Bruno Corrêa Meurer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8803579916849157
  • Última atualização do currículo em 07/07/2018


Possui graduação em Ciências Biológicos pela Universidade Santa Úrsula (1992), mestrado em Ciências do Mar pela Universidade Santa Úrsula (2000) e doutorado em Ecologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Coordenador do Núcleo de Ciências Biológicas da Universidade Santa Úrsula. Professor e pesquisador da Associação Universitária Santa Ursula. Tem experiência na área de Ecologia. Desenvolve projetos na área de Ecologia Marinha e coordena o Projeto Tartarugas-Marinhas do Rio, avaliando as áreas de risco para os quelônios marinhos no estado do Rio de Janeiro e desenvolvendo projetos de mitigação e educação ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Corrêa Meurer
Nome em citações bibliográficas
MEURER, Bruno Corrêa;Meurer, Bruno C.

Endereço


Endereço Profissional
Associação Universitária Santa Ursula.
Rua Fernando Ferrari, 75
Botafogo
22231040 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25542500
Ramal: 2252
URL da Homepage: http://www.usu.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Doutorado em Ecologia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Variação espacial e sazonal da composição da comunidade de peixes recifais em áreas rasas na Ilha Grande e na Baía da Ribeira, Rio de Janeiro, Brasil, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Rosana Mazzoni.
Palavras-chave: Peixes Recifais; Baía da Ilha Grande; Sucessão populacional; variação sazonal.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
1998 - 2000
Mestrado em Ciências do Mar.
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
Título: Estrutura populacional de Diplectrum formosum e Diplectrum radiale na Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: José Vanderli Andreata.
Palavras-chave: Ecologia de peixes; Diplectrum; Baía da Ribeira; Baía da Ilha Grande.
1988 - 1992
Graduação em Ciências Biológicos.
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo de Ciências Biológicas, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pós em Gestão Ambiental Marinha, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo de Pesquisa da USU, Carga horária: 20


Associação Universitária Santa Ursula, USU, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Mestrado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Biologia, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Pesquisador, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Pós Graduação, Carga horária: 40

Atividades

2/2017 - Atual
Ensino, Gestão do Trabalho para a qualidade do Ambiente Construído, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho, Ambiente e Saúde
7/2006 - Atual
Ensino, Oceanografia Biológica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ecologia
3/2003 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentação Biológica I
Ecologia Geral
Conceitos Modernos da Pesquisa Biológica
Ecologia Animal
Ecologia Marinha
Fundamentação Biológica II
1/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Biológicas e Ambientais, Laboratório de Ictiologia.


Prefeitura Municipal de Petropolis, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências, Carga horária: 20


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências, Carga horária: 12



Linhas de pesquisa


1.
Ecologia de Peixes Recifais
2.
Gestão Ambiental
3.
Ecologia de Costão Rochoso
4.
Ecologia Marinha


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Biotecnologias para despoluição dos recursos hídricos do Rio de Janeiro

Projeto certificado pela empresa MM INTERNATIONAL IMPORTACAO E PROJETOS LTDA - ME em 28/08/2017.
Descrição: Muitos resíduos provenientes de atividades industriais e domésticas são descartados em corpos hídricos diariamente e pessoas de várias áreas do conhecimento tem focado sua atenção na crescente degradação dos corpos hídricos, se preocupando com sua utilização e destino. Com isso, técnicas de tratamento e soluções sustentáveis têm sido desenvolvidas ao longo dos anos, onde uma delas é a da bioestimulação, que é uma técnica de bioremediação. Essa técnica é aplicada in situ, e busca estimular o crescimento da população microbiana nativa criando condições ambientais favoráveis para o seu desenvolvimento no local contaminado, com nutrientes e co-substratos, de modo a acelerar a degradação do composto contaminante. Neste processo, bactérias e fungos são os principais agentes com metabólica degradadora . A Lagoa Rodrigo de Freitas localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, vem passando por vários anos por um processo de poluição do corpo d?água devido ao aporte de esgoto in natura, apesar de ser um dos principais pontos turísticos e com grande importância ecológica . Por conta disso, foi proposto em 2016 que, com a ajuda de uma placa bioestimuladora australiana chamada The Water Cleanser® (TWC), que estimula as bactérias nativas a se multiplicarem e assim degradarem os poluentes, a lagoa Rodrigo de Freitas poderia ser despoluída sem maiores danos. Meurer e colaboradores, em 2017, fizeram testes com o produto utilizando água da própria lagoa para analisar seus possíveis impactos e sua viabilidade para o empreendimento, e constataram ocorre a aceleração do ciclo do nitrogênio, possivelmente por bactérias, além da melhora do DBO e outros parâmetros importantes para a boa qualidade da água..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Bruno Corrêa Meurer - Coordenador / Oliver Alexandre da Fonseca Coutinho Pereira - Integrante / Amanda Rosa Jacuru Rodrigues - Integrante / Edgar Pereira David-Santos - Integrante / Marina Bastos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2009 - Atual
Limites de temperatura e salinidade dos peixes recifais do Estado do Rio de Janeiro
Descrição: Os impactos causados pelo aumento de temperatura, provocado pela descarga de águas que resfriam os reatores das usinas termonucleares Angra I e II podem prejudicar a sensível teia de relações dos organismos marinhos das áreas rasas de costão rochoso da Baía da Ribeira. O comportamento reprodutivo e alimentar das espécies de peixes podem ser prejudicados causando impactos ecológicos e sócio-econômicos. Os limites de temperatura e de salinidade das espécies devem ser conhecidos para a elaboração de projetos de conservação das espécies e gerenciamento pesqueiro dos ecossistemas costeiros. Este trabalho tem como objetivo analisar os limites de temperatura e salinidade das espécies de peixes recifais que ocorrem na Ilha Grande e não ocorrem na Baía da Ribeira. Algumas espécies pouco frequentes nesta região e presentes em outras áreas do Estado do Rio de Janeiro também estão sendo analisadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Bruno Corrêa Meurer - Coordenador / Dany Hellen Fajardo - Integrante / Oliver Alexandre da Fonseca Coutinho Pereira - Integrante / Rodrigo Abreu - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2006 - Atual
Estudo da distribuição e comportamento das tartarugas marinhas no litoral do Estado do Rio de Janeiro
Descrição: Observar a influência antropogênica na distribuição e no comportamento das tartarugas marinhas em áreas rasas do litoral do Estado do Rio de Janeiro. Objetivos específicos Estudar a correlação entre a abundância de tartarugas marinhas e os cultivos de mariscos e da alga Kappaphycus alvarezii. Analisar a correlação entre a distribuição das tartarugas marinhas e a cobertura bentônica dos costões rochosos. Observar o comportamento das tartarugas marinhas em áreas de pesca e de colônias de pescadores. Estudar o comportamento das tartarugas marinhas em áreas preservadas e impactadas pelo turismo descontrolado. Estudar a distribuição sazonal das tartarugas marinhas em áreas rasas do litoral do Rio de Janeiro. Desenvolver projetos de educação ambiental no litoral do Estado do Rio de Janeiro. Área de atuação Foram escolhidos 25 pontos viáveis considerando a visibilidade e o hidrodinamismo da água. As áreas escolhidas foram: Ilha da Rapada em Paraty; Praia Grande em Mangaratiba; Praia Vermelha, Macumba, Prainha e Arpoador no Rio de Janeiro; Praia do Forno e Prainha em Arraial do Cabo, Praia das Conchas em Cabo Frio; Praia dos Ossos e João Fernandes em Búzios; as áreas de observação na Ilha Grande foram divididas em área externa: Caxadaço, Parnaióca, Praia do Leste e Praia dos Aventureiros; área interna leste: Praia dos Mangues, Praia do Abraão, Praia da Crena, Japariz, Lagoa Azul; área interna oeste: Lagoa Verde, Praia da Longa, Praia de Araçatiba e Proveta. Metodologia As tartarugas são observadas e registradas através do método de censo visual (snorkeling e SCUBA), em áreas rasas até 5 metros de profundidade, nadando-se em tansecções de 100 x 10 metros, durante 30 minutos (adaptado de HALFORD & THOMPSON, 1994; HOUGHTON, 2001; LEÓN & BJORNDAL, 2002; ROOS, et al., 2005; SCHOFIELD, et al., 2006). São anotados dados, em um tubo de PVC, sobre o comportamento (adaptado de ALTMANN, J. 1974; Bjorndal, K.A. 1985; SAZIMA, et al., 2004), características indi.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Bruno Corrêa Meurer - Coordenador / ADRIANA SOBREIRA VALOIS - Integrante / Natalie V Freret Meurer - Integrante / Ana Paula Cagnin - Integrante / Gisana Pereira - Integrante / Aline Fernandes - Integrante / Tess Alexandrino Barracosa - Integrante / Dany Hellen Fajardo - Integrante.
2006 - Atual
Distribuição da fauna ameaçada de extinção dos costões rochosos do Estado do Rio de Janeiro
Descrição: O processo de extinção de espécies é freqüentemente correlacionado com o aumento da população humana. Este aumento descontrolado que se concentra, principalmente, nas áreas litorâneas, aliado à desigualdade na distribuição de renda vem acelerando a destruição dos ecossistemas costeiros e o desaparecimento de um grande número de espécies marinhas. Este projeto tem como objetivo analisar a distribuição das espécies da fauna marinha dos costões rochosos de áreas rasas do litoral do Estado do Rio de Janeiro, correlacionando a abundância, freqüência e distribuição com os fatores antropogênicos e as variáveis ambientais como temperatura e salinidade. O método a ser utilizado é o de censo visual, sendo um método não destrutivo, rápido e de baixo custo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Bruno Corrêa Meurer - Coordenador / ADRIANA SOBREIRA VALOIS - Integrante / Luana Valverde - Integrante / Ana Paula Cagnin - Integrante / Gisana Pereira - Integrante / Aline Fernandes - Integrante / Tess Alexandrino Barracosa - Integrante / Dany Hellen Fajardo - Integrante / Nicolas dos Santos Lages - Integrante / Oliver Alexandre da Fonseca Coutinho Pereira - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
1998 - Atual
Ictiofauna da Baia da Ilha Grande
Descrição: O projeto Ictiofauna da Baía da Ilha Grande tem como objetivo avaliar o estoque pesqueiro da região da Baía da Ilha Grande, Rio de Janeiro, além de estudar a reprodução, alimentação e a estrutura populacional da espécies de peixes desta área..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Bruno Corrêa Meurer - Integrante / JOSÉ VANDERLI ANDREATA - Coordenador / LUIS OTAVIO VARELA DE OLIVEIRA - Integrante / DIRCEU ESDRAS TEIXEIRA - Integrante / FELIPE MANZANO - Integrante / MAURÍCIO GREEN - Integrante / NATALIE VILLAR FRERET - Integrante / MICHELE MARQUES LONGO - Integrante / MARIANA CONTINS - Integrante / BRUNO ABSOLON - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Associação Universitária Santa Ursula - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Projeto Tartarugas Marinhas do Rio
Descrição: A partir dos dados obtidos com a pesquisa de análise das áreas de risco para os quelônios marinhos no estado do Rio de Janeiro, o Projeto Tartarugas Marinhas do Rio atua junto às comunidades com projetos de educação ambiental com o objetivo de não deixar o lixo chegar no mar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Pan-American Journal of Aquatic Sciences.
2011 - Atual
Periódico: Agricultural Science Research Journal
2012 - Atual
Periódico: Oecologia Australis
2014 - Atual
Periódico: Journal of Research in Environmental Science and Toxicology
2016 - Atual
Periódico: Marine Biology


Revisor de projeto de fomento


2010 - Atual
Agência de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia Marinha.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia de Costões Rochosos.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Educação Ambiental.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Etologia/Especialidade: Comportamento de Animais Marinhos.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Gestão Ambiental.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Ambiental e Recursos Naturais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MEURER, Bruno Corrêa2017MEURER, Bruno Corrêa; PEREIRA, O. A. F. C. ; DAVID-SANTOS, E. P. ; RODRIGUES, A. R. J. ; Bastos M . EVALUATION OF NEW BIO-STIMULATION TECHNOLOGY AS A SOLUTION FOR THE POLLUTION OF RIO DE JANEIRO LAGOONS. Pensar Biologia, v. 1, p. 1, 2017.

2.
MACIEIRA, J. C.2017MACIEIRA, J. C. ; PEREIRA, O. A. F. C. ; MEURER, Bruno Corrêa . Preferência de substrato do peixe-limpador Elacatinus figaro na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ. Pensar Biologia, v. 1, p. 1, 2017.

3.
DAVID-SANTOS, E. P.2016DAVID-SANTOS, E. P. ; MEURER, Bruno Corrêa . Densidade dos copepodes Temora stylifera (Dana, 1849) e Temora turbinata (Dana, 1849) na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro, Brasil. Pensar Biologia, v. 1, p. 1, 2016.

4.
RODRIGUES, A. R. J.2016RODRIGUES, A. R. J. ; MEURER, Bruno Corrêa . Distribuição do fitoplâncton em relação às variáveis ambientais em quatro regiões do estado do Rio de Janeiro. Pensar Biologia, v. 1, p. 1, 2016.

5.
Lages, Nicolas S.2015Lages, Nicolas S. ; Meurer, Bruno C. . Variações na cobertura de SargassumC. Agardh, 1820:1e Palythoa caribaeorum (Duchassaing & Michelotti, 1860) relacionadas a fatores ecológicos em quatro áreas na porção oeste da Baía da Ilha Grande, RJ. Pensar Biologia, v. 1, p. 1-11, 2015.

6.
CAGNIN, Ana Paula2015CAGNIN, Ana Paula ; Meurer, Bruno C. . Densidade e hábito alimentar de Oreasterreticulatus (Linnaeus, 1758) (Echinodermata) em áreas rasas de recifes rochosos do Estado do Rio de Janeiro. Pensar Biologia, v. 1, p. 12-22, 2015.

7.
MEURER, Natalie V Freret2010 MEURER, Natalie V Freret ; ANDREATA, José V ; MEURER, Bruno Corrêa ; MANZANO, Felipe V ; BAPTISTA, M. G. ; TEIXEIRA, Dirceu e ; LONGO, Michele M . Spatial Distribution of metals in sediments from Ribeira Bay, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil. MARINE POLLUTION BULLETIN, v. 60, p. 627-629, 2010.

8.
MEURER, Bruno Corrêa;Meurer, Bruno C.2010MEURER, Bruno Corrêa; Lages, Nicolas S. ; Pereira, Oliver A. ; Palhano, Samantha ; Magalhães, Gabriela M. . First record of native species of sponge overgrowing invasive corals Tubastraea coccinea and Tubastraea tagusensis in Brazil. Marine Biodiversity Records, v. 3, p. e62, 2010.

9.
ALBUQUERQUE, Elaine Figueiredo2009 ALBUQUERQUE, Elaine Figueiredo ; MEURER, Bruno Corrêa ; Genofre . Effects of Temperature and Salinity on the Survival Rates of Coxicerberus ramosae (Albuquerque, 1978), an Interstitial Isopod of a Sandy Beach on the Coast of Brazil. BRAZILIAN ARCHIVES OF BIOLOGY AND TECHNOLOGY, v. 52, p. 1179-1187, 2009.

10.
ANDREATA, José V2004ANDREATA, José V ; OLIVEIRA, Luiz Otavio V ; MEURER, Bruno Corrêa ; FRERET, Natalie V ; TEIXEIRA, Dirceu e ; MANZANO, Felipe V ; LONGO, Michele M . Peixes pelágicos da Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, Brasil. Estudos de Biologia, Paraná, v. 26, n.55, p. 25-31, 2004.

11.
MEURER, Bruno Corrêa;Meurer, Bruno C.2002 MEURER, Bruno Corrêa; ANDREATA, José Vanderli . Aspectos reprodutivos de Diplectrum radiale (Quoy & Gaimard, 1824), na Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. BIOIKOS (CAMPINAS), PUC-Campinas, v. 16, n.1/2, p. 53-59, 2002.

12.
ANDREATA, José Vanderli2002 ANDREATA, José Vanderli ; MEURER, Bruno Corrêa ; GREEN, Maurício ; MANZANO, Felipe ; TEIXEIRA, Dirceu Esdras ; LONGO, Michele Marques ; FRERET, Natalie Villar . Composição da assembléia de peixes da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v. 19, n.4, p. 1139-1146, 2002.

13.
MEURER, Bruno Corrêa;Meurer, Bruno C.2002 MEURER, Bruno Corrêa; ANDREATA, José Vanderli . Hábito alimentar de Diplectrum radiale (Quoy & Gaimard, 1824) (Teleostei, Perciformes, Serranidae) na Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. Arquivos do Museu Nacional, Rio de Janeiro, v. 60, n.4, p. 315-320, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RAMOS, J. M. ; ANDREATA, José V ; MEURER, Bruno Corrêa ; ABSOLON, Bruno . Diversidade do Mundo Vivo, uma introdução à metodologia de campo e de laboratório. 1. ed. Rio de Janeiro: Universidade Santa Úrsula, 2010. v. 1. 199p .

2.
ANDREATA, José Vanderli ; TEIXEIRA, Dirceu Esdras ; MARCA, Alex Garcia ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; MENDONÇA NETO, Jose Policarpo ; MANZANO, Felipe ; DUARTE, Gustavo Adolpho ; GREEN, Maurício ; REZENDE, Flavia ; PEREIRA, Raul ; SOARES, Pablo ; GUIMARÃES, Gisele ; MEURER, Bruno Corrêa . Catálogo dos peixes da Coleção Ictiológica da Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, Brasil. Rio de Janeiro: , 2000. 108p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEURER, Bruno Corrêa; PEREIRA, O. A. F. C. ; DAVID-SANTOS, E. P. ; RODRIGUES, A. R. J. ; Bastos M ; BONESI, L. . The behavior of sotalia guianesis during boat traffic in Sepetiba Bay, Southeastern Brazil. In: 2017 IEEE/OES Acoustics in Underwater Geosciences Symposium (RIO Acoustics), 2017, Rio de Janeiro. 2017 IEEE/OES Acoustics in Underwater Geosciences Symposium (RIO Acoustics). Rio de Janeiro: IEEE/OES, 2017. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, A P C ; MEURER, Bruno Corrêa . Áreas de Risco para o Boto Cinza Sotalia guianensis na Baía de Sepetiba. In: XVI Congreso Latino Americano de Ciencias del Mar, 2015, Santa Marta. Resumos do XVI Congreso Latino Americano de Ciencias del Mar, 2015.

2.
Gurgel da SILVA, M. ; MEURER, Bruno Corrêa . Fotoidentificação e Distribuição de Sotalia guianensis na Baía de Sepetiba. In: XVI Congreso Latino Americano de Ciencias del Mar, 2015, Santa Marta. Resumo XVI Congreso Latino Americano de Ciencias del Mar, 2015.

3.
RODRIGUES, A. R. J. ; Meurer, Bruno C. . Comunidade fitoplanctônica em diferentes pontos do estado do Rio de Janeiro. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2014, Itajaí. Anais do VI Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2014.

4.
Gurgel da SILVA, M. ; Meurer, Bruno C. . Limite de Temperatura e Salinidade de Chilomycterus spinosus, Teleostei, Tetraodontidae. In: VI Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2014, Itajaí-PR. Anais do VI Congresso Braisleiro de Oceanografia, 2014.

5.
Moura C. ; MEURER, Bruno Corrêa . Analise dos indivíduos de Chelonia mydas através da foto-identificação na baía da ilha Grande, Angra dos Reis ? RJ. In: III Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2011, Natal-RN. Anais do III Congresso de Biologia Marinha, 2011.

6.
MEURER, Bruno Corrêa; PEREIRA, O. A. F. C. . Influência de Desmapsamma anchorata (Desmopongiae, Porifera) sobre os organismos bentônicos em recifes rochosos da Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: III Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2011, Natal-RN. Resumos do III Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2011. v. cd.

7.
PALHANO, S. ; PEREIRA, O. A. F. C. ; MEURER, Bruno Corrêa . Interferência do cultivo de Kappaphycus alvarezii na população de Chelonia mydas em Araçatiba, Ilha Grande. In: III Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2011, Natal-RN. Resumos do III Congresso de Biologia Marinha, 2011. v. cd.

8.
Costa, H.F. ; MEURER, Bruno Corrêa . Distanciamento social de Zoanthus sociatus Ellis, 1767 (Zoanthidae, Cnidaria). In: III Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2011, Natal-RN. Resumos do III Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2011. v. cd.

9.
LAGES, Nicolas dos Santos ; MEURER, Bruno Corrêa . Variações na cobertura de Sargassum sp. e Palythoa caribaeorum relacionadas a fatores ecológicos em quatro áreas na Porção Oeste da Baía da Ilha Grande, RJ. In: II Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2009, Búzios, RJ. Resumos do II Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2009. v. cd.

10.
BELCHIOR, M. S. ; MEURER, Bruno Corrêa . DISTRIBUIÇÃO DE 23 ESPÉCIES DE PEIXES ORNAMENTAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. In: II Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2009, Búzios, RJ. Resumos II Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2009. v. CD.

11.
CAGNIN, Ana Paula ; MEURER, Bruno Corrêa . Densidade e Hábito Alimentar Oreaster reticulatus (Linnaeus, 1758) (Echinodermata) em áreas rasas de costões rochosos do Estado do Rio de Janeiro. In: II Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2009, Búzios, RJ. Resumos II Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2009. v. CD.

12.
MAGALHAES, G. M. ; MEURER, Bruno Corrêa . Bioerosão e sufocamento no coral Mussismilia hispida (Verril,1902) nas áreas rasas dos costões rochosos da Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço. Resumos do IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009. v. cd.

13.
PEREIRA, O. A. F. C. ; MEURER, Natalie V Freret ; MEURER, Bruno Corrêa . Análise da preferência por substrato do cavalo-marinho brasileiro Hippocampus reidi Ginsburg, 1933 no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. In: III Cogresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza, CE. Resumos III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008. v. CD.

14.
PEREIRA, Gisana ; PEREIRA, O. A. F. C. ; MEURER, Bruno Corrêa . Ritmo Biológico de Tubastraea spp nas áreas rasas da Praia de Araçatiba, Ilha Grande, Rio de Janeiro. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza-CE. Resumos III Congresso Brasilerio de Oceanografia, 2008. v. CD.

15.
FERNANDES, Aline ; MEURER, Bruno Corrêa . Comportamento alimentar de Gobiesox strumosus (Cope, 1870) (Actinopterygii: Gobiesocidae) nos costões da Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza-CE. Resumos III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008.

16.
MEURER, Bruno Corrêa; PEREIRA, Gisana ; PEREIRA, O. A. F. C. ; FAJARDO, Dany Hellen . Ciclo circadiano da tartaruga-verde Chelonia mydas (Linnaeus, 1758) nos costões rochosos da Praia de Araçatiba, Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza-CE. Resumos III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008. v. CD.

17.
ANDREATA, José V ; ABSOLON, Bruno ; MEURER, Natalie V Freret ; MEURER, Bruno Corrêa ; KLEIN, Erica ; MONTEIRO, Bruna ; TEIXEIRA, Dirceu e ; VIEIRA, N. I. R. ; RAMOS, S. . Assembléia de peixes da Baía da Ribeira no período de dezembro de 1998 a novembro de 2007. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza - CE. Resumos do III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008. v. CD.

18.
ANDREATA, José V ; KLEIN, Erica ; LONGO, Michele M ; MEURER, Natalie V Freret ; MEURER, Bruno Corrêa ; ABSOLON, Bruno ; MONTEIRO, Bruna . Assembléia de peixes da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro no período de janeiro de 1999 a novembro de 2006. In: XII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2007, Florianópolis. Resumos do XII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2007. v. 1. p. 29.

19.
MEURER, Bruno Corrêa; PEREIRA, Gisana ; OLIVEIRA, Isaías Farias de ; FAJARDO, Dany Hellen ; BARRACOSA, Tess Alexandrino ; CAGNIN, Ana Paula ; PETITET, Roberta . Distribuição das tartarugas marinhas em áreas rasas da Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro. In: XII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2007, FlorianópolisXII Congresso Lat. Resumos, 2007. v. 1. p. 43.

20.
FERNANDES, Aline ; MEURER, Bruno Corrêa . Análise quantitativa comparativa dos Blenniidae Scartella cristata (Linnaeus, 1758) e Parablennius pilicornis (Cuvier, 1829) em praias do estado do Rio de Janeiro. In: XII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2007, Florianópolis. Resumos XII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2007. v. 1. p. 51.

21.
VALOIS, Adriana Sobreira ; MEURER, Bruno Corrêa . Distribuição espacial do gênero Sphoeroides (Tetraodontidae) em três diferentes áreas do Estado do Rio de Janeiro. In: XII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2007, Florianópolis. Resumos XII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2007. v. 1. p. 107.

22.
OTTONI, Flavia ; MEURER, Bruno Corrêa ; CASTILHOS, Z C . Estudo da contaminação mercurial do ouriço-do-mar Echinometra lucunter (Linnaeus, 1758) em costões rochosos do Estado do Rio de Janeiro. In: XII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2007, Florianópolis. Resumos XII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2007. v. 1. p. 281.

23.
CAGNIN, Ana Paula ; MEURER, Bruno Corrêa . Distribuição espacial de Oreaster reticulatus em áreas rasas de costões rochosos do estado do Rio de Janeiro. In: XII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2007, Florianópolis. Resumos XII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2007. v. 1. p. 362.

24.
BARCELLOS, Maitê ; MEURER, Bruno Corrêa ; VALOIS, Adriana Sobreira . Distribuição espacial dos ninhos de Abudefduf saxatilis na Ilha Grande- Rio de Janeiro, Brasil. In: XII Congresso Latinoamericano de Ciências do Mar, 2007, Florianópolis-SC. Resumos do XII Congresso Latinoamericano de Ciências do Mar, 2007. v. CD.

25.
LAGES, Nicolas dos Santos ; MEURER, Bruno Corrêa . Análise da cobertura de zoantídeos na Ilha Grande- RJ. In: VIII Congresso Brasileiro de Ecologia, 2007, Caxambú-MG. Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Ecologia, 2007. v. CD.

26.
PETITET, Roberta ; MEURER, Bruno Corrêa . Estudo comportamental de tartarugas marinhas na praia de Araçatiba, Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ, Brasil. In: VIII Congresso Brasileiro de Ecologia, 2007, Caxambú-MG. Resumos doVIII Congresso Brasileiro de Ecologia, 2007. v. CD.

27.
FERNANDES, Aline ; MEURER, Bruno Corrêa . Comportamento alimentar de Scartella cristata (Linnaeus, 1758) nos costões rochosos da Praia Vermelha, Rio de Janeiro. In: VIII Congresso Brasileiro de Ecologia, 2007, Caxambú-MG. Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Ecologia, 2007. v. CD.

28.
VALVERDE, Luana ; MEURER, Bruno Corrêa . Análise espacial de três espécies de echinoidea (Echinodermata) em costões rochosos do litoral do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. In: VIII Congresso Brasileiro de Ecologia, 2007, Caxambú-MG. Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Ecologia, 2007. v. CD.

29.
ANDREATA, José Vanderli ; MANZANO, Felipe ; TEIXEIRA, Dirceu Esdras ; MEURER, Bruno Corrêa ; FRERET, Natalie Villar ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; LONGO, Michele Marques ; GARCIA, Ana ; GONÇALVES, Mariana de Vasconcelos C ; ABSOLON, Bruno ; KLEIN, Erica . Assembléia de peixes da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: XI CONGRESO LATINO AMERICANO DE CIENCIAS DEL MAR, 2005, Viña del mar. Programa y resúmenes XI CONGRESO LATINO AMERICANO DE CIENCIAS DEL MAR, 2005. v. 1. p. 114-115.

30.
MEURER, Bruno Corrêa; CABRAL, Taís . Comportamento reprodutivo de Abudefduf saxatilis (Linnaeus, 1758) na Praia de Araçatiba, Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil. In: XI CONGRESO LATINO AMERICANO DE CIENCIAS DEL MAR, 2005, Viña del mar. Programa y resúmenes XI CONGRESO LATINO AMERICANO DE CIENCIAS DEL MAR, 2005. v. 1. p. 325-325.

31.
RAMOS, A ; RODRIGUES, A P C ; MUNIZ, K P S ; PEDROSO, R L ; MACIEL, O P ; CAVALCANTI, L C P S ; GONÇALVES, Mariana de Vasconcelos C ; LONGO, Michele Marques ; MEURER, Bruno Corrêa ; ABSOLON, Bruno ; MANZANO, Felipe ; TEIXEIRA, Dirceu e ; FRERET, Natalie V ; ALMOSNY, N ; ANDREATA, José Vanderli ; BIDONE, D ; CASTILHOS, Z C ; VIANA, T A P ; ALBUQUERQUE, F ; INACIO, A. F. ; NOVO, L. A. ; LINDE, A. R. . Aplicação de biomarcadores de exposição para avaliação de risco ecológico na Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: VII Congresso Brasileiro de Ecologia, 2005, Caxambú-MG. Resumos do VII Congresso Brasileiro de Ecologia, 2005. v. CD.

32.
ANDREATA, José Vanderli ; MEURER, Bruno Corrêa ; FRERET, Natalie Villar ; TEIXEIRA, Dirceu Esdras ; MANZANO, Felipe ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; GREEN, Maurício ; LONGO, Michele Marques ; VALOIS, Adriana Sobreira ; GARCIA, Ana ; COSTA, Paulo Nogueira da ; WAGUER, Petra Sasson ; GONÇALVES, Mariana de Vasconcelos C ; LEITE, Jonas Rodrigues ; SIQUEIRA, Rodrigo Rios . Composição e distribuição dos peixes da baía da Ribeira , Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil, período de quatro anos.. In: I Simposio Biologia Marinha, 2003, Niterói. Resumo de I Simposio Biologia Marinha, Universidade Federal Fluminense, 2003, Niterói, 2003. v. v 1. p. 169-170.

33.
MEURER, Bruno Corrêa; ANDREATA, José V ; GREEN, Maurício . Censo Visual da ictiofauna de dois costões rochosos da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ, Brasil. In: X Congresso Latino Americano de Ciencias del Mar, 2003, San Jose - Costa Rica. Resumens ampliados do X Congresso de Ciencias del Mar, 2003. v. 1. p. 274-274.

34.
ANDREATA, José V ; TEIXEIRA, Dirceu e ; MEURER, Bruno Corrêa ; MANZANO, Felipe V ; GREEN, Maurício ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; FRERET, Natalie V ; LONGO, Michele M ; VALOIS, Adriana Sobreira ; GARCIA, Ana ; GONÇALVES, Mariana de Vasconcelos C . Assembléia de peixes demersais da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ, Brasil. In: X Congresso Latino Americano de Ciencias del Mar, 2003, San Jose- Costa Rica. Resumens ampliados do X Congresso Latino Americano de Ciencias del Mar, 2003. v. 1. p. 268-268.

35.
MEURER, Bruno Corrêa; ANDREATA, José Vanderli ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; GREEN, Maurício ; SOARES, Pablo ; TEIXEIRA, Dirceu Esdras ; MANZANO, Felipe . Ictiofauna de dois costões rochosos da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: IX Congresso Latinoamericano Sobre Ciencias Del Mar, 2001, San Adrés isla. Resúmenes Ampliados IX Congresso Latinoamericano Sobre Ciencias Del Mar, San Adrés isla, 2001. v. CD-Rom. p. 218.

36.
MEURER, Bruno Corrêa; ANDREATA, José Vanderli ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; GREEN, Maurício ; SOARES, Pablo ; TEIXEIRA, Dirceu Esdras ; MANZANO, Felipe . Ictiofauna de três praias da baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: IX Congreso Latinoamericano Sobre Ciencias Del Mar, 2001, San Andrés isla. Resúmenes Ampliados do IX Congreso Latinoamericano Sobre Ciencias Del Mar, San Andrés isla,, 2001. v. CD-Rom. p. 219.

37.
MELLO, V N ; TINOCO, C M ; MAYER, C S ; ANDREATA, José Vanderli ; MEURER, Bruno Corrêa ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; LONGO, Michele Marques ; FRERET, Natalie Villar ; TEIXEIRA, Dirceu Esdras ; MANZANO, Felipe ; GREEN, Maurício . Metais pesados, distribuição espaço/temporal na Baía da Ribeira, Angra dos Reis , Rio de Janeiro, Brasil. In: IX Congreso Latinoamericano Sobre Ciencias Del Mar, 2001, San Andrés isla. Resúmenes Ampliados IX Congreso Latinoamericano Sobre Ciencias Del Mar, 2001. v. Cd-Rom. p. 308.

38.
ANDREATA, José Vanderli ; MEURER, Bruno Corrêa ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; TEIXEIRA, Dirceu Esdras ; MANZANO, Felipe ; GREEN, Maurício ; SOARES, Pablo ; LONGO, Michele Marques ; FRERET, Natalie Villar . Sobre uma assembléia de peixes da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: IX Congreso Latinoamericano Sobre Ciencias Del Mar, 2001, San Andrés isla. Resúmenes Ampliados IX Congreso Latinoamericano Sobre Ciencias Del Mar, 2001. v. CD-Rom. p. 380.

39.
ANDREATA, José Vanderli ; PINET, Jorge A ; MEURER, Bruno Corrêa ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; MARCA, Alex Garcia ; TEIXEIRA, Dirceu Esdras ; MANZANO, Felipe ; SOARES, Pablo ; GREEN, Maurício ; REZENDE, Flavia ; GUIMARÃES, Gisele . Distribuição, composição e abundância relativa das espécies de peixes da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: VIII Congreso Latinoamericano Sobre Ciencias Del Mar, 1999, Trujillo - Perú. Libros de Resumenes Ampliados, 1999. v. Tomo I. p. 157-159.

40.
MEURER, Bruno Corrêa; ANDREATA, José Vanderli . Estrutura populacional de Diplectrum formosum (Linnaeus, 1758) e Dipletrum radilale (Quoy & Gamard, 1824) (Pisces: Serranidae), da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: VIII Congreso Latinoamericano Sobre Ciencias Del Mar, 1999, Trujillo- Peru. Libro de Resumenes Ampliados, 1999. v. Tomo I. p. 178-179.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRE, M. S. ; Meurer, Bruno C. . Distribuição temporal de tartarugas-marinhas na Ilha Grande, Rio de Janeiro. In: IV Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2013, Florianópolis-SC. Resumos do IV Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2013.

2.
MACIEIRA, J. C. ; Pereira, Oliver A. ; Meurer, Bruno C. . Preferência de substrato do peixe limpador Elacatinus figaro na Ilha Grande, RJ. In: IV Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2013, Florianópolis-SC. Resumos do IV Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2013.

3.
MEURER, Bruno Corrêa; CAGNIN, Ana Paula ; MEURER, Natalie V Freret . Habitat utilization of sea star Oreaster reticulatus testing a new method. In: 46th Animal Behavior Annual Meeting, 2009, Pirenópolis. 46th Annual Meeting of the Animal Behavior Society, 2009. v. I. p. 131-131.

4.
CAGNIN, Ana Paula ; MEURER, Bruno Corrêa . Densidade e hábito alimentar de Oreaster reticulatus (Linnaeus,1758) (Echinodermata) em áreas rasas de costões rochosos da Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Resumos do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008. p. CD.

5.
CAGNIN, Ana Paula ; MEURER, Bruno Corrêa ; MEURER, Natalie V Freret ; VALOIS, Adriana Sobreira ; FERNANDES, Aline . Influência de uma patologia sobre a população de Oreaster reticulatus na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Resumos do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008. p. CD.

6.
ALBUQUERQUE, Elaine Figueiredo ; MEURER, Bruno Corrêa ; GENOGRE NETO, Godofredo . Effects of temperature and salinity on the survival rates of Coxicerberus ramosae ( Albuquerque, 1978) an i nterstitital isopod of a sandy beach on the coast of Brazil.. In: I Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2006, Niterói. Anais do I Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2006. v. II. p. 30-30.

7.
ANDREATA, José Vanderli ; LONGO, Michele Marques ; MEURER, Natalie V Freret ; MEURER, Bruno Corrêa ; ABSOLON, Bruno ; KLEIN, Erica ; MIRANDA, Carolina Tolomine . Assembléia de peixes da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, período de 1999 a novembro de 2005.. In: I Congresso Brasilerio de Biologia Marinha, 2006, Niterói. Anais I Congresso Brasilerio de Biologia Marinha, 2006. v. II. p. 38-39.

8.
RODRIGUES, A P C ; RAMOS, A ; MUNIZ, K P S ; PEDROSO, R L ; MACIEL, O P ; CAVALCANTI, L C P S ; GONÇALVES, Mariana de Vasconcelos C ; LONGO, Michele Marques ; MEURER, Bruno Corrêa ; ABSOLON, Bruno ; MANZANO, Felipe ; TEIXEIRA, Dirceu Esdras ; ALMOSNY, N ; ANDREATA, José Vanderli ; BIDONE, D ; CASTILHOS, Z C ; VIANA, T A P ; ALBUQUERQUE, F . Avaliação de risco ecológico associado à contaminação mercurial em dois estuários do estado do Rio de Janeiro: Baía de Guanabara e Baía da Ribeira. In: I Congresso Brasilerio de Biologia Marinha, 2006, Niterói. Anais do I Congresso Brasilerio de Biologia Marinha, 2006. v. I. p. 224-224.

9.
ALBUQUERQUE, Elaine Figueiredo ; ANDREATA, José V ; MEURER, Bruno Corrêa ; POLLERY, R. ; RAMOS, J. M. ; SCOTT, Philip ; TAVARES, M. . Programa do Mestrado em Ciências do Mar da Universidade Santa Úrsula, RJ. Área de Concentração: Oceanografia Biológica. In: I Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2006, Niterói-RJ. Resumos do I Congresso Brasilerio de Biologia Marinha, 2006. v. 1. p. 136-137.

10.
ANDREATA, José Vanderli ; LONGO, Michele Marques ; TEIXEIRA, Dirceu Esdras ; MANZANO, Felipe ; MEURER, Bruno Corrêa ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; FRERET, Natalie Villar ; GARCIA, Ana ; KLEIN, Erica ; GONÇALVES, Mariana de Vasconcelos C . Abundância relativa das espécies dulcícolas que ocorrem na laguna Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. Resumos XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005. v. 1. p. 120-120.

11.
MEURER, Bruno Corrêa; MAZZONI, Rosana ; ANDREATA, José V . Distribuição espacial dos peixes recifais da da Baía da Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: VI Congresso brasileiro de Ecologia, 2005, Caxambú- Minas Gerais. CD, 2005.

12.
CARVALHOSA, Luana ; PETITET, Roberta ; MEURER, Bruno Corrêa . Distribuição das tartarugas marinhas na Ilha Grande, Rio de Janeiro. In: I Congresso PIBIC USU, 2005, Rio de Janeiro. Resumos do I Congresso PIBIC USU, 2005. v. CD.

13.
MELO, André Rolim de ; MEURER, Bruno Corrêa . Distribuição da ictiofauna e a comunidade bentônica em costões rochosos em algumas praias do Rio de Janeiro. In: I Congresso PIBIC USU, 2005, Rio de Janeiro. Resumos do I Congresso PIBIC USU, 2005. v. CD.

14.
MARQUES, F. ; MEURER, Bruno Corrêa ; TAVARES, C. . Cobertura bentônica dos costões rochosos da Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil. In: I Congresso PIBIC USU, 2005, Rio de Janeiro. Resumos do I Congresso PIBIC USU, 2005. v. CD.

15.
ANDREATA, José Vanderli ; TEIXEIRA, Dirceu e ; MEURER, Bruno Corrêa ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; MENDONÇA NETO, Jose Policarpo ; MANZANO, Felipe V ; SOARES, Pablo ; PEREIRA, Raul ; MARCA, Alex Garcia ; MELLO, F. B. ; LONGO, Michele M ; CURTI, P. B. ; DUARTE, Gustavo Adolpho ; PACHECO, A. C. G. M. . Composição, distribuição e abundância relativa das espécies de peixes da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, São Leopoldo - RS. Resumos do XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2001. v. CD.

16.
ANDREATA, José Vanderli ; MEURER, Bruno Corrêa ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; FRERET, Natalie Villar ; MANZANO, Felipe ; GONÇALVES, Mariana de Vasconcelos C . Sobre os peixes de fundo da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil, no período de Janeiro de 1999 a outubro de 2003.. In: XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004, Brasília. Resumos XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004. v. 1. p. 310-310.

17.
MEURER, Bruno Corrêa; MAZZONI, Rosana ; ANDREATA, José Vanderli . Distribuição espacial e sazonal dos peixes recifais dos 4 costões rochosos da Baía da Illha Grande, Rio de Janeiro, Brasil.. In: XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004, Brasília. Resumos XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004. v. 1. p. 327-327.

18.
ANDREATA, José V ; MANZANO, Felipe ; TEIXEIRA, Dirceu e ; MEURER, Natalie V Freret ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; GONÇALVES, Mariana de Vasconcelos C ; VALOIS, Adriana Sobreira ; GREEN, Maurício ; MEURER, Bruno Corrêa . Assembléia de peixes da Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro no período de março de 1991 a outubro de 2003. In: XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004, Brasilia. Resumos XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004. p. 310-311.

19.
MEURER, Bruno Corrêa; PETITET, Roberta ; CARVALHOSA, Luana . Relação do comportamento de tartarugas marinhas entre duas áreas na Ilha Grande, Angra dos Reis-RJ.. In: I Congresso de Iniciação científica do PIBIC, 2004, Rio de Janeiro. I Congresso de Iniciação Científica do PIBIC, 2004, 2004.

20.
MEURER, Bruno Corrêa; ANDREATA, José Vanderli ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; GREEN, Maurício . Análise dos peixes de dois costões rochosos da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de janeiro, Brasil. In: XV ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2003, São Paulo, 2003.

21.
ANDREATA, José V ; MEURER, Bruno Corrêa ; FRERET, Natalie V ; TEIXEIRA, Dirceu e ; MANZANO, Felipe ; OLIVEIRA, Luiz Otavio V ; GREEN, Maurício ; LONGO, Michele M ; VALOIS, Adriana Sobreira ; GARCIA, Ana ; NOGUEIRA, P. ; GONÇALVES, Mariana de Vasconcelos C ; LEITE, J. ; SIQUEIRA, R. . Composição e distribuição dos peixes da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ, Brasil, período de quatro anos. In: I Simposio de Biologia Marinha - UFF, 2003, Niterói-RJ. Resumos do I Simpósio de Biologia Marinha -UFF, 2003. v. 1. p. 169-170.

22.
MEURER, Bruno Corrêa; FRERET, Natalie V ; ANDREATA, José V . Conservação dos peixes recifais da Baía da Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ, Brasil. In: I Simposio de Biologia Marinha-UFF, 2003, Niterói- RJ. Resumos do I Simposio de Biologia Marinha-UFF, 2003. v. 1. p. 170-170.

23.
ANDREATA, José V ; TEIXEIRA, Dirceu Esdras ; MANZANO, Felipe V ; FRERET, Natalie V ; MEURER, Bruno Corrêa ; OLIVEIRA, Luiz Otavio V ; GREEN, Maurício ; LONGO, Michele M ; VALOIS, Adriana Sobreira ; GARCIA, Ana ; NOGUEIRA, P. ; WAGUER, Petra Sasson ; GONÇALVES, Mariana de Vasconcelos C ; LEITE, Jonas Rodrigues ; SIQUEIRA, R. . Assembléia de peixes da lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro-RJ, no período de março de 1991 a agosto de 2003. In: I Simposio de Biologia Marinha-UFF, 2003, Niteroi-RJ. Resumos do I Simposio de Biologia Marinha-UFF, 2003. v. 1. p. 158-159.

24.
MEURER, Bruno Corrêa; ANDREATA, José Vanderli . Distribuição das espécies de Serranidae que ocorrem na Baía da Ribeira, Angra dos Resi, RJ, Brasil. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí-SC. Livro de Resumos do XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002. v. 1. p. 297-298.

25.
ANDREATA, José Vanderli ; MEURER, Bruno Corrêa ; TEIXEIRA, Dirceu Esdras ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; GREEN, Maurício ; MANZANO, Felipe ; SOARES, Pablo ; LONGO, Michele M ; FRERET, Natalie Villar ; VALOIS, Adriana Sobreira . Assembléia de peixes da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí-SC. Livro de Resumos do XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002. v. 1. p. 611-611.

26.
MEURER, Bruno Corrêa; ANDREATA, José V ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; GREEN, Maurício ; SOARES, Pablo . Censo Visual dos peixes em dois costões rochosos da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ, Brasil. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí-SC. Livro de Resumos do XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002. v. 1. p. 611-611.

27.
MEURER, Bruno Corrêa; ANDREATA, José V ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; BAPTISTA, M. G. ; SOARES, Pablo ; TEIXEIRA, Dirceu e ; MANZANO, Felipe V . Ictiofauna de três praias da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2001, São Leopoldo-RS. Resumos XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2001. v. CD.

28.
MEURER, Bruno Corrêa; ANDREATA, José V . Estrutura populacional de Diplectrum formosum e Diplectrum radiale- Pisces, Serranidae, da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2001, São Leopoldo-RS. Resumos do XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2001. v. CD.

29.
MEURER, Bruno Corrêa; ANDREATA, José Vanderli . Estrutura populacional de Diplectrum formosum (Linnaeus, 1758) e Diplecrum radiale (Quoy & Gaimard, 1824) da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000, Cuiabá. Resumos do XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000. v. 1. p. 362.

30.
MEURER, Bruno Corrêa; ANDREATA, José Vanderli . Composição da ictiofauna das praias da Baía da Ribeira, Rio de Janeiro. In: XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000, Cuiabá. Resumos do XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000. v. 1. p. 363-363.

31.
MEURER, Bruno Corrêa; ANDREATA, José Vanderli ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; GREEN, Maurício ; TEIXEIRA, Dirceu Esdras ; MANZANO, Felipe ; SOARES, Pablo ; REZENDE, Flavia ; MENDONÇA NETO, Jose Policarpo . Composição da Ictiofauna da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000, Cuiabá. Resumos do XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000. v. 1. p. 341-341.

Apresentações de Trabalho
1.
MEURER, Bruno Corrêa. Profissão Biólogo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Meurer, Bruno C.. Estudo para a conservação das espécies ameaçadas nos recifes rochosos do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MEURER, Bruno Corrêa. Ordenamento litorâneo com foco na mitigação de impactos sobre quelônios marinhos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MEURER, Bruno Corrêa. Análise e Resposta ao Parecer Técnico nº 03/2014 do Centro Tamar ? ICMBio, referente ao Licenciamento Ambiental do Terminal Portuário de Uso Múltiplo da Nutripetro. 2016.

2.
MEURER, Bruno Corrêa. Projetos de Monitoramento e Mitigação para Tartarugas Marinhas. 2014.

3.
Meurer, Bruno C.. Estudo de Impacto Ambiental do Emissário Submarino de Maricá. 2014.

4.
Meurer, Bruno C.; Pereira, Oliver A. ; ALBUQUERQUE, Elaine Figueiredo ; MEURER, Natalie V Freret ; Tenório, M.M . Analises Biológicas e Físico-químicas do Litoral do Estado do Rio de Janeiro. 2011.

5.
Meurer, Bruno C.. Análise de parecer técnico sobre tartarugas-marinhas no Complexo do Açu. 2011.

6.
Meurer, Bruno C.. Planejamento estatístico para o Monitoramento e avaliação de Encalhes e Sucesso Reprodutivo de Tartarugas Marinhas na área de influência dos empreendimentos do Complexo Portuário do Açu ? Grupo EBX. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
MEURER, Bruno Corrêa; PEREIRA, O. A. F. C. ; DAVID-SANTOS, E. P. ; RODRIGUES, A. R. J. ; PAZOLINI, I. . Relatório Consolidado Programa de Monitoramento de Ruído Subaquático e Avistamento de Cetáceos - Janeiro-Junho/18 Condicionantes nº´s 19, 20, 21 e 22 da LO nº IN028508. 2018.

2.
MEURER, Bruno Corrêa; PEREIRA, O. A. F. C. ; DAVID-SANTOS, E. P. ; PAZOLINI, I. . Relatório Consolidado Programa de Monitoramento de Ruído Subaquático e Avistamento de Cetáceos - Junho/- Dezembro17 Condicionantes nº´s 19, 20, 21 e 22 da LO nº IN028508. 2017.

3.
MEURER, Bruno Corrêa; PEREIRA, O. A. F. C. ; DAVID-SANTOS, E. P. ; RODRIGUES, A. R. J. . Monitoramento de Ruído Subaquático e Avistamento de Cetáceos. 2016.

4.
Meurer, Bruno C.; FAJARDO, Dany Hellen . MONITORAMENTO DA PESCA NO COMPLEXO ESTUARINO DE PARANAGUÁ (DEZ/2013-JAN/2015). 2015.

5.
Meurer, Bruno C.. Monitoramento de Cetáceos, Quelônios Marinhos e Pesca na Baía de Sepetiba. 2015.

6.
MEURER, Bruno Corrêa; FAJARDO, Dany Hellen ; VACCANI, A. . Avistagem de Cetáceos e Quelônios na área de interferência do emissário submarino de Maricá, RJ. 2014.

7.
Meurer, Bruno C.; FAJARDO, Dany Hellen . Programa de Monitoramento dos Parâmetros Físico-Químicos e Biológicos dos Recursos Hídricos e Sedimentos da Área de Influência do Emissário Submarino de Maricá. 2014.

8.
Meurer, Bruno C.. Estudo de Impacto Ambiental do Emissário Submarino de Maricá sobre a Biota Marinha. 2013.

9.
MEURER, Bruno Corrêa. Cisco´s CSR Performance 2011. 2012.

10.
MEURER, Bruno Corrêa; PEREIRA, O. A. F. C. . PROJETO LABORATÓRIO DE ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DO FITOPLÂNCTON TECMA TECNOLOGIA. 2012.

11.
MEURER, Bruno Corrêa; PEREIRA, O. A. F. C. ; ALBUQUERQUE, Elaine Figueiredo ; MEURER, Natalie V Freret . Relatório Consolidado de Monitoramento Ambiental - Projeto RARO Petrobrás. 2012.

12.
Meurer, Bruno C.; MEURER, Natalie V Freret ; RAMOS, S. ; Tenório, M.M ; ALBUQUERQUE, Elaine Figueiredo ; PEREIRA, O. A. F. C. . Análise Laboratorial dos Parâmetros Químicos e Biológicos para avaliação de área de aquicultura no Rio de Janeiro. 2011.

13.
MEURER, Bruno Corrêa. Análise Técnica sobre as ações de Monitoramento na Unidade de Construção Naval - UCN Açu. 2011.

14.
MEURER, Bruno Corrêa. Planejamento estatístico para o Monitoramento e avaliação de Encalhes e Sucesso Reprodutivo de Tartarugas Marinhas na área de influência dos empreendimentos do Complexo Portuário do Açu ? Grupo EBX. 2011.

15.
MEURER, Bruno Corrêa. Relatório técnico de impacto ambiental dos decks do Condomínio Aquarius House- Angra dos Reis-RJ. 2009.

16.
MEURER, Bruno Corrêa. Relatório técnico de impacto ambiental do deck da Pousada Convés - Ilha Grande-RJ. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
Meurer, Bruno C.. Ecologia de Quelônios Marinhos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MEURER, Bruno Corrêa. Introdução à estatística para biologia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MEURER, Bruno Corrêa; WILKENSTEIN, C. ; OLIVEIRA, Luis Otavio Varela de ; VALOIS, Adriana Sobreira . Gestão Ambiental e Recursos Naturais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Fagundes Netto E B; Fernandes F C; MEURER, Bruno Corrêa; Hoffman L S; Candella R N. Participação em banca de Daniel Campbell de Andrade. Estudo da paisagem acústica submarina na Região do Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em BIOTECNOLOGIA MARINHA) - Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira.

2.
Carvalho Acacio Geraldo; Meurer, Bruno C.. Participação em banca de Rodrigo Abreu de Oliveira Santos. Estudo da ação de xilófagos marinhos, Teredinidae, no manguezal da Restinga da Marambaia. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
MEURER, Bruno Corrêa; Petry A. C.; Rocha C. F. Participação em banca de Luisa Resende Manna. Ecologia de Astyanax taeniatus na Bacia do Rio Mato Grosso, Saquarema-RJ:Dieta, uso do micro-habitat e uma breve análise comportamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
MEURER, Bruno Corrêa; Ferreira, C.E.L.; ANDREATA, José Vanderli. Participação em banca de Mônica Belchior. Distribuição de 21 espécies de peixes ornamentais em oito pontos do Estado do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências do Mar) - Universidade Santa Úrsula.

5.
MEURER, Bruno Corrêa; ANDREATA, José Vanderli; Hajdu Gisele. Participação em banca de Oliver Alexandre Coutinho Pereira. Preferência por substrato e dimorfismo sexual do cavalo-marinho brasileiro Hippocampus reidi no estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências do Mar) - Universidade Santa Úrsula.

6.
MEURER, Bruno Corrêa; POLLERY, R.; ALBUQUERQUE, Elaine Figueiredo. Participação em banca de Tubiraci Santos. CONTRIBUIÇÃO PARA GESTÃO INTEGRADA NA ÁREA MARINHA NA ESCALA DO MUNICÍPIO DE RIO DAS OSTRAS?. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências do Mar) - Universidade Santa Úrsula.

7.
MEURER, Bruno Corrêa; Skinner, L. F.; Gama B.A.P; ALBUQUERQUE, Elaine Figueiredo. Participação em banca de Rodrigo Pinheiro. INFLUÊNCIA DA EPIBIOSE SOBRE A HERBIVORIA E A INCRUSTAÇÃO BIOLÓGICA NA MACROALGA MARINHA CRYPTONEMIA SEMINERVIS (RHODOPHYTA, HALYMENIACEAE). 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências do Mar) - Universidade Santa Úrsula.

8.
SCOTT, Philip; Moraes, L.A.F; MEURER, Bruno Corrêa. Participação em banca de Danielle Moraes Cunha de Souza. Modelagem desenvolvida em um sistema de informação geográfica (SIG) para a determinação de habitats potenciais de nidificação por tartarugas marinhas no litoral fluminense. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências do Mar) - Universidade Santa Úrsula.

9.
MEURER, Bruno Corrêa; Silva, J.C.M; Ferreira, C.E.L.; ANDREATA, José V. Participação em banca de Adriana Sobreira Valois. Distribuição espacial e temporal de espécies do gênero Sphoeroides (Actinopterygii, Tetraodontiformes, Tetraodontidae) em parte da costa do Estado do Rio de Janeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências do Mar) - Universidade Santa Úrsula.

10.
ANDREATA, José Vanderli; MAZZONI, Rosana; GOMES, U. L.; MEURER, Bruno Corrêa. Participação em banca de Bruna Ribeiro de Campos Monteiro. Distribuição espaço/temporal e hábitos alimentares de Rhinobatos percellens (Walbaum, 1792) (Elasmobranchii, Rajiformes, Rhinobatidae) na Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências do Mar) - Universidade Santa Úrsula.

11.
MEURER, Bruno Corrêa; FERNANDEZ, M.; POLLERY, R.. Participação em banca de Roberta Moreira Araujo. COMPARAÇÃO DAS CONCENTRAÇÕES DE CLOROFILA-A E NUTRIENTES NOS VERÕES AUSTRAIS DE 2002, 2003, 2004 E 2005 NO ESTREITO DE GERLACHE ANTÁRTICA. 2007. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Associação Universitária Santa Ursula.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MEURER, Bruno Corrêa; BARBOSA, J. V.; SEABRA, S. H.. Participação em banca de Marcos de Souza Rosa.Análises de micro-organismos encontrados nas areias de praias de Niterói, RJ, e a frequencia de ocorrência temporal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

2.
MEURER, Bruno Corrêa; ANDREATA, José V; SCOTT, Philip. Participação em banca de Flavia Frasseto Gonçalves.Distribuição e aspectos alimentares de Larismus breviceps na Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicos) - Universidade Santa Úrsula.

3.
MEURER, Bruno Corrêa; PORTO, Marcovan; PINHEIRO, Nádia Lima. Participação em banca de Leonardo de Oliveira Cardoso da Silva.Análise comparativa da morfofisiologia do trato digestório de três espécies de peixes ósseos marinhos com diferentes hábitos alimentares. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Gama Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Meurer, Bruno C.. Avaliação de relatório PIBIC CNPq. 2010. Universidade Gama Filho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIII Encontro de Biólogos.Biólogos em iniciativas de projeto de colaboração internacional. 2017. (Encontro).

2.
VII Congresso Brasileiro de Oceanografia. Limites de Salinidade para o Mexilhão Invasor Mytilopsis leucophaeta (Conrad, 1831), (Bivalvia, Dreissenidae) na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, Brasil. 2016. (Congresso).

3.
VII Congresso Brasileiro de Oceanografia. Evolução das Feições Costeiras Urbanas: Praias do Arpoador, Ipanema e Leblon - Rio de Janeiro. 2016. (Congresso).

4.
VII Congresso Brasileiro de Oceanografia. Monitoramento da População de Boto-Cinza (Sotalia guianensis, Van Benédén, 1864) da Baía de Sepetiba através da metodologia de foto identificação. 2016. (Congresso).

5.
VII Congresso Brasileiro de Oceanografia. Método de estimativa populacional de filhote de boto-cinza (Sotalia guianensis, Van Benédén, 1864) através da foto identificação e do monitoramento bioacústico na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro. 2016. (Congresso).

6.
VII Congresso Brasileiro de Oceanografia. Monitoramento bioacústico do boto-cinza (Sotalia guianensis, Van Benédén, 1864) na Baía de Sepetiba como ferramenta de estimativa populacional. 2016. (Congresso).

7.
VII Congresso Brasilerio de Oceanografia. Variação Temporal de Oreaster reticulatus (Echinodermata) em áreas rasas da Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro. 2016. (Congresso).

8.
XVI Congresso Latino Americano de Ciencias del Mar. Áreas de Risco para o Boto Cinza Sotalia guianensis na Baía de Sepetiba. 2015. (Congresso).

9.
Congresso Brasileiro de Oceanografia 2014. 2014. (Congresso).

10.
X SEMABIO da Universidade Federal de Goiás JATAÍ.Estudo para a Conservação das Espécies Ameaçadas nos Recifes Rochosos do Rio de Janeiro. 2014. (Seminário).

11.
Simpósio Práticas Conjuntas para a Conservação dos Quelônios Marinho e o Desenvolvimento Econômico do Norte Fluminenses.Ordenamento litorâneo com foco na mitigação de impactos sobre quelônios marinhos. 2011. (Simpósio).

12.
46th Annual Meeting of the Animal Behavior Society.Habitat utilization of sea star Oreaster reticulatus testing a new method. 2009. (Encontro).

13.
III Cogresso Brasileiro de Oceanografia. Ritmo Biológico de Tubastraea spp nas áreas rasas da Praia de Araçatiba, Ilha Grande, Rio de Janeiro. 2008. (Congresso).

14.
III Cogresso Brasileiro de Oceanografia. Comportamento alimentar de Gobiesox strumosus (Cope, 1870) (Actinopterygii:Gobiesocidae) nos costões da Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ. 2008. (Congresso).

15.
III Cogresso Brasileiro de Oceanografia. Análise da preferência por substrato do cavalo-marinho brasileiro Hippocampus reidi Ginsburg, 1933 no estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2008. (Congresso).

16.
III Congresso Brasileiro de Oceanografia. Ciclo circadiano da tartaruga-verde Chelonia mydas (Linnaeus, 1758) nos costões rochosos da Praia de Araçatiba, Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro. 2008. (Congresso).

17.
IV Congresso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) da USU. Influência de uma patologia sobre a população de Oreaster reticulatus na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. 2008. (Congresso).

18.
XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia. Influência de uma patologia sobre a população de Oreaster reticulatus na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. 2008. (Congresso).

19.
VIII Congresso de Ecologia do Brasil. Análise da cobertura de zoantídeos na Ilha Grande-RJ. 2007. (Congresso).

20.
XII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar. Distribuição espacial de Oreaster reticulatus em áreas rasas de costões rochosos do Estado do Rio de Janeiro. 2007. (Congresso).

21.
XII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar. Distribuição espacial de ninhos de Abudefduf saxatilis na Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil. 2007. (Congresso).

22.
XII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar. Distribuição espacial do gênero Sphoeroides (Tetraodontidae) no sul do estado do Rio de Janeiro. 2007. (Congresso).

23.
XII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar. Dsitribuição espacial das tartarugas marinhas em áreas rasas da Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ. 2007. (Congresso).

24.
XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. Variação na composição da ictiofauna em diferentes ambientes da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. 2006. (Congresso).

25.
30 anos do Programa de Pós Graduação em Biologia da UERJ.Distribuição espacial dos peixes recifais na Ilha Grande e na Baía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ, Brasil. 2005. (Outra).

26.
II Congresso Brasileiro de Oceanografia. Ocorrência e distribuição de cavalos marinhos (Hippocampus Rafinesque, 1810) na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro. 2005. (Congresso).

27.
VII Congresso de Ecologia do Brasil. Distribuição espacial dos peixes recifais na Ilha Grande e na Baía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ, Brasil. 2005. (Congresso).

28.
XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia.Assembléia de peixes da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, período de janeiro de 1999 a outubro de 2004. 2005. (Encontro).

29.
XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia.Abundância relativa das espécies dulcícolas que ocorrem na laguna Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, Brasil. 2005. (Encontro).

30.
XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia.Assembléia de peixes da laguna Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, Brasil. 2005. (Encontro).

31.
XXV Congresso Brasileiro de Zoologia. Distribuição espacial e sazonal dos peixes recifais de 4 costões rochosos da Baía da Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil. 2004. (Congresso).

32.
XV ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA.Assembléia de peixes da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. 2003. (Encontro).

33.
XV ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA.Análise dos peixes de dois costões rochosos da BAía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ, Brasil. 2003. (Encontro).

34.
XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. Censo visual dos peixes em dois costões rochosos da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ, Brasil. 2002. (Congresso).

35.
XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. Distribuição da espécies de Serranidae que ocorrem na Baía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ, Brasil. 2002. (Congresso).

36.
IX Congreso Latinoamericano Sobre Ciencias Del Mar. Metais pesados, distribuição espaço temporal na Baía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ, Brasil. 2001. (Congresso).

37.
IX Congresso Latinoamericano Sobre Ciencias Del Mar. Sobre uma assembléia de peixes capturados na Baía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ, Brasil. 2001. (Congresso).

38.
IX Congresso Latinoamericano Sobre Ciencias Del Mar. Ictiofauna de dois costões rochosos da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ, Brasil. 2001. (Congresso).

39.
IX Congresso Latinoamericano Sobre Ciencias Del Mar. Ictiofauna de três praias da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ, Brasil. 2001. (Congresso).

40.
XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia.Ictiofauna de três praias da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ, Brasil. 2001. (Encontro).

41.
XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia.Estrutura Populacional de Diplectrum formosum (Linnaeus, 1758) e Diplectrum radiale (Quoy & Gaimard, 1824)-Pisces, Serranidae, da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. 2001. (Encontro).

42.
XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia.Composição da Ictiofauna de dois costões rochosos da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ, Brasil. 2001. (Encontro).

43.
XIV ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA.Composição, Distribuição e abundância relativa das espécies de peixes da Baía da Ribeira, Angra dos Reis, RJ, Brasil. 2001. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Marina Bastos. Variação temporal de Oreaster reticulatus (Echinodermata) na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula. (Orientador).

2.
Gizelle Cordeiro Azevedo. Limites de salinidade para o mexilhão invasor Mytilopsis leucophaeata na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Mônica Belchior. DIVERSIDADE , ABUNDANCIA E SAZONALIDADE DE PEIXES ORNAMENTAIS NOS COSTÕES ROCHOSOS DA BAÍA DA ILHA GRANDE E BÚZIOS. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências do Mar) - Universidade Santa Úrsula, . Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

2.
Oliver Alexandre da Fonseca Coutinho Pereira. Preferência por substrato e dimorfismo sexual do cavalo-marinho brasileiro Hippocampus reidi no estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências do Mar) - Universidade Santa Úrsula, . Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

3.
ADRIANA SOBREIRA VALOIS. A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E SAZONAL DO GÊNERO SPHOEROIDES (TETRAODONTIDAE) NO SUL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E INFLUÊNCIA EXERCIDA PELA SALINIDADE, TEMPERATURA E COBERTURA BENTICA.. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Mar) - Universidade Santa Úrsula, . Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Milena Lopes da Rocha. A QUESTÃO DOS RESÍDUOS GERADOS EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA E OS DESAFIOS DE GERENCIAMENTO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

2.
CYNTHIA MELO RODRIGUES DE BRITTO. A GESTÃO AMBIENTAL PORTUÁRIA COM APLICAÇÃO DIRETA NO PORTO DO RIO DE JANEIRO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edgar Pereira David Santos. Desnidade dos copepoda Temora stylifera (Dana, 1849) e Temora turbinata (Dana, 1849) na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro, Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

2.
Mariana Gurgel da Silva. Limites de Temperatura e Salinidade de Chilomycterus spinosus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

3.
Amanda Rosa Jacuru Rodrigues. Comunidade Fitoplanctônica de diferentes pontos do estado do Rio de Janeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

4.
Manoela dos Santos André. Distribuição temporal de tartarugas-marinhas na Ilha Grande, Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas Maria Thereza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

5.
Nicolas Lages dos Santos. Análise da cobertura de scleractíneos e zoantídeos zooxantelados no entorno rochoso da Ilha Grande - RJ, Brasil, com ênfase em fatores ecológicos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

6.
Ana Paula Soares Cagnin. Densidade e hábito alimentar de Oreaster reticulatus (Linnaeus,1758) (Echinodermata) em áreas rasas de costões rochosos da Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

7.
Carolina Moura. Frequencia de ocorrência de Chelonia mydas na Ilha Grande. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

8.
Flavia Ottoni. Variação da abundância e diversidade da fauna epibionte em diferentes habitats dos costões rochosos do estado do Rio de Janeiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

9.
Ana Laura Fioretti de Castro. Avaliação de diferentes tipos de substratos para uso em recifes artificiais marinhos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

10.
Luana Valverde. Análise espacial de três espécies de Echinoidea (Echinodermata) nos costões rochosos do litoral do Rio de Janeiro ? RJ ? Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicos) - Universidade Santa Úrsula. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

11.
Aline Fernandes de Faria e Silva. Comportamento alimentar do Blenniidae, Scartella cristata (Linnaeus, 1758), nos costões rochosos da Praia Vermelha, Rio de Janeiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

12.
Roberta Petitet. Estudo comportamental de tartarugas marinhas na Praia de Araçatiba, Ilha Grande - Angra dos Reis - RJ. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicos) - Universidade Santa Úrsula. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

13.
André Rolim de Melo. Distribuição espacial dos peixes recifais nas praias da cidade do Rio de Janeiro. 2005. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicos) - Universidade Santa Úrsula. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

14.
Diego Zanetti. Influência de Tubastrea spp na abundância de peixes recifais na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. 2005. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicos) - Universidade Santa Úrsula. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

15.
Luana Carvalhosa. Distribuição espacial das Tartarugas marinhas na Ilha Grande. 2005. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicos) - Universidade Santa Úrsula. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

Iniciação científica
1.
Samantha Palhano. Análise da cobertura bentônica em áreas de cultivo com Kappaphyccus alvarezii na Bahia da Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

2.
Gabriela Machado Magalhães. Bioerosão e sufocamento de Mussismilia hispida (Verrill, 1902) nos costões rochosos da Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

3.
Hevelin Costa. Comportamento social de Zoanthus sociatus Ellis, 1767 e Palythoa caribaeorum (Duchassaing & Michelotti, 1860). 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

4.
Rodrigo Abreu de Oliveira Santos. Comparação da alimentação de Tubastraea spp. Com Zoanthus sp. e Palythoa sp. na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

5.
Ana Paula Cagnin. Distribuição espacial de Oreaster reticulatus em áreas rasas de costões rochosos do estado do Rio de Janeiro. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.

6.
Felipe Pinheiro. Capacidade defensiva da alga Dictyota sp. contra herbivoria por peixes. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Corrêa Meurer.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DAVID-SANTOS, E. P.2016DAVID-SANTOS, E. P. ; MEURER, Bruno Corrêa . Densidade dos copepodes Temora stylifera (Dana, 1849) e Temora turbinata (Dana, 1849) na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro, Brasil. Pensar Biologia, v. 1, p. 1, 2016.

2.
RODRIGUES, A. R. J.2016RODRIGUES, A. R. J. ; MEURER, Bruno Corrêa . Distribuição do fitoplâncton em relação às variáveis ambientais em quatro regiões do estado do Rio de Janeiro. Pensar Biologia, v. 1, p. 1, 2016.



Outras informações relevantes


Consultor Ad-Hoc Faperj



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 8:35:08