Enaldo Souza Lima Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3955487383937598
  • Última atualização do currículo em 20/03/2017


Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Gerenciais da Una (1980), graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983) e mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Cultura, atuando em disciplinas como Seminótica em Relações Públicas, Jornalismo Cultural e Crítica da Mídia. Tem orientado dezenas de projetos experimentais nas áreas de Comunicação e Cultura te participado de expressivo número de bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso em todas as áreas da Comunicação Social. Participante de várias bancas de seleção interna de professores por indicação da Reitoria da PUC MInas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Enaldo Souza Lima Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, Enaldo Souza Lima

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Coração Eucarístico
30535901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 33194247
Ramal: 4247
URL da Homepage: http://www.pucminas.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2002
Mestrado em Comunicação e Cultura.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Comunicação e o Marketing no processo de decisão de compra: padrões de consumo dos jovens e a influência da comunicação e do marketing.,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Geraldo Nunes.
Palavras-chave: Comunicação e Marketing; Padrões de consumo e marketing; processo de decisão de compra.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Mercadológica.
1984 - 1984
Especialização em Administração e Marketing.
Faculdade de Ciências Gerenciais da Una, FCG/UNA, Brasil.
1985 - 1985
Aperfeiçoamento em Metodologia do Ensino Superior.
Faculdade de Ciências Gerenciais da Una, FCG/UNA, Brasil. Ano de finalização: 1985.
1980 - 1983
Graduação em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1977 - 1980
Graduação em Administração de Empresas.
Faculdade de Ciências Gerenciais da Una, FCG/UNA, Brasil.




Atuação Profissional



Rádio Inconfidência Ltda, R.I., Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Acessor, Carga horária: 0

Atividades

10/1995 - 8/1997
Serviços técnicos especializados , Rádio Inconfidência Ltda, .

Serviço realizado
Acessoria de Marketing.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2001 - Atual
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing em Turismo
9/2000 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas Publicitárias
3/1987 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mercadologia em Publicidade e Propaganda
2/1986 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às técnicas de comunicação II
1987 - 1990
Direção e administração, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de Publicidade/Propaganda.

Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 0

Atividades

8/1985 - 7/1986
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Comparada

Banco de Crédito Real de Minas Gerais, CREDIREAL, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Escriturário, Carga horária: 0

Atividades

1991 - 1992
Serviços técnicos especializados , Banco de Crédito Real de Minas Gerais, .

Serviço realizado
Chefe de divisão de desenvolvimento de produtos - Departamento de marketing Credireal.
1990 - 1991
Serviços técnicos especializados , Banco de Crédito Real de Minas Gerais, .

Serviço realizado
Coordenação de todos os trabalhos desenvolvidos pela divisão de desenvolvimento de produtos e apoio a vendas - DIVAP.
1989 - 1990
Serviços técnicos especializados , Banco de Crédito Real de Minas Gerais, .

Serviço realizado
Retorno ao departamento de Marketing do Credireal.
1985 - 1989
Serviços técnicos especializados , Banco de Crédito Real de Minas Gerais, .

Serviço realizado
Organização de programa de treinamento e posteriormente o beneficiamento de produtos e serviços do Credireal.
1984 - 1985
Serviços técnicos especializados , Banco de Crédito Real de Minas Gerais, .

Serviço realizado
Gerente de produtos: atendimento e conta correntes.
1983 - 1984
Serviços técnicos especializados , Banco de Crédito Real de Minas Gerais, .

Serviço realizado
Elaboração de projetos para treinamento à distancia, com consultoria da Fundação João Pinheiro - Belo Horizonte - MG.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Mercadológica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1989
Professor homenageado pela turma de Publicidade/Propaganda, curso de Comunicação Social, PUC - MG.
1988
Paraninfo da turma de Publicidade/Propaganda, Curso de Comunicalção Social, PUC - MG.
1988
Patrono da turma de Relações Públicas, Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BENITO, J. A. D. ; ESPELT, N. G. ; CASELLAS, D. V. ; SERRALLONGA, S. A. ; PUIGGROS, E. ; TEIXEIRA, T. C. ; XAVIER, H. ; SAN, M. C. A. O. M. E. M. L. ; JUNIA, V. L. A. B. S. M. G. ; FERNANDE, F. A. M. R. M. E. W. ; HELENA, T. C. A. M. D. M. E. L. ; LOPES, L. R. E. M. L. ; RIBEIRO, Enaldo Souza Lima ; FONTE, V. M. F. C. R. ; SILVEIRA, C. E. S. E. J. M. . Propuesta de segmentación psicográfica en el proceso de la construcción de la imagen de la Estrada Real. In: Núria Galí Espelt (coordenadora). (Org.). Itinerarios culturales.La experiencia del Camino de los Diamantes. 1ªed.Girona: Documenta Universitaria, 2010, v. , p. 219-227.


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, Enaldo Souza Lima. Planejamento e Marketing em Agências de Publicidade. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RIBEIRO, Enaldo Souza Lima. Processo de Comunicação Social. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RIBEIRO, Enaldo Souza Lima. Estratégia de Publicidade. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
RIBEIRO, Enaldo Souza Lima. Além da Criação: Os instrumentos de marketing na Publicidade/Propaganda. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
RIBEIRO, Enaldo Souza Lima. Relações Públicas como apoio e ferramenta às ações mercado lógicas. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CORADI, R. M. R.; RIBEIRO, Enaldo Souza Lima; SUNDERMANN, J.. Processo de seleção externa de docentes - 1/semestre/2004. 2003. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
RIBEIRO, Enaldo Souza Lima; ARAUJO, M. M.; GOMES JUNIOR, L. M.. Processo de seleção externa de docentes - 2/semestre/2002. 2002. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional "A sobrevivência de empreas e Instituições no limiar do século..Sobrevivência de empresas. 1994. (Seminário).

2.
1º Congresso Mineiro de estratégias eleitorais e marketing. Estratégias eleitorais. 1988. (Congresso).

3.
III Seminário Nacional de Marketing Financeiro.Marketing Financeiro. 1985. (Seminário).

4.
3° Seminário Nacional de Treinamentos em Bancos.Treinamentos em Bancos. 1983. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabela Braga Franco. A base psicográfica na segmentação de mercado: uma estratégia de marketing turistico. 2004. 315 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Enaldo Souza Lima Ribeiro.

2.
Carmem F Laborie Burns ET AL. Proposta de estratégias de marketing aplicadas ao ecoturismo sustentável em Parques Naconais.. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Enaldo Souza Lima Ribeiro.

3.
Carolina Helmont Correa ET Al. Critérios de escolha de hotéis fazenda filiados a AMETUR pela demanda real.. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Enaldo Souza Lima Ribeiro.

4.
Juliana Santos Chaves. Análise do discurso publicitário turistico em mídia impressa encontrado na edição internacional da revista Brasil Turis do ano de 2000.. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Enaldo Souza Lima Ribeiro.

5.
Mariana Lopes P Naveira. Marketing de relacionamento para operadoras de Turismo - ênfase em Marketing Interno.. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Enaldo Souza Lima Ribeiro.

6.
Larissa Gava Brandão. Estratégia de posicionamento aplicado a agencia de viagens e turismo. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Enaldo Souza Lima Ribeiro.

7.
João Paulo Gambogi Carvalho. Plano de marketing para o programa Boa Viagem sobre turismo para a PUC-TV.. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Enaldo Souza Lima Ribeiro.

8.
Flávia Oliveira Bealisário. A comunicação no processo de marketing interno: o setor de A&B do Mercure Belo Horizonte.. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Enaldo Souza Lima Ribeiro.

9.
Mariana Libero Hauck Araujo. Estratégia de comunicação para Fazenda Mundo Novo, Minas Gerais.. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Enaldo Souza Lima Ribeiro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 21:01:51