Carlos Eduardo Benevides Bezerra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7512631263282644
  • Última atualização do currículo em 17/09/2015


Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e atualmente cursando doutorado na USI (Universidade da Suíça Italiana, em Lugano, na Suíça), em co-tutela com a UFRGS. Pesquisador na área de Sistemas Distribuídos, com foco na criação, desenvolvimento e avaliação de modelos de execução que visam a manter consistência forte em sistemas replicados. Para este fim, são também desenvolvidas primitivas de comunicação de grupo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Eduardo Benevides Bezerra
Nome em citações bibliográficas
BEZERRA, Carlos E. B.;Bezerra, Carlos Eduardo Benevides;BEZERRA, CARLOS EDUARDO;BEZERRA, EDUARDO;BEZERRA, CARLOS EDUARDO B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Informática.
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale - Bloco IV
Agronomia
91501-970 - Porto Alegre, RS - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2009
Doutorado em andamento em Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Suporte Distribuído a Jogos Maciçamente Multijogador em Cenários com Recursos Computacionais Limitados,
Orientador: Cláudio Fernando Resin Geyer.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em PPGC - Programa de Pós Graduação em Computação UFRGS.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Lidando com Recursos Escassos e Heterogêneos em um Sistema Distribuído Atuando como Servidor de MMOG,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Cláudio Fernando Resin Geyer.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: sistemas distribuídos; jogos; mmg.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2002 - 2007
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: QoS para Jogos Multijogador em Redes Sem Fio IEEE 802.11.
Orientador: George Marconi de Araújo Lima.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Engloba Iniciação Científica com redes 802.11 e estágio de programação Java

Atividades

03/2006 - 06/2006
Pesquisa e desenvolvimento , CPD, .

01/2005 - 03/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento WEB com Java, Struts, postgreSQL e SOFIA
2.
Redes IEEE 802.11, estudo do MAC


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas distribuídos/Especialidade: Simulação distribuída.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas distribuídos.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Redes de Computadores.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BEZERRA, CARLOS EDUARDO B.2012BEZERRA, CARLOS EDUARDO B.; COMBA, João L. D. ; GEYER, Cláudio F. R. . Adaptive load-balancing for MMOG servers using KD-trees. Computers in Entertainment, v. 10, p. 1-16, 2012.

2.
BEZERRA, Carlos E. B.2009BEZERRA, Carlos E. B.; CECIN, Fábio R. ; GEYER, Cláudio F. R. . Modelos de Suporte Distribuído para Jogos Online Maciçamente Multijogador. Diálogo (Canoas), v. 14, p. 123-146, 2009.

3.
BEZERRA, Carlos E. B.;Bezerra, Carlos Eduardo Benevides;BEZERRA, CARLOS EDUARDO;BEZERRA, EDUARDO;BEZERRA, CARLOS EDUARDO B.2009BEZERRA, Carlos E. B.; Geyer, Cláudio Fernando Resin . A load balancing scheme for massively multiplayer online games. Multimedia Tools and Applications, v. 45, p. 263-289, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARANDI, PARISA JALILI ; BEZERRA, CARLOS EDUARDO ; PEDONE, FERNANDO . Rethinking State-Machine Replication for Parallelism. In: 2014 IEEE 34th International Conference on Distributed Computing Systems (ICDCS), 2014, Madrid. 2014 IEEE 34th International Conference on Distributed Computing Systems. p. 368.

2.
BEZERRA, CARLOS EDUARDO; PEDONE, FERNANDO ; RENESSE, ROBBERT VAN . Scalable State-Machine Replication. In: 2014 44th Annual IEEE/IFIP International Conference on Dependable Systems and Networks (DSN), 2014, Atlanta. 2014 44th Annual IEEE/IFIP International Conference on Dependable Systems and Networks. p. 331.

3.
BEZERRA, CARLOS EDUARDO; PEDONE, FERNANDO ; GARBINATO, BENOIT ; GEYER, CLAUDIO . Optimistic Atomic Multicast. In: 2013 IEEE 33rd International Conference on Distributed Computing Systems (ICDCS), 2013, Philadelphia. 2013 IEEE 33rd International Conference on Distributed Computing Systems. p. 380.

4.
BEZERRA, Carlos E. B.; GEYER, Cláudio F. R. . A short study of the addition of an L4 cache memory with interleaved cache hierarchy to multicore architectures. In: VII Workshop de Processamento Paralelo e Distribuído, 2009, Porto Alegre. Anais do VII Workshop de Processamento Paralelo e Distribuído, 2009.

5.
BEZERRA, Carlos E. B.; COMBA, João L. D. ; GEYER, Cláudio F. R. . A fine granularity load balancing technique for MMOG servers using a kd-tree to partition the space. In: VIII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2009, Rio de Janeiro. Proceedings of the VIII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment - Computing Track, 2009.

6.
BEZERRA, Carlos E. B.; CECIN, Fábio R. ; GEYER, Cláudio F. R. . A3: a novel interest management algorithm for distributed simulations of MMOGs. In: Distributed Simulation and Real-time Applications, 2008, Vancouver, BC, Canadá. Proceedings of the 12th IEEE/ACM International Symposium on Distributed Simulation and Real-time Applications. Los Alamitos, CA, EUA: IEEE Computer Society, 2008. p. 35-42.

7.
VILANOVA, Felipe J. ; BEZERRA, Carlos E. B. ; CRIPPA, Marcos R. ; CECIN, Fábio R. ; GEYER, Cláudio F. R. . P2PSE - A peer-to-peer support for multiplayer games. In: VII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2008, Belo Horizente, MG, Brasil. Proceedings of the VII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment - Computing Track. Porto Alegre, RS, Brasil: Sociedade Brasileira de Computação, 2008. p. 47-53.

8.
ROCHA, Rodrigo ; BESSA, Aline ; BEZERRA, Carlos E. B. ; MEDEIROS, Ivan ; OLIVEIRA, Caio ; BANDEIRA, H. . Desenvolvendo um Motor Multiplataforma para Jogos 3D. In: VI Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital, 2007, São Leopoldo, RS, Brasil. Anais do VI Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital - Trilha computação. Porto Alegre, RS, Brasil: Sociedade Brasileira de Computação, 2007.

Outras produções bibliográficas
1.
BEZERRA, Carlos E. B.; GEYER, Cláudio F. R. . Lidando com Recursos Escassos e Heterogêneos em um Sistema Distribuído Atuando como Servidor de MMOG 2009 (Dissertação de Mestrado).

2.
BEZERRA, Carlos E. B.; LIMA, George M. A. . QoS para Jogos Multijogador em Redes IEEE 802.11 2006 (Monografia de Conclusão de Curso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
BANDEIRA, H. ; MEDEIROS, Ivan ; ROCHA, Rodrigo ; BEZERRA, Carlos E. B. ; BESSA, Aline ; OLIVEIRA, Caio . Indigente Game Engine. 2006.

2.
BANDEIRA, H. ; BESSA, Aline ; BEZERRA, Carlos E. B. ; MEDEIROS, Ivan ; OLIVEIRA, Caio ; ROCHA, Rodrigo ; BRITO, Jailson ; MAGALHÃES, Cícero ; SOUSA, Danton . We Are The Champignons. 2006.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Workshop de Processamento Paralelo e Distribuído. A short study of the addition of an L4 cache memory with interleaved cache hierarchy to multicore architectures. 2009. (Congresso).

2.
Distributed Simulation and Real-time Applications.A3: a novel interest management algorithm for distributed simulations of MMOGs. 2008. (Simpósio).

3.
VII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment.P2PSE - A peer-to-peer support for multiplayer games. 2008. (Simpósio).

4.
VI Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital.Desenvolvendo um Motor Multiplataforma para Jogos 3D. 2007. (Simpósio).

5.
ENECOMP. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Bezerra, Carlos Eduardo Benevides; MIDON, Diego P. ; MOR, Stefano D. K. ; MAILLARD, Nicolas B. . VII Workshop de Processamento Paralelo e Distribuído. 2009. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 2:43:39