribuição espacial de equipamentos de mamografia no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
LUZ, LUCIANA. Perceived HIV Status and Fertility Intentions: Evidence from Rural Mozambique. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
RIOS-NETO, Eduardo ; LUZ, Luciana . Tipologia das escolas da rede estadual de Minas Gerais segundo o IDEB 2007, mobilidade das escolas no ranking do IDEB entre 2005 e 2007 e IDEB ponderado por matrículas 2009 (Trabalho Técnico).

2.
RIOS-NETO, Eduardo ; LUZ, Luciana . Análise do IDEB das escolas da rede estadual de Minas Gerais em 2005 e 2007 a partir das curvas ISO-IDEB 2008 (Trabalho Técnico).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LUZ, Luciana. Parecer para a revista Nova Economia (UFMG). 2010.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
HERMETO, Ana Maria; WAJNMAN, S.; DINIZ, Sibelle; LUZ, LUCIANA. Participação em banca de Raquel Carvalho de Andrade. Desigualdade de genero no mercado de trabalho: uma analise comparativa dos diferenciais de rendimentos de duas coortes. 2018. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
LUZ, Luciana. Participação em banca de Felipe da Silva Basso. Inserção e sobre-escolaridade dos jovens no mercado de trabalho diante das transformações econômicas e sociais brasileiras na última década. 2017. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
LUZ, Luciana. Participação em banca de Samantha Haussmann Faustino Rodarte. CONVERGÊNCIA DOS RESULTADOS ESCOLARES POR ESTRATOS ECONÔMICOS: uma análise a partir da Esperança de Anos de Estudo. 2017. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
PRATA, N.; Miranda-Ribeiro, P.; LUZ, LUCIANA. Participação em banca de Bárbara Avelar Gontijo. Diferencial de atitude frente ao uso de contracepção moderna entre as etnas quenianas, 1989-2008.. 2014. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
LUZ, Luciana. Participação em banca de Tanise Brandão Bussmann. Avaliação de mudanças no sistema educacional e seus resultados: o caso dos ciclos na Região Metropolitana de Porto Alegre. 2014. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
TURRA, Cássio; LUZ, LUCIANA; WAJNMAN, S.; TOMAZ, M. C.. Participação em banca de Pedro Schettini Cunha. Determinantes das transferencias privadas envolvendo idosos da cidade de São Paulo, entr os anos de 2000 e 2010. 2018. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
TURRA, Cássio; LUZ, LUCIANA; Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha; WONG, L.; MAMBRINI, J.; NEPOMUCENO, M.. Participação em banca de MOISÉS HUMBERTO SANDOVAL GONZÁLEZ. Diferencial Educacional en la Mortalidad Adulta en Chile. Marcas de una Desigualdad Permanente. 2018. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
BASTOS, S. Q. A.; ALMEIDA, E. S.; FERES, F. L. C.; SANTIAGO, F. S.; LUZ, LUCIANA; MENEZES, T. A.. Participação em banca de Bruno da Silva de Moraes. ANÁLISES ESPACIAIS EM SAÚDE PARA OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: ciclos eleitorais e partidários, estratégia saúde da família e migração médica. 2017. Tese (Doutorado em Economia Aplicada) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
TURRA, Cássio; LUZ, LUCIANA; QUEIROZ, B. L.; MAMBRINI, J.; ALVES, L.. Participação em banca de Vanessa Gabrielle Di Lego Gonçalves. Vanguards of Longevity: The case of Brazilian Air Force military. 2017. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
RIGOTTI, J. I. R.; CARVALHO, J. A. M.; GOLGHER, A.; GUIMARAES, R. R.; BAENINGER, R.; LUZ, LUCIANA. Participação em banca de Bruna Atayde Signorini. Efeitos da migração sobre a fecundidade: um estudo comparativo entre mulheres nordestinas imigrantes em São Paulo, mulheres não-migrantes naturais do estado e mulheres não-migrantes naturais do Nordeste. 2017. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
LUZ, Luciana. Participação em banca de Raphael Francisco do Nascimento Soares. Mudanças nas intenções reprodutivas de mulheres e de homens e no uso d contracepção por parte da mulher em Ruanda durante a década de 2000. 2016. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
Miranda-Ribeiro, P.; WONG, L.; CAVENAGHI, S.; LUZ, Luciana; SIMAO, A. B.; QUEIROZ, B. L.. Participação em banca de Elísio Sebastião Mazive. Principais fatores associados às variações nos níveis de fecundidade na África Subsaariana. 2016. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
WAJNMAN, S.; LUZ, LUCIANA; FERES, F. L. C.; GUEDES, G.; Miranda-Ribeiro, P.. Participação em banca de Janaína T. Guiginski. O Prêmio Salarial Masculino do Casamento no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
WAJNMAN, S.; LUZ, LUCIANA; RIOS-NETO, Eduardo; WONG, L.; VERONA, A. P. A.; CAETANO, A. J.. Participação em banca de Marcela Eugenia Alvear Portacio. Efecto de la división del trabajo doméstico no remunerado y del trabajo de cuidado no remunerado sobre las preferencias de fecundidade em Colombia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
LUZ, LUCIANA; HERMETO, Ana Maria; Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha; DINIZ, Sibelle; RESENDE, A. C. C.. Participação em banca de Ilya Maria Espino Cruz,. An empirical analysis of the drivers of gender inequality in unpaid and paid work. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Economia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
LUZ, Luciana. Participação em banca de Raphael Francisco do Nascimento Soares. Mudanças nas intenções reprodutivas e no uso de contracepção e a relação com os sistemas de gênero e parentesco em Ruanda durante a década de 2000. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
LUZ, Luciana. Participação em banca de Moisés Sandoval González. Diferencial Educacional en la Mortalidad Adulta en Chile. Marcas de una Desigualdad Permanente. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
LUZ, Luciana. Participação em banca de Pedro Schettini Cunha. Efeitos de mudanças nos determinantes das transferências privadas envolvendo idosos da cidade de São Paulo: o papel do ciclo de vida.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
LUZ, Luciana. Participação em banca de Marilia Regina Nepomuceno Marinho. Overcoming the limitations of demographic data: papers on mortality, extremed aged populations and education. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
LUZ, Luciana. Participação em banca de Elísio Sebastião Mazive. Estagnação do processo de transição da fecundidade em Moçambique no período 1997-2011. 2014.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
LUZ, Luciana. Participação em banca de Thiago Henrique Carneiro Rios Lopes. Democracia, confiança e crescimento econômico. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Economia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HERMETO, Ana Maria; LUZ, LUCIANA; DINIZ, Sibelle. Participação em banca de Nathalia Barbosa Souza e Silva.Avaliação socioeconômica de política pública: a focalização do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego ? PRONATEC. 2017.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. A transição demográfica e a desigualdade entre as nações. 2018. (Congresso).

2.
XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. REGIONAL ATTRIBUTES ASSOCIATED WITH YOUTH SCHOOL ENROLMENT IN BRAZIL. 2018. (Congresso).

3.
XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Estrutura familiar e desempenho escolar dos filhos. 2018. (Congresso).

4.
Regional Studies Association Annual Conference 201. REGIONAL ATTRIBUTES ASSOCIATED WITH YOUTH SCHOOL ENROLMENT IN BRAZIL. 2017. (Congresso).

5.
Seminário 10 Anos de Metodologia de Coleta de Dados Individualizados dos Censos Educacionais. 2017. (Seminário).

6.
VII Congreso da Asociación Latinoamericana de Población. Educational quality and quantity in Brazil between 2007 and 2013: a case study for the implementation of a school system of accountability. 2016. (Congresso).

7.
XVII Seminário sobre a Economia Mineira. SD1: Demografia Econômica. 2016. (Congresso).

8.
XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Educational quality and quantity in Brazil between 2007 and 2013: a case study for the implementation of a school system of accountability. 2016. (Congresso).

9.
XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Father?s Migration and Health of Children Left-Behind in Rural Mozambique. 2014. (Congresso).

10.
XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE EQUIPAMENTOS DE MAMOGRAFIA NO BRASIL. 2014. (Congresso).

11.
XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Educação. 2014. (Congresso).

12.
XVI Seminário sobre a economia mineira.Economia do Trabalho. 2014. (Seminário).

13.
XVI Seminário sobre a economia mineira.Economia da Educação. 2014. (Seminário).

14.
Population Association of America 2013 Annual Meeting. Mothers? Perceived HIV Status and Children?s Schooling in Rural Mozambique: The Role of Self-Rated Health. 2013. (Congresso).

15.
Population Association of America 2012 Annual Meeting. Women?s Autonomy and Children?s Schooling in Rural Mozambique. 2012. (Congresso).

16.
Population Association of America 2011 Annual Meeting. Perceived HIV Status and Fertility Intentions: Evidence from Rural Mozambique. 2011. (Congresso).

17.
Seminário sobre o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Visão de Educadores. 2008. (Seminário).

18.
XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. 2008. (Encontro).

19.
Workshop Internacional sobre demografia dos países africanos lusófonos. 2007. (Congresso).

20.
XII Seminário sobre a Economia Mineira.Economia e Rede Urbana do Centro-Oeste Mineiro. 2006. (Seminário).

21.
XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Os determinantes do desempenho escolar: a estratificação educacional e o efeito valor adicionado. 2006. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
PEDRO MENEZES VILARINHOS. ATRATIVIDADE E GÊNERO DA CARREIRA DOCENTE NO BRASIL. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Economia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
IAIA COTE BALDE. Efeito da educação materna sobre a mortalidade infantil e na infância na Guiné-Bissau. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Ilya María Espino Cruz. An empirical analysis of the drivers of gender inequality in unpaid and paid work. Início: 2018. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
MARIA IZABEL FERREIRA MENDES. Saúde e Desenvolvimento: três ensaios sobre condições iniciais. Início: 2017. Tese (Doutorado em Economia Aplicada) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Coorientador).

3.
Marcela Eugenia Alevear Portaccio. Ideologias de g6enero, uso do tempo e decisões sobre a fecundidade: uma análise para Colômbia, 2012. Início: 2016. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ana Luiza Farage Silva. ATORES E PROCESSOS ESCOLARES EFICAZES: TIPOLOGIAS E SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE O DESEMPENHO ESCOLAR EM MINAS GERAIS.. 2017. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Luciana Soares Luz do Amaral.

2.
Samantha Haussmann Rodarte Faustino. CONVERGÊNCIA DOS RESULTADOS ESCOLARES POR ESTRATOS ECONÔMICOS: uma análise a partir da Esperança de Anos de Estudo. 2017. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Luciana Soares Luz do Amaral.

3.
Gustavo Facundo Nino Nino. Heterogeneidade intra e intergrupos de escolaridade no Brasil, 1982-2012. 2017. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Luciana Soares Luz do Amaral.

Tese de doutorado
1.
MOISES HUMBERTO SANDOVAL GONZÁLEZ. Diferencial Educacional en la Mortalidad Adulta en Chile. Marcas de una Desigualdad Permanente. 2018. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Luciana Soares Luz do Amaral.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MÁRCIO TACELI TAVEIRA. POLÍTICAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luciana Soares Luz do Amaral.

2.
Cecy Silveira Perez do Nascimento. Mortalidade Infantil em Minas Gerais: ótica dos componentes, causas evitáveis e políticas de saúde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luciana Soares Luz do Amaral.

3.
Maysa de Medeiros Pereira Abdo. ESTRUTURA FAMILIAR E DESEMPENHO ESCOLAR DOS FILHOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luciana Soares Luz do Amaral.

4.
Gabriel Chagas Brasil. O GRUPO DOS BRICS: ANÁLISE DA SUA COESÃO ENQUANTO CONJUNTO E DE ALTERNATIVAS DE AGRUPAMENTOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA (2001-2014). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luciana Soares Luz do Amaral.

5.
Rafaella Carnevali. POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: o caso da Universidade Federal de Minas Gerais entre 2011 e 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luciana Soares Luz do Amaral.




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