João José Ferreira Forni

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9219529377307301
  • Última atualização do currículo em 02/01/2015


Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasilia-UniCEUB (1983), graduação em Letras pela Universidade Católica de Pelotas-UCP (1968) e Mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília-UnB (1987). Possui também o curso MBA em Gestão Estratégica pela USP. Tem experiência em redação e editoração de publicações, na área de Comunicação Empresarial, com ênfase no relacionamento com a imprensa, atuando principalmente nos seguintes temas: crise em comunicação, assessoria de imprensa e gestão da comunicação em períodos de crise na organização. Experiência docente, tanto no Ensino Médio, como universitário, na área de graduação - Jornalismo, Propaganda e Publicidade - e Pós-Graduação - Comunicação Pública e Assessoria de Comunicação. É instrutor de Media Training para executivos, com ênfase na gestão de crise. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João José Ferreira Forni
Nome em citações bibliográficas
FORNI, J. J.

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Comunicação e Crise.
SRTVS Quadra 701 - Bloco O - nº 110 - Sala 317
70340-000 - Brasilia, DF - Brasil
Telefone: (61) 38795640
Fax: (61) 6132448229
URL da Homepage: http://www.comunicacaoecrise.com


Formação acadêmica/titulação


1985 - 1987
Mestrado em Comunicação.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Título: Os usos pragmáticos do discurso bancário,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: Sérgio Porto.
Palavras-chave: discurso publicitário.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
1979 - 1983
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Centro Universitário de Brasilia.
Título: A comunicação dos marginalizados.
Orientador: Luiz Beltrão.
1965 - 1968
Graduação em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Workshop of Crisis Management. (Carga horária: 8h).
Chartered Institute for Public Relations.
1998 - 1998
APG - Aperfeiçoamento para executivos. (Carga horária: 120h).
Amana Key.
1994 - 1994
MBA em Formação Básica para Executivos. (Carga Horária: 256h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

04/2007 - Atual
Ensino, Gestão nas organizações, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gerenciamento de Crise em Comunicação
09/2004 - Atual
Ensino, Assessoria Pública nas organizações, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gerenciamento de Crise
07/1993 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jornalismo Opinativo
Comunicação Comparada
Assessoria de Imprensa
05/2004 - 07/2005
Direção e administração, Centro Universitário de Brasília, .

Cargo ou função
Assistente do Coordenador do Curso.


Membro de corpo editorial


2004 - 2005
Periódico: Revista Universitas. Comunicação (UNICEUB)
1999 - 1999
Periódico: Anais do Seminário de Comunicação do Banco do Brasil
1996 - 1996
Periódico: Seminário de Comunicação do Banco do Brasil


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Prêmios e títulos


2002
Assessoria de Imprensa - Melhor Case Região Centro-Oeste-Leste, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - ABERJE.
1997
ABERJE Nacional - Melhor Relatório Anual, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - ABERJE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FORNI, J. J.2006FORNI, J. J.. Internet Informação ou persuasão clandestina. Revista Universitas. Comunicação (UNICEUB), v. 4 a 6, p. 21-34, 2006.

2.
FORNI, J. J.2005FORNI, J. J.. A foto do dia: Ensaio sobre fotojornalismo e análise documentária. Revista Universitas. Comunicação (UNICEUB), v. 3, p. 76-80, 2005.

3.
FORNI, J. J.2004FORNI, J. J.. A Síndrome do 11 de setembro. Revista Universitas. Comunicação (UNICEUB), v. 2, p. 101-117, 2004.

4.
FORNI, J. J.1997FORNI, J. J.; Medeiros, A. . Na Mira da Mídia. Comunicação Empresarial, v. 7, p. 21-25, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FORNI, J. J. ; FORNI, J. J. . Gestão de Crises e Comunicação - O que Gestores e Profissionais de Comunicação precisam saber para Enfrentar Crises Corporativas. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013. v. 1. 320p .

2.
FORNI, J. J.. Retrato de Mãe. Brasilia: Charbel, 2003. v. 1. 55p .

3.
FORNI, J. J.; Medeiros, A. . Manual de Imprensa - Guia de Relacionamento com a Imprensa. 1. ed. Brasília: Charbel, 2000. v. 1. 24p .

Capítulos de livros publicados
1.
FORNI, J. J.. O direito de corrigir com a palmada. In: Aurea R. Kanashiro. (Org.). Araribá Português. 3aed.São Paulo: Moderna, 2010, v. 1, p. 176-177.

2.
FORNI, J. J.. Gerenciamento de crises e transparência. In: Fernando Oliveira Paulino. (Org.). Lusocom Transparência, governança, accountability e comunicação pública. 1a.ed.Brasília: Casa das Musas, 2009, v. 1, p. 81-85.

3.
FORNI, J. J.. Comunicação em tempo de crise. In: Duarte, Jorge. (Org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia - Teoria e Técnica. 1ed.São Paulo: Atlas, 2002, v. 1, p. 363-388.

4.
FORNI, J. J.; Medeiros, A. . O papel do assessor de imprensa mudou com o país. In: Moreira, Rosa; Ulhoa, Eliane. (Org.). Assessoria de Imprensa - O Papel do Assessor. 1ed.Brasilia: Fenaj, 1996, v. 1, p. 41-45.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FORNI, J. J.. Motoristas agravam a tragédia brasileira no trânsito. Folha do Sul, Bagé - Rio Grande do Sul, p. 3 - 3, 09 jan. 2010.

2.
FORNI, J. J.. Quem faz a diferença em época de crise. Revista Fecomércio, Brasília, p. 52 - 52, 28 fev. 2009.

3.
FORNI, J. J.. Comunicação em tempos de crise. Organicom, São Paulo, p. 196 - 211, 31 dez. 2007.

4.
FORNI, J. J.. Comunicação como área estratégica. O Povo, Fortaleza, 27 mar. 2007.

5.
FORNI, J. J.. Sonho não pode virar pesadelo. Infraero Notícias, Brasília, p. 10 - 10, 30 nov. 2006.

6.
FORNI, J. J.. Comunicação faz parte do Negócio. Revista Fecomércio, Brasília-DF, p. 30 - 30, 30 out. 2004.

7.
FORNI, J. J.. A crise bate à sua porta. Jornal de Novo Hamburgo, Novo Hamburgo, p. 03 - 03, 25 out. 2003.

8.
FORNI, J. J.. Quando a crise bate à sua porta. Press Online, Belo Horizonte, p. 1 - 1, 30 set. 2003.

9.
FORNI, J. J.. Crise no ambiente empresarial I. Diário de Natal Comunicação Integrada, Natal-RN, p. 1 - 1, 14 ago. 2003.

10.
FORNI, J. J.. Crise no ambiente empresarial II. Diário de Natal, Natal - Rio Grande do Norte, p. 07 - 07, 14 ago. 2003.

11.
FORNI, J. J.. Transporte aéreo no Brasil acompanha crescimento. Transporte Aéreo, Brasília, p. 10 - 11, 09 mar. 2003.

12.
FORNI, J. J.. A explosão branca do tênis. Revista DESED, Brasília, p. 20 - 27, 01 mar. 1977.

13.
FORNI, J. J.. Hipertensão, a doença do homem moderno. Revista DESED, Brasilia, p. 30 - 33, 01 dez. 1976.

14.
FORNI, J. J.. O saudável impulso dos pedais. Revista DESED, Brasília, p. 28 - 31, 01 set. 1976.

15.
FORNI, J. J.. Novas veredas para o grande sertão. Revista DESED, Brasília, , v. 52, p. 10 - 15, 01 mar. 1976.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FORNI, J. J.. Mitos e Verdades no Relacionamento com a Imprensa. In: XI Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial, 2007, São Paulo. www.jforni.jor.br, 2007.

2.
Medeiros, A. ; FORNI, J.J. ; Dines, A. et alli ; FORNI, J. J. . Jornalismo Brasileiro: no caminho das transformações. In: Seminário de Comunicação do Banco do Brasil, 1997, Brasília. Jornalismo Brasleiro: no caminho das transformações. Brasília: Labjor/Banco do Brasil, 1994. v. 01. p. 01-75.

3.
Dines, A. et alli ; Forni, J.J. ; FORNI, J. J. . Estado, Mercado e Interesse Público. In: II Seminário e Atualização em Jornalismo e Comunicação do Banco do Brasil, 1995, Rio de Janeiro. A comunicação e os discursos organizacionais. Brasília: Banco do Brasil e Labjor, 1995. v. 1.

Outras produções bibliográficas
1.
FORNI, J. J.. Comunicação em tempos de crise. São Paulo: Gestcorp - ECA/USP, 2007 (Entrevista).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FORNI, J. J.. Mundo Corporativo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FORNI, J. J.. Media Training Crise. 2009. .

2.
FORNI, J. J.; Silvana Ribeiro ; Patrícia Marins . Media Training. 2009. .

3.
FORNI, J. J.. Curso de Media Training. 2008. .

4.
FORNI, J. J.; Jorge Duarte . Curso de Gestão de Riscos e de Crises em Comunicação. 2008. .

5.
FORNI, J. J.. Media Training Crise. 2007. .

6.
FORNI, J. J.. Criação e desenvolvimento de home page própria http://www.jforni.jor.br. 2007. (Criação de home page).

7.
FORNI, J. J.. Criação e manutenção de site próprio na internet http://www.comunicacaoecrise.com. 2007. (Criação de home page).

8.
FORNI, J. J.. Media Training para executivos. 2006. .

9.
FORNI, J. J.. Como a Receita Federal gerenciou as últimas crises. 2006. .

10.
FORNI, J. J.. Media Training para Delegados e Auditores da Região Sudeste. 2005. .

11.
FORNI, J. J.. Gerenciamento de crise em comunicação. 2005. .

12.
FORNI, J. J.. Curso de Media Training para executivos. 2005. .

13.
FORNI, J. J.. Crise e relações com a imprensa. 2005. .

14.
FORNI, J. J.. Media Training para Superintendentes, Delegados e Auditores da Região Norte. 2005. .

15.
FORNI, J. J.. Curso de Media Training para Superintendentes da SRF. 2005. .

16.
FORNI, J. J.. Curso de Media Training para Delegados e Auditores da SRF. 2005. .

17.
Forni, J.J.F e outros ; FORNI, J. J. . Universitas//Comunicação. 2005. (Editoração/Periódico).

18.
FORNI, J. J.. Media Training para Superintendentes e Auditores da SRF. 2004. .

19.
FORNI, J. J.. Media Training para Superintendentes, Delegados e Auditores. 2004. .

20.
FORNI, J. J.. Media Training para executivos da MRN. 2004. .

21.
FORNI, J. J.. Assessoria de Imprensa. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
FORNI, J. J.. Infrainforme. 2002. (Editoração/Periódico).

23.
FORNI, J. J.. Media Training para Superintendentes e Gerentes Executivos. 2001. .

24.
FORNI, J. J.. Assessoria de Imprensa para Diretores e Assessores de comunicação do CONFEA. 2001. .

25.
FORNI, J. J.; Medeiros, A. . Estado, Mercado e Interesse Público. A comunicação e os discursos institucionais. 1999. (Editoração/Livro).

26.
FORNI, J. J.. Carta Ouro. 1997. (Editoração/Periódico).

27.
FORNI, J. J.; Medeiros, A. . Jornalismo Brasileiro: no caminho das transformações. 1996. (Editoração/Livro).

28.
FORNI, J. J.. Revista DESED. 1975. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FORNI, J. J.. Participação em banca de Rachel Bezerra Abrantes Rosa.O personagem jornalista na visão cinematografica da década de 90. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário de Brasilia.

2.
FORNI, J. J.. Participação em banca de Mariana Spezia.A reflexão crítica no jornalismo cultural. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário de Brasilia.

3.
FORNI, J. J.. Participação em banca de Camila Soto.A Fotografia no jornalismo: o caso Correio Braziliense. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário de Brasilia.

4.
FORNI, J. J.. Participação em banca de Caroline Lima.A queda da âncora cambial sob a perspectiva de Veja e Istoé. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário de Brasilia.

5.
FORNI, J. J.. Participação em banca de Luana Luna.O documentário Político - Farenheit 11/09. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário de Brasilia.

6.
FORNI, J. J.. Participação em banca de Lisa Mendes.A verdade no Jornalismo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário de Brasilia.

7.
FORNI, J. J.. Participação em banca de Marina Rodrigues.Entretenimento X Jornalismo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário de Brasilia.

8.
FORNI, J. J.. Participação em banca de Gisele Lima.A Amazônia segundo Época e Istoé. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário de Brasilia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Encontro dos assessores de Comunicação das Defensorias Públicas. Gerenciamento de Crises e comunicação. 2009. (Congresso).

2.
Encontro de comunicação dos assessores da Associação dos Magistrados do Brasil-AMB.Gerenciamento de crises e comunicação. 2009. (Encontro).

3.
Encontro dos Assessores de Comunicação da CBIC.Gerenciamento de Crise e omunicação. 2009. (Encontro).

4.
Fórum de comunicação do Governo Federal.Gerenciamento de crises e comunicação. 2009. (Encontro).

5.
XI Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial. Crème de la Crème - O que de melhor vamos levar do Congresso. 2009. (Congresso).

6.
3a. Jornada de Comunicação Social do Comando Militar do Planalto.Gerenciamento da comunicação na crise. 2008. (Seminário).

7.
Encontro de Assessores de Comunicação da Polícia Federal.Gerenciamento de Crises - Comunicação, mitos e verdades. 2008. (Encontro).

8.
Encontro de Comunicação da Polícia Federal.Gerenciamento de crise na comunicação. 2008. (Encontro).

9.
Encontro Nacional de Assessores de Comunicação - Ministério da Justiça.Gerenciamento da comunicação em situações de crise. 2008. (Encontro).

10.
IX Congresso Brasileiro de Comunicação Pública. 2008. (Congresso).

11.
MPU e sociedade: a comunicação pública como facilitadora do diálogo.A comunicação como atividade estratégica. 2008. (Seminário).

12.
Seminário Internacional de Comunicação Pública e Lusofonia.Gerenciamento de Crises e transparência. 2008. (Seminário).

13.
7º Congresso Brasileiro de Comunicação do Serviço Público. Mensuração qualitativa e quantitativa dos resultados da comunicação no Serviço Público. 2007. (Congresso).

14.
Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça - Conbrascom. Crise e Comunicação - Como Administrar. 2007. (Congresso).

15.
Curso de Media training para executivos do Banco do Brasil.Gerenciamento de crise em comunicação. 2007. (Oficina).

16.
Curso de Media Training para Superintendentes da CONAB.Gerenciamento da Comunicação na Crise. 2007. (Seminário).

17.
Encontro Nacional de Comunicação Social da Previdência.Gerenciamento da Comunicação na crise. 2007. (Encontro).

18.
Encontro Nacional de Comunicação Social do Ministério da Previdência.Gerenciamento de Crise e Comunicação. 2007. (Encontro).

19.
Fórum de Comunicação do Governo Federal - BNB.Prevenção e Gerenciamento de crise. 2007. (Seminário).

20.
Media Training Crise para executivos do Banco do Brasil.Gerenciamento da crise em comunicação. 2007. (Oficina).

21.
Media Training para executivos do Banco do Brasil.Por que atender a imprensa?. 2007. (Oficina).

22.
Media Training para os Superintendentes da CONAB.Gerenciamento de Crise. 2007. (Oficina).

23.
XI Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial. Mitos e verdades no relacionamento com a imprensa. 2007. (Congresso).

24.
XII Seminário de Comunicação do Banco do Brasil. 2007. (Seminário).

25.
XVI Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação-ENJAC.A atuação estratégica do Assessor de Comunicação. 2007. (Encontro).

26.
9º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. Reputação em perigo Como a Comunicação do Banco do Brasil atuou para enfrentar uma das mais graves crises da história da instituição. 2006. (Congresso).

27.
Curso de Media Training para Executivos do Banco do Brasil.Gerenciamento de crises. 2006. (Oficina).

28.
Encontro de Comunicação do Exército.A comunicação como arma estratégica das organizações. 2006. (Encontro).

29.
I Encontro de Comunicação Social da Aeronáutica.Gerenciamento de crise em comunicação. 2006. (Encontro).

30.
I Encontro Funai/Funasa.Relacionamento institucional e Comunicação. 2006. (Encontro).

31.
II Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça. Gerencimento de crise. 2006. (Congresso).

32.
Semana de Comunicação da Universidade Católica de Brasília-UCB.A cobertura da imprensa e a gestão da comunicação em tempos de crise. 2006. (Outra).

33.
V Congresso de Comunicação do Serviço Público. Reputação - Como administrar a imagem em tempos de crise. 2006. (Congresso).

34.
XI Seminário de Comunicação do Banco do Brasil. 2006. (Seminário).

35.
Encontro de Assessores de comunicação da Polícia Federal.Gerenciamento de Crise em Comunicação. 2005. (Encontro).

36.
Encontro Nacional de Superintendentes da CONAB.Comunicação em tempo de crise. 2005. (Encontro).

37.
Semana Vocacional do Colégio Brasil Central.As carreiras de publicitário e jornalista e o mercado de trabalho. 2005. (Outra).

38.
2o. Curso de Atualização em Comunicação Pública, Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica da Presidência da República.Gerenciamento da Comunicação na Crise. 2004. (Outra).

39.
4o. Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público - Megabrasil. A Comunicação Interna no Serviço Público Como administrar crises sem afetar a motivação e o comprometimento dos funcionários. 2004. (Congresso).

40.
Curso de Media Training para Superintendentes.Gerenciamento de crise em Comunicação. 2004. (Oficina).

41.
Curso de Media Training para Superintendentes Estaduais da CONAB.A comunicação em tempo de crise. 2004. (Encontro).

42.
Curso Gerenciamento de Crise da ABA.A atuação da mídia nos casos polêmicos. 2004. (Oficina).

43.
Encontro Estadual da Superintendência do Rio de Janeiro.Comunicação e Crise. 2004. (Encontro).

44.
Semana Vocacional Colégio Brasil Central.As profissões de jornalista e publicitário e o mercado de trabalho. 2004. (Outra).

45.
Encontro de Comunicação da ABIN.Gerenciamento de crise de imagem. 2002. (Encontro).

46.
3ª Oficina Nacional de Rádio, TV e Imprensa.Assessoria de Imprensa A ética e o mercado de trabalho. 2001. (Oficina).

47.
Encontro de Gerentes e Assessores da Infraero - Brasília.Como administrar a crise. 2001. (Encontro).

48.
Workshop para executivos do Banco do Brasil.Como administrar a Comunicação em tempo de crise. 2001. (Outra).

49.
3º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas.. A Comunicação como ferramenta de gestão Como medir desempenho e resultados em Comunicação. 2000. (Congresso).

50.
Curso de Assessoria de Imprensa - Como lidar com a mídia.Como se relacionar com a imprensa. 2000. (Oficina).

51.
Curso de Gerenciamento Ambiental da Infraero.Comunicação e Meio Ambiente na Gestão Empresarial. 2000. (Outra).

52.
Encontro da Superintendência Regional do Centro-Oeste da Infraero.Entender a Imprensa. 2000. (Encontro).

53.
Encontro de Comunicação da Diretoria e executivos da CAESB.Entender a Imprensa. 2000. (Encontro).

54.
Encontro dos Assessores de comunicação da Infraero.Entender a imprensa. 2000. (Encontro).

55.
28º Congresso Nacional de Jornalistas. O Assessor de Comunicação do Século XXI. 1999. (Congresso).

56.
A Comunicação empresarial na virada do século.O relacionamento empresa/imprensa, o que mudar?. 1999. (Encontro).

57.
Gerenciamento de Comunicação Empresarial.Como avaliar os benefícios dos investimentos em comunicação. 1999. (Seminário).

58.
II Seminário A Comunicação social e corporativa das grandes organizações brasileiras ..Como avaliar os resultados da comunicação. 1999. (Seminário).

59.
Seminário de Comunicação.Táticas eficazes no relacionamento com a imprensa. 1999. (Seminário).

60.
Seminário de Comunicação Empresarial.Gerência de Comunicação Empresarial. 1999. (Seminário).

61.
V Seminário de Comunicação do Banco do Brasil.A comunicação das grandes corporações. 1999. (Seminário).

62.
XII Encontro Nacional de Jornalistas em Assessorias de Comunicação.Assessorias de Comunicação e mercado de trabalho. 1999. (Seminário).

63.
A Comunicação Social e Corporativa nas grandes empresas do Brasil. Banco do Brasil, fazendo história, fazendo comunicação.. 1998. (Congresso).

64.
Gerenciamento da Comunicação Empresarial.Táticas eficazes no relacionamento com a imprensa. 1998. (Seminário).

65.
Gerenciamento de Comunicação.Gerenciamento de Comunicação empresarial. 1998. (Seminário).

66.
XII Encontro Nacional de Jornalistas em Ass.de Comunicação e II Encontro Internacional de Jornalistas em Ass.de Imprensa do Mercosul.Desafios da Comunicação nos anos 2000. 1998. (Encontro).

67.
Seminário de Comunicação da Eletrosul.A Comunicação nas empresas estatais. 1997. (Seminário).

68.
X Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa. Perspectivas do Mercado. 1997. (Congresso).

69.
II Seminário e Atualização em Jornalismo e Comunicação do Banco do Brasil.Abertura do Seminário. 1995. (Seminário).

70.
Reunião do Fundo Monetário Internacional. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FORNI, J. J.. Semana de Comunicação do UniCEUB. 2005. (Outro).

2.
FORNI, J. J.. Semana de Comunicação do UniCEUB. 2004. (Outro).

3.
FORNI, J. J.; Muniz, C. . II Encontro de Logística da Infraero. 2003. (Congresso).

4.
FORNI, J. J.; Medeiros, A. . II Seminário de Comunicação do Banco do Brasil. 1995. (Outro).

5.
FORNI, J. J.; Medeiros, A. . Seminário de Comunicação do Banco do Brasil. 1994. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriana Guimarães de Souza de Carvalho. A crise no sistema prisional brasileiro. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria em Comunicação Pública) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: João José Ferreira Forni.

2.
Dijanira Goulart de Souza. Manual para Gerenciamento de crise em Comunicação. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria em Comunicação Pública) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: João José Ferreira Forni.

3.
Luana Peixoto. Gerenciamento de Crise - O Caso CESP. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria em Comunicação Pública) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: João José Ferreira Forni.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Melissa Castelo Branco. Assessoria de Imprensa como instrumento de projeção da imagem. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário de Brasilia. Orientador: João José Ferreira Forni.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FORNI, J. J.. Mundo Corporativo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


O titular é criador e editor do site www.comunicacaoecrise.com, especializado em Mídia, Comunicação Empresarial e Gerenciamento de Crises, com cerca de 32.000 page views mensais.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 19:02:18