Christianne Benatti Rochebois

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8510186717586728
  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Possui Licenciatura em Francês/Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), Mestrado em Sciences du langage, didactique, sémiotique - Université de Franche-Comté (2003) e Doutorado em Didactiques des langues et des cultures - Université Paris III Sorbonne-Nouvelle (2010). De 2004 a 2014 foi professora na Universidade Federal de Viçosa, onde coordenou por dez anos o Centro de extensão em Língua Francesa - CELIF. Atualmente é professora de Língua Francesa na Universidade Federal do Sul da Bahia. Tem experiência na área de ensino/aprendizagem de língua/cultura francesa, ensino precoce de FLE e formação de professores de línguas. É líder do Grupo de Pesquisa em "Histórias de vida e dinâmicas interdisciplinares" e participa, como Professora Permanente, do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES) da UFSB, atuando como orientadora de Mestrado e Doutorado em projetos de Histórias de vida e Didática de línguas e culturas. Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Christianne Benatti Rochebois
Nome em citações bibliográficas
ROCHEBOIS, C. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Sul da Bahia, IHAC - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências.
Campus Sosígenes Costa - Rodovia Porto Seguro - Eunápolis, Km 10
Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento
45810000 - Porto Seguro, BA - Brasil
Telefone: (73) 99405626


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2010
Doutorado em Didactique des langues et cultures.
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
Título: La diversité culturelle dans les méthodes de français utilisées au Brésil: enquête auprès des étudiants de l'Université Fédérale de Viçosa, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Jean-Louis Chiss.
Palavras-chave: Didática de língua estrangeira; Ensino de língua francesa; Intercultural.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
2002 - 2003
Mestrado em Sciences du langage, de l'homme et de la société.
Université de Franche-Comté, UNIV F-COMTÉ, França.
Título: Les problèmes posés par l'enseignement du Français Langue Étrangère aux demandeurs d'asile du Centre d'Accueil d'Urgence de Besançon,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Marc Souchon.
Palavras-chave: Intercultural; Didática de língua estrangeira; Ensino de língua francesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1990 - 1993
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada de Língua Francesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

7/2017 - Atual
Direção e administração, Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Decana do CFCHS - Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais.
04/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa, .

5/2015 - 6/2017
Direção e administração, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa, .

Cargo ou função
Coordenadora da Licenciatura Interdisciplinar de Linguagens e suas Tecnologias.

Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2014
Vínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Prof de Língua Francesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto de lingua francesa, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto de lingua francesa, Carga horária: 40

Atividades

01/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras e Artes, .

07/2012 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Coordenadora do curso de Letras.
07/2012 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras.
12/2010 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da comissão Coordenadora de Estagio Supervisionado.
08/2010 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Coordenadora do curso de Secretariado Executivo.
08/2005 - 07/2014
Serviços técnicos especializados , Reitoria, .

Serviço realizado
Tradutora oficial de diplomas de pós-graduação obtidos no exterior em língua francesa.
03/2005 - 07/2014
Estágios , Departamento de Letras e Artes, .

Estágio realizado
Coordenadora do Centro de Extensão de Língua Francesa.
07/2004 - 07/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conversação Francesa I, II
Cultura francesa
Estagio supervisionado I e II
Francês Empresarial
Leitura e Produção de Textos em Língua Francesa
Lingua Francesa I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII
Literatura Francesa I, II, III, IV
07/2004 - 07/2014
Estágios , Departamento de Letras e Artes, .

Estágio realizado
Orientação do Estágio Supervisionado de Língua Francesa II.
07/2004 - 07/2014
Estágios , Departamento de Letras e Artes, .

Estágio realizado
Orientadora do Estágio Supervisionado de Língua Francesa I.
07/2012 - 01/2014
Direção e administração, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de Letras.
09/2005 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Extensão do departamento de Letras e Artes.
06/2011 - 11/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da comissão avaliadora do estágio probatório do Professor José Vicente Mendes.
10/2012 - 10/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Pesquisa.
09/2010 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Orientadora do Estagio Probatorio do Professor Juan Pablo Chiappara Cabrera/ ato n° 045/2010.
04/2010 - 07/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes e Humanidades/curso de Comunicação Social, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Comunicação Social.
04/2010 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes e Humanidades/curso de Comunicação Social, .

Cargo ou função
Membro da comissão coordenadora do curso de Comunicação Social.
04/2010 - 05/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da comissão responsavel pela elaboração, aplicação e correção do Exame de suficiência nas disciplinas de lingua francesa.
01/2005 - 08/2008
Extensão universitária , Departamento de Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do programa de Extensão "A licenciatura da UFV em atuação nos cursinhos pré-vestibulares de comunidades carentes".
06/2005 - 04/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
membro da Comissão Coordenadora do departamento de Letras e Artes.
04/2005 - 04/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de ciências humanas, letras e artes, .

Cargo ou função
Representante efetivo dos professores Assistentes do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - UFV.
01/2005 - 04/2007
Extensão universitária , Departamento de Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão.
11/2006 - 11/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Presidente da comissão de elaboração, aplicação e correço dos exames de suficiência de lingua francesa..
04/2006 - 05/2006
Direção e administração, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
10/2004 - 10/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Federação Brasileira de Professores de Francês, .

Cargo ou função
Membro da Comissaõ Científica do XV Congrès Brésilien de Professeurs de Français.
09/2004 - 09/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Pesquisa do departamento de Letras e Artes.
05/2005 - 05/2005
Extensão universitária , Departamento de Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Palestra "Jules Verne: Une époque au service d'un imaginaire ou un imaginaire au service d'une époque?".
01/2005 - 02/2005
Direção e administração, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
10/2004 - 10/2004
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Curso "A música francófona atual".
10/2004 - 10/2004
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Palestra "Possibilidades de estudo e bolsas na França".
10/2004 - 10/2004
Extensão universitária , Departamento de Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Palestra "Être professeur de français aujourd'hui au Brésil".

Université Paris III Sorbonne-Nouvelle, PIII S-N, França.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Membro associado da Ecole Doctorale ED 268, Carga horária: 2
Outras informações
laboratoire de recherches DILTEC - Equipe GRAC (Grammaires et contextualisation)


Associação dos Professores de Francês de Minas Gerais, APFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Trabalho voluntario, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 3


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor ad hoc


Centre d'accueil d'urgence de demandeurs d'asile, CAUDA, França.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professora de FLE, Enquadramento Funcional: Professora em período parcial, Carga horária: 18

Atividades

09/2001 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Francês nível 6
Francês nível 5
Francês nível 4
Francês nível 3
Francês nível 2
Francês nível 1
09/2001 - 12/2003
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Tradução de documentos e narrativas de vida..

Aliança Francesa de Viçosa, AF, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 16

Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de lingua francesa, Carga horária: 12


Centro Cultural de Idiomas Jacques Rochebois, CCI, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 24


Colégio Equipe, CE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de lingua francesa - ensino médio, Carga horária: 4


Colégio Pitagoras, CP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de lingua francesa, Carga horária: 6


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de francês instrumental, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Professor estagiario, Enquadramento Funcional: Professor estagiario de lingua francesa, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Professor estagiario, Enquadramento Funcional: Professor estagiario de francês instrumental, Carga horária: 4



Linhas de pesquisa


1.
Linguística Aplicada
2.
Didatica do FLE
3.
Sociedade, cultura e ambiente


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Processos de subjetivação e contemporaneidade
Descrição: A Modernidade representou uma série de transformações epistemológicas, estéticas, culturais e políticas que modificaram as práticas sociais e permitiram a constituição da subjetividade, entendida como interioridade reflexiva; e da individualidade, como campo de singularização valorativa, no âmbito coletivo. Tal contexto de mudanças implicou uma tensão entre as possibilidades de ser, derivadas da valorização do plano individual, e sua contraparte, o domínio e controle de tais individualidades. Por esse motivo, a época moderna implantou uma tensão entre a diversidade que surge das novas formas de ser, comunicar-se e relacionar-se, e a propensão dos saberes (incluídos os das humanidades) a normatizar e homogeneizar as pluralidades resistentes aos ideais e exigências do sistema econômico e político. Da mesma forma, apesar dos questionamentos pós-modernos ao sujeito e à dimensão emancipatória da modernidade, o valor do individualismo aprofundou-se nas últimas décadas, unido à promessa de felicidade oferecida pelo mercado. O antagonismo descrito observa-se atualmente na exclusão ou não reconhecimento de grupos, indivíduos, saberes, práticas sociais e valores que não respondem às tentativas de normalização. Evidencia-se também no surgimento de fanatismos e fundamentalismos religiosos e políticos. No entanto, ao mesmo tempo, a contemporaneidade é um espaço de diálogo entre o universal e o particular, cenário de movimentos sociais e lutas políticas por direitos, construção de políticas públicas, cidadania e novas formas de subjetivação. Considerando este panorama, este projeto de pesquisa objetiva estudar tais processos e modos de subjetivação no contexto das transformações socioculturais acontecidas durante a contemporaneidade. São objetos de estudo, então, os fenômenos relacionados aos devires de sujeitos e grupos nestas tensões que se estabelecem no Brasil em sua transição democrática e em sua colocação nas políticas econômicas globalizadas, desde uma perspectiva interdisciplinar, utilizando múltiplas possibilidades teórico-metodológicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Por uma pedagogia da interação em FLE (Francês Língua Estrangeira): análise de interações face a face no nível inicial de ensino/aprendizagem
Descrição: O presente projeto situa-se dentro dos estudos sobre as contribuições das abordagens interacionistas para a prática pedagógica, tendo em vista que pretende analisar atividades de aquisição de uma língua estrangeira por meio da interação. Propomos uma reflexão sobre a importância do papel do receptor na troca comunicativa tendo como base a premissa de que, em uma interação verbal face a face, não há produção se não há compreensão mútua. No tocante às propostas didáticas, analisaremos atividades que proporcionem aos aprendizes desenvolver sua produção oral cooperativamente buscando solucionar um problema em língua estrangeira ou mesmo criando situações baseadas na espontaneidade em comparação às atividades "jeux de rôles" propostas por livros didáticos de língua francesa utilizados no Curso de Extensão em Língua Francesa da UFV..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Christianne Benatti Rochebois - Coordenador / Rafaela Araújo Felipe - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
2012 - 2014
Gramática e contextualizações: estudo da gramática francesa nos anos 1970, no contexto da ditadura militar no Brasil
Descrição: A aquisição e didática das línguas estrangeiras são de uma complexidade indiscutível aos pesquisadores da área. Inúmeras pesquisas se concentram nas análises de gramáticas ditas eruditas e/ou gramáticas pedagógicas. Vários trabalhos (Callas, Cuq, Damar, etc.) se focalizam no entanto, sobre as perdas que se produzem na transposição entre as descrições « cultas » e suas « didatizações », sempre com fins pedagógicos. Essas variações intertextuais não são secundárias, pois elas dão conta do discurso gramatical dos professores e dos livros didáticos que constituem um elemento fundamental nas atividades gramaticais. É importante e necessário conhecer as variações que são reconduzidas às intuições epilinguísticas e às representações metalinguísticas dos aprendizes. Nossa proposta é de contribuir indiretamente para a eficácia da elaboração de discursos gramaticais contextualizados, mesmo se as atividades mais produtivas sejam originárias de verbalizações metalinguísticas dos próprios aprendizes. Ao mesmo tempo, nos parece importante estabelecer uma linha do tempo que dê conta de demonstrar historicamente como a sequência das diversas metodologias de ensino/aprendizagem do FLE, desde a segunda metade do século XX, foram vivenciadas no contexto brasileiro, através do estudo das gramáticas e livros didáticos utilizados nas instituições escolares. Optamos por definir como ponto de partida a década de 70, época marcada pela aplicação da metodologia estrutural, cujos exercícios são utilizados no ensino de línguas até nossos dias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Christianne Benatti Rochebois - Coordenador / Maristela de Almeida - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
2012 - Atual
O uso de atividades lúdicas no processo de ensino/aprendizagem de francês língua estrangeira para crianças
Descrição: A área de língua francesa do Departamento de Letras da UFV, mais especificamente, as disciplinas focadas na teoria e na pratica de ensino, procuram trabalhar com os alunos a diversidade lingüística, cultural e metodológica nos vários setores possíveis do processo de ensino/aprendizagem do FLE. Como formadores de futuros professores indicamos referências, apresentamos e discutimos teorias e exemplos de diferentes contextos aos alunos, os quais são baseados na realidade brasileira, e mais especificamente, na realidade regional. Os questionamentos que levantamos entre professores e aprendizes de francês são de diversas ordens, todas vinculadas à busca pelas diferenças e semelhanças ? caracteristica-mor da era globalizada... : De que modo as características das diversas faixas etárias delimitam os objetivos para seu aprendizado? Em que medida os aspectos cognitivos se sobrepõe aos afetivos ou vice-versa, ou os dois caminham lado a lado? E sobretudo, qual a relação entre características individuais e os contextos nos quais se constrói o ensino/aprendizagem da LE? Como já existem estudos sobre o ensino/aprendizagem do inglês às crianças no contexto brasileiro, faz-se necessário investigar o ensino/aprendizagem de outras línguas estrangeiras nesses mesmos contextos. Tendo conhecimento sobre esse novo espaço de relação língua francesa/professor/aprendiz infantil (LDI/LDH), teremos mais subsídios para propor soluções e oferecer um ensino mais de acordo com as expectativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Christianne Benatti Rochebois - Coordenador / Aline Sumiya - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
2011 - 2014
O desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem de francês para crianças através de gêneros discursivos especificos
Descrição: Este projeto tem por objetivo geral investigar e analisar o caráter formativo e transformador do ensino/aprendizagem de francês através de diversos gêneros discursivos, na infância, num contexto regional. Para alcançar esse objetivo, têm-se os seguintes objetivos específicos:Levantar os gêneros discursivos que auxiliem o aprendiz a desenvolver capacidades que possibilitem que ele aprenda a ?agir? e a ?fazer? em situações diversas na língua-alvo; criar agrupamentos de gêneros que se encontram relacionados a três sistemas de atividades: gêneros que fazem brincar, gêneros que fazem cantar e gêneros que fazem contar, tomando como base o desenvolvimento da competência intercultural e as praticas sociais; levantar a motivação de cada grupo de aprendizes, através de questionários e narrativas registrados dos professores-estagiarios implicados no processo de ensino/aprendizagem; comparar a relação das motivações de aprendizado do francês com a aplicação na sala de aula dos diferentes agrupamentos de gêneros, contribuindo para a busca por caminhos que nos levem a um ensino significativo, que tenha condições de propiciar embasamento para a formação de indivíduos plenamente capazes de atuar na sociedade em que vivem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Christianne Benatti Rochebois - Coordenador / Livia Cristina Eccard - Integrante / Aline Sumiya - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2011 - Atual
Grammaire et Contextualisations
Descrição: La recherche est insérée dans le projet du GRAC, qui est d?organiser et de mener à bien des études systématiques des formes de contextualisation de la grammaire française dans des « ouvrages de grammaire française » produits « hors de France » et qui peuvent être adaptés aux utilisateurs concernés. De tels phénomènes d? « adaptation » ont déjà été repérés par H. Besse et R. Porquier (1991). Ils ont été l?objet de diverses explorations par J.-C. Beacco, spécialement à compter de 1993. Ces variations sont un élément essentiel qui a conduit à la « perspective des quatre savoirs » impliqués en didactique des langues, telle qu?elle a été développée dans l?ouvrage de 2010 Didactique de la grammaire dans l?enseignement du français et des langues. La recherche portera sur les formes observables de la contextualisation dans les grammaires produites « à l?étranger » du français enseigné comme langue étrangère.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2009
La diversité culturelle dans les méthodes de FLE utulisées au Brésil
Descrição: Ce projet traite de l?enseignement/apprentissage de la culture dans la contemporanéité, c?est-à-dire, l?ère de la mondialisation, dans notre terrain d?intérêt, le français langue étrangère. Une recherche a été réalisée auprès des étudiants d?une université brésilienne ayant pour but d?étudier les discours de quelques manuels d?enseignement de FLE utilisés au Brésil. Nous cherchons dans cette étude à comprendre de quelle manière les auteurs explorent et diffusent la culture du monde francophone et quelles seraient les conceptions de culture qui traversent le matériel didactique. Nous essayons aussi de comprendre plus spécifiquement, quelles conceptions de la France en tant que nation, et des Français en tant que peuple, sont présentées dans les discours des manuels, ainsi comme des pays francophones, dans un moment qui est celui de la mondialisation, de l?union et de l?influence mutuelle des pays, et de sa plus forte conséquence, la crise identitaire/culturelle..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
Problèmes posés par l'enseignement du Français aux demandeurs d'asile du Centre d'Accueil d'Urgence de Besançon
Descrição: Este projeto se propõe a apresentar e analisar cinco estudos de caso de nacionalidades diversas (tchéchéna, iraniana,bosniaque, kosovar e armeniana). Como uma professora de FLE (francês língua estrangeira) brasileira, se depara com a situação de reconstrução de significações e de elaboração de novas interpretações que dessem conta das ?vidas de origem? e das vidas em transformação na nova sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2013 - 2013
Projeto Político Pedagógico do curso de Português-Francês
Descrição: Elaboração do PPP do curso de Português-Francês do Departamento de Letras da UFV..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2013
Projeto Político Pedagógico do curso de Português-Inglês
Descrição: Elaboração do PPP do curso de Português-Inglês do Departamento de Letras da UFV..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2013
Projeto Político Pedagógico do curso de Português-Literaturas de Língua Portuguesa
Descrição: Elaboração do PPP do curso de Português-Literaturas de Língua Portuguesa do Departamento de Letras da UFV..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2013
Projeto Político Pedagógico do curso de Português-Espanhol
Descrição: Elaboração do PPP do curso Português-Espanhol do Departamento de Letras da UFV..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - Atual
PLI - Programa de Licenciaturas Internacionais - UFV - Universidade do Porto
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Christianne Benatti Rochebois - Integrante / Edson Martins - Integrante / Joelma Santana Siqueira - Coordenador / Wânia Ladeira - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revue AntipodeS (UFBA)
2014 - Atual
Periódico: Coleção Enjeu - FFLCH - USP
2013 - Atual
Periódico: Revista Non Plus - USP
2012 - Atual
Periódico: Revista Letras Raras (UFCG)


Membro de comitê de assessoramento


2014 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Coleção Enjeu - FFLCH - USP


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: LINGUA FRANCESA.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Professora homenageada pelo curso de Secretariado Executivo Trilingue, Universidade Federal de Viçosa.
2010
Presidente da APFMG (Associação dos Professores de Francês de Minas Gerais), Federação Brasileira de Professores de Francês.
2009
Professora homenageada pelo curso de Secretariado Executivo Trilingue, DLA - UFV.
2009
BOURSEX (Bolsa de Exceção / Embaixada da França - Université Paris III), Embaixada da França no Brasil.
2000
Bolsa de "formateur des formateurs" no CLA - Centre de linguistique appliquée de Besançon, Embaixada da França no Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1ROCHEBOIS, C. B.2016 ROCHEBOIS, C. B.. Langue, culture et didactique du FLE. CALIGRAMA: REVISTA DE ESTUDOS ROMÂNICOS, v. 21, p. 95-111, 2016.

2.
ROCHEBOIS, C. B.2016ROCHEBOIS, C. B.. Langue, culture et didactique du FLE. CALIGRAMA (UFMG), v. 21, p. 95-111, 2016.

3.
3ROCHEBOIS, C. B.2014ROCHEBOIS, C. B.. Diversidade cultural, material didático e prática na sala de aula de FLE. Salto para o Futuro, v. 1, p. 24-30, 2014.

4.
4ROCHEBOIS, C. B.2014ROCHEBOIS, C. B.. O despertar para a diversidade cultural: ensino da língua francesa a crianças em contextos variados brasileiros. Folio (Online): revista de letras, v. 6, p. 145-165, 2014.

5.
2ROCHEBOIS, C. B.2014 ROCHEBOIS, C. B.. O livro didático de FLE ? Francês Língua Estrangeira - elaborado no Brasil nos anos da ditadura militar. Recherches: culture et histoire dans l´espace roman, v. 14, p. 215-230, 2014.

6.
6ROCHEBOIS, C. B.2013ROCHEBOIS, C. B.. Ensinar uma língua estrangeira às crianças: Savoir-faire, Savoir-dire. Revista de Ciências Humanas, v. 13, p. 285-296, 2013.

7.
5SUMIYA, A.2013SUMIYA, A. ; GOTTI, R. L. ; ROCHEBOIS, C. B. . Aprender brincando: o ensino-aprendizagem de francês para crianças. REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS UFV, v. 13, p. 242-254, 2013.

8.
8ROCHEBOIS, C. B.2012ROCHEBOIS, C. B.. O ensino/aprendizagem da língua francesa como fator de inserção cultural para não nativos. Leia Escola (UFCG), v. 2012/2, p. 61-87, 2012.

9.
7ROCHEBOIS, C. B.2012 ROCHEBOIS, C. B.. L'accrochage formation-recherche dans les centres de langue. Revue Synergies Monde, v. 9, p. 47-51, 2012.

10.
11ROCHEBOIS, C. B.2011 ROCHEBOIS, C. B.. A aprendizagem da lingua francesa como reconstrução de identidade. Revista de Ciências Humanas (Viçosa), v. 11, p. 183-196, 2011.

11.
9ROCHEBOIS, C. B.2011ROCHEBOIS, C. B.. Ll?enseignant et les representations de la culture dans le processus d?enseignement/apprentissage du fle. Signum: Estudos da linguagem, v. 14, p. 135-156, 2011.

12.
10ROCHEBOIS, C. B.2011 ROCHEBOIS, C. B.. Le rôle du manuel dans le processus d?enseignement/apprentissage de FLE. Revista Letras (Curitiba), v. 83, p. 97-110, 2011.

13.
12ROCHEBOIS, C. B.2010ROCHEBOIS, C. B.. La diversité culturelle dans les méthodes de FLE: enquête auprès des étudiants de l'Université Fédérale de Viçosa. Dialogues et Cultures, v. 55, p. 1651-1660, 2010.

14.
13ROCHEBOIS, C. B.2010ROCHEBOIS, C. B.. La diversité sociale dans les méthodes de FLE. Synergies Brésil, v. 8, p. 57-67, 2010.

15.
15ROCHEBOIS, C. B.2007ROCHEBOIS, C. B.. L'impact de la mondialisation sur l'enseignement culturel en FLE. Letra Viva (UFPB), v. 1, p. 47-56, 2007.

16.
14ROCHEBOIS, C. B.2007ROCHEBOIS, C. B.. De l'image au stéréotype: une introduction à l'histoire des systèmes de représentation de l'Autre dans la littérature et l'iconographie aux XIX et XX siècles. Inventário (Universidade Federal da Bahia. Online), v. 6, p. 1, 2007.

17.
16ROCHEBOIS, C. B.2006ROCHEBOIS, C. B.. La dimension de l'enseignement/apprentissage de la culture dans les cours de langue étrangère. Glauks (UFV), v. 6, p. 97-108, 2006.

18.
17ROCHEBOIS, C. B.2005ROCHEBOIS, C. B.; ANTUNES, C. P. . O ensino da língua francesa para comunidades carentes em cursos pré-vestibular. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 3, p. 67-68, 2005.

19.
18ROCHEBOIS, C. B.1995ROCHEBOIS, C. B.; SILVA, G. D. ; ROLIM, W. V. . Prática de leitura em francês. Revista ELOS, v. I, n.1, p. 71-77, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROCHEBOIS, C. B.; JACOB, M. L. ; BARBOSA, M. V. . Pesquisas em Didática de línguas: grandes temas. 1. ed. Belo Horizonte: e-livros ufmg, 2013. v. 1. 167p .

2.
ROCHEBOIS, C. B.; JACOB, M. L. (Org.) ; BARBOSA, M. V. (Org.) . Recherche en Didactique des Langues Étrangères: Thèmes Majeurs. 1ª. ed. belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013. v. 1. 284p .

3.
ROCHEBOIS, C. B.. Revista de Ciências Humanas - Dossiê "Ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças". 1. ed. Viçosa: Editora UFV, 2013. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHEBOIS, C. B.. Histórias de vida e educação Quais expectativas?. In: Galli, J. A.; Bouchonneau, N.. (Org.). O FOS e o FOU no Nordeste do Brasil. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2017, v. 1, p. 19-28.

2.
ROCHEBOIS, C. B.. Histoires de vie et d'éducation. In: Galli, J. A; Bouchonneau, N.. (Org.). Le FOS et le FOU au Nord-est du Brésil Quel avenir?. 1ed.Paris: Instirut Français/UFPE, 2017, v. 1, p. 13-22.

3.
ROCHEBOIS, C. B.. O livro didático de FLE elaborado no Brasil nos anos da ditadura militar.. In: RAMOS, D.;MAUX-PIOVANO, M.-H.. (Org.). Langue, grammaire et didactique en diachronie : domaine roman. 1aed.Strasbourg: Presses Universitaires de Strasbourg, 2015, v. 1, p. 215-230.

4.
ROCHEBOIS, C. B.. O estereótipo nas salas de aula e nos livros didáticos de línguas: uma ferramenta de reflexão para a didática. In: ROCHEBOIS, C.B.; JACOB, M.L.de B.; BARBOSA, M.V.. (Org.). Pesquisas em Didática de línguas: grandes temas. 1ed.Belo Horizonte: e-livros UFMG, 2013, v. 1, p. 121-130.

5.
ROCHEBOIS, C. B.. Os atores do ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira. In: Rita de Cássia de Alcântara Braúna; Ana Maria Ferreira. (Org.). Demandas Contemporâneas na Formação de Professores. 1ed.Viçosa: Editora UFV, 2013, v. 1, p. 152-170.

6.
ROCHEBOIS, C. B.; Vilarino JR., M. ; LOURES, L. H. R. S. . Provas de lingua Francesa. In: In: José Elias Rigueira; Orlando P. Fonseca Rodrigue (Org.). (Org.). Provas Resolvidas e Comentadas - processos seletivos 2004/2005/2006. Belo Horizonte: Master Disc Produções Ltda., 2006, v. 1, p. -.

7.
ROCHEBOIS, C. B.; LOURES, L. H. R. S. . Prova de Lingua Francesa. In: In: José Elias Rigueira; Orlando P. Fonseca Rodrigues (Org.). (Org.). Provas resolvidas e comentadas do processo seletivo 2005 da Universidade Federal de Viçosa. Viçosa-MG: Copeve/Editora UFV, 2005, v. , p. -.

8.
ROCHEBOIS, C. B.; MOREIRA, C. K. ; LOURES, L. H. R. S. . Prova de Lingua Francesa. In: In: José Elias Rigueira; Orlando P. Fonseca Rodrigues (Org.). (Org.). Provas resolvidas e comentadas dos processos seletivos da Universidade Federal de Viçosa. Viçosa: Editora UFV, 2004, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROCHEBOIS, C. B.. Brésiliens et missionnaires du français. Est Republicain, Besançon, 28 jul. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHEBOIS, C. B.. L'accrochage formation/recherche dans les centres de langues. In: IIème Forum Mondial HERACLES, 2012, Besançon. Nouveaux enjeux pour les centres de langues d'enseignement supérieur. Paris: GERFLINT, 2011. v. 1. p. 47-51.

2.
ROCHEBOIS, C. B.. La diversité culturelle dans les méthodes de FLE: enquête auprès des étudiants de l'Université Fédérale de Viçosa. In: XII Congrès Mondial de la FIPF: Faire vivre les identités francophones, 2010, Québec. XII Congrès Mondial de la FIPF Québec 2008. Québec: Marquis, 2010. v. 3. p. 134-135.

3.
ROCHEBOIS, C. B.. Le rôle du manuel dans le processus d'enseignement/apprentissage du FLE. In: XV Sedifrale, 2010, Rosario. Actes du XV Sedifrale 2010:. Rosario: Laborde Libros Editor, 2010.

4.
ROCHEBOIS, C. B.. A aprendizagem do francês como reconstrução de identidade: o caso dos. In: Simposio Internacional ESCREVER A VIDA, novas abordagens de uma teoria da autobiografia, 2007, São Paulo. ESCREVER A VIDA. NOVAS ABORDAGENS DE UMA TEORIA DA AUTOBIOGRAFIA.. Rio de Janeiro: Leo Cristiano Editorial, 2007. v. 1.

5.
ROCHEBOIS, C. B.; Vilarino JR., M. ; OLIVEIRA, L. M. ; JUSTINO, A. . La didactique de l'alternance et de l'interculturel dans l'enseignement du FLE dans des cours. In: XVIème Congrès Brésilien de Professeurs de Français, 2007, João Pessoa. Actes XVIème Congrès Brésilien de Professeurs de Français. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2007. v. 1. p. 242-247.

6.
ROCHEBOIS, C. B.. Trajectoires d'enseignement/apprentissage: le cas des demandeurs d'asile du CAUDA. In: XV Congrès Brésilien des professeurs de français, 2006, Belo Horizonte. Plurilinguismo e identidade cultural. Belo Horizonte, 2005.

7.
ROCHEBOIS, C. B.. Estuod de caso: o ensino da Língua Francesa a imigrantes, na França, por uma professora brasileira. In: V Congresso de Letras, 2006, Caratinga. Discursos e identidade cultural. Caratinga: Centro Universitário de Caratinga, 2005.

8.
ROCHEBOIS, C. B.. "Estudo de caso: o ensino da Língua Francesa a imigrantes, na França, por uma professora brasileira". In: V Congresso de letras do Centro Universitário de Caratinga, 2005, Caratinga. Anais o V Congresso do Centro Universitário de Caratinga, 2005. v. 1.

9.
ROCHEBOIS, C. B.. Projeto Pratica de leitura em francês. In: VII Semana de letras e artes da UFV, 1995, Viçosa. Anais da VII Semana de letras e artes da UFV, 1995. v. I. p. 38-40.

10.
ROCHEBOIS, C. B.. L'espace dans Mélusine, une oeuvre de Jean D'Arras. In: II Encontro de línguas Românicas da UFMG, 1993, Belo Horizonte. Revista do II Encontro de Línguas Românicas da UFMG, 1993. v. I.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROCHEBOIS, C. B.. Grammaire et contextualisations (1): L'étude de la grammaire française dans le contexte de la dictature militaire au Brésil. In: 13ème Congrès International de la Fédération Internationale des Professeurs de Français, 2012, Durban. L'enseignement du français entre mondialisation et contextualisation. Johannesburg: Jérôme Cosnard, 2012. v. 1. p. 180-181.

2.
ROCHEBOIS, C. B.. La diversite des lieux et espaces dans les manuels de FLE. In: Premier Colloque Francophone International de l;Universite de Zagreb, 2010, Zagreb. Colloque International Francophone de l'Universite de Zagreb, 2010.

3.
ROCHEBOIS, C. B.. La diversité culturelle dans les méthodes de FLE: enquête auprès des étudiants de l'Université Fédérale de Viçosa au Brésil. In: XII Congrès Mondial de la FIPF, 2008, Québec. XII Congrès Mondial de la FIPF. Québec: Marquis Imprimeur inc., 2008. v. 1. p. 134-135.

4.
ROCHEBOIS, C. B.. La dimension de l'enseignement/apprentissage de la culture dans les cours de langue étrangère. In: XVIéme Congrès Brésilien de Professeurs de Français, 2007, João Pessoa. La langue Française, Lieu de Rencontres et d'échanges. João Pessoa: IDEIA Editora Ltda., 2007. v. 1. p. 168-168.

5.
ROCHEBOIS, C. B.. Projet Universitaire: L'enseignement de la langue française dans des cours "pré-vestibulares" pour les communautés de banlieue.. In: SEDIFRALE XIV - Le français au coeur des Amériques. Une langue en partage., 2006, Assunção. Le français au coeur des Amériques. Une langue en partage.. Assunção: ARTE NUEVO, 2006. v. 1. p. 65-65.

6.
ROCHEBOIS, C. B.. "L'Eldorado e a procura do país ideal". In: V Congresso de Letras do Centro Universitário de Caratinga, 2005, Caratinga. Anais do V Congresso de Letras do Centro Universitário de Caratinga, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROCHEBOIS, C. B.. « Étude des grammaires françaises élaborées au Brésil dans les années 1970 ». In: Colloque International de Linguistique Ibero-Romaine, 2015, Rouen. Colloque International de Linguistique Ibero-Romaine, 2015.

2.
ROCHEBOIS, C. B.. Trajectoires d'enseignement/apprentissage: le cas des demandeurs d'asile du CAUDA (Centre d'Accueil d'Urgence de Besançon). In: XV Congrès Brésilien des Professeurs de Français, 2005, Belo Horizonte. Plurilinguisme et identité culturelle. Belo Horizonte, 2005. v. 1. p. 135-135.

3.
ROCHEBOIS, C. B.. Problèmes posés par l'enseignement du français langue étrangère comme instrument d'insertion pour les demandeurs d'asile du Centre d'accueil à Besançon. In: 77ème Congrès annuel de l'AATF, 2004, Atlanta. 77ème Congrès annuel de l'AATF. Atlanta: Federation French Teachers, 2004. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHEBOIS, C. B.. Histoires de vie et d'éducation. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROCHEBOIS, C. B.. Mesa Redonda sobre Educação popular, Troca de saberes e Inclusão social na Extensão universitária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ROCHEBOIS, C. B.. Roda de Conversa: a Extensão universitária sob o olhar dos colaboradores e dos beneficiários de projetos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ROCHEBOIS, C. B.. L'accrochage formation-recherche. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ROCHEBOIS, C. B.. 'Percursos de refugiados de guerra: fuga, acolhimento, reconstrução'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROCHEBOIS, C. B.. A aprendizagem da Língua Francesa como elemento de reconstrução da identidade: o caso dos demandeurs d'asile. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ROCHEBOIS, C. B.. Grammaire et contextualisations (1): L'étude de la grammaire française dans le contexte de la dictature militaire au Brésil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROCHEBOIS, C. B.. Os exilados na França: inserção ou exclusão?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ROCHEBOIS, C. B.. Autobiografias linguageiras: estivagens existenciais, elaborações identitárias, pertencimentos, transmissão. São Luis: EDUFMA, 2017. (Tradução/Livro).

2.
ROCHEBOIS, C. B.. O estereótipo na sala de aula e nos livros didáticos de línguas: uma ferramenta de reflexão para a didática. Belo Horizonte: e-livros UFMG, 2013. (Tradução/Artigo).

3.
ROCHEBOIS, C. B.. Da imagem ao estereótipo: uma introdução à história dos sistemas de representações do outro na literatura e na iconografia francesas nos séculos XIX e XX 2005 (Resumo de artigo).

4.
ROCHEBOIS, C. B.; SOUCHON, M . Problèmes posés par l'enseignement du français pour les demandeurs d'asile du Centre d'accueil d'urgence de Besançon. Besançon: Université de Franche-Comté, 2003 (Artigo publicado na internet).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ROCHEBOIS, C. B.. Membro da Comissão de Seleção do Processo Seletivo Simplificado regido pelo edital 10/2017 - UFSB. 2017.

2.
ROCHEBOIS, C. B.. Membro da Comissão de Seleção do Processo Seletivo Simplificado regido pelo edital 26/2017 - UFSB. 2017.

3.
ROCHEBOIS, C. B.. Assessoria a Comissão de Avaliação Online dos resumos de trabalhos submetidos à 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 2016.

4.
ROCHEBOIS, C. B.. Assessoria a Comissão de Avaliação Online dos resumos de trabalhos submetidos à 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer de artigo para Revista Glauks. 2018.

2.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer de artigo para Revista UNIABEU. 2018.

3.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer de artigo para Revista UNIABEU. 2018.

4.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer de artigo para Revista Letras Raras. 2018.

5.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer de artigo para Revista UNIABEU. 2018.

6.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer de artigo para Revilta Signum - UEL. 2018.

7.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer de artigo para Revista UNIABEU. 2018.

8.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer sobre artigo para Revista UNIABEU. 2017.

9.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer sobre capítulo para livro. 2017.

10.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer de artigo para a Revista Letras Raras. 2017.

11.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer de artigo Revista AntipodeS. 2017.

12.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer de artigo para Revista Letras & Letras. 2017.

13.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer na análise de projetos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação. 2016.

14.
ROCHEBOIS, C. B.. Elaboração e correção de prova de Proficiência em L[ingua Francesa para seleção de candidatos do PPGES. 2016.

15.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer sobre artigo para Revista Signum. 2016.

16.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer sobre artigo para Revista Signum. 2016.

17.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer sobre artigo para Revista Signum. 2016.

18.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer sobre artigo para Revista Letras Raras (UFCG). 2015.

19.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer sobre artigo para Revista Non Plus (USP). 2015.

20.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer sobre propostas de trabalho para o XX Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2015.

21.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer sobre artigo para Revista Letras & Letras (UFU). 2015.

22.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer sobre artigo para Revista Non Plus (USP). 2015.

23.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer sobre artigos para os Anais do XX CBPF (UF do Amapá). 2015.

24.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer na análise de propostas de projetos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação. 2015.

25.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer sobre artigo para Revue Synergie Canada. 2014.

26.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer de artigo para a Revista Signum.. 2014.

27.
ROCHEBOIS, C. B.; PAES, C. C. S. . Correção de provas de português do processo seletivo Pases I. 2013.

28.
ROCHEBOIS, C. B.; MARTINS, E. . Correção de provas de português do processo seletivo Pases II. 2013.

29.
ROCHEBOIS, C. B.; ADAUTO, N. . Correção de provas de francês do processo seletivo Pases II. 2013.

30.
ROCHEBOIS, C. B.; ADAUTO, N. . Presidente da banca de elaboração do processo seletivo Pases II Francês. 2013.

31.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer de artigos para os Anais do XVIII Congrès Brésilien des Professeurs de Français. 2012.

32.
ROCHEBOIS, C. B.. Elaboração e correção das Provas de Proficiência em Língua Francesa do Programa Capes/Brafitec. 2012.

33.
ROCHEBOIS, C. B.. Elaboração e correção da Prova de Proficiência em Língua Francesa do Programa Capes/Brafagri. 2012.

34.
ROCHEBOIS, C. B.; MARTINS, E. . Correção de provas de Língua Portuguesa do Processo seletivo Pases 1. 2012.

35.
ROCHEBOIS, C. B.; ADAUTO, N. . Presidente e membro da banca de elaboração da prova de francês do processo seletivo Pases 2. 2012.

36.
ROCHEBOIS, C. B.. Elaboração e correção da prova de proficiência do Edital "Ciências Sem Fronteira". 2011.

37.
ROCHEBOIS, C. B.. Parecer de artigo para a Revista Synergies Canada. 2011.

38.
ROCHEBOIS, C. B.; ADAUTO, N. . Presidente e membro da comissão elaboradora da prova de língua francesa do vestibular 2010/UFV. 2010.

39.
ADAUTO, N. ; ROCHEBOIS, C. B. . Presidente e membro da comissão elaboradora do vestibular do curso de Medicina 2010/UFV. 2010.

40.
ROCHEBOIS, C. B.; GOMES, R. C. . Presidente e membro da comissão elaboradora dos processos seletivos PASES1 e PASES 2 2009/UFV. 2009.

41.
ROCHEBOIS, C. B.; Vilarino JR., M. . Presidente e membro da comissão elaboradora da prova de língua francesa do vestibular 2008/UFV. 2008.

42.
ROCHEBOIS, C. B.; Vilarino JR., M. . Presidente e membro da comissão elaboradora dos processos seletivos PASES 1 e PASES 2 2008/UFV. 2008.

43.
ROCHEBOIS, C. B.. Membro da comissão avaliadora das provas de produção textual dos processos seletivos 2008/UFV. 2008.

44.
ROCHEBOIS, C. B.; Vilarino JR., M. . Presidente e membro da comissão elaboradora da prova de língua francesa do vestibular 2007/UFV. 2007.

45.
ROCHEBOIS, C. B.. Membro da comissão avaliadora das provas de produção textual dos processos seletivos 2007/UFV. 2007.

46.
ROCHEBOIS, C. B.; LOURES, L. H. R. S. . Presidente e membro da comissão elaboradora da prova de língua francesa do vestibular 2006/UFV. 2006.

47.
ROCHEBOIS, C. B.. Membro da equipe avaliadora das provas de produção textual dos processos seletivos 2006/UFV. 2006.

48.
LOURES, L. H. R. S. ; ROCHEBOIS, C. B. . Presidente e membro da comissão elaboradora da prova de língua francesa do vestibular 2005/UFV. 2005.

49.
LOURES, L. H. R. S. ; ROCHEBOIS, C. B. . Presidente e membro da comissão elaboradora da prova de língua francesa do vestibular 2005 da Universidade de Alfenas. 2005.

50.
ROCHEBOIS, C. B.. Membro da comissão avaliadora das provas de produção textual dos processos seletivos 2005/UFV. 2005.

51.
LOURES, L. H. R. S. ; MOREIRA, C. K. ; ROCHEBOIS, C. B. . Membro da comissão elaboradora da prova de língua francesa do vestibular 2004 da UFV. 2004.

52.
LOURES, L. H. R. S. ; MOREIRA, C. K. ; ROCHEBOIS, C. B. . Membro da comissão elaboradora da prova de língua francesa do vestibular 2004 da Universidade de Alfenas. 2004.

53.
ROCHEBOIS, C. B.. Membro da equipe avaliadora das provas de produção textual dos processos seletivos 2004/UFV. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROCHEBOIS, C. B.. Salto para o futuro:Revitalização do ensino de francês no Brasil. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHEBOIS, C. B.; BORG, S. . Formação Continuada para Professores de Francês. 2011. (Coordenação e Organização).

2.
BEACCO, J-C ; LE PAGE, S ; ROCHEBOIS, C. B. . Niveau B1 Cadre Européen Commun de Référence pour l'enseignement/apprentissage des langues. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro de referência para os niveis do Quadro Europeu Comum para o Ensino de Linguas).

Demais trabalhos
1.
ROCHEBOIS, C. B.; MOREIRA, C. K. ; LOURES, L. H. R. S. . Exames de vestibular. 2005 (Noeada presidente da comissão técnica para elaboração e correção das provas dos Processos seletivos) .

2.
ROCHEBOIS, C. B.; MOREIRA, C. K. ; LOURES, L. H. R. S. . Vestibular EFOA. 2005 (presidente da comissão de elaboaração e correção de Processos seletivos) .

3.
ROCHEBOIS, C. B.; LOURES, L. H. R. S. ; MOREIRA, C. K. . Exame de suficiência. 2005 (Banca para elaboração, aplicação e correção para as disciplinas de Língua Francesa) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROCHEBOIS, C. B.; RIBEIRO, M. D. A.; CAVALCANTE FILHO, U.. Participação em banca de Laudineia de Souza Sartore. Narrativas de vida: Norteando as Práticas Leitoras na EJA. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
ROCHEBOIS, C. B.; LOUSADA, E. G.; DAHLET, V. M. B.. Participação em banca de ´Cássio Eduardo Nunes Domingos Aguiar. A (auto)biografia linguageira em questões. Análise trajetórias de apropriação do Francês Língua Estrangeira de alunos de Graduação da Universidade de São Paulo. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos e literários em Francês) - Universidade de São Paulo.

3.
ROCHEBOIS, C. B.; MESTRE, J. D.; DAHLET, V.; FERREIRA, A. A. G. D.. Participação em banca de Aline Hitomo Sumiya. O gênero multimodal tutorial em vídeo e suas contribuições no ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira por adolescentes. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos e literários em Francês) - Universidade de São Paulo.

4.
ROCHEBOIS, C. B.; BARBOSA, L. M. A.; ALMEIDA FILHO, J. C. P.. Participação em banca de Narciza Brito Damaceno. Mediação cultural em vídeos publicitários para o ensino de línguas estrangeiras (Francês). 2014. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

5.
ROCHEBOIS, C. B.; PINHEIRO MARIZ, Josilene; OLIVEIRA, Maria Angélica. Participação em banca de Divaneide Cruz Rocha. A abordagem do intercultural em atividades com textos literários nos livros didáticos de FLE. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Universidade Federal de Campina Grande.

6.
ROCHEBOIS, C. B.; REIS, M. G. M.; SUZUKI, T.. Participação em banca de Kimiko Uchigasaki Pinheiro. Oralização de histórias antigas, com uso de jogos teatrais para favorecer a expressão oral em língua japonesa. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

7.
ROCHEBOIS, C. B.; MASSARO Paulo; ISHIHARA Tokiko. Participação em banca de Rita de Cássia Gomes. Interações verbais: analisando práticas centradas na espontaneidade e na solução de problemas em nível inicial de FLE. 2012. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

8.
ROCHEBOIS, C. B.; KUNDMAN, S.; MASSARO Paulo. Participação em banca de Emili Barcellos Martins. Uma experiência de ensino de francês lingua estrangeira no contexto do profissional de secretariado: francês com objetivos especificos?. 2011. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

9.
ROCHEBOIS, C. B.; BARCELOS, A. M. F.; SILVA, S. R. E.; LADEIRA, W. T.. Participação em banca de Fabiano Silvestre Ramos. Aprendizagem de Escrita em Lingua Inglesa: A relação entre Crenças e uso de Estratégias. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Teses de doutorado
1.
ROCHEBOIS, C. B.; DAHLET, V. M. B.; LOUSADA, E. G.; CLARO, L.. Participação em banca de Amarílis Aurora Aparecida Valentim. A relação Sujeito-Língua (Portuguesa)-Identidade em contexto de Intercâmbio universitário: Autobiografias Linguageiras. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Universidade de São Paulo.

2.
ROCHEBOIS, C. B.; DAHLET, V.; CHARDENET, P.; ISHIHARA Tokiko. Participação em banca de Emili Barcellos Martins Santos. A avaliação de aprendizagem de francês língua estrangeira no secretariado: representação, sentido e significado. 2016. Tese (Doutorado em doutorado em língua e literatura francesa) - Universidade de São Paulo.

3.
ROCHEBOIS, C. B.; PIETRARÓIA, C. C.; JACOB, M. L.; LOUSADA, E. G.; GONZALEZ, N. M.. Participação em banca de Maria lucia Claro Cristovão. A imagem nos livros didáticos de Francês Língua Estrangeira: funções, preconizações, possibilidades. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

4.
ROCHEBOIS, C. B.; PIETRARÓIA, C. C.; MARINELLI, V. L.; ZAVAGLIA, A.; COSTA, H. A.. Participação em banca de Patrícia Melo de Oliveira. Os pronomes EN e Y na dinâmica da leitura em Francês Língua Estrangeira. 2014. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

5.
ROCHEBOIS, C. B.; REIS, M. G. M.; COSTA, H. A.; BARROS, D. L. P.; KUNDMAN, S.. Participação em banca de Daniela Akie Hirakawa. O ensino do francês em contexto universitério através dos gêneros orais: uma experiência com estudantes de engenharia da Universidade de São Paulo. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
ROCHEBOIS, C. B.; COELHO, L.; REIS, M. G. M.. Participação em banca de Edna Conceição Pereira Santos. A escola pública e a marca do eurocentrismo no corpo adolescente. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

2.
ROCHEBOIS, C. B.; PINHEIRO MARIZ, Josilene; OLIVEIRA, Maria Angélica. Participação em banca de Divaneide Cruz Rocha. Da abordagem do intercultural em atividades com textos literários nos livros didáticos de FLE. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Linguagem e Ensino) - Universidade Federal de Campina Grande.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROCHEBOIS, C. B.; BARCELOS, A. M. F.; COELHO, H. S. H.. Participação em banca de Camila Corrêa Coelho Rosado.Relação entre a formação do professor de inglês e sua prática de ensino na escola pública: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

2.
ROCHEBOIS, C. B.; RAMOS, F. S.Ramos; FERNANDES, A. E. P.. Participação em banca de Livia Gonçalves Reis.O bom professor de linguas para o contexto de educação infantil na perspectiva de pais e agentes escolares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

3.
ROCHEBOIS, C. B.; BARCELOS, A. M. F.; COELHO, H. S. H.. Participação em banca de Rebeca de Melo Silva.Crenças e expectativas de alunos de um cursinho pré-vestibular sobre ensino e aprendizagem de inglês. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

4.
Oliveira, E.C.; Vilarino JR., M.; ROCHEBOIS, C. B.. Participação em banca de Erica Cristina de Oliveira.Representações da pobreza na obra de Charles Baudelaire.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

5.
ROCHEBOIS, C. B.. Participação em banca de Carla Itaboraí Vieira.Educação Continuada: A importância da Pós-Graduação para o Profissional de Secretariado Executivo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Viçosa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROCHEBOIS, C. B.; MENDES, J. V.; AVILA, L. B. B.. Concurso para Professor Substituto de Leitura e Produção de Textos em LInglesa. 2017. Universidade Federal do Sul da Bahia.

2.
ROCHEBOIS, C. B.; AVILA, L. B. B.; COELHO, L.. Concurso para Professor Efetivo de Leitura e produção de textos em LInglesa. 2017. Universidade Federal do Sul da Bahia.

3.
ROCHEBOIS, C. B.; GONCALVES, G. R.; ADAUTO, N.. Concurso para Professor Visitante de Língua/Literatura Francesa. 2014. Universidade Federal de Viçosa.

4.
ROCHEBOIS, C. B.; ADAUTO, N.; REIS, M. G. M.. Professor efetivo de Língua Francesa. 2014. Universidade Federal de Viçosa.

5.
ROCHEBOIS, C. B.; SILVA, N.; GONCALVES, G. R.. Banca em concurso pra Professor Visitante. 2013. Universidade Federal de Viçosa.

6.
ROCHEBOIS, C. B.; BISCH, P. J. M.; TREFSGER, F. S. P.. Banca para professor Efetivo de Língua Francesa. 2012. Universidade Federal do Espírito Santo.

7.
ADAUTO, N.; BUSTAMANTE, C. R.; ROCHEBOIS, C. B.. membro da banca para Professor visitante de Lingua e Literatura Francesa. 2011. Universidade Federal de Viçosa.

8.
ROCHEBOIS, C. B.; ADAUTO, N.; Vilarino JR., M.. Banca de concurso para professor substituto de lingua francesa. 2010. Universidade Federal de Viçosa.

9.
ROCHEBOIS, C. B.; Vilarino JR., M.. Banca de concurso público prara prifessor substituto de Língua Francesa. 2007. Universidade Federal de Viçosa.

10.
ROCHEBOIS, C. B.. Membro da banca de concurso para professor efetivo de língua e literatura francesa. 2006. Universidade Federal de Viçosa.

11.
ROCHEBOIS, C. B.; LOURES, L. H. R. S.; JACOB, M. L.. Banca examinadora do concurso p/ professor substituto de Língua e Literatura Francesa. 2005. Universidade Federal de Viçosa.

12.
ROCHEBOIS, C. B.; LOURES, L. H. R. S.; JACOB, M. L.. Banca examinadora p/ concurso de Professor substituto de Língua e Literatura Francesa. 2005.

13.
ROCHEBOIS, C. B.; LOURES, L. H. R. S.; JACOB, M. L.. Banca examinadora p/ concurso para professor substituto de Língua e Literatura Francesa. 2005.

Outras participações
1.
ADAUTO, N.; ROCHEBOIS, C. B.; Vilarino JR., M.. Banca de seleção de monitor de lingua francesa. 2010. Universidade Federal de Viçosa.

2.
ROCHEBOIS, C. B.; FRANCO, R.. Simposio de integração acadêmica - SIA UFV 2010. 2010. Universidade Federal de Viçosa.

3.
ROCHEBOIS, C. B.. Seleção de monitor para a área de língua francesa.. 2006. Universidade Federal de Viçosa.

4.
ROCHEBOIS, C. B.. Banca para seleção de monitor de Língua Francesa. 2005. Universidade Federal de Viçosa.

5.
ROCHEBOIS, C. B.. Banca de seleção de monitor de Língua Francesa. 2004. Universidade Federal de Viçosa.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVIIème Congrès de l'Amérique Latine et des Caraibes - SEDIFRALE. Histoires de vies et d'éducation. 2018. (Congresso).

2.
II Seminário Brasil-Québec.Como abordar o racismo com futuros professores em um contexto de tensões nacionais e internacionais?. 2017. (Seminário).

3.
Seminário sobre Troca de saberes e Inclusão social na Extensão universitária.Histórias de vida e educação. 2017. (Seminário).

4.
XXIe Congrès Brésilien des Professeurs de Français. L'enseignement des langues (au Brésil) en quête d'une perspective sur l'égalité des chances". 2017. (Congresso).

5.
68ª Reunião Anual da SBPC. "Percursos de refugiados de guerra: fuga, acolhimento, reconstrução". 2016. (Congresso).

6.
I Encontro de Estudos do Grupo de Pesquisa "Histórias de vida e dinâmicas interdisciplinares".Biografias linguageiras: a escuta da escola e suas comunidades. 2016. (Encontro).

7.
Colloque International de Linguistique Ibero-Romaine.« Étude des grammaires françaises élaborées au Brésil dans les années 1970 ».. 2015. (Simpósio).

8.
Colóquio científico e tecnológico: Panorama e perspectivas de pesquisa no sul da Bahia.Grupo de Pesquisa Histórias de vida e dinâmicas interdisciplinares. 2015. (Simpósio).

9.
I Encontro Internacional do Programa Idiomas sem Fronteira.O ensino de língua francesa na Universidade Federal do Sul da Bahia. 2015. (Encontro).

10.
II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Sul da Bahia.I Foire Gastronomique Francophone. 2015. (Encontro).

11.
I Colóquio Internacional sobre excelência na educação superior. 2014. (Congresso).

12.
III Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares. 2014. (Congresso).

13.
III Seminário-oficina de Planejamento Acadêmico da UFSB: Colégios Universitários.Participante da oficina de trabalho "Modelo Pedagógico da Formação Geral na Rede CUNI". 2014. (Oficina).

14.
I Jornada de Estudos GRAC Lusófono.Organização das pesquisas brasileiras do GRAC Lusófono. 2014. (Encontro).

15.
Colloque International de linguistique (ibero-)romane. La grammaire française élaborée au Brésil dans le contexte de la dictaure militaire. 2013. (Congresso).

16.
IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Língua. O uso de atividades lúdicas no processo de ensino/aprendizagem de Francês Língua Estrangeira para crianças. 2013. (Congresso).

17.
IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Língua. A dicotomia teoria/prática na formação do professor de Francês Língua Estrangeira. 2013. (Congresso).

18.
IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira.Gramática e contextualizações: estudo da gramática francesa nos anos 1970.. 2013. (Simpósio).

19.
XIX Congresso Brasileiro dos professores de francês. La grammaire française élaborée au Brésil dans le contexte de la dictature militaire. 2013. (Congresso).

20.
13ème Congrès mondial de la Fédération internationale des professeurs de français. Grammaire et contextualisations (1): L'étude de la grammaire française dans le contexte de la dictature militaire au Brésil. 2012. (Congresso).

21.
Bain Linguistique 2012.O ensino/aprendizagem de FLE para crianças. 2012. (Encontro).

22.
I CIFLE - Colóquio Internacional de Formação de Professores de Línguas. A função formadora das línguas em relação ao plurilinguismo e à interculturalidade atuais. 2012. (Congresso).

23.
I Seminário de iniciação científica junior da Zona da Mata.O ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras nas escolas públicas de Viçosa: análise das representações de professores. 2012. (Seminário).

24.
O profissional de Letras: formação constante. Ensino de línguas e literaturas na atualidade brasileira. 2012. (Congresso).

25.
Reunião Geral de Coordenadores do programa de Licenciaturas Internacionais.Reunião Geral de Coordenadores PLI. 2012. (Encontro).

26.
I, II, III e IV Módulos da Formação Continuada para Professores de Francês de MG.Formação Continuada para Professores de FLE. 2011. (Outra).

27.
I, II, III e IV modulos da Formação Continuada para Professores de Francês de Minas Gerais.La didactique du Français Langue Etrangère. 2011. (Encontro).

28.
IV Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul: Discurso, gênero e memória.Gêneros textuais escritos na didática das línguas estrangeiras:continuidade ou inovação?. 2011. (Simpósio).

29.
XVIII Congrès Brésilien des Professeurs de Français. Trabalho 1: Grammaire et contextualisations (como parte da Mesa Coordenada: L'enseignement de la grammaire dans les méthodes de FLE) Trabalho 2: Comunicação "Le développement du processus d'enseignement/apprentissage de la langue française aux enfants". 2011. (Congresso).

30.
I Encontro Nacional de Presidentes de Associações Estaduais de Professores de Francês.Novos caminhos para as APFs brasileiras na era da globalização. 2010. (Encontro).

31.
II Coloquio do Livro Didatico de Francês no Brasil.Les différents visages de la société française: l'origine ethnique dans les manuels de FLE. 2010. (Simpósio).

32.
II Encontro Nacional das Licenciaturas de Francês no Brasil.Mesa de Abertura. 2010. (Encontro).

33.
XV Sedifrale. Le rôle du manuel dans le processus d'enseignement/apprentissage du FLE. 2010. (Congresso).

34.
Ciclo:Presenças do livro francês no Brasil: Traduções, ensino e biblioteca dos escritores.A diversidade cultural nos métodos de FLE utilizados no brasil no fim do século XX. 2009. (Encontro).

35.
XVII Congresso brasileiro dos professores de francês. Mesa redonda "Civilisation, culture, interculturel: quels enjeux pour la didactique du FLE". 2009. (Congresso).

36.
XVII Congresso Brasileiro dos professores de francês. Le rôle du manuel de FLE dans l'enseignement/apprentissage des cultures francophones. 2009. (Congresso).

37.
XII Congrès Mondial de la FIPF: Faire vivre les identités francophones. La diversité culturelle dans les méthodes de FLE: enquête auprès des étudiants de l'Université Fédérale de Viçosa. 2008. (Congresso).

38.
XVIéme Congrès Brésilien de Professeurs de Français. La dimension de l'enseignement/apprentissage de la culture dans les cours de langue étrangère. 2007. (Congresso).

39.
XVI Simpósio de iniciação científica e IV Simpósio de extensão universitária."O ensino da língua francesa em cursos pré-vestibular para comunidades carentes. 2007. (Simpósio).

40.
XVI Simpósio de iniciação científica e IV Simpósio de extensão universitária.Coordenadora e avaliadora de trabalhos orais. 2007. (Simpósio).

41.
SEDIFRALE XIV - Le français au coeur des Amériques. Une langue en partage.. Projet Universitaire: L'enseignement de la langue française dans des cours "pré-vestibulares" pour les communautés de banlieue.. 2006. (Congresso).

42.
Bain Linguistique Mariana.A música francófona atual. 2005. (Encontro).

43.
I Semana literária da UNIPAC.Literatura Francesa. 2005. (Oficina).

44.
Simpósio Internacional.A aprendizagem do francês como reconstrução de identidade: o caso dos. 2005. (Simpósio).

45.
V Congresso de Letras. Coordenaçaõ da mesa: Lingua Francesa - leituras literárias e pedagógicas. 2005. (Congresso).

46.
V Congresso de Letras. Estudo de caso: o ensino da língua francesa a imigrantes, na França, por uma professora brasileira. 2005. (Congresso).

47.
XV Congrès Brésilien de professeurs de français. Mediadora da mesa: Plurilinguismo à comunidade: iniciativas e propostas. 2005. (Congresso).

48.
XV Congrès Brésilien des professeurs de français. Trajectoires d'enseignement/apprentissage: le cas des demandeurs d'asile du CAUDA. 2005. (Congresso).

49.
77ème Congrès annuel de l'AATF. Problèmes posés par l'enseignement du français langue étrangère comme instrument d'insertion pour les demandeurs d'asile du Centre d'accueil à Besançon. 2004. (Congresso).

50.
Bain linguistique Barbacena. 2004. (Encontro).

51.
Discussões da língua francesa.O francês do turismo e da hotelaria, O francês do secretariado, O teste de avaliação em língua francesa. 2004. (Seminário).

52.
L'enseignement du français précoce.L'enseignement du français précoce. 2004. (Oficina).

53.
XIV Simpósio de Iniciação Científica, IV Mostra científica da pós-graduação e II Simpósio de Extensão Universitária.Mini-curso A música francófona atual. 2004. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHEBOIS, C. B.; CAROSO, C. ; MAGALHAES, M. ; TUGNY, A. ; GUIMARAES, J. ; MORAES, L. ; BERNARDES, M. ; WADDINGTON, M. ; GARCIA, A. . 68ª Reunião Anual da SBPC. 2016. (Congresso).

2.
ROCHEBOIS, C. B.. I Encontro de Estudos do Grupo de Pesquisa "Histórias de vida e dinâmicas interdisciplinares". 2016. (Outro).

3.
ROCHEBOIS, C. B.. I Fête de la Musique de Porto Seguro (UFSB). 2015. (Festival).

4.
ROCHEBOIS, C. B.. I Foire Gastronomique Francophone. 2015. .

5.
ROCHEBOIS, C. B.. III Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares. 2014. (Congresso).

6.
ROCHEBOIS, C. B.; JACOB, M. L. . Bain Linguistique 2012. 2012. (Outro).

7.
ROCHEBOIS, C. B.; ECCARD, L. C. . VI Semana da Francofonia. 2011. (Outro).

8.
ROCHEBOIS, C. B.. I, II, III e IV Módulos da Formação Continuada para Professores de Francês de Minas Gerais. 2011. (Outro).

9.
ROCHEBOIS, C. B.; JACOB, M. L. . II Rencontre Nationale des licences FLE. 2010. (Outro).

10.
ROCHEBOIS, C. B.. Le cinéma français au féminin. 2010. (Festival).

11.
ROCHEBOIS, C. B.. V Semana da Francofonia. 2010. (Outro).

12.
ROCHEBOIS, C. B.. II Coloquio do livro didatico de francês. 2010. (Outro).

13.
ROCHEBOIS, C. B.; Francis Poulet . Francis chante la France. 2009. (Outro).

14.
ROCHEBOIS, C. B.. IV Semana da Francofonia. 2009. (Outro).

15.
ROCHEBOIS, C. B.. III Semana da Francofonia. 2008. (Outro).

16.
ROCHEBOIS, C. B.; GOMES, R. C. . Festival de cinema em Lingua Francesa. 2007. (Festival).

17.
ROCHEBOIS, C. B.. II Semana da Francofonia. 2007. (Outro).

18.
ROCHEBOIS, C. B.; GOMES, R. C. . La vie des jeunes en France aujourd'hui. 2006. (Outro).

19.
ROCHEBOIS, C. B.; GOMES, R. C. . La culture sénégalaise. 2006. (Outro).

20.
ROCHEBOIS, C. B.. I Semana da Francofonia. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Flavio Nigro Rodrigues. Caminhos para o livro didático universal - Políticas Públicas: acessibilidade, inovação e inclusão digital. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade) - Universidade Federal do Sul da Bahia. (Orientador).

2.
Edna Conceição Pereira Santos. Escola pública e as marcas do Eurocentrismo no corpo adolescente. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade) - Universidade Federal do Sul da Bahia. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Vera Lucia da Silva. O tempo nas narrativas de tradição oral Pataxó: uma leitura à luz de Ricoeur, Arendt, Benjamim e Munduruku. Início: 2018. Tese (Doutorado em Estado e Sociedade) - Universidade Federal do Sul da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Douglas Ribeiro de Moura. As funções dos gêneros textuais no ensino/aprendizagem de Francês Empresarial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

2.
Aline Hitomi Sumyia. APRENDER BRINCANDO: O ENSINO/APRENDIZAGEM DE FRANCÊS PARA CRIANÇAS ATRAVÈS DO LÚDICO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

3.
Maristela de Almeida. ESTUDO DO MÉTODO COURS DE FRANÇAIS - MÉTHODE STRUCTURALE NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL: AS ESCOLHAS LINGUÍSTICAS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS AUTORES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

4.
Camila Benevenuto Ferreira. INTERCÂMBIO E CULTURA: FATORES QUE INCREMENTAM A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DISCENTES DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

5.
Hemiliene Borges Alves. A importância da fonética no ensino-aprendizagem do Francês Lingua Estrangeira: o programa speedlingua. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

6.
Livia Cristina Eccard Pinto. Infância e Linguas Estrangeiras: o ensino/aprendizagem de lingua francesa através de gêneros discursivos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

7.
Daniela Santana e Oliveira. Trabalhar o intercultural através de Documentos Autênticos: Spots publicitários na Sala de Aula de FLE.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

8.
Aline Barros Barbosa. O Ana da França no Brasil e a Atual Crise Econômica: Oportunidades ou Barreiras.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

9.
Greyce Cândido de Araújo. Representações culturais da francofonia no ensino de FLE: estudo de caso do CELIF.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

10.
Rita de Cássia Gomes. A Língua Francesa na UFV: Por que ensinar?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

11.
Camila Pereira Antunes. O ensino da Língua Francesa em cursos pré-vestibulares para comunidades carentes.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

Iniciação científica
1.
Camila Gabrielle dos Santos Mota. Biografias Linguageiras: a escuta dos atores Do CIE Colégio Pedro Álvares Cabral. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Interdisciplinar em Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias) - Universidade Federal do Sul da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

2.
Dsieree Gualberto. Biografias Linguageiras: a escuta da escola e suas comunidades. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Interdisciplinar em Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias) - Universidade Federal do Sul da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

3.
Aline Lima de Oliveira. O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA FRANCESA PARA APRENDIZES DA ESCOLA MUNICIPAL ?CRECHE LAR AMOR À CRIANÇA? ? PORTO SEGURO. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Interdisciplinar em Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias) - Universidade Federal do Sul da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

4.
Douglas Ribeiro de Moura. A integração das funções dos gêneros textuais no ensino/aprendizagem de Francês para Objetivos Específicos - FOS. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

5.
Rafaela Araújo Felipe. Por uma pedagogia da interação em FLE. 2013. Iniciação Científica - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

6.
Sissa Souza Luchi. Análise de livros didáticos de língua francesa nos anos 1970-80. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

7.
Vinni Vila Nova Santana. Análise de livros didáticos de língua francesa nos anos 1970-80. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

8.
Aline Hitomi. O uso de atividades lúdicas no processo de ensino/aprendizagem de francês língua estrangeira para crianças. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

9.
Gisele Paiva Araújo. O ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras nas escolas públicas de Viçosa:representações de alunos e professores. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

10.
Tiago Inácio. O ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras nas escolas públicas de Viçosa: representações de alunos e professores. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

11.
Maristela de Almeida. Gramática e contextualizações: o estudo da gramática francesa nos anos 1970, no contexto da ditadura militar no Brasil. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

12.
Aline Sumiya. O desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem de francês para crianças através de gêneros discursivos especificos. I. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

13.
Livia Martins de Oliveira. O ensino da lingua francesa em cursos pré-vestibular de comunidades carentes. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

Orientações de outra natureza
1.
Thamiris Pereira David. Observatório de Políticas Públicas. 2015. Orientação de outra natureza. (Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Federal do Sul da Bahia. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

2.
Francele Theodo Assunção. Monitoria de Língua Francesa. 2006. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

3.
Camila Pereira. Monitoria de Língua Francesa. 2005. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.

4.
Emili Barcelos. Monitoria de Lingua Francesa. 2004. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Christianne Benatti Rochebois.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1ROCHEBOIS, C. B.2016 ROCHEBOIS, C. B.. Langue, culture et didactique du FLE. CALIGRAMA: REVISTA DE ESTUDOS ROMÂNICOS, v. 21, p. 95-111, 2016.

2.
ROCHEBOIS, C. B.2016ROCHEBOIS, C. B.. Langue, culture et didactique du FLE. CALIGRAMA (UFMG), v. 21, p. 95-111, 2016.


Livros e capítulos
1.
ROCHEBOIS, C. B.. O livro didático de FLE elaborado no Brasil nos anos da ditadura militar.. In: RAMOS, D.;MAUX-PIOVANO, M.-H.. (Org.). Langue, grammaire et didactique en diachronie : domaine roman. 1aed.Strasbourg: Presses Universitaires de Strasbourg, 2015, v. 1, p. 215-230.


Apresentações de Trabalho
1.
ROCHEBOIS, C. B.. 'Percursos de refugiados de guerra: fuga, acolhimento, reconstrução'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


- Membro do NEF - Núcleo de Estudos Francófonos - da UFMG como Pesquisadora a partir de janeiro/2010.

- A partir de 1996: Membro da Associação dos Professores de Francês de Minas Gerais - gestão 1999/2001, cargo de Secretaria.

- 1993/1994: Participação como pesquisadora no Grupo de Pesquisas de Analise do Discurso Université Paris XIII/UFMG.

- Apoio recebido FAPEMIG - para participação no 13ème Congrès Mondial de la FIPF - jul-2012 - Durban - Africa do Sul.

- Apoio recebido CAPES - participação no Colloque de linguistique Ibero-romain - maio 2013 - Montpellier - França.

- Membro do Grupo de Pesquisa GRAC ( GRAmmaires et Contextualisations) do Laboratorio de Pesquisas DILTEC da Université Paris III - Sorbonne Nouvelle desde dezmbro/2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 19:59:05