Ana Karina Brenner

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7940374041513750
  • Última atualização do currículo em 04/01/2019


Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPEd. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Participa do Grupo de Pequisa "Aprendizados ao longo da vida: sujeitos, políticas e processos educativos", inscrito na linha de pesquisa Educação Inclusiva e processos educacionais do PROPEd/UERJ. Participa do Observatório Jovem do Rio de Janeiro, grupo de pesquisa vinculado ao PPGE da UFF. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude, engajamento político, processos educativos; Adolescentes em conflito com a lei; Educação de jovens e adultos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Karina Brenner
Nome em citações bibliográficas
BRENNER, Ana Karina;BRENNER, A. K.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.
Rua São Francisco Xavier, 524
Maracanã
20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23342026


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Instituto de Ciências Sociais Univ.Lisboa (Orientador: José Machado Pais).
Título: Militância de jovens em partidos políticos: um estudo de caso com universitários, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Marilia Pontes Sposito.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Juventude; Militância; Partidos políticos.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro: um campo de interações e conflitos entre governo e sociedade,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Giovanni Semeraro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sociedade civil; Estado; Conselhos gestores; Democracia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas / Especialidade: Análise do Processo Decisório.
1995 - 1999
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Relatório Final de estágio nas áreas de Psicologia do Trabalho, Psicologia Clínica e Psicologia Escolar.
Orientador: Miryam Mager.




Formação Complementar


2013 - 2013
Gramáticas do Indivíduo. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Taller Internacional de Metodologías. (Carga horária: 24h).
Universidad Nacional Autónoma de Mexico, UNAM, México.
2000 - 2000
Relações Familiares Visão Sistêmica. (Carga horária: 200h).
Associação de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância Juventude e F, AMPJ, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Pca Programa de Pesquisa e Defesa da Criança e do. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Docente no curso de Pedagogia, intervalo no contrato entre abril de 2004 e agosto de 2007 quando ocorreu novo contrato através da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo

Atividades

3/2018 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Movimentos sociais, direitos culturais e educativos e democratização da sociedade
3/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação.

Cargo ou função
Conselheira eleita do Conselho Universitário - CONSUN. Mandato 2018-2020.
4/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos e diversidade de públicos (eletiva)
Educação de Jovens e Adultos T4
PPP - Pesquisa e Prática Pedagógica I - EJA
PPP - Pesquisa e Prática Pedagógica II - EJA
Educação de Jovens e adultos e juventude (eletiva)
07/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação.

03/2016 - Atual
Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação.

Atividade de extensão realizada
Plataforma virtual para curso de português para refugiados.
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

10/2014 - 10/2017
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Coordenadora do GT 03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos da ANPED.
03/2013 - 9/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante da Faculdade de Educação no conselho de representantes da ASDUERJ.
03/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos T3 e T4
Estágio Supervisionado em Instituições e Movimentos Sociais
3/2015 - 01/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos
Pedagogia das instituições e movimentos sociais: Estágio supervisionado
05/2013 - 01/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante da UERJ no Fórum Estadual de Educação.
03/2014 - 01/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos
Pedagogia nas instituições e movimentos sociais: Estágio supervisionado
10/2012 - 10/2014
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Vice-coordenadora do GT 03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativas da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
4/2013 - 01/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos
Estágio Supervisionado em Instituições e Movimentos Sociais
03/2012 - 3/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos
Educação de Jovens e Adultos e Políticas Públicas
Educação e Movimentos Sociais
Educação para Gestão de Projetos Socioambientais
08/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do Ensino no Brasil
Psicologia da Educação
Sociologia e Educação II
5/2003 - 4/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Movimentos Sociais: aspectos históricos e políticos
Alfabetização II
Alternativas metodológicas em Educação de Jovens e Adultos

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Integrante de grupo de pesquis, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 5

Atividades

03/2003 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Estudos Sociais Aplicados.

Atividade realizada
Pesquisadora do Observatório Jovem do Rio de Janeiro.

Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, IBASE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10
Outras informações
Contrato para realização de estudo no Rio de Janeiro no âmbito da pesquisa sul-americana intitulada: Juventude e participação na América do Sul.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 10


Museu de Arte de Niterói, MAC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho como coordenadora pedagógica no projeto Comuniarte Palácio que reúne MAC, Andy Warhol Museum e Universidade Federal Fluminense numa parceria que envolve professores de vários departamentos, estudantes universitários, funcionários do Museu e jovens moradores da comunidade do morro do Palácio estudantes do ensino médio.


Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 20


Prefeitura do Município de Maringá, P/MARINGA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Provimento em Comissão de Assisente I, Carga horária: 40

Atividades

5/2001 - 7/2002
Serviços técnicos especializados , Fundação de Desenvolvimento Social e Cidadania de Maringá, Era Escola de Recuperação de Adolescentes.

Serviço realizado
Psicóloga da equipe técnica responsável pela implemnetação da nova proposta pedagógica.
5/2001 - 7/2002
Treinamentos ministrados , Fundação de Desenvolvimento Social e Cidadania de Maringá, Centro de Referência Sócio Educativo.

Treinamentos ministrados
Curso de Capacitação aos candidatos ao Conselho Tutelar de Campo Mourão/PR
Curso de Capacitação Permanente dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maringá
Curso de Capacitação de Educadores de Base para aplicação da medida socioeducativa de Internação Provisória
5/2001 - 7/2001
Outras atividades técnico-científicas , Fundação de Desenvolvimento Social e Cidadania de Maringá, Fundação de Desenvolvimento Social e Cidadania de Maringá.

Atividade realizada
Elaboração da Proposta Técnica de Implementação das Medidas Sócio-educativas.
1/2001 - 4/2001
Direção e administração, Fundação de Desenvolvimento Social e Cidadania de Maringá, Era Escola de Recuperação de Adolescentes.

Cargo ou função
Diretora da Unidade.

Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, PMMCR, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalho como psicóloga nas instituições municipais de atendimento social a crianças (creches) e adolescentes. Trabalho com crianças e adolescentes de 0 a 16 anos, grupos de família; orientação e capacitação aos trabalhadores dos programas. Atendimento às demandas encaminhadas pelo Conselho Tutelar do município.

Atividades

4/2000 - 10/2000
Direção e administração, Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro Social Urbano.

Cargo ou função
Psicóloga.

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Militância política de jovens no Rio de Janeiro: engajamentos partidários e trajetórias de jovens militantes
2.
A EJA para os Jovens Fora de Série: trajetórias truncadas de estudantes do ensino médio


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Narrativas de refugiados no Rio de Janeiro: acolhimento em curso de português para refugiados na UERJ
Descrição: O projeto de pesquisa busca compreender e revelar as trajetórias de vida, interfaces entre escolarização e refúgio e os percursos biográficos de jovens refugiados e solicitantes de refúgio no Rio de Janeiro. Foco será dado aos jovens (15 a 29 anos) atendidos pela Cáritas através da parceria que se concretiza pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UERJ. Os refugiados que residem no Rio de Janeiro são oriundos de uma variedade imensa de países e portadores uma miríade de línguas, culturas e experiências de vida. Pretende-se produzir conhecimentos sobre as culturas de origem em relação com a cultura do atual local de residência, sobre percursos escolares e os desafios de inserção de jovens refugiados no Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Ana Karina Brenner - Coordenador / Cassia Novelli - Integrante / Maria Eduarda Caldeira - Integrante / Bruno Batista Cassiano - Integrante.
2016 - Atual
Militância política no Rio de Janeiro: engajamentos partidários e trajetórias de jovens militantes
Descrição: O estudo recorta o tema do engajamento para analisa-lo a partir de uma especificidade que, por um lado, aprofunda o engajamento e o tema da socialização política e, por outro, pode passar ao largo dele, visto que o corpus empírico se constituirá de jovens candidatos em eleições proporcionais que podem ser militantes ou apenas filiados a partidos políticos. Os filiados estão inscritos como membros de algum partido mas têm pouca atividade política nos períodos de interstício eleitoral, os militantes são, em geral filiados ? não necessariamente ? que se engajam em atividades políticas cotidianamente e não apenas em períodos eleitorais. Com a pesquisa espera-se ampliar conhecimentos sobre engajamento político de jovens militantes e/ou filiados a partidos políticos a partir das práticas políticas e de engajamento de jovens candidatos nas eleições proporcionais de 2014 e 2016..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Ana Karina Brenner - Coordenador.
Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.
2012 - Atual
Centro de Referência e Memória da Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: O projeto Centro de Referência e Memória da Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro tem por finalidade o desenvolvimento de ações visando à consolidação da área da educação de jovens e adultos, por meio da produção, conservação e disponibilização da memória passada e presente e recriação da história da educação popular e da educação de jovens e adultos. Suas ações se referem ao levantamento e à identificação, tratamento técnico (digitalização) e referenciado (segundo a Norma Brasileira de Descrição Arquivística), e organização do material didático e demais documentos produzidos pelas ou sobre experiências brasileiras de educação popular e de jovens e adultos. O acervo resgatado terá duas destinações: uma física, sob a responsabilidade da Universidade que o abriga; outra virtual, disponibilizando online em página web compartilhada por diversos projetos/programas, de maneira a permitir atualizações a partir de novos materiais coletados. Ao mesmo tempo, o acervo online e físico existente da memória passada subsidiará ações extensionistas, de pesquisa e de ensino, presentes e futuras no campo, produzindo novos materiais, documentos e registros da área, de suas experiências e da ação de seus profissionais, por meio de cursos de extensão de formação continuada. O acervo será de utilidade para a consulta e oferta de subsídios a professores e alunos de EJA, bem como de cursos de formação de professores na área. Do mesmo modo, a memória resgatada e organizada em acervo documental poderá subsidiar pesquisas de diversas naturezas realizadas por universidades e outros centros de pesquisa no campo da história da educação, especialmente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ana Karina Brenner - Integrante / Osmar Favero - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Integrante / Jane Paiva - Coordenador / Elionaldo Fernandes Julião - Integrante / Sonia Maria Schneider - Integrante / Andrea da Paixão Fernandes - Integrante / Marcia Alvarenga - Integrante / Jaqueline Luzia da Silva - Integrante / Elton Palmeira Brandão - Integrante / Sandra Sales - Integrante / Gerson Tavares do Carmo - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Jovens Fora de Série: trajetórias truncadas de estudantes do ensino médio do estado do Rio de Janeiro
Descrição: O projeto de pesquisa busca compreender e revelar as trajetórias de escolarização e os percursos biográficos de jovens estudantes de Ensino Médio de escolas públicas que se encontram em situação de defasagem escolar. Serão focalizados jovens matriculados em turmas regulares, assim como presentes nas classes de Educação de Jovens Adultos (EJA), tanto no período diurno quanto noturno, em cinco municípios de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro. Pretende-se produzir conhecimentos sobre os fatores intervenientes que constituem as trajetórias escolares de jovens no Rio de Janeiro e que incidem sobre o truncamento do fluxo de escolarização. Especial atenção será dada às dinâmicas territoriais e sua incidência sobre as trajetórias escolares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Ana Karina Brenner - Integrante / Paulo Carrano - Coordenador / Osmar Favero - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Integrante / Mônica Peregrino - Integrante / Elionaldo Fernandes Julião - Integrante / Eveline Algebaile - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2008 - 2008
Juventude e Participação na América do Sul
Descrição: Nova fase da pesquisa realizada em 2007.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Ana Karina Brenner - Coordenador / Daniele Monteiro da Silva - Integrante / Monica Sacramento - Integrante.
Financiador(es): International Development Research Center - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2007
Juventude e Integração Sulamericana: caracterização de situações tipo e organizações juvenis
Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido em parceria entre Ibase - Instituto Brasileiro de Análises Econômicas e Sociais e Instituto Pólis. Tem como objetivo conhecer demandas, percepções e formas de organização dos (as) jovens em seis países sulamericanos - Brasil, Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Chile. A pesquisa é desenvolvida por rede internacional de pesquisadores de universidades públicas e reconhecidos institutos de pesquisa e no Rio de Janeiro - onde coordeno a pesquisa local - estão sendo investigadas as ações do Fórum de Juventudes e as mobilizações que tiveram como resultado a criação do Fórum dos Pontos de Cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Ana Karina Brenner - Coordenador / Lia Dias de Alencar - Integrante.
Financiador(es): International Development Research Center - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2006 - 2009
Balanço e perspectivas no campo de estudos de juventude no Brasil em conjuntura de expansão
Descrição: Trata-se de realizar o segundo estado da arte sobre juventude compreendendo o período 1999/2005. As fontes principais serão as teses e dissertações e principais periódicos científicos das seguintes áreas: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Ana Karina Brenner - Integrante / Paulo Carrano - Integrante / Juarez Dayrell - Integrante / Mônica Peregrino - Integrante / Marilia Pontes Sposito - Coordenador / Elmir de Almeida - Integrante / Raquel Souza dos Santos - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Fabio Franco Moraes - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2003 - 2006
Novos Desenhos da Educação de Jovens e Adultos na Esfera Local
Descrição: A pesquisa "Novos desenhos da Educação de Jovens e Adultos", realizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, faz parte de uma pesquisa maior "Juventude, escolarização e poder local", realizada em nove estados brasileiros, sob a coordenação de Marília Sposito (USP) e Sérgio Haddad (PUC-SP), ambos da Ação Educativa, que apóia administrativamente a pesquisa, que é financiada pelo CNPq e pela FAPESP. No caso Rio de Janeiro, está acoplada com a pesquisa "Juventude e poder local na região metropolitana do Rio de Janeiro", e ambos os projetos estão financiados desde 2003 pela FAPERJ. Em 2005 completou-se o estudo de caso iniciado no ano anterior sobre o PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos do Município do rio de Janeiro, compreendendo: a) levantamento do histórico do PEJA, iniciado em 1985-1986, através de localização e análise da legislação e dos documentos disponíveis, assim como realização de entrevistas com os criadores do programa, gestores e executores; b) realização de pesquisa de campo em dois CIEPs - Centros Integrados de Educação Pública e no CREJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos, criado recentemente; c) contatos com a ges~tao atual, para informações sobre a situação atual do PEJA, obtenção de dados estatísticos etc. Desde o início, a pesquisa envolveu mestrandos e doutorandos do Programa e foi realizada com a participação das faculdades de educação da UNIRIO e da UERJ e a colaboração de outras universidades (UFRJ e UCP)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Ana Karina Brenner - Integrante / Osmar Favero - Coordenador / Eliane Ribeiro Andrade - Integrante / Jane Paiva - Integrante / Enio José Serra - Integrante / Greice Bolgar - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2003 - 2006
Juventude e Poder Local na Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Descrição: Projeto de investigação das políticas públicas municipais de juventude na região metropolitana do Rio de Janeiro. Integra-se a pesquisa nacional que investigará outras 8 regiões metropolitanas do país, sob coordenação geral da Profª Drª Marília Pontes Sposito e Prof. Dr. Sérgio Haddad.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Ana Karina Brenner - Integrante / Paulo Carrano - Coordenador / Carlos Henrique Martins - Integrante / Denise Cordeiro - Integrante / Priscila da Cunha Bastos - Integrante / Mariana Moraes Camacho - Integrante / Daniele Monteiro da Silva - Integrante / Mônica Peregrino - Integrante / Marcelo Melo - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 13
2002 - 2002
Escolas Inovadoras - Experiências bem sucedidas em escolas públicas
Descrição: Pesquisa nacional. No Rio de Janeiro, estado sob responsabilidade da equipe aqui citada, foram pesquisadas 10 escolas públicas da região. Numa segunda fase da pesquisa realizou-se estudo de caso no Colégio Estadual Guadalajara.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Karina Brenner - Integrante / Paulo Carrano - Coordenador / Leda Fraguitto - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Plataforma virtual para curso de português para refugiados
Descrição: Trata-se de projeto para construção de plataforma digital que abrigará materiais didáticos produzidos para curso de português para refugiados. A extensão que se propõe neste projeto é aquela que expande para a sociedade o conhecimento produzido na universidade. É sob esta definição de extensão que o projeto compreende também, e necessariamente, atividades caracterizadas como pesquisa. A extensão produz conhecimento nas relações que se estabelecem entre professores, alunos e grupo social alcançado pelo projeto ? no caso particular os refugiados atendidos pela Cáritas Rio de Janeiro. A produção de material didático requer pesquisa: sobre materiais já produzidos, sobre os interesses e demandas específicas dos usuários, das culturas orais e escritas envolvidas no processo (culturas de origem e brasileira). É deste processo que se originam os conteúdos a serem produzidos como materiais didáticos variados a serem disponibilizados em plataforma virtual, base que garantirá ampliação do acesso a refugiados do Brasil todo e não apenas do Rio. Produção, disponibilização e uso de materiais didáticos em curso realizado na própria universidade, em projeto de extensão que deu origem à presente proposta se caracteriza, na raiz do que significa extensão universitária, como tal..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Ana Karina Brenner - Coordenador / Poliana Coeli Arantes - Integrante / Bruno Deusdara - Integrante.
Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.
2014 - Atual
Português para refugiados no Brasil
Descrição: Projeto desenvolvido em parceria com a Cáritas- RJ, órgão responsável, no Brasil, por receber oficialmente os refugiados acolhidos pelo Ministério das Relações Exteriores. O departamento de Linguística do Instituto de Letras em colaboração com o Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da UERJ está apoiando o trabalho de elaboração de currículo de ensino de português para refugiados. A elaboração de materiais didáticos para as aulas atualmente ministradas por voluntários da Cáritas e estudantes de Letras da UERJ é das atividades mais relevantes do projeto. Projeto coordenado pela professora Poliana Arantes (ILE) e participação dos professores Bruno Deusdará (ILE), Angela Baalbaki (ILE) e Ana Karina Brenner (EDU)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Ana Karina Brenner - Integrante / Poliana Coeli Arantes - Coordenador / Bruno Deusdara - Integrante / Angela Baalbaki - Integrante.
2013 - Atual
Centro de Referência e Memória da Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro
Descrição: O programa Centro de Referência e Memória da Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro tem por finalidade o desenvolvimento de ações visando à consolidação da área da educação de jovens e adultos, por meio da produção e conservação da memória e recriação da história da educação popular e da educação de jovens e adultos. Suas ações se referem ao levantamento e à identificação, tratamento técnico (digitalização) e teórico (produção de análises) e organização do material didático e demais documentos produzidos pelas ou sobre as experiências brasileiras de educação popular e de jovens e adultos. O acervo resgatado terá duas destinações: uma física, sob a responsabilidade da Universidade que o abriga; outra virtual, disponibilizando online em página web compartilhada por diversos projetos/programas, de maneira a permitir atualizações a partir de novos materiais coletados. Ao mesmo tempo, o acervo existente da memória passada subsidiará ações extensionistas, de pesquisa e de ensino, presentes e futuras no campo, produzindo novos materiais, documentos e registros da área, de suas experiências e da ação de seus profissionais. O acervo será de utilidade para pesquisas de diversas naturezas, realizadas por universidades e outros centros de pesquisa, para consulta de professores e alunos da EJA bem como de cursos de formação de professores de EJA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ana Karina Brenner - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Integrante / Jane Paiva - Coordenador / Sonia Maria Schneider - Integrante / Andrea da Paixão Fernandes - Integrante / Marcia Alvarenga - Integrante / Gerson Tavares do Carmo - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação/Secretaria de Educação Superior - Auxílio financeiro.
1997 - 1999
Crianças e adolescentes nas ruas: do não ser para o eu-ser. A arte de sobreviver
Descrição: Projeto de extensão desenvolvido na Universidade Estadual de Maringá pelo Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente. Departamento de Psicologia e Departamento de Educação Física. Realizava abordagem de rua com crianças e adolescentes que viviam nas ruas da cidade de Maringá e atividades recreativas no Bairro Santa Felicidade, na mesma cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Ana Karina Brenner - Coordenador / Eliana Silvestre - Integrante / Miryam Mager - Integrante / Verônica Müller - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2006 - 2008
Memória da Educação de Jovens e Adultos (1950-1966)
Descrição: Projeto que está catalogando e digitalizando o acervo de cultura e educação popular dos anos 1960 no Brasil, reunido pelo professor Osmar Favero para produção de um CD-Rom e página na internet. Os principais movimentos da época, quais sejam: MEB - Movimento de Educação de Base, MCP - Movimento de Cultura Popular, CPC da UNE - Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes e Sistema Paulo Freire, serão apresentados em CD-Rom interativo que servirá de subsídio didático aos interessados no tema..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ana Karina Brenner - Integrante / Osmar Favero - Coordenador / Elisa Motta Moreira e Souza - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Revista Eletrônica de Educação (São Carlos)
2013 - 2013
Periódico: Revista Eletrônica de Educação (São Carlos)
2012 - 2012
Periódico: Educação e Realidade
2016 - Atual
Periódico: Estudos Ibero-Americanos (PUCRS. Impresso)
2013 - Atual
Periódico: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARC
2014 - 2014
Periódico: REVISTA ENFOQUES (RIO DE JANEIRO)
2016 - Atual
Periódico: CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS
2016 - Atual
Periódico: REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP)
2016 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
2016 - Atual
Periódico: Revista Interagir: pensando a educação
2016 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO
2017 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO)
2017 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica
2017 - Atual
Periódico: MOVIMENTO - REVISTA DE EDUCAÇÃO
2017 - Atual
Periódico: Revista Psicologia Política


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana/Especialidade: Sociologia da Juventude.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Militantismo.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Juventude e políticas públicas.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Refúgio e Migração.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Norueguês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DEUSDARA, B.2018DEUSDARA, B. ; ARANTES, P. C. ; BRENNER, Ana Karina . -É um problema de todo mundo-: conceitos, métodos e práticas no ensino de português para refugiados. Fórum Linguístico, v. 15, p. 3226-3240, 2018.

2.
BRENNER, Ana Karina2018BRENNER, Ana Karina. Do potencial à ação: o engajamento de jovens em partidos políticos. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 29, p. 239-266, 2018.

3.
CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues2017CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues ; BRENNER, Ana Karina . A Escuta de Jovens em Filmes de Pesquisa. EDUCAÇÃO E REALIDADE, v. 42, p. 439-454, 2017.

4.
ARANTES, P. C.2016ARANTES, P. C. ; DEUSDARA, B. ; BRENNER, Ana Karina . Língua e alteridade na acolhida a refugiados: por uma micropolítica da linguagem. Fórum Linguistico (Online), v. 13, p. 1196-1207, 2016.

5.
BRENNER, A. K.2015BRENNER, A. K.. Permanências e deslocamentos de jovens militantes de partidos políticos. Tomo (UFS), v. 27, p. 265-289, 2015.

6.
BRENNER, Ana Karina2014BRENNER, Ana Karina. Experiência militante e repercussões em outras esferas da vida: jovens engajados em partidos políticos. Revista NUPEM (Impresso), v. 6, p. 79-93, 2014.

7.
BRENNER, Ana Karina2014BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo . Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes. Educação & Sociedade (Impresso), v. 35, p. 1223-1240, 2014.

8.
BRENNER, Ana Karina2012BRENNER, Ana Karina. Brasil: compromiso de los jóvenes en los partidos politicos. Diálogo Político, v. 3, p. 147-177, 2012.

9.
BRENNER, Ana Karina2010BRENNER, Ana Karina. O tempo-espaço da escola e as possibilidades de engajamento político. Cadernos ADENAUER (São Paulo), v. XI, p. 55-67, 2010.

10.
BRENNER, Ana Karina2008BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo . Formas e conteúdos da participação de jovens na vida pública. Proposta (Rio de Janeiro), v. 32, p. 66-71, 2008.

11.
BRENNER, Ana Karina2005 BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo ; LANES, Patricia . El escenario de las politicas publicas juveniles en Brasil. Processos sociales y propuestas politicas. Jovenes Revista de Estudios Sobre Juventud, Mexico, v. 1, n.22, p. 10-29, 2005.

12.
BRENNER, Ana Karina2005BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo ; LANES, Patricia . A arena das políticas públicas de juventude no Brasil. Processos sociais e propostas políticas. Jovenes Revista de Estudios Sobre Juventud, Mexico, v. 1, n.22, p. 202-219, 2005.

13.
BRENNER, Ana Karina2002BRENNER, Ana Karina; PEREIRA, Irandi ; SILVESTRE, Eliana . A implementação da Internação Provisória em Maringá. Anais do I Encontro Nacional de Educação Social, São Paulo, v. 1, p. 1-15, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BRENNER, Ana Karina; PEREIRA, Irandi (Org.) ; SILVA, Givanildo Manoel da (Org.) . Anais do I Encontro Nacional de Educação Social. , 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo . Work and Schooling in the Life Course of Poor Young People in Rio de Janeiro. In: María Eugenia Rausky; Mariana Chaves. (Org.). Living and Working in Poverty in Latin America. 1ed.: Springer International Publishing, 2019, v. 1, p. 99-122.

2.
BRENNER, Ana Karina. Jovens e militância política. In: Paulo Carrano, Osmar Fávero. (Org.). Narrativas juvenis e espaços públicos. Olhares de pesquisa em Educação, Mídia e Ciências Sociais. 1ed.Niterói: Editora UFF, 2014, v. 1, p. 31-54.

3.
BRENNER, A. K.. Militância de jovens: entre disposições e interações. In: Eliane Ribeiro Andrade; Diógenes Pinheiro; Luiz Carlos Gil Esteves. (Org.). Juventude em perspectiva: múltiplos enfoques. 1ed.Rio de Janeiro: UNIRIO/PROExC, 2014, v. 1, p. 118-122.

4.
BRENNER, Ana Karina. Militância de jovens em partidos políticos. In: Heloísa Dias Bezerra / Sandra Maria de Oliveira. (Org.). Juventude no século XXI: dilemas e perspectivas. 1ed.Goiânia: Cânone Editorial. Financiamento FAPEG, 2013, v. 1, p. 71-90.

5.
BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo . A situação juvenil na América do Sul: Educação, Trabalho e Mortalidade. In: Miryam Mager; Verônica Muller; Eliana Silvestre; Ailton José Morelli. (Org.). Práticas com crianças, adolescentes e jovens: pensamentos decantados. 1ed.Maringá: Eduem, 2011, v. 1, p. 273-321.

6.
SPOSITO, M. P. ; BRENNER, Ana Karina ; MORAES, F. F. . Estudos sobre jovens na interface com a política. In: Marilia Sposito. (Org.). O Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). 1ed.Belo Horizonte: Argumentum, 2009, v. 2, p. 175-212.

7.
BRENNER, Ana Karina; DAYRELL, Juarez ; CARRANO, Paulo . Dynamique socioculturelle de la jeunesse brésilienne: loisir et temps libre. In: Nair Teles, Wanda Espírito Santo. (Org.). Regard sur... Les jeunes du Brésil. 1ed.Quebec: Les Presses de l´Université Laval, 2008, v. 1, p. 85-101.

8.
BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo ; DAYRELL, Juarez . Juventude brasileira: culturas do lazer e do tempo livre. In: Nair Teles. (Org.). Um olhar sobre o jovem no Brasil. 1ed.Brasilia: Ministério da Saúde, 2008, v. 1, p. 29-44.

9.
FAVERO, Osmar ; BRENNER, Ana Karina ; ANDRADE, Eliane Ribeiro . Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). In: Sérgio Haddad. (Org.). Novos caminhos em Educação de Jovens e Adultos - EJA. Um estudo de ações do poder público em cidades de regiões metropolitanas brasileiras. 1ed.São Paulo: Global, Ação Educativa, FAPESP, 2007, v. 1, p. 77-110.

10.
BRENNER, Ana Karina; DAYRELL, Juarez ; CARRANO, Paulo . Culturas do lazer e do tempo livre dos jovens brasileiros. In: Helena Wendel Abramo; Pedro Paulo Martoni Branco. (Org.). Retratos da juventude brasileira. Análises de uma pesquisa nacional. 1ªed.São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004, v. , p. 175-214.

11.
BRENNER, Ana Karina; MÜLLER, Verônica Regina ; RODRIGUES, Patricia Cruzelino ; CONSANI, Cristina Foroni . Crianças e adolescentes nas ruas: a arte de sobreviver. In: Verônica Regina Müller; Ailton José Morelli. (Org.). Crianças e adolescentes. A arte de sobreviver. Maringá: Eduem, 2002, v. , p. 221-255.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRENNER, Ana Karina. Engajamento de jovens em partidos políticos no Brasil e repercussões da experiência militante em outras esferas da vida. In: X Reunião de Antropologia do Mercosul, 2013, Cordoba, AR. X RAM. Situar, actuar e imaginar antropologias desde el Cono Sur. Cordoba: RAM, 2013. v. 1. p. 1-15.

2.
BRENNER, Ana Karina. Repercussões da experiência militante em outras esferas da vida: jovens engajados em partidos políticos. In: 35ª Reunião Anual da Anped, 2012, Porto de Galinhas. Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI. Rio de Janeiro: Anped, 2012. v. 1. p. 1-15.

3.
BRENNER, Ana Karina. Tornar-se militante: experiências de 3 jovens engajados em partidos políticos. In: IX RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul, 2011, Curitiba. IX RAM. Culturas, Encontros e Desigualdades, 2011.

4.
BRENNER, Ana Karina. Jovens de partidos: a experiência da socialização política. In: VIII Reunión de Antropologia del Mercosur RAM, 2009, Buenos Aires. VIII Ram. Diversidad y Poder en America Latina. Buenos Aires: UNSAM, 2009. v. 1. p. 1-15.

5.
BRENNER, Ana Karina; FAVERO, Osmar . Educação de jovens e adultos no Brasil (1940-1960). In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Desafios da educação básica: a pesquisa em educação. Vitória, 2007. v. 1. p. 1-14.

6.
BRENNER, Ana Karina. O CMDCA do Rio de Janeiro: um campo de interações e conflitos entre governo e sociedade. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Desafios da educação básica: a pesquisa em educação. Vitória, 2007. v. 1. p. 1-14.

7.
BRENNER, Ana Karina. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro:um campo de interações e conflitos entre governo e sociedade. In: I Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza. A situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, 2006, Rio de Janeiro. I Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza. A situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje. Rio de Janeiro: Editora Rede Sirius/UERJ, 2006. v. 1. p. 1-15.

8.
BRENNER, Ana Karina; FAVERO, Osmar . Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). In: 29ª Reunião Anual da Anped, 2006, Caxambu. 29ª Reunião Anual da Anped. Educação Cultura e Conhecimento na contemporaneidade: desafios e compromissos. Rio de Janeiro: Anped, 2006. v. 1. p. 1-17.

9.
BRENNER, Ana Karina. Políticas de juventude na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. In: 27ª Reunião Anual da Anped, 2004, Caxambu. Sociedade, Democracia e Educação: Qual Universidade?, 2004. p. 1-8.

10.
BRENNER, Ana Karina; MARTINS, Carlos Henrique dos Santos . A Região Metropolitana do Rio de janeiro: perfis municipais para projeto nacional de pesquisa de políticas de juventude e educação de jovens e adultos. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2004, Rio de Janeiro. Política, Conhecimento e Cidadania, 2004. p. 1-8.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRENNER, A. K.. Entre disposições e interações: redes de sociabilidade de jovens militantes de partidos políticos. In: 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal. 29ª Reunião Brasileira de Antropologia. Diálogos antropológicos expandindo fronteiras, 2014. v. 1. p. 1-20.

2.
BRENNER, Ana Karina. Políticas de juventude na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. In: 27ª Reunião Anual da Anped, 2004, Caxambu. Sociedade, Democracia e Educação: qual Universidade?, 2004. p. 135-135.

3.
BRENNER, Ana Karina; MARTINS, Carlos Henrique dos Santos . A Região Metropolitana do Rio de janeiro: perfis municipais para projeto nacional de pesquisa de políticas de juventude e educação de jovens e adultos. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2004, Rio de Janeiro. Política, Conhecimento e Cidadania, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
BRENNER, A. K.; CARRANO, Paulo ; BETANCOURT, M. . 'Fuera de Serie', apresentação do filme de pesquisa legendado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BRENNER, A. K.. Fora de Série no Fórum EJA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRENNER, A. K.. Fora de Série no Seminário Desigualdades na educação no Brasil atual: desafios para o ensino de ciências e saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRENNER, A. K.; PEREGRINO, M. ; ALMEIDA, E. ; CAVALCANTE, L. O. H. . A produção do GT03 nos últimos 8 anos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BRENNER, A. K.. Plano Nacional de Educação e Políticas de públicas de Formação de professores: o que dizem as entidades sobre os impactos do cenário atual nas instituições de ensino e pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRENNER, A. K.. Desafios atuais da Educação no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BRENNER, A. K.. Movimento de Ocupação das Escolas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BRENNER, A. K.. Múltiplos engajamentos de jovens militantes de partidos políticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BRENNER, A. K.. A importância do Plano Nacional e Municipal para democratizar a educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BRENNER, A. K.. Movimentos sociais e Educação Popular: em busca de reconhecimento e justiça social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BRENNER, Ana Karina. Redução da Maioridade Penal: uma proposta em debate. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BRENNER, A. K.. Entre disposições e interações: redes de sociabilidade de jovens militantes de partidos políticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BRENNER, Ana Karina. Plano Nacional de Educação: perspectivas e desafios para os tempos atuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BRENNER, Ana Karina. Políticas de juventude: conexões e desafios para a EJA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BRENNER, Ana Karina. Youth activism in political parties: a case study with university students. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BRENNER, Ana Karina. Protagonismo, Juventude e Subjetividades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BRENNER, Ana Karina. Repercussões da experiência militante em outras esferas da vida: jovens engajados em partidos políticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BRENNER, Ana Karina. Tornar-se militante: experiências de 3 jovens engajados em partidos políticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BRENNER, Ana Karina. Ação coletiva, jovens e engajamento militante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
BRENNER, Ana Karina. Jovens de partidos: a experiência da socialização política. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BRENNER, Ana Karina. O declínio das instituições: como fica o processo de socialização?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
BRENNER, Ana Karina. Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro: uma situação em estudo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BRENNER, Ana Karina. Educação e Cultura na implementação de medidas socioeducativas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
BRENNER, Ana Karina. O CMDCA do Rio de Janeiro: um campo de interações e conflitos entre govero e sociedade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BRENNER, Ana Karina. A arena das políticas públicas de juventude no Brasil: processos sociais e propostas políticas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
BRENNER, Ana Karina. Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
BRENNER, Ana Karina. A psicologia trabalhando para a ressocialização através das medidas socioeducativas: uma tarefa possível?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
FAVERO, Osmar ; BRENNER, Ana Karina . Educação de jovens e adultos no Brasil (1940-1960). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FAVERO, Osmar ; BRENNER, Ana Karina . Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA/RJ). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo . Juventude: cultura, lazer e tempo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
BRENNER, Ana Karina; MARTINS, Carlos Henrique dos Santos . A Região Metropolitana do Rio de Janeiro: perfis municipais para projeto nacional de pesquisa de políticas de juventude e educação de jovens e adultos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
BRENNER, Ana Karina. Programas de juventude no município do Rio de Janeiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
BRENNER, Ana Karina. ECA e maioridade penal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
BRENNER, Ana Karina. Juventude, cidadania e políticas públicas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
BRENNER, Ana Karina. Observatório Jovem do Estado do Rio de Janeiro: monitoramento de políticas públicas e ações sociais de juventude. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
BRENNER, Ana Karina. Movimentos Sociais e Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
BRENNER, Ana Karina; SILVESTRE, Eliana ; PEREIRA, Irandi . Proposta Técnica de Implementação das Medidas Socioeducativas em Maringá. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
BRENNER, Ana Karina. Crianças e Adolescentes nas Ruas: do não-ser para o eu-ser. A arte de sobreviver. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
BRENNER, Ana Karina. Crianças e Adolescentes nas Ruas: A arte de sobreviver. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BRENNER, A. K.. Parecer ao relatório 'Jovens produtores e ações públicas em São Paulo: perspectivas de profissionalização e participação na área cultural'. 2018.

2.
BRENNER, Ana Karina. Parecerista ad hoc no 'Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais - Edital 2016'. 2016.

3.
BRENNER, Ana Karina. Parecerista ad hoc no 'Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais - Edital 2016'. 2016.

4.
BRENNER, A. K.. Parecer a dois projetos submetidos ao Edital 61/2013 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 2014.

5.
BRENNER, Ana Karina. Avaliação de dois artigos para publicação na 'Arquivos Analíticos de Políticas Educativas', multilíngue, dossiê sobre EJA. 2013.

6.
BRENNER, Ana Karina; PEREIRA, Irandi ; SILVESTRE, Eliana . Proposta técnica de implementação das Medidas Sócio-educativas em Maringá. 2001.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRENNER, A. K.; ARANTES, P. C. ; WINK, G. W. . Não tem Häckchen: infância e memória entre alemão e português no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BRENNER, Ana Karina; MOREIRA, A. F. B. . Juventudes. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
BRENNER, Ana Karina; ANDRADE, Eliane Ribeiro . Novas Linguagens no espaço da escola. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
BRENNER, Ana Karina; DANTAS, H. . O voto jovem - programa Câmara Ligada. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
BRENNER, Ana Karina. Movimentos Sociais Populares. 2005. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRENNER, A. K.; CARRANO, Paulo . Análisis de datos cualitativos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BRENNER, Ana Karina; ANDRADE, Eliane Ribeiro ; PEREGRINO, Mônica . Juventude, trajetórias e repercussões na educação de jovens e adultos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo . Society in Focus: Youth & Educational practice in Brazil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BRENNER, Ana Karina; FARAH NETO, M. . Avaliação Externa do Programa de Formação Continuada Multicurso Ensino Médio ? Matemática Estado do Espírito Santo. 2ª etapa. 2009. (Relatório de pesquisa).

5.
FAVERO, Osmar ; BRENNER, Ana Karina . Educação Popular (1947-1966). 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DVD com acervo digitalizado sobre a educação e cultura popular nos anos 1960).

6.
BRENNER, Ana Karina; SACRAMENTO, M. . Jovens militantes em cursinhos pré-vestibulares comunitários no Rio de Janeiro: o acesso à educação superior pública. 2008. (Relatório de pesquisa).

7.
BRENNER, Ana Karina; FARAH NETO, M. . AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA ? MULTICURSO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. 2008. (Relatório de pesquisa).

8.
BRENNER, Ana Karina; ALENCAR, L. D. . Juventude Sul-Americana: caracterização de situações-tipo de organizações juvenis. 2007. (Relatório de pesquisa).

9.
BRENNER, Ana Karina; FAVERO, Osmar ; ANDRADE, Eliane Ribeiro . Relatório da 2ª fase de pesquisa: Novos Desenhos da Educação de Jovens e Adultos na Esfera Local: Estudo de caso do PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro. 2005. (Relatório de pesquisa).

10.
BRENNER, Ana Karina; FAVERO, Osmar ; ANDRADE, Eliane Ribeiro . Relatório da 1ª fase de pesquisa Novos Desenhos da Educação de Jovens e Adultos na região metropolitana. 2005. (Relatório de pesquisa).

11.
BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo . Relatório da 1ª fase de pesquisa Juventude e Poder Local na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2005. (Relatório de pesquisa).

12.
BRENNER, Ana Karina; PEREIRA, Irandi . Curso preparatório sobre Conselho Tutelar e Estatuto da Criança e do Adolescente. 2002. .

13.
CARRANO, Paulo ; BRENNER, Ana Karina ; FRAGUITTO, Leda . O Colégio Guadalajara - RJ. 2002. (Relatório de pesquisa).

14.
BRENNER, Ana Karina; PEREIRA, Irandi . Programa de capacitação permanente na área da Infância e Adolescência, II etapa. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CARRANO, Paulo ; BRENNER, Ana Karina ; MONTEIRO, E. ; DAYRELL, Luciano ; ALMENDRA, L. ; BASTOS, Priscila da Cunha . Bracuí. Jovens lutas, velhas histórias. 2007. Vídeo.

2.
BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo ; BASTOS, Priscila da Cunha ; DAYRELL, Luciano ; ALMENDRA, L. . Sementes da Memória. 2006. Vídeo.

3.
BRENNER, Ana Karina; ALMENDRA, L. ; BASTOS, Priscila da Cunha ; CARRANO, Paulo ; DAYRELL, Luciano ; SACRAMENTO, M. ; ZANETTI, J. P. . Se eles soubessem.... 2006. Vídeo.

4.
CARRANO, Paulo ; BRITO, Marcelo ; BASTOS, Priscila da Cunha ; BELATO, Clara ; CAMACHO, Mariana Moraes ; SILVA, Daniele Monteiro da ; BRENNER, Ana Karina ; PEREGRINO, Mônica ; MARTINS, Carlos Henrique dos Santos . Jovens no Centro. 2005. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CARRANO, Paulo ; BRENNER, A. K. ; DAYRELL, Luciano ; ABREU, P. ; BETTANCOURT, M. ; RIBEIRO, T. ; JV Santos ; STERN, R. ; AMARAL, M. . Fora de Série. 2018 (Filme de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PAIVA, Jane; BRENNER, A. K.; ANDRADE, Eliane Ribeiro. Participação em banca de Douglas de Toledo Vaz. Educação de Jovens e Adultos em Volta Redonda: trajetórias forjadas no aço. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CARRANO, Paulo; BRENNER, Ana Karina; FERNANDES, A. H.. Participação em banca de Monique Ayupe. O caminho da prisão à universidade e da universidade à prisão: relatos da experiência de três indivíduos privados de liberdade no ensino superior. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PEREGRINO, M.; BRENNER, Ana Karina; PINHEIRO, D.. Participação em banca de Miguel Tiriba Schlesinger. Os movimentos sociais de juventude e as lutas pelo direito à cidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
PEREGRINO, M.; BRENNER, Ana Karina; ANDRADE, Eliane Ribeiro. Participação em banca de Aparecida dos Santos Mercês. Perfil dos jovens e não-jovens estudantes da EJA na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
CARRANO, Paulo; BRENNER, A. K.; FERNANDES, A. H.. Participação em banca de Mariana Pereira Domingues. O cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docente. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

6.
PINHEIRO, D.; BRENNER, A. K.; PEREGRINO, M.. Participação em banca de Yasmin de Moraes Borges. Juventude e Políticas Públicas de acesso ao Ensino Superior: as trajetórias de jovens egressos do PROUNI. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
ESTEVES, L. C. G.; BRENNER, A. K.; ANDRADE, Eliane Ribeiro. Participação em banca de Amanda Guerra de Lemos. "Despeja na EJA": reflexões acerca da migração perversa de jovens para o PEJA no município do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
PAIVA, Jane; BRENNER, A. K.; ANDRADE, Eliane Ribeiro. Participação em banca de Ana Cristina Voigtel de Paula. Memórias do projeto Verso e Reverso: pretextos, contextos e textos na formação de professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
FAVERO, Osmar; BRENNER, A. K.; CARRANO, Paulo. Participação em banca de Francisca Joelina Xavier. Da escola às redes sociais: jovens que produzem rádio em uma escola pública estadual de Niterói-Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

10.
CARRANO, Paulo; BRENNER, A. K.; PEREGRINO, M.; PAIXAO, L. P.. Participação em banca de Viviane Netto Medeiros de Oliveira. E depois do Médio? expectativas de jovens com percursos escolares irregulares. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

11.
JULIAO, E. F.; BRENNER, A. K.; CARRANO, Paulo. Participação em banca de Vivian de Oliveira. Sistema Socioeducativo: uma análise sobre as concepções dos operadores do Sistema de Garantia de Direitos do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

12.
CARRANO, Paulo; BRENNER, Ana Karina; JULIAO, E. F.. Participação em banca de Bruno da Conceição Vilas Boas. E o conhecimento vai aumentando: os sentidos da aprendizagem de jovens do ensino médio da EJA. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

13.
GUARANA, E.; BRENNER, Ana Karina; NOVAES, R.. Participação em banca de Ana Beatriz Pinheiro e Silva. 'Nada deve parecer impossível de mudar': juventude e engajamento na 'Primavera carioca' nas eleições de 2012. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

14.
LUIZ, D. E. C.; BRENNER, Ana Karina; BOURGUIGNON, J. A.. Participação em banca de Guilherme Augusto Marenda Borgo. A práxis das organizações de juventude de Irati-PR. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

15.
MALFITANO, A. P. S.; BRENNER, Ana Karina; LOPES, R. E.. Participação em banca de Rafael Garcia Barreiro. Cenários públicos juvenis: o desenho dos Centros da Juventude nas ações da política brasileira. 2014. Dissertação (Mestrado em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos.

16.
BRENNER, Ana Karina; PEREGRINO, M.; JULIAO, E. F.; CUNHA, N. V.. Participação em banca de Monique Lima Soares de Farias. Escrevendo a história por linhas marcadas pelo 'desvio': as adolescentes no Centro Socioeducativo Professor Antonio Carlos Gomes da Costa. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

17.
BRENNER, Ana Karina; OLIVEIRA, W. J. F.; NEVES, P. S. C.. Participação em banca de Renata Silva Campo Rabelo. Conselho Municipal de Assistência Social de Aracaju (SE): análise das dinâmicas de participação dos representantes das entidades da sociedade civil. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe.

18.
BRENNER, Ana Karina; PINHEIRO, D.; ANDRADE, Eliane Ribeiro. Participação em banca de Ricardo Luiz da Silva Fernandes. Educadores sociais em comunidades populares: um estudo de caso no Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

19.
SILVA, M. K.; BRENNER, Ana Karina; ALMEIDA, M. L.; PIMENTA, M. M.. Participação em banca de Bianca de Oliveira Ruskowski. Do incômodo à ação beneficente e da indignação à ação contestatória: estudo sobre condições e mecanismos de engajamento nas Tribos nas Trilhas da Cidadania e no Levante Popular da Juventude. 2012. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
CARRANO, Paulo; BRENNER, A. K.; PEREGRINO, M.; ANDRADE, Eliane Ribeiro; PAIXAO, L. P.; VARGAS, H. M.. Participação em banca de Reinaldo Ramos da Silva. A nata do NATA: a seletividade como prova de si em uma escola de ensino médio integrado. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
BRINGEL, B.; BRENNER, A. K.; ARAUJO, K.; LOSEKAN, C.; VANDENBERGHE, F.. Participação em banca de Lívia Moreira de Alcântara. Indignadas e indignados do mundo, uni-vos! Provas ativistas e os desafios da solidariedade internacionalista com o México na era da individualização. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
BRINGEL, B.; BRENNER, A. K.; GUIMARAES, C.; ROCHA, M. F.; LERRER, D. F.. Participação em banca de Renata Versiani Scott Varella. Pesquisa militante: uma chave para a compreensão dos movimentos sociais latino-americanos. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
BRENNER, Ana Karina. Participação em banca de Sandra Maria de Oliveira. A melancolia na constituição político-identitária da juventude. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
CARRANO, Paulo; BRENNER, Ana Karina; OLIVEIRA, M. M.. Participação em banca de Marcela Betancourt Sáez. Esse foguinho no corpo ou o engajamento necessário. Diálogos sobre a democracia com jovens estudantes de pedagogia com engajamento político. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
SILVA, M. K.; BRENNER, Ana Karina; COTANDA, F. C.; FONSECA, L. S.. Participação em banca de Gustavo Coelho Farias. Onde começa a política? Eventos Críticos e Trajetórias Individuais no Engajamento Político Jovem. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
CARRANO, Paulo; BRENNER, Ana Karina; FERNANDES, A. H.. Participação em banca de Mariana Pereira Domingues. O cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docente. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
CARRANO, Paulo; BRENNER, Ana Karina; FAVERO, Osmar. Participação em banca de Monique Ayupe Bueno Lordello. Ascensão ao ensino superior: trajetórias de jovens universitários privados de liberdade no acesso e permanência. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PEREGRINO, M.; BRENNER, A. K.; ANDRADE, Eliane Ribeiro. Participação em banca de Aparecida dos Santos Mercês. Perfil dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos/Ensino Médio da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
PINHEIRO, D.; BRENNER, A. K.; PEREGRINO, M.. Participação em banca de Yasmin de Moraes Borges. Quem são os jovens egressos do Prouni? Um estudo sobre trajetórias, ascensão social e escolaridade. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
FAVERO, Osmar; CARRANO, Paulo; BRENNER, A. K.. Participação em banca de Francisca Joelina Xavier. No ar: jovens que produzem rádio na escola. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

6.
ESTEVES, L. C. G.; ANDRADE, Eliane Ribeiro; BRENNER, Ana Karina. Participação em banca de Juliana Ferreira do Nascimento. Jovens do ensino fundamental da rede municipal de Magé: um olhar sobre sua condição escolar. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
CARRANO, Paulo; BRENNER, A. K.; JULIAO, E. F.. Participação em banca de Bruno da Conceição Ramos. Jovens da EJA de Ensino Médio e suas relações com o saber. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

8.
GUARANA, E.; BRENNER, Ana Karina; NOVAES, R.. Participação em banca de Ana Beatriz Pinheiro e Silva. Nada deve parecer impossível de mudar: Juventude e participação política nas eleições para prefeito no Rio de Janeiro em 2012. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

9.
JULIAO, E. F.; BRENNER, A. K.; CARRANO, Paulo. Participação em banca de Vivian de Oliveira. O papel da educação na política socioeducativa: reflexões dos agentes de garantia de direitos do estado do Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

10.
BRENNER, Ana Karina; PINHEIRO, D.; ANDRADE, Eliane Ribeiro. Participação em banca de Marina dos Santos Ribeiro. Juventude negra em ação: demandas, mobilização e política. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

11.
BRENNER, Ana Karina; LUIZ, D. E. C.; BOURGUIGNON, J. A.; SILVA, L. M.. Participação em banca de Guilherme Augusto Marenda Borgo. A práxis das organizações de juventude de Irati-PR. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

12.
MALFITANO, A. P. S.; BRENNER, Ana Karina; LOPES, R. E.. Participação em banca de Rafael Garcia Barreiro. Cenários e traços juvenis: o desenho dos centros da juventude nas ações políticas brasileiras. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade Federal de São Carlos.

13.
PEREGRINO, M.; JULIAO, E.; CUNHA, N. V.; BRENNER, Ana Karina. Participação em banca de Monique Lima. Adolescentes em conflito com a lei: escrevendo a história em linhas marcadas pelo desvio. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

14.
BRENNER, Ana Karina; ESTEVES, L. C. G.; PINHEIRO, D.. Participação em banca de Ricardo Luiz da Silva Fernandes. Somos todos educadores. Educadores sociais em comunidades populares no Rio de Janeiro. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOUZADA, V.; BRENNER, Ana Karina. Participação em banca de Camila Simões da Costa.A inclusão no cotidiano da Educação no Município do Rio de Janeiro à partir da experiência de estágio na Educação Especial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BRENNER, A. K.; ANDRADE, Eliane Ribeiro; CARMO, G. T.. Concurso público Professor Adjunto DEIC - área Educação de Jovens e Adultos. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BRENNER, A. K.; SCHNEIDER, S. M.; SILVA, J. L.. Seleção pública para professor substituto DEIC área de Educação de Jovens e Adultos. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
BRENNER, Ana Karina; ANDRADE, Eliane Ribeiro; JULIAO, E. F.. Concurso público para provimento de cargo de professor adjunto, DEIC, área de Educação de Jovens e Adultos. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
BICALHO, R.; CAMPOS, M.; BRENNER, A. K.; JULIAO, E. F.; VENTURA, J.. Concurso professor adjunto Faculdade de Educação da UFRRJ. 2014. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
BRENNER, Ana Karina; ANDRADE, Eliane Ribeiro; SILVA, J. L.. Seleção pública para Professor Substituto do DEIC - Educação de Jovens e Adultos. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
BRENNER, Ana Karina. Cargo: Cuidador da Prefeitura Municipal de Vassouras. 2011. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

7.
BRENNER, Ana Karina. Cargo: Auxiliar de Cuidador da Prefeitura Municipal de Vassouras. 2011. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

8.
BRENNER, Ana Karina. Cargo: Técnico Educador da Prefeitura Municipal de Pinheiral. 2011. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

9.
BRENNER, Ana Karina. Cargo: Auxiliar Social da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa. 2011. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

Outras participações
1.
BRENNER, A. K.. Avaliação de projetos Estágio Interno Complementar. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BRENNER, A. K.. Avaliação de projetos para Monitoria 2017. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
BRENNER, A. K.. Avaliação projetos de Iniciação à Docência para 2017. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
BRENNER, A. K.. Avaliação projetos Estágio Interno Complementar 2016. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
BRENNER, A. K.. Avaliação de projetos para Monitoria 2016. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
BRENNER, A. K.. Avaliadora de trabalhos no 11º Congresso de Extensão da UFRJ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
BRENNER, A. K.. Avaliação de projetos de Estágio Interno Complementar. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
BRENNER, A. K.. Avaliação de projetos de Iniciação à Docência. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
BRENNER, Ana Karina. 9º Congresso de Extensão da UFRJ. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário sobre Juventud e Inclusión.Fuera de Serie, exibição do filme legendado. 2018. (Seminário).

2.
38ª Reunião Nacional da Anped. A produção do GT03 nos últimos 8 anos. 2017. (Congresso).

3.
I Colóquio Internacional Aprendizados ao Longo da Vida. Diversidade de sujeitos e identidades culturais - expressões de leitores e escritores (mediação). 2017. (Congresso).

4.
IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias. A educação de jovens e adultos pode ser democratizada? Alternativas culturais em tempos de crise na América Latina. 2017. (Congresso).

5.
XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação.Plano Nacional de Educação e Políticas públicas de Formação de Professores: o que dizem as entidades sobre os impactos do cenário político atual nas instituições de ensino e pesquisa. 2017. (Seminário).

6.
12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPEd. 2016. (Congresso).

7.
5º Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação. 2016. (Seminário).

8.
Reunião de Coordenadores de Grupos de Trabalho da ANPEd.Reunião de organização da reunião nacional da Anped. 2016. (Outra).

9.
XVIII Semana da Educação. Pedagogia: currículo e campo profissional.Perspectivas discentes do curso de Pedagogia - UERJ. 2016. (Encontro).

10.
37ª Reunião Nacional da Anped. Novos ativismos: características, desafios e tendências. Um balanço de junho/2013 a outubro/2015. 2015. (Congresso).

11.
I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos: qualidade em questão. Movimentos sociais e Educação Popular: em busca de reconhecimento e justiça social. 2015. (Congresso).

12.
II Conferência Municipal de Educação de Tangua.A importância do Plano Nacional e Municipal para democratizar a educação. 2015. (Encontro).

13.
XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro. Múltiplos engajamentos de jovens militantes de partidos políticos. 2015. (Congresso).

14.
29ª Reunião Brasileira de Antropologia. Entre disposições e interações: redes de sociabilidade de jovens militantes de partidos políticos. 2014. (Congresso).

15.
CONAE 2014. 2014. (Outra).

16.
II Jornadas Internacionales. Sociedades contemporáneas, subjetividad y educación. 2014. (Congresso).

17.
VII Seminário do Laboratório Educação e Imagem. 2014. (Seminário).

18.
36ª Reunião Anual da Anped. Debatedora na mesa de trabalhos do GT 3 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos. 2013. (Congresso).

19.
I Seminário de pesquisa do Programa Observatório da Educação OBEDUC/UFES.Políticas de juventude: conexões e desafios para a EJA. 2013. (Seminário).

20.
VIII Simpósio Educação e Sociedade contemporânea: desafios e propostas. Demandas emergentes em Educação.Plano Nacional de Educação: perspectivas e desafios para os tempos atuais. 2013. (Simpósio).

21.
X Reunião de Antropologia do Mercosul. Engajamento de jovens em partidos políticos no Brasil e r epercussões da experiência militante em outras esferas da vida. 2013. (Congresso).

22.
35ª Reunião Anual da Anped. Repercussões da experiência militante em outras esferas da vida: jovens engajados em partidos políticos. 2012. (Congresso).

23.
II ISA Forum. Youth activism in political parties: a case study with university students. 2012. (Congresso).

24.
Seminário Internacional Juventudes na Contemporaneidade.Protagonismo, Juventude e Subjetividades. 2012. (Seminário).

25.
IX RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul. Tornar-se militante: experiências de 3 jovens engajados em partidos políticos. 2011. (Congresso).

26.
Art and Society: Brazil/US Educational Partnership.Society in Focus: Youth and Educational Practice in Brazil. 2009. (Seminário).

27.
The Arts, Human Development, and Human Rights: 21st-Century Intersections and Ramifications.O declínio das instituições: como fica o processo de socialização?. 2009. (Seminário).

28.
VIII Reunión de Antropologia del Mercosur RAM. Jovens de partidos: a experiência da socialização política. 2009. (Congresso).

29.
III JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro: uma situação em estudo. 2008. (Simpósio).

30.
30ª Reunião Anual da Anped. Campanha de alfabetização e movimentos de cultura e educação popular (1946-1966). 2007. (Congresso).

31.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.O CMDCA do Rio de Janeiro: uma campo de interações e conflitos entre governo e sociedade. 2007. (Encontro).

32.
29ª Reunião Anual da Anped. Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). 2006. (Congresso).

33.
I Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza. A situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje.O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro: um campo de interações e conflitos entre governo e sociedade. 2006. (Seminário).

34.
29º Encontro Anual da ANPOCS. 2005. (Encontro).

35.
27ª Reunião Anual da Anped. 2004. (Congresso).

36.
IV Seminário Nacional de Pesquisa. Universidade Pública: Conhecimento e Projeto de País. 2004. (Seminário).

37.
VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2004. (Congresso).

38.
Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Juventude. 2003. (Seminário).

39.
II Encontro Nacional de Educação Social. 2002. (Encontro).

40.
I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2001. (Outra).

41.
I Encontro Nacional de Educação Social.I Encontro Nacional de Educação Social: uma outra história é possível?. 2001. (Encontro).

42.
III Encontro Estadual sobre o atendimento em Internação Provisória/SAS. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAIVA, Jane ; LOBATO, F. ; BRENNER, A. K. . I Colóquio Internacional Aprendizados ao Longo da Vida. 2017. (Congresso).

2.
BRENNER, A. K.; CORROCHANO, M. C. . Organização do GT03 da Anped na 38ª Reunião Nacional da Anped. 2017. (Congresso).

3.
BRENNER, A. K.; ANDRADE, M. A. P. ; VILLANEUVA, A. . Organização do GT104 - Activismos y (re)configuraciones identitarias juveniles - na XI Reunião de Antropologia do Mercosul. 2015. (Congresso).

4.
BRENNER, Ana Karina; LEAO, G. . Organização do GT03 da Anped na 37ª Reunião Nacional PNE: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. 2015. (Congresso).

5.
BRENNER, Ana Karina; ANDRADE, M. A. P. ; VILLANEUVA, A. ; MARTIN, M. G. . Coordenação do GT 33 na X Reunião de Antropologia do Mercosul. 2013. (Outro).

6.
CARRANO, Paulo ; SIQUEIRA, Angela ; BRENNER, Ana Karina . IV Seminário Nacional de Pesquisa. Universidade Pública: Conhecimento e Projeto de País. 2004. (Outro).

7.
BRENNER, Ana Karina; MAGER, Miryam ; MÜLLER, Verônica Regina ; SILVESTRE, Eliana ; FREIRE NETO, João Francisco ; PEREIRA, Irandi ; ARICINI, Célia . II encontro Nacional de Educação Social. 2002. (Congresso).

8.
BRENNER, Ana Karina; SILVESTRE, Eliana ; PEREIRA, Irandi ; MÜLLER, Verônica . Curso de capacitação de Educadores de Base. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Bruno Batista Cassiano. Tradição oral nos espaços religiosos Afro-brasileiros e a prática docente: produção de conhecimentos popular e científico. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tayná Salvina. De aluna a coordenadora: relato de experiência no pré vestibular comunitário Superação. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Maria Eduarda Caldeira Magalhães. Narrativas de refugiados no Rio de Janeiro: acolhimento em curso de português para refugiados na UERJ. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Cassia Helena Glioche Novelli de Souza Soria. Narrativas de refugiados no Rio de Janeiro: acolhimento em curso de português para refugiados na UERJ. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Íris Nascimento Lins. Militância política no Rio de Janeiro: engajamentos partidários e trajetórias de jovens militantes. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
José Roberto Magalhães. Quilombo das Guerreiras: uma história de luta e de resistência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Karina Brenner.

2.
Leonardo Perdigão. Mediação e usos sociais de museus: o caso do Museu Nacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Karina Brenner.

3.
Iris Menezes de Jesus. Adolescentes em conflito com a lei: uma análise histórico-crítica da aplicação da medida socioeducativa de internação no estado do Rio de Janeiro antes e depois do SINASE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Karina Brenner.

4.
Paula Marini. Educação de Jovens e Adultos para pessoas privadas de liberdade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Karina Brenner.

5.
Juliana Mota. Processos educativos em espaços não formais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Karina Brenner.

6.
Lilian Pinheiro da Silva Pires. O processo de escolarização na Internação Provisória do Rio de Janeiro e os desafios da curta permanência dos adolescentes na instituição. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Karina Brenner.

7.
Eduardo Silva dos Santos. Os jovens da EJA: Análises a partir da experiência do programa de iniciação à docência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Karina Brenner.

8.
Jessica Truta. O papel do pedagogo social nos museus e nas organizações não governamentais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Karina Brenner.

9.
Marilene de Fatima dos Santos Mateus. Evasão escolar da EJA no Brasil: um olhar sobre alunos e suas relações com docentes e escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Karina Brenner.

10.
Priscila Schuaber. A lei do Aprendiz e os jovens participantes: o que se pode esperar?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Karina Brenner.

11.
Ana Paula de Jesus Lima. Abandono escolar de jovens do ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Karina Brenner.

12.
Janaina Gomes de Souza. Adolescentes em conflito com lei: Possibilidades de uma intervenção socioeducativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Karina Brenner.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BRENNER, Ana Karina. Youth activism in political parties: a case study with university students. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Aprovação em concurso público para professor assistente, edital 092/2010, na Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) para a disciplina "Formação dos Professores da Educação de Jovens e Adultos".
Coordenadora do GT 03 - Movimentos Sociais, sujeitos e processos educativos da Anped. 2014-2015.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 20:22:58