Felix de Souza Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9738404609579742
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Sou Mestre em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial, na Linha de Pesquisa em Modelagem de Sistemas Cognitivos do SENAI/CIMATEC, e graduado em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual pela UNEB. Participou como Pesquisador em Games e Designer de Interação no desenvolvimentos dos jogos TRÍADE (2006-2008) e Búzios: Ecos da Liberdade (2009-2010), ambos jogos dirigidos a finalidades pedagógicas. De 2012 a 2015 foi responsável pela direção de arte e videografismo dos programas televisivos "Bahia de Todos os Cantos" e "A Chave", ambos exibidos na TVE (TV Educativa da Bahia). Atualmente ministra aulas na Graduação e, também, desempenha atividades no mercado audiovisual nas áreas de Identidade Visual, Motion Design 2D, Pós-produção e Gamedesign. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felix de Souza Neto
Nome em citações bibliográficas
SOUZA NETO, F.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial.
SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
Título: Um Modelo para o Processo de Design de Interfaces de Jogos Digitais com Fins Pedagógicos,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Lynn Rosalina Gama Alves.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem; Jogos Eletrônicos; Interface.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2007
Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
1999 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Centro Educacional Luiz Pinto de Carvalho, CELPC, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Workshop de Animação Anima Mundi FTC. (Carga horária: 16h).
ANIMA MUNDI Festival Internacional de Animação - IMAN Imagens Animadas Ltda, IMAN, Brasil.
2013 - 2013
Imersão em After Effects. (Carga horária: 55h).
Lugar de Cinema, LUGAR DE CINEMA, Brasil.
2012 - 2012
Final Cut. (Carga horária: 60h).
Centro de treinamento Especializado em Computação Gráfica, DRC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Prototipagem de Games. (Carga horária: 16h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Criação de Roteiro para Jogos Digitais. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Game Design e Game Cultura. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Game Producer. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Curso de Extensão em Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Núcleo de Estudos Canadenses - NEC, UNEB - NEC, Brasil.
2007 - 2007
Flash. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2007 - 2007
Photoshop. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Game Interface Designer, Carga horária: 30
Outras informações
O Búzios é um jogo adventure sobre a Revolta dos Búzios que aconteceu na Bahia no fim do século XVIII. Esse game foi desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia com o financiamento da FAPESB.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
TRIADE - MEDIANDO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Graduação Tecnológica em Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interfaces e Games II
02/2018 - 07/2018
Ensino, Graduação Tecnológica em Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação 2D
Criação de Personagens

União Metropolitana de Educação e Cultura, UNIME, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação para Jogos Digitais
Modelagem e Animação 3D
08/2018 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de Arte
Computação Gráfica
02/2018 - 07/2018
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Gráfica
08/2017 - 12/2017
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interação Humano-Computador (IHC)
08/2017 - 12/2017
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção de Imagem Digital
01/2017 - 06/2017
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interação Humano-Computador
08/2016 - 12/2016
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interação Humano-Computador (IHC)

Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Design de Produto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Briefing - Análise e Atendimento
Ilustração Científica
Modelos e Protótipos
08/2018 - Atual
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Webdesign
Computação Gráfica Aplicada ao Design
Multimídia
Temas Tecnológicos em Gestão em Design Gráfico
Temas Tecnológicos em Programação Visual
Tópicos Avançados em Design Gráfico
Desenho de Animação
02/2018 - 07/2018
Ensino, Design de Produto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ilustração Digital
01/2018 - 07/2018
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Design - Design Editorial
Temas Tecnológicos em Programação Visual
Tipografia
01/2018 - 07/2018
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica Aplicada
Introdução à Computação Gráfica
08/2017 - 12/2017
Ensino, Graduação Tecnológica em Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho de Animação
Multimídia
Temas Tecnológicos em Design Digital
Webdesign
Introdução à Computação Gráfica
Linguagem Audiovisual
08/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho Aplicado à Engenharia
08/2017 - 12/2017
Ensino, Graduação Tecnológica em Design de Produto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Temas Tecnológicos em Design de Produtos Portáteis
02/2017 - 07/2017
Ensino, Graduação Tecnológica em Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica
Semiótica Aplicada ao Design
Temas Tecnológicos em Gestão em Design Gráfico
02/2017 - 07/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho Aplicado à Engenharia
02/2017 - 07/2017
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Computação Gráfica
08/2016 - 12/2016
Ensino, Design de Interiores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho Técnico e Perspectiva
08/2016 - 12/2016
Ensino, Graduação Tecnológica em Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design Editorial
08/2016 - 12/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Audiovisual
08/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho Aplicado à Engenharia
02/2016 - 06/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho Aplicado à Engenharia
02/2016 - 06/2016
Ensino, Graduação Tecnológica em Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho de Animação
Multimídia
Webdesign
07/2015 - 12/2015
Ensino, Graduação Tecnológica em Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho de Animação
Multimídia

Faculdade Salvador, FACSAL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 1

Atividades

07/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho Aplicado à Engenharia

TêmDendê Produções, TÊMDENDÊ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desiger, Carga horária: 44


Rajes Comércio e Serviços, RAJES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arte Finalista, Carga horária: 40


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista Iniciação Cientifica, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
TRIADE - MEDIANDO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA

Atividades

08/2006 - 08/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade do Estado da Bahia, Depatamento de Educação - Campus I.


ALL COLOR Comércio e Serviços LTDA, ALL COLOR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 29
Outras informações
Neste período desenvolvi atividades relacionadas a concepção de layouts e editoração, utilizando softwares gráficos como Corel Draw, Page Maker e Adobe Photoshop. Aplicando na atividade projetual conhecimentos obtidos em sala de aula e em pesquisas.

Atividades

04/2005 - 03/2006
Estágios , Atendimento ao Público e Criação, .

Estágio realizado
Atendimento ao Público, Fechamento de Arquivos, Criação de Layouts, Editoração e Impressão de Arquivos.


Linhas de pesquisa


1.
Educação a distância

Objetivo: Contribuir para a construção de um olhar diferenciado da modalidade de Educação a Distância, indo além da mera transposição da prática presencial para prática pedagógica a distância.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: EAD; Ensino Online; Práxis Pedagógica.
2.
Jogos eletrônicos

Objetivo: Investigar as possibilidades de aprendizagem que emergem mediante a interação com os jogos eletrônicos, concebendo-os como novos espaços de aprendizagem..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: Aprendizagem; Comunidades Virtuais; Jogos Eletrônicos.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2010
Búzios: Ecos da Liberdade
Descrição: Jogo eletrônico do tipo adventure, sobre a Revolta dos Búzios, permitindo aos alunos e professores do ensino fundamental e médio,vivenciarem papéis de sujeitos mesmo que fictícios, deixando a função de meros espectadores de uma História determinista e produzida pelos heróicos personagens dos livros didáticos, para o de produtores do conhecimento capazes de criticar, escolher e diferenciar a História da ficção e da realidade. A Revolta dos Búzios, também conhecida por Revolta dos Alfaiates, foi um importante movimento emancipacionista de caráter popular de origem africana e afro-descendentes, que ocorreu no final do século XVIII, e teve o seu marco no dia 12 de agosto de 1798, quando foram publicados em locais públicos 11 (onze) boletins manuscritos na cidade de Salvador (até então, conhecida como Capitania da Bahia) que traziam em seu bojo os ideais da Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade). Assim, o jogo Búzios: ecos de liberdade tem o objetivo de possibilitar aos alunos e professores simularem tais fatos, interagindo e imergindo em um cenário e ambiente com características próprias da época..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felix de Souza Neto - Integrante / Lynn Rosalina Gama Alves - Coordenador / Arivan Silva Bastos - Integrante / Alexandre Macêdo Santos - Integrante / Isa Beatriz da Cruz Neves - Integrante / Laiza Costa Camurugy - Integrante / Raphael de Andrade Montenegro - Integrante / Mariá de Sá Frizzera Scárdua - Integrante / Piero Carapiá Lima Baptista - Integrante / Jodeilson Mafra Martins - Integrante / Filipe Tiago Lima Pereira - Integrante.
2006 - 2008
Tríade - mediando o processo de ensino aprendizagem da História
Descrição: O ?Tríade ? mediando o processo ensino aprendizagem da História?, visa possibilitar a imersão dos alunos no universo do século XVIII, especialmente na Revolução Francesa, despertando nos alunos do ensino fundamental e médio o desejo de aprender de forma lúdica e prazerosa. Este conteúdo rico e importante para entender o contexto da sociedade contemporânea será apresentado através de um jogo de simulação. Este tipo de game possibilita aos jogadores experimentar situações que não podem muitas vezes ser concretizadas no cotidiano. Assim, através da mediação desses jogos é possível criar novas formas de vida, gerir sistemas econômicos, constituir famílias, enfim, simular o real, antecipar e planejar ações, desenvolver estratégias, projetar os conteúdos afetivos, culturais e sociais do jogador que aprende na interação com os jogos eletrônicos. Como estes jogos não têm regras rígidas, admitem a emergência de vários estilos de jogos, construindo uma narrativa bem particular, idiossincrática, permitindo a presença dos diferentes modelos de aprendizagem. Assim, nesses enredos, é possível projetar questões particulares dos envolvidos nos games, re-significando-as, isto é, tornando-os autores, atores e interatores de suas histórias, autorizando-se no seu próprio processo de descoberta e construção. O contato com os games possibilita aos jovens habilidades fundamentais para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem neste caso na disciplina de história, e não só, eles proporcionam habilidades e competências para que se mantenham ?vivos? na vida e no mundo do trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Felix de Souza Neto - Integrante / Lynn Rosalina Gama Alves - Coordenador / Gildeon Oliveira de Sena - Integrante / Leonardo Pessoa de Moura - Integrante / Marcus Ventura - Integrante / Felipe Assis - Integrante / Edvaldo Fagundes - Integrante / Abelmon de Oliveira Bastos - Integrante / Mauro Lira - Integrante / Osias Filho - Integrante / Shalon Cerqueira - Integrante / Tiago Pessoa - Integrante / Arivan Silva Bastos - Integrante / Camila Santana - Integrante / Juliana Moura - Integrante / Durval Lordelo - Integrante / Marco Simões - Integrante / Filomena Moita - Integrante / Esteban Clua - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2006 - 2007
Ensino online: Trilhando Novas Possibilidades Pedagógicas Mediadas pelos Jogos Eletrônicos
Descrição: Este projeto de pesquisa visa investigar as possibilidades de aprendizagem que emergem mediante a interação com os jogos eletrônicos, concebendo-os como novos espaços de aprendizagem. Dentro desta perspectiva, iremos construir um projeto de um ambiente de EAD que apresente a lógica dos jogos eletrônicos, isto é, espaços que rompam com a linearidade, instaurando uma lógica hipertextual, com um nível de interatividade que possibilite a negociação contínua e o intercâmbio dos saberes, nos aproximando assim dos desejos e interesses que mobilizam a "geração net"..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felix de Souza Neto - Integrante / Lynn Rosalina Gama Alves - Coordenador / Leonardo Pessoa de Moura - Integrante / Vinicius Moreira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Universidade do Estado da Bahia - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interação Humano-Computador.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interação Humano-Computador/Especialidade: Design de Interfaces.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Design de Jogos Digitais.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ilustração.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Gráfica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA NETO, F.. Combinação Fenomenal. A TARDE - Caderno DIGITAL, Salvador, p. 6 - 6, 12 dez. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA NETO, F.; ALVES, L. R. G. . Jogos Digitais e Aprendizagem: um estudo de caso sobre a influência do design de interface. In: IX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento DIgital, 2010, Florianópolis. Proceedings do SBGames 2010, 2010.

2.
BARRETO, V. B. ; GOMES, M. A. L. ; SALES, E. S. M. ; SOUZA NETO, F. . Games no processo de Ensino e Aprendizagem. In: VI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2010, Salvador. Anais do VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação (Online), 2010.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RIOS, João Tadeu de Oliveira ; SOUZA NETO, F. . Editoração Eletrônica da 5ª Edição da Revista Design em Foco. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA NETO, F.. Desenvolvimento da Interface Gráfica do Ambiente Virtual de Aprendizagem Baseado nos Modelos de Interação dos Jogos Eletrônicos. 2007. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SOUZA NETO, F.. Vinheta de Abertura e Infografia da Série de TV A Chave - Trabalho e Educação. 2015. Animação.

2.
SOUZA NETO, F.. Vinheta de Abertura e Infografia da Série de TV Bahia de Todos os Cantos. 2013. Animação.



Patentes e registros



Programa de computador
1.
ALVES, L. R. G. ; SOUZA NETO, F. ; CAMURUGY, L. C. ; BASTOS, A. S. ; SANTOS, A. M. ; PEREIRA, F. T. L. ; NEVES, I. B. C. ; MARTINS, J. M. ; MONTENEGRO, R. A. ; ARAUJO, G. V. F. O. ; BRITO, J. F. L. S. ; RIOS, V. S. ; PAZ, T. S. ; MACEDO JUNIOR, A. ; SOUZA, A. S. ; SANTOS, A. L. P. ; FUENTES, L. S. ; SILVA, O. S. F. ; AZEVEDO, T. A. . BÚZIOS - ECOS DA LIBERDADE. 2011.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 11576-1, data de registro: 17/02/2011, título: "BÚZIOS - ECOS DA LIBERDADE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
ALVES, L. R. G. ; SOUZA NETO, F. ; BASTOS, A. S. ; SANTOS, A. M. ; MACEDO JUNIOR, A. ; MARTINS, J. M. ; MONTENEGRO, R. A. ; PAZ, T. S. ; AZEVEDO, T. A. ; RIOS, V. S. ; MOITA, F. ; NEVES, I. B. C. . TRÍADE - LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE. 2011.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 11577-3, data de registro: 06/01/2011, título: "TRÍADE - LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARAUJO, J. W. M.; TEIXEIRA, M. G.; SOUZA NETO, F.. Participação em banca de Julia de Oliveira da Silva.O estudo das Identidades Visuais Fléxiveis com Aplicação na Identidade Visual da UNEB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
ARAUJO, J. W. M.; TEIXEIRA, M. G.; SOUZA NETO, F.. Participação em banca de Gabriele da Rocha Santos.As Cores no Marketing: Estudo de Caso - Marca do Mc Donald's. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
ARAUJO, J. W. M.; SOUZA NETO, F.; TEIXEIRA, M. G.. Participação em banca de Robson Silva Souza.Design Cambiante: Uma alternativa para a Identidade Visual do Site Música e Mais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RABELO, F. L. F.; GAMBA JUNIOR, N. G.; SOUZA NETO, F.. Banca Examinadora da Matéria Computação Gráfica da Escola de Belas Artes. 2016. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2018. 2018. (Outra).

2.
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2018.Criação e Desenvolvimento de Personagens para jogos de Interpretação e Aventura no gênero Visual Novel. 2018. (Outra).

3.
Seminário de Jogos Digitais - UNEB. 2018. (Seminário).

4.
Seminário Game Dev - (UNEB/UFBA).Interfaces para Games. 2018. (Seminário).

5.
Dia de Informação Profissional - Colégio Análise. A escolha de hoje é para sempre?. 2017. (Feira).

6.
Seminário Games, Animação, Crowndfunding - Delinando percursos para Indústria e Pesquisa. 2017. (Seminário).

7.
IV Feira de Informação Profissional - Fundação Bradesco. Em giro, movidos pela paixão!. 2016. (Feira).

8.
Jornada de Informação Profissional - Colégio Antônio Vieira. Por que escolher a carreira de Designer?. 2016. (Feira).

9.
Ruy Barbosa Design Week.Oficina de Adobe Premiere. 2016. (Oficina).

10.
Ruy Barbosa Design Week.Oficina de Affter Effects e Animação. 2016. (Oficina).

11.
Semana Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade.Design de Animação para Jogos Digitais. 2016. (Seminário).

12.
X Seminário de Jogos Eletrônicos , Educação e Comunicação. 2014. (Seminário).

13.
X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2011. (Simpósio).

14.
6º Encontro de Design UNEB.Design de Interface para Jogos Digitais com finalidades pedaógicas. 2010. (Encontro).

15.
IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Jogos Digitais e Aprendizagem: um estudo de caso sobre a influência do design de interface. 2010. (Simpósio).

16.
VI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Games no processo de Ensino e Aprendizagem. 2010. (Seminário).

17.
II Encontro A pesquisa, o Conhecimento e sua Utilização pela Rede Pública de Educação Básica da Bahia. 2009. (Encontro).

18.
I Seminário Avaliação e Sociedade: Desafio e Possibilidades e Métodos Quantitativos. 2009. (Seminário).

19.
VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2009. (Simpósio).

20.
4º Encontro de Design Uneb. 2008. (Encontro).

21.
I Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão UNEB: I Workshop de Inovação Tecnológica. 2008. (Oficina).

22.
I Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão UNEB: Mini Curso: Propriedade Intelectual e Transferência de TecnologiaNI:. 2008. (Oficina).

23.
IV Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2008. (Seminário).

24.
3º Encontro de Design UNEB.Mesa Redonda - O papel do design na Sociedade. 2007. (Encontro).

25.
Desenvolvimento de Jogos Digitais no Nordeste ? Mapeando possibilidades. 2007. (Outra).

26.
Terceiro Encontro de Design Uneb. 2007. (Encontro).

27.
VI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2007. (Simpósio).

28.
XI Jornada de Iniciação Científica da UNEB.DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BASEADO NOS MODELOS DE INTERAÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS. 2007. (Outra).

29.
XI Jornada de Iniciação Científica da UNEB. 2007. (Outra).

30.
II Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2006. (Seminário).

31.
1º Encontro Design UNEB. 2005. (Encontro).

32.
Métodos Criativos em Design. 2005. (Outra).

33.
Workshop de Design de Moda. 2004. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, L. R. G. ; NEVES, I. B. C. ; MARTINS, J. M. ; MONTENEGRO, R. A. ; RIOS, V. S. ; PAZ, T. S. ; SOUZA NETO, F. . VI Seminario Jogos Eletrônicos , Educação e Comunicação: construindo novas trilhas. 2010. (Outro).

2.
ALVES, L. R. G. ; HETKWOSKI, T. ; NEVES, I. B. C. ; MARTINS, J. M. ; PAZ, T. S. ; RIOS, V. S. ; SOUZA NETO, F. . IV Seminário de Jogos Eletrônico, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas.. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Diego Antonio Sena Oliveira. Criação e Desenvolvimento de Personagens para jogos de Interpretação e Aventura no gênero Visual Novel. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Design Gráfico) - Faculdade Ruy Barbosa. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 13:28:43